O meu próprio professor disse: "quem decora tabela não sabe usar, porque tabela é pra consultar e não decorar". Tava quase esquecendo, ainda bem que você falou.
| Tabela periódica A tabela periódica é um instrumento que foi criado para organizar os elementos químicos, a fim de facilitar o trabalho do químico. A tabela periódica tem um total de 118 elementos atualmente reconhecidos pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) | Grupos - são as colunas - dezoito (18) grupos | Períodos - são as linhas - sete (7) períodos | Classificações - elementos representativos: 1-2 / 13-18 - elementos de transição: 3-12 - metais e ametais - elementos transurânicos e cisurânicos | Elementos representativos - grupo 1: metais alcalinos - grupo 2: metais alcalinos terrosos - grupo 13: família do Boro - grupo 14: família do carbono - grupo 15: família do nitrogênio - grupo 16: família dos calcogênios - grupo 17: família dos halogênios - grupo 18: família dos gases nobres | Elementos de transição - transição externa: do grupo 3 ao 12 - transição interna: lantanídeos e actinídeos | Metais e ametais - caráter metálico: em direção ao grupo 1 - caráter ametálico: em direção ao grupo 18 | Elementos transurânicos - número atômico acima de 92 (urânio) - número atômico MAIOR que o do urânio | Elementos cisurânicos - número atômico abaixo de 92 (urânio) - número atômico MENOR que o do urânio | Elemento químico - maiuscula bastão
Que aula incrível! Tirando a parte mais complexa que fala da eletroquímica, deu pra entender tudinho! Não entendi a eletroquímica, pois ainda não cheguei lá. Só queria dá uma introduzida na tabela periódica e esse vídeo trouxe com maestria o que eu procurava. Obrigada!
É bom aproveitamento, aprimoramento de meu aprendizado... é bom revisão contínua de certos conteúdos. 🙋🏿🙏🏾📚❓❓ Não, esqueça... muito obrigada pela aula Brasil Escola ❗
Ótima aula!! Explicou muito bem,não vou dizer que eu aprendi por que eu realmente não aprendi, não é nada com a sua aula,como eu disse,voce explicou bem,mas a minha burrice não permite que eu aprenda.
@@osmarcaio9556 Concordo! hoje eu fiz um teste de geometria eu acho que eu fui ruim, porque eu não tinha revisão para estudar. Mas mesmo assim estou estudando para ciências para poder gabaritar o teste amanhã. :) Obs: (eu até chorei!)
@@annakarolina8774 Então estarei torcendo por vc. Não existe algo pior do que não entender algo. Não se culpe por n saber, mas por saber e mesmo assim n ir atrás de entender.
Classificação da tabela periódica: • A tabela periódica foi criada para organizar os elementos químicos • A tabela periódica é organizada como se fosse um plano cartesiano • Dividida em dois eixos: - Colunas (chamadas de grupos) - Linhas (chamadas de período • A tabela periódica têm 18 grupos e 7 linhas • Totalizando, são 118 elementos químicos • A primeira subdivisão que é interessante saber em relação a tabela, é que existem elementos que são chamados de: elementos representativos e elementos de transição. • Elementos representativos: Grupo 1 e 2 (de 13 a 18) • Cada grupo desse tem um nome específico: - Grupo 1: Metais alcalinos - Grupo 2: Metais alcalinos terrosos - Grupo 13: Família do boro - Grupo 14: Família do carbono - Grupo 15: Família do nitrogênio - Grupo 16: Família dos calcogênios - Grupo 17: Família dos halogênios - Grupo 18: Gases nobres • Elementos de transição: Grupo 3 ao grupo 12 • De 3 a 12 são chamados de: elementos de transição externa • As séries se baixo são chamadas de: elementos de transição interna, que são os: - Lantanídeos e actinídeos • Podemos classificar os elementos sendo: - Metais - Ametais • Os elementos com número atômico acima de 92 (ou seja, número atômico maior que o do urânio) são chamados de elementos "transurânicos" • Os elementos com número atômico menor que 92 (ou seja, abaixo do número atômico do urânio) são chamados de "cisurânico".
Canal show me ajuda muito nos estudos o conteudo bem explicado de uma maneira em que dar pra entender claramente Tenho uma sugestão: poderiam responder uma questão no final de casa vídeo pra fixar mais o assunto...
professor não entendi, você classificou a última coluna como gases nobres. Mas depois na hora que você separou os mateais dos ametais diferenciando do rosa e branco, você deixou a última coluna branca e classificou o resto da tabela pintada de rosa como “gases nobres” também
• A primeira subdivisão que é interessante saber em relação a tabela, é que existem elementos que são chamados de: elementos representativos e elementos de transição. • Elementos representativos: Grupo 1 e 2 (de 13 a 18) • Cada grupo desse tem um nome específico: - Grupo 1: Metais alcalinos - Grupo 2: Metais alcalinos terrosos - Grupo 13: Família do boro - Grupo 14: Família do carbono - Grupo 15: Família do nitrogênio - Grupo 16: Família dos calcogênios - Grupo 17: Família dos halogênios - Grupo 18: Gases nobres • Elementos de transição: Grupo 3 ao grupo 12 • De 3 a 12 são chamados de: elementos de transição externa • As séries se baixo são chamadas de: elementos de transição interna, que são os: - Lantanídeos e actinídeos • Podemos classificar os elementos sendo: - Metais - Ametais • Os elementos com número atômico acima de 92 (ou seja, número atômico maior que o do urânio) são chamados de elementos "transurânicos" • Os elementos com número atômico menor que 92 (ou seja, abaixo do número atômico do urânio) são chamados de "cisurânico".
toda vez que ele fala que isso é o básico da tabela periódica eu choro
mas a aula foi incrível, consegui entender tudo perfeitamente
Logo logo sua vitória vem
eu acho que o truque como quaisquer outra materia de quimica e a pratia, fazer mil exercícios envolvendo a tabela pra pegar o jeito dela ks
O meu próprio professor disse: "quem decora tabela não sabe usar, porque tabela é pra consultar e não decorar". Tava quase esquecendo, ainda bem que você falou.
Nossa a melhor aula de química sobre a tabela periódica! Brasil escola para mim é o melhor canal de estudos do UA-cam! !!
concerteza......
N tem melhor
Sim!!! Ela é ótima 😍😍
Também estou gostando,mas gosto também do se liga nessa História
@@darkzone5668 meu querido qual é o melhor ?
| Tabela periódica
A tabela periódica é um instrumento que foi criado para organizar os elementos químicos, a fim de facilitar o trabalho do químico. A tabela periódica tem um total de 118 elementos atualmente reconhecidos pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada)
| Grupos
- são as colunas
- dezoito (18) grupos
| Períodos
- são as linhas
- sete (7) períodos
| Classificações
- elementos representativos: 1-2 / 13-18
- elementos de transição: 3-12
- metais e ametais
- elementos transurânicos e cisurânicos
| Elementos representativos
- grupo 1: metais alcalinos
- grupo 2: metais alcalinos terrosos
- grupo 13: família do Boro
- grupo 14: família do carbono
- grupo 15: família do nitrogênio
- grupo 16: família dos calcogênios
- grupo 17: família dos halogênios
- grupo 18: família dos gases nobres
| Elementos de transição
- transição externa: do grupo 3 ao 12
- transição interna: lantanídeos e actinídeos
| Metais e ametais
- caráter metálico: em direção ao grupo 1
- caráter ametálico: em direção ao grupo 18
| Elementos transurânicos
- número atômico acima de 92 (urânio)
- número atômico MAIOR que o do urânio
| Elementos cisurânicos
- número atômico abaixo de 92 (urânio)
- número atômico MENOR que o do urânio
| Elemento químico
- maiuscula bastão
Vlw
Muito obrigada 😁
valeu, t amoo
🥰🥰
Obrigada, vc é top!
Ele me salva kkkk não entendo nada que meu professor explica sempre venho aqui, tenho prova dele e tô me virando por aqui, otima aula
Que aula incrível! Tirando a parte mais complexa que fala da eletroquímica, deu pra entender tudinho! Não entendi a eletroquímica, pois ainda não cheguei lá. Só queria dá uma introduzida na tabela periódica e esse vídeo trouxe com maestria o que eu procurava. Obrigada!
O único vídeo sobre tabela periódica que eu realmente consegui entender
Muito obrigada pelas dicas
A única vídeo aula que eu entendi, obrigada moço, você me salvou
Professor, você tem o dom! parabéns.. adorei essa aula ..
Valeu profº Xoven, gratidão por compartilhar seu conhecimento com a gente. Namastê.
Rápido, prático e eficiente. Muito bom o vídeo.
Obrigada pela aula! Me ajudou e tranquilizou bastante.
decorar a tabela ajuda muito viu, como por exemplo na hora de se determinar a estrutura de uma molécula, se é linear, angular, tetraedrica....
agradeçendo mais uma vez ao brasil escola por smp tirar as minhas dúvidas....
É bom aproveitamento, aprimoramento de meu aprendizado... é bom revisão contínua de certos conteúdos. 🙋🏿🙏🏾📚❓❓
Não, esqueça... muito obrigada pela aula Brasil Escola ❗
Ótima aula!! Explicou muito bem,não vou dizer que eu aprendi por que eu realmente não aprendi, não é nada com a sua aula,como eu disse,voce explicou bem,mas a minha burrice não permite que eu aprenda.
Não existe pessoas burras e inteligentes, existem aquelas que se dedicam e aquelas que não (Sem julgar, claro).
@@osmarcaio9556 Concordo! hoje eu fiz um teste de geometria eu acho que eu fui ruim, porque eu não tinha revisão para estudar. Mas mesmo assim estou estudando para ciências para poder gabaritar o teste amanhã. :) Obs: (eu até chorei!)
@@annakarolina8774 Então estarei torcendo por vc. Não existe algo pior do que não entender algo. Não se culpe por n saber, mas por saber e mesmo assim n ir atrás de entender.
@@osmarcaio9556 Obrigada!
alguém em 2020, estudando na quarentena?
famosa etec
sim, e eu entendi mais com esse video do q com o descomplica
yep
euuu tenho pova amanhãããã
Eu
Obrigado,professor!!Aula incrível.
Deus te abençoe 🙏🤗
Classificação da tabela periódica:
• A tabela periódica foi criada para organizar os elementos químicos
• A tabela periódica é organizada como se fosse um plano cartesiano
• Dividida em dois eixos:
- Colunas (chamadas de grupos)
- Linhas (chamadas de período
• A tabela periódica têm 18 grupos e 7 linhas
• Totalizando, são 118 elementos químicos
• A primeira subdivisão que é interessante saber em relação a tabela, é que existem elementos que são chamados de: elementos representativos e elementos de transição.
• Elementos representativos: Grupo 1 e 2 (de 13 a 18)
• Cada grupo desse tem um nome específico:
- Grupo 1: Metais alcalinos
- Grupo 2: Metais alcalinos terrosos
- Grupo 13: Família do boro
- Grupo 14: Família do carbono
- Grupo 15: Família do nitrogênio
- Grupo 16: Família dos calcogênios
- Grupo 17: Família dos halogênios
- Grupo 18: Gases nobres
• Elementos de transição: Grupo 3 ao grupo 12
• De 3 a 12 são chamados de: elementos de transição externa
• As séries se baixo são chamadas de: elementos de transição interna, que são os:
- Lantanídeos e actinídeos
• Podemos classificar os elementos sendo:
- Metais
- Ametais
• Os elementos com número atômico acima de 92 (ou seja, número atômico maior que o do urânio) são chamados de elementos "transurânicos"
• Os elementos com número atômico menor que 92 (ou seja, abaixo do número atômico do urânio) são chamados de "cisurânico".
Obrigado moça, salvou
Muito obg!
Ótimo resumo, obrigado!
valeuuu
Muito obrigado mesmo ❤
A melhor aula de Química sobre Tabela Periódica!!!!Aprendi muito mais🥰🙌
Eu amo este canal! Professores que explicam muito bem, são vídeo não muito longos e é fácil de entender!!
Muito obrigado!pensei que nunca ia entender gratidão! Final do ano está chegando e eu preciso fazer prova
omg......A melhor aula sobre tabela periodica
É vdd a melhor aula!!
qual a sigla de cobre?
se vc souber substitua a palavra cobre pela sua sigla nessa frasse!
"aquele cobre é bonito!"
quero ver resolver corretamente!
@@lgsd5341 kkkkkkkkkkkkkkk
Canal show me ajuda muito nos estudos o conteudo bem explicado de uma maneira em que dar pra entender claramente
Tenho uma sugestão: poderiam responder uma questão no final de casa vídeo pra fixar mais o assunto...
Quanta coisa pra gravar.... mas o vídeo foi incrível, o melhor que vi sobre o assunto
Estudando em 2021 para o ENEM, adorei a aula.
Era exatamente um vídeo como esse que eu estava precisando! Obrigado profexor!
Deu de ter uma noção agora expandiu mais minha mente para isso é só prática! 👊👊👊
as explicações desse cara são sensacionais!
Esse pofessor salvou a minha vida
Me diz q não foi só eu
Que notou a linha no cabelo dele kakakakaka
KKKKKkkkkkkk
PPRTKKKKKKKKKKKKKK
KAKAKAKAKAKAKAKAKKAKA
cara nem consegui prestar atenção na aula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
na régua dms KKKKKKAKAJSJAKAJJAIA
Muito bom! Já assisti por várias vezes...
Fazendo aquele estudo de manhã e s prova a tarde na quarentena
Hhshhshshsh
Também
Melhor explicação que tive da tabela
Não consigo prestar atenção por causa da divisão do cabelo dele kkkk
Pensei o mesmo kkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkm
ele foi assaltado, e atiraram contra ele, porém... A bala passou de raspão kkkkkkkkkkkkkk
MEOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
professor maravilhoso,gostei muito sem enrrolação ou brincadeirinha explica bem ,parabens prof
Ezzzzz professor foda, explica bem dms
Esse professor é o melhor professor de química que existe !
esse cara explica muito bem parabens
Esse professor é nota milllll
Muito bom, não entendia nada agora entendi tudo
@@biell_stp528 vamos jogar ff??
Preciso melhorar minha vida de estudante!!😢😢💝💝
Vai ficar jogando free fire, pô kkkkkkk
Excelente professor
Muito obgda me ajudou muito e vc explica muito bem parabéns
Que professor lindoooo
Kkkkk
Engenheiro Agrônomo em construção. Deus pé fiel!
Obrigada pela a sua explicação professor
Melhor professor de química
melhor aula, deu pre entender tudo!
Nossa me ajudou bastante.
obrigado me ajudou muito que estou recem aprendendo
Obg pela aula conseguir entender, está com dificuldade nessa tabela.!
Adorei o vídeo 👏🏼👏🏼
OBRIGADA. VOU UTILIZAR SEU VIDEO PARA MEUS ALUNOS.
Aula top gostei! Me ajudou muito! 👏
Obrigada prof!! Ótima explicação!
Aula top, muito obrigado!
Parabéns, muito boomm 👏🏼👏🏼
Excelente Explicação 👍😍
Ótimo explicação, me ajudou muito.
Tirei minhas dúvidas 👏👏
Ótima aula. Super ajudou!!
professor não entendi, você classificou a última coluna como gases nobres. Mas depois na hora que você separou os mateais dos ametais diferenciando do rosa e branco, você deixou a última coluna branca e classificou o resto da tabela pintada de rosa como “gases nobres” também
gostei, achei muito esclarecedor e didático
em 6:25 a classficação de branco - ametais e rosas metais está errada. Cuidado!
Siiim. Também percebi isso.
Sério? Qual o certo?
@@Julia-qe6oc após passados 6 meses, acho que você já encontrou o erro, correto?
@@rosileiabernardes7641 kkkkkjjhjg
Melhor aula
Essa aula veio dos céus
" não é necessário você decorar a tabela periódica .."
Meu professor: vcs vao ter q decorar a tabela pra fazer a prova 👍
Excelente professor!
O melhor ♡♡
Aula excelente
muito obrigadaa, me ajudou muito
passou isso na escola, e agora estou revendo no yt
Excelente explicação.
Aula muito top professor!!
Exabuntante, professor!
obrigada pela explicação ❤️❤️❤️❤️
Muito boa sua explicação obrigada me ajudou muito
👏✨Excelente. ✌✨
Obrigada professor.
Muito bom gostei da explicação é bom anotar
Excelente aula.
Só o saber liberta, e constrói prosperidade, a ignorância, escraviza empobrece e mata.
obggggg, ótima aula
Ensina muito bem!!!
Aula nota 1.000!!
ótima explicação professor, este canal ganhou mais uma inscrita ❤
Muito boa aula.
Valeu!!!!!
Amei, o melhor prof
muito obrigada, tu me salvou
Muito obrigada👍🏼
Parabéns professor
Único vídeo que consegui entender a tabela 😅
Incrível!!❤
obg pela aulam prof
vlw prof
Questionário amanhã via internet, vlw ajudou muito
obgda salvou a vida
• A primeira subdivisão que é interessante saber em relação a tabela, é que existem elementos que são chamados de: elementos representativos e elementos de transição.
• Elementos representativos: Grupo 1 e 2 (de 13 a 18)
• Cada grupo desse tem um nome específico:
- Grupo 1: Metais alcalinos
- Grupo 2: Metais alcalinos terrosos
- Grupo 13: Família do boro
- Grupo 14: Família do carbono
- Grupo 15: Família do nitrogênio
- Grupo 16: Família dos calcogênios
- Grupo 17: Família dos halogênios
- Grupo 18: Gases nobres
• Elementos de transição: Grupo 3 ao grupo 12
• De 3 a 12 são chamados de: elementos de transição externa
• As séries se baixo são chamadas de: elementos de transição interna, que são os:
- Lantanídeos e actinídeos
• Podemos classificar os elementos sendo:
- Metais
- Ametais
• Os elementos com número atômico acima de 92 (ou seja, número atômico maior que o do urânio) são chamados de elementos "transurânicos"
• Os elementos com número atômico menor que 92 (ou seja, abaixo do número atômico do urânio) são chamados de "cisurânico".
Isso que vc fez foi um resumo sobre o vídeo?
.