Quão surpreso e emocionado eu fiquei quando descobri o niilismo e sua corrente filosófica. Sofro de depressão crônica, que já me levou a 3 tentativas falhas de suicídio, e atualmente estou numa fase que reconheci a minha inexistência e irrelevância na sociedade que me cerca. Depois de anos tomando medicamentos inúteis e fazendo terapia comportamental, é até irônico, pra não dizer sarcástico, reconhecer minha patologia como uma válvula de escape para todo o vazio dentro de mim. De fato, o conhecimento nos liberta.
@xN3iR_ NicEx mano faz que nem eu busque um propósito! Faça exercícios físicos, respire um ar fresco, faça o bem ao próximo, se ame cara! Porque o que existe é o agora! E ele esta sobre seu domínio, não vou dizer que sou um cara super mega evoluído mas busco meu desenvolvimento pessoal e isso me faz muito bem, acho que se existir um sentido na vida é esse! Se melhorar como ser humano racional, sempre sendo exemplo
@xN3iR_ NicEx o universo é um equilíbrio fantástico, busque o conhecimento e ao mesmo tempo não perca a humanidade. Se não acabará se tornando um desequilibrado emocionalmente como Nietzsche ou pior Stalin!
@Fell viu a última parte o niilismo ativo? Eu acredito que o niilismo é libertador para vc descobrir que se vc não der sentindo para as suas ações e causas que são importantes pra vc , e o significado que vc vai atribuir , não adianta esperar por algo transcendental ou verdade absoluta . Está tudo na sua responsabilidade. E acho duro mas revigorante.
A verdade é que a vida é doloroso para uns a vida é doce pra outros. Suas palavras são baseadas em emoções, Quando acontece algo de ruim com vc, vc fala que seu dia foi uma merda, quando acontece algo de bom, vc fala que seu dia foi bom, tudo é na emoção.
@@pedroigor3194 Uma pessoa com uma visão cética, exata, "seca" demais das coisas. Não sou inteligente o suficiente pra dissertar mas alguns exemplos desse tipo de raciocínio são frases como "Pra que trabalhar, me esforçar, ter as coisas se um dia vou morrer e perder tudo aquilo que conquistei"? "Pra que arrumar a casa/tomar banho se não tem visita? "Se ninguém te descobrir, não tem problema você roubar, matar, iludir alguém com algo. Não existe justiça divina e você não vai a lugar algum mesmo." "Por que eu deveria dizer obrigado a funcionária sendo que ela é paga pra isso e só tá fazendo o seu trabalho? Assim como também não deveria me agradecer." e assim vai
@@pedroigor3194, niilismo não tem haver com uma patologia psíquica, é só alguém com uma visão muito real (acho que posso dizer assim) do mundo. É como foi dito mais acima.
@@hikki537 Eu tenho depressão, eu tomava antidepressivo mas estava me deixando um zumbi então parei, sempre fui nilista, eu concordo com tudo que você disse, vai além da minha depressão, é ruim ser assim, eu queria acreditar em algo mesmo não importando, eu queria que importasse, a vida se torna vazia sem crenças e tradições é ruim mas é irrelevante sla
Legal. O saber não ocupa espaço. Assistir vídeos como este não deixa de ser um estudo. Tenho muito interesse. Muitas vezes, até anoto no caderno. Sou das antigas. De vez em quando, folheio o caderno prá ler as abordagens que anotei. Faz-me um bem enorme.
Considero o niilismo uma vertente do realismo. E como muito bem citado no vídeo, o pêndulo de schopenhauer está aí para nos lembrar desse realismo, chamado de niilismo.
Lembro que com uns 12 anos comecei a ver muito a palavra niilismo, "tal personagem no filme é niilista" pelo menos umas três vezes até que assisti Colateral e amei o personagem do Tom Cruise e olhando a sinopse ou uma crítica, não me lembro bem, falavam que o personagem era niilista e decidi tentar descobrir o que era isso. Na época não tinha acesso a internet e fui ler livros, não consegui entender muito bem e acabei deixando de lado pra uns anos depois, já com acesso a internet encontrar bons textos explicando e como isso abriu a minha cabeça. Eu já rejeitava vários valores de forma inconsciente, como Deus, algumas questões morais e principalmente a minha importância pra família e mundo e isso me deixava bem confuso.
Gostei do seu vídeo! Há muito tempo me dedico a filosofia e a bem da verdade, qual a corrente filosófica que não remete ao niilismo.? O estoicismo é impraticável, o cinismo condenável e o epicurismo uma utopia. Só vejo na minha imensa paz, a desgraça em tudo! O que seguir senão a certeza do fim! Se tenho um Deus, recebo dele a certeza que ninguém em vida será feliz. Veja o Cristiano; todos morrerem em desgraça acreditando no mesmo Deus que promete a paz. Eu vivo a minha paz na certeza da negação do riso fácil, da afeição prematura, na dor que açoita a alma,! Tenho a minha paz. Parabéns por sua oratória.
Vídeo excelente! Conciso mas não superficial. Já considerou ensinar alguns You Tubers? Muito sucesso pra você. Parabéns pela didática e comprometimento com a Educação.💙
Muito bom. Ajuda muito ao entendimento de comportamentos mais frequentes em personagens, processos e interesses atuais. Penso que vale muito observar estes conceitos com os do Pondé, sobre o mesmo tema.
Desde que entendi o niilismo, passei a viver muito melhor e hoje até me considero, segundo a sua definição, um niilista ativo. Somos apenas uma espécie fruto do acaso, que existe nesse mundo sem nenhum propósito a não ser procriar e continuar existindo. Qualquer coisa além disso entra para o mundo da fantasia e da mitologia
Prof. Victor Sales Pinheiro , "Victor Frankl dizia que cada época tem sua neurose coletiva, e a de nosso tempo é o niilismo, o esvaziamento de todos os valores. Os ideais de autonomia e autenticidade, de estabelecer os próprios valores, mostraram-se frágeis, geraram uma mudança no modo de encarar a ética. Somente Deus pode oferecer um parâmetro a nossos comportamentos, porque Ele é absoluto. A consequência do niilismo é o relativismo. Quando o homem deixa de acreditar em Deus, passa a idolatrar todo o resto. Mais ainda, o homem passa querer ser seu próprio deus, em um subjetivismo exacerbado que considera o sujeito individual como a fonte de seus valores e reivindica para si as qualidades de Deus: a onisciência, presente na relevância exacerbada ao conhecimento científico, e a onipotência, expressa na dimensão do domínio técnico."
O conceito de niilismo,conforme o conceito expressado pelo palestrante,apenas confirma o dogma da crença bem mais que em uma religião. O niilista é mais religioso que o religioso,porque ele apenas se apoia a uma sequência de acontecimentos,e,e essa crença que o entretém e faz se apaixonar,é o que consiste seu referencial. Por isso,essa necessidade de constatação é que faz da sua razão uma espécie de religião extremista de seus sentidos. Ora,os sentidos são a expressão do que se concebe para perceber pela razão,e essa percepção é sua própria crença,pois declina no que tem por palpável,e portanto,sensorial, como também nas religiões,e algumas doutrinas. É mais fácil e prático acreditar que Deus existe,e disso é derivada uma harmonia,pois é um espelho do desejo humano de construir e evoluir em sua forma de se organizar,de evoluir. Obrigado pela palestra! 😺🤓👍🏻📚✨
Parabéns!!! A vinheta é Incrível e a sua explicação fascinante e super fácil de entender, existem diversos sites que explicam mas usando tantos conceitos que até perdem um pouco o raciocínio... o seu vídeo é maravilhoso!!!!!!🤩💕
Tô lendo o crepúsculo dos ídolos pela segunda vez , se for fazer meu TCC de filosofia daqui a 4 anos tô pensando em falar sobre focout e Nietzsche , moral como forma de poder
Niilismo passivo seria alinhado ao estoicismo? E o Niilismo ativo seria algo mais alinhado ao budismo? No sentindo da aceitaçao do que é e assim tomada de decisão mais real para ser feliz?
Eu creio ter sido um adolescente niilista. Achava que a vida não importava, que tudo estava errado e que o futuro era uma tragédia completa, iminente e inevitável. Eu pensava que apenas o agora importava, e portanto eu era um vida louca que só queria saber de transar, fumar e beber. Não ligava para valores e detestava a ordem. Mas um dia eu arrumei um emprego e entrei para a faculdade de Direito. Então percebi que eu joguei fora a maior parte da minha adolescência com uma filosofia de merda. Não estou dizendo que o niilismo é uma filosofia de merda, mas "o meu niilismo", a maneira pessimista, vazia e sem fundamento com a qual eu enxergava a vida, me fez estudar pouco durante a adolescência, me fez magoar pessoas e me fez perder muitas oportunidades.
Tu chegar confundiu niilismo com vagabundagem, aí perdeu o teu tempo, só está usando uma muleta para justificar o passado, pois vive o agora, teu comentário está parecendo um testemunho de um novo crente evangélico.
O niilismo é uma merda. Ao menos sob minha ótica. A vida ou a existência "tem sentido". Para Viktor Frankl, até o sofrimento tem uma razão de ser, que dá sentindo à vida. Viver sem sentido é mesmo algo terrível, mas que tem "cura", por assim dizer. E o tempo vivido, ainda que sem sentido, quando vivido foi, pode ser ressignificado, e servir de aprendizado daquilo que não queremos mais ser.
Por favor! Eu estou fazendo uma pesquisa para tentar me encontrar. Eu queria pedir um vídeo sobre Agnóstico. Curti seu vídeo, você explica muito bem e de maneira facil, então acho conseguiria entender mais... Obrigado se ver esse comentário
Eu to num momento q a tristeza e angustia me agarraram e nao tenho mais nem vontade de deixar o pendulo balancar de novo. Acho q chega uma hora que a gente so se conforma!
Em Hellraiser tem muito niilismo também. Eu gosto muito de filosofia e quando vc gosta muito, acaba se encontrando com coisas que vc talvez faça e com muitas "hipocrisias" internas. Nessa vida eu já fui Católico, Ateu (bem adolescente revoltado, releva-se) e hoje sou Deísta (parece que vou ficar nesse). Mas daí eu fico me perguntando, poderia um Deísta ser também um Niilista? Claro que, alguém que tem uma crença, não poderia ser nada além do Niilista Passivo. O que talvez seja meu caso. Eu vejo a vida como uma completa falta de nexo e sem motivações, tudo é feito para receber algo e tudo que recebemos não passa de acaso. Não existe sorte ou má sorte, mas para os extremamente "azarados" (como eu) o sentimento niilista é como um abraço de urso. Sei lá, mas é um tema legal.
Ou, sei que vou parecer meio crente aqui kakakka mas você disse q já passou por várias fases religiosas, dá uma olhada no espiritismo, muitas pessoas acham interessante e confesso que cada dia que passa estou mais adepta. As coisas fazem muito sentido na doutrina espírita , talvez você se encontre nela , já que é um Deísta, já fui também...por isso estou te recomendando haha
importante pontuar que o Niilismo não é sinônimo de pessimismo mas de uma visão criticista sobre o mundo e as coisas propondo uma nova abordagem o que na minha opinião é uma atitude construtiva .
O niilismo pode ajudar a aliviar a pressão de cumprir expectativas externas ou atender a padrões idealizados. Ao reconhecer que valores e regras são, muitas vezes, convenções arbitrárias e que a vida não possui um "significado definitivo", uma pessoa pode sentir-se livre para deixar de lado as demandas da sociedade que, muitas vezes, intensificam o sofrimento depressivo.
Quão surpreso e emocionado eu fiquei quando descobri o niilismo e sua corrente filosófica. Sofro de depressão crônica, que já me levou a 3 tentativas falhas de suicídio, e atualmente estou numa fase que reconheci a minha inexistência e irrelevância na sociedade que me cerca. Depois de anos tomando medicamentos inúteis e fazendo terapia comportamental, é até irônico, pra não dizer sarcástico, reconhecer minha patologia como uma válvula de escape para todo o vazio dentro de mim. De fato, o conhecimento nos liberta.
Nos liberta porém nos destrói como humanos ao msm tempo, diria que é uma espada de dois gumes
@xN3iR_ NicEx mano faz que nem eu busque um propósito! Faça exercícios físicos, respire um ar fresco, faça o bem ao próximo, se ame cara! Porque o que existe é o agora! E ele esta sobre seu domínio, não vou dizer que sou um cara super mega evoluído mas busco meu desenvolvimento pessoal e isso me faz muito bem, acho que se existir um sentido na vida é esse! Se melhorar como ser humano racional, sempre sendo exemplo
@xN3iR_ NicEx o universo é um equilíbrio fantástico, busque o conhecimento e ao mesmo tempo não perca a humanidade. Se não acabará se tornando um desequilibrado emocionalmente como Nietzsche ou pior Stalin!
@Fell viu a última parte o niilismo ativo? Eu acredito que o niilismo é libertador para vc descobrir que se vc não der sentindo para as suas ações e causas que são importantes pra vc , e o significado que vc vai atribuir , não adianta esperar por algo transcendental ou verdade absoluta . Está tudo na sua responsabilidade. E acho duro mas revigorante.
que bom que enxergou o niilismo por essa lado.
A verdade é que a vida é doloroso para uns a vida é doce pra outros. Suas palavras são baseadas em emoções, Quando acontece algo de ruim com vc, vc fala que seu dia foi uma merda, quando acontece algo de bom, vc fala que seu dia foi bom, tudo é na emoção.
Perfeito! Obrigada por esclarecer o niilismo. Eu achava que niilismo vinha de Nietzsche kkkk mas agora sei que isso antecede o pensamento de Nietzsche
Muito obrigado pelo feedback positivo! Gratificante saber que pude ajudar de alguma forma 😃
Eu tbm pensava isso kkk
Eu tbm kskekskks
Eu também
Eu tbm
Descobri o significado de Niilismo agora. Que contentamento em descobrir que existe um nome para tudo que eu sentia e acreditava até então.
@@ficnwk2 o que seria uma pessoa niilista então
@@pedroigor3194 Uma pessoa com uma visão cética, exata, "seca" demais das coisas. Não sou inteligente o suficiente pra dissertar mas alguns exemplos desse tipo de raciocínio são frases como
"Pra que trabalhar, me esforçar, ter as coisas se um dia vou morrer e perder tudo aquilo que conquistei"?
"Pra que arrumar a casa/tomar banho se não tem visita?
"Se ninguém te descobrir, não tem problema você roubar, matar, iludir alguém com algo. Não existe justiça divina e você não vai a lugar algum mesmo."
"Por que eu deveria dizer obrigado a funcionária sendo que ela é paga pra isso e só tá fazendo o seu trabalho? Assim como também não deveria me agradecer."
e assim vai
É impossível você como um niilista por exemplo, tentar convencer alguém a não se suicidar, assim como é difícil de ser convencido.
@@pedroigor3194, niilismo não tem haver com uma patologia psíquica, é só alguém com uma visão muito real (acho que posso dizer assim) do mundo. É como foi dito mais acima.
@@hikki537 Eu tenho depressão, eu tomava antidepressivo mas estava me deixando um zumbi então parei, sempre fui nilista, eu concordo com tudo que você disse, vai além da minha depressão, é ruim ser assim, eu queria acreditar em algo mesmo não importando, eu queria que importasse, a vida se torna vazia sem crenças e tradições é ruim mas é irrelevante sla
Vim por causa do vídeo “Guia para um COLAPSO MENTAL” do canal Epifania Experiência...
Eu tbm:)
Eu também
tmj
Simm kkkkkk
Eu também. Você se escreveu no canal? Achei a explicação excelente.
Legal. O saber não ocupa espaço.
Assistir vídeos como este não deixa de ser um estudo. Tenho muito interesse.
Muitas vezes, até anoto no caderno.
Sou das antigas. De vez em quando, folheio o caderno prá ler as abordagens que anotei. Faz-me um bem enorme.
Excelente explicação!
Faça um vídeo falando da Filosofia de Heidegger e a influência do niilismo no seu pensamento...
Gratidão imensa pelo feedback positivo e pela sugestão 😃
Finalmente alguém explicou de uma forma que entendi. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaa
Gente, que incrível. Aprendendo e admirando um professor.
Considero o niilismo uma vertente do realismo. E como muito bem citado no vídeo, o pêndulo de schopenhauer está aí para nos lembrar desse realismo, chamado de niilismo.
muito bem produzido e informativo
simplesmente incrível!!!
Muito obrigado pelo feedback Bruno! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 😊
Lembro que com uns 12 anos comecei a ver muito a palavra niilismo, "tal personagem no filme é niilista" pelo menos umas três vezes até que assisti Colateral e amei o personagem do Tom Cruise e olhando a sinopse ou uma crítica, não me lembro bem, falavam que o personagem era niilista e decidi tentar descobrir o que era isso.
Na época não tinha acesso a internet e fui ler livros, não consegui entender muito bem e acabei deixando de lado pra uns anos depois, já com acesso a internet encontrar bons textos explicando e como isso abriu a minha cabeça. Eu já rejeitava vários valores de forma inconsciente, como Deus, algumas questões morais e principalmente a minha importância pra família e mundo e isso me deixava bem confuso.
Que vídeo bem feito! Como eu não te vi na minha timeline antes menino!! Ótimo trabalho :)
Gostei do seu vídeo! Há muito tempo me dedico a filosofia e a bem da verdade, qual a corrente filosófica que não remete ao niilismo.? O estoicismo é impraticável, o cinismo condenável e o epicurismo uma utopia. Só vejo na minha imensa paz, a desgraça em tudo! O que seguir senão a certeza do fim! Se tenho um Deus, recebo dele a certeza que ninguém em vida será feliz. Veja o Cristiano; todos morrerem em desgraça acreditando no mesmo Deus que promete a paz. Eu vivo a minha paz na certeza da negação do riso fácil, da afeição prematura, na dor que açoita a alma,! Tenho a minha paz. Parabéns por sua oratória.
Vídeo excelente! Conciso mas não superficial. Já considerou ensinar alguns You Tubers? Muito sucesso pra você. Parabéns pela didática e comprometimento com a Educação.💙
Muito bom e direto. Entendi perfeitamente.
Parabéns, você tem uma didática excelente Professor!
Obrigado professor pela excelente explicação!
O niilismo positivo não se assemelharia então ao existencialismo?
Velho, parabéns pelo vídeo! Finalmente alguém que fala de maneira simples e direta!!!
Muito obrigado pelo feedback Marcus! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho. Abraço!
Parabéns! Sua dialética é ótima! Linguagem simples e acessível; inteligível.
Que aula maravilhosa! Pode falar sobre epistemicídio?
Olá 👋 gostei que vc falou sobre niilismo obrigada 👍🏻😊
Muito bom. Ajuda muito ao entendimento de comportamentos mais frequentes em personagens, processos e interesses atuais. Penso que vale muito observar estes conceitos com os do Pondé, sobre o mesmo tema.
Parabéns professor pela abordagem com uma didática simples, objetiva e de fácil entendimento para leigos (meu caso) e doutores.
Desde que entendi o niilismo, passei a viver muito melhor e hoje até me considero, segundo a sua definição, um niilista ativo.
Somos apenas uma espécie fruto do acaso, que existe nesse mundo sem nenhum propósito a não ser procriar e continuar existindo. Qualquer coisa além disso entra para o mundo da fantasia e da mitologia
Prof. Victor Sales Pinheiro , "Victor Frankl dizia que cada época tem sua neurose coletiva, e a de nosso tempo é o niilismo, o esvaziamento de todos os valores. Os ideais de autonomia e autenticidade, de estabelecer os próprios valores, mostraram-se frágeis, geraram uma mudança no modo de encarar a ética.
Somente Deus pode oferecer um parâmetro a nossos comportamentos, porque Ele é absoluto.
A consequência do niilismo é o relativismo. Quando o homem deixa de acreditar em Deus, passa a idolatrar todo o resto. Mais ainda, o homem passa querer ser seu próprio deus, em um subjetivismo exacerbado que considera o sujeito individual como a fonte de seus valores e reivindica para si as qualidades de Deus: a onisciência, presente na relevância exacerbada ao conhecimento científico, e a onipotência, expressa na dimensão do domínio técnico."
Uau
@@jonathanmeris Isso é religião kkkkkkkkkkk nem todos seguem a sua RELIGIÃO então é normal ter pesperctivas diferentes sobre coisas da vida
Vai nessa... O ser humano com toda essa complexidade entre tantas outras é só fruto do acaso kkkkk morro e não vejo nada 🤣🤣🤣
N vamos continuar existindo para sempre só espera o sol explodir ai tu vai ver
Provavelmente n kkkk
Gostei muito do vídeo
Uma linguagem simples e de fácil compreensão. Parabéns.
Obrigada por compartilhar, conhecimento, sempre e bom.
Obrigado pelo feedback! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 😊
O conceito de niilismo,conforme o conceito expressado pelo palestrante,apenas confirma o dogma da crença bem mais que em uma religião.
O niilista é mais religioso que o religioso,porque ele apenas se apoia a uma sequência de acontecimentos,e,e essa crença que o entretém e faz se apaixonar,é o que consiste seu referencial.
Por isso,essa necessidade de constatação é que faz da sua razão uma espécie de religião extremista de seus sentidos.
Ora,os sentidos são a expressão do que se concebe para perceber pela razão,e essa percepção é sua própria crença,pois declina no que tem por palpável,e portanto,sensorial, como também nas religiões,e algumas doutrinas.
É mais fácil e prático acreditar que Deus existe,e disso é derivada uma harmonia,pois é um espelho do desejo humano de construir e evoluir em sua forma de se organizar,de evoluir.
Obrigado pela palestra!
😺🤓👍🏻📚✨
Obrigada professor vc foi brilhante e direto na sua explicação
Gratidão imensa pelo feedback positivo Karol 😊
Rn aqui malê! pelo sotaque e do nordeste. Além disso, adorei a aula, queria revisar o niilismo pra estudar o niilismo de nietzche!
Muito obrigado pelo feedback brother! Seja muito bem-vindo 😉
O cenário que estamos vivendo hoje é uma porta aberta pra entrar no Niilismo, guerra pandemia e morte
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Calma a gente vai piorar 😊
Parabéns pela nova série e pela forma direta de abordar os diversos temas
Muito obrigado pelo feedback positivo brother! Estamos procurando melhorar sempre 😊
Parabéns pelo vídeo muito bem explicado bem didático like merecido.
Gratidão imensa pelo feedback positivo Moyses! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 🙌🏾
Parabéns!!! A vinheta é Incrível e a sua explicação fascinante e super fácil de entender, existem diversos sites que explicam mas usando tantos conceitos que até perdem um pouco o raciocínio... o seu vídeo é maravilhoso!!!!!!🤩💕
Você explica muito bem, completo o vídeo
Muitíssimo obrigado!
Obrigado gostei da maneira como você explicou. Um abraço de Portugal
Nossa, ótima explicação
Caraca eu penso que, não dá pra entender realmente, tipo dá pra entender, mas é tão atual e complementar que conceituar é confuso, FODA DEMAIS
m.facebook.com/story.php?story_fbid=1173363242854678&id=100005430394092
Ótima aula, vou passar a assistir o seu conteúdo. Só uma sugestão alternativa de consumo: Texhnolyze.
Que video/aula bem feito, bom trabalho
Muito obrigado!
Poderia fazer um vídeo só sobre Schopenhauer, não esquecendo da fase mais 'religiosa'/'transcendente" (influencia do budismo e Upanixades)?
Muito bem explicado. Você é o cara.
Muito obrigado pelo feedback positivo!
Genial, me encantan tus explicaciones 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Gracias por seguir nuestro trabajo Margarita 😃
Muito bom!!!
Prático e objetivo!!
Gratidão imensa pelo feedback positivo! Espero que continue acompanhando o nosso trampo 😊
Muito boa explicação, parabéns!
Tô lendo o crepúsculo dos ídolos pela segunda vez , se for fazer meu TCC de filosofia daqui a 4 anos tô pensando em falar sobre focout e Nietzsche , moral como forma de poder
Simples e bem didático!.
Niilismo passivo seria alinhado ao estoicismo? E o Niilismo ativo seria algo mais alinhado ao budismo? No sentindo da aceitaçao do que é e assim tomada de decisão mais real para ser feliz?
Vou fazer um vídeo sobre crise existencial, e vc salvou minha vida cara! Eu não sabia direito o que era niilismo, mas seu vídeo esclareceu muito.
Gratificante demais saber disso Gustavo! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 😊
Qualquer coisa é só falar 😉
@@ProfessorKrauss beleza!
Tamo junto!
Sua crise existencial acabou por ler sobre o niilismo que diz que a vida não tem um sentido, não tem propósito ?
Aula show! Fiquei fã na hora!
Total respeito!! Parabéns pelo trabalho, irmão! Só progresso! Aprendendo pra krl.❤️👏🏽
Gratidão imensa pelo feedback positivo Israel 😊
@@ProfessorKrauss tmjj!!
Muito bom vídeo!!
Uma linguagem simples e compreensível, pra explicar uma teoria filosófica inexplicável. rsrsrsrsrsrs... Gostei do vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado 😊
Obrigada por esclarecer.
Massa demais, brow! Mandou bem demais!
Sempre gratificante receber o seu apoio brother! Abraço 😊
Eu creio ter sido um adolescente niilista. Achava que a vida não importava, que tudo estava errado e que o futuro era uma tragédia completa, iminente e inevitável. Eu pensava que apenas o agora importava, e portanto eu era um vida louca que só queria saber de transar, fumar e beber. Não ligava para valores e detestava a ordem. Mas um dia eu arrumei um emprego e entrei para a faculdade de Direito. Então percebi que eu joguei fora a maior parte da minha adolescência com uma filosofia de merda.
Não estou dizendo que o niilismo é uma filosofia de merda, mas "o meu niilismo", a maneira pessimista, vazia e sem fundamento com a qual eu enxergava a vida, me fez estudar pouco durante a adolescência, me fez magoar pessoas e me fez perder muitas oportunidades.
Niilismo é uma bosta
Tu chegar confundiu niilismo com vagabundagem, aí perdeu o teu tempo, só está usando uma muleta para justificar o passado, pois vive o agora, teu comentário está parecendo um testemunho de um novo crente evangélico.
Como...como eu faço para evitar isso estou no mesmo caminho e sinto que é melhor morrer do que continuar nesse automático..
Tudo é fase meu amigo .... Que bom que sua fase mudou !!!!
O niilismo é uma merda. Ao menos sob minha ótica. A vida ou a existência "tem sentido". Para Viktor Frankl, até o sofrimento tem uma razão de ser, que dá sentindo à vida. Viver sem sentido é mesmo algo terrível, mas que tem "cura", por assim dizer. E o tempo vivido, ainda que sem sentido, quando vivido foi, pode ser ressignificado, e servir de aprendizado daquilo que não queremos mais ser.
Por favor! Eu estou fazendo uma pesquisa para tentar me encontrar. Eu queria pedir um vídeo sobre Agnóstico. Curti seu vídeo, você explica muito bem e de maneira facil, então acho conseguiria entender mais... Obrigado se ver esse comentário
Professor, seria massa um resumo da obra: O Desespero Humano, de Sören Kierkegaard. Ou de alguma de suas obras falando sobre os 3 estados!
Excelente sugestão!
@@ProfessorKrauss só agradece!!🙌
Que vídeo incrível e esclarecedor.
Muito bom! Assunto completo e direto.
Amei seu vídeo!!!👏
Que bom que gostou 🤩
Eu to num momento q a tristeza e angustia me agarraram e nao tenho mais nem vontade de deixar o pendulo balancar de novo.
Acho q chega uma hora que a gente so se conforma!
Excelente vídeo, parabéns.
Em Hellraiser tem muito niilismo também. Eu gosto muito de filosofia e quando vc gosta muito, acaba se encontrando com coisas que vc talvez faça e com muitas "hipocrisias" internas. Nessa vida eu já fui Católico, Ateu (bem adolescente revoltado, releva-se) e hoje sou Deísta (parece que vou ficar nesse). Mas daí eu fico me perguntando, poderia um Deísta ser também um Niilista? Claro que, alguém que tem uma crença, não poderia ser nada além do Niilista Passivo. O que talvez seja meu caso. Eu vejo a vida como uma completa falta de nexo e sem motivações, tudo é feito para receber algo e tudo que recebemos não passa de acaso. Não existe sorte ou má sorte, mas para os extremamente "azarados" (como eu) o sentimento niilista é como um abraço de urso. Sei lá, mas é um tema legal.
Ou, sei que vou parecer meio crente aqui kakakka mas você disse q já passou por várias fases religiosas, dá uma olhada no espiritismo, muitas pessoas acham interessante e confesso que cada dia que passa estou mais adepta. As coisas fazem muito sentido na doutrina espírita , talvez você se encontre nela , já que é um Deísta, já fui também...por isso estou te recomendando haha
Vc pode ser oq quiser cara!
@@lauradias7236 acredita em deus?
@@davidbrandao1315 ss
@@lauradias7236 em qual deus
Muito bom!
Parabéns pela didática!
Como sempre, um ótimo vídeo!!
Muito obrigado pelo feedback positivo Paul! Grande abraço 😊
seu canal tem um ótimo conteúdo!
Eu gostaria muito de um vídeo falando sobre a filosofia do hedonismo.
Obrigado pelo feedback!
@@ProfessorKrauss Eu que lhe agradeço, pelo carinho de responder o meu comentário.🤍
Excelente explicação
sua explicação foi maravilhosa
Gratidão imensa Izadora! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 🙂
Ótimo vídeo!!
A melhor explicação que ouvi. Muito Obrigada 🙏🏾
Adorei. Sua explicação.
Abraços...
Muito bom ...professor Krauss !
Adorei a explicação. Ótima didática! E gostei do teu estilo hehe
Ótimo vídeo, muito didático!
Conteúdo de muita qualidade, parabéns!
Sotaque muito top
Tipicamente paraibano ☺
Estou com Arthur .
Sensacional!
Obrigado pelo feedback positivo Leyliane! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 😊
gostei muito desse vídeo
Um vídeo melhor que o outro!
Qual a diferença do niilismo para o ceticismo?
Excelente!
Gratidão imensa pelo feedback positivo Alexandra! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 😊
importante pontuar que o Niilismo não é sinônimo de pessimismo mas de uma visão criticista sobre o mundo e as coisas propondo uma nova abordagem o que na minha opinião é uma atitude construtiva
.
O niilismo ativo seria já um conceito de minimalismo?
Charles Bukowski tbm trata de niilismo em alguns livros, como misto quente.
Um psychologue me disse ontem: "Não somos feitos para ser felizes, somos feitos para sobreviver"
Ótimo vídeo, ajudou bastante!
Boooa kraus, és muito talentoso cara
Ótima Didática!!!!
Muito obrigado pelo feedback positivo brother! Espero que continue acompanhando o nosso trabalho 😊
Baita explicação. Up The Irons!
Um curta metragem sobre niilismo, conscious cruelty não veja se não aguenta grandes emoções, tem aqui no yt
@ProfessorKrauss
Não nascer é a coisa mais sábia que existe. Assim você não sofre e não comete erros terríveis.
Show!
Obrigado pelo feedback Igor!
Obrigado
Gratidão!
O niilismo pode ajudar a aliviar a pressão de cumprir expectativas externas ou atender a padrões idealizados. Ao reconhecer que valores e regras são, muitas vezes, convenções arbitrárias e que a vida não possui um "significado definitivo", uma pessoa pode sentir-se livre para deixar de lado as demandas da sociedade que, muitas vezes, intensificam o sofrimento depressivo.
Então podemos dizer que o personagem Coringa segue esse conceito do niilismo?
Totalmente! Importante frisar que o Coringa reúne inúmeros outros traços filosóficos/psicológicos. Um personagem que precisa ser estudado.