Cara, que aula sensacional. Formei-me em inglês e decidi continuar o estudo de linguas. A comunicação e suas culturas peculiares são um show à parte. Pretendo terminar o estudo do francês ainda esse ano e partir pra lingua italiana. Esse vídeo é um senhor estímulo para a gente adiantar esse processo. Que riqueza de detalhes. Parabéns !!!
Quando eu era criança achava que os animais e os idiomas foram feitos já assim, como são hoje. Ter descoberto que as coisas evoluem em famílias me deu uma paixão enorme por estudar essa evolução. *Avui estic estudiant el Català perquè és molt bonic* 😍
Não tem muito a ver com vídeo, mas eu acho tão curioso algumas características das línguas latinas, que por mais que sejam pessoas com culturas e países diferentes ainda sim parece que as línguas neo-latinas convergem pra algo em comum, como um software que funciona em um advice e sempre tem as mesas características e tendências. Eu percebi esses dias que que a gente tem mania de reduzir a consoante "L" na vogal "i" Ex. ( Vermelho = vermeio, olho= oio, família= famiia) até que eu vi que no francês e no espanhol também ocorre esse fenômeno. O ponto é, mesmo sendo povos diferente e falando línguas diferentes parece que essas línguas ainda guardaram a mesma lógica de funcionamento, uma característica intrínseca e complexa
A variação entre o som o LH e o I é devida ao ponto de articulação muito proximo dos dois fonemas, portanto é uma alternancia que ocorre em muitos idiomas.
Entre para a Mentoria MOPC em idiomas e aprenda linguas e Linguística comigo pela internet, contato = mopctranslations@gmail.com Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopclinguistica Ou doe pelo PAYPAL (pelo email mopctransl@yahoo.com.br)
Cara seus conteúdos são fantástico, Deus abençoe seus estudos, sou estudante que está concluindo superior em História, seus conteúdos somam bastante para mim. Abraços professor.
Maurício valeu pelo conteúdo de qualidade. Estava observando a posição do vêneto e pertence ao grupo galo neolatino românico, ou seja o vêneto tem proximidade com o lombardo piemontês, com o provençal, franco provençal, e catalão, aragonês, valenciano e maiorquino. O istro romeno tem parentesco com o romeno, aroromeno e dacoromeno. Não tem nada haver com o istrioto o istrioto já e retoromance da família do ladino friulano e romanche. Amigo, a linguística prega cada peça em nós. Até os mapas e organogramas que fazemos eles com o tempo sempre serão atualizados. Abraços valeu pelo lindo trabalho. Maurício você tinha que falar de linguística e cultura nos telejornais na TV aberta e fechada. Lingusitica e cultura e está em nosso dia a dia você deveria até dar esses toques na imprensa leiga de nosso país que não sabe da relevância dessa ciência para a sociedade. Abraços.
Muito legal seu mapa, linguistica e uma ciencia maravilhosa evolutiva e multicultural,tava olhando seu mapa muita coisa ja ta mudando, uma linguas sumindo outras renascendo e outras se transformando em outras. As linguas crioulas pós-latinas positálicas ja são a torte amostra dessa evolução 🧬.
Nossa adorei o vídeo. Claro que achei que faltou mostrar línguas no mapa. Mas um tema tão grande acaba acontecendo isso., e por isso ganhou mais um escrito. Parabéns
12:32 O Maiorquino é um dialecto do Catalão que tem muitos arcaísmos, por exemplo, os tais artigos definidos. Isso vê-se, por exemplo, em nomes de localidades: Son Ferrer, Sa Vileta, Ses Illetes, S'Arenal, etc.
Eu não conheço gente que usa o ladino (judezmo) aqui em Israel como forma de comunicação. Conheci alguns que sabiam falar, todos já bem velhos, mas que já não usavam a língua, talvez somente às vezes para tentar se comunicar com algum falante de español.
Para quem não tem profundidade nos estudos linguísticos como alguns aqui incristos, fica difícil entender por que português e espanhol não podem ser classificados como dialetos da mesma língua, se conseguem entender-se tão bem e o grau de inteligibilidade é tão alto, principalmente do português de Portugal e o espanhol da Espanha; E parece que esse grau de inteligibilidade é muito maior entre eles do que os vários dialetos italianos, e, que são mesmo assim, considerados dialetos italianos. isso tem mais a ver com divisão geográfica e a política? #Excelente #canal! Editei aqui. Também lembrei dos vários e distintos dialectos alemães e ainda assim considerados todos alemães. Situação parecida com os de Itália.
Assista meus videos de Piemontês e Linguas da Italia (ua-cam.com/video/4yFYrHEE6k4/v-deo.html ) e das linguas germânicas do Brasil, bem como o video geral de Linguas Germânicas, que explicam tudo isso - acesse a pagina de Playlists do canal para achar videos especificos.
O critério para diferenciar língua e dialeto é o processo evolutivo da língua. Português e castelhano evoluiram paralelamente do latim e não um do outro por isso são línguas separadas. Já o andaluz divergiu do castelhano, por isso é um dialeto. No caso das línguas italianas o mais correto é considerá-las línguas separadas pois evoluíram do latim divergindo entre si, com algumas excessões como toscano e romano ou napolitano e calabrês que seriam dialetos entre si.
Muito bom e bem explicado. Poderia também fazer um vídeo só sobre as línguas crioulas. Ou até mesmo uma série de vídeos pois existem muitas línguas desse tipo. Obrigado e parabéns pelo trabalho e conteúdo.
Amei o vídeo. Sou estudante de Letras/Francês da UFRN. A Profa de Linguística Românica trabalhou esse assunto (ela que indicou o vídeo). Parabéns! Altíssimo Padrão! Amo esse assunto. Respeitoso abraço, Antonio
Que bom! Fique ligado que em poucos dias postarei mais 2 videos dando sequencia a este - descrição gramatical de todas as linguas latinas, inclusive piemontês, lombardo, sardo, siciliano, romeno, provençal, galego, catalão, valão, francês... coisa que não se encontra nem em obras acadêmicas de Linguística Românica.
Salve! Aqueste assumpto interessante é! Las linguas romances som todas bellas. Cada tene sua notabel excentricidade.Por exemplo, Romanche tene syntaxe latina e prosodia germana. Tu podes constatar-lo: ua-cam.com/video/-FUn79JPeAw/v-deo.html
O que é citado como judezmo é mais conhecido como ladino, entretanto nada tem a ver com o ladino dialeto reto-romano. Seria interessante abordar essa coincidência.
Olá boa noite já ouvi alguns linguistas falarem que no Brasil se fala uma língua nova derivada do português língua brasileira gostaria de saber se e a maioria dos linguistas ou apenas uma minoria existe língua brasileira ou ainda se fala português no Brasil e gostaria de saber como é pra uma língua ser reconhecida como automa leva um tempo pra conseguir o reconhecimento e precisa ser reconhecida pela ONU que eu tenho medo que o português brasileiro se separe do europeu na sua opinião e possível isso acontecer ou ainda levará séculos
Dado que os brasileiros e portugueses e angolanos se entendem quase perfeitamente, não haveria base cientifica para dizer que falam linguas dierentes. E não, não precisa ser reconhecida pela ONU (que nem reconhece lingua nenhuma, não tem autoridade nenhuma para isso)
O Português do Brasil pode ser daqui a 50 anos um dialeto do Portugues ! É difícil explicar , mas ja existe muita gente no Brasil que engole o " s " no final das palavras no plural ! Ex : as coisa, as rua, os dia. Ou é erro de concordância ou é uma mudança natural ?
Amigo gosto muito do seu canal, parabéns pelo ótimo conteúdo. Mas se permite, só um detalhe, que é importante deixar claro, nenhuma língua evolui, isso é bem estabelecido por linguistas, evolução refere-se a melhora (que precisa melhora para suprir uma necessidade) , as línguas não se melhoraram, elas se transformaram, o que era falado no tempo da colonização romana era capaz de suprir todas as necessidades de fala dos nativos da época, assim como hoje, nosso português supre todas as nossas necessidades de fala, daqui a mil anos será diferente, não pq vai evoluir, mas vai se transformar para e se adaptar aos falantes do futuro.
@@MOPCLinguistica seria considerado uma língua derivada do português latina de origem lusitana ou uma língua crioula você pode me explicar obrigado abraços
Faltaram o Mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, o Extremeño, falado no sul da Espanha (ganhou status de língua própria pela União Europeia este ano) e o Fala, também do sul da Espanha (falado em 3 ou 4 cidades).
Recentemente, eu fiquei muito interessado no fenômeno da mesóclise. Me parece algo tão diferente. Tive que pesquisar mais sobre o assunto. Achei informações sobre sua origem e uso, e que, a algum tempo, o fenômeno ocorria, também, no Espanhol. Mas queria muito saber se outras linguas têm/tiveram esse fenômeno. Não encontrei, basicamente, nada a respeito. Se alguém souber alguma coisa sobre o assunto, ficaria muito grato em aprender. obg.
O espanhol falado no Mar do Caribe é muito parecido com o das Ilhas Canárias e da Andaluzia. O espanhol das terras altas da América Latina, como os Andes, e a maior parte do México é mais semelhante ao do centro e norte da Espanha. Argentina e Chile, além de grande parte da América Central, são zonas de transição.
Português brasileiro e europeu e a mesma língua ou já duas línguas vc como linguista e a maioria dos linguistas o que pensam as diferenças são as mesmas entre o inglês britânico pra o americano qual seu ponto de vista
Obrigado pelas informações só mais duas perguntas para ser considerado outra língua seria preciso acumular quanto por cento de diferença e galego e português obrigado
Sou descendente de vênetos mas não sou um falante fluente, conheço o básico da língua. O Istrioto, pelos vídeos que encontrei de pessoas falando, me parece muito próximo do Vêneto. Por exemplo neste vídeo consegui entender 90% do que foi dito: ua-cam.com/video/bSmTbaN4C2I/v-deo.html
Mais ou menos. O Toscano realmente falado na Toscana hoje já é bem diferente do Toscano literário padrão que chamamos de Italiano.... o Italiano é baseado no Toscano antigo e foi preservado e alterado artificialmente até que apenas no século 20 a maioria da população italiana aprendeu essa variedade, quando a Italia se unificou em 1860, somente 5% da população eram fluentes em Italiano
@@MOPCLinguistica Ah. Vi que você gosta de língua. Eu também. Quando vejo alguém falando uma língua qualquer, já me lembra a vontade imensa que eu tinha de aprender outros idiomas. Me concientizei de que, devido minha condição financeira, sou alegre falando o português e o ingles.
Uma curiosidade o português brasileiro e mais distante do latim que o português europeu ou e a mesma coisa e porque aqui teve influências por isso tenho curiosidade obrigado poderia me esclarecer
Sou descendente principalmente de italianos por causa do sobrenome Spinelli na minha família também sou descendente de portugueses judeus e árabes marroquinos gostaria de aprender ao máximo sobre o italiano o hebraico o aramaico e o árabe amo línguas antigas principalmente as semiticas e indo europeias
Praticamente todas as linguas do mundo já estão incluídas em pelo menos um video do canal, explore o acervo do canal digitando MOPC + nome da lingua na caixa de busca do UA-cam ou pela pagina do canal, onde vc encontra playlists temáticas
Sobre as línguas crioulas e mais especificamente o crioulo haitiano: Você acredita que seja possível e interessante a produção de um vídeo explicando um pouco mais sobre esse dialeto? Abraços e parabéns pelo trabalho.
Simm certamente é uma boa pedida, minhas ideias de videos em parte derivam das sugestões que os visitantes escrevem nos comentários, portanto vou colocar a sua sugestão na minha lista.
Bene?dominus, ora pro nobis peccatoribus,nunc et in hora mortis nostrae. Esse intellectum, omnia tempus habet, quae habet Deum pro tempore, Linguam anglicam loquor.
@@MOPCLinguistica porque a cultura grega está enraizada em tudo. Se você estudar Latim, notará que a influência da língua helênica é muito significativa. Inúmeras palavras nas línguas neolatinas vêm do Grego.
@@conde_concini NÃO NÃO! ISSO NÃO FAZ DO LATIM UMA LÍNGUA GREGA! A INFLUÊNCIA DO GREGO NO LATIM É PONTUAL. EM ALGUMAS COISAS! O MESMO OCORRE COM AS LÍNGUAS NEO LATINAS.
@@conde_concini ALÉM DO MAIS, O LATIM E O GREGO SE ORIGINARAM DA MESMA RAIZ LINGUÍSTICA, O INDU EUROPEU. LOGO, É NATURAL A EXISTÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS COMUM ENTRE AMBAS AS LÍNGUAS!
Sou da América Espanhola, há vários anos que estou aprendendo português e amei seu vídeo. Vou me inscrever no seu canal. Obrigado pela aula
Cara, que aula sensacional. Formei-me em inglês e decidi continuar o estudo de linguas. A comunicação e suas culturas peculiares são um show à parte. Pretendo terminar o estudo do francês ainda esse ano e partir pra lingua italiana.
Esse vídeo é um senhor estímulo para a gente adiantar esse processo. Que riqueza de detalhes.
Parabéns !!!
Se quiser mais informações sobre o arpitan sou falante nativo dessa língua. Abraços.
Claro que gostaria! Entre em contato comigo pelo e-mail mopcmsn arroba hotmail ponto com gostaria de fazer varias perguntas!!!!
Onde aprendeu português ?
Alexandre Raymond arpitan legal .....
Gostaria de aprender Arpitan. Como posso entrar em contato?
@@robertoprimordial2633 ele deve ser brasileiro com origem arpitana
Cara, vc é muito fera! Gostaria de poder repetir pelo menos 3% de tudo que vc disse. Tens uma nova fã!
Gostei muito ! Sou professor de História da Música e seu vídeo me ajudou a entender melhor muitas coisas. Valeu !
Parabens pela iniciativa. Otimo saber como nossa lingua depende do Latim.
Não sei, como assim "depende"? Nossa lingua deriva do latim e vez em quando pega palavras direto do latim
Quando eu era criança achava que os animais e os idiomas foram feitos já assim, como são hoje.
Ter descoberto que as coisas evoluem em famílias me deu uma paixão enorme por estudar essa evolução.
*Avui estic estudiant el Català perquè és molt bonic* 😍
Veja o video do Catalão (ua-cam.com/video/SCcl-77etQU/v-deo.html ) e o video do Criacionismo Linguistico = ua-cam.com/video/AN3hMRoBSIM/v-deo.html
Ok!
Quando eu era pequeno perguntava para as pessoas essas coisas e ninguém sabia responder...
Não tem muito a ver com vídeo, mas eu acho tão curioso algumas características das línguas latinas, que por mais que sejam pessoas com culturas e países diferentes ainda sim parece que as línguas neo-latinas convergem pra algo em comum, como um software que funciona em um advice e sempre tem as mesas características e tendências.
Eu percebi esses dias que que a gente tem mania de reduzir a consoante "L" na vogal "i"
Ex. ( Vermelho = vermeio, olho= oio, família= famiia) até que eu vi que no francês e no espanhol também ocorre esse fenômeno. O ponto é, mesmo sendo povos diferente e falando línguas diferentes parece que essas línguas ainda guardaram a mesma lógica de funcionamento, uma característica intrínseca e complexa
A variação entre o som o LH e o I é devida ao ponto de articulação muito proximo dos dois fonemas, portanto é uma alternancia que ocorre em muitos idiomas.
Teísmo esse fenômeno
Yeismo
Que Deus te abençoe
Magnifico vídeo com boa comunicação para uma fácil aprendizagem, parabéns
Fico impressionado toda vez que vejo um vídeo aqui
Magnífico, algo que me estonteia...
Exemplo de dedicação e pesquisa
Mopc continuando a maratona de videos de ontem ...trabalhando e aprendendo . gostei do video.Obrigado pelo trabalho.
parabéns pelo seu trabalho sério e muito comprometido, como descendente de calabrês tava louco pra descobrir esse mapa linguístico
Entre para a Mentoria MOPC em idiomas e aprenda linguas e Linguística comigo pela internet, contato = mopctranslations@gmail.com
Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopclinguistica
Ou doe pelo PAYPAL (pelo email mopctransl@yahoo.com.br)
Cara seus conteúdos são fantástico, Deus abençoe seus estudos, sou estudante que está concluindo superior em História, seus conteúdos somam bastante para mim. Abraços professor.
Maurício valeu pelo conteúdo de qualidade.
Estava observando a posição do vêneto e pertence ao grupo galo neolatino românico, ou seja o vêneto tem proximidade com o lombardo piemontês, com o provençal, franco provençal, e catalão, aragonês, valenciano e maiorquino.
O istro romeno tem parentesco com o romeno, aroromeno e dacoromeno.
Não tem nada haver com o istrioto o istrioto já e retoromance da família do ladino friulano e romanche.
Amigo, a linguística prega cada peça em nós.
Até os mapas e organogramas que fazemos eles com o tempo sempre serão atualizados.
Abraços valeu pelo lindo trabalho.
Maurício você tinha que falar de linguística e cultura nos telejornais na TV aberta e fechada.
Lingusitica e cultura e está em nosso dia a dia você deveria até dar esses toques na imprensa leiga de nosso país que não sabe da relevância dessa ciência para a sociedade.
Abraços.
Parabéns e obrigado pelo bom trabalho compartilhado!
Viva o povo latino e suas línguas
Muito legal seu mapa, linguistica e uma ciencia maravilhosa evolutiva e multicultural,tava olhando seu mapa muita coisa ja ta mudando, uma linguas sumindo outras renascendo e outras se transformando em outras.
As linguas crioulas pós-latinas positálicas ja são a torte amostra dessa evolução 🧬.
IMPRESSIONANTE. OBRIGADO PELA AULA.
Aula fantástica, simplesmente!
magnífico trabalho, grato.
Parabéns Professor. Verdadeira aula de história e história da língua latina... o Português continua sendo a última flor do lácio, inculta bela?
talvez a última flor do lácio seja o crioulo haitiano
Nossa adorei o vídeo. Claro que achei que faltou mostrar línguas no mapa. Mas um tema tão grande acaba acontecendo isso., e por isso ganhou mais um escrito. Parabéns
Bem vindo ao canal!!! Assista os outros videos sobre as Línguas Latinas.
12:32 O Maiorquino é um dialecto do Catalão que tem muitos arcaísmos, por exemplo, os tais artigos definidos. Isso vê-se, por exemplo, em nomes de localidades: Son Ferrer, Sa Vileta, Ses Illetes, S'Arenal, etc.
Interessante, assista o video de Catalão = ua-cam.com/video/SCcl-77etQU/v-deo.html
Adorei!
Eu não conheço gente que usa o ladino (judezmo) aqui em Israel como forma de comunicação. Conheci alguns que sabiam falar, todos já bem velhos, mas que já não usavam a língua, talvez somente às vezes para tentar se comunicar com algum falante de español.
Vídeo fantástico!!!
Assista os outros dois videos da série Latina, os links estão na descrição
Para quem não tem profundidade nos estudos linguísticos como alguns aqui incristos, fica difícil entender por que português e espanhol não podem ser classificados como dialetos da mesma língua, se conseguem entender-se tão bem e o grau de inteligibilidade é tão alto, principalmente do português de Portugal e o espanhol da Espanha;
E parece que esse grau de inteligibilidade é muito maior entre eles do que os vários dialetos italianos, e, que são mesmo assim, considerados dialetos italianos. isso tem mais a ver com divisão geográfica e a política?
#Excelente #canal!
Editei aqui. Também lembrei dos vários e distintos dialectos alemães e ainda assim considerados todos alemães.
Situação parecida com os de Itália.
Assista meus videos de Piemontês e Linguas da Italia (ua-cam.com/video/4yFYrHEE6k4/v-deo.html ) e das linguas germânicas do Brasil, bem como o video geral de Linguas Germânicas, que explicam tudo isso - acesse a pagina de Playlists do canal para achar videos especificos.
O critério para diferenciar língua e dialeto é o processo evolutivo da língua. Português e castelhano evoluiram paralelamente do latim e não um do outro por isso são línguas separadas. Já o andaluz divergiu do castelhano, por isso é um dialeto. No caso das línguas italianas o mais correto é considerá-las línguas separadas pois evoluíram do latim divergindo entre si, com algumas excessões como toscano e romano ou napolitano e calabrês que seriam dialetos entre si.
Como o espanhol as letras "J" e "G" têm o som de R ? Como isso aconteceu alguém pode me explicar?
Não podem ser a mesma língua pois tem fonemas distintas
Inglês alemão não são línguas latinas mais tem muita influência do latim principalmente o inglês e quase uma lingua derivada do latim
E porque vc não assiste o video de linguas germãnicas então -= ua-cam.com/video/97gxY2PFEsI/v-deo.html
Muito bom e bem explicado. Poderia também fazer um vídeo só sobre as línguas crioulas. Ou até mesmo uma série de vídeos pois existem muitas línguas desse tipo. Obrigado e parabéns pelo trabalho e conteúdo.
Já existe um video sobre Crioulos e Pidgins faz tempo no canal = ua-cam.com/video/zYZ4snrck_Q/v-deo.html
Canal topp demais
Uma pergunta eu vi uma pesquisa talvez aqui duzentos anos o português brasileiro seja outra língua será uma língua derivada do português ou latim
De ambos
Seria filha do português e neta do latim entendeu?
Beautiful
Gratidão 😊🙏🏻
muito bom. Uma obs: tem bastante Aromenos na Albania mesmo durante o comunismo. Sou de la e inclusive minha vó era e falava o Aromeno
Interessante, não sabia que havia aromenos no Brasil!!!
MOPC Linguística eu sou Albanês, só minha vó que era Aromena albanesa
Vídeo muito informativo! 👏👏👏
Demais!
Amei o vídeo. Sou estudante de Letras/Francês da UFRN. A Profa de Linguística Românica trabalhou esse assunto (ela que indicou o vídeo). Parabéns! Altíssimo Padrão! Amo esse assunto. Respeitoso abraço, Antonio
Sem dúvida, as mais belas do mundo 😍
💜💛💙❤💚💘
Essa aula selou um das minhas dúvidas! "O que é que a Romênia faz lado do outro lado da Europa falando uma língua latina?"
Pesquisando sobre a língua romena, vim parar no seu vídeo, que é muito interessante! Parabéns!
Assista o video exclusivo de Lingua Romena = ua-cam.com/video/unhMpVKe7Rw/v-deo.html
Mais um inscrito 😉
Então bem vindo ao canal!!! Assista os demais videos, estou com mais de 100 videos no momento, hoje mesmo vou postar o video de Aramaico.
Acaba de Ganhar Mais UM Assinante no Canal!!!
Que bom! Fique ligado que em poucos dias postarei mais 2 videos dando sequencia a este - descrição gramatical de todas as linguas latinas, inclusive piemontês, lombardo, sardo, siciliano, romeno, provençal, galego, catalão, valão, francês... coisa que não se encontra nem em obras acadêmicas de Linguística Românica.
Salve!
Aqueste assumpto interessante é!
Las linguas romances som todas bellas.
Cada tene sua notabel excentricidade.Por exemplo, Romanche tene syntaxe latina e prosodia germana.
Tu podes constatar-lo: ua-cam.com/video/-FUn79JPeAw/v-deo.html
Veridade é lo que has parlado.
@@MOPCLinguistica dizer não é parlar
@@afonsoferreira2652 Veritate dices
Isso é galego ou catalão?
@@sergiosantos6972 Salve, Sergio!
Aqueste é portugues, mas Eu d'elle me servo umas palavras antigas.
Para nós brasileiros natos qual lingua estrangeira entre o Romeno, Hungaro e Tcheco, mais facil de se aprender ?
Do grupo itálico, então, apenas o latim (e suas derivadas), sobreviveu, não?
Mía dômo êstas en La Karapikuíbo úrbo, SP, en La BrazíLo Lando
Uau! Muito obrigado! Só espero que não caia na prova porque é muita coisa, meu amigo! 🤣🤣🤣🤣
Ser poliglota 😍😍😍😍
Na língua russa a palavra casa tmb é Domo
Devido à origem comum indo-europeia das linguas eslavas com as latinas
@@MOPCLinguistica de onde deve coincidir o "dva" (dois) e o "tri" (três) também?
@@cleydyr Correto. Dva e tri no Eslavo provém do indoeuropeu assim como duo e tres em latim ou two e three em inglês ou dvam e tri em Sanscrito
O que é citado como judezmo é mais conhecido como ladino, entretanto nada tem a ver com o ladino dialeto reto-romano. Seria interessante abordar essa coincidência.
Olá boa noite já ouvi alguns linguistas falarem que no Brasil se fala uma língua nova derivada do português língua brasileira gostaria de saber se e a maioria dos linguistas ou apenas uma minoria existe língua brasileira ou ainda se fala português no Brasil e gostaria de saber como é pra uma língua ser reconhecida como automa leva um tempo pra conseguir o reconhecimento e precisa ser reconhecida pela ONU que eu tenho medo que o português brasileiro se separe do europeu na sua opinião e possível isso acontecer ou ainda levará séculos
Dado que os brasileiros e portugueses e angolanos se entendem quase perfeitamente, não haveria base cientifica para dizer que falam linguas dierentes. E não, não precisa ser reconhecida pela ONU (que nem reconhece lingua nenhuma, não tem autoridade nenhuma para isso)
O Português do Brasil pode ser daqui a 50 anos um dialeto do Portugues ! É difícil explicar , mas ja existe muita gente no Brasil que engole o " s " no final das palavras no plural ! Ex : as coisa, as rua, os dia. Ou é erro de concordância ou é uma mudança natural ?
Moro na Argentina e aqui eles se dizem falantes de Castellano, mas percebo ser bem diferente do Espanhol de Andaluzia ou o castelhano europeu
Amigo gosto muito do seu canal, parabéns pelo ótimo conteúdo. Mas se permite, só um detalhe, que é importante deixar claro, nenhuma língua evolui, isso é bem estabelecido por linguistas, evolução refere-se a melhora (que precisa melhora para suprir uma necessidade) , as línguas não se melhoraram, elas se transformaram, o que era falado no tempo da colonização romana era capaz de suprir todas as necessidades de fala dos nativos da época, assim como hoje, nosso português supre todas as nossas necessidades de fala, daqui a mil anos será diferente, não pq vai evoluir, mas vai se transformar para e se adaptar aos falantes do futuro.
Evolução meramente significa alteração, no sentido usado pela ciência.
Você pode me falar as diferenças em palavras do português pra o galego pra mim e a mesma lingua
No final do video "Romeno, Iberia e França" tem uma comparação entre o Galego e o Portugues = ua-cam.com/video/PpRkDXTuBA0/v-deo.html
@@MOPCLinguistica e se no futuro o português brasileiro se separar do europeu aqui duzentos ou mais anos será considerado que tipo de lingua
Lingua brasileira
@@MOPCLinguistica seria considerado uma língua derivada do português latina de origem lusitana ou uma língua crioula você pode me explicar obrigado abraços
Linguas Latinas 😍😍😍
Faltaram o Mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, o Extremeño, falado no sul da Espanha (ganhou status de língua própria pela União Europeia este ano) e o Fala, também do sul da Espanha (falado em 3 ou 4 cidades).
Faltoi não, o Mirandês é mencionado como dialeto de asturo-leonês
Gostaria de saber quanto por cento de palavras do latim o português tem e o espanhol italiano
Existe algum livro sobre a introdução a linguística de línguas latinas?
Um monte, pesquise Linguística Românica.
@@MOPCLinguistica Valeu Marcelo!
Recentemente, eu fiquei muito interessado no fenômeno da mesóclise. Me parece algo tão diferente. Tive que pesquisar mais sobre o assunto. Achei informações sobre sua origem e uso, e que, a algum tempo, o fenômeno ocorria, também, no Espanhol. Mas queria muito saber se outras linguas têm/tiveram esse fenômeno. Não encontrei, basicamente, nada a respeito. Se alguém souber alguma coisa sobre o assunto, ficaria muito grato em aprender. obg.
O espanhol falado no Mar do Caribe é muito parecido com o das Ilhas Canárias e da Andaluzia. O espanhol das terras altas da América Latina, como os Andes, e a maior parte do México é mais semelhante ao do centro e norte da Espanha. Argentina e Chile, além de grande parte da América Central, são zonas de transição.
Oi tudo bem 👍💯🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não, estou com uma dor da clavícula esquerda.
Roma dominou o norte da África tinha línguas latinas lá? Tipo Cartago
Stra bel łaoro. Strucon.
Achei curioso oJudezmo....
Português brasileiro e europeu e a mesma língua ou já duas línguas vc como linguista e a maioria dos linguistas o que pensam as diferenças são as mesmas entre o inglês britânico pra o americano qual seu ponto de vista
São diferentes dialetos de uma mesma lingua, o criterio sendo a inteligibilidade mutua
@@MOPCLinguisticavc pode dizer conto por cento de diferença existe entre o português brasileiro e o europeu por curiosidade
@@angelagomes7074 Não é cientificamente possivel dizer em pontos percentuais, mas algo em torno de 3-4% vem à mente.
Obrigado pelas informações só mais duas perguntas para ser considerado outra língua seria preciso acumular quanto por cento de diferença e galego e português obrigado
@@angelagomes7074 Não existe medida exata, creio que pelo menos uns 8%, chutando
Você pode fazer um vídeo falando só sobre as línguas itálicas (não-latinas)
Boa ideia, embora as fontes sobre essas linguas sejam poucas e muito confusas.
Sou descendente de vênetos mas não sou um falante fluente, conheço o básico da língua. O Istrioto, pelos vídeos que encontrei de pessoas falando, me parece muito próximo do Vêneto. Por exemplo neste vídeo consegui entender 90% do que foi dito:
ua-cam.com/video/bSmTbaN4C2I/v-deo.html
Será que o maltês, que também é semita, descendente da língua fenícia, ou proveio do árabe mesmo?
No.Dalla lingua siculo-araba
professor quero conehcer esta ilah siciliano da italia 4.5 milhôes de pessoa acho que isso explica uma pergunta questões sobre ela
não entendi nada
E assim surgem os sutaques de cada região...
Como posso aprender a língua Romanesca ? Que aprender sobre a língua Latina da Romênia.
Comece assistindo meu video de romeno = ua-cam.com/video/unhMpVKe7Rw/v-deo.html
Vc tem um livro pra indicar sobre o tema? Muito bom o vídeo.
Existem diversos livros de Linguística Românica
A língua oficial espanhola, impropriamente dita "espanhol" é o castelhano
A oficial italiana, impropriamente dita "italiano" é o toscano?
Mais ou menos. O Toscano realmente falado na Toscana hoje já é bem diferente do Toscano literário padrão que chamamos de Italiano.... o Italiano é baseado no Toscano antigo e foi preservado e alterado artificialmente até que apenas no século 20 a maioria da população italiana aprendeu essa variedade, quando a Italia se unificou em 1860, somente 5% da população eram fluentes em Italiano
@@MOPCLinguistica Tantas língua e ainda criam uma composição. Valeu.
O que é esse mopc?
É meu nome Mauricio OP Carvalho
@@MOPCLinguistica Ah. Vi que você gosta de língua. Eu também. Quando vejo alguém falando uma língua qualquer, já me lembra a vontade imensa que eu tinha de aprender outros idiomas. Me concientizei de que, devido minha condição financeira, sou alegre falando o português e o ingles.
@@jacksonamaral329 Eu também. Mas o Duolingo está aí para matar a curiosidade de aprender um pouco outros idiomas.
Uma curiosidade o português brasileiro e mais distante do latim que o português europeu ou e a mesma coisa e porque aqui teve influências por isso tenho curiosidade obrigado poderia me esclarecer
Dificil medir. Talvez um pouco mais por causa das inovações brasileiras.
Sou descendente principalmente de italianos por causa do sobrenome Spinelli na minha família também sou descendente de portugueses judeus e árabes marroquinos gostaria de aprender ao máximo sobre o italiano o hebraico o aramaico e o árabe amo línguas antigas principalmente as semiticas e indo europeias
Praticamente todas as linguas do mundo já estão incluídas em pelo menos um video do canal, explore o acervo do canal digitando MOPC + nome da lingua na caixa de busca do UA-cam ou pela pagina do canal, onde vc encontra playlists temáticas
Você sabe de que região da Itália eram seus antepassados? Se eram do norte provavelmente falavam o Vêneto que é uma língua diferente do Italiano.
@@marcot1678 Eu gostaria de saber de onde da Itália os Spinelli vieram só sei que é de origem de napolitana de napolis
na croácia cada lugar se fala de um jeito
O ladino é um língua falado pelos judeus serfaditas é este do Norte da Itália?
nao
Fiquei confuso, o italiano não é um idioma unificado? E em Maselha não se fala Francês?
Linguas centrais foram impostas sobre as regionais
Sobre as línguas crioulas e mais especificamente o crioulo haitiano: Você acredita que seja possível e interessante a produção de um vídeo explicando um pouco mais sobre esse dialeto? Abraços e parabéns pelo trabalho.
Simm certamente é uma boa pedida, minhas ideias de videos em parte derivam das sugestões que os visitantes escrevem nos comentários, portanto vou colocar a sua sugestão na minha lista.
@@MOPCLinguistica Muito obrigado por considerar a sugestão. Continuarei acompanhando os vídeos e interagindo. Parabéns pelo trabalho!
@@prof.danilo_silva O video sobre as linguas Crioulas e Pidgins já saiu aqui no canal, vc viu? = ua-cam.com/video/zYZ4snrck_Q/v-deo.html
@@prof.danilo_silva ua-cam.com/video/zYZ4snrck_Q/v-deo.html
surtout les créols latins sont d'étudier, mais il est politiquement très vite
Bene?dominus, ora pro nobis peccatoribus,nunc et in hora mortis nostrae. Esse intellectum, omnia tempus habet, quae habet Deum pro tempore,
Linguam anglicam loquor.
As línguas reto-românicas são também galo-românicas.
Está língua judezmo seria o iídiche ibérico.
, galego e português e a mesma coisa só muda o sotaque minha opinião
Já viu o video de Galego? = ua-cam.com/video/rys_-17-YbU/v-deo.html
Debaquibenesbou
Disse tudo
O andaluz nao e um idioma.
Informa-te mellor
É sim, ou pelo menos ja foi, antes de ser castalhanizado
SEU CANAL É ULTRA RARIDADE. NO BRASIL E NO MUNDO.
Fala língua portuguesa
Então é por isso que eu entendo mais o espanhol da Espanha do que o da América latina
?
Acho que devemos mais ao grego do que ao latim.
Por que?
@@MOPCLinguistica porque a cultura grega está enraizada em tudo. Se você estudar Latim, notará que a influência da língua helênica é muito significativa. Inúmeras palavras nas línguas neolatinas vêm do Grego.
@@conde_concini NÃO NÃO!
ISSO NÃO FAZ DO LATIM UMA LÍNGUA GREGA!
A INFLUÊNCIA DO GREGO NO LATIM É PONTUAL. EM ALGUMAS COISAS!
O MESMO OCORRE COM AS LÍNGUAS NEO LATINAS.
@@conde_concini ALÉM DO MAIS, O LATIM E O GREGO SE ORIGINARAM DA MESMA RAIZ LINGUÍSTICA, O INDU EUROPEU.
LOGO, É NATURAL A EXISTÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS COMUM ENTRE AMBAS AS LÍNGUAS!
Desculpa minha inogarancia mais português europeu e brasileiro são a mesma lingua
de acordo com quem?