Escreva aqui os comentários o que você pôde aprender com este vídeo sobre as Guildas e as Corporações e de Ofício medievais. Você conhecia a história das guildas na Idade Média? O que mais lhe chamou a atenção? Participe, comente!
Um canal tão precioso como este deveria de ter ,ao menos,uma centena de milhão de inscritos:Com.o diriiam os caras do Casseta e Planeta: Ignorância também é Cultura!
Verdade. Porém vc tem que entender uma coisa. Existe milhões de assuntos interessante para nós seres humanos assistir , que acaba humanamente sendo impossível assistir tantos vídeos em um dia só,, existe vídeos sobre desenvolvimento pessoa, investimentos, Financias, pisicologia, sociologia, filosofia, sobre Deus, sobre pregações evangélicas, estudos bíblicos, reinos antigos, civilizações antigas, diversos vídeos sobre jesus, deuses, religiões. Etc...ou seja, não é porq o vídeo tem pouca viziualoaceo que as pessoas tão cega ou não dão valor, é porq tem tantos temas e tesouros interessantes que precisamos estudar que acaba ficando sufocante e quase impossível acompanhar todos.... Mas é interessante esse vídeo.
Bom dia senhor professor, eu tenho aqui algumas sugestões para vídeos: -Como era o mundo árabe na Idade Média? -Como funcionava a rota da seda na Idade Média? -Como ocorreu a Batalha de Hastings? -Como os servos conseguiram autorização de seus senhores para voltar às cidades na Baixa Idade Média? -Como era a Idade Média no extremo Oriente (China, Japão, Mongólia, Coreias, Índias, Indochina e Indonésia)? -Como Odoacro conquistou Roma Ocidental? -Como ocorreu o Massacre de St. Brice (Inglaterra, 1002) e quais foram suas consequências para o futuro? -Como Mansa Musa conseguiu falir o reino mais rico do mundo? -Como ocorreu a Terceira Cruzada (Cruzada dos Reis)? -Como ocorreu a fundação do Reino Latino? -Como Marco Polo cativou Kublai Khan? -Como Carlos Magno fundou o Sacro Império Romano Germânico? -Como funcionava os reinos russos na Idade Média? -Como eram os clãs escoceses na Idade Média? -Quem foi Avicena? -Quem foi William Walace? -Quem foi Canuto? -Quem foi Harold Hardrada? Vai demorar um pouco pra produzir estes vídeos, mas são bem interessantes e um dia você consegue. Tenho fé que um dia seu canal vai bombar, conteúdo rico de informações e bem explicativos. Deus te abençoe!
Obrigado pelas dicas. Vou adicionar alguns na minha lista. Outros, já estou preparando. E a boa notícia é que já trabalhei a épica biografia de Harald Hardrada no vídeo "O Último Viking", que você pode conferir em: ua-cam.com/video/-K6ew7M7ngs/v-deo.html
Não imaginava que as guildas tinham um papel tão fundamental na economia medieval. Pensava que a guilda seria meio que uma "associação" sem muito compromisso. Obrigado pelo esclarecimento, professor!
Disponha! Arrisco dizer que assim como as famílias são a "celula mater" da sociedade, assim as guildas e corporações católicas foram a "celula mater" da economia medieval.
Mano, em Bruges, cidade onde moro, a guilda dos cortumes era fora da cidade. O couro, alem de ser fedido, era curtido na urina o que deixava o lugar empesteado. Eles coletavam urina na cidade e levava para la. Já os peixes que estavam vencendo eram também vendido la mais barato. Um horror.
Infelizmente é a realidade do Brasil. Mas estou lutando para mudá-la. Enquanto isso, vamos fazendo nosso "trabalho de formiguinha", compartilhando com nossos humildes contatos 😂 obrigado pelo seu apoio!
A valorização do trabalho como dignidade, quando comecei na profissão de marceneiro ainda havia o respeito pelo mestre, jamais se poderia sentar na mesa de trabalho, a excelência era o principal requisito, as ferramentas valorizadas porque com elas se ganhava o pão. Bom, isso lá em meados dos anos oitenta. Hoje trabalhar é sinônimo de "opressão do proletariado ", sou da região de Curitiba e vi que no Paraná será testado a carga horária trabalhista de 4 dias semanais. Abraço professor, seus vídeos são excelentes, os descobri essa semana.
Que ótimo. Obrigado. E que bom saber que ainda há bons brasileiros que experimentaram a diligência à moda tradicional - e se lapidaram como pessoas por ela.
Parabéns, como sempre uma explicação maravilhosa prendendo a atenção do início ao fim. Conhecia muito pouco sobra as guildas, mas acho incrível a questão de honra em todas as instituições desse período. A nossa geração precisa aprender isso.
Oi, fiquei pensando sobre o motivo das corporações terem sido praticamente extintas pós revolução industrial e acho que foi porque com o início da indústria e das modificações de trabalho, o ganho começou a ser muito mais individual (por ex eu trabalho 20 horas por semana e ganho um salário x que é só meu), enquanto na idade média parecia que era "dividido" com os membros do mesmo ofício. Muito bom seu vídeo :)
Saudações Digno Prof. Evandro Souza É uma honra poder compartilhar conhecimentos, neste mundo moderno caótico de valores invertidos e carentes de formação e informação que supra a JUSTA e PERFEITA conduta do SER ESTAMOS JUNTOS NESTA CRUZADA
Neste exato momento em que me encontro na vida atual ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato .
Excelente vídeo estou trabalhando renascimento urbano e comercial. Com certeza este vídeo vai ajudar nas minhas aulas. Abraços a todos os participantes do canal.
Muito bom! Sugiro que faça um outro vídeo se aprofundando no nascimento da Etica de Trabalho e sobre os primórdios da aplicação do conceito de Capitalismo na Idade Média nos Mosteiros Medievais no sec. VIII. Um livro excelente como referencia é "O Triunfo do Ocidente" de Rodney Stark.
Esse e o melhor professor de história do UA-cam ...parabens mestre Evandro isso a escola não mostra fica no mesmo conteudo do ensino fundamental até o ensino médio ensinando a mesma coisa
PODEMOS VOLTAR A ESTA BELA ESTRUTURA TRABALHANDO PELO MODELO POLÍTICO/ECONÔMICO DO DISTRIBUTIVISMO E PELA CONVERSÃO DAS PESSOAS A UM CATOLICISMO AUTENTICO. VIVA CRISTO REI!!!
Vídeo muito bom!!! Eu não imaginava que as guildas fossem tão complexas e nem que a sua importância fosse assim tão grande na idade média. Muito obrigado por essa aula. Ganhou um inscrito...😁😁
As Mittelstands na Alemanha se inspiram fortemente nas guildas medievais, basicamente elas tem suas origem nas guildas/corporações de ofício na idade média, eles pegaram muito dos métodos comerciais, sociais e morais e utilizam em seus modelos de negócios. Claro que existe diferenças entre esses modelos, mas vc pode ver bastantes inspirações das guildas para as mittel.
Hoje eu comecei a ver uma mini serie chamada "pilares da terra" a historia se passa na Inglaterra no seculo XII durante o reinado de henry I, e lá tem uma parte em que o senhor feudal expulsa um pedreiro sem razão alguma, só mesmo por tirania, e gostava de saber se isso era mesmo assim? se havia algum procedimento para que o senhor feudal não expulsa se um plebeu ou trabalhador assim sem razão? e por exemplo se um plebeu não paga se os impostos o que lhe acontecia?
O pedreiro bem poderia apresentar a sua queixa ao suserano daquele senhor, ao rei, ou mesmo reclamar à Igreja sua situação, que iria intermediar a causa. Por outro lado, se ele fosse para uma cidade independente - onde certamente ele teria mais trabalho do que em um feudo - e conseguisse se manter na mesma durante um ano inteiro, ele seria considerado um "cidadão" da mesma.
Professor Evandro estive pensando ontem após assistir o vídeo um tema que seria bem correlacionado é a Liga Hanseática e as rotas comerciais medievais.
Sim, o fato de que as oficinas tinham convênios, descontos em compras comuns e distribuição proporcional de lucros e sistemas de benefício próprio aos seus membros.
O Distributismo segue de modo bastante estreito esta visão de mundo sim. Mas claro, contando com adaptações aos nossos tempos. É um modelo focado na pequena e média propriedade, alheio à esquerda e à direita, apoiador das cooperativas e não revolucionário. Recomendo o "Pequeno Esboço de Sanidade", que é o manual distributista de G.K. Chesterton.
Obrigado pelo conteúdo. O assunto merece ser aprofundado. Quando se fala em guilda lembro do caso do motorista de Uber morto por taxistas. Seriam as guildas base de cooperativas ou cartéis? Essas irmandades não evoluíram para sociedades secretas?
Isso depende da índole dos dirigentes, da cultura de um reino, e da criminalidade das regiões. Aliás, isso não é diferente hoje: qualquer empresa pode ser simplesmente uma empresa ou, da noite para o dia, tornar-se uma organização criminosa. Mas não é possível esquecer que uma profissão dependia da outra no medievo, muito mais do que hoje, por uma questão de rusticidade da época e pela questão básica de cadeia de suprimentos - e que todas tinham poder nas Câmaras Municipais. Já as sociedades secretas eram seitas esotéricas panteístas ou gnósticas que já existiam muito antes das guildas. Algumas copiaram, tal e qual em uma paródia, as estruturas das guildas só para se organizarem melhor, por perceberem que elas eram extremamente eficientes. Mas as guildas em si não podem ser consideradas como "origens derradeiras" de sociedades secretas em hipótese alguma.
Senhor professor, peço minhas pela minha devida ignorância, não que seja tóxico, mas sou um pouco teimoso, você é um homem muito inteligente e desta vez usei informações erradas. Peço meu perdão pela minha ignorância e meu desrespeito, continuarei aqui te apoiando professor, espero que leia isso para você perceber que eu (um idiota) me arrependi. Deus te abençoe!
e antes das guildas e corporações de oficios? digamos no antigo imperio romano e bizantino, como funcionava o processo de manufatura de items? na china por exemplo, os oficios eram feitos como?
ah, obrigado pelo vídeo, seu trabalho é magnifico, desculpe a forma de perguntar, é que sempre que procuro sobre o processo de manufatura e venda da antiguidade, só falam de guildas, porem quando você tenta colocar uma guilda em uma época sem cristandade não tem sentido
Cada guilda tinha o seu sistema, disposto em seu estatuto. Basicamente, era uma previdência nem privada nem estatal, mas cooperada. Reservava-se uma quantia dos ganhos para estes fins. Outras tinham sistemas de compensação para viuvez - quando o mestre ou oficial falecia, a viúva seria sustentada, ou até que esta falecesse ou se casasse novamente.
Obrigado! Não, não temos grupo. Na área de membros temos lives mensais exclusivas onde faço a narrativa de minha obra literária - que serve também como espaço de interação. Confira!
Geralmente, apenas um mestre. Todavia, algumas guildas podiam prosperar tanto que acabavam sendo compostas por muitas oficinas e/ou estabelecimentos comerciais (até portos, navios) e então a situação se alterava. A fusão de guildas, embora não tão comum, podia ocorrer - sobretudo no comércio marítimo, onde guildas de cidades diferentes podiam montar uma confederação ou "liga". Neste caso, havia muitos mestres, emergindo de imediato a necessidade da eleição de um Grão-Mestre. Os mestres se reuniam podendo votar e serem eleitos ao posto. Já outras ligas tinham em algum governante o seu Grão-Mestre, como por exemplo em certo período da Liga Hanseática, em que o Grão-Mestre dos Cavaleiros Teutônicos era também Grão-Mestre da Liga.
Tenho uma dúvida sobre as guildas. Estava estudando sobre a história de Florença, e me pareceu que as guildas naquela cidade (no século XIV) eram restritas a uma pequena parte da população. Isso foi uma corrupção do sistema, era a regra ou estou apenas equivocado ?
Ops, deixei passar não sei como este comentário. Então, meu caro, se puderes me passar o livro de onde você tirou esta menção ficaria mais fácil de eu dar uma resposta mais aprimorada. Todavia: a) dada a estranheza da prática ao se comparar com outras leituras; b) Século XIV c) Florença - é de praxe que a influência do renascentismo e do mercantilismo já estavam fervilhando nesta sociedade e neste contexto. Eu diria que não só já é uma degradação do sistema, como também trata-se de uma das numerosas degradações do período...
Escreva aqui os comentários o que você pôde aprender com este vídeo sobre as Guildas e as Corporações e de Ofício medievais. Você conhecia a história das guildas na Idade Média? O que mais lhe chamou a atenção? Participe, comente!
nota 100000
Esse canal é uma joia rara!! Obrigado pelas aulas. Nota 1000...
Muito obrigado!
Aprendi que a união faz a força trabalhar com o mesmo propósito crescer crescer e ajudar aos mais carentes
Excelente!
já estudei as guildas porem muito pouco aprendi muito mais com esse video obrigado
Que bom que posso contribuir com o crescimento de seu conhecimento. Abraço!
Um canal tão precioso como este deveria de ter ,ao menos,uma centena de milhão de inscritos:Com.o diriiam os caras do Casseta e Planeta: Ignorância também é Cultura!
Exato
Verdade. Porém vc tem que entender uma coisa. Existe milhões de assuntos interessante para nós seres humanos assistir , que acaba humanamente sendo impossível assistir tantos vídeos em um dia só,, existe vídeos sobre desenvolvimento pessoa, investimentos, Financias, pisicologia, sociologia, filosofia, sobre Deus, sobre pregações evangélicas, estudos bíblicos, reinos antigos, civilizações antigas, diversos vídeos sobre jesus, deuses, religiões. Etc...ou seja, não é porq o vídeo tem pouca viziualoaceo que as pessoas tão cega ou não dão valor, é porq tem tantos temas e tesouros interessantes que precisamos estudar que acaba ficando sufocante e quase impossível acompanhar todos.... Mas é interessante esse vídeo.
Sugestão; O início e o fim da Idade Média.
Nossa, amei o canal⚘️🌼🥰
Que bom, fico contente! Seja bem-vinda ao reino do Canal Medieval.
Amei e compartilhei... Saudações 🌷
Obrigado!
Muito bom esse vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado!
Obrigada aí cara, Deus te abençoe! 🎉
Amém.
Bom dia senhor professor, eu tenho aqui algumas sugestões para vídeos:
-Como era o mundo árabe na Idade Média?
-Como funcionava a rota da seda na Idade Média?
-Como ocorreu a Batalha de Hastings?
-Como os servos conseguiram autorização de seus senhores para voltar às cidades na Baixa Idade Média?
-Como era a Idade Média no extremo Oriente (China, Japão, Mongólia, Coreias, Índias, Indochina e Indonésia)?
-Como Odoacro conquistou Roma Ocidental?
-Como ocorreu o Massacre de St. Brice (Inglaterra, 1002) e quais foram suas consequências para o futuro?
-Como Mansa Musa conseguiu falir o reino mais rico do mundo?
-Como ocorreu a Terceira Cruzada (Cruzada dos Reis)?
-Como ocorreu a fundação do Reino Latino?
-Como Marco Polo cativou Kublai Khan?
-Como Carlos Magno fundou o Sacro Império Romano Germânico?
-Como funcionava os reinos russos na Idade Média?
-Como eram os clãs escoceses na Idade Média?
-Quem foi Avicena?
-Quem foi William Walace?
-Quem foi Canuto?
-Quem foi Harold Hardrada?
Vai demorar um pouco pra produzir estes vídeos, mas são bem interessantes e um dia você consegue. Tenho fé que um dia seu canal vai bombar, conteúdo rico de informações e bem explicativos. Deus te abençoe!
Obrigado pelas dicas. Vou adicionar alguns na minha lista. Outros, já estou preparando. E a boa notícia é que já trabalhei a épica biografia de Harald Hardrada no vídeo "O Último Viking", que você pode conferir em: ua-cam.com/video/-K6ew7M7ngs/v-deo.html
Não imaginava que as guildas tinham um papel tão fundamental na economia medieval. Pensava que a guilda seria meio que uma "associação" sem muito compromisso. Obrigado pelo esclarecimento, professor!
Disponha! Arrisco dizer que assim como as famílias são a "celula mater" da sociedade, assim as guildas e corporações católicas foram a "celula mater" da economia medieval.
Parabéns
Obrigado!
Mais um bom vídeo professor,o que demonstra que a Ciência Econômica Medieval é algo fascinante.
De fato, é um tema interessantíssimo!
Sou fascinado em todo tipo de assunto medieval.
Eu também! Seja bem-vindo.
O que mais chama atenção nos vídeos são os temas. Estes tratados com mais profundidade que o convencional.
Muito obrigado!
O medievo é fascinante! Parabéns pelo canal! 👏👏👏👏👏👏
Muitíssimo obrigado!
Mano, em Bruges, cidade onde moro, a guilda dos cortumes era fora da cidade. O couro, alem de ser fedido, era curtido na urina o que deixava o lugar empesteado. Eles coletavam urina na cidade e levava para la. Já os peixes que estavam vencendo eram também vendido la mais barato. Um horror.
Eu tô doido pra que comece
Pena que este canal não tenha mais seguidores. Se fosse besteira, teria. Lamentável! Parabéns!
Infelizmente é a realidade do Brasil. Mas estou lutando para mudá-la. Enquanto isso, vamos fazendo nosso "trabalho de formiguinha", compartilhando com nossos humildes contatos 😂 obrigado pelo seu apoio!
@@CanalMedieval kkkkkk vdd
Sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigado!
Incrível. Seus vídeos são sempre excelentes.
São Bento e são José rogai por nós!
Muito obrigado!
@@CanalMedieval Me desculpe senhor, fui um idiota. Você tinha razão, quem sou eu para contradizer. Me desculpe e que Deus te abençoe
@@RagnarLothbrokArthurMorganBR Meu caro, por mim, já esqueci. Fique em paz. Deus o abençoe.
@@CanalMedieval obrigado senhor, desculpe também se te tratei mal
Com certeza , e inspira muitos mestres de ofício e artesãos até os dias atuais !
Muito bom o canal
A valorização do trabalho como dignidade, quando comecei na profissão de marceneiro ainda havia o respeito pelo mestre, jamais se poderia sentar na mesa de trabalho, a excelência era o principal requisito, as ferramentas valorizadas porque com elas se ganhava o pão. Bom, isso lá em meados dos anos oitenta. Hoje trabalhar é sinônimo de "opressão do proletariado ", sou da região de Curitiba e vi que no Paraná será testado a carga horária trabalhista de 4 dias semanais. Abraço professor, seus vídeos são excelentes, os descobri essa semana.
Que ótimo. Obrigado. E que bom saber que ainda há bons brasileiros que experimentaram a diligência à moda tradicional - e se lapidaram como pessoas por ela.
Parabéns, como sempre uma explicação maravilhosa prendendo a atenção do início ao fim. Conhecia muito pouco sobra as guildas, mas acho incrível a questão de honra em todas as instituições desse período. A nossa geração precisa aprender isso.
Oi, fiquei pensando sobre o motivo das corporações terem sido praticamente extintas pós revolução industrial e acho que foi porque com o início da indústria e das modificações de trabalho, o ganho começou a ser muito mais individual (por ex eu trabalho 20 horas por semana e ganho um salário x que é só meu), enquanto na idade média parecia que era "dividido" com os membros do mesmo ofício. Muito bom seu vídeo :)
A revolução industrial revolucionou a técnica. E impulsionou o individualismo
Nas guildas o trabalho era manual. Com a indústria a máquina produz e o homem coordena o funcionamento dela.
Que aula maravilhosa parabéns e obrigada
Obrigado!
Muito bacana, gostei da imagem da igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto no final hehehe
Excelente vídeo Prof. Evandro, seus ensinamentos sobre a Idade Média são excepcionais! Deo grateas.
Muito obrigado meu caro!
Sempre excelente!
Belíssimo documentário.
Parabéns, professor. 🌷
Muito obrigado!
Parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigado!
Video sensacional 🙏 São José rogai por nós!!
Sugestão de vídeo: ordens de cavalaria e seus ideais
Chegaremos lá, meu caro! Abraço!
Esse vídeo é obrigatório à todas as pessoas. Muito esclarecedor e didático.
Muito obrigado!
Saudações Digno Prof. Evandro Souza
É uma honra poder compartilhar conhecimentos, neste mundo moderno caótico de valores invertidos e carentes de formação e informação que supra a JUSTA e PERFEITA conduta do SER
ESTAMOS JUNTOS NESTA CRUZADA
Parabéns pelo vídeo esclarecedor!
Muito legal. É interessante como os conhecimentos eram passados de pai para filho, a gestão no meio social e como existia uma competição saudável.
Obrigado, professor, pela excelência em seu trabalho profissional, y na Internet!
Neste exato momento em que me encontro na vida atual ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as).
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .
Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato .
Sensacional.
INCRÍVEL! Porque paramos com essa prática?
Boa pergunta!
...
Vamos retomá-la?
Seu canal é bem interessante e produtivo, são histórias e assuntos que gosto, acabei descobrindo por acaso, mais um inscrito.
Que bom! Muito obrigado!
@@CanalMedieval De nada!!
Que vídeo bom
Muito obrigado!
Vc é bom de serviço hem prof. Impressionante o alto nivel do seu conhecimento.
Muito obrigado
Fantástico video! Isse demonstra o quão organizado era a Sociedade Medieval.
Obrigado, meu nobre!
Excelente vídeo estou trabalhando renascimento urbano e comercial. Com certeza este vídeo vai ajudar nas minhas aulas. Abraços a todos os participantes do canal.
Obrigado! Realmente tem tudo a ver com o conteúdo! Abraço!
Que vídeo excelente! Que Deus abençoe o seu trabalho!
Muito obrigado! Amém.
Ótimo conteúdo, como sempre! Sucesso
Muito obrigado!
Obrigado pelo video, foi muito instrutivo, elucidando várias questões sobre o medievo.
Valeu, Anderson!
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿 ótimo vídeo
Obrigado!
Obrigado pela aula, estava com dificuldades nesse conteúdo
Valeu! Que bom que eu pude ajudar. De onde você é?
Espetacular professor. 🍀
Muito obrigado.
Gostei muito de sabe desse tema
Muito interessante, não tinha este conhecimento!
Fico feliz em ter contribuído com este vídeo.
Ótimo conteúdo muito grato
Muito bom! Sugiro que faça um outro vídeo se aprofundando no nascimento da Etica de Trabalho e sobre os primórdios da aplicação do conceito de Capitalismo na Idade Média nos Mosteiros Medievais no sec. VIII. Um livro excelente como referencia é "O Triunfo do Ocidente" de Rodney Stark.
Adorei o canal
Cá só há fidalgos
Muito obrigado por este maravilhoso trabalho. Que Deus te abençoe abundantemente.
Amém! Muito obrigado.
Muito bom o conteúdo
Muito obrigado!
Video muito legal e muito bem trabalhado!!! Sucesso
Obrigado.
Vídeo incrível!! Sou novo aqui e já me inscrevi 😍
Seja bem-vindo ao reino do Canal Medieval!
MUITO OBRIGADO! Eu adoro esse tema, meu Deus do céu.
Fico feliz que gostou!
Parabéns professor!
Obrigado.
Muito, bom
Muito obrigado, meu caro!
Esse e o melhor professor de história do UA-cam ...parabens mestre Evandro isso a escola não mostra fica no mesmo conteudo do ensino fundamental até o ensino médio ensinando a mesma coisa
Muito obrigado, prezado Rafael!
Maravilhosa aula. Obrigada por essa oportunidade.
@@marlymaia9210 Muito obrigado!
PODEMOS VOLTAR A ESTA BELA ESTRUTURA TRABALHANDO PELO MODELO POLÍTICO/ECONÔMICO DO DISTRIBUTIVISMO E PELA CONVERSÃO DAS PESSOAS A UM CATOLICISMO AUTENTICO.
VIVA CRISTO REI!!!
Aprendo muito com seus vídeos, realmente não fazia ideia sobre a complexidade envolvida na formação de uma guilda. Muito sucesso para este canal!
Fiquei contente com este seu relato. Muito obrigado!
Vídeo muito bom!!! Eu não imaginava que as guildas fossem tão complexas e nem que a sua importância fosse assim tão grande na idade média.
Muito obrigado por essa aula.
Ganhou um inscrito...😁😁
Muito obrigado!
Seja bem-vindo ao reino do Canal Medieval!
Mais um vídeo primoroso!
Obrigado!
Parabéns. Vídeo mt bem roterizado.
Muito obrigado!
As Mittelstands na Alemanha se inspiram fortemente nas guildas medievais, basicamente elas tem suas origem nas guildas/corporações de ofício na idade média, eles pegaram muito dos métodos comerciais, sociais e morais e utilizam em seus modelos de negócios. Claro que existe diferenças entre esses modelos, mas vc pode ver bastantes inspirações das guildas para as mittel.
faz um vídeo sobre a heráldica, seria uma boa
Faremos sim, mais à frente! Abraço!
Muito bom o teu canal! Inscrevi-me direto!
Muito obrigado 😃
Incrível o vídeo!
Que bom que foi útil para você. Obrigado!
Tipo as empresas japonesas que eram grandes famílias feudais
Hoje eu comecei a ver uma mini serie chamada "pilares da terra" a historia se passa na Inglaterra no seculo XII durante o reinado de henry I, e lá tem uma parte em que o senhor feudal expulsa um pedreiro sem razão alguma, só mesmo por tirania, e gostava de saber se isso era mesmo assim? se havia algum procedimento para que o senhor feudal não expulsa se um plebeu ou trabalhador assim sem razão? e por exemplo se um plebeu não paga se os impostos o que lhe acontecia?
O pedreiro bem poderia apresentar a sua queixa ao suserano daquele senhor, ao rei, ou mesmo reclamar à Igreja sua situação, que iria intermediar a causa. Por outro lado, se ele fosse para uma cidade independente - onde certamente ele teria mais trabalho do que em um feudo - e conseguisse se manter na mesma durante um ano inteiro, ele seria considerado um "cidadão" da mesma.
@@CanalMedieval no filme ele se mudou para um priorado
@@henriquesantos-xx7bw Vou procurar este material.
Sem impressão de dinheiro, sem inflação
Que demais
Muito obrigado!
Professor Evandro estive pensando ontem após assistir o vídeo um tema que seria bem correlacionado é a Liga Hanseática e as rotas comerciais medievais.
Exato. A Liga Hanseática foi a maior e mais poderosa das Corporações. Vou trabalhar ela em um vídeo separado.
Há alguma semelhança entre as corporações da idade media com as cooperativas do século XXI?
Sim, o fato de que as oficinas tinham convênios, descontos em compras comuns e distribuição proporcional de lucros e sistemas de benefício próprio aos seus membros.
❤ 🤓
E nesse modelo que seria o distribuitismo?
O Distributismo segue de modo bastante estreito esta visão de mundo sim. Mas claro, contando com adaptações aos nossos tempos. É um modelo focado na pequena e média propriedade, alheio à esquerda e à direita, apoiador das cooperativas e não revolucionário. Recomendo o "Pequeno Esboço de Sanidade", que é o manual distributista de G.K. Chesterton.
@@CanalMedieval vou procurar, sera que tem em PDF?
@@Thauãorleanista-m6j nunca vi em PDF. O livro é pequeno e vejo ele em promoção duas ou até três vezes por ano em livrarias.
Obrigado pelo conteúdo. O assunto merece ser aprofundado. Quando se fala em guilda lembro do caso do motorista de Uber morto por taxistas. Seriam as guildas base de cooperativas ou cartéis? Essas irmandades não evoluíram para sociedades secretas?
Isso depende da índole dos dirigentes, da cultura de um reino, e da criminalidade das regiões. Aliás, isso não é diferente hoje: qualquer empresa pode ser simplesmente uma empresa ou, da noite para o dia, tornar-se uma organização criminosa. Mas não é possível esquecer que uma profissão dependia da outra no medievo, muito mais do que hoje, por uma questão de rusticidade da época e pela questão básica de cadeia de suprimentos - e que todas tinham poder nas Câmaras Municipais. Já as sociedades secretas eram seitas esotéricas panteístas ou gnósticas que já existiam muito antes das guildas. Algumas copiaram, tal e qual em uma paródia, as estruturas das guildas só para se organizarem melhor, por perceberem que elas eram extremamente eficientes. Mas as guildas em si não podem ser consideradas como "origens derradeiras" de sociedades secretas em hipótese alguma.
Senhor professor, peço minhas pela minha devida ignorância, não que seja tóxico, mas sou um pouco teimoso, você é um homem muito inteligente e desta vez usei informações erradas. Peço meu perdão pela minha ignorância e meu desrespeito, continuarei aqui te apoiando professor, espero que leia isso para você perceber que eu (um idiota) me arrependi. Deus te abençoe!
Meu caro, você teve agora uma atitude boa e eu diria até muito rara. Ganhou minha admiração, com toda sinceridade. Fique em paz. Deus o abençoe.
Qual a pintura em 1:45?
Hummm,acho que esse tema pede por uma live....Só acho....kkkkk
e antes das guildas e corporações de oficios? digamos no antigo imperio romano e bizantino, como funcionava o processo de manufatura de items? na china por exemplo, os oficios eram feitos como?
ah, obrigado pelo vídeo, seu trabalho é magnifico, desculpe a forma de perguntar, é que sempre que procuro sobre o processo de manufatura e venda da antiguidade, só falam de guildas, porem quando você tenta colocar uma guilda em uma época sem cristandade não tem sentido
Tens informações de como funcionavam esses sistemas de aposentadoria das guildas?
Cada guilda tinha o seu sistema, disposto em seu estatuto. Basicamente, era uma previdência nem privada nem estatal, mas cooperada. Reservava-se uma quantia dos ganhos para estes fins. Outras tinham sistemas de compensação para viuvez - quando o mestre ou oficial falecia, a viúva seria sustentada, ou até que esta falecesse ou se casasse novamente.
Façam um canal no telegram
Lá não há censura
Um dúvida, havia competição dentro das guildas e corporações de ofício?
dentre as oficinas sim
❤❤❤❤👍👍👍👍👏👏👏👏
Achei o canal muito interessante, pois pretendo me especializar na historia da idade média, tem algum grupo no telegram?
Obrigado! Não, não temos grupo. Na área de membros temos lives mensais exclusivas onde faço a narrativa de minha obra literária - que serve também como espaço de interação. Confira!
Haviam varios mestres dentro de uma mesma guilda, ou haviam apenas um mestre?
Geralmente, apenas um mestre. Todavia, algumas guildas podiam prosperar tanto que acabavam sendo compostas por muitas oficinas e/ou estabelecimentos comerciais (até portos, navios) e então a situação se alterava. A fusão de guildas, embora não tão comum, podia ocorrer - sobretudo no comércio marítimo, onde guildas de cidades diferentes podiam montar uma confederação ou "liga". Neste caso, havia muitos mestres, emergindo de imediato a necessidade da eleição de um Grão-Mestre. Os mestres se reuniam podendo votar e serem eleitos ao posto. Já outras ligas tinham em algum governante o seu Grão-Mestre, como por exemplo em certo período da Liga Hanseática, em que o Grão-Mestre dos Cavaleiros Teutônicos era também Grão-Mestre da Liga.
Tenho uma dúvida sobre as guildas. Estava estudando sobre a história de Florença, e me pareceu que as guildas naquela cidade (no século XIV) eram restritas a uma pequena parte da população. Isso foi uma corrupção do sistema, era a regra ou estou apenas equivocado ?
Ops, deixei passar não sei como este comentário. Então, meu caro, se puderes me passar o livro de onde você tirou esta menção ficaria mais fácil de eu dar uma resposta mais aprimorada. Todavia: a) dada a estranheza da prática ao se comparar com outras leituras; b) Século XIV c) Florença - é de praxe que a influência do renascentismo e do mercantilismo já estavam fervilhando nesta sociedade e neste contexto. Eu diria que não só já é uma degradação do sistema, como também trata-se de uma das numerosas degradações do período...
Precisamos acabar com essas empresas, fábricas e indústrias e voltarmos com as guildas!
@Avrεnim Sim, conheço.
9:04 isso só é verdade até alguém achar uma mina de ouro
Oi, tem uma coisa que eu não entendo. O sujeito que estava numa guilda ele também tinha sua oficina fora da guilda ou tinha que ser apenas na guilda?
Já que a escravidão era quase inesistente ela era hereditária?
Trabalho não é um castigo.
Castigo é o salário mesmo rsrsrs