eu tenho um tc88 q acho muito bom, mas tenho um desse tbem e gosto muito de fuçar nele, procurei algo no facebook, mas os técnicos soberbos disseram q era melhor comprar um multimetro melhor doq fazer isso, seu video me salvou e vai salvar muitos amigos q não tem condição de investir, ou até mesmo hobbistas..parabéns pelo conteudo.
Muito obrigado pelo comentário. Eu já passei muito sufoco por não ter um multímetro. Eu só não tenho o meu amarelinho digital, porque eu dei a um amigo. Eu penso muito na galera que não tem condições de comprar um multímetro melhor, ou uma fonte de alimentação. Já que não dá pra comprar um melhor, então vamos melhorar o que temos.
Eu tenho 42 anos, comecei na eletrônica através do intituto universal brasileiro que tinha cursos vendidos em revistas e bancas de jornais, sei bem o que passei com essa rapaziada soberba irmão. Por isso hoje boto pocando em todo tipo de manutenção de eletrônicas, elétrica, mecânica e qualquer atividade que eu me jogue. Tmj
Achei bem interessante o vídeo de como melhorar o movimento do galvanometro utilizando um capacitor eletrolítico e também da dica do resistor de 15k para compensar o problema de não zerar a escala. A adaptação do conector de fonte também é bem prática. Uma outra alternativa para a bateria de 9V é utilizar bateria de 9V recarregável, dura muito tempo, descarregou é só recarregar e pronto, só tem o custo inicial que se paga por não precisar mais comprar baterias. Eu utilizo nos meus multímetros baterias recarregáveis de 9V e recarregaveis de 1,5V dos topos AA e AAA, mas estas de 1,5V precisei importar porque a maioria das vendidas aqui no Brasil são de 1,2V e não zeram a escala X1 nos multímetros analógicos, as de 1,5v são carregadas diretamente por cabo USB tipo C utilizando um carregador de celular e são excelentes.
Muito obrigado pelo comentário. Acrescentou mais informações. E eu concordo plenamente com tudo o que você escreveu. E realmente, encontrar bateria AA ou AAA de 1,5v recarregável, e difícil. E as pilhas de 1,5v, são muito mais utilizadas do que a bateria de 9v. Eu já deveria ter comprado pelo menos as pilhas 1,5v recarregáveis.. 🤦🏻♂️
Muitas pessoas utilizam multímetros analógicos como este do vídeo. E a intenção, é de tentar melhorar esses multímetros. E o meu, ficou muito melhor do que era.
Apesar de não falar nos vídeos, eu sou técnico em eletrônica e técnico em informática. Eletrônica desde 1992 e informática desde 1998. O meu intuito, é de alguma forma ajudar quem não tem condições de comprar um equipamento caro, e tem que se virar com o que pode ter.
Muito obrigado pelo comentário. Eu gosto de postar o vídeo sem nenhuma edição. O máximo que eu faço é um corte quando necessário. Chegou mais um multímetro analógico. Em breve vou gravar o vídeo dele. (Acho que segunda-feira eu gravo e posto logo em seguida. O vídeo vai com os erros e acertos) 🤣🤣🤣🤣
Vou procurar esse canal que você citou. Como eu já venho falando, muita gente trabalha com esses modelos mais simples, e é pensando nessa galera, que posto os vídeos, de forma bem simples. (Esse multímetro amarelinho, ficou muito bom) Muito obrigado pelo comentário.
@@Marcos_Pestana76 Valeu Marcos! Fiz as modificações em um hoje: Samwa YX-360TR E-L-B (apesar de indicar ser de DC20K V, não o é, por ter na escala Ohms no centro "10" e teria que ser "20" e próximo infinito "1", que deveria ser "2"... Primeiro coloquei o capacitor também de 470uF em paralelo com o galvanômetro, depois fui no resistor "2322" (23,2K) e substitui pelo "153" (15K). Grato pelas dicas do vídeo, ficou show de bola, as pilhas estavam com tensão de 1,3VDC e não houve necessidade de troca. Abraços, ótima noite!
@@mariosergiogroetares9343 É por isso que me divirto postando esse vídeos. Fico muito feliz, em saber que outras pessoas também estão tendo êxito nessas modificações. Me passaram essas dicas, e eu fis os vídeos. E isso, dá uma vida nova ao multímetro. E ainda tem a questão das pilhas, você pode usar as pilhas por mais tempo.
@@Marcos_Pestana76 Valeu! A boa intenção é essa, compartilhar conhecimento, ajudando uns aos outros, são um bom princípio, que deve sempre estar eu pauta! Desse princípio surge a alegria, contentamento. satisfação e Paz! Abraços e esse... Bom dia!
@@mariosergiogroetares9343 Bom dia. É isso mesmo, eu assisto muitos vídeos de eletrônica, e vejo a galera usar muito equipamentos simples. Aí veio a ideia de ajudar de alguma forma, quem ainda não pode comprar um multímetro melhor. Muito obrigado pelo comentário.
Marcos. Achei muito legal essa modificação que você fez de adicionar o capacitor para deixar o galvanometro com movimento mais suave. Tenho um deste modelo também mas a precisão dele achei muito ruim, tanto nas escalas ohmicas quanto nas escalas de tensão.
Então eu tive sorte, porque esse amarelinho tinha até uma boa precisão. Ele agora é um capacheck. Sobre o capacitor, eu só não coloquei em três modelos que eu tenho. MF47C, MT2017 e Victor 3010. Esses modelos não precisam, porque os galvanômetros são bons.
Marcos. Provavelmente foi por causa desta palavra mesmo. A precisão do meu esta muito fora do especificado, um resistor de 10 ohms ele mede 15, de 100 mede 140, a escala de voltagem DC apresenta um erro de 0,4 V para menos. Eu não esperava muita precisão dele quando o comprei, mas ele ficou muito a desejar do que eu esperava. Tentei até fazer umas alterações em resistores para melhorar a precisão dele, mas sem sucesso. Pelo menos para capacheck ele serve bem 🤣🤣🤣
@eduardobarros6851 Você testou o potenciômetro? Outra possibilidade, seria o balanceamento do ponteiro do galvanômetro. Na parte inferior do ponteiro, tem um pouco de solda. Funciona como contra peso. É complicado mexer.
@@Marcos_Pestana76 O potenciômetro eu não cheguei a testar porque ele está fazendo o ajuste de zero corretamente nas escalas ohmicas, mas vou testá-lo, o balanceamento do ponteiro vou verificar. Achei ele um multímetro bonitinho e seria muito bom se desse para melhorar a precisão dele. Muito obrigado pelas dicas.
Esqueci de falar no vídeo, pra ir testando capacitores até encontrar um que fique perfeito. É como se fosse um ajuste. No caso da tensão, pode ser qualquer uma. Porque a tensão no galvanômetro é muito baixa. Não chega nos 500mv. Mas o importante é que o seu multímetro ficou bom 🙌 Muito obrigado pelo comentário 😃
Para aumentar a quarta escala em megas, eu aumentei de 9v para 21 volts, e alterei o valor do resistor da quarta escala; no meu caso aqui ficou +/- 240k na escala...
Os fabricantes deveriam fazer instrumentos de medição com o mais alto nível de qualidade. Porque temos que confiar nas medições do instrumento. Aí temos que nos virar nos 30 pra melhorar o instrumento de medição.
rapas vc falando sobre o seu outro multimetro que deu defeito no gavalnometro eu tinha um da samwai que comprei em 2013 ele era completo qualidade de um hikari, minipa paguei 60 reais na epoca usei por muitos anos, porem ele deu defeito tambem no gavalnometro um muleke veio na minha assistencia e mexeu nele e pateu ele embarazando os fios da mola e ele parava na metade, ai tentei consertar e nao tive exito, e um amigo disse por isso os das antigas usam casinhas de madeira para nao acontecer isso bateu ele ja era o cabelo da mola enrrosca mesmo e ja era kkkkk abraço
Esse amarelo do vídeo, a mola da frente do galvanômetro, entortou.🤦🏻♂️ Com muito cuidado consegui colocar no lugar. Já o preto, não consegui.... Os cuidados com os multímetros analógicos, tem que ser redobrados..
Verdade, tem que ter um cuidado redobrado. Mas tem muita gente que não tem condições de comprar um multímetro melhor. Aí tem que comprar esses modelos mais simples, para poder trabalhar de forma honesta. E a minha ideia, é justamente tentar melhorar o que temos. E com isso, poder comprar um multímetro melhor.
No canal tem o vídeo que eu fiz a melhoria nesse multímetro. Veja se a placa é igual, e faça a troca do resistor de 24k por outro de menor valor. Eu coloquei um de 15k e o problema da escala X1 foi resolvido.
Esse multímetro mostrado no vídeo, é um dos modelos mais baratos. A minha intenção no vídeo, é de justamente ajudar quem não pode comprar um modelo top, a tentar melhorar ele. Outras pessoas fizeram o mesmo, e deu certo. Já outra pessoa, fez e não ficou bom.
E dá pra melhorar. É claro que ele não vai medir resistências maiores do que a capacidade dele. Mas pense que esse modelo, é como um degrau de uma escada. Para chegar lá em cima, você só consegue com a ajuda desses "degraus".
eu tenho um tc88 q acho muito bom, mas tenho um desse tbem e gosto muito de fuçar nele, procurei algo no facebook, mas os técnicos soberbos disseram q era melhor comprar um multimetro melhor doq fazer isso, seu video me salvou e vai salvar muitos amigos q não tem condição de investir, ou até mesmo hobbistas..parabéns pelo conteudo.
Muito obrigado pelo comentário. Eu já passei muito sufoco por não ter um multímetro. Eu só não tenho o meu amarelinho digital, porque eu dei a um amigo. Eu penso muito na galera que não tem condições de comprar um multímetro melhor, ou uma fonte de alimentação. Já que não dá pra comprar um melhor, então vamos melhorar o que temos.
Eu tenho 42 anos, comecei na eletrônica através do intituto universal brasileiro que tinha cursos vendidos em revistas e bancas de jornais, sei bem o que passei com essa rapaziada soberba irmão. Por isso hoje boto pocando em todo tipo de manutenção de eletrônicas, elétrica, mecânica e qualquer atividade que eu me jogue. Tmj
@@rc6696 Eu já precisei de ajuda e infelizmente tem gente que não está nem aí.
Achei bem interessante o vídeo de como melhorar o movimento do galvanometro utilizando um capacitor eletrolítico e também da dica do resistor de 15k para compensar o problema de não zerar a escala. A adaptação do conector de fonte também é bem prática. Uma outra alternativa para a bateria de 9V é utilizar bateria de 9V recarregável, dura muito tempo, descarregou é só recarregar e pronto, só tem o custo inicial que se paga por não precisar mais comprar baterias. Eu utilizo nos meus multímetros baterias recarregáveis de 9V e recarregaveis de 1,5V dos topos AA e AAA, mas estas de 1,5V precisei importar porque a maioria das vendidas aqui no Brasil são de 1,2V e não zeram a escala X1 nos multímetros analógicos, as de 1,5v são carregadas diretamente por cabo USB tipo C utilizando um carregador de celular e são excelentes.
Muito obrigado pelo comentário. Acrescentou mais informações. E eu concordo plenamente com tudo o que você escreveu. E realmente, encontrar bateria AA ou AAA de 1,5v recarregável, e difícil. E as pilhas de 1,5v, são muito mais utilizadas do que a bateria de 9v. Eu já deveria ter comprado pelo menos as pilhas 1,5v recarregáveis.. 🤦🏻♂️
Muitas pessoas utilizam multímetros analógicos como este do vídeo. E a intenção, é de tentar melhorar esses multímetros. E o meu, ficou muito melhor do que era.
Apesar de não falar nos vídeos, eu sou técnico em eletrônica e técnico em informática. Eletrônica desde 1992 e informática desde 1998. O meu intuito, é de alguma forma ajudar quem não tem condições de comprar um equipamento caro, e tem que se virar com o que pode ter.
Cara seus videos sao show de bola. Muito obrigado pelas dicas. Parabens!
Muito obrigado pelo comentário. Eu gosto de postar o vídeo sem nenhuma edição. O máximo que eu faço é um corte quando necessário. Chegou mais um multímetro analógico. Em breve vou gravar o vídeo dele. (Acho que segunda-feira eu gravo e posto logo em seguida. O vídeo vai com os erros e acertos) 🤣🤣🤣🤣
Eu sempre gostei de ajudar. Pra mim é muito satisfatório..
Essas dicas so via no canal Ivega Eletrônica, do inoxidável Prof Israel. Mas essa dica ai é TOP demais.
Vou procurar esse canal que você citou. Como eu já venho falando, muita gente trabalha com esses modelos mais simples, e é pensando nessa galera, que posto os vídeos, de forma bem simples. (Esse multímetro amarelinho, ficou muito bom) Muito obrigado pelo comentário.
@@Marcos_Pestana76 Tmj meu fiii.
@@rc6696 TMJ (kkk)
Show de bola irmão. Também sou daqui da Bahia, 100km da capital, parabens e Tmj 👍🏾
Um pouco depois da região metropolitana aqui de Salvador. TMJ!
Valeu Marcos!
Grato!
Ficou show de bola!
Abraço, ótima noite!
Olha, e ele ficou bom mesmo 😀 Muito obrigado pelo comentário.
@@Marcos_Pestana76
Valeu Marcos!
Fiz as modificações em um hoje: Samwa YX-360TR E-L-B (apesar de indicar ser de DC20K V, não o é, por ter na escala Ohms no centro "10" e teria que ser "20" e próximo infinito "1", que deveria ser "2"...
Primeiro coloquei o capacitor também de 470uF em paralelo com o galvanômetro, depois fui no resistor "2322" (23,2K) e substitui pelo "153" (15K).
Grato pelas dicas do vídeo, ficou show de bola, as pilhas estavam com tensão de 1,3VDC e não houve necessidade de troca.
Abraços, ótima noite!
@@mariosergiogroetares9343 É por isso que me divirto postando esse vídeos. Fico muito feliz, em saber que outras pessoas também estão tendo êxito nessas modificações. Me passaram essas dicas, e eu fis os vídeos. E isso, dá uma vida nova ao multímetro. E ainda tem a questão das pilhas, você pode usar as pilhas por mais tempo.
@@Marcos_Pestana76
Valeu!
A boa intenção é essa, compartilhar conhecimento, ajudando uns aos outros, são um bom princípio, que deve sempre estar eu pauta!
Desse princípio surge a alegria, contentamento. satisfação e Paz!
Abraços e esse...
Bom dia!
@@mariosergiogroetares9343 Bom dia. É isso mesmo, eu assisto muitos vídeos de eletrônica, e vejo a galera usar muito equipamentos simples. Aí veio a ideia de ajudar de alguma forma, quem ainda não pode comprar um multímetro melhor. Muito obrigado pelo comentário.
Excelente! Já fiz as modificações no meu. Grato!
E deu certo?
Sim, funcionou perfeitamente.
@LeandroBraga-nw2ny Vida nova ao multímetro! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼 Muito obrigado pelo comentário 😃
Eu que agradeço pelo compartilhamento dessa ideia.
@LeandroBraga-nw2ny É muito bom poder ajudar de alguma forma.
Marcos. Achei muito legal essa modificação que você fez de adicionar o capacitor para deixar o galvanometro com movimento mais suave. Tenho um deste modelo também mas a precisão dele achei muito ruim, tanto nas escalas ohmicas quanto nas escalas de tensão.
Então eu tive sorte, porque esse amarelinho tinha até uma boa precisão. Ele agora é um capacheck. Sobre o capacitor, eu só não coloquei em três modelos que eu tenho. MF47C, MT2017 e Victor 3010. Esses modelos não precisam, porque os galvanômetros são bons.
🤔 O seu comentário foi para análise.. Acho que foi por causa da palavra "ruim". Mas liberei o seu comentário.
Marcos. Provavelmente foi por causa desta palavra mesmo. A precisão do meu esta muito fora do especificado, um resistor de 10 ohms ele mede 15, de 100 mede 140, a escala de voltagem DC apresenta um erro de 0,4 V para menos. Eu não esperava muita precisão dele quando o comprei, mas ele ficou muito a desejar do que eu esperava. Tentei até fazer umas alterações em resistores para melhorar a precisão dele, mas sem sucesso. Pelo menos para capacheck ele serve bem 🤣🤣🤣
@eduardobarros6851 Você testou o potenciômetro? Outra possibilidade, seria o balanceamento do ponteiro do galvanômetro. Na parte inferior do ponteiro, tem um pouco de solda. Funciona como contra peso. É complicado mexer.
@@Marcos_Pestana76
O potenciômetro eu não cheguei a testar porque ele está fazendo o ajuste de zero corretamente nas escalas ohmicas, mas vou testá-lo, o balanceamento do ponteiro vou verificar. Achei ele um multímetro bonitinho e seria muito bom se desse para melhorar a precisão dele. Muito obrigado pelas dicas.
Achei um capacitor de 380uf ficou top também, valeu a dica ficou show
Esqueci de falar no vídeo, pra ir testando capacitores até encontrar um que fique perfeito. É como se fosse um ajuste. No caso da tensão, pode ser qualquer uma. Porque a tensão no galvanômetro é muito baixa. Não chega nos 500mv. Mas o importante é que o seu multímetro ficou bom 🙌 Muito obrigado pelo comentário 😃
Para aumentar a quarta escala em megas, eu aumentei de 9v para 21 volts, e alterei o valor do resistor da quarta escala; no meu caso aqui ficou +/- 240k na escala...
Os fabricantes deveriam fazer instrumentos de medição com o mais alto nível de qualidade. Porque temos que confiar nas medições do instrumento. Aí temos que nos virar nos 30 pra melhorar o instrumento de medição.
rapas vc falando sobre o seu outro multimetro que deu defeito no gavalnometro eu tinha um da samwai que comprei em 2013 ele era completo qualidade de um hikari, minipa paguei 60 reais na epoca usei por muitos anos, porem ele deu defeito tambem no gavalnometro um muleke veio na minha assistencia e mexeu nele e pateu ele embarazando os fios da mola e ele parava na metade, ai tentei consertar e nao tive exito, e um amigo disse por isso os das antigas usam casinhas de madeira para nao acontecer isso bateu ele ja era o cabelo da mola enrrosca mesmo e ja era kkkkk abraço
Esse amarelo do vídeo, a mola da frente do galvanômetro, entortou.🤦🏻♂️ Com muito cuidado consegui colocar no lugar. Já o preto, não consegui.... Os cuidados com os multímetros analógicos, tem que ser redobrados..
Ajuda muito,mas da muito defeito no galvometro
Verdade, tem que ter um cuidado redobrado. Mas tem muita gente que não tem condições de comprar um multímetro melhor. Aí tem que comprar esses modelos mais simples, para poder trabalhar de forma honesta. E a minha ideia, é justamente tentar melhorar o que temos. E com isso, poder comprar um multímetro melhor.
O meu multímetro na escala de X1 não chega até o final da escada mesmo com pilhas e bateria nova, só nessa escala,
No canal tem o vídeo que eu fiz a melhoria nesse multímetro. Veja se a placa é igual, e faça a troca do resistor de 24k por outro de menor valor. Eu coloquei um de 15k e o problema da escala X1 foi resolvido.
@@Marcos_Pestana76 obrigado 👍👍👍
@walmircuriosidades Disponha
Consegue me dizer qual o é esse resistor da escala X1 só me confirma se é o 9R1👍🏻
Isso mesmo. É o 9R1
Poste os valores dos resistores e ligações .
Na aba comunidade, tem imagem da placa dele.
@@Marcos_Pestana76 obrigado amigo
Disponha
Marcos sou leigo como vejo as imagens
No canal, tem as abas: Início, vídeos, shorts, playlists, COMUNIDADE, canais e sobre. Todas as contas do UA-cam tem essas abas.
Meu queimou bip como arrumar ele
Não lembro qual é a tensão do buzzer. Veja se você consegue um buzzer de uma placa mãe desktop. Ou de um outro multímetro que pifou.
Pela manhã, vou verificar qual é a voltagem que vai para o buzzer.
Veja se algum componente que está ligado ao buzzer, está ruim.
Eu tenho um desse. Exatamente o mesmo modelo. Cara, é muito ruim, dá mal contato direto no botão. Por mais barato que seja, não vale a pena.
Esse multímetro mostrado no vídeo, é um dos modelos mais baratos. A minha intenção no vídeo, é de justamente ajudar quem não pode comprar um modelo top, a tentar melhorar ele. Outras pessoas fizeram o mesmo, e deu certo. Já outra pessoa, fez e não ficou bom.
Chines ai não fez um projeto bom
Mas existem equipamentos bons. É claro que também existem os equipamentos mais simples.
Esses modelos são bem ruins
E dá pra melhorar. É claro que ele não vai medir resistências maiores do que a capacidade dele. Mas pense que esse modelo, é como um degrau de uma escada. Para chegar lá em cima, você só consegue com a ajuda desses "degraus".