Pelo menos metade da obra de Saramago, é construída assentando numa premissa absurda, trazida para a realidade e imaginando o que aconteceria se essa absurda premissa se concretizasse. Assim pegando na absurda premissa de " e se toda a gente ficasse cega?" e surge o" Ensaio sobre a cegueira"; e se todos os eleitores de determinado país, sem qualquer prévia combinação, votassem em branco numa determinada eleição, e surge " O Ensaio Sobre a Lucidez"; e se a morte deixasse de matar, surge a, " As intermitências da morte"; e se a península Ibérica se soltasse da Europa, e surge a " Jangada de Pedra"; e se os cruzados em vez de dizerem a nosso 1º rei D. Afonso Henriques, que ajudavam a conquistar a cidade de Lisboa aos Mouros tivessem dito que não ajudavam, e surge " O Cerco de Lisboa"; e se Jesus Cristo fosse apenas um homem ( salientar que não considero esta premissa absurda); e surge " O Evangelho Segundo Jesus Cristo"; e se todos nos tivéssemos um outro alguém precisamente igual a nós, e surge " O Homem Duplicado". Enfim é uma vincada característica do universo literário de Saramago essa de construir realidades alternativas partindo de premissas absurdas. Muitos parabéns pelo seu canal aqui deste português que acha muito bom este seu trabalho.
No fim das contas, José Saramago demonstra que perder a visão é nada se comparado ao que o ser humano pode se tornar ao deixar de ter bem menos que um dos sentidos necessários para a sobrevivência. Ensaio sobre a cegueira deixa claro o quão a sociedade propriamente dita é frágil e fácil de se dissolver em tão pouco tempo. Apesar de já termos passado por tantas guerras, pragas e agora pandemia, ainda somos bem insignificantes como raça humana se comparado ao resto dos animais. Apesar de sermos os considerados racionais, basta um pouco de instabilidade como a criada sublimemente por Saramago, para demonstrarmos o como é simples voltar a viver como os demais animais selvagens. Parabéns pelo trabalho, você soube explanar de forma bem sensata e concisa o que o autor quis com a obra. A propósito fiz uma resenha de Ensaio sobre a cegueira no meu canal, não tão boa quanto a sua, mas espero que possa fazer uma visita. Gostaria muito de uma opinião sincera sobre minhas resenhas.
Eu me lembro que no final do filme do Meireles eu chorei intensamente por mais de 15 minutos. Era um choro convulsivo e desesperado. Acho que foi um dos momentos em que eu mais me senti incapaz em toda a minha vida. Desde então eu mudei completamente.
Que trabalho fabuloso, está moça, faz ! Eu creio que ela encontrou seu seu dom, porque ao ver seus vídeos, eu sempre quero ler aquela obra, seja uma narração, uma crônicas, um ensaio, uma biografia ou um clássico. Sempre me faz querer ler.
Você é extraordinária, suas resenhas são incríveis, fica evidente para qualquer um que você faz esses vídeos com muito amor, você cuida de cada detalhe, espero que seu canal cresça cada vez mais, não só por você mas pelas pessoas que merecem assistir um vídeo como esse
Parece incrível que, nesse ano de Covid-19, este, que é um dos mais sombrios livros sobre doenças, complete exatamente 25 anos. O que ninguém me tira da cabeça: Saramago era ateu mas ninguém como ele conseguiu, nesta obra, nos dar a sensação de estar em frente aos portais do Inferno.
Sobre os óculos, eu também sou desse tempo. Eu era doido pra usar óculos quando pequeno, e quando tive que usá-lo por obrigação, não foi legal. Em abril fiz uma operação corretiva e me livrei deles! Graças! Recomendo muito! Sobre o livro, não tenho uma vírgula a acrescentar. O livro é maravilhoso e sua resenha também! Aliás, suas resenhas! Conheci seu canal esta semana e já me apaixonei! Estou acompanhando como os maníacos por séries que fazem maratona. Continue este trabalho digno de prêmios!
Essa obra é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l! Foi o único livro que li do Saramago e já me apaixonei perdidamente. Confesso que foi um pouco atordoante no começo devido ao modo de escrita do autor, mas depois que peguei o ritmo devorei o livro e abracei a história apaixonadamente. Com certeza um dos meus livros favoritos e que levarei pra vida inteira. A ressaca literária foi certa mas valeu muito a pena!
Excelente. Saramago entrou na minha vida em um momento em que não sabia ler efetivamente , era cega, mas com o tempo a tela branca foi se desvelando e, aí sim, a consciência me permitiu enxergar a grandeza desse e autor e sua obra. Amei!Suas ponderações são sempre claras e assertivas.
saramago pegava no mundo real e transformava em livros e nos convidava a tentar perceber o quão nós somos limitados não só pela natureza mas pela cultura. No ensaio ensaio sobre a cegueira ele mostrou como o "homem" pode se transformar num ser completamente indigno, moralmente miserável, violento... mas também que no meio da desgraça humana há sempre quem está disposto a ser solidário, altruísta e pronto a fazer o que estiver ao seu alcanse para evitar ou tentar minorar o sofrimento alheio. enfim, é um livro que nos alerta para os perigos da cegueira mental, uma cegueira que tem transformado o nosso mundo num mar de sofrimento, num lar de tristezas imensuráveis.
Obrigada pelas suas colocações, Islam. Penso que isso foi justamente a ideia que Saramago quis transmitir com a obra. E conseguiu de uma forma genial, nos dando um soco no estômago. É impossível ler esse livro e permanecer impassível. Beijo!!
Adoro a forma como você aborda o assunto dos livros nos inícios de vídeos. Ensaio sobre a cegueira é um dos meu livros favorito, Saramago é um dos meus escritores prediletos. Gostei muito do vídeo. Bjs
Esse livro foi um dos primeiros que li do Saramago, pois o primeiro que li na verdade foi "o conto da Ilha desconhecida", mas ao ler o ensaio fiquei muito impressionado com o livro, achei um livro tão bom que acredito que foi o maior incentivador para que eu pudesse ler os seguintes. É um livro podemos dizer de fato, fascinante, viciante. Tenho o filme inclusive, e é bem interessante, muito fiel ao livro.
Como assim não li ainda? Como historiador preciso desse livro! Resenha muito bem feita e estruturada! Uma aula para outros vlogs, que se aventuram nessa seara, mas nos levam a fugir dos livros!
Você PRECISA fazer a resenha do apanhador no campo de centeio!!!!!! Tem que ter na sua lista!!!!!! Vai ser legal ver você falando desse livro!!!! Té +.
EstanteDeGarotos Já li "O Homem Duplicado", mas não foi tão incrível quanto "Ensaio Sobre a Cegueira"... Já o "Intermitências", este me disseram aqui nos comentários que é maravilhoso! Tanto que até já garimpei uma edição em um sebo e coloquei na minha fila de leituras... Beijão, obrigada por prestigiar o canal!
O filme é sem sombra de duvidas um dos melhores que já vi, mesmo que tenha sido uma única vez, mesmo que tenha sido a anos atrás. Pois a mensagem que ele passa, me marcou de tal forma! Estou indo agora comprar o livro e pensando, por que demorei tanto pra fazer isso?
Li esse livro recentemente, e, nossa, foi um choque extremo! Recomendo muito esse livro, é cansativo, confesso, mas no decorrer do enredo você entende o porquê da escrita dele - a pontuação, por exemplo - os acontecimentos do enredo vêm como uma bola de neve. É hipnotizante mesmo como você relatou... Li também Claraboia, recomendo muito também, as ações se desenrolam e você fica tipo: WHAT?? A genialidade de José Saramago é linda, encantadora...
As intermitências da morte me fez enxergar o mundo de uma outra forma, é impressionante a capacidade do José Saramago de nos mostrar o outro lado da moeda e nos fazer pensar em assuntos que evitamos!
4:00 Os humanos são animais e, como tal, também competem por tudo, embora a abundância disfarce essa competição. Abundância que, infelizmente, não chega a todos, muitos são excluídos e passam fome e dormem ao relento.
Adorei a resenha.Eu já tinha ouvido falar desse livro através da minha mãe (que também adora ler) mas não consegui lê-lo ainda... Acabei dando preferência a um outro - Intermitências da Morte, José Saramago - que é outro livro dele SENSACIONAL..... Amei seu canal.Você esta de parabéns, pois vejo muito canais literários mas estes, quase não falam sobre clássicos da literatura. Por esse motivo seu canal ganhou mais uma fã... Parabéns...
Ana Cláudia Felizola IN-CRÍ-VEL. Eu estava com medo à toa. Me fez refletir bem mais do que me deu medo (mas deu bastante, também, hehehe). Beijos!
9 років тому+7
Nossa Isa, você é muito criativa com seus vídeos! Parabéns! Me deu até vontade de reler o Ensaio sobre a cegueira que é realmente um livro sensacional!
Melhor resenha que eu já vi sobre algo, parabéns pela maneira como descreve o livro só fez ter vontade de ler o livro, e também pela reflexão final PS: gostei da trilha sonora do Tchaikovsky, que por sinal é um excelente compositor
Tô animada para ler... está na minha lista de leituras para as férias! Sou doida para ler Saramago e agora estou com dois livros que é o Ensaio sobre a cegueira e Caim! Amo suas resenhas Isa!
Pelo que li a respeito, "Caim" é tão polêmico quanto "O Evanglelho Segundo Jesus Cristo" (que já resenhei pro canal).Gosto demais de Saramago, faz a gente pensar... Beijo!!
Seu canal é sensacional! Conheci recentemente e estou muito impressionada com a qualidade dos seus vídeos, contextualizações e análises. Difícil achar canais assim sobre literatura, a maioria fala muito das sagas/ya/best sellers, e não sobre as obras mais densas que realmente exigem uma resenha, uma introdução. Sobre o Saramago, queria muito saber quais outras obras dele você gosta, pois já tentei ler algumas que não me prenderam, acabei largando... O jeito que ele escreve é um pouco cansativo e pode não ser prazeroso se você não sente que está chegando a algum lugar.
+Caroline Cury Aqui nos comentários me recomendaram sendo os melhores dele: 'Memorial do Convento' e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Ainda não li nenhum dos dois :/ Beijo!!
+Ler Antes de Morrer E a "Caverna"? Pelo seu trabalho este trecho, desse livro, deve dizer-lhe algo. “Vivi, olhei, li, senti, Que faz aí o ler, Lendo, fica-se a saber quase tudo, Eu também leio, Algo portanto saberás, Agora já não estou certa, Terás então de ler doutra maneira, Como, Não serve a mesma para todos, cada um inventa a sua, a que lhe for própria, há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficam pegados às página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa, A não ser, A não ser, quê, A não ser que esses tais rios não tenham duas margens, mas muitas, que cada pessoa que lê seja, ele, a sua própria margem, que seja sua, e apenas sua, a margem a que terá que chegar…”
"Ensaio Sobre a Cegueira", "Ensaio Sobre e Lucidez" e "O Homem Duplicado" são livros bastante "magnéticos". Recomendo assistir o filme O Homem Duplicado (Enemy) do Denis Villeneuve, com o Jake Gyllenhaal. Dá pra ter uma ideia do livro.
Isa, seu canal é sensacional! Essa resenha me despertou ainda mais o interesse em ler Saramago, não apenas esse livro específico, mas, todas as obras desse gênio, Saramago! Parabéns pelo canal! =)
Bom Diiia! Confesso que fiquei tão impressionada com o filme, que tenho até medo de ler o livro. 😐 Mas está na lista dos livros para esse ano! ... Parabéns pelo Canal e pela forma como produz os vídeos.. havia deixado a leitura de lado e nos últimos tempos, com os vídeos da Mell Ferraz e com os seus, essa paixão está acendendo novamente! Incrível iniciativa e dedicação de vocês! Mas também é impressionante como contextualiza e nos integra ao livro. Lendo 100 Anos de Solidão! 😄 ... De um dia tiver interesse, amaria ver uma resenha sobre Sidarta - Hermann Hesse. 💙 ... Beijo e que venham os 1001 livros! 👏👏👏👏👏👏👏
Adriana Rodrigues Pessoa Obrigada! Já tinham me recomendado Sidarta antes, e eu achei uma suuuper sugestão! Com certeza vou ler, sim. E vou (re)ler Cem Anos de Solidão, que é um dos livros mais incríveis que já conheci na vida. Beijão, tenha certeza de que você escolheu uma obra maravilhosa para "reacender" sua paixão pela leitura!
Obrigada você! As tuas resenhas tem o poder de me motivar a ler livros que eu nunca imaginaria. :D Lá vou eu catar o "Ensaio sobre a cegueira". Parabéns pelo canal!
Primeiramente gostei muito da sua forma de se expressar, parabéns pelo canal. Me apaixonei pelo autor José Saramago depois de ler esse livro, uma reflexão e tanto 😊
Parabéns pelo canal, pela sua criatividade, pela sua dedicação, por tudo. Seus vídeos têm um "algo a mais" que me deixou boquiaberto. O seu canal foi o primeiro que me fez inscrever-se nele logo no primeiro episódio assistido. Tende a crescer muito.
Doraci S Rodrigues aí depende, se o meu deus é o mesmo do seu... Mas independentemente cada um deve ter seu lugar garantido em algum lugar bom ou mau...
Menina, que canal maravilhoso! Sério, que delícia de vídeos você faz! Fiquei viciada, assisti todos os teus videos no final de semana. Parabéns e continue assim! Beijos!
Gostei muito da sua resenha, é a primeira que assisto no seu canal. Já me inscrevi, inclusive. Sobre o livro: cheguei a ele pelo filme. Eu tenho muito tempo tomado pela faculdade e acabo fazendo a opção de assistir alguns filmes por serem mais rápidos (o motivo de eu não acompanhar séries ou ter todas as leituras atrasadas durante o período). O filme me instigou a procurar mais e não descansei enquanto não tive nas mãos o livro. Eu achei a leitura complicada no começo. A falta de pontuações me parecia, por vezes, que qualquer um poderia ter enunciado determinada coisa. A ausência de nomes, havendo apenas os títulos, me trouxe uma enorme proximidade com a obra. Poderia ser eu, minha família, meus vizinhos. Terminei o livro pensando: qual minha maior cegueira? Qual o ponto da minha vida que me parece tão claro que me ofusca e eu simplesmente não consigo enxergá-lo mesmo sendo tão simples? O quê, na sociedade, promove tamanha cegueira? Somos na barbárie e no caos reduzidos à nossa animalidade primitiva? O tipo de livro que nos faz refletir muito depois de terminar suas páginas. Saramago entrou na minha lista de gênios e Ensaio sobre a cegueira na minha lista de Favoritos.
Olá!!! Eu amei tanto a sua resenha que estou aqui devorando o livro. Nunca tinha lido nada de Saramago, mas estou amando. No início fiquei meio perdida com a escrita dele, mas já me acostumei. Vale a pena o esforço. Aproveitando o gancho do livro, queria que você fizesse, se possível, a resenha do 'Ensaio sobre a lucidez', que também ouvi falar que é muito bom. Abraço :)
Sou nova aqui no canal, e já me encontro apaixonada! Não só pelas resenhas e livros apresentados, mas também pela maneira que você os apresenta , a "didática". Parabéns pelo trabalho. E sobre o livro, ainda não li, mas vi o filme, e fiquei bastante chocada, o que me fez querer demais o livro.
Fran Lima Eu passei anos "traumatizada" pelo filme, que me assustou muito. Agora que finalmente tomei coragem de ler, não me arrependi. O livro é ainda mais fascinante!
Não sei se já o fizeram,mas recomendo fortemente que leia também Ensaio Sobre a Lucidez. A mensagem não é desgostosa como a do Ensaio Sobre a Cegueira,mas tão profunda e impactante quanto. Nesse livro Saramago propõe outra premissa aparentemente absurda:no que parecia ser outra eleição qualquer,mais de 80% da população desse mesmo país fictício vota em branco! Espero ter atiçado sua curiosidade :p. A propósito, gostaria de elogiar o canal! muito bom!
+Carol Giz Realmente é um livro muito marcante. Demorei pra ler depois de ver o filme, mas valeu a pena a leitura. Acho que abre algumas janelas na cabeça pra gente pensar...
E olha que o livro é ainda mais assustador que o filme, viu... mas é mais poético também. Mais emocionante. Li vorazmente! Agora quero ler Caim também...
Que vídeo lindo, Isa! Ainda não li "Ensaio sobre a Cegueira", mas está na minha lista e pretendo lê-lo até o final desse ano ou início do próximo. Li o meu primeiro Saramago em fevereiro,"As Intermitências da Morte", que adorei (com exceção do final, porque o achei desconectado do resto da obra). Bj
Perfeita sua resenha! Eu fiquei abismada com esse livro quando li. A questão da mulher do medico ser a única a enxergar me intrigou do começo ao fim. Li várias teorias sobre o motivo, mas continuo com minha opinião que é pq ela sempre olhava para o outro antes de olhar para si. Sei lá, por empatia. Vc tem alguma teoria? Eu também vi o filme e fiquei emocionada em ver como foi fiel ao livro. Inclusive, tem um vídeo no UA-cam do próprio Saramago assistindo ao filme e mostrando a reação dele. Vc já viu?
Carol Rodrigues Fiquei encafifada com esta questão da mulher do médico também. Por que ela não cegou? Claro que ela era uma boa pessoa, mas também não era nenhuma madre Teresa de Calcutá. Em mais de uma ocasião ela toma decisões egoístas, em prol de si ou do seu pequeno grupo de protegidos. E além disso, o livro comenta que houve muitos outros "caridosos" que correram para tentar ajudar os cegos quando a epidemia estava começando, mas que estes cegavam mais rápido ainda do que os demais. A mulher do médico era boa sem nenhuma pretensão de ser santa. Acho que existe um ponto importante aí no pensamento do Saramago, que sempre foi muito crítico às religiões. Talvez ele estivesse tentando mostrar uma outra forma de bondade mais humana, mais possível - não aquela entrega e abnegação total dos santos e dos mártires que nós conhecemos...
Ler Antes de Morrer É verdade, ela foi egoísta algumas vezes. Acho que essa dúvida vai morrer comigo. A mulher do médico vai ser sempre o ponto mais intrigante pra mim hahaha
Acabei de conhecer o canal,estava querendo comprar esse livro,mas queria antes saber do q se tratava,gostei muito,já li a metamorfose do Kafka e foi um dos melhores livros q li,vou comprar ensaio sobre a cegueira e já quero ler outros livros desse escritor,dizem q ele é muito bom.Obrigada!
+Vanessa Vieira É muito bom mesmo, Há um estranhamento no princípio por causa da forma da escrita do Saramago, com sua pontuação peculiar. Assim que a gente entende sua lógica, a leitura flui e captura nossa atenção irremediavelmente. Beijo!!
Garota, para com isso ! Teu gosto literário mais classico, a musica também clássica no fundo, a introduçao desse video.. . Caramba ! Ta sendo um dos canais mais gostosos de acompanhar, e olha que sigo muitos ! Ja favoritei :) um abraço apertado !
um video completo e maravilhoso! estava procurando videos pra fazer a resenha no meu canal, e achei o seu, maravilhodo, vai me ajudar bastante!! ganhou mais um inscrito.
Ler Antes de Morrer "É desta massa que nós somosfeitos? metade de indiferença e metade de ruindade". José Saramago em Ensaio sobre a cegueira.Ouço pessoas afirmarem com soberba que são "cultos e letrados, pessoas das letras porque lêem alguns nomes "importantes", no entanto sentem "constrangidos" de lerem e citarem a Bíblia, as Escrituras Sagradas. São elas que apontam para a verdadeira condição humana. Elas são os "Olhos" do Eterno Senhor e Deus: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vrááááá, a experiência foi gratificante, não foi? Ler Antes de Morrer Excelente resenha. Depois de muito tempo, eu o reli no final do ano passado, com medo de não gostar, todavia, enfatizou a grandiosidade do livro (desde então, o melhor livro dele) e um dos melhores livros que li na vida. Além do gosto literário ser parecido, temos algo a mais em comum, a cegueira forçada kkkkkkkkkkkkk. Também uso óculos, mas eu odeio!!! As lentes de contato foram uma das melhores coisas que invetaram. Hoje não me limito a nada. Ha duas prováveis respostas ao seu questionamento da moda do óculos de grau: quando artistas, eles ganham por isso e muita grana. Os anônimos são anônimos mesmos, rsrsrsrs. Beijos
Higor Tomé Artistas e anônimos que usam óculos sem necessidade, pra mim, são uns lunáticos. Não sabem a chatice que é usar óculos e começar a chover, ou a lente sujar e não ter com que limpar, ou embaçar só porque se aproximou de uma xícara de café! hahahaha
Um dos meus livros preferido !!!! A resenha ficou perfeita!!! E como você disse depois que acostumamos com o ritmo dele, fica impossível largar! A minha edição é essa mesma, muito boa ( apesar de cara )Depois você pode dar indicação de um bom romance policial?? Estou nessa fase , devorando todos que eu consigo achar! e também se não for pedir demais, inclua O amor no tempo do Cólera nesses 1001 livros :)
babipiau Olha, tem dois romances policiais que me marcaram muito: "O Talentoso Ripley" e "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (este faz parte de uma triologia, mas só li o primeiro). Os dois viraram filme, mas os livros são bem melhores. Quanto à resenha de hoje, que bom que você gostou! Eu sabia que era muita responsabilidade falar sobre o Ensaio Sobre a Cegueira, porque muita gente ama esta obra. Fico muito feliz que tenha ficado legal! Bjsss
Pelo menos metade da obra de Saramago, é construída assentando numa premissa absurda, trazida para a realidade e imaginando o que aconteceria se essa absurda premissa se concretizasse. Assim pegando na absurda premissa de " e se toda a gente ficasse cega?" e surge o" Ensaio sobre a cegueira"; e se todos os eleitores de determinado país, sem qualquer prévia combinação, votassem em branco numa determinada eleição, e surge " O Ensaio Sobre a Lucidez"; e se a morte deixasse de matar, surge a, " As intermitências da morte"; e se a península Ibérica se soltasse da Europa, e surge a " Jangada de Pedra"; e se os cruzados em vez de dizerem a nosso 1º rei D. Afonso Henriques, que ajudavam a conquistar a cidade de Lisboa aos Mouros tivessem dito que não ajudavam, e surge " O Cerco de Lisboa"; e se Jesus Cristo fosse apenas um homem ( salientar que não considero esta premissa absurda); e surge " O Evangelho Segundo Jesus Cristo"; e se todos nos tivéssemos um outro alguém precisamente igual a nós, e surge " O Homem Duplicado". Enfim é uma vincada característica do universo literário de Saramago essa de construir realidades alternativas partindo de premissas absurdas. Muitos parabéns pelo seu canal aqui deste português que acha muito bom este seu trabalho.
Imaginar essas premissas absurdas e a partir delas criar obras peculiares, controversas, intensas e profundas: Algo possível só para gênios.
No fim das contas, José Saramago demonstra que perder a visão é nada se comparado ao que o ser humano pode se tornar ao deixar de ter bem menos que um dos sentidos necessários para a sobrevivência. Ensaio sobre a cegueira deixa claro o quão a sociedade propriamente dita é frágil e fácil de se dissolver em tão pouco tempo. Apesar de já termos passado por tantas guerras, pragas e agora pandemia, ainda somos bem insignificantes como raça humana se comparado ao resto dos animais. Apesar de sermos os considerados racionais, basta um pouco de instabilidade como a criada sublimemente por Saramago, para demonstrarmos o como é simples voltar a viver como os demais animais selvagens. Parabéns pelo trabalho, você soube explanar de forma bem sensata e concisa o que o autor quis com a obra. A propósito fiz uma resenha de Ensaio sobre a cegueira no meu canal, não tão boa quanto a sua, mas espero que possa fazer uma visita. Gostaria muito de uma opinião sincera sobre minhas resenhas.
Eu me lembro que no final do filme do Meireles eu chorei intensamente por mais de 15 minutos. Era um choro convulsivo e desesperado. Acho que foi um dos momentos em que eu mais me senti incapaz em toda a minha vida. Desde então eu mudei completamente.
Você é sem dúvidas a melhor resenhista que já vi aqui no youtube, achei seu canal hoje, não saiu nunca mais, AMEI!!
Que trabalho fabuloso, está moça, faz ! Eu creio que ela encontrou seu seu dom, porque ao ver seus vídeos, eu sempre quero ler aquela obra, seja uma narração, uma crônicas, um ensaio, uma biografia ou um clássico. Sempre me faz querer ler.
Você é extraordinária, suas resenhas são incríveis, fica evidente para qualquer um que você faz esses vídeos com muito amor, você cuida de cada detalhe, espero que seu canal cresça cada vez mais, não só por você mas pelas pessoas que merecem assistir um vídeo como esse
beatriz pink Obrigada! Vocês que comentam são meus maiores estímulos. É muito emocionante, mesmo. Beijão!
Parece incrível que, nesse ano de Covid-19, este, que é um dos mais sombrios livros sobre doenças, complete exatamente 25 anos. O que ninguém me tira da cabeça: Saramago era ateu mas ninguém como ele conseguiu, nesta obra, nos dar a sensação de estar em frente aos portais do Inferno.
Eloquência, carisma e conteúdo. Amei!
Sobre os óculos, eu também sou desse tempo. Eu era doido pra usar óculos quando pequeno, e quando tive que usá-lo por obrigação, não foi legal. Em abril fiz uma operação corretiva e me livrei deles! Graças! Recomendo muito!
Sobre o livro, não tenho uma vírgula a acrescentar. O livro é maravilhoso e sua resenha também! Aliás, suas resenhas! Conheci seu canal esta semana e já me apaixonei! Estou acompanhando como os maníacos por séries que fazem maratona. Continue este trabalho digno de prêmios!
Sou músico e estou adotando o conteúdo. Principalmente por causa da trilha sonora. Esse início da abertura 1812 é de arrepiar!
Como se ela NÃO FOSSE UMA INTELECTUAL, a modéstia e humildade dessa "Menina" é
Surpreendente!.....
Essa obra é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l! Foi o único livro que li do Saramago e já me apaixonei perdidamente. Confesso que foi um pouco atordoante no começo devido ao modo de escrita do autor, mas depois que peguei o ritmo devorei o livro e abracei a história apaixonadamente. Com certeza um dos meus livros favoritos e que levarei pra vida inteira. A ressaca literária foi certa mas valeu muito a pena!
Excelente. Saramago entrou na minha vida em um momento em que não sabia ler efetivamente , era cega, mas com o tempo a tela branca foi se desvelando e, aí sim, a consciência me permitiu enxergar a grandeza desse e autor e sua obra. Amei!Suas ponderações são sempre claras e assertivas.
Azeviche Azabache Minha alegria é enorme de encontrar pessoas que também se emocionam com essas obras lindas...
saramago pegava no mundo real e transformava em livros e nos convidava a tentar perceber o quão nós somos limitados não só pela natureza mas pela cultura. No ensaio ensaio sobre a cegueira ele mostrou como o "homem" pode se transformar num ser completamente indigno, moralmente miserável, violento... mas também que no meio da desgraça humana há sempre quem está disposto a ser solidário, altruísta e pronto a fazer o que estiver ao seu alcanse para evitar ou tentar minorar o sofrimento alheio. enfim, é um livro que nos alerta para os perigos da cegueira mental, uma cegueira que tem transformado o nosso mundo num mar de sofrimento, num lar de tristezas imensuráveis.
Obrigada pelas suas colocações, Islam. Penso que isso foi justamente a ideia que Saramago quis transmitir com a obra. E conseguiu de uma forma genial, nos dando um soco no estômago. É impossível ler esse livro e permanecer impassível.
Beijo!!
+Ler Antes de Morrer, eu é que te agradeço pelo teu belissimo trabalho...! força aí, beijos
Adoro a forma como você aborda o assunto dos livros nos inícios de vídeos. Ensaio sobre a cegueira é um dos meu livros favorito, Saramago é um dos meus escritores prediletos. Gostei muito do vídeo. Bjs
Litera Tamy Obrigada por sempre acompanhar!
Esse livro foi um dos primeiros que li do Saramago, pois o primeiro que li na verdade foi "o conto da Ilha desconhecida", mas ao ler o ensaio fiquei muito impressionado com o livro, achei um livro tão bom que acredito que foi o maior incentivador para que eu pudesse ler os seguintes. É um livro podemos dizer de fato, fascinante, viciante. Tenho o filme inclusive, e é bem interessante, muito fiel ao livro.
Seus vídeos não cansam e da muita satisfação ver você falando!!! Tem muito conhecimento e carisma!!! Parabéns!!!!
Como assim não li ainda? Como historiador preciso desse livro!
Resenha muito bem feita e estruturada! Uma aula para outros vlogs, que se aventuram nessa seara, mas nos levam a fugir dos livros!
Erni Junior Gottselig hahahahaha Pois é, você não pode deixar de conhecer este livro! Ele realmente muda nossa visão de mundo!
Você PRECISA fazer a resenha do apanhador no campo de centeio!!!!!! Tem que ter na sua lista!!!!!! Vai ser legal ver você falando desse livro!!!! Té +.
adorei seu estilo .A linguagem criativa quase jornalista interativo. sua voz é agradável e dinamica ,Parabens virei fan
Não existe no youtube canal com mais personalidade que o seu
EstanteDeGarotos Já li "O Homem Duplicado", mas não foi tão incrível quanto "Ensaio Sobre a Cegueira"... Já o "Intermitências", este me disseram aqui nos comentários que é maravilhoso! Tanto que até já garimpei uma edição em um sebo e coloquei na minha fila de leituras... Beijão, obrigada por prestigiar o canal!
O filme é sem sombra de duvidas um dos melhores que já vi, mesmo que tenha sido uma única vez, mesmo que tenha sido a anos atrás. Pois a mensagem que ele passa, me marcou de tal forma! Estou indo agora comprar o livro e pensando, por que demorei tanto pra fazer isso?
Li esse livro recentemente, e, nossa, foi um choque extremo! Recomendo muito esse livro, é cansativo, confesso, mas no decorrer do enredo você entende o porquê da escrita dele - a pontuação, por exemplo - os acontecimentos do enredo vêm como uma bola de neve. É hipnotizante mesmo como você relatou...
Li também Claraboia, recomendo muito também, as ações se desenrolam e você fica tipo: WHAT?? A genialidade de José Saramago é linda, encantadora...
As intermitências da morte me fez enxergar o mundo de uma outra forma, é impressionante a capacidade do José Saramago de nos mostrar o outro lado da moeda e nos fazer pensar em assuntos que evitamos!
Retrata nossa sociedade atual mais do que nunca. Recomendo tbm. Muito show o canal.
4:00 Os humanos são animais e, como tal, também competem por tudo, embora a abundância disfarce essa competição. Abundância que, infelizmente, não chega a todos, muitos são excluídos e passam fome e dormem ao relento.
Adorei a resenha.Eu já tinha ouvido falar desse livro através da minha mãe (que também adora ler) mas não consegui lê-lo ainda... Acabei dando preferência a um outro - Intermitências da Morte, José Saramago - que é outro livro dele SENSACIONAL.....
Amei seu canal.Você esta de parabéns, pois vejo muito canais literários mas estes, quase não falam sobre clássicos da literatura. Por esse motivo seu canal ganhou mais uma fã... Parabéns...
Bruna Caraciolo Obrigada e seja super bem vinda ;-)
Todas as obras do José Saramago são desafiadoras, envolventes... !!!
Que bom que criou coragem para ler! Não é incrível? Realmente um soco no estômago!
Ana Cláudia Felizola IN-CRÍ-VEL. Eu estava com medo à toa. Me fez refletir bem mais do que me deu medo (mas deu bastante, também, hehehe). Beijos!
Nossa Isa, você é muito criativa com seus vídeos! Parabéns! Me deu até vontade de reler o Ensaio sobre a cegueira que é realmente um livro sensacional!
Melhor resenha que eu já vi sobre algo, parabéns pela maneira como descreve o livro só fez ter vontade de ler o livro, e também pela reflexão final PS: gostei da trilha sonora do Tchaikovsky, que por sinal é um excelente compositor
Saramago é mais que fundamental! 📚
Resenha maravilhosa, Isa! :)
Perfeita essa resenha! 👏🏼👏🏼👏🏼Amo Saramago e suas obras! Obrigada por essa resenha!🤩😘
Essa miopia nossa de cada dia é difícil viu, haha! Cada livro resenhado nesse canal vai para minha lista, amo suas leituras e discussões! Beijos!
Guilherme Lima Obrigada, colega míope de todas as horas! hahahaha Bjsss
Tô animada para ler... está na minha lista de leituras para as férias! Sou doida para ler Saramago e agora estou com dois livros que é o Ensaio sobre a cegueira e Caim! Amo suas resenhas Isa!
Pelo que li a respeito, "Caim" é tão polêmico quanto "O Evanglelho Segundo Jesus Cristo" (que já resenhei pro canal).Gosto demais de Saramago, faz a gente pensar...
Beijo!!
Seu canal é sensacional! Conheci recentemente e estou muito impressionada com a qualidade dos seus vídeos, contextualizações e análises. Difícil achar canais assim sobre literatura, a maioria fala muito das sagas/ya/best sellers, e não sobre as obras mais densas que realmente exigem uma resenha, uma introdução.
Sobre o Saramago, queria muito saber quais outras obras dele você gosta, pois já tentei ler algumas que não me prenderam, acabei largando... O jeito que ele escreve é um pouco cansativo e pode não ser prazeroso se você não sente que está chegando a algum lugar.
+Caroline Cury Aqui nos comentários me recomendaram sendo os melhores dele:
'Memorial do Convento' e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Ainda não li nenhum dos dois :/
Beijo!!
+Ler Antes de Morrer
E a "Caverna"?
Pelo seu trabalho este trecho, desse livro, deve dizer-lhe algo.
“Vivi, olhei, li, senti, Que faz aí o ler, Lendo, fica-se a saber quase tudo, Eu também leio, Algo portanto saberás, Agora já não estou certa, Terás então de ler doutra maneira, Como, Não serve a mesma para todos, cada um inventa a sua, a que lhe for própria, há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficam pegados às página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa, A não ser, A não ser, quê, A não ser que esses tais rios não tenham duas margens, mas muitas, que cada pessoa que lê seja, ele, a sua própria margem, que seja sua, e apenas sua, a margem a que terá que chegar…”
"Ensaio Sobre a Cegueira", "Ensaio Sobre e Lucidez" e "O Homem Duplicado" são livros bastante "magnéticos". Recomendo assistir o filme O Homem Duplicado (Enemy) do Denis Villeneuve, com o Jake Gyllenhaal. Dá pra ter uma ideia do livro.
saramago é o meu autor preferido. esse livro é extraordinário...
Muito boa a resenha. Parabens
Toda vez que vou iniciar um livro vejo se a Isa ja fez resenha hahahaha ❤❤❤❤
Cada dia me impressiono mais com a qualidade dos seus vídeos. Eles são simplesmente fenomenais.
Mds! Terminei de ler faz umas duas semanas. Um excelente livro com hm final surpreendente!
Super indico!
Finalmente achei um canal q não fala só sobre os livros famosinhos atuais.
Isa, seu canal é sensacional! Essa resenha me despertou ainda mais o interesse em ler Saramago, não apenas esse livro específico, mas, todas as obras desse gênio, Saramago! Parabéns pelo canal! =)
Bom Diiia!
Confesso que fiquei tão impressionada com o filme, que tenho até medo de ler o livro.
😐
Mas está na lista dos livros para esse ano!
...
Parabéns pelo Canal e pela forma como produz os vídeos.. havia deixado a leitura de lado e nos últimos tempos, com os vídeos da Mell Ferraz e com os seus, essa paixão está acendendo novamente!
Incrível iniciativa e dedicação de vocês!
Mas também é impressionante como contextualiza e nos integra ao livro.
Lendo 100 Anos de Solidão! 😄
...
De um dia tiver interesse, amaria ver uma resenha sobre Sidarta - Hermann Hesse. 💙
...
Beijo e que venham os 1001 livros!
👏👏👏👏👏👏👏
Adriana Rodrigues Pessoa Obrigada! Já tinham me recomendado Sidarta antes, e eu achei uma suuuper sugestão! Com certeza vou ler, sim. E vou (re)ler Cem Anos de Solidão, que é um dos livros mais incríveis que já conheci na vida. Beijão, tenha certeza de que você escolheu uma obra maravilhosa para "reacender" sua paixão pela leitura!
Obrigada você! As tuas resenhas tem o poder de me motivar a ler livros que eu nunca imaginaria. :D
Lá vou eu catar o "Ensaio sobre a cegueira".
Parabéns pelo canal!
+Patrícia Meireles Depois me conte o que achou.
Beijo!!
Morro de amores por esse filme e não tinha ideia que tinha o livro com certeza vou ler! melhor resenha de todas ❤
Gosto das suas analogias!!! Parabéns é uma das coisas que me atrai em seu canal!!! Abraços!!!
Primeiramente gostei muito da sua forma de se expressar, parabéns pelo canal. Me apaixonei pelo autor José Saramago depois de ler esse livro, uma reflexão e tanto 😊
Parabéns pelo canal, pela sua criatividade, pela sua dedicação, por tudo. Seus vídeos têm um "algo a mais" que me deixou boquiaberto. O seu canal foi o primeiro que me fez inscrever-se nele logo no primeiro episódio assistido. Tende a crescer muito.
Lucas Jota Que honra! Obrigada mesmo, Lucas. A opinião de vocês é muito importante! Vou me esforçar sempre pra que você continue gostando =D
Aaahhh esse é que será clássico daqui pra eternidade... Várias aulas dadas com ele....
Hernani Leal Aulas para a vida, né? Bjs!
Hernani Leal Livro para Eternidade? Apenas a Bíblia, a Palavra de Deus Caro Hernani Leal.
Doraci S Rodrigues aí depende, se o meu deus é o mesmo do seu... Mas independentemente cada um deve ter seu lugar garantido em algum lugar bom ou mau...
Menina, que canal maravilhoso! Sério, que delícia de vídeos você faz! Fiquei viciada, assisti todos os teus videos no final de semana. Parabéns e continue assim! Beijos!
Acabo de conhecer o canal e já vi que vou me viciar... adorei o misto de sensibilidade e objetividade! Parabéns pelo trabalho, nota 10!
Gostei muito da sua resenha, é a primeira que assisto no seu canal. Já me inscrevi, inclusive.
Sobre o livro: cheguei a ele pelo filme. Eu tenho muito tempo tomado pela faculdade e acabo fazendo a opção de assistir alguns filmes por serem mais rápidos (o motivo de eu não acompanhar séries ou ter todas as leituras atrasadas durante o período). O filme me instigou a procurar mais e não descansei enquanto não tive nas mãos o livro.
Eu achei a leitura complicada no começo. A falta de pontuações me parecia, por vezes, que qualquer um poderia ter enunciado determinada coisa. A ausência de nomes, havendo apenas os títulos, me trouxe uma enorme proximidade com a obra. Poderia ser eu, minha família, meus vizinhos.
Terminei o livro pensando: qual minha maior cegueira? Qual o ponto da minha vida que me parece tão claro que me ofusca e eu simplesmente não consigo enxergá-lo mesmo sendo tão simples? O quê, na sociedade, promove tamanha cegueira? Somos na barbárie e no caos reduzidos à nossa animalidade primitiva?
O tipo de livro que nos faz refletir muito depois de terminar suas páginas. Saramago entrou na minha lista de gênios e Ensaio sobre a cegueira na minha lista de Favoritos.
Obra espectacular! soco na nosso cara.
Olá!!! Eu amei tanto a sua resenha que estou aqui devorando o livro. Nunca tinha lido nada de Saramago, mas estou amando. No início fiquei meio perdida com a escrita dele, mas já me acostumei. Vale a pena o esforço.
Aproveitando o gancho do livro, queria que você fizesse, se possível, a resenha do 'Ensaio sobre a lucidez', que também ouvi falar que é muito bom.
Abraço :)
Sou nova aqui no canal, e já me encontro apaixonada! Não só pelas resenhas e livros apresentados, mas também pela maneira que você os apresenta , a "didática". Parabéns pelo trabalho. E sobre o livro, ainda não li, mas vi o filme, e fiquei bastante chocada, o que me fez querer demais o livro.
Fran Lima Eu passei anos "traumatizada" pelo filme, que me assustou muito. Agora que finalmente tomei coragem de ler, não me arrependi. O livro é ainda mais fascinante!
Não sei se já o fizeram,mas recomendo fortemente que leia também Ensaio Sobre a Lucidez.
A mensagem não é desgostosa como a do Ensaio Sobre a Cegueira,mas tão profunda e impactante quanto.
Nesse livro Saramago propõe outra premissa aparentemente absurda:no que parecia ser outra eleição qualquer,mais de 80% da população desse mesmo país fictício vota em branco!
Espero ter atiçado sua curiosidade :p.
A propósito, gostaria de elogiar o canal! muito bom!
+Cão Preguiçoso Obrigada pela indicação. Curiosidade devidamente atiçada... kkkkk
Beijo!!
A contextualização é formidável. Parabéns!
Eu li esse livro esse ano e fiquei simplesmente apaixonada! Acho que é um dos melhores que já li na vida! Parabéns pelo trabalho! Beijão!
+Carol Giz Realmente é um livro muito marcante. Demorei pra ler depois de ver o filme, mas valeu a pena a leitura.
Acho que abre algumas janelas na cabeça pra gente pensar...
não tem um filme sobre esse livro nem sabia q tinha livro sobre isso vou ler ...
Não creio que você venceu o medo e leu 😂😂
Maravilhoso, outro que eh meu preferido também é "Caim". Recomendo. Beijao
E olha que o livro é ainda mais assustador que o filme, viu... mas é mais poético também. Mais emocionante. Li vorazmente! Agora quero ler Caim também...
Suas resenhas são fantásticas, parabéns.
Eu estou sempre pedindo dica de livro no face , agora encontrei o Canal certo no you tube ! sucesso aew p ti e espero mtas dicas :D ..
+Jacqueline Beatriz Fique a vontade por aqui, Jacqueline, Não deixe de dar suas opiniões,
Beijo!!
Seu canal é de mais, vídeos maravilhosos, cheios de informação e super contextualizado. É o meu preferido sobre literatura. Sucesso!!!
Que vídeo lindo, Isa! Ainda não li "Ensaio sobre a Cegueira", mas está na minha lista e pretendo lê-lo até o final desse ano ou início do próximo.
Li o meu primeiro Saramago em fevereiro,"As Intermitências da Morte", que adorei (com exceção do final, porque o achei desconectado do resto da obra).
Bj
Daniele Freire Me recomendaram muito o Intermitências no instagram. Alguns dissera que o final é incrível! hahaha
Ler Antes de Morrer eu achei o livro inteiro incrível, menos o final hahaha. Realmente há gosto para tudo! rsrs
O melhor canal literário, parabéns!
Excelente! Essa menina é demais!
Perfeita sua resenha! Eu fiquei abismada com esse livro quando li. A questão da mulher do medico ser a única a enxergar me intrigou do começo ao fim. Li várias teorias sobre o motivo, mas continuo com minha opinião que é pq ela sempre olhava para o outro antes de olhar para si. Sei lá, por empatia. Vc tem alguma teoria?
Eu também vi o filme e fiquei emocionada em ver como foi fiel ao livro. Inclusive, tem um vídeo no UA-cam do próprio Saramago assistindo ao filme e mostrando a reação dele. Vc já viu?
Carol Rodrigues Fiquei encafifada com esta questão da mulher do médico também. Por que ela não cegou? Claro que ela era uma boa pessoa, mas também não era nenhuma madre Teresa de Calcutá. Em mais de uma ocasião ela toma decisões egoístas, em prol de si ou do seu pequeno grupo de protegidos. E além disso, o livro comenta que houve muitos outros "caridosos" que correram para tentar ajudar os cegos quando a epidemia estava começando, mas que estes cegavam mais rápido ainda do que os demais.
A mulher do médico era boa sem nenhuma pretensão de ser santa. Acho que existe um ponto importante aí no pensamento do Saramago, que sempre foi muito crítico às religiões. Talvez ele estivesse tentando mostrar uma outra forma de bondade mais humana, mais possível - não aquela entrega e abnegação total dos santos e dos mártires que nós conhecemos...
Ler Antes de Morrer É verdade, ela foi egoísta algumas vezes. Acho que essa dúvida vai morrer comigo. A mulher do médico vai ser sempre o ponto mais intrigante pra mim hahaha
E a angústia de ler essa obra em plena quarentena da Covid rs
Vdd
Acabei de conhecer o canal,estava querendo comprar esse livro,mas queria antes saber do q se tratava,gostei muito,já li a metamorfose do Kafka e foi um dos melhores livros q li,vou comprar ensaio sobre a cegueira e já quero ler outros livros desse escritor,dizem q ele é muito bom.Obrigada!
+Vanessa Vieira É muito bom mesmo, Há um estranhamento no princípio por causa da forma da escrita do Saramago, com sua pontuação peculiar. Assim que a gente entende sua lógica, a leitura flui e captura nossa atenção irremediavelmente.
Beijo!!
...é o tema atual. Cego pelo ego gigante com tempero do próprio umbigo e da teimosia.
Gostei do vídeo! =)
Esta obra mexeu tanto comigo que até a escolhi opara analisar em TCC. Como você diz é "um soco"!
Parabéns!
+ uma inscrita! ;)
Garota, para com isso ! Teu gosto literário mais classico, a musica também clássica no fundo, a introduçao desse video.. . Caramba ! Ta sendo um dos canais mais gostosos de acompanhar, e olha que sigo muitos ! Ja favoritei :) um abraço apertado !
Amanda Gomes Miranda hahahaha Que bom que você gostou! Tava faltando um espacinho pra falar de clássicos aqui no youtube, né? Beijão!
Principalmente aqueles que a gente vai empurrando com a barriga p ler... haha Mas hoje comprei online minha edição do ensaio sobre a cegueira!!
Aproveite a leitura!! =D
Muito Muito Bom!!!
Trabalho fantástico e necessário o seu!!!
Parabéns!!!
um video completo e maravilhoso! estava procurando videos pra fazer a resenha no meu canal, e achei o seu, maravilhodo, vai me ajudar bastante!! ganhou mais um inscrito.
Òtimo canal. Me ajudou muito sobre um trabalho para facul !!! Obg
Esse livro foi o primeiro que li! Muito bom, muito bom!
Eu tenho uma lista de livros pra ler e comprar, mas depois dessa resenha eu quero e preciso ler este livro! Obrigado!
Rodrigo Alves É um super investimento que você faz. Esse livro é inesquecível!
Ler Antes de Morrer
"É desta massa que nós somosfeitos? metade de indiferença e metade de ruindade". José Saramago em Ensaio sobre a cegueira.Ouço pessoas afirmarem com soberba que são "cultos e letrados, pessoas das letras porque lêem alguns nomes "importantes", no entanto sentem "constrangidos" de lerem e citarem a Bíblia, as Escrituras Sagradas. São elas que apontam para a verdadeira condição humana. Elas são os "Olhos" do Eterno Senhor e Deus: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vrááááá, a experiência foi gratificante, não foi? Ler Antes de Morrer
Excelente resenha. Depois de muito tempo, eu o reli no final do ano passado, com medo de não gostar, todavia, enfatizou a grandiosidade do livro (desde então, o melhor livro dele) e um dos melhores livros que li na vida.
Além do gosto literário ser parecido, temos algo a mais em comum, a cegueira forçada kkkkkkkkkkkkk. Também uso óculos, mas eu odeio!!! As lentes de contato foram uma das melhores coisas que invetaram. Hoje não me limito a nada.
Ha duas prováveis respostas ao seu questionamento da moda do óculos de grau: quando artistas, eles ganham por isso e muita grana. Os anônimos são anônimos mesmos, rsrsrsrs.
Beijos
Higor Tomé Artistas e anônimos que usam óculos sem necessidade, pra mim, são uns lunáticos. Não sabem a chatice que é usar óculos e começar a chover, ou a lente sujar e não ter com que limpar, ou embaçar só porque se aproximou de uma xícara de café! hahahaha
O seu canal é muito bom mesmo!!! Continue assim
baita resenha! baita escritor! valeu!
Caracas, Isabella, muito legal sua maneira de partilhar sua reflexão. Edição excelente!
Melhor canal literário!!!
Parabéns pelo empenho. bjs
tô vendo todos os seus vídeos rsrs muito bom!!!
excelente, fiquei com vontade de ler.
Caramba! Estou amando seu canal. Quero ler todos os livros resenhados aqui. ♡♡♡
Obrigada, Vanessa. Não deixe de dar dua opinião sobre os vídeos que assistir.
Beijo
Muito atraente e agradável. Sucesso!
Incrível resenha, parabéns pelo canal já ganhou mais um inscrito, eu li o livro e vi o filme e achei ambos excelentes, espero novas resenhas
Marcelo Lima Obrigada, Marcelo! Seja bem vindo ao canal, espero que você curta as próximas resenhas também. Beijão!!
Tinha receio de ler esse livro, mas agora eu quero devorá-lo!!!!
Valeu, incrível seu videos.
Bruno Carvalho Você vai curtir. Eu também tinha medo. Mas valeu enfrentar. Bjss!
amei essa resenha...vou ler o livro
Resenha brilhante!
Esse foi o primeiro livro que li das treze obras do Saramago
Excelente resenha! Parabéns!
Excelente a resenha, parabéns
Muito bom e verdadeiro.
"O essencial é invisível aos olhos"
Carolina Sixto É bem por aí mesmo!
Sensacional a sua análise!
Um dos meus livros preferido !!!! A resenha ficou perfeita!!! E como você disse depois que acostumamos com o ritmo dele, fica impossível largar! A minha edição é essa mesma, muito boa ( apesar de cara )Depois você pode dar indicação de um bom romance policial?? Estou nessa fase , devorando todos
que eu consigo achar! e também se não for pedir demais, inclua O amor no tempo do Cólera nesses 1001 livros :)
babipiau Olha, tem dois romances policiais que me marcaram muito: "O Talentoso Ripley" e "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (este faz parte de uma triologia, mas só li o primeiro). Os dois viraram filme, mas os livros são bem melhores. Quanto à resenha de hoje, que bom que você gostou! Eu sabia que era muita responsabilidade falar sobre o Ensaio Sobre a Cegueira, porque muita gente ama esta obra. Fico muito feliz que tenha ficado legal! Bjsss
A trilogia Millenium eu já li, excelente !! Vou atrás do '' O talentoso Ripley '', obrigada pela indicação!
Ler Antes de Morrer A trilogia Millenium eu já li, excelente !! Vou atrás do '' O talentoso Ripley '', obrigada pela indicação!
Adorei a sugestão. Estou na metade do livro. 🥰🙏
Excelente análise 👏👏