Tive um Renegade 2016 desde zero Km até meio do ano de 2023 e fiz revisão na Jeep até 2021 e os técnicos da Jeep nas revisões só completavam com água desmineralizada durante os 3 anos de garantia, o que me fez pensar que isso diluía o fluído o que levou, ao meu ver, a oxidar o eixo da bomba dÁgua, enxendo a água de ferrugem, ou seja, com o tempo levaria a problemas tbm no trocador de calor. Como eu sabia do possível problema, eu sempre completava a água desmineralizada com fluído petronas a 50% a cada 2 anos e com 100 mil Km troquei o trocador de calor e óleo do câmbio. Vendi meu carro com 140 mil Km sem nunca ter problemas.
Os caras vivem arrumando problema para os carros, com a rede social tá acessível, ficou muito fácil criar a fake news a favor deles, vários vídeos de mecânicas fazendo alarde nos carros jeep, td isso pra deixar os donos com medo e comprar seus produtos e serviços. Sem contar os donos que adoram aparecer e qqr problema q o carro da postagem vídeo detonando a marca e muitas vezes são aqueles ricos q nunca dão manutenção no carro e depois passam uma bomba pra frente. O negocio é fazer igual vc fez e sempre fazer a manutenção preventiva.v
Tenho um renegade com 62 mil km, todas as revisões feitas nas datas correta, sempre coloquei óleo, e líquido de arrefecimento original mopar... Nunca tive problemas... Na mão de brasileiro que compram óleo de 15 reais e líquidos de arrefecimento de 9,90 nem tanque de guerra aguenta....
@@alfredcarvalho5005Não é bem assim não amigo. Que engenharia é essa que um trocador de calor fura e você perde um cambio? Tá mais do que constatado que houve uma negligência de projeto. Mudaram o fluido depois de muita causa perdida na justiça. Mas e os que seguiram o manual antigo do veículo?
O problema MESMO é a baixa resistência à corrosão da peça(problema de projeto) , estão usando um aditivo com maior poder ANTIOXIDANTE para diminuir ou tentar evitar o problema. 1 absurdo, a montadora deveria ser responsabilizada e fazer um recall por isso!
@@felipefreedombré o mesmo câmbio mas pra carros e motores diferentes, então sempre tem aquela adaptação pra determinados modelos diferentes de carros, provavelmente foi cagada na fabricação pro modelo desse carro em específico
@@MAIRAFaustino-n8n é um pequeno radiador que se coloca "na frente do radiador do motor" e vai simplesmente inutilizar o trocador de calor original do veiculo.
@@MAIRAFaustino-n8nexatamente. É um kit upgrade. O melhor é da master automotiva no mercado livre. Tá custando uns 1400, (comprei na promoção na blackfriday por 1 mil ) mas é o melhor, com material reforçado. Acaba de vez com o problema. Agora a moda dos vídeos é discutir se neste upgrade de radiador deve vim ou não com o sensor, mas realmente não precisa do sensor, serve pra nada!
Eu sou da ideia de "obsolescência programada" como já dito por outro usuário aqui. Montadora não está querendo saber do segundo dono. A atenção vai para quem comprou primeiro até o final da garantia. Foi-se o tempo que construíam peças com durabilidade maior.
Grupo Fiat como um todo consegue concorrer com preços mais baixos entregando uma péssima qualidade, enquanto te engana com algum detalhe macio no Interior empurra peças de fornecedores que oferecem um preço menor, basta pegar qualquer carro da linha, um simples palio fire por exemplo, num mesmo ano tem dois, três modelos de radiador, junta homocinética, etc de n marcas, parece até licitação de prefeitura, quem cobrar menos leva.
Bom dia, tenho um compass 2018, substitui o trocador original pelo Kit com radiador externo a ar ...gastei $ 1.500,00, satisfação total... temperatura em trafego pesado em torno de 75 a 80 grsus....estrada 60 a 65 graus... Eliminei de vez o fantasma da contaminação no cambio.... Mais dias , menos dias ocorreria...e $$$$$😂😂.. Boa sorte a todos...
Acabei de comprar um Compass 2018 flex, na minha primeira viagem acendeu luz de motor, câmbio e aviso do start stop, carro com 33milkm... Sou o 2 dono. Amanhã estarei levando na concessionária... Por estar na garantia de câmbio e motor. Será que se eu fizer essa troca também resolve? Obrigado!
Se não tinha problema porque trocou por outro e não usou o que nunca deu problema , será que todas as pessoas que compraram estão fazendo complô contra a fabricante , no 🎉exterior , a indústria já teria indenizado todos , más aqui , pegaram alguém que aceita propina para fazer vista grossa , só falta dizer que é mal uso. O brasileiro é burro tem que boicotar , aqui para o Brasil só vem o que ninguém quer , eles preferem os japas, estou mentindo.
Esse cambio praticamente equipa todas as marcas de carros e o trocador de calor é do cambio, todas que utilizam vem assim. Isso é cosia de rede social falando besteira, todo mundo sabe que so estraga se deixar agua com baixa concentração de aditivo que gera eletrolise. Isso acontece em todas as marcas,
@@jussarapontesdacruz7664 já tive diversos carros automáticos e nunca tive esse problema. Também nunca vi donos de carros iguais aos que eu tive reclamando igual os donos de carros Stelantis. Mas gosto é igual cotovelo, cada um tem o seu. Parabéns pelo seu apreço pelos produtos da stelantis.
@@CarFlightGamesCFG não, os carros da stellantis com cambio at9 usam radiador, era só ter usando tb no at6 quando o problema surgiu, mas nunca vão assumir.
Parabéns pela dica eu que sou entusiasta vou conseguir resolver fácil esse problema, no caso eu vou fazer uma manutenção preventiva carro é de procedência tiro zero, está quase com 80.000 , 😊 só ficou confuso e se enxágue que você falou que gastou, você esgotou três vezes o sistema e colocou 7 litros de água desmineralizada,, se for essa conta você gastou só de enxágue três vezes 21 l
Boa noite a todos, vídeo muito bom, vai um comentário de um caminhoneiro, que tem um gol 2019, com o mesmo câmbio de 6 marchas automático, aisin, que a Fiat e jipe usa, o problema está na potência do motor, e peso do carro, que está no limite do câmbio, ex, gol pesa 1040 quilos, jipe compase 1500 kilo, teria que ter radiador de óleo na frente do radiador só para o câmbio, sem água do motor, igual ao do compase a disiel, que usa câmbio zf 9 marchas. Meu gol impuro 200 km hora nele direto, e nunca troquei aditivo, e nem vou trocar, só alegria, tá sobrando câmbio pra ele, pois é levinho, vai uma dica aí pra vocês que tem compase, andem bem devagarinho, si não vocês vão pra roça.
@@CarFlightGamesCFGminha toro é 2017 e nunca nem usei aditivo é água mesmo, o caminhoneiro tá falando a verdade pois se a gente usar um redutor pequeno numa embarcação grande quebra o redutor pode ser ZF mas se for pequeno pau....
Na verdade descobriram o defeito, era o aditivo que a fiat usava que reagia negativamente com a peça e furava, eles já trocaram a marca de aditivo e problema resolvido. Mas pouca gente sabe pq 95% delas não fazem as revisões na rede concessionária onde eles trocam de graça o aditivo pela modelo certo.
@@renatolima5483eu fiz de forma preventiva no meu ! Acaba de vez com o problema e a cambio anda bem mais frio. Mas optei em comprar o kit reforçado de 1400 da master automotiva no mercado livre (peguei promoção de 1 mil). Nunca vi kit de 300 como ele disse, mas já vi de 600. Se o ATF não estiver bonito (vermelho) deve ser trocado tbm (900 reais original mopar)
essa bosta de trocador é antigo já... meu 408 é 2015, usa aisin at6, o mesmo da linha fiat, e já furou... ou seja, eles sabem desse problema há anos, só que nunca se mexeram pra arrumar de fato. a diferença é que meu trocador tem só um parafuso de fixação, ai eles atualizaram no meio de 2015 para esse de 3 parafusos... e pioraram, pois esse de 3 quando fura, quebra o cambio... o de um, quando fura, não quebra o cambio. meu cambio não quebrou e está firme e forte, com 195mil km.
Pessoal fala muita besteira, esse trocador de calor, é usado em vários carros Premium, BMW, MITSUBISH, X1 e vários outros, colocando o aditivo correto, não terá problemas...
otimo video, mass eu prefiro a tal adaptação com um radiador ar/oleo que existe em muitas oficinas e não incomoda nunca mais. fiz até no meu ka 2020 automatico
Tenho um Compass 2017, sempre usei da Marca mopar, hoje ele tá com 110 mil Km e nunca me deu problema, sempre soube que era o aditivo, muita gente botando água com aditivo.
Rodei 80.000 km com o Renegade sem problemas. Agora vou trocar o óleo do câmbio, o trocador de calor e o líquido de arrefecimento. Tenho certeza que não terei problemas.
o meu está chegando nessa quilometragem também, o segredo é sempre cuidar do liquido de arrefecimento a cada 20mil km pois já foi comprovado que o que faz ocorrer a perfuração do trocador de calor é a eletrólise.
@@Victor_shoes Eu tendo um carro desses trocaria o fluido de arrefecimento a cada 15 mil km rodados, e verificação trocava o trocador a cada 40 mil km que ficasse com carro.
Meu cronos 1.8 está com 129.000 km com o trocador de calor original. Troquei o aditivo do radiador com 60 mil e com 120.000 km. Uso p paraflu pronto uso. O melhor aditivo que tem no mercado atualmente. Zero problema
Fiz a alteracao do trocador de calor pelo sistema alternativo de radiador de óleo e até agora só alegria. Ja tem 15 dias e a temperatura maxima no trânsito intenso num dia de calor foi 101⁰c mas a media é de 71⁰c.
Fiz no meu Renegade a 3 meses, coloquei um radiador de 8 vias, em transito intenso, não passou de 85 graus, até o arrefecimento melhorou, antes chegava fácil 110 graus, tanto motor como cambio, motor agora em torno de 100 graus
@@andreramos1534 Olá, comprei o kit no mercado livre e levei em Guarulhos com o Dantas transmissões, o cara e experiente, o meu RNG estava com 113 mil km e fiz a troca de óleo do câmbio, hoje com 119 mil km, e tudo ok
@Luizhonesto Realmente e um terrorismo, mas com quem aconteceu da para ficar bem revoltado, o meu RNG ao subir a serra, chegou a 119 graus a partir disso, o arrefecimento ficou marrom, como estava na garantia e não sabia de nada do problema desse trocador de calor, a CCs, eu pagando trocaram o arrefecimento e por cortesia colocaram um reservatório novo, pois não dava para ver o liquido, comecei a perceber que em serra sempre passava de 115 graus, vi não sei qual no youtube uma experiência com o trocador de calor original, o cara coloca pressão no trocador e coloca dentro de um balde de agua, nada acontece, aquece a agua a 100 graus, começa a dar vazamento, sair bolinhas de ar, o meu saiu da garantia já a 2 anos (2018), e com esse trocador ar/óleo, não tem o contato da agua mais e porque tem nos diesel, também gambiarra das montadoras?
No meu carro fiz a segunda limpeza no sistema de arrefecimento lavando somente com água desmineralizada e colocando-nos no sistema após a limpeza o aditivo paraflu. Gastei mais ou menos 7 litros de aditivo.
Independente do motivo, é uma bomba relógio. Eu nunca teria um carro que eu tivesse que viver preocupado com um defeito desse. Por isso, depois que passei a comprar somente carros japoneses, eu não quis outra vida. Não tem os frufrus desses outros, mas não me dá dor de cabeça, nunca.
Vale lembrar, para efeito de corroborar a hipótese apresentada no vídeo, que a Stellantis passou a recomendar o fluído de arrefecimento com uma nova composição, bem como fazer a sua troca a cada 2 anos.
@@MrLenzi1983 um radiador exclusivo pra resfriar o óleo do cambio, somente com ar que entra pela grade, com zero uso de água... tem dezenas de video de instalação no youtube
O problema segundo técnico da fiat , era o líquido arrefecimento que vence com dois anos e muitos completavem com aqua causando desgaste do trocador de calor , hoje a fiat melhorou a qualidade do produto é tem 10 anos de garantia, para fazer a primeira troca.
Eu ja vi aqui no UA-cam, pessoas reclamando que carros novos ainda em garantia com esse problema. Sabe o que ocorre, falta qualidade, sobra preço e a maioria de nós pouco liga pra manutenção, e quando se precisa quer a menor possível.
@@welitonbaldotto3196 a Toyota tem 23% das ações dela. Não é dona. E esse câmbio defeituoso não é usado em nenhum carro da Toyota. Quer que eu desenhe ainda, hater?!
@@NoF00T Claro que usa os cambios de 6 marchas da toyota é da aisin e Volks também usa esse câmbio. é só vc pesquisar aí na internet e inclusive esses cambios da aisin tá entre os melhores do mercado.e só vc pesquisar quais os 5 melhores cambios automatico do mercado.marcas umas usa peças da outras .bobo é quem fica teimando qual marca é melhor que a outra. Mercedes com motor de Renault e por aí vai...
Eu também tibe um renegade 2016 Flex, w só usava aditivo paraflu, e vendi o carro em 2024, e nunca teve problemas. Ou seja, o problema não é a máquina, e sim dos proprietários que não sabem usar.
Dar o braço a torcer é “complicado”. Montadora não gosta de alterar projeto. O que fizeram foi alterar a composição do fluido para garantir o funcionamento do trocador dentro do período de garantia.
Na vdd no início a montadora notificou q o problema estava no fluído q era sintético cm alto teor de acidez , o q causava desgastes na peça, mecânicos picaretas preferia trocar a peça prá ganhar ms.
Parabens pelo video, muito bem explicado, estou comprando um compass e estou me interando sobre todos os possiveis problemas. só me ficou uma duvida. Depois de ter feito a troca do trocador de calor e do fuido de arrefecimento, com quantos km ou em quanto tempo é recomendado a troca novamente?
exatamente garoto... primeira pergunta que fiz... se o problema é o líquido, porque os radiadores nao estão apresentando o problema também? e tem gente passando pano... mais acima um me retrucou e disse, e vc nunca viu radiador furar... mas o caminho é esse mesmo JCCUNHA
@@ibrahimsued4906 só me diz, quantos anos um cabeçote desse fura. se não for no mínimo duas décadas, é truco. santana do meu pai, rodou de 97 a 2007 sem aditivo, com um adendo, santana é bloco de ferro fundido e nem isso estragou. essa lorota ai não rola, pra cima de mim não.
@@samvsamv4992 Atenção: Alumínio é mais vulnerável à eletrólise que ferro. Alumínio só não enferruja porque oxida na superfície e ganha assim uma proteção externa. Também foi assim com todo mundo. Parece que o que está acontecendo é que tudo agora está sendo fabricado com as dimensões e espessuras ''no limite'' e há uma quantidade enorme de dispositivos eletroeletrônicos nos carros novos, o que gera campos elétricos maiores, condução pelo líquido de arrefecimento e corrosão por eletrólise. Saudades dos Opala, Chevette e Passat, além do fusca
Mitishubi, também tem este problema de aquecimento do câmbio. A engenharia automotiva, solta no mercado brasileiro, com defeito de fábrica. As m .ontadoras sabem dos defeitos,pois o carro é testado dentro das
pq é um problema de rede social. A marca japonesa desse cambio não reconhece esse problema e fornece esse cambio para quase todas montadoras a muito tempo.
boa noite,, sim ,, mais dia , menos dia , o problema recairá no trocador de calor...acreditto que mesmo com as manutenções super corretas, preferi não contar com a sorte , fui prudente , substitui o trocador original pelo kit....reintero meu comentário ,, substituam o quanto antes , além de eliminar o risco da contaminaçao pela água , diminua em no minimo 20 % a temperatura do cambio..abraços..
Baita carro, o problema já foi resolvido, o pessoal fica metendo o malho no carro. Estou esperando chegar o meu 4º Renegade, nunca tive NENHUM incômodo, e continuo comprando o carro 🙏. Mas tem gente que vai dizer que o Creta é melhor, que a bó$t@ da Tracker é melhor e, pasmem, já vi zézinho dizer até q o New Fiesta Powershift é melhor…Aí é pracabá cos piqui do Goiás, irmão!
@@esequielrengelramos6363 É esse tipo de cliente que a montadora adora a cada 1 a 2 anos troca de carro e por sinal mais caro e passa a bomba para o próximo😅
comprei um JEEp compas 2022, em un ano de uso tive esse problema, baixou o nivel da agua, nao sabemos se foi pro motor, ainda está na garantia, mas nao sei o que fazer, se isso vai trazer problemas futuros, ou se devo trocar de carro.. os mecanicos acho que nem sabem desse problema do aditivo... estou bem triste pois o carro é muito bom. tirando essa questao ne. ah e outro detalhe, as revisoes estao todas em dia, foram feitas todas antes do vencimento da kilometragem, é uma vergonha comprar um carro novo, zero km, caro e com defeito de fabrica.
Infelizmente não sabia dessa fria que é esses carros , senão não teria comprado um Renegade,pagar mais de 100 mil e não ter tranquilidade se vai dar merda ou não.
Eu sou o 2⁰ propritario do meu renegade tem + 80000km. Já fiz uma troca de liquido de arrefecimento completo com aditivo. Vou fazer agora a troca do trocador de calor e aditivo. O carro nunca me deu problema. As revisões todas feita na Jeep. Exceto a última que não fizeram a troca do liquido de arrefecimento. Fui para uma oficina especializada em pick-up. Agora queria saber se os jeeps de vocês tem uma pequena folga na direção? Devo me preocupar???
Compra o kit que substitui o trocador por flasnge e radiador que vc nunca mais vai ter esse medo de dar essa bronca, comprei esses dias um kit pra instalar no meu compass, ja pra previnir, melhor gastar 1400 do que levar uma pancada de 20k, tem kit até de 650 porém eu preferi pegar um de 1400 que achei bem confiável.
Meu compass ligitude 2019 apresentou pela terceira vez o problema do trocador de calor e o setor de garantia negou a troca por garantia de cortesia. Foi meu primeiro Jeep e último!!! Não compre é furada!!! Essa é a opinião de quem tem experiência de 4 anos com a marca. Eles conhecem o problema recorrente e insistem em martê-lo sem solução.
Bom dia vc conheci o trocador de calor da marca tantto (estou perguntado porque o tocador original não tem a marca do frabricante no corpo do torcador)
Cara tenho um cronos precisiom fiz a substituição do trocador de calor,por radiador de óleo .o carro ficou perfeito . Incrível fica mais barato que substituir a peça .e falo agora sem preocupação . galera o carro e maravilhoso .essa peça original ,ela e condenada . não me passa confiança
Bem de acordo com o vídeo o problema está na qualidade do fluido de arrefecimento, porém fiquei com uma dúvida. O trocador de calor é do tipo trocador de placas, sendo que o lado do óleo possui uma espécie de chincana (serpentina ou filtro) que acaba por favorecer a obstrução. O lado da água não possui este material. Com isso o diferencial de temperatura começa a aumentar, criando pontos quentes ou super aquecidos no interior do trocador, ocasionando o rompimento da barreira entre as placas. Como o lado da água trabalha com a pressão maior, passa água para o óleo. Acho que o problema deveria ser analisado pelo lado do óleo e não da água.
Esse trocador de calor é utilizado em todos veículos que usam esse cambio automático. Só da pau nos FIAT e JEEP, sabe pq? Utilizam fluído do radiador de baixa qualidade, muito ruim de fábrica, vem com 20 a no máximo 30% de fluído e 70% agua. Com 2 anos ou 20.000km isso já não tem validade mais. O melhor é rancar fora todo esse fluido do radiador com 1 ano de uso quando comprado zero e meter um aditivo de primeira qualidade como paraflu up já pronto para o uso com 50% fluído e 50% agua desmineralizada. Os carros FIAT dão muito pau no radiador, da muito vazamento por causa disso, fluído de baixa qualidade que depois de 2 anos corrói tudo.
Sabendo que o brasileiro é relapso em manutenção de veículo zero km, a dona stellantis me projeta um trocador muito sensível ao vcto e tipo de fluido utilizado. Eu só posso imaginar que seja uma obsolescência programada ou erro absurdo no projeto desse trocador.
acredite... é obsolescência sim... meu 408 15/15, com trocador semelhante, bichou com 80mil km... por sorte não misturou agua na caixa, mas passou oleo da caixa pro sistema de refrigeração do motor. troquei a peça, coloquei aditivo novo da petronas, e está funcionando até hoje, com 193mil km. PS: no cambio, eu sangrei o oleo velho, vi que nao tinha misturado nada realmente, dai, troquei fazendo a diálise, e resetei no scanner.
Rio de Janeiro tenho jeep renegade 2019 sem problema troquei 70 mil km oleo cambio e trocador calor cambio produto agua radiador sem problema carro muito forte já vou trocar outro jeep 1.3 turbo carro muito bom sua explicação corretíssima um abraço
C4 cactus e 2008 é o mesmo trocador? Parece-me que sim, e não vejo relatos desse problema com esses carros... Qual aditivo usado na Peugeot e Citroen? Muda o trocador? E compatível com a linha jeep?
Tive um cronos 2018 1.8 at6, fazendo as revisões em concessionária e sempre foi trocado o aditivo, não posso afirmar mas abasteciam a água com um regador de jardim e depois adicionaram o aditivo, mas não era o que estava no manual da petronas, sei disso pq na última revisão minha câmera interna pegou este abastecimento, era revisão de 40k, 1.2k depois deu vazamento na bomba d’água, eu comprei as águas desmineralizadas e o aditivo do manual, e troquei no meu mecânico de confiança, a cor desse aditivo indicado é muito mais escura do que aquele rosa desbotado que sempre era colocado e não sei se era água da torneira que usavam no lugar da desmineralizada. Depois disso vendi o carro pq em cada revisão o carro tinha problemas
Ponto interessante! Uma coisa que a Jeep mudou com esses aditivos é a troca do líquido de arrefecimento (acima dos 200 mil km nas versões flex com o T270), mas sempre fazendo medição no liquido nas revisões.
Recomendam trocar a cada 2 anos, o mecânico da jeep na revisão me disse que o fluído com o passar do tempo passa a conduzir corrente elétrica e por eletrólise (senão me engano) fura a peça do trocador de calor que é de alumínio, gerando a contaminação e o problema que todos já sabem.
Antes vinha um aditivo bosta, 20% a 80% ou 30% aditivo e 70% agua, nao dura 2 anos ou 20.000km. Agora é 50% a 50% já diluído de fábrica pronto para o uso pra galera não meter agua de torneira. Quem não trocou eu recomendo trocar na hora tudo, na dúvida usa um paraflu up rosa 50% a 50% pronto para o uso, o mesmo dos toyotas que duram 120.000km ou 5 anos
@@Eng.pedroneto tudo bem...mas pense bem ...será que só colocam água de torneira neles ???os outros não acontece isso porque ?? acho que xing lizaram a peça né!?! meu para de passa pano p esses marreteiros da indústria automilistica.
@@carlosa8039 o problema é realmente no liquido de arrefecimento que era utilizado. o que ocorre é eletrólise que inclusive ocorre em outras partes como radiador e no próprio motor, que é quando moléculas de água são capazes de sofrer uma autoionização, gerando os íons H+ (ou H3O+) e OH-
Parabéns pelo trabalho de vcs, quero comprar um Renegade,qual os primeiros sinais de problema o que tenho que verificar quando for comprar seria a sujeira no reservatório de líquido se puder me ajudar eu agradeço obrigado
É sério. Mas vc pode ficar muito aternto à temeratura do cambio o tempo todo e antes de perceber óleo no recipiente do líquido de arrefecimento talvez ainda poder consertar o câmbio. Se houver a mínima mistura com água, mesmo por ter passado por um alagado, teu cambio de 50mil já estará perdido. Tem que fazer o que eles dizem no vídeo. Vrerificar se o liquido consegue transmitir eletricidade, não pode@@lucianomarcos087 Ou ponha um kit ar - óleo, com termostatica, igual da versao diesel. Só use produtos totalmente originais. Carro agora só pra rico, principalmente automatico, eu nunca mais comprarei
O que tem de motorista que completa de água de torneira nos postos de gasolina são muitos, misturam até aditivos de diferentes marcas, depois querem garantia e falam que todas as revisões foram feitas na csc. Carro do primeiro dono e que leva o carro nas revisões certas dificilmente dará problema. Muitos toram o carro na rodovia só porque é turbo.
Vdd. O que mais vejo quando viajo e paro pra descansar e tomar um café é Onix, Nivus e T-Cross turbo com aquele cheirão forte de catalizador super forte mesmo com o carro parado. O povo tora esses motores turbo e o excesso de calor faz a água do radiador sumir e o pessoal completa com água de torneira. Bem isso mesmo. Por isso só ando de aspirado. Quanto mais peça mecânica, mais coisa pra dar problema e mais cara a manutenção do carro no longo prazo. Fora o perigo de quebrar o motor no caminho.
O manual do carro informa que o líquido deve ser trocado há cada 2 anos. Quando falei isso na agência disseram que não precisava, deram risada. E aí? Troquei fora mesmo assim.
@Auto Tec, saberia informar se a nova caracteristica do Mopar (Essa que foi alterada pela Stellantis), pode ser utilizada no compass longitude 2017?, já que no manual não especifica o MOPAR como nos modelos mais atuais. Por exemplo; No meu manual, está descrito como; Protetor com ação anticongelante à base de monoetileno glicol, inibido com formulação orgânica. ASTM D-3306; ASTM D-4985; NBR 15297; 9.55523-2. Por ser um 2017, está indicando 50/50 e não 30/70 como alguns mencionam por ai. E a respeito do trocador, vocês vendem apenas a peça (trocador) ou é necessário fazer o serviço completo?
Esse problema da no Jetta tsi 1.4 tbm, ele tem câmbio Aisin mas o dono anterior não trocava o fluído, fui descobrir depois q troquei a bomba q estava vazando e tava toda corroída, começou a jogar óleo do câmbio no sistema de arrefecimento e vice versa, quase perdi e câmbio e um prejuízo de 5 mil reais.
UAI!!! 😮😮.... NÃO ENTENDI....O problema não é o TROCADOR DE CALÔR..... 🥵...Mas RECOMENDAM a substituição do TROCADOR DE CALÔR " preventivamente" ????😂😂
Troca do trocador de calor calor preventivamente pois ele teve contato com o aditivo antigo que gera corrosão na peça..... só trocar o aditivo não resolve o risco pois o trocador antigo já foi afetado.
É cada uma viu, troca a peça , troca o fluido e aproveita e troca o carro. Parem de abastecer gasolina no Brasil porque aqui não presta, não utilizem Etanol pois ferra com injeção direta, e se for diesel , usem o diesel verde aí vcs vão ver o que é problema kkkk ou seja montadora faz carro caro e sem qualidade porque está no Brasil, sabe que o povo paga mesmo assim kkkkk
cara se fosse para se preocupar se o carro novo vai pifar a qq momento, então prefiro comprar um usadinho de 20,mil, a preocupação é a mesma, e economizo uns 130mil
Se esse problema acontecer e vc descobrir antes que cause algum dano no motor não é necessário abri-lo. Substitui o trocador de calor, faz-se uma lavagem bem feita e utiliza o líquido de arrefecimento OTC. Aconteceu com minha Toro, fiz dessa forma, há bastante tempo e não deu mais problemas.
Coloquei o radiador de óleo no lugar desse trocador de calor deu certo minha toro chegava a 90 grau brincando nunca entrou água mesmo assim com manutenção o radiador abaixou muito o calor excessivo gostei muito outro carro. Não contrario o técnico mas comprei um radiador importado coloquei deu certíssimo não troco por outro carro minha toro
Diante desse possível diagnóstico de vazamento interno do trocador de calor do câmbio, por que não ocorre o mesmo fenômeno com o trocador de calor (mesma peça) do óleo do motor?
Várias oficinas estão oferecendo essa peça feita de inox de alta qualidade, em um preço igual ou menor do que o original e durabilidade para o resto da vida
Pra vc que igual a eu comprou essa bucha de carro, melhor coisa e colocar o kit radiador de ar , tem vários modelos no mercado livre, eu coloquei no meu, a temperatura não passa dos 83 graus, agora ando tranquilo, o valor do kit chega a ser menor do que esse trocador..
Sou da teoria que o trocador de calor é consequência do líquido com proporção errada. A mesma peça é usada em todos câmbios automáticos da Hyundai, Volkswagen, Chevrolet etc. Então, por lógica não é o câmbio e nem a caixa e sim a proporção de água e líquido errada, vez que nas demais montadoras não ocorreu tal dano. E eu sou um dos tantos que teve perda total do câmbio, mas a FIAT matou no peito e trocou tudo que tinha de trocar
A solução é não comprar um carro que vc já sabe que é problemático, vá de Honda, Volkswagen, Toyota e fique tranquilo. Essa falta de respeito com o consumidor só no Brasil mesmo.
poderia indicar um aditivo adequado para S10 2.5 FLEX? O manual fala em aditivo orgânico sem silicato. Estou usando o da Wurth, mas não tenho certeza se está correto.
Zulive viu,ia comprar um jeep desse e meu amigo me fakou para cair fora,ele tem uma oficina e me suase que era bronca,dai vendo esse video reforcei minha decisão
Meus caros, o problema sendo aditivo ou não, é uma responsabilidade da montadora. Ocorre um vício do produto, ou seja, com o uso o problema ocorrerá, é uma questão de tempo. Isso é fato. Substituir o fluido de arrefecimento por um novo não é garantia de não ter mais o problema, pois o trocador já foi contaminado pelo "fluido problemático" e a corrosão já deu início. O correto seria a montadora realizar um recall, com a substituição do trocador de calor e do fluído de arrefecimento. Mudando para outro polo, independente da solução deste problema, já foi verificado que este trocador de calor, em várias condições de uso, não mantém a temperatura do óleo do câmbio automático na faixa ideal de uso, que é entre 80°C a 95°C, segundo fontes abertas. Em diversos vídeos nas redes sociais vemos a temperatura do óleo do câmbio atingir temperaturas bem acima de 100°C, o que acelera o processo de degradação dele. As redes sociais mostram ótimos resultados de controle de temperatura para o óleo da transmissão utilizando trocador de calor do Renegade/Compass Diesel, que é do tipo ar x óleo, com válvula termostática. Uma dica, este novo fluído, que vocês informam que é indicação da montadora, mostra o informativo ou boletim técnico da montadora o indicando.
Discordo. A obrigação de seguir as recomendações de manutenção é do proprietário que, sabemos, não faz (e nem lê o manual) e cabe ao mecânico, da concessionária ou outro, fazer o diagnóstico correto do fluido e recomendar ou não a troca do trocador de calor dependendo da severidade e histórico de manutenção. Outro ponto, a montadora recomenda 50% de aditivo e 50% de água potável, nem água desmineralizada recomendam, para mim um erro, mas tudo depende da capacidade de proteção contra a corrosão do aditivo recomendado.
@@profissaomarketingdigital, a obrigação do proprietário é a partir do término da garantia, quando a ação de manutenção fica por conta do proprietário. Quando termina o período de garantia, muitas vezes o problema já está iniciado. Tem carros que apresentam o problema prematuramente. Quando o sintoma aparece, é porque o problema já iniciou há mais de um ano. Não se pode afirmar que os proprietários não cuidam dos carros. Não generalize a sua opinião. Parece que você está ao lado das empresas.
Estava na dúvida entre o cronos e o city.Acabei comprando o city.Sei que todo carro tem seus problemas cronicôs,mas esse me assustou muito e o valor para o reparo práticamente representa PT no cronos.
Olá, ano passado comprei um Renegade 2021/2021 com 9 mil km, notei o líquido de arrefecimento com uma coloração marrom ferrugem, como era uma carro de um ano de uso com apenas 9 mil km reclamei na loja e o pessoal fez a limpeza, troca do aditivo e ficou bom. Mas agora já noto que está ficando marrom de novo, será que esses motores são assim mesmo, largam uma ferrugem com apenas 9 mil km? Já penso em trocar o carro, uma lástima porque o carro é bem bom de andar, principalmente em viagem! Ou mando fazer limpeza novamente e segue o baile, até porque tenho ainda dois anos de garantia!
Continue reclamando amigo, não parece estar normal. O meu está com 50K, até hoje absolutamente limpo, nunca escureceu. Troquei o líquido de arrefecimento com 1 ano, e mesmo o velho estava limpo.
Tive um Renegade 2016 desde zero Km até meio do ano de 2023 e fiz revisão na Jeep até 2021 e os técnicos da Jeep nas revisões só completavam com água desmineralizada durante os 3 anos de garantia, o que me fez pensar que isso diluía o fluído o que levou, ao meu ver, a oxidar o eixo da bomba dÁgua, enxendo a água de ferrugem, ou seja, com o tempo levaria a problemas tbm no trocador de calor. Como eu sabia do possível problema, eu sempre completava a água desmineralizada com fluído petronas a 50% a cada 2 anos e com 100 mil Km troquei o trocador de calor e óleo do câmbio. Vendi meu carro com 140 mil Km sem nunca ter problemas.
Os caras vivem arrumando problema para os carros, com a rede social tá acessível, ficou muito fácil criar a fake news a favor deles, vários vídeos de mecânicas fazendo alarde nos carros jeep, td isso pra deixar os donos com medo e comprar seus produtos e serviços. Sem contar os donos que adoram aparecer e qqr problema q o carro da postagem vídeo detonando a marca e muitas vezes são aqueles ricos q nunca dão manutenção no carro e depois passam uma bomba pra frente. O negocio é fazer igual vc fez e sempre fazer a manutenção preventiva.v
Verdade tenho cronos 1.8 automático só uso mopar 50/50 recomendado já está com 90.000 até hoje de boa
Tenho um renegade com 62 mil km, todas as revisões feitas nas datas correta, sempre coloquei óleo, e líquido de arrefecimento original mopar... Nunca tive problemas... Na mão de brasileiro que compram óleo de 15 reais e líquidos de arrefecimento de 9,90 nem tanque de guerra aguenta....
@@alfredcarvalho5005Não é bem assim não amigo. Que engenharia é essa que um trocador de calor fura e você perde um cambio? Tá mais do que constatado que houve uma negligência de projeto. Mudaram o fluido depois de muita causa perdida na justiça. Mas e os que seguiram o manual antigo do veículo?
kkk@@Cultivandovideiras
O problema MESMO é a baixa resistência à corrosão da peça(problema de projeto) , estão usando um aditivo com maior poder ANTIOXIDANTE para diminuir ou tentar evitar o problema.
1 absurdo, a montadora deveria ser responsabilizada e fazer um recall por isso!
Recall urgente!
Você está brasil o pais da sacangem e normal
o mesmo câmbio com o mesmo trocador é usado em várias outras marcas (aisin tf71/tf72) e não fura.
O problema é usar água ou fluido não original.
@@felipefreedombré o mesmo câmbio mas pra carros e motores diferentes, então sempre tem aquela adaptação pra determinados modelos diferentes de carros, provavelmente foi cagada na fabricação pro modelo desse carro em específico
Acabou a garantia eu botei um radiador p resfriar o óleo do câmbio. Ficou ótimo.
Fiz o mesmo. Zero problema
Como assim? Radiador pra resfriar o óleo?
@@MAIRAFaustino-n8n é um pequeno radiador que se coloca "na frente do radiador do motor" e vai simplesmente inutilizar o trocador de calor original do veiculo.
Fiz o mesmo de forma preventiva. Zero problema !!
@@MAIRAFaustino-n8nexatamente. É um kit upgrade. O melhor é da master automotiva no mercado livre. Tá custando uns 1400, (comprei na promoção na blackfriday por 1 mil ) mas é o melhor, com material reforçado. Acaba de vez com o problema.
Agora a moda dos vídeos é discutir se neste upgrade de radiador deve vim ou não com o sensor, mas realmente não precisa do sensor, serve pra nada!
Obrigado pelo concelho , vou continuar com a Toyota !
Só troque o concelho por conselho
@@fabiomeirasilva47, kkkk que desnecessário.
E tome cuidado com os airbags fatais da Toyota...procure se informar...
Toyota, Mitsubishi, Honda, etc. qualquer um menos isso. Se for Jeep dos não Fiat pode ir sem medo!
E com a Honda
Eu sou da ideia de "obsolescência programada" como já dito por outro usuário aqui. Montadora não está querendo saber do segundo dono. A atenção vai para quem comprou primeiro até o final da garantia. Foi-se o tempo que construíam peças com durabilidade maior.
Se você comprar um carro da Fiat é assim mesmo.
Compre um Toyota e não terás problema.
No geral diria compre carros japoneses
carro durável tem sim, é honda e toyota aqui no Brasil, só que são carros sem graça
Grupo Fiat como um todo consegue concorrer com preços mais baixos entregando uma péssima qualidade, enquanto te engana com algum detalhe macio no Interior empurra peças de fornecedores que oferecem um preço menor, basta pegar qualquer carro da linha, um simples palio fire por exemplo, num mesmo ano tem dois, três modelos de radiador, junta homocinética, etc de n marcas, parece até licitação de prefeitura, quem cobrar menos leva.
@@PedroGontijocompre Civic Touring que a graça aparece. Carro sensacional
Bom dia, tenho um compass 2018, substitui o trocador original pelo Kit com radiador externo a ar ...gastei $ 1.500,00, satisfação total... temperatura em trafego pesado em torno de 75 a 80 grsus....estrada 60 a 65 graus...
Eliminei de vez o fantasma da contaminação no cambio....
Mais dias , menos dias ocorreria...e $$$$$😂😂..
Boa sorte a todos...
exatamente essa é a verdadeira solução oresto é enrolaçao
Comentando aqui pra não esquecer desse kit.
Acabei de comprar um Compass 2018 flex, na minha primeira viagem acendeu luz de motor, câmbio e aviso do start stop, carro com 33milkm... Sou o 2 dono. Amanhã estarei levando na concessionária... Por estar na garantia de câmbio e motor. Será que se eu fizer essa troca também resolve? Obrigado!
@@carlosa.g.barbosa5131não consegue , eles vão reparar o kit original , essa troca só em oficina white label
@@carlosa.g.barbosa5131 O único porém é que a substituição pelo kit pode comprometer a garantia. Fora isso, melhor coisa
Tenho um Compass Flex e rodei 62.000 Km e não tive problema, depois substitui a peça por um trocador de calor a ar, igual ao da Compass Diesel.
Se não tinha problema porque trocou por outro e não usou o que nunca deu problema , será que todas as pessoas que compraram estão fazendo complô contra a fabricante , no 🎉exterior , a indústria já teria indenizado todos , más aqui , pegaram alguém que aceita propina para fazer vista grossa , só falta dizer que é mal uso. O brasileiro é burro tem que boicotar , aqui para o Brasil só vem o que ninguém quer , eles preferem os japas, estou mentindo.
Ainda acho a melhor solução. Esse certeza não dar esse BO da contaminação
Quanto ficou o servico?
Tenho uma Compass 2017 flex com 115 mil e nunca deu dor de cabeça nenhuma. Todas as revisões na css
Ainda bem q não tenho e nunca vou ter stelantis. Parabéns por a cultura da Fiat ter passado pra toda linha stelantis. Uma delícia de manutenção
Esse cambio praticamente equipa todas as marcas de carros e o trocador de calor é do cambio, todas que utilizam vem assim. Isso é cosia de rede social falando besteira, todo mundo sabe que so estraga se deixar agua com baixa concentração de aditivo que gera eletrolise. Isso acontece em todas as marcas,
Achou q estava livre deste problema?Não é só da FIAT, são carros com câmbio automático.
@@jussarapontesdacruz7664 já tive diversos carros automáticos e nunca tive esse problema. Também nunca vi donos de carros iguais aos que eu tive reclamando igual os donos de carros Stelantis. Mas gosto é igual cotovelo, cada um tem o seu. Parabéns pelo seu apreço pelos produtos da stelantis.
Os carros da Volks e da Chevrolet usam esse câmbio não dão problema
@@CarFlightGamesCFG não, os carros da stellantis com cambio at9 usam radiador, era só ter usando tb no at6 quando o problema surgiu, mas nunca vão assumir.
Parabéns pela dica eu que sou entusiasta vou conseguir resolver fácil esse problema, no caso eu vou fazer uma manutenção preventiva carro é de procedência tiro zero, está quase com 80.000
, 😊 só ficou confuso e se enxágue que você falou que gastou, você esgotou três vezes o sistema e colocou 7 litros de água desmineralizada,, se for essa conta você gastou só de enxágue três vezes 21 l
Boa noite a todos, vídeo muito bom, vai um comentário de um caminhoneiro, que tem um gol 2019, com o mesmo câmbio de 6 marchas automático, aisin, que a Fiat e jipe usa, o problema está na potência do motor, e peso do carro, que está no limite do câmbio, ex, gol pesa 1040 quilos, jipe compase 1500 kilo, teria que ter radiador de óleo na frente do radiador só para o câmbio, sem água do motor, igual ao do compase a disiel, que usa câmbio zf 9 marchas. Meu gol impuro 200 km hora nele direto, e nunca troquei aditivo, e nem vou trocar, só alegria, tá sobrando câmbio pra ele, pois é levinho, vai uma dica aí pra vocês que tem compase, andem bem devagarinho, si não vocês vão pra roça.
Nada haver, se nao trocar aditivo vai furar
@@CarFlightGamesCFGminha toro é 2017 e nunca nem usei aditivo é água mesmo, o caminhoneiro tá falando a verdade pois se a gente usar um redutor pequeno numa embarcação grande quebra o redutor pode ser ZF mas se for pequeno pau....
Na verdade descobriram o defeito, era o aditivo que a fiat usava que reagia negativamente com a peça e furava, eles já trocaram a marca de aditivo e problema resolvido. Mas pouca gente sabe pq 95% delas não fazem as revisões na rede concessionária onde eles trocam de graça o aditivo pela modelo certo.
@@CarFlightGamesCFG então por isso a minha toro 2017 nunca quebrou, só uso água 🤣🤣🤣🤣
@@josebarbosa2133 Pode ser, mas não é bom usar 100% agua mesmo que seja minerizada
Tirei o trocador amigo e coloquei um radiador de oleo ...custo 300 reais....e trabalha bem mais frio que antes...
Boa noite, qual a experiência que vc teve depois q fez essa substituição? Aconselha a fazer de moto preventivo ?
ua-cam.com/video/YPluC-qxwbw/v-deo.htmlsi=YLXUC1pI8RcU8GMR
Assim?
@@renatolima5483eu fiz de forma preventiva no meu ! Acaba de vez com o problema e a cambio anda bem mais frio. Mas optei em comprar o kit reforçado de 1400 da master automotiva no mercado livre (peguei promoção de 1 mil). Nunca vi kit de 300 como ele disse, mas já vi de 600. Se o ATF não estiver bonito (vermelho) deve ser trocado tbm (900 reais original mopar)
Rapaz 300 reais comprou na shoppe ?
@@eduardoporfirio9750manda o link amigo
A indústria nunca vai assumir que errou no projeto eu tenho certeza que a membrana do trocador será melhorada.
essa bosta de trocador é antigo já...
meu 408 é 2015, usa aisin at6, o mesmo da linha fiat, e já furou...
ou seja, eles sabem desse problema há anos, só que nunca se mexeram pra arrumar de fato.
a diferença é que meu trocador tem só um parafuso de fixação, ai eles atualizaram no meio de 2015 para esse de 3 parafusos...
e pioraram, pois esse de 3 quando fura, quebra o cambio... o de um, quando fura, não quebra o cambio.
meu cambio não quebrou e está firme e forte, com 195mil km.
É obrigação do fabricante melhorar esse trocador de calor.
Este problema vem desde que lançaram, 2015 ou 2016... deixe sua fé para quem a merece...
Pessoal fala muita besteira, esse trocador de calor, é usado em vários carros Premium, BMW, MITSUBISH, X1 e vários outros, colocando o aditivo correto, não terá problemas...
Inclusive mudaram até o tipo de líquido de arrefecimento usado.
Tive este problema no meu Compass 2018 DUAS vezes. Depois troquei pelo trocador de calor a óleo externo. Nunca mais tive problema de câmbio.
otimo video, mass eu prefiro a tal adaptação com um radiador ar/oleo que existe em muitas oficinas e não incomoda nunca mais. fiz até no meu ka 2020 automatico
Amigo tu gastou quanto? Tô querendo fazer no meu, fiquei preocupado
Parabéns pela transparência! Excelente vídeo.
Estava com dinheiro pra comprar um Renegade a vista! Obrigado por avisar e não deixar jogar meu dinheiro fora!
Os Renegades e Compass novos, com motor turbo, não tem mais essa peça. Agora não dão mais esse tipo de problema. Pode comprar tranquilo
@@glafu Mentira são lixo também , não compre
@@glafu Pode informar a partir de qual ano?
Só comprar os 1.3 turbo se não me engano a partir de 2022
Eu tambem. Gastei tudo no puteiro...
Tenho um Compass 2017, sempre usei da Marca mopar, hoje ele tá com 110 mil Km e nunca me deu problema, sempre soube que era o aditivo, muita gente botando água com aditivo.
Rodei 80.000 km com o Renegade sem problemas. Agora vou trocar o óleo do câmbio, o trocador de calor e o líquido de arrefecimento. Tenho certeza que não terei problemas.
Rodei 25.000 km com um cronos, quebrou o trocador de calor e entrou água no câmbio 😁
Maravilha, vc faz isso a cada 5.000 km?
o meu está chegando nessa quilometragem também, o segredo é sempre cuidar do liquido de arrefecimento a cada 20mil km pois já foi comprovado que o que faz ocorrer a perfuração do trocador de calor é a eletrólise.
@@Victor_shoes Eu tendo um carro desses trocaria o fluido de arrefecimento a cada 15 mil km rodados, e verificação trocava o trocador a cada 40 mil km que ficasse com carro.
Meu cronos 1.8 está com 129.000 km com o trocador de calor original. Troquei o aditivo do radiador com 60 mil e com 120.000 km. Uso p paraflu pronto uso. O melhor aditivo que tem no mercado atualmente. Zero problema
É Interessante dizer quanto ficou ou quanto fica o valor dessa manutenção para que não sejamos pegos de surpresas por outros profissionais da área
Fiz a alteracao do trocador de calor pelo sistema alternativo de radiador de óleo e até agora só alegria. Ja tem 15 dias e a temperatura maxima no trânsito intenso num dia de calor foi 101⁰c mas a media é de 71⁰c.
Fiz no meu Renegade a 3 meses, coloquei um radiador de 8 vias, em transito intenso, não passou de 85 graus, até o arrefecimento melhorou, antes chegava fácil 110 graus, tanto motor como cambio, motor agora em torno de 100 graus
@@gilsonamachadomachado811
Olá amigo, de onde você é? Pode me indicar onde fez?
@@andreramos1534 Olá, comprei o kit no mercado livre e levei em Guarulhos com o Dantas transmissões, o cara e experiente, o meu RNG estava com 113 mil km e fiz a troca de óleo do câmbio, hoje com 119 mil km, e tudo ok
Boa tarde ! Por favor , passe o linke , obg
@Luizhonesto Realmente e um terrorismo, mas com quem aconteceu da para ficar bem revoltado, o meu RNG ao subir a serra, chegou a 119 graus a partir disso, o arrefecimento ficou marrom, como estava na garantia e não sabia de nada do problema desse trocador de calor, a CCs, eu pagando trocaram o arrefecimento e por cortesia colocaram um reservatório novo, pois não dava para ver o liquido, comecei a perceber que em serra sempre passava de 115 graus, vi não sei qual no youtube uma experiência com o trocador de calor original, o cara coloca pressão no trocador e coloca dentro de um balde de agua, nada acontece, aquece a agua a 100 graus, começa a dar vazamento, sair bolinhas de ar, o meu saiu da garantia já a 2 anos (2018), e com esse trocador ar/óleo, não tem o contato da agua mais e porque tem nos diesel, também gambiarra das montadoras?
Troquei o trocador de calor do meu Sandero por preventiva com 65000 360 reais original,olha a diferença de valores
Hoje a peça custa 570,00 reais Original Mopar, reduziu bastante em relação a época do video.
@@dougroddr Na Fiat custa 1600,00. Paralela no Mercado Livre é uns 600 pro Fiat Argo HGT.
@natanael1121voce tá em um fiat argo HGT?
Show de bola amigo parabéns pelo teu belíssimo trabalho, como sempre prestando um bom trabalho! Forte abraço!
No meu carro fiz a segunda limpeza no sistema de arrefecimento lavando somente com água desmineralizada e colocando-nos no sistema após a limpeza o aditivo paraflu. Gastei mais ou menos 7 litros de aditivo.
NAO POS O ORIGINAL
Independente do motivo, é uma bomba relógio. Eu nunca teria um carro que eu tivesse que viver preocupado com um defeito desse. Por isso, depois que passei a comprar somente carros japoneses, eu não quis outra vida. Não tem os frufrus desses outros, mas não me dá dor de cabeça, nunca.
esse cambio é japones ué, Aisin
Somos 2.
O dia que você dirigir seja uma Toro, Renegade e Compass não vai querer Honda (duro).
@@bonifaciocruvinel578 exatamente, quando comprei o Golf TSi, fiz test drive no corolla, não dá, japonês não tem graça nenhuma
@@bonifaciocruvinel578 sao lixos, porcarias, mas brasileiro ama.
Parabéns, excelente trabalho 👏👏👏
Vale lembrar, para efeito de corroborar a hipótese apresentada no vídeo, que a Stellantis passou a recomendar o fluído de arrefecimento com uma nova composição, bem como fazer a sua troca a cada 2 anos.
Isso é ridículo trocar, carros duram muito mais geralmente
@@ctcontraterroristaVocê não é obrigado a trocar.
@@Ivan07d Deixa eu explicar melhor ridiculo o carro apresentar esse problema e a empresa nao fazer recall.
Bem lembrado, esse nome Estellante empresa que comprou a Fiat só fez merda com a troca de motores que era muito bom...
@@alaorcaetano8722 Ninguém comprou a Fiat, houve uma fusão, mas é a Fiat que detém o monopólio e manda no grupo.
Parabéns pelo seu trabalho muito bom
Coloca o cooler que nunca mais vai ter problema. Mitsubishi fez isso no Lancer .
Como assim? Cooler?
@@MrLenzi1983 um radiador exclusivo pra resfriar o óleo do cambio, somente com ar que entra pela grade, com zero uso de água... tem dezenas de video de instalação no youtube
Tyrreno aditivo é diferenciado coloquei num
up e rodou 100.000 km muito bem
Por favor , no jeep Renegueit 2021 tem que trocar também o adtivo? Grato
O problema segundo técnico da fiat , era o líquido arrefecimento que vence com dois anos e muitos completavem com aqua causando desgaste do trocador de calor , hoje a fiat melhorou a qualidade do produto é tem 10 anos de garantia, para fazer a primeira troca.
Eu ja vi aqui no UA-cam, pessoas reclamando que carros novos ainda em garantia com esse problema. Sabe o que ocorre, falta qualidade, sobra preço e a maioria de nós pouco liga pra manutenção, e quando se precisa quer a menor possível.
Esse é o problema, a quantidade de especialistas em câmbio que apareceram pq "viram um vídeo na intenet"
Muito bom essa explicação de vcs. Parabéns!!
A Fiat deveria fazer este serviço de graça, comprei um renegate e trocou está peça com 25000 km, o Brasileiro aceita tudo.
se tava na garantia. era direito seu.
Como vc identificou que estava na hora de trocar? Apresentou algum defeito? Ferveu ?
Cara. Por isso gosto da Toyota. Tenho em Corolla 2012 e rav4 2013 desde zero e nunca me deram problema até hj… não quero ter esse tipo de preocupação
Quem fabrica esse cambio é a toyota😂😂😂
@@welitonbaldotto3196 esse câmbio é feito pela japonesa Aisin. deixe de ser hater e use sua inteligência a seu favor
@@NoF00T cuja aisin é do grupo toyota..
@@welitonbaldotto3196 a Toyota tem 23% das ações dela. Não é dona. E esse câmbio defeituoso não é usado em nenhum carro da Toyota. Quer que eu desenhe ainda, hater?!
@@NoF00T Claro que usa os cambios de 6 marchas da toyota é da aisin e Volks também usa esse câmbio. é só vc pesquisar aí na internet e inclusive esses cambios da aisin tá entre os melhores do mercado.e só vc pesquisar quais os 5 melhores cambios automatico do mercado.marcas umas usa peças da outras .bobo é quem fica teimando qual marca é melhor que a outra. Mercedes com motor de Renault e por aí vai...
Tem muitos vendedores de radiador alternativo nesses comentários desdizendo tudo :) Eles ficam rondando a internet toda
Eu também tibe um renegade 2016 Flex, w só usava aditivo paraflu, e vendi o carro em 2024, e nunca teve problemas. Ou seja, o problema não é a máquina, e sim dos proprietários que não sabem usar.
Dar o braço a torcer é “complicado”. Montadora não gosta de alterar projeto. O que fizeram foi alterar a composição do fluido para garantir o funcionamento do trocador dentro do período de garantia.
Ainda mais a FIAT que "espreme" fornecedores, ai os caras fabricam tudo no limite inferior da especificação para manter os preços.
Mas tem solução
exatamente... o trocador do meu 408 furou aos 80mil km, 20 dias depois de se encerrar a garantia de 3 anos.
@@samvsamv4992prejuízo grande em amigo
Na vdd no início a montadora notificou q o problema estava no fluído q era sintético cm alto teor de acidez , o q causava desgastes na peça, mecânicos picaretas preferia trocar a peça prá ganhar ms.
Parabens pelo video, muito bem explicado, estou comprando um compass e estou me interando sobre todos os possiveis problemas. só me ficou uma duvida. Depois de ter feito a troca do trocador de calor e do fuido de arrefecimento, com quantos km ou em quanto tempo é recomendado a troca novamente?
Tem que colocar o fabricante na justiça, a peça não pode dar broblemas, por que o radiador não fura e circula o mesmo arrefecimento.
exatamente garoto...
primeira pergunta que fiz... se o problema é o líquido, porque os radiadores nao estão apresentando o problema também?
e tem gente passando pano... mais acima um me retrucou e disse, e vc nunca viu radiador furar...
mas o caminho é esse mesmo JCCUNHA
ATE CABEÇOTE DE ALUMINIO FURA COM AGUA OU FLUIDO ERRADO
@@ibrahimsued4906 só me diz, quantos anos um cabeçote desse fura.
se não for no mínimo duas décadas, é truco.
santana do meu pai, rodou de 97 a 2007 sem aditivo, com um adendo, santana é bloco de ferro fundido e nem isso estragou.
essa lorota ai não rola, pra cima de mim não.
@@samvsamv4992 Atenção: Alumínio é mais vulnerável à eletrólise que ferro. Alumínio só não enferruja porque oxida na superfície e ganha assim uma proteção externa. Também foi assim com todo mundo. Parece que o que está acontecendo é que tudo agora está sendo fabricado com as dimensões e espessuras ''no limite'' e há uma quantidade enorme de dispositivos eletroeletrônicos nos carros novos, o que gera campos elétricos maiores, condução pelo líquido de arrefecimento e corrosão por eletrólise. Saudades dos Opala, Chevette e Passat, além do fusca
Mitishubi, também tem este problema de aquecimento do câmbio. A engenharia automotiva, solta no mercado brasileiro, com defeito de fábrica. As m .ontadoras sabem dos defeitos,pois o carro é testado dentro das
Na primeira revisão a concessionária Fiat , disse q trocou o liquido de arrefecimento .
Liguei para duas concessionárias Fiat e os atendentes disseram desconhecer o problema. É um absurdo.
Tu acha que eles vão assumir o b o ?
Ninguem assume o prejuízo.
São cara de pau
pq é um problema de rede social. A marca japonesa desse cambio não reconhece esse problema e fornece esse cambio para quase todas montadoras a muito tempo.
É ruim q eles vão falar...
boa noite,, sim ,, mais dia , menos dia , o problema recairá no trocador de calor...acreditto que mesmo com as manutenções super corretas, preferi não contar com a sorte , fui prudente , substitui o trocador original pelo kit....reintero meu comentário ,, substituam o quanto antes , além de eliminar o risco da contaminaçao pela água , diminua em no minimo 20 % a temperatura do cambio..abraços..
Baita carro, o problema já foi resolvido, o pessoal fica metendo o malho no carro. Estou esperando chegar o meu 4º Renegade, nunca tive NENHUM incômodo, e continuo comprando o carro 🙏. Mas tem gente que vai dizer que o Creta é melhor, que a bó$t@ da Tracker é melhor e, pasmem, já vi zézinho dizer até q o New Fiesta Powershift é melhor…Aí é pracabá cos piqui do Goiás, irmão!
SAO OS VENDEDORES DE KIT
Você faz a troca do líquido ? Se sim, com a quantos KM ?
@@BrendoLopes99de arrefecimento? Tem prazo nos novos manuais, acho que 2 anos, confira. Compre a mistura já pronta, na concessionaria.
4°. Renegade, então vc troca em pouco tempo e o problema vai acontecer na mão do próximo proprietário.
@@esequielrengelramos6363 É esse tipo de cliente que a montadora adora a cada 1 a 2 anos troca de carro e por sinal mais caro e passa a bomba para o próximo😅
comprei um JEEp compas 2022, em un ano de uso tive esse problema, baixou o nivel da agua, nao sabemos se foi pro motor, ainda está na garantia, mas nao sei o que fazer, se isso vai trazer problemas futuros, ou se devo trocar de carro.. os mecanicos acho que nem sabem desse problema do aditivo... estou bem triste pois o carro é muito bom. tirando essa questao ne. ah e outro detalhe, as revisoes estao todas em dia, foram feitas todas antes do vencimento da kilometragem, é uma vergonha comprar um carro novo, zero km, caro e com defeito de fabrica.
Infelizmente não sabia dessa fria que é esses carros , senão não teria comprado um Renegade,pagar mais de 100 mil e não ter tranquilidade se vai dar merda ou não.
imagine eu que comprei um compass novo zero 2022 e em um ano agora estou com esse problema... estou indignada
@@julianelang9949 difícil né.
@@julianelang9949o seu deu problema no cambio?
Eu sou o 2⁰ propritario do meu renegade tem + 80000km. Já fiz uma troca de liquido de arrefecimento completo com aditivo. Vou fazer agora a troca do trocador de calor e aditivo. O carro nunca me deu problema. As revisões todas feita na Jeep. Exceto a última que não fizeram a troca do liquido de arrefecimento. Fui para uma oficina especializada em pick-up. Agora queria saber se os jeeps de vocês tem uma pequena folga na direção? Devo me preocupar???
Compra o kit que substitui o trocador por flasnge e radiador que vc nunca mais vai ter esse medo de dar essa bronca, comprei esses dias um kit pra instalar no meu compass, ja pra previnir, melhor gastar 1400 do que levar uma pancada de 20k, tem kit até de 650 porém eu preferi pegar um de 1400 que achei bem confiável.
Meu compass ligitude 2019 apresentou pela terceira vez o problema do trocador de calor e o setor de garantia negou a troca por garantia de cortesia.
Foi meu primeiro Jeep e último!!!
Não compre é furada!!!
Essa é a opinião de quem tem experiência de 4 anos com a marca.
Eles conhecem o problema recorrente e insistem em martê-lo sem solução.
Bom dia vc conheci o trocador de calor da marca tantto (estou perguntado porque o tocador original não tem a marca do frabricante no corpo do torcador)
Cara tenho um cronos precisiom fiz a substituição do trocador de calor,por radiador de óleo .o carro ficou perfeito . Incrível fica mais barato que substituir a peça .e falo agora sem preocupação . galera o carro e maravilhoso .essa peça original ,ela e condenada . não me passa confiança
Quantifica está peça e a mão de obra para trocar?
@@lavoisierduartedacosta3514 já fiz tem 2 anos . ficou $ 3500
Bem de acordo com o vídeo o problema está na qualidade do fluido de arrefecimento, porém fiquei com uma dúvida. O trocador de calor é do tipo trocador de placas, sendo que o lado do óleo possui uma espécie de chincana (serpentina ou filtro) que acaba por favorecer a obstrução. O lado da água não possui este material. Com isso o diferencial de temperatura começa a aumentar, criando pontos quentes ou super aquecidos no interior do trocador, ocasionando o rompimento da barreira entre as placas. Como o lado da água trabalha com a pressão maior, passa água para o óleo. Acho que o problema deveria ser analisado pelo lado do óleo e não da água.
Esse trocador de calor é utilizado em todos veículos que usam esse cambio automático. Só da pau nos FIAT e JEEP, sabe pq? Utilizam fluído do radiador de baixa qualidade, muito ruim de fábrica, vem com 20 a no máximo 30% de fluído e 70% agua. Com 2 anos ou 20.000km isso já não tem validade mais. O melhor é rancar fora todo esse fluido do radiador com 1 ano de uso quando comprado zero e meter um aditivo de primeira qualidade como paraflu up já pronto para o uso com 50% fluído e 50% agua desmineralizada. Os carros FIAT dão muito pau no radiador, da muito vazamento por causa disso, fluído de baixa qualidade que depois de 2 anos corrói tudo.
@@CarFlightGamesCFGqual melhor fluido pra se usar? Que prolonga mais a vida útil? Que evite mais a corrosão?
@@thiagomaneaa Original Toyota (Paraflu UP pronto para o uso), original VW. Duram 5 anos ou 120.000km, mas aconselho a trocar a cada 2 anos.
Pergunta posso trocar o fluido sem substituir o tricasor de calor ja que meu carro ainda não apresentou problemas?
Sabendo que o brasileiro é relapso em manutenção de veículo zero km, a dona stellantis me projeta um trocador muito sensível ao vcto e tipo de fluido utilizado. Eu só posso imaginar que seja uma obsolescência programada ou erro absurdo no projeto desse trocador.
acredite... é obsolescência sim... meu 408 15/15, com trocador semelhante, bichou com 80mil km... por sorte não misturou agua na caixa, mas passou oleo da caixa pro sistema de refrigeração do motor.
troquei a peça, coloquei aditivo novo da petronas, e está funcionando até hoje, com 193mil km.
PS: no cambio, eu sangrei o oleo velho, vi que nao tinha misturado nada realmente, dai, troquei fazendo a diálise, e resetei no scanner.
Bem feito para quem compra este lixos.
Rio de Janeiro tenho jeep renegade 2019 sem problema troquei 70 mil km oleo cambio e trocador calor cambio produto agua radiador sem problema carro muito forte já vou trocar outro jeep 1.3 turbo carro muito bom sua explicação corretíssima um abraço
C4 cactus e 2008 é o mesmo trocador? Parece-me que sim, e não vejo relatos desse problema com esses carros... Qual aditivo usado na Peugeot e Citroen? Muda o trocador? E compatível com a linha jeep?
Tive um cronos 2018 1.8 at6, fazendo as revisões em concessionária e sempre foi trocado o aditivo, não posso afirmar mas abasteciam a água com um regador de jardim e depois adicionaram o aditivo, mas não era o que estava no manual da petronas, sei disso pq na última revisão minha câmera interna pegou este abastecimento, era revisão de 40k, 1.2k depois deu vazamento na bomba d’água, eu comprei as águas desmineralizadas e o aditivo do manual, e troquei no meu mecânico de confiança, a cor desse aditivo indicado é muito mais escura do que aquele rosa desbotado que sempre era colocado e não sei se era água da torneira que usavam no lugar da desmineralizada.
Depois disso vendi o carro pq em cada revisão o carro tinha problemas
Fiat paulada de 800 reais a hora da mão de obra kkkk, fiz ultima revisão na garantia.... estou livre destes assaltantes
Ponto interessante! Uma coisa que a Jeep mudou com esses aditivos é a troca do líquido de arrefecimento (acima dos 200 mil km nas versões flex com o T270), mas sempre fazendo medição no liquido nas revisões.
Recomendam trocar a cada 2 anos, o mecânico da jeep na revisão me disse que o fluído com o passar do tempo passa a conduzir corrente elétrica e por eletrólise (senão me engano) fura a peça do trocador de calor que é de alumínio, gerando a contaminação e o problema que todos já sabem.
@@Cesar-dt5tnexatamente. Agora a recomendação é 50% concentrado e trocar a cada 36mil km ou 2 anos.
Antes vinha um aditivo bosta, 20% a 80% ou 30% aditivo e 70% agua, nao dura 2 anos ou 20.000km. Agora é 50% a 50% já diluído de fábrica pronto para o uso pra galera não meter agua de torneira. Quem não trocou eu recomendo trocar na hora tudo, na dúvida usa um paraflu up rosa 50% a 50% pronto para o uso, o mesmo dos toyotas que duram 120.000km ou 5 anos
Opa estou querendo comprar um ano que vem um compass 2018! Novo no canal
essa peça que foi tirada do carro não aparentava ter corrosão, onde estava o defeito para substituição da peça ? tem como mostrar ?
Boa noite meu amigo, em questão Fiat Toro voucano de 9 marchas, tem esse trocador de calor tbm?
as montadoras compraram peças de quinta e a culpa é do consumidor...cadê o recal ??? cadê o Procon e etc
Os usuários colocam água de torneira no radiador e muitas vezes, quem faz isso é o frentista. Principalmente quando carro de mulher
@@Eng.pedroneto
tudo bem...mas pense bem ...será que só colocam água de torneira neles ???os outros não acontece isso porque ??
acho que xing lizaram a peça né!?!
meu para de passa pano p esses marreteiros da indústria automilistica.
@@carlosa8039 você trabalhou quantos anos na indústria automotiva? Eu trabalhei 10.
Veja bem , eu disse indústria
@@carlosa8039 pois concordo contigo...
@@carlosa8039 o problema é realmente no liquido de arrefecimento que era utilizado. o que ocorre é eletrólise que inclusive ocorre em outras partes como radiador e no próprio motor, que é quando moléculas de água são capazes de sofrer uma autoionização, gerando os íons H+ (ou H3O+) e OH-
Parabéns pelo trabalho de vcs, quero comprar um Renegade,qual os primeiros sinais de problema o que tenho que verificar quando for comprar seria a sujeira no reservatório de líquido se puder me ajudar eu agradeço obrigado
1 SINAL É O CAMBIO JÁ PERDIDO. EU NÃO COMPRARIA AUTOMATICO SE NAO FOSSE DE UMA PESSOA MUITO CONHECIDA
Não entendi qual seria o primeiro sinal de que o câmbio não está bom?
É sério. Mas vc pode ficar muito aternto à temeratura do cambio o tempo todo e antes de perceber óleo no recipiente do líquido de arrefecimento talvez ainda poder consertar o câmbio. Se houver a mínima mistura com água, mesmo por ter passado por um alagado, teu cambio de 50mil já estará perdido. Tem que fazer o que eles dizem no vídeo. Vrerificar se o liquido consegue transmitir eletricidade, não pode@@lucianomarcos087 Ou ponha um kit ar - óleo, com termostatica, igual da versao diesel. Só use produtos totalmente originais. Carro agora só pra rico, principalmente automatico, eu nunca mais comprarei
@@lucianomarcos087, pelo que eu sei, quando aparece no reservatório (sujeira) o problema já ocorreu.
Otima informação... Mas e o compass a diesel ?? Tem este trocador de calor também????? Pois neste video vocês não falaram!!!🤔🤔🤔🤔🙄🙄
Os diesel têm refrigeração própria, não usa água.
Poderia informar qual o melhor aditivo arrefecimento para land rover defender?
No jeep compass a diseol tem esse trocador ? E com quantos km devo trocar? Obrigado
AMMMMMOOOO O COMMMPAS ...JA ME DEU TRES APARTAMENTOS.......DE COBWRTURA.....SOU MECANICO ...SO JEEEP...BJS FUAT QUERIDAAAAAA
Boa noite! Bacana ! E qual é a km desse Jeep Compass?
O que tem de motorista que completa de água de torneira nos postos de gasolina são muitos, misturam até aditivos de diferentes marcas, depois querem garantia e falam que todas as revisões foram feitas na csc.
Carro do primeiro dono e que leva o carro nas revisões certas dificilmente dará problema.
Muitos toram o carro na rodovia só porque é turbo.
EXATANEBTE
Vdd. O que mais vejo quando viajo e paro pra descansar e tomar um café é Onix, Nivus e T-Cross turbo com aquele cheirão forte de catalizador super forte mesmo com o carro parado. O povo tora esses motores turbo e o excesso de calor faz a água do radiador sumir e o pessoal completa com água de torneira. Bem isso mesmo. Por isso só ando de aspirado. Quanto mais peça mecânica, mais coisa pra dar problema e mais cara a manutenção do carro no longo prazo. Fora o perigo de quebrar o motor no caminho.
O manual do carro informa que o líquido deve ser trocado há cada 2 anos. Quando falei isso na agência disseram que não precisava, deram risada. E aí? Troquei fora mesmo assim.
certinho. Por isso fura radiador, estraga bomba de agua, termostática e trocador de calor.
Bom dia!!!Clayton e Guilherme. Na nossa oficina usamos o Rad Cool concentrado da Bardahl. Será que é compatível???
@Auto Tec, saberia informar se a nova caracteristica do Mopar (Essa que foi alterada pela Stellantis), pode ser utilizada no compass longitude 2017?, já que no manual não especifica o MOPAR como nos modelos mais atuais. Por exemplo; No meu manual, está descrito como; Protetor com ação anticongelante à base de monoetileno glicol, inibido com formulação orgânica. ASTM D-3306; ASTM D-4985; NBR 15297; 9.55523-2. Por ser um 2017, está indicando 50/50 e não 30/70 como alguns mencionam por ai. E a respeito do trocador, vocês vendem apenas a peça (trocador) ou é necessário fazer o serviço completo?
Procure o mopar antifreeze 50/50, ele atende essa norma que você descreve.
@@RafaelOliveira-on3mo neste caso aquele da Tirreno, o OTC tambem pode ser utilizado? Ele possue as mesmas caracteristicas.
SO ORIGINAL @@leandro.santos
Esse problema da no Jetta tsi 1.4 tbm, ele tem câmbio Aisin mas o dono anterior não trocava o fluído, fui descobrir depois q troquei a bomba q estava vazando e tava toda corroída, começou a jogar óleo do câmbio no sistema de arrefecimento e vice versa, quase perdi e câmbio e um prejuízo de 5 mil reais.
Chegou a entrar aditivo no câmbio? Ainda está com o carro ? Como está?
UAI!!! 😮😮.... NÃO ENTENDI....O problema não é o TROCADOR DE CALÔR..... 🥵...Mas RECOMENDAM a substituição do TROCADOR DE CALÔR " preventivamente" ????😂😂
farei outro video explicando melhor .
😂😂😂
Vc não sabe se não estragaram já o trocador com agua da bica ou aditivo de posto
Troca do trocador de calor calor preventivamente pois ele teve contato com o aditivo antigo que gera corrosão na peça..... só trocar o aditivo não resolve o risco pois o trocador antigo já foi afetado.
É cada uma viu, troca a peça , troca o fluido e aproveita e troca o carro. Parem de abastecer gasolina no Brasil porque aqui não presta, não utilizem Etanol pois ferra com injeção direta, e se for diesel , usem o diesel verde aí vcs vão ver o que é problema kkkk ou seja montadora faz carro caro e sem qualidade porque está no Brasil, sabe que o povo paga mesmo assim kkkkk
Te pergunto, pode causar aquecimento no lubrificante da caixa?
Saudade do Fusca.era só trocar o platinado
😂😂boa
Troncho de saudades até do meu chevette sem eletroventilador
Minha velha Brasília, onde está você agora??....
kkkkkkk boa! Antigamente tinha menos cargas elétricas e menos componentes eletrônicos.
E o Upgrade que troca o trocador de calor por um sistema de refrigeração ar? Acha uma boa?
cara se fosse para se preocupar se o carro novo vai pifar a qq momento, então prefiro comprar um usadinho de 20,mil, a preocupação é a mesma, e economizo uns 130mil
Compra um japonês
POSITIVO E OPERANTE CLEITON E EQUIPE E BOM TRABALHO !
Se esse problema acontecer e vc descobrir antes que cause algum dano no motor não é necessário abri-lo. Substitui o trocador de calor, faz-se uma lavagem bem feita e utiliza o líquido de arrefecimento OTC. Aconteceu com minha Toro, fiz dessa forma, há bastante tempo e não deu mais problemas.
Como você descobriu? O carro deu algum sinal?
Boa tarde... tudo bem? Vc pode me indicar o local que vc fez o serviço?
Lembrando que o dano não será nem no motor e sim no câmbio.
Coloquei o radiador de óleo no lugar desse trocador de calor deu certo minha toro chegava a 90 grau brincando nunca entrou água mesmo assim com manutenção o radiador abaixou muito o calor excessivo gostei muito outro carro. Não contrario o técnico mas comprei um radiador importado coloquei deu certíssimo não troco por outro carro minha toro
Lembrando se não fizer manutenção qualquer carro vira lixo não tem marca boa tem uma peçinha atrás do volante que cuida ou não do veículo
Os novos modelos que estão vindo com os cambios CVT Aisin também estáo apresentando o mesmo problema?
Não tem problema se nao deixar o aditivo ficar ruim
Diante desse possível diagnóstico de vazamento interno do trocador de calor do câmbio, por que não ocorre o mesmo fenômeno com o trocador de calor (mesma peça) do óleo do motor?
Em tese, sim. Mas seguindo as novas diretrizes à risca não tenho medo
Várias oficinas estão oferecendo essa peça feita de inox de alta qualidade, em um preço igual ou menor do que o original e durabilidade para o resto da vida
E qual a marca dessa peças de inox de melhor qualidade?
Onde isso? Tenho interesse nesse trocador de calor em inox.
Já tive dois compass a diesel não existe carro mais confortável e bonito nunca deu problema nenhum não troco por nada de nenhuma marca
Sortudo todos são problematicos
Ótimo vídeo e extremamente elucidativo
Pra vc que igual a eu comprou essa bucha de carro, melhor coisa e colocar o kit radiador de ar , tem vários modelos no mercado livre, eu coloquei no meu, a temperatura não passa dos 83 graus, agora ando tranquilo, o valor do kit chega a ser menor do que esse trocador..
Como funciona e qual valor da peça e média de mão de obra!?
Sou da teoria que o trocador de calor é consequência do líquido com proporção errada. A mesma peça é usada em todos câmbios automáticos da Hyundai, Volkswagen, Chevrolet etc. Então, por lógica não é o câmbio e nem a caixa e sim a proporção de água e líquido errada, vez que nas demais montadoras não ocorreu tal dano. E eu sou um dos tantos que teve perda total do câmbio, mas a FIAT matou no peito e trocou tudo que tinha de trocar
Trocou na garantia?
As versões a diesel também tem esse problema?
A solução é não comprar um carro que vc já sabe que é problemático, vá de Honda, Volkswagen, Toyota e fique tranquilo. Essa falta de respeito com o consumidor só no Brasil mesmo.
Vai nessa! Tem vídeos relatando problemas nessas outras marcas, inclusive peça original do Jetta com medida errada.
Volkswagen kkkkkk
Pegou pesado né amigo
Wolkswagen e a que mais da problema. Tem o dieselgate das fraudes nos motores diesel, tem a carbonização nos motores tsi
Volkswagen… kkk
Volkswagen? Não né?
poderia indicar um aditivo adequado para S10 2.5 FLEX? O manual fala em aditivo orgânico sem silicato. Estou usando o da Wurth, mas não tenho certeza se está correto.
A Honda fez a mesma coisa com cabeçote da XRE e c b 300, nunca assumiram o erro
Zulive viu,ia comprar um jeep desse e meu amigo me fakou para cair fora,ele tem uma oficina e me suase que era bronca,dai vendo esse video reforcei minha decisão
Meus caros, o problema sendo aditivo ou não, é uma responsabilidade da montadora. Ocorre um vício do produto, ou seja, com o uso o problema ocorrerá, é uma questão de tempo. Isso é fato.
Substituir o fluido de arrefecimento por um novo não é garantia de não ter mais o problema, pois o trocador já foi contaminado pelo "fluido problemático" e a corrosão já deu início.
O correto seria a montadora realizar um recall, com a substituição do trocador de calor e do fluído de arrefecimento.
Mudando para outro polo, independente da solução deste problema, já foi verificado que este trocador de calor, em várias condições de uso, não mantém a temperatura do óleo do câmbio automático na faixa ideal de uso, que é entre 80°C a 95°C, segundo fontes abertas. Em diversos vídeos nas redes sociais vemos a temperatura do óleo do câmbio atingir temperaturas bem acima de 100°C, o que acelera o processo de degradação dele.
As redes sociais mostram ótimos resultados de controle de temperatura para o óleo da transmissão utilizando trocador de calor do Renegade/Compass Diesel, que é do tipo ar x óleo, com válvula termostática.
Uma dica, este novo fluído, que vocês informam que é indicação da montadora, mostra o informativo ou boletim técnico da montadora o indicando.
Discordo. A obrigação de seguir as recomendações de manutenção é do proprietário que, sabemos, não faz (e nem lê o manual) e cabe ao mecânico, da concessionária ou outro, fazer o diagnóstico correto do fluido e recomendar ou não a troca do trocador de calor dependendo da severidade e histórico de manutenção. Outro ponto, a montadora recomenda 50% de aditivo e 50% de água potável, nem água desmineralizada recomendam, para mim um erro, mas tudo depende da capacidade de proteção contra a corrosão do aditivo recomendado.
VENDEDOR
@@profissaomarketingdigital, a obrigação do proprietário é a partir do término da garantia, quando a ação de manutenção fica por conta do proprietário. Quando termina o período de garantia, muitas vezes o problema já está iniciado. Tem carros que apresentam o problema prematuramente. Quando o sintoma aparece, é porque o problema já iniciou há mais de um ano.
Não se pode afirmar que os proprietários não cuidam dos carros. Não generalize a sua opinião. Parece que você está ao lado das empresas.
Agora junto a fome com a vontade de comer, perfeito.
Pra nao ter dor de cabeça , tenha um toyota ! Carro modinha é isso ai ! Parabéns aos mecânicos , preventiva é tudo ! Abraço !
Um amigo meu comprou um trocador de calor e trocou preventivamente, 6 meses depois quebrou o câmbio, agora decidiu por o kit tropicalização.
Como é esse kit? Você tem o modelo?
Eu tenho um renegade eu adoro o carro nunca tive problema
km?
Estava na dúvida entre o cronos e o city.Acabei comprando o city.Sei que todo carro tem seus problemas cronicôs,mas esse me assustou muito e o valor para o reparo práticamente representa PT no cronos.
Cronos 1.3 automático é outra transmissão...
Olá, ano passado comprei um Renegade 2021/2021 com 9 mil km, notei o líquido de arrefecimento com uma coloração marrom ferrugem, como era uma carro de um ano de uso com apenas 9 mil km reclamei na loja e o pessoal fez a limpeza, troca do aditivo e ficou bom. Mas agora já noto que está ficando marrom de novo, será que esses motores são assim mesmo, largam uma ferrugem com apenas 9 mil km? Já penso em trocar o carro, uma lástima porque o carro é bem bom de andar, principalmente em viagem! Ou mando fazer limpeza novamente e segue o baile, até porque tenho ainda dois anos de garantia!
Meu carro tá com 120 mil e a água do radiador está igual desde zero, é um Nissan
Continue reclamando amigo, não parece estar normal. O meu está com 50K, até hoje absolutamente limpo, nunca escureceu. Troquei o líquido de arrefecimento com 1 ano, e mesmo o velho estava limpo.
TROQUE VC MESMO O FLUIDO COM O ORIGINAL PRONTO DA CSS
tive um renegade 21/21 diesel comprado zero km, vendi com 40mil km e agua do reservatório estava só a ferrugem.