SÍNDROME DO IMPOSTOR

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 63

  • @brcaxias
    @brcaxias 5 років тому +43

    Adoro quando você diz: está tudo bem. Sempre me soa bem lúcido. Muito obrigado.

    • @anapaularamos5560
      @anapaularamos5560 5 років тому +1

      Kkkk sinto o mesmo. Dá um alívio , algo como o pertencimento

  • @mizziaradepaiva7584
    @mizziaradepaiva7584 5 років тому +48

    "Síndrome do impostor" e recentemente um amigo me apresentou a "Síndrome do Eduardo" (de "Eduardo e Mônica", se sentir inferior em comparação as Mônicas) são assuntos recorrentes na minha vida... Quem somos e quem estamos. Boa forma de começar o dia ❤ Bom dia!

  • @julianavicente1531
    @julianavicente1531 5 років тому +29

    Obrigada por ter respondido, Manu! "Dá medo, mas faz muito sentido", com essa frase você esclareceu essa questão pra mim. Acho que se sentir assim está diretamente relacionado com a aprovação alheia mesmo. Quando abri essa questão na mesa com minhas amigas, no fundo acho que eu esperava, além da identificação do grupo, um "Ah, mas você é realmente ótima profissional" (os likes) para me sentir mais segura. Concordo com você sobre essa impossibilidade de ser 100% real, mas realmente existem as interpretações possíveis e são essas que precisamos buscar.

    • @eumesmaaudrey2647
      @eumesmaaudrey2647 4 роки тому

      instagram.com/tv/CAL3Y6UHv_F/?igshid=1smsd0k37c8se Aqui tem um olhar sobre a questão de gênero na síndrome da impostora. Espero que seja de benefício pra você!

  • @agatalizmazinecardozo296
    @agatalizmazinecardozo296 4 роки тому +5

    Interessantíssimo esse pensamento de "ter que se vender antes mesmo de refletir se aquilo é razoável", vou levar isso pra vida!

  • @lisianequeiroz6331
    @lisianequeiroz6331 5 років тому +23

    Oi Manu, passei por isso. Fui preencher uma plataforma pra fazer serviços freelancer e me senti um peixe fora d'água. Síndrome do impostor total! Até deletei tudo no final😞. As vezes tenho a sensação de que minhas habilidades extra curriculares são até mais aprimoradas. No entanto, não são públicas. Os registros estão, apenas, na pele, na memória e nos meus "guardados" pessoais, não em portfólios.
    Sinto estranheza em viver num mundo onde parece que a gente é impelido, quase que obrigatoriamente, a tornar toda nossa vida pública, já que nossas imagens e habilidades podem vir a ser portos seguros, em certos momentos. Ás vezes, a gente quer só viver e, de preferência, sem etiquetas!
    Quanto as minhas redes sociais, estão quase abandonadas. Acho complicado quando tudo é imagem e, em determinados momentos, a gente, simplesmente, não quer aparecer.

  • @lorenasantosdutra3712
    @lorenasantosdutra3712 5 років тому +12

    aprendi - e vi na prática - que ninguém é, todos estão. passei por uma mudança brusca. e espero continuar a estar.

  • @jessicadalvino18
    @jessicadalvino18 4 роки тому +2

    Amei o tema e fala sobre ele! Me deu um alívio! Me fez analisar vários aspectos da minha vida que me trazia angustia. Agora faz sentido

  • @manoelafreire3231
    @manoelafreire3231 5 років тому +4

    Muito bom esse vídeo! Uma das redes sociais que é exatamente essa venda explícita de si é o Tinder. Parece um cardápio de gente. Fico numa contradição entre usar e achar isso e ao mesmo tempo não ter mais saco e nem idade pra paquerar na balada.

  • @fernandolemos6308
    @fernandolemos6308 5 років тому +3

    Trabalho com TI, estou no nível Senior na empresa onde trabalho, porém me sinto um Júnior na real. Isso está destruindo meu psicológico.

  • @CamilaSantos-zi6fj
    @CamilaSantos-zi6fj 5 років тому +17

    " Só me fantasio do que venho a ser", diz a música de Oswaldo Montenegro que melhor me veste. Quando não vendo quem sou, vendo, no mínimo, quem gostaria de ser. Se eu produzi, me retrata.

  • @juliaungerer9851
    @juliaungerer9851 5 років тому +7

    Bom dia, Manu! Sou uma das amigas perdidas da Ju e esse vídeo me fez muito bem, e acredito que a ela também. Obrigada! :))

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +1

      Julia Ungerer que legal

  • @hannahjook
    @hannahjook 5 років тому +21

    Bom dia, Manu
    Engraçado como as coisas vêm! Esse foi justamente o tema da minha última terapia pq estou numa pós graduação e me vejo duvidando da minha capacidade de estar aqui e isso piora pq sei q estou sendo constantemente avaliada e me dá medo de ver minha "máscara cair". E pra piorar, existe o clima de competitividade """"natural""""" da Academia. Eu não sou o "modelo perfeito" de uma estudante de pós. Eu me vejo questionando muito certos lugares e certas necessidades que foram criadas para a Universidade e oq me faz ser "avaliada" como boa ou não. Que padrões são esses? Mas ao mesmo tempo, eu fico me perguntando se isso não foi um escape que criei pra tentar disfarçar a minha própria incapacidade de produzir os milhares de artigos e ler os trocentos livros teóricos que "esperam" de mim.
    Obrigada pela ajuda.

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +2

      hannah jook otaviano já me fiz e ainda me faço muito essa mesma pergunta

    • @isabelacosta1791
      @isabelacosta1791 5 років тому +6

      Síndrome de impostor e adoecimento mental são mais presentes na academia do que as pessoas gostam de admitir. Precisamos falar disso!

    • @kerollemdiniz
      @kerollemdiniz 5 років тому +2

      Foi meu tema na última sessão de terapia também e encontrei esse vídeo. Muito Black mirror

    • @kanew8997
      @kanew8997 3 роки тому +1

      Hannah, querida. Você já concluiu a pós?
      Seu comentário veio de encontro a como me sinto nesse momento, estou no último período do curso e ja pesquisando o que farei depois, a pós foi o q me pareceu melhor por agora, porém é inevitável pensar em como eu conseguiria dar conta? Será que daria conta? :/ Enfim... Pensamentos e crenças que me limitam e me impedem de tentar por não se sentir capaz... Tantas e tantas vezes

    • @hannahjook
      @hannahjook 3 роки тому +1

      @@kanew8997 oi, não terminei, era pra ter terminado, qnd fiz esse comentário estava no final do meu primeiro semestre do mestrado. Era pra ter defendido em janeiro desse ano, mas por conta da pandemia, consegui um adiamento. Olha, tá sendo bem difícil pra mim, especialmente por conta da Pandemia e do Desgoverno que está destruindo esse país, tanto que eu só quero sair e não tão cedo pensar num possível doutorado. O conselho q posso te dar é, tenta um concurso e depois veja se vale a pena uma pós. Emprego tá difícil e concurso público não se sabe qnt tempo ainda teremos. Hj eu me arrependo de ter feito a pós primeiro... Abraço.

  • @cleysonleal1189
    @cleysonleal1189 5 років тому +7

    Bom dia Manu! Ótimo video! Outro ponto que causa muita frustração e dor é a comparação, é achar que é menos que os outros não levando em consideração todas as variaveis que te diferencia de outra pessoa, temos que aprender a correr contra nós mesmos e nos comparar a nós mesmos.
    Manu, não possuo redes sociais (decidi me "libertar" desse controle que as redes trazem) mas queria te enviar mensagens, e perguntas, por onde posso te enviar? Forte abraço!!

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +2

      Cleyson Leal emanuelaragaoreal@gmail.com
      Mas não garanto que vá conseguir responder... vou tentar

  • @corapitanguipsi-certopraqu778
    @corapitanguipsi-certopraqu778 5 років тому

    Eu acho que toda vez que o Manu começar a viajar mergulhando no assunto e para falando que isso é p um outro momento, da vontade de sair correndo puxando ele é dizendo: não, volta aki, continua kkkk. Amooo.
    Acabei de perceber que minha aula de marketing pessoal p adolescentes na verdade é sobre espelhamento e desejo do outro. Tudo que explico tá nesse vídeo rsrs. Acabo não vendendo o que a esteira pede rsrs. Gratidão Manu.

  • @julianasarmento7098
    @julianasarmento7098 5 років тому +4

    Ótima análise sobre o tema, Manu!! Núnca tinha visto por essa perspectiva, me ajudou muito.

  • @mariadagracaribeirodemorae1146
    @mariadagracaribeirodemorae1146 5 років тому +2

    Boa semana para todos nós!

  • @rayannecellyrabelosantana919
    @rayannecellyrabelosantana919 3 роки тому

    Manu, esse vídeo me fez me sentir tão normal. Eu sempre me sinto impostora. E tenho um grande problema com esse novo comportamento do mercado de trabalho e a produção de conteúdos. Não consigo ficar postando, porque me sinto falsa, me sinto arrogante, prepotente, porque eu acredito exatamente que somos construção. Só fico muitas vezes preocupada em não ficar para atrás. Já escutei várias vezes que "quem não posta, não existe". É muito triste.

  • @thatianeanjos6945
    @thatianeanjos6945 5 років тому +2

    Maravilhoso!!👏👏👏

  • @anacarolinasalomao3137
    @anacarolinasalomao3137 Рік тому

    Acho vc foda! Obrigada, de novo e sempre ❤

  • @ravenaalcantara_
    @ravenaalcantara_ 5 років тому +7

    Ótimo vídeo! Me veio a pergunta: "Somos" em algum momento? Pois acho que a busca de "ser" é a grande busca da vida, pelo menos pra mim, mas será quem em algum momento estou realmente "sendo"?

  • @ClaudiaAssisEscritora
    @ClaudiaAssisEscritora 4 роки тому

    Excelente! Eu tenho experienciado essa dor da contemporaneidade. Cabe a nós dosar tudo isso. Na "busca" do meu caminho, fico entre a sanidade de assumir que sou impostora e beber o antídoto para reduzir os sintomas que as redes impõem. Meu desafio é que eu estudo e trabalho com o tema autoestima e eu encontro a mesma complexidade que é citada neste vídeo em relação a autoimagem e a imagem que os outros veem e a imagem que vemos dos outros, julgamentos, enfim...é muito pano pra manga. Um dos primeiros vídeos que eu gravei para meu canal foi filmado por um colega de profissão; eu fiz o roteiro sem prática nenhuma (conteúdo bom e pouca experiência de gravação) e me vesti de Claudia, ele me instruiu dizendo que eu estava fazendo tudo errado: "Você tem que fazer igual ao fulano, porque ele vende!!" Eu discuti com ele. "Eu quero ser eu, caramba!". Acho que é por isso que não vendi muito na época! (desabafo) ou talvez eu busque apenas o que é confortável para mim, me sinto bem sendo eu mesma, sem "forçar"! Depois deste episódio, eu cheguei a gravar meus vídeos com a webcam do laptop pra aprender a me soltar e me familiarizar com a imagem, diálogo e fui me aventurando do meu jeito, sem me preocupar muito. Um baita exercício. Estamos evoluindo e aprendendo.

  • @lucianafachin1246
    @lucianafachin1246 4 роки тому

    Minha vida todinha em tempos em tempos. Sempre senti essa sensação de que algum momento alguém descobri que eu ñ sou tão boa assim, e isso é u. Tiro no pé tanto pessoal qto profissional. Óbvio que a momentos de ..uauuu! Eu sou foda!
    Mas...é horrivel essa cobrança , essa ideia de que eu ñ sou capaz...e sua fala vem de encontro com tda a problematica da minha infancia e relacao ao se sentir amada . Caracas...vc está cada vez mais foda !!! No meu caso ..faltou amor. A gnt se reinventa mas como deixar de xarregar algo tao forte .???

  • @suzanafurquimdamota415
    @suzanafurquimdamota415 4 роки тому

    Manu,também super concordo de que em algum grau,somos todos "impostores" Acredito que não conseguiremos nunca dizer que "somos" alguma coisa,pq isso parece muito definitivo,prefiro o termo "estou" isso me parece mais razoável já que mudamos e crescemos a todo o momento. Procuro estar alinhada com as percepções que faço ou mesmo que quero de mim,no "momento" Isso me liberta de julgamentos em relação a mim mesma. Vender uma imagem é muito fácil,mais viver dentro dessa imagem é extremamente difícil e não sustenta- la pior ainda pra nós mesmos e pros outros.Tipo uma "propaganda enganosa" onde o pior engano e nos enganar. Obrigada sempre pela sua lucidez e generosidade com a gente🥰🙏

  • @MariaCristina-fm5kt
    @MariaCristina-fm5kt 3 роки тому

    Dos melhores vídeos! Cansei de mim por agir assim...

  • @JorannyGomes
    @JorannyGomes 4 роки тому

    Incrível esse vídeo. Obrigada!

  • @nubiaqueiroz2456
    @nubiaqueiroz2456 3 роки тому

    Queria muito vê vc falar sobre manipuladores e quem é manipulado.

  • @renatafernandes8588
    @renatafernandes8588 5 років тому

    Vi, e verei mais algumas vezes esse vídeo. Manu, esse canal de vocês é foda. Obrigada.

  • @lucianafachin1246
    @lucianafachin1246 4 роки тому

    Vlw...pq para mim é um caminho pra essa negiciacao que eu nunca tinha feito essa ligacao , cansava-me mas nao entendia o.pq me sentia assim as vezes.

  • @maleama8547
    @maleama8547 3 роки тому

    Muito foda!

  • @jamilemorais2367
    @jamilemorais2367 4 роки тому +1

    O complicado é esse depender da imagem que o outro me devolve pra saber quem vc é. Engodo total

  • @thebillybarros
    @thebillybarros 5 років тому +1

    Eita porra!!! Que vídeo!!! Real acho que essa síndrome está contida em todos nós.. de diferentes formas... existem as pessoas que entendem essa suposta fraude sendo vendida por elas mesmas e abrem essa questão pros outros... e existem essas que vc comentou que realmente "acreditam" naquela mentira sendo vendida, mas só acreditam na frente das pessoas, pq *na minha opiniao* não é possível que essa pessoa esteja no banho acreditando naquela mentira, enfim... achismos que nunca saberemos pq isso só está na cabeça de cada um...
    Sobre mim, até hoje me acho um impostor, talvez por nunca ter me qualificado das formas reconhecidas pela sociedade... nunca fiz um curso técnico ou faculdade na área que atuo (TI)... mas confesso que nesse ultimo processo da minha vida de "mais consciencia" tenho deixado que os elogios e "certezas" das outras pessoas sobre mim ganhem mais espaço... (agradeço mais do que nego aquele elogio ou reconhecimento)... agora, o processo interno é beeem mais complicado. E passa por todo esse comércio de imagens que é a vida... as fotos com meu filho, os textos sobre paternidade, os "textões lacradores"... por mais que fossem reais quando eu estava nas Redes, até que ponto eu estava fazendo aquilo para meus likes alimentadores do meu ego? É duro demais pensar nisso pq eu realmente acredito naquilo que escrevo e acho que uma das formas de melhorarmos como seres humanos é reconhecendo que nem tudo o que fazemos é somente pq somos bons e sim pq também queremos mostrar para os outros que somos bons... nossa... deu um nó aqui.. rs...
    Ah, e mesmo eu sem estar nas mais badaladas facebook e instagram, aqui no UA-cam rola a busca pelos likes e respostas... nossa!! é possível fugir dessa busca?!

  • @ceciliarios5065
    @ceciliarios5065 4 роки тому

    Eu fico igual cachorro correndo atrás do rabo nesse lance de impostor aplicado à rede social. 😅🤭

  • @jamilemorais2367
    @jamilemorais2367 4 роки тому

    Somos todos impostores em algum grau. Isso mesmo

  • @luanaoui
    @luanaoui 5 років тому +2

    eu mesma

  • @jonassantos1341
    @jonassantos1341 5 років тому +1

    Vivemos em uma falsa sociedade onde, o termo "utopia" é evidente!

  • @barbaradominguez6125
    @barbaradominguez6125 5 років тому

    Incrivel!

  • @sosaldanha9756
    @sosaldanha9756 4 роки тому

    "é uma escada rolante que come gente tá rolando, a esteira, é uma esteira.. é uma grande esteira que dá volta assim e você cai lá do outro lado... Enfim, são imagens... Qualquer imagem..."
    Faz sentido até, mas que eu ri, não vou negar 😂😂😂
    Amo seus vídeos!

  • @brunodecarvalho2976
    @brunodecarvalho2976 5 років тому +3

    Usamos máscaras para poder ter um convivio social...
    Só não podemos perder a consciência de que as usamos e pensar que não temos rosto.

  • @AlexieSchardo
    @AlexieSchardo 4 роки тому

    esse vídeo tirou um peso das minhas costas

  • @neydebittencourt2377
    @neydebittencourt2377 5 років тому

    Oi Manú ! Boa noite ! Estamos todos impostores , né? Nesse governo surreal temos q ficar cada vez mais atentos a isto !! Bjos pra vc e Flor 😘🍀

  • @FabiolaChristovao
    @FabiolaChristovao 5 років тому

    Noutro dia me deparei com o Complexo de Jonas e me identifiquei. Fiquei pensando se a Síndrome do Impostor e o Complexo de Jonas não são complementares... ou a mesma coisa...
    Não sei...fiquei confusa.

  • @petranornberg3796
    @petranornberg3796 5 років тому +3

    Vídeo ES PE TA CU LAR, Manu!! Saber que, o “se permitir” pensar nessa questão é o natural e não o contrário, já traz um alívio!

  • @lininhamonfra
    @lininhamonfra 5 років тому

    melhor video!

  • @dreis1370
    @dreis1370 4 роки тому

    Já que que não tenho minha dose diaria em 2020 aproveito para desfrutar das doses não bebidas em 2019.

  • @marib4243
    @marib4243 5 років тому

    Revelador

  • @georgemorais1397
    @georgemorais1397 5 років тому

    Meus caros, Síndrome do Impostor não é isso, não é tão simples e não fica na superficialidade como ele fez parecer. É algo que leva esses assuntos abordados a um extremo, desencadeando reações mais catastróficas na vida de quem carrega os sintomas, não é tão simples e NÃO É ALGO POSITIVO!

  • @KaoChan
    @KaoChan 3 роки тому

    Eu como autista não entendendo nada disso XD

  • @MalaraProducoes
    @MalaraProducoes 5 років тому +4

    Vocês acham que a síndrome do impostor pode acabar com a nossa autoestima?

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +5

      Malara Produções acho que essas duas coisas podem estar ligadas. Mas diria que a síndrome do impostor talvez teria uma conexão de origem com um certo complexo de inferioridade...

  • @jamilemorais2367
    @jamilemorais2367 4 роки тому

    Isso, a síndrome do impostor é meio própria à neurose né? Pq o neurótico é aquele que, de fato, se questiona. Concordo com vc, isso é bom em certa medida. "Será que sou bom nisso mesmo? Até que ponto eu não estou forjando uma imagem do que eu gostaria de ser?" Essas perguntas são razoáveis pois é como se a gente entrasse num movimento se construção de saber sobre si mesmo. O problema é qdo a gente começa a crer e ter certeza de que somos X, Y ou Z