já chegou a assistir o milliontag, é um reality show no qual 6 duplas de editor e mangaka concorrem para que tenha direito a uma publicação na jump+ e um anime pela netflix, tem que passar por 4 desafios,sendo o 4 o mais importante
Narrador, saiba que atualmente você é o único que realmente se importa com a cena nacional, por favor cara dá um tempo de mangás famosos e já renomados, sabemos que é bomkkk então por favor continue divulgando esses artistas incríveis e mude o brasil, pelo menos um pouco
Que legal!!!! Eu nem sabia da existência desse mangá... e me pareceu super interessante! 🤔🔥 Temos que valorizar os artistas BR e nossa própria cultura... é super válido. Obrigado por divulgar. 👍
Cara, eu acompanho o trampo do Heitor Amatsu desde o começo da Potion da Taverna. É muito gratificante ver ele e a obra dele ganhando reconhecimento em um dos meus canais favoritos do youtube. Meus parabéns pelo conteúdo, impecável como sempre.
Eu li o One Shot na época em que o projeto se iniciou e fiquei impressionado com a qualidade que nossos mangakás conseguem oferecer. Fico muito feliz que você divulgue pro seu público nossos autores brasileiros, a gente tem muito potencial.
Sobre cangaço, tem um livro de terror curtinho e sensacional chamado "capeta caolho contra a besta fera". É sobre uma cidadezinha que estava sendo ameaça por um lobisomem e teve que recorrer aos cangaceiros como mercenários para matar essa besta
Na minha opinião n tem como realmente saber se ele e bom ou ruim pq tipo são vários relatos um mais confuso que o outro só se eu tivesse lá que eu podia dizer
@@tuliosoares741 Lampião não era só estuprador e existem casos registrados da gera sabe oque é gera? a gera é o estupro coletivo o bando de lampião chega numa propriedade em que alguém devia ou dono Ou filho do dono, se tivesse se casando feito o casamento ele pegava a noiva antes do noivo e na frente dele lampião estuprava primeiro e depois o resto do bando, por que ele era o chefe ele estuprava sem que os outros tivessem feito isso e se a noiva sangrar, e também existe e há registros disso ele socava areia com o cabo do punhal para parar de sangra e elas morriam de hemorragia.
@@tuliosoares741 arracaram cabeça dele e de todo bando para expor como troféu, você tem alguma duvida ainda que ele era odiado por fazer coisas horriveis?
Espero que esse mangá dure bastante e se torne muito famoso E que o final não seja clichê e seja uma referência direta ao final do lampião da vida real...
Olá Narrador. Eu estou a um tempo produzindo um mangá sozinho, nele vou usar elementos da história brasileira, com a presença dos próprios cangaceiros e tal. Vou apoiar os autores aí, porque é massa ter obras nossas com destaque.
Oi! Moisa, desejo o melhor! Se queres falar sobre cangaceiros e tal, não use eles como meros elementos inventivos. Se aprofunde na história, para que a gente, do Nordeste, não se passe como uma mera caricatura. Dá uma lida nos anais acadêmicos de universidades como UFPE, UFPB, UFCE, UFBA, UFAL e tantas outras locais que relatam suas pesquisas sobre o movimento do cangaço no Brasil! Forte abraço e sucesso!
Cara, pior que eu tô tentando criar um vilão pra minha história meio que uma Amálgama entre Cangaceiro e Pistoleiro. Tudo que estudei sobre o cangaço abre muito espaço pra mitologias que ficaria MT bom um mangá desse existir. Já eu ainda tô pensando o que fazer kskdkdkdkd aí Narrador, o que me sugeria?
Um Cangaceiro muito inteligente que consegue criar uma especie de rifle semi automático, costuma carregar consigo um lampião que está sempre acesso de dia e de noite nunca apaga. Contam que deve haver um demônio dentro do lampião (na realidade um filhote de boitatá). Os mocinhos poderiam ter entre eles indígenas ou mestiços que conhecem a lenda e desejam libertar a criatura.
@@morales6470 tu não tem noção da merda q está falando, lampião era um estrup,e depois dele fazer isso os cangaceiros tbm se aproveitam fazendo estupr coletivo nas mulheres entre outros crimes
@@veditokakaroto4221 lá vai o pseudo intelectual de internet que não sabe estudar história apartir de um ponto de vista analítico e não moralista, se tu for se propor a estudar qualquer coisa com falso moralismo você vai encontrar problema até na física, Vikings faziam isso tudo e até piores, e tem MILHÕES de séries sobre vikings exaltando e adorando eles.
Só tenho duas críticas, 1° as onomatopeias em japonês. Talvez por ter participado de um concurso no Japão elas ficaram assim, mas é legal evitar isso quando se publica pro ocidente. 2° sou cearense, e me irrita a maneira como o nordeste e o sertão antigo é visto com estereótipo nas mídias. Parece que a referência sempre é o Auto da Compadecida, essa terra é bem mais rica do quê um povo sofredor passando fome e sede por causa da seca. Vale um estudo profundo do cenário daquela época, já que o nordeste é riquissimo em vegetações. (Podem ver isso nas fotos mostradas no video sobre os cangaceiros) e o povo q passava necessidade normalmente não tinham onde morar, moravam de favor nas casas em troca de serviço.
Mano, a onomatopeia em japonês é um charme, fica muito mais bonito, gostei dele ter feito dessa forma, coloca uma legendinha do lado igual a panini faz e ja era filhão.
Talvez seja apenas eu que esteja estranhando, mais de 2017 pra cá vem estourando um interresse forte sobre o nordeste e o cangaço, algo semelhante o que ocorrera nos anos 60 em relação aos filmes de faroeste. Eu como nordestino me sinto muito feliz vendo tal representação. Adoraria ver filmes de western com a temática de cangaço.
Eu pago um pau gigantesco pra série com temática de western. Msm não sendo nordestino eu acharia daora pra cacete mais obras nacionais puxadas pra esse lado.
@@LeRodz Digo o mesmo. Eu acharia muito bom uma série de western cangaço, não os tratando como heróis e justiceiro, mas tratando eles como bandidos fora-da-lei, bem ao estilo Billy the Kid, Jesse James e até série como Peaky Blinders. Isso séria incrível! Apesar dos cangaceiros serem criminosos, a história deles eram incríveis! No nordeste antigos temos alguns elementos que lembram o velho oeste como: o sertão (deserto), os cangaceiros (os fora da lei), jagunços (pistoleiros/mercenários), forças volantes (polícia/pinkertons), delegados (xerifes) e ainda temos a figura do coronel, o senhor de terras que exercem poder sobre as comunidades. Sem falar nas armas da época como: colt cavalinho (Colt Positive Police), revólver Nagant 1883, revolver girard, revólver webley, colt 1877, parabelo (luger p08), pistola FN, pistola Mauser, papo-amarelo (winchester 1873), cruzeta (winchester 1892), clavina (carabina spencer), mosquetão (fuzil mauser cano curto 1908) e o fuzil mauser 1908. Muitas armas do período kkkkk, e ainda tem mais...
É pq aqui a cultura, folclore e lendas são extremamente diversas, sem falar que é uma região fora dos padrões do resto do Brasil. O Brasil um país tropical em sua maioria aí do nada um semiárido com umidade do ar parecida com as dos grandes desertos, a diversidade do Brasil é incrível.
Fala, Narrador. Pô eu não conhecia esse mangá, mas muito obrigado por me apresentar essa história incrível. E saber que a obra é br me surpreende, pois não sabia que esse tipo de arte estava crescendo tanto no país a ponto de conquista mundo a fora. Ah, aproveitando, adoraria sugerir a análise do mangá Batuque, o famoso “mangá de capoeira”. Ele não é uma produção nacional, mais o cuidado do mangaka teve ao pesquisar e abordar esse estilo de luta em sua obra é de se elogiar e a história também. Seria interessante ouvir você comentando um pouco sobre a narrativa da história
REI DO CANGAÇO HISTÓRIAS DO SERTAO E É NESSE SERTÃO QUE EU VAGO ME CHAMAM DE LAMPIÃO PERDI A CABEÇA AMALDIÇOADO ANTES QUE AMANHEÇA VAI TER CHUMBO TROCADO -M4rkim, 25/03/23
Poxa faz um anime. Não é possível que não consigam fazer um no nível daqueles dos anos 80. Muito mais tecnologia hoje, tudo digital. Ficou da hora a animação.
Fala do projeto força br, é uma série hq de herói que se passa no Brasil com personagens totalmente inspirados na cultura brasileira. Não sei se você fala só de mangás.
Narrador, qual é a sua opinião sobre as novels Brasileiras, como KOG? Sei que é uma mídia diferente da que você normalmente fala sobre, mas acho valido uma possível análise, até para dar aquela valorizada.
Eu faço apresentações de dança folclórica e muitas representando o cangaço por isso me interessei no mangá, gostei da história mas toda vez eu acabo saindo dela quando tentam passar os cangaceiros como heróis do sertão sendo que sabemos que eles eram ladrões que roubavam, matavam, torturavam, sequestraram e estupr@vam ricos e pobre. Tudo bem, podemos ver como os piratas fantasiosos de várias obras que podem ser heróis dentro da narrativa, então um grupo fantasioso de cangaceiros também podem ser heróis (Só que tendo um personagem baseado numa pessoa que realmente existiu e era um demônio sanguinário tira a suspensão da descrença ver ele ser tratado como um anjo bondoso)
Lampião não era só estuprador e existem casos registrados da gera sabe oque é gera? a gera é o estupro coletivo o bando de lampião chega numa propriedade em que alguém devia ou dono Ou filho do dono, se tivesse se casando feito o casamento ele pegava a noiva antes do noivo e na frente dele lampião estuprava primeiro e depois o resto do bando, por que ele era o chefe ele estuprava sem que os outros tivessem feito isso e se a noiva sangrar, e também existe e há registros disso ele socava areia com o cabo do punhal para parar de sangra e elas morriam de hemorragia.
Cara, confesso que eu to com a mesma sensação que você, eu até tento criar um cenário nesse mangá onde o cara não era lampião, e o bando dele não eram cangaceiros, mas somente justiceiros dessa época
@@M4zvoltz851 os cangaceiros do século 19 eram literalmente jagunços dos coronéis, fazendo uma analogia bem superficial já que muita gente gosta de comparar eles com samurais seriam como Shakkintori sem honra e carácter prontos para cumprir qualquer missão dada pelo seu senhor, já no século 20 seriam como Ronins sem honra e carácter preocupados só com seus lucros e prazeres pessoais. Numa história fictícia não tem problema terem cangaceiros heróis é até interessante ter, o problema é a romantização de uma figura histórica que foi um demônio que matou muita gente inocente, só vê o povo leigo dizendo que a escola de Samba fez homenagem ao herói do sertão. Recomendo ler Oxente e Escarra Brasa, são ótimos mangás que abordam o cangaço, também recomendo as HQs Bando de dois, Lâmina azulada e Estórias Gerais.
Cara acho que o problema é as pessoas que não sabem distinguir ficção da realidade, e acabam realmente achando que ele era um anjo, e não o mangá em si.
Eu lembro de um one shot que foi lançado num concurso da Jbc desse mangá, não foi o que mais curti, mas e da hora ver como esta, quando aparece alguém tentando pavimentar esse deserto que e lançar uma hq no Brasil tem meu total apoio, boa sorte ! quem sabe se torne o Akira, Kishimoto ou Oda Brasileiro.
O Brasil é um país rico, muito mas muito rico culturalmente, prato cheio para artista, existe uma grande fantasia em torno de piratas e vikings, então por que não ter das figuras controversas do Brasil? Nada mais justo. Pô, eu amaria um mangá sobre os bandeirantes, dava pra fazer shounem porradeiro brabo.
@@templariocomfuzil1089 a diferença que as consequências do que os bandeirantes fizeram são sentidas até hoje :V Um exemplo só pra tu entender, a mãe da minha vó era filha de uma INDÍGENA Estu---, a cultura do estupro contra mulheres indígenas e pretas existe até hoje, em menor intensidade mas existe, é só ir e ver a mentalidade dos garimpeiros que invadem terras indígenas. Eu não consigo ver com bons olhos pra uma "classe" de pessoas que literalmente matavam meus ancestrais pela origem deles.
A galera dos comentarios achando ruim fazer história fantasiosa dos cangaceiros, mas ninguém reclama dos piratas de One Piece, dos vikings, samurais. Todos violadores, ladrões e assassinos na vida real, mas na fantasia recebem a imagem nobre e boazinha. Isso é hipocrisia.
Pelo que eu vi não nguem achou ruim fazerem histórias de cangaceiros eles sendo bons ou ruim, mas sim acham ruim romantizarem uma pessoa específica o Lampião. Hoje até escola de Samba tá dizendo que lampião que roubava, matava, estupr@va, sequestrava e esquartejada tanto ricos como pobres era herói do sertão. Recomendo ler Oxente, Escara Brasa, Bando de dois, Lâmina azulada e Estórias Gerais saí ótimas hqs sobre cangaceiros.
Achei incrível, primeira vez que ouvir falar dessa obra incrível com boa historia e atmosfera além de um lindo desenho. ultimamente estou iniciando uma historia de escrita shounen, por mais que eu ainda seja um novato na área da escrita, gostaria de algumas dicas para melhorar, como exemplo será que duas paginas por capitulo e um bom numero ou será que minha narrativa esta boa. As vezes sinto que não sei se estou melhorando ou não, então gostaria receber algumas dicas, muito obrigado e ótimo vídeo.
Gostei muito desse manga brasileiro! Pelo que percebo, o cenário de estórias brasileiras estão lentamente tomando seu lugar no mercado internacional. Espero que, num futuro não tão distante, nos tenhamos nossa criatividade reconhecida. Também planejo escrever uma estória (em formato de Web Novel) e, se tudo der certo, vai virar mangá também. Só não vai se passar no nosso mundo, afinal, é de fantasia e se passa em um mundo completamente diferente
Eu tô tão empolgado com esse mangá, porque a arte tá linda a história tá muito legal. Será que vai ter a versão impressa? Pq eu tô querendo comprar agora
Quem sabe da verdadeira história de lampião, sabe o qual perverso e mal ele era, era melhor ter deixado ele como vilão e estabelecer um "herói que o enfrente. *Obs. e conheço vários relatos de pessoas idosas que contam sobre estrupo* coletivo e assassinato$ de inocentes.
Mais lampião também era amado por ser um grupo que conseguia derrubar coronéis daqui. Sou paraibana e ele passou na minha cidade, minha avó se escondeu e eu entendo. Preferia que pessoa tivesse apoiado coluna prestes que também passou aqui. Movimento revolucionário de verdade. Cangaceiros não tinha intenção de fazer revolução, só conseguir bens infelizmente.
Esse mangá parece muito bom e promissor, bem desenhado e história legal. Só vale ressaltar uma coisa, o carnaval e a mídia andam tratando o lampião como herói nordestino... pessoal, ele não era herói não, era um bandido, dos ruins, matava geral e por maldade mesmo, o equivalente dele nos EUA seria o Billy the Kid, que fez história no Velho Oeste e tal, mas é um vilão e sempre é retratado assim. Não esqueçam disso, não é porque ele é nordestino que tem que ser mocinho, pelo contrário. O mesmo vale pro nove dedos aí. 👍
mas é uma romanização do lampião, isso acontece o tempo todo com representações de figuras históricas em obras fictícias como essa, eles tentam fazer uma versão mais heroica desses personagens
@@catatauthedogse voce esta se referendo a quem escreve, eu não acho necessariamente que eles esqueceram, oque eu acho é que eles apenas tornaram o lampião heroico propositalmente, oque eu não acho ruim, e se voce esta se referindo a quem le, de fato quem le pode ser influenciado por essa visão romantizada do lampião e acreditar que ele de fato era uma espécie de heroi do povo, da mesma forma que a visão que muitas pessoas tem de miyamoto musashi é fortemente influenciadas por vagabond, isso vai acontecer, é um fato
Mangá sensacional, principalmente pra valorizar a nossa cultura, mas o que me entristece é que quando se fala de imagens históricas daqui do nordeste, lampião é sempre lembrado como herói ou vigilante. Pena que a grande verdade, é que ele era uma pessoa terrível, serial killer, psicopata sanguinário, assassinou dezenas e torturou mais ainda.
Pelo que você disse, realmente é um manga seinen, dark fantase no sertão, a arte é boa, a historia aparentimente também, mas não acho que vou ler, mesmo que tenha sim muintos mangas brasileiros bons, e esse seja um deles, eu não curti tanto Mas acho que isso é por causa, que aqui no Brasil tem poucos mangas "conhecidos", e fiquei mais encantado com paradigma, que foi o primeiro manga brasileiro que tive contato, e ping pong drama Mas a obra pode agradar muinta gente, espero que mais obras boas vindas do Brasil sejam reconhecidas, e você ajuda muinto nisso narrador, dou meus apoios aos criadores, "sera que teriamos um manga stingpunk, brasileiro ?" Falou e ate mais narrador
não sei se ja falou sobre , mas acho que séria legal fazer um video sobre a HQ nacional Holy Avenger , galera que jogou muito RPG e consumiu a Revista Dragão Brasil conhece a obra que merece mais reconhecimento
Lampião não era só estuprador e existem casos registrados da gera sabe oque é gera? a gera é o estupro coletivo o bando de lampião chega numa propriedade em que alguém devia ou dono Ou filho do dono, se tivesse se casando feito o casamento ele pegava a noiva antes do noivo e na frente dele lampião estuprava primeiro e depois o resto do bando, por que ele era o chefe ele estuprava sem que os outros tivessem feito isso e se a noiva sangrar, e também existe e há registros disso ele socava areia com o cabo do punhal para parar de sangra e elas morriam de hemorragia.
Рік тому+1
@@Averageape83 sabemos disso. Porém nos referimos ao personagem como figura fictícia do mangá, assim como dito no próprio vídeo a figura real ser controversa.
Não sei... Apesar de nordestino e amar a cultura do meu estado, tenho dificuldade em separar o Lampião (figura histórica) de Lampião (herói do imaginário popular). O cara era o líder do bando mais temido, matava, roubava, estu***va... Não consigo admitir que um bandido tão cruel seja tratado como revolucionário, justo, altruísta, etc. E que ele lutava contra o governo malvado da época, que atacava fazendas de pessoas ricas e corruptas. Uma mentira contada mil vezes pode se tornar verdade, e eu tenho medo disso. Tem gente que acredita realmente que Lampião era honesto, honrado e gentil, que jogava dinheiro para os pobres, etc. Enquanto houver a possibilidade do cangaceiro Lampião ser lembrado como um herói, não consigo apoiar obras deste tipo.
Gostei desse mangá, esse mangá me passou uma vibe de Hellsing, o protagonista lembra um pouco o alucard Ele foi um dos mangás Br que me dão ânimo pra um dia lançar o meu em algum lugar aí da Net
Bem interessante, a temática Lampião me da um pouco de preguiça, mas o traço está realmente muito bom e da vontade de conhecer a obra. Vou dar uma conferida na campanha.
Eu li esse mangá gostei muito mesmo, mas senti falta de algumas figuras de linguagem bem nordestinas como uns "oxe" e "macho" eu moro no interior do CE talvez isso seja só coisa minha por querer q o mundo conheça a linguagem q eu falo mas n atrapalhou minha experiência eu gostei muito mesmo é uma boa leitura
@@dab7394 Fingir eu posso, mas não vai mudar que isso é uma forma de romantizar um criminoso. Ninguém ia passar pano (com razão) pra um mangá inspirado na ditadura militar, mas o povo é hipócrita
Eu acompanho o Heitor faz muito tempo, era iniciante na área, ele manda muito bem nos desenhos. Gostava muito de ler os quadrinhos do lampião do Klevison, mas como o mercado aqui é fraco já tinha largado as esperanças de ter algo novo ksks.
Meu irmão trabalha com isso e cobra 15 reias por página, fica 3 hrs fazendo uma, enfim ainda um trabalho muito desvalorizado. Fico feliz que estão abrindo mais espaços pra área
Minha única queixa é o fato do lampião verdadeiro ter sido um verdadeiro kpta na terra, acabo ficando com pé atrás, mas nos momentos em que consigo não pensar nisso, é uma obra interessante.
@@LeRodz Pois é, aqui no nordeste a história das maldades dele é bem conhecida, inevitavelmente da uma sensação estranha ver essa figura ser exaltada; mas no final, aqui no manga ele é só um personagem da história, da pra ler sem dificuldade.
Apoie o volume 3 de Lampião: www.catarse.me/rampiao3
já chegou a assistir o milliontag, é um reality show no qual 6 duplas de editor e mangaka concorrem para que tenha direito a uma publicação na jump+ e um anime pela netflix, tem que passar por 4 desafios,sendo o 4 o mais importante
Imagina se em algum momento ele ganha um anime
Eu queria um crossover seu com o lobo do grandes herois br falando sobre o cenário br de hqs e mangás
👽
Lampião inaugurou um novo estilo de gênero de mangá, o Dark Sertão
Kkkkk
Não ironicamente tem potencial demais kskk
não ironicamente, parece muito assustador
@@eriksantos1343 da pra criar terro com muita coisa e o Sertão tem espaço pra isso tbm
@@Prefeito.de.Ilha.das.Cobras55 ne? terra dos doentes, ladrões e masoquistas, Sertão é o inferno na terra do Brasil
Fala mais do cenário nacional eu amo isso
Tem uma playlist bem grande falando sobre: ua-cam.com/video/Hooohbuzj6Y/v-deo.html
@@Narrativandogatilho que você quer ler uma hq brasileira sobre Faroeste essa e a melhor
@@pedronetogomesdeoliveira eu tenho mas nunca li hahahaha
@@pedronetogomesdeoliveira é sobre o sertão antigo
E sem querer, lampião se tornou o Berserk da nova geração kkkkk
Sai do fake Bruno Bandeira
Nem pensar, berserk é melhor
Tem até a Caska kkkk
Um Berserk brasileiro na verdade
Isso é um bom meme, mas nossos manos brasileiros estão lançando a braba com esse projeto ein. Bagulho ta zika
Narrador, saiba que atualmente você é o único que realmente se importa com a cena nacional, por favor cara dá um tempo de mangás famosos e já renomados, sabemos que é bomkkk então por favor continue divulgando esses artistas incríveis e mude o brasil, pelo menos um pouco
Tem o canal tropa do lamem, tbm sai video sempre sobre quadrinhos nacionais
Tem o canal grandes heróis br tbm muito bom
Muitos outros canais falam de hqs e mangás nacionais sim mais falam dos gringos
@@luisfilipecostadasilva7942 mas o narrativando realmente ajuda os caras, dando dicas e até ajudando financeiramente
@@rbc923 que bom o cara do grandes heróis br tbm. Queria poder pra ajuda tbm
Acho sensacional como temos tantas pessoas talentosas no Brasil e nem sabemos!
Me senti muito interessado, achei legal a review e vou ler ele.
Lampião, sou nordestino de Recife e cara simplesmente incrível saber que meu nordeste ganhou seu reconhecimento com sua história, sensacional!
Um bandido e assassino como lampião representa o Nordeste? Vocês não tem uma pessoa melhor para representar o Nordeste
Que legal!!!! Eu nem sabia da existência desse mangá... e me pareceu super interessante! 🤔🔥
Temos que valorizar os artistas BR e nossa própria cultura... é super válido.
Obrigado por divulgar. 👍
Cara, eu acompanho o trampo do Heitor Amatsu desde o começo da Potion da Taverna.
É muito gratificante ver ele e a obra dele ganhando reconhecimento em um dos meus canais favoritos do youtube.
Meus parabéns pelo conteúdo, impecável como sempre.
O lampião da vida real pode ter sido um cara controverso, mas que ele e os cangaceiros tinham *estilo(roupas)* , ninguém pode negar
@Dottore mano, vai dizer que aquele chapéu não é maneiro?
@Dottore Brasileiro sempre anti-patriota e sabotando o próprio país. Ô povinho medíocre .
@Dottore as pessoas que são ingênuas ou choronas demais, baseiam-se numa crítica moral sem fundamento e baseado só em falsa justiça e empatia social.
Controverso não, ele foi um completo filho da p bandido e arrombado
Mulek, que arte é essa vei? Eu tava por fora desse, valeuzao por divulgar, to convencido a apoiar e comprar os mangás em algum momento
anos atrás pedi pra existir mangá dos cangaceiros e agora encontro isso, to muito feliz, na primeira oportunidade eu compro o mangá
Caraca sou fã desse canal e acho daora demais quando o narrador fala de obras brasileiras,é uma inspiração pra gente fazer nossas próprias obras
Eu li o One Shot na época em que o projeto se iniciou e fiquei impressionado com a qualidade que nossos mangakás conseguem oferecer. Fico muito feliz que você divulgue pro seu público nossos autores brasileiros, a gente tem muito potencial.
esse traço me lembra ''Hellsing'', eu espero que Lambião seja muito reconhecido daqui um tempo
Sobre cangaço, tem um livro de terror curtinho e sensacional chamado "capeta caolho contra a besta fera". É sobre uma cidadezinha que estava sendo ameaça por um lobisomem e teve que recorrer aos cangaceiros como mercenários para matar essa besta
Opa, interessante. Vou dar uma olhada, obrigado pela dica.
Obg pela sugestão.
Finalmente o narrador falando dessa obra prima que eu ainda não consegui terminar de ler. Kkkkkkkk
Lampião no manga: 😃
Lampião na vida real: ☠️
Na minha opinião n tem como realmente saber se ele e bom ou ruim pq tipo são vários relatos um mais confuso que o outro só se eu tivesse lá que eu podia dizer
@@tuliosoares741 ele e seu bando realizavam estupros coletivos contra mulheres e isso é apenas uma das atrocidades que ele cometeu
@@tuliosoares741 Lampião não era só estuprador e existem casos registrados da gera sabe oque é gera? a gera é o estupro coletivo o bando de lampião chega numa propriedade em que alguém devia ou dono Ou filho do dono, se tivesse se casando feito o casamento ele pegava a noiva antes do noivo e na frente dele lampião estuprava primeiro e depois o resto do bando, por que ele era o chefe ele estuprava sem que os outros tivessem feito isso e se a noiva sangrar, e também existe e há registros disso ele socava areia com o cabo do punhal para parar de sangra e elas morriam de hemorragia.
@@tuliosoares741 arracaram cabeça dele e de todo bando para expor como troféu, você tem alguma duvida ainda que ele era odiado por fazer coisas horriveis?
Odiado pelo governo😆
Mas é o mesmo que acontece com os piratas por exemplo, bandidos romântizados.
Senti uma pitada de Hellsing e GreenBlood nesse mangá.
Agora quero ler.
Espero que esse mangá dure bastante e se torne muito famoso
E que o final não seja clichê e seja uma referência direta ao final do lampião da vida real...
Olá Narrador. Eu estou a um tempo produzindo um mangá sozinho, nele vou usar elementos da história brasileira, com a presença dos próprios cangaceiros e tal. Vou apoiar os autores aí, porque é massa ter obras nossas com destaque.
Oi amigo, pode postar onde posso ler esse mangá? E pode por favor falar sua idade para que eu possa me comparar 😃?
Oi!
Moisa, desejo o melhor!
Se queres falar sobre cangaceiros e tal, não use eles como meros elementos inventivos. Se aprofunde na história, para que a gente, do Nordeste, não se passe como uma mera caricatura.
Dá uma lida nos anais acadêmicos de universidades como UFPE, UFPB, UFCE, UFBA, UFAL e tantas outras locais que relatam suas pesquisas sobre o movimento do cangaço no Brasil!
Forte abraço e sucesso!
Imagina isso virando anime um dia seria fantástico Brasil tbm tem seus talentos tá incrível isso aí
fico feliz em saber que o pessoal está começando a valorizar os cartoonistas brasileiros. 😃
Cara, pior que eu tô tentando criar um vilão pra minha história meio que uma Amálgama entre Cangaceiro e Pistoleiro. Tudo que estudei sobre o cangaço abre muito espaço pra mitologias que ficaria MT bom um mangá desse existir. Já eu ainda tô pensando o que fazer kskdkdkdkd aí Narrador, o que me sugeria?
Um Cangaceiro muito inteligente que consegue criar uma especie de rifle semi automático, costuma carregar consigo um lampião que está sempre acesso de dia e de noite nunca apaga. Contam que deve haver um demônio dentro do lampião (na realidade um filhote de boitatá). Os mocinhos poderiam ter entre eles indígenas ou mestiços que conhecem a lenda e desejam libertar a criatura.
Acho que o próprio Lampião dá um bom vilão
@@gabrieldb5281 vilão não, diria que nem um e nem outro, Lampião foi fruto das condições materiais e econômicas de seu tempo.
@@morales6470 tu não tem noção da merda q está falando, lampião era um estrup,e depois dele fazer isso os cangaceiros tbm se aproveitam fazendo estupr coletivo nas mulheres entre outros crimes
@@veditokakaroto4221 lá vai o pseudo intelectual de internet que não sabe estudar história apartir de um ponto de vista analítico e não moralista, se tu for se propor a estudar qualquer coisa com falso moralismo você vai encontrar problema até na física, Vikings faziam isso tudo e até piores, e tem MILHÕES de séries sobre vikings exaltando e adorando eles.
Só tenho duas críticas, 1° as onomatopeias em japonês. Talvez por ter participado de um concurso no Japão elas ficaram assim, mas é legal evitar isso quando se publica pro ocidente.
2° sou cearense, e me irrita a maneira como o nordeste e o sertão antigo é visto com estereótipo nas mídias. Parece que a referência sempre é o Auto da Compadecida, essa terra é bem mais rica do quê um povo sofredor passando fome e sede por causa da seca. Vale um estudo profundo do cenário daquela época, já que o nordeste é riquissimo em vegetações. (Podem ver isso nas fotos mostradas no video sobre os cangaceiros) e o povo q passava necessidade normalmente não tinham onde morar, moravam de favor nas casas em troca de serviço.
Mano, a onomatopeia em japonês é um charme, fica muito mais bonito, gostei dele ter feito dessa forma, coloca uma legendinha do lado igual a panini faz e ja era filhão.
Muito foda, amo ver seus vídeos sobre hq/mangás brs. Amei a estética dessa obra.
Isso me motivou, tava escrevendo umas histórias e não tinha tanta fé no público, mas depois de Lampião ainda tenho esperança kkk
Talvez seja apenas eu que esteja estranhando, mais de 2017 pra cá vem estourando um interresse forte sobre o nordeste e o cangaço, algo semelhante o que ocorrera nos anos 60 em relação aos filmes de faroeste.
Eu como nordestino me sinto muito feliz vendo tal representação. Adoraria ver filmes de western com a temática de cangaço.
Eu pago um pau gigantesco pra série com temática de western. Msm não sendo nordestino eu acharia daora pra cacete mais obras nacionais puxadas pra esse lado.
@@LeRodz Digo o mesmo. Eu acharia muito bom uma série de western cangaço, não os tratando como heróis e justiceiro, mas tratando eles como bandidos fora-da-lei, bem ao estilo Billy the Kid, Jesse James e até série como Peaky Blinders. Isso séria incrível! Apesar dos cangaceiros serem criminosos, a história deles eram incríveis!
No nordeste antigos temos alguns elementos que lembram o velho oeste como: o sertão (deserto), os cangaceiros (os fora da lei), jagunços (pistoleiros/mercenários), forças volantes (polícia/pinkertons), delegados (xerifes) e ainda temos a figura do coronel, o senhor de terras que exercem poder sobre as comunidades.
Sem falar nas armas da época como: colt cavalinho (Colt Positive Police), revólver Nagant 1883, revolver girard, revólver webley, colt 1877, parabelo (luger p08), pistola FN, pistola Mauser, papo-amarelo (winchester 1873), cruzeta (winchester 1892), clavina (carabina spencer), mosquetão (fuzil mauser cano curto 1908) e o fuzil mauser 1908. Muitas armas do período kkkkk, e ainda tem mais...
É pq aqui a cultura, folclore e lendas são extremamente diversas, sem falar que é uma região fora dos padrões do resto do Brasil. O Brasil um país tropical em sua maioria aí do nada um semiárido com umidade do ar parecida com as dos grandes desertos, a diversidade do Brasil é incrível.
@@CeuAzulll Siiim! A gente vê um cenário tão vivo e parecido com o velho-oeste que chamamos de nosso
Tem um personagem br antigo flama pesquisa ele no canal grandes heróis br.
Ótimo Vídeo narrador! Uma obra que vai ser incrível com certeza
Fala, Narrador. Pô eu não conhecia esse mangá, mas muito obrigado por me apresentar essa história incrível. E saber que a obra é br me surpreende, pois não sabia que esse tipo de arte estava crescendo tanto no país a ponto de conquista mundo a fora.
Ah, aproveitando, adoraria sugerir a análise do mangá Batuque, o famoso “mangá de capoeira”. Ele não é uma produção nacional, mais o cuidado do mangaka teve ao pesquisar e abordar esse estilo de luta em sua obra é de se elogiar e a história também. Seria interessante ouvir você comentando um pouco sobre a narrativa da história
REI
DO CANGAÇO
HISTÓRIAS DO SERTAO
E É NESSE SERTÃO QUE EU VAGO
ME CHAMAM DE LAMPIÃO
PERDI A CABEÇA
AMALDIÇOADO
ANTES QUE AMANHEÇA
VAI TER CHUMBO TROCADO
-M4rkim, 25/03/23
Cheguei aqui dps dessa tbm
Poxa faz um anime. Não é possível que não consigam fazer um no nível daqueles dos anos 80. Muito mais tecnologia hoje, tudo digital. Ficou da hora a animação.
Fala do projeto força br, é uma série hq de herói que se passa no Brasil com personagens totalmente inspirados na cultura brasileira. Não sei se você fala só de mangás.
Narrador, qual é a sua opinião sobre as novels Brasileiras, como KOG? Sei que é uma mídia diferente da que você normalmente fala sobre, mas acho valido uma possível análise, até para dar aquela valorizada.
Eu faço apresentações de dança folclórica e muitas representando o cangaço por isso me interessei no mangá, gostei da história mas toda vez eu acabo saindo dela quando tentam passar os cangaceiros como heróis do sertão sendo que sabemos que eles eram ladrões que roubavam, matavam, torturavam, sequestraram e estupr@vam ricos e pobre. Tudo bem, podemos ver como os piratas fantasiosos de várias obras que podem ser heróis dentro da narrativa, então um grupo fantasioso de cangaceiros também podem ser heróis (Só que tendo um personagem baseado numa pessoa que realmente existiu e era um demônio sanguinário tira a suspensão da descrença ver ele ser tratado como um anjo bondoso)
Lampião não era só estuprador e existem casos registrados da gera sabe oque é gera? a gera é o estupro coletivo o bando de lampião chega numa propriedade em que alguém devia ou dono Ou filho do dono, se tivesse se casando feito o casamento ele pegava a noiva antes do noivo e na frente dele lampião estuprava primeiro e depois o resto do bando, por que ele era o chefe ele estuprava sem que os outros tivessem feito isso e se a noiva sangrar, e também existe e há registros disso ele socava areia com o cabo do punhal para parar de sangra e elas morriam de hemorragia.
Cara, confesso que eu to com a mesma sensação que você, eu até tento criar um cenário nesse mangá onde o cara não era lampião, e o bando dele não eram cangaceiros, mas somente justiceiros dessa época
@@M4zvoltz851 os cangaceiros do século 19 eram literalmente jagunços dos coronéis, fazendo uma analogia bem superficial já que muita gente gosta de comparar eles com samurais seriam como Shakkintori sem honra e carácter prontos para cumprir qualquer missão dada pelo seu senhor, já no século 20 seriam como Ronins sem honra e carácter preocupados só com seus lucros e prazeres pessoais.
Numa história fictícia não tem problema terem cangaceiros heróis é até interessante ter, o problema é a romantização de uma figura histórica que foi um demônio que matou muita gente inocente, só vê o povo leigo dizendo que a escola de Samba fez homenagem ao herói do sertão.
Recomendo ler Oxente e Escarra Brasa, são ótimos mangás que abordam o cangaço, também recomendo as HQs Bando de dois, Lâmina azulada e Estórias Gerais.
@@eduardo-a.p. cara, obrigado
Cara acho que o problema é as pessoas que não sabem distinguir ficção da realidade, e acabam realmente achando que ele era um anjo, e não o mangá em si.
Caralho! O cara lançou a braba! Pegada Hellsing, super foda!
Deu vontade demais de ler, por favor continue com o trabalho de divulgação dos brasileiros!
Eu lembro de um one shot que foi lançado num concurso da Jbc desse mangá, não foi o que mais curti, mas e da hora ver como esta, quando aparece alguém tentando pavimentar esse deserto que e lançar uma hq no Brasil tem meu total apoio, boa sorte ! quem sabe se torne o Akira, Kishimoto ou Oda Brasileiro.
É sempre muito legal ver você incentivando obras nacionais Narras. Essa em particular me chamou muita atenção pro estilo da arte, bonito d+
Brasil tem muita coisa boa pra ser explorada. Fico imaginando o quão top seria um Seinen com a temática dos bandeirantes, por exemplo...
Até que fim, pessoas representaram muito bem a cultura brasileira, tomara que continue assim, tô muito feliz por eles
quando minha história for lançada quero muito ver os vídeos de leituras e análises dela em canais do yt
Muito bom, por favor continue trazendo mais videos dessas analises, eu adoro muito isso, meus parabens
cara eu nunca comprei esses projetos, mas pareceu tao legal a ideia que eu vou aderi. obrigado por ter apresentado.
O Brasil é um país rico, muito mas muito rico culturalmente, prato cheio para artista, existe uma grande fantasia em torno de piratas e vikings, então por que não ter das figuras controversas do Brasil? Nada mais justo.
Pô, eu amaria um mangá sobre os bandeirantes, dava pra fazer shounem porradeiro brabo.
Existe uma historia em quadrinhos de Bandeirante tbm. Não lembro o nome agora😖
Seria uma história de terror né kkkkk, pq bandeirante matava , estuprava, e escravizava.
@@matheustrocolokobr E pirata e viking fazia o que? E não é por isso que tudo relacionados a eles é de terror.
@@templariocomfuzil1089 a diferença que as consequências do que os bandeirantes fizeram são sentidas até hoje :V
Um exemplo só pra tu entender, a mãe da minha vó era filha de uma INDÍGENA Estu---, a cultura do estupro contra mulheres indígenas e pretas existe até hoje, em menor intensidade mas existe, é só ir e ver a mentalidade dos garimpeiros que invadem terras indígenas.
Eu não consigo ver com bons olhos pra uma "classe" de pessoas que literalmente matavam meus ancestrais pela origem deles.
@@templariocomfuzil1089na real é até raro isso
Uma lenda que eu queria muito ver aparecer no mangá é o labatut
Já conheço a obra, mais ainda não li. Vou dar uma chance pra conhecer.
Muito interessante, esse é um dos passos para progredir essa profissão no Brasil, existem historias incríveis porem pouco conhecidas entre nós.
Estou colecionando Berserk e Bleach, mas vou comprar esse também. Parabéns pelo trabalho.
A galera dos comentarios achando ruim fazer história fantasiosa dos cangaceiros, mas ninguém reclama dos piratas de One Piece, dos vikings, samurais. Todos violadores, ladrões e assassinos na vida real, mas na fantasia recebem a imagem nobre e boazinha. Isso é hipocrisia.
Pelo que eu vi não nguem achou ruim fazerem histórias de cangaceiros eles sendo bons ou ruim, mas sim acham ruim romantizarem uma pessoa específica o Lampião.
Hoje até escola de Samba tá dizendo que lampião que roubava, matava, estupr@va, sequestrava e esquartejada tanto ricos como pobres era herói do sertão.
Recomendo ler Oxente, Escara Brasa, Bando de dois, Lâmina azulada e Estórias Gerais saí ótimas hqs sobre cangaceiros.
Dois errados não fazem 1 bom , meu caro. Lampião era um cara ruim e estuprador como piratas , vinkins e samurais .
Vamos apoiar os trabalhos Brasileiros ✊✊.
Otima analise!! Adorei as críticas construtivas. Acabou de ganhar mais um cliente para comprar o mangá
Cara eu me interessei dms nesse manga brasileiro tô doido para ler esta obra
Achei incrível, primeira vez que ouvir falar dessa obra incrível com boa historia e atmosfera além de um lindo desenho. ultimamente estou iniciando uma historia de escrita shounen, por mais que eu ainda seja um novato na área da escrita, gostaria de algumas dicas para melhorar, como exemplo será que duas paginas por capitulo e um bom numero ou será que minha narrativa esta boa. As vezes sinto que não sei se estou melhorando ou não, então gostaria receber algumas dicas, muito obrigado e ótimo vídeo.
Nao sabia que existia mangá Br, comecei a ler lampião agora. Por favor faça mais recomendações de mangás br
Eu tenho uma playlist inteira sobre isso: ua-cam.com/play/PL0oyl28KPsWGTQB7ar3O3q-ZlOMyYddxm.html
Recomendo ao narrador pesquisar sobre axioma vetiti. É uma hq dark fantasy Br muuuuuito foda.
Conhece o "Escarra Brasa"? Hq escrita e ilustrada por Wagner Elias e Rafa Santos, que é de ótima qualidade tbm!
Gostei muito desse manga brasileiro! Pelo que percebo, o cenário de estórias brasileiras estão lentamente tomando seu lugar no mercado internacional. Espero que, num futuro não tão distante, nos tenhamos nossa criatividade reconhecida. Também planejo escrever uma estória (em formato de Web Novel) e, se tudo der certo, vai virar mangá também. Só não vai se passar no nosso mundo, afinal, é de fantasia e se passa em um mundo completamente diferente
Eu tô tão empolgado com esse mangá, porque a arte tá linda a história tá muito legal. Será que vai ter a versão impressa? Pq eu tô querendo comprar agora
Já tem sim meu bom, no financiamento coletivo tem lá a edição física, e dá pra pegar a edição 1 e 2 tbm
@@Narrativando É SERIO!? MDS! EU PRECISO COMPRAR ISSO AGORA :')
Tem na Amazon tbm
A capa ta da hora, chamou a minha atenção, então xom certeza vai chamar atenção dos leitores por conta do traço.
eiiita pega bom de mais nem sabia que estavam fazendo
Vídeo muito bom, parabéns
Achei interessante e a arte e os quadros são muito bem feitos
Lampião é lindo demais!
Sugestão de vídeo: fala sobre a fliptru, uma plataforma de HQ's brasileiras 👍
Quem sabe da verdadeira história de lampião, sabe o qual perverso e mal ele era, era melhor ter deixado ele como vilão e estabelecer um "herói que o enfrente. *Obs. e conheço vários relatos de pessoas idosas que contam sobre estrupo* coletivo e assassinato$ de inocentes.
Mais lampião também era amado por ser um grupo que conseguia derrubar coronéis daqui. Sou paraibana e ele passou na minha cidade, minha avó se escondeu e eu entendo. Preferia que pessoa tivesse apoiado coluna prestes que também passou aqui. Movimento revolucionário de verdade. Cangaceiros não tinha intenção de fazer revolução, só conseguir bens infelizmente.
Haha pior é os vinkings 1ue sacrifavam crianças aí ninguém fala nada .
@@seuredoficial dois errados não fazem 1 certo , amigo. Vinkins , samurais , ninjas , cangaceiros, todos farinha do mesmo saco.
Esse mangá parece muito bom e promissor, bem desenhado e história legal.
Só vale ressaltar uma coisa, o carnaval e a mídia andam tratando o lampião como herói nordestino... pessoal, ele não era herói não, era um bandido, dos ruins, matava geral e por maldade mesmo, o equivalente dele nos EUA seria o Billy the Kid, que fez história no Velho Oeste e tal, mas é um vilão e sempre é retratado assim. Não esqueçam disso, não é porque ele é nordestino que tem que ser mocinho, pelo contrário. O mesmo vale pro nove dedos aí. 👍
mas é uma romanização do lampião, isso acontece o tempo todo com representações de figuras históricas em obras fictícias como essa, eles tentam fazer uma versão mais heroica desses personagens
@@CarlosEduardo17698 não é esse o ponto, tô só dizendo pra não esquecerem a realidade. Por aí a fora parecem que já esqueceram.
@@catatauthedogse voce esta se referendo a quem escreve, eu não acho necessariamente que eles esqueceram, oque eu acho é que eles apenas tornaram o lampião heroico propositalmente, oque eu não acho ruim, e se voce esta se referindo a quem le, de fato quem le pode ser influenciado por essa visão romantizada do lampião e acreditar que ele de fato era uma espécie de heroi do povo, da mesma forma que a visão que muitas pessoas tem de miyamoto musashi é fortemente influenciadas por vagabond, isso vai acontecer, é um fato
Tava indo bem mais envolveu política aí não levei mais a sério
@@gustavosouza4522 o argumento dele não é invalidado por causa de uma opinião politica
Li o primeiro capítulo quando viralizou no Twitter, mas não sabia q já tinha 3 volumes!!
só mais um exemplo de que tenho que virar quadrinista! E já tÔ fazendo meu mangá, legal que qualquer um pode começar no tapas
Berserk Brasilerio, pra mim essa ideia foi muito criativa e realmente diferente
Mangá sensacional, principalmente pra valorizar a nossa cultura, mas o que me entristece é que quando se fala de imagens históricas daqui do nordeste, lampião é sempre lembrado como herói ou vigilante. Pena que a grande verdade, é que ele era uma pessoa terrível, serial killer, psicopata sanguinário, assassinou dezenas e torturou mais ainda.
Exato.
caramba! Eu via um meme sobre esse Lampião no Pinterest direto, nunca imaginei q fosse real!! Vou procurar ler com certeza
Bem que você ppoderia fazer mais videos de mangas brasileiros 😊
nunca vou deixar de apoiar uma boa obra brasileira
Espero muito que essa obra ganhe um anime futuramente, parece ser muito boa.
Tem que ter outros videos sobre mangas brasileiros
Tenho uma playlist inteira sobre mangás nacionais! ua-cam.com/video/Hooohbuzj6Y/v-deo.html
Lampião mostrando imponência ao mesmo tempo que se mostrando uma figura enigmática em 6 Balas Ato II, agora um MANGÁ DO LAMPIÃO
Muito bom, meu amigo. Cara eu já tô no segundo curso de desenho presencial e não estou me adaptando. Você recomendaria algum curso? Abraços.
Slk olha o lampião da thumb tá muito é massa
Pelo que você disse, realmente é um manga seinen, dark fantase no sertão, a arte é boa, a historia aparentimente também, mas não acho que vou ler, mesmo que tenha sim muintos mangas brasileiros bons, e esse seja um deles, eu não curti tanto
Mas acho que isso é por causa, que aqui no Brasil tem poucos mangas "conhecidos", e fiquei mais encantado com paradigma, que foi o primeiro manga brasileiro que tive contato, e ping pong drama
Mas a obra pode agradar muinta gente, espero que mais obras boas vindas do Brasil sejam reconhecidas, e você ajuda muinto nisso narrador, dou meus apoios aos criadores, "sera que teriamos um manga stingpunk, brasileiro ?" Falou e ate mais narrador
massa!!!! ja compartilhei no Twitter
não sei se ja falou sobre , mas acho que séria legal fazer um video sobre a HQ nacional Holy Avenger , galera que jogou muito RPG e consumiu a Revista Dragão Brasil conhece a obra que merece mais reconhecimento
Lampião é brabo demais!
Lampião não era só estuprador e existem casos registrados da gera sabe oque é gera? a gera é o estupro coletivo o bando de lampião chega numa propriedade em que alguém devia ou dono Ou filho do dono, se tivesse se casando feito o casamento ele pegava a noiva antes do noivo e na frente dele lampião estuprava primeiro e depois o resto do bando, por que ele era o chefe ele estuprava sem que os outros tivessem feito isso e se a noiva sangrar, e também existe e há registros disso ele socava areia com o cabo do punhal para parar de sangra e elas morriam de hemorragia.
@@Averageape83 sabemos disso. Porém nos referimos ao personagem como figura fictícia do mangá, assim como dito no próprio vídeo a figura real ser controversa.
Não sei... Apesar de nordestino e amar a cultura do meu estado, tenho dificuldade em separar o Lampião (figura histórica) de Lampião (herói do imaginário popular).
O cara era o líder do bando mais temido, matava, roubava, estu***va... Não consigo admitir que um bandido tão cruel seja tratado como revolucionário, justo, altruísta, etc. E que ele lutava contra o governo malvado da época, que atacava fazendas de pessoas ricas e corruptas. Uma mentira contada mil vezes pode se tornar verdade, e eu tenho medo disso. Tem gente que acredita realmente que Lampião era honesto, honrado e gentil, que jogava dinheiro para os pobres, etc. Enquanto houver a possibilidade do cangaceiro Lampião ser lembrado como um herói, não consigo apoiar obras deste tipo.
Mas é só ficção, seria preocupante se fosse revisionismo histórico. Mas só dá um ângulo diferente e fantasiosa da História.
Espero muito poder fazer um mangá tbm mais pra frente, torçam por mim :D
Gostei desse mangá, esse mangá me passou uma vibe de Hellsing, o protagonista lembra um pouco o alucard
Ele foi um dos mangás Br que me dão ânimo pra um dia lançar o meu em algum lugar aí da Net
Não conhecia a obra, que incrível! Vou comprar com certeza
Bem interessante, a temática Lampião me da um pouco de preguiça, mas o traço está realmente muito bom e da vontade de conhecer a obra. Vou dar uma conferida na campanha.
Eu li esse mangá gostei muito mesmo, mas senti falta de algumas figuras de linguagem bem nordestinas como uns "oxe" e "macho" eu moro no interior do CE talvez isso seja só coisa minha por querer q o mundo conheça a linguagem q eu falo mas n atrapalhou minha experiência eu gostei muito mesmo é uma boa leitura
Eu apoiei Aquário da Indievisivel e queria um bom motivo pra ler Lampião. Agora me dera 3 kkkk
Cheguei da live, let's go!
Live onde?
@@SpikeSpiegelSpacecowboy roxinha.
ótima analise, Lampião e uma obra que desponta no cenário atual dos quadrinhos no Brasil!
Narrador, fala sobre THunters, eu tô acompanhando e tá muito bom também
galera a gente precisa de um anime sobre
Pense num país que enaltece bandido e ladrão é transforma-os em heróis.
Lampião: Literalmente um estuprador
Bostileiro: MEU HERÓI!
Bom, é só fingir que o protagonista do mangá não é o lampião, só um cara chamado de ampião, um que não tem nada haver com o real
@@dab7394 Fingir eu posso, mas não vai mudar que isso é uma forma de romantizar um criminoso.
Ninguém ia passar pano (com razão) pra um mangá inspirado na ditadura militar, mas o povo é hipócrita
@@Balduinus Tá, mas e obras sobre vikings e piratas ? Tá de boa ?
Liberdade criativa ta aí pra isso.
Nego gosta de pagar pau pra samurai, que não passava de um bando de jagunço do Japão.
Eita, será que os piratas reais tbm faziam isso que o Luffy e os chapéu de palha faziam? Kkkk
Eu acompanho o Heitor faz muito tempo, era iniciante na área, ele manda muito bem nos desenhos. Gostava muito de ler os quadrinhos do lampião do Klevison, mas como o mercado aqui é fraco já tinha largado as esperanças de ter algo novo ksks.
Meu irmão trabalha com isso e cobra 15 reias por página, fica 3 hrs fazendo uma, enfim ainda um trabalho muito desvalorizado. Fico feliz que estão abrindo mais espaços pra área
Minha única queixa é o fato do lampião verdadeiro ter sido um verdadeiro kpta na terra, acabo ficando com pé atrás, mas nos momentos em que consigo não pensar nisso, é uma obra interessante.
É, tbm é um problema pra mim. É uma das situações em que vc enterra sobre uma figura história pra aproveitar oq a obra tem a oferecer.
@@LeRodz Pois é, aqui no nordeste a história das maldades dele é bem conhecida, inevitavelmente da uma sensação estranha ver essa figura ser exaltada; mas no final, aqui no manga ele é só um personagem da história, da pra ler sem dificuldade.
É só separar realidade de ficção. Separar os feitos da moral dos heróis
A arte é realmente muito linda