Por que eu não trabalho com jogos?

Поділитися
Вставка

КОМЕНТАРІ • 23

  • @Alsteraib985
    @Alsteraib985 Місяць тому +1

    Vídeo sensacional. Parabéns e obrigado.

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому

      Obrigado você pelo apoio!

  • @MichelLacerda
    @MichelLacerda Місяць тому +4

    Eu não faço jogos por isso, ser Eng de software sênior paga bem e as contas chegam e se acumulam muito rápido. Não sei se eu conseguiria focar em um jogo estando desempregado, a pressão psicológica é muito alta.

  • @luizacosta3040
    @luizacosta3040 Місяць тому +2

    Você é um orgulho! ( Gostei do cachorrinho na estante) ❤🙏

  • @lassuli
    @lassuli Місяць тому +1

    Comecei a fazer jogos após estar mais estável financeiramente, eu encaro como hobby, pois eu programo apenas nas horas vagas e em alguns momentos sequer tenho tempo para evoluir com o básico do jogo. Eu acho essa realidade bem triste porque vários talentos são podados, algumas nem iniciam, outros desistem no meio do caminho devido a pressões financeiras.

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому

      É isso! Me encaixo nessa também e acho muito ruim que as coisas funcionam desse jeito justamente por conta dessa poda que você falou. Fico feliz de ter como levar as coisas no meu ritmo, mas frustrado por não poder dar tanta prioridade quanto gostaria

  • @FernandoPosserPinheiro
    @FernandoPosserPinheiro Місяць тому

    Excelente análise! O mercado de games está girando muito dinheiro, mas boa parte disso está na mão de poucas empresas. Isso é totalmente diferente do mercado de software "normal", que além de ter muito mais empresas, o faturamento do mercado está muito melhor distribuído, fazendo a demanda por profissionais ser mais bem vantajosa

  • @elcio-dalosto
    @elcio-dalosto Місяць тому +1

    Salve, Lucas!
    Caí de paraquedas aqui no teu canal a partir de um vídeo do canal do "GameDev Galáctico", que fez um vídeo falando de uma "provocação" sua sobre Godot, aí vim conferir teu canal e achei interessantíssimo o que vc falou neste vídeo, pois foi justamente o que eu passei ao tentar entrar na área de jogos, desde que iniciei a saga de estudos de games, lá pelo ano de 2013... daí em 2014 tive que parar a faculdade de jogos mas continuei estudando games(nunca concluí nenhum dos meus projetos/toys/protótipos, a maioria feita no Construct2 e 3) mas aprendi bastante sobre, e o que você comenta ali sobre salários na área de desenvolvimento de software para a indústria ao invés de desenvolvimento de games faz total sentido. Hoje eu trabalho como QA numa fábrica de software, recebo um salário legal, e comparando com os salários oferecidos pela indústria de games aqui do Brasil, eu não trocaria de área.
    Ainda estudo desenvolvimento de games e arte em paralelo porque gosto, faço meus projetinhos, mais só por curiosidade mesmo. O cara que pretende ser independente na área de jogos deve abdicar boa parte da vida pra fazer algo acontecer, porque exige muito tempo e esforço mental investido, horas de estudo e prática nas áreas de programação, arte(2d, pixel, vetor, 3d, low e high poly), animação, sonorização, game design, versionamento de código, gestão e distribuição do game na loja, marketing, entender back-end(se for multiplayer), psicologia (pra ter coerência com os feedbacks dados ao jogador), e cara, é muito insano o tanto que o sujeito precisa trabalhar pra construir um jogo, por mais básico que seja.
    Parabéns pelo canal e sucesso!

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому

      Caramba… eu to devendo minha parte dessa colaboração com o galático até hoje kkkk eu perdi a gravação que eu fiz desenvolvendo o projeto em unity e acabei nunca refazendo.
      Concordo totalmente com o que você falou e principalmente se tem tempo/disposição pra fazer os jogos por prazer sem ser seu ganha pão, parece o cenário que vai te manter com mais sanidade (mas depende muito de ter tempo mesmo pra não abrir mão de outras coisas)
      Valeu demais pela mensagem!

    • @RPAS1
      @RPAS1 Місяць тому

      ​@@cuca_devOlá abençoado! Você tem algum contato para que eu possa falar com você? Tenho uma proposta.

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому

      No link da descrição tem o meu contato. Eu não deixo mais o e-mail solto por causa de bots de scrapping que ficam mandando spam 😅

  • @jefersonmartin9239
    @jefersonmartin9239 Місяць тому +1

    Eu sigo no desenvolvimento de jogos como hobby. Tive a oportunidade de fazer estágio pra desenvolvedor de jogos mas, abandonei e fiquei como desenvolvedor web. Uma coisa que percebi é, quando eu faço jogos eu quero fazer meus jogos, minhas ideias. Tem que lembrar que, quando tu trabalha pra outros, não vai ser sempre que tua ideia importa, caso tu não for o game designer, tu só faz seu trabalho e é isso, por mais que tu ache que tá ficando bem diferente do teu gosto. Trabalho é trabalho, só tenta não trabalhar com oque tu odeia mas, busque a grana, pq trabalhar dá trabalho.

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому +1

      Exatamente! Eu estou muito mais disposto a vender minhas horas por algo que eu “sei fazer bem” (código) do que algo que eu gosto muito de fazer (jogos), então mesmo que eu realmente goste de programar no geral, consigo essa interseção entre algo que funciona bem pra mim. Só preciso conseguir dedicar mais tempo e organização pra manter o hobby e não deixar meus projetinhos parados hehe

    • @cafunguinha
      @cafunguinha Місяць тому

      Eu não entendi muito bem... Você possui algum exemplo ou idéia do que seria um "projeto indesejável" que tu negaria trabalhar até na indústria por conta disso? Eu realmente não entendo.

    • @jefersonmartin9239
      @jefersonmartin9239 Місяць тому

      @@cafunguinha Qualquer projeto de jogo que o produto final não me faça ter interesse (exemplo: Jogo Puzze de celular. Acho a maioria bem chato). Se for para trabalhar para outras pessoas, fazendo o jogo delas por um valor menor do que eu poderia receber como desenvolvedor web, prefiro trabalhar como desenvolvedor web. Em resumo, eu gosto de fazer os meus jogos ou jogos que eu tenho interesse mas, pagando mais a gente faz.
      No estágio que eu iria fazer, eu iria programar oque eles queriam, se eu estou achando que o produto tá ficando chato, não é como se a minha opinião iria valer. Até pq uma coisa que percebi é que design é difícil. É fácil criticar um jogo e falar que é chato mas, projetar algo de forma estratégica pensando nos gatilhos da psicologia nas mecânicas do teu jogo pra tornar um produto bom de fato, é beeem diferente. Sei quase nada sobre design de jogos mas, do pouco que vi relacionado a design na parte de desenvolvimento web, é um campo bem complexo. Imagina a complexidade disso na área de jogos. Tenho meus projetos hoje mas eu já imagino que o jogo deve estar um porre na opinião de muita gente, eu faço focado no que eu quero jogar, sem querer achar que sou capacitado no momento para projetar algo para um público significativo. Pra isso, é preciso estudo de fato na área. Hoje é só eu montandinho meu jogo como hobby, sem perspectiva de ter clientes.

  • @Herbherth
    @Herbherth Місяць тому +1

    Cara, eu nunca estudei formalmente programação e nem tenho vontade de trabalhar nessa área (pelo q vejo de fora, me parece meio tóxico algumas relaçoes, pelo menos comparado com meu trabalho atual), mas as vezes fico imaginando em q nível meu conhecimento se encaixaria se eu trabalhasse na área pq eu sei tanta coisa só aprendendo na prática e perguntando na internet

    • @TempestGameDev
      @TempestGameDev Місяць тому +1

      infelizmente posso afirmar, qualquer área tech tem muita toxicidade, difícil encontrar lugares bacanas, não que não exista.

  • @devjonatas
    @devjonatas Місяць тому

    Realmente é um problema que vejo na minha jornada, eu tenho 17 anos como dev trabalho como full stack e se eu for trabalhar de forma dedicada como jogos não pago as contas hoje. Por isso trabalho part time como freelancer e trabalho part time como game dev. Hoje trabalho ainda poucas horas por semana, acredito que por um longo tempo vou trabalhar ainda como dev full stack freelancer e outra parte vou trabalhar como game dev.
    O bom é que tenho um fluxo de caixa constante e lado ruim é que tudo que for fazer em jogos vai demorar o dobro do tempo por isso penso em lançar alguns jogos pequenos nos próximos anos pra ganhar um pouco de xp. Quanto a vaga em studios eu desisti de tentar pelos motivos que você falou eu não tenho experiência com jogos e o valor que vão me pagar vai ser menos do que eu ganho trabalhando como freelance em desenvolvimento web. Como não estou no Brasil ainda teria a oportunidade de ter um valor legal se conseguir uma vaga na Alemanha pois por lei tem que pagar um piso mas, por outro lado também é bem difícil e com essa onda de demissões eu prefiro ainda tentar por enquanto um trabalho solo.

  • @menteirradiante1307
    @menteirradiante1307 Місяць тому +1

    fala lucas blz. com tanto jogo ruim hoje em dia eu espero que as pessoas criem jogos como arte autoral dando sua visão pessoal; com as engines de hoje muito do trabalho fica automatizado e acho que os desenvolvedores deveriam focar no prazer de criar um jogo. quase todos os desenvolvedores que já vi tem um trabalho principal e fazem jogos nas horas vagas e acho que é o melhor caminho; ganham experiencia e fazem o que gostam. tudo de melhor pra vc e seu canal.

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому

      Muito obrigado, Fabrício! Eu sou muito a favor de tratar como um hobby separado sem necessidade de ser algo comercial, assim a gente consegue fugir das expectativas de mercado e fazer o que tá na moda só pra ter retorno. É triste que seja tão difícil isso ser algo financiamente viável pra artistas digitais conseguirem viver apenas desse tipo de criação, porque tira um incentivo deles e faz com que muitos projetos com potencial nunca vejam a luz do dia 😕

  • @TempestGameDev
    @TempestGameDev Місяць тому +1

    Estudo programação em C# e unity a mais de 4 anos, cheguei trabalhar na ultima empresa a quase 2 anos, criando jogos, mas de fato, mesmo com experiência se recolocar é muito difícil, mesmo com inglês, fazendo algumas entrevistas estou a um mês, só trabalhando nos meus projetos, estou pensando sinceramente em pegar um rumo parecido ao teu, desistir de games.
    Continuo ainda fazendo projetos para meu portfólio e projetos pessoais onde quero lançar na steam, mas mesmo focando muitas horas nisso, não consigo ver uma prospecção muito positiva, desenvolvedor de jogos no brasil é bem complicado...

    • @cuca_dev
      @cuca_dev  Місяць тому +1

      E eu diria que mesmo você se especializando em Unity e C# a maioria dos projetos vai ser estruturado de forma TÃO diferente, usar ferramentas e integrações tão sem padrões definidos entre a indústria que mesmo na mesma engine vai ter sempre uma curva de aprendizado muito maior do que só usar um framework que te “força” a estruturar as coisas de uma forma específica, então só a carga cognitiva da troca entre projetos já acaba sendo muito maior 😵‍💫

    • @TempestGameDev
      @TempestGameDev Місяць тому

      @@cuca_dev Também sinto isso pra falar a verdade, outro fator que me faz querer não trabalhar mais com gamedev, continuar só no tempo livre com isso...