Obrigado. Sempre gosto de colocar algumas dicas técnicas no meio de review, se não fica uma coisa meio monótona só falar de câmera. :)
6 років тому+11
Estava há bastante tempo aguardando um review decente em português da D850. Sem sombras de dúvida, a câmera é sensacional. Como digo, a Canon em questão de vídeo para DSLR ainda ganha. Mas sempre gostei da qualidade de imagem das fotos das câmeras da Nikon. A 810, por exemplo, é uma baita câmera.
Gosto da qualidade de imagem da Nikon, não sou fã das câmeras sem low pass por conta de fotografar arquitetura e o moiré ser um problema específico frequente nessa área com câmeras sem low pass, assim prefiro a imagem de uma 5D Mark IV nessa área, mas para paisagens o que se tira de uma D810 e de uma D850 é realmente muito interessante. Eu acredito muito em algo que se consolida mais a cada vez que testo uma câmera: as diferenças entre as grandes marcas em seus modelos top de linha são sutis... tem uma molecada que lê specs na internet e acha que muda muita coisa, mas no final Canon, Sony e Nikon entregam uma qualidade muito alta em seus modelos top de linha, o que muda são sutilezas, uma tem um pouco mais de resolução, outra tem vídeo melhor e assim vai indo, mas um bom profissional pode fazer seu trabalho com qualquer uma delas com certeza.
6 років тому+1
Armando penso o mesmo. Em verdade, a fotografia digital parece que faz as pessoas meio tolas - elas acham que uma boa câmera vai fazer tudo. Mostre uma foto muito bem feito e em extrema nitidez e raramente alguém vai saber se ela foi feita com Full frame da Canon, Nikon ou Sony ou mesmo Fujifilm. A qualidade de todas elas é excelente. O que precisa ser excelente é a "pecinha" atrás da câmera. Grande abraço!
Obrigado pelo excelente trabalho, estávamos precisando de um review completo em português. A Nikon às vezes demora lançar, mas quando lança, apavora mesmo. A D500 e a D5 são exemplos disso.
Excelente Vernaglia. Um review muito sóbrio e técnico. Penso futuramente em fazer um upgrade da D750 para D850... principalmente pela maior contagem megapixel. Parabéns Vernaglia.
Assista o vídeo que vou postar hoje a noite, continuação do review mas agora com uma análise sobre para quem essa câmera é mais indicada, para você que tem a D750 tem uns pontos a pensar e que tratei no vídeo, vai ao ar hoje a noite.
Armando VernagliaJr, claro vou assistir sim. Meu trabalho hoje, ainda é 100% fotografia. E 60% com pesquisa de aves - 45 mpx pode ajudar muito na hora do corte. Obrigado Vernaglia.
Obrigado. Não farei o vídeo comparativo pois ambas já são câmeras muito bem conhecidas do mercado, antigas até se pensar na D750, e com farto material na web. São duas excelentes câmeras de uso geral, eu faria bem meu trabalho com ambas, tenho a 6D Mark II, teria a D750 se fosse nikonzeiro. A 6D Mark II é mais versátil por conta de recursos de vídeo, da tela com touch screen, o dual pixel af no live view etc. A D750 tem dois slots de cartão que atrai público de eventos, fora essas diferenças, elas são muito equivalentes.
De forma absoluta, pensando só em fotografia, e apenas em qualidade de imagem, a D850 ganha da 5D Mark IV, tem que levar em conta que a Mark IV é mais antiga.
Olá Armando, tudo bem?! Gostaria apenas de fazer um adendo ao seu review no que tange a questão de bitrates da gravação em vídeo das câmeras (Nikon, Canon e Sony): A Canon utiliza em 4K 500Mbps por um fato específico: ela utiliza (para essa resolução) o codec MJpeg (Motion Jpeg) que é um dos mais ineficientes CODECs utilizados em vídeo (atualmente) no que se refere a largura de banda, e devido a isso ele precisa utilizar os tais 500 Mbps frente aos 150 da Nikon que usa Mpeg4 / h.264 (conforme você mencionou) e que são mais eficientes que o MJpeg, perdendo porém para o XAVC-S das atuais câmeras Sony, o que justifica os 100 Mbps dos arquivos das mesmas. Resumindo: a questão de Mbps tem que ser avaliada levando-se em conta a eficiência do Codec utilizado, não se podendo afirmar então que uma câmera tem melhor ou pior qualidade de vídeo que outra apenas por ter taxa de bits maior ou menor, sem que se considere o Codec utilizado pela mesma. Assim como no mundo do áudio o Codec AAC se mostrou muito mais eficiente que o já ultrapassado MP3 (e que nesses são medidos em Kbps), no mundo do vídeo os Codecs também tem evoluído e estão se tornando cada vez mais eficientes, dependendo apenas das empresas implementarem os mesmos em seus produtos.
O termo "eficiência" para qualquer codec geralmente é aplicado pelo conjunto de capacidade entre dados gravados e compressão, ou seja, melhor qualidade obtida no tamanho mais compacto possível, e de fato o MJpeg é teoricamente menos eficiente, por outro lado a 5D Mark IV efetivamente grava mais dados, todos os frames são gravados, comprimidos um a um, com bitrate constante frame a frame, há menos problemas com falhas de compressão no MJpeg que nas formas presentes em outras câmeras, e é mais adequado para registro de movimentos exatamente por gravar todos os frames. Eu verdadeiramente prefiro a qualidade do 4K da 5D Mark IV do que de outras DSLR e mirrorless do mercado, eu seria louco de dizer que é o 4K mais prático, mais usável, que obviamente não é, mas a qualidade de imagem em si é verdadeiramente muito boa.
Excelente! Considerando o investimento que as empresas estão fazendo nas mirrorless você avalia como viável o investimento na aquisição de uma DSLR desse nível?
Acho que depende de interesses, vontades etc. As DSLR irão acabar com toda a certeza, mas isso ainda tem um prazo longo ainda (expliquei num vídeo chamado A Morte da DSLR, relaciona-se com patentes essa morte), pessoalmente hoje eu não investiria em DSLR, mas isso sou eu, com meu trabalho e preferências, se pegar vídeos mais recentes verá que estou com duas mirrorless, uma EOS R e uma EOS RP... a Nikon tem a Z7 que faz exatamente a mesma qualidade da D850 em termos de qualidade de imagem, a D850 é mais eficiente como câmera, mas a qualidade de imagem da Z7 é a mesma, então depende de objetivos...
Isso mesmo! Admiro que tenho até saudade de DSLR, mas quando vemos os recursos e o conforto que a mirrorless traz, no meu caso especificamente a EOS R. A única coisa que não gostei foi a queda na velocidade no disparo continuo quando usado flash, mas com atualização de firmware melhorou bastante.
Olá Vernaglia. Pelo que me parece, esta câmera é muito capaz para a finalidade profissional. Mas o foco em live view perde para o dual pixel da canon e para grande parte das novas mirrorless. Percebi isso também na d5500. Para quem faz video, talvez isso seja um fator negativo. Para fotografia as câmeras da nikon são show de bola. Já a ausência do filtro low pass realmente dá um aumento de nitidez mas vem embutido a problema de moiré. Cada um decide o que é melhor para si.
É bem isso sim, como falei no vídeo, é uma excelente câmera. Apenas vejo que a Nikon precisa arrumar o foco em vídeo pois cada vez mais é necessário para profissionais de imagem terem a versatilidade de operar nas duas plataformas. Sobre o low pass, nunca fui muito fã de câmera sem o filtro exatamente pela área que atuo, em fotografia de arquitetura carpetes, cortinas, persianas, tudo isso provoca moiré então não ter o filtro é um problema pois demandaria trabalhar sempre em f/22 para baixar a nitidez um pouco ou gastar um tempo grande no tratamento das imagens, a EOS 6D Mark II e a EOS 5D Mark IV me atendem bem nessa área, mas se eu fizesse só paisagens naturais, onde moiré não aparece pois os padrões não são simétricos, aí eu provavelmente iria preferir uma D810, D850 etc. Ou na Canon a 5DsR. São todas belas câmeras, podemos fazer nossos trabalhos com qualquer uma delas. :)
Mais adiante vou fazer um vídeo só sobre variados tamanhos de raw, relação com workflow etc., agora o mercado está ficando mais cheio de câmeras de ultra resolução, vários modelos, antes estávamos com D800/810, Canon 5Ds/5DsR... com o tempo vieram D850, Z7, Sony A7R, RII, RIII, RIV, as médio formato Fuji, então hoje temos um mercado mais repleto e acho que vale tratar esse tema em detalhe, obrigado pela sugestão. Mas forma geral, na D850, eu usaria com tranquilidade RAW de tamanhos menores em eventos (fotografo shows e eventos empresariais) e usaria no máximo do tamanho e qualidade para publicidade, arquitetura e paisagens. Dos meus usos, seria dessa forma.
Vernaglia. . Mais um ótimo vídeo. Sobre o tipo se compressão do raw... eu nunca tive Nikons topo de linha como D300 na época porém certa vez habilitei todos os tipos de compressão em uma D5100 (que não possuia nativamente todas as opções) via firmware modificado e fiz uns testes entre os raw comprimido com baixa compressão e descomprimido.. olhando por cima parecia tudo igual com diferenças justamente no tamanho do arquivo e aí me veio a cabeça de subexpor as imagens e depois recuperá-las... Bingo... estava ali a diferença... no raw descomprimido tive uma recuperação muito superior aos demais arquivos.. mas nem todo mundo precisa disso né ? Grande abraço.. boa semana.
Nos meus testes com D810 e D750 não houve diferença no raw comprimido sem perdas para o sem compressão, mesmo em recuperação de dados, por isso nem testei isso na D850 e fui direto no comprimido sem perdas como falei no vídeo... não sei em outros modelos, mais antigos como a D300, mas na 750 e na 810 não peguei qualquer diferença e por isso imagino que na 850 não fará diferença.
Vernaglia... deve ser isso mesmo... nos modelos mais novos não deve haver diferença e ai não justifica mesmo usar o descumprido ocupando mais espaço no cartão e em disco... obrigado pela resposta... abraços
25:03 Cara... : "levar o dobro do tempo porque o arquivo tem o dobro do tamanho". Demora apenas alguns minutos a mais se cronometrarmos o tempo de edição do mesmo evento com duas máquinas diferentes, mas nunca o dobro. O detalhe está mais relacionado com o poder de processamento do computador porque quem utiliza uma D850 para fotografar eventos em Raw Large sabe, em contrapartida, que precisará de um computador com maior processamento (mais ainda se for a 14 bits). Com um i7 6950X a diferença de tempo de processamento é quase irrisório entre as duas câmaras... Parabéns e obrigado pelos vídeos!!
Pode sim, você tem a opção de usar um RAW menor e ainda reter muita resolução. Atente para o fato de que a câmera fica um pouco mais lenta, pois ela tem que processar essa redução, então não é nada grave, mas fica um pouco mais lenta.
Mandou muito bem no review! Objetivo e joga admiravelmente limpo! Tenho uma questão: no ponto em que vc compara a D850 com a 5Dsr, no tocante à ausência do filtro low pass, é correto afirmar que na 5Dsr o que existe não é propriamente ausência do low pass, mas possibilidade de cancelamento dele, a critério do fotógrafo? Vi isso em algum site que não me lembro e não sei se é pertinente. Aquele like rotundo e minha reverência quanto à eventual "ressurreição" de uma marca do tamanho da Nikon! Ah, Obelix tá fantástico nesse contexto!
Olá meu caro. Na 5DsR existem dois filtros um na frente do outro, é o segundo filtro que cancela o primeiro. A Nikon e a Sony optaram pela retirada do filtro, o resultado final é semelhante. Na 5DsR não tem como não ter o cancelamento do low pass pois é um filtro de cancelamento instalado ali, é óptico, não digital. Tem mais detalhes nesse link aqui, acho que resume bem o ponto: www.adorama.com/alc/0015137/article/Canon-5Ds-vs-5DsR
Parabens pelo canal Tenho tudo da nikon D800 e d810 . Necessito aagregar videos em meu ensaios fotograficos, tinha a esperanca de a D850, ter um bom foco continuo para video e eu poder user minhas lentes e flashes, baterias e tudo mais em comum , o que nao e real Gostaria de saber o que vc me aconselharia em termos de cameras do mercado para esse fim com as respectivas lentes Obrigado
A Nikon evoluiu bem em termos de auto foco em vídeo na linha de mirrorless deles, Z6, Z7, Z50, não estão no patamar da linha R da Canon em termos de auto foco em vídeo, nem da Sony nas A7III e similares, mas não está longe e estão bem melhores do que era nas DSLR, assim, para você aproveitar tua curva de aprendizado na marca, teus costumes com o equipamento e tuas lentes, eu pensaria na linha de mirrorless da Nikon mesmo, são belíssimas câmeras, muito versáteis. E veja, mesmo com os melhores equipamentos do mercado em termos de auto foco, muito do trabalho em vídeo é feito com foco manual, não existe trabalho da área de vídeo feito 100% no auto foco, sempre haverá interferência manual em algum momento, assim, se eu fosse usuário Nikon, não seria esse o fator que me tiraria da marca.
Ótimo vídeo, Vernaglia! Eu tenho uma d5100, gosto da câmera, o autofoco peca mesmo. Ouvi dizer que o problema do foco tem a ver com o motor de foco no corpo da câmera ou na lente. Que no caso das nikon o motor fica na lente, enquanto que nas canon fica no corpo da máquina, procede essa informação?
Na Canon é sempre na lente desde o meio dos anos 80... na Nikon varia, tem lentes AF cujo motor de foco é o da câmera, e as AF-s tem motor na própria lente... não é isso que causa o problema de foco em vídeo na Nikon não, as lentes AF-s funcionam de forma idêntica as USM da Canon então para a lente é tecnicamente possível fazer o mesmo... é que a Canon tem uma tecnologia que é dela, inventada por eles, chamada Dual Pixel AF e ninguém conseguiu fazer algo melhor ainda... a Nikon evoluiu nisso, tenha a certeza de que essa D850 opera foco em vídeo muito melhor que sua 5100 e que outros modelos anteriores como 610, 750, 800 e outras... mas apanha da Canon nesse quesito ainda. Mas não é pela localização do motor não.
Entendi... Eu gosto bastante da d5100, só que confesso que esse modo de autofoco dela é meio jeca, mas tudo bem, pelo meu uso tá valendo, você teria alguma sugestão de estabilizador de imagem (low cost.. rs) compatível com esses dslr de entrada?
Low cost tem esses estabilizadores de mão não motorizados, tipo MZ Steadycam, é bacana e resolve várias situações, se abdicar do low cost aí tem os diversos modelos de Gimbal motorizados, como Crane V2 que acho que dá conta do peso da 5100...
Legal... Valeu a dica, na realidade no momento tem que ser low cost, como é para o canal que mantenho junto com minha esposa (que nem monetizado está ainda por conta dos 1000 inscritos... kkk), então tem que ser um mais simples mesmo...
Boa noite Armando! Acabei de fazer um up da D750 para a D850 e gostei muito de tudo que falou sobre esta belezura. Hoje dia 17052018, achei você e já dei meu like e me inscrevi, pois senti muita firmeza em sua palavras. Sou Fotógrafo à mais ou menos 40 anos, ou seja, do tempo das analógicas e sempre fui fiél à Nikon, que no meu modo de ver é a rainha das máquinas, com todo respeito a opiniões contrárias. Minha D850 só abriu duas opções de idioma, quais sejam: japonês e inglês. É isso mesmo? Não tem portugues br? Fico desde já muito agradecido e feliz de poder compartilhar seus conhecimentos. Nélder.
Obrigado pelo comentário e por seguir por aqui. Sobre as línguas no menu, infelizmente não sei dizer, a que testei estava com menu em inglês e como em todas as minhas câmeras acostumei a sempre deixar em inglês, nem tentei mudar para ver quais opções estavam lá, em alguns reviews que vi da D5, da D500 e da D850 me parece que todas elas tinham só essas 2 opções, inglês e japonês, não sei se é firmware, ou país de origem da câmera, para qual mercado ela seria vendida, essas coisas... penso que ela possa receber mais idiomas em futuros updates de firmware mas não sei te dizer com certeza.
Achei que faltou (apenas sugestão) falar de novos incrementos importantes como Fine Tune, Empilhamento, mostrar como trabalha as revisões das imagens no LCD que é espetacular, nem tocou no ISO 64 e suas vantagens que é líder absoluto de mercado em profundidade de cor, dynamic range...
Obrigado pelo comentário. Como em outros reviews meus, não foco muito em listar recursos, concentro um pouco em desempenho de foco, ruído de imagem e qualidade geral de imagem, nesse sentido citei a qualidade como excelente, não é substancialmente diferente do que já existia na D810, nem do que existe nas Sony A7RII e III, as diferenças práticas de profundidade de cor e alcance dinâmico entre modelos top de linha são sutis, mesmo considerando a 5D Mark IV que seria a mais antiga do grupo de câmeras de mesma faixa de preço. Sobre a visualização de imagens no LCD, não é diferente do que existe em outras câmeras com uma boa função touch screen e uma tela de qualidade, por isso não citei. Como falei, é uma ótima câmera, que gostei muito de ter usado, ela não me convence a sair da Canon por razões específicas do meu trabalho, mas é uma ótima câmera com certeza. Falarei mais dela num vídeo que devo publicar hoje.
Mas não é? :D Descobri com meu sobrinho que ele é o melhor alvo para teste de foco que existe, se a câmera focar nele então foca em absolutamente qualquer coisa.
Tem sim, tem um pixel dando defeito em vídeo acima de ISO3200 nessa câmera... vou trocar ela em breve mas para eu sumir com isso teria que dobrar a luz aqui e assim gravar com ISO mais baixo... vou conversar com o pessoal da Canon para ver se alguém me explica o motivo disso aparecer só em determinadas faixas de ISO...
Armando estou garimpando aqui p achar alguma camera semi-nova para comprar, e tenho muitas opções, as d850 não cai o preço nem a pau, concerteza por serem as mais recentes... as d750 e d810 achei por 1,050.00 e 1,250.00 "trumps" respectivamente anunciadas com 4mil shutter clicks, a 810 eh supeior? Estou mais inclinado na d810. E acima de quantos clicks de shutter já é considerado alto? Pq tem várias acima de 100.000, 180.000 clicks de shutter. Obrigado novamente.
A 810 é superior à 750 sim, sobre contagem de disparos, isso depende mais da forma de uso que da quantidade, então é quase impossível avaliar. Compre usados com procedência para evitar desgostos, então equipamento que tenha sido revisado por uma boa assistência dá mais segurança de que não tenha problemas... falei disso nesse vídeo aqui - ua-cam.com/video/vUVHcndG49Y/v-deo.html
Mestre Vernaglia, sou fotógrafo amador e usuário Canon. Tenho uma 700D e estou no momento em que penso migrar para o tão aguardado 35mm. Você como usuário Canon poderia me ajudar na seguinte decisão, dentro das minhas possibilidades e escolhas pretendidas: 6D Mark II ou migrar para a Mirrorless Sony a7III? Eu já como usuário Canon estou pendente para a 6DII mas a nova a7III me chamou a atenção também (levando em conta o recente problema relatado com o sensor em efeitos flare ocasionais). Agradeço desde já se puder dar a sua opinião sobre o caso.
Olha, eu prefiro a 6D Mark II por uma série de motivos, seria longo demais explicar aqui, mas envolve ciência de cores melhor da Canon, o fato da Canon ter filtro low pass no sensor (cito isso neste review da Nikon, vale para a Sony) o que é útil para a fotografia que faço, e o dual pixel af ser superior aos sistemas de foco presentes em Sony e Nikon na área de vídeo, são pelo menos 3 vantagens sólidas para a 6D Mark II pro meu uso, por isso prefiro ela.
Duvida: amigos, podem me dizer se os modelos de câmeras da Nikon lançados e produzidos depois de a Nikon ter saído do Brasil vem com a opção de menu em português (ou ao menos com opção de menu em português de Portugal)?
Isso depende das suas necessidades, dos seus conhecimentos atuais, de qual marca usa atualmente etc. Ambas são excelentes mas cada uma com um perfil diferente.
Amigo, estou na dúvida entre uma câmera dessas D850 ou a sony a7iii. A Sony tem estabilização do sensor e a Nikon só com lente VR que é bemmmmm cara. O VR seria melhor que a estabilização da Sony? Outra pergunta essas estabilizações fazem realmente diferença no caso de vídeos utilizando slider e steady can?
Se você tem Nikon e gosta de Nikon, se tem lentes Nikon, veja a Nikon Z7, que já tem estabilização no corpo também. A qualidade de imagem, de cor, da Nikon é melhor que a da Sony na minha opinião então se você tem costume com a marca, fique nela. Sobre a estabilização em si, o ideal é ter nas lentes e no corpo, os dois sistemas trabalham juntos, quando é só corpo, ou só lente, tanto faz, meio que dá na mesma, e já ajuda bem. Mas se puder escolher, lente e corpo trabalhando juntos funciona melhor, ou seja, na Sony tem que comprar as lentes OSS para melhor desempenho do estabilizador do corpo.
Difícil uma camera de 3.5 mil com auto foco em vídeo imprestável. Eu era nikonzeiro até pouco tempo. Mas a questão do auto foco em video (ruim e barulhento) começou a incomodar. Achei que essa camera seria melhor, mas tem o mesmo problema da d750 que usava.
Acho que cada coisa tem seu público, para fotógrafos de estúdio e de paisagens a D850 oferece um pacote formidável, e para quem trabalha vídeo dentro de uma esquema com bastante planejamento de cena, funciona bem trabalhar com foco manual, mas tem áreas, como vídeo em eventos por exemplo, que auto foco é fundamental, ou em documentário, agiliza muito a produção se tiver auto foco funcional, e nisso a Nikon não vai bem mesmo, é território para Canon nesse caso.
Depende de situação, não existe uma configuração, depende do caso... lembrando que em RAW a configuração afeta só a visualização do arquivo na tela e não a gravação do mesmo, a alteração se dá no jpeg e no vídeo, então cada cena pede uma configuração específica...
Na minha Nikon D3000 na configuração standard, tá contrastando muito a pele das pessoas. E na minha Nikon D50 na configuração standard também, fica muito bom a pele fica bem suave. Acho que deve ser o processador da câmera que contrasta muito. Agora, baixei só o contraste para o mínimo na D3000. Interessante da D50 é que ela sincroniza o Flash em 1/500.
Não exatamente, um dead pixel aparece em preto, um stuck pixel geralmente é esse pixel preso numa cor só, e um hot pixel aparece em branco. Mas o problema é que qualquer um desses apareceria numa foto em raw (o que não acontece nessa câmera) e tenderia a sumir em vídeo pelo downscale de resolução do sensor de foto para vídeo... então estou supondo algo de processamento mesmo, algo em como a câmera está traduzindo a imagem do sensor para vídeo em certas regulagens de ISO... ainda preciso fazer mais testes para isolar o problema.
Usável é um conceito relativo como já mencionei em outros vídeos neste canal... se é para uso de web/instagram/facebook, todas as full frame atuais aguentam bem... já se for um uso impresso de alta resolução, como uma página dupla... aí poucas câmeras do mercado chegam realmente bem nesse valor... um stop abaixo, 12.800, toda full frame atual chega bem, 25.600 já complica um pouco para a maioria se for um uso mais puxado em qualidade...
Boa noite, bele? Eu havia perguntado há um tempo atrás sobre comprar uma d850, mas a grana está curta, oque vc pode dizer da D810, vale a pena comprar, aí mais pro ano que vem se der eu compro uma mirroles, eu pergunto pq tem pouca coisa aqui no UA-cam
A D810 é uma tremenda câmera, mas tudo, TUDO depende de necessidades... se ela te atende ou não depende do que você precisa, mas é uma tremenda câmera.
Bom dia, então sou trabalho com eventos, eu tinha uma D800, mas aí a galera disse que era melhor a d850 e coisa e tal, pior que elas nem tem essa câmera, mas afim, é somente eventos, e outras coisas que aparecer, embora eu esteja aqui nó Japão, a d850 est bem cara, e com a grana que iria investir nessa câmera eu compro lentes, essa é a minha ideia, e qdo estiver para retornar ao Brasil aí quem sabe eu levo uma mirroles. Muito bom seu canal, parabens
Não, a Nikon acertou a mão no live view das mirrorless Z6, Z7 e Z50 e na nova DSLR D780, as anteriores a essas ainda eram fraquinhas em operação pelo live view, mesmo a D850 ainda sofre de certa lentidão, especialmente a parte de focalização, já pelo visor óptico funciona magistralmente bem.
Depende do bolso e das necessidades. Isso é muito variável. Eu dou consultoria particular para orientar esse tipo de aquisição, se tiver interesse entre em contato, não é algo que dê para resolver em um comentário aqui, peço que entenda pois há realmente variação demais, pode ser uma Sony, uma Canon, uma Panasonic, ou mesmo uma Nikon, depende muito.
Na D850 especificamente não, mas fiz uma vez teste da D500 com uma AF-s 70-200 2.8 e fiz um único teste com uma D5 com AF-s 24-70 2.8, o comportamento foi sempre o mesmo. Em testes mais volumosos que fiz com a D750 com várias combinações de lentes, comportamento sempre errático no live view, se pegar comentários de Nikonzeiros aqui neste vídeo verá outros relatando o mesmo com outras câmeras, e se pegar nikonzeiros no UA-cam, como Matt Granger e outros, verá o mesmo tipo de relato.
Isso tem nome, chama-se stuck pixel. Um dead pixel aparece em preto, um stuck pixel geralmente é esse pixel preso numa cor só (como esse), e um hot pixel aparece em branco. Era um problema da câmera que eu estava usando, já foi resolvido e não aparecerá em vídeos futuros, vai aparecer ainda no vídeo sobre a lente 20mm da Nikon que gravei no mesmo dia, mas depois vai sumir de vídeos futuros.
Vou esperar a Nikon substituir ela, deve acontecer no máximo até o ano que vem, a 750 está no mercado tem um tempo, acho que tudo que tem para ser dito sobre ela foi dito pela internet... é uma boa câmera, com qualidades e falhas conhecidas... o modo de vídeo é bom, mas sem possibilidade de usar auto foco, a parte fotográfica é excelente, especialmente para quem fotografa eventos, o ISO dela é muito bom mesmo em faixas acima de 6400, enfim, é uma belíssima câmera.
Excelente análise, é sempre um prazer acompanhar a profundidade e domínio técnico dos teus comentários. Talvez únicos no cenário brasileiro.
Excelente review, e de quebra ganhamos uma dica de como se livrar do efeito moiré. Muito boa a foto da folha na poça d'água.
Obrigado. Sempre gosto de colocar algumas dicas técnicas no meio de review, se não fica uma coisa meio monótona só falar de câmera. :)
Estava há bastante tempo aguardando um review decente em português da D850. Sem sombras de dúvida, a câmera é sensacional. Como digo, a Canon em questão de vídeo para DSLR ainda ganha. Mas sempre gostei da qualidade de imagem das fotos das câmeras da Nikon. A 810, por exemplo, é uma baita câmera.
Gosto da qualidade de imagem da Nikon, não sou fã das câmeras sem low pass por conta de fotografar arquitetura e o moiré ser um problema específico frequente nessa área com câmeras sem low pass, assim prefiro a imagem de uma 5D Mark IV nessa área, mas para paisagens o que se tira de uma D810 e de uma D850 é realmente muito interessante. Eu acredito muito em algo que se consolida mais a cada vez que testo uma câmera: as diferenças entre as grandes marcas em seus modelos top de linha são sutis... tem uma molecada que lê specs na internet e acha que muda muita coisa, mas no final Canon, Sony e Nikon entregam uma qualidade muito alta em seus modelos top de linha, o que muda são sutilezas, uma tem um pouco mais de resolução, outra tem vídeo melhor e assim vai indo, mas um bom profissional pode fazer seu trabalho com qualquer uma delas com certeza.
Armando penso o mesmo. Em verdade, a fotografia digital parece que faz as pessoas meio tolas - elas acham que uma boa câmera vai fazer tudo. Mostre uma foto muito bem feito e em extrema nitidez e raramente alguém vai saber se ela foi feita com Full frame da Canon, Nikon ou Sony ou mesmo Fujifilm. A qualidade de todas elas é excelente. O que precisa ser excelente é a "pecinha" atrás da câmera. Grande abraço!
Exatamente isso. :)
Mui bem finalmente consegui ver um video de fio a pavio como se diz em Portugal, continuação de bom trabalho.
Fala mestre Vernaglia! Ótimos esclarecimentos técnicos a respeito desta câmera. Parabéns pelo trabalho.
Fala mestre, faz um vídeo da D7500. Suas análises são excelentes e bem criteriosas!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado pelo excelente trabalho, estávamos precisando de um review completo em português. A Nikon às vezes demora lançar, mas quando lança, apavora mesmo. A D500 e a D5 são exemplos disso.
Excelente Vernaglia. Um review muito sóbrio e técnico. Penso futuramente em fazer um upgrade da D750 para D850... principalmente pela maior contagem megapixel.
Parabéns Vernaglia.
Assista o vídeo que vou postar hoje a noite, continuação do review mas agora com uma análise sobre para quem essa câmera é mais indicada, para você que tem a D750 tem uns pontos a pensar e que tratei no vídeo, vai ao ar hoje a noite.
Armando VernagliaJr, claro vou assistir sim. Meu trabalho hoje, ainda é 100% fotografia. E 60% com pesquisa de aves - 45 mpx pode ajudar muito na hora do corte. Obrigado Vernaglia.
Tenho uma D850, câmera é sensacional.
Show! Obrigado, mestre Vernaglia.
Estava ansioso esperando por esse review...
Metre, excelente trabalho, parabéns!!
Armando..acompanho seus videos..sempre nos ajudam..poderia fazer um comparativo entre d750 e 6D MKII?
Obrigado. Não farei o vídeo comparativo pois ambas já são câmeras muito bem conhecidas do mercado, antigas até se pensar na D750, e com farto material na web. São duas excelentes câmeras de uso geral, eu faria bem meu trabalho com ambas, tenho a 6D Mark II, teria a D750 se fosse nikonzeiro. A 6D Mark II é mais versátil por conta de recursos de vídeo, da tela com touch screen, o dual pixel af no live view etc. A D750 tem dois slots de cartão que atrai público de eventos, fora essas diferenças, elas são muito equivalentes.
Muito bom! Excelente review como sempre.
Parabéns Armando! Como sempre reviews excelente! Em termos de qualidade final de imagem, qual você avalia superior 5D Mark lV ou D850?
De forma absoluta, pensando só em fotografia, e apenas em qualidade de imagem, a D850 ganha da 5D Mark IV, tem que levar em conta que a Mark IV é mais antiga.
Objeto errático correndo pela sala foi ótimo.
Olá Armando, tudo bem?!
Gostaria apenas de fazer um adendo ao seu review no que tange a questão de bitrates da gravação em vídeo das câmeras (Nikon, Canon e Sony):
A Canon utiliza em 4K 500Mbps por um fato específico: ela utiliza (para essa resolução) o codec MJpeg (Motion Jpeg) que é um dos mais ineficientes CODECs utilizados em vídeo (atualmente) no que se refere a largura de banda, e devido a isso ele precisa utilizar os tais 500 Mbps frente aos 150 da Nikon que usa Mpeg4 / h.264 (conforme você mencionou) e que são mais eficientes que o MJpeg, perdendo porém para o XAVC-S das atuais câmeras Sony, o que justifica os 100 Mbps dos arquivos das mesmas.
Resumindo: a questão de Mbps tem que ser avaliada levando-se em conta a eficiência do Codec utilizado, não se podendo afirmar então que uma câmera tem melhor ou pior qualidade de vídeo que outra apenas por ter taxa de bits maior ou menor, sem que se considere o Codec utilizado pela mesma.
Assim como no mundo do áudio o Codec AAC se mostrou muito mais eficiente que o já ultrapassado MP3 (e que nesses são medidos em Kbps), no mundo do vídeo os Codecs também tem evoluído e estão se tornando cada vez mais eficientes, dependendo apenas das empresas implementarem os mesmos em seus produtos.
O termo "eficiência" para qualquer codec geralmente é aplicado pelo conjunto de capacidade entre dados gravados e compressão, ou seja, melhor qualidade obtida no tamanho mais compacto possível, e de fato o MJpeg é teoricamente menos eficiente, por outro lado a 5D Mark IV efetivamente grava mais dados, todos os frames são gravados, comprimidos um a um, com bitrate constante frame a frame, há menos problemas com falhas de compressão no MJpeg que nas formas presentes em outras câmeras, e é mais adequado para registro de movimentos exatamente por gravar todos os frames. Eu verdadeiramente prefiro a qualidade do 4K da 5D Mark IV do que de outras DSLR e mirrorless do mercado, eu seria louco de dizer que é o 4K mais prático, mais usável, que obviamente não é, mas a qualidade de imagem em si é verdadeiramente muito boa.
Excelente! Considerando o investimento que as empresas estão fazendo nas mirrorless você avalia como viável o investimento na aquisição de uma DSLR desse nível?
Acho que depende de interesses, vontades etc. As DSLR irão acabar com toda a certeza, mas isso ainda tem um prazo longo ainda (expliquei num vídeo chamado A Morte da DSLR, relaciona-se com patentes essa morte), pessoalmente hoje eu não investiria em DSLR, mas isso sou eu, com meu trabalho e preferências, se pegar vídeos mais recentes verá que estou com duas mirrorless, uma EOS R e uma EOS RP... a Nikon tem a Z7 que faz exatamente a mesma qualidade da D850 em termos de qualidade de imagem, a D850 é mais eficiente como câmera, mas a qualidade de imagem da Z7 é a mesma, então depende de objetivos...
Isso mesmo! Admiro que tenho até saudade de DSLR, mas quando vemos os recursos e o conforto que a mirrorless traz, no meu caso especificamente a EOS R. A única coisa que não gostei foi a queda na velocidade no disparo continuo quando usado flash, mas com atualização de firmware melhorou bastante.
Olá Vernaglia. Pelo que me parece, esta câmera é muito capaz para a finalidade profissional. Mas o foco em live view perde para o dual pixel da canon e para grande parte das novas mirrorless. Percebi isso também na d5500. Para quem faz video, talvez isso seja um fator negativo. Para fotografia as câmeras da nikon são show de bola. Já a ausência do filtro low pass realmente dá um aumento de nitidez mas vem embutido a problema de moiré. Cada um decide o que é melhor para si.
É bem isso sim, como falei no vídeo, é uma excelente câmera. Apenas vejo que a Nikon precisa arrumar o foco em vídeo pois cada vez mais é necessário para profissionais de imagem terem a versatilidade de operar nas duas plataformas. Sobre o low pass, nunca fui muito fã de câmera sem o filtro exatamente pela área que atuo, em fotografia de arquitetura carpetes, cortinas, persianas, tudo isso provoca moiré então não ter o filtro é um problema pois demandaria trabalhar sempre em f/22 para baixar a nitidez um pouco ou gastar um tempo grande no tratamento das imagens, a EOS 6D Mark II e a EOS 5D Mark IV me atendem bem nessa área, mas se eu fizesse só paisagens naturais, onde moiré não aparece pois os padrões não são simétricos, aí eu provavelmente iria preferir uma D810, D850 etc. Ou na Canon a 5DsR.
São todas belas câmeras, podemos fazer nossos trabalhos com qualquer uma delas. :)
Boas, podia falar um pouco sobre a usabilidade do médio raw e da sua qualidade
Mais adiante vou fazer um vídeo só sobre variados tamanhos de raw, relação com workflow etc., agora o mercado está ficando mais cheio de câmeras de ultra resolução, vários modelos, antes estávamos com D800/810, Canon 5Ds/5DsR... com o tempo vieram D850, Z7, Sony A7R, RII, RIII, RIV, as médio formato Fuji, então hoje temos um mercado mais repleto e acho que vale tratar esse tema em detalhe, obrigado pela sugestão. Mas forma geral, na D850, eu usaria com tranquilidade RAW de tamanhos menores em eventos (fotografo shows e eventos empresariais) e usaria no máximo do tamanho e qualidade para publicidade, arquitetura e paisagens. Dos meus usos, seria dessa forma.
Vernaglia. . Mais um ótimo vídeo. Sobre o tipo se compressão do raw... eu nunca tive Nikons topo de linha como D300 na época porém certa vez habilitei todos os tipos de compressão em uma D5100 (que não possuia nativamente todas as opções) via firmware modificado e fiz uns testes entre os raw comprimido com baixa compressão e descomprimido.. olhando por cima parecia tudo igual com diferenças justamente no tamanho do arquivo e aí me veio a cabeça de subexpor as imagens e depois recuperá-las... Bingo... estava ali a diferença... no raw descomprimido tive uma recuperação muito superior aos demais arquivos.. mas nem todo mundo precisa disso né ? Grande abraço.. boa semana.
Nos meus testes com D810 e D750 não houve diferença no raw comprimido sem perdas para o sem compressão, mesmo em recuperação de dados, por isso nem testei isso na D850 e fui direto no comprimido sem perdas como falei no vídeo... não sei em outros modelos, mais antigos como a D300, mas na 750 e na 810 não peguei qualquer diferença e por isso imagino que na 850 não fará diferença.
Vernaglia... deve ser isso mesmo... nos modelos mais novos não deve haver diferença e ai não justifica mesmo usar o descumprido ocupando mais espaço no cartão e em disco... obrigado pela resposta... abraços
25:03 Cara... : "levar o dobro do tempo porque o arquivo tem o dobro do tamanho". Demora apenas alguns minutos a mais se cronometrarmos o tempo de edição do mesmo evento com duas máquinas diferentes, mas nunca o dobro. O detalhe está mais relacionado com o poder de processamento do computador porque quem utiliza uma D850 para fotografar eventos em Raw Large sabe, em contrapartida, que precisará de um computador com maior processamento (mais ainda se for a 14 bits). Com um i7 6950X a diferença de tempo de processamento é quase irrisório entre as duas câmaras... Parabéns e obrigado pelos vídeos!!
Vernaglia, Parabéns vc faz os melhores Reviews, Fotografo casamento e ensaio posso usar mRAW para meu trabalho ?
Pode sim, você tem a opção de usar um RAW menor e ainda reter muita resolução. Atente para o fato de que a câmera fica um pouco mais lenta, pois ela tem que processar essa redução, então não é nada grave, mas fica um pouco mais lenta.
Mandou muito bem no review! Objetivo e joga admiravelmente limpo! Tenho uma questão: no ponto em que vc compara a D850 com a 5Dsr, no tocante à ausência do filtro low pass, é correto afirmar que na 5Dsr o que existe não é propriamente ausência do low pass, mas possibilidade de cancelamento dele, a critério do fotógrafo? Vi isso em algum site que não me lembro e não sei se é pertinente. Aquele like rotundo e minha reverência quanto à eventual "ressurreição" de uma marca do tamanho da Nikon! Ah, Obelix tá fantástico nesse contexto!
Olá meu caro. Na 5DsR existem dois filtros um na frente do outro, é o segundo filtro que cancela o primeiro. A Nikon e a Sony optaram pela retirada do filtro, o resultado final é semelhante. Na 5DsR não tem como não ter o cancelamento do low pass pois é um filtro de cancelamento instalado ali, é óptico, não digital. Tem mais detalhes nesse link aqui, acho que resume bem o ponto: www.adorama.com/alc/0015137/article/Canon-5Ds-vs-5DsR
Parabens pelo canal
Tenho tudo da nikon D800 e d810 . Necessito aagregar videos em meu ensaios fotograficos, tinha a esperanca de a D850, ter um bom foco continuo para video e eu poder user minhas lentes e flashes, baterias e tudo mais em comum , o que nao e real
Gostaria de saber o que vc me aconselharia em termos de cameras do mercado para esse fim com as respectivas lentes
Obrigado
A Nikon evoluiu bem em termos de auto foco em vídeo na linha de mirrorless deles, Z6, Z7, Z50, não estão no patamar da linha R da Canon em termos de auto foco em vídeo, nem da Sony nas A7III e similares, mas não está longe e estão bem melhores do que era nas DSLR, assim, para você aproveitar tua curva de aprendizado na marca, teus costumes com o equipamento e tuas lentes, eu pensaria na linha de mirrorless da Nikon mesmo, são belíssimas câmeras, muito versáteis. E veja, mesmo com os melhores equipamentos do mercado em termos de auto foco, muito do trabalho em vídeo é feito com foco manual, não existe trabalho da área de vídeo feito 100% no auto foco, sempre haverá interferência manual em algum momento, assim, se eu fosse usuário Nikon, não seria esse o fator que me tiraria da marca.
Faça um artigo sobre a d780, não encontrei nenhum no seu canal. Obrigado
Não fiz ainda, preciso conseguir uma para review, ainda tem poucas no Brasil.
Ótimo vídeo, Vernaglia!
Eu tenho uma d5100, gosto da câmera, o autofoco peca mesmo.
Ouvi dizer que o problema do foco tem a ver com o motor de foco no corpo da câmera ou na lente. Que no caso das nikon o motor fica na lente, enquanto que nas canon fica no corpo da máquina, procede essa informação?
Na Canon é sempre na lente desde o meio dos anos 80... na Nikon varia, tem lentes AF cujo motor de foco é o da câmera, e as AF-s tem motor na própria lente... não é isso que causa o problema de foco em vídeo na Nikon não, as lentes AF-s funcionam de forma idêntica as USM da Canon então para a lente é tecnicamente possível fazer o mesmo... é que a Canon tem uma tecnologia que é dela, inventada por eles, chamada Dual Pixel AF e ninguém conseguiu fazer algo melhor ainda... a Nikon evoluiu nisso, tenha a certeza de que essa D850 opera foco em vídeo muito melhor que sua 5100 e que outros modelos anteriores como 610, 750, 800 e outras... mas apanha da Canon nesse quesito ainda. Mas não é pela localização do motor não.
Entendi... Eu gosto bastante da d5100, só que confesso que esse modo de autofoco dela é meio jeca, mas tudo bem, pelo meu uso tá valendo, você teria alguma sugestão de estabilizador de imagem (low cost.. rs) compatível com esses dslr de entrada?
Low cost tem esses estabilizadores de mão não motorizados, tipo MZ Steadycam, é bacana e resolve várias situações, se abdicar do low cost aí tem os diversos modelos de Gimbal motorizados, como Crane V2 que acho que dá conta do peso da 5100...
Legal...
Valeu a dica, na realidade no momento tem que ser low cost, como é para o canal que mantenho junto com minha esposa (que nem monetizado está ainda por conta dos 1000 inscritos... kkk), então tem que ser um mais simples mesmo...
Boa noite Armando! Acabei de fazer um up da D750 para a D850 e gostei muito de tudo que falou sobre esta belezura. Hoje dia 17052018, achei você e já dei meu like e me inscrevi, pois senti muita firmeza em sua palavras. Sou Fotógrafo à mais ou menos 40 anos, ou seja, do tempo das analógicas e sempre fui fiél à Nikon, que no meu modo de ver é a rainha das máquinas, com todo respeito a opiniões contrárias. Minha D850 só abriu duas opções de idioma, quais sejam: japonês e inglês. É isso mesmo? Não tem portugues br? Fico desde já muito agradecido e feliz de poder compartilhar seus conhecimentos. Nélder.
Obrigado pelo comentário e por seguir por aqui. Sobre as línguas no menu, infelizmente não sei dizer, a que testei estava com menu em inglês e como em todas as minhas câmeras acostumei a sempre deixar em inglês, nem tentei mudar para ver quais opções estavam lá, em alguns reviews que vi da D5, da D500 e da D850 me parece que todas elas tinham só essas 2 opções, inglês e japonês, não sei se é firmware, ou país de origem da câmera, para qual mercado ela seria vendida, essas coisas... penso que ela possa receber mais idiomas em futuros updates de firmware mas não sei te dizer com certeza.
ps.: pesquisei mais um pouco e as câmeras vendidas no mercado japonês possuem apenas essas duas línguas no menu mesmo.
Beleza! De fato em inglês não é um problema. Obrigado pela atenção e sigo aqui assistindo seus vídeos. Sucesso!
Achei que faltou (apenas sugestão) falar de novos incrementos importantes como Fine Tune, Empilhamento, mostrar como trabalha as revisões das imagens no LCD que é espetacular, nem tocou no ISO 64 e suas vantagens que é líder absoluto de mercado em profundidade de cor, dynamic range...
Obrigado pelo comentário. Como em outros reviews meus, não foco muito em listar recursos, concentro um pouco em desempenho de foco, ruído de imagem e qualidade geral de imagem, nesse sentido citei a qualidade como excelente, não é substancialmente diferente do que já existia na D810, nem do que existe nas Sony A7RII e III, as diferenças práticas de profundidade de cor e alcance dinâmico entre modelos top de linha são sutis, mesmo considerando a 5D Mark IV que seria a mais antiga do grupo de câmeras de mesma faixa de preço. Sobre a visualização de imagens no LCD, não é diferente do que existe em outras câmeras com uma boa função touch screen e uma tela de qualidade, por isso não citei. Como falei, é uma ótima câmera, que gostei muito de ter usado, ela não me convence a sair da Canon por razões específicas do meu trabalho, mas é uma ótima câmera com certeza. Falarei mais dela num vídeo que devo publicar hoje.
Criança é um objeto errático, ri demais com essa! Hehehehehe
Mas não é? :D Descobri com meu sobrinho que ele é o melhor alvo para teste de foco que existe, se a câmera focar nele então foca em absolutamente qualquer coisa.
Hahahaha concordo plenamente!
Tem um pixel com problema, bem no seu rosto, acho que é...
Tem sim, tem um pixel dando defeito em vídeo acima de ISO3200 nessa câmera... vou trocar ela em breve mas para eu sumir com isso teria que dobrar a luz aqui e assim gravar com ISO mais baixo... vou conversar com o pessoal da Canon para ver se alguém me explica o motivo disso aparecer só em determinadas faixas de ISO...
kkkkk
Vernaglia, queria entender sobre foco cross type.
Armando estou garimpando aqui p achar alguma camera semi-nova para comprar, e tenho muitas opções, as d850 não cai o preço nem a pau, concerteza por serem as mais recentes... as d750 e d810 achei por 1,050.00 e 1,250.00 "trumps" respectivamente anunciadas com 4mil shutter clicks, a 810 eh supeior? Estou mais inclinado na d810. E acima de quantos clicks de shutter já é considerado alto? Pq tem várias acima de 100.000, 180.000 clicks de shutter. Obrigado novamente.
A 810 é superior à 750 sim, sobre contagem de disparos, isso depende mais da forma de uso que da quantidade, então é quase impossível avaliar. Compre usados com procedência para evitar desgostos, então equipamento que tenha sido revisado por uma boa assistência dá mais segurança de que não tenha problemas... falei disso nesse vídeo aqui - ua-cam.com/video/vUVHcndG49Y/v-deo.html
Armando, você tem vídeo review da D610? :)
Não, da D610 não, é uma boa full frame de entrada da Nikon, já tem um belo tempo no mercado mas ainda é uma boa câmera.
Mestre Vernaglia, sou fotógrafo amador e usuário Canon. Tenho uma 700D e estou no momento em que penso migrar para o tão aguardado 35mm. Você como usuário Canon poderia me ajudar na seguinte decisão, dentro das minhas possibilidades e escolhas pretendidas: 6D Mark II ou migrar para a Mirrorless Sony a7III? Eu já como usuário Canon estou pendente para a 6DII mas a nova a7III me chamou a atenção também (levando em conta o recente problema relatado com o sensor em efeitos flare ocasionais). Agradeço desde já se puder dar a sua opinião sobre o caso.
Olha, eu prefiro a 6D Mark II por uma série de motivos, seria longo demais explicar aqui, mas envolve ciência de cores melhor da Canon, o fato da Canon ter filtro low pass no sensor (cito isso neste review da Nikon, vale para a Sony) o que é útil para a fotografia que faço, e o dual pixel af ser superior aos sistemas de foco presentes em Sony e Nikon na área de vídeo, são pelo menos 3 vantagens sólidas para a 6D Mark II pro meu uso, por isso prefiro ela.
Muito obrigado pela opinião professor! Vou de 6DII.
Duvida: amigos, podem me dizer se os modelos de câmeras da Nikon lançados e produzidos depois de a Nikon ter saído do Brasil vem com a opção de menu em português (ou ao menos com opção de menu em português de Portugal)?
Tem sim. Todas as línguas da comunidade européia são sempre suportadas nos menus, e isso inclui o português.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu, irmão
Meu amigo me ajuda numa duvida. Ad850 tambem tem um tom verde do caramba kk, como faço pra corrigir isso?
bom dia. estou em duvida em qual camera comprar a nikon d 850 ou a canon 5dmarkeiv. qual vc indica?
Isso depende das suas necessidades, dos seus conhecimentos atuais, de qual marca usa atualmente etc. Ambas são excelentes mas cada uma com um perfil diferente.
Amigo, estou na dúvida entre uma câmera dessas D850 ou a sony a7iii. A Sony tem estabilização do sensor e a Nikon só com lente VR que é bemmmmm cara. O VR seria melhor que a estabilização da Sony? Outra pergunta essas estabilizações fazem realmente diferença no caso de vídeos utilizando slider e steady can?
Se você tem Nikon e gosta de Nikon, se tem lentes Nikon, veja a Nikon Z7, que já tem estabilização no corpo também. A qualidade de imagem, de cor, da Nikon é melhor que a da Sony na minha opinião então se você tem costume com a marca, fique nela. Sobre a estabilização em si, o ideal é ter nas lentes e no corpo, os dois sistemas trabalham juntos, quando é só corpo, ou só lente, tanto faz, meio que dá na mesma, e já ajuda bem. Mas se puder escolher, lente e corpo trabalhando juntos funciona melhor, ou seja, na Sony tem que comprar as lentes OSS para melhor desempenho do estabilizador do corpo.
Difícil uma camera de 3.5 mil com auto foco em vídeo imprestável. Eu era nikonzeiro até pouco tempo. Mas a questão do auto foco em video (ruim e barulhento) começou a incomodar. Achei que essa camera seria melhor, mas tem o mesmo problema da d750 que usava.
Acho que cada coisa tem seu público, para fotógrafos de estúdio e de paisagens a D850 oferece um pacote formidável, e para quem trabalha vídeo dentro de uma esquema com bastante planejamento de cena, funciona bem trabalhar com foco manual, mas tem áreas, como vídeo em eventos por exemplo, que auto foco é fundamental, ou em documentário, agiliza muito a produção se tiver auto foco funcional, e nisso a Nikon não vai bem mesmo, é território para Canon nesse caso.
Como você configura o Picture Control da sua câmera?
Depende de situação, não existe uma configuração, depende do caso... lembrando que em RAW a configuração afeta só a visualização do arquivo na tela e não a gravação do mesmo, a alteração se dá no jpeg e no vídeo, então cada cena pede uma configuração específica...
Na minha Nikon D3000 na configuração standard, tá contrastando muito a pele das pessoas. E na minha Nikon D50 na configuração standard também, fica muito bom a pele fica bem suave. Acho que deve ser o processador da câmera que contrasta muito. Agora, baixei só o contraste para o mínimo na D3000.
Interessante da D50 é que ela sincroniza o Flash em 1/500.
É um Dead Pixel no centro da imagem?
Não exatamente, um dead pixel aparece em preto, um stuck pixel geralmente é esse pixel preso numa cor só, e um hot pixel aparece em branco. Mas o problema é que qualquer um desses apareceria numa foto em raw (o que não acontece nessa câmera) e tenderia a sumir em vídeo pelo downscale de resolução do sensor de foto para vídeo... então estou supondo algo de processamento mesmo, algo em como a câmera está traduzindo a imagem do sensor para vídeo em certas regulagens de ISO... ainda preciso fazer mais testes para isolar o problema.
Quais seriam as câmeras que daria pra ser usável o iso 25000?
Usável é um conceito relativo como já mencionei em outros vídeos neste canal... se é para uso de web/instagram/facebook, todas as full frame atuais aguentam bem... já se for um uso impresso de alta resolução, como uma página dupla... aí poucas câmeras do mercado chegam realmente bem nesse valor... um stop abaixo, 12.800, toda full frame atual chega bem, 25.600 já complica um pouco para a maioria se for um uso mais puxado em qualidade...
@@ArmandoVernagliaJunior deixei a minha em maximo 9000 ISO, nao tive dificuldade com esse limite.
Boa noite, bele? Eu havia perguntado há um tempo atrás sobre comprar uma d850, mas a grana está curta, oque vc pode dizer da D810, vale a pena comprar, aí mais pro ano que vem se der eu compro uma mirroles, eu pergunto pq tem pouca coisa aqui no UA-cam
A D810 é uma tremenda câmera, mas tudo, TUDO depende de necessidades... se ela te atende ou não depende do que você precisa, mas é uma tremenda câmera.
Bom dia, então sou trabalho com eventos, eu tinha uma D800, mas aí a galera disse que era melhor a d850 e coisa e tal, pior que elas nem tem essa câmera, mas afim, é somente eventos, e outras coisas que aparecer, embora eu esteja aqui nó Japão, a d850 est bem cara, e com a grana que iria investir nessa câmera eu compro lentes, essa é a minha ideia, e qdo estiver para retornar ao Brasil aí quem sabe eu levo uma mirroles. Muito bom seu canal, parabens
Armando essa câmera e boa no live view?
Tipo em rapidez
Não, a Nikon acertou a mão no live view das mirrorless Z6, Z7 e Z50 e na nova DSLR D780, as anteriores a essas ainda eram fraquinhas em operação pelo live view, mesmo a D850 ainda sofre de certa lentidão, especialmente a parte de focalização, já pelo visor óptico funciona magistralmente bem.
pra video o que vc indica qual marca e modelo
Depende do bolso e das necessidades. Isso é muito variável. Eu dou consultoria particular para orientar esse tipo de aquisição, se tiver interesse entre em contato, não é algo que dê para resolver em um comentário aqui, peço que entenda pois há realmente variação demais, pode ser uma Sony, uma Canon, uma Panasonic, ou mesmo uma Nikon, depende muito.
Existe alguma câmera tudo 100%??? obrigado
Não. O que existe é conjunto câmera+lente otimizado para ação rápida, ou para luz baixa, ou para paisagem, ou para retrato, etc.
Engraçado que a qualidade das fotos acaba sendo melhor do que a vida real
Mas não é a obrigação natural de quem fotografa melhorar a realidade? Ou ressaltar o que é belo e bom? For quem é do jornalismo logicamente.
Depois eu fiquei me perguntando se esse "problema" no af não poderia ter sido causado pela lente ..chegou a testar com outras lentes ?
Na D850 especificamente não, mas fiz uma vez teste da D500 com uma AF-s 70-200 2.8 e fiz um único teste com uma D5 com AF-s 24-70 2.8, o comportamento foi sempre o mesmo. Em testes mais volumosos que fiz com a D750 com várias combinações de lentes, comportamento sempre errático no live view, se pegar comentários de Nikonzeiros aqui neste vídeo verá outros relatando o mesmo com outras câmeras, e se pegar nikonzeiros no UA-cam, como Matt Granger e outros, verá o mesmo tipo de relato.
Armando VernagliaJr isso já finaliza a preferência dos videomakers sobre Canon e Sony..vlw professor
top
Sem ser chato, e esse pontinho brando no centro da tela?
Isso tem nome, chama-se stuck pixel. Um dead pixel aparece em preto, um stuck pixel geralmente é esse pixel preso numa cor só (como esse), e um hot pixel aparece em branco. Era um problema da câmera que eu estava usando, já foi resolvido e não aparecerá em vídeos futuros, vai aparecer ainda no vídeo sobre a lente 20mm da Nikon que gravei no mesmo dia, mas depois vai sumir de vídeos futuros.
Como o ponto continuou depois de tentar, intuitivamente limpar a tela, pensei que era algum recurso para centralizar a imagem.
Acho que a Panasonic DMC-GH3 é melhor do que todas. Entre Nikon e Canon, prefiro 10 vezes a Nikon. ua-cam.com/video/75B-FNpHZyw/v-deo.html
ATÉ QUE A PROXIMA O SEPARE.
faz um Review da Nikon D750
Vou esperar a Nikon substituir ela, deve acontecer no máximo até o ano que vem, a 750 está no mercado tem um tempo, acho que tudo que tem para ser dito sobre ela foi dito pela internet... é uma boa câmera, com qualidades e falhas conhecidas... o modo de vídeo é bom, mas sem possibilidade de usar auto foco, a parte fotográfica é excelente, especialmente para quem fotografa eventos, o ISO dela é muito bom mesmo em faixas acima de 6400, enfim, é uma belíssima câmera.
First like..voz de buzina velha ..hahahaha vlw pelo vídeo !
Hahaha...buzina velha foi ótimo. :D
Mitou: review de câmera Nikon segurando caneta da Canon!😂😂😂
Juro que não foi de propósito. :D Se olhar nos últimos 6 ou 7 vídeos é sempre essa caneta, uso a mesma até acabar...
Só rindo desse review! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Faz um melhor então!
@@ViniciusSilva-em5ve, não tenho que provar nada em vídeo. A prática é a melhor prova. Saudações.
O que tem de errado no Review? Me desculpe mas nunca usei essa câmera por isso perguntei