Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ua-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c0jv5j55l3wo
Minha experiência com um adolescente que perdeu a visão por volta dos 12 anos. Pietro ex-vidente se adaptou a vida e com a devoção de sua família e principalmente da mãe, aprenderam como se locomover sem a visão. Ingressou no conservatório musical e tocava flauta doce entre outros instrumentos. A última vez que encontrei Pietro estava na faculdade, havia se casado e trabalhava. Enfim, ele se corrigiu no curso da vida. A experiência foi gratificante e enriquecedora.
Parabéns Mônica pela matéria e leitura. Como pessoa com baixa visão, é muito legal ver esta representatividade de nós deficientes visuais crescendo. Conseguimos mostrar que somos capazes de muita coisa e passamos por superações todos os dias. E tambpem pela baixa visão, me tornei um grande fâ do BBC Lê, que me permitiu ouvir tantas matérias sobre os mais diversos assuntos, e fico sempre aguardando os vídeos novos. Agradeço muito a Silvia, ao Thomas e a todos os outros leitores que já se tornaram parte integrante da minha semana, além da equipe da BBC pelo incrivel trabalho.
Gostei muito da frase citada, cegueira não é escuridão. porque uma pessoa sabe que está no claro ou no escuro porque ela consegue ver. como nos cegos não vemos nada, a claridade ou a escuridão não existe para nós. agora infelizmente nós que somos cegos somos muito mal vistos pela sociedade seja em relação a conseguir trabalho, relacionamento, independência. espero que um dia isso possa mudar e espero estar aqui para ver essas mudanças acontecerem. afinal de contas, somos todos seres humanos e todos merecemos oportunidades independente de deficiência raça cor etc
Acho que procurar heroísmo dentre os cegos no sentido de salvar Mundos, não seria o caso, no entanto, procurar heróis anônimos dentre as pessoas com deficiência, Seria bem interessante. Não me considero herói, mas posso admitir ser um vencedor na vida. Cego, Trabalho em uma multinacional Portuguesa. Sou muito bem respeitado e tenho uma posição em nível gerencial na empresa. constitui família, formei minhas duas filhas, as quais já casadas, sendo uma delas Mãe. Minha esposa optou por não trabalhar fora para cuidar das meninas e me dar suporte. Aliás, trabalho em São Paulo e moro em Campinas. Sei que existem outros vencedores que são cegos. Alguns até mais jovens do que eu. Parabéns para este pessoal que não permitiu que uma limitação se tornasse um fator limitador em sua vida!
Olá bom dia pra todos. Achei esta reportagem Sensacional. Sou pai de uma moça portadora com deficiência Visual. Retinose Pigmentar:RPE65. Hoje casada, funcionária pública municipal ( concursada) e cursando o 5° período de Psicologia. Nunca se entregou ao desânimo e ainda assim faz luta Krav magá. Posso afirmar que sua audição é muito sensível e bem apurada.
@@grasicsc1Olá. Ela nasceu já com a Ritinise Pigmentar e, foi perdendo a visão com a passar do tempo. Já na entrada da idade mocidade já havia perdido a visão. Hoje ela tem cegueira legal. Ela foi acompanhada por médicos/ Oftalmologista HC de Goiânia - CEROF. ..
Só um esclarecimento, boa deficientes visuais não portamos nada ,mas sim somos deficientes visuais. Não se utiliza mais o termo portador de alguma deficiência, mas somente deficiente.
Tive ao longo de minha vida aos pontos 73, 02 experiencias impares com pessoas deficientes visuais...a 1a. Num workshoping no Inst Norina Dorvil, onde fuquei incumbida de tomar conta de um oarticipante...fiquei acangada sobre sua organizacao...a carteira de dinheiro num toque...sabia de tudo ! Bem diferente da minha bagunca...no curso com um computador/moderno acompanhava a aula, sobre arrecadacao de recursos, magistralmente. A outra uma colega descendente de oriental, numa academia de danca, estudava bale...o interessante q ela se deslocava de onibus e metro...fazendo um circuito complexo -metro e 02 onibus - pra chegar a academia...com o auxilio da bengala...tbm soube q morava com a mae idosa e cuidava da mae !? Ela a bailarina animada q so ela ..
Depoimento pessoal: minha sogra ficou totalmente cega e surda por volta dos 57 anos. Perguntei o que ela escolheria -cegueira/surdez- se pudesse. Disse que escolheria a cegueira que a surdez era muito pior. Usava um imenso aparelho p escutar o mínimo possível.
Um assunto muito mais além que podemos imaginar o que é realmente ser cego, gostei demais vou enviar pra minha irmã que tem um cunhado que ficou cego a dois anos por ter diabetes, ele se supera a cada dia , sempre sorrindo contando piadas , fazendo trabalhos domésticos, até se locomover a pé pelo bairro, claro com um acompanhante poucos metros dele para segurar que nada aconteça de ruim.
...esses deuses mitologicos da idade média, que exemplo deuses têm para os mortais carnais que tantos os atrai? É bem sensível falar com um cego sendo vidente mas é muito curioso saber como algumas pessoas deficientes visuais desenvolveram se assim, além da expectativa humana. Quando assisti na Internet aquele curta metragem do homem cego com seu peixe de estimação, gosto de ver coisas na Internet que vale a pena guardar na mente para depois refletir. Pensando no peixe primeiro, eu penso : que é possível um animalzinho formar um vínculo de confiança e amizade com quem o alimenta e cuida dele. Quando penso no homem cego, o tutor do peixinho de aquário, é muito mais complexo saber como ele senti e faz para viver a alegria da sua vida. E trazem uma cena incrivelmente sensível de amor e amizade para este planeta.
Meu marido tem 10% de visão do olho direito e não enxerga nada do olho esquerdo, a minha sogra teve toxoplasmose na gestação e ele nasceu cego, os médicos fizeram várias cirurgias e através dessas cirurgias ele conseguiu ter esses 10% de visão. Ele leva uma vida normal, concluiu os estudos, fez curso na faculdade, é formado em analista de sistemas, tem dois empregos 😂 trabalho de carteira assinada em uma empresa como engenheiro software e trabalha de freelancer nas horas vagas, as vezes ele chega a trabalhar até 15 horas por dia, mas eu acredito que isso depende do esforço de cada pessoa, conheço vários deficientes que arruma desculpa pra tudo.
Ainda falando de minha filha, ela e o seu esposo, também deficiente visual leva uma vida normal. Ele conclui este ano 2024 o curso de Direito. Vão pra faculdade e trabalho e lazer de coletivo. As pessoas tem que entender que estas pessoas com este tipo de deficiência Visual são normais, só aguarda do próximo respeito, gentileza e empatia...
Não conheço o livro e não posso opinar sobre ele, mas as opiniões colocadas nessa reportagem pela autora dão a sensação de alguém que só quer reclamar e usar o tema para criar confusão. Não explora o simbolismo dos mitos nem os coloca em perspectiva com a cultura da época; Se fala-se em superação, não gosta e reclama; Se fala em receber apoio e empatia dos ao redor, reclama; Se fala das versões sobre ser um mal/punição, reclama. Mas no fim das contas os seus relatos do trem e das pessoas que admira são de superação. Infelizmente ao invés de trazer a potencialidade dos cegos, seus desafios e o que como sociedade poderíamos fazer para criar mais oportunidades juntos.... ela reclama. Estamos na era da lacração. Triste momento da história.
😂😁 O maior ( MITO ) de nosso tempo : ESSE JESUS INVENTADO PELO PODER ROMANO DOMINANTE DE ÉPOCA 😲 agora a cegueira física orgânica é circunstâncias normais desse nosso mundo feito de órgãos 👍🏿
@jonny4392 Não sou RELIGIOSO, não sou Cético, sou um vivenciador de realidades... E tenho muita dó desse povo das igrejas que vivem de ilusão, acreditando num Deus imaginário, num Jesus que o império romano inventou 😭 ETC etc etc etc
@jonny4392 Na minha concepção ateu é todo aquele que não se prende a nada, inclusive no ceticismo que não deixa de ser um conceito de vida, como disse : não sou RELIGIOSO,e nem cético, sou um homem livre dessa Parafernália 😁🫣
@jonny4392 Não duvido de nada, e nem acredito em tudo, não se prova que algo não existe, se prova o que existe, quando existe... Agora você está falando coisa com coisa, a meu respeito. Já disse que não sou Cético, muito menos religioso 😝 vc afirmando que sou ateu mostra que vc não sabe nada do que é ser um verdadeiro ATEU 🖐🏿👍🏿
@jonny4392 Em termos você tem razão. Eu analiso, pesquiso, investigo, observo, obviamente estou preso as minhas idéias. Melhor assim que ficar com as ideias absurdas de terceiros, do sistema religioso caduco ultrapassado doente 😷
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: ua-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c0jv5j55l3wo
Minha experiência com um adolescente que perdeu a visão por volta dos 12 anos. Pietro ex-vidente se adaptou a vida e com a devoção de sua família e principalmente da mãe, aprenderam como se locomover sem a visão. Ingressou no conservatório musical e tocava flauta doce entre outros instrumentos.
A última vez que encontrei Pietro estava na faculdade, havia se casado e trabalhava. Enfim, ele se corrigiu no curso da vida. A experiência foi gratificante e enriquecedora.
Parabéns Mônica pela matéria e leitura. Como pessoa com baixa visão, é muito legal ver esta representatividade de nós deficientes visuais crescendo. Conseguimos mostrar que somos capazes de muita coisa e passamos por superações todos os dias.
E tambpem pela baixa visão, me tornei um grande fâ do BBC Lê, que me permitiu ouvir tantas matérias sobre os mais diversos assuntos, e fico sempre aguardando os vídeos novos. Agradeço muito a Silvia, ao Thomas e a todos os outros leitores que já se tornaram parte integrante da minha semana, além da equipe da BBC pelo incrivel trabalho.
Que coisa boa ler seu comentário! Ficamos muito felizes de fazer parte da sua semana!
Gostei muito da frase citada, cegueira não é escuridão. porque uma pessoa sabe que está no claro ou no escuro porque ela consegue ver. como nos cegos não vemos nada, a claridade ou a escuridão não existe para nós. agora infelizmente nós que somos cegos somos muito mal vistos pela sociedade seja em relação a conseguir trabalho, relacionamento, independência. espero que um dia isso possa mudar e espero estar aqui para ver essas mudanças acontecerem. afinal de contas, somos todos seres humanos e todos merecemos oportunidades independente de deficiência raça cor etc
Que matéria rica. Muito obrigadaaa!
Ouvir a leitura desse artigo foi uma viagem fascinante 🌻 obrigada e meus parabéns
Acho que procurar heroísmo dentre os cegos no sentido de salvar Mundos, não seria o caso, no entanto, procurar heróis anônimos dentre as pessoas com deficiência, Seria bem interessante. Não me considero herói, mas posso admitir ser um vencedor na vida. Cego, Trabalho em uma multinacional Portuguesa. Sou muito bem respeitado e tenho uma posição em nível gerencial na empresa. constitui família, formei minhas duas filhas, as quais já casadas, sendo uma delas Mãe. Minha esposa optou por não trabalhar fora para cuidar das meninas e me dar suporte. Aliás, trabalho em São Paulo e moro em Campinas. Sei que existem outros vencedores que são cegos. Alguns até mais jovens do que eu. Parabéns para este pessoal que não permitiu que uma limitação se tornasse um fator limitador em sua vida!
Olá bom dia pra todos. Achei esta reportagem Sensacional. Sou pai de uma moça portadora com deficiência Visual.
Retinose Pigmentar:RPE65. Hoje casada, funcionária pública municipal ( concursada) e cursando o 5° período de Psicologia. Nunca se entregou ao desânimo e ainda assim faz luta Krav magá. Posso afirmar que sua audição é muito sensível e bem apurada.
ela nasceu com a deficiência ou desenvolveu depois (chegou a enchergar) ou ela tem baixa visão?
@@grasicsc1Olá. Ela nasceu já com a Ritinise Pigmentar e, foi perdendo a visão com a passar do tempo. Já na entrada da idade mocidade já havia perdido a visão. Hoje ela tem cegueira legal. Ela foi acompanhada por médicos/ Oftalmologista HC de Goiânia - CEROF. ..
Só um esclarecimento, boa deficientes visuais não portamos nada ,mas sim somos deficientes visuais. Não se utiliza mais o termo portador de alguma deficiência, mas somente deficiente.
@@polianabonfim3378 Entendi, obrigado Poliana Bonfim.
Tive ao longo de minha vida aos pontos 73, 02 experiencias impares com pessoas deficientes visuais...a 1a. Num workshoping no Inst Norina Dorvil, onde fuquei incumbida de tomar conta de um oarticipante...fiquei acangada sobre sua organizacao...a carteira de dinheiro num toque...sabia de tudo ! Bem diferente da minha bagunca...no curso com um computador/moderno acompanhava a aula, sobre arrecadacao de recursos, magistralmente. A outra uma colega descendente de oriental, numa academia de danca, estudava bale...o interessante q ela se deslocava de onibus e metro...fazendo um circuito complexo -metro e 02 onibus - pra chegar a academia...com o auxilio da bengala...tbm soube q morava com a mae idosa e cuidava da mae !? Ela a bailarina animada q so ela ..
Adorei a abordagem, tenho uma pessoa que amônio que tem baixa visão. Vou encaminhar para ele, é um corajoso.
Amei os livros de Oliver Sacks , e eles são minha referência sobre o assunto .
Excelente abordagem! Ótima reportagem!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bem exclarecedora
Gratidão ❤❤
Depoimento pessoal: minha sogra ficou totalmente cega e surda por volta dos 57 anos. Perguntei o que ela escolheria -cegueira/surdez- se pudesse. Disse que escolheria a cegueira que a surdez era muito pior. Usava um imenso aparelho p escutar o mínimo possível.
Um assunto muito mais além que podemos imaginar o que é realmente ser cego, gostei demais vou enviar pra minha irmã que tem um cunhado que ficou cego a dois anos por ter diabetes, ele se supera a cada dia , sempre sorrindo contando piadas , fazendo trabalhos domésticos, até se locomover a pé pelo bairro, claro com um acompanhante poucos metros dele para segurar que nada aconteça de ruim.
Excelente publicação.
Importante reflexão.
...esses deuses mitologicos da idade média, que exemplo deuses têm para os mortais carnais que tantos os atrai?
É bem sensível falar com um cego sendo vidente mas é muito curioso saber como algumas pessoas deficientes visuais desenvolveram se assim, além da expectativa humana.
Quando assisti na Internet aquele curta metragem do homem cego com seu peixe de estimação, gosto de ver coisas na Internet que vale a pena guardar na mente para depois refletir. Pensando no peixe primeiro, eu penso : que é possível um animalzinho formar um vínculo de confiança e amizade com quem o alimenta e cuida dele. Quando penso no homem cego, o tutor do peixinho de aquário, é muito mais complexo saber como ele senti e faz para viver a alegria da sua vida. E trazem uma cena incrivelmente sensível de amor e amizade para este planeta.
Gratidão por tudo que Deus abençoe sempre sua vida também sua família ❤❤❤
Amei.❤
Bela reflexao...parabens !
Meu marido tem 10% de visão do olho direito e não enxerga nada do olho esquerdo, a minha sogra teve toxoplasmose na gestação e ele nasceu cego, os médicos fizeram várias cirurgias e através dessas cirurgias ele conseguiu ter esses 10% de visão. Ele leva uma vida normal, concluiu os estudos, fez curso na faculdade, é formado em analista de sistemas, tem dois empregos 😂 trabalho de carteira assinada em uma empresa como engenheiro software e trabalha de freelancer nas horas vagas, as vezes ele chega a trabalhar até 15 horas por dia, mas eu acredito que isso depende do esforço de cada pessoa, conheço vários deficientes que arruma desculpa pra tudo.
Ainda falando de minha filha, ela e o seu esposo, também deficiente visual leva uma vida normal. Ele conclui este ano 2024 o curso de Direito. Vão pra faculdade e trabalho e lazer de coletivo. As pessoas tem que entender que estas pessoas com este tipo de deficiência Visual são normais, só aguarda do próximo respeito, gentileza e empatia...
Corrigindo .. é Instituto Dorina Norwil. ..
Não conheço o livro e não posso opinar sobre ele, mas as opiniões colocadas nessa reportagem pela autora dão a sensação de alguém que só quer reclamar e usar o tema para criar confusão.
Não explora o simbolismo dos mitos nem os coloca em perspectiva com a cultura da época;
Se fala-se em superação, não gosta e reclama;
Se fala em receber apoio e empatia dos ao redor, reclama;
Se fala das versões sobre ser um mal/punição, reclama.
Mas no fim das contas os seus relatos do trem e das pessoas que admira são de superação.
Infelizmente ao invés de trazer a potencialidade dos cegos, seus desafios e o que como sociedade poderíamos fazer para criar mais oportunidades juntos.... ela reclama.
Estamos na era da lacração. Triste momento da história.
Juscelmo Soares Amorim
Faça um vídeo sobre a Lepra no Brasil, sim a Lepra uma doença “bíblica” existe no Brasil.
❤❤❤👏🏾👏🏾👏🏾
Eu prefiria morrer, a ficar cega.
🎉
Tio paulo
Tá ligado né? Daqui a pouco se você oferecer ajuda a alguém com “baixa visão“ pode sofrer um processo por cegofobia. Vai vendo…
FilantrÓpa? Que leitora é essa?
😂😁 O maior ( MITO ) de nosso tempo : ESSE JESUS INVENTADO PELO PODER ROMANO DOMINANTE DE ÉPOCA 😲 agora a cegueira física orgânica é circunstâncias normais desse nosso mundo feito de órgãos 👍🏿
@jonny4392
Não sou RELIGIOSO, não sou Cético, sou um vivenciador de realidades... E tenho muita dó desse povo das igrejas que vivem de ilusão, acreditando num Deus imaginário, num Jesus que o império romano inventou 😭 ETC etc etc etc
@jonny4392
Na minha concepção ateu é todo aquele que não se prende a nada, inclusive no ceticismo que não deixa de ser um conceito de vida, como disse : não sou RELIGIOSO,e nem cético, sou um homem livre dessa Parafernália 😁🫣
@jonny4392
Não duvido de nada, e nem acredito em tudo, não se prova que algo não existe, se prova o que existe, quando existe... Agora você está falando coisa com coisa, a meu respeito. Já disse que não sou Cético, muito menos religioso 😝 vc afirmando que sou ateu mostra que vc não sabe nada do que é ser um verdadeiro ATEU 🖐🏿👍🏿
@jonny4392
Em termos você tem razão. Eu analiso, pesquiso, investigo, observo, obviamente estou preso as minhas idéias. Melhor assim que ficar com as ideias absurdas de terceiros, do sistema religioso caduco ultrapassado doente 😷
@jonny4392
No que se refere ao assunto... Sim, sim e sim sacô 😁👍
Bullshit