Tenho 81 anos, familia católica e sou lobatiana de raiz. Gostaria de lembrar que no início da TV em São Paulo havia um programa com as aventuras do pessoal do Sítio do Picapau Amarelo. A Emilia era representada por Lucia Lambertini e Narizinho eu desconfio que era Nivea Maria. Idos de 1952. Não tinha video era tudo ao vivo, então tinha um intervalo de lanche onde eles comiam Marmelada Branca Marca Peixe. Eu era adolescente e não resisti, reclamei por carta pelos bolinhos de tia Nastácia. Ligaram para minha casa e avisaram que daí por diante voltariam bolinhos, alternados com a marmelada! E no inicio do programa seguinte falaram o meu nome e disseram que iam atender meu pedido.Foi meu instante de celebridade!
Lena, uma amiga minha cursou e terminou o bacharelado com mais de 60. Aos 80 foi prestar serviço ao seu antigo posto junto à Secretaria de Cultura do Estado. Nunca é tarde!
Tenha força e faça. Eu fiz aos 50 anos e me comportei melhor que muitos jovens. Tinha interesse em aprender e não decorar. Levei numa boa o curso inteiro. Foi uma grande conquista na minha vida. Então anima e vá em frente.
Lembrei do episódio do Chaves onde o professor Girafales fica teorizando sobre o drama da vida de fome do Chaves enquanto se empanturra com bolachas e não divide com o mesmo. É fácil amar a humanidade, difícil é amar o próximo. É fácil amar o planeta e o meio ambiente, difícil é reciclar seu próprio lixo, é fácil falar de justiça social, difícil é tratar a empregada como uma igual e lhe pagar um salário mais digno.
Paulo Barbieri estava lendo um diálogo em o Auto de barca do inferno onde alguém que se achava bom se espantava ao estar sendo condenado. Adoramos jogar nossa liberdade de fazer o bem nas costas do governo ou da sociedade. No fim, nem o bem é feito e nem nossa liberdade é garantida
A coisa mais chata é Patrulha ideológica Que saco ! Cada epoca tem sua época ...do que não gostarem não leiam mas não encham o saco ! Quando pequeno li tudo de Monteiro Lobato ... incriveis aventuras no início de minhas incursões pela lingua portuguesa ... uma Escola . o resto fica na maldade desta turma cheia bobeira na cabeça
Essa história da cozinheira do Monteiro Lobato também me deixou com certa mágoa dele, mas me fez refletir na nossa própria atuação na sociedade... talvez não tenhamos a intenção de mudar o mundo todo, mas podemos e devemos tentar elevar a vida de quem nos rodeia, pelo menos das pessoas que frequentam nossas casas!
Vc não pode culpar Monteiro Lobato por algo que não dependia dele. Vc sabe se a velhinha não teve oportunidades na juventude?Quem sabe se na juventude ela não quisesse saber de estudar? As pessoas mudam.
Eu dei aula por anos para adolescentes. Até que em um desses anos eu trabalhei com alunos da EJA. Foi uma experiência tão impactante que me tornou, sem falsa modéstia, uma professor muito melhor. Eu queria ter começado com eles.
Já faz um bom tempo que acompanho o professor, e não posso deixar de citar um problema que acontece continuamente desde o primeiro vídeo que vi, o problema é, que eles sempre acabam!
O lugar que eu mais aprendi foi na educação de jovens e adultos. Eu fui pra ensinar, mas eu na verdade aprendi, sobretudo, a olhar os seres humanos que estavam lá.
Apresentei a obra de Lobato para minhas três filhas. Aprendemos muito sobre nosso folclore. Ajudou a estudar o passado e saber da escravidão, do preconceito e das desigualdades e injustiças. Refletimos sobre a atualidade e o prejuízo histórico que os negros sofrem. Uma literatura desperta aquilo que já está em nós. Se temos empatia seremos mais solidários. Se somos egoísta nós fecharemos mais.
Lygia Fagundes Telles já declarou numa entrevista: *_“A criação literária? O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor, ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão”._*
Mario Sérgio Cortella tem uma sutileza em construir suas críticas que me fascina. Uma bela história, várias críticas, várias reflexões, embalados num pacote palatável e com grande poder de disseminação. Sua semente foi distribuída e plantada em muitos corações, com certeza.
Cortela,Monteiro Lobato fez tb parte de minha infância, o encantamento era tanto que até hoje,aos 63 anos tenho o lugar dele aqui,dentro de minha memória e de meu coração...nao sinta raiva por ele não ter feito algo a favor da alfabetização de seus empregados velhinhos...os tempos eram outros e a relação de empregado/patrão eram diferentes...havia distância, um certo preconceito tb...costumes,enfim,status...o que não pode acontecer é desconsiderar sua obra magnífica,seu legado cultural e isso o Sr. deixou claro quando usou a expressão "reação equivocada"...excelente tema,sou sua fã.
Grande Cortella, o Brasil se orgulha de pensadores como você. 👏👏👏👏👏👏👏👏 Eu li nos anos 60, na minha infância, a obra de Monteiro Lobato, agradeço a meus pais, foi para mim uma deliciosa referência de Brasil que levei por toda a vida. Sim, um país se faz com homens e livros.
Eu não preciso ser engenheiro nem médico,basta ter um pouco do seu conhecimento,já é o bastante pra mim .....muito obrigado Mário Sérgio Cornélia,que Deus o abençoe.....
Monteiro Lobato foi e ainda é, o melhor e mais educativo autor que o Brasil já teve. Ninguém educou tanto como os livros em que ele colocava desde, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, a ex boneca Emília, e em locais como Narizinho Arrebitado como outros infantis até aqueles de antigos países como a Grécia com tantos pensadores e heróis e sempre mostrando algo de aprendizado importante, como A Aritmética da Emília e outras do gênero. Quando menino, não gostava de leitura e somente em um meu aniversário onde ganhei de presente um livro de Monteiro Lobato, foi que, a custo o lendo, me empolguei com as estórias e cada uma queria ler mais estóreas do Picapau amarelo. Passei a amar a leitura, através dos livros de Lobato e cheguei a ter outros livros dele, até ter uma estante de livros. Isto me fez gostar de ler, o que não acontece com parte de meus amigos e parentes. Assim até hoje, eu com 84 anos, sou um amante da literatura de bons autores. Como disse, tenho amigos e parentes que não tendo conhecido a literatura infantil de Monteiro Lobato, não se ligam a ler livros de qualquer natureza. Pena não saber gostar de algo que seja bom para toda a vida. Tudo isto eu devo Monteiro Lobato, um dos excelentes autores de estórias de todo o mundo. 😊
PROFESSOR MÁRIO SÉRGIO CORTELLA POSSO NÃO CONCORDAR EM TUDO EM QUE VOCÊ FALA MAS TENS TODO O DIREITO DE FALAR, KKKK OBRIGADO POR EXISTIR EM MINHA GERAÇÃO GRANDE FILÓSOFO.
Que história incrível e adorável a do casal de idosos, também a explicação do termo antologia, mas principalmente a da senhora que cozinhava para Monteiro Lobato. Sensacional!
Emocionante! "Há pessoas que escrevem para falar com os outros, há pessoas que escrevem para falar consigo mesmo" (Cortella, 2019). Olha... O quanto esta frase me faz refletir... E eu só posso agradecer, ao professor Cortella, por ser professor de maneira tão exímia. ♥
Amo Cortella... Mas minha infancia foi assombrada por um conto dele quando a prodessora leu um trecho na sala de aula em que falava de "mulatinhas" diminuindo e colocando em um lugar onde eu me senti muito mal, tb pq nao fui poupada pelos coleguinhas de ser comparada a personagem em questao... e assim seguiu por anos uma tiracao de sarro nos intervalos onde coreiam atras com corda falando que iam me açoitar.... batiam corda e quando eu ia pular, batiam mais rapido e falavam... pula escravinha, pula mulatinha... entre outras coisas mais... Respeito o professor e o escritor... mas ele nao escreveu para mim e nem para minha familia. Escreveu para os seus semelhantes.
@@suntzu849 Entendo que tenham esta visão. Mas digo que estudei a vida toda em escola pública" e esta imagem generalizada que fazem não é real. Mesmo "limitadamente" existem bons professores e alunos interessados em conhecimento. Me tornei pesquisadora na área de Frequência sonora e física quântica por conta de minha educação primária. Lia 1 livro por semana obrigatoriamente desde os 7 e isso era primoroso. Os que se interessam estudam sim, se formam sim e colapsam o conhecimento sim. É só uma questão de educação de casa, incentivo familiar, interesse próprio e ação. A responsanilidade não é toda da escola. Eles são orientadores apenas. A responsabilidade e interesse é nosso e de nossos educadores (pais).
Monteiro Lobato era eugenista e usou a literatura infantil propositalmente para difundir os princípios eugenistas no Brasil. É crueldade pura! Um dos maiores inimigos do povo negro do Brasil
@@LuizDLuziaAtor Pois é... Por isso que digo que a mim (quando criança) el atingiu de forma negativa sim! Uma pena, pois fui muito fã do Sítio e só depois de adulta entendi que o autor não era meu amigo. Não fez bem a minha criança
@@LuizDLuziaAtor uma outra época. A escravidão estava recente, linhagem nobre. Já pesquisou a respeito não só de seus pontos anojaveis, mas de seus pontos admiráveis? Como o ótimo pai, que perdera dois filhos, o ótimo filho que perdera dois pais, o homem que CRIOU A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA, o homem que acreditou que o petróleo existia. As convicções extremadas estragam as pessoas.
Eu conheci muitas pessoas assim que cuidavam do jardim para retribuir o aprendizado da escola , faziam hortas...Eu acho bonito ver um idoso se formando ou fazendo algo que realmente ame. Há pessoas que escrevem para falar com os outros e outras escrevem para falar consigo mesma...
A partir dos 10 anos li toda a coleção infantil do Monteiro Lobato mais de 10 vezes cada livro. Não me tornei comunista mas adquiri muito conhecimento sobre o nosso folclore e sobre a mitologia grega nos livros "Histórias de Tia Nastácia", "O Minotauro" e nos dois volumes de "Os 12 trabalhos de Hércules" que li seguramente umas 15 vezes cada. Sobre suas admirações ele citava Jesus, coisa muito estranha para um comunista. Também não me tornei cristão, sou ateu por ser de opinião que o Homem não está à altura de explicar o impenetrável mistério da existência de tudo, por isso existem tantas religiões. Acho que, lendo Monteiro Lobato, aprendi não só a redigir como também, e principalmente, a pensar. (Rio, 1/7/20).
@@diogenesdeoliveira7979 Algumas não... VÁRIAS SURPRESAS! Eu particularmente fiquei muito chocado com a filosofia EUGENISTA entranhada nas obras do Sr.° Monteiro Lobato!
Li os livros do sítio,amava!Não enxergava o preconceito,pois como toda criança ainda não tinha visão crítica.Então muitas vezes achava natural ler tia Anastacia sendo chamada por termos pejorativos.Talvez por isso achasse normal crescer ouvindo me chamarem dessa forma.Até que um dia descobri que não é!
É preciso ter cuidado com essas palestras que fazem,com jeitinho, com inteligência levam as pessoas a acreditrarem no que querem Monteiro Lobato era visionário,questionador,a igreja não aceitaria pessoas com opiniões. O fato de discordar não significa que seja comunista,ele era contra a ditadura venha, de onde vier e na época dele a igreja não podia ser nem questionada. Estão querendo destruir um homem que sabia onde queria chegar...estão querendo tirar até nosso direito de amar uma obra que fez tão bem a todos nós. Eu fico assustada do que são capazes pra implantar esse câncer que é o comunismo. Não acredito em tudo o que escuto,falar bonito não quer dizer que sabe tudo,que é a verdade e por isso temos que mudar nossos conceitos.É preciso analisar com muito cuidado qual é o verdadeiro interesse...Se não tivéssemos tido Monteiro Lobato,talvez hoje não teríamos a chance de mudança que tivemos e por isso temos que abrir os olhos. Li várias biografias de ML,li livros de sua neta falando dele como avô amoroso,brincalhão,como marido,como pai amoroso...Era cristão,amava seu país e não criticava seu povi,criticava o governo que como sempre não tinha a menor intenção em melhorar a vida dos mais necessitados. Esse é o perigo!!! Por isso ML falou da importância de ler pq qdo se tem conhecimento,conhece a verdade e não fica a mercê de pessoas que passam a idéias que não são reais... É fácil analisar qual a intenção de alguém ao escrever uma obra mas só ele próprio sabe o que quis contar,se ele não está aqui pra se colocar ,fica fácil interprtar sua intenção que ao meu ver não tinha nada de comunista,era lutador,falava o que pensava e mostrava um povo abandonado,sem ed,sem saúde,sem nenhuma chance de uma vida digna...mas era um patriota que ao meu ver não defenderia idéias comunistas,como aborto,drogas,etc. Ser contra a um sistema,não significa ser comunista. Vc pode ser contra mas ser dígno,ter caráter,ser leal ao seu país ,ser famíliaJamais esses pricípios fariam parte de um comunists...
Li essa obra de Monteiro Lobato quando menina, não só essa como outras...as quais eu adoro até hoje. Nós crianças viajavamos naquele Sítio Encantado 🥰💞
meu sonho: vou começar pedagogia aos 58 anos ,mãe de 3 filhos ,3 netos e 40 anos de casada,já fiz o vestibular e passei, sempre é tempo ,vou dar aulas ,issonão é o mais importante;realizar um sonho sim
Li e reli Serões de Dona Benta. Um livro onde Dona Benta descreve invenções, descobertas e como funciona a Física. Depois li O Saci e acabei devorando toda a coleção. Hoje leio toda noite um capítulo de algum livro da coleção para minhas netas.. E elas adoram. A mais velha (9 anos) já sabe as histórias de cor.
Excelente palestra 🤗 li Reinacões de Narizinho no final dos anos 60 com 8 anos mais ou menos. Me lembro meu pai chegando com um livro azul de capa dura, rasgada meio sujo, comprado provavelmente num sebo ou brechó! Mas pra mim foi o melhor presente! Li e reli várias vezes me apaixonando pelo sítio, pelo Lobato e pela leitura em geral!!! 😍
Somente hoje entendi o contesto dessa história. José Renato Monteiro Lobato, eu fui várias vezes ao cemitério em SÃO Paulo diante do túmulo dele, pra conversar com ele, o porque? não ensinavam seus funcionários a escrever e ler. Eu tive tanto ódio ao meu coração que penso que o mesmo ficou peludo de falar com um defunto. Penso q valeu a pena falar me desabafei. É por isso prometi nunca mais leria um livro seu Lobato . Agora resolvi tudo isso, com essa pessoa maravilhosa professor Cortella. Obrigado Mestre, hoje começo as minhas leituras tudo bem Monteiro Lobato, vc partiu meu coração até hoje. Eu te perdou nos não sabemos até saber de verdade, cai a ignorância em um abismo sem fim. Obrigado muita gratidão professor Cortella. 🤭😳👍😘🙏🙏
Meu primeiro livro foi História do Mundo para Crianças! - Monteiro Lobato. Ganhei de presente do meu irmão. Sensacional. Sou grato ao meu irmão. Esse é um irmão!
Adoro Monteiro Lobato, a casa dos meus pais sempre foi repletas de livros e a coleção de Lobato nós lemos várias vezes. Censura nunca existiu na minha casa Desde os anos 50 temos todos os livros. Li a maioria desses títulos que vc citou e tenho todos até hoje. E me lembro que há POUCO tempo escolas proibiram Lobato por “racismo” por causa de tia Anastácia ser “ escrava” ...
Como se racismo não existisse,as pessoas ficaram insuportáveis,parecem que são de vidro,eu amava o sítio e nunca vi preconceito nem na minha infância,muito menos hoje.
Ele era racista. Inclusive, fazia parte da Sociedade Eugênica de São Paulo. Ele era declaradamente racista. Logo, é óbvio que isso iria transparecer em sua obra.
Tenho 76 anos, sou de família católica praticante , minha mãe professora e meu pai juiz...e Monteiro Lobato sempre fez parte da nossa biblioteca... desconhecíamos esta proibição.
Nunca fiquei sabendo dessa proibição! Graças a Deus! Meu primeiro livro também foi Reinações de Narizinho! Adorei e me tornei uma leitora para sempre! Tenho 72 anos e me tornei adulta lendo muito,sem conseguir parar,até hoje não consigo viver sem a leitura. Pobre Monteiro Lobato! Sua obra maravilhosa,tão rica , de personagens tão marcantes! Ainda bem que li seus livros!
Cortela é um excelente professor, ele explica com uma simplicidade aquilo que seria complicado de entender, ele tem essa facilidade de repassar para seu público de uma forma agradável.
Esse Sr. Cortela com toda certeza é um ser muito iluminado, acompanho seus vídeos a pouco tempo, mais eu sonho em um dia poder estar perto dele. Que pessoa fantástica meu Deus!
Pessoal, minha pior sequela foi a da memória. Recuperei agora, depois 18 meses da alta médica. São 4 pontos que devem ser realizados em conjunto: exercícios físicos diários, alimentação leve (sem refrigerantes, carnes gordas e embutidos) suplemento importado para memória e, por fim, otimismo. Tudo isso junto. Se deixar de lado um destes itens não terá sucesso, infelizmente. Fica a dica.
Imagine um homem de grandíssimo refinamento no modo de ser e de se portar, sentado ao piano e tocando sem qualquer movimento do corpo e raramente algum movimento dos braços, esse é o Cortella com as palavras...
Eu estudei em seminário de padres em 1976, e lá havia toda a Coleção do Monteiro Lobato, que li quase inteiramente. Para vermos o alto nível intelectual daqueles padres. Só tenho a agradecer por ter tido acesso a este grande Autor tão cedo.
É incrível como detalhes de um trecho da vida simples de alguém conta um fato da história tão inesperado e interessante. Obrigado professor por compartilhar.
Simples: Monteiro lobato, enquanto escritor, contador de histórias e criador de mundos, era genial e extremamente criativo. Já como pessoa, não era tão bom: Se opondo à Ditadura Vargas, foi censurado e se aproximou de pensamentos marxistas, tendo sido chamado para faze parte do partido comunista do Brasil, recusando o pedido. Era amigo próximo de dois dos principais difusores da ideia de eugenia no Brasil e inclusive fez parte da Sociedade Eugênica de São Paulo. E, há alguns anos, foram descobertas cartas em que ele defendia a criação de uma KKK Brasileira.
Monteiro Lobato para mim é imortal. Saudade dos livros que pintaram de dourado a minha Infância. Até hoje tenho um grande respeito por este escritor notável !!
Seu João foi um exemplo de cidadania porque, ao sonhar, procurou superar as lacunas que a falta de oportunidades sociais lhe impuseram. Comparo com muitos professores hoje que, em nome de ideologias, manipulam e empobrecem o horizonte de conhecimentos de seus alunos, numa projeção egoísta de seus sonhos, que defendem às custas de doutrinação. É o inverso do princípio da meritocracia pelo saber.
SABE DE UMA COISA ... NESTA VIDA TUDO VIRA DEBATE E É MUITO BOM VER OS PONTOS DE VISTA E INTERPRETAÇÃO DE CADA UM. MAS O MAIS GOSTOSO SÃO AS DOCES LEMBRANÇA DE UMA INFÂNCIA FELIZ CHEIA DE INOCÊNCIA E IMAGINAÇÃO E TER GRATIDÃO POR MOTEIRO LOBATO TER SUA PARCELA EM TUDO ISSO. MUITO OBRIGADA. DEUS OS ABENÇOE IMENSAMENTE.
Eu li toda obra de Monteiro Lobato enquanto criança não vemos racismo ou maldade alguma, apenas lemos e viajamos nas aventuras do sítio e sua turma até hoje releio.
Tudo eu li de Monteiro Lobato. Sua obra é parte do meu EU , minha infância construída pela imaginação. Gratidão a Deus pelo gênio literário infantil de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato enriqueceu minha infância e minha formação, com suas histórias fantásticas. Por conta de seus livros, me interessei por história e isso me acompanhou vida afora. Ele ampliou meu interesse por diversos assuntos, que trazia em sua prosa de português rico e encantador. Há algum tempo, sua literatura infantil tem sido objeto de revisionismo por conta das referências, especialmente à Tia Anastácia, consideradas racistas e politicamente incorretas. Concordo em gênero, número e grau com a colocação de que não se pode avaliar alguém de outra sociedade e época com os valores atuais. Faça-se portanto a leitura sempre com espírito crítico, porém não se esquecendo de referenciar os valores e a sociedade da época em que determinado texto foi escrito. Sem sectarismo pouco inteligente e com visão histórica. Essa é a forma de não se censurar e jogar fora contribuições de tantos que nos precederam e viveram em sociedades e épocas em que os preconceitos de credo, etnia, idéias, gênero eram bem mais sufocantes que atualmente. É a forma, também, de não se esquecer de pontuar como os valores têm mudado ao longo do tempo e não cabem mais a intolerância e a desigualdade das épocas precedentes. Por mais que tenhamos ainda a conquistar para alcançar uma sociedade mais inclusiva e justa, pode-se ver que já fizemos uma caminhada nesse sentido. O homem Monteiro Lobato não foi perfeito e sua literatura expressa suas crenças, preconceitos e também sua inteligência e criatividade. A César o que é de César.
Nunca fui com a cara das histórias do sítio do pica-pau amarelo que eu lia quando criança por recomendação da minha mãe. Não li outras obras, mas depois que descobri que é um rato eugenista. Acho também seus personagens bem sem graça.
@@thalesbernardomendes8949 Geralmente o ignorante crítica oque não sabe. Pra vcs até o Aristóteles era incel. Vocês não leem nada só sabe balançar bunda hj em dia.
Eu tenho 67 anos e também li Monteiro Lobato, ganhei os livros do meu pai, que era médico e gostava da obra do Monteiro Lobato. As reinações de Narizinho foi um deles.
*_Para Oscar Wilde, “não há livros morais e livros imorais. Há livros bem escritos ou mal escritos. E é só”; já Tolstói dissera certa vez: “eu escrevo livros, por isso sei todo o mal que eles fazem”._*
Nossa fiquei comovida de vdd.Triste pelos sonhos perdidos, oh País... que não temos oportunidade de ser o que queremos ser.A vida deles poderia ter sido tão diferente.
Sonhos perdidos todos temos, mas ele tem sonhos vivos. Aos 90 anos com sua esposa juntos realizando sonhos sem rancores e deixando um jardim de flores , isso para mim é felicidade de alma! Amei esses velhinhos 💕
Seu comentário fez me lembrar de minha mãe...😢 queria tanto lhe ensinar a ler através da literatura brasileira (sou professora de Literatura) Não deu tempo ela faleceu Vc CORTELA É UM SUPER HUMANO ❤❤
Minha infância e adolescência foram pautadas pelos livros de Lobato. Meu pai, embora católico (e com poucos recursos financeiros), comprou-nos muitas de suas obras, que foram lidas por todos os 7 filhos. Livros em geral, em nossa casa, foram uma constante, transformando-nos em leitores ávidos e doadores de livros. Há algumas semanas tive que fazer uma pequena cirurgia e para ocupar-me nas muitas horas de hospital, levei 2 livros. Um senhor me perguntou se eu era evangélica. Eu respondi: "Não, por quê?" "Porque a senhora está sempre lendo."...
@@saviu_o Você é um dos poucos que tem interesse em outras literaturas. No entanto, o problema é mais sério e vai além porquê não há interesse dentro das igrejas e provavelmente essa educação que você adquiriu veio de fora. Para começar a organizar o entendimento: podemos considerar a afirmação de "cristão não lê outras temas" uma afirmação verdadeira. Seja por estatísticas ou por análise científico (de dados). Petencostais, evangélicos "crentes" e até católicos não hortodoxos, infelizmente não tem o hábito de ler um livro por ano se quer por mês - E aqui, quero dizer que eles não foram estimulados à ler outras literaturas. - Já pensou enciclopédia? É claro, que há motivos para que tudo seja dessa forma. No entanto, eu vou pular as etapas lógicas de minhas explicações para não cometer nenhuma injustiça. (Uma coisa é dados, outra é bem diferente é opinião) Mas por experiência pessoal posso fizer que você é uma raridade entre seus pares. Desde a minha infância frequentei inúmeras denominações diferentes que com ou sem dados me fez chegar à alguma conclusões. Uma denominação que me chamou atenção na infância foi na igreja universal (o público desse local é mais sofisticado) e dentro deste local tinha uma pequena biblioteca toda transparente, de vidro, no canto da entrada e saída da igreja. E embora toda literatura era de cunho evangélico-protestante. Das 200 pessoas que frequentava o local, duas entravam na biblioteca. Resumindo: é correto considerar que 99,90% tirando os pastores, é claro. O cristão de hoje em dia não tem hábito/ interesse em ler outros temas a não ser a própria bíblia.
Boa noite Cortela, sou católica também, muito fofa a história do casal, admiro muito pessoas que sentem e demonstram gratidão, neste caso, parece até desconcertante, mas a gratidão e o amor são assim, sem muita compreensão, esse jardim a meu ver , tinha um significado um pouco além da gratidão, uma retribuição ao que a escola representava dentro deles,um desabrochar para o mundo, florido, cuidado e realizado. Feliz 2021 um forte abraço.
Sou muito grata por usar Internet para conhecer e assistir vc .professor.meu filho tentou suicídio aos 17 anos hoje 22.com remédios. eu admiro vc Deus ilumine mais é mais
@@grvideos1 , quando eu li, era muito criança. Não deveria ter nem 10 anos. Faz mais de 30 anos. Nessa idade, nessa época, a gte não tinha discernimento para esse tipo de questionamento...
MARAVILHOSO!!! Enquanto alguns criticam a internet como meio de propagação do que não presta, eu vejo o lado fantástico: Viver para poder assistir uma palestra dessa sem sair de casa.
Eu ganhei do meu pai, na época separado de minha Mãe e eu me sentia sózinha, muita falta dele, essa coleção de Monteiro Lobato recheou minha infancia de muita sabedoria através da fantasia, me deliciei com cada livro, os 12 trabalhos de Hércules, Reinações de Narizinho, imagine se eu imaginei outra coisa a não ser o que estava escrito, me dá raiva saber que era matéria dúbia pretendendo passar outras coisas, é como sujar minha infância, sou grata até hoje a Monteiro Lobato por ter escrito tudo aquilo que me deu muita sabedoria, matemática, portugues, noções de alegre relacionamento entre idosos e negros, animais e bonecos, humanização dos seres da água, da terra, quero que queimem no mármore do inferno esses que identificam maldades nessa obra!! E em todas as outras que construiam seres humanos!! Homens e livros que no momento nossos jovens não gostam de ler, tem problemas para interpretar textos e dificuldades em interpretar a vida! Gratidão Cortella por essa matéria! Acredito sim que ele quiz passar muitos valores, valores humanos, valores de pátria, história do mundo, imagine se a gente com 10 anos estava apta para analisar contextos com o atualidade daquele momento, ele foi sim um grande Pensador, faz falta homens como ele neste momento para devolver nossa legitimidade de Ser!
Eu chorei ao saber que ela trabalhou para Monteiro Lobato. Ja ouvi muitos dizerem que nao era uma pessoa facil, como todos os genios... Seria muito ele admitir uma mudanca na sociedade, alfabetizando a empregada-cozinheira. Mas, eu amava as suas obras. Cresci com Sitio do Pica-pau amarelo e fiquei muito triste ao ver o estado do local onde foi gravado o programa, deveria se tornar um parque museu.
Leonardo Feitosa para o seu conhecimento, estou escrevendo em I'm iPad com teclado em ingles. Ainda nao aprendi trocar para o portugues. Mil perdoes se isso te irritou. Eu nao corrijo pessoas que escrevem de forma erronea, Quando estou no computador, passo para o portugues. Continuo no Ipad neste exato momento.
@@leonardodeassisfeitosa7323 Foi mal ai, não esta mais aqui em comentou, vida difícil essa de ser uma pessoa culta em meio a um bando de ignorantes gramaticais. Pode deixa, vou estudar mais, assim vou poder esfregar melhor meu conhecimento na cara das pessoas.
@@jeniali4377 Mocinha, você sabe dizer o que é eugenia e a ku klux klan? Você conheceu Monteiro Lobato para afirmar que o pensamento dele era racista? "Um pais se faz com homens e livros".
Por isso escrevi o meu primeiro livro - TEXTO PRA TUDO. Obrigado professor!!! “Há pessoas que escrevem para falar com os outros. Há pessoas que escrevem para falar consigo mesmo”.
Olá Sr Cortela, tenho grande apreço e respeito pelo senhor. Estou lendo no momento VIVER , A QUE SE DESTINA. Estou conhecendo sobre a vida e pessoas importantes do passado graças ao diálogo Cortela × Karnal
Emocionante a história dos ''velhinhos'' (caiu um cisco aqui 😭) fica uma grande lição para nós de jamais desistir de nossos sonhos, a vida sem sonho perde - se o encanto. ❤
Também fui alfabetizada lendo a coleção de Monteiro Lobato. Fantástico!!! A história do casal de jardineiros é linda!!! Agora esse Cortella dá sono....
Caraca professor... Sabe...? Eu quero ser filósofo e escritor, antes de tudo isso acredito que possa retribuir a dádiva da vida e me inscrevi para uma faculdade de tecnologia (área na qual já possuo algum know how) e outra de ensino para ministrar aulas de história... Agradeço ao sr por sua companhia e... bom o tempo passa... e o conhecimento também! Obrigado por tudo!
Li toda a coleção infantil de Monteiro Lobato, também por esta época, e não me lembro de haver censura da igreja. Meus pais eram católicos fervorosos e praticantes e compravam estes livros.
Havia, da mesma forma idiota que os neopentecostais falam mal da Disney por pregar, nos filmes atuais (não nos antigos) equidade de sexo. esse povo ortodoxo (judaico, cristão, maometano ou de qualquer outra religião) não sabe o que é tolerância e respeito por opiniões contrárias. Para ser respeitado é preciso respeitar os outros.
@@jaccoudm Pois é, pode ter havido, mas conforme eu disse, meus pais eram católicos praticantes e compravam livros de Monteiro Lobato para seus filhos lerem, portando não generalize nomeando "esse povo ortodoxo".
Fiquei impressionada com a coincidência, porque após ser alfabetizada, em 1961, ganhei o mesmo livro, "Reinações de Narizinho", foi o primeiro livro que li na minha vida, e foi quase que devorado porque fiquei encantada, me marcou profundamente, pois consegui perceber que ler oferecia infinitas possibilidades de prazer, me apaixonei por Monteiro Lobato, e daí nasceu também um grande fascínio pela leitura. E o que mais me impressionava como criança era poder imaginar as cenas escritas, algo que penso que foi roubado das crianças de hoje - o ato de construir cenários e viagens com a imaginação, porque com as telas digitais, tudo está pronto e é mesmo uma grande maldade retirar da vida de uma criança as oportunidades de expandir a imaginação. Quem foi criança antes do surgimento da internet sabe ao que me refiro. Muito grata por suas sábias palavras.
Sou muito seu fã! Você desmonta paradigmas! Você dá um tapa na cara da hipocrisia ksksks sua filosofia é maravilhosa, espetacular! Um ser bem evoluído! Sempre a frente do seu tempo, com muita inteligência e elegância!
Fazer a diferença na vida de alguém, é a missão que um professor deveria tem em seu íntimo, parabéns por ser esse professor. Para além disso, estou por completar toda a obra escrita por Monteiro Lobato, autor que me fez olhar muitas coisas com outra lente. Espero eu aos 55 anos também fazer a diferença como vocês fizeram a mim, grato.
Tenho 81 anos, familia católica e sou lobatiana de raiz. Gostaria de lembrar que no início da TV em São Paulo havia um programa com as aventuras do pessoal do Sítio do Picapau Amarelo. A Emilia era representada por Lucia Lambertini e Narizinho eu desconfio que era Nivea Maria. Idos de 1952. Não tinha video era tudo ao vivo, então tinha um intervalo de lanche onde eles comiam Marmelada Branca Marca Peixe. Eu era adolescente e não resisti, reclamei por carta pelos bolinhos de tia Nastácia. Ligaram para minha casa e avisaram que daí por diante voltariam bolinhos, alternados com a marmelada! E no inicio do programa seguinte falaram o meu nome e disseram que iam atender meu pedido.Foi meu instante de celebridade!
Suponho que Narizinho era Lidia Rosemberg Aratangy, tia do médico de minha amiga.Hoje ela é psicoterapeuta
Que ótimo! Isso era bem próprio do Lobato: atender a uma reivindicação do leitor. Ainda bem que a TV manteve! A senhora foi uma privilegiada...
Olá. Narizinho era Edi Cerri.
@Ricardo Antonio Jovem, preconceituoso e grosseiro.
A Sra aparenta mta lucidez, seus netos têm sorte de poder ouvir suas histórias, sua época foi a melhor, pois pegou tamanha mudança no mundo,!
Assim como seu Antonio queria ser engenheiro com 90 anos.Estou aqui sonhando em cursar uma faculdade de direito aos 53 anos.
Lena, uma amiga minha cursou e terminou o bacharelado com mais de 60. Aos 80 foi prestar serviço ao seu antigo posto junto à Secretaria de Cultura do Estado. Nunca é tarde!
👏🏽👏🏽👏🏽Perfeito!
Eu apoio esta idéia
. . .acho q o nome do velhinho era João 😁
Massa demais!
Tenha força e faça. Eu fiz aos 50 anos e me comportei melhor que muitos jovens. Tinha interesse em aprender e não decorar. Levei numa boa o curso inteiro. Foi uma grande conquista na minha vida. Então anima e vá em frente.
Lembrei do episódio do Chaves onde o professor Girafales fica teorizando sobre o drama da vida de fome do Chaves enquanto se empanturra com bolachas e não divide com o mesmo. É fácil amar a humanidade, difícil é amar o próximo. É fácil amar o planeta e o meio ambiente, difícil é reciclar seu próprio lixo, é fácil falar de justiça social, difícil é tratar a empregada como uma igual e lhe pagar um salário mais digno.
Muito bem colocado.
Paulo Barbieri estava lendo um diálogo em o Auto de barca do inferno onde alguém que se achava bom se espantava ao estar sendo condenado. Adoramos jogar nossa liberdade de fazer o bem nas costas do governo ou da sociedade. No fim, nem o bem é feito e nem nossa liberdade é garantida
A coisa mais chata é Patrulha ideológica
Que saco !
Cada epoca tem sua época ...do que não gostarem não leiam mas não encham o saco !
Quando pequeno li tudo de Monteiro Lobato ...
incriveis aventuras no início de minhas incursões pela lingua portuguesa ... uma Escola .
o resto fica na maldade desta turma cheia bobeira na cabeça
Uau.
Já estou te amando.
claudionetoabccd1967@gmail.com
Fale comigo.
Preciso aprender mais com você.
Arrasou
Poderia ter ensinado simplesmente assim.
Essa história da cozinheira do Monteiro Lobato também me deixou com certa mágoa dele, mas me fez refletir na nossa própria atuação na sociedade... talvez não tenhamos a intenção de mudar o mundo todo, mas podemos e devemos tentar elevar a vida de quem nos rodeia, pelo menos das pessoas que frequentam nossas casas!
Muito bom ouvir essas palestras ou ensinamentos do professor MARIO S CORTELA❤
Vc não pode culpar Monteiro Lobato por algo que não dependia dele. Vc sabe se a velhinha não teve oportunidades na juventude?Quem sabe se na juventude ela não quisesse saber de estudar? As pessoas mudam.
@@TheLosingcontroll , uma mulher, pobre, na década de 1920? Acha mesmo que tinha alguma opção?
@@MARISAMORA3 Uma mulher pobre que trabalhava para um barão. Monteiro Lobato era rico e acredito pagava muito bem seus empregados.
@@TheLosingcontroll ahã...
Eu dei aula por anos para adolescentes. Até que em um desses anos eu trabalhei com alunos da EJA. Foi uma experiência tão impactante que me tornou, sem falsa modéstia, uma professor muito melhor. Eu queria ter começado com eles.
Já faz um bom tempo que acompanho o professor, e não posso deixar de citar um problema que acontece continuamente desde o primeiro vídeo que vi, o problema é, que eles sempre acabam!
Verdade!👍😉
Né?! 🤔
E eu fui buscar na descrição do vídeo a palestra na íntegra
Vdd :'(
"Homi" não faz isso, te julguei nas primeiras palavras, desculpa. Rsrsrs
12:52
"Há pessoas que escrevem para falar com os outros, há pessoas que escrevem para falar consigo mesmo."
Essa frase já renderia um livro...
pesado
Ando escrevendo para mim, por mais que eu não seja escritor.
@@punxbasco2675 Geralmente, são as melhores obras.
Loucura
O lugar que eu mais aprendi foi na educação de jovens e adultos. Eu fui pra ensinar, mas eu na verdade aprendi, sobretudo, a olhar os seres humanos que estavam lá.
Que depoimento bonito/comovente 👏👏👏
Monteiro Lobato amava ler e viajava no tempo saudades da minha infância maravilhosa 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Apresentei a obra de Lobato para minhas três filhas. Aprendemos muito sobre nosso folclore. Ajudou a estudar o passado e saber da escravidão, do preconceito e das desigualdades e injustiças. Refletimos sobre a atualidade e o prejuízo histórico que os negros sofrem. Uma literatura desperta aquilo que já está em nós. Se temos empatia seremos mais solidários. Se somos egoísta nós fecharemos mais.
Lygia Fagundes Telles já declarou numa entrevista: *_“A criação literária? O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor, ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão”._*
Lygia maravilhosa como sempre ❤
Depende dos olhos de que lê!
Lygia 😍
Os comunistas sempre mencionam a cor da pele das pessoas. Não se enganem.
@@marcosnestor1348 ...e a condição financeira.
Mario Sérgio Cortella tem uma sutileza em construir suas críticas que me fascina. Uma bela história, várias críticas, várias reflexões, embalados num pacote palatável e com grande poder de disseminação. Sua semente foi distribuída e plantada em muitos corações, com certeza.
Com certeza Marcos. Em tempos de imbecilidade coletiva é muito bom ouvir algumas vozes que nos fazem acreditar que é possível ser humano.
Cortela,Monteiro Lobato fez tb parte de minha infância, o encantamento era tanto que até hoje,aos 63 anos tenho o lugar dele aqui,dentro de minha memória e de meu coração...nao sinta raiva por ele não ter feito algo a favor da alfabetização de seus empregados velhinhos...os tempos eram outros e a relação de empregado/patrão eram diferentes...havia distância, um certo preconceito tb...costumes,enfim,status...o que não pode acontecer é desconsiderar sua obra magnífica,seu legado cultural e isso o Sr. deixou claro quando usou a expressão "reação equivocada"...excelente tema,sou sua fã.
Grande Cortella, o Brasil se orgulha de pensadores como você. 👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu li nos anos 60, na minha infância, a obra de Monteiro Lobato, agradeço a meus pais, foi para mim uma deliciosa referência de Brasil que levei por toda a vida. Sim, um país se faz com homens e livros.
Cortella a cada vez que paro pra te apreciar em suas palestras fico mais admirada com suas filosofias. Maravilhosa essa reflexão!!!!!!
Eu não preciso ser engenheiro nem médico,basta ter um pouco do seu conhecimento,já é o bastante pra mim .....muito obrigado Mário Sérgio Cornélia,que Deus o abençoe.....
Li muito Monteiro Lobato na minha infancia e fico triste hoje quando vejo educadores torcendo o nariz pra Ele ….. pra mim O melhor escritor Brasileiro
Kkkkk Machado de Assis vendo isso kkk
Monteiro Lobato foi e ainda é, o melhor e mais educativo autor que o Brasil já teve. Ninguém educou tanto como os livros em que ele colocava desde, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, a ex boneca Emília, e em locais como Narizinho Arrebitado como outros infantis até aqueles de antigos países como a Grécia com tantos pensadores e heróis e sempre mostrando algo de aprendizado importante, como A Aritmética da Emília e outras do gênero. Quando menino, não gostava de leitura e somente em um meu aniversário onde ganhei de presente um livro de Monteiro Lobato, foi que, a custo o lendo, me empolguei com as estórias e cada uma queria ler mais estóreas do Picapau amarelo. Passei a amar a leitura, através dos livros de Lobato e cheguei a ter outros livros dele, até ter uma estante de livros. Isto me fez gostar de ler, o que não acontece com parte de meus amigos e parentes. Assim até hoje, eu com 84 anos, sou um amante da literatura de bons autores. Como disse, tenho amigos e parentes que não tendo conhecido a literatura infantil de Monteiro Lobato, não se ligam a ler livros de qualquer natureza. Pena não saber gostar de algo que seja bom para toda a vida. Tudo isto eu devo Monteiro Lobato, um dos excelentes autores de estórias de todo o mundo. 😊
Um racista de primeira grandeza
Cortella, sempre Cortella. Palestras fantásticas. TV
PROFESSOR MÁRIO SÉRGIO CORTELLA POSSO NÃO CONCORDAR EM TUDO EM QUE VOCÊ FALA MAS TENS TODO O DIREITO DE FALAR, KKKK OBRIGADO POR EXISTIR EM MINHA GERAÇÃO GRANDE FILÓSOFO.
Li na minha infância "O Poço do Visconde" . Foi para mim uma verdadeira aula de GEOPOLÍTICA.
Que história incrível e adorável a do casal de idosos, também a explicação do termo antologia, mas principalmente a da senhora que cozinhava para Monteiro Lobato. Sensacional!
Emocionante! "Há pessoas que escrevem para falar com os outros, há pessoas que escrevem para falar consigo mesmo" (Cortella, 2019). Olha... O quanto esta frase me faz refletir... E eu só posso agradecer, ao professor Cortella, por ser professor de maneira tão exímia. ♥
Amo Cortella... Mas minha infancia foi assombrada por um conto dele quando a prodessora leu um trecho na sala de aula em que falava de "mulatinhas" diminuindo e colocando em um lugar onde eu me senti muito mal, tb pq nao fui poupada pelos coleguinhas de ser comparada a personagem em questao... e assim seguiu por anos uma tiracao de sarro nos intervalos onde coreiam atras com corda falando que iam me açoitar.... batiam corda e quando eu ia pular, batiam mais rapido e falavam... pula escravinha, pula mulatinha... entre outras coisas mais... Respeito o professor e o escritor... mas ele nao escreveu para mim e nem para minha familia. Escreveu para os seus semelhantes.
@@suntzu849 Foi escola publica periferica e o livro era Sitio do Picapau Amarelo. Liamos bastante
@@suntzu849 Entendo que tenham esta visão. Mas digo que estudei a vida toda em escola pública" e esta imagem generalizada que fazem não é real. Mesmo "limitadamente" existem bons professores e alunos interessados em conhecimento. Me tornei pesquisadora na área de Frequência sonora e física quântica por conta de minha educação primária. Lia 1 livro por semana obrigatoriamente desde os 7 e isso era primoroso. Os que se interessam estudam sim, se formam sim e colapsam o conhecimento sim. É só uma questão de educação de casa, incentivo familiar, interesse próprio e ação. A responsanilidade não é toda da escola. Eles são orientadores apenas. A responsabilidade e interesse é nosso e de nossos educadores (pais).
Monteiro Lobato era eugenista e usou a literatura infantil propositalmente para difundir os princípios eugenistas no Brasil. É crueldade pura! Um dos maiores inimigos do povo negro do Brasil
@@LuizDLuziaAtor Pois é... Por isso que digo que a mim (quando criança) el atingiu de forma negativa sim! Uma pena, pois fui muito fã do Sítio e só depois de adulta entendi que o autor não era meu amigo. Não fez bem a minha criança
@@LuizDLuziaAtor uma outra época. A escravidão estava recente, linhagem nobre. Já pesquisou a respeito não só de seus pontos anojaveis, mas de seus pontos admiráveis? Como o ótimo pai, que perdera dois filhos, o ótimo filho que perdera dois pais, o homem que CRIOU A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA, o homem que acreditou que o petróleo existia. As convicções extremadas estragam as pessoas.
Eu amo Monteiro Lobato, li quase todos me entristeço pq meus filhos não leram mas tenha guardado até hj para quem sabe os netos lerão.
Eu conheci muitas pessoas assim que cuidavam do jardim para retribuir o aprendizado da escola , faziam hortas...Eu acho bonito ver um idoso se formando ou fazendo algo que realmente ame.
Há pessoas que escrevem para falar com os outros e outras escrevem para falar consigo mesma...
A partir dos 10 anos li toda a coleção infantil do Monteiro Lobato mais de 10 vezes cada livro. Não me tornei comunista mas adquiri muito conhecimento sobre o nosso folclore e sobre a mitologia grega nos livros "Histórias de Tia Nastácia", "O Minotauro" e nos dois volumes de "Os 12 trabalhos de Hércules" que li seguramente umas 15 vezes cada. Sobre suas admirações ele citava Jesus, coisa muito estranha para um comunista. Também não me tornei cristão, sou ateu por ser de opinião que o Homem não está à altura de explicar o impenetrável mistério da existência de tudo, por isso existem tantas religiões. Acho que, lendo Monteiro Lobato, aprendi não só a redigir como também, e principalmente, a pensar. (Rio, 1/7/20).
Se puder...leia o livro O PRESIDENTE NEGRO, do Monteiro Lobato!
Você vai amar...Ou não!
Eu particularmente fiquei horrorizado ‼️😱😱😱...
Dê uma olhadinha mais de perto nas obras de Monteiro Lobato!! De repente terá algumas surpresas desagradáveis.
@@diogenesdeoliveira7979 Algumas não... VÁRIAS SURPRESAS!
Eu particularmente fiquei muito chocado com a filosofia EUGENISTA entranhada nas obras do Sr.° Monteiro Lobato!
Li os livros do sítio,amava!Não enxergava o preconceito,pois como toda criança ainda não tinha visão crítica.Então muitas vezes achava natural ler tia Anastacia sendo chamada por termos pejorativos.Talvez por isso achasse normal crescer ouvindo me chamarem dessa forma.Até que um dia descobri que não é!
É preciso ter cuidado com essas palestras que fazem,com jeitinho, com inteligência levam as pessoas a acreditrarem no que querem Monteiro Lobato era visionário,questionador,a igreja não aceitaria pessoas com opiniões. O fato de discordar não significa que seja comunista,ele era contra a ditadura venha, de onde vier e na época dele a igreja não podia ser nem questionada. Estão querendo destruir um homem que sabia onde queria chegar...estão querendo tirar até nosso direito de amar uma obra que fez tão bem a todos nós. Eu fico assustada do que são capazes pra implantar esse câncer que é o comunismo. Não acredito em tudo o que escuto,falar bonito não quer dizer que sabe tudo,que é a verdade e por isso temos que mudar nossos conceitos.É preciso analisar com muito cuidado qual é o verdadeiro interesse...Se não tivéssemos tido Monteiro Lobato,talvez hoje não teríamos a chance de mudança que tivemos e por isso temos que abrir os olhos. Li várias biografias de ML,li livros de sua neta falando dele como avô amoroso,brincalhão,como marido,como pai amoroso...Era cristão,amava seu país e não criticava seu povi,criticava o governo que como sempre não tinha a menor intenção em melhorar a vida dos mais necessitados. Esse é o perigo!!! Por isso ML falou da importância de ler pq qdo se tem conhecimento,conhece a verdade e não fica a mercê de pessoas que passam a idéias que não são reais... É fácil analisar qual a intenção de alguém ao escrever uma obra mas só ele próprio sabe o que quis contar,se ele não está aqui pra se colocar ,fica fácil interprtar sua intenção que ao meu ver não tinha nada de comunista,era lutador,falava o que pensava e mostrava um povo abandonado,sem ed,sem saúde,sem nenhuma chance de uma vida digna...mas era um patriota que ao meu ver não defenderia idéias comunistas,como aborto,drogas,etc. Ser contra a um sistema,não significa ser comunista. Vc pode ser contra mas ser dígno,ter caráter,ser leal ao seu país ,ser famíliaJamais esses pricípios fariam parte de um comunists...
Li essa obra de Monteiro Lobato quando menina, não só essa como outras...as quais eu adoro até hoje. Nós crianças viajavamos naquele Sítio Encantado 🥰💞
Um dos maiores racistas de merda desse país
meu sonho: vou começar pedagogia aos 58 anos ,mãe de 3 filhos ,3 netos e 40 anos de casada,já fiz o vestibular e passei, sempre é tempo ,vou dar aulas ,issonão é o mais importante;realizar um sonho sim
parabéns
Tenho 62anos e estou no 3ano de gerontologia. Amo estudar.
Poupe as crianças de Monteiro Lobato. Estude Paulo Freire.
Li e reli Serões de Dona Benta. Um livro onde Dona Benta descreve invenções, descobertas e como funciona a Física. Depois li O Saci e acabei devorando toda a coleção. Hoje leio toda noite um capítulo de algum livro da coleção para minhas netas.. E elas adoram. A mais velha (9 anos) já sabe as histórias de cor.
Excelente palestra 🤗 li Reinacões de Narizinho no final dos anos 60 com 8 anos mais ou menos. Me lembro meu pai chegando com um livro azul de capa dura, rasgada meio sujo, comprado provavelmente num sebo ou brechó! Mas pra mim foi o melhor presente! Li e reli várias vezes me apaixonando pelo sítio, pelo Lobato e pela leitura em geral!!! 😍
sabedoria é como música não envelhece nunca,vira clássico,parabéns
"sabedoria é o conhecimento em ação" diz um querido amigo.
notre philosophe tem um discurso que nada se assemelhA AA E4NTONAÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA.ATÉ PARECE UMA CRIANÇA A SER ALFABETIZADA...
Sou apaixonada por Mário Cortella! Ótimo palestrante e excelente professor! Nos leva a questionar o mundo! Parabéns!
Somente hoje entendi o contesto dessa história.
José Renato Monteiro Lobato, eu fui várias vezes ao cemitério em SÃO Paulo diante do túmulo dele, pra conversar com ele, o porque? não ensinavam seus funcionários a escrever e ler.
Eu tive tanto ódio ao meu coração que penso que o mesmo ficou peludo de falar com um defunto.
Penso q valeu a pena falar me desabafei.
É por isso prometi nunca mais leria um livro seu Lobato .
Agora resolvi tudo isso, com essa pessoa maravilhosa professor Cortella. Obrigado Mestre, hoje começo as minhas leituras tudo bem Monteiro Lobato, vc partiu meu coração até hoje. Eu te perdou nos não sabemos até saber de verdade, cai a ignorância em um abismo sem fim.
Obrigado muita gratidão professor Cortella.
🤭😳👍😘🙏🙏
Meu primeiro livro foi
História do Mundo para
Crianças! - Monteiro Lobato. Ganhei de presente do meu irmão. Sensacional. Sou grato ao meu irmão. Esse é um irmão!
Adoro Monteiro Lobato, a casa dos meus pais sempre foi repletas de livros e a coleção de Lobato nós lemos várias vezes. Censura nunca existiu na minha casa Desde os anos 50 temos todos os livros.
Li a maioria desses títulos que vc citou e tenho todos até hoje. E me lembro que há POUCO tempo escolas proibiram Lobato por “racismo” por causa de tia Anastácia ser “ escrava” ...
Como se racismo não existisse,as pessoas ficaram insuportáveis,parecem que são de vidro,eu amava o sítio e nunca vi preconceito nem na minha infância,muito menos hoje.
Ele era racista. Inclusive, fazia parte da Sociedade Eugênica de São Paulo. Ele era declaradamente racista. Logo, é óbvio que isso iria transparecer em sua obra.
Necessito deste esclarecimento de mundo para ser uma pessoa melhor. Obrigada Professor #Cortella por favorecer um mundo melhor
Tenho 76 anos, sou de família católica praticante , minha mãe professora e meu pai juiz...e Monteiro Lobato sempre fez parte da nossa biblioteca... desconhecíamos esta proibição.
Nunca fiquei sabendo dessa proibição! Graças a Deus! Meu primeiro livro também foi Reinações de Narizinho! Adorei e me tornei uma leitora para sempre! Tenho 72 anos e me tornei adulta lendo muito,sem conseguir parar,até hoje não consigo viver sem a leitura.
Pobre Monteiro Lobato! Sua obra maravilhosa,tão rica , de personagens tão marcantes! Ainda bem que li seus livros!
Cortela é um excelente professor, ele explica com uma simplicidade aquilo que seria complicado de entender, ele tem essa facilidade de repassar para seu público de uma forma agradável.
Esse Sr. Cortela com toda certeza é um ser muito iluminado, acompanho seus vídeos a pouco tempo, mais eu sonho em um dia poder estar perto dele.
Que pessoa fantástica meu Deus!
Adoro essa história!
Cortella, vc é muito fofinho e carismático! A visão de mundo que vc nos passa é grandiosa e nos ensina!
Beijos!
Maravilhoso ouvir @Cortella, aprendendo cada dia um pouco mais com esse homem maravilhoso
Pessoal, minha pior sequela foi a da memória. Recuperei agora, depois 18 meses da alta médica. São 4 pontos que devem ser realizados em conjunto: exercícios físicos diários, alimentação leve (sem refrigerantes, carnes gordas e embutidos) suplemento importado para memória e, por fim, otimismo. Tudo isso junto. Se deixar de lado um destes itens não terá sucesso, infelizmente. Fica a dica.
Imagine um homem de grandíssimo refinamento no modo de ser e de se portar, sentado ao piano e tocando sem qualquer movimento do corpo e raramente algum movimento dos braços, esse é o Cortella com as palavras...
VIAJEI MUITO COM TODOS OS LIVROS DE MONTEIRO LOBATO.E AINDA VIAJO.
Eu estudei em seminário de padres em 1976, e lá havia toda a Coleção do Monteiro Lobato, que li quase inteiramente. Para vermos o alto nível intelectual daqueles padres. Só tenho a agradecer por ter tido acesso a este grande Autor tão cedo.
É incrível como detalhes de um trecho da vida simples de alguém conta um fato da história tão inesperado e interessante. Obrigado professor por compartilhar.
É uma delicia ouvir o Cortella falar, parabéns pelo canal Professor!
Sempre me perguntei o porquê de Dona Benta estampar as capas de livros de receitas, uma vez que quem cozinhava no sítio era Tia Anastácia...
Simples:
Monteiro lobato, enquanto escritor, contador de histórias e criador de mundos, era genial e extremamente criativo.
Já como pessoa, não era tão bom:
Se opondo à Ditadura Vargas, foi censurado e se aproximou de pensamentos marxistas, tendo sido chamado para faze parte do partido comunista do Brasil, recusando o pedido. Era amigo próximo de dois dos principais difusores da ideia de eugenia no Brasil e inclusive fez parte da Sociedade Eugênica de São Paulo. E, há alguns anos, foram descobertas cartas em que ele defendia a criação de uma KKK Brasileira.
@@Ofleiter Criação de uma o q?
@@gfernandessabrina Ku Klux Klan
@@Itoholanda Fui pesquisar, tô besta! 😯😲
@@gfernandessabrina... não diga. Nada é perfeito. Sigo lendo Lobato, é incrível.
Fantástico, Prof Cortela. Minha admiração por sua inteligência e sensibilidade, só aumenta. Abraços; Denise
Monteiro Lobato para mim é imortal. Saudade dos livros que pintaram de dourado a minha Infância. Até hoje tenho um grande respeito por este escritor notável !!
Isso não é só uma palestra mais uma lição de vida
Seu João foi um exemplo de cidadania porque, ao sonhar, procurou superar as lacunas que a falta de oportunidades sociais lhe impuseram. Comparo com muitos professores hoje que, em nome de ideologias, manipulam e empobrecem o horizonte de conhecimentos de seus alunos, numa projeção egoísta de seus sonhos, que defendem às custas de doutrinação. É o inverso do princípio da meritocracia pelo saber.
SABE DE UMA COISA ... NESTA VIDA TUDO VIRA DEBATE E É MUITO BOM VER OS PONTOS DE VISTA E INTERPRETAÇÃO DE CADA UM.
MAS O MAIS GOSTOSO SÃO AS DOCES LEMBRANÇA DE UMA INFÂNCIA FELIZ CHEIA DE INOCÊNCIA E IMAGINAÇÃO E TER GRATIDÃO POR MOTEIRO LOBATO TER SUA PARCELA EM TUDO ISSO. MUITO OBRIGADA.
DEUS OS ABENÇOE IMENSAMENTE.
Eu li toda obra de Monteiro Lobato enquanto criança não vemos racismo ou maldade alguma, apenas lemos e viajamos nas aventuras do sítio e sua turma até hoje releio.
Tudo eu li de Monteiro Lobato. Sua obra é parte do meu EU , minha infância construída pela imaginação. Gratidão a Deus pelo gênio literário infantil de Monteiro Lobato
Cortela, talvez tenha sido uma das historias mais lindas e fantásticas que já ouvi, parabéns.
Que história mais linda!
Essa é para saborear e fazer uma auto análise!
Maravilhoso Cortela!
Monteiro Lobato enriqueceu minha infância e minha formação, com suas histórias fantásticas. Por conta de seus livros, me interessei por história e isso me acompanhou vida afora. Ele ampliou meu interesse por diversos assuntos, que trazia em sua prosa de português rico e encantador. Há algum tempo, sua literatura infantil tem sido objeto de revisionismo por conta das referências, especialmente à Tia Anastácia, consideradas racistas e politicamente incorretas. Concordo em gênero, número e grau com a colocação de que não se pode avaliar alguém de outra sociedade e época com os valores atuais. Faça-se portanto a leitura sempre com espírito crítico, porém não se esquecendo de referenciar os valores e a sociedade da época em que determinado texto foi escrito. Sem sectarismo pouco inteligente e com visão histórica. Essa é a forma de não se censurar e jogar fora contribuições de tantos que nos precederam e viveram em sociedades e épocas em que os preconceitos de credo, etnia, idéias, gênero eram bem mais sufocantes que atualmente. É a forma, também, de não se esquecer de pontuar como os valores têm mudado ao longo do tempo e não cabem mais a intolerância e a desigualdade das épocas precedentes. Por mais que tenhamos ainda a conquistar para alcançar uma sociedade mais inclusiva e justa, pode-se ver que já fizemos uma caminhada nesse sentido. O homem Monteiro Lobato não foi perfeito e sua literatura expressa suas crenças, preconceitos e também sua inteligência e criatividade. A César o que é de César.
Eu queria ter escrito esta reflexão 😁👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bela colocação!!!
Nunca fui com a cara das histórias do sítio do pica-pau amarelo que eu lia quando criança por recomendação da minha mãe. Não li outras obras, mas depois que descobri que é um rato eugenista. Acho também seus personagens bem sem graça.
@@thalesbernardomendes8949 Geralmente o ignorante crítica oque não sabe. Pra vcs até o Aristóteles era incel. Vocês não leem nada só sabe balançar bunda hj em dia.
Gosto de todos os professores desse mundo. Devo tudo que tenho e o pouco que sei a eles.
Eu tenho 67 anos e também li Monteiro Lobato, ganhei os livros do meu pai, que era médico e gostava da obra do Monteiro Lobato.
As reinações de Narizinho foi um deles.
*_Para Oscar Wilde, “não há livros morais e livros imorais. Há livros bem escritos ou mal escritos. E é só”; já Tolstói dissera certa vez: “eu escrevo livros, por isso sei todo o mal que eles fazem”._*
Nossa fiquei comovida de vdd.Triste pelos sonhos perdidos, oh País... que não temos oportunidade de ser o que queremos ser.A vida deles poderia ter sido tão diferente.
Verdade, também fiquei comovida ;(
Sonhos perdidos todos temos, mas ele tem sonhos vivos. Aos 90 anos com sua esposa juntos realizando sonhos sem rancores e deixando um jardim de flores , isso para mim é felicidade de alma! Amei esses velhinhos 💕
Fico imaginando um diálogo entre o Cortela e Ariano Suassuna. Muito aprendizado!
Fiquei impressionada com a história da dona Maria, e achei lindo o sonho do Sr. João de querer ser engenheiro..
Seu comentário fez me lembrar de minha mãe...😢 queria tanto lhe ensinar a ler através da literatura brasileira (sou professora de Literatura)
Não deu tempo ela faleceu
Vc CORTELA É UM SUPER HUMANO ❤❤
Incrível história, lição de vida e humildade!
E o professor pode ter falar com a inspiração da Tia Anastácia!
Esse cara é maravilhoso, suas palestras são sempre atuais e muito esclarecedora.
Minha infância e adolescência foram pautadas pelos livros de Lobato. Meu pai, embora católico (e com poucos recursos financeiros), comprou-nos muitas de suas obras, que foram lidas por todos os 7 filhos. Livros em geral, em nossa casa, foram uma constante, transformando-nos em leitores ávidos e doadores de livros. Há algumas semanas tive que fazer uma pequena cirurgia e para ocupar-me nas muitas horas de hospital, levei 2 livros. Um senhor me perguntou se eu era evangélica. Eu respondi: "Não, por quê?" "Porque a senhora está sempre lendo."...
Mas eles só lêem a Bíblia!! Kkkk
@@marcoaltieri6121 Não, cara kkkk Sou cristão protestante e não leio apenas a Bíblia
@@saviu_o Você é um dos poucos que tem interesse em outras literaturas. No entanto, o problema é mais sério e vai além porquê não há interesse dentro das igrejas e provavelmente essa educação que você adquiriu veio de fora. Para começar a organizar o entendimento: podemos considerar a afirmação de "cristão não lê outras temas" uma afirmação verdadeira. Seja por estatísticas ou por análise científico (de dados). Petencostais, evangélicos "crentes" e até católicos não hortodoxos, infelizmente não tem o hábito de ler um livro por ano se quer por mês - E aqui, quero dizer que eles não foram estimulados à ler outras literaturas. - Já pensou enciclopédia? É claro, que há motivos para que tudo seja dessa forma. No entanto, eu vou pular as etapas lógicas de minhas explicações para não cometer nenhuma injustiça. (Uma coisa é dados, outra é bem diferente é opinião) Mas por experiência pessoal posso fizer que você é uma raridade entre seus pares. Desde a minha infância frequentei inúmeras denominações diferentes que com ou sem dados me fez chegar à alguma conclusões. Uma denominação que me chamou atenção na infância foi na igreja universal (o público desse local é mais sofisticado) e dentro deste local tinha uma pequena biblioteca toda transparente, de vidro, no canto da entrada e saída da igreja. E embora toda literatura era de cunho evangélico-protestante. Das 200 pessoas que frequentava o local, duas entravam na biblioteca. Resumindo: é correto considerar que 99,90% tirando os pastores, é claro. O cristão de hoje em dia não tem hábito/ interesse em ler outros temas a não ser a própria bíblia.
Boa noite Cortela, sou católica também, muito fofa a história do casal, admiro muito pessoas que sentem e demonstram gratidão, neste caso, parece até desconcertante, mas a gratidão e o amor são assim, sem muita compreensão, esse jardim a meu ver , tinha um significado um pouco além da gratidão, uma retribuição ao que a escola representava dentro deles,um desabrochar para o mundo, florido, cuidado e realizado. Feliz 2021 um forte abraço.
Sou muito grata por usar Internet para conhecer e assistir vc .professor.meu filho tentou suicídio aos 17 anos hoje 22.com remédios. eu admiro vc Deus ilumine mais é mais
Eu li a coleção do Monteiro Lobato! Apaixonante! Foi o q despertou meu gosto pela leitura...❤
Eu concordo! 😍
Passando pano pra racista?
@@grvideos1 , quando eu li, era muito criança. Não deveria ter nem 10 anos. Faz mais de 30 anos. Nessa idade, nessa época, a gte não tinha discernimento para esse tipo de questionamento...
@@grvideos1 Uma pergunta: Racismo só existe do branco em relação ao preto ou também do preto em relação ao branco, me esclareça por favor...
@@cassiogeraldomarquessilva7135 Racismo inverso não existe
Professor,você faz meu dia melhor por compartilhar 1% de sua sabedoria conosco,obrigado!
Nossa! Que "Professor"! Meu coração está vibrando! Obrigada!
MARAVILHOSO!!! Enquanto alguns criticam a internet como meio de propagação do que não presta, eu vejo o lado fantástico: Viver para poder assistir uma palestra dessa sem sair de casa.
Eu ganhei do meu pai, na época separado de minha Mãe e eu me sentia sózinha, muita falta dele, essa coleção de Monteiro Lobato recheou minha infancia de muita sabedoria através da fantasia, me deliciei com cada livro, os 12 trabalhos de Hércules, Reinações de Narizinho, imagine se eu imaginei outra coisa a não ser o que estava escrito, me dá raiva saber que era matéria dúbia pretendendo passar outras coisas, é como sujar minha infância, sou grata até hoje a Monteiro Lobato por ter escrito tudo aquilo que me deu muita sabedoria, matemática, portugues, noções de alegre relacionamento entre idosos e negros, animais e bonecos, humanização dos seres da água, da terra, quero que queimem no mármore do inferno esses que identificam maldades nessa obra!! E em todas as outras que construiam seres humanos!! Homens e livros que no momento nossos jovens não gostam de ler, tem problemas para interpretar textos e dificuldades em interpretar a vida! Gratidão Cortella por essa matéria! Acredito sim que ele quiz passar muitos valores, valores humanos, valores de pátria, história do mundo, imagine se a gente com 10 anos estava apta para analisar contextos com o atualidade daquele momento, ele foi sim um grande Pensador, faz falta homens como ele neste momento para devolver nossa legitimidade de Ser!
Eu chorei ao saber que ela trabalhou para Monteiro Lobato. Ja ouvi muitos dizerem que nao era uma pessoa facil, como todos os genios... Seria muito ele admitir uma mudanca na sociedade, alfabetizando a empregada-cozinheira. Mas, eu amava as suas obras. Cresci com Sitio do Pica-pau amarelo e fiquei muito triste ao ver o estado do local onde foi gravado o programa, deveria se tornar um parque museu.
O q aconteceu com o sítio?
@@leonardodeassisfeitosa7323, entre ser gentil e ter razão escolha ser gentil.
Leonardo Feitosa para o seu conhecimento, estou escrevendo em I'm iPad com teclado em ingles. Ainda nao aprendi trocar para o portugues. Mil perdoes se isso te irritou. Eu nao corrijo pessoas que escrevem de forma erronea, Quando estou no computador, passo para o portugues. Continuo no Ipad neste exato momento.
Katia Detlinger Foi completamente abandonado.
@@leonardodeassisfeitosa7323 Foi mal ai, não esta mais aqui em comentou, vida difícil essa de ser uma pessoa culta em meio a um bando de ignorantes gramaticais. Pode deixa, vou estudar mais, assim vou poder esfregar melhor meu conhecimento na cara das pessoas.
*_Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma._*
*_Monteiro Lobato_*
Lindo isto
Qual a fonte?
Enquanto dizia, ele apoiava os eugenistas e a Kun Klux Klan. Seja você, desde que não tenhas a pele negra, era como pensava Lobato.
Mentira isto
@@jeniali4377 Mocinha, você sabe dizer o que é eugenia e a ku klux klan? Você conheceu Monteiro Lobato para afirmar que o pensamento dele era racista? "Um pais se faz com homens e livros".
Por isso escrevi o meu primeiro livro - TEXTO PRA TUDO. Obrigado professor!!!
“Há pessoas que escrevem para falar com os outros. Há pessoas que escrevem para falar consigo mesmo”.
Bah... Que bom poder ouvir essa história (João e Maria)Que inspiradora, e ainda levamos junto cultura e conhecimento! Admiração por ti!!!!
Olá Sr Cortela, tenho grande apreço e respeito pelo senhor. Estou lendo no momento VIVER , A QUE SE DESTINA. Estou conhecendo sobre a vida e pessoas importantes do passado graças ao diálogo Cortela × Karnal
Cortella fenomenal , muito bom ouvir Cortella.
Parabéns professor o senhor me fez pensar. As coisas são tão simples a gente que complica.
Emocionante a história dos ''velhinhos'' (caiu um cisco aqui 😭) fica uma grande lição para nós de jamais desistir de nossos sonhos, a vida sem sonho perde - se o encanto. ❤
Que lindo❤️❤️ já te amo 😁
Também fui alfabetizada lendo a coleção de Monteiro Lobato. Fantástico!!! A história do casal de jardineiros é linda!!! Agora esse Cortella dá sono....
mensagem sempre motivadora que acrescentam muito na minha vida , principalmente quando sabemos pra onde vamos
Caraca professor... Sabe...? Eu quero ser filósofo e escritor, antes de tudo isso acredito que possa retribuir a dádiva da vida e me inscrevi para uma faculdade de tecnologia (área na qual já possuo algum know how) e outra de ensino para ministrar aulas de história... Agradeço ao sr por sua companhia e... bom o tempo passa... e o conhecimento também! Obrigado por tudo!
Larga a Tecnologia e mergulhe na História, foi eu que eu fiz a 12 anos atrás e não me arrependo nem um pouco hoje.
Mais um de seus Grandes Ensinamentos!
Conhecimento pra Vida
Li toda a coleção infantil de Monteiro Lobato, também por esta época, e não me lembro de haver censura da igreja. Meus pais eram católicos fervorosos e praticantes e compravam estes livros.
Havia, da mesma forma idiota que os neopentecostais falam mal da Disney por pregar, nos filmes atuais (não nos antigos) equidade de sexo. esse povo ortodoxo (judaico, cristão, maometano ou de qualquer outra religião) não sabe o que é tolerância e respeito por opiniões contrárias. Para ser respeitado é preciso respeitar os outros.
@@jaccoudm Pois é, pode ter havido, mas conforme eu disse, meus pais eram católicos praticantes e compravam livros de Monteiro Lobato para seus filhos lerem, portando não generalize nomeando "esse povo ortodoxo".
Que Delícia te ouvir Aprender e Descobrir com Você que a Filosofia E Maravilhosa Cortella !!! Te Adelmiro Demais VOCÊ JÁ É ETERNO!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
Que pessoa magnífica.
Não é qualquer um que faz um absurdo se tornar uma linda reflexão.
Li a Coleção Monteiro Lobato inteirinha e amei cada um!
Final sensacional...há pessoa que escrevem para falar com os outros , há pessoas que escrevem pra falar consigo mesmo ...👏👏👏
Li várias vezes TODA a coleção infanto-juvenil de Monteiro Lobato. Ele ensinou-me a vostar de livros e nunca mais parei de ler. Lobato foi um gênio!
Fiquei impressionada com a coincidência, porque após ser alfabetizada, em 1961, ganhei o mesmo livro, "Reinações de Narizinho", foi o primeiro livro que li na minha vida, e foi quase que devorado porque fiquei encantada, me marcou profundamente, pois consegui perceber que ler oferecia infinitas possibilidades de prazer, me apaixonei por Monteiro Lobato, e daí nasceu também um grande fascínio pela leitura. E o que mais me impressionava como criança era poder imaginar as cenas escritas, algo que penso que foi roubado das crianças de hoje - o ato de construir cenários e viagens com a imaginação, porque com as telas digitais, tudo está pronto e é mesmo uma grande maldade retirar da vida de uma criança as oportunidades de expandir a imaginação. Quem foi criança antes do surgimento da internet sabe ao que me refiro. Muito grata por suas sábias palavras.
Caramba, que soco no estômago, essa história da senhorinha que foi cozinheira de Monteiro Lobato...
Professor, obrigada por ter contado.
Um pensador ímpar... Um grande Filósofo !!
Amo essas reflexões 😍
Cortela você é sensacional
Sou muito seu fã! Você desmonta paradigmas! Você dá um tapa na cara da hipocrisia ksksks sua filosofia é maravilhosa, espetacular! Um ser bem evoluído! Sempre a frente do seu tempo, com muita inteligência e elegância!
Fazer a diferença na vida de alguém, é a missão que um professor deveria tem em seu íntimo, parabéns por ser esse professor. Para além disso, estou por completar toda a obra escrita por Monteiro Lobato, autor que me fez olhar muitas coisas com outra lente. Espero eu aos 55 anos também fazer a diferença como vocês fizeram a mim, grato.