O professor Libâneo esta além do nosso tempo...estou ouvindo sua palestra e ao mesmo tempo lendo seu livro Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Obrigada professor Libâneo por ampliar meu conhecimento.
41:57 Ēeeeeeeeee! Matou a charada! Escola amor ou escola ENSINO! Incentivo com disciplina, mérito, um caminho para tentarmos tirar essa educação da lama hoje em 2021!!!
BRILHANTE! LIBÂNIO É UM GÊNIO!!! ELE ATACA O IDEAL ROMÂNTICO CRIADO PARA A EDUCAÇÃO MODERNA DE FORMA CRÍTICA E ESCLARECEDORA. ABORDANDO A RAIZ DO FRACASSO DA EDUCAÇÃO SEM DESACREDITAR QUE NA EDUCAÇÃO E SEU PAPEL TRANSFORMADOR. FANTÁSTICO... A MELHOR PALESTRA, POIS Ñ TRATA COM O INGENUIDADE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
Que explanação fantástica a do Prof.Libaneo que comenta e detalha o átomo do conhecimento, vinculando os elos significativos dos alunos para alinhavar o conhecimento,parabéns professor pela clareza.
Sou seu fã professor Libânio, minha formação foi baseada em seus escritos e em suas falas que ñ são poucos. Estou satisfeito...Parabéns pela palestra, excelente!
Estudo pedagogia e até agora, não tinha visto nada tão perfeito e coerente, pena que atualmente a educação deixa muito a desejar no nosso País, mas ainda podemos mudar, o professor entra na sala de aula para ensinar e não criar militantes, como estamos vendo por aí, quero ver todos os vídeos dele, amei👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelente exposição do que realmente aflige e afeta negativamente a educação brasileira, para além dos modismos atuais de dualidade (esquerda x direita) que estigmatiza os profissionais da educação e os transforma em ideólogos da esquerda. Essa mania de nossos governantes de querer resolver as coisas por decreto, sem mexer nas estruturas decadentes da educação brasileira. Mas não é por acaso, como Libâneo disse, uma ESCOLA POBRE para os pobres, porque os ricos continuarão em suas escolas particulares diferenciadas e usufruindo das melhores condições para acessar à universidade nas carreiras de prestígio. É o que penso!
Apaixonada pela palesta :D Sempre quis saber como cursei pedagogia e não tive aulas teóricas de geografia, português, matemática, pois nas disciplinas de ensino em matemática aprendemos metodologias e não conteúdo. Acredito que é importante saber para saber ensinar.
Que privilégio ouvir o professor Libânio... Concordo com tudo que ele disse. Desde o chamado educação para todos o assistencialismo entrou na escola, hoje os políticos estão mais interessados em ganhar votos do que oferecer uma educação de qualidade, o ensino está se adaptando ao aluno e este está se perdendo em questão de conhecimento...Como te admiro professor.
Esse intelectual/pesquisador avulta nas provas de concurso sobre conteúdos pedagógicos. Depois que notei a importância dele, já corri pra comprar seus livros.
Os alunos das classes media baixa, já não passa muito tempo já nas ruas,então a escola é uma extensão das ruas, é o que tá transmitindo com essa nova didatística nas escolas Libânel de uma luz para esses nossos governantes.
Excelente .. Um mestre em educação .. o Brasil tem uma riqueza imensa de capital intelectual !!! O filtro dos conhecimentos é uma das melhores habilidade q o professor deve desenvolver, criar uma sinergia de confiança com seus alunos .. para que o aluno se enxergue como um agente de mudança. Sabendo lidar não somente o conhecimento, mas como aplica-lo no desenvolvimento da vida social e do trabalho .
Professor, no Brasil basta passar em um concurso público e se torna um professor, mesmo que péssimo profissional, está lá, o sujeito é concursado. Não importa se ele sabe ensinar, se ele se importa com o ensino e aprendizagem, se ele tem didática ou tenta desenvolver uma.
Não sou formada em pedagogia, mas estou fazendo pós de Docência no Ensino Superior. Minha formação é Comunicação Social Publicidade e Propaganda. A Didática é também para o Ensino Superior.
Nas Universidades e Faculdades não ensinam ao estudantes que querem ser professores a ensinar. Na minha época estudei as matérias metodologias:! da matemática, da ciências, estudos sociais, da língua portuguesa. Sou grata ao meu magistério.
Boa noite, gostaria de entrar em contato com Libâneo, para que o mesmo me encaminhe o seu trabalho de pesquisa que ele fez no estado dele, no curso de Pedagogia.
LIBÂNEO, J. C. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogia. In: R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.
Sem dúvida uma palestra que acrescenta muito. Obrigado por disponibilizarem esse conteúdo. Entretanto, permitam-me discordar do professor em um ponto. Quando ele fala que existe uma "escola de rico" e uma "escola pobre pra pobre" dá a entender que isso seria uma espécie de efeito de conluio planejado entre donos da escola privada, elite burguesa e políticos. Ora, isso é resquício de uma visão marxista de luta de classes, como se "a burguesia" fizesse questão de manter o povo ignorante. A ignorância custa caro e qualquer empresário sabe disso e não deseja uma escola pública ruim. Acontece que na escola privada existem mecanismos de controle de qualidade (principalmente dos pais - pagantes) que a deixam em outro patamar (embora tenha, é claro, seus próprios problemas). Na escola pública prevalece o entendimento que como "é de graça" (entendimento falso pois a escola pública é paga por todos) então "o que vier vem bem". O resultado é esse: uma escola sem preocupação com a qualidade, não por desejo de uma certa classe, mas como resultado da indiferença de certos professores, pais, comunidades, etc com a qualidade das escolas públicas. Abraço!
*Uma escola não deve ser* ideológica, acredito que isso não contribuem no saber individual e coletivo. Não tenho verdade absoluta, escrevo pela minhas vivências. Escola deve ensinar e aprender juntos com os alunos. Desenvolver nos alunos: Levar em conta o contexto cultural, social, economicamente. Empatia Interdependência Assertividade Interatividade Inteligência Emocional Trabalho lúdico Empreendedorismo Liderança Assertiva Espírito coletivo Ensinar saber SER,FAZER,CONHECER, CONVIVER, PENSAR, AGIR e SENTIR Afetividade Ser didático Renovar a mente Consciência plena Respeitabilidade Desenvolver as inteligências Etc Estamos no mundo de mudanças, precisamos abrir-se para o novo. Somente honramos quando somos honrados. **
A parte que mais gostei mais infelizmente não era pertinente ao tema da palestra e não foi aprofundada, mais deixou gostinho de quero mais....Foi quando Libâneo disse: O capitalismo através do Banco Mundial estabeleceu pros países chamados emergentes, uma politica para pobre, uma escola pobre, não precisa professor que ganhe grande coisa. Adotam uma concepção de aprendizagem tão ampla, que desfoca da aprendizagem efetiva que é aprender a pensar através dos conteúdos, pro uma ideia de aprendizagem como aqueles conhecimentos mínimos, básicos para a sobrevivência. Fica a pergunta: Qual o interesse da camada elitista que as pessoas de um modo geral pensem?
Não. Ele disse: O capitalismo, através do Banco Mundial, estabeleceu pros países chamados emergentes uma política para pobre, uma escola pobre. Não precisa de professor que ganhe grande coisa. Adotam uma concepção...
Estranho é ouvir o que ele fala e ouvir de outras pessoas o pensamento dele. Ele parece defender a pedagogia tradicional (não estou dizendo robótica como parecem entender o tradicionalismo), mas uma pedagogia pautada na interação do aluno em todo processo de informação, fazendo com que ele produza o conhecimento. É impressão minha ou ele deixa claro que "socialização" no sentido de tornar o ensino simplório para alcançar o aluno não é bom, mas o aluno precisa se esforçar também para compreender? Gostaria que vocês pensassem comigo sobre isso. Quando as pessoas falam sobre ele, parece ser um "liberal" (essa não seria a palavra correta), mas como se na escola pudesse tudo para alcançar o aluno e agora vejo a ideia dele totalmente diferente, pois deve existir um conteúdo sistematizado, coerente e que capacite o aluno.
Cheguei a mesma conclusão. Realmente muito confuso equilibrar o que se aprende teoricamente na faculdade, com sua real visão. Nunca imaginei um teórico progressista defensor da pedagogia crítico social dos conteúdos com esse discurso meio que contraditório, mas muito interessante. Gostei dessa versão, pois comungo do mesmo pensamento.
Sobre o "zapeando o bumbum" lembre-se da década de 80 quando não havia filtro e nem escolha. Todos assistíamos show da Xuxa, Chacrinha. Na década de 90 com segura o tcham...muita sexualização. Mas enfim, a sexualização deveria ser desmitificada e não banalizada. Temos sido incompetentes neste sentido nas últimas décadas.
so eu estou achando isso chato??? só to assistindo pois preciso fazer um concurso. bla bla bla nunca entrei em uma sala de aula e acho que sei tudo.... prof Libâneo se soubesse como estão os alunos atualmente, seria favorável a adoção de praticas pedagógicas tradicionais com a volta da palmatória.
Libânio precisa entrar numa sala de aula... pensando bem...melhor não, nessa avançada idade que ele se encontra, seria um infarto agudo do miocárdio. #fatal!
EMEI MONTEIRO LOBATO INTEGRAL Minoria? Você conhece a realidade da educação brasileira?, já esteve em uma sala de aula? sabe o que nós professores passam? minoria...
Geovanni Junior Seu sarcasmo é totalmente desnecessário, pois a realidade da educação brasileira, principalmente, no que tange a escola pública, apresenta-se ne uma ordem caótica, mas se você, como educador, não tem um olhar de esperança e consciência do seu "papel" transformador, sinto em dizer, mas está na profissão errada, pois de pessimismo e omissão, o cenário educacional está cheio. Como diz o saudoso e esperançoso Paulo Freire: "O ainda não é, mas pode ser, é o inédito e viável". Abs e boa sorte em tua jornada e que dela provenha um grande legado.
Ele também é professor, mas não atua mais em escolas. Aliás no vídeo ele diz que chegou a ser diretor também. Eu concordo com o que ele diz, aliás esse infarto no miocárdio que você cita é justamente pela deterioração do ensino que começou nos anos 90 como ele diz. A educação piorou muito, aqui não falo de dados como 80% chegam na faculdade atualmente, mas da realidade que muitos desses que chegaram não sabem ler e tem dificuldades com cálculos simples. Como chegaram na universidade? Não sei, mas a maioria não continua.
O professor Libâneo esta além do nosso tempo...estou ouvindo sua palestra e ao mesmo tempo lendo seu livro Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Obrigada professor Libâneo por ampliar meu conhecimento.
queria ver essa palestra nos dias atuais 03/2021... se ha 10 anos atrás ele estava horrorizado imagina agora...
OI MARIA ,PENSEI O MESMO...
Sim , mas ele considera os professores , agora tem um atualidades que detona os professores .
Me formei em Pedagogia e sou admiradora do trabalho do professor Libâneo.
Muito legal poder ouvir direto da fonte, um dos teóricos mais estudados do curso de Pedagogia e compartilhar de suas reflexões educacionais.
Uma palestra interessante e esclarecedoda.Aos 53 anos estou no inicio do curso de pedagogia e essa é a primeira palestra que assisto .
Defensor de uma escola pública de qualidade tem todo o meu respeito e admiração.
Assistindo em 2022, ele é realmente um mestre....
Realmente
41:57 Ēeeeeeeeee! Matou a charada! Escola amor ou escola ENSINO!
Incentivo com disciplina, mérito, um caminho para tentarmos tirar essa educação da lama hoje em 2021!!!
Perfeito! Libâneo é excepcional! Uma análise critica da realidade educacional brasileira, que tem mais propaganda que qualidade.
BRILHANTE! LIBÂNIO É UM GÊNIO!!! ELE ATACA O IDEAL ROMÂNTICO CRIADO PARA A EDUCAÇÃO MODERNA DE FORMA CRÍTICA E ESCLARECEDORA. ABORDANDO A RAIZ DO FRACASSO DA EDUCAÇÃO SEM DESACREDITAR QUE NA EDUCAÇÃO E SEU PAPEL TRANSFORMADOR. FANTÁSTICO... A MELHOR PALESTRA, POIS Ñ TRATA COM O INGENUIDADE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
0
ⁿ
Admiro muito o trabalho do professor Libâneo, sempre esclarecedor, metódico e simples.
Que explanação fantástica a do Prof.Libaneo que comenta e detalha o átomo do conhecimento, vinculando os elos significativos dos alunos para alinhavar o conhecimento,parabéns professor pela clareza.
Sou seu fã professor Libânio, minha formação foi baseada em seus escritos e em suas falas que ñ são poucos. Estou satisfeito...Parabéns pela palestra, excelente!
excelente......... uma palestra que ensina muito e não se cansa, e leva conhecimento ao ouvinte .....
Comecei agora o curso de pedagogia e estou encantada cada vez mais por este curso. gratidão professor.
Estudo pedagogia e até agora, não tinha visto nada tão perfeito e coerente, pena que atualmente a educação deixa muito a desejar no nosso País, mas ainda podemos mudar, o professor entra na sala de aula para ensinar e não criar militantes, como estamos vendo por aí, quero ver todos os vídeos dele, amei👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
mas na universidade pública cria 'militantes' infelizmente já impoem logo!
E um prazer e um privilégio assistir o próprio Libaneo, um verdadeiro gênio na área da educação e referência para vários educadores.
Maravilhoso os conteúdos apresentados por Libâneo
Libâneo tu é brilhante, me inspiro em suas obras e seus ensinamentos me fazem refletir na importância da minha prática docente.
Interessante, professor Libâneo, sempre muito bom poder ouvi-lo.
Meu Deus, esse homem tem razão demais. Um choque de realidade, só isso.
🤩 Aprendi tanta com o professor
Maravilhoso os conteúdos apresentados 💙
Excelente exposição do professor Libâneo!
admiro bastante as abordagens e as linhas de pesquisa desse grande senhor, o pai da Didactica.
O pai da Didatica é Comenius, meu brother!
Palestra magistral. É incrível como Libâneo apresenta na Pedagogia a dialética de Marx e Hegel (mútua determinação de sujeito e objeto)
Excelente exposição do que realmente aflige e afeta negativamente a educação brasileira, para além dos modismos atuais de dualidade (esquerda x direita) que estigmatiza os profissionais da educação e os transforma em ideólogos da esquerda. Essa mania de nossos governantes de querer resolver as coisas por decreto, sem mexer nas estruturas decadentes da educação brasileira. Mas não é por acaso, como Libâneo disse, uma ESCOLA POBRE para os pobres, porque os ricos continuarão em suas escolas particulares diferenciadas e usufruindo das melhores condições para acessar à universidade nas carreiras de prestígio. É o que penso!
Concordo!
Excelente palesta gostei muito qdo ele falou da geografia pois é a minha disciplina.
LIBÂNEO... EU AMO EDUCAÇÃO E ISTO É IMPOSSÍVEL SEM AMAR VOCÊ E SEUS PENSAMENTOS. GÊNIO TU ÉS EDUCADOR.
Amei ver essa palestra.
Que palestra fantástica, pois muitas vezes achamos que estamos pensando diferente dos pensadores e teóricos referente ao processo formativo.
Que honra ouvir o Professor Libaneo...21 03 2020
Palestra maravilhosa e enriquecedora 😍
Apaixonada pela palesta :D Sempre quis saber como cursei pedagogia e não tive aulas teóricas de geografia, português, matemática, pois nas disciplinas de ensino em matemática aprendemos metodologias e não conteúdo. Acredito que é importante saber para saber ensinar.
Gostei demais de acompanhar Libâneo.
Que palestra meus caros!!!!!
muito gratificante ouvir suas consideraçoes sobre educação
Que mente lúcida e brilhante!
Excelente conversa!
Que privilégio ouvir o professor Libânio... Concordo com tudo que ele disse. Desde o chamado educação para todos o assistencialismo entrou na escola, hoje os políticos estão mais interessados em ganhar votos do que oferecer uma educação de qualidade, o ensino está se adaptando ao aluno e este está se perdendo em questão de conhecimento...Como te admiro professor.
Sabe palestrar de maneira simples e dinâmica 👏👏👏
Excelente trabalho realizado 😀. Atual ainda em 2022
Muito bom, muito me acrescentou. Obrigada!
Quero conhecer esse admirável, inteligente e sábio.
é sempre muito bom ouvi-lo.
Lembro-me da minha graduação que saudades!
Acredito que aprendemos com o passado e continuamos aprendendo respeitar isso é fundamental.
Meu Professor! Que saudades!
Esse intelectual/pesquisador avulta nas provas de concurso sobre conteúdos pedagógicos. Depois que notei a importância dele, já corri pra comprar seus livros.
Gente,esse amado ainda vive, como ele está??
Ideias brilhantes, escreveu livros fascinantes.
Apesar de ter pescado de sono muitas vezes, mas a palestra, principalmente no final, ficou interessantíssima.
Excelentes abordagens e focalização na prática didática.
k palestra linda do doutor libaneo
Bom ouvir o idealizador da tendência Crítico Social dos Conteúdos.
Os alunos das classes media baixa, já não passa muito tempo já nas ruas,então a escola é uma extensão das ruas, é o que tá transmitindo com essa nova didatística nas escolas Libânel de uma luz para esses nossos governantes.
Excelente .. Um mestre em educação .. o Brasil tem uma riqueza imensa de capital intelectual !!! O filtro dos conhecimentos é uma das melhores habilidade q o professor deve desenvolver, criar uma sinergia de confiança com seus alunos .. para que o aluno se enxergue como um agente de mudança. Sabendo lidar não somente o conhecimento, mas como aplica-lo no desenvolvimento da vida social e do trabalho .
Professor José Carlos Libâneo é uma grande referência Educacional Bradileira
Professor, no Brasil basta passar em um concurso público e se torna um professor, mesmo que péssimo profissional, está lá, o sujeito é concursado. Não importa se ele sabe ensinar, se ele se importa com o ensino e aprendizagem, se ele tem didática ou tenta desenvolver uma.
Nossa 😔 minha gente muito boa explicação!!
OBRIGADO PRFR
Em 2023 o que libaneo falaria sobre os celulares
Não sou formada em pedagogia, mas estou fazendo pós de Docência no Ensino Superior. Minha formação é Comunicação Social Publicidade e Propaganda. A Didática é também para o Ensino Superior.
UMA PALSTRA COM bom audio que milagre
Libaneo para mim, tu és o melhor.
Só quem está numa sala de aula, sabe o que é a realidade.
Perfeito!
Nas Universidades e Faculdades não ensinam ao estudantes que querem ser professores a ensinar. Na minha época estudei as matérias metodologias:! da matemática, da ciências, estudos sociais, da língua portuguesa. Sou grata ao meu magistério.
Muito obrigado valeu
Boa noite, gostaria de entrar em contato com Libâneo, para que o mesmo me encaminhe o seu trabalho de pesquisa que ele fez no estado dele, no curso de Pedagogia.
LIBÂNEO, J. C. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogia. In: R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.
Mente brilhante!
Muito interessante.
vim por indicação da Prof Aline
A verdade que já ouvi, na relação de formação dos professores da educação infantil e de 1° ao 5°
Muito bom!!
Muito Bom
adoro Libâneo!
libaneo sempre reflexivo. desmestificando que o comportamento quem dita é o capitalismo. sensacional.
o professor é excelente, porém fiquei confusa.
Sem dúvida uma palestra que acrescenta muito. Obrigado por disponibilizarem esse conteúdo.
Entretanto, permitam-me discordar do professor em um ponto. Quando ele fala que existe uma "escola de rico" e uma "escola pobre pra pobre" dá a entender que isso seria uma espécie de efeito de conluio planejado entre donos da escola privada, elite burguesa e políticos. Ora, isso é resquício de uma visão marxista de luta de classes, como se "a burguesia" fizesse questão de manter o povo ignorante. A ignorância custa caro e qualquer empresário sabe disso e não deseja uma escola pública ruim.
Acontece que na escola privada existem mecanismos de controle de qualidade (principalmente dos pais - pagantes) que a deixam em outro patamar (embora tenha, é claro, seus próprios problemas). Na escola pública prevalece o entendimento que como "é de graça" (entendimento falso pois a escola pública é paga por todos) então "o que vier vem bem". O resultado é esse: uma escola sem preocupação com a qualidade, não por desejo de uma certa classe, mas como resultado da indiferença de certos professores, pais, comunidades, etc com a qualidade das escolas públicas.
Abraço!
👏
Tenho que assistir umas palestras especificas e gostaria de saber se o professor está falando de Didatica nessa palestra. Obrigado desde já.
Aos 59'30" ele começa a abordar o tema didática. Bom estudo.
30:30
Alguns comentários abaixo deixam bem claro, o quanto a falta de interpretação atrapalha nossa aprendizagem.
*Uma escola não deve ser* ideológica, acredito que isso não contribuem no saber individual e coletivo.
Não tenho verdade absoluta, escrevo pela minhas vivências.
Escola deve ensinar e aprender juntos com os alunos.
Desenvolver nos alunos:
Levar em conta o contexto cultural, social, economicamente.
Empatia
Interdependência
Assertividade
Interatividade
Inteligência Emocional
Trabalho lúdico
Empreendedorismo
Liderança Assertiva
Espírito coletivo
Ensinar saber SER,FAZER,CONHECER, CONVIVER, PENSAR, AGIR e SENTIR
Afetividade
Ser didático
Renovar a mente
Consciência plena
Respeitabilidade
Desenvolver as inteligências Etc
Estamos no mundo de mudanças, precisamos abrir-se para o novo.
Somente honramos quando somos honrados. **
2023❤
A parte que mais gostei mais infelizmente não era pertinente ao tema da palestra e não foi aprofundada, mais deixou gostinho de quero mais....Foi quando Libâneo disse: O capitalismo através do Banco Mundial estabeleceu pros países chamados emergentes, uma politica para pobre, uma escola pobre, não precisa professor que ganhe grande coisa. Adotam uma concepção de aprendizagem tão ampla, que desfoca da aprendizagem efetiva que é aprender a pensar através dos conteúdos, pro uma ideia de aprendizagem como aqueles conhecimentos mínimos, básicos para a sobrevivência. Fica a pergunta: Qual o interesse da camada elitista que as pessoas de um modo geral pensem?
Não. Ele disse: O capitalismo, através do Banco Mundial, estabeleceu pros países chamados emergentes uma política para pobre, uma escola pobre. Não precisa de professor que ganhe grande coisa. Adotam uma concepção...
Oi pessoal
50:34 Modelo de Dewey
Estranho é ouvir o que ele fala e ouvir de outras pessoas o pensamento dele. Ele parece defender a pedagogia tradicional (não estou dizendo robótica como parecem entender o tradicionalismo), mas uma pedagogia pautada na interação do aluno em todo processo de informação, fazendo com que ele produza o conhecimento. É impressão minha ou ele deixa claro que "socialização" no sentido de tornar o ensino simplório para alcançar o aluno não é bom, mas o aluno precisa se esforçar também para compreender? Gostaria que vocês pensassem comigo sobre isso. Quando as pessoas falam sobre ele, parece ser um "liberal" (essa não seria a palavra correta), mas como se na escola pudesse tudo para alcançar o aluno e agora vejo a ideia dele totalmente diferente, pois deve existir um conteúdo sistematizado, coerente e que capacite o aluno.
Cheguei a mesma conclusão. Realmente muito confuso equilibrar o que se aprende teoricamente na faculdade, com sua real visão. Nunca imaginei um teórico progressista defensor da pedagogia crítico social dos conteúdos com esse discurso meio que contraditório, mas muito interessante. Gostei dessa versão, pois comungo do mesmo pensamento.
Volte e assista atentamente o que Libâneo falou a 1:48 até 1:55.
Perdão 1:10 em diante!
Volte e assista o trecho 1:10 até 1:20.
42:00 O banco mundial impôs o modelo atual de escola no Brasil? Bruh
Boa noite
Povo não tá entendendo nada....observação
Sobre o "zapeando o bumbum" lembre-se da década de 80 quando não havia filtro e nem escolha. Todos assistíamos show da Xuxa, Chacrinha. Na década de 90 com segura o tcham...muita sexualização. Mas enfim, a sexualização deveria ser desmitificada e não banalizada. Temos sido incompetentes neste sentido nas últimas décadas.
Saber por terceiros o que se passa no interior de uma escola pública e sentir na própria pele há uma DIFERENÇA ENORME.
Assim como "TIORIA" e PRÁTICA!
20:18 A meninada não tem nada de excepcional, quando ouvem música e estudam" química, só tornam a ciência banal e não aprendem nada.
so eu estou achando isso chato??? só to assistindo pois preciso fazer um concurso.
bla bla bla nunca entrei em uma sala de aula e acho que sei tudo....
prof Libâneo se soubesse como estão os alunos atualmente, seria favorável a adoção de praticas pedagógicas tradicionais com a volta da palmatória.
+FRANCI LEE as palavras do senhor Libâneo são excepcionais, contrário das suas (zzzzzzz)
Espero que tenha abandonado a pedagogia !
kkkkkkk
Kkkkkk fora da casinha
Não conseguiu responder a pergunta na prática...só deu exemplo formação professor..
Não foca na resposta..
Libânio precisa entrar numa sala de aula... pensando bem...melhor não, nessa avançada idade que ele se encontra, seria um infarto agudo do miocárdio. #fatal!
+Geovanni Junior , é... acho que sua opnião faz parte da minoria...
EMEI MONTEIRO LOBATO INTEGRAL Minoria? Você conhece a realidade da educação brasileira?, já esteve em uma sala de aula? sabe o que nós professores passam? minoria...
+Geovanni Junior O ideal é a interação com outros autores.
Geovanni Junior Seu sarcasmo é totalmente desnecessário, pois a realidade da educação brasileira, principalmente, no que tange a escola pública, apresenta-se ne uma ordem caótica, mas se você, como educador, não tem um olhar de esperança e consciência do seu "papel" transformador, sinto em dizer, mas está na profissão errada, pois de pessimismo e omissão, o cenário educacional está cheio. Como diz o saudoso e esperançoso Paulo Freire: "O ainda não é, mas pode ser, é o inédito e viável".
Abs e boa sorte em tua jornada e que dela provenha um grande legado.
Ele também é professor, mas não atua mais em escolas. Aliás no vídeo ele diz que chegou a ser diretor também. Eu concordo com o que ele diz, aliás esse infarto no miocárdio que você cita é justamente pela deterioração do ensino que começou nos anos 90 como ele diz. A educação piorou muito, aqui não falo de dados como 80% chegam na faculdade atualmente, mas da realidade que muitos desses que chegaram não sabem ler e tem dificuldades com cálculos simples. Como chegaram na universidade? Não sei, mas a maioria não continua.
Som baixo...
Capitu Nascimento Deve ser no seu pc.
Capitu Nascimento Deve ser no seu pc.
Ĺ0
Ainda ganha pra fazer uma salada de palavras..duvido que alguém está entendendo...o que ele fala..
Como alguem dessa estirpe pode falar em "gerúndio". Ademais, sendo professor.