Olá, Eduardo a lingua galega e para se manter viva ela não pode acabar de maneira nenhuma! Os países de lingua portuguesa todos te apoia , vamos em frente temos que ganhar esta luta . Não ser fácil mas temos que a vencer, Abraço.
Me chamo Francisco de Assis Neto, sou brasileiro e me interesso muito pelos seus vídeos. Isto porque sou professor de Língua Portuguesa aqui no Brasil, portanto é extremamente interessante o tema do canal para mim.
Porque, no Brasil, a próclise é largamente usada. Existe uma explicação para isto na pronúncia do português brasileiro. Na pronúncia do Brasil, as formas pronominais oblíquas não são completamente átonas; são, antes, semitônicas. Assim se explica porque entre nós é predominante a tendência para a próclise.
Deixem o LIKE, para ajudar o canal e divulger a Galicia. Subscrevem para aprender sobre esta cultura muito antiga e importante que esta se recuperando da lavagem celebral casteleana. A cultura Galega que e muito importante para todos que falam o Portugues. Afinal somos todos filhos de cultura iberica.
O português, a meu ver, descende do galego medieval, já que na época a Galícia dominava cultural e politicamente toda a região, muito antes do condado portucalense. Há vários artigos galegos sobre isto e eu com eles plenamente concordo.
@@zecapinheiro1444 Não é o que vejo nos comentários no UA-cam, e muito menos pelos que tenho que constantemente refutar com os artigos galegos de eruditos muito entendidos no assunto. Fico feliz, contudo, que os que você conhece pensem desta forma pois todos os falantes do português devem se orgulhar de sua língua ter-se originado do galego medieval e de que o norte de Portugal, até mesmo Braga, terem sido parte da Gallécia (Galiza) medieval.
@@joalexsg9741 Para mim isso e tão real como 2e 2 serem 4 , esses casos que o senhor fala ,deve ser de pessoas , sem estrutura intelecto ou cultural , ou então de novos ricos que mesmo não o sendo tem comportamento como tal , e como sabe isso existe em todo o lugar
@@zecapinheiro1444 Graças aos céus o sr pensa assim, infelizmente vivo tendo que refutar os bandos de doidos que querem a todo custo reescrever a história. A meu ver todo Portugal só ganha em ter origem tão bela, não só o belo norte, já que a Galiza é o elo que liga a Península com o norte europeu, com as lendas do Graal e da peregrinação de Santiago de Compostela, a Europa central e do norte na Idade Média tinha respeito por aquela região e hoje sabemos que formavam um todo com as Astúrias e até mesmo a Cantábria de certa forma. Felizmente, escaparam da invasão islamizante que hoje parece encantar todos os segmentos das esquerdas pro-islâmicas promovedoras do falso multiculturalismo. Tenho visto com frequência intelectuais portugueses falando com impressionante fervor sobre a 'Lisboa islâmica' falando do período da invasão como se fosse algo belíssimo e digno de valorização. Claro que, em termos históricos é parte do passado indiscutível mas a valorização subjetiva de tal aculturação já é uma opção ideológica e eles não percebem que estão indo muito além da constatação científica do fato para a adoração (subjetiva, portanto) do ocorrido. É a velha ´Síndrome de Estocolmo' cultural e espiritual, em que o estupro passa a ser visto como 'enriquecimento cultural'... ua-cam.com/video/nTUi0HOyq9I/v-deo.html E isto é só um pálido exemplo, há vídeos em que os historiadores e antropólogos explicitamente se 'derretem' de elogios ao período da invasão islâmica de Portugal!
Hola Eduardo, te comparto que hace ya muchos meses me he dado a la tarea de aprender portugués, pero también, he visto tus videos en tus análisis sobre el gallego, y pues ahora que comparo lo que he aprendido de portugués con el gallego, creo que comprendo y quizá hablo mejor el gallego que el portugués brasileño. JAJAJAJA, creo que podría aspirar a comprender dos lenguas en una. Así es la vida. Me gustan tus disertaciones sobre el galllego. Saludos !
Grande trabalho Eduardo! Obrigado por compartir. Só um conselho, melhor inserir o que nos queiras amostrar no mesmo vídeo (um pouco de ediçom básica, nom mais) que na tableta nom se ve um carafio :).
Quais as localidades da Galiza que falem de fato o gallego ,Gostaria de conhecer pequenas cidades da Galiza, quais se indicam? Obrigado JATeixeira Timbó (SC)
Parabéns pelo trabalho. Sou brasileiro e muito interessado na evolução das línguas no decorrer dos tempos históricos. A língua da Galícia é muito linda. Deve manter sua estrutura própria independente do espanhol e português de Portugal. Parabéns a todo povo Galego. Que Deus os abençoe.
Professor Maragato, como sempre o felicito por sua defesa da língua galega. A origem dupla do nome de seu país (permita-me dizer assim) me surpreende e lhe agradeço pelo esclarecimento. Como os termos Galiça (ou Galissa) não foram consagradas no português e o fonema alveolar sonoro z (em Português) de Gali-z-a se encontra em português muito distante do alveolar surdo s (reinante absoluto no castelhano, de onde eliminou o "z" sonoro), a palavra Galícia (com acento no i) é aparentemente mais usada no Brasil que o patrimonial Galiza.
Meu avó ourensán endexamáis seseou , nin él nin seus irmáns . A miña nai , ciouse entre unha nai seseante en galego empeñada en que a nena falase mellor castelán , polo que non lle falaba galego , e u pai non seseante que sí lle falaba galego . Eu crieime con esa mesma avoa , que me falou galego só cando eu llo pedín , e os meus pais non seseantes que sí me falaban galego , e nunha cidade onde o galego podía ter gheada , pero rara vez seseo . Así que eu , por natureza , salbo ditos que lles escoitei ás miñas aboas ou falando con elas por contaxio , non seseei nunca . Para min non é natural facelo , sáeme gheada , non moi marcada en canto o meu interlocutor a usa , pero non me sae sesear nin querendo , anque me gusta moito oílo e desexo que nunca o perda quen o teña , pois me lembra ás miñas avoas .
O sesseio, sendo legítimo em parte do galego, nunca existiu em outras regiões galegofalantes. Logo, não se pode dizer que é elemento legítimo de TODO o galego (mas apenas de algumas regiões da Galiza).
@@aderitodealmeida5644 A ver amigo, o "sesseio" ainda existe em pontos tam orientais da Galiza como o concelho de Barreiros. Antes en TODA a Galiza se falava com "sesseio".
@@adeusbandeiras porque ti o dis... Tócate o caralho... Fiseches algún estudo de onde veñen as z e as s? Probablemente de sons diferentes pq queres unificarlo por collóns todo?
@@TheMaru666 puedo decir una cosa? Yo soy de Portugal y puedo decir una cosa Sé mejor leer español que leer gallego No sé el porqué pero creo que sea mejora para mi
@@alecixo8883 até isso os portugueses não tiveram decência de conjugar a nacionalidade brasiliana correta. Portugueses são germes , sugadores de outras Nações.
Estás a querer dizer que há mais parecenças entre o sotaque do norte de Portugal e o sotaque brasileiro do que entre o sotaque do norte de Portugal e o resto dos sotaques portugueses? Isso é completamente ridículo. Vocês inventam muito e gostam de falar do que não sabem.
@Johan Smid Não encontro algum erro. Acho você poderia está fazendo outra coisa em vez de falar bobagens. E se de fato portugueses são um germes? Não, sou descendente de portugueses, nasci em uma família com esse sangue. E antes de qualquer coisa, Portugal não é uma verme, mas foi uma nação besta que tinha total poder nas mãos para influenciar com sua cultura diversos outros países no seu auge no século 15-16.
@Johan Smid quer mesmo que eu liste as atrocidades que vocês cometem? Por que amigo, falar como se fosse um homem sem pecado, julgando-nos é tão lindo. Nem li teu texto todo, é puro Ibope ksksksk
Ola. É a nosa obriga coma galegos resgardar e potenciar o uso correcto da nosa lingua. Grazas, Eduardo, pola túa achega neste camiño. Saúdos dende Ramirás, Ourense.
@@cooperick, e o caro afirma isso (para sempre "GalíCIa") com base em quê? É que, pelo que vejo, não é galego (nem galaico Ibérico), logo, creio que deve estar um pouco menos familiarizado com a História (inclusive linguística) da Galiza e da Galécia histórica (Galiza +metade norte de Portugal)... assim que, repito, quais são mesmo os seus argumentos para estar a chamar de tonto aos que defendem "Galiza", nomeadamente o Eduardo Maragoto (especialista da língua)? Ou uma visita ou duas à Galiza, à turista, de poucos dias ou semanas, já o tornaram mais entendido na língua galega do que os próprios galegos?! Além de que, falando o Sr. em português, deveria saber que, neste idioma, a designação correcta é "Galiza". Enfim...
Oi, Edurado! Tudo bem ? Gostaria de te deixar um comentário especificamente dessa sua aula, acerca do suporte, quando você usa Papel A3, é muuuuuito bom, para enxergarmos!!!!! o tablet reflete um pouco a luz, e também amo quando você dá as aulas com o papel, fica muito próximo afetivamente de nós... Gratidão, pelas aulas maravilhosas.... Sabe, Quase fui para a Galícia em 2013, não deu, mas daqui um ano ou dois, eu vou.... vou aprender melhor o Galego...
Uma dúvida que vídeos em galego sempre me deixam: talvez seja apenas uma impressão minha, mas em algumas palavras eles parecem reduzir as vogais finais "e" e "o" como os dialetos do português (ou seja, transformá-los em alguma forma de vogal mais próxima de /i/ e /u/), enquanto em outros momentos os mesmos falantes falam claramente /e/ e /o/. Por que essa variação? É possível que dependa da ênfase e rapidez com que se fala o termo em questão?
Vostede ten moi bon ouvido , pois efectivamente a lingua galega ten 7 vocais . A , E (aberta) , E (pechada ) , I , O (aberta) , O (pechada) , U ; a cousa complícase porque tamén depende según a consonante que acompañen , e despóis si están dentro dunha sílaba tónica ou átona . Tamén depende da zona de Galiza donde se fale , pero sí , son sete vocais . Xa lle digo que a meirande parte dos galegos pensan que ten 5 como o español , porque é difícil aprecialas cando falamos . É o que ten nacer bilingúes , ainda que a nosa lingua materna sexa o galego , non o español .
Eduardo Maragoto você parece um Espanhol falando português. É esse o sotaque galego? Já vi galegos em vários vídeos falando galego com sotaque português.
Entendo tudo que dizes. Sou ítalo-brasileira... para mim, soas como um falante de português do Brasil com sotaque espanhol. Interessantíssimo! Creio que um português de Portugal não o compreende totalmente quanto um brasileiro.
@@tugadmundo Compreendo... o Brasil é um país de dimensões continentais... isso acarreta em diversas culturas, vocabulários, sotaques... se isso ocorre em países de extensões menores, imagine no Brasil.
Sou brasileiro e entendo o galelo quase tão bem quanto o português de Portugal. A língua galega tem que ser mantida viva e isso não é uma missão somente dos galegos, mas também do mundo lusófono, em especial do Brasil que tem 210 milhões de pessoas.
Verdade, pensei que ele fosse um espanhol falando português até! Parece quando vem um argentino, uruguaio ou outro hispânico falando português no Brasil com sotaque espanhol. Já vi vídeos de galegos falando galego com sotaque português e não espanhol. Por que ele fala assim?????
Brasileiros, nós entendemos muito bem o português galego porque a nossa fala veio dos galegos antigos (em menor parte) e dos portugueses do norte (em maior parte). Pois estes foram os primeiros colonos a chegar no Brasil. O sotaque português do qual temos dificuldade em compreender é o sotaque do sul de Portugal, tipo o sotaque de Lisboa.
@@animotiondesign respeitosamente, acho estranha esta afirmação, uma vez que os Espanhóis pronunciam fortemente as vogais e todos os fonemas, e os lisboetas e algarvios "comem" as letras, pronunciam praticamente de forma consonantal. Os galegos falam de forma mais melodiosa com pronuncia das vogais como os espanhóis e os brasileiros, pois a maior parte dos portugueses que foram ao Brasil são galegos. Então como explicar esta diferença ? Possivelmente não é como dizes, por causa de influencias externas, pois o maior influenciador o vizinho espanhol fala de forma muito diferente dos portugueses sulistas, mas muito parecida aos galegos. De onde viria a influência estrangeira ?
@@williamsrenault6159 o sur da España tamén come letras no castellano, tenhen fame a reo... Máis ese falar non era considerado bó ata fai moi pouco.... Agora todo é bó a nova moda... Mais tenden a comer consoantes, non vocales.
@@williamsrenault6159 Aqui no Brasil já ouvi dizer que o Português europeu adquiriu algumas características do francês, como o uso generalizado do tu. Bom, realmente não sei se isso é verdade. Dizem também que o português brasileiro seria mais preservado. Também tenho minhas dúvidas. Acho que isso é mito ou uma defesa contra a acusação de que o português brasileiro é mais "errado" que o europeu. Certamente no sul do país, onde eu nasci, o castelhano influenciou bastante. Desde a pronúncia das palavras, o sotaque e mesmo o uso de palavras como bodega. O Sul foi a última região incorporada do Brasil e antes era cheia de jesuítas espanhóis. Em Curitiba, por exemplo, onde eu nasci, dizem que é a terra do leitE quentE, pois há uma tendência maior em falar o E no final das palavras e não o I. Isso lembra um pouco o castelhano. Na maior parte do Brasil se pronunciaria Leitchi Quentchi.
cara nada a ver.. acho até que esses galeses estão mais interessados em virar celtas irlandeses anglicizados do que participar da cultura lusa . parece que pessoas como o cara do video são exceções dentro desse territorio espanhol, e a unica coisa parecida com o nosso jeito de falar portugues aqui no brasil seja a cadencia...e olhe lá.
Me parece que es una razón de peso considerar que la inmensa mayoría de los gallegos hablan de Galicia y han oído siempre hablar de Galicia, salvo en Portugal. No se trata de un simple artículo de un estatuto de autonomía. Parece que, al pretender imponer un cambio de Galicia a Galiza, estaríamos ante una imposición de una élite contra la forma secular con que el pueblo ha denominado a su país. Me parecería tan absurdo como pretender que España pase a llamarse a partir de ahora "Spanna" por el hecho de que así se denominaba en no pocos documentos medievales. Por otra parte, llamar "autonomistas" a los partidarios de mantener la voz Galicia, ¿no debería equilibrarse llamando "bloqueiros" a los reintegracionistas? Si dividimos al universo gallego en "autonomistas" y "bloqueiros/reintegracionistas", ¿dónde quedan los votantes de VOX o los wagnerianos?
Eduardo Boa noite . Parabéns pela sua publicação, eu desconhecia que na Galiza se falava dessa forma, mas estou muito contente de conhecer o galego é uma língua muito parecida com o português e muito mais bonita que o castelhano na minha opinião. Deve ser preservada e ser falada com amor e carinho e nunca a deixar morrer FÁS PARTE da nossa história comun e das nossas raízes. Viva a Galiza e os Galegos e nossa península ibérica. Muito obrigado pelo seu trabalho e empenho.
Un vídeo interesantísimo, empezando pola distinción entre cultismos e patrimonialismos. Na escola non nos explican que os cultismos chegan co iode latino só a partir do XV e os patrimonialismos se chaman así por formaren parte do patrimonio do galego dende que este existe. Os rapaces chegamos a pensar que cultismos son palabras usadas por xente máis culta... Mais teño algunhas dúbidas supoñendo que o portugués mantén a coherencia ortografía neste tema. Verbo do tema do iode, entendo que a súa presenza é xenuinamente latina e que a tendencia romance ibérico-occidental é cara á súa desaparición mentres que o romance castelán se mantén máis conservador: donatio, spatium, cantio/cantionis, pretium, Gallaecia, Francia, visio, confessio. Por que existen Constanzas en Galiza se mesmo a palabra portuguesa é constância? No caso dos -ço/zo e -ça/za parece haber xa coherencia morfolóxica após 2003 entre o portugués e o galego (aga nos topónimos como Francia e Galicia): graza, espazo, prezo, andazo, xuízo (neste caso tamén con z en portugués, por que?). Todas estas convivindo con palabras como coherencia ou tendencia aquén e alén do Miño (supoño que porque son cultismos). Mais nos casos de -çom e s(s)om, cal foi o criterio da RAG en 2003 para manter por exemplo 'doazón' pero non 'orazón' ou 'visón'. Pode que sexan en realidade cultismos e que porén a ortografía portuguesa non os trate como tal?
Ele está falando um galego que passou a ser fortemente influenciado pelo castelhano (variante do espanhol da península ibérica) é por isso que tem tantas marcas do espanhol. Abraços.
No Norte de Portugal é onde há uma pronuncia do português mais parecido com o galego. Sempre corrijo pessoal que dizem Espanha do outro lado do Rio Minho e digo, não é Espanha (ou espanhóis) é Galiza (galegos)!
@@xabier2411 Ganha juízo! Os movimentos independentistas têm origem em interesses estrangeiros, cuja intenção é destruir a Espanha e tu concordas com isso? Acorda para a vida!
Não é um estado, mas sim uma província espanhola, uma região autónoma do estado do espanhol. Estado, na Europa, aplica-se a Portugal, estado independente da UE, e mesmo assim, possui duas regiões autónomas, os Açores e a Madeira, com governos próprios.
@@ricardoromerofernandez6721 Não seria inteligente pois a língua Galega infelizmente é uma língua praticamente morta, seria muito mais fácil os galegos aderirem ao português. E aprenderiam também a fonética correta, por que esta fonética "espanholada" parecem mais uruguaios e argentinos tentando falar o Português.
Eu son do ano 1975 e cando estudaba de cativo dicíase "Galicia" ou "gracias" e xa máis adiante no ano 2000 marchei pra Madrid e perdín un pouco o contacto polo que pra mín é un pouco estrano dicir "Galiza" ou "grazas". Tamén digo "iso" ou "isa" en vez de "eso, esa". O mesmo me pasa con "verbas" que agora semella que a xente di "palabras" ou "cachola" pra dicir "cabeza". Supoño que é unha cuestión de evolución. Cando vou pra Galicia e poño a TVG escoito moitas cousas que pra mín soan diferente de cómo eu as lembro. Xa non teño a mesma fluidez que tiña de rapaz por estar fora da terra pero aínda lembro moitas cousas da escola. Ó millor é que xa vou pra vello... 👴🏻
É engraçado que para vocês portugueses, Galícia, seria uma região antiga que atualmente pertence a atual Ucrânia. Galícia para vocês portugueses é uma região autónoma cheia de judeus.
@@zecapinheiro1444 Nós temos muitas palavras de origem índia e africana em nosso vocabulário: Influências indígenas: * Cuia ( "Cuia" vem do termo tupi ku'ya.[3] "Coité", "cuieté", "cuietê", "cuité" e "cuitê" vem da expressão tupi kuya e'tê, que significa "cuia verdadeira") Cuia é usado para nomear um recipiente para tomar geralmente líquidos frios ou quentes feito de uma planta. * Mirim: Mirim significa pequeno, por exemplo: AS crianças jogarão futebol mirim ( As crianças jogarão futebol até 12 anos). veja mais nesse vídeo: ua-cam.com/video/e9vqmFty1dg/v-deo.html
@@gilbranreis871 Tal como eu falei , as palavras africanas são gírias do português do brasil , eu pego por exemplo na folha de S Paulo , e não vejo nada dessas formas de falar , nos vídeos que fez o favor de me indicar , logicamente que nome de terras e animais , tinham que obrigatoriamente ser em língua índia nativa ,foi basicamente o que eu ouvi , o resto são coisas faladas e pouco, no interior ,por gente com baixa instrução ,que pouco significado tem nu contesto geral do Brasil vou-lhe recomendar um pequeno exercício , pegue num jornal diário português e num lápis de cor e vai riscando aquilo que nunca ouviu , mesmo na construção de freses , a diferença mais gritante esta escrever facto e não fato , pois lá fato e um terno , muito ficara por dizer pois e assunto que da para fazer uma biblioteca
Os Maragatos (non Maragotos) son os habitantes da comarca da Maragatería , actualmente na provincia de León , que se adicaban ao comercio ambulante vendendo todo tipo de productos dende Galiza ata o centro de España . Orixinalmente eran pobos de ascendencia xermánica (godos) que se convertiron ao Islam despóis da islamización da Península , e reconvertidos ao cristianismo despóis da Reconquista . Algunos estudiosos pensan que o termo pode vir de ''moro'' e ''godo'' ; ou dunha prenda de vestir que utilizaban eles exclusivamente : as maragas , que eran unhos calzóns interiores como as cuecas antigas portuguesas .
Se a língua portuguesa mantém grafias herdadas do galego, por que o idioma galego, idioma nai da língua portuguesa, deveria substituir palavras galegas por palavras castelhanas ?
Porque as linguas están vivas , meu amigo , evolucionan co paso do tempo . Son as persoas que fan as linguas , non ao contrario . O galego tivo lóxicamente unha evolución diferente do portugués , nen mellor nen pior , só diferente . Teña en conta que antes de existir Portugal como país e o portugués como lingua (ano 1176) o galego xa era lingua propia do Reino da Galiza no ano 410 con capital en Braga . Así como o portugués que vostede fala na actualidade ten pouco que ver co portugués antigo , antes de separarse do galego que se falaba na idade media . Para o noso Z , vostedes empregan o Ç , que no galego actual non existe , ainda que tamén empregamos o C pero con sonido dunha Z : un exemplo sería o verbo cazar , pero o sustantivo é cacería (o segundo C ten sonido Z ) . O latín maiormente é o tronco común para ver cómo as diferentes linguas latinas evolucionaron por camiños distintos . O catalán tamén emprega o Ç , pero tamén a C con sonido Z .
@@markymarco2570 Efectivamente , vostedes fan unha pronunciación máis suave , pero etimolóxicamente o fonema é o mesmo . Na América Latina o fonema Z que compartimos co Español (ou a C con sonido Z) é pronunciado como un S , probablemente influenciados polos conquistadores españois procedentes da Andalucía que tamén pronuncian o Z/C como un S , máis semellante ao Ç portugués . Un saúdo .
Eu entendo perfeitamente todos países de língua portuguesa porém os galegos falam muito lento os portugueses acham que o Brasil fala uma língua criola porém teve influências dos sotaques mais todos brasileiros falam clamente o próprio gramático Fernão de oliveira ao descrever a maioria dos portugueses falarem ele disse que os portugueses falam clamente lentamente o gerúndio era usado em todo Portugal Portugal no século 18 por influências do francês eles modificaram a maneira de falar e não sou eu quem fala tem um vídeo que fala sobre isso norte de Portugal e onde se fala mais próximo do original no norte eles falam mais calmo também vi um vídeo sobre o português europeu até a metade do século vinte era usado o gerúndio com influência da tv hoje quase todo o país não usa apenas algumas regiões como o Alentejo na verdade as influências do Brasil foram muito pouco nos sotaques as palavras indígenas o Brasil herou da flora e fauna nomes de cidades das línguas africanas culinária lembrando que as língua despareceram e os imigrantes foram obrigados a falar português lembrando que ainda existe mais de duzentas línguas no Brasil dialetos do italiano alemão línguas indígenas etc mas os portugueses chamam que falamos uma língua falsa já discussão se no futuro as duas variedades do portugues devem se separar
Excelente colocacao. O "R" dos paulistas, goianos, parte dos mineiros, etc eh pronunciado do modo indigena. Sim, falamos o portugues do seculo 18 (quando o Marques de Pombal impos a lingua na lei e houve um grande povoamento do Brasil, mais especificamente do interior). Os bandeirantes o falavam com esse sotaque meio indigena(eram bilingues - falavam mais um idioma indigena do que o portugues) e o espalharam. Li textos portugueses dos seculos 17 e 18 que pareciam ter sido escritos por um brasileiro culto dos nossos dias. Mantivemos o portugues mais antigo do norte de Portugal (o galego parece ter sido muito mais parecido com o portugues ainda, mas adquiriu esse "sotaque" castelhanizado com o tempo). O "R" de grande parte do Brasil se pronuncia como no norte de Portugal. Fico pensando o tanto que o portugues de Lisboa mudou os sotaques pelo pais afora...
Escrevemos português mas nossa língua falada tem regras singulares, que ou se desenvolverem cá e/ou foi influência africana. PB falado é uma língua de tópico e sujeito, naturalmente terá enunciações e sintaxe diferente duma língua de sujeito como o Português, Galego, Espanhol, Francês, Inglês. Lembrando que as línguas angolanas são de tópico, por isso a nossa tendência em perder a voz passiva tornando muitos verbos sem o SE A máquina quebrou O pneu furou O carro a marcha quebrou O uso do EM em vez do A - nas línguas angolanas noção de movimento e estático e a mesma. A simplificação da conjugação pode ser efeito também mas não me convence tanto ainda.
@@samuellealdearaujo3301 Desculpe-me responder a você tão atrasado... Na Argentina existem galegos demais. Quando estive pela primeira vez no país de nossos "irmãos do Prata" (1998) vi que era comum se vender folhetos/livretos com "Chistes de gallegos". Ou seja, enquanto por aqui temos muita piada de português, lá o alvo são aqueles que também falam diferente: os galegos. Nesta mesma viajem vi que existe um clube náutico/de lazer galego (próximo a Buenos Aires, no caminho a Tigre). No ano passado viagei pela terceira vez para lá... E vi que eles têm tantas organizações galegas que se dividem pelas quatro províncias da Galicia. Mas não termina aí. São tantos os galegos da província de meu pai (La Coruna), que encontrei restaurantes e associações de Betanzos (comarca em que nasceu meu) e algumas outras. As referências aos galegos na Argentina são muitas e diversas. Quando meu pai estava estava lá na Galicia, me diz que: "Só se falava da Argentina, nada do Brasil". Desculpe-me se escrevi demais... Abraços!
@@samuellealdearaujo3301 Argentina é o pais com a mair porcentagem de descendentes Galegos fora da Espanha, é por isso que existe um apelido carinhoso pro Buenos Aires, "A quinta província Galega"
Penso que a forma correta é Galiza, historicamente esta região está ligada a Portugal e o que faria sentido para salvar a herança cultural da Galiza seria evoluir o galego para Português moderno.
@@bilbohob7179 Tanto não será? Numa conversa entre galegos e portugueses a inteligibilidade é mútua, logo sim, consigo entender 100% por vezes. No caso da televisão a inteligibilidade é menor, mas mesmo assim diria que é superior a 90%, dependendo também dos programas ou da linguagem usada nesses mesmos programas. Nem sequer é comparável ao espanhol, em que eu próprio tenho dificuldade em entender por vezes, quanto mais o oposto (o português é uma língua bem mais complexa que o espanhol em vários níveis, logo é normal que os falantes de espanhol, excluindo os galegos, tenham menor capacidade para entender o português que os português têm em entender o espanhol). Por exemplo, há um ano atrás tentei ver um filme daqueles dobrados em espanhol e apenas entendi para aí uns 20 a 30%. Nos telejornais a inteligibilidade é de quase 100%, no entanto, mas isso é porque usam um espanhol incrivelmente padronizado, pois basta aparecerem uns espanhóis de rua e a inteligibilidade desce para 30 a 40%, dependendo do dialeto em questão.
@@RicardoBaptista33 Não é igual, não. Tem várias diferenças. Tanto na escrita, quanto na pronúncia. Sugestão: faças uma busca “diferenças entre o português PT e o galego" e encontrarás várias.
@@tehsantana Repito, o que se fala na maioria do território é como o Galego, se fala aberto e se usa muito do mesmo léxico dos Galegos. Esse é o verdadeiro Português de Portugal.
O norte de portugal é muito rico em sotaques há até um video aqui que mostra de que muitos nortenhos continuam a pronunciar o om em fez de ão ou çom em vez de ção e cabalo em vez de cavalo etc tal como os galegos, devido á escrita e alfabetização na escrita portuguesa esta tendencia está-se a perder
as linguas mudam....por exemplo, o gaelico en Irlanda agora e ingles....:)))) Se permitimos a dexeneracion dentro de 50 anos, o galego non se distinguira do castellano ou español. Galicia? vale, e cerrar en vez de fechar, ou o, en vez de ou....todo vale. Normativas.....eu tambem sei fazer normativas. A unica normativa que vale, que evolucionou libremente, a a do galego que permaneceu libre e soberano en Portugal. O resto e españolizacions. Galiza com paisadas acabara como Irlanda.
Hay moitas palabras antigas que se manteñen no galego e xa non existen no portugués actual, e non teñen nada que ver co castelán. O galego do século x non existe nin na Galiza nin no Portugal.
@@ricardoromerofernandez6721 pallavras antigas que nao existem no portugues ate que voce le a Biblia ou algums livros de poesia atuais. Que nao sejan utilizadas no portugues diario nao quere dizer que nao existem, do mesmo jeito que algumas edicions de obras clasicas da literatura espanhola, voce vai encontrar palavras que ja nao se usan na vida diaria. Ou palavras que nao se usam na Espanha e sim em Mexico ou Honduras ou Peru. fazemos de isso idiomas distintos? No Brasil falam brasileiro ou portugues? e no Mato Grosso? e em Honduras que falam? e em Angola? afogamos num copo de agua? Que e o galego? os que fundaron a filologia galega eran pessoas criadas em espanhol em casas de ricos, que estudarom em espanhol, que nao falabam galego, e que estudarom filologia espanhola. Eu cago nessa gente. Que e o galego? ha familias na minha aldeia, velhos que falam um galego de merda misturado com espanho. E outras familias e velhas que falam um galego mais puro. Agora os palurdos querem dizer que o seu galego misturado com espanhol e galego ?? cago em vos. O galego da fronteira com Castilla e galego? quanto perderom nos ultimos 100 anos? quanto perderom? cago nos quue se gaven de falar galego e pretenden dizer que o que eles falamm e galego e aos meus avos nos anos 80 quando ibam a Compostela eles confundian com portugueses. Cago nas novas xeraçoes que falam uma merda de galego e dizem que isso e galego. e o resto sao velhos que melhor morram rapido. Minha avoa falaba sempre misturar. Quando morreu dizia mezclar. Eu cago em todos vos!!!!
@@ricardoromerofernandez6721 o problema, e que esta cheio de pessoas na Galiza, que acham que Spanglish e español. Falar galespanish, ou galegoespañol, nao e falar galego. Variante diatopica do portugues, nao do espanhol.
Bloqueiros intentando diferenciar el gallego del castellano con cualquier excusa. Grazas, Galiza etc... son gallego lusista. No normativo cuando tú lo estudiaste. No mientas.
Só Portugal e Galiza, enumeram os dias da semana da mesma forma ao contrário do resto da europa. Os países de leste usam a mesma enumeração. Deve-se a S. Martinho de Dume que era Húngaro
Brasileiros que dizem entender melhor o galego que o português de Portugal: estão a ouvir um professor de línguas, com uma dicção compassada e clara. Se ouvísseis um português com igual empenho em transmitir a sua mensagem, entender-lo-iam mais facilmente, ou quiçá, in extremis, com a mesma dificuldade. Não se deixem cair na ilusão que comunicariam melhor na Galiza que em Portugal. 😅
Isso é verdade. Dicção e articulação fazem toda diferença, especialmente em dialetos que têm uma fala em geral muito rápida e marcada por forte redução vocálica (ou até omissão) nas sílabas átonas, como o português de Portugal. Há uma diferença enorme entre portugueses falando coloquial e acaloradamente e portugueses falando compassada e formalmente. No segundo caso a compreensibilidade é de praticamente 100% para nós, brasileiros, e as diferenças de pronúncia subitamente parecem bem menores, pois ao meu ver a grande dificuldade dos brasileiros está mesmo é no ritmo da fala portuguesa, bem mais acelerada, e com todo o quase desaparecimento de várias vogais por causa disso.
Eu hei cursessament' estou a enteder-lle facilmenť e não haya nenhuma dificuldad' de estar a ouvir-lle. Eu sou falant' de lo portugüês, porém esta form' qüe vos estás a faland', não há nenhuma maneira de ficar-me confuso al estar intentanď entendê-lo. Concertezamente são lingůagens similares quando estão a pronunciar-lhes.
En galego normativo sería "castelán". Pero esta persoa é reintegracionista, é dicir, pretende un maior achegamento do galego ao portugués, polo que adoita utilizar moitas palabras portuguesas (como "castellano", ou "castelhano") no lugar das galegas máis habituais. Pero ninguén fala unha lingua pura, polo que, doutra banda, tamén mistura castelanismos que non son propios nin da lingua galega normativa nin da portuguesa
@@juanantoniorodriguezgarcia310 Estás enganado! Em português seria, e é, "castelão", portanto mais parecido com o normativo galego "castelán". Em Portugal dizemos castelhano apenas para que os espanhóis entendam, pois não entenderiam se disséssemos "Castelão", uma vez que o nosso ditongo "ão" sequer é entendido em nenhuma língua.
A lingua escrita deve reflectir o patrimônio oral da sua população e embora haja uma evolução na língua ela não deve sofrer a influência da sua lingua estatal que retira força à lingua NAÇÃO que quer exterminar a cultura antiga única extraordináriae exclusiva que tem o seu cerne na Galiza!
@@beatrizgonzalo3606 Por causa da castelhanização que o galego foi sofrendo ao longo dos séculos! Se for à Galiza, bem no coração da Galiza e especialmente nos meios rurais, não vai ouvir essa fonética mas algo muito parecido com o português do norte de Portugal !
@@dibujodecroquis1684Ai cateto cateto, se queres traducir Xenxo e Ginés, así que no caso que o queiras polo en castelán sería Sanginés, a non ser que encontres un santo que se chame Genjo xdddddddd.
Sem sotaque nenhum é impossível! Todas as pessoas têm sotaque/acento. E justamente é isso que faz podermos identificar de onde a pessoa é, pela sua fala, pelo seu acento ou sotaque.
É que a fala de Portugal possui o shewá, um som indistinto dado à letra E em algumas palavras (dependendo da posição), som este que existe também no francês, mas inexiste nas falas do Brasil e da Galiza. O modo de falar da Galiza, assim como o do Brasil, tem as vogais bem pronunciadas. Em Portugal, algumas vogais «somem», como em telefone, que soa como «tlfon».
@@alexfsans, isso é a maneira de falar do Sul, de Lisboa... e como a generalidade dos Brasileiros só convive (e visita) maioritariamente com Lisboa e os lisboetas, fica com a ideia de que esse é o modo de falar de todo o país. Nada mais errado.
@@carlosmagalhaes7109 em Portugal devíam ter isso em consideração. Essa dificuldade dos brasileiros entender o idioma português que se fala em Portugal. Quem entrevista candidatos a trabalhos em Portugal deve ter esse aspecto em conta. Para que serve entrevistar um brasileiro para trabalhar num Call Center se de partida, eles brasileiros já dizem que não entendem o português falado em Portugal. Eu por exemplo quando estou em Lisboa e num restaurante sou atendido por um empregado brasileiro fico na dúvida se ele entendeu o que eu pedi para comer. Sempre há que pôr em dúvida. Já fui atendido por empregados ucranianos e letões , estes falam e entendem o meu português perfeitamente.
Muito bom.Sabia q existia a Galicia, não sabia a origem dos Galegos. Nem tão pouco sabia q falavam muito próximo ao português. Parabéns pela divulgação.
VIVA A GALIZA !... ✌ E A LÍNGUA PORTUGUESA !... ✌ NAS SUAS 3 VARIANTES : O PORTUGUÊS LUSITANO , O PORTUGUÊS GALEGO E O PORTUGUÊS BRASILEIRO !... ( E QUE NÃO SE PERMITA QUE SE TORNEM NOUTRA COISA QUALQUER ... 🙏 ASSIM COMO AS LÍNGUAS QUE VIERAM DO LATIM SÃO LATINAS , AS VARIANTES QUE VIERAM DO GALAICO - PORTUGUÊS SÃO LUSÓFONAS ) !... VIVA A LUSOFONIA E TODO O MUNDO LUSÓFONO !... ✌
Desejo que o povo Gallego, tenha o direito de preservar sua lingua como parte de sua identidade e cultura. Que os jovens se orgulhem disto e ensinem aos seus futuros descedentes.
Concordo. Já escrevi a ele para fazer um abaixo-assinado, assim compartilhamos nas redes sociais. Só o Brasil tem 210 milhões de habitantes... está certo que não serão todos a assinarem, mas poderão contribuir uma boa %. Tem outros países lusófonos, inclusive no Japão tem muitos brasileiros.
O bon seria poñer o español como lingua obrigada tamen en Portugal e pouco a pouco unificar fonetica e ortografía e imponela no resto do mundo, digo ehh
@@yoshikowakabayashi4180 O galego é um idioma independente a meu ver, e ambos, ele e o português, descendem do galego medieval, não creio que o reintegracionismo seria bom para a independência cultural da Galiza, a pretexto de inseri-lo no mundo lusófono, pois perderia a sua singularidade para viver à sombra do Português, quando na verdade está mais próximo ainda do galego medieval que o segundo, pelas transformações compreensíveis que sofreu ao ser levado levado além-mar. Eu concordo com os que o vêem como idioma irmão, muito próximo do português moderno mas dele perfeitamente distinto.
@@joalexsg9741 O galego é galego-português! Sem o reintegracionismo o galego será engolido pelo espanhol, pois atualmente nem sombra ele é do "idioma de Castela". Castela prefere a antropofagia. Portugal e Brasil não querem fazer geopolítica. Não há como viver à sombra do idioma português. Pois, ao ser reintegrado - o galego - voltará ao lugar de onde nunca deveria sair. Na verdade seria muito mais "um forte impulso simbiótico compulsivo de retorno ao útero".
Impressionante como essa seção de comentários é mais "Evoluída", Aqui, não têm muitos daqueles jovens que digitam tudo errado, e ainda por cima, usam palavras abreviadas... "Pq vc tb n fez a lição hj?" Que vocabulário podre! Esses jovens infestam a internet! Parecm uns recém-nascidos digitando, geração de preguiçosos...!
Olá, Eduardo a lingua galega e para se manter viva ela não pode acabar de maneira nenhuma! Os países de lingua portuguesa todos te apoia , vamos em frente temos que ganhar esta luta . Não ser fácil mas temos que a vencer, Abraço.
Me chamo Francisco de Assis Neto, sou brasileiro e me interesso muito pelos seus vídeos. Isto porque sou professor de Língua Portuguesa aqui no Brasil, portanto é extremamente interessante o tema do canal para mim.
Porque não chamo-me em vez de me chamo?
Porque, no Brasil, a próclise é largamente usada. Existe uma explicação para isto na pronúncia do português brasileiro. Na pronúncia do Brasil, as formas pronominais oblíquas não são completamente átonas; são, antes, semitônicas. Assim se explica porque entre nós é predominante a tendência para a próclise.
@@helderpaivacoelhohelder3682 se se usar mais a norma do português de Portugal, é errado no Brasil?
@@ADSCP , não é errado, porém não é comum, não soa natural. Todavia, na linguagem acadêmica há uma maior aproximação do português de Portugal.
Um Abraço para os nosso irmãos desde Portugal 🇵🇹
Deixem o LIKE, para ajudar o canal e divulger a Galicia. Subscrevem para aprender sobre esta cultura muito antiga e importante que esta se recuperando da lavagem celebral casteleana. A cultura Galega que e muito importante para todos que falam o Portugues. Afinal somos todos filhos de cultura iberica.
O português, a meu ver, descende do galego medieval, já que na época a Galícia dominava cultural e politicamente toda a região, muito antes do condado portucalense. Há vários artigos galegos sobre isto e eu com eles plenamente concordo.
@@joalexsg9741 Qualquer português culto sabe disso
@@zecapinheiro1444 Não é o que vejo nos comentários no UA-cam, e muito menos pelos que tenho que constantemente refutar com os artigos galegos de eruditos muito entendidos no assunto. Fico feliz, contudo, que os que você conhece pensem desta forma pois todos os falantes do português devem se orgulhar de sua língua ter-se originado do galego medieval e de que o norte de Portugal, até mesmo Braga, terem sido parte da Gallécia (Galiza) medieval.
@@joalexsg9741 Para mim isso e tão real como 2e 2 serem 4 , esses casos que o senhor fala ,deve ser de pessoas , sem estrutura intelecto ou cultural , ou então de novos ricos que mesmo não o sendo tem comportamento como tal , e como sabe isso existe em todo o lugar
@@zecapinheiro1444 Graças aos céus o sr pensa assim, infelizmente vivo tendo que refutar os bandos de doidos que querem a todo custo reescrever a história.
A meu ver todo Portugal só ganha em ter origem tão bela, não só o belo norte, já que a Galiza é o elo que liga a Península com o norte europeu, com as lendas do Graal e da peregrinação de Santiago de Compostela, a Europa central e do norte na Idade Média tinha respeito por aquela região e hoje sabemos que formavam um todo com as Astúrias e até mesmo a Cantábria de certa forma.
Felizmente, escaparam da invasão islamizante que hoje parece encantar todos os segmentos das esquerdas pro-islâmicas promovedoras do falso multiculturalismo. Tenho visto com frequência intelectuais portugueses falando com impressionante fervor sobre a 'Lisboa islâmica' falando do período da invasão como se fosse algo belíssimo e digno de valorização.
Claro que, em termos históricos é parte do passado indiscutível mas a valorização subjetiva de tal aculturação já é uma opção ideológica e eles não percebem que estão indo muito além da constatação científica do fato para a adoração (subjetiva, portanto) do ocorrido. É a velha ´Síndrome de Estocolmo' cultural e espiritual, em que o estupro passa a ser visto como 'enriquecimento cultural'...
ua-cam.com/video/nTUi0HOyq9I/v-deo.html
E isto é só um pálido exemplo, há vídeos em que os historiadores e antropólogos explicitamente se 'derretem' de elogios ao período da invasão islâmica de Portugal!
Hola Eduardo, te comparto que hace ya muchos meses me he dado a la tarea de aprender portugués, pero también, he visto tus videos en tus análisis sobre el gallego, y pues ahora que comparo lo que he aprendido de portugués con el gallego, creo que comprendo y quizá hablo mejor el gallego que el portugués brasileño. JAJAJAJA, creo que podría aspirar a comprender dos lenguas en una. Así es la vida. Me gustan tus disertaciones sobre el galllego. Saludos !
Grande trabalho Eduardo! Obrigado por compartir. Só um conselho, melhor inserir o que nos queiras amostrar no mesmo vídeo (um pouco de ediçom básica, nom mais) que na tableta nom se ve um carafio :).
Sou italiano falo português e um pouco de espanhol, nunca pratiquei o galego mas entendo quase tudo.
igual que eu jamais estudei italiano e posso entender muito
Viva Galiza e a nosa cultura , temos unha terra única 🙌🏻
Quais as localidades da Galiza que falem de fato o gallego ,Gostaria de conhecer pequenas cidades da Galiza, quais se indicam? Obrigado
JATeixeira
Timbó (SC)
@@u5JAT Em toda Galiza fala-se o galego
Um abraço a nossos irmãos galegos. Desde Brasil.
Que jamais a língua galega seja engolida pelo o espanhol.
Pois o galego é muito parecido com o português falado no Brasil, viva Brasil e Galícia.
Parabéns pelo trabalho. Sou brasileiro e muito interessado na evolução das línguas no decorrer dos tempos históricos. A língua da Galícia é muito linda. Deve manter sua estrutura própria independente do espanhol e português de Portugal. Parabéns a todo povo Galego. Que Deus os abençoe.
Professor Maragato, como sempre o felicito por sua defesa da língua galega. A origem dupla do nome de seu país (permita-me dizer assim) me surpreende e lhe agradeço pelo esclarecimento. Como os termos Galiça (ou Galissa) não foram consagradas no português e o fonema alveolar sonoro z (em Português) de Gali-z-a se encontra em português muito distante do alveolar surdo s (reinante absoluto no castelhano, de onde eliminou o "z" sonoro), a palavra Galícia (com acento no i) é aparentemente mais usada no Brasil que o patrimonial Galiza.
Bom vídeo Eduardo. Mas acho que tínhamos de começar a recuperar o nosso padrom fonético verdadeiro e sesseiar.
Meu avó ourensán endexamáis seseou , nin él nin seus irmáns . A miña nai , ciouse entre unha nai seseante en galego empeñada en que a nena falase mellor castelán , polo que non lle falaba galego , e u pai non seseante que sí lle falaba galego . Eu crieime con esa mesma avoa , que me falou galego só cando eu llo pedín , e os meus pais non seseantes que sí me falaban galego , e nunha cidade onde o galego podía ter gheada , pero rara vez seseo . Así que eu , por natureza , salbo ditos que lles escoitei ás miñas aboas ou falando con elas por contaxio , non seseei nunca . Para min non é natural facelo , sáeme gheada , non moi marcada en canto o meu interlocutor a usa , pero non me sae sesear nin querendo , anque me gusta moito oílo e desexo que nunca o perda quen o teña , pois me lembra ás miñas avoas .
O sesseio, sendo legítimo em parte do galego, nunca existiu em outras regiões galegofalantes. Logo, não se pode dizer que é elemento legítimo de TODO o galego (mas apenas de algumas regiões da Galiza).
@@aderitodealmeida5644 A ver amigo, o "sesseio" ainda existe em pontos tam orientais da Galiza como o concelho de Barreiros. Antes en TODA a Galiza se falava com "sesseio".
@@adeusbandeiras porque ti o dis... Tócate o caralho... Fiseches algún estudo de onde veñen as z e as s? Probablemente de sons diferentes pq queres unificarlo por collóns todo?
@@TheMaru666 puedo decir una cosa?
Yo soy de Portugal y puedo decir una cosa
Sé mejor leer español que leer gallego
No sé el porqué pero creo que sea mejora para mi
Boa ensinanza sobre a nosa lingua. Agradecese.
Muito próximo do português do norte de Portugal e do português do Brasil eu entendo tudo que ele fala
@Johan Smid Cozinheiro, Cavaleiro, Conselheiro, Sapateiro, Brasileiro,...Banheiro hahahah
@@alecixo8883 até isso os portugueses não tiveram decência de conjugar a nacionalidade brasiliana correta.
Portugueses são germes , sugadores de outras Nações.
Estás a querer dizer que há mais parecenças entre o sotaque do norte de Portugal e o sotaque brasileiro do que entre o sotaque do norte de Portugal e o resto dos sotaques portugueses? Isso é completamente ridículo. Vocês inventam muito e gostam de falar do que não sabem.
@Johan Smid Não encontro algum erro. Acho você poderia está fazendo outra coisa em vez de falar bobagens. E se de fato portugueses são um germes? Não, sou descendente de portugueses, nasci em uma família com esse sangue. E antes de qualquer coisa, Portugal não é uma verme, mas foi uma nação besta que tinha total poder nas mãos para influenciar com sua cultura diversos outros países no seu auge no século 15-16.
@Johan Smid quer mesmo que eu liste as atrocidades que vocês cometem? Por que amigo, falar como se fosse um homem sem pecado, julgando-nos é tão lindo. Nem li teu texto todo, é puro Ibope ksksksk
Ola. É a nosa obriga coma galegos resgardar e potenciar o uso correcto da nosa lingua. Grazas, Eduardo, pola túa achega neste camiño. Saúdos dende Ramirás, Ourense.
Parabéns pelo conteúdo claro e rico sobre as línguas galega, portuguesa e claro, sobre a castelhana . Saludos desde São Paulo, Brasil
Em galego, Galiza, em castrapo Galicia
os galegos nacionalistas van de celtas e son os máis parecidos a os moros que hay en españa.
Muito bem explicado Eduardo ... para mim facilita imenso entender essea complexidade do Galego oficial
Mas por que "Galiza" e não "Galiça", como costuma ser com outros topônimos latinos antes terminados em "-cia": Francia=França, Valência=Valença, etc.?
Pronto, como és consensual agora fica para mim Galícia… gosto imenso do som da palavra. Gosto muito de seus vídeos. Olá de Boston US
O galego tá sendo engolido aos poucos pelo espanhol.
Concordo
Deixe de ser tonto. Para sempre Galicia
Umas das terras mais lindas que já vi. Povo cordialíssimo, mulheres belíssimas, paisagens maravilhosa
@@cooperick, e o caro afirma isso (para sempre "GalíCIa") com base em quê? É que, pelo que vejo, não é galego (nem galaico Ibérico), logo, creio que deve estar um pouco menos familiarizado com a História (inclusive linguística) da Galiza e da Galécia histórica (Galiza +metade norte de Portugal)... assim que, repito, quais são mesmo os seus argumentos para estar a chamar de tonto aos que defendem "Galiza", nomeadamente o Eduardo Maragoto (especialista da língua)? Ou uma visita ou duas à Galiza, à turista, de poucos dias ou semanas, já o tornaram mais entendido na língua galega do que os próprios galegos?! Além de que, falando o Sr. em português, deveria saber que, neste idioma, a designação correcta é "Galiza". Enfim...
Concordo pós o Estado galego não tomar atitudes para introduzir a língua portuguesa nas escolas públicas
@augustosilva
é isso mesmo que Castela sempre tentou, fazer do galego castelhano até que se torne um dialeto do castelhano.
Oi, Edurado! Tudo bem ?
Gostaria de te deixar um comentário especificamente dessa sua aula, acerca do suporte, quando você usa Papel A3, é muuuuuito bom, para enxergarmos!!!!! o tablet reflete um pouco a luz, e também amo quando você dá as aulas com o papel, fica muito próximo afetivamente de nós... Gratidão, pelas aulas maravilhosas.... Sabe, Quase fui para a Galícia em 2013, não deu, mas daqui um ano ou dois, eu vou.... vou aprender melhor o Galego...
Uma dúvida que vídeos em galego sempre me deixam: talvez seja apenas uma impressão minha, mas em algumas palavras eles parecem reduzir as vogais finais "e" e "o" como os dialetos do português (ou seja, transformá-los em alguma forma de vogal mais próxima de /i/ e /u/), enquanto em outros momentos os mesmos falantes falam claramente /e/ e /o/. Por que essa variação? É possível que dependa da ênfase e rapidez com que se fala o termo em questão?
Vostede ten moi bon ouvido , pois efectivamente a lingua galega ten 7 vocais . A , E (aberta) , E (pechada ) , I , O (aberta) , O (pechada) , U ; a cousa complícase porque tamén depende según a consonante que acompañen , e despóis si están dentro dunha sílaba tónica ou átona . Tamén depende da zona de Galiza donde se fale , pero sí , son sete vocais . Xa lle digo que a meirande parte dos galegos pensan que ten 5 como o español , porque é difícil aprecialas cando falamos . É o que ten nacer bilingúes , ainda que a nosa lingua materna sexa o galego , non o español .
Eduardo Maragoto você parece um Espanhol falando português. É esse o sotaque galego? Já vi galegos em vários vídeos falando galego com sotaque português.
Mas ele é espanhol. A Galiza faz parte da Espanha.
Muito obrigado.
Moi ben explicado, parabénes e moitas grazas!
Brasileiro chegando no canal !!!
aquí en Porto da Folha, en Sergipe hubo inmigración gallega en el siglo XVIII, yo también soy descendiente de gallegos de aquí
Ótimo vídeo!
Entendo tudo que dizes. Sou ítalo-brasileira... para mim, soas como um falante de português do Brasil com sotaque espanhol. Interessantíssimo! Creio que um português de Portugal não o compreende totalmente quanto um brasileiro.
compreende-se muito melhor certos Galegos do que se compreende a maoria dos Brasileiros
@@tugadmundo Compreendo... o Brasil é um país de dimensões continentais... isso acarreta em diversas culturas, vocabulários, sotaques... se isso ocorre em países de extensões menores, imagine no Brasil.
Sou brasileiro e entendo o galelo quase tão bem quanto o português de Portugal. A língua galega tem que ser mantida viva e isso não é uma missão somente dos galegos, mas também do mundo lusófono, em especial do Brasil que tem 210 milhões de pessoas.
O galego actual tem sofrido uma forte influência castelhana e cada ano que passa vai aproximando se do castelhano.
MILAGRE !! Um brasileiro que entende português de Portugal !!
O Português só pode ser de Portugal. Existe a Língua Portuguesa e o resto são variantes/ dialectos que deixamos noutras paragens.
Neste vídeo, estás com muito sotaque castelhano.
Verdade, pensei que ele fosse um espanhol falando português até! Parece quando vem um argentino, uruguaio ou outro hispânico falando português no Brasil com sotaque espanhol. Já vi vídeos de galegos falando galego com sotaque português e não espanhol. Por que ele fala assim?????
Sqn
Para quem acha que Galiza deve se juntar a Portugal deixe o seu Like 👍
A Galiza é a Galiza. Mas Galiza e Norte de Portugal, mais juntos, só teriam a ganhar
Brasileiros, nós entendemos muito bem o português galego porque a nossa fala veio dos galegos antigos (em menor parte) e dos portugueses do norte (em maior parte). Pois estes foram os primeiros colonos a chegar no Brasil.
O sotaque português do qual temos dificuldade em compreender é o sotaque do sul de Portugal, tipo o sotaque de Lisboa.
os Lisboetas estragaram o verdadeiro português original, o galego, e o transformar em mais impossível de entender que o alemão.
@@animotiondesign respeitosamente, acho estranha esta afirmação, uma vez que os Espanhóis pronunciam fortemente as vogais e todos os fonemas, e os lisboetas e algarvios "comem" as letras, pronunciam praticamente de forma consonantal. Os galegos falam de forma mais melodiosa com pronuncia das vogais como os espanhóis e os brasileiros, pois a maior parte dos portugueses que foram ao Brasil são galegos.
Então como explicar esta diferença ? Possivelmente não é como dizes, por causa de influencias externas, pois o maior influenciador o vizinho espanhol fala de forma muito diferente dos portugueses sulistas, mas muito parecida aos galegos. De onde viria a influência estrangeira ?
@@williamsrenault6159 o sur da España tamén come letras no castellano, tenhen fame a reo...
Máis ese falar non era considerado bó ata fai moi pouco.... Agora todo é bó a nova moda...
Mais tenden a comer consoantes, non vocales.
@@williamsrenault6159 Aqui no Brasil já ouvi dizer que o Português europeu adquiriu algumas características do francês, como o uso generalizado do tu. Bom, realmente não sei se isso é verdade.
Dizem também que o português brasileiro seria mais preservado. Também tenho minhas dúvidas. Acho que isso é mito ou uma defesa contra a acusação de que o português brasileiro é mais "errado" que o europeu. Certamente no sul do país, onde eu nasci, o castelhano influenciou bastante. Desde a pronúncia das palavras, o sotaque e mesmo o uso de palavras como bodega. O Sul foi a última região incorporada do Brasil e antes era cheia de jesuítas espanhóis.
Em Curitiba, por exemplo, onde eu nasci, dizem que é a terra do leitE quentE, pois há uma tendência maior em falar o E no final das palavras e não o I. Isso lembra um pouco o castelhano. Na maior parte do Brasil se pronunciaria Leitchi Quentchi.
cara nada a ver.. acho até que esses galeses estão mais interessados em virar celtas irlandeses anglicizados do que participar da cultura lusa . parece que pessoas como o cara do video são exceções dentro desse territorio espanhol, e a unica coisa parecida com o nosso jeito de falar portugues aqui no brasil seja a cadencia...e olhe lá.
A língua galega escrita com a grafia castelhana ao fim de muito tempo acaba por ser Integrada na lingua castelhana.
Me parece que es una razón de peso considerar que la inmensa mayoría de los gallegos hablan de Galicia y han oído siempre hablar de Galicia, salvo en Portugal. No se trata de un simple artículo de un estatuto de autonomía.
Parece que, al pretender imponer un cambio de Galicia a Galiza, estaríamos ante una imposición de una élite contra la forma secular con que el pueblo ha denominado a su país. Me parecería tan absurdo como pretender que España pase a llamarse a partir de ahora "Spanna" por el hecho de que así se denominaba en no pocos documentos medievales.
Por otra parte, llamar "autonomistas" a los partidarios de mantener la voz Galicia, ¿no debería equilibrarse llamando "bloqueiros" a los reintegracionistas? Si dividimos al universo gallego en "autonomistas" y "bloqueiros/reintegracionistas", ¿dónde quedan los votantes de VOX o los wagnerianos?
Para mim é Galiza!!!👏😌🇧🇷
Bom, ou bon, e qual é a conclusão, ou son, som, ou çom, ou sson, ou ssom ou ssom?«
Eduardo Boa noite .
Parabéns pela sua publicação, eu desconhecia que na Galiza se falava dessa forma, mas estou muito contente de conhecer o galego é uma língua muito parecida com o português e muito mais bonita que o castelhano na minha opinião. Deve ser preservada e ser falada com amor e carinho e nunca a deixar morrer FÁS PARTE da nossa história comun e das nossas raízes.
Viva a Galiza e os Galegos e nossa península ibérica.
Muito obrigado pelo seu trabalho e empenho.
É a mesma língua que a nossa. E com o nome mais antigo. E mais arcaizante.
Faz* mermão
@@alexfsansSe é ou não, tem que esperar os galegos pra votação 😂
Acho que no Brasil é mais comum dizer Galícia.Por outro lado por aqui principalmente no Nordeste se chama de galego as pessoas muito claras oi louras
Un vídeo interesantísimo, empezando pola distinción entre cultismos e patrimonialismos. Na escola non nos explican que os cultismos chegan co iode latino só a partir do XV e os patrimonialismos se chaman así por formaren parte do patrimonio do galego dende que este existe. Os rapaces chegamos a pensar que cultismos son palabras usadas por xente máis culta...
Mais teño algunhas dúbidas supoñendo que o portugués mantén a coherencia ortografía neste tema. Verbo do tema do iode, entendo que a súa presenza é xenuinamente latina e que a tendencia romance ibérico-occidental é cara á súa desaparición mentres que o romance castelán se mantén máis conservador: donatio, spatium, cantio/cantionis, pretium, Gallaecia, Francia, visio, confessio. Por que existen Constanzas en Galiza se mesmo a palabra portuguesa é constância? No caso dos -ço/zo e -ça/za parece haber xa coherencia morfolóxica após 2003 entre o portugués e o galego (aga nos topónimos como Francia e Galicia): graza, espazo, prezo, andazo, xuízo (neste caso tamén con z en portugués, por que?). Todas estas convivindo con palabras como coherencia ou tendencia aquén e alén do Miño (supoño que porque son cultismos).
Mais nos casos de -çom e s(s)om, cal foi o criterio da RAG en 2003 para manter por exemplo 'doazón' pero non 'orazón' ou 'visón'. Pode que sexan en realidade cultismos e que porén a ortografía portuguesa non os trate como tal?
Perdão pela ignorância ao escutar e não identificar claramente o idioma que é falado. Mas ele está falando na lingua galega ou em espanhol?
Ele está falando um galego que passou a ser fortemente influenciado pelo castelhano (variante do espanhol da península ibérica) é por isso que tem tantas marcas do espanhol. Abraços.
A que lhe chamas español
confissam usava-se em Portugal ate 1700 aproximadamente e que depois ficou a ser confissao.
No Norte de Portugal é onde há uma pronuncia do português mais parecido com o galego.
Sempre corrijo pessoal que dizem Espanha do outro lado do Rio Minho e digo, não é Espanha (ou espanhóis) é Galiza (galegos)!
Obrigado! A independencia do nosso povo está em caminho...
Xabier ¡Tolo, nunca a verás!, ¡Viva España!
Oscar Benítez Jajajajaja, exacto, pero la izquierda de este país no valdría ni para alzarse en armas.
@@xabier2411 Ganha juízo! Os movimentos independentistas têm origem em interesses estrangeiros, cuja intenção é destruir a Espanha e tu concordas com isso? Acorda para a vida!
Vapor wave Portugal fez parte da Hispânia romana e deveria fazer parte da Espanha atual.
Porque vocês aí da Galiza não introduziu a língua portuguesa nas escolas públicas ou particulares desse Estado
Não é um estado, mas sim uma província espanhola, uma região autónoma do estado do espanhol. Estado, na Europa, aplica-se a Portugal, estado independente da UE, e mesmo assim, possui duas regiões autónomas, os Açores e a Madeira, com governos próprios.
Cando vostedes introduzcan o galego nas escolas públicas de Portugal.
@@ricardoromerofernandez6721 parece que não entendeu que a pergunta foi feita por um brasileiro e não um português!!!
@@ricardoromerofernandez6721 Não seria inteligente pois a língua Galega infelizmente é uma língua praticamente morta, seria muito mais fácil os galegos aderirem ao português. E aprenderiam também a fonética correta, por que esta fonética "espanholada" parecem mais uruguaios e argentinos tentando falar o Português.
Estuda-se mais português na região espanhola de Extremadura do que na região de Galiza (PT) /Galicia (BR).
Para os Portugueses, no sentido de evitar confusões com a região da Galícia na Europa Central, só fará sentido a palavra Galiza.
para os portugueses, só faz sentido chamar a Galiza com o nome que sempre usámos...
H
.
.
penso o mesmo, apesar de ser mais acostumado a ler galicia
És de Lagos?
Non ten que ver, a rexión ucrainiana é "Galitzia".
Nossa que bacana... realmente compreendemos tudo o que fala... perfeito para os brasileiros...
Eu como português do norte de Portugal gosto mais de dizer Galiza , acho mais bonito .
Eu son do ano 1975 e cando estudaba de cativo dicíase "Galicia" ou "gracias" e xa máis adiante no ano 2000 marchei pra Madrid e perdín un pouco o contacto polo que pra mín é un pouco estrano dicir "Galiza" ou "grazas". Tamén digo "iso" ou "isa" en vez de "eso, esa". O mesmo me pasa con "verbas" que agora semella que a xente di "palabras" ou "cachola" pra dicir "cabeza". Supoño que é unha cuestión de evolución. Cando vou pra Galicia e poño a TVG escoito moitas cousas que pra mín soan diferente de cómo eu as lembro. Xa non teño a mesma fluidez que tiña de rapaz por estar fora da terra pero aínda lembro moitas cousas da escola. Ó millor é que xa vou pra vello... 👴🏻
Em Portugal dizemos GALIZA !... 🥰
No Brasil: GALÍCIA
É engraçado que para vocês portugueses, Galícia, seria uma região antiga que atualmente pertence a atual Ucrânia. Galícia para vocês portugueses é uma região autónoma cheia de judeus.
Aqui no Brasil, a grosso modo, falamos um galego com influencias indígenas e africanas!!
Tirando lugares(terras), ou comidas , ou linguagem de terreiros , quais as palavras usadas no Brasil , de influencia africana ou índia !
@@zecapinheiro1444 Nós temos muitas palavras de origem índia e africana em nosso vocabulário:
Influências indígenas:
* Cuia ( "Cuia" vem do termo tupi ku'ya.[3] "Coité", "cuieté", "cuietê", "cuité" e "cuitê" vem da expressão tupi kuya e'tê, que significa "cuia verdadeira") Cuia é usado para nomear um recipiente para tomar geralmente líquidos frios ou quentes feito de uma planta.
* Mirim: Mirim significa pequeno, por exemplo: AS crianças jogarão futebol mirim ( As crianças jogarão futebol até 12 anos).
veja mais nesse vídeo: ua-cam.com/video/e9vqmFty1dg/v-deo.html
Influências africanas: ua-cam.com/video/hV9Pp5HpKw8/v-deo.html
@@gilbranreis871 Tal como eu falei , as palavras africanas são gírias do português do brasil , eu pego por exemplo na folha de S Paulo , e não vejo nada dessas formas de falar , nos vídeos que fez o favor de me indicar , logicamente que nome de terras e animais , tinham que obrigatoriamente ser em língua índia nativa ,foi basicamente o que eu ouvi , o resto são coisas faladas e pouco, no interior ,por gente com baixa instrução ,que pouco significado tem nu contesto geral do Brasil vou-lhe recomendar um pequeno exercício , pegue num jornal diário português e num lápis de cor e vai riscando aquilo que nunca ouviu , mesmo na construção de freses , a diferença mais gritante esta escrever facto e não fato , pois lá fato e um terno , muito ficara por dizer pois e assunto que da para fazer uma biblioteca
@@zecapinheiro1444 OLÁ, Gostaria de conversar contigo via e-mail. Sou muito interessado em questões linguísticas... o meu é gilbranreis@gmail.com
Qual é a origem do nome Maragoto?
Os Maragatos (non Maragotos) son os habitantes da comarca da Maragatería , actualmente na provincia de León , que se adicaban ao comercio ambulante vendendo todo tipo de productos dende Galiza ata o centro de España . Orixinalmente eran pobos de ascendencia xermánica (godos) que se convertiron ao Islam despóis da islamización da Península , e reconvertidos ao cristianismo despóis da Reconquista . Algunos estudiosos pensan que o termo pode vir de ''moro'' e ''godo'' ; ou dunha prenda de vestir que utilizaban eles exclusivamente : as maragas , que eran unhos calzóns interiores como as cuecas antigas portuguesas .
Se a língua portuguesa mantém grafias herdadas do galego, por que o idioma galego, idioma nai da língua portuguesa, deveria substituir palavras galegas por palavras castelhanas ?
Non devería,
Parece um argentino (sotaque) que sabe falar português do Brasil...
É que em Buenos Aires a imigração galega foi muito forte, por isso os portenhos possuem traços do galego no seu sotaque.
@Johan Smid Itália e Galiza.
@Johan Smid 😴
@Johan Smid 🤗
@Johan Smid Tua sogra e mais ti, sodes parvos.
Por que pronunciam o c (e o z) em galego como no castelhano, e não como no português?
Porque as linguas están vivas , meu amigo , evolucionan co paso do tempo . Son as persoas que fan as linguas , non ao contrario . O galego tivo lóxicamente unha evolución diferente do portugués , nen mellor nen pior , só diferente . Teña en conta que antes de existir Portugal como país e o portugués como lingua (ano 1176) o galego xa era lingua propia do Reino da Galiza no ano 410 con capital en Braga . Así como o portugués que vostede fala na actualidade ten pouco que ver co portugués antigo , antes de separarse do galego que se falaba na idade media . Para o noso Z , vostedes empregan o Ç , que no galego actual non existe , ainda que tamén empregamos o C pero con sonido dunha Z : un exemplo sería o verbo cazar , pero o sustantivo é cacería (o segundo C ten sonido Z ) . O latín maiormente é o tronco común para ver cómo as diferentes linguas latinas evolucionaron por camiños distintos . O catalán tamén emprega o Ç , pero tamén a C con sonido Z .
@@blackcrow7049 , obrigado. Porém não pronunciamos o ç com a língua entre os dentes.
@@markymarco2570 Efectivamente , vostedes fan unha pronunciación máis suave , pero etimolóxicamente o fonema é o mesmo . Na América Latina o fonema Z que compartimos co Español (ou a C con sonido Z) é pronunciado como un S , probablemente influenciados polos conquistadores españois procedentes da Andalucía que tamén pronuncian o Z/C como un S , máis semellante ao Ç portugués . Un saúdo .
@@costillero2189 , obrigado.
Galiza ou Galiça?
Eu entendo perfeitamente todos países de língua portuguesa porém os galegos falam muito lento os portugueses acham que o Brasil fala uma língua criola porém teve influências dos sotaques mais todos brasileiros falam clamente o próprio gramático Fernão de oliveira ao descrever a maioria dos portugueses falarem ele disse que os portugueses falam clamente lentamente o gerúndio era usado em todo Portugal Portugal no século 18 por influências do francês eles modificaram a maneira de falar e não sou eu quem fala tem um vídeo que fala sobre isso norte de Portugal e onde se fala mais próximo do original no norte eles falam mais calmo também vi um vídeo sobre o português europeu até a metade do século vinte era usado o gerúndio com influência da tv hoje quase todo o país não usa apenas algumas regiões como o Alentejo na verdade as influências do Brasil foram muito pouco nos sotaques as palavras indígenas o Brasil herou da flora e fauna nomes de cidades das línguas africanas culinária lembrando que as língua despareceram e os imigrantes foram obrigados a falar português lembrando que ainda existe mais de duzentas línguas no Brasil dialetos do italiano alemão línguas indígenas etc mas os portugueses chamam que falamos uma língua falsa já discussão se no futuro as duas variedades do portugues devem se separar
Excelente colocacao. O "R" dos paulistas, goianos, parte dos mineiros, etc eh pronunciado do modo indigena. Sim, falamos o portugues do seculo 18 (quando o Marques de Pombal impos a lingua na lei e houve um grande povoamento do Brasil, mais especificamente do interior). Os bandeirantes o falavam com esse sotaque meio indigena(eram bilingues - falavam mais um idioma indigena do que o portugues) e o espalharam. Li textos portugueses dos seculos 17 e 18 que pareciam ter sido escritos por um brasileiro culto dos nossos dias. Mantivemos o portugues mais antigo do norte de Portugal (o galego parece ter sido muito mais parecido com o portugues ainda, mas adquiriu esse "sotaque" castelhanizado com o tempo). O "R" de grande parte do Brasil se pronuncia como no norte de Portugal. Fico pensando o tanto que o portugues de Lisboa mudou os sotaques pelo pais afora...
Influência da França??
Escrevemos português mas nossa língua falada tem regras singulares, que ou se desenvolverem cá e/ou foi influência africana. PB falado é uma língua de tópico e sujeito, naturalmente terá enunciações e sintaxe diferente duma língua de sujeito como o Português, Galego, Espanhol, Francês, Inglês. Lembrando que as línguas angolanas são de tópico, por isso a nossa tendência em perder a voz passiva tornando muitos verbos sem o SE
A máquina quebrou
O pneu furou
O carro a marcha quebrou
O uso do EM em vez do A - nas línguas angolanas noção de movimento e estático e a mesma.
A simplificação da conjugação pode ser efeito também mas não me convence tanto ainda.
Excelente para nos, gallegos en Argentina!!!!!
Uau! Não sabia que havia galegos no país de meus hermanos argentinos. Tem alguma comunidade galega ou é só turista? Kkkk
@@samuellealdearaujo3301 Galicia es Argentina!!!
@@ilravenheart3123 Não m Galícia é uma região ibérica
@@samuellealdearaujo3301 Desculpe-me responder a você tão atrasado...
Na Argentina existem galegos demais.
Quando estive pela primeira vez no país de nossos "irmãos do Prata" (1998) vi que era comum se vender folhetos/livretos com "Chistes de gallegos".
Ou seja, enquanto por aqui temos muita piada de português, lá o alvo são aqueles que também falam diferente: os galegos.
Nesta mesma viajem vi que existe um clube náutico/de lazer galego (próximo a Buenos Aires, no caminho a Tigre).
No ano passado viagei pela terceira vez para lá... E vi que eles têm tantas organizações galegas que se dividem pelas quatro províncias da Galicia.
Mas não termina aí. São tantos os galegos da província de meu pai (La Coruna), que encontrei restaurantes e associações de Betanzos (comarca em que nasceu meu) e algumas outras.
As referências aos galegos na Argentina são muitas e diversas. Quando meu pai estava estava lá na Galicia, me diz que: "Só se falava da Argentina, nada do Brasil".
Desculpe-me se escrevi demais...
Abraços!
@@samuellealdearaujo3301 Argentina é o pais com a mair porcentagem de descendentes Galegos fora da Espanha, é por isso que existe um apelido carinhoso pro Buenos Aires, "A quinta província Galega"
Galiza o Brasil e todos os países de língua portuguesa te espera
O Brasil????? Está muito longe fisicamente e culturalmente, até está longe da língua portuguesa!
@@joaojosesilva693e tu longe da inteligência
@@isoldatraducoes depende da tua interpretação de inteligência. Se vem da america latrina n tem credibilidade nenhuma!
Parabéns!,
O LUSO.
Penso que a forma correta é Galiza, historicamente esta região está ligada a Portugal e o que faria sentido para salvar a herança cultural da Galiza seria evoluir o galego para Português moderno.
Castellano ou castelan?
Oudrio
Sou brasileiro e por escrito é totalmente inteligível para nós. Fora as palavras terminadas em çom o resto não causa estranheza.
@@RabeloCE 90%?? Eu entendo quase sempre 100% e sou do Sul de Portugal (não tenho contactos com gente do Norte)!!!
@@diogorodrigues747 home tanto non será, algunhas palabras gardamos pra nós....
@@bilbohob7179 Tanto não será? Numa conversa entre galegos e portugueses a inteligibilidade é mútua, logo sim, consigo entender 100% por vezes. No caso da televisão a inteligibilidade é menor, mas mesmo assim diria que é superior a 90%, dependendo também dos programas ou da linguagem usada nesses mesmos programas.
Nem sequer é comparável ao espanhol, em que eu próprio tenho dificuldade em entender por vezes, quanto mais o oposto (o português é uma língua bem mais complexa que o espanhol em vários níveis, logo é normal que os falantes de espanhol, excluindo os galegos, tenham menor capacidade para entender o português que os português têm em entender o espanhol). Por exemplo, há um ano atrás tentei ver um filme daqueles dobrados em espanhol e apenas entendi para aí uns 20 a 30%. Nos telejornais a inteligibilidade é de quase 100%, no entanto, mas isso é porque usam um espanhol incrivelmente padronizado, pois basta aparecerem uns espanhóis de rua e a inteligibilidade desce para 30 a 40%, dependendo do dialeto em questão.
@@diogorodrigues747falaste bem: o mundo galego-português é mais complexo que o espanhol e até que o inglês
Eu sou brasileiro e entendo mais o galego do que o português de Portugal.
Mas o Português de Portugal (o que se fala em maioria do território) é igual ao Galego.
@@RicardoBaptista33 Não é igual, não. Tem várias diferenças. Tanto na escrita, quanto na pronúncia. Sugestão: faças uma busca “diferenças entre o português PT e o galego" e encontrarás várias.
@@tehsantana Repito, o que se fala na maioria do território é como o Galego, se fala aberto e se usa muito do mesmo léxico dos Galegos. Esse é o verdadeiro Português de Portugal.
O norte de portugal é muito rico em sotaques há até um video aqui que mostra de que muitos nortenhos continuam a pronunciar o om em fez de ão ou çom em vez de ção e cabalo em vez de cavalo etc tal como os galegos, devido á escrita e alfabetização na escrita portuguesa esta tendencia está-se a perder
Os que dizem isso têm um misto de QI baixo com má vontade.
GALIZA!
Eu queria ver como um galego, falando exclusivamente o idioma se sairia no Brasil e no Uruguai.
Poderia ser "nos televisom"
Não percam o vosso idioma e a vossa identidade
as linguas mudam....por exemplo, o gaelico en Irlanda agora e ingles....:)))) Se permitimos a dexeneracion dentro de 50 anos, o galego non se distinguira do castellano ou español. Galicia? vale, e cerrar en vez de fechar, ou o, en vez de ou....todo vale. Normativas.....eu tambem sei fazer normativas. A unica normativa que vale, que evolucionou libremente, a a do galego que permaneceu libre e soberano en Portugal. O resto e españolizacions. Galiza com paisadas acabara como Irlanda.
Hay moitas palabras antigas que se manteñen no galego e xa non existen no portugués actual, e non teñen nada que ver co castelán. O galego do século x non existe nin na Galiza nin no Portugal.
@@ricardoromerofernandez6721 pallavras antigas que nao existem no portugues ate que voce le a Biblia ou algums livros de poesia atuais. Que nao sejan utilizadas no portugues diario nao quere dizer que nao existem, do mesmo jeito que algumas edicions de obras clasicas da literatura espanhola, voce vai encontrar palavras que ja nao se usan na vida diaria. Ou palavras que nao se usam na Espanha e sim em Mexico ou Honduras ou Peru. fazemos de isso idiomas distintos? No Brasil falam brasileiro ou portugues? e no Mato Grosso? e em Honduras que falam? e em Angola? afogamos num copo de agua? Que e o galego? os que fundaron a filologia galega eran pessoas criadas em espanhol em casas de ricos, que estudarom em espanhol, que nao falabam galego, e que estudarom filologia espanhola. Eu cago nessa gente. Que e o galego? ha familias na minha aldeia, velhos que falam um galego de merda misturado com espanho. E outras familias e velhas que falam um galego mais puro. Agora os palurdos querem dizer que o seu galego misturado com espanhol e galego ?? cago em vos. O galego da fronteira com Castilla e galego? quanto perderom nos ultimos 100 anos? quanto perderom? cago nos quue se gaven de falar galego e pretenden dizer que o que eles falamm e galego e aos meus avos nos anos 80 quando ibam a Compostela eles confundian com portugueses. Cago nas novas xeraçoes que falam uma merda de galego e dizem que isso e galego. e o resto sao velhos que melhor morram rapido. Minha avoa falaba sempre misturar. Quando morreu dizia mezclar. Eu cago em todos vos!!!!
@@ricardoromerofernandez6721 o problema, e que esta cheio de pessoas na Galiza, que acham que Spanglish e español. Falar galespanish, ou galegoespañol, nao e falar galego. Variante diatopica do portugues, nao do espanhol.
Impressionante, para mim é português.
Edgar - Claro que sim !... É uma das variantes do português , o português galego !...
Bloqueiros intentando diferenciar el gallego del castellano con cualquier excusa.
Grazas, Galiza etc... son gallego lusista. No normativo cuando tú lo estudiaste. No mientas.
HOLA SALUDOS DESDE BRASIL!!!
Só Portugal e Galiza, enumeram os dias da semana da mesma forma ao contrário do resto da europa. Os países de leste usam a mesma enumeração. Deve-se a S. Martinho de Dume que era Húngaro
Também entendo o que ele fala.
Brasileiros que dizem entender melhor o galego que o português de Portugal: estão a ouvir um professor de línguas, com uma dicção compassada e clara.
Se ouvísseis um português com igual empenho em transmitir a sua mensagem, entender-lo-iam mais facilmente, ou quiçá, in extremis, com a mesma dificuldade.
Não se deixem cair na ilusão que comunicariam melhor na Galiza que em Portugal. 😅
😱 eu fui uma dessas. O mérito então é do simpático professor.
Brasil: O que você está fazendo?
Portugal: Ó gáiju quishistáis a fuzeiri?
Excelente!
Experimentem ouvir a Paula Moura Pinheiro
Isso é verdade. Dicção e articulação fazem toda diferença, especialmente em dialetos que têm uma fala em geral muito rápida e marcada por forte redução vocálica (ou até omissão) nas sílabas átonas, como o português de Portugal. Há uma diferença enorme entre portugueses falando coloquial e acaloradamente e portugueses falando compassada e formalmente. No segundo caso a compreensibilidade é de praticamente 100% para nós, brasileiros, e as diferenças de pronúncia subitamente parecem bem menores, pois ao meu ver a grande dificuldade dos brasileiros está mesmo é no ritmo da fala portuguesa, bem mais acelerada, e com todo o quase desaparecimento de várias vogais por causa disso.
Galiza. Galicia (por influência castelhana) diria eu.
Parece um Português com sotaque espanhol.
Eu hei cursessament' estou a enteder-lle facilmenť e não haya nenhuma dificuldad' de estar a ouvir-lle. Eu sou falant' de lo portugüês, porém esta form' qüe vos estás a faland', não há nenhuma maneira de ficar-me confuso al estar intentanď entendê-lo. Concertezamente são lingůagens similares quando estão a pronunciar-lhes.
???
Parabéns irmãos da galicia . Estou aprendendo muito.Um abraço aqui do Brasil.
Galiza!
Galicia é uma delícia! Galiza é uma brisa!
É quase um espanhol foneticamente
Castellano ou castelán?
En galego normativo sería "castelán". Pero esta persoa é reintegracionista, é dicir, pretende un maior achegamento do galego ao portugués, polo que adoita utilizar moitas palabras portuguesas (como "castellano", ou "castelhano") no lugar das galegas máis habituais. Pero ninguén fala unha lingua pura, polo que, doutra banda, tamén mistura castelanismos que non son propios nin da lingua galega normativa nin da portuguesa
@@juanantoniorodriguezgarcia310
Estás enganado!
Em português seria, e é, "castelão", portanto mais parecido com o normativo galego "castelán".
Em Portugal dizemos castelhano apenas para que os espanhóis entendam, pois não entenderiam se disséssemos "Castelão", uma vez que o nosso ditongo "ão" sequer é entendido em nenhuma língua.
En galego sempre castelán e Castela . O termo castellanos e Castilla é español .
A lingua escrita deve reflectir o patrimônio oral da sua população e embora haja uma evolução na língua ela não deve sofrer a influência da sua lingua estatal que retira força à lingua NAÇÃO que quer exterminar a cultura antiga única extraordináriae exclusiva que tem o seu cerne na Galiza!
E eu pensei que falava português.🤔 Mas eu falo galego!
Tira o sotaque dele espanhol vira português do Brasil
Tira o sotaque de espanhol e vira português do Minho e Trás-os-Montes!!!!
Muito parecido com o português do Brasil
A fonética e aberta como do Brasil
@@beatrizgonzalo3606 Por causa da castelhanização que o galego foi sofrendo ao longo dos séculos! Se for à Galiza, bem no coração da Galiza e especialmente nos meios rurais, não vai ouvir essa fonética mas algo muito parecido com o português do norte de Portugal !
Bem parecido ao português brasileiro
Só tira o sotaque dele espanhol fica português do Brasil
Muito parecido
Eu diria o Brasil fala galego português do Brasil
Sim
@@angeladagommese4478 e
Em castelán Galicia, em galego e português, Galiza.
Si en Castelan dise zaragoza xa me dirás a dificultade de digan Galiza hehe
Gameplay En Galego No nos impongas tus sandeces a los demás.
@@dibujodecroquis1684 as sandeces xa están impostas dende a RAG
Gameplay En Galego En español se dice Sangenjo, Orense, La Coruña, Bayona, Galicia, etc. Basta de imposiciones lingüísticas.
@@dibujodecroquis1684Ai cateto cateto, se queres traducir Xenxo e Ginés, así que no caso que o queiras polo en castelán sería Sanginés, a non ser que encontres un santo que se chame Genjo xdddddddd.
A min gostame mais GALIZA que Galicia.
Sou brasileira falamos português sem.sotaque nenhum.Ninguem fala como nós. Português de Portugal.
Sem sotaque nenhum é impossível! Todas as pessoas têm sotaque/acento. E justamente é isso que faz podermos identificar de onde a pessoa é, pela sua fala, pelo seu acento ou sotaque.
Eu não sei em que mundo é que os brasileiros vivem para achar que essa maneira de falar se parece á deles
É que a fala de Portugal possui o shewá, um som indistinto dado à letra E em algumas palavras (dependendo da posição), som este que existe também no francês, mas inexiste nas falas do Brasil e da Galiza.
O modo de falar da Galiza, assim como o do Brasil, tem as vogais bem pronunciadas. Em Portugal, algumas vogais «somem», como em telefone, que soa como «tlfon».
Os brasucas acham-se a última bolacha do pacote.
@@alexfsans, isso é a maneira de falar do Sul, de Lisboa... e como a generalidade dos Brasileiros só convive (e visita) maioritariamente com Lisboa e os lisboetas, fica com a ideia de que esse é o modo de falar de todo o país. Nada mais errado.
@@carlosmagalhaes7109 Devido ao seu complexo vira lata, se acham superiores, para esconder deles próprios esse complexo besta
@@carlosmagalhaes7109 em Portugal devíam ter isso em consideração. Essa dificuldade dos brasileiros entender o idioma português que se fala em Portugal. Quem entrevista candidatos a trabalhos em Portugal deve ter esse aspecto em conta. Para que serve entrevistar um brasileiro para trabalhar num Call Center se de partida, eles brasileiros já dizem que não entendem o português falado em Portugal. Eu por exemplo quando estou em Lisboa e num restaurante sou atendido por um empregado brasileiro fico na dúvida se ele entendeu o que eu pedi para comer. Sempre há que pôr em dúvida. Já fui atendido por empregados ucranianos e letões , estes falam e entendem o meu português perfeitamente.
Muito bom.Sabia q existia a Galicia, não sabia a origem dos Galegos. Nem tão pouco sabia q falavam muito próximo ao português. Parabéns pela divulgação.
GaliZa!
vê só quase o português do Brasil falamos português medieval apesar de tantas influência
GALICIA
VIVA A GALIZA !... ✌
E A LÍNGUA PORTUGUESA !... ✌
NAS SUAS 3 VARIANTES :
O PORTUGUÊS LUSITANO ,
O PORTUGUÊS GALEGO
E O PORTUGUÊS BRASILEIRO !...
( E QUE NÃO SE PERMITA QUE SE TORNEM NOUTRA COISA QUALQUER ... 🙏
ASSIM COMO AS LÍNGUAS QUE VIERAM DO LATIM SÃO LATINAS , AS VARIANTES QUE VIERAM DO GALAICO - PORTUGUÊS SÃO LUSÓFONAS ) !...
VIVA A LUSOFONIA E TODO O MUNDO LUSÓFONO !... ✌
Sou do Brasil e consigo entender tudo também
Galego-português ,galaico-português...
Portugal-Galiza...
Portugaliza!uma única nação !
Desejo que o povo Gallego, tenha o direito de preservar sua lingua como parte de sua identidade e cultura. Que os jovens se orgulhem disto e ensinem aos seus futuros descedentes.
nós temos, inclusive temos aulas de galego e castellano em clase.
Penso que o Galego deveria se unir ao Português pois está mais próximo dele que do Espanhol...
Concordo. Já escrevi a ele para fazer um abaixo-assinado, assim compartilhamos nas redes sociais. Só o Brasil tem 210 milhões de habitantes... está certo que não serão todos a assinarem, mas poderão contribuir uma boa %. Tem outros países lusófonos, inclusive no Japão tem muitos brasileiros.
O bon seria poñer o español como lingua obrigada tamen en Portugal e pouco a pouco unificar fonetica e ortografía e imponela no resto do mundo, digo ehh
Aqui so hay hispanofobos resentidos, patéticos enfermos
@@yoshikowakabayashi4180 O galego é um idioma independente a meu ver, e ambos, ele e o português, descendem do galego medieval, não creio que o reintegracionismo seria bom para a independência cultural da Galiza, a pretexto de inseri-lo no mundo lusófono, pois perderia a sua singularidade para viver à sombra do Português, quando na verdade está mais próximo ainda do galego medieval que o segundo, pelas transformações compreensíveis que sofreu ao ser levado levado além-mar.
Eu concordo com os que o vêem como idioma irmão, muito próximo do português moderno mas dele perfeitamente distinto.
@@joalexsg9741 O galego é galego-português! Sem o reintegracionismo o galego será engolido pelo espanhol, pois atualmente nem sombra ele é do "idioma de Castela". Castela prefere a antropofagia. Portugal e Brasil não querem fazer geopolítica. Não há como viver à sombra do idioma português. Pois, ao ser reintegrado - o galego - voltará ao lugar de onde nunca deveria sair. Na verdade seria muito mais "um forte impulso simbiótico compulsivo de retorno ao útero".
Eu poço falar você fala português com sotaque espanhol aa
El fala galego con sotaque espagnol, os idosos galegos falan diferente no Campo. Isti e por imfuenza do castelan
Impressionante como essa seção de comentários é mais "Evoluída", Aqui, não têm muitos daqueles jovens que digitam tudo errado, e ainda por cima, usam palavras abreviadas... "Pq vc tb n fez a lição hj?" Que vocabulário podre! Esses jovens infestam a internet! Parecm uns recém-nascidos digitando, geração de preguiçosos...!
Viva España🇪🇸