Caramba fiquei meio em choque com essa entrevista. Entrei no vídeo só por curiosidade, moro na Austrália e a última entrevista que eu fiz no Brasil faz mais de dez anos. E aqui, jamais, um entrevistador pode perguntar coisas pessoais como sua idade, onde você mora, com quem você mora, quantos anos tem sua filha??? Isso é completamente irrelevante pra uma vaga de emprego. Aqui, quando eles percebem meu sotaque, assim que eu abro a boca, eles não podem nem perguntar de que país eu sou, só se eu tenho visto válido para trabalhar na Austrália pra evitar justamente preconceito.
Pois é, quando fui fazer entrevista para trabalhar em certo lugar me fizeram tantas perguntas pessoais que saí até mal da entrevista. Ainda bem que não fui chamado.
A maioria das entrevistas são assim, são perguntas pessoais provavelmente pra especialista do RH ter uma noção do aspecto social psicológico do candidato
Aqui no Brasil é absolutamente normal, e eu acho valido, afinal de contas a empresa não esta contratando um robô, a vida pessoal conta bastante, imagina que as resposta fossem: sou solteiro...eu divido um ap com outros 3 colegas... meu hobby é sair com os amigos para bares e balada, nesse caso a situação muda um pouco. E claro, não é apenas para saber da vida pessoal dele, mas saber como ele se comporta diante dessas perguntas e como ele se sai nas respostas.
2023 e o RH brasileiro continua perguntando sobre vida pessoal... Além da fatídica pergunta: "foi uma surpresa ou vocês queriam?"" - Que porra de pergunta é essa?!
@@ONovoProgramador cria conexão falando do que você gosta de fazer no tempo livre.. E se você fosse mulher, ainda iria perguntar com quem ficam as crianças pra "vc" trabalhar (ou se a criança ficar doente).. etc. Muito ruim isso...
Caramba, tenho 23 anos tambem e confesso que fiquei até meio envergonhado vendo esse video kkkkkk, tu fala com uma propriedade imensa, eu chutaria facil que você tem entre 30 e 40 trabalha com tecnologia a decadas
@@duvegPra mim barba deixa a pessoa com aspecto mais velho. Eu tenho um primo que, quando tinha muita barba, parecia ter mais de 30, mas nem 25 anos ele tinha ainda.
Achei o cúmulo do absurdo as primeiras perguntas da recrutadora serem sobre a vida pessoal do candidato. Perguntar idade, se é casado, com quem mora, quantos filhos... Nada disso tem relevância para a contratação. Que bom que ele levou numa boa.
Tbm achei, porém, pra ele que é homem não é relevante mesmo. Para uma mulher seria motivo de eliminação!!! Infelizmente algumas empresas ainda continuam nesses pensamentos arcaicos!!!!
@@dalilasilvaro Discordo, eles evitam contratar homens solteiros e sem filhos dependendo da idade, quem disse isso foi uma amiga que trabalha em RH, segundo eles homem casados e com filhos são mais responsáveis .
@@battosaigatopor isso mesmo este tipo de pergunta não deve ser feita. Pro recrutador mal profissional não inserir seus preconceitos e focar somente no conhecimento em programação
Apesar de dar a impressão, essas perguntas são para questões como salário familia, auxílio creche se for o caso e também moldar o perfil pessoal do candidato.
Eu fui recrutadora por um bom tempo, acredite, essas informações são irrelevantes. A empresa geralmente tem um pacote de benefícios já fechado. Só vai ser necessário saber se ele vai precisar desse tipo de benefício no ato da contratação, pelo Departamento Pessoal. A função do RH é entender perfil técnico e validar fit cultural.
Cara, que massa mano. A todo momento ele foi direto nas respostas e pelo tom da conversa com a moça, ela também deve ter gostado. Tanto que ela já marcou para próxima semana outra entrevista.
Cara, gostei da sua postura. Você foi extremamente direto e conseguiu criar uma conexão legal com a recrutadora sem sequer entrar no âmbito técnico que é o que reuniu vocês dois nesse bate papo.
Comecei com 16 anos, mano. hahahaha De lá até aqui acho que não teve um dia que não olhei pra uma tela com código. O foda é eu ter 23 com cara de 30 por causa do estresse 😪
Ta maluco, apaixonado nesse canal que descobri essa madrugada! E essa recrutadora e o gerente da loja de shopping que eu trabalho fizeram as mesmas perguntas KKKKKK
O que aprendi com essa entrevista, que por sinal, parabéns ao dono do canal, pois irá ajudar muito, é que, referente a essa empresa, o negócio deles é o Famoso "Go Horse". Talvez eu esteja equivocado ao pensar isso, mas é isso que me aparentou quando ela falou sobre produtividade. Perguntas pessoais também acho desnecessário, apenas se tem filhos, cidade onde mora e só. Outro ponto seria contrato, se é PJ não se cobra horas de dedicação, apenas por hora trabalhada ou projeto. Fora isso, gostei bastante de entender como foi, como você se portou e tudo mais. Muito obrigado pelo vídeo, pois tenho certeza que ele vai abrir muito a mente de muitos devs que estão entrando na área
Valeu, irmão! Foi a mesma impressão que eu tive, eles tem algum problema grande que precisam resolver em tempo hábil e, por isso, falaram tanto de produtividade e de fazer as coisas em menos tempo. Valeu a experiência, pelo menos.
Tive a mesma impressão. O conteúdo vai ajudar demais especialmente os mais Jr, esse tipo de vídeo tem que ser aplaudido. Apesar das perguntas controversas e do redflag na empresa/vaga, o candidato foi muito assertivo, devolveu tudo de primeira, fica a dica pra galera mais nova, se preparar bastante antes de qualquer etapa.
cara deixa eu te dar uma dica: no programa que vc usa pra gravar, ativa a opção de dividir as faixas de áudio, e coloca pra dividir no minimo em 2 faixas, pra que vc consiga manipular o áudio do seu microfone de uma forma e o áudio do desktop de outra forma aí vc poderia ter engrossado a voz da mulher sem engrossar a sua voz e o adicional de economizar tempo rs
Muito obrigado cara, seu 2° video que assisto. Obrigado por produzir esse conteúdo, estou estudando atualmente lógica de programação para mudar de carreira. Inclusive já tomei o choque de realidade do seu primeiro video que assistir para quem quer mudar de carreira.
Vou trazer sim, tem a entrevista técnica em edição e ainda a resolução do teste técnico. Fora isso, gravei ontem outra entrevista com outro RH de uma outra empresa, vou postar também.
Cara, eu não sei de qual região vc é, mas 8, 9k para senior e tech lead achei bem abaixo do mercado. Ainda mais PJ. E ser tech lead com 23 anos não é comum não, parabéns.
Opa, eu não passei dados verdadeiros sobre pagamentos anteriores. Se passasse dados verdadeiros a entrevista não ia pra frente, a vaga tinha um limite de 9K. Meu último salário era de 35K hahahaha.
@@misaelbarreto BR mesmo, agora que estou voltando a atenção para a gringa. Atuava como Tech Lead em uma startup de uns marketeiros grandes, agora sou apenas consultor, vou me dedicar a cuidar aqui do canal e em gravar aulas.
Tenho 20 anos e estou começando a trabalhar como auxiliar de TI e também pretendo já esse ano iniciar uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pretendo também futuramente fazer outra de arquitetura de Hardware ou Jogos Digitais. O que me dá medo é eu ter que aprender inglês kkkk mas espero que isso seja de boas
Uma dificuldade que tô encontrando é conseguir a entrevista para a vaga. Já estou estudando a quase 2 anos, consegui somente 2 entrevistas técnicas... Queria conseguir mais chances como essa mostrada no vídeo. Ótimo vídeo man, parabéns.
Arrumar o linkedin e fazer portifolio, quando eu tava procurando emprego ano passado apliquei pra umas 300 vagas e só consegui algumas entrevistas (por sorte, mas sem proposta), dps de arrumar esses 2 pontos (e alguns outros) eu ja não precisava aplicar para vagas, os recrutadores que me abordavam pra participar dos processos então fica ai a dica (sou devops não dev)
rs.. se não tem experiência real, sempre é dificil, pq estudo é bem diferente da realidade, e se não tiver trabalhado em nada, mesmo que não seja da area, tb é ruim.. agora muitos ai querendo começar por cima, achando que já vão entrar com 5k, sinto muito, só a realidade mesmo vai mostrar pra esses cabeçudos ai.
Eu com 33 ouvindo q a primeira pergunta foi idade estou imaginando se a idade seria um fator eliminatório. Esse tipo de perguntas em alguns países é considerado preconceito e é proibido por lei.
Sim vc é mulher e tem mais de 30 anos. No Brasil vc é uma velha que não serve pra nada. Não é a toa que a maioria dos programas são para pessoas com menos de 30 anos. Sem contar quando vc preenche ficha na gupy que pergunta idade. Se perguntar idade, já cai fora. Pq pode ter certeza que eles só querem os mais jovens. Fora do Brasil consegui namorar, sem que meu namorado se importasse com a minha idade. Consegui emprego, sem que se importassem com a minha idade. Consegui estudar, sem que se preocupassem com isso. Brasil é um país extremamente preconceituoso e machista.
Exato! E ainda perguntou a idade da filha, coisa que não tem relação com o trabalho. O foda é voce se incomodar e acabar antagonizando com o recrutador o que acaba custando a vaga
E eu aqui com meus 37 estudando lógica pra depois estudar alguma linguagem de programação, aí vem estes comentários animadores kkkkk que realmente é a realidade 😢
Cara, video muiiiito top, ainda mais o cara divulgado o salario na real mesmo. Faz um video da sua tragetoria, mostrando o que você sabia nos primeiros anos, quanto tempo demorou pra conseguir o primeiro job... gostaria muito de ver sua historia.
Caí de paraquedas nesse vídeo e tive que me inscrever. Parabéns pela transparência do conteúdo, excelente para quem quer ter noção de vdd como que é uma entrevista de programador.
porra mas tb a mina do RH muito querida e fofa, de todas as entrevistas que eu fiz as pessoas do RH eram uns carrascos, n tinham nem 1% do carisma da mina que te atendeu, foda.
Muito bom o vídeo! Estou treinando para fazer a minha primeira entrevista. Já deu para ter uma noção de como é o primeiro contato. Parabéns pelo trabalho!
parabéns demais mano otimo conteudo eu que iniciei agora a aprender esse mundo isso ja dar uma ideia de como se preparar. ganhou inscrito antes de ver o video todo.
Cara tenho 20 e também comecei a trabalhar bem cedo como dev. É muito bom ver alguém numa situcacao similar ser tao calmo, tirou um pouco minha inseguranca kkkk.
Moço, vc está super bem kkkkkk eu com meus 23 (faço 24 já esse mes) estou totalmente insegura pq ainda me sinto estagnada, talvez por ser muito recente minha entrada no mundo de dev (1 ano e alguns meses).
Tava procurando exatamente esse vídeo, vou ter minha primeira entrevista com RH e queria saber como era a dinâmica. Já tive várias entrevistas técnicas em projetos dentro da faculdade, mas nunca uma que focasse mais no lado pessoal. Obrigado por ter postado, me ajudou a ficar mais calmo
Essas intrevistas para area de TI, é bem tranquilo, e depois a parte técnica é melhor ainda, agora faz dinamica em grupo para qualquer área tipo vendas, atendimento, é um inferno de extressante e chato com perguntas engessadas...
Parabéns por sua carreira e adorei ver a entrevista, eu não entendo o porque de tantas perguntas pessoais, ah e notei que seu corpo precisa de mais yang e qì xī sēn lín, toma um like
Pessoal comentando sobre as perguntas pessoais kkkk na época que fiz pra Trainee na Ambev me perguntaram se eu fosse um animal, qual animal seria? Depois fizeram a msm pergunta só que pra veículo tb.
@@ONovoProgramador pois é... cada absurdo kkk foi na Ambev de Agudos, tava no final da faculdade, 2017. O foda tb nessa época, até por ter tido o ciencia sem fronteira, pessoal valorizava demais quem tinha vivencia no exterior, praticamente descartavam quem não tinha.
Acabei de conhecer seu canal e já me inscrevi, muito top. Você trabalha com que stack de programação? Eu acabo fazendo de tudo na empresa kkk... Full stack node (php em projetos antigos), React, banco de dados, filas, cache, infra aws, terraform, Docker, kubernetes, cdn, ci cd etc, eu monto a infra, pipelines, oriento o pessoal nas arquiteturas dos projetos, ajudo no git (git flow, rebase, trunk based) também para não ficar desorganizado... só não ganho bem na empresa atual kkk...
Faz muito tempo que não faço uma entrevista com tantas perguntas "a maneira antiga" assim. Não lembro a última vez que me fizeram tantas perguntas pessoais, por qual motivo eu saí do meu último emprego, minhas características pessoais e etc. Tudo isso pra 8k PJ, tenso!
Caramba, nunca nenhum entrevistador me perguntou com quem eu moro. Que pergunta esquisita! Outra pergunta estranha: qual era a sua remuneração? Acho que depois de senior nunca me perguntaram mais isso. Muitas perguntas pessoais que não têm a ver com as habilidades e conhecimento relacionado ao trabalho.
Eu quero iniciar em uma empresa assim, eu comecei na faculdade de Eng. de Soft. dia 10/10. e hoje sei que comecei tarde demais tenho 35 e desde os 12 queria ser desenvolvedor.
Vídeo muito massa cara, comecei aos 13 programar, hoje já sou senior na empresa atual... Eu também gravo todas minhas entrevistas, mas não tenho coragem de postar kkkk E a maioria tem muitas informações sobre a empresa, acho que é complicado.
@@idkcs2caraca mano que massa e tu ainda joga rp, quero ser q nem vc quando crescer, tenho 14 anos, vou cursar ensino médio integrado de automação industrial porque não achei nada relacionado a esse Ramo de programação, também estou tentando uma vaga no IF para fazer ensino médio integrado de informática para internet
Acabei parando com o RP mano, eu ficava mt tempo jogando kkkkkk mas cara, se você quer ser programador a melhor dica que eu te dou é correr atrás por conta, buscar uns estágios... Nunca você vai saber tudo, então estuda o básico do básico e tenta uma oportunidade... Procura uns vídeos de lógica de programação, faz uns sites ou aplicativos bem básicos pra ir treinando e usa eles de portifólio pra achar as vagas. Anota tudo que os recrutadores forem te perguntando nas entrevistas (caso não passe), estude , e vai tentando outras...@@Danzv7
Foda quando a mulher nao sabe nada da vaga e ta mais perdida q junior na entrevista, nao faz ideia do que é a vaga e vc precisa ficar perguntando pra pessoa o que a vaga espera enquanto vc fica falando o seu leque de skills e experiencia... Toda entrevista q me chamam é isso kkkkkk, eu entrevisto o entrevistador
Para as pessoas novas que estão chegando, se inscrevam no canal e assistam esse vídeo que fizemos sobre como se portar em uma reunião: ua-cam.com/video/1AEc30Do97E/v-deo.htmlsi=BjhxhyEpLBABMkdS Lá trago várias dicas valiosas que tenho certeza que vão ajudá-los a se sentirem seguros nas reuniões.
Caro, se puder me dar uma dica seria eternamente grato. Quero migrar de profissão, tenho 47 anos e acredito que não há limites quando se fala em alcançar seus sonhos, tenho família e uma vida constituída, casa própria, carros, mas cansei de atuar como consultor, descobri um curso de programador de Python no valor de R$ 4.100,00, achei o valor salgado, a proposta é que em 08 meses eu sairei sabendo programar com qualidade essa linguagem, claro que isso dependerá muito do tempo e do quanto eu me dedicarei para isso, minha dúvida é; por ser intitulado um curso livre, portanto apenas técnico, como o mercado de trabalho me enxergará? Vale a pena fazer esse curso, trabalhar na área e paralelo a isso fazer um curso EAD tecnológo, com certificação que levará 2 anos e meio? Ou vou direto para o tecnólogo, paralelo a isso vou fazendo cursos em linguagem Python e Java script por exemplo mas de contra partida espero a conclusão do curso para me lançar no mercado de trabalho? Desculpa se fui extenso, mas no meu caso em específico o tempo é meu inimigo, sei que existe preconceito para pessoas da minha idade na área de tecnologia.
O vídeo apareceu pra mim por acaso e resolvi assistir. Algumas coisas me chamaram a atenção e vou até gravar um video pra um canal de tech que tenho. A primeira coisa foi o incômodo das pessoas em responder as perguntas pessoais. Acho que ela cometeu alguns erros, como dar a opinião se você é novo ou não, perguntar com quem mora e último salário. Quando estou conduzindo entrevistas, eu começo me apresentando como pessoa e depois abro pro candidato fazer mesmo. Isso ajuda o papo a fluir melhor e nunca recebi um feedback negativo das pessoas por fazer essas perguntas. Mas talvez pra esse primeiro contato da tech recruiter não faça sentido ela se apresentar. De qualquer forma, meu ponto aqui é, a empresa não está levando só o profissional, é importante a empresa te conhecer tb. Não fique ofendido com isso, você é uma pessoa e não um robô. Outro ponto, se vc não achar adequado a pergunta, sinalize que não vai responder, por exemplo, qual foi seu último salário?. Isso não é relevante pra vaga, mas sua pretensão é. Entenda, você precisa saber seu preço como profissional. De um modo geral, achei a entrevista ruim. As tech recruiters da empresa que eu trabalho conseguem extrair algumas coisas técnicas já nesse primeiro papo e sim galera, quando vou ler o resumo que elas deixam antes de eu iniciar a entrevista técnica, lá tem informações pessoais, idade, casado ou não, filhos e etc. Mas não é uma regra. Pela cultura da empresa que apareceu no vídeo, eu não trabalharia lá
Cara, essa vaga de 8k pra PJ sr é muito baixo, pelo menos é baixo pro padrão de SP. Um Sr Pj começa com 10k, esse valor que te ofereceram está mais para pleno.
Cara, vê só, independente se tu borrou a face da pessoa e de ter tomado cuidado em ocultar detalhes da entrevista ainda assim tu não teve o consentimento da mesma (se teve, ignore o que eu disse). Então se, por ventura, alguém associar alguma coisa ou conseguir fazer o link com o vídeo tu vai pisar bastante em ovos. Não leve esse comentário como algo ruim, é apenas uma dica real mesmo de alguém que já trabalhou bastante com isso no passado.
Nossa escola de programação: lp.onovoprogramador.com/entr1
Caramba fiquei meio em choque com essa entrevista. Entrei no vídeo só por curiosidade, moro na Austrália e a última entrevista que eu fiz no Brasil faz mais de dez anos. E aqui, jamais, um entrevistador pode perguntar coisas pessoais como sua idade, onde você mora, com quem você mora, quantos anos tem sua filha??? Isso é completamente irrelevante pra uma vaga de emprego. Aqui, quando eles percebem meu sotaque, assim que eu abro a boca, eles não podem nem perguntar de que país eu sou, só se eu tenho visto válido para trabalhar na Austrália pra evitar justamente preconceito.
Também achei muito invasivo! Nunca me perguntaram isso.
Pois é, quando fui fazer entrevista para trabalhar em certo lugar me fizeram tantas perguntas pessoais que saí até mal da entrevista. Ainda bem que não fui chamado.
A maioria das entrevistas são assim, são perguntas pessoais provavelmente pra especialista do RH ter uma noção do aspecto social psicológico do candidato
Estou desempregado, procurando e fazendo entrevistas, já faz mais de 2 meses e tá bem esquisito o mercado, tenso.
Aqui no Brasil é absolutamente normal, e eu acho valido, afinal de contas a empresa não esta contratando um robô, a vida pessoal conta bastante, imagina que as resposta fossem: sou solteiro...eu divido um ap com outros 3 colegas... meu hobby é sair com os amigos para bares e balada, nesse caso a situação muda um pouco. E claro, não é apenas para saber da vida pessoal dele, mas saber como ele se comporta diante dessas perguntas e como ele se sai nas respostas.
"Eu estava conservando com outro candidado" kkkkkkkkkkkkkkk parece que faz de proposito pra dizer: ó tem um monte de gente querendo tá!?
Nada legal da parte dela kk bem despreparada
É de proposito e so acontece com empresas/rh ruim
2023 e o RH brasileiro continua perguntando sobre vida pessoal...
Além da fatídica pergunta: "foi uma surpresa ou vocês queriam?"" - Que porra de pergunta é essa?!
Fiquei de cara também, além da pergunta sobre com quem ele mora, sobre o desligamento
Cara, pior que é…
Segundo o que dizem é para criar uma conexão, mas que pergunta merda pra criar conexão, hein? Hahahaha
@@ONovoProgramador cria conexão falando do que você gosta de fazer no tempo livre..
E se você fosse mulher, ainda iria perguntar com quem ficam as crianças pra "vc" trabalhar (ou se a criança ficar doente).. etc.
Muito ruim isso...
Pois é cara, achei estranho essas perguntas pessoais. Tem que achar um jeito de já cortar essas perguntas na primeira
@@ONovoProgramador KKKKKKKKKKK
Caramba, tenho 23 anos tambem e confesso que fiquei até meio envergonhado vendo esse video kkkkkk, tu fala com uma propriedade imensa, eu chutaria facil que você tem entre 30 e 40 trabalha com tecnologia a decadas
Cara, esse tipo de conteúdo é um tesouro. Nunca vi em nenhum outro canal. Muito obrigado
Infelizmente porque pode rolar processo. Quem tem cu, tem medo
O que mais me impressionou nesse vídeo foi você ter 23 anos casado e com 2 filhos! 😅
Já tava surpreso só de saber que ele tinha 23
23 com cara de 38
e ganhando 9500 conto kkkk
@@duvegPra mim barba deixa a pessoa com aspecto mais velho. Eu tenho um primo que, quando tinha muita barba, parecia ter mais de 30, mas nem 25 anos ele tinha ainda.
O seu jeito calmo e direto de responder me tranquilizou para ir a entrevista.. muito bom!
Achei o cúmulo do absurdo as primeiras perguntas da recrutadora serem sobre a vida pessoal do candidato. Perguntar idade, se é casado, com quem mora, quantos filhos... Nada disso tem relevância para a contratação. Que bom que ele levou numa boa.
Tbm achei, porém, pra ele que é homem não é relevante mesmo. Para uma mulher seria motivo de eliminação!!! Infelizmente algumas empresas ainda continuam nesses pensamentos arcaicos!!!!
@@dalilasilvaro Discordo, eles evitam contratar homens solteiros e sem filhos dependendo da idade, quem disse isso foi uma amiga que trabalha em RH, segundo eles homem casados e com filhos são mais responsáveis .
@@battosaigatopor isso mesmo este tipo de pergunta não deve ser feita. Pro recrutador mal profissional não inserir seus preconceitos e focar somente no conhecimento em programação
Apesar de dar a impressão, essas perguntas são para questões como salário familia, auxílio creche se for o caso e também moldar o perfil pessoal do candidato.
Eu fui recrutadora por um bom tempo, acredite, essas informações são irrelevantes. A empresa geralmente tem um pacote de benefícios já fechado. Só vai ser necessário saber se ele vai precisar desse tipo de benefício no ato da contratação, pelo Departamento Pessoal.
A função do RH é entender perfil técnico e validar fit cultural.
mostra a proxima entrevista também irmão por favor, ela é a que mais importa
Cara, que massa mano. A todo momento ele foi direto nas respostas e pelo tom da conversa com a moça, ela também deve ter gostado. Tanto que ela já marcou para próxima semana outra entrevista.
Que bom que gostou, mano! Vai sair na semana que vem a entrevista técnica, já está gravada e agora passando por edição. Vamos pra cima!!
O RH tem peso, se ele for com sua cara, provavelmente manda para a próxima etapa. Sempre trate bem o RH.
@@andreemidio1RH é o setor mais nojento dessas corporações
@@4f52 pode ser, mas tem influência.
kkkkk viaja não cara, sênior é extremamente assediado e procurado, sem sombra de dúvidas ele teria a oportunidade pelo menos de live code
6:09 o que importa o que o cara gosta ou não fora da tecnologia?
Ainda bem que existe um projeto de lei que visa proibir essas perguntas pessoais
Cara, gostei da sua postura. Você foi extremamente direto e conseguiu criar uma conexão legal com a recrutadora sem sequer entrar no âmbito técnico que é o que reuniu vocês dois nesse bate papo.
Valeu, irmão! A regra é sempre deixar para falar de assuntos técnicos com o pessoal da área técnica.
Cara sênior com 23 anos e eu tentando sair do Júnior com 30 kkk
Comecei com 16 anos, mano. hahahaha
De lá até aqui acho que não teve um dia que não olhei pra uma tela com código.
O foda é eu ter 23 com cara de 30 por causa do estresse 😪
Tamo junto na mesma kkkkkk um dia a gente chega lá, ou pelo menos chega perto 😂
Comecei com 14 anos kkkk, hoje com 31, mais da metade da minha vida. O bom é a bagagem de conhecimento e domínio de várias tecnologias.
@@ONovoProgramador é extressante mesmo brother? to fugindo de stress, mas nao sei qual outra carreira poderia ir kk
@@ONovoProgramadoré um sacrifício a se pagar ne mano? hahaha
Ta maluco, apaixonado nesse canal que descobri essa madrugada! E essa recrutadora e o gerente da loja de shopping que eu trabalho fizeram as mesmas perguntas KKKKKK
O que aprendi com essa entrevista, que por sinal, parabéns ao dono do canal, pois irá ajudar muito, é que, referente a essa empresa, o negócio deles é o Famoso "Go Horse". Talvez eu esteja equivocado ao pensar isso, mas é isso que me aparentou quando ela falou sobre produtividade. Perguntas pessoais também acho desnecessário, apenas se tem filhos, cidade onde mora e só. Outro ponto seria contrato, se é PJ não se cobra horas de dedicação, apenas por hora trabalhada ou projeto. Fora isso, gostei bastante de entender como foi, como você se portou e tudo mais. Muito obrigado pelo vídeo, pois tenho certeza que ele vai abrir muito a mente de muitos devs que estão entrando na área
Valeu, irmão!
Foi a mesma impressão que eu tive, eles tem algum problema grande que precisam resolver em tempo hábil e, por isso, falaram tanto de produtividade e de fazer as coisas em menos tempo.
Valeu a experiência, pelo menos.
Tive a mesma impressão. O conteúdo vai ajudar demais especialmente os mais Jr, esse tipo de vídeo tem que ser aplaudido. Apesar das perguntas controversas e do redflag na empresa/vaga, o candidato foi muito assertivo, devolveu tudo de primeira, fica a dica pra galera mais nova, se preparar bastante antes de qualquer etapa.
cara deixa eu te dar uma dica:
no programa que vc usa pra gravar, ativa a opção de dividir as faixas de áudio, e coloca pra dividir no minimo em 2 faixas, pra que vc consiga manipular o áudio do seu microfone de uma forma e o áudio do desktop de outra forma
aí vc poderia ter engrossado a voz da mulher sem engrossar a sua voz e o adicional de economizar tempo rs
Muito obrigado cara, seu 2° video que assisto.
Obrigado por produzir esse conteúdo, estou estudando atualmente lógica de programação para mudar de carreira.
Inclusive já tomei o choque de realidade do seu primeiro video que assistir para quem quer mudar de carreira.
@@vs.shadowban seja bem-vindo, irmão! Obrigado pelo Feedback!
Imagino que voce seja muito cranio, 6 anos de experiência e ja como techlead, muito bom mesmo, parabens irmão.
Mano traz mais entrevista é bom demais! eu como iniciante na area é muito legal ver como é e ter uma visao
Vou trazer sim, tem a entrevista técnica em edição e ainda a resolução do teste técnico.
Fora isso, gravei ontem outra entrevista com outro RH de uma outra empresa, vou postar também.
Cara, eu não sei de qual região vc é, mas 8, 9k para senior e tech lead achei bem abaixo do mercado. Ainda mais PJ. E ser tech lead com 23 anos não é comum não, parabéns.
Opa, eu não passei dados verdadeiros sobre pagamentos anteriores.
Se passasse dados verdadeiros a entrevista não ia pra frente, a vaga tinha um limite de 9K.
Meu último salário era de 35K hahahaha.
@@ONovoProgramador boa hahaha
@@ONovoProgramadormas era foi pela finalização do projeto de 6 meses? Ou por mês?
@@ONovoProgramadoresse vaga de 35K que você atuava era empresa BR ou gringa?
@@misaelbarreto BR mesmo, agora que estou voltando a atenção para a gringa.
Atuava como Tech Lead em uma startup de uns marketeiros grandes, agora sou apenas consultor, vou me dedicar a cuidar aqui do canal e em gravar aulas.
Tenho 20 anos e estou começando a trabalhar como auxiliar de TI e também pretendo já esse ano iniciar uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pretendo também futuramente fazer outra de arquitetura de Hardware ou Jogos Digitais.
O que me dá medo é eu ter que aprender inglês kkkk mas espero que isso seja de boas
Conteúdo verdadeiro, autentico e precioso. Vale ouro demais!!! Muito obrigado!!!!
Achei excelente!
Primeiro vídeo com essa pegada que vi aqui no UA-cam.
Parabéns pela iniciativa! 👏
Uma dificuldade que tô encontrando é conseguir a entrevista para a vaga. Já estou estudando a quase 2 anos, consegui somente 2 entrevistas técnicas... Queria conseguir mais chances como essa mostrada no vídeo. Ótimo vídeo man, parabéns.
Também colega, sou dev iOS. Kkk dois anos estudando, dois apps autorais publicados na Apple Store e somente consegui no máximo 5 entrevistas.
Por curiosidade Julius, está estudando pra atuar em qual área? Estou avaliando o mercado para iniciar os estudos.
Arrumar o linkedin e fazer portifolio, quando eu tava procurando emprego ano passado apliquei pra umas 300 vagas e só consegui algumas entrevistas (por sorte, mas sem proposta), dps de arrumar esses 2 pontos (e alguns outros) eu ja não precisava aplicar para vagas, os recrutadores que me abordavam pra participar dos processos então fica ai a dica (sou devops não dev)
@@juamsvquais seriam as dicas para melhorar o LinkedIn e CV? Algum vídeo?
rs.. se não tem experiência real, sempre é dificil, pq estudo é bem diferente da realidade, e se não tiver trabalhado em nada, mesmo que não seja da area, tb é ruim.. agora muitos ai querendo começar por cima, achando que já vão entrar com 5k, sinto muito, só a realidade mesmo vai mostrar pra esses cabeçudos ai.
Eu com 33 ouvindo q a primeira pergunta foi idade estou imaginando se a idade seria um fator eliminatório. Esse tipo de perguntas em alguns países é considerado preconceito e é proibido por lei.
É complicado, penso isso estando com 39 anos procurando o primeiro emprego com programação.
Sim vc é mulher e tem mais de 30 anos. No Brasil vc é uma velha que não serve pra nada.
Não é a toa que a maioria dos programas são para pessoas com menos de 30 anos. Sem contar quando vc preenche ficha na gupy que pergunta idade. Se perguntar idade, já cai fora. Pq pode ter certeza que eles só querem os mais jovens.
Fora do Brasil consegui namorar, sem que meu namorado se importasse com a minha idade. Consegui emprego, sem que se importassem com a minha idade. Consegui estudar, sem que se preocupassem com isso.
Brasil é um país extremamente preconceituoso e machista.
Infelizmente tem, já escutei entrevista de uma empresa que trabalhei que eles perguntavam idade justamente pra não contratar junior com 30+
Exato! E ainda perguntou a idade da filha, coisa que não tem relação com o trabalho. O foda é voce se incomodar e acabar antagonizando com o recrutador o que acaba custando a vaga
E eu aqui com meus 37 estudando lógica pra depois estudar alguma linguagem de programação, aí vem estes comentários animadores kkkkk que realmente é a realidade 😢
Cara, video muiiiito top, ainda mais o cara divulgado o salario na real mesmo.
Faz um video da sua tragetoria, mostrando o que você sabia nos primeiros anos, quanto tempo demorou pra conseguir o primeiro job... gostaria muito de ver sua historia.
Seria interessante um vídeo mostrando como é uma entrevista com Líder Técnico.
Achei tranquilo, se já não tivesse conseguido minha vaga dos sonhos acho que lidaria de boas com um seletivo convencional como esse
Caraca. Tinha chutado uns 30 pro cara.
Parabéns pela entrevista e obrigado por compartilhar a experiencia com a gente.
Caí de paraquedas nesse vídeo e tive que me inscrever. Parabéns pela transparência do conteúdo, excelente para quem quer ter noção de vdd como que é uma entrevista de programador.
porra mas tb a mina do RH muito querida e fofa, de todas as entrevistas que eu fiz as pessoas do RH eram uns carrascos, n tinham nem 1% do carisma da mina que te atendeu, foda.
Muito bom o vídeo! Estou treinando para fazer a minha primeira entrevista. Já deu para ter uma noção de como é o primeiro contato. Parabéns pelo trabalho!
Vai dar tudo certo, irmão!
Qualquer dúvida ou insegurança entra em contato comigo no direct do Instagram que te ajudo por lá.
Sensacional seu conteúdo amigão, cair de paraquedas em seu vídeo e achei muito bom seu vídeo e transparência otimas!
parabéns demais mano otimo conteudo eu que iniciei agora a aprender esse mundo isso ja dar uma ideia de como se preparar.
ganhou inscrito antes de ver o video todo.
caramba irmão, muito obrigado, bom video para ter uma noção de como funciona! obrigado.
Cara tenho 20 e também comecei a trabalhar bem cedo como dev. É muito bom ver alguém numa situcacao similar ser tao calmo, tirou um pouco minha inseguranca kkkk.
Moço, vc está super bem kkkkkk eu com meus 23 (faço 24 já esse mes) estou totalmente insegura pq ainda me sinto estagnada, talvez por ser muito recente minha entrada no mundo de dev (1 ano e alguns meses).
@@biajkb Tá melhor do que eu kkkkk. Comecei agora e já tenho 24 anos.
@@MarcosSantos-vo7ek vamos todos se abraçar e chorar kkkkkkkkk
me indicar aí pow , tá de bobeira
Conheci um colega que começou com 27, cada um com seu tempo, sua história, sem comparações pra não criar inseguranças desnecessárias gente
Parabéns pelo conteúdo! Considero uma pérola um conteúdo deste tipo.
Esse tipo de conteúdo agrega muitoo!
Valeu meu mano, isso vai me ajudar na hora que eu for uma entrevista..
Nossa quanta pergunta pessoal que coisa horrivel.
Muito bacana! Obrigado por compartilhar essa experiência (y)
Que conteúdo massa irmão!! Me deixou mais tranquilo para as próximas entrevistas!! Deixei meu currículo no link do comentário!! Vlw!!
Cara, muito obrigado. Isso já me deu uma nova visão sobre as entrevistas. Sucesso pra você.
Tava procurando exatamente esse vídeo, vou ter minha primeira entrevista com RH e queria saber como era a dinâmica. Já tive várias entrevistas técnicas em projetos dentro da faculdade, mas nunca uma que focasse mais no lado pessoal. Obrigado por ter postado, me ajudou a ficar mais calmo
Essas intrevistas para area de TI, é bem tranquilo, e depois a parte técnica é melhor ainda, agora faz dinamica em grupo para qualquer área tipo vendas, atendimento, é um inferno de extressante e chato com perguntas engessadas...
Muito da hora essa ideia, mas amigo, 23 anos?????? Nunca q eu diria isso kkkkk, sucesso cara!
TI envelhece mano 😢
kkk ninguém diz, eu tenho 31 e me sinto jovem perto dele
@@motoristacaduco gratuidade mano kkkk
23 anos com 2 filhos... uma maquina!
gostei do seu curso o novo programador para eu que estou migrando de designer gráfico para esta area
Obrigado por compartilhar essa experiência. Muito bom.
Seria muito interessante postar uma entrevista técnica também
Ai chega na reuniao com o gerente de ti ai ele vai te perguntar algo da area ai vc vai buscar no gpt hahaha é de ferrar😅😅😅😅😅
Vim pelo Mano Deyvin (Chorume). Fiquei interessado em ver o restante
Brabo demais, irmão!
Achei que pediu pouco, hein? 😊
Caralho. Que inspirador.
Vou comprar o curso na sexta-feira. Vamo que vamo!
Booa! Te aguardo lá, irmão! Vamos juntos.
Compra o curso dele aí trouxa
Entrevista que pergunta o seu salário atual realmente é bem complicada, além de várias perguntas pessoais
uou finalmente, top d mais
vim pelo canal mano deyvin !! :D
hahahaha, acabei de assistir. Bem vindo, mano!
Esse vídeo é um tesouro nacional
Não entendi o porquê do povo aqui nos comentários reclamando da mulher fazer perguntas pessoais. Achei a mulher super simpática, sei lá 👁👄👁
Primeira vez que estou vendo uma entrevista da area, sempre tive essa curiosidade
Pelo menos aqui no Canada nao tem nada de perguntas pessoais.
É good morning/bonjour, direto ao ponto.
Aqui no Brasil é:
Marrapaz, tu vai conseguir cuidar dessa penca de filho e trabalhar? Bom dia!
hahahaha
Pior que é isso mesmo, problema é que a gente acostuma com esse tipo de pergunta mas não deveria@@ONovoProgramador
cheguei no canal e ja se inscrevi, espero mais videos kakakaa, parabens mn muito bom seu conteudo
Estou iniciando estudos pra tentar migrar de área e simplesmente fiquei chocado com os 9,500 q ele ganhava no emprego anterior, caracaaaa q show
Pra motivar mais, com mais senhoridade já ganhamos mais de 18k
Bons estudos
ele não falou o salário real, vi um comentário que ele disse que o último salário de foi de 35k
Muito bom... Fala mais sobre fábrica de software como vc disse no fim do vídeo!
Parabéns por sua carreira e adorei ver a entrevista, eu não entendo o porque de tantas perguntas pessoais, ah e notei que seu corpo precisa de mais yang e qì xī sēn lín, toma um like
Muito bacana o conteúdo, talvez seja uma boa, trazer mais conteúdo de dicas de como entrar na área , muito bom !!!
Cara queria ter tido um video desse quando eu fui entrar no mercado a muitos anos atrás, parabéns pelo conteudo cara xD
Estou desempregado, procurando e fazendo entrevistas, já faz mais de 2 meses e tá bem esquisito o mercado, tenso.
Tem curso, faculdade, curso técnico? se não é tenso mesmo.
@@Igorous11 Tenho 20 anos de experiência, formado em ciência da computação, várias certificações.
Também estou na mesma irmão, tá meio estranho o mercado mesmo.
Novo programador sempre criando novos "VARCHAR" pra esse mundao
Te amo cara!!!
Eu me sentiria extremamente desconfortável com esse tanto de pergunta pessoal, só faltou perguntar o número da frente e verso do seu cartão de crédito
Pessoal comentando sobre as perguntas pessoais kkkk na época que fiz pra Trainee na Ambev me perguntaram se eu fosse um animal, qual animal seria? Depois fizeram a msm pergunta só que pra veículo tb.
HAHAHAHAHAHA, nunca tinha ouvido falar desse tipo de pergunta, mano
@@ONovoProgramador pois é... cada absurdo kkk foi na Ambev de Agudos, tava no final da faculdade, 2017. O foda tb nessa época, até por ter tido o ciencia sem fronteira, pessoal valorizava demais quem tinha vivencia no exterior, praticamente descartavam quem não tinha.
kkkk, 3:45 Vitor, é vc esta disponível no mercado ou esta trabalhando atualmente? Não estou disponível... Fim da entrevista!
Acabei de conhecer seu canal e já me inscrevi, muito top.
Você trabalha com que stack de programação?
Eu acabo fazendo de tudo na empresa kkk... Full stack node (php em projetos antigos), React, banco de dados, filas, cache, infra aws, terraform, Docker, kubernetes, cdn, ci cd etc, eu monto a infra, pipelines, oriento o pessoal nas arquiteturas dos projetos, ajudo no git (git flow, rebase, trunk based) também para não ficar desorganizado... só não ganho bem na empresa atual kkk...
Caralho é muita coisaaaa
@@lirio-do-vale😂
Faz muito tempo que não faço uma entrevista com tantas perguntas "a maneira antiga" assim. Não lembro a última vez que me fizeram tantas perguntas pessoais, por qual motivo eu saí do meu último emprego, minhas características pessoais e etc. Tudo isso pra 8k PJ, tenso!
Show demais.
essa empresa tem cara de ser bomba, provavelmente eu ficaria aí enquanto procuraria outra vaga
Tem cara, não. É bomba mano hahaha
@@ONovoProgramadordesculpa a pergunta pode parecer besta mas estou iniciando na área. Porque séria bomba?
Com 23 Anos e já é bom em programar eu com quase 21 Ainda aprendendo
Programador tem 23 com cara de 35…ti não é fácil gente vive envelhece 10 anos a cortar da data de aniversário kkkk
Tô com cabelo branco já 😢😂
Dechamps quase 40 com cara de 20.
Vídeo sensacional!
Muito bom ó conteúdo
Caramba, nunca nenhum entrevistador me perguntou com quem eu moro. Que pergunta esquisita!
Outra pergunta estranha: qual era a sua remuneração? Acho que depois de senior nunca me perguntaram mais isso.
Muitas perguntas pessoais que não têm a ver com as habilidades e conhecimento relacionado ao trabalho.
Se o cara ganhava pouco, eles certamente ofereceriam uma remuneração muito mais baixa.
@@guto2755por isso é bom mentir akakaka
Brabo!
Muito parecido com toda entrevista de emprego !.
Poucas variações
estranho q a maioria dessas perguntas sao ILEGAIS nos EUA e Canada.
Traz o vídeo da entrevista técnica =D
Cara que conteúdo rico
2:00 praticamente ela queria te colocar no bolsa família, é isso
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Muito bom mano.
Eu quero iniciar em uma empresa assim, eu comecei na faculdade de Eng. de Soft. dia 10/10. e hoje sei que comecei tarde demais tenho 35 e desde os 12 queria ser desenvolvedor.
Vídeo muito massa cara, comecei aos 13 programar, hoje já sou senior na empresa atual... Eu também gravo todas minhas entrevistas, mas não tenho coragem de postar kkkk E a maioria tem muitas informações sobre a empresa, acho que é complicado.
Tá com quantos anos agora mano?
Na empresa que eu trabalho tem um P.O. que tem 17 anos kkk E ele é muito bom.
To com 21 kkk quase 22. A meta é um trampo na gringa agora kkk@@JonatanEdOrtiz
@@idkcs2caraca mano que massa e tu ainda joga rp, quero ser q nem vc quando crescer, tenho 14 anos, vou cursar ensino médio integrado de automação industrial porque não achei nada relacionado a esse Ramo de programação, também estou tentando uma vaga no IF para fazer ensino médio integrado de informática para internet
Acabei parando com o RP mano, eu ficava mt tempo jogando kkkkkk mas cara, se você quer ser programador a melhor dica que eu te dou é correr atrás por conta, buscar uns estágios... Nunca você vai saber tudo, então estuda o básico do básico e tenta uma oportunidade... Procura uns vídeos de lógica de programação, faz uns sites ou aplicativos bem básicos pra ir treinando e usa eles de portifólio pra achar as vagas.
Anota tudo que os recrutadores forem te perguntando nas entrevistas (caso não passe), estude , e vai tentando outras...@@Danzv7
Conteúdo foda!
Foda quando a mulher nao sabe nada da vaga e ta mais perdida q junior na entrevista, nao faz ideia do que é a vaga e vc precisa ficar perguntando pra pessoa o que a vaga espera enquanto vc fica falando o seu leque de skills e experiencia... Toda entrevista q me chamam é isso kkkkkk, eu entrevisto o entrevistador
Hahahahahaahaahaha
Pior que ela ficava o tempo todo olhando para o computador para ler sobre a vaga
Talvez pq eu moro fora do Brasil mas como assim: qual sua idade? Idade dos filhos? Q q tem haver com a vaga? Deve ser cultural… doideira
Para as pessoas novas que estão chegando, se inscrevam no canal e assistam esse vídeo que fizemos sobre como se portar em uma reunião:
ua-cam.com/video/1AEc30Do97E/v-deo.htmlsi=BjhxhyEpLBABMkdS
Lá trago várias dicas valiosas que tenho certeza que vão ajudá-los a se sentirem seguros nas reuniões.
Aqui tem perguntas e respostas?
Caro, se puder me dar uma dica seria eternamente grato.
Quero migrar de profissão, tenho 47 anos e acredito que não há limites quando se fala em alcançar seus sonhos, tenho família e uma vida constituída, casa própria, carros, mas cansei de atuar como consultor, descobri um curso de programador de Python no valor de R$ 4.100,00, achei o valor salgado, a proposta é que em 08 meses eu sairei sabendo programar com qualidade essa linguagem, claro que isso dependerá muito do tempo e do quanto eu me dedicarei para isso, minha dúvida é; por ser intitulado um curso livre, portanto apenas técnico, como o mercado de trabalho me enxergará? Vale a pena fazer esse curso, trabalhar na área e paralelo a isso fazer um curso EAD tecnológo, com certificação que levará 2 anos e meio? Ou vou direto para o tecnólogo, paralelo a isso vou fazendo cursos em linguagem Python e Java script por exemplo mas de contra partida espero a conclusão do curso para me lançar no mercado de trabalho? Desculpa se fui extenso, mas no meu caso em específico o tempo é meu inimigo, sei que existe preconceito para pessoas da minha idade na área de tecnologia.
O vídeo apareceu pra mim por acaso e resolvi assistir. Algumas coisas me chamaram a atenção e vou até gravar um video pra um canal de tech que tenho.
A primeira coisa foi o incômodo das pessoas em responder as perguntas pessoais.
Acho que ela cometeu alguns erros, como dar a opinião se você é novo ou não, perguntar com quem mora e último salário.
Quando estou conduzindo entrevistas, eu começo me apresentando como pessoa e depois abro pro candidato fazer mesmo.
Isso ajuda o papo a fluir melhor e nunca recebi um feedback negativo das pessoas por fazer essas perguntas.
Mas talvez pra esse primeiro contato da tech recruiter não faça sentido ela se apresentar.
De qualquer forma, meu ponto aqui é, a empresa não está levando só o profissional, é importante a empresa te conhecer tb. Não fique ofendido com isso, você é uma pessoa e não um robô.
Outro ponto, se vc não achar adequado a pergunta, sinalize que não vai responder, por exemplo, qual foi seu último salário?. Isso não é relevante pra vaga, mas sua pretensão é.
Entenda, você precisa saber seu preço como profissional.
De um modo geral, achei a entrevista ruim. As tech recruiters da empresa que eu trabalho conseguem extrair algumas coisas técnicas já nesse primeiro papo e sim galera, quando vou ler o resumo que elas deixam antes de eu iniciar a entrevista técnica, lá tem informações pessoais, idade, casado ou não, filhos e etc. Mas não é uma regra.
Pela cultura da empresa que apareceu no vídeo, eu não trabalharia lá
Cara, essa vaga de 8k pra PJ sr é muito baixo, pelo menos é baixo pro padrão de SP. Um Sr Pj começa com 10k, esse valor que te ofereceram está mais para pleno.
Grava a entrevista tecnica tambem mano
Cara, vê só, independente se tu borrou a face da pessoa e de ter tomado cuidado em ocultar detalhes da entrevista ainda assim tu não teve o consentimento da mesma (se teve, ignore o que eu disse). Então se, por ventura, alguém associar alguma coisa ou conseguir fazer o link com o vídeo tu vai pisar bastante em ovos. Não leve esse comentário como algo ruim, é apenas uma dica real mesmo de alguém que já trabalhou bastante com isso no passado.