Gostei muito dessa aula Falando de escansão Também faço poesia Mais tenho muita indagação Pra ficar bem aprendida Quero mais explicação. Antonieta Guilherme. Muitíssimo obrigado.
Minha amiga, vamos lá, É a hora de brilhar. Então vamos estudar Para o caminho trilhar. Nos ajudar pra melhorar, Ou então para brincar, De criar a poesia E melhorar o dia. Talvez seja engraçado Ou, então, desengonçado. Esse caminho desgraçado. Pelo menos continuamos E por aqui nós estamos Recitando nossos cantos.
Aluna de letras/português pela Universidade Estadual de Alagoas - Uneal✌ Estou sendo introduzida a isso agora no meu primeiro período, estou apaixonada pelo curso! Suas aulas são um belo suporte❤
Professor eu estou ainda mais admirado dos compositores agora, não é tão simples, embora possível. Quando analisamos de maneira simples, "por cima", parece mais simples do que realmente é.
Eu sou perdidamente apaixonada por seus vídeos de palavras cruzadas no tiktok, estou dando minhas primeiras aulas de literatura agora e voce esta me ajudando muito
A poesia tem sido minha tábua de salvação diante da depressão que enfrento há anos. Até consigo ajudar o próximo menos a mim e isso já me basta, tenho utilidade nesse terra kkk Parabéns professor, sua aula é cativante, passei por acaso e vi seu vídeo vou. Continuar. Tô sonhando em publicar um material que tô quase concluindo. Abraços a todos e todas
Olha eu aqui novamente! Bora estudar e praticar! Muito obrigado pelo maravilhoso conteúdo, estou maratonando seus vídeos, logo vou conseguir assistir todos. Continue a nos ensinar, muito obrigado!
7:56 Tá mas, isso da linguagem informal, "popular", se aplica à literatura formal? É uma regra da escansão de um poema "formal"? E na própria Canção de Exílio tem o seguinte verso: "Em cismar, sozinho à NOIte" Conto aqui sempre oito sílabas.
8:17 por que ignorar o ''sa'' aqui??? Vc sempre tava explicando o motivo e fazia sentido, agora temos uma consoante e uma vogal terminando a frase, então não deveria ignorar. Por que ignorar??
Na escansão poética, só se considera até a sílaba tônica da última palavra. A última palavra é "casa", e tônica de "casa" é CA. O "sa" é fraco e termina o verso, portanto não entra na composição do ritmo do verso.
professor, como ficaria esse poema de alberto de carvalho minha canção procura por tua voz pelas vetustas sacadas e umbrais do velho casario dos ancestrais no doce palrear de teus avós colhe no vento antigas cantilenas que adormecem palácio e tugúrio busca encontrá-la no leve múrmurio que se desprende ao fim das vãs novenas ela atravessa noites e luar bendiz as flores que que hão de germiar em subsolos e jardins suspensos e há de buscar por teu gentil falar quando no mundo nada mais restar além de trevas,cinzas e silêncio
Olá! Pode colocar algarismos numéricos, sim. Porém, somente se for uma ocasião de grande necessidade, como datas, porcentagens, séculos etc. Por exemplo: "Venho aqui muito feliz Em 2023 Escrever uma estrofe Para agradar vocês."
No terceiro verso a palavra "que" se funde com a "a". No caso essa fusão não é quando a sílaba anterior é átona? E "que" é tônica nao é? Pensei que fosse assim. Lá para o final do vídeo pude ver que a união é se qualquer uma das duas é fraca. Mas se eu fizer um poema com o método que eu citei vai estar errado? É que vi vários vídeos e cada um explica de uma forma. Desde já agradeço.
Olá! Desculpe pela demora em responder. Você está certíssimo! Fazendo a escansão dessa maneira estará certo. Caso ainda haja a dúvida, pense na naturalidade da fala. Se houver a possibilidade de unir as sílabas, elas deverão se juntar.
@@profagneraraujo Desde já agradeço sua resposta. Então o que mais devo considerar é a fala não é? Melhor do que decorar regras seria então eu falar e ver quando a união é natural. Seria isso? Não tem erro de essa união ser diferente de uma pessoa para outra não é?
Já que se trata de uma redondilha maior, por que não citar que cada verso tem duas sílabas fortes; a primeira (Min ha TER ra tem pal MEI ra.... Terceira e sétima ?
Professor, estou escrevendo o meu primeiro cordel, com 6 versos (sextilha), sou iniciante e queria saber se obrigatoriamente os versos devem ter essa contagem de sílabas poéticas.
Ou, Vitória! Sim, essa é uma das principais regras da poesia de cordel. Eu tenho um vídeo ensinando a contagem de sílabas. O vídeo se chama ESCANSÃO POÉTICA. Qualquer dúvida, pode me procurar!
mas professor, nesse caso o "se um" não ficaria separado porque são duas palavras sozinhas portanto são duas sílabas tônicas? ou isso acontece porque são sílabas fracas? eu estou em dúvida se "pó e" no meu soneto seriam juntas porque eu acho que "pó" é forte mas não aplicar a regra propriamente
Aprendi escansão e que as silabas poéticas são diferentes das de português. Gratidão e como meu Nordeste tem grandes gênios.⭐
Gostei muito dessa aula
Falando de escansão
Também faço poesia
Mais tenho muita indagação
Pra ficar bem aprendida
Quero mais explicação.
Antonieta Guilherme.
Muitíssimo obrigado.
Minha amiga, vamos lá,
É a hora de brilhar.
Então vamos estudar
Para o caminho trilhar.
Nos ajudar pra melhorar,
Ou então para brincar,
De criar a poesia
E melhorar o dia.
Talvez seja engraçado
Ou, então, desengonçado.
Esse caminho desgraçado.
Pelo menos continuamos
E por aqui nós estamos
Recitando nossos cantos.
Aluna de letras/português pela Universidade Estadual de Alagoas - Uneal✌
Estou sendo introduzida a isso agora no meu primeiro período, estou apaixonada pelo curso! Suas aulas são um belo suporte❤
Que maravilha! Seja bem-vinda ao canal. Se precisar estudar algum tema sobre o qual ainda não fiz vídeo, é só me avisar que eu providencio. 🥰😁❤
Professor eu estou ainda mais admirado dos compositores agora, não é tão simples, embora possível. Quando analisamos de maneira simples, "por cima", parece mais simples do que realmente é.
Explicação fácil pra gente entender. Parabéns!!!!!
Eu sou perdidamente apaixonada por seus vídeos de palavras cruzadas no tiktok, estou dando minhas primeiras aulas de literatura agora e voce esta me ajudando muito
A poesia tem sido minha tábua de salvação diante da depressão que enfrento há anos. Até consigo ajudar o próximo menos a mim e isso já me basta, tenho utilidade nesse terra kkk
Parabéns professor, sua aula é cativante, passei por acaso e vi seu vídeo vou. Continuar. Tô sonhando em publicar um material que tô quase concluindo.
Abraços a todos e todas
É isso aí! Bora semear e colher poesia!
professor, por favor faça mais vídeos. Eu comecei assistir os seus e estou aprendendo muito
Obrigado! ❤ Tem alguma matéria ou tema que gostaria de ver?
Pra min a vida e o sinônimo de poesia então 😁 recite a todos os dias 🙏 Lily Silva poétisa ❤️ amei o vídeo 😘
eAe, tuerrou no "min" seria mim, me desculpa ae, so corrigindoi
Valeu!
Obrigado, meu amigo! Grande abraço!
Obrigada professor. Estou aprendendo e vou escrever se Deus quiser.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.
Muito obrigado pelo excelente conteúdo professor!!!
Tenho aprendido muito com suas aulas!
Caramba, isso é muito legal, e eu não fazia ideia! Sinto que descobri um hack na matrix kkskskskskk
Gostei Professor!
Parabéns!
Saúde e Sucesso!
Excelente vídeo! Parabéns!
Muito bom está me ajudando muito 👏👏
aprendi muito, obrigado
Estudante de Letras - Português pela facudade UNIP EAD. te agradeço pelo esclarecimento da aula.
Eu que agradeço por assistir! Muito obrigado! 🥰
Professor, você é fantástico!! Que maravilha!! Como aprendi!!
Isso que e um video com muita informação muito boas
Didática perfeita!
FABULOSO! OBRIGADO!
Professor Fagner, parabéns, muito boa sua didática!
Muito obrigado
Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente aula, estou aprendendo muito, parabéns professor!
Obrigado por assistir! 😃
Melhor canal para aprender métrica.
Já ganhou minha inscrição!
Muito obrigado! Sinta-se em casa e fique à vontade para pedir vídeos e sugerir ideias!
Obrigadão professor 👍👍👍
Seu canal é incrível. Estou utilizando suas dicas e ensinamentos para criar poemas aqui em Portugal e divulgar nas ruas nossa cultura! Obrigado!
Que maravilha, meu amigo! Sucesso pra você! Mande notícias!
Gratidão! Me ajudando muito em Teoria Literária
Muito obrigado! Fico feliz em poder ajudar!
Muito obrigada!!!
aula maravilhosa e didática, trabalho incrível. parabéns.
Obrigado!
Grato pelo conteúdo.
Muito boa sua explicação... Vi uma regra de elisão que eu desconhecia. Parabéns!🙌👋🎶
Muito obrigado 🙌
Perfeito! Gostei muito. 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigado 😊
Seus vídeos são fantásticos.Estou aprendendo muito.
Obrigado! Fico feliz em poder ajudar.
Por favor faça um vídeo analisando a canção "Estação da luz" do Alceu Valença.. 👏🖤🖤
Olha eu aqui novamente!
Bora estudar e praticar!
Muito obrigado pelo maravilhoso conteúdo, estou maratonando seus vídeos, logo vou conseguir assistir todos.
Continue a nos ensinar, muito obrigado!
Muito obrigado pela audiência! Bons estudos!
A questão de ditongos crescentes e decrescentes, e o hiato, a elisão funciona?
Explica muito bem, moço.
:)
Obrigado!
Muito interessante isso. Vou usar isso como treino de escrita de poemas
Excelente!!
❤❤❤
Faz uma análise da musica paratodos (chico buarque) seguindo o ponto de vista desse vídeo.
Muito bom.vou tentar aplicar nos poemas do meu canal
Ótima aula! Bem didática.
Obrigado 😃
Excelente!
Muito obrigado! Seja bem-vinda ao canal. Fique à vontade para sugerir temas e aulas.
7:56
Tá mas, isso da linguagem informal, "popular", se aplica à literatura formal? É uma regra da escansão de um poema "formal"?
E na própria Canção de Exílio tem o seguinte verso:
"Em cismar, sozinho à NOIte"
Conto aqui sempre oito sílabas.
1- Se aplica à poesia culta também.
2- em/cis/mar/so/zi/nhoà/NOI
(o "te" não conta, pois é fraco).
Excelente. Obrigado.
Eu que agradeço
Estou gostando do canal e das aulas. Professor,por que não falou de crase e elisão nessa aula?
Maravilhosa a aula ☺️
Obrigado 😃
Excelente! Fala sobre prosa :)
Opa! Maravilha! Vou providenciar! Obrigado! ❤
top!
Um poema em redondilha maior (7 sílabas poéticas) pode ser classificado como sonetílho ou para tanto ele precisaria ter apenas seis sílabas?
02:47 ''Onde canta o sabiá''. Um bem-te-vi não concordou com o verso: ''quem canta aqui sou eu'' kkkkkkk
HAHAHA... você ouviu? Os pássaros lá fora quiseram fazer uma participação no vídeo. E eles entraram bem na hora certa.
Como a gente faz a escansão de palavras como : 'sereia' e 'praia'?
Muito obrigado pela aula!
Graças a essas informações esto conseguindo melhorar meus cordéis
Que maravilha!
@@profagneraraujo Sempre fiz poema e pensava que era praticamente iguais, mas tem uma grande diferença.Obrigado, pela sua colaboração
Adorei!!!
Obrigado por assistir! Fico à disposição! ❤
Onde canta o sabiá o bem-te-vi também foi lá.
Legal
Obrigado viu
8:17 por que ignorar o ''sa'' aqui??? Vc sempre tava explicando o motivo e fazia sentido, agora temos uma consoante e uma vogal terminando a frase, então não deveria ignorar. Por que ignorar??
Na escansão poética, só se considera até a sílaba tônica da última palavra. A última palavra é "casa", e tônica de "casa" é CA. O "sa" é fraco e termina o verso, portanto não entra na composição do ritmo do verso.
@@profagneraraujo muito obrigado
Pq tem tanto poema que a metrica varia (tipo 5,4,6,5 sílabas poeticas)
Professor, então, vez ou outra, eu posso escrever o cordel com a última sílaba sendo a 8 sílaba poética tônica?
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
Seno A, Cosseno B
Seno B, Cosseno A
professor, como ficaria esse poema de alberto de carvalho
minha canção procura por tua voz
pelas vetustas sacadas e umbrais
do velho casario dos ancestrais
no doce palrear de teus avós
colhe no vento antigas cantilenas
que adormecem palácio e tugúrio
busca encontrá-la no leve múrmurio
que se desprende ao fim das vãs novenas
ela atravessa noites e luar
bendiz as flores que que hão de germiar
em subsolos e jardins suspensos
e há de buscar por teu gentil falar
quando no mundo nada
mais restar além de
trevas,cinzas e silêncio
É um soneto decassílabo. Todos os versos têm 10 sílabas poéticas.
Espero ter ajudado! ❤️
professor me tira uma dúvida pode colar numero em cordel? ex: É de rica tradição composta por 09 estados leia está edição.
Olá! Pode colocar algarismos numéricos, sim. Porém, somente se for uma ocasião de grande necessidade, como datas, porcentagens, séculos etc. Por exemplo:
"Venho aqui muito feliz
Em 2023
Escrever uma estrofe
Para agradar vocês."
@@profagneraraujo obg professor!!
No terceiro verso a palavra "que" se funde com a "a".
No caso essa fusão não é quando a sílaba anterior é átona? E "que" é tônica nao é? Pensei que fosse assim.
Lá para o final do vídeo pude ver que a união é se qualquer uma das duas é fraca.
Mas se eu fizer um poema com o método que eu citei vai estar errado?
É que vi vários vídeos e cada um explica de uma forma.
Desde já agradeço.
Olá! Desculpe pela demora em responder.
Você está certíssimo! Fazendo a escansão dessa maneira estará certo.
Caso ainda haja a dúvida, pense na naturalidade da fala. Se houver a possibilidade de unir as sílabas, elas deverão se juntar.
@@profagneraraujo Desde já agradeço sua resposta. Então o que mais devo considerar é a fala não é? Melhor do que decorar regras seria então eu falar e ver quando a união é natural. Seria isso? Não tem erro de essa união ser diferente de uma pessoa para outra não é?
@@allemterra sim, porém, para evitar essas diferenças entre uma pessoa e outra, existem as regrinhas.
Já que se trata de uma redondilha maior, por que não citar que cada verso tem duas sílabas fortes; a primeira (Min ha TER ra tem pal MEI ra.... Terceira e sétima ?
Professor, não há uma regra na escansão onde não pode-se separar rr e ss?
Essa regra é puramente gramatical. Para a poesia isso não importa. A escansão poética considera apenas o impulso vocal.
Professor, estou escrevendo o meu primeiro cordel, com 6 versos (sextilha), sou iniciante e queria saber se obrigatoriamente os versos devem ter essa contagem de sílabas poéticas.
Ou, Vitória! Sim, essa é uma das principais regras da poesia de cordel. Eu tenho um vídeo ensinando a contagem de sílabas. O vídeo se chama ESCANSÃO POÉTICA. Qualquer dúvida, pode me procurar!
Certo, vou procurar por esse vídeo para tentar aprender. Muito obrigada!
@@vitoriapaz3300 é este vídeo aqui: ua-cam.com/video/SaOLAm5vaT0/v-deo.html
Professor, esse "se um" não fica junto não? No verso: não se admire se um dia
Sim, fica.
mas professor, nesse caso o "se um" não ficaria separado porque são duas palavras sozinhas portanto são duas sílabas tônicas? ou isso acontece porque são sílabas fracas? eu estou em dúvida se "pó e" no meu soneto seriam juntas porque eu acho que "pó" é forte mas não aplicar a regra propriamente
Professor, assisti a este vídeo e me surgiu uma dúvida. Já encaminhei direct, e-mail e não recebi retorno. Poderia me ajudar, por gentileza?
Olá! Já respondi seu e-mail. Obrigado!
@@profagneraraujo, muito obrigada pela gentileza e generosidade.
Boa tarde, o Professor é irmão de Bráulio Bessa?
Somos irmãos de almas nordestinas.
Beijo de Angola 🇦🇴
O sabiá ate cantou kkkkk
Eu não consigo entender, já dezenas de vídeos, cursos e não entendo