MUITO BOM, PROF. EDUARDO: Bem explicado. A respeito do da prática do escandir, lê-se no livro “ESCANDIR”, p. 111: Notáveis obras da literatura mundial se escreveram em versos decassílabos: a Divina Comédia, de Dante; O Paraíso Perdido, de Milton, poeta inglês cego, Os Lusíadas, de Camões. Um dos inconscientes encantos do verso decassílabo heroico, da preferência de numerosos textos da Literatura Mundial, talvez se prenda ao fato de ter a quantidade de sílabas equivalente aos dedos das duas mãos e a sílaba tônica na outra mão que não a que começou a contar as sílabas. O ser humano usa os cinco dedos de uma das mãos, depois busca o auxílio de mais um dedo e de todos os dedos da outra mão. A escansão de decassílabos heroicos é uma espécie de prática da Neuróbica - e ainda mais -, por exemplo: tanto podemos começar a escansão com uma das mãos e terminar na outra quanto fazer com as duas mãos, simultaneamente. A Neuróbica propõe exercícios cerebrais, buscando criar intencionalmente novos padrões associativos. O escandir é isso e muito mais, voltado não só para a integração do corpo, mas também do espírito, da mente e do corpo, ao mesmo tempo. É a prática dos dois hemisférios cerebrais, tidos como feminino e masculino: a mão direita é yang e a esquerda é yin. Se queremos harmonizar a mão esquerda e a direita, escandimos os versos simultaneamente com os dedos das duas mãos. Se queremos estabelecer um diálogo entre o lado masculino e o feminino, o yang e o yin, começamos a contagem por uma das mãos e continuamos com a outra, em que se localizam as duas sílabas tônicas. O livro ESCANDIR não se refere à prática da escansão, de forma genérica, mas se trata de uma Recomendação para a prática da escansão do decassílabo heroico.
Ahahah! Estou-me a rir mas pelo seu humor, meu novo amigo! Gostei muito desta aula...mas sabe que que faço poemas sem contar nada?! Louca? Se callhar, mas faço como gosto...e fora os erros...está tudo certo!...ahah! Mais uma subscrita! Beijo de Portugal!
Caríssimo professor, Venho por meio desta carta pedir-te encarecidamente que, ao menos por um bimestre, venha dar aulas em minha escola. É impossível aprender algo com minha atual professora e estou começando a ficar traumatizado com o ensino médio por esse motivo. Sempre gostei da matéria em questão, porém venho revendo meus conceitos na atual conjuntura. Eu realmente não suporto mais ficar ouvindo discussões sobre "o que é essa frase? Metáfora ou metonímia?, sendo que a professora nunca chega na conclusão, admitindo, EM TODOS OS CASOS os dois sentidos. Estou muito confuso, já não lembro nem meu nome. Desesperadamente, __________________ (disse q n lembrava meu nome!)
Muito esclarecedor. Se tivesse visto esse video a um anos e meio, não teria deixado a questão em com dez versos em branco. Kkkkk Amanhã se cair novamente uma questão como essa Farei um bom trabalho. Muito obg Fessor 🙌
mais se na frase estiver te escrevo, se eu for fazer a divisão sílabica poetica do te escrevo eu deveria dividir tee/screvo ou tees/crevo? frase inteira e: ha muito tempo,sim,que não te escrevo se puder me auxiliar agrdeço prof
Essa regra das consoantes iguais ficarem juntas isso sempre vai acontecer??? Consoantes iguais elas sempre vão ficar juntas ao se separar as sílabas poéticas ?? Tenho essa dúvida desde já muito obgda
Excelente didática professor #maisumainscrita. No entanto ainda tenho uma dúvida. Como nomeamos os versos de 5, 6, 7, 8, e 9 sílabas poéticas e assim por diante?
Professor como ficaria a escansão desse trecho do poema de Vinicius de Moraes Aquilo que eu ouso Não é o que eu quero Eu quero o repouso Do que não espero.
Fala, Maria, tudo bem? Vamos lá: A|qui|lo| que eu| ou|so (nesse caso, deixe-se guiar pela sonoridade: não emendamos o "eu" no "ouso" ao falarmos o verso ;) ) Não| é | o | que eu | que|ro Eu| que| ro o| re|pou|so Do| que| não| es|pe|ro (você pronuncia o "não" e o "espero" de forma bem marcante, bem separada)
Alguns "poetas" se gabavam do fato de produzirem poemas com determinada métrica. Muitos se quer davam importância a poesia, priorizando apenas a sua capacidade intelectual de formular tal façanha. Não é regra, ninguém precisa seguir isso para ser poeta, contudo, a escansão é importante pois com ela pode-se indentificar se o verso é isométrico, heterométrico ou livre.
Professor, não tenho certeza mas penso que talvez seja BUS-QUEA-MOR-NO-VASAR-TES-NO-VO-EN-GE (DISSÍLABO). E o NHO da palavra eu descartei pois a tonicidade estava na sílaba GE. Por favor veja se está certo, porque estou tentando entender o conteúdo a alguns dias mas não consigo.
Olá, gostei da sua aula Tenho uma duvida sobre um poema que fiz Eu queria que todos os versos tivesse 8 sílabas poeticas Mas estou na dúvida. Se o "te" do primeiro verso pode ser contato, pois ele está sozinho e por ser atono é contato pois é a última palavra independente de ser fraco ou forte Aqui está : "Cá estou a contemplar-te Tua apatia traz a dor Aprendi a viver assim Já que de ti não tenho amor." Desde já agradeço.
Alguém poderia me tirar uma dúvida qnto a escansao do seguinte verso: "amassadas na cama e dispersas até então". Queria saber se com a elisão se até com então a sílaba tônica deixa de ser o "TÃO" para ser "TÉEN" visto que pronunciando assim o tão torna-se átono
Professor ou alguém que possa me ajudar,a vogal tônica da palavra ladrilhar (é o dri ou o lhar).E no verso triste e(a gente junta as vogais ou deixa separado).O professor falou nessa vídeo aula pra olhar como a gente pronúncia a palavra então não juntei os e,pq a gente pronúncia sempre o e.Caiu na prova, alguém responde pf
@@lucaslopes1082 mas na contagem não se faz junção entre consoante e vogal, certo? A dúvida que tenho é se, como se respeita a sonoridade, o "n" de engenho fica mesmo na última sílaba, como na separação gramatical, ou vai para a penúltima, sendo a tônica e a última na escansão
Aula incrível, muito esclarecedora, obrigado.
Não,miserável, é sensacional! Parabéns pela aula e pelo bom humor!!!!!
Maravilha professor, tudo perfeito. Inclusive senso de humor.
Amei suas explicações e seu humor tbm.😄
MUITO BOM, PROF. EDUARDO: Bem explicado.
A respeito do da prática do escandir, lê-se no livro “ESCANDIR”, p. 111:
Notáveis obras da literatura mundial se escreveram em versos decassílabos: a Divina
Comédia, de Dante; O Paraíso Perdido, de Milton, poeta inglês cego, Os
Lusíadas, de Camões. Um dos inconscientes encantos do verso decassílabo heroico,
da preferência de numerosos textos da Literatura Mundial, talvez se prenda ao
fato de ter a quantidade de sílabas equivalente aos dedos das duas mãos e a
sílaba tônica na outra mão que não a que começou a contar as sílabas. O ser humano
usa os cinco dedos de uma das mãos, depois busca o auxílio de mais um dedo e de
todos os dedos da outra mão.
A escansão de decassílabos heroicos é uma espécie de prática da Neuróbica - e
ainda mais -, por exemplo: tanto podemos começar a escansão com uma das mãos e
terminar na outra quanto fazer com as duas mãos, simultaneamente.
A Neuróbica propõe exercícios cerebrais, buscando criar intencionalmente novos
padrões associativos. O escandir é isso e muito mais, voltado não só para a
integração do corpo, mas também do espírito, da mente e do corpo, ao mesmo
tempo.
É a prática dos dois hemisférios cerebrais, tidos como feminino e masculino: a mão
direita é yang e a esquerda é yin. Se queremos harmonizar a mão esquerda e a
direita, escandimos os versos simultaneamente com os dedos das duas mãos. Se
queremos estabelecer um diálogo entre o lado masculino e o feminino, o yang e o
yin, começamos a contagem por uma das mãos e continuamos com a outra, em que se
localizam as duas sílabas tônicas.
O livro ESCANDIR não se refere à prática da escansão, de forma genérica, mas se trata de uma
Recomendação para a prática da escansão do decassílabo heroico.
Excelente vídeo!Peguei a explicação na hora!!!
Parabéns!! Excelente explicação.. 👏👏
Obg 😥😥
Gostei do vídeo ficou engrasada
02:43 "não, miserável." ahahahaha
Muito bom
Show, já me tinha inscrevi
Olá professor! Tudo bem?! Conheci seu canal hoje e já tive a graça de encontrar uma aula tão completa como esta. Parabéns!
ótimo vídeo. muito didático. salvou minha pele para a prova da faculdade
BTW, sério que tem gente achando ruim pelas imitações? Eu achei graça. Mas nem Jesus agradou a todos, né?
Aula clara e objetiva, me ajudou bastante.
obrigada!
Amei. Vai me ajudar muito na prova!
Tu é brabooo demais
Muito bem explicado.
so eu tenho prova amanhã?
Gabriel Augusto Meireles de Araújo não eu tbm aaaa
Eu tenho hj
Eu vendo antes da prof passar😂
Posso estar respondendo um ano depois, mas eu também
@@larih2972 eu tenho tbm
Gostei muito professor... Como faço para falar diretamente, tenho outras dúvidas
Parabéns. Genial essa explicação. Desde o ensino médio tenho essa dúvida.
tinha
Que bom, Max! Estamos aqui pra isso =)
Que aula meus amigos!! O melhor, parabens.
Parabéns! Muito bom .
Obrigado, Marta!
Amei
Me ajudou bastante. obrigada!
Excelente aula. Obrigada, mestre!!!
Professor por favor me explica o que elisão poética ?
tbm estou precisando
Ótimo! Mais um escrito. Melhor vídeo.
Gostei
Valeu... tenho prova disso amanha e ainda nao tinha entendido!
Muito obrigada!!! Tô estudando em casa e me ajudou bastante sua explicação.
Ahahah! Estou-me a rir mas pelo seu humor, meu novo amigo!
Gostei muito desta aula...mas sabe que que faço poemas sem contar nada?! Louca? Se callhar, mas faço como gosto...e fora os erros...está tudo certo!...ahah!
Mais uma subscrita!
Beijo de Portugal!
Professor nesse caso de um trecho de Camões está correto ?
En/trea/sa/gu/das/LAN/ças/Afri/can
Entre as agudas lanças africanas
Simplesmente Fantástico. Parabéns!
Obrigado, Eylan =D
Continue com a gente!
Me ajudou muito, ganhou mais uma inscrita!! 😃
Salvou mano!
Não tenho certeza mas acho que fica assim: BUS / QUEA / MOR / NO / VASAR / TES / NO / VO / EN / GE (Decassílabo)
Will Senna será que não é BUS/QUEA/MOR/NO/VAS/AR/TES/NO/VOEN/GEnho? Também decassílabo. Alguém ajuda nois
desvia, isso mesmo. Um verso decassílabo!
bus/quea/mor/no/vasar...
Walbert Antonio sílaba e consoante n se une parceiro
desvia o seu está correto
Muito bom 👏Ajudou bastante 👏
Bom saber, Isa! Continue com a gente!
Muito bom o conteúdo. Eu amei. Pois mim ajudou.
MUITOO OBRIGADAAAA!! 🤗😍😘❤️❤️❤️❤️
prof top!
nossa isso me ajudou muito pra prova que tenho terça-feira! obrigada!!!! :D
ei cara obrigado tem certeza que vou tirar um nota boa na minha prova!!
kkkkkk muito engraçado, obrigado aprendi muito.
Daria dez se não fosse o termo "miserável"... todo cuidado é pouco!!!
top demais! to emocionada.
Muito bom ;)
superdidatico vc pode fazer uma materia sobre a rima do poema
Caríssimo professor,
Venho por meio desta carta pedir-te encarecidamente que, ao menos por um bimestre, venha dar aulas em minha escola. É impossível aprender algo com minha atual professora e estou começando a ficar traumatizado com o ensino médio por esse motivo. Sempre gostei da matéria em questão, porém venho revendo meus conceitos na atual conjuntura. Eu realmente não suporto mais ficar ouvindo discussões sobre "o que é essa frase? Metáfora ou metonímia?, sendo que a professora nunca chega na conclusão, admitindo, EM TODOS OS CASOS os dois sentidos. Estou muito confuso, já não lembro nem meu nome.
Desesperadamente,
__________________ (disse q n lembrava meu nome!)
Amei, ajudou muiiito!👏🏻
Gostei, só não curti as "imitações", mas está excelente o vídeo!
Adorei esse cara KKKKKKKKKK
"Professor, professor... esse verso tem 11 sílabas seu burro, ignorante" KKKKKKKKKK A NÃO KKKKKKK dei pala
Muito boa a aula professor
Muito esclarecedor. Se tivesse visto esse video a um anos e meio, não teria deixado a questão em com dez versos em branco. Kkkkk Amanhã se cair novamente uma questão como essa Farei um bom trabalho. Muito obg Fessor 🙌
gostei da sua explicação tamos juntos professor vlw
meu cérebro já esta em pânico kkkk abraço
haha sou idiota
@@brunohenrique-xc1xh é?
ele me chamou de miserável KKKKKKKKKKKKKKKK
Parabens
bus / quea / mor /no / vas /ar / tes / no / voen/ ge decassílabo
mais se na frase estiver te escrevo, se eu for fazer a divisão sílabica poetica do te escrevo eu deveria dividir tee/screvo ou tees/crevo?
frase inteira e: ha muito tempo,sim,que não te escrevo se puder me auxiliar agrdeço prof
Te/es/cre/vo
@@wellintonfreitas998 vlw mano
gratidão !
10
Essa regra das consoantes iguais ficarem juntas isso sempre vai acontecer??? Consoantes iguais elas sempre vão ficar juntas ao se separar as sílabas poéticas ?? Tenho essa dúvida desde já muito obgda
Oiiii. Perfeito. Passo teus vídeos em minhas salas e meus alunos se divertem muito, assim aprendem mais. Parabéns!!!!
KKK PERFEITO, AMEI
Vamo que vamo
Muito bom!
10p e 13 g
Excelente didática professor #maisumainscrita. No entanto ainda tenho uma dúvida. Como nomeamos os versos de 5, 6, 7, 8, e 9 sílabas poéticas e assim por diante?
Pentassilabo,hexassilabo,heptassilabo,octossilabo, eneassilabo.
E aqui estamos nós
BUS/QUE A/MOR/NO/VAS/ AR/TES,/ NO/VO EN/GE/nho 10 SILABAS? TIVE DúVIDAS :(
Eu também fiquei na dúvida,mas certamente é decassílabo mesmo.
BUS/QUE/; A/MOR/; NO/VAS/; AR/TES/; NO/VO/; EN/GEN/NHO (12 SÍLABAS)
tomei um susto quando ele se fez de aluno burro skskks
Com letra de música é a mesma coisa professor?
Assistindo para fazer uma apresentação kkkkk
estamos na mesma equipe, coincidência
É nóis
Tamo junto
Heeee kkkk🤣
Estou quase louca rsrs,
Não era a intenção, Gessica, hahaha... conseguiu entender a contagem?
2:37 kkkkkkkkkkkkk
Professor como ficaria a escansão desse trecho do poema de Vinicius de Moraes
Aquilo que eu ouso
Não é o que eu quero
Eu quero o repouso
Do que não espero.
Fala, Maria, tudo bem?
Vamos lá:
A|qui|lo| que eu| ou|so (nesse caso, deixe-se guiar pela sonoridade: não emendamos o "eu" no "ouso" ao falarmos o verso ;) )
Não| é | o | que eu | que|ro
Eu| que| ro o| re|pou|so
Do| que| não| es|pe|ro (você pronuncia o "não" e o "espero" de forma bem marcante, bem separada)
Obrigada professor!! O senhor salvou minha vida!!! Te amoooo! rsrsrsrs
Melhor professor do mundo!!! :-) :-)
Hahahaha... tamo junto! (Algo me diz que essa dúvida era trabalho de escola, hein?)
então, posso concluir que cada verso possui 6 silabas poéticas? ou analiso o conjunto dos versor totalizando em 24?
daniela cinara cada verso possui 5 sílabas poéticas pois as últimas não são sílabas fortes.
sempre me confundia na contagem. Aula bem esclarecedora. obr
obrigada
Só faltou dar a resposta da última pergunta.
Decassílabos
Com todo o respeito ao professor e à língua portuguesa, qual o motivo da existência disso ? Até agora não entendo...
Alguns "poetas" se gabavam do fato de produzirem poemas com determinada métrica. Muitos se quer davam importância a poesia, priorizando apenas a sua capacidade intelectual de formular tal façanha. Não é regra, ninguém precisa seguir isso para ser poeta, contudo, a escansão é importante pois com ela pode-se indentificar se o verso é isométrico, heterométrico ou livre.
ele eh decassílabo?😓
Professor, não tenho certeza mas penso que talvez seja
BUS-QUEA-MOR-NO-VASAR-TES-NO-VO-EN-GE (DISSÍLABO). E o NHO da palavra eu descartei pois a tonicidade estava na sílaba GE.
Por favor veja se está certo, porque estou tentando entender o conteúdo a alguns dias mas não consigo.
Explicação decente, mas ridicularização da ação de questionar de um aluno, achei tosca.
Achei que só eu tinha achado isso desnecessário, muito sarcástico, não gostei...
Pensei exatamente isso!!! Foi muito escrota essa ridicularização!!!!
Adorei a explicação mas essa parte nem precisava, muito tosco. Não é o tipo de coisa que eu espero ver numa boa aula.
O coco
Olá, gostei da sua aula
Tenho uma duvida sobre um poema que fiz
Eu queria que todos os versos tivesse 8 sílabas poeticas
Mas estou na dúvida.
Se o "te" do primeiro verso pode ser contato, pois ele está sozinho e por ser atono é contato pois é a última palavra independente de ser fraco ou forte
Aqui está :
"Cá estou a contemplar-te
Tua apatia traz a dor
Aprendi a viver assim
Já que de ti não tenho amor."
Desde já agradeço.
professor e 10 ne?
prf me ajuda qro ver se eu acertei tenho prova amanha e?
Alguém poderia me tirar uma dúvida qnto a escansao do seguinte verso: "amassadas na cama e dispersas até então". Queria saber se com a elisão se até com então a sílaba tônica deixa de ser o "TÃO" para ser "TÉEN" visto que pronunciando assim o tão torna-se átono
Bus/que/A/am/or/no/vas/ar/tes/no/vo/en/gen/nho
Eu já fiquei na duvida: bus/quea/mor/no/vas/ar/tes/no/vo/en/ge/ 11
Contar sílabas em poesia é igual falar minerês
Queria saber aquele negócio do ababbbcc. Tô procurando aqui
se isso nao for nos metodos socio construtivistas eu confio na sua aula kkkk
Oi
A imitação ficou chata.A explicação 10.
Professor ou alguém que possa me ajudar,a vogal tônica da palavra ladrilhar (é o dri ou o lhar).E no verso triste e(a gente junta as vogais ou deixa separado).O professor falou nessa vídeo aula pra olhar como a gente pronúncia a palavra então não juntei os e,pq a gente pronúncia sempre o e.Caiu na prova, alguém responde pf
Bus-quea-mor-no-vas-ar-tes-no-voen-ge-nho (decassílado, nho não conta) Certo?
Quase correto! Repare só no "golpe vocal" que há em [va - sar]. O s ganha som de z.
@@lucaslopes1082 mas na contagem não se faz junção entre consoante e vogal, certo? A dúvida que tenho é se, como se respeita a sonoridade, o "n" de engenho fica mesmo na última sílaba, como na separação gramatical, ou vai para a penúltima, sendo a tônica e a última na escansão
mds 2019
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pofessor é bem assim kkk
Aqui vai um poema decassílabo que fiz:
@
oioioioioioioioiooiooioiooioiooii
Professor maluco!
a usp nao tem interunesp ... (8)