Cai de paraqueda neste vídeo, sou músico de estúdio ja trabalhei com milhares de instrumentos e em vários estilos, sinceramente depois de 30 anos tocando e gravando acho muito preciosismo de luthier essa história, tem dezenas de fatores que devemos levar em conta, a principal peça é e sempre será a mão e o talento do MÚSICO
Não é nem assim amigo! Não vendo o produto e sei da influência da madeira sobre o som final do instrumento! Talvez você não tenha assistido o vídeo e só comentado porque viu a capa. Mas te convido a assistir, é bastante esclarecedor. Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier Concordo que muda o som sim, se pregar dois pedaços de madeira e bater nelas o SOM vai ser diferente sim, porém os captadores não captam som. Eles captam a interferência que a vibração das cordas causa no campo eletromagnético, sendo surdo ao SOM audível produzido pelo instrumento.
Maravilha de papo parabéns ..uso todas essas madeiras comentadas tive resultado maravilhosos ..com certeza madeira faz a diferença uma soma do resultado final do instrumento..e como colo sal no churrasco 😅😅
Já há alguns anos tocando várias guitarras, desde Jennifer até Fender American, em minha opinião de hobbysta, o que muda radicalmente o timbre final é o amplificador. Logo em seguida o captador. Depois a construção (como o Grassi exemplificou: acústica e sólida). Lá pelas últimas eu citaria a madeira em que corpo e braço foram feitas. Madeira influencia no som? Sim, mas proporcionalmente não deveria gerar toda essa confusão que gera.
@@SGTGuitarsA proposta dos IR é simular com a máxima fidelidade possível o timbre que o amplificador oferece, como falantes e circuito transistor ou valvulado. E entre eles a diferença é absurda. E, mais uma vez, em nada estamos falando de madeira aqui, pois o que radicalmente muda a sonoridade que ouvimos, em primeiro lugar, é em qual amplificador plugamos o instrumento. Depois vem as outras variáveis.
Boa tarde , fiz uma tele com corpo de caxeta e tampo de roxinho, braço de caxeta , escala de cumarú , caps hambucker wilkinson, e o timbre é muito bom .
Tive um Golden bl920, meu primeiro baixo. Coloquei captação e circuito EMG ativo. Um captador P e um J. E nao soava nem perto do Fodera do Victor Wooten rs. Não tinha grave pedado, mesmo adicionando pelo circuito. Empurrava mais grave, mas ainda falta q algo no som. Madeira faz diferenca sim. Soma ao conjunto.
que excelente cara! poxa pra perceber a diferença de sons de madeira esta na convivencia e anos no instrumento. sem contar que madeira nao muda so no timbre.mas na tonalidade, na estabilidade, no seu jeito de tocar. a madeira influencia 100% sim
pra mim em relação ao timbre, pouco importa a madeira, eu dou mais impotância na madeira o quanto ela aguenta na estrutura do instrumento. Isso tudo pq a guitarra é elétrica então é óbvio e claro que o captador vai influenciar muito mais do que a madeira
Madeira influencia e muito! Os captadores captam vibrações mas quem vibra é a madeira e essa vibração gerada pode ser boa ou ruim, pode ter sustentação ou não, etc.
👏👏👏👏se estiver havendo sustein reverberação na madeira, mesmo que pouco, as cordas vão responder, consequentemente os captadores vão captar essa resposta. Pode ser pouco, mas será uma diferença que terá efeito no resultado final.
Isso é óbvio, mas se a madeira não vibrar junto não haverá sustentação. Antigamente fazíamos uma brincadeira de colocar os dentes no headstock pra sentir o "tremor" da madeira nos dentes. Por isso que a construção do instrumento tem que ser bem feita e bem rígida. Se você afrouxar os parafusos do braço ele vai amortecer a vibração das cordas ao invés de vibrar com elas. É um efeito simples, ou vibra junto ou interrompe a vibração.
👏👏👏👏👏 é só construir uma strato, mas com escala do tamanho da Gibson, mas coloque os humbuckers e veja se vão soar como a Gibson no formato Lea paul. Vão ficar " parecido, mas não igual. Sucesso, saúde e trabalho para todos!
Concordo que a madeira mude o timbre da guitarra, mas como o Robson mesmo falou, em uma prancha de mogno que faz 10 guitarras, todas terão timbre diferente. Existe um meio objetivo de saber qual o timbre que cada pedaço vai produzir? Não? Então eu não pagarei a mais por uma coisa que eu não sei que efeito tem. Em relação a estabilidade do instrumento a madeira é muito mais importante. E particularmente eu acredito que captação tem uma influência mais nítida em relação a madeira. É mais fácil chegar num timbre específico mudando os captadores ou mudando o corpo de uma guitarra? É bem fácil saber a aplicação de um captador de alnico V em relação a um cerâmico. Agora, quantos conseguem dizer que timbre produz um corpo de strato em cedro rosa em relação a um de amieiro?
Muda o SOM si, mas não o Timbre. Se você pegar duas tabuas de madeira e bater nelas o som vai diferentes, mesmo que seja da mesma madeira, ou seja cada guitarra vai ter um som. Porém mesmo que mude o som, os captadores não captam SOM, eles captam apenas as interferência eletromagnética no campo magnético. Os captadores são surdos para o SOM da madeira. Mesmo os piezos elétricos (captadores de rastilho dos violões) que captam a vibração do rastilho e da madeira do instrumento (superfícies de contato) não conseguem captar toda a diferença entre as madeiras de um violão. A madeira só influencia no som se for captada por microfone. A madeira sim é importante para a fabricação, estabilidade, conforto (peso do instrumento e equilíbrio entre braço e corpo) e estética apenas.
O conjunto todo influencia: desde a cabeça do do guitarrista -> dedos > cordas > guitarra (madeira +caps+ponte+construção) > cabos > ampli/simuladores de amplis.
Ja tive mais de 30 guitarras de todas as madeiras , mogno, basswood, cedro compacto, e testei varios tipos de captadores de renome, mas sempre a madeira tem seu timbre, a madeira e muito importante para um timbre top, quem fala que nao e porque nao tem experiencia nenhuma com instrumentos bons....
Pois é, quem fabrica instrumento conhece a característica da madeira e esta li diariamente trabalhando com ela e vendo resultados de milhares dela de perto, por isso quando se tem experiência sobre o assunto tem condições de discutir sobre o mesmo. A diferença de um construtor e um guitarrista que nunca construiu é a experiência em trabalhar com a madeira crua, sem tintas, vernizes e nada mais.
Você está enganado amigo! Você chegou a assistir o vídeo? Acredito que tenha comentado só por ter visto a capa. Te convido a assistir inteiro, está bem esclarecedor! Grande abraço!
@@SGTGuitars assisti tudo sim..... O entrevistado é fabricante.... E ele falou que madeira influencia....mas não entenda mal...não vejo problema em ele defender essa teoria....
@@JoaoFerreira-kt2gf exatamente, amigo. Já vi o dono da PRS defender o mesmo, também por esse motivo: conveniência e tentativa de valorizar ainda mais seus produtos. É no mínimo MUITO ingênuo quem pensa que o Paul Reed Smith (cujas guitarras têm uma das médias de preço mais altas) vai afirmar que madeira não influencia no timbre e que é possível alcançar bons resultados com instrumentos de madeira "menos nobre" mas usando ferragens e componentes elétricos premium hehe
Tem diferenças de como a madeira influência de acordo com cada tipo de construção eu penso, tenho 3 guitarras, uma les paul uma strat e uma tele. Gosto muito de tocar elas desplugadas e cada uma tem um som muito diferente, minha les paul tem muito som que parece vir do meio do corpo, já a strat parece soar do encaixe do braço em direção ao headstock, já a tele toda tem som. Ligadas são outra delícia.
O que nos espanta nessas discussões são pessoas que nunca construíram, testaram 6 dúzia de guitarras, viram um video testando 2 guitarras, mas julgam como se houvesse uma vasta experiência como construtor. Como o Robson disse, se não influencia pq nao usamos PINUS nas guitarras que seria muito mais barata? Pq a PRS compra fazendas brasileiras, pq Mogno tem extração proibida e diversas madeiras também? Será que toda indústria ta errada e o especialista de comentários está certo? É um assunto completo, e vai muito mais além do que um vídeo de comparação entre 2 instrumentos apenas.
Madeira muda o timbre ? Sim, faz uma diferença danada, é por isso que a guitarra do Nile Rodgers no Daft Punk tem o timbre mais estalado e mais Phoda de Strato que já ouvi, é porque é feita com o bloco de Acrílico transparente de madeira nobre selecionada das melhores Florestas de Árvores Acrílicas do planeta, como se pode notar, mudou muito mesmo o timbre 😄
Olha gente, eu quero dizer que a madeira muda sim o son da guitarra, eu tinha uma guitarra de escala clara, eu mandei fazer um braço de Ébano escala escura e mudou o son, ficou lindo, por isso que falei pra vocês que a madeira influencia sim na qualidade do son
Primeiro lugar, parabéns pelo canal, sempre trazendo conteúdo interessante! Segundo lugar, a madeira influencia sim no timbre, mas dentro um conjunto de outros fatores, como o Sérgio falou. Também tem o fato de que algumas pessoas tem o ouvido mais sensível e conseguem distinguir sons e timbres mais do que outras. Terceiro lugar, as guitarras SGT são ótimas, já toquei numa de um amigo e era fantástica, uma strato muito bonita. Quando tiver grana, penso em adquirir uma!
Cade os profetas do 1º Captadores 2:10? kakakakkakakaka Só quem não nunca construiu, ou seja os lçeigos dizem que madeira não influencia, ótima entrevista Grassi kkkkkkkkkk
Eu vi essas guitarras da sgt, elas estão muito além dessas guitarras de marcas estrangeiras, são guitarras muito bem construídas, se eu tivesse dinheiro compraria uma e morria com ela, não trocava por guitarra nenhuma, não sou idólatra de guitarras estrangeiras, eu uso aquilo que agrada meus ouvidos e minha pegada. Sobre o assunto, as melhores madeiras que já vi são adirondack e sitika, essas pra mim são as melhores para tampo de violão, já na guitarra não faço ideia.
@@SergioGrassiLuthier é o meu pensamento! Tem uma galera colocando só cordas e captadores sem corpo e provando que o som é igual, mas edição é phoda, tenho várias guitarras e elas variam, será que é só captação? Acredito na vibração na madeira, é perceptível até com a guita desligada.
Basta tocar com as diferentes guitarras desligadas pra conferir… Se a pessoa não consegue perceber a diferença de timbre entre Alder, Mogno, Basswood… É porque tem limitações!
Tem diferença sim.... porém há quem vá preferir o basswood....o problema todo é que o basswood foi abominado durante anos,como madeira ruim e barata.... até a hora que começaram a chegar guitarras chinesas boas e bem construídas com basswood.... aí as grandes marcas de sentiram a vontade em dizer que é bom....e até começaram a usar..... Tudo é negócio....
@@SergioGrassiLuthier sim..,o que quero dizer,foi que durante anos, tentaram nós convencer que não....até eu acreditava.... Até que, um belo dia, lá nos anos 90, caiu uma Tagima feita em marupá.....quando ouvi o timbre,não acreditei..... Tem muito mito que está caindo aos poucos.... Agora é a vez dos captadores....tem o dono de uma empresa nacional,que está fazendo vários vídeos,falando mal dos chineses... Mas é puro desespero...pois custam 1/3 do preço e entregam o mesmo timbre....
O que influencia realmente é o formato da guitar junto com a captação. Madeira é gosto. Toquei em escala clara e escala escura e percebi mais diferença de peso do que de som.
Influencia, se até o material e a espessura da palheta influencia, imagina a madeira. E um instrumento não tem exatamente o mesmo timbre de outro instrumento, as madeiras são como pessoas, cada uma tem sua digital única, até a madeira do mesmo tronco dependendo do corte e do pedaço vai soar diferente. Claro, só pessoas com ouvidos bem treinados e sensíveis, tipo ouvidos de X-Man, como os meus, podem perceber isso. Se a pessoa não tem isso vai ouvir como uma porta, rs.
Madeira faz diferença, captador faz diferença, porém o mais importante pra mim é a contrução, Guitarra que não dar regulagem nem a pau, que trasteja, o braço não responde ao tensor, construída com peças arcaicas, isso mata qualquer timbre e qualquer tocabilidade.
Sou luthier de cavacos e violões clássicos, tenho um paquímetro de plástico que está desregulado uns 0,2 mm 😅 e isso me deixa puto, e louco para comprar um paquímetro de aço, de preferencia digital.
Se tocar com um cepo de madeira de pallet da rua com a mesma captação, elétrica, distanciamentos entre captadores e braço, compradores e cordas tudo minuciosamente com o mesmo distanciamento vai soar o mesmo de tocar com uma madeira nobre. O que muda é durabilidade de conforto ao tocar. Timbre é elétrica e captação. Só muda se for acústica.
Esse papo de madeira, sempre quem defende que a madeira influência, são os construtores . Para eles valorizar o produto por conta de uma determinada madeira, para eles é compreensível.
Os construtores defendem pelo simples fato de passarem o dia todo trabalhando com madeiras, o que é muito diferente de ficar em um fórum discutindo sobre o assunto sem ter construído e trabalhado efetivamente com as madeiras. A experiência e vivência com o assunto gabarita os construtores a falar sobre o assunto. Madeiras "nobres" são mais caras, difíceis de encontrar, a grande maioria delas é controlada e nem todos os fornecedores tem autorização, ou seja, usar qualquer madeira seria muito mais fácil para os construtores. O assunto é muito complexo, mas quando você trabalha com as madeiras diariamente você consegue entender mais este universo.
@@SGTGuitarsMudar madeira faz uma diferença danada, é por isso que a guitarra do Nile Rodgers no Daft Punk tem o timbre mais estalado e mais Phoda de Strato que já ouvi, é porque é feita com o bloco de Acrílico transparente de madeira nobre selecionada das melhores Florestas de Árvores Acrílicas, como se pode notar, mudou mesmo o timbre 😄
Já fizeram vários experimentos desmistificando isso, mas a galera continua. N tem jeito. Tem um vídeo de um americano construindo a guitarra de todos os jeitos diferentes, no final o cara arma as cordas, parte elétrica e captador entre uma mesa e outra kkkkkkkk e o som é o mesmo que a guitarra normal. Mas sim, vc usar uma madeira A ou B com a mesma captação da diferença sim, confia.
Pois é, mas eu fico pensando: algumas guitarras são pintadas, outras envernizadas, está se levando em consideração essa variável para fazer essa afirmação categórica ? Outra coisa o instrumento guitarra não é acústico e sim com captação elétrica justamente por não emitir som suficiente para reverberar. Há o fato também relacionado as cordas, pontes, trastes, nut e tarrachas, está sendo considerado isso ? Transferir para a madeira a responsabilidade pelo timbre é igual a ser terraplanista.
Acho que você não viu o vídeo, apenas viu o titulo, mas o convido para trabalhar em uma fabrica, fabricar umas 100 guitarras e depois tirar sua conclusão.
O foco sempre esteve errado, o principal não é madeira, captador, marca etc... o principal antes de tudo é tocar bem o instrumento, e pra isso tem que estudar muito e com disciplina, teoria, harmonia, escalas, técnicas, etc... madeiras e acessórios sejam quais forem não vão garantir que isso aconteça e sim ajudar neste processo, o que adianta o cara ter a guitarra com madeiras da época de cristo, acessórios que valham o olho da cara e não tocar pelo menos decentemente? Tem que ser no mínimo muito bom pra não ficar pagando mico, causando vergonha alheia! O talento é muito importante, mas não é o fator decisivo para que alguém possa se desenvolver a tocar bem! Quando um "guitarrista" não toca nada, só resta pra ele ostentar marcas e acessórios mais caros e cobiçados pra sentir respeitado
Tudo influencia no timbre, umas coisas mais outras menos, o problema é que todo mundo quer ter guitarra top gastando pouco, como se só madeira e captação fosse o suficiente para vc ter uma guitarra de nível profissional
Madeira muda SIM e pra MUITO. Quem fala essa besteira é luthier que não pode ter um bom mogno e solta essa bobagem pra vender guitarra com madeira bosta pra qualquer tonto que começou a tocar ontem. Toco desde 1986, tive inúmeras guitarras, TODAS soavam diferentes. Enfim, o golpe está aí, cai quem quer. Excelente vídeo.
eu fiz teste pra cacete e a conclusão que cheguei é que a pouquíssima diferença que pode provocar é irrelevante, o que vai dar o som final do musica é o conjunto de captador pedais e amplificador, até falante é mais relevante do que madeira pro som final, principalmente quando falamos de guitarras com distorção. no mais o que madeiras diferenças causam é SENSAÇÃO DIFERENTE AO TOCAR, pq VC SENTE A MADEIRA MAIS DO QUE O CAPTADOR pq tá segurando com as mãos e encostado nela...no amplificador não muda nada que seja relevante...o tamanho do braço pode ser capaz de mudar mais o som do que o tipo de madeira. Enfim no final do dia a madeira deve ser uma preocupação em relação a durabilidade do instrumento não em relação ao som... Afinal de contas é só parar e pensar de maneira bem fria, já tem guitarra de tudo quanto é tipo de material e a tecnologia tá copiando de forma digital som de amplificador e falante e não de madeira...
Realmente, pra quem só toca com distorção, a madeira acaba influenciando menos, principalmente em high gain. Agora no Sustain ela é extremamente importante. Normalmente quem da mais importância a madeira é quem toca mais com som limpo, que é onde as nuances ficam mais evidentes. Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier eu to falando justamente do ponto de vista da grande maioria (eu acho) que sempre usa algum efeito seja ele qual for né... mas eu realmente acho que a essa altura a madeira em relação ao som não precisa ser preocupação e sim conforto tocabilidade e enfim o hardware... mas como falei né, falar disso é mexer com ego, sonho, desejo, imaginação...abraço ai.
Então, a madeira é uma das partes mais baratas do instrumento. Lembrando que não é por ser cara a madeira, que vai soar melhor. E sim o corte, tempo de secagem, etc... Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier exatamente...o lance é que existem madeiras melhores pra se TRABALHAR na hora de fazer e que são melhores pra DURABILIDADE, mas a galera finge que a vantagem é no som...é meio que isso que to falando...abraço ai Sergio...espero que as entrevistas continuem, aprendi bastante coisa vendo teu canal, obrigado.
os caras falam que a madeira influência no sustein, bom se vc faz um acorde e para AS CORDAS o SOM TAMBÉM PARA o captador não pega nada que supostamente estaria ressoando na madeira...não, o que influência no sustein é afinação, tamanho da escala, tipo de ponte, altura das cordas, esse tipo de coisa, a madeira não...e esse é um jeito pratico de ver como NO SOM a madeira não faz diferença RELEVANTE se vc para as cordas O SOM PARA. O captador não tem capacidade de pegar nada de madeira ressoando o que teria sido o som de corda que supostamente vibra na madeira... não quero parecer um hater da ideia, mas é fácil ver que não é algo RELEVANTE PRO SOM, e sim pra construção e durabilidade do instrumento.
Tudo bem? Acho que você não entendeu muito bem o que significa sustain. O Sustain é o tempo que dura uma nota depois de atacada, quanto mais tempo essa nota soar, maior será o Sustain. Quando a corda vibra, a madeira vibra junto e devolve para a corda essa vibração, realimentando-a. Também pode ser entendido como ressonância. Quanto mais essa madeira vibrar, mais vai fazer a corda vibrar, mecanicamente mesmo, que por sua vez, será entendida pelo captador como vibração que estará alterando seu campo magnético. Se você usar um material que não vibre e devolva a vibração para as cordas, o Sustain será menor. Espero ter conseguido explicar! Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier de novo relevância Sergio? Qual a variação de sustain entre as madeiras que dizem ser boas e ser ruins? De novo não quero parecer hater, mas eu tenho lido estudado e visto videos de vários cara fazendo testes e mais testes e TODOS levam ao mesmo lugar, PARA O SOM a madeira tem quase zero relevância tendo em vista tudo que vc pode fazer através de amplificador pedais e etc, então a madeira não é isso tudo PARA O SOM no final do dia. Vai ser para fabricação e durabilidade do instrumento. Outro dia um cara me disse que USANDO O ESPECTOMETRO dava pra ver...ai eu disse que se de ouvido não se ouve é irrelevante ué. Pq no final do dia a guitarra com a melhor madeira não vai dar som melhor do que a guitarra com melhor hardware CORRETO? Não tem como achar que isso é tão importante assim. Principalmente pra alguém que tem que escolher onde vai por o dinheiro. Enfim, essa discussão é daquelas que nunca vai acabar, mas é interessante ver a quais coisas as pessoas se apegam. Viu o video que deixei ai nos comentários da guitarra sem corpo?
@@SergioGrassiLuthier voltando ao sustain eu aposto que altura de corda influência muito mais do que tipo de madeira... Tipo de ponte também, tamanho do braço, tudo isso acho que tem muito mais a ver com quanto a corda vibra do que qual madeira tá no corpo, pq guitarra de acrílico também tem sustain... Esse assunto é muito louco pq mexe com paixões e conclusões muito antigas né...parabéns pelas entrevistas, eu acho que nunca vai existir um ponto de paz nesse assunto mesmo que mostre cientificamente mas é sempre legal ver como cada um vê as coisas.
A madeira é uma das partes mais baratas em um instrumento. Captadores, ponte e tarraxas são o que encarecem um instrumento. Entender sobre qual madeira, e principalmente, qual tipo de corte da madeira vai proporcionar mais Sustain, não é questão de fé e sim um fato no qual só quem fabrica ou tem experiência com o assunto pode afirmar. O maior problema nos dias de hoje é que as pessoas estão cada vez mais se apegando a fóruns, e alguns vídeos e não confiam mais na ciência, nos especialistas, etc. Se você der uma pesquisada sobre ressonância e série harmônica, vai esclarecer muita coisa. Obrigado pela comentário! Abraço
@@SergioGrassiLuthier eu entendo Sergio, MAS, ainda assim tudo isso acaba girando em um lugar que a gente nem é capaz de ouvir, é sobre isso que eu falo, já vi gente especialista em física e luthier falando, TÁ VAMOS SER SINCEROS 5% é algo que deva ser levado em conta, pq pra ele é isso que muda de uma madeira pra outra, e por isso não se preocupa com isso e sim com qualidade pra trabalhar e durar...pq som a gente tira não importa qual seja a madeira, ou se não já tinham batido o martelo que A MELHOR MADEIRA É ESSA FAÇAM TODAS GUITARRAS COM ELA...saca...é sobre isso, sobre o quão relevante isso é no final...só isso. Obrigado pela atenção...
A madeira muda o timbre da guitarra, mas não é uma mudança tão grande assim. Se você tiver duas guitarras com uma construção exatamente igual, feita pela mesma pessoa, com a mesma parte elétrica e as mesmas regulagens, mas com madeiras diferentes, o resultado não vai ser tão diferente assim.
A questão não é o que se pensa ou se afirma sobre a influência da madeira no timbre. Até penso que influencia. Porém o fato é que não existem pesquisas científicas publicadas, com metodologia digna. No mínimo, a comparação iria requerer: vários corpos exatamente no mesmo desenho e medidas exatamente iguais, com madeiras diferentes; sendo obrigatório o teste com as exatas mesmas ferragens e elétrica. Em seguida, ser plugadas e gravadas no mesmo equipamento, mesmo ambiente, mesmo AMP, mesma configuração etc. A quem interessa isso? Apenas a nós curiosos, rs. Não haverá financiamento para tal pesquisa. A confirmação científica nunca virá.
O maior problema hoje em dia, são as pessoas que assistem um ou dois vídeos sobre o assunto e vão discutir com os especialistas que trabalharam a vida inteira na área! As pessoas precisam confiar nos especialistas! 😉👍
Pesquisas não funciona pelo seguinte, pesquisas se baseiam em 2 peças comparadas, porém madeiras mudam a densidade a cada parte, após você construir milhares de guitarras toda pesquisa q teoria cai por terra, quando você vivencia a situação diariamente toda teoria e bla bla bla cai por terra.
Se você acha que consegue perceber a diferença da espécie da madeira faça um teste cego bem elaborado e descubra de se consegue mesmo. caso contrário não da pra acreditar, ainda mais se quem ta falando é o cara que vende guitarra.
cara, madeira se mudar o timbre (não vejo diferença ) não é o que deixa o som bom ou ruim. O que é definitivo é captador e amp. Uma madeira ruim com captador bom vai soar bem em um bom amplificar. Se a madeira influenciar o maximo que vai acontecer é o som ficar diferente mas nao vai ficar nem ruim , nem bom.
@@SergioGrassiLuthier mas ficou ruim? se vc está dizendo que muda é o que eu posso concordar (até escrevi), mas vc viu nesse teste um seymour duncan soar mal ou só soar diferente?
Tinha uma PRS mod SE, na ilusão de q ela soasse como uma Usa, comprei dois pickups originais do mod Mc Carty, instalei ficou frio, opaco perdeu peso, quando toquei com uma Usa ela tinha um som maravilhoso, timbre dos sonhos muito diferente da SE, e aí?
@@marianoguitaful e ai que é só sua percepção, não significa que seja um fato. Efeito placebo é tão forte que chega a bater 30% das pessoas no teste. Além do que não sei o q vc fez na troca, as vezes vc tinha diferentes indutâncias e capacitâncias se manteve o circuito e só trocou o captador...e ainda assim não seria a madeira a causa.
Já construi inúmeros corpos de strato com diferentes tipos de madeira brasileira e a diferença de timbre e muito grande de longe a madeira brasileira que mais se aproxima do timbre clássico do Alder e o marupa porém aqui no Brasil tem se usado muito pau marfim para braços péssima ideia na minha opinião.. jacaranda é pau ferro e única opção para braços inteiros aqui no Brasil. Quem nunca colocou a mão na massa fique a vontade para discorda.
@@SergioGrassiLuthier valeu um grande abraço..olhando agora seu sobrenome lembrei que conheci um senhor em ji Paraná rondonia que se chama Jovino Grassi
@@felippeal4389 o timbre do marfim e extremamente médio agudo deixando o timbre da guitarra magro perdendo a definição ..experimente um braço de maple no marupa a diferença d timbre muito grande...e claro q não é regra tudo é questão de gosto mas pra quem é strateiro purista maple e marupa é uma boa pedida tem um vídeo no canal "loucos por guitarra " LPG.. strato de marupa mas eu estou falando de experiência própria.
A guitarra do Dave Grohl não tem som de guitarra acústica e é...rs...isso depende de onde vc liga ela, se ligar ela num equipamento high gain não vai sair som de guitarra acústica...
Se você ligar um pedal high gain num piano também não vai conseguir distinguir de um teclado. Quanto mais processado o timbre, mais ele se perde. Quando pensamos em timbre, o parâmetro sempre tem que ser o som limpo.
@@SergioGrassiLuthier a tá se for nesse caso pode até ser, mas mesmo assim ainda aposto que captador, amplificador, falantes vão fazer mais diferença do que corpo. No final do dia todo mundo devia procurar um som que gosta e uma guitarra que seja boa de ser tocada... Pq tem muita lenda nessas histórias todas pra justificar alguns absurdos que na hora do play não fazem a menor diferença pra quem escuta, tudo gira muito mais em torno de preciosismo de quem tá tocando né.
Sim.. Até falo isso no vídeo. Lembrando que não tem a ver com valor. Já tive na bancada no mesmo dia uma Squier e uma Fender American Deluxe, e a Squier era muito mais afinada, tinha mais Sustain e o timbre era muiiiiiito mais legal! Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier sim, o que eu falo é que tem gente que usa esses papo pra justificar certos valores né...mas é isso. E como dizem alguns por ai, a melhor guitarra é aquela que vc tá na mão tocando rs...FAÇAM MUSICA.
Esse vídeo do Jim Lill me fez mudar esse conceito de madeira, já estava meio convencido antes ,mas depois desse vídeo mudou mais ainda. Espero acabar com essa religião da madeira ua-cam.com/video/n02tImce3AE/v-deo.html
Então amigo, não tem nada a ver com religião, não é sobre acreditar ou não. Da mesma forma que a ciência explica vários assuntos com base na experiência dos cientistas, devemos levar em consideração os especialistas no assunto, que são músicos e luthiers experientes, que trabalharam a vida toda com instrumentos. Quando estudamos sobre determinado assunto, não dá pra ter uma conclusão com base em uma só fonte (esse vídeo no caso). Com certeza a madeira não é a mais importante no que diz respeito ao timbre final, mas é como se fosse aquele tempero que faz uma grande diferença no resultado final de um prato! Valeu, abração!
Esse vídeo pra gente não diz nada, pelo seguinte fato de que testar 1 ou duas guitarras não há gabarito para nada, como dito no video, uma mesma prancha de madeira a densidade muda totalmente, após construir dezenas/centenas de guitarras a sua percepção sonora muda e você começa a enxergar a realidade.
É óbvio que uma guitarra acústica vai soar diferente de uma elétrica. O que se discute é até que ponto uma guitarra por exemplo dia acrílico vai soar diferente de uma de madeira com a mesma captação
Esse é o ponto, se a construção, densidade dos materiais e propriedades acústicas da madeira não importam, porque uma guitarra acústica soaria diferente de uma sólida ou uma de acrílico? Dá uma estudada sobre ressonância, harmônicos primários, secundários, etc... As ondas sonoras se propagam em diferentes velocidades de acordo com os materiais que elas percorrem. Valeu, abraço!
Quanto melhor construído o instrumento, melhores são suas madeiras e maior as suas influências. A importância da madeira em instrumentos não é uma questão de opinião e sim científico. Uma pequena pesquisa você vai encontrar centenas de estudos acadêmicos provando isso. Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier também existem estudos provando que a madeira não influencia o timbre. Resta saber qual estudo está certo. A questão não é madeira e nem o tipo de madeira. E essa conversa de madeira melhor ou pior não existe, cada madeira tem suas características, não existe madeira boa ou ruim. Existe madeira da moda. O que ninguém sabe é que nosso ouvido é que muda. Um dia acordamos ouvindo tudo bonito e outros dias nada soa legal mas sempre pensamos que somos imutáveis.
A madeira influência sim. Não é um assunto que se tem opinião, como gosto musical, gosto por uma comida, ou crença por exemplo. É ciência mesmo! Não é o principal fator do timbre, porém compõe o timbre com a resposta de frequências, harmônicos secundários, ressonâncias, sustain, etc. Valeu, abraço!
Tudo bem? Então, é justamente o que falamos no vídeo, Nossa referência vem de anos de experiência, trabalhando com milhares de instrumentos, não é porque vimos apenas um vídeo que formamos nossa opinião, entendeu? Grande abraço!
@@SergioGrassiLuthier não me baseio NESSE vídeo, não gosto de falar o que sou ou o que fiz, mas já passou muita coisa pelas minhas mãos e tenho uma certa experiência com instrumentos, esse vídeo é só o “resumo” de um dos fatores! Dizer que é pq é simplesmente um vídeo e desfazer dele não é legal também, afinal o assunto de vcs também “é um vídeo”… veja o vídeo e me explica o que vc acha dele! Refute-o… Falo com todo respeito, da mesma forma que vcs são profissionais eu também sou, são opiniões… esse vídeo que na verdade é um teste REAL mostra que a madeira não influenciou no timbre final, veja o vídeo! É um teste praticamente científico!
O vídeo é raso, não deve ser levado em consideração pelo simples motivo de que, cada pedaço de madeira tem uma densidade e ressonância diferente, o som processado muda, é uma série de fatores. Já parou pra pensar pq a indústria investe tanto em procurar algumas madeiras especificas? pq a PRS, GIBSON e tantas outras marcas investem milhões em milhões na busca e cultivo de algumas madeiras em especifico? Se o Mogno é pesado pq a Gibson não usa o Alder que é super barato nos USA? Será que os técnicos da Gibsons são tão ruins assim, ou o especialista em grupo de discussão tem mais razão?
Conheço esse vídeo amigo! Se você assistiu nosso bate papo inteiro, viu que falei minha opinião, que a madeira não é o principal, mas que tem uma influência. Que essa influência depende da percepção de cada um. Cito também que se só o captador fosse o único responsável pelo timbre, uma guitarra acústica não teria som de guitarra acústica... Desculpe se fui grosseiro! Grande abraço!
Se madeira não afetasse o timbre as guitarras não seriam feitas de madeira até hj... Se a indústria ainda usa madeira é pq isso afeta o resultado final do instrumento!!
@@rodrigocarvalho1264 acrílico, e também tenho uma de madeira.. Eu DUVIDO que você acerta os segundos que muda de uma guitarra pra outra no meio da mix.. Aposto 10k
Como exemplifico no vídeo, depende muito da percepção de cada um. A clipagem que a distorção faz na onda sonora esconde muito o som proveniente da madeira, se a gravação for com guitarra limpa, a mudança é muito evidente!
Madeira nada. Gente besta que ainda acredita nisso. Kkkkkkk.....Os caras já provaram isso aí na internet..... Captador é quem capta o som e manda pra caixa. As cordas tbm interferem no timbre ....madeira é só pra vender mais caro. 🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️😸😸
Dá uma estudada sobre ressonância, série harmônica, densidade de materiais e acústica. Não acredite em dois ou três vídeos que viu na internet. A madeira não precisa ser cara para ser boa!
@@SergioGrassiLuthier tu é luthier ....Essa lenda é pra vender cara a guitarra.....conversa de que a madeira Premium.....aí a guitarra é uma facada....conversa pra boi dormir
É a mesma história da fender...Uma fender americana um absurdo.....kkkkkkkkkkkkk 🤷🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️...Guitarra nacional aqui, com captação nacional tbm....sim equivalente ou melhor que a bosta da fender....Só marketing...a pessoa compra a marca....Se eu colocar pra ti beber em dois copos diferentes, coca e Pepsi sem o nome, e tua preferência é coca, tu será capaz de dizer que a Pepsi é melhor....Não se iluda
Quase não fabrico guitarras, trabalho mais com regulagens e consertos. Já vi muita squier com mais som que fender Custom shop, não tem nada a ver com valor. Acho que respeito é o mais importante nos dias de hoje. Mas tudo bem amigo! Segue acreditando no que te faz feliz! Valeu, abraço!
👉 Curso de Regulagem de Guitarra, Violão e Contrabaixo!
sergiograssiluthier.com.br/
Cai de paraqueda neste vídeo, sou músico de estúdio ja trabalhei com milhares de instrumentos e em vários estilos, sinceramente depois de 30 anos tocando e gravando acho muito preciosismo de luthier essa história, tem dezenas de fatores que devemos levar em conta, a principal peça é e sempre será a mão e o talento do MÚSICO
Quem vende o produto sempre vai dizer que muda o timbre... pura conveniência. Abraços!
Não é nem assim amigo! Não vendo o produto e sei da influência da madeira sobre o som final do instrumento! Talvez você não tenha assistido o vídeo e só comentado porque viu a capa. Mas te convido a assistir, é bastante esclarecedor. Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier Concordo que muda o som sim, se pregar dois pedaços de madeira e bater nelas o SOM vai ser diferente sim, porém os captadores não captam som. Eles captam a interferência que a vibração das cordas causa no campo eletromagnético, sendo surdo ao SOM audível produzido pelo instrumento.
Maravilha de papo parabéns ..uso todas essas madeiras comentadas tive resultado maravilhosos ..com certeza madeira faz a diferença uma soma do resultado final do instrumento..e como colo sal no churrasco 😅😅
Com certeza! Concordo plenamente irmão! Muito obrigado mesmo, fico muito feliz que tenha gostado! Grande abraço!
Parabéns ao CEO da SGT. Exatamente isso. Eu to pra fazer um video bem completo falando sobre isso la no meu canal.
Valeu mesmo! Quando lançar me passa o link!
@@SergioGrassiLuthier Valeu Grassi. Passo sim meu amigo, pode deixar. Sou inscrito aqui no seu canal e acompanho seu ótimo trabalho.
Já há alguns anos tocando várias guitarras, desde Jennifer até Fender American, em minha opinião de hobbysta, o que muda radicalmente o timbre final é o amplificador. Logo em seguida o captador. Depois a construção (como o Grassi exemplificou: acústica e sólida). Lá pelas últimas eu citaria a madeira em que corpo e braço foram feitas. Madeira influencia no som? Sim, mas proporcionalmente não deveria gerar toda essa confusão que gera.
Com certeza! Tem uma importância, só não devemos tratar como nula! Grande abraço!
E quem não usa amplificador? a galera que usa impulse responde como fica?
@@SGTGuitarsA proposta dos IR é simular com a máxima fidelidade possível o timbre que o amplificador oferece, como falantes e circuito transistor ou valvulado. E entre eles a diferença é absurda. E, mais uma vez, em nada estamos falando de madeira aqui, pois o que radicalmente muda a sonoridade que ouvimos, em primeiro lugar, é em qual amplificador plugamos o instrumento. Depois vem as outras variáveis.
@@felippeal4389 kkkkkkkkkkk o menino começou a tocar ontem irmão
@@felippeal4389vdd falou tudo
Boa tarde , fiz uma tele com corpo de caxeta e tampo de roxinho, braço de caxeta , escala de cumarú , caps hambucker wilkinson, e o timbre é muito bom .
Muito legal! O braço de caixeta ficou estável? Valeu, abraço!
Tive um Golden bl920, meu primeiro baixo. Coloquei captação e circuito EMG ativo. Um captador P e um J. E nao soava nem perto do Fodera do Victor Wooten rs. Não tinha grave pedado, mesmo adicionando pelo circuito. Empurrava mais grave, mas ainda falta q algo no som. Madeira faz diferenca sim. Soma ao conjunto.
Com certeza! Valeu mesmo! Grande abraço!
que excelente cara! poxa pra perceber a diferença de sons de madeira esta na convivencia e anos no instrumento. sem contar que madeira nao muda so no timbre.mas na tonalidade, na estabilidade, no seu jeito de tocar. a madeira influencia 100% sim
Muito obrigado mesmo pelo comentário! Fico muito feliz! Concordo plenamente! Grande abraço! 🙏
Até que enfim. Estava de saco cheio de ouvir molequinho com a primeira Squier ficar afirmando que não muda nada.
😁😁👍👍
pra mim em relação ao timbre, pouco importa a madeira, eu dou mais impotância na madeira o quanto ela aguenta na estrutura do instrumento. Isso tudo pq a guitarra é elétrica então é óbvio e claro que o captador vai influenciar muito mais do que a madeira
Sim amigo, não sei se chegou a assistir o vídeo! Falo justamente isso! Não é O MAIS IMPORTANTE, mas tem sua importância. Valeu, abraço!
Madeira influencia e muito! Os captadores captam vibrações mas quem vibra é a madeira e essa vibração gerada pode ser boa ou ruim, pode ter sustentação ou não, etc.
Valeu mesmo! Abração
👏👏👏👏se estiver havendo sustein reverberação na madeira, mesmo que pouco, as cordas vão responder, consequentemente os captadores vão captar essa resposta. Pode ser pouco, mas será uma diferença que terá efeito no resultado final.
Isso mesmo! 🙏🙏🙏
Esse tempo todo eu achei que quem vibrava era a corda kkkkkkk
Isso é óbvio, mas se a madeira não vibrar junto não haverá sustentação. Antigamente fazíamos uma brincadeira de colocar os dentes no headstock pra sentir o "tremor" da madeira nos dentes. Por isso que a construção do instrumento tem que ser bem feita e bem rígida. Se você afrouxar os parafusos do braço ele vai amortecer a vibração das cordas ao invés de vibrar com elas. É um efeito simples, ou vibra junto ou interrompe a vibração.
👏👏👏👏👏 é só construir uma strato, mas com escala do tamanho da Gibson, mas coloque os humbuckers e veja se vão soar como a Gibson no formato Lea paul. Vão ficar " parecido, mas não igual. Sucesso, saúde e trabalho para todos!
Com certeza! Muito obrigado mesmo! Grande abraço!
Aprendi muito, parabéns! Queria estar aí e ouvir tudo na orelha!
Muito obrigado mesmo! Fico muito feliz que tenha gostado!
@@SergioGrassiLuthier Sempre quis testar o Angelim Pedra. Agora tenho uma boa referência!
👍🙏
Eu acredito que é um conjunto de obra, desde da madeira, ferragens, e elétrica, se for tudo de qualidade não tem erro
Concordo que a madeira mude o timbre da guitarra, mas como o Robson mesmo falou, em uma prancha de mogno que faz 10 guitarras, todas terão timbre diferente. Existe um meio objetivo de saber qual o timbre que cada pedaço vai produzir? Não? Então eu não pagarei a mais por uma coisa que eu não sei que efeito tem. Em relação a estabilidade do instrumento a madeira é muito mais importante. E particularmente eu acredito que captação tem uma influência mais nítida em relação a madeira. É mais fácil chegar num timbre específico mudando os captadores ou mudando o corpo de uma guitarra? É bem fácil saber a aplicação de um captador de alnico V em relação a um cerâmico. Agora, quantos conseguem dizer que timbre produz um corpo de strato em cedro rosa em relação a um de amieiro?
Com certeza! Eu costumo dizer que a madeira está para o timbre, assim como os conhecimentos estão para os alimentos. Valeu, abração!
Muda o SOM si, mas não o Timbre. Se você pegar duas tabuas de madeira e bater nelas o som vai diferentes, mesmo que seja da mesma madeira, ou seja cada guitarra vai ter um som.
Porém mesmo que mude o som, os captadores não captam SOM, eles captam apenas as interferência eletromagnética no campo magnético. Os captadores são surdos para o SOM da madeira. Mesmo os piezos elétricos (captadores de rastilho dos violões) que captam a vibração do rastilho e da madeira do instrumento (superfícies de contato) não conseguem captar toda a diferença entre as madeiras de um violão.
A madeira só influencia no som se for captada por microfone.
A madeira sim é importante para a fabricação, estabilidade, conforto (peso do instrumento e equilíbrio entre braço e corpo) e estética apenas.
O conjunto todo influencia: desde a cabeça do do guitarrista -> dedos > cordas > guitarra (madeira +caps+ponte+construção) > cabos > ampli/simuladores de amplis.
👍👍👍
Ja tive mais de 30 guitarras de todas as madeiras , mogno, basswood, cedro compacto, e testei varios tipos de captadores de renome, mas sempre a madeira tem seu timbre, a madeira e muito importante para um timbre top, quem fala que nao e porque nao tem experiencia nenhuma com instrumentos bons....
Matou, é isso mesmo.
Geralmente quem fala que influência.... é o cara que vende guitarra....
Pois é, quem fabrica instrumento conhece a característica da madeira e esta li diariamente trabalhando com ela e vendo resultados de milhares dela de perto, por isso quando se tem experiência sobre o assunto tem condições de discutir sobre o mesmo. A diferença de um construtor e um guitarrista que nunca construiu é a experiência em trabalhar com a madeira crua, sem tintas, vernizes e nada mais.
Você está enganado amigo! Você chegou a assistir o vídeo? Acredito que tenha comentado só por ter visto a capa. Te convido a assistir inteiro, está bem esclarecedor! Grande abraço!
@@SGTGuitars assisti tudo sim..... O entrevistado é fabricante.... E ele falou que madeira influencia....mas não entenda mal...não vejo problema em ele defender essa teoria....
@@JoaoFerreira-kt2gf exatamente, amigo. Já vi o dono da PRS defender o mesmo, também por esse motivo: conveniência e tentativa de valorizar ainda mais seus produtos. É no mínimo MUITO ingênuo quem pensa que o Paul Reed Smith (cujas guitarras têm uma das médias de preço mais altas) vai afirmar que madeira não influencia no timbre e que é possível alcançar bons resultados com instrumentos de madeira "menos nobre" mas usando ferragens e componentes elétricos premium hehe
Tem diferenças de como a madeira influência de acordo com cada tipo de construção eu penso, tenho 3 guitarras, uma les paul uma strat e uma tele. Gosto muito de tocar elas desplugadas e cada uma tem um som muito diferente, minha les paul tem muito som que parece vir do meio do corpo, já a strat parece soar do encaixe do braço em direção ao headstock, já a tele toda tem som. Ligadas são outra delícia.
Muito obrigado pelo comentário amigo! Grande abraço! 🙏🙏🙏
Minha opinião e o que eu OUÇO quando toco: Madeira influencia e muito no som!
👍👍👍🙏🙏🙏
O que nos espanta nessas discussões são pessoas que nunca construíram, testaram 6 dúzia de guitarras, viram um video testando 2 guitarras, mas julgam como se houvesse uma vasta experiência como construtor.
Como o Robson disse, se não influencia pq nao usamos PINUS nas guitarras que seria muito mais barata? Pq a PRS compra fazendas brasileiras, pq Mogno tem extração proibida e diversas madeiras também? Será que toda indústria ta errada e o especialista de comentários está certo?
É um assunto completo, e vai muito mais além do que um vídeo de comparação entre 2 instrumentos apenas.
🙏🙏🙏
Madeira muda o timbre ? Sim, faz uma diferença danada, é por isso que a guitarra do Nile Rodgers no Daft Punk tem o timbre mais estalado e mais Phoda de Strato que já ouvi, é porque é feita com o bloco de Acrílico transparente de madeira nobre selecionada das melhores Florestas de Árvores Acrílicas do planeta, como se pode notar, mudou muito mesmo o timbre 😄
Olha gente, eu quero dizer que a madeira muda sim o son da guitarra, eu tinha uma guitarra de escala clara, eu mandei fazer um braço de Ébano escala escura e mudou o son, ficou lindo, por isso que falei pra vocês que a madeira influencia sim na qualidade do son
👍👍👍
Primeiro lugar, parabéns pelo canal, sempre trazendo conteúdo interessante! Segundo lugar, a madeira influencia sim no timbre, mas dentro um conjunto de outros fatores, como o Sérgio falou. Também tem o fato de que algumas pessoas tem o ouvido mais sensível e conseguem distinguir sons e timbres mais do que outras. Terceiro lugar, as guitarras SGT são ótimas, já toquei numa de um amigo e era fantástica, uma strato muito bonita. Quando tiver grana, penso em adquirir uma!
Muito obrigado mesmo pelo comentário! Grande abraço! 🙏
Cade os profetas do 1º Captadores 2:10? kakakakkakakaka Só quem não nunca construiu, ou seja os lçeigos dizem que madeira não influencia, ótima entrevista Grassi kkkkkkkkkk
Valeu mesmo! Grande Abraço
Eu vi essas guitarras da sgt, elas estão muito além dessas guitarras de marcas estrangeiras, são guitarras muito bem construídas, se eu tivesse dinheiro compraria uma e morria com ela, não trocava por guitarra nenhuma, não sou idólatra de guitarras estrangeiras, eu uso aquilo que agrada meus ouvidos e minha pegada.
Sobre o assunto, as melhores madeiras que já vi são adirondack e sitika, essas pra mim são as melhores para tampo de violão, já na guitarra não faço ideia.
Muito obrigado mesmo pelo comentário! Grande abraço!
Muito obrigado pelo respeito e carinho
@@SGTGuitarsvcs não vendem mais aquela SG? Uma preta que era animal
@@youtubbeisshit sim vendemos, mas todos os nossos modelos fabricamos sob encomenda, ela está em nosso site e você pode customizar ainda
mas de madeiras difenrentes maciças, dão diferença?
Dão sim! É sutil, porém tem sim! Grande abraço!
@@SergioGrassiLuthier é o meu pensamento! Tem uma galera colocando só cordas e captadores sem corpo e provando que o som é igual, mas edição é phoda, tenho várias guitarras e elas variam, será que é só captação? Acredito na vibração na madeira, é perceptível até com a guita desligada.
👍👍👍
Basta tocar com as diferentes guitarras desligadas pra conferir… Se a pessoa não consegue perceber a diferença de timbre entre Alder, Mogno, Basswood… É porque tem limitações!
👍👍👍
Tem diferença sim.... porém há quem vá preferir o basswood....o problema todo é que o basswood foi abominado durante anos,como madeira ruim e barata.... até a hora que começaram a chegar guitarras chinesas boas e bem construídas com basswood.... aí as grandes marcas de sentiram a vontade em dizer que é bom....e até começaram a usar.....
Tudo é negócio....
Não é porque uma madeira é cara, que necessariamente seja melhor. Tem madeiras baratas que dão ótimos instrumentos!
@@SergioGrassiLuthier sim..,o que quero dizer,foi que durante anos, tentaram nós convencer que não....até eu acreditava.... Até que, um belo dia, lá nos anos 90, caiu uma Tagima feita em marupá.....quando ouvi o timbre,não acreditei..... Tem muito mito que está caindo aos poucos.... Agora é a vez dos captadores....tem o dono de uma empresa nacional,que está fazendo vários vídeos,falando mal dos chineses...
Mas é puro desespero...pois custam 1/3 do preço e entregam o mesmo timbre....
É só ver o que a física como ciência explica. A madeira é um elemento neutro ao campo eletromagnético e não emite som.
Sim, ela é um elemento neutro aí como magnético. Porém a mesma ciência e física, explicam a ressonância dos materiais, série harmônica, etc...
O que influencia realmente é o formato da guitar junto com a captação. Madeira é gosto. Toquei em escala clara e escala escura e percebi mais diferença de peso do que de som.
Daqui a pouco vão colocar madeirite nas guitars kkkkkkkk
Depende muito da percepção de cada um! 👍👍👍
Influencia, se até o material e a espessura da palheta influencia, imagina a madeira. E um instrumento não tem exatamente o mesmo timbre de outro instrumento, as madeiras são como pessoas, cada uma tem sua digital única, até a madeira do mesmo tronco dependendo do corte e do pedaço vai soar diferente. Claro, só pessoas com ouvidos bem treinados e sensíveis, tipo ouvidos de X-Man, como os meus, podem perceber isso. Se a pessoa não tem isso vai ouvir como uma porta, rs.
😁😁😁👍👍👍🙏🙏🙏
Mas e verdade mesmo eu tinha uma de corpo de compensado que não tinha grave realmente influência
Com certeza! 👍👍👍🙏🙏🙏
Madeira faz diferença, captador faz diferença, porém o mais importante pra mim é a contrução, Guitarra que não dar regulagem nem a pau, que trasteja, o braço não responde ao tensor, construída com peças arcaicas, isso mata qualquer timbre e qualquer tocabilidade.
Com certeza! 👍👍👍
Ele falou do Malagoli, ele não acredita ...kkkkk
Pra mim, o Captador está para a guitarra como o microfone está para o cantor.
Sim! 👍👍👍
Eu fiz um braço de macanaíba, é escala em brauna
Que legal! Você gostou do resultado? Abração
Sou luthier de cavacos e violões clássicos, tenho um paquímetro de plástico que está desregulado uns 0,2 mm 😅 e isso me deixa puto, e louco para comprar um paquímetro de aço, de preferencia digital.
😁😁👍👍
Se tocar com um cepo de madeira de pallet da rua com a mesma captação, elétrica, distanciamentos entre captadores e braço, compradores e cordas tudo minuciosamente com o mesmo distanciamento vai soar o mesmo de tocar com uma madeira nobre. O que muda é durabilidade de conforto ao tocar. Timbre é elétrica e captação. Só muda se for acústica.
Aham
Esse papo de madeira, sempre quem defende que a madeira influência, são os construtores . Para eles valorizar o produto por conta de uma determinada madeira, para eles é compreensível.
Os construtores defendem pelo simples fato de passarem o dia todo trabalhando com madeiras, o que é muito diferente de ficar em um fórum discutindo sobre o assunto sem ter construído e trabalhado efetivamente com as madeiras. A experiência e vivência com o assunto gabarita os construtores a falar sobre o assunto. Madeiras "nobres" são mais caras, difíceis de encontrar, a grande maioria delas é controlada e nem todos os fornecedores tem autorização, ou seja, usar qualquer madeira seria muito mais fácil para os construtores. O assunto é muito complexo, mas quando você trabalha com as madeiras diariamente você consegue entender mais este universo.
@@SGTGuitarsinteressante que existem construtores que falam diferente! Mas vc parece bem bravo por ser “contrariado”… relax Bro! São opiniões!
@@SGTGuitarsMudar madeira faz uma diferença danada, é por isso que a guitarra do Nile Rodgers no Daft Punk tem o timbre mais estalado e mais Phoda de Strato que já ouvi, é porque é feita com o bloco de Acrílico transparente de madeira nobre selecionada das melhores Florestas de Árvores Acrílicas, como se pode notar, mudou mesmo o timbre 😄
Já fizeram vários experimentos desmistificando isso, mas a galera continua. N tem jeito. Tem um vídeo de um americano construindo a guitarra de todos os jeitos diferentes, no final o cara arma as cordas, parte elétrica e captador entre uma mesa e outra kkkkkkkk e o som é o mesmo que a guitarra normal. Mas sim, vc usar uma madeira A ou B com a mesma captação da diferença sim, confia.
Pra quem quiser ver ua-cam.com/video/n02tImce3AE/v-deo.htmlsi=TmX9Vvod4boggmgv
Pois é, mas eu fico pensando: algumas guitarras são pintadas, outras envernizadas, está se levando em consideração essa variável para fazer essa afirmação categórica ? Outra coisa o instrumento guitarra não é acústico e sim com captação elétrica justamente por não emitir som suficiente para reverberar. Há o fato também relacionado as cordas, pontes, trastes, nut e tarrachas, está sendo considerado isso ? Transferir para a madeira a responsabilidade pelo timbre é igual a ser terraplanista.
Amigo, você assistiu o vídeo ou só leu o título da capa?
Acho que você não viu o vídeo, apenas viu o titulo, mas o convido para trabalhar em uma fabrica, fabricar umas 100 guitarras e depois tirar sua conclusão.
O foco sempre esteve errado, o principal não é madeira, captador, marca etc... o principal antes de tudo é tocar bem o instrumento, e pra isso tem que estudar muito e com disciplina, teoria, harmonia, escalas, técnicas, etc... madeiras e acessórios sejam quais forem não vão garantir que isso aconteça e sim ajudar neste processo, o que adianta o cara ter a guitarra com madeiras da época de cristo, acessórios que valham o olho da cara e não tocar pelo menos decentemente? Tem que ser no mínimo muito bom pra não ficar pagando mico, causando vergonha alheia! O talento é muito importante, mas não é o fator decisivo para que alguém possa se desenvolver a tocar bem! Quando um "guitarrista" não toca nada, só resta pra ele ostentar marcas e acessórios mais caros e cobiçados pra sentir respeitado
Tudo influencia no timbre, umas coisas mais outras menos, o problema é que todo mundo quer ter guitarra top gastando pouco, como se só madeira e captação fosse o suficiente para vc ter uma guitarra de nível profissional
👍👍👍
Madeira muda SIM e pra MUITO. Quem fala essa besteira é luthier que não pode ter um bom mogno e solta essa bobagem pra vender guitarra com madeira bosta pra qualquer tonto que começou a tocar ontem. Toco desde 1986, tive inúmeras guitarras, TODAS soavam diferentes. Enfim, o golpe está aí, cai quem quer. Excelente vídeo.
Valeu mesmo! Grande abraço!
eu fiz teste pra cacete e a conclusão que cheguei é que a pouquíssima diferença que pode provocar é irrelevante, o que vai dar o som final do musica é o conjunto de captador pedais e amplificador, até falante é mais relevante do que madeira pro som final, principalmente quando falamos de guitarras com distorção.
no mais o que madeiras diferenças causam é SENSAÇÃO DIFERENTE AO TOCAR, pq VC SENTE A MADEIRA MAIS DO QUE O CAPTADOR pq tá segurando com as mãos e encostado nela...no amplificador não muda nada que seja relevante...o tamanho do braço pode ser capaz de mudar mais o som do que o tipo de madeira.
Enfim no final do dia a madeira deve ser uma preocupação em relação a durabilidade do instrumento não em relação ao som...
Afinal de contas é só parar e pensar de maneira bem fria, já tem guitarra de tudo quanto é tipo de material e a tecnologia tá copiando de forma digital som de amplificador e falante e não de madeira...
Realmente, pra quem só toca com distorção, a madeira acaba influenciando menos, principalmente em high gain. Agora no Sustain ela é extremamente importante. Normalmente quem da mais importância a madeira é quem toca mais com som limpo, que é onde as nuances ficam mais evidentes. Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier eu to falando justamente do ponto de vista da grande maioria (eu acho) que sempre usa algum efeito seja ele qual for né...
mas eu realmente acho que a essa altura a madeira em relação ao som não precisa ser preocupação e sim conforto tocabilidade e enfim o hardware...
mas como falei né, falar disso é mexer com ego, sonho, desejo, imaginação...abraço ai.
Então, a madeira é uma das partes mais baratas do instrumento. Lembrando que não é por ser cara a madeira, que vai soar melhor. E sim o corte, tempo de secagem, etc... Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier exatamente...o lance é que existem madeiras melhores pra se TRABALHAR na hora de fazer e que são melhores pra DURABILIDADE, mas a galera finge que a vantagem é no som...é meio que isso que to falando...abraço ai Sergio...espero que as entrevistas continuem, aprendi bastante coisa vendo teu canal, obrigado.
os caras falam que a madeira influência no sustein, bom se vc faz um acorde e para AS CORDAS o SOM TAMBÉM PARA o captador não pega nada que supostamente estaria ressoando na madeira...não, o que influência no sustein é afinação, tamanho da escala, tipo de ponte, altura das cordas, esse tipo de coisa, a madeira não...e esse é um jeito pratico de ver como NO SOM a madeira não faz diferença RELEVANTE se vc para as cordas O SOM PARA. O captador não tem capacidade de pegar nada de madeira ressoando o que teria sido o som de corda que supostamente vibra na madeira...
não quero parecer um hater da ideia, mas é fácil ver que não é algo RELEVANTE PRO SOM, e sim pra construção e durabilidade do instrumento.
Tudo bem? Acho que você não entendeu muito bem o que significa sustain. O Sustain é o tempo que dura uma nota depois de atacada, quanto mais tempo essa nota soar, maior será o Sustain. Quando a corda vibra, a madeira vibra junto e devolve para a corda essa vibração, realimentando-a. Também pode ser entendido como ressonância. Quanto mais essa madeira vibrar, mais vai fazer a corda vibrar, mecanicamente mesmo, que por sua vez, será entendida pelo captador como vibração que estará alterando seu campo magnético. Se você usar um material que não vibre e devolva a vibração para as cordas, o Sustain será menor. Espero ter conseguido explicar! Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier de novo relevância Sergio? Qual a variação de sustain entre as madeiras que dizem ser boas e ser ruins?
De novo não quero parecer hater, mas eu tenho lido estudado e visto videos de vários cara fazendo testes e mais testes e TODOS levam ao mesmo lugar, PARA O SOM a madeira tem quase zero relevância tendo em vista tudo que vc pode fazer através de amplificador pedais e etc, então a madeira não é isso tudo PARA O SOM no final do dia.
Vai ser para fabricação e durabilidade do instrumento.
Outro dia um cara me disse que USANDO O ESPECTOMETRO dava pra ver...ai eu disse que se de ouvido não se ouve é irrelevante ué.
Pq no final do dia a guitarra com a melhor madeira não vai dar som melhor do que a guitarra com melhor hardware CORRETO?
Não tem como achar que isso é tão importante assim. Principalmente pra alguém que tem que escolher onde vai por o dinheiro.
Enfim, essa discussão é daquelas que nunca vai acabar, mas é interessante ver a quais coisas as pessoas se apegam.
Viu o video que deixei ai nos comentários da guitarra sem corpo?
@@SergioGrassiLuthier voltando ao sustain eu aposto que altura de corda influência muito mais do que tipo de madeira...
Tipo de ponte também, tamanho do braço, tudo isso acho que tem muito mais a ver com quanto a corda vibra do que qual madeira tá no corpo, pq guitarra de acrílico também tem sustain...
Esse assunto é muito louco pq mexe com paixões e conclusões muito antigas né...parabéns pelas entrevistas, eu acho que nunca vai existir um ponto de paz nesse assunto mesmo que mostre cientificamente mas é sempre legal ver como cada um vê as coisas.
A madeira é uma das partes mais baratas em um instrumento. Captadores, ponte e tarraxas são o que encarecem um instrumento. Entender sobre qual madeira, e principalmente, qual tipo de corte da madeira vai proporcionar mais Sustain, não é questão de fé e sim um fato no qual só quem fabrica ou tem experiência com o assunto pode afirmar. O maior problema nos dias de hoje é que as pessoas estão cada vez mais se apegando a fóruns, e alguns vídeos e não confiam mais na ciência, nos especialistas, etc. Se você der uma pesquisada sobre ressonância e série harmônica, vai esclarecer muita coisa. Obrigado pela comentário! Abraço
@@SergioGrassiLuthier eu entendo Sergio, MAS, ainda assim tudo isso acaba girando em um lugar que a gente nem é capaz de ouvir, é sobre isso que eu falo, já vi gente especialista em física e luthier falando, TÁ VAMOS SER SINCEROS 5% é algo que deva ser levado em conta, pq pra ele é isso que muda de uma madeira pra outra, e por isso não se preocupa com isso e sim com qualidade pra trabalhar e durar...pq som a gente tira não importa qual seja a madeira, ou se não já tinham batido o martelo que A MELHOR MADEIRA É ESSA FAÇAM TODAS GUITARRAS COM ELA...saca...é sobre isso, sobre o quão relevante isso é no final...só isso.
Obrigado pela atenção...
A madeira muda o timbre da guitarra, mas não é uma mudança tão grande assim. Se você tiver duas guitarras com uma construção exatamente igual, feita pela mesma pessoa, com a mesma parte elétrica e as mesmas regulagens, mas com madeiras diferentes, o resultado não vai ser tão diferente assim.
A questão não é o que se pensa ou se afirma sobre a influência da madeira no timbre. Até penso que influencia. Porém o fato é que não existem pesquisas científicas publicadas, com metodologia digna.
No mínimo, a comparação iria requerer: vários corpos exatamente no mesmo desenho e medidas exatamente iguais, com madeiras diferentes; sendo obrigatório o teste com as exatas mesmas ferragens e elétrica. Em seguida, ser plugadas e gravadas no mesmo equipamento, mesmo ambiente, mesmo AMP, mesma configuração etc.
A quem interessa isso? Apenas a nós curiosos, rs. Não haverá financiamento para tal pesquisa. A confirmação científica nunca virá.
O maior problema hoje em dia, são as pessoas que assistem um ou dois vídeos sobre o assunto e vão discutir com os especialistas que trabalharam a vida inteira na área! As pessoas precisam confiar nos especialistas! 😉👍
Pesquisas não funciona pelo seguinte, pesquisas se baseiam em 2 peças comparadas, porém madeiras mudam a densidade a cada parte, após você construir milhares de guitarras toda pesquisa q teoria cai por terra, quando você vivencia a situação diariamente toda teoria e bla bla bla cai por terra.
Renatinho Stauros fez quase isso e a conclusão que ele chegou é que a influência é mínima.
Se você acha que consegue perceber a diferença da espécie da madeira faça um teste cego bem elaborado e descubra de se consegue mesmo. caso contrário não da pra acreditar, ainda mais se quem ta falando é o cara que vende guitarra.
Amigo, a madeira é a parte mais barata do instrumento. Acho que o vídeo está bem explicativo sobre o assunto. Valeu, abraço!
cara, madeira se mudar o timbre (não vejo diferença ) não é o que deixa o som bom ou ruim. O que é definitivo é captador e amp. Uma madeira ruim com captador bom vai soar bem em um bom amplificar. Se a madeira influenciar o maximo que vai acontecer é o som ficar diferente mas nao vai ficar nem ruim , nem bom.
Tudo bem? Você já fez esse teste? Nós já fizemos! Já instalei o mesmo captador em diversos instrumentos! Nunca o resultado vou o mesmo! Abraço
@@SergioGrassiLuthier mas ficou ruim? se vc está dizendo que muda é o que eu posso concordar (até escrevi), mas vc viu nesse teste um seymour duncan soar mal ou só soar diferente?
Já teve casos que um Seymour Duncan soou opaco, sem definição ou sustain sim.
Tinha uma PRS mod SE, na ilusão de q ela soasse como uma Usa, comprei dois pickups originais do mod Mc Carty, instalei ficou frio, opaco perdeu peso, quando toquei com uma Usa ela tinha um som maravilhoso, timbre dos sonhos muito diferente da SE, e aí?
@@marianoguitaful e ai que é só sua percepção, não significa que seja um fato. Efeito placebo é tão forte que chega a bater 30% das pessoas no teste. Além do que não sei o q vc fez na troca, as vezes vc tinha diferentes indutâncias e capacitâncias se manteve o circuito e só trocou o captador...e ainda assim não seria a madeira a causa.
Já construi inúmeros corpos de strato com diferentes tipos de madeira brasileira e a diferença de timbre e muito grande de longe a madeira brasileira que mais se aproxima do timbre clássico do Alder e o marupa porém aqui no Brasil tem se usado muito pau marfim para braços péssima ideia na minha opinião.. jacaranda é pau ferro e única opção para braços inteiros aqui no Brasil. Quem nunca colocou a mão na massa fique a vontade para discorda.
Muito obrigado mesmo Reginaldo pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência com a gente! Grande abraço amigo!
@@SergioGrassiLuthier valeu um grande abraço..olhando agora seu sobrenome lembrei que conheci um senhor em ji Paraná rondonia que se chama Jovino Grassi
Esclareça o porquê de marfim ser uma péssima ideia, por favor.
@@felippeal4389 o timbre do marfim e extremamente médio agudo deixando o timbre da guitarra magro perdendo a definição ..experimente um braço de maple no marupa a diferença d timbre muito grande...e claro q não é regra tudo é questão de gosto mas pra quem é strateiro purista maple e marupa é uma boa pedida tem um vídeo no canal "loucos por guitarra " LPG.. strato de marupa mas eu estou falando de experiência própria.
A guitarra do Dave Grohl não tem som de guitarra acústica e é...rs...isso depende de onde vc liga ela, se ligar ela num equipamento high gain não vai sair som de guitarra acústica...
Se você ligar um pedal high gain num piano também não vai conseguir distinguir de um teclado. Quanto mais processado o timbre, mais ele se perde. Quando pensamos em timbre, o parâmetro sempre tem que ser o som limpo.
@@SergioGrassiLuthier a tá se for nesse caso pode até ser, mas mesmo assim ainda aposto que captador, amplificador, falantes vão fazer mais diferença do que corpo.
No final do dia todo mundo devia procurar um som que gosta e uma guitarra que seja boa de ser tocada...
Pq tem muita lenda nessas histórias todas pra justificar alguns absurdos que na hora do play não fazem a menor diferença pra quem escuta, tudo gira muito mais em torno de preciosismo de quem tá tocando né.
Sim.. Até falo isso no vídeo. Lembrando que não tem a ver com valor. Já tive na bancada no mesmo dia uma Squier e uma Fender American Deluxe, e a Squier era muito mais afinada, tinha mais Sustain e o timbre era muiiiiiito mais legal! Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier sim, o que eu falo é que tem gente que usa esses papo pra justificar certos valores né...mas é isso.
E como dizem alguns por ai, a melhor guitarra é aquela que vc tá na mão tocando rs...FAÇAM MUSICA.
Esse vídeo do Jim Lill me fez mudar esse conceito de madeira, já estava meio convencido antes ,mas depois desse vídeo mudou mais ainda. Espero acabar com essa religião da madeira ua-cam.com/video/n02tImce3AE/v-deo.html
Então amigo, não tem nada a ver com religião, não é sobre acreditar ou não. Da mesma forma que a ciência explica vários assuntos com base na experiência dos cientistas, devemos levar em consideração os especialistas no assunto, que são músicos e luthiers experientes, que trabalharam a vida toda com instrumentos. Quando estudamos sobre determinado assunto, não dá pra ter uma conclusão com base em uma só fonte (esse vídeo no caso). Com certeza a madeira não é a mais importante no que diz respeito ao timbre final, mas é como se fosse aquele tempero que faz uma grande diferença no resultado final de um prato! Valeu, abração!
Esse vídeo pra gente não diz nada, pelo seguinte fato de que testar 1 ou duas guitarras não há gabarito para nada, como dito no video, uma mesma prancha de madeira a densidade muda totalmente, após construir dezenas/centenas de guitarras a sua percepção sonora muda e você começa a enxergar a realidade.
É óbvio que uma guitarra acústica vai soar diferente de uma elétrica. O que se discute é até que ponto uma guitarra por exemplo dia acrílico vai soar diferente de uma de madeira com a mesma captação
Esse é o ponto, se a construção, densidade dos materiais e propriedades acústicas da madeira não importam, porque uma guitarra acústica soaria diferente de uma sólida ou uma de acrílico? Dá uma estudada sobre ressonância, harmônicos primários, secundários, etc... As ondas sonoras se propagam em diferentes velocidades de acordo com os materiais que elas percorrem. Valeu, abraço!
A madeira só influencia o timbre quando a guitarra é mal construída. Quando a guitarra não tem boa construção até o escudo influencia o timbre.
Quanto melhor construído o instrumento, melhores são suas madeiras e maior as suas influências. A importância da madeira em instrumentos não é uma questão de opinião e sim científico. Uma pequena pesquisa você vai encontrar centenas de estudos acadêmicos provando isso. Valeu, abraço!
@@SergioGrassiLuthier também existem estudos provando que a madeira não influencia o timbre. Resta saber qual estudo está certo. A questão não é madeira e nem o tipo de madeira. E essa conversa de madeira melhor ou pior não existe, cada madeira tem suas características, não existe madeira boa ou ruim. Existe madeira da moda. O que ninguém sabe é que nosso ouvido é que muda. Um dia acordamos ouvindo tudo bonito e outros dias nada soa legal mas sempre pensamos que somos imutáveis.
Eu sou 100 % de que madeira não influencia na guitarra e contrabaixo, em outros instrumentos sim .....
A madeira influência sim. Não é um assunto que se tem opinião, como gosto musical, gosto por uma comida, ou crença por exemplo. É ciência mesmo! Não é o principal fator do timbre, porém compõe o timbre com a resposta de frequências, harmônicos secundários, ressonâncias, sustain, etc. Valeu, abraço!
Quem fala isto é o Malagoli, equivocado, madeira vale muito no timbre
O o Braço em três peças, é bem pior que o feito em uma.
PÔ...MAS TODO MUNDO SABE QUE ESSE LANCE DE MADEIRA NÃO ENFLUENCIAR NÃO TEM A VER COM GUITARRA ACUSTICA.
Madeira faz diferença mesmo?!?
ua-cam.com/video/n02tImce3AE/v-deo.html
Tudo bem? Então, é justamente o que falamos no vídeo, Nossa referência vem de anos de experiência, trabalhando com milhares de instrumentos, não é porque vimos apenas um vídeo que formamos nossa opinião, entendeu? Grande abraço!
@@SergioGrassiLuthier não me baseio NESSE vídeo, não gosto de falar o que sou ou o que fiz, mas já passou muita coisa pelas minhas mãos e tenho uma certa experiência com instrumentos, esse vídeo é só o “resumo” de um dos fatores! Dizer que é pq é simplesmente um vídeo e desfazer dele não é legal também, afinal o assunto de vcs também “é um vídeo”… veja o vídeo e me explica o que vc acha dele! Refute-o…
Falo com todo respeito, da mesma forma que vcs são profissionais eu também sou, são opiniões… esse vídeo que na verdade é um teste REAL mostra que a madeira não influenciou no timbre final, veja o vídeo! É um teste praticamente científico!
O vídeo é raso, não deve ser levado em consideração pelo simples motivo de que, cada pedaço de madeira tem uma densidade e ressonância diferente, o som processado muda, é uma série de fatores. Já parou pra pensar pq a indústria investe tanto em procurar algumas madeiras especificas? pq a PRS, GIBSON e tantas outras marcas investem milhões em milhões na busca e cultivo de algumas madeiras em especifico? Se o Mogno é pesado pq a Gibson não usa o Alder que é super barato nos USA? Será que os técnicos da Gibsons são tão ruins assim, ou o especialista em grupo de discussão tem mais razão?
@@SGTGuitars o vídeo é raso?!?! Ok então…
Conheço esse vídeo amigo! Se você assistiu nosso bate papo inteiro, viu que falei minha opinião, que a madeira não é o principal, mas que tem uma influência. Que essa influência depende da percepção de cada um. Cito também que se só o captador fosse o único responsável pelo timbre, uma guitarra acústica não teria som de guitarra acústica... Desculpe se fui grosseiro! Grande abraço!
Se madeira não afetasse o timbre as guitarras não seriam feitas de madeira até hj... Se a indústria ainda usa madeira é pq isso afeta o resultado final do instrumento!!
Com certeza! Valeu, abração!
É porque tem bobo que paga!
@@PedroHenriquePeagaH sua guitarra é feita de que material?
@@rodrigocarvalho1264 acrílico, e também tenho uma de madeira.. Eu DUVIDO que você acerta os segundos que muda de uma guitarra pra outra no meio da mix.. Aposto 10k
Como exemplifico no vídeo, depende muito da percepção de cada um. A clipagem que a distorção faz na onda sonora esconde muito o som proveniente da madeira, se a gravação for com guitarra limpa, a mudança é muito evidente!
Madeira nada. Gente besta que ainda acredita nisso. Kkkkkkk.....Os caras já provaram isso aí na internet..... Captador é quem capta o som e manda pra caixa. As cordas tbm interferem no timbre ....madeira é só pra vender mais caro. 🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️😸😸
Dá uma estudada sobre ressonância, série harmônica, densidade de materiais e acústica. Não acredite em dois ou três vídeos que viu na internet. A madeira não precisa ser cara para ser boa!
@@SergioGrassiLuthier tu é luthier ....Essa lenda é pra vender cara a guitarra.....conversa de que a madeira Premium.....aí a guitarra é uma facada....conversa pra boi dormir
É a mesma história da fender...Uma fender americana um absurdo.....kkkkkkkkkkkkk 🤷🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️...Guitarra nacional aqui, com captação nacional tbm....sim equivalente ou melhor que a bosta da fender....Só marketing...a pessoa compra a marca....Se eu colocar pra ti beber em dois copos diferentes, coca e Pepsi sem o nome, e tua preferência é coca, tu será capaz de dizer que a Pepsi é melhor....Não se iluda
Quase não fabrico guitarras, trabalho mais com regulagens e consertos. Já vi muita squier com mais som que fender Custom shop, não tem nada a ver com valor. Acho que respeito é o mais importante nos dias de hoje. Mas tudo bem amigo! Segue acreditando no que te faz feliz! Valeu, abraço!
Conversa fiada
🤦🤦🤦