CONFUSÃO ENTRE AH/SD E CRIANÇAS PRODÍGIOS || 5ª Conversa Franca sobre Altas Habilidades/Superdotação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 18

  • @risoneidemaria3654
    @risoneidemaria3654 Рік тому

    O vídeo merece mil lik3s.
    Mas tenho hábito de dar like assim que entro, primeiro pelo trabalho desempenhado pela pessoa que está transmitindo o conteúdo, segundo o meu filho falou que é falta de respeito obter e utilizar informação e não devolver com gratidão ao favor recebido.
    Então isso ficou cravado na minha caixola😂❤

  • @rbct
    @rbct Рік тому +1

    Minha avó me ensinou a tocar piano de memória. Eu a forcei a me mostrar o básico das partituras e das posições e eu fiz o resto. Ela queria que eu tivesse aula, mas eu não tinha paciência de aprender. Cheguei a tocar Lizt, Beethoven, Mozart, só no decoreba e na leitura de partituras (que eu considero muito simples). Mas eu conhecia um cara que tocava tudo isso de ouvido. Ele ouvia e reproduzia sem ninguem tê-lo ensinado. Ao meu ver, ele era um prodígio.

  • @hallzito2621
    @hallzito2621 Рік тому +3

    Quando eu era criança eu tive interesse em tudo quanto é coisa, desde idiomas até sapateado, alguns instrumentos musicais, e outras áreas de conhecimento, não estou dizendo que eu seria muito bom em tudo isso, mas eu tive interesse... entretanto o ambiente em que vivi nunca teve NENHUM incentivo, pelo contrário, muitas vezes fui desincentivado. Hoje penso como poderia estar mais avançado naquilo que gosto se não fossem esses imprevistos, enfim...

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  Рік тому +1

      Hallzito, infelizmente o que aconteceu contigo também aconteceu com muitas outras pessoas talentosas. Ser roubado no direito de desenvolver seus potenciais é muito triste. Espero que hoje consiga viver o contrário disso. Um forte abraço 🤗

  • @homergump100
    @homergump100 3 роки тому +4

    Nossa, obrigada por seus vídeos. Eu sou professora e estou aprendendo muito com seus vídeos. Por favor, aborde também pessoas adultas a descoberta, a avaliação de altas habilidades na pessoa adulta. Eu me identifiquei com quase tudo nos seus vídeos e fui atrás de um psicólogo para fazer avaliação de QI. Eu gostaria de descobrir se eu realmente tenho altas habilidades porque eu tenho sofrido com isso, muitas pessoas não entendem essa forma de ser e ao invés da gente pensar que poderia ser algo bom na vida ter altas habilidades, mas quando você não sabe que tem isso você sofre no trabalho e nos ambientes que as pessoas se relacionam.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +1

      Olá, homergump. Realmente, quando não temos clareza a respeito da nossa identidade enquanto pessoas com a condição de AHSD, a vida se torna mais difícil, muitas barreiras são levantadas ao nosso redor e o emocional fica bastante abalado. Que bom que vai fazer uma avaliação com psicólogo, mas ela sozinha não é suficiente, pois só avalia a inteligência linguística, lógico-matemática e espacial (em alguma medida). O ideal é procurar um(a) especialista que avalie do ponto de vista de todas as demais inteligências, pois a área produtivo-criativa e demais da cognição ficarão de fora desta avaliação. Espero ter ajudado. Grande abraço!

  • @JeanCarlos-kg2er
    @JeanCarlos-kg2er 3 роки тому +1

    Olá, tudo bem? Vc poderia passar as referências dos pesquisadores sobre o tema. Obrigado!

  • @LucianaSeluque
    @LucianaSeluque 3 роки тому +2

    Olá! Qual a diferença entre altas habilidades e superdotação? SD estaria ligado à QI e altas habilidades às outras inteligências? É isso?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому +3

      Oi, Luciana. No Brasil nós usamos as duas expressões como sinônimas. Tanto que na legislação consta "Altas Habilidades/Superdotação". Poucas são as pessoas que diferenciam os termos na condição como a que tu falaste. No entanto, na última legislação a respeito da área usou-se a expressão "Altas Habilidades OU Superdotação"... o que tem sido questionado por poder causar confusão de entendimento. Espero ter colaborado. Abraços!

    • @LucianaSeluque
      @LucianaSeluque 3 роки тому +1

      @@ClubedaAprendizagem ajudou sim. Muito obrigada ☺️

  • @lymontteiro
    @lymontteiro 2 роки тому +2

    Autodidatas são considerados superdotados?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  2 роки тому

      Oi, Ly... não necessariamente, pois as AHSD precisam de algumas condições além da habilidade acima da média.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  9 місяців тому

      @MateusSantanaCosta-wd7ld o teu não é, provavelmente, apenas um caso de autodidatismo. Há diversos indicadores de AHSD no teu relato.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  9 місяців тому

      @MateusSantanaCosta-wd7ld como eu disse, parecem indicativos de AHSD, porém não recomendo que use a expressão "hiperfoco" que está relacionada a questões de saúde e, mais especificamente, de transtornos como TEA e TDAH. Vale à pena investigar para ter certeza da tua condição e poder viver sempre o teu melhor. Te desejo sucesso!

  • @paulofariabonat9336
    @paulofariabonat9336 3 роки тому

    Parece que não há um consenso entre os estudiosos, acerca das definições. O que a amiga diz?

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому

      De fato não há uma definição única, nem mesmo a respeito do que é inteligência. A legislação faz uso de algumas lindas teóricas. Acredito que todas contribuem e o mais correto seria unir o melhor de cada pesquisador. Abraços.

    • @ClubedaAprendizagem
      @ClubedaAprendizagem  3 роки тому

      @Thiago Andrade Isso corrobora com o que Gardner fala: todos nascemos com o potencial de desenvolver as múltiplas inteligências, mas para isso é fundamental que os estímulos certos sejam aportados à vida da pessoa. A inteligência pode ser aumentada e, sim, isso implica bastante esforço e dedicação por parte da pessoa. Quanto ao conceito de inteligência, não há consenso entre os pesquisadores, mas sim a respeito de que ela aponta para a resolução de um problema (seja ele qual for, de ordem teórica ou prática). Assim como também não há um conceito único de AHSD. Existem algumas linhas de pesquisa como Renzulli, Gagné, Sternberg, entre outros que, em alguma medida, poderiam ser complementares. A grande questão é não encerrar o debate, manter as pesquisas e, principalmente, aplicar as teorias a experimentações práticas. Isso sim pode fazer a diferença! Grande abraço!