Esse Alfa é muito legal e me lembro que na década de 80 as lanternas dele eram modelos para as lanternas dos carrinhos de "bate-bate" dos parques de diversões da época, por isso nunca esqueci dos Alfas
sou o pai do Emerson, parabens pela excelente matéria, como tive um 2300 ano 1975, ele tinha piloto automático de acionamento mecânico, na velocidade ideal eu puxava o botão, virava pra direita recolhia o pé e a aceleração era mantida, não sei se esse 1974 seria igual.
Fiquei agradavelmente surpreso ao constatar que o Bellote escolheu o Alfa 2300 para estrear seus testes neste ano de 2017. Isto porque foi um dos veículos que possuí e que muito me marcou. Notei que no vídeo faltaram alguns detalhes técnicos importantes mas que poderemos acrescentar adiante. Meu primeiro contato visual com esse carro foi antes do seu lançamento quando eu estava subindo a serra na estrada Rio-Petrópolis. De repente fui ultrapassado por um veículo subindo em alta velocidade, dirigido por um garotão louro, mais parecendo um surfista. Devia ser um dos pilotos de prova da fábrica da FNM onde seriam fabricados, em Xerém, hoje mais conhecido pelo sítio do sambista Zeca Pagodinho. Depois comecei a ver os primeiros modelos circulando pelo Rio e muita gente pensando que eram importados. Bem, pelo preço da época não ficavam longe disso. Os anos se passaram e esse carro adquiriu a fama de ser um carro para poucos mas desejado por muitos. Em 1980 vendi meu Puma conversível e fiquei na dúvida de qual carro adquirir. Afinal de contas a experiência com o modelo conversível foi muito especial. Até que me decidi pelo Alfa e comprei um com quatro anos de uso e não me arrependi. Mas de início foi um susto. Saí da revenda com a luz vermelha do marcador de combustível acesa. Parei no primeiro posto e mandei encher o tanque. O frentista me olhou desconfiado mas apertou a manopla da mangueira. E não parava de botar gasolina. Até que me dei conta e perguntei se havia algum problema. Ele respondeu que só um. No tanque cabiam 100 litros! Quase caí pra trás! Tinha me esquecido do detalhe. Ali acabou o meu dinheiro para o chope de comemoração. Isso fora os oito litros de óleo do cárter. E por aí foi. Boa parte das peças eram importadas, da chave de ignição italiana, passando pelos instrumentos Veglia, e até as pastilhas do freio tchecas. O volante era lindo mas manobrar essa jamanta sem direção servoassistida era como manobrar um caminhão. Como dizia uma amiga: carro para macho. Muitas vezes rezei para não quebrar a embreagem ou qualquer peça mecânica pois os preços das peças eram astronômicos, fora a mão de obra especializada. Mas apesar de tudo isso, e mais alguma coisa, era um carrão! Seguro, estável, frenagem perfeita e conforto sem igual para quatro pessoas. Sua chapa dupla depois me pregou algumas peças pela ferrugem mas aí eu já tinha curtido muito esse carro. E detalhe: as mulheres adoravam, principalmente quando contratei um motorista. Foram bons tempos. Mais tarde comprei um Ti4 mas aí é outra história.
Apt Castelo muito legal seu relato com o carro eu sou bem suspeito pois fui criado dentro de uma 2300. realmente assustava os mecânicos na época pois era muito avançado para o seu tempo hoje manter um carro desses não é um bicho de 7 cabeças para se ter a ideia as pastilhas são as mesmas dá Brasília até hoje curto as 2300 que tenho e continuo subindo as serras empurrando os carros na estrada e ver a cara de espanto das pessoas quando são ultrapassadas por um carro antigo desse eh bem engraçado... compre outra.. tenho certeza que vão se divertir bastante abs
Olá. Faltou dizer que esse carro jamais me deixou na mão por enguiço mecânico. Deve ter sido pela minha reza forte pois naqueles tempos era entrar em uma oficina com um Alfa 2300 e os mecânicos pularem o muro dos fundos das oficinas correndo do problema. Graças aos santos isso nunca ocorreu. Como diria o poeta a "fera era preta como as asas da graúna" e os amigos apelidaram de Black Panther. Foram muitos os "causos" que aconteceram com o Alfa (quem possuía um dizia "minha Alfa") mas selecionei um. Certo dia lá ia eu com uma gata no banco do carona pela baixada fluminense em direção a Petrópolis quando percebi a aproximação de um carro que piscava os faróis. Seta à direita dando passagem e um Passat Pointer, com três indivíduos, me ultrapassa de pé embaixo. Foi quando a "diabrete" que era melhor "agindo" do que falando abriu a boca e disse: "Esse carro não anda não?" Eram tempos de falta de juízo e, ato contínuo, apertei o acelerador. Os quatro cilindros (tem gente que ainda pensa que eram seis!) roncaram e as quase duas toneladas avançaram. Não sei o que aquele Passat tinha debaixo do capô porque quando o "driver" percebeu a minha aproximação sentou o pé e me vi na poeira. E o pior foi ter que ouvir a gozação da criatura ao lado chamando o Alfa de carro de tiozão. Por pouco não a larguei na estrada. Sua sorte era ter outros predicados. Essa foi umas das razões porque depois comprei um Opala coupê branco, seis cilindros, turbo, com um ligeiro preparo. Mas aí é outra história. Abraços.
Tenho uma 80 completa e ate hoje nunca completei o tanque. Pena que o carro é desvalorizado, um Alfa em bom estado hoje em dia está em torno dos R$20 mil.
Tive um 2300 ano 1975 e uma noite, voltando para casa, fui surpreendido com o pedal da embragem totalmente caído, sem qualquer função. Fui obrigado a trocar as marchas no tempo e controlando a velocidade para não ser obrigado a parar num semáforo - o trânsito de São Paulo no início dos anos 80 era mais favorável e consegui chegar em casa. O susto foi no dia seguinte ao levar o carro ao mecânico: ele me informou que havia um vazamento de óleo na embreagem e que o circuito hidráulico da embreagem e do freio eram compartilhados, ou seja, mais algum tempo andando/freando e eu ficaria também sem freios! Uma experiência e tanto... Mas era, sim, um belo carro!
Sou de 1974 e nascido e criado no Rio de Janeiro. No começo da adolescência, 12, 14 anos, lembro desses carros por ouvir que não tinha peças e dar muita, muita ferrugem. Obviamente, estavam nas mãos de pessoas que não cuidaram adequadamente. Me mostrou um lado deles que nunca vi, embora imaginasse.
Os carros italianos podem ser considerados bastante temperamentais de uma alma muito singular e a Alfa é a síntese dessa característica, ronco grave e instigante do motor 2.3 litros, bem girador e avançado para a época com suspensão independente nas 4 rodas é carro para quem gosta de dirigir visceralmente, direção precisa, suspensão firme e de boa estabilidade e o interior espaçoso e de muito bom gosto, clássico de respeito, parabéns Bellote mandou super bem!
Lembro bem do modelo TI4, que utilizava 2 carburadores de corpo duplo, que conferia maior potência, embora ainda fosse pouca para o peso do veículo. Mas ainda assim eram 5 marchas, freio a disco nas quatro rodas, suspensão independente nas 4 rodas e direção hidráulica progressiva. Nenhum carro nacional tinha isso. Tinha também saídas de ar condicionado para o banco traseiro e um painel completíssimo, sem contar o nível do acabamento, que era ótimo. O carro era bonito.
Até hoje me lembro do primeiro em que andei, um azul claro com este interior bege. O meu foi um 1977 cinza metálico, que comprei em 1992, muito inteiro. Infelizmente o interior era preto, e não tinha as rodas originais. CARRÃO!!!
Muito legal Essa Alfa. Aonde meu Pai tinha um Restaurante na Vila Guilherme, tinha um estacionamento que tinha uka Alfa desse Modelo na Cor Preta. Muito Shown esses Carros. Feliz Ano Novo para Todos. Deus Abençoe a cada de vcs.
Parabéns por mais uma bela matéria. É muito interessante você ver que em 1974 já se tinha um carro com tanta coisa que ainda hoje alguns (principalmente os de plástico) não têm.
É, Bellote. Hoje vi os Alfas Romeu mais uma vez. Dos teus videos. Muito legal trabalho. Genial. Muito bem informado. História de carros associado a família etc
É de se admirar que esteja tão bem preservado. Esses modelos sofriam muito com a corrosão. se estivesse abandonado no Rio de Janeiro Já teria sido severamente danificado pela corrosão.
BOA TARDE, FUI PROPRIETARIO DE HUM ALFA ROMEO 1975, FIQUEI COM ELE 12 ANOS,AIOR PROBLEMA ERA EMBREAGEM HIDRAULICA, DIFICIL CONSEGUIR REPARO, MUITA SAUDADE
Esse carro, se é realmente o final de placa 35, foi meu. E de fato tem todas as características. Era todo destruído e eu comprei e restaurei, na oficina do Aymar, em S. Cristóvão - RJ. Inclusive o interior. Foi feito no RJ, entre 2005 e 2006. Eu estava tentando localizar o ex-proprietário em Petropolis, para atualizar o documento, quando precisei me mudar para o RS e fui obrigado a me desfazer dele e outros carros. Tenho todo o histórico em fotos.
Uma Alfa dessa com uma suspensão mais rigida e levemente mais baixo o diferencial traseiro blocado e uns 2 carburadores deve ser uma maquina de drift incrível
Em 1976 meu patrão tinha um Ford LTD. E o filho andava com um Alfa Romeo 2300 desse modelo, branco presenteado pelo pai dele. Eu ficava olhando para eles e pensando, mas eles são muito ricos, eles podem!
Bellote..vc q curti Alfa..pesquise sobre as corridas de rua que tinha aqui em Petrópolis! Pilotos famosos já correram aqui. E o destaque dessas corridas era o Mário Olivetti..com sua Alfa Júlia!!
Faltou falar dá suspensão. alfa é muito mais estável e faz curva infinitamente melhor que Opala. Tem embreagem hidráulica e a direção hidráulica é hiper macia. O quebra vendo abre girando um manípulo e dá pra regular milimetricamente o tanto que deseja abrir. Os bancos são poltronas e pra quem vai atrás melhor ainda. É um show de carro.
Olá Marcelo. Sou o autor de dois registros acima e revisitando esta postagem somente agora reparei em um trecho do seu comentário. Vc fala em "direção hidráulica super macia" ( direção servo assistida é o termo técnico). Ocorre que o tema da postagem é um Alfa Romeo 2300, modelo inicial e anterior ao TI4, este sim possuidor de tal equipamento. Uma das queixas de alguns motoristas sobre esse modelo antigo era justamente sua direção pesada, dificultando as manobras em baixa velocidade,como estacionar, por exemplo. Presumo que vc tenha confundido com o modelo mais moderno.
O Alfa Romeo 2300 tinha ótima estabilidade, pois a suspensão dava conta do recado, inclusive nas curvas, tinha embreagem hidráulica e direção hidráulica. Tinha câmaras de combustão hemisfericas. Os bancos são de ótimo acabamento e confortáveis, as lanternas tricolores sap bonitas, o painel tinha ótimo acabamento. Era um carro avançado pra aquela época. A direção hidráulica é bem leve e macia, suspensão independente nas 4 rodas, freios a disco nas 4 rodas e outros equipamentos que só o Alfa oferecia
Lindo o Alfa 2300 tinha frente com 4 faróis redondos e o Cuore no centro da grade. O motor era 2.3 litros, duplo comando de válvulas com 140 cv a 5.700 rpm e torque de 21 kgfm. Era o primeiro nacional com freios a disco nas 4 rodas. Poderia fazer o vídeo do Alfa 2300 Ti4 de 85 e 86
minha familia teve um 76,creio.era duro e direçao pesada,minha mae odiava rs. tb nao era economico,ja q é pesado. mas era rekintado internamente e raro nas ruas.140cv em 2 litros nos anos 70 era bem notavel
Jóia sobre rodas italiana feita no Brasil que até hoje e sempre será idolatrada pois ele e o Passat GTS Pointer são até hoje e sempre os melhores carros dos anos 80 e se cuidar bem deles vão ficar novos igual os 0km e lembrando também que carro nunca tem idade e sempre tem dono e um abraço a todos nós e amém
Tinha 8 valvulas mas com comando de valvulas duplo, e abaixo da saida de a/c tinha um console central de fibra de vidro que aljava o rádio e 02 autofalentes o 3o. autafalante facava atrás, mas isto só para séria "A", nenhum deles veio c/ suspensào independemte na trazeira! Eu tiva uma desses 1975 e qdo vi essa reportegem fiquei emocionado, o meu pai comprou 0 Km em 1975, Obs a quinta parcha era 1:1 um giro no motor 1 giro na roda. fiquei quese 20anos c/ ele. Obs. Vinha com retrovisor externo só do lado esquerdo.
Gosto muito de assistir os seus vídeos Bellote e por isso eu gostaria de fazer uma observação e uma sugestão: todos os Alfas fabricados no Brasil FNM 2000, FNM 2150 e o Alfa 2300 sempre saíram de fabrica com carburadores de corpo duplo e os modelos FNM 2000 TIMB e o Alfa 2300 TI saíram com 2 carburadores de corpo duplo, portanto nunca usaram carburadores de corpo simples como você comenta no vídeo, e a sugestão é que você teste um FNM 2000 JK ou um FNM 2150, obrigado pela atenção.
Vamos falar uma verdade: O design dos sedãs europeus, sempre foi muito mais charmoso, mais estiloso, do que o dos sedãs americanos...é só comparar os concorrentes que este Alfa tinha em sua época, aqui no Brasil...esse carro é muito mais bonito, mais charmoso do que os Landaus e derivados, é muito mais bonito do que os Dodjões sedãs que tínhamos por aqui, nos anos 70...enfim, 'quase ninguém' nota, que eu sou muito fã do design, dos carros europeus...hehehe...Feliz 2017, amigo Bellote! Um abraço!
Sem dúvida nenhuma, principalmente os Alfa Romeo. Mas como todo italiano de alta performance, é lindo mas péssimo de manutenção. Este aí está bem inteiro por ter ficado tanto tempo parado, não sei como não está com a lataria toda corroída.
Renato, faça um vídeo da Garagem Peso-Pesado com um caminhão FNM! Existem vários colecionadores da marca com caminhões impecáveis! Tem o Osvaldo Strada de Pilar do Sul-SP. Possui 22 FNMs restaurados!!
Essa é uma das primeiras lasanhas do Brasil. No fim dos anos 90, achar um desses inteiro era tarefa difícil e mais difícil ainda era achar mecânico/ eletricista que aceitasse conserta-lo. O pobre comprava baratinho, mas depois que percebia que as peças custavam o olho da cara e que mecânico nenhum queria mais botar a mão no balaio de gato que a parte elétrica já tinha virado depois de anos e anos de gambiarras, o carro virava enfeite de calçada. Hoje, um carro desses inteirinho é mosca azul de olho branco, branca de olho azul é o Dodge Dart
Parabéns pelo vídeo do Alfa 2300 estava com saudades de um clássico por aqui, mas só uma correção se não for chato: a suspensão traseira era por eixo rígido e não independente.
Há alguns anos, tinha uma dessas rodando aqui no meu bairro. Recentemente, encontrei ela abandonada em um pátio perto da minha casa, e já estava com o eixo dianteiro quebrado. É uma pena ver uma máquina dessas sendo degradada com o tempo...
Ano 1974 : Freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, motor 2.3 duplo comando, bancos com encosto alto, acabamento primoroso de couro caramelo, etc, O Alfa Romeo 2300 estava anos luz à frente dos concorrentes Chevrolet Opala, Ford Maverick, Dodge Dart e Volkswagen Passat, os ditos "carros de luxo" da época e mesmo assim, o povo faz referência a esses concorrentes e não ao Alfa 2300 ! Também tive e sou fã dos guerreiros Opala, Dart e Maverick (tive Galaxie Landau, também), mas sem dúvida o Alfa é outro mundo! "Ah, mas o Alfa é difícil de manutenção", dirão os leigos; mas a verdade é que nossos mecânicos da época estavam acostumados e mexer nas mecânicas jurássicas da Chevrolet, Ford e Dodge, não na avançada tecnologia dos Alfa. O que não é culpa dos Alfas!Me lembro de ver comerciais nas revistas, em que o Alfa 2300 estava ao lado de BMW e Mercedes-Benz, comparando-se a eles e não as nossas "carroças jurássicas" daquela época! Eu só não tive um Alfa, porque quando pude comprar um nos anos 80/90 eles já eram raros e em péssimo estado. Parabéns ao dono desse Alfa e que ele o conserve pra sempre !!!
massa esse carro,maravilhoso! ! Bem que vc poderia fazer uma matéria com o monza 94 versão completa gls mpfi , seria muito legal assistir, gosto de mais do seu canal,parabéns vc é foda véi
Renato sou fã do seu canal.... muito bom gosto ... o primeiro que assisti foi uma BMW X6... possuo um Ford Focus MK2 mais nao vi nenhuma da familia no seu canal !!! vc tem algum das series programadas??? se nao tiver faz ai !!! Parabens pelo Canal !!!
Assistindo em julho de 2022. Esse Alfa é um puro sangue da História dos automóveis!
Esse Alfa é muito legal e me lembro que na década de 80 as lanternas dele eram modelos para as lanternas dos carrinhos de "bate-bate" dos parques de diversões da época, por isso nunca esqueci dos Alfas
uma pena uma marca como a Alfa Romeo não se fazer presente em nosso mercado....belo carro... parabéns Renatão
sou o pai do Emerson, parabens pela excelente matéria, como tive um 2300 ano 1975, ele tinha piloto automático de acionamento mecânico, na velocidade ideal eu puxava o botão, virava pra direita recolhia o pé e a aceleração era mantida, não sei se esse 1974 seria igual.
Fiquei agradavelmente surpreso ao constatar que o Bellote escolheu o Alfa 2300 para estrear seus testes neste ano de 2017. Isto porque foi um dos veículos que possuí e que muito me marcou. Notei que no vídeo faltaram alguns detalhes técnicos importantes mas que poderemos acrescentar adiante. Meu primeiro contato visual com esse carro foi antes do seu lançamento quando eu estava subindo a serra na estrada Rio-Petrópolis. De repente fui ultrapassado por um veículo subindo em alta velocidade, dirigido por um garotão louro, mais parecendo um surfista. Devia ser um dos pilotos de prova da fábrica da FNM onde seriam fabricados, em Xerém, hoje mais conhecido pelo sítio do sambista Zeca Pagodinho. Depois comecei a ver os primeiros modelos circulando pelo Rio e muita gente pensando que eram importados. Bem, pelo preço da época não ficavam longe disso. Os anos se passaram e esse carro adquiriu a fama de ser um carro para poucos mas desejado por muitos. Em 1980 vendi meu Puma conversível e fiquei na dúvida de qual carro adquirir. Afinal de contas a experiência com o modelo conversível foi muito especial. Até que me decidi pelo Alfa e comprei um com quatro anos de uso e não me arrependi. Mas de início foi um susto. Saí da revenda com a luz vermelha do marcador de combustível acesa. Parei no primeiro posto e mandei encher o tanque. O frentista me olhou desconfiado mas apertou a manopla da mangueira. E não parava de botar gasolina. Até que me dei conta e perguntei se havia algum problema. Ele respondeu que só um. No tanque cabiam 100 litros! Quase caí pra trás! Tinha me esquecido do detalhe. Ali acabou o meu dinheiro para o chope de comemoração. Isso fora os oito litros de óleo do cárter. E por aí foi. Boa parte das peças eram importadas, da chave de ignição italiana, passando pelos instrumentos Veglia, e até as pastilhas do freio tchecas. O volante era lindo mas manobrar essa jamanta sem direção servoassistida era como manobrar um caminhão. Como dizia uma amiga: carro para macho. Muitas vezes rezei para não quebrar a embreagem ou qualquer peça mecânica pois os preços das peças eram astronômicos, fora a mão de obra especializada. Mas apesar de tudo isso, e mais alguma coisa, era um carrão! Seguro, estável, frenagem perfeita e conforto sem igual para quatro pessoas. Sua chapa dupla depois me pregou algumas peças pela ferrugem mas aí eu já tinha curtido muito esse carro. E detalhe: as mulheres adoravam, principalmente quando contratei um motorista. Foram bons tempos. Mais tarde comprei um Ti4 mas aí é outra história.
Apt Castelo
muito legal seu relato com o carro
eu sou bem suspeito pois fui criado dentro de uma 2300.
realmente assustava os mecânicos na época pois era muito avançado para o seu tempo
hoje manter um carro desses não é um bicho de 7 cabeças
para se ter a ideia as pastilhas são as mesmas dá Brasília
até hoje curto as 2300 que tenho e continuo subindo as serras empurrando os carros na estrada e ver a cara de espanto das pessoas quando são ultrapassadas por um carro antigo desse eh bem engraçado...
compre outra.. tenho certeza que vão se divertir bastante
abs
Olá. Faltou dizer que esse carro jamais me deixou na mão por enguiço mecânico. Deve ter sido pela minha reza forte pois naqueles tempos era entrar em uma oficina com um Alfa 2300 e os mecânicos pularem o muro dos fundos das oficinas correndo do problema. Graças aos santos isso nunca ocorreu. Como diria o poeta a "fera era preta como as asas da graúna" e os amigos apelidaram de Black Panther. Foram muitos os "causos" que aconteceram com o Alfa (quem possuía um dizia "minha Alfa") mas selecionei um. Certo dia lá ia eu com uma gata no banco do carona pela baixada fluminense em direção a Petrópolis quando percebi a aproximação de um carro que piscava os faróis. Seta à direita dando passagem e um Passat Pointer, com três indivíduos, me ultrapassa de pé embaixo. Foi quando a "diabrete" que era melhor "agindo" do que falando abriu a boca e disse: "Esse carro não anda não?" Eram tempos de falta de juízo e, ato contínuo, apertei o acelerador. Os quatro cilindros (tem gente que ainda pensa que eram seis!) roncaram e as quase duas toneladas avançaram. Não sei o que aquele Passat tinha debaixo do capô porque quando o "driver" percebeu a minha aproximação sentou o pé e me vi na poeira. E o pior foi ter que ouvir a gozação da criatura ao lado chamando o Alfa de carro de tiozão. Por pouco não a larguei na estrada. Sua sorte era ter outros predicados. Essa foi umas das razões porque depois comprei um Opala coupê branco, seis cilindros, turbo, com um ligeiro preparo. Mas aí é outra história. Abraços.
Tenho uma 80 completa e ate hoje nunca completei o tanque. Pena que o carro é desvalorizado, um Alfa em bom estado hoje em dia está em torno dos R$20 mil.
Apt Castelo Belo relato.
Da capacidade do tanque eu lembro, mas essa do carter de 8 litros (!!!).
Obg por compartilhar seu relato.
Tive um 2300 ano 1975 e uma noite, voltando para casa, fui surpreendido com o pedal da embragem totalmente caído, sem qualquer função. Fui obrigado a trocar as marchas no tempo e controlando a velocidade para não ser obrigado a parar num semáforo - o trânsito de São Paulo no início dos anos 80 era mais favorável e consegui chegar em casa. O susto foi no dia seguinte ao levar o carro ao mecânico: ele me informou que havia um vazamento de óleo na embreagem e que o circuito hidráulico da embreagem e do freio eram compartilhados, ou seja, mais algum tempo andando/freando e eu ficaria também sem freios! Uma experiência e tanto... Mas era, sim, um belo carro!
Na minha opinião, é o painel mais bonito da história do automobilismo brasileiro...
Esqueceu de dizer que os Alfas já tinham duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente.
Marca incrível essa: JK,2300B,Ti4, 164, 155 só lendas!!
Sou de 1974 e nascido e criado no Rio de Janeiro. No começo da adolescência, 12, 14 anos, lembro desses carros por ouvir que não tinha peças e dar muita, muita ferrugem. Obviamente, estavam nas mãos de pessoas que não cuidaram adequadamente. Me mostrou um lado deles que nunca vi, embora imaginasse.
Belo exemplar. Parabéns pelo dono que manteve as características originais desse clássico! É uma joia rara.
Que carro TOP aliás TOP até hoje + de 45 anos tinha equipamentos que muitos carros modernos não tem.
Realmente lindo que saudade bons tempos 👍
O interior desse carro é bonito, bem acabado. Excelente matéria !!!
Os carros italianos podem ser considerados bastante temperamentais de uma alma muito singular e a Alfa é a síntese dessa característica, ronco grave e instigante do motor 2.3 litros, bem girador e avançado para a época com suspensão independente nas 4 rodas é carro para quem gosta de dirigir visceralmente, direção precisa, suspensão firme e de boa estabilidade e o interior espaçoso e de muito bom gosto, clássico de respeito, parabéns Bellote mandou super bem!
tive um exatamente deste ano cor e modelo... saudades que me deu.... a melhor barca da marca do meu coração...
sabe me dizer se a cor desse carro é vermelho Romano???
Gosto muito desses modelos antigos,acho que a criatividade para desenvolver designers como naquela época não tem mais volta.
Que caranga linda! Meus deus, como eu sou apaixonado pelos alfas antigos 😍
Extremo bom gosto, lindo carro !
Lembro bem do modelo TI4, que utilizava 2 carburadores de corpo duplo, que conferia maior potência, embora ainda fosse pouca para o peso do veículo. Mas ainda assim eram 5 marchas, freio a disco nas quatro rodas, suspensão independente nas 4 rodas e direção hidráulica progressiva. Nenhum carro nacional tinha isso. Tinha também saídas de ar condicionado para o banco traseiro e um painel completíssimo, sem contar o nível do acabamento, que era ótimo. O carro era bonito.
Até hoje me lembro do primeiro em que andei, um azul claro com este interior bege. O meu foi um 1977 cinza metálico, que comprei em 1992, muito inteiro. Infelizmente o interior era preto, e não tinha as rodas originais. CARRÃO!!!
Nem sempre meu like nessa "garagem" vem pelo veículo em sí,e sim pela forma que é apresentado esse veículo!
lindo alfa, meu sonho é o 164, parabéns pela matéria. ..
Em um bairro próximo de onde eu moro aqui no RJ,tem um Alfa 164 azul escuro largado na rua.Chega a dar pena vê-lo no estado em que se encontra.
Muito legal Essa Alfa. Aonde meu Pai tinha um Restaurante na Vila Guilherme, tinha um estacionamento que tinha uka Alfa desse Modelo na Cor Preta.
Muito Shown esses Carros.
Feliz Ano Novo para Todos.
Deus Abençoe a cada de vcs.
Parabéns por mais uma bela matéria. É muito interessante você ver que em 1974 já se tinha um carro com tanta coisa que ainda hoje alguns (principalmente os de plástico) não têm.
É, Bellote. Hoje vi os Alfas Romeu mais uma vez. Dos teus videos. Muito legal trabalho. Genial. Muito bem informado. História de carros associado a família etc
Eu tive um 1976 na cor bege era espetacular.
Tivemos um desse nos anos 90.
que vc tenha um 2017 abençoado ,bellote! um salve aqui da zona oeste do rio pra vc!
Parabéns pela matéria. Aqui na minha cidade tinha uma 2300 ti (sucata) e o painel era realmente de madeira.
Meu pai teve um com essa configuração carro que andei muito quando criança. Saudade
Esse vídeo me trás boas lembranças, tive uma Alfa 1975, carrão!!
A maioria dos carros feitos no Brasil não tinham oq o Alfa oferecia, um belo carro
show de bola mais um classico salvo
Eu amo os clássicos!!! vlw bellote, gosto muito quando vc faz essas matérias!!!
Incrível exemplar!
É muito bonito rever esses modelos da década de 70
Parabéns pela Matéria
Abraço
É de se admirar que esteja tão bem preservado. Esses modelos sofriam muito com a corrosão. se estivesse abandonado no Rio de Janeiro Já teria sido severamente danificado pela corrosão.
Uma obra de arte!
Tive um do mesmo ano, só que amarelo apagado com vidros verdes. Lembro tanque de combustível com capacidade 130 litros... bela recordação.
Esse carro era meu sonho de consumo. Devia custar o equivalente a 150 mil reais nos valores atuais.
pestana2007 R$ 236.00,00 reais aproximadamente
O carro mais caro nacional na versão ti
@@thiagosilveira5591 o Alfa Romeo 2300 Ti4 85 e 86 era a versão que adorava e adoro até hj. Pena que hj é raridade
Saudades do Fusquinha 67. Parabéns a vc que mantê memórias vivas.
Sem comentários, materia perfeita.
Top , um salve aqui de Praga na República Checa
BOA TARDE, FUI PROPRIETARIO DE HUM ALFA ROMEO 1975, FIQUEI COM ELE 12 ANOS,AIOR PROBLEMA ERA EMBREAGEM HIDRAULICA, DIFICIL CONSEGUIR REPARO, MUITA SAUDADE
Esse carro, se é realmente o final de placa 35, foi meu. E de fato tem todas as características. Era todo destruído e eu comprei e restaurei, na oficina do Aymar, em S. Cristóvão - RJ. Inclusive o interior. Foi feito no RJ, entre 2005 e 2006. Eu estava tentando localizar o ex-proprietário em Petropolis, para atualizar o documento, quando precisei me mudar para o RS e fui obrigado a me desfazer dele e outros carros. Tenho todo o histórico em fotos.
#96 Um belo clássico, atemporal. Incrível como parece atual.
Feliz ano novo, Belotte! :)
Boa Noite Belloti! Podendo, depois comente: É verdade que os Alfa Romeo, desde os JK, exigiam o uso de gasolina "azul"? Obrigado, e ... abraços!
Lembro na tabela da Quatro Rodas que vinha anexo a revista que o Alfa 2300 era o carro mais caro do Brasil.
Maior barato... meu pai teve um desse em 1985, região do Ipiranga SP. Comprou na Rua Silva Bueno. Velhos tempos!
Meu xara, meus parabéns pela materia!! linda a macchina. Tive a oportunidade de conhecer o Marcelo paolilo, muito gente boa.
Uma Alfa dessa com uma suspensão mais rigida e levemente mais baixo o diferencial traseiro blocado e uns 2 carburadores deve ser uma maquina de drift incrível
A frente é linda demais
Começou o ano muiiitooo bem Renato!!! Belo italiano na "Garagem"!!! Espero ver o Gol GTS este ano!
Meu pai teve um igual mesmo ano e mesma cor era show.
Em 1976 meu patrão tinha um Ford LTD. E o filho andava com um Alfa Romeo 2300 desse modelo, branco presenteado pelo pai dele. Eu ficava olhando para eles e pensando, mas eles são muito ricos, eles podem!
Bellote..vc q curti Alfa..pesquise sobre as corridas de rua que tinha aqui em Petrópolis! Pilotos famosos já correram aqui. E o destaque dessas corridas era o Mário Olivetti..com sua Alfa Júlia!!
Faltou falar dá suspensão. alfa é muito mais estável e faz curva infinitamente melhor que Opala. Tem embreagem hidráulica e a direção hidráulica é hiper macia. O quebra vendo abre girando um manípulo e dá pra regular milimetricamente o tanto que deseja abrir. Os bancos são poltronas e pra quem vai atrás melhor ainda. É um show de carro.
Olá Marcelo. Sou o autor de dois registros acima e revisitando esta postagem somente agora reparei em um trecho do seu comentário. Vc fala em "direção hidráulica super macia" ( direção servo assistida é o termo técnico). Ocorre que o tema da postagem é um Alfa Romeo 2300, modelo inicial e anterior ao TI4, este sim possuidor de tal equipamento. Uma das queixas de alguns motoristas sobre esse modelo antigo era justamente sua direção pesada, dificultando as manobras em baixa velocidade,como estacionar, por exemplo. Presumo que vc tenha confundido com o modelo mais moderno.
O Alfa Romeo 2300 tinha ótima estabilidade, pois a suspensão dava conta do recado, inclusive nas curvas, tinha embreagem hidráulica e direção hidráulica. Tinha câmaras de combustão hemisfericas. Os bancos são de ótimo acabamento e confortáveis, as lanternas tricolores sap bonitas, o painel tinha ótimo acabamento. Era um carro avançado pra aquela época. A direção hidráulica é bem leve e macia, suspensão independente nas 4 rodas, freios a disco nas 4 rodas e outros equipamentos que só o Alfa oferecia
Guido .Maravilhoso Alfa
Lindo o Alfa 2300 tinha frente com 4 faróis redondos e o Cuore no centro da grade. O motor era 2.3 litros, duplo comando de válvulas com 140 cv a 5.700 rpm e torque de 21 kgfm. Era o primeiro nacional com freios a disco nas 4 rodas. Poderia fazer o vídeo do Alfa 2300 Ti4 de 85 e 86
um abraço bellote.
Legal!👏👏
minha familia teve um 76,creio.era duro e direçao pesada,minha mae odiava rs. tb nao era economico,ja q é pesado. mas era rekintado internamente e raro nas ruas.140cv em 2 litros nos anos 70 era bem notavel
Bellote você será um 'Gedi' quando guiar carros clássicos da F1.
feliz 2017 Bellote abraço.
Jóia sobre rodas italiana feita no Brasil que até hoje e sempre será idolatrada pois ele e o Passat GTS Pointer são até hoje e sempre os melhores carros dos anos 80 e se cuidar bem deles vão ficar novos igual os 0km e lembrando também que carro nunca tem idade e sempre tem dono e um abraço a todos nós e amém
UM GRANDE AMIGO MEU TINHA UM DESSES ATÉ SUJO ÉRA BONITO.
Saudade do meu Alfa Romeu TI4
Tinha 8 valvulas mas com comando de valvulas duplo, e abaixo da saida de a/c tinha um console central de fibra de vidro que aljava o rádio e 02 autofalentes o 3o. autafalante facava atrás, mas isto só para séria "A", nenhum deles veio c/ suspensào independemte na trazeira! Eu tiva uma desses 1975 e qdo vi essa reportegem fiquei emocionado, o meu pai comprou 0 Km em 1975, Obs a quinta parcha era 1:1 um giro no motor 1 giro na roda. fiquei quese 20anos c/ ele. Obs. Vinha com retrovisor externo só do lado esquerdo.
Gosto muito de assistir os seus vídeos Bellote e por isso eu gostaria de fazer uma observação e uma sugestão: todos os Alfas fabricados no Brasil FNM 2000, FNM 2150 e o Alfa 2300 sempre saíram de fabrica com carburadores de corpo duplo e os modelos FNM 2000 TIMB e o Alfa 2300 TI saíram com 2 carburadores de corpo duplo, portanto nunca usaram carburadores de corpo simples como você comenta no vídeo, e a sugestão é que você teste um FNM 2000 JK ou um FNM 2150, obrigado pela atenção.
Quatro faróis redondos dão personalidade a qualquer carro: Alfa 2300, Passat TS, Galaxie, Landau, Dodge Charger, Puma GTB S2, só carro lindo...
Se você der uma pesquisada na web motors, mercado livre ou na Olx você acha bastante alfa Romeo 2300 por um preço bom
Lembrei da novela pai heroi 1979 que o ator cesar andava numa alfa 2300 ti
amei
Vamos falar uma verdade: O design dos sedãs europeus, sempre foi muito mais charmoso, mais estiloso, do que o dos sedãs americanos...é só comparar os concorrentes que este Alfa tinha em sua época, aqui no Brasil...esse carro é muito mais bonito, mais charmoso do que os Landaus e derivados, é muito mais bonito do que os Dodjões sedãs que tínhamos por aqui, nos anos 70...enfim, 'quase ninguém' nota, que eu sou muito fã do design, dos carros europeus...hehehe...Feliz 2017, amigo Bellote! Um abraço!
Sem dúvida nenhuma, principalmente os Alfa Romeo. Mas como todo italiano de alta performance, é lindo mas péssimo de manutenção. Este aí está bem inteiro por ter ficado tanto tempo parado, não sei como não está com a lataria toda corroída.
bela materia
O painel dessas Alfas mais antigas é bem mais bonito que o das 77 em diante
Bellote, vc podia fazer pra 2017 uma seção de matérias com reviews de carros comuns, usados, com enfoque em manutenção e confiabilidade.
Renato, faça um vídeo da Garagem Peso-Pesado com um caminhão FNM!
Existem vários colecionadores da marca com caminhões impecáveis! Tem o Osvaldo Strada de Pilar do Sul-SP. Possui 22 FNMs restaurados!!
Essa é uma das primeiras lasanhas do Brasil. No fim dos anos 90, achar um desses inteiro era tarefa difícil e mais difícil ainda era achar mecânico/ eletricista que aceitasse conserta-lo. O pobre comprava baratinho, mas depois que percebia que as peças custavam o olho da cara e que mecânico nenhum queria mais botar a mão no balaio de gato que a parte elétrica já tinha virado depois de anos e anos de gambiarras, o carro virava enfeite de calçada. Hoje, um carro desses inteirinho é mosca azul de olho branco, branca de olho azul é o Dodge Dart
Parabéns pelo vídeo do Alfa 2300 estava com saudades de um clássico por aqui, mas só uma correção se não for chato: a suspensão traseira era por eixo rígido e não independente.
Uma das caracteristicas do Toyotismo/Neoliberalismo PSDB.
Há alguns anos, tinha uma dessas rodando aqui no meu bairro. Recentemente, encontrei ela abandonada em um pátio perto da minha casa, e já estava com o eixo dianteiro quebrado. É uma pena ver uma máquina dessas sendo degradada com o tempo...
Ano 1974 : Freios a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, motor 2.3 duplo comando, bancos com encosto alto, acabamento primoroso de couro caramelo, etc, O Alfa Romeo 2300 estava anos luz à frente dos concorrentes Chevrolet Opala, Ford Maverick, Dodge Dart e Volkswagen Passat, os ditos "carros de luxo" da época e mesmo assim, o povo faz referência a esses concorrentes e não ao Alfa 2300 ! Também tive e sou fã dos guerreiros Opala, Dart e Maverick (tive Galaxie Landau, também), mas sem dúvida o Alfa é outro mundo! "Ah, mas o Alfa é difícil de manutenção", dirão os leigos; mas a verdade é que nossos mecânicos da época estavam acostumados e mexer nas mecânicas jurássicas da Chevrolet, Ford e Dodge, não na avançada tecnologia dos Alfa. O que não é culpa dos Alfas!Me lembro de ver comerciais nas revistas, em que o Alfa 2300 estava ao lado de BMW e Mercedes-Benz, comparando-se a eles e não as nossas "carroças jurássicas" daquela época! Eu só não tive um Alfa, porque quando pude comprar um nos anos 80/90 eles já eram raros e em péssimo estado. Parabéns ao dono desse Alfa e que ele o conserve pra sempre !!!
FANTASTICA ALFA ROMEO... In Italia esisteva la ALFETTA e ALFA 6
show
Queria ver um Alfa Romeo 164
massa esse carro,maravilhoso! ! Bem que vc poderia fazer uma matéria com o monza 94 versão completa gls mpfi , seria muito legal assistir, gosto de mais do seu canal,parabéns vc é foda véi
Renato sou fã do seu canal.... muito bom gosto ... o primeiro que assisti foi uma BMW X6... possuo um Ford Focus MK2 mais nao vi nenhuma da familia no seu canal !!! vc tem algum das series programadas??? se nao tiver faz ai !!! Parabens pelo Canal !!!
PRIMEIRO AUTOMÓVEL BRASILEIRO,, COM 5MARCHAS,, FREIO A DISCO NAS 4 RODAS ,, E VIDRO ELÉTRICO 😮
qui ronco bonito
Faltou falar do Alfa JK o carro produzido pela FNM, pois foi o JK que antecedeu esse ai em quase uma década.
Faça do Toyota Corolla LE 1.8 (93-95)..época de ouro (qualidade) do carro mais vendido do mundo.
Renato Bellote faço um video falando da f100 dos anos 70 e tb fale das F1000 dos anos 80 e 90
Faz uma materia sobre a FMAXX e se possivel com o Gurgel Supermini e Carajas! Valeu obrigado...
Faz uma matéria do Alfa Romeo JK1970
Also in the Netherlands ca. 1979
Bellote, faz uma matéria do Rover MGF!
Mamma mia!Uma alfa nunca restaurada
Essa chuva da manutenção pro dono do carro
O carro de quem tinha bala na agulha nos anos 70 e 80.
Renato esse Alfa possuía ar condicionado?