A lógica furada da escola austríaca

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 сер 2024
  • post que escrevi sobre o tema: www.paulogala.com.br/deducao-...
    algumas referencias: socialdemocracy21stcentury.blo...
    otimo texto sobre o tema: libertarianismoedarwinismo.wo...

КОМЕНТАРІ • 850

  • @christavares1009
    @christavares1009 2 роки тому +18

    Já vi 'Monarquistas' que se diziam ancap.
    Mais contraditório impossível.

    • @noorna7123
      @noorna7123 11 місяців тому

      Como um ancap, eu concordo com a sua fala

  • @marcosalves-lb1bb
    @marcosalves-lb1bb 2 роки тому +65

    Escola austríaca faz mais sucesso no Brasil que na própria Áustria...

    • @PauloFigueredo
      @PauloFigueredo Рік тому +22

      o brasileiro é uma piada mundial... adora acreditar em algo quando este algo lhe convém!!!! estudar que é bom, nada!!!!!

    • @synadenium
      @synadenium Рік тому

      @@PauloFigueredo o mundo é assim, pare de menosprezar seus conterrâneos. 1/3 dos americanos são terraplanistas.

    • @patrickguimaraes3879
      @patrickguimaraes3879 Рік тому +11

      Kkk, eu até levava a sério a escola Áustriaca até que descobri o grande Friedrich List, Hjalmar Schacht, Keynes e por fim, o não menos importante , o grande Alfred Muller-Armack, pai do ESM alemão, que os desonestos liberais reivindicam para si o êxito da economia social de mercado nas nações mais prósperas da Europa.

    • @paulopaniago5972
      @paulopaniago5972 Рік тому +7

      Eu só vi narrativas nessa conversa, cheias de comparações desonestas. Ele diz que a lógica é furada, mas não mostra um único caso em que a lógica da escola austríaca estivesse errada.
      A lógica, no final das contas é simples, quanto mais livre o mercado, e qt menor a intervenção do estado, maior vai ser a produção de riqueza, e melhor a qualidade de vida das pessoas. E essa lógica se revela correta em todas as vezes que é aplicada.
      Não existe almoço gratis, se vc libera crédito fácil, por exemplo, para “estimular a economia”, isso vai causar uma expansão e dois a retração, os ciclos econômicos.
      A escola austríaca só caiu em desuso por causa de economistas contratados pelo estado, com suas teorias “elevadas” para justificar o controle do estado sobre o mercado. Teorias economicas que pregam o controle do estado nunca funcionam, mas são sempre defendidas por intelectuais de esquerda, q adoram parasitar a sociedade.

    • @vitorherold
      @vitorherold Рік тому +4

      Claro que fez. Por isso que tivemos 13 anos de PT e mais 4 vindo ai. O brasil é de fato um pais muito acolhedor para os economistas liberais e da escola austriaca...

  • @kelvinferreira4932
    @kelvinferreira4932 3 роки тому +10

    O vídeo é mais sobre filosofia da ciência do que realmente mostrando porque a escola austríaca está furada, pois não falsifica com base em nenhuma experiência empírica a teoria austríaca, sendo que até onde eu sei os economistas da escola austríaca sempre fizeram análises e se basearam em estatísticas.

  • @valderihfr
    @valderihfr 3 роки тому +14

    "Não é mais moderno esse raciocínio."

  • @ninguemdasilva8748
    @ninguemdasilva8748 4 роки тому +39

    Paulo, você cita frequentemente o Karl Popper. Por que não faz um vídeo somente sobre método científico? E que tal um sobre a crise de 29 na visão de diferentes escolas? Além disso, mostre alguns livros que acha que deveriam ser lidos, me parece que tens uma bela biblioteca.

    •  4 роки тому +19

      Ninguém da Silva boa! Vou fazer!

  • @nalkmim
    @nalkmim 4 роки тому +83

    alguns pontos:
    1. você acha que é possível evidência empírica em ciência econômica? pela definição de "evidência empírica" é impossível obter algo parecido em economia porque não dá para isolar as variáveis.
    2. pelo pouco que sei de EA (Hayak e Mises), a abordagem deles decorre não da arrogância de saber tudo e sim a humildade de entender que o mercado/sociedade é um sistema complexo (o todo não é a soma das partes) e qualquer tentativa de o manipular através de um controle central gera efeitos de segunda ordem ou indesejáveis.

    • @rodrigoappendino
      @rodrigoappendino 4 роки тому +12

      1. De acordo com o que responderam para mim uma vez, apesar de não ter como a gente isolar uma variável, podemos testar e ver como reage, ou analisar os casos em que aquela variável era parecida para ver como lá afeta o sistema.
      Se você só usar a lógica, como você vai saber que está certo se não testar, vendo se a realidade bate com sua teoria?
      2. Eu acho que é bem pelo contrário. A ciência, empírica, assume que não é capaz de explicar tudo, mas tenta, dentro de uma certa escala, descrever algo.
      Já a escola austríaca diz que o comportamento humano é complexo demais, aí tenta usar algo ainda mais determinista, ou absoluto, que é a lógica. Ignora que talvez esteja errada. Simplesmente tem fé de que estão certos porque acham que o axioma é irrefutável.
      Imagina se eu assumisse que a mecânica newtoniana é irrefutável e não fizesse experimentos para checar se está correta. Não teríamos a relatividade e a mecânica quântica até hoje.
      Sobre o controle estatal gerar efeitos secundários, duvido muito que outras escolas de pensamento econômico neguem isso. É arrogância da escola austríaca se acham que só eles pensam isso.

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +7

      1- A análise de Sistemas Complexos com simulações computacionais permite examinar problemas multi-variáveis sem ter de isolar elas. Exemplo prático aplicado à Pandemia: meltingasphalt.com/interactive/outbreak/ E o Big Data permite comparar essas simulações com coleta e tratamento de dados em tempo real. Isso NÃO existia na época de Mises e Marx. Hoje existe, podemos sair da teoria pura e ser mais pragmáticos. 2- A arrogância se dá PRECISAMENTE pelo fato de que pela lógica pura é possível construir INFINITOS modelos de sistemas complexos, e apenas a observação da realidade pode aprimorar esses modelos. 3- Pleno acordo de que se trata de Sistema Complexo. Divirta-se explorando uma nova forma de fazer ciência que NÃO existia no século XIX: inclui algoritmos genéticos, Teoria dos Jogos, Autômatos Celulares e Dinâmicas de Redes. Cursos gratuitos de excelente qualidade AQUI: www.complexityexplorer.org/

    • @rodrigoappendino
      @rodrigoappendino 4 роки тому

      @@ovolts Sistemas dinâmicos e algo que aparece bastante em economia?

    • @BitcoineLiberdade
      @BitcoineLiberdade 4 роки тому

      Exatamente

    • @thephonkster_
      @thephonkster_ 4 роки тому +7

      @@ovolts quanto à "lógica pura", por favor não fale do tema como se fosse trivial. Os objetos de estudo da lógica e seus métodos são muito bem definidos, não dependem da "observação" -, i.e, não depende da experimentação recorrente. Frege distingue muito bem o uso da lógica e o uso da "ciência", em economia, creio serem ciências complementares.

  • @azd1993
    @azd1993 3 роки тому +16

    Seu vídeo é um click bait. Que vergonha alguém com um certo nível de conhecimento se prestar a um papel desse.
    - Você critica a escola austríaca dizendo que estes ficaram restritos a teoria, carecendo de prova no mundo real. Incrivelmente, pra minha completa surpresa, você não elenca um único fato sequer que rejeite a teoria austríaca. Ou seja, bizarramente, você faz um vídeo SEM PROVA ALGUMA criticando uma escola de pensamento por supostamente "não terem provas" de sua eficácia. Desonestidade intelectual absoluta.

    • @DiegoRochaaa
      @DiegoRochaaa 3 роки тому +6

      tbm tentei procurar alguma citação pra refutar a escola austríaca mas não encontrei ... oque ele fala é sim sem lógica !!

    • @vfgdf98
      @vfgdf98 3 роки тому +4

      O pior é wue mises previu a queda da URSS la em 1930 e esse cara fala que nao tem prova pratica

    • @fernandoconde4335
      @fernandoconde4335 2 роки тому +9

      @@vfgdf98 Mises não previu a queda da URSS pelo raciocínio correto. A URSS caiu devido a uma infinidade de fatores extremamente complexos, muito além das andorinhas da escola austríaca.

    • @drzhivago2291
      @drzhivago2291 2 місяці тому

      ​@@fernandoconde4335 Tendo como forte fator a impossibilitada do cálculo econômico, como disse Mises.

  • @luciosobrinho7508
    @luciosobrinho7508 4 роки тому +25

    A praxealogia é como se fosse a serpente Oroboros

    • @Pallatus.Heinrich
      @Pallatus.Heinrich 3 роки тому +3

      @@tyrannicide654 E falsa.

    • @MrLycantree
      @MrLycantree 3 роки тому

      @@tyrannicide654 uma afirmação que se auto afirma

    • @Nicolaiewski
      @Nicolaiewski 3 роки тому +2

      É aquela cobrinha amarela comendo o próprio...

  • @badboss9868
    @badboss9868 4 роки тому +83

    23:59 - Na ciência econômica não existe certeza apodítica.
    00:00 - Uma moeda perde o valor quando sua oferta aumenta em relação a demanda, fato que ocorre quando empresários ofertam sua reserva da moeda em troca de outra moeda. (Paulo Gala explicando aumento do dólar em relação ao real)
    Hoppe já havia falado que os "economistas" que negam as proposições apodíticas, se utilizam delas para explicar muitos fenômenos, mas, quando indagados da sua existência, negam e fingem demência. Paulo Gala é exemplo disso. Sem contar que disse que a lógica da EA é furada, mas não citou sequer um axioma furado da EA.

    • @cgbug
      @cgbug 4 роки тому +26

      Toda escola de pensamento tem seu conjunto de regras e aí a gente compara com a realidade e tenta explicar um fenômeno.
      Ele explicou tudo certo no vídeo.
      Vc fez um adhominem bem besta.

    • @badboss9868
      @badboss9868 4 роки тому +28

      @@cgbug Sim, de certa forma ele explicou certo, o aumento da oferta de um produto faz com que seu preço diminua em ralação aos demais produtos, essa é uma verdade apriorística ensinada pela Escola Austríaca, deduzida através da lógica, não precisando testar empiricamente pra saber seu valor verdade, em qualquer realidade, tempo, ou universo que vc estiver, sempre que houver o aumento da oferta de um produto, não se alterando mais nenhum dado, o preço desse produto diminuirá. Essa mesma lógica que o Paulo Gala diz ser furada nesse vídeo, ele se utiliza dela em outros vídeos. Hoppe já havia falado que economistas que negam verdades apriorísticas se utilizam delas para explicar fenômenos.
      Agora, fazer ad hominem é dizer que o Paulo Gala tem cara de bêbado que votou no Ciro Gomes.

    • @cgbug
      @cgbug 4 роки тому +17

      Veja a parte que ele fala de Popper.
      Novamente tá tudo explicado.
      E oferta e demanda não tem "dono" o fenômeno já era observado mesmo antes de Locke escrever seus textos de 1600s. Tem texto e vídeo do Paulo no qual ele aponta as coisas que ele julga positiva da escola austríaca.
      E adicionando sobre essa questão da lógica pura ou ação humana, coincidentemente 20 anos após a morte de Mises já existem estudos em Neurociência (hard sciences né) e psicologia que apontam para um cenário de intenções humanas não sendo aquela coisa que o Mises pintava demonstrando assim mais uma vez esse problema de você abandonar o exame empírico, etc...

    • @badboss9868
      @badboss9868 4 роки тому +20

      @@cgbug Ora ora, confuso sua resposta. Demonstrei uma proposição econômica que não precisa se submeter ao teste empírico e vc concorda discordando, não entendi, ou elas existem e é possível chegar através da lógica, ou elas são furadas.
      De qualquer forma, qual o erro da ação humana de Mises? Cite e comente.

    • @cgbug
      @cgbug 4 роки тому +18

      Agora você me pegou e reconheço na humildade que não possuo nem a ferramenta e nem o conhecimento necessário para refutar a obra de um economista em sua própria área.
      Talvez tenha parecido confuso pois eu não estou me dispondo a refutar ou provar que alguém está errado e sim ver o conhecimento e propostas expostos e tentar avaliar no meu melhor julgamento possível uma vez que eu não sou acadêmico apenas um interessado (o famoso orelha) no assunto.
      Porém acredito que as suas questões iniciais já são abordadas no vídeo e pra mim de maneira bem satisfatória de resto é meio que ficar discutindo sexo dos anjos.

  • @marcosirala1309
    @marcosirala1309 Рік тому +2

    Cuál es la lógica austriaca que estás refutando en este video? La teoría del origen de las instituciones, la teoría de la subjetividad, la ley de la preferencia temporal, la imposibilidad del cálculo económico, la teoría de la acción humana????

  • @GustavoOliveira-px9mp
    @GustavoOliveira-px9mp 3 роки тому +49

    Eu tenho que agradecer a um amigo adepto da escola austríaca por despertar todo meu interesse por política e economia há alguns anos atrás. Eu me interessei em pesquisar, porque lendo os posts dele eu não pude me conformar em como aquela visão de mundo era abominável, e isso me forçou a pesquisar tudo que contrapunha aquela coisa execrável.

    • @diego-matos
      @diego-matos 3 роки тому +19

      Digo o mesmo. Esses caras são incapazes de perceber que nem tudo é do jeito que a escola austríaca diz e que existem fatos históricos de que ela está errada. Essa ortodoxia me irrita. E o pensamento mágico dos Chicago Boys me irrita mais ainda.

    • @JulioCesar-iz1bw
      @JulioCesar-iz1bw 3 роки тому +7

      Me digam um exemplo histórico que prova que a escola austríaca ta errada. Usem o empirismo que tanto falam.

    • @GustavoOliveira-px9mp
      @GustavoOliveira-px9mp 3 роки тому +17

      @@JulioCesar-iz1bw Quem tem que provar que os unicórnios existem é quem afirma que eles existem, não o contrário.

    • @JulioCesar-iz1bw
      @JulioCesar-iz1bw 3 роки тому +2

      @@GustavoOliveira-px9mp Mas eles provam apartir de axiomas assim como toda a matemática. peça pra um matemático provar que todo triângulo cuja a soma dos quadrados dos catetos seja igual ao quadrado da hipotenusa é um triângulo retângulo(volta do teorema de Pitágoras) e a prova q ele vai apresentar vai ser fundamentada em axiomas. elas n são válidas?
      As crises que a escola austríaca prever n comprova q ela funciona?
      e mais, ela n descarta o empirismo, sempre usa fatos históricos que concordam com os estudos.

    • @diego-matos
      @diego-matos 3 роки тому +6

      @@JulioCesar-iz1bw, new deal 1933 a 1937

  • @leoandradet
    @leoandradet Рік тому +3

    Pra quem quiser otimizar o tempo, o video se reume a: "Existe uma lógica bem sustentada dentro dos princípios da própria teoria, mas essa não é reproduzível quando aplicada à realidade", e em seguida nao se argumenta essa falha ou cita exemplos. Joguei 10min e 26 seg da minha vida fora. Se alguém puder sugerir uma boa fonte de contra-argumentação à Escola Austríaca eu ficaria agradecido.

    • @Bastos_OG
      @Bastos_OG 4 місяці тому

      Com todo respeito, se o fato da teoria não puder ser reproduzida na realidade não for o suficiente para você, eu sinto muito!

    • @leoandradet
      @leoandradet 4 місяці тому

      @@Bastos_OG senti falta de dizer o porque a teoria falha na prática. Exemplificação fortaleceria o argumento, que sem base me parece mais opinião do que fato.

    • @Bastos_OG
      @Bastos_OG 4 місяці тому +1

      @@leoandradet Compreendo, talvez você consiga achar artigos cienticos sobre.

  • @cleidemerensodosreis8923
    @cleidemerensodosreis8923 4 роки тому +11

    Obrigada! Amando seus vídeos 😍

  • @murderface3r
    @murderface3r 4 роки тому +20

    Excelente! qual sua opinião sobre o livro Chutando a Escada? poderia fazer um vídeo sobre?

    •  4 роки тому +14

      Leonardo Lawlyet gosto muito. É do meu amigo há joon Chang. Fiz vídeo: www.paulogala.com.br/chutando-escada-para-entender-como-os-paises-ricos-ficaram-ricos/

    • @murderface3r
      @murderface3r 4 роки тому +12

      @ mto bom! vou ver agora... conheci seu canal há pouco tempo. engraçado é q eu comecei defendendo escola austríaca.. ja tinha lido vários livros de mises, hayek, rothbard, herman hoppe... dps li sobre estruturalismo cepalino e comecei a ficar c a pulga atrás da orelha. dps li Chesterton, vi sobre distributivismo, li a encíclica Rerum Novarum... e dps fui vendo q Keynes, ao contrário do q o gado austríaco fala, queria salvar o capitalismo e q realmente é loucura deixar o mercado a deus-dará e país e povo se ferrando

    • @MentePrimitiva
      @MentePrimitiva 4 роки тому +10

      @@murderface3r Sim, muito bom, você vai aprendendo economia de verdade, e daí vai derrubando um a um esses delírios ultraliberais que não foram nunca aplicados em lugar algum, não sobra pedra sobre pedra dessas bobagens infantis "ancaps" disseminadas por eles, parece até fake news o que eles espalham por aí pela internet.

    • @mariaandrade7740
      @mariaandrade7740 2 роки тому

      @@MentePrimitiva claro, se por exemplo só existisse ditadura, fodase a escola austríaca, pois como a liberdade não foi aplicada, vamos continuar vivendo uma ditadura uhu

    • @RoddyBezerra
      @RoddyBezerra 2 роки тому +1

      Up

  • @geraldosouza9819
    @geraldosouza9819 4 роки тому +8

    Paulo Gala, se eu puder fazer uma sugestão de vídeo aqui, gostaria de pedir um vídeo explicativo sobre as diferenças entre as escolas Neoclássica, Austríaca e de Chicago. Se achar melhor, pode fazer uma série, indo de vídeos mais gerais e superficiais aos mais específicos.

    • @Mateussb23
      @Mateussb23 4 роки тому

      O certo mesmo é você ler cada uma 🤷‍♂️
      Llkkkkkkkk

  • @marcelomarquescosta
    @marcelomarquescosta 3 роки тому +5

    Mudanças ad hoc = "não liberalizou o suficiente".

  • @joaomarcosm.s.8462
    @joaomarcosm.s.8462 4 роки тому +2

    O senhor indicaria algumas fontes de livros e materiais que falam sobre a EA refutando e debatendo as ideias deles?

    •  4 роки тому +4

      João Marcos M. S. Sim. Coloquei ali embaixo do vídeo

  • @vagnerrondon
    @vagnerrondon 2 роки тому +3

    Divertido quando falta de argumentos vira argumentos em círculos sem NENHUM SENTIDO. Vídeo sem NENHUM argumento.

  • @brunobrener
    @brunobrener 3 роки тому +8

    O estranho que estou estudando ambos os lados mas na história a lógica da escola austríaca está sendo muito mais assertiva que a da economia tradicional. E com isto não é está as tais contratações que tando cobra deles, como a crise de 2008 os ciclos econômicos, onde vários foram difamado se no final estavam certos e o individualismo e muito mais acerto o que apenas dados te um conjunto pois os dados tb são suposições não?

    • @usuarioanonimo1684
      @usuarioanonimo1684 2 роки тому

      Qual o livro de escola austriaca você ta lendo?

    • @jurubeba3077
      @jurubeba3077 Рік тому

      @@usuarioanonimo1684 leia sobre T.A.C.E

    • @josemateuslopes8241
      @josemateuslopes8241 Рік тому +1

      A Austríaca é a melhor que há, de resto é ilusão. E o Paulo sabe disso.

    • @halderalves1186
      @halderalves1186 4 місяці тому

      ​@@josemateuslopes8241 Que dia vai inaugurar a primeira Anarcocapitaloucolândia ?

  • @thiagomiranda3
    @thiagomiranda3 4 роки тому +72

    Bom. No título você se propôs a falar qual é a lógica furada da economia. Abri curioso esperando ver exatamente aonde que a EA estava errando. No entanto tudo o que você falou em incríveis 10 minutos de vídeo foi que a escola austríaca de fato é lógica, mas não está baseada na realidade, portanto a lógica é furada. Você não deu exemplos específicos em quais partes ela é furada, você não falou em quais locais ela erra, você também não deu NENHUM exemplo empírico de onde ela fala algo que não ocorreu.
    Seu argumento foi simplesmente: A ESCOLA AUSTRÍCA É DE FATO LÓGICA, PORTANTO NÃO É VERDADEIRA.
    Ah faça me o favor. Em um mínuto de vídeo você conseguiria falar isso.

    • @MurtiloAugustoKurz
      @MurtiloAugustoKurz 4 роки тому +10

      De fato lógica, mas não científica, isso torna a logica dela furada pois não se sustenta fora da teoria, traduzindo o que ele disse ( furada não a torna falsa, se quiser se manter so no esquena logico classico)

    • @Lorenzofeal
      @Lorenzofeal 4 роки тому +10

      @@MurtiloAugustoKurz partindo do pressuposto que não há experimentação ou juízo empírico, não há como sustentar nenhuma ciência social. A lógica das ciências sociais como um todo segue o modelo kantiano aprioristico de verdade pura. A propósito a matemática segue a mesma lógica, tu nunca irá ver a materialização de um numeral e a experimentação desse numeral, assim como a ação humana, mas a representividade e a lógica seguindo um princípio de coerência garante o funcionamento do mecanismo matemático e também das relações sociais, seja da ação humana ou coletiva.

    • @MurtiloAugustoKurz
      @MurtiloAugustoKurz 4 роки тому +5

      @@Lorenzofeal ta , a logica depende ou não da nossa existência? Segundo, o metodo cientifico tenta se aproximar melhor da realidade, o que veho na retorica da escola austriaca e se basear em argumentos logicos mas que ignora uma grande quantidade de fatores empíricos, consensuais como verdade/reais. Se voce escolhe as variaveis pra chegar no resultado que você quer( a lá misses), você so ta fazendo um esqueminha logico que fala da realidade mas n chega nem perto dela

    • @Lorenzofeal
      @Lorenzofeal 4 роки тому +5

      @@MurtiloAugustoKurz bacana, vou começar respondendo sua pergunta. A lógica, ou seja, a racionalidade depende de um organismo que perceba através dos sentidos e seja capaz de orientar esses sentidos, assim formando ideias. Vamos lá, o que diferencia um animal qualquer de um ser humano não é a racionalidade, uma vez que todos os animais possuem certo raciocínio, mas a complexidade desses raciocínios e a capacidade de continuação e linearidade desses. Certo? Agora, veja bem, assim como a ciência, a praxeologia tem natureza filosófica, a diferença é que a ciência foi bem discutida entre empiristas e foi posto em cheque quais métodos seriam melhor utilizados, uma lógica deduditiva ou indutiva, por exemplo. No entanto, a ciência se restringia somente ao campo empírico, mas como fica as verdades que não podem ser empiricamente comprovadas? Como a própria matemática, daí surge um sujeito chamado Imannuel Kant a fim de dar uma resolutiva com a teoria dos juízos. Enfim, gostaria muito de aprender um pouco mais, poderia me mostrar as contradições de mises?

    • @Lorenzofeal
      @Lorenzofeal 4 роки тому +2

      @@tyrannicide654 ele não deve ter recebido a notificação, o UA-cam é uma plataforma cheia de falhas no acesso à comunicação.

  • @albertowagner5082
    @albertowagner5082 3 роки тому +2

    Já fez algum vídeo sobre a aplicabilidade do socialismo?

  • @FelipeMenegotto
    @FelipeMenegotto 3 роки тому +7

    Excelente! Uma aula sobre filosofia da ciência!

  • @brunocostacoscarelli3307
    @brunocostacoscarelli3307 4 роки тому +22

    Um raciocínio logicamente correto leva a conclusões verdadeiras quando as premissas são verdadeiras. O problema é que as premissas não são incontestavelmente verdadeiras e precisam ser testadas.

    • @paulopaniago5972
      @paulopaniago5972 Рік тому +5

      Eu só vi narrativas nessa conversa, cheias de comparações desonestas. Ele diz que a lógica é furada, mas não mostra um único caso em que a lógica da escola austríaca estivesse errada.
      A lógica, no final das contas é simples, quanto mais livre o mercado, e qt menor a intervenção do estado, maior vai ser a produção de riqueza, e melhor a qualidade de vida das pessoas. E essa lógica se revela correta em todas as vezes que é aplicada.
      Não existe almoço gratis, se vc libera crédito fácil, por exemplo, para “estimular a economia”, isso vai causar uma expansão e dois a retração, os ciclos econômicos.
      A escola austríaca só caiu em desuso por causa de economistas contratados pelo estado, com suas teorias “elevadas” para justificar o controle do estado sobre o mercado. Teorias economicas que pregam o controle do estado nunca funcionam, mas são sempre defendidas por intelectuais de esquerda, q adoram parasitar a sociedade.

    • @thyago6326
      @thyago6326 Рік тому +2

      ​@@paulopaniago5972 Olha o desenvlvimento das maiores economias do mundo... Para e pensa como esses países conseguíram chegar ao topo da cadeia alimentar, será que foi pq eles liberaram geral ou o Estado por meio de incentivos a pesquisa e desenvolvimento conseguiu criar tecnológicas com as quais as empresas privadas consigam captalizar em cima dessa tecnologia por meio de um determinado produto/serviço?

    • @thyago6326
      @thyago6326 Рік тому

      @@paulopaniago5972 Cara você fala que só vê narrativas olha o suco de baboseira anrcocapitalista que vc lançou aqui:
      "A escola austríaca só caiu em desuso por causa de economistas contratados pelo estado"
      "Teorias economicas que pregam o controle do estado nunca funcionam, mas são sempre defendidas por intelectuais de esquerda, q adoram parasitar a sociedade."
      Mano, volta pros vídeos do ideias radicias... lá vc n passa vergonha, abç!

    • @paulopaniago5972
      @paulopaniago5972 Рік тому +2

      @@thyago6326 essas economias cresceram durante a época de liberalismo econômico. Com o aumento da arrecadação, graças a essa prosperidade, que o estado cresce e começa a regulamentar. Naturalmente arrogando para si os méritos que são do mercado e somente do mercado.
      Agora olha a bobagem q vc falou
      " Para e pensa como esses países conseguíram chegar ao topo da cadeia alimentar, será que foi pq eles liberaram geral ou o Estado por meio de incentivos a pesquisa e desenvolvimento conseguiu criar tecnológicas com as quais as empresas privadas consigam captalizar em cima dessa tecnologia por meio de um determinado produto/serviço?"
      Quer dizer então e o incentivo deve vir do estado, ao invés do consumidor?
      É o estado quem desenvolve as tecnologias mais úteis ao mercado e ao crescimento econômico? Foi assim q funcionou na Uniao Soviética? Ou o estado desenvolve tecnologias mais vantajosas para o estado?
      Os únicos benefícios q o estado cria para essas empresas é sabotar a concorrência e distribuir subsídios para as mais influentes ao estado.
      Vc achar que um burocrata do estado, que não sofre as consequências de suas decisões vai tomar medidas melhores do que o empresário que precisa viver disso, só mostra o quanto vc é imbecil.
      Se o empresário tem um resultado ruim, ele vai à falência e sai do mercado.
      Se um burocrata do estado produz resultados ruins, ele continua no cargo, e pode usar a sua ideologia para criar a narrativa mais bonitinha sobre como teria sido pior se ele não tivesse feito daquele jeito.
      Olha por exemplo os juízes trabalhistas, só sabotam o mercado, produzem péssimos resultados para e economia e para o empregado, no entanto acreditam piamente que estão protegendo o trabalhador.
      E se vc me disser q a justiça do trabalho ajuda na economia, então pra mim nem faz sentido discutir com um imbecil assim.

    • @paulopaniago5972
      @paulopaniago5972 Рік тому

      @@thyago6326 Mano, abre uma empresa, e tenta colocar as bobagens que vc acredita sobre o mercado na prática, ao invés de ficar defendendo como o estado deve controlar o mercado, independente da vontade de quem está sendo controlado.

  • @NickSantos_nick_iannic
    @NickSantos_nick_iannic 4 роки тому +8

    Paulo, faça mais collabs para que suas ideias se espraiem.

  • @catharina9688
    @catharina9688 3 роки тому +16

    A lógica furada da escola austríaca, segundo o vídeo: "o fato dele ser lógico não garante que ele é verdadeiro". É só isso. Por 10 minutos.

    • @Nicolaiewski
      @Nicolaiewski 3 роки тому +3

      E é verdade.

    • @cromo7743
      @cromo7743 Рік тому +2

      Uma ideia precisa ser testada para ser comprovada ou para ser refutada. Se não há teste, não há nem comprovação nem refutação.

    • @noorna7123
      @noorna7123 11 місяців тому

      ​@@NicolaiewskiBasicamente, tudo que o cara fez nesse vídeo foi dizer que não basta se sustentar em axiomas de forma lógica e implicativa, deve ser testado e comprovado empiricamente.
      Só tem um detalhe a se comentar aqui:
      Ninguém está descartando o empirismo e o autor não fez nenhum argumento que contrapõe a escola austríaca.
      Onde exatamente a teoria está materialmente falsa em sua aplicabilidade, desenvolvimento e resultados efetivos na realidade?
      Não fez nenhum contraponto e disse que não se sustenta na realidade e que é falsa mas não usou nada para validar o seu ponto.
      Isso é, basicamente, a utilização de um ad hominem.

  • @Clevissousa
    @Clevissousa 3 роки тому +2

    Verdade. A ação humana nunca foi testada. Vc tentou fazer uma crítica ao anarcocapitalismo que é a conclusão lógica do axioma escassez dos recursos.

  • @EmNomedaRosa
    @EmNomedaRosa 4 роки тому +33

    Excelente vídeo, Paulo Gala. A maioria da galera da EA que eu assisti aqui no UA-camnomics, geralmente eles desprezam a ideia do teste empírico para colocar a prova o modelo que eles defendem. Não tem como levar a sério essa turma. Prof. Gala, tu chamou pelo nome correto: pseudociência.

    • @tiagomariano6022
      @tiagomariano6022 3 роки тому +3

      Quer testes, só observar os países que seguem alguns preceitos da EA e vai perceber que pasmem são ricos .

    • @felipeangelo6073
      @felipeangelo6073 3 роки тому +1

      @@tiagomariano6022 Liechtenstein ta ai como prova

    • @cromo7743
      @cromo7743 Рік тому

      @@tiagomariano6022 Isso que eu queria saber: qual a experiência histórica da implantação da EA? Se ela não foi nem implantada então também não pode ser refutada, mas vc diz que houve testes.

  • @fernandoantunes468
    @fernandoantunes468 4 роки тому +26

    Cara, muito legal os seus vídeos. Esse inclusive valeu a minha inscrição no seu canal. Sou mestre em filosofia pela UFPR e gostei muito desse viés mais filosófico.
    Eu tenho aprendido sobre economia justamente lendo Rothbard, Hayek e Mises. Mas assim, não sou nenhum fanático. Não acho que eles estão absolutamente certos ou algo assim. Apenas são minha porta de entrada no assunto. Ainda não li Keynes, mas está na minha fila de leitura. Até pq não gosto de formar minha opinião vendo apenas os teóricos que mais se alinham com o que eu penso. Não faço isso na filosofia, nem vou fazer nessa minha nova jornada na economia.
    Seguinte, eu acho que tem alguns debates filosóficos sobre escola austríaca que vc não está pegando. Acho que o buraco é um pouco mais em baixo.
    Nesse vídeo vc fez quase que uma aproximação entre escola austríaca e Círculo de Viena. Sim, o Círculo de Viena foi amplamente refutado pela filosofia da ciência. Mas eu não vejo escola austríaca dessa forma.
    Em A Ética da Liberdade, Rothbard faz uma análise muito interessante sobre o conceito de natureza humana. Vc parece ter aderido a uma crença antropológica de que não existe tal coisa. Em outro vídeo vc chegou a dizer que tudo em economia é artificial. O que me faz perceber que vc está ignorando sumariamente um debate filosófico bem importante. Eu sinceramente acho esse ponto de vista antropológico bem frágil e infundado. Justamente pq ele é pouco fundamentado em filosofia.
    Agora, quando vc usa Quine pra fazer uma crítica ao logicismo da escola austríaca, eu acho que ok, algumas coisas fazem sentido. Só que ao mesmo tempo, tem um debate mais profundo aí. Rothbard cantou bem essa bola de que essa lógica econômica deriva da natureza humana. Uma natureza humana que vc parece acreditar que não existe. O ponto é que ela existe e é um fato. Os antropólogos vasculharam as culturas para tentar crenças morais semelhantes e acreditaram que porque não encontraram, não encontraram também nenhuma natureza humana. Mas isso é absurdo. Se há uma ou mais tribos que acreditam que 7+5=15 isso não torna o juízo delas em algo verdadeiro. E em nenhum sentido a crença deles se equivale à nossa que é de fato muito mais fundamentada e bem desenvolvida.
    Assim como existem leis naturais de pensamento. Também existem leis morais e políticas. Vc está fazendo várias inferências sem levar isso em consideração. Nem que seja pra refutar e mostrar que está errado.

    •  4 роки тому +7

      Fernando Antunes boa! Thanks!

    • @eternamenteFenix
      @eternamenteFenix 4 роки тому +13

      A natureza humana existe sim, mas tentar associar e reduzir ela a uma teoria econômica é o problema.

    • @gabrielvarejao7602
      @gabrielvarejao7602 3 роки тому +5

      Mas que isso que você falou?? Existem leis naturais de pensamento?? Quais?? E diga-nos, qual sociedade que diz que 7+5= 15?? Qual??? Se na sua cabecinha de mestre de filosofia está posto que "nossa"( nossa qual? Nossa quem?) fundamentação é melhor, digo que está sendo etnocentrico até o talo!! Queria saber também se as leis morais e políticas são naturais. E um desabafo: mestre em filosofia com pensamento etnocêntrico, pqp. Seu mestrado foi sobre o que. Está no banco de teses e dissertações da UFPR??

    • @lhama1187
      @lhama1187 Рік тому +1

      Bom início de leitura econômica. Se eu pudesse sugerir uma lista de ordem de leitura seria Rothbard, Konkin, Hoppe, Engels, Marx e Mises

    • @paulopaniago5972
      @paulopaniago5972 Рік тому

      @ Eu só vi narrativas nessa conversa, cheias de comparações desonestas. Ele diz que a lógica é furada, mas não mostra um único caso em que a lógica da escola austríaca estivesse errada.
      A lógica, no final das contas é simples, quanto mais livre o mercado, e qt menor a intervenção do estado, maior vai ser a produção de riqueza, e melhor a qualidade de vida das pessoas. E essa lógica se revela correta em todas as vezes que é aplicada.
      Não existe almoço gratis, se vc libera crédito fácil, por exemplo, para “estimular a economia”, isso vai causar uma expansão e dois a retração, os ciclos econômicos.
      A escola austríaca só caiu em desuso por causa de economistas contratados pelo estado, com suas teorias “elevadas” para justificar o controle do estado sobre o mercado. Teorias economicas que pregam o controle do estado nunca funcionam, mas são sempre defendidas por intelectuais de esquerda, q adoram parasitar a sociedade.

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 4 роки тому +53

    Faz um vídeo sobre as medidas econômicas que o Fernandez ta implementando na argentina, como taxar as exportações de grãos e aumentar as multas por demissões.

    • @davikauan9761
      @davikauan9761 3 роки тому +6

      Tá dando super certo viu ksidkdkss

    • @superfrankielampard4568
      @superfrankielampard4568 3 роки тому +1

      Tá dando certo até o momento kkkk

    • @rengarmono43
      @rengarmono43 3 роки тому +1

      Hahahahhahahaha

    • @armandocad4211
      @armandocad4211 3 роки тому +1

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PQP

    • @megapeiron
      @megapeiron 3 роки тому +4

      1 ano depois e Fernandez teve de congelar as exportações de carne para a Bolívia.

  • @lucasmendonca2241
    @lucasmendonca2241 3 роки тому

    Exemplos?

  • @marco_acpinheiro
    @marco_acpinheiro 8 місяців тому

    10 minutos da minha vida que nunca vou recuperar novamente.....que vídeo mais absurdo!

  • @frand36
    @frand36 4 роки тому +64

    Da "brilhante" lógica da escola austríaca, descobrimos que imposto é roubo. kkk

    • @fernandoantunes468
      @fernandoantunes468 4 роки тому +46

      Bom, roubo é o uso da violência pra furtar uma propriedade privada. Se eu disser que vc tem que me dar 10 mil reais, vc, como proprietário desses 10 mil reais, pode decidir se quer ou não, por sua livre vontade, me dar esse dinheiro. Mas a partir do momento que eu aponto um revólver pra sua testa e digo que agora vc tem que me dar esses 10 mil, então eu estou cometendo um assalto. Bom, a contribuição por meio de impostos e taxas não é voluntária. Vc não tem a opção de não pagar. Então isso viola a sua vontade de abrir mão de sua propriedade. Como há essa violação de propriedade por parte do Estado, então, sim, imposto é roubo. Justamente pq não é uma contribuição voluntária.
      Mas eu acho que a galera precisa mesmo é voltar pra Hobbes. Pq é ele quem dá razões filosóficas pra instituição do Estado absolutista. Nós abolimos a monarquia, mas a democracia ainda é um sistema de governo absolutista. Eu acho que quando vc estuda Hobbes e vê que toda a barbárie que nossos governantes cometem está de certa forma justificada pela noção de poder soberano, aí vc percebe que o anarcocapitalismo tem lá o seu valor.

    • @apsicologiadosfatos2616
      @apsicologiadosfatos2616 4 роки тому +6

      @@fernandoantunes468 quando estuda hobbes vc percebe que imposto é roubo não faz mais sentido, certo? Foi isso que quis dizer?

    • @rafaelcaldi1886
      @rafaelcaldi1886 4 роки тому +28

      Sim, imposto é roubo!

    • @nomadismo8579
      @nomadismo8579 4 роки тому +4

      Cara eu fico impressionado com a matrix em q vcs vivem...nem vale a pena gasta energia com um acefalo desse

    • @guilhermevieira6010
      @guilhermevieira6010 4 роки тому +21

      Tem como vc tentar provar q imposto não é roubo? Adoraria ver vc falhar miseravelmente!

  • @rodrigomartins9692
    @rodrigomartins9692 4 роки тому +3

    Excelente video!

  • @faustomelosa611
    @faustomelosa611 2 роки тому +14

    Só uma pergunta:
    São 194 países no mundo. Repúblicas e Monarquias; Microestados e Grandes Nações; Presidencialistas e Parlamentaristas. Qual deles não possui imposto?

    • @brunoamorim1514
      @brunoamorim1514 2 роки тому +1

      Qual o ponto?

    • @faustomelosa611
      @faustomelosa611 2 роки тому +4

      @@brunoamorim1514 o ponto é que gostaria de ver um único exemplo de nação libertária na máquina de testes que é esse mundo.

    • @brunoamorim1514
      @brunoamorim1514 2 роки тому +2

      @@faustomelosa611 o conceito de nação já não existiria...
      Acho difícil que algum governo permita isso, quando acontecer vai ser por obsolescência do estado

    • @brunoamorim1514
      @brunoamorim1514 2 роки тому +2

      @@faustomelosa611 e nenhum libertário é contra imposto pq é melhor (precisando assim ser testado) e sim pq é injusto e imoral

    • @gsjunior8668
      @gsjunior8668 2 роки тому

      Emirados Arabes Unidos e Liechtenstein, os que me vem a cabeca agora.

  • @arturschneider1532
    @arturschneider1532 4 роки тому +1

    A modelagem consiste em agregar agentes/preferências/comportamentos assumindo uma série de imposições mentais simplistas, e depois colocar a prova alimentando este sistema com dados e avaliando se, estatisticamente, são válidas as proposições dos modelos.
    Por exemplo, em uma injeção de meios de pagamento na economia observamos todos os impactos de maneira agregada através de aberrações como PIB ignora-se os meios de disseminação deste dinheiro pela economia, o processo de reação dos preços a partir das ações tomadas com esta moeda 'nova' e os incentivos dos que tem acesso a esta nova moeda.
    Agora, porque então a EA é tão melhor para prever os impactos de políticas e a chegada de crises?
    Exatamente pela escolha de absorver a complexidade da realidade já no início da análise, na hora de definir os comportamentos dos agentes baseiam-se nos dados empíricos verificados historicamente.
    É de fato mais complexo de formular um modelo padrão para EA, porém em termos de compreensão dos fenômenos econômicos e seus efeitos não há comparação.
    Sua abordagem aristotelista permite que as conclusões meramente intelectuais brotem da própria realidade, simplesmente lindo.
    Detalhe:Sou economista formado em tradição Keynesiana/Marxista como a grande maioria.

  • @danielsphor2535
    @danielsphor2535 Рік тому +2

    Austríacos isolam variáveis e chegam a conclusões, mas na realidade o que acontece é um conjunto de variáveis.

  • @pthiago_s5075
    @pthiago_s5075 4 роки тому +34

    Alguém conhece alguém que refutou mises usando uma parada bem legal chamada lógica?

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +20

      Tem uma parada mais legal ainda chamada coleta e tratamento de dados para COMPARAR com os modelos e saber se eles batem ou não com a realidade que pretendem explicar. O Brian Arthur do Santa Fe Institute trabalha várias ferramentas em Sistemas Complexos, desde autômatos celulares a Teoria dos Jogos de John Nash. Os pseudo-austríacos não concebem a cooperação como força motriz da economia, só enxergam a competição.

    • @arturluizsilva7411
      @arturluizsilva7411 4 роки тому +6

      @@ovolts "A economia de mercado é o sistema social baseado na divisão do trabalho e na propriedade privada dos meios de produção. Todos agem por conta própria; mas as ações de cada um procuram satisfazer tanto as suas próprias necessidades como também as necessidades de outras pessoas. Ao agir, todos servem seus concidadãos". Cito uma breve passagem, bem básica de EA, para refutar essa sua afirmação (claramente feita sem embasamento nenhum) de que os austriacos não consideram a cooperação como força motriz de uma economia.

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +23

      @@arturluizsilva7411 Você cita. Não refuta nada. Quem vai definir qual modelo está certo ou não é a realidade. Você coleta dados da realidade, elabora um modelo de como ela se comporta. Aí simula o modelo com dados iniciais de como eles vão evoluir ao longo do tempo. Compara o modelo com a realidade. Tchanam! Método Científico. Você cita uma premissa errada de que a única forma possível de estabelecer trocas é por propriedade privada e com isso joga no lixo uma ciência chamada Antropologia que estuda pelo menos 70 mil anos de História onde os bens eram COM-PAR-TI-LHA-DOS. A arrogância de citar um autor e afirmar que "refutou" todas as outras ciências e todas as outras formas de conhecimento é o traço em comum que parece unir a seita do Von Mises. Detalhe: a Áustria do Século XXI tem sim um baita programa de auxílio aos cidadãos, muito planejamento urbano em suas cidades, muito planejamento ecológico de suas florestas. Lá você não compra uma montanha dos Alpes e desmata todos os pinheiros e se livra da responsabilidade das avalanches que provoca "em nome da liberdade de fazer o que quiser na sua propriedade particular". Na Austria do Século XXI tem Lei, tem Estado e a liberdade das pessoas se dá por conta de suas necessidades básicas estarem garantidas. Há educação e saúde pública de altíssima qualidade, da pré escola á universidade. Onde foi parar a "economia austriaca" na própria Áustria? Tenho colegas em Innsbruck e Linz.

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +16

      @@arturluizsilva7411 Quem disse que não há COERÇÃO na forma como a divisão do trabalho acontece? Ela é "voluntaria" ou coagida? Sem acesso aos meios mais básicos de subsistência, como água, comida, saúde e abrigo, nenhuma troca é "voluntária e livre". A liberdade começa a partir do acesso ás necessidades, aí sim os agentes econômicos estão de igual para igual para negociar e interagir, não antes. O fracasso de Von Mises e seus seguidores em reconhecer essa obviedade, o desconhecimento em Análise do Comportamento, uma ciência EXPERIMENTAL ao contrário da praxeologia, é onde vocês perdem credibilidade. Já disse: Instituam o Ancapistão, obtenham sucesso NA PRÁTICA e provem estar certos. Juntem-se para comprar terras suficientes em algum lugar do mundo e ponham seu "sistema perfeito" para funcionar.

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +11

      @@arturluizsilva7411 Sequer faz sentido chamar de "escola austriaca" se a Áustria do Século XXI não é esse cada um por si. Você não faz o que quer na sua propriedade por lá. Tente aprovar um arranha-céu na prefeitura de Viena, Graz, Linz ou Innsbruck. Tente comprar um bosque e desmatar tudo para plantar algo que dê dinheiro usando seu agrotóxico de preferência. Só tente. Tchanam! A ÁUSTRIA não segue a "escola austriaca". Regras e leis de comum acordo da sociedade vem muito acima da "decisão soberana do indivíduo", fortunas são muito mais taxadas que no Brasil. Então não existe "escola austriaca". Existe a seita dos Deuses Hayek e Mises.

  • @frand36
    @frand36 4 роки тому +35

    A EA é isso aí professor. Eles acham que podem deduzir toda reallidade econômica. Não precisa verificar nada. O mundo empírico é totalmente dispensável. Daí concebem um mundinho puramente mental em que o mercado é perfeito e vai prover tudo, inclusive serviços de segurança pública e de tribunais de direito criminal, uma vez que pessoas e empresas demandam tais serviços. Dizem que haveria agências de segurança, tribunais privados competindo entre si. Dizem que teríamos um cenário de preços baixos e alta qualidade para toda população. Então não precisa de Estado. O mercado vai resolver tudo. Eis como funciona a cabeça dum anarcocapitalista. Faz muito sentido no plano puramente teórico. O problema é que a realidade é teimosa e não segue a lógica dedutiva deles.

    • @ViniBoneto
      @ViniBoneto 4 роки тому +19

      Você está fazendo confusão entre escola austríaca e anarco-capitalistas. A maioria dos "austríacos" é minarquista ou ultra-liberal e não anarco-capitalista (ancap). Eles admitem estado pra segurança, leis, defesa de fronteiras e algumas outras questões fundamentais. Mas advogam q o estado não intervenha na economia. Quem advoga por segurança e tribunais privados, PNA e etc são os ancaps, q são uma minoria dentro da escola austríaca, q radicalizaram ainda mais, tentando projetar um mundo capitalista sem estado algum.

    • @fernandoantunes468
      @fernandoantunes468 4 роки тому +4

      É... Se vc lê dessa forma, realmente eles parecem bobos. Mas eu não acho que eles estão minimamente preocupados em estabelecer uma economia que não precisa de nenhum tipo de verificação. Muito pelo contrário, eles muitas vezes exaltam a crise de 2008 como uma confirmação empírica da teoria.
      O que vcs não estão entendendo é que o anarcocapitalismo se baseia na dedução de princípios éticos a partir da natureza humana. Quer dizer, como Rothbard estabelece muito bem na Ética da Liberdade, o direito de propriedade privada é uma lei natural. E esse direito se deduz pela razão. De fato várias outras leis naturais são pra Rothbard um desdobramento dessa lei natural fundamental. Nesse sentido a economia tal como foi pensada por Rothbard tem uma parte que é quase que a priori, ou seja, independe de verificação empírica. Essa parte diz respeito à parte ética. Isso não quer dizer que toda economia seja impossível de ser testada e falseada. O que se propõe é que a economia se baseie na ética e que a ética se baseie na natureza humana. Agora, é claro que várias previsões econômicas podem ser falseáveis.

    • @W.Rothschild7382
      @W.Rothschild7382 4 роки тому +1

      @@ViniBoneto realmente, ate mesmo mises era um minarquista.

    • @MReidogado
      @MReidogado 4 роки тому +2

      Já o estudo sobre economia comportamental já quebra essa logica

    • @renatomanagba844
      @renatomanagba844 4 роки тому +3

      Numa análise mais rigorosa, o anarcocapitalismo não é perfeito nem na teoria. O Estado é fundamental devido às imperfeições do mercado e às assimetrias de informação. Se vc duvida, vai trabalhar como motoboy para aplicativos que vc vai descobrir na primeira semana a necessidade de regulamentação do trabalho, só para citar um exemplo bem óbvio rsrsrs

  • @DatacomR9
    @DatacomR9 4 роки тому +3

    Muito bom

  • @EmNomedaRosa
    @EmNomedaRosa 4 роки тому +15

    O canal cresceu bastante, hein!
    Lembro que eu te acompanhava quando tinha 1,8 mil inscritos. Hoje já tem mais de 5 mil. Parabéns pelo excelente trabalho, prof. Paulo Gala! 👏👏👏👏

  • @FilipeAgos
    @FilipeAgos 3 роки тому +3

    Tem um povo ai dos comentarios que pouco compreendem sobre o metodo científico

    • @luizfilipe6179
      @luizfilipe6179 3 роки тому +1

      o povo não entendem de método científico, ou quem critica o povo que não entende? (vídeo refutando o Paulo: ua-cam.com/video/MVhp3RL7_Yw/v-deo.html )

  • @linecker94
    @linecker94 4 роки тому +9

    Independente de Escola Austríaca, defender estado é científico?

    • @duquedecaxias8086
      @duquedecaxias8086 4 роки тому +3

      Sim

    • @linecker94
      @linecker94 4 роки тому +3

      @@duquedecaxias8086 Como se legitima ou defende estado com a ciência?

    • @duquedecaxias8086
      @duquedecaxias8086 4 роки тому +3

      @@linecker94 Quando diz ciêntifico se refere a oque ? Qual concepção ? Histórica, teológica, social, politica, naturalista... ? Ou para as ciências exatas ?

    • @linecker94
      @linecker94 4 роки тому

      A forma que você diz ser.

  • @JohnPollux1
    @JohnPollux1 4 роки тому +4

    Professor, por gentileza, poderia dar exemplos de países que usaram os ensinamentos da Escola Austríaca para fundamentar sua economia e deram errado?
    Atualmente, venho acompanhando os casos da Letônia (países bálticos) e da Polônia e acho que, empiricamente, desconstroem um pouco a presente aula...

    • @luizfilipe6179
      @luizfilipe6179 3 роки тому

      esse cara eres una farsa bro, vídeos refutando ele (1: ua-cam.com/video/MVhp3RL7_Yw/v-deo.html ) (2: ua-cam.com/video/UF1ENK5pFLg/v-deo.html )

    • @tiagomariano6022
      @tiagomariano6022 3 роки тому +1

      Desconstroem um pouco ?? Elas refutam tudo o que esse cara acredita que gera riqueza, só não vê a verdade quem não quer .

    • @andrecastilho293
      @andrecastilho293 3 роки тому +6

      E desde quando os países bálticos e a Polônia usam a escola austríaca de economia na criação de políticas econômicas?

    • @utilitarius7447
      @utilitarius7447 3 роки тому

      @@andrecastilho293 no que tange o menor dirigismo político frente a economia, pelo menos em princípio de geração de riqueza... Não conheço bem o sistema da Letônia e Polônia, mas alguns países que "relativamente" largaram mão de comandar todos os setores econômicos, assim, deixando pessoas escolherem o que fazer com seus recursos, a geração de riqueza tendeu a ser maior. Mas nem por isso, a geração de riqueza poderia ser menor também, há essa possibilidade, muito difícil, inclusive...
      Porém o Gala não aborda questões como as consequências não intencionadas do dirigismo estatal dos recursos.
      Fora a principal sangria não abordada, que é muito prejudicial, do porquê pessoas podem retirar recursos de outras, a pretexto de melhorar a vida das primeiras...

    • @lhama1187
      @lhama1187 Рік тому +1

      Nenhum país adotou a escola Austríaca como dirigente econômico. Isso seria um suicídio político pois o governo perderia suas bases de expansão monetária e etc...

  • @salomaodionizio8250
    @salomaodionizio8250 4 роки тому +6

    tumor e facadas, espero que seja bait

  • @Lucas-vz4hk
    @Lucas-vz4hk 4 роки тому +16

    Os anarcobobos piram

    • @linecker94
      @linecker94 4 роки тому +3

      Independente de Escola Austríaca, defender estado é científico?

    • @MentePrimitiva
      @MentePrimitiva 4 роки тому +1

      @@linecker94 defender a realidade é científico? LoL

    • @linecker94
      @linecker94 4 роки тому +3

      @@MentePrimitiva Defender a escravidão quando era realidade era científico?

  • @patrickcosta3356
    @patrickcosta3356 3 роки тому +3

    Que aula maravilhosa

  • @mariocavalcanti7367
    @mariocavalcanti7367 4 роки тому +1

    E qual escola econômica você indica

    • @Jesseh_Rodrigez
      @Jesseh_Rodrigez 3 роки тому

      Creio que o melhor caminho eh a construcao de modelos aplicados ao caso concreto usando-se conceitos e praticas bem sucedidos em casos similares anteriores...

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi 3 роки тому +1

      keynes!!!

    • @marcosalves-lb1bb
      @marcosalves-lb1bb 3 роки тому

      Keynes oras

  • @sphelder
    @sphelder 4 роки тому +3

    Ótima reflexão.

  • @francislousada3.
    @francislousada3. 2 роки тому +1

    Ótimo vídeo! Exato! Testável no sentido de falseado, já que a verificação é uma tautologia! Aprendendo muito prof. valeu.

    • @Marcelo48050
      @Marcelo48050 Рік тому

      A escola austríaca deve ser uma contradição lógica. Na prática, sempre é Falso.

  • @marcelosmbrr
    @marcelosmbrr 3 роки тому +2

    Concordo com o que dissestes. Não é ciência propriamente dita. Mas a questão é a seguinte: que evento histórico, do nosso saber histórico, contradiz o que é dito pela EA?
    Modelos econômicos não podem ser testados em laboratório. O que resta é a história como referêncial - um grande laboratório de testes.
    O que foi experimentado e registrado por nós, em todos estes milênios de história, que contradiz a praxeologia e as outras teses da EA? Tu não concluiu o pensamento, ao invés disso deixou no ar o óbvio, isto é, que não é testável, experimentável diretamente.
    Se a lógica da EA não tem respaldo na realidade, cabe a ti provar que não tem. Qual a prova, ou ainda, mera evidência de que não tem correspondencia na experiência humana?

  • @allanrodrigo3455
    @allanrodrigo3455 2 роки тому +1

    você nem debate com os economistas da escola austríaca.

  • @christian246able
    @christian246able 4 роки тому +8

    me calculem entao como é que a população pobre vai gastar o dinheiro deles no proximo ano ?????

    • @rogeriopw1614
      @rogeriopw1614 4 роки тому +3

      Pelo menos com comida, água e luz é certo que vai gastar.

    • @christian246able
      @christian246able 4 роки тому +3

      Tem pobre que não tem água nas favelas do Brasil e do mundo inteiro e sequer sonha com luz elétrica

    • @christian246able
      @christian246able 4 роки тому +3

      E sequer tu sabe se eles vão estar vivos amanhã, quem dirá o próximo ano

    • @rogeriopw1614
      @rogeriopw1614 4 роки тому +1

      @@christian246able Se estiverem vivos, consumirão necessariamente água e comida. Em relação a responder se eles estarão vivos, existe uma média de quantidade de óbitos por ano. É possível prever até a quantidade de acidentes de carro, não com exatidão, mas aproximadamente.

    • @rogeriopw1614
      @rogeriopw1614 4 роки тому +1

      @@christian246able Você mesmo... Será que você irá consumir água e comida no próximo ano (se você estiver vivo, é lógico)?? Fiquei na dúvida agora... Nossa, como você é imprevisível, né?

  • @haroldomiyaura912
    @haroldomiyaura912 4 роки тому +11

    os liberais insistem que insistem que foi graças ao liberalismo que a Coréia do Sul prosperou

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +6

      Investimento estatal PESADO e frentes de trabalho keynesianas sim para reerguer o país da guerra + muita ajuda financeira dos EUA. Fim

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +1

      @@tyrannicide654 Sempre são múltiplos os fatores. Nem só de economistas se fazem as boas soluções.

  • @1999theo
    @1999theo 4 роки тому +7

    Belo video

  • @cassioredighieri7829
    @cassioredighieri7829 4 роки тому +38

    Ou seja, como a lógica não é suficiente voce pode usar o Estado pra controlar a economia e vida das pessoas. Realmente, JENIAL.

    • @magirer6358
      @magirer6358 3 роки тому +1

      Jenio

    • @nickolasrobert7340
      @nickolasrobert7340 Рік тому +1

      Ele não falou nada de estado no video. Más,se você acha que é cientificamente correto dizer que menos estado é melhor,mostre com ciência e método científico, não com um conjunto de axiomas que não precisam de provas,pois isso por si só inválida a escola como ciência.

    • @eduardhermesanschau9590
      @eduardhermesanschau9590 8 місяців тому

      ​@@nickolasrobert7340a Escola Austríaca já fez isso. Abraços.

  • @noorna7123
    @noorna7123 11 місяців тому +1

    Basicamente, tudo que o cara fez nesse vídeo foi dizer que não basta se sustentar em axiomas de forma lógica e implicativa, deve ser testado e comprovado empiricamente.
    Só tem um detalhe a se comentar aqui:
    Ninguém está descartando o empirismo e o autor não fez nenhum argumento que contrapõe a escola austríaca.
    Onde exatamente a teoria está materialmente falsa em sua aplicabilidade, desenvolvimento e resultados efetivos na realidade?
    Não fez nenhum contraponto e disse que não se sustenta na realidade e que é falsa mas não usou nada para validar o seu ponto.
    Isso é, basicamente, a utilização de um ad hominem.

  • @lluisq
    @lluisq 3 роки тому +1

    Por contra os modelos matemáticos utilizados para representar a economia são simplificações que em nenhum caso conseguem representar a complexidade da realidade e muito menos a complexidade causal da realidade. Podemos ver esta mal funcionamento constantemente, utilizar estes modelos é como dirigir em carro de noite no meio de uma tempestade.

  • @lean2325
    @lean2325 4 роки тому +1

    Paulo crio q o caráter tautológico da EA seria melhor explicado talvez segundo as finalidade políticas decorrentes dos agentes q propõem esta teoria como explicações? Servindo por si mesmo para negar toda a realidade e oq nela se expressa?

  • @claudiodssantos
    @claudiodssantos Рік тому +1

    Você fez uma crítica ao modelo científico da Escola Austríaca. Assim, seria interessante vê-lo apontar uma previsão equivocada da visão econômica de Hayek ou Rothbard.

    • @noorna7123
      @noorna7123 11 місяців тому +2

      Que crítica?
      Basicamente, tudo que o cara fez nesse vídeo foi dizer que não basta se sustentar em axiomas de forma lógica e implicativa, deve ser testado e comprovado empiricamente.
      Só tem um detalhe a se comentar aqui:
      Ninguém está descartando o empirismo e o autor não fez nenhum argumento que contrapõe a escola austríaca.

  • @heitorlima1481
    @heitorlima1481 3 роки тому +1

    Mesmo nos sistemas lógicos, que consistem em premissas e verdades analíticas, portanto predicados já contidos nas premissas, são incompletos. Gödel, talvez o maior matemático do início do século passado, demonstrou nos seus teoremas da incompletude que em sistemas axiomáticos sempre haverão verdades indemonstráveis, dada então a impossibilidade de um sistema lógico demonstrar todas as suas premissas a partir das suas próprias ferramentas. É necessário, Tarski vai falar disso depois, de uma metalinguagem, de uma ferramenta que se refere ao sistema lógico que não seja uma ferramenta interna do próprio. Portanto mesmo o apoditismo é incompleto, mesmo um sistema lógico não pode demonstrar todos os seus axiomas.

  • @nelsondamasceno1
    @nelsondamasceno1 Рік тому

    Seria bom o senhor apontar os problemas. Porque o senhor fez uma mera argumentação filosófica com uma tênue conexão com o pensamento econômico.

  • @Pedro-fu6mo
    @Pedro-fu6mo 4 роки тому +24

    Vo Refutar o Ropa kkk

    • @WesleyRibeiro01
      @WesleyRibeiro01 3 роки тому +4

      Ética argumentativa hoppeana cai na guilhotina de Hume!

    • @CarlosJunior-kx2uk
      @CarlosJunior-kx2uk 3 роки тому +2

      "O fato dele ser lógico não gaqrante que é verdadeiro". Eu descarrilho dms

  • @felipedw
    @felipedw 4 роки тому +7

    a lógica da escola austríaca é igual a qualquer linguagem lógica de computador, perfeita e certinha dentro das regras estabelecidas em si própria. Quando vamos observar o mundo, devemos tentar descrever qual é a linguagem lógica que ele fala, se é que isso existe, e não tentar empurrar a lógica que acreditamos verdadeira

  • @guc823
    @guc823 4 роки тому +25

    Sensacional, falou tudo, o problema da praxeologia é tomar uma afirmação lógica como verdade e foda-se testar pra ver se dar certo.

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +8

      "Todo tubarão é verde, todas as plantas são verdes, logo tubarões são plantas". Lógica sem premissas calcadas em fatos levam pra qualquer lugar

    • @guto2047
      @guto2047 4 роки тому +15

      @@ovolts esse argumento seria inválido, pois as duas premissas são falsas e mesmo que fossem reais não chegam a essa conclusão ;-;

    • @luizfilipe6179
      @luizfilipe6179 3 роки тому +10

      @@guto2047 os caras não sabem nada sobre epistemologia e querem vir falar de escola austríaca kkkkkkkkk

    • @albertowagner5082
      @albertowagner5082 3 роки тому

      Isso vale para o socialismo !?

    • @N.H.A.J
      @N.H.A.J 3 роки тому

      @@eng.daniel7855 Mas não é verdade, que a quantia não existe no natural? De modo que esse conceito é aderido a realidade? Por exemplo, naturalmente não existe quantidade de maçãs, mas existe maçãs. A quantidade é simplesmente algo criado sobre a matéria.
      Sobre premissas lógicas, é verdade que ela são irrefutáveis. Mas, apenas nas palavras. Seu disser, por exemplo, que todos os homens são brancos, por até só ter nascido até homens brancos. Essa afirmação, ao ser passada para outro, será autoevidente, irrefutável. Contudo, se nascer um homem negro, nesse nosso exemplo, não se pode continuar dizendo que todos os homens são brancos, e homem negro, não é homem. Compreende?
      Assim, não é porque se está na ilusão perfeita da lógica, que será belo na prática. A não ser que se negue a própria realidade, que pasme, é a verdade do agora (não necessariamente o certo).

  • @cromo7743
    @cromo7743 Рік тому

    Toda teoria precisa ser comprovada na prática, mas a escola austríaca foi testada na prática? É uma teoria sem nenhuma experiência?

  • @paulolucas5747
    @paulolucas5747 Рік тому

    O problema de muita gente é tratar teorias como dogmas.

  • @miguelcandido6962
    @miguelcandido6962 4 роки тому +41

    Diria mais: É uma "ciência religiosa".

    • @haroldomiyaura912
      @haroldomiyaura912 4 роки тому +5

      os liberais tratam a escola austríaca de forma religiosa, eu nunca entendi isso

    • @samuvasco250
      @samuvasco250 4 роки тому +1

      Acuse-os daquilo que vc é...
      Vou apenas questionar um dogma de vcs e sair correndo ...
      Mais valia não existe !

    • @miguelcandido6962
      @miguelcandido6962 4 роки тому +3

      @@samuvasco250 kkkkkkk e quem defende isso aqui ? tá confundindo as coisas. nem eu tampouco o Paulo somos marxista.

    • @rodrigoappendino
      @rodrigoappendino 4 роки тому +4

      @@haroldomiyaura912 Acho que você está confundindo liberais com libertários.

    • @MentePrimitiva
      @MentePrimitiva 4 роки тому +1

      ​@@rodrigoappendino De qualquer forma Mises e Hayek não eram "libertários" ou "ancaps", eles eram liberais ou "neoliberais" minarquistas(até a idéia dos "vouchers" de Milton Friedman lhes causa horror).

  • @Souza-yg5xm
    @Souza-yg5xm 3 роки тому +2

    O Paulo Gala é um legítimo cientista econômico...

    • @Souza-yg5xm
      @Souza-yg5xm 3 роки тому

      @Pedro De fato, num país que despreza as universidades e o conhecimento científico...suas conclusões são até compreensíveis...

    • @Souza-yg5xm
      @Souza-yg5xm 3 роки тому

      @Pedro Se isso foi o que você aprendeu na academia, se é o que você acredita, defenda isso no meio acadêmico, formule suas teses, publique seus textos, crie conteúdos...não há nada de errado nisso...o que não é compreensível é sair tentando ofender outras pessoas pelo simples fato delas defenderem outros pensamentos...ou se preferir convida ele pra um debate de ideias...É possível defender seus argumentos sem ofender ninguém...acredite!

  • @emerson684
    @emerson684 Рік тому

    O problema do brasileiro é que ele tem pena de quem o esmaga.

  • @joaomarcelobritodasilva2248
    @joaomarcelobritodasilva2248 4 роки тому +1

    Estimado Paulo, enviei-lhe um e-mail, o senhor o recebeu? Gostaria de tratar de tais assuntos com o senhor. Grato pela atenção

    •  4 роки тому

      João Marcelo Brito da Silva caro acho que não. Poderia enviar de novo? Thanks

  • @hainshj
    @hainshj 4 роки тому +3

    Muito bom as explicações e explanações...

  • @alexandrevallim8617
    @alexandrevallim8617 4 роки тому +28

    hayek deve estar revirando-se no túmulo.

    • @pabloyoungflu
      @pabloyoungflu 4 роки тому +5

      Hayek nesse ponto discorda de Mises...

    • @murilohenrique8907
      @murilohenrique8907 4 роки тому

      @@pabloyoungflu mises era ateu né?

    • @3matheuslima
      @3matheuslima 4 роки тому

      Hayek inclusive que foi bastante elogiado por Karl Popper que ele tanto cita no vídeo

  • @eternamenteFenix
    @eternamenteFenix 4 роки тому +6

    Em Lógica há que se diferenciar os conceitos de validade e verdade. A Validade refere-se a um argumento formalmente lógico e Verdade a um argumento empiricamente comprovado.

    • @Giovanicimbaluk
      @Giovanicimbaluk 4 роки тому

      Poderia compartilhar o embasamento para essa afirmação?

  • @R.A.D.Sh2
    @R.A.D.Sh2 4 роки тому +114

    "Se nao da pra testar nao é ciencia e nao deve ser levado a serio"
    É basicamente isso q esse cara defende...
    A EA ñ é uma ideologia política, é uma teoria axiomática, autoevidente, q explica como as coisas sao e como funcionam. Seus ensinamentos sao utilizados para entender as consequencias da tomada da decisão e explicam também porque existe a necessidade de ação.
    Se vc acha q não existe comprovaçoes empiricas das teorias isso só mostra como vc n leu nenhum um livro sequer a respeito.
    E se acha q o q ñ pode ser "testado empiricamente" ñ é "ciencia" e logo ñ é verdade, vc pode ser comparado aos antagonistas de Newton quando ele descobriu q o univero era permeado pela lei da gravidade. Uma lei obvia e autoevidente assim como ação humana. Negar isso equivale a dizer q leis matematicas ñ funcionam pq só podem ser provadas no papel.
    Esse tipo de mentalidade nos levaria de volta a era das cavernas.
    Reveja seus conceitos parça

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +17

      O problema começa quando DÁ pra testar SIM mas as pessoas desconsideram quaisquer evidência que não caiba em seus modelos. O problema começa quando não há interesse no contraditório e no que outras escolas de pensamento tem a acrescentar. Se você é um liberal, será um liberal aperfeiçoado e muito mais profundo se levar em conta as variáveis e análises que um keynesiano ou marxista lhe trouxer. E que acima das "escolas de pensamento" há uma realidade objetiva regida por leis que ainda desconhecemos, pois por princípio em Ciência não existe certeza, mas BUSCA constante.

    • @horouni
      @horouni 4 роки тому +9

      A afirmação "não dá pra testar empiricamente não é ciência" foi testada empiricamente?

    • @CarlJohnson-sg1jb
      @CarlJohnson-sg1jb 3 роки тому

      Esse seu argumento poderia ser usado pelos comunas pra defender a tese deles?

    • @d68st90
      @d68st90 3 роки тому +1

      @@CarlJohnson-sg1jb como assim? Se eles já testam essa bosta de marxismo desde sempre, trazendo com isso milhões de morto desde o século passado

    • @thiagoalvescardoso6453
      @thiagoalvescardoso6453 3 роки тому

      Basicamente é assim: "se não tem papel certificando, diploma dizendo que está apto ou uma galera defendendo, não existe e pronto."
      Claramente, em economia, as faculdades não são a melhor opção.

  • @dududamazio5337
    @dududamazio5337 4 роки тому +11

    Mises é o Deos dos Farialimers, também conhecidos como austriominions kkkkkk

    • @noorna7123
      @noorna7123 11 місяців тому

      Basicamente, tudo que o cara fez nesse vídeo foi dizer que não basta se sustentar em axiomas de forma lógica e implicativa, deve ser testado e comprovado empiricamente.
      Só tem um detalhe a se comentar aqui:
      Ninguém está descartando o empirismo e o autor não fez nenhum argumento que contrapõe a escola austríaca.
      Onde exatamente a teoria está materialmente falsa em sua aplicabilidade, desenvolvimento e resultados efetivos na realidade?
      Não fez nenhum contraponto e disse que não se sustenta na realidade e que é falsa mas não usou nada para validar o seu ponto.
      Isso é, basicamente, a utilização de um ad hominem.

  • @RafaelGarcez12
    @RafaelGarcez12 4 роки тому +6

    Primeiro que partir do pressuposto que seres humanos são inerentemente racionais, já é um equívoco

    • @pedrogomes9995
      @pedrogomes9995 4 роки тому

      Esse argumento não tem o menor rigor lógico

  • @fabiofernandestamaio
    @fabiofernandestamaio 3 роки тому +1

    Teorias são recortes que mostram apenas uma micro parte do todo, logo não é o todo, e quando a teoria atrai fanáticos vira "religião"e não teoria.
    A Teoria econômica de John Maynard Keynes, a qual eles atacam fortemente, foi totalmente distorcida por outras escolas de pensamento, incluindo a Escola Austríaca, Keynes deixou claro que a intervenção do Estado na Economia era na situação de crise econômica e a crise do seu tempo, isso não se aplica a todas as crises.
    Eu não vejo debates no UA-cam, vejo um bando de fanáticos brigando defendendo a "igreja X" e a "igreja Y" debate é debate e não fanatismo e mais debate sempre traz algo para somar, o que vejo é só jente falando besteiras.
    Mas é só minha opinião.
    Acho que para criticar uma teoria sempre é necessário uma leitura cuidadosa e não como se lê o jornal na manhã de segunda feira, no caso da Escola Austríaca e o que eles criticam não só de Keynes mas de todos.

  • @FatosNaoSaofeitos
    @FatosNaoSaofeitos Рік тому

    a escola austriaca é uma religiao que ao inves de tratar de economia, trata de moral, fé, psicologia...

  • @linecker94
    @linecker94 4 роки тому +8

    Parabéns, refutou a Escola Austríaca...a matemática e a filosofia, que não são ciências empíricas.

  • @isaquebrazdossantos6076
    @isaquebrazdossantos6076 3 роки тому +1

    se é kenesiano velho

  • @jvbitssoft369s2
    @jvbitssoft369s2 2 роки тому +1

    Acho q entendi, é aquela velha história, não é pq a Teoria-M está provada matematicamente que ela vai funcionar.

  • @vivanaosobreviva4249
    @vivanaosobreviva4249 4 роки тому +7

    Como um cara tem coragem de vim crítica a escolar austríaca? Meu Deus mises devem tá se revirando no túmulo, cara acho melhor ler esses livros aí atrás.

    • @Tim_Melo_Rego
      @Tim_Melo_Rego 3 роки тому +2

      Mano, só a opinião dele. As ciências funcionam assim: através do debate. Agr idolatrar alguém, sem abrir a cabeça para reflexões, n leva a lugar algum

  • @Tramedin
    @Tramedin 4 роки тому +1

    Lindo.

  • @cortesnoaroficial7791
    @cortesnoaroficial7791 4 роки тому +3

    Quais os melhores e maiores autores da escola austríaca?

    • @ovolts
      @ovolts 4 роки тому +4

      Ludwig von Mises e Hayek

    • @ronyjr8832
      @ronyjr8832 4 роки тому +4

      Mises, rothbard e Hoppe.

  • @joaomam1
    @joaomam1 4 роки тому +21

    Vc é desonesto mesmo heim, não esperava isso. já que bloqueou meus comentários no meu outro perfil, vou repetir o comentário com esse perfil.
    Confundiu dedução lógica com salto lógico. Quanto ao empirismo, quanto mais observações da realidade vejo, mais certeza tenho nos axiomas da EA. Seu vídeo mesmo, especulando o público da EA no YT, é pura confirmação empírica da ação humana.
    Se quiser fazer uma crítica honesta, cite qual axioma da escola austríaca precisa se submeter ao empirismo, mostrando hipóteses e casos concretos.

    • @ricardocartista8940
      @ricardocartista8940 4 роки тому +10

      Praxeologia é religião e não ciência seu pateta

    • @badboss9868
      @badboss9868 4 роки тому +9

      @@ricardocartista8940 praxeologia = ação humana buscamos um fim mais satisfatório.
      Eis que um indivíduo age buscando um fim mais satisfatório pra dizer que agir buscando um fim mais satisfatório é "religião". Kkkkkkk continue aprendendo com seu professor Paulo Gala kkkkk

    • @badboss9868
      @badboss9868 4 роки тому +8

      23:59 - Na ciência econômica não existe certeza apodítica.
      00:00 - Uma moeda perde o valor quando sua oferta aumenta em relação a demanda, fato que ocorre quando empresários ofertam sua reserva da moeda em troca de outra moeda. (Paulo Gala explicando aumento do dólar em relação ao real)
      Hoppe já havia falado que os "economistas" que negam as proposições apodíticas, se utilizam delas para explicar muitos fenômenos, mas, quando indagados da sua existência, negam e fingem demência. Paulo Gala é exemplo disso. Sem contar que disse que a lógica da EA é furada, mas não citou um axioma furado da EA.

    • @RedsMedeiros
      @RedsMedeiros 4 роки тому +6

      Empirismo não é igual a "quanto mais eu vejo"... Empirismo = teste de uma hipótese, na economia significa dados correlacionados.
      Dedução lógica é pura formalidade... Você pode ter dedução lógica válida, mas não verdadeira. Se cada átomo lógico não tiver um valor empírico verdadeiro, a dedução é falsa. Válida, mas falsa. Isso acontece com a EA.
      Comportamento de um indivíduo não significa nada...
      Você está errado como sempre.

    • @kamikaze988
      @kamikaze988 4 роки тому +2

      Estude a discussão de empirismo,racionalismo e criticismo,empirismo se auto refuta pois para prová-lo necessita de um argumento a priori.Isso é um debate epistemológico,ou seja,filosófico.
      Se por algum motivo eu fizer um experimento onde 1+1 dê 3 isso não significa que a teoria de que 1+1=2 está errada,e sim que houve algum fator no experimento em desacordo com a teoria,além disso,uma teoria não precisa esta submetida a nenhum experimento para ser valida.

  • @agostinoburla11
    @agostinoburla11 4 роки тому +2

    ..........SEMPRE OTTIMO....COMPLIMENTI PAULO........

  • @marco_acpinheiro
    @marco_acpinheiro 8 місяців тому +1

    Vou no minuto 8 e ele ainda só disse. Ter consistência lógica não garante que está certa....ok....então da exemplo porra! Comprova sua ideia de que realmente está errada...para alguém que tanto fala de empiricismo não usa um único exemplo prático e fica aqui a dar voltas e voltas na teoria e filosofia das ideias apenas....

  • @LucasGoncalves-xc1bk
    @LucasGoncalves-xc1bk 5 місяців тому

    a veracidade é transcende inerente a veracidade não se modifica com viés cosmovisão que são intrinsecamente individuais a veracidade não é subjetiva

  • @defibrasil
    @defibrasil Рік тому

    Esse conteúdo ficou muito ruim. 80% do tempo é sobre teoria do conhecimento, 15% é uma crítica rasa sem apresentar os argumentos mostram a fragilidade do pensamento austríaco e 5% é uma pista sobre a incoerência de fato. Acredito que dá pra fazer um conteúdo bem melhor sobre o assunto. Vou continuar acompanhando o canal, mas recomendo que reveja isso ou regrave. Abraço!

  • @caiosousa3244
    @caiosousa3244 4 роки тому +8

    Esse cara nunca leu economia austríaca

  • @allyssonbrunno8656
    @allyssonbrunno8656 4 роки тому +58

    Falou falou, e n falou nada ao mesmo tempo kkkkkk

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi 3 роки тому

      te explico escola austríaca é baseada em teoria e modelo lógico abstrato tipo deus criou o mundo perfeito logo o mundo é perfeito e pronto mundo é perfeito. E não é testado nada de forma científica na prática.

    • @eduardoaugusto4326
      @eduardoaugusto4326 3 роки тому +3

      motivo de voce nao entender: aprendeu economia lendo artigos no mises brasil e so viu escola austriaca. (nao tem problema) se um dia virar graduando e aprender economia teorica chata ler os livros etc vc começa a entender.

    • @gabrielcarneiro5419
      @gabrielcarneiro5419 3 роки тому

      Alysson brunno refutar o video que e bom nada !

    • @roc6596
      @roc6596 3 роки тому

      @@eduardoaugusto4326 E tu leu os autores da escola austríaca? Acho que não.

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi 3 роки тому +1

      @@tyrannicide654 então é uma bosta do mesmo jeito, exemplo
      SE TODOS OS HOMENS FOREM BONS E SANTINHOS LOGO O PARAÍSO SERÁ AQUI NA TERRA
      essa frase é " auto evidente" e " logicamente razóavel" só que na prática fião a vida não é assim não criança.
      a lógica racional aceita muita coisa assim como a matemática, contudo, a realidade empírica dos fatos concretos não condiz com esse papo furado apriorístico.

  • @leandroandrade5312
    @leandroandrade5312 2 роки тому

    Só tem que fazer o vídeo com título fura bolha

  • @MarcosSantos-bl2ko
    @MarcosSantos-bl2ko 3 роки тому +1

    Só doutorantas em economia nos comentários

  • @ricardocartista8940
    @ricardocartista8940 4 роки тому +3

    Nossa, que vídeo foda ein

  • @iiaarraa
    @iiaarraa Рік тому

    Concordo plenamente e isso se aplica ao materialismo histórico rs.

    • @thepv8475
      @thepv8475 Рік тому +2

      rsrs materialismo histórico é menos científico que escola austríaca

  • @fernandoterra4108
    @fernandoterra4108 3 роки тому

    Professor. A primeira metade foi boa. Mas não pode ficar nisso. Você disse que apenas consistência interna não é suficiente. Verdade. Mas para você chamar um sistema logico de falso ele tem que ser falseado quando suas previsões não se confirmam. Faltaram exemplos dessa segunda parte.

  • @fallcoz
    @fallcoz Рік тому

    muito bom

  • @jedumendestube
    @jedumendestube 4 місяці тому

    Ok. Mas falta detalhar mais...
    Melhor LER os originais e tirar as próprias conclusões.
    Imagina um corintiano falar do EC Palmeiras...

  • @antonioaniziosoaresvilar40
    @antonioaniziosoaresvilar40 2 роки тому +1

    Os UA-cam só falam besteira e estão ajudando os mais sábios.

  • @matheusbritos7542
    @matheusbritos7542 2 роки тому +1

    'A lógica furada da escola austríaca é o fato de ela ser lógica." kkkkkkkkkkkkkkk meu deus...

    • @ViaDuplaEngenharia
      @ViaDuplaEngenharia 2 роки тому +3

      serio q vc nao teve capacidade de entender ? uma coisa logica pode ta errada como por falta de informações por exemplo, ele fala em testar e nao ficar so na logica

    • @noorna7123
      @noorna7123 11 місяців тому

      ​@@ViaDuplaEngenhariaEntender o que?
      Basicamente, tudo que o cara fez nesse vídeo foi dizer que não basta se sustentar em axiomas de forma lógica e implicativa, deve ser testado e comprovado empiricamente.
      Só tem um detalhe a se comentar aqui:
      Ninguém está descartando o empirismo e o autor não fez nenhum argumento que contrapõe a escola austríaca.
      Onde exatamente a teoria está materialmente falsa em sua aplicabilidade, desenvolvimento e resultados efetivos na realidade?
      Não fez nenhum contraponto e disse que não se sustenta na realidade e que é falsa mas não usou nada para validar o seu ponto.
      Isso é, basicamente, a utilização de um ad hominem.