OS GRINGOS TINHAM DIREITO A TUDO NO ROCK IN RIO 2. OS BRASILEIROS SÓ SE F*DERAM.
Вставка
- Опубліковано 3 січ 2025
- Obtenha uma oferta exclusiva de Black Friday da Surfshark! Use o código promocional Ettore para ganhar até 6 meses grátis adicionais em surfshark.deal...
Neste vídeo conto como foi a participação das bandas nacionais (Engenheiros do Hawaii, Titãs, Paulo Ricardo, Lobão, Capital Inicial) no Rock In Rio 1991 - incluindo tretas, boicotes e humilhações.
| ADQUIRA OS LIVROS |
CONVERSAÇÕES COM RENATO RUSSO - trechos de entrevistas: amzn.to/3F073m7
Alexandre Lucchese - "INFINITA HIGHWAY": amzn.to/3ROKqW9
Fabrício Mazocco e Sílvia Remaso - "CONTRAPONTOS - uma biografia de Augusto Licks": amzn.to/3RwCo4N
"Titãs - A vida até parece uma festa" (Hérica Marmo e Luiz André Alzer) amzn.to/3yWvONd
LOBÃO - 50 anos a mil + 60 anos a mil - amzn.to/3JZHANi
"Nenhum de nós - a obra inteira de uma vida" (MARCELO FERLA) - amzn.to/3CfHj3u
#rockinrio2022 #rocknacional
/ julioettore_rock
| SEJA MEMBRO E TENHA BENEFÍCIOS |
/ @julioettore
Eu estava lá no dia 24, mais para ver o Santana. Foi um showzaço - Walfredo Reyes Jr. na batera, solo épico - mas a parada entre o Prince e o Alceu Valença foi demais. Alceu parou o show no meio, porque foi avisado que não poderia usar toda a iluminação (estava entardecendo), avisou o público que estava saindo e ia voltar. Prince veio, fez outro showzaço - aquele solo de guitarra rasgando de Purple Rain, em cima de um piano de cauda branco no palco (!), enquanto os brasileiros não podiam usar nem a luz - e todo mundo meio que esqueceu do Alceu, ao final do show do americano. Até que o pernambucano entra no palco, possuído, e lasca: "Se ele é o Prince, eu sou o Príncipe do Brasil!" e putz...destruiu!!!!!!!! Foi histórico, lembro de quase cada momento do show. Já gostava dele, mas virou ídolo!
Santana Quantum?
Estava tb nesse dia e lembro bem dessa fala do Alceu
@@romulocosta1929 ?????
Pernambucano? Pepeu é baiano, a não ser que você esteja citando outro artista.
Essa história de ficar enchendo linguiça com artistas não roqueiros acabou com o espírito do evento!
Engenheiros do Hawai na minha opinião foi uma das bandas mais injustiças pela imprensa brasileira. Parabéns pelo canal. Muita informação que eu não tinha conhecimento.
Indiferente disso continua sendo uma banda ruim...
@@ThoMaThiAli Você tem sua opinião. Eu fico com a minha opinião.
Eu fui. Emocionante entrar no Maracanã. Eu tinha 16 anos, fui com meu irmão. Ele queria ver A-HA e eu queria ver Paulo Ricardo/RPM. Foi incrível. Lotadissimo.
O importante que os Engenheiros arrebentou no Rock in Rio de 1991, fazendo um grande show, calando as bocas dos críticos e da revista Bizz que sempre detonou os Engenheiros, mas os Engenheiros já estavam no topo do nosso rock brasileiro arrastando multidões no Brasil inteiro e com certeza no Rock in Rio, os Engenheiros iam fazer um dos melhores shows no rock in Rio e recebendo elogios da crítica musical americana, valeu o eterno trio GLM inigualável e incomparável vocês honraram com maestria e muito talento sendo a melhor banda de rock brasileira nesse Rock in Rio!!!!!!!!!!
Até ja comentei em outros videos q a critica BR nesse começo dos 90 hateava absolutamente tudo o q não fosse legião urbana
Se chutar o saco do Humberto quebra todos seus dentes.
Na verdade, elogiar o Legião tava tudo certo. Agora criticar as letras do Humberto, e elogiar letras como "cabeça dinossauro", é a prova de que a crítica elogiava só os amiguinhos dela.@@julioveipescad0r
@@amandinhageceabbaa crítica é uma bosta só elogia o que eles gostam , lembro que o led zepelim era muito críticado por que os caras só gostava e estavam acostumados a ouvir Beatles, quando viram que os caras dominavam vendiam discos e lotavam estádios , mudaram de ideia
Vamos encarar a realidade, quem pagou pra ir nesse Rock in Rio pagou pra ver os cantores internacionais nao se trata de viralatismo com gringos se trata da realidade, ha maioria dessas bandas nacionais costumavam fazer shows de graça nas praias do Rio e Renato fez bem em nao ter ido isso deu um peso a mais pra Legiao, por fim esses cantores Brasileiros reclamam de barriga cheia aposto que a maioria desses músicos nacionais assistiram as apresentações internacionais eu lembro que teve músico brasileiro dizendo que perdeu as calcinhas no show do Prince. O problema do Rock in Rio e as misturas de genêros que colocam no mesmo dia tinha que ser separado os dias por generos diferentes.
A-ha é uma das melhores bandas pop de todos os tempos. Esse Rock in Rio é sempre citado por eles. Quase 200 mil pessoas cantando junto com Morten e sua voz inabalável ❤️ Dee Lite era muito bom.
Pois é. A Ha foi citado aqui como se fosse uma boy band que fica rebolando no palco.
Os cara são uma banda. E muito boa por sinal.
Falando no Morten, é impressionante como a voz dele se mantém após todos esses anos. Vi eles ao vivo e fiquei espantado sobre como ainda canta tão bem.
@@hugoleonardo7961 Total falta de respeito com o A-ha.
Estranho os artistas nacionais reclamarem de não poderem passar som, e serem humilhados pelos artistas internacionais, sou músico e passei várias vezes por isso com os mesmos artistas nacionais que reclamam… hipocrisia desses artistas e maior que ego deles.
Exatamente, muitos que reclamaram fazem a mesma
Eu ia comentar o mesmo kkkk na midia se vendem como exemplo, mas sao lixo, exceto engenheiros.. eles sao piores que chorume ! Mereceram dms !!!!!!
KKKKK! Né?
Passei por isto quando tinha banda, o combinado no contrato era abrir para uma banda que estava em evidência na época...
Passamos o som 5 horas antes do show... Chegamos 40 min. Antes do início e o camarim estava fechado, disseram que tinham mudado a ordem e eles tocariam primeiro. Desmontaram nosso equipamento para aumentar o espaço no palco ( inclusive a bateria microfonada ). Não permitiram usar o camarim e fizeram um show de quase 3 horas ( inclusive repetindo a unica musica de sucesso umas 4 vezes...)
Até hoje quando ouço falar da tal banda Chaparralls sinto nojo🤮
Sobre os Engenheiros, a "crítica" brasileira comumente malhava bandas nacionais que, não raro, eram elogiadas pelos gringos. Eu me lembro que num antigo número da revista BIZZ, o "crítico" Camilo Rocha, um moleque falastrão e irresponsável, atribuiu aos efeitos da maconha os aplausos que o Cidade Negra recebeu ao tocar num festival na Jamaica. Simplesmente patético.
Parte desses caras estão por aí até hoje macetando bandas, cantores e cantoras, fazendo juízo de valores.
Gente frustrada, nao produzem nada, credo
No Brasil é tudo bagunça, rock é rock, essa outra turma tinha que ter outro dia com outro título. Rock in Rio nacional e internacional somente. MPB é outra coisa. Era difícil entender isso na época? Pouco tempo para muitos arranjos de artistas que não tinham nada a haver com o concerto.
E provavelmente não sabe nem tocar campainha
Era prática comum da Bizz, acho que havia uma orientação para que fizessem isso
Também ouvi dizer que a Bizz copiava a crítica gringa que tbm detonava as bandas do próprio país. Que país? Não lembro agora.
No de 85 também reclamaram muito do som, diziam que o som dos brasileiros estava muito baixo, inclusive no último show do Barão o Cazuza pede pra dar uma aumentada. Lulu Santos dizia que era sabotagem das equipes das bandas gringas, mas a teoria mais plausível ouvi no canal Alta Fidelidade, de que os técnicos brasileiros não sabiam trabalhar com um equipamento daquele tamanho.
Eu acredito mais nessa teoria q os técnicos n eram qualificado para o tamanho evento
e ouvi isso da boca de um dos técnicos q trabalharam no evento
Era só o que faltava os caras perderem tempo sabotando banda que nem conheciam. Mas o tempo mostrou quem realmente era essa povo.
@@laboratoriocelular1894Não eram. Aqui é Banania. Imagina ainda nos anos 80 com todo o tipo de restrições do governo. Só que o ego deles não deixava falarem a verdade nem mesmo hoje.
Eu fui!!! Eu era adolescente e foi a primeira vez q fui em um show fora da cidade onde morava!!! Pra mim, foi uma experiência única!! Estava deslumbrada com tudo! Eu queria ir no dia do Guns, mas meu pai não deixou,disse q seria muito perigoso, e só deixou q eu fosse no show do A-ha. E super valeu a pena❤ Lembro da dificuldade pra comprar água e ir ao banheiro, tudo longe e lotado, mas tava curtindo cada minuto !!
Eu fui nos dois shows do Gun's. Inesquecivel❤
Que massa Gaby!!!E seu pai tava com a razão !!!O show do A-ha foi o melhor show do festival!!!!Eu tbm estava lá!!!26/01/91.
@@sandroa-ha9336 Puxa!! Que legal!! Foi um ótimo show mesmo 😃
@@namarya13Eu também. Tinha 16 e fui sozinho. Não sei como meus pais deixaram. Rs.
Eu estava fazendo um trampo por coincidência no Rio em 1991. Eu tinha descoberto o Heavy Metal em 87, então apesar do preço salgado do ingresso pra mim, eu comprei 2. Uma noite Hard Rock no sábado na arquibancada e outra do HM na quarta na pista. Foi sensacional ver o Faith no More, G'NR no auge, os lendários Judas Priest e o Megadeth com o recém lançado Rust in Peace.
@julioettore, vc falou da Legião aí , vc sabia que o Renato Russo apesar de não cantar , esteve presente nesta edição do Rock in Rio? Ficou na pista um pouco,.tomou chuva e depois foi pro camarote. Há fotos deste dia na Internet. Ele assistiu ao show do George Michael
Rock in Rio 2 é uma das edições pouco falada. Acredito até que deva ser por conta de ter rolado no Maracanã. Outro dado interessante é que o Roberto Medina tinha sido sequestrado em 1990, numa época em que rolava bastante esse tipo de coisa. Um dos motivos que o Robert Plant alegou para não vir ao festival, foi a Guerra do Golfo. O Snap! cancelou de última hora porque o visto deles não ficou pronto a tempo. A Lisa Stansfield veio pro festival por indicação do Prince, Midnight Oil chegou a negociar com o festival, mas acabou não rolando e o Poison viria pro RIR, mas o Axl Rose vetou o nome deles, pois não se davam bem - ele fez isso também em 2001 com o Blink 182. No lugar do Poison, veio o Faith no More, que teve o show super elogiado pela imprensa e voltaram ao Brasil no mesmo ano para shows solo.
E o Blink-182 foi dissubstituído pelo Papa Roach. Foi assim que conhecemos essa banda.
Tem um vídeo do Charles Gavin aqui no UA-cam em que ele fala que nesse Show quando eles estavam tocando " Polícia " o baterista do Faith No More Mike Bordin começou a fazer um aquecimento na bateria atrás da cortina onde o Gavin estava e ele não escutava nada enquanto tocava com os Titas , ficou pê da vida rs
Foi o show inteiro isso, o batera ficou passando o som atrás dele. E ainda teve o lance do público entrar enquanto os Titãs passavam o som. Uma várzea.
Cara! O Mike Bordin é um monstro na bateria,ele não toca,ele espanca a bateria e tem os tons bem grande.
Imagino que atrapalhou muito mesmo o Charles na bateria
Gavin q tava atrapalhando o aquecimento do baterista do FNM
@@edertoti1907 🙄
Eu fui nesse Rock in Rio. Não tive problemas. Comprei os ingressos na hora. Foi maravilhoso.
Assisti o show do Santana, Prince, Alceu Valença, George Michael, Sergei. Não me lembro de todos os que vi.
Encontrei lá o Marcos Palmeira, na época ele tinha feito um filme onde o personagem dele era, se não me engano, Dedé Mamata.
Adorei tudo.
O Prince 💜 aí mds que privilégio
Morro se encontro o Marcos. Meu maior crush de todos os tempos,
Fui no dia 20, ver Titãs e Gun"s . Um sol pra cada um no verão do Rio de Janeiro. Eu fiquei no gramado e pra ir ao banheiro você tinha que atravessar um mar de gente, pois os banheiros ficavam no setor embaixo das arquibancadas. Foi louco mas com certeza foi o melhor show que vi na minha vida!!! Surpresa do dias foi o show do Bily Idol que arrebentou.
Na arquibancada foi filé ir ao banheiro, ou seja, o perrengue deve ter sido mesmo só na pista.
Eu estive presente em 3 dias desse evento e foi sensacional, até hoje eu tenho uma das garrafas de plástico com o logotipo do Rock in Rio, era um ítem característico dessa segunda edição do evento.
Fui no dia 23/01, tinha 15 anos estava no gramado, em frente ao palco, o Lobão interrompeu o show pq a porrada estava rolando solta e foi na segunda vez, quando tocava canos silenciosos, com as brigas ainda continuadas, parou e mandou todos tomarem no C#, aí só depois disso que jogaram latas sobre ele. Jamais esquecerei deste dia. Abraço.
A galera na noite do metal aclamou muito o Sepultura sim, eles já tinham uma marca forte entre os metaleiros. Foi um baita show! O Lobão aprendeu (ou deveria ter aprendido) uma lição que ele não sabia: que o mundo não gira ao redor dele. Ele sempre foi conhecido no meio musical como um cara muito arrogante, daqueles que adorava humilhar até mesmo os músicos e profissionais da própria equipe dele. Sinceramente, eu não tive muita dó não!
Era criança em 91 e obviamente não fui.
Mas fui em 3 Rock In Rio, 2013, 2017 e 2021.
Realmente ainda existe um tratamento diferente no som dos artistas brasileiros. O som é consideravelmente mais baixo e rolam alguns problemas. Titãs em 2018 por exemplo, teve música em que o Beto Lee tocou com uma guitarra afinada meio tom a baixo do resto da banda e eles nem notaram. Provavelmente o som não tava indo pros retornos.
De qualquer forma, é um evento sensacional. Agora temos o The Town aqui em SP, dos mesmos organizadores e outros festivais como o Lollapalooza.
Também vi os NEW KIDS no RiR 2
Falando neles, dessa mesma época lembro de uma coisa
que hoje em dia eu racho o bico pra caramba:
Numa reportagem do Jornal Nacional,
Donnie Wahlberg , integrante dos NEW KIDS ,
foi entrevistado
e uma fã, ao lado, com certeza só pra ficar se exibindo, ficou falando em inglês com ele
Eu fui na noite do metal, diquei na primeira fila e quando começou o show do Sepultura eu e meus amigos apanhamos até conseguirmos sair da frente do palco. Grandes lembranças desse dia.
Gosto mto dessa maneira de colocar o merchandising, acho q não atrapalha a experiência do vídeo 👍
Juliooo eu fico tão feliz que você tem mais merchandising, cara você merece o mundo ❤. Sou muito fã do seu trabalho, eu queria que você vinhesse para o centro oeste para ter os encontros de rock😂😂, mas eu aposto que você vai morar no nordeste em algum lugar como Natal ou Alagoas. Abraços!
Estive lá em 2 dias, só lembranças boas... 19 aninhos, muito rock, cerveja e beijo na boca... ❤😊
Nossa,que incrivel relembrar isso! Eu estive nos dois shows do Gun's e foi inesquecível. Fui passar uns dias no RJ e aproveitei muito!
Caramba! Que sonho! Particularmente o show do dia 20 parece ter sido melhor que o show do dia 23. Épico!
Uma AULA de como contar uma história.
Lembro bem da falta de banheiros. Algumas pessoas mijavam nas garrafas e copos e jogavam no palco quando não gostavam do artista. Uma coisa de maluco.
Nesse caso não era falta de banheiro 🚽,era sacanagem mesmo 😅😅
@ as duas coisas 😆
Eu fui! No dia do Hanoi Hanoi e Guns! A galera vaiou muito o Billy Idol! Queríamos ver o Guns! Memorável!!!
Eu fui em 2 dias, no dia 20 - Titãs (showzaço), Faith no More (grata surpresa, um showzão), Billy Idol (só vale pelos hits) e Guns'n'Roses!!!! (sem comentários, banda no auge). Voltei no dia 22 com minhas irmãs e sobrinhas ... Roupa Nova e Snap valeram a noite. Não recordo de perrengues referentes à estrutura do Maracanã, foi tudo de boa!!!
Conheci Laura Finocchiaro durante o festival In-edit Brazil em junho de 2021 em São Paulo, quando ela exibia um documentário sobre a vida e morte da irmã dela que foi uma roqueira de vanguarda em Porto Alegre.
Estive neste RIR, tinha 17 e fui com minha irmã de 18 anos, curtimos muito fomos em 3 dias.
Sábado Engenheiros e INXS.
Domingo Titãs, Faith no More, com os covers do Sabbath e Commodores, e GNR.
E na noite do Metal, acho que foi na quarta-feira ou quinta-feira Sepultura e Judas.
Tudo de bom nos dias de folga fazer turismo no Rio e curtir
Cara você viu o Inxs, deve ter sido muito incrível, cresci ouvindo eles.
Laura Finocchiaro foi uma das artistas pertencentes à Vanguarda Paulista (ou Vanguarda Paulistana), apresentado-se no lendário teatro Lira Paulistana em Pinheiros, São Paulo.
Entre os destaques da sua carreira, há uma composição sua em parceria com Cazuza;
a música "Dinheiro" teve grande repercussão na então rádio exclusiva de MPB, Musical FM;
e Laura foi produtora musical do reality show Casa Dos Artistas (SBT).
Ainda assim, para uma gaúcha recém chegada à cena paulistana, subir no palco e fazer a transição entre Moraes Moreira e Santanna, não é qualquer coisa. Esta foi guerreira, a mulher deve ter tido grelo duro para agüentar tamanha pressão ! Ela continua produzindo o som dela até hoje. Lembro de outra cantora gaúcha que fazia um som parecido ao dela na mesma época, a Anne Perec, que hoje vive na França !
@@sandro-schmitt Essa eu não conheço, mas vou procurar. E uma outra gaúcha que gravou um disco maravilhoso denominado "Primeiro" é a cantora Monica Tomasi.
Não tinha só rock, mas tinha ótimas opções: Dee Lite, A-ha, Alceu Valença, George Michael... Independente de problemas no som, as músicas eram boas. Ao contrário de hoje, que é só ladeira abaixo.
Caraca, é loucura pensar que 2001 foi só 10 anos depois desse rock n' rio de 1991... Parece que foi ontem.
Diga que vem morar em Fortaleza que dou um jeito de ir lhe conhecer pessoalmente! Sou sua fã !
Curiosamente eu e meu irmão não pudemos ir ao RIR I, na época eu tinha 13 e meu irmão 16 anos, e nossa mãe não deixou a gente ir. Já no RIR II eu fui nos dias 19 e 26, e aos 18 anos, lembro de alguns perrengues, mas nessa idade tudo é diversão, e lembro que eu e meus amigos queríamos ficar o mais perto do palco possível. O único detalhe que não levamos em consideração foi: e na hora que der vontade de ir ao banheiro?? E como não podia ser diferente, no 26, na hora em que o Information Society iria entrar no palco ( e nós fomos dia 26 só por causa deles) bateu a vontade de ir ao banheiro. Enfim, o jeito foi se aliviar no squeeze de Coca-Cola que era vendido e literalmente jogar pra galera.
Típica atitude de moleque 😃
Faz um vídeo sobre os Hollywood Rock.
A-ha, Debbie Gibson, Information Society, Capital Inicial e Nenhum de Nós. Lembro como se fosse ontem desse dia. No 1o de 1985 eu era muito pequeno. Neste de 1991, já adolescente, não iria perder. Um dia apenas para ver o A-ha, que gosto até hoje. Já tinha ido no show deles na Apoteose em 1989 ainda pré-adolescente. Ambos os shows foram inesquecíveis.
Um dos shows do rock nacional no RiR 2
que eu mais gostei de ver na TV
foi o dos Titãs.
Bons tempos do Sérgio Britto e suas - quase onipresentes - bandanas
nas turnês de 1989, 1990 e 1991
Da turma da gringa,
os shows que eu mais gostei: Santana, Billy Idol, Joe Cocker e George Michael
Tenho boas recordações do Rock in Rio 2, foi um dos meus presentes de aniversario de 17 anos, Os Shows que eu vi foram: Vid e Sangue Azul, Supla , e Engenheiros do Havai (Parte nacional). Os internacionais desse dia: Santana, lançando o grande disco Mother Earth, depois veio Billy Idol com grandes hits como Rebel Yel, Eyes Without a face, entre outras, e o INXS que fechou a noite maravilhosa com hits como New sensation , suicide blonde e outras musicas que fizeram turma dançar e cantar junto com o saudoso michael hutchens e sua trupe.. uma noite inesquecivel de minha adolescencia
Muito legal e informativo o vídeo, com dados históricos que ilustram bem como foi o Rock in Rio em 1991. Com relação a questão: para onde o Júlio Ettore vai mudar? Bem que poderia ser em Belo Horizonte (MG), pois os mineiros amam este canal e o rock brasileiro dos anos 80.
Tinha ingresso pro dia do Guns e do Faith, mas não consegui entrar. Trocaram para o dia do metal. Então vi ao vivo toda aquela treta. Fui no INXS também. Muito bom o line up. Pena na época não ter grana pra ver também Prince e George Michael.
EU FUI NO ÚLTIMO DIA, 27 DE JANEIRO DE 1991.
MUITÍSSIMO BOM 😍🤩🎸🎹🎷🎶🎵🎼
Eu fui no dia 20, fiquei na arquibancada e tremia horrores. Passei uma sede dos infernos, nao tinha vendedorer de agua por perto. Para ir ao banheiro do estadio, aproveitava a apresentação das bandas grandes e sabia que ficavam vazios. O som na arquibancada estava bom pelo que me lembro, o Show dos Titans foi inesquecível e me surpreendeu o Faith no more. Ja o Guns, apesar de ser a formacao original nao me empolgou. Eles atrasaram muito a enyrada e a voz do Axel acabou na quarta ou quinta musica.
Serguey o Divino do Rock! merece um vídeo contando sua origem e trajetória. Sei lá, só acho😊
Caraca, véi! RockNRio II (1991)
Não sei se é verdade ou efeito Mandela, mas me lembro de assistir a uns trechos depois do Supercine (no sábado) e depois Fantástico (no domingo)
Parabéns pelo canal Julio, assisto sempre e deixo o like!
Eu fui no último dia 27.
Me lembro do Moraes e Pepeu..e logico Dee-Lite, a fantástica Lisa Stansfield e o maravilhoso George Michael, foi meu primeiro show internacional.
A arquibancada do Maracanã parecia feita de elástico ao ponto de preocupar-me.
Um grande abraço.
Forza Sempre
Nessa época eu era filatelista e o correios lançou um selo duplo do Raul Seixas e Cazuza em homenagem a morte recentes deles. Eu ainda tenho emoldurados esses selos icônicos....
Happy mondays sou muito fã fazem parte da cena de manchester(Madchester) vale a pena ouvir quem gosta desse estilo!
Demais. Se eu não me engano você esqueceu apenas de citar a banda INXS, que foi a última atração do dia 19. Eu fui nos dias 19 e 20
Eu tbm fiquei aguardando os comentários sobre esse show, até voltei o vídeo :(
Ele avisou que só iria comentar sobre os artistas nacionais.
@@carloscarreira6244 Ele comentou do Robert Plant, Prince, etc...
Eu estava lá no dia do rock. Pra mim, um espetáculo à parte foi como o Queensryche explorou os lasers da iluminação na música Silence of lucidity. ❤
Além do Guns n' Roses abrindo o show com You could be mine. 🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Melhor Rock in Rio de todos! E foi o mais zueira tb!
Os Engenheiros para mim é a melhor fez parte da minha adolescência!
Em 91 tinha 16 anos...era fã do Guns por causa da MTV...Ganhei, nesse dia , de brinde Fayth Now More...🤩 Fui de arquibancada...realmente tremia tuuudo...meu pai quase não me deixou ir , por causa de uma profecia do "Nostradamus" que estava rolando a época, que num juntamento , muitos jovens morreriam...kkkk...FOI UM SHOW INESQUECÍVEL...Billy Idol arrasou! O loucutor havia dito que no Maracanã havia 120 mil pessoas...nas rampas de acesso ao campo lotado de gente...houve uma preocupação com relação a acidentes... Não posso esquecer do ingresso, em formato de cartão de crédito e do copão da coca cola de 500ml, escrito EU FUI!! Boa recordação.
Eu fui e o seu conteúdo está ótimo! O motivo das vaias do Hanói foi que muitas pessoas compraram ingresso querendo ver o Barão e a Soberba do Arnaldo Brandão contribuiu também,Robert Plant tomava vaias quando aparecia no telão o Guns foi o melhor Show da minha vida até hj!
Fui de Curitiba para o Rock'n Rio 2 no dia 20 de janeiro de 1991, a 10 dias de eu completar 20 anos de idade. Foi decepcionante não ter o Robert Plant, que era a atração que eu queria ver, e ter o Hanoi Hanoi no lugar do Barão... Depois desse dia assisti a shows do Barão em vários lugares e tenho visto shows do Frejat também, que são muito bons. Mas admito que os shows dos Titãs, Faith no More e Guns (no auge da carreira na época) foram muito bons e compensaram as ausências. Não tivemos problemas para entrar no estádio pois entramos qdo os portões foram abertos, mas houve toda sorte de tentativa de pequenos golpes, desde roubar lugar na fila até punguistas tentando furtar carteira ou dinheiro. Muita maconha, muita gente drogada caída pelas arquibancadas e, após o fim dos shows às 3h da manhã, não havia nenhum tipo de transporte decente, muitos congestionamentos nos arredores do estádio, traficantes cobrando pedágio para entrar nos poucos ônibus, um verdadeiro caos. No alto dos 20 anos de idade tudo isso era aventura, mas hoje eu percebo como é absolutamente inaceitável uma situação como essa. De qualquer forma carrego na memória com saudades esses shows memoráveis, apesar de ter sentido as ausências.
Foi uma aventura sair de sampa ao rio aos meus 18 , não tinha passagens a venda(parece hj,rs) e sequer lugar p ficar , tive q ir até paraty , esperar n madruga e chorar p motor m levar junto c outros desconhecidos, depois d dia nascer e conseguirmos ir " de pé" até a grande rio , foi um tumulto entrar n maraca , pelo horário, perdi o hanoi e titãs, fui p ver o guns , mas o melhor show p mim , foi o do faith , foi impar aquele show ! O faith fez o melhor show p mim ! Os perrengues foram comer e beber , ir n wc e voltar p sp pois fiquei n rodoviária esperando bus extra! O bate e volta n rio foi minha primeira vez lá p assistir o rir !
A história é longa...vou deixar outros digitarem suas experiências n brasil daquele ano !
Adorei! Vc vai fazer msm um vídeo falando dos shows internacionais? Já li que o do A-ha foi gigantesco, tem até no clipe de Early Morning as imagens desse dia. Até do New Kids eu já vi uns vídeos aqui no youtube tb. Tenho curiosidade pq só tinha 5 anos na época rs
Neste Rock in Rio eu tinha meus 12 anos e obviamente não pude ir, mas acompanhei tudo pela TV. Agora o RIR 3, esse eu estive pressente no dia do metal e lembro também desse boicote de algumas bandas nacionais bem como a chuva de garrafas que o Carlinhos Brown levou.
Tem um documentário na Globoplay que fala sobre o festival. Muito interessante, não sei se ainda esta no ar, mas se tiver, vale a pena assisitr.
Julio Ettore, o melhor biógrafo do BRock, em toda notícia envolvendo Engenheiros, nota se que o único vento contra eram os críticos de música mesmo e o tempo provou tudo ao contrário!! Vida longa ao nosso rock!!!
Júlio vai pro Fortaleza, Ceará.
Venha para São Luís do Maranhão, estou morando aqui há 1 ano, muito bom!!!!
Eu fui, estive no primeiro dia! Estava a passeio no Rio e eu e meu saudoso pai aproveitamos o momentoh.
Pooxaaa depois dizem que Blumenau é pequena. Moro aqui e nunca te encontrei. Boa sorte na sua nova cidade😊
Só um sem noção pra colocar o Lobão no dia do Metal... o problema era mais que previsível...
Arnaldo Brandão (outro "filho" da Bolha) tb teve que se desdobrar no palco pra evitar os "presentes" que eram jogados, presentes do tipo que o Mustaine descreveu...
Billy Idol fez piada (se me lembro foi uma indireta pra situação) com a desistência do Robert Plant, visto que ele assumiu o palco no lugar do ex-vocal do Led.
Faith No More foi um P. show, o ver a entrada do Halford na Harley, o ronco da moto, foi um dos melhores shows que eu já vi, e eu dormi no segundo show do GnR (rsrsrsrsrsrsrs), só acordei em Paradise City... mas já tinha visto no dia 20.
Eu fui, eu tava. Demais, lembrança boa. Mas foi triste nao ver Barão e Robert Plant
Alguns já se foram como o Serguei, Laura Finochiaro, Marcelo Frommer dos Titãs, Prince,George Michael...
O Quensryche se pronuncia "Cuinsruaixe" 😂😂
Meu professor de vibração mecanica comentou do projeto de alocação de um sistema secundário para absorção da vibração da estrutura primária no Maracanã
Eu fui no dia do engenheiro aliás pedi ao meu primo que comprou o meu ingresso para comprar no dia que eles fossem tocar e foi maravilhoso
Eu fui , infraestrutura péssima, no tal "shopping" que tinha algumas lojas e lanchonetes, inclusive eu comprei o disco Apettite do Guns lá, o chão era de lama , e água vazada , banheiros fedidos...mas na minha opinião foi o melhor de todos os tempos se falando de bandas.... Só tocou banda boa pra caralho! Aquilo infraestrutura péssima, mas bandas maravilhosas .
Grande Júlio. Fui no Rock in Rio em 1991 no dia 20. Curti mais o Billy Idol. Já tinha ido em 1985 Pepeu e Baby, Ozzy, Whitesnake, Scorpions e AC/DC. Muito difícil a Organização com tanta gente Descontrolada. Fui em 3 versões do Hollywood Rock melhor Organizado. Valeu por Todas. Bons Tempos. Grande Abraço
Esse vídeo poderia ter pelo menos o dobro de duração, maravilhoso.
Sempre que tem Roupa Nova nos vídeos eu fico tipo: fala mais, fala mais 🤩🤩
Comprei ingresso para ver o Barão Vermelho e vi Hanói Hanói. Nada contra o Hanói Hanói, mas pensei em entrar na justiça por danos Morais. Isso foi sacanagem, vc paga pensando que ia ver o Barão e colocam outro. Lembro tbm que o Microfone do Axel Rose falhou. Ele cantava e não saía nada. Mas gostei muito do Faith no more, Titãs e Guns.
Um abraço Júlio
Se não me engano em You Could be mine, ele larga o microfone e vai o pra outro que tbm não funciona, aí taca ele no chão e vai pra um terceiro, que, dessa vez, funciona
Isso mesmo.Ainda tinha a tradução simultânea do CCAA que vinha meia hora depois da frase 😂
Eu fui, tinha 21 anos. Fui pra ver as bandas de metal.
Abriu com Sepultura que como não tinham passado o som, usaram a técnica de ir entrando os instrumentos um de cada vez. Entrou só a voz do Max e a bateria do Igor, volume ajustado, entrou o baixo, regulado, entrou as guitarras. Foi uma ótima sacada. Gastaram metade da primeira música pra regular e o som ficou bom.
Mas foi uma insanidade. O publico entrou em estado de euforia e eu levei umas 3 músicas pra conseguir ficar parado no lugar. Até então foi uma luta pela sobrevivência e não cair e ser pisoteado.
O show do Lobão já era previsto que ia ser um desastre. Eu não vaiei, mas não estava nem um pouco a fim de ver. Foi uma guerra que eu achei que ia durar o show dele inteiro. O povo só deu uma abrandada na hora do solo porque era o Torquato solando (com umas botas de cowboy horríveis) e o cara do PA aumentou o volume da guitarra nas alturas e aquele solo deu uma sossegada no povo, mas não durou muito. No meio da segunda música o lobão parou de agitar e ficou só cantando com cara de puto e desviando das coisas até que mandou parar e foi só na base do "Vá tomar no cu" pra baixo e saiu do palco. A sensação de vitória foi muito engraçada.
Do nada entra a bateria da mangueira, e eles foram massacrados, mas aguentaram o tranco. O mestre sala tava até tremendo de raiva com vontade de pular no púbico pra meter porrada e ficava com o apito na boca mostrando o dedo do meio para o publico
O show do Queensryche foi um tédio total. Músicas chatas, uma performance completamente morna e ensaiada com os guitarristas fazendo pose na frente das câmeras fingindo que não as estavam vendo. Parecia banda de butique de shopping. O publico bocejando mas aceitando por ser uma atração internacional. Até que eles tocaram a "Take hold of the flame" que foi o single que os tornou populares em 1985. Ali o Maracanã foi abaixo. A banda ficou completamente surpresa de ver o povo sair da letargia para 200 mil pessoas berrando o refrão a todo pulmão. Mas acabou ela, todo mundo pegou no sono de novo.
Eu fui principalmente para ver o Megadeth que tinha lançado o "Rust in piece", e bicho, sai de alma lavada. Simplesmente fenomenal.
Ai veio o Judas Priest que é uma banda clássica. Eu nem curtia muito, mas era um momento historico. E quando o Hob Halford entrou com a Harley, que era uma cena que a gente só tinha visto em fotos nas revistas, foi de arrepiar. Ali caiu a minha ficha de que ia ver um show clássico de uma lenda do metal de verdade.
Rapaz, o volume do show do Judas foi uma coisa fenomenal. As guitarras com a distorção no 200%. Vinha uma massa sonora do palco que batia no peito e atravessava o nosso esqueleto. Meus cabelos voavam pra trás de tanto volume, escorria lágrima dos olhos e eu pensava "Cara, acho que eu não vou aguentar, é metal demais!!"
Marcou minha vida.
Ai veio o Guns n Roses que eu imediatamente odiei desde a primeira vez que escutei a primeira música num LP e não quis nem ficar ali. Sai da frente do palco e fui lá para o fundo, deitei no chão e dei uma descansada.
Eu fui no dia 26 por causa do A ha que sou fã ! Foi um dia bom . E a lembrança é que o último show foi desse Happy Mondays e começou a chover muito e geral meteu o pé
Os Happy Mondays substituíram em cima do laço uma cantora internacional chamada Jody Watley. E estavam tirando proveito da grande fama no Reino Unido, principalmente em Manchester (houve até o movimento Madchester) no final dos anos 80. E esse dia foi histórico, quase 200000 pessoas no show do A-ha
@@rafamorais76 isso msmo foi 196k o aha saiu ganhando muito nesse show o morten Harket adorou o Brasil o inxs fez outro ahowzasso mas titãs é o titãs msmo com todos os problemas o Tony belotto errando a afinação se não me engano no AA UU foi foda
Júlio extraordinário jornalista do Norte da ilha. Que sorte a nossa esse trabalho primoroso.
Canal de altíssima qualidade.
Ótimo vídeo recheado de curiosidades e histórias do nosso rock, esperamos pelo vídeo do RiR 2001
Nossa! Que retrospecto legal! Parabéns!😊
Amei o vídeo, brother
Um dos melhores videos do canal! Parabéns!
O melhor canal de lutas do UA-cam
Parabéns pelo vídeo, Júlio!
Boa sorte em sua nova morada. Tamojunto! 👊
Pow, Júlio. Muito bom o vídeo, com a qualidade e o cuidado de sempre. Mas em 91 o Sepultura tava na fase pesada? Como assim? Depois ficou mais leve? E o baixinho do Megadeth com quem o Lobão se estranhou era o Marty Friedman, o guitarrista. No vídeo, foi colocada a foto do Dave Mustaine, vocalista e também guitarrista. De resto, excelente vídeo.
Curiosidade... o RIR 1 foi realizado no espaço do atual condomínio Ilha Pura, que foi a Vila dos Atletas nas olimpíadas de 2016. Eu tinha 15 anos e estava lá no show do Queen.
Eu estava lá no dia 20. Na época o Gun´s estava no auge e por isto comprei ingresso para este dia. Mas queria muito ter assistido o Barão Vermelho. Infelizmente não deu...Titãs muito bom e Faith no more foi ótimo.
É, ao longo dos anos vimos que tanto a organização dos festivais como o público brasileiro ainda tinha muito o que aprender.
Mas, num surto de otimismo, eu vejo que a coisa tá um pouquinho melhor hoje em dia. Mas é bem pouquinho mesmo rs
Júlio, ao meu ver o desrespeito aos artistas brasileiros continua hoje em dia, mesmo nos Lollapaloozas e no Rock in Rio, pois mesmo os consagrados continuam tocando em horários ruins e os gringos, mesmo pouco talentosos, continuam tendo prioridade, mas perto do que era no século passado, melhorou...
E estava certo quem disse que o Maracanã não poderia abrigar um evento daquele tipo, pois no ano seguinte, na final do Brasileirão teve aquele episódio da queda de parte da arquibancada onde um monte de gente ficou ferida e por pouco não rolou uma enorme tragédia, um negócio tão grave que o Maraca ficou um tempão fechado para reforma!!!
P.S: Como vc mora em Santa Catarina, você irá se mudar para o vizinho mais ao norte, ou seja, o Paraná, provavelmente Curitiba!!!
Sobre o assunto da estrutura do Maracanã houve mortes na final de 1992 entre Flamengo e Botafogo 😢
Deve ter um equívoco no relato do Lobão. O baixinho que ele deu um "catranco" deve ser o Marty Friedman, o outro guitarrista do Megadeth na época. Digo isso pois ele tem cerca de 1,68m de altura.
Parabéns Júlio!! Ótimo vídeo!!👍
Esse show do Sepultura na Holanda é antológico. Sou fã desde 13 anos!
A gente como expectador não tem ideia do que rola nestes eventos, ainda mais se tratando “do evento”. Temos a impressão que há responsabilidades e organização dos produtores, mas pelo visto não!
A Música Eletrônica estava dominando o mundo no final dos anos 80 e 90!
O caso dos Engenheiros criticados pela critica brasileira e elogiados pelos gringos, prova que a banda só era macetada pq não participava da mafiazinha dos queridinhos da mídia. Nunca se renderam ao sistema. Uma das 2 maiores bandas da história do Brasil.
O Happy mondays tocou no RNR... a maioria nem sabia quem eram, os caras estavam estourado na Europa...eram da cena de Madchester...ficaram no Brasil visitaram o Ronnie Biggs...
Vid e Sangue Azul não conhecia. Obrigado pela dica. Incrível o som dos caras.
O Lobão foi boi de piranha assim como Carlinhos Brown no terceiro e Nei Matogrosso e Éramos Carlos no primeiro ou no mínimo uma puta incompetência da organização em montar o Line up, opção que eu acho mais provável. Fora os dois últimos fui a todos os outros e o do Maracanã foi o mais confortável.
Do 4° em diante se tornou um mega evento de variedades, então é outra pegada sem comparação com os 3 primeiros.