ENCONTROS COM LOBATO - XXVII ENCONTRO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 чер 2024
  • ENCONTROS COM LOBATO - XXVII ENCONTRO
    Desvendando Godofredo Rangel:
    incursões a partir (e para além) de A barca de Gleyre
    Camila Russo de Almeida Spagnoli
    20 de junho de 2024. 19H00 - 21H00 (horário de Brasília)
    CERTIFICADO PARA OUVINTES
    O link para assinar a lista de presença será divulgado durante o evento.
    O escritor mineiro Godofredo Rangel é figura continuamente associada ao também escritor Monteiro Lobato. Uma longa correspondência entre eles perdurou por mais de quarenta anos, amizade epistolar registrada em A barca de Gleyre, coletânea que Lobato organizou e publicou pela Companhia Editora Nacional em 1944. Conhecidas do público leitor são as cartas de Monteiro Lobato. O que aconteceu com as respostas de Godofredo Rangel? Por que elas não foram publicadas? Onde estão? Se existem, quem as conserva? Estas são interrogações que se tornaram recorrentes àqueles que se deparam com essa conversa de voz única.
    Apenas em 1984, uma edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais estampou dezessete cartas, até então inéditas, assinadas por Rangel e dirigidas a Lobato. Essas missivas recobrem o período 1905-1945, pulando longos intervalos. Valendo-se do conjunto dessa conversa escrita entre Rangel e Lobato - apesar das lacunas, do processo de edição das cartas e da pequena parcela publicada do interlocutor lobatiano - quais caminhos podem ser lançados à luz quando se trata do escritor de Vida ociosa? Assim, Camila visa recuperar em sua fala vestígios e inferências da voz de Rangel nas cartas que contribuem para a pesquisa e o resgate da vida e da obra deste escritor em cuja produção literária poucos estudos se detiveram, embora ele tenha ocupado cadeira na Academia Mineira de Letras.
    Observatório Lobato: www.observatoriolobato.org
    Equipe responsável pelos Encontros com Lobato:
    Prof. Dr. John Milton
    Profa. Dra. Vanete Santana-Dezmann
    Taís Diniz Martins
    Profa. Dra. Denise Bertolucci
    Ana Paula Negrão Ferreira
    O Observatório Lobato é composto por um grupo de pesquisadores e demais pessoas interessadas por Monteiro Lobato e sua obra que têm como traço distintivo o fato de não guardarem qualquer tipo de preconceito contra o autor e sua obra. Sendo assim, não partem do pressuposto de que o autor e o que ele produziu manifestem preconceito contra determinada etnia ou classe. Analisa-se antes para que, posteriormente, com base em dados e fatos, as conclusões sejam apresentadas. Até o momento, não encontramos traços de preconceito na obra do autor - possibilidade que não é excluída uma vez que, como ser humano, o autor deve ter apresentado não apenas qualidades positivas. Encontramos, porém, comprovações - em sua biografia e obra - de que muito fez para minimizar os preconceitos de sua época. Nossas análises que resultam em tais comprovações se encontram publicadas em livros e artigos que podem ser encontrados em nosso site. Aproveitamos para esclarecer que apontar na obra de Lobato seu esforço para denunciar as injustiças que foram e continuariam sendo praticadas contra as pessoas da etnia negra no Brasil e nos Estados Unidos não significa negar o racismo e o mal por ele causado, muito pelo contrário. Que a luz da razão ilumine nossas mentes e dissipe as trevas em que conceitos que precedem a análise insistem em se esgueirar.

КОМЕНТАРІ • 2