As vacas que produzem os leites também tem impacto. Apesar do ar inofensivo, vacas, búfalos ou camelos são das maiores ameaças para o ambiente. A produção de carne e as emissões de gases destes animais contribuem em 18% para o aumento do aquecimento global. Mais do que o sector dos transportes (13,5%).
Se tivesse uma usina nuclear em São Paulo, ou se os hospitais despejassem rejeitos de césio no rio Tietê, quem sabe? Ou se toda população de São Paulo comesse uma quantidade absurda de banana por dia até produzirem excrementos radioativos com isótopos de potássio.
Tem uma pizzaria do lado do meu prédio e a chaminé fica ao lado da minha janela, é uma catinga de queimado das 17:00 as 23:00. Não aguento mais!!! kkkkk
Nunca vi um canal tão pequeno comparado com outros youberes de 10 milhões. Mas mesmo assim e tão grande em conteudo de qualidade comparado a otros. Muito obrigado e ate proxima
Mas esse video é sem noção. O co2 nao controla a temperatura da terra. Os oceanos e o sol tem papel fundamental e a emissao de gases vinda dos humanos nao destruirá a terra.
Gosto muito do canal, mas esse vídeo tem 2 erros: 1) pedir intervenção estatal. Se intervenção fosse boa o Brasil seria o melhor país do mundo 2) não considerar que a lenha tb é um bio combustível e segue as mesma lógica da cana/etanol: o produção de lenha nova absorve carbono que será 'devolvido' para a atmosfera durante a sua combustão
1)Existe intervenção boa e intervenção ruim. Nos países escandinavos o governo interfere bastante na sociedade e eles tem os maiores IDH do mundo. 2)A queima do etanol nos veículos passa por diversas regularizações de emissões e os carros são obrigados a terem filtros pra diminuir ao máximo a poluição. Fora isso também há leis para o plantio da cana, para proteger nossas florestas. Já a lenha usada nas pizzarias não tem regulação alguma, então podemos estar desmatando florestas para assar pizzas. É isso que o vídeo quis mostrar.
@@Ausknutz País escandinavo é o tipo um país que experimentou liberalismo e agora tá se fazendo de laboratório intervencionista? Me conte isso daqui a 10 anos, se essa intervenção vai ser legal para os escandinavos.
Poisé, muito cômodo querer resolver a situaçao com violência, se ele acha ruim então uma solução pra isso que nao envolva ter que sair prendendo quem vende lenha seriam campanhas disso, ou entao montar a própria pizzaria ecológica.
fico feliz demais de saber! ter esse tipo de cobrança como cliente também faz diferença. que tal comprar a pizza congelada e assar no forno de casa elétrico/a gás? pequenas mudanças grandes impactos.
@@alexlisboa1000 fico imaginando se a terra tivesse uma consciência.. com ctz já teria fragmentado a crosta inteira de tanto abalo sísmico só pra exterminar as "pragas do plantio" hahaha
Sem forno a lenha não dá, se as pessoas que se preocupam com o meio-ambiente querem tanto que parem de usar madeira, inventem algo tão bom quanto e que seja mais sustentável.
@Felipe Santos Se for por isso vc só anda à pé e descalço ,pq o material que qq calçado é feito depende de um despreendimento de energia , sem falar de automóveis , vc tbm só come comida orgância né ? Não compra nada industrializados ? Ou seja ou vc vive com o mínimo de dignidade ou dá bola pra essas merdas que tentam justificar em prol de um mundo que vai acabar e ñ podemos mudar fazer porra nenhuma
Como a agropecuária que é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa, apenas 31% são causados por carros, chaminés, indústrias, entre outros.
Pensei exatamente a mesma coisa. Se o foco é a redução de emissão de gases de efeito estufa, queimar madeira parece ser muito mais sensato que, por exemplo, queimar gás natural. O cultivo de eucalipto tem sues próprios impactos ambientais, entretanto é renovável e no fim das contas o balanço de CO2 é bem inferior a qualquer combustível fóssil. Usar eletricidade pode ser pior ainda, especialmente em países que dependam fortemente de usinas termoelétricas, já que a eficiência das melhores usinas gira em torno dos 45%. Fornos elétricos não me parecem tão bons para o meio ambiente.
Mas as árvores demoram bem mais que a materia prima que constituí as biomassas. Ou seja, no longo prazo não é tão bom assim. Óbvio que não teria problemas usar o carvão vegetal em menor escala para a produção de alimentos se ,os outros setores da sociedade utilizassem fontes de energia não poluentes e renováveis.
@@jricksan9116 Para a nuvem chover hambúrguer, cair no chão sujo tudo isso, cair em cima de rios e mares causando poluição, e impedir o sol de bater nas plantas pra impedir fotossíntese? Parabéns cara, foi mais idiota que o cabelo rastafari na tela ao lado.
Substituir o forno a lenha por gás, não diminui o efeito estufa, e por elétrico, se a eletricidade vier de uma usina de carvão, pode até aumentar o problema de poluição
@Daniel Mezzomohoffmann Obrigado pelo elogio, mas infelizmente eu nasci no fim dos anos 90, faço parte da geração mais massificada e imbecilizada da história...
Engraçado, todas as mudanças globais que a ciência proporcionou, foram "absurdas", o planeta ser geoide foi um "absurdo", gravidade foi um "absurdo", relatividade foi um "absurdo". se "absurdos" são avanços científicos para nossa sociedade, então só quero viver deles.
@@Belfegor3366 Primeiramente, vocÊ confunde o uso da palavra absurdo em um contexto ético/político e o uso dela em um sentido epistemológico.
Mudanças de paradigma cientifico podem sim ser consideradas absurdas em suas épocas, mas eu não me referia a elas quando usei a palavra absurdo. Eu me referia a ideia de que é valido expandir o poder e controle do estado ou alguma outra maquina burocrática (que por definição é na sua gigantesca maior parte controlado(a) por poucas pessoas) em um nível que pode-se interferir proibitiva e coercitivamente no uso comum de insumos que são em curto prazo obviamente inofensivos. Segundamente, aparentemente vocÊ enxerga aquilo que poderíamos amalgamar como ciência moderna/contemporânea como se fosse um todo coeso em progressão. Ou seja, existem os "avanços" que são monólitos de certezas cientificas e tudo aquilo que se coloca de maneira opositiva ou simplesmente diferente a tais monólitos é automaticamente tido como "retrocesso". Isso não tem nada a ver com ciência moderna/contemporânea. A ciência não é um processo linear "progressivo", ela tem um processo dialético, cheio de descontinuidades nas linearidades. É justamente por isso que os paradigmas mudam gerando os tais "absurdos". Logo, a mutua influencia existente entre a estrutura social/política e o desenvolvimento da ciência tem que ser pensada com muita cautela, tanto para não transformar a ciência em um mero instrumento de uma ideologia qualquer ou de interesses específicos, quanto para não tomar atitudes extremamente perigosas como normalizar a existência de um órgão qualquer que te coage e te proíbe de comprar qualquer coisa que possa ser considerada problemática a longo prazo.
A madeira utilizada como lenha é o eucalipto. A madeira seca de eucalipto tem uma densidade de 0,480 ton/m3, ou quase meia tonelada por metro cúbico. Um eucalipto chega a 50 metros de altura. Com um diâmetro médio do tronco de 1,5 metros, considerando que a árvore é um cone onde a base pode ter até 3 metros de diâmetro, e supondo a seção do tronco uma circunferência perfeita, temos uma área de π * (1,5)² = 7,06 metros quadrados para a seção. Multiplicando pela altura, temos 51,5 * 7,06 = 363,59 metros cúbicos de madeira. 363,59 m³ * 0,480 t/m³ = 174,5 toneladas de madeira seca por árvore de eucalipto. Levando em conta que a madeira seca é praticamente só carbono na forma de celulose , que um bosque tem milhares de árvores e que é constantemente replantado ... acho que a pizza está é salvando o meio ambiente ao exigir um combustível renovável capaz de sequestrar toneladas de carbono. Sem contar que a queima de madeira libera calor e parte do carbono permanece na forma de carvão ou cinzas.
@@TheShockChicky o eucalipto é um cone com base de até 3 metros de diâmetro. Ao invés de calcular a área do cone, arbitrei um cilindro de 1,5 de diâmetro.
Esta série de comentários me lembra Albert Einstein: Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
Sem dúvida alguma,só me resta parabenizar este canal por um material de tão boa qualidade ,e de importância social , é um Vigoroso instrumento de promoção da consciência responsável, uma vez mais parabéns
Ele fala do trânsito de São Paulo e o trânsito que aparece no vídeo é de outro país. Ele fala 22 bilhões reais e aparece o dólar. Na hora que ele falou de super capivaras eu pensei que fosse aparecer um alce. Gostei do vídeo.
O gas vem das profundesas e a madeira está na superficie, ou seja, faz parte do ciclo. Mas não podemos esquecer que a presença de carbono na atmosfera facilite o crescimento das plantas. Inclusive, só existe floresta por que no passado a atmosfera era rica em carbono.
A INTELIGÊNCIA em calcular o consumo de Madeira para os Fornos de Pizzarias (e outros estabelecimentos tmb,.. alem das motos de entrega etc..). Foi MUUITO ASSERTIVA.. Parabéns !!
Vc devia ter 1 milhão de inscritos no mínimo, sei q números n são oq importa, mas seu conteúdo é simples, direto e agradável. Me lembra até do Vsauce ou Dong, canais incríveis
mas é claro que numero importa..... o sonho de muita gente é ser youtuber e se sustentar fazendo video, sem views, sem centavos na conta, a maioria das pessoas que se dedicam a produzir videos fazem por dois motivos: ou para aparecer, ou para ganhar uns trocos nessa nova profissão..... ou os dois. em qualquer desses casos, o que importa é mesmo o numero de inscritos, views, etc
Bem notado. O UA-cam tá ficando insuportável, fora o excesso de comerciais, tresloucados gritando para não pular o vídeo, tipo aquele chato do inglês, e o próprio UA-camr fica tempo além do suficiente pedindo like e inscrição.
O pedido é para que a pessoa se lembre de deixar o like e ativar o algoritmo do youtube. 93% das pessoas que acessam meu canal, não dessa conta é claro, assistem os vídeos e vazam. Não se inscrevem, não dão like, não deixam um comentário. Consomem a informação boa, pq se fosse ruim o UA-cam ia parar de publicar o vídeo para outros, e nem agradecem. Pessoas como tu, dessa geração que acha que tudo deve ser "dado de graça". E sim, ele pediu para apoiar o catarse no final, pra ajudar a financiar o canal. Meu canal tem o custo de cerca de 700 dólares por mês, sem contar equipamento de áudio e câmaras pois é vídeo externo com viagens e cenas muito bem captadas, banco de musicas profissionais compradas... só me vejo jogando dinheiro e ele não volta. As views são altas mas não chegam nem perto de pagar os custos, 70 ou 90 dólares que se perdem quando a gente manda pro banco Rendimento. Graças a pessoas tolas como vc, bons youtubers ganham pouco e acabam por desistir, quanto bom canal que eu já vi parar, uma tristeza. Na Globo vc vai assiste e não perde os comerciais, ainda amaaaa. Se pudesse dava like na TV.
O cantor da desmanchada e ótima banda ENGENHEIROS DO HAVAI , HUMBERTO GESINGER , lançou sua carreira solo como cantor e também é um ótimo apresentador desse fantástico canal de CIÊNCIAS ( as mais variadas ) . Parabéns pela dualidade de vivência . Cantar e tocar e saber FÍSICA não é fácil . Rejuvenesceu bastante também . Alguma lei da FÍSICA que ele não vai por em vídeo . Parabéns pelo excelente canal .
o vídeo não é sobre quem polui mais, é sobre coisas que nem ao menos passam pela nossa cabeça na hora de somar os danos ambientais causados por nós mesmos e como esse tipo de coisa pode ser mudada. Pelo meu conhecimento, você não pode meter uma rolha em um vulcão.
@@pedrocarvalho3132 Vc por acaso avalia a quantidade de CO2 despreendida de cada coisa antes de comprar ? É muita cara de pau jogar a culpa em forno ,quando se tem indústrias e o escambal que ninguém da a mínima , esse cara aí deveria ser deputado pelo nível de proposição fútil que tem
@@saintlouisix_ ele falou sobre as chaminés de indústrias e como elas são o primeiro exemplo que vem em nossa mente de transmissores de Co2, como eu disse, o vídeo é sobre outros meios de poluição que nós nem ao menos percebemos que estão contaminando. não é porque ele falou de uma coisa que esteja aliviando para a outra.
Mas o carbono liberado pelos fornos a lenha não são equivalentes ao biodiesel? Ou seja o carbono que elas liberam não é o mesmo que é capturado pelas plantas utilizadas para fazer carvão?
Preciso achar a fonte, mas no Brasil o ciclo da cana é de 1 pra 9. ou seja, para cada unidade de energia colocada no cilo, retiramos 9. Só isso já faz toda a diferença.
@@FeelJah2222 mas pelo que eu sei a única soma de CO2 que é possível para atmosfera vem da origem de petróleo, pois este carbono estava preso a milhares de anos e quando nos extraímos este carbono e liberamos para atmosfera acrescentamos CO2 a mesma e assim ultrapassamos os níveis de carbono possível de ser renovado pela biomassa terrestre, como explicado no vídeo...ou estou enganado?
No caso do Brasil sim, pois nosso carvão é vegetal, no caso desses outros países que foram proibidos o carvão era o mineral. Ou seja, já não fazia mais parte do ciclo de carbono.
nos primórdios, os seres humanos moravam em casas de palha ou madeira (talvez pedra, mas raro) e era a coisa mais comum do mundo ter pelo menos uma fogueira grande lá dentro, ainda maior quando era uma família grande (algo normal antigamente) naquela época ninguém reclamava disso e ninguém sofria com isso, creio que não seja as pizzas em si, mas outras coisas bem piores. E querer que o estado regule isso é terrível, se formos ver assim, deveríamos deixar ele cuidar de tudo que pode ser problema pra gente, oq é PERIGOSO DEMAIS, ele terá ainda mais argumentos para se dizer donos da gente
1º Não estamos nos primórdios da humanidade. 2º Ninguém falou em proibir ou regulamentar nada( o próprio fala isso no minuto 4:06). 3º se não gosta do conteúdo oq você tá fazendo aqui, provavelmente viu o vídeo do Teta Man (Paulo Kogos) e veio aqui só pra deixar esse comentário de alguém que claramente não viu o vídeo.
Por que o processo de produção dos biocombustíveis é levado em consideração para a diminuição da poluição, mas o processo da produção da lenha das pizzarias não?
Carros são responsáveis por menos de 10% da poluição atmosférica no planeta. Os outros 90% a maior parte vem do setor agrário. E mais uma observação, os motores vem evoluindo constantemente para seguir as normas do EURO 5, isso sem contar carros híbridos e elétricos.
@@Bramble20322 Sinto dizer, mas faltou um pouco mais de atenção na leitura do comentário. Se ler novamente, não disse que 90% é exclusivo do setor agrário e sim que dos outros 90% a maior parte vem do setor agrário.
@@Diego-qf4bs , a quantidade de CO2 que o ser humano produz é uma piada frente ao que a natureza cria e absorve! Temos de ter preocupação com outros gases ..... já o CO2 nem capaz de absorver calor é , para que tanto medo ? sem falar que sem ele....não há vida
Mas, partindo do princípio q a lenha nas pizzarias são madeira de reflorestamento (não sei se é, mas acho que é), então o que vc disse sobre os combustíveis de fontes renováveis também se aplica a madeira queimada no restaurante: a emissão de gás carbônico produzida pela sua queima é absorvida pelas árvores que são replantadas. Se as árvores forem mesmo de reflorestamento acho que é isso, certo?
Moro em Ribeirão Preto a terra da cana e álcool, só me pergunto sobre as milhões de toneladas de agrotóxicos insumos variados ,fora a água q se gasta na produção de etanol , a área imensa usada p plantio não respeitam mata ciliar ,enfim etanol é uma opção mas não é a solução
@@SurvTrance Acredito que seja mais pelo motivo de não ser conveniente trazer esse sub assunto pra dentro do vídeo, iria prolongar muito e perder o foco do espectador. Mas quanto aos agrotoxicos, eles estão sendo cada vez menos utilizados, por conta de seu alto preço, os produtores perceberam que mais vale investir em tecnologia pra modificar geneticamente a planta e torná-la mais resistente as pragas.
Na plantação de cana de açúcar quase não se usa mais inseticidas para lagartas desfolhadoras, mas sim inimigos naturais dessas, como vespas que ovopositam em lagartas
Joaquim, sobre a água, acredito que não seja um problema tão grande, por causa do ciclo da água ser mais rápido que o do gás carbônico. O petróleo demora milênios para se formar. Quando o queimamos, liberamos CO2 que vai demorar milênios para ser absorvido de novo. Já no caso da água, quando a cana absorve a água, ela volta muito mais rápido para a natureza por causa da transpiração das plantas, talvez até da combustão do etanol, se liberar água, e outras coisas. Sobre agrotóxicos, me incomoda um pouco como as pessoas não levam em consideração a possibilidade de haver um equilíbrio do uso de agrotóxicos. Quero dizer, ele pode fazer mal, mas não existem normas que fazem com que ele prejudique menos? E não é possível que sejam desenvolvidos agrotóxicos menos nocivos através de pesquisas? Tem pessoas que são contra os transgênicos e não levam em consideração que alguns transgênicos são usados para aumentar a produção e torná-la resistente a pragas, eliminando a necessidade de agrotóxicos. O que quero dizer é que me incomoda que dificilmente você acha alguma fonte confiável de informações sobre o assunto. E não acho que o vídeo tenha sido parcial. É que os malefícios que você citou são menores que os do aquecimento global. Seria como você estar morrendo por uma doença e toma um remédio que te cura, mas ataca o fígado. É melhor viver com o fígado um pouco prejudicado do que morrer com o fígado saudável.
Pera, vi uma certa contradição no vídeo... Quando falava de automóveis a queima de biocombustíveis foi dada como solução, mas quando falou de pizzarias defendeu a queima de gás de petróleo? O impacto da queima de biomassa (carbono reciclado da atmosfera) não deveria ser menor que a emissão de carbono oriundo de fontes foceis?
O vídeo é contraditório Marcos. Ele diz que combustível veicular de origem vegetal (etanol) é bom, mas que combustível de origem vegetal na pizzaria (carvão vegetal) é ruim. Os dois são obtidos por plantações e a plantação dos dois absorve carbono. Nunca imaginei que daria dislike num vídeo desse canal
A questão da biomassa é meio complexa... apesar de ser de origem renovável e não fóssil, uma árvore demora muito tempo para crescer, e é queimada em pouco tempo, por isso na maior parte do tempo o saldo é mais gases estufa na atmosfera. Não sei se é essa a linha de raciocínio no vídeo...
@@ludmilamaiolini6811 raciocínio fraco, se o crescimento é lento, só significa que é necessário plantar mais para dar conta da demanda por lenha. É impossível queimar mais lenha do que a que foi produzida.
Parece um pouco desonesto, intelectualmente, dizer que a solução da poluição atmosférica é queimar menos combustível pra emitir menos CO2. Concordo que seja preferível o uso das fontes renováveis. Como alternativa, pode-se pensar na produção do biocombustível, que recicla o carbono queimado com plantio da cana. Enquanto pioneiro da prod. de etanol, seria bom pro país melhorar a oferta e distribuição do combustível, certo? Porém, NÃO É como se a cana fosse menos agressiva ao meio ambiente. Se por um lado é péssimo vivermos sob uma constante nuvem de poluição, pode ser muito pior se a gente saturar a natureza, solos, rios com cana, esperando que o ecossistema não sofra nada com isso. Lembra do que era a queima da cana a alguns anos atrás? Aqui no interior, a seca e fuligem tomavam as cidades "próximas" das fazendas. Até algumas cidades mais distantes sentiam os efeitos da seca. Mesmo após a proibição, não tem um ano que as queimadas deixem de acontecer, e ela dura alguns meses. A produção de cana é ,atualmente, a que mais esgota os solos, expõe á erosão, sem contar na perdas com a área desmatada. Pareada com a da soja, as duas monoculturas competem pra ver qual é a mais rápida em eliminar recursos naturais ao seu redor. O país que se vangloria pela abundância, diversidade e tudo mais pode botar tudo no bolso dos grandes agricultores e usineiros, achando que está fazendo um enorme bem pra atmosfera.
Resumindo, não a saída nenhuma, ou você prejudica a atmosfera ou prejudica o solo, de qualquer forma o planeta vai sofrer. Então não importa muito o que for feito infelizmente. E quando se fala em energia elétrica, lembrem-se das represas hidroelétricas que também destroem a fauna de certa forma.
Esse cara é um idiota. Inventou no Flow Podcast uma estatística que "40% das pessoas que ganhavam na loteria morriam após 3 anos". Sim, mais letal que vários tipos de câncer.
Estou no 1:54 e me sentindo vendo aqueles vídeos de "tal pessoa é illuminati" kkkk começa falando de pizza, 20 segundos depois sobre biocombustíveis kkkk mas enfim, esse q é o legal do canal, aborda vários temas interessantes com muito conteúdo em vez de apenas reproduzir listas da Internet. Parabéns pelo canal meu chará!
Cana-de-açúcar estraga o solo. Qualquer monocultura empobrece o solo, mas o processo de colheita da cana é muito infeliz. Pena que os produtores enxergam somente lucro e não há devida fiscalização para isso.
Mesmo fazendo o processo de adubação? sou leigo nesse assunto. Moro no interior de sao paulo, e vejo muito eles fazendo o processo de adubação e alternando com o plantio de amendoim.
@@Arnoudbr Sobre o empobrecimento do solo é no caso de você plantar somente um tipo de coisa, se voce plantar so café empobrece e etc, pois sempre deixam os mesmos nutrientes no solo, correto a se fazer é uma hora plantar uma coisa e outra hora outra. E os trabalhadores nada mais é que pessoas que moram em zonas rurais de plantação de cana e que se submetem a trabalhar por qualquer preço e situação, em baixo do sol dia inteiro fazendo trabalho repetitivo e que exige muito esforço é foda, o problema é que grande parte desses trabalhadores desconhecem seua direitos, e fazendeiros se beneficiam disso, fora que a fiscalização é rara nesses lugares
Como ele disse, qualquer monocultura empobrece o solo. A monocultura de algodão, junto com o uso de agrotóxicos e fertilizantes, foi o que fez com que o Mar de Aral quase desaparecesse, se é que já não desapareceu. E isso é só um exemplo. Tem o exemplo da monocultura de soja também, que deixou muitas terras completamente inférteis no Brasil, quando não houve um manejo ambiental adequado. Fonte: meu TCC foi sobre isso
@@samiraraujo1407, ao meu ver essa é a melhor forma, alimentar solo e alternância de cultura. Pena que nem todos os produtores pensam assim. Principalmente em terras arrendadas, onde há produtores que trabalham de forma criminosa, com um total desrespeito com o meio ambiente. Mas é questão de conscientização. Um outro problema é a queima sem controle da palha da cana-de-açucar para facilitar a colheita.
O planeta ta sempre sendo destruído com ou sem nós, se nós aceleramos esse processo então o planeta deveria é nos agradecer, já que somos tão ruins, pois estamos abreviando nossa própria existência.
O problema é q o consumo de tudo é muito alto, pq tem muita GENTE no planeta. Mas ninguém se preocupa em fazer políticas de controle de natalidade (Não q nem fizeram na China, mas pelo menos algumas políticas públicas de desestímulo das pessoas terem um monte de filhos)
Qual a tua sugestão pra isso? Eleger alguém pra apontar uma arma na cabeça do teu vizinho e impedir que ele tenha o segundo filho? Ou talvez roubar uma bela fração da produção dele se, por acaso, ele tiver esse segundo filho?
André Santos Complementando o comentário do rapaz, um método pra reduzir a taxa de natalidade é educar a população e ensiná-las sobre como é CARO pra criar um moleque, até a idade mínima de 18 anos(quando dói no bolso, a galera entende)
Araújo Farias 44 concordo. Mas isso não parte de uma política pública, parte de decisões individuais. Decisões que só podem ser tomadas, ou melhor, cogitadas, se removermos a apropriação de crianças - e das responsabilidades atreladas à essas - das mãos do Estado e devolvermos aos pais.
Decepcionado com você, nunca imaginei que fosse ignorante ao ponto de achar que regulação estatal é caminho pra boa mudança, uma lástima mas nao viu seguir um cara que defende ditadura
Eventos simples que passam despercebidos no dia a dia, porém que tem auto potencial lesivo: 1. Planfetos distribuídos nos centros da cidade; 2. Comida desperdiçada em self-service; 3. Água da chuva sendo contaminada instantâneamente ao cair em um rio sujo; 4. Comida desperdiçada em rodízios; 5. Aumento dos lixões a céu aberto; 6. Falta de descarte adequado para restos de obras.
Conversinha, isso é engenjaria social, a luz já tá um absurdo o preço sendo que já tem muitas pizzarias que usam fornos elétricos, querem que fiquemos mais depende te do sistema de pagar as coisas todo mês, luz, água, telefone, tv e etc...NÃO QUEREM QUE PROSPEREMOS.
A impressão que eu tenho é que qualquer coisa que a gente consome é muito prejudicial ao meio ambiente. Fica quase impossível não causar danos no meio ambiente
Sim, é verdade, tudo o que fazemos tem um impactos. Mas tendo consciência disso é possível fazer escolhas que prejudiquem menos, é isso o que temos que tentar fazer.
Para ser honesto, eles não consideram o que nós fazemos como pizza. Esta mais para um calzone aberto, porque pizza raíz mesmo é só queijo e quando muito uma coberturazinha e era isso
@@FeelJah2222 Muitíssimo obrigado professor Pasquale, por ter tido todo esse cuidado minucioso sobre minha escrita linguística e erros gramaticais, Mas, irei deixar meu sarcasmo desse mesmo jeito, de uma forma pseudo intelectual para gerar mais visualizações e discussão sobre o mesmo. Sou muito grato por vossa senhoria ter perdido seu precioso tempo com tão pouco, trazendo-me tuas prestações de serviço. E dando-me um banho de conjugações de verbo de nossa lingua portuguesa-BR na qual somos nativos. 😎👏👏👏👏 Meus agradecimentos jovem mestre.
Tá, mas é se essa madeira for reflorestada? O carvão que encontro nos grandes mercados geralmente é feito de eucalipto reflorestado. Não entra na mesma lógica dos biocombustíveis? Além do mais, é um tanto preocupante ocupar áreas agricultáveis, que deveriam estar produzindo comida, com produção de biocombustíveis. Melhor seria aperfeiçoar a eficiência de renováveis como eólica, solar etc. Não estou invalidando seus argumentos. Apenas derivando a discussão. Seus vídeos são ótimos, parabéns pelo trabalho!
Fernando, sobre outras fontes de energia renováveis, já estamos fazendo isso, mas os carros elétricos ainda não são tão viáveis quanto você usar etanol nos carros, né? Sobre ocupar áreas agricultáveis (eu nem sabia que existia essa palavra), acredito que não seja um problema, porque o problema não é a falta de comida, mas a má distribuição. Além de que há formas de aumentar a produção sem precisar de muito mais espaço, através de alimentos transgênicos, uso de agrotóxicos para evitar pragas, uso de hortas verticais (acho que é assim que chamam), entre outras soluções que vão sendo desenvolvidas com o tempo. Nem todas são perfeitas, mas vamos desenvolvendo conforme a ciência avança. Acredito que a fonte de todos os problemas é a população crescendo rápido demais, a população crescer mais em regiões pobres que em regiões mais ricas, portanto que poderiam contribuir mais com avanços científicos, e a população crescendo mais rápido do que os avanços vão sendo conquistados. Afinal, pode até ter mais pessoas, mas nem todas serão pesquisadores, e mesmo se forem, não significa mais dinheiro para investir, e quanto mais avançamos, mais difícil fica fazer mais avanço científico, certo?
O Estado não tem legitimidade alguma pra escolher o que eu posso ou não consumir. Errou feio nessa Pedro, defender a intervenção do Estado é lamentável.
Agora vamos regulamentar a madeira das pizzarias? Bacana, vamos regulamentar também o peido das vacas, a água da privada, a pança do obesos, enfim, vamos regulamentar até a vontade das pessoas de comer 🍕!
5:53 ou estaremos mais perto do fim e lembraremos como fomos idiotas e desperdiçamos tantos recursos de milhões de anos em tão pouco tempo. MUITO OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA.
Acho que daqui 100 anos "muito possivelmente" já não estarei entre vós. ;-) Enquanto eu como 2 pizzas por ano tem gente que come 2 por dia, oque mata é o exagero do consumo. Faz um video falando sobre a agropecuária bovina e o quanto de recursos é necessário para manter um boi até a idade de abate. ;-)
Não é só o exagero do consumo, mas também o fato de que o número de seres humanos na Terra aumenta exponencialmente. Se a população for de 1 pessoa e ela comer 10 pizzas por dia, quando a população for de 10 pessoas, cada uma só vai poder comer uma por dia. Então você tem que considerar nesse cálculo o crescimento da população.
O tanto de água que a pecuária gasta sem divulgar esses dados para a população é assustador, depois os tiozinhos na tv falam que precisamos fechar a torneira para escovar os dentes, como se fosse realmente super agravante... Parece até piada.
@@luana10oliveira Isso é falacioso. Não importa se a pecuária gasta água. O que importa é que temos que economizar o máximo possível. Sem contar que existe uma diferença entre consumir água produzindo e você apenas deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. O canal gringo Electroboom fez um vídeo usando uma válvula que permitiu que ele economizasse muita água. Deve ser uns 40% de economia. Se todos usassem isso em suas torneiras, o consumo de água cairia quase pela metade.
@@rodrigoappendino Nao estou insinuando que as pessoas devem desperdiçar água ou algo do tipo, minha crítica é direcionada a indústria. É claro que é preciso economizar, aqui em casa até a água da chuva uso para alguma coisa e parei de comer carne faz 4 anos (entre os motivos um deles é essencialmente o gasto excessivo de água). O problema é que as indústrias não alertam os consumidores visando o ganho, se nós encontrarmos cada vez mais caminhos para economizar melhor ainda. ps. por isso se fala muito sobre segunda sem carne
@@rodrigoappendino E não existe nada de falacioso em ter noção que o gasto de água que a pecuária faz e mais os milhares de desmatamentos é negativo. Falacioso são eles que escondem isso, nem as ONGs falam sobre... É sujo.
Faltou salientar que as pizzarias usam madeira reflorestada (normalmente eucalipto ou acácia) que retiraram carbono da atmosfera durante seu processo de crescimento. O carbono que as pizzarias e churrascarias emitem já foi removido da atmosfera, tem "peso zero" no cálculo de emissões de carbono. Diferente de usar gás ou carvão mineral (como a Índia faz), onde o carbono de milhares (ou milhões) de anos é desenterrado e emitido na atmosfera.
esse canal é um dos 5 do meu top five, e eu me inscrevi hoje, compartilhando pakas, meu irmao que é eng ambiental super elogiou esse video, alias esse video tbm me ajuda na area da saude...
O impacto socioambiental da alimentação é muito menosprezado mesmo. Nunca tinha parado pra pensar no impacto da forma de preparação do alimento, só da produção dele. Você podia fazer um vídeo sobre o impacto da produção de alimentos, como carnes/laticínios, monocultura e agrotóxicos/transgênicos, bem como as alternativas que estão surgindo ou sendo pesquisadas, como agroecologia, produção de carne em laboratório etc. É difícil achar vídeos em português sobre esse tema. Obs.: você se inspira no Vsauce? Acho que seus vídeos têm formato muito similar aos do Michael, e estava sentindo falta de um canal em português nesse formato. Muito bom!
As maiores emissões de gases do efeito estufa vêm da pecuária e as atividades ligadas a esse setor. O maior problema não está em como a pizza é feita, mas provavelmente no queijo de que ela é feita.
Parabéns pelo vídeo, adoro seu canal!!! Mas regulamentar, sério?! Talvez existisse mais carros elétricos se o Estado não gastasse tanto, precisando assim de muito imposto, o que encarece em muito a importação dessas novas tecnologias que vc informa no vídeo. E sem falar dos acordos do Estado com a indústria petrolífera que boicota e dificulta a entrada de concorrentes. E para regulamentar, é mais gasto e logo mais imposto. Será mesmo que vc quer mais regulamentação?
A iniciativa privada resolve tudo melhor do que o estado querendo colocar o dedo, que sempre acaba encarecendo o serviço e o pobre pagando o preço, como sempre, qlqr tipo de regulação estatal, DA MERDA.
Os dados referentes ao uso de madeira nas pizzarias também foi simplificado e não condiz com a realidade. Com certeza a maioria das pizzarias que utilizam forno a lenha (que sao minoria e nao 80%) nao usam essa quantidade de 138kg's, algumas usam mais mas a maioria usa menos. Isso é muita madeira.
Proibam a pizza com forno a lenha e eu serei a resistência de kalashnikov na rua
É foda, você me fez pensar que realmente é errado atacar as pizzarias pra ganhar cliques. Tem infinitos outros poluidores.
Aeee! Graças a Deus o melhor Ancap de todos assistiu essa merda desse video e inclusive comentou! Valeu Kogos!!! 👏👏👏😊😊😊
Homem lúcido acima
@@GryphonGamerBR Exatamente
@@rodrigocorcino9296 A maioria dos ecologistas só querem ajuda do estado.
Invés de incentivar práticas mais ecológicas, querem proibir...
Só faltou colocar na conta os gases emitidos pelas motos que fazem a entrega das pizzas.
Kkkkkk
achei que o vídeo era sobre isso
@ eu tbm kkkk
Pensei nisso também
As vacas que produzem os leites também tem impacto. Apesar do ar inofensivo, vacas, búfalos ou camelos são das maiores ameaças para o ambiente. A produção de carne e as emissões de gases destes animais contribuem em 18% para o aumento do aquecimento global. Mais do que o sector dos transportes (13,5%).
Jovem nomaR as mesmas motos que também entregam os produtos nas pizzaria para o preparo da mesma kkkk
Que tal pedir ao estado pra regulamentar os vulcões ativos?
Kkkkkkk bem isso
Kkk
E tbm regulamentar os peidos das vacas tbm kkkkkkk
Ok Boomer
regulamentar o sol
Eu não sei como ainda não surgiu uma Super Capivara Radioativa aqui em São Paulo... ótimo vídeo, Pedrão! Abraço!
Se tivesse uma usina nuclear em São Paulo, ou se os hospitais despejassem rejeitos de césio no rio Tietê, quem sabe?
Ou se toda população de São Paulo comesse uma quantidade absurda de banana por dia até produzirem excrementos radioativos com isótopos de potássio.
Esses dias vi uma capivara voadora e falante aq em São Paulo kkk
Ten '-' Rapaiz acho que a sua farofa na comida não era o que você pensava
@@eduardoavila646 Nunca nem vi
Ten '-' Que dia foi isso?
Tem uma pizzaria do lado do meu prédio e a chaminé fica ao lado da minha janela, é uma catinga de queimado das 17:00 as 23:00. Não aguento mais!!! kkkkk
Vc aqui bkkkkkk lol
Você esta em todo canto mds kkkk
Vc aqui rapaiz
Que lixo o UA-cam me desisncreveu
Taque fogo kkkk, vc poderia entrar na justiça para resolver um problema desses
Mude o nome do canal para Ciência: Dia Sim, Dia Não.
Cuida bem do meu like, mano
kkkkkkkkkkkkkkk perdi
Só é ciência quando me é conveniente xdxdxd
@@chaoky Se esse é seu conceito de ciência.....
@@PsyFernando67 esse é teu conceito de ciência, você rejeitou o vídeo simplesmente pq não concorda com oque você pensa
Nunca vi um canal tão pequeno comparado com outros youberes de 10 milhões. Mas mesmo assim e tão grande em conteudo de qualidade comparado a otros. Muito obrigado e ate proxima
Verdade
Verdade.
Tem canais menores e com conteúdo igualmente bom. Agora mesmo estava assistindo ao Diretas de Direito, com uns 2,9 mil inscritos.
Ever dad
Mas esse video é sem noção.
O co2 nao controla a temperatura da terra. Os oceanos e o sol tem papel fundamental e a emissao de gases vinda dos humanos nao destruirá a terra.
Gosto muito do canal, mas esse vídeo tem 2 erros:
1) pedir intervenção estatal. Se intervenção fosse boa o Brasil seria o melhor país do mundo
2) não considerar que a lenha tb é um bio combustível e segue as mesma lógica da cana/etanol: o produção de lenha nova absorve carbono que será 'devolvido' para a atmosfera durante a sua combustão
1)Existe intervenção boa e intervenção ruim. Nos países escandinavos o governo interfere bastante na sociedade e eles tem os maiores IDH do mundo.
2)A queima do etanol nos veículos passa por diversas regularizações de emissões e os carros são obrigados a terem filtros pra diminuir ao máximo a poluição. Fora isso também há leis para o plantio da cana, para proteger nossas florestas. Já a lenha usada nas pizzarias não tem regulação alguma, então podemos estar desmatando florestas para assar pizzas. É isso que o vídeo quis mostrar.
@@Ausknutz País escandinavo é o tipo um país que experimentou liberalismo e agora tá se fazendo de laboratório intervencionista? Me conte isso daqui a 10 anos, se essa intervenção vai ser legal para os escandinavos.
Puta intervenção boa, vamo tirar emprego de uma cambada de gente e prender/multar quem for contra essa proposta. Rumo ao futuro escandinavo!
Poisé, muito cômodo querer resolver a situaçao com violência, se ele acha ruim então uma solução pra isso que nao envolva ter que sair prendendo quem vende lenha seriam campanhas disso, ou entao montar a própria pizzaria ecológica.
O erro desse vídeo é existir
fico feliz demais de saber! ter esse tipo de cobrança como cliente também faz diferença. que tal comprar a pizza congelada e assar no forno de casa elétrico/a gás? pequenas mudanças grandes impactos.
Eu acho que o Estado deveria proibir os vulcões.
@Felipe Santos olando a sua abilidadi di portugis
@Felipe Santos parabéns senso comum kkk e ainda tá errado kkk a culpa é sim do Estado
@Felipe Santos qual brasileiro que todo ano compra um imóvel novo ? Só se for 2% da população do Brasil...
@Felipe Santos para com esse complexo de vira lata mano, não é só o brasileiro, é algo mundial. Mas eu concordo com seu comentário 👍
@Felipe Santos Foda-se, eu também sou natural, nem por isso eu posso fazer o que eu quiser, esses vulcões se acham os donos do mundo!!!
A Índia é foda meu, os caras defecam na rua, no rio em que se banham, mas nao pode usar carvão nos restaurantes, prioridades indianas...
Fora o cadáver que fica boiando no rio em quanto eles tomam banho .
E as vacas são tratadas como rainhas muuuu😬
Sem falar no museu dos ratos
Nunca pensei que veria um título de vídeo assim no UA-cam
Foi mal planeta, mas sem pizza não dá.
@@alexlisboa1000 fico imaginando se a terra tivesse uma consciência.. com ctz já teria fragmentado a crosta inteira de tanto abalo sísmico só pra exterminar as "pragas do plantio" hahaha
Sem planeta tbm não
Aí falou a bosta que sabe.
Sem forno a lenha não dá, se as pessoas que se preocupam com o meio-ambiente querem tanto que parem de usar madeira, inventem algo tão bom quanto e que seja mais sustentável.
As pessoas não entendem piada.
O “peido” que todos os humanos na terra emitem tbm traz um impacto gigantesco e ninguém fazendo nada 😂😂😂😂
@Felipe Santos Como que tu vai evitar pizza no forno? Kkkkk
@Felipe Santos Quem liga pra isso?
@Felipe Santos Se for por isso vc só anda à pé e descalço ,pq o material que qq calçado é feito depende de um despreendimento de energia , sem falar de automóveis , vc tbm só come comida orgância né ? Não compra nada industrializados ? Ou seja ou vc vive com o mínimo de dignidade ou dá bola pra essas merdas que tentam justificar em prol de um mundo que vai acabar e ñ podemos mudar fazer porra nenhuma
@Felipe Santos Fazer o que, né?
FODASE OS ANIMAIS, FODASE A EMISSAO DE CO2 PORRA EU QUERO COME PIZZA E DAR UMA BICUDA NO GATO Q FICA ARRANHANDO O CARRO DOS OUTROS
Ao invés de ser uma indústria aglomerada num lugar só, dividimos a indústria em minhares de pedacinhos e por todo os lugares....
O planeta morre, mas morre com pizza
Acho um jeito badass se morrer tipo afogado em pizza
n tu vai morrer queimado mesmo 🤦♀️
N teve graça
@Stickman Animações se eu digo que o planeta morre é pq estou falando da vida KKK rlx
@@MIDNIGHT黄 quem
Tudo acaba em pizza, Inclusive o MUNDO :V
o mundo continua vc sim vai acabar. Abss
o mundo n vai acabar, n cai nesse papo ecofascista
n caia nesse papo não man
Como a agropecuária que é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa, apenas 31% são causados por carros, chaminés, indústrias, entre outros.
Carvão não é madeira. Madeira também é um tipo de biocombustível.
Pensei exatamente a mesma coisa. Se o foco é a redução de emissão de gases de efeito estufa, queimar madeira parece ser muito mais sensato que, por exemplo, queimar gás natural. O cultivo de eucalipto tem sues próprios impactos ambientais, entretanto é renovável e no fim das contas o balanço de CO2 é bem inferior a qualquer combustível fóssil. Usar eletricidade pode ser pior ainda, especialmente em países que dependam fortemente de usinas termoelétricas, já que a eficiência das melhores usinas gira em torno dos 45%. Fornos elétricos não me parecem tão bons para o meio ambiente.
Mas as árvores demoram bem mais que a materia prima que constituí as biomassas. Ou seja, no longo prazo não é tão bom assim. Óbvio que não teria problemas usar o carvão vegetal em menor escala para a produção de alimentos se ,os outros setores da sociedade utilizassem fontes de energia não poluentes e renováveis.
O negócio é alguém inventar a máquina de comida de Star Trek, é apertar um botão e a pizza aparece.
Na vdd alguem tem que inventar a máquina do tá chovendo hambúrguer, aí ninguém nunca mais vai sentir fome
@@jricksan9116 Para a nuvem chover hambúrguer, cair no chão sujo tudo isso, cair em cima de rios e mares causando poluição, e impedir o sol de bater nas plantas pra impedir fotossíntese? Parabéns cara, foi mais idiota que o cabelo rastafari na tela ao lado.
@@goodsphire7396 iiiiii ó lá. Esse ai não conhece a zoeira não.
@@goodsphire7396 e outra. Eu não mencionei que a maquina iria pro céu não.
Substituir o forno a lenha por gás, não diminui o efeito estufa, e por elétrico, se a eletricidade vier de uma usina de carvão,
pode até aumentar o problema de poluição
"Podemos seguir o exemplo de um país que BANIU o uso de carvão em restaurantes"
Não acredito que ouvi um absurdo desses...
Podemos seguir o exemplo do Thanos que baniu a metade dos vulcões no mundo, faria mais sentido que esse absurdo
@Daniel Mezzomohoffmann Obrigado pelo elogio, mas infelizmente eu nasci no fim dos anos 90, faço parte da geração mais massificada e imbecilizada da história...
@@audrniasn kkkkkkkkkkkkkkkk
Engraçado, todas as mudanças globais que a ciência proporcionou, foram "absurdas", o planeta ser geoide foi um "absurdo", gravidade foi um "absurdo", relatividade foi um "absurdo".
se "absurdos" são avanços científicos para nossa sociedade, então só quero viver deles.
@@Belfegor3366 Primeiramente, vocÊ confunde o uso da palavra absurdo em um contexto ético/político e o uso dela em um sentido epistemológico.
Mudanças de paradigma cientifico podem sim ser consideradas absurdas em suas épocas, mas eu não me referia a elas quando usei a palavra absurdo. Eu me referia a ideia de que é valido expandir o poder e controle do estado ou alguma outra maquina burocrática (que por definição é na sua gigantesca maior parte controlado(a) por poucas pessoas) em um nível que pode-se interferir proibitiva e coercitivamente no uso comum de insumos que são em curto prazo obviamente inofensivos.
Segundamente, aparentemente vocÊ enxerga aquilo que poderíamos amalgamar como ciência moderna/contemporânea como se fosse um todo coeso em progressão. Ou seja, existem os "avanços" que são monólitos de certezas cientificas e tudo aquilo que se coloca de maneira opositiva ou simplesmente diferente a tais monólitos é automaticamente tido como "retrocesso". Isso não tem nada a ver com ciência moderna/contemporânea.
A ciência não é um processo linear "progressivo", ela tem um processo dialético, cheio de descontinuidades nas linearidades. É justamente por isso que os paradigmas mudam gerando os tais "absurdos". Logo, a mutua influencia existente entre a estrutura social/política e o desenvolvimento da ciência tem que ser pensada com muita cautela, tanto para não transformar a ciência em um mero instrumento de uma ideologia qualquer ou de interesses específicos, quanto para não tomar atitudes extremamente perigosas como normalizar a existência de um órgão qualquer que te coage e te proíbe de comprar qualquer coisa que possa ser considerada problemática a longo prazo.
A madeira utilizada como lenha é o eucalipto. A madeira seca de eucalipto tem uma densidade de 0,480 ton/m3, ou quase meia tonelada por metro cúbico. Um eucalipto chega a 50 metros de altura. Com um diâmetro médio do tronco de 1,5 metros, considerando que a árvore é um cone onde a base pode ter até 3 metros de diâmetro, e supondo a seção do tronco uma circunferência perfeita, temos uma área de π * (1,5)² = 7,06 metros quadrados para a seção. Multiplicando pela altura, temos 51,5 * 7,06 = 363,59 metros cúbicos de madeira. 363,59 m³ * 0,480 t/m³ = 174,5 toneladas de madeira seca por árvore de eucalipto. Levando em conta que a madeira seca é praticamente só carbono na forma de celulose , que um bosque tem milhares de árvores e que é constantemente replantado ... acho que a pizza está é salvando o meio ambiente ao exigir um combustível renovável capaz de sequestrar toneladas de carbono.
Sem contar que a queima de madeira libera calor e parte do carbono permanece na forma de carvão ou cinzas.
Só uma coisa, diâmetro médio do tronco de 1.5m?
@@TheShockChicky o eucalipto é um cone com base de até 3 metros de diâmetro. Ao invés de calcular a área do cone, arbitrei um cilindro de 1,5 de diâmetro.
Krl eu tava esperando um "comi o cu de quem tá lendo no final"
Por isso as pizzas de forno a lenha são top por causa da defumação dessa madeira
E convenhamos, pizza no forno elétrico nem é pizza!!
Até o ciência todo milênio tá pedindo mais estado vsf!
Eh foda né bicho. Ninguém aguenta mais a bota estatal chutando nosso rabo e ainda vem o doente pedir mais intervenção estatal
Não posso nem mais comer pizza em paz nessa porra que a democracia não deixa. É de cair o cu da bunda
Ciencia todo milênio kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@pauldelduque pera mas poluir não é ferir a liberdade alheia?
@@gabrielmichels2144 sim mas e a liberdade, é ferida ou não? Se você tá poluindo meu ambiente privado, você está ferindo minha liberdade, né?
população extinta e planeta morto tudo bem, mas viver sem pizza não tem como!
Concordo kkkk pizza é vida
kyoto concordo, eu AMO pizza!!!🍕
Esta série de comentários me lembra Albert Einstein: Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
*O nome do canal devia ser PoeSiência pq ISSO SÓ É POESIA BRASIL !!!*
SIENCIA COM S EEEEEEE CANAL DE CIENCIA MAIS N DE PORTUGUÊS
@@kakaxi-8884 Mano PoeCiência n seria taaaaoo maassaaa
@@bakauxi Maaaaaaas seria o certo ue
@@kakaxi-8884 É provável que o autor está dando mais ênfase à palavra poesia do que à palavra ciência, portanto é correto ele utilizar o S em vez do C
@@martytan é entao ;-; eu sla to no 5 ano ;-; tendi nd ... eu so sou uma crianca q gosta de videos de ciencia
Sem dúvida alguma,só me resta parabenizar este canal por um material de tão boa qualidade ,e de importância social , é um Vigoroso instrumento de promoção da consciência responsável, uma vez mais parabéns
Eu sou tão apaixonado por esse canal que ele começa falando de pizza e no meio passa pra carros e biocombustível e eu nem vejo a diferença
Tbm kkk
Pizzaria usa biocombustível também, que é o carvão vegetal
Alienado
Só sendo tapado hahahahaja
Não sei como começou com pizza, foi para pra ursos polares e cana de açúcar.
Deus abençoe os fornos à lenha e as pizzas deliciossas feitas neles. Depois desse vídeo amaldiçoado que darei preferência a pizzas desses tipos.
? Wtf
Tmj
Kkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk
Pizzas acabaram com minha boa forma......
...malditas delícias🍕🍕🍕
@Gustavo Miojo é muito queijo mano, chega a enjoar.
@Gustavo Miojo vou tentar fazer isso kaksk,mas sei lá,pra mim a de frango é melhor cara,tem frango e queijo, então fica perfeito.
e as vacas que peidam metano, deixa as pizzas poxa
Nós também liberamos metano no peido, mas em menor quantidade.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri
Poise. Se colocar um fósforo na hora do peido vai virar um cu-lança-chamas
O queijo que vc usa vem da vaca
Lucas Olegario eu so como pizza vegana hdsksjdbdk
Canal ciência todo dia, mas alguns dias depois de fumar um
Ele fala do trânsito de São Paulo e o trânsito que aparece no vídeo é de outro país. Ele fala 22 bilhões reais e aparece o dólar. Na hora que ele falou de super capivaras eu pensei que fosse aparecer um alce. Gostei do vídeo.
São só imagens ilustrativas, cara. Coisa simples.
@@nmtjohn Sim eu sei. Gostei muito do vídeo e amo o canal.
@METADATA, a Multimedia Piracy Workshops. KKKKKKKKKKKKKKKK
Na opinião do canal, usar gás de cozinha é mais ecológico que fogão a lenha pra fazer pizza, kkkkkkkkkkkkkkk.
O gas vem das profundesas e a madeira está na superficie, ou seja, faz parte do ciclo. Mas não podemos esquecer que a presença de carbono na atmosfera facilite o crescimento das plantas. Inclusive, só existe floresta por que no passado a atmosfera era rica em carbono.
Cara. O sabor da pizza pelo forno a lenha é bem mais gostoso!
A INTELIGÊNCIA em calcular o consumo de Madeira para os Fornos de Pizzarias (e outros estabelecimentos tmb,.. alem das motos de entrega etc..). Foi MUUITO ASSERTIVA.. Parabéns !!
Vc devia ter 1 milhão de inscritos no mínimo, sei q números n são oq importa, mas seu conteúdo é simples, direto e agradável. Me lembra até do Vsauce ou Dong, canais incríveis
mas é claro que numero importa..... o sonho de muita gente é ser youtuber e se sustentar fazendo video, sem views, sem centavos na conta, a maioria das pessoas que se dedicam a produzir videos fazem por dois motivos: ou para aparecer, ou para ganhar uns trocos nessa nova profissão..... ou os dois. em qualquer desses casos, o que importa é mesmo o numero de inscritos, views, etc
Ele tem quase 4 agora
O cara não pediu pra se escrever, vídeo bem explicado e curtinho, sem pedidos de Likes ou propagandas durante o vídeo.
Mas deveria pq eu me esqueço kkkk
Bem notado. O UA-cam tá ficando insuportável, fora o excesso de comerciais, tresloucados gritando para não pular o vídeo, tipo aquele chato do inglês, e o próprio UA-camr fica tempo além do suficiente pedindo like e inscrição.
Quando o canal é bom nem precisa, voce da o like de respeito no inicio do video
Ele não pediu pra escrever, mas vc veio nos comentários e fez questão de escrever, mito 👏
O pedido é para que a pessoa se lembre de deixar o like e ativar o algoritmo do youtube. 93% das pessoas que acessam meu canal, não dessa conta é claro, assistem os vídeos e vazam. Não se inscrevem, não dão like, não deixam um comentário. Consomem a informação boa, pq se fosse ruim o UA-cam ia parar de publicar o vídeo para outros, e nem agradecem. Pessoas como tu, dessa geração que acha que tudo deve ser "dado de graça". E sim, ele pediu para apoiar o catarse no final, pra ajudar a financiar o canal. Meu canal tem o custo de cerca de 700 dólares por mês, sem contar equipamento de áudio e câmaras pois é vídeo externo com viagens e cenas muito bem captadas, banco de musicas profissionais compradas... só me vejo jogando dinheiro e ele não volta. As views são altas mas não chegam nem perto de pagar os custos, 70 ou 90 dólares que se perdem quando a gente manda pro banco Rendimento. Graças a pessoas tolas como vc, bons youtubers ganham pouco e acabam por desistir, quanto bom canal que eu já vi parar, uma tristeza. Na Globo vc vai assiste e não perde os comerciais, ainda amaaaa. Se pudesse dava like na TV.
O cantor da desmanchada e ótima banda ENGENHEIROS DO HAVAI , HUMBERTO GESINGER , lançou sua carreira solo como cantor e também é um ótimo apresentador desse fantástico canal de CIÊNCIAS ( as mais variadas ) .
Parabéns pela dualidade de vivência . Cantar e tocar e saber FÍSICA não é fácil . Rejuvenesceu bastante também . Alguma lei da FÍSICA que ele não vai por em vídeo .
Parabéns pelo excelente canal .
Sério esse vídeo?? Cara os vulcões emitem mais dióxido de carbono do que as pizzas
Idai, ele não tá fazendo comparações de quem polui mais
o vídeo não é sobre quem polui mais, é sobre coisas que nem ao menos passam pela nossa cabeça na hora de somar os danos ambientais causados por nós mesmos e como esse tipo de coisa pode ser mudada. Pelo meu conhecimento, você não pode meter uma rolha em um vulcão.
@@pedrocarvalho3132 Vc por acaso avalia a quantidade de CO2 despreendida de cada coisa antes de comprar ? É muita cara de pau jogar a culpa em forno ,quando se tem indústrias e o escambal que ninguém da a mínima , esse cara aí deveria ser deputado pelo nível de proposição fútil que tem
@@saintlouisix_ ele falou sobre as chaminés de indústrias e como elas são o primeiro exemplo que vem em nossa mente de transmissores de Co2, como eu disse, o vídeo é sobre outros meios de poluição que nós nem ao menos percebemos que estão contaminando. não é porque ele falou de uma coisa que esteja aliviando para a outra.
o robozinhos do kogos estão comentando kkkkkkkkkkkkkkkk
Militou errado volte duas casas
A poluição atmosférica é causada por outras fontes MUITO MAIS POLUENTES e quem deve diminuir as emissões são os INDIVÍDUOS.
Mas o carbono liberado pelos fornos a lenha não são equivalentes ao biodiesel? Ou seja o carbono que elas liberam não é o mesmo que é capturado pelas plantas utilizadas para fazer carvão?
Jamais, pq não é só dele que é liberado CO2, ele soma a todos os outros emissores... então ultrapassa o que pode ser absorvido
Preciso achar a fonte, mas no Brasil o ciclo da cana é de 1 pra 9. ou seja, para cada unidade de energia colocada no cilo, retiramos 9. Só isso já faz toda a diferença.
@@FeelJah2222 mas pelo que eu sei a única soma de CO2 que é possível para atmosfera vem da origem de petróleo, pois este carbono estava preso a milhares de anos e quando nos extraímos este carbono e liberamos para atmosfera acrescentamos CO2 a mesma e assim ultrapassamos os níveis de carbono possível de ser renovado pela biomassa terrestre, como explicado no vídeo...ou estou enganado?
No caso do Brasil sim, pois nosso carvão é vegetal, no caso desses outros países que foram proibidos o carvão era o mineral. Ou seja, já não fazia mais parte do ciclo de carbono.
@@Kurashike justamente
nos primórdios, os seres humanos moravam em casas de palha ou madeira (talvez pedra, mas raro) e era a coisa mais comum do mundo ter pelo menos uma fogueira grande lá dentro, ainda maior quando era uma família grande (algo normal antigamente) naquela época ninguém reclamava disso e ninguém sofria com isso, creio que não seja as pizzas em si, mas outras coisas bem piores. E querer que o estado regule isso é terrível, se formos ver assim, deveríamos deixar ele cuidar de tudo que pode ser problema pra gente, oq é PERIGOSO DEMAIS, ele terá ainda mais argumentos para se dizer donos da gente
1º Não estamos nos primórdios da humanidade.
2º Ninguém falou em proibir ou regulamentar nada( o próprio fala isso no minuto 4:06).
3º se não gosta do conteúdo oq você tá fazendo aqui, provavelmente viu o vídeo do Teta Man (Paulo Kogos) e veio aqui só pra deixar esse comentário de alguém que claramente não viu o vídeo.
@@othiago6898 vai dizer q só pode aqui quem concorda com oq ele fala? gosto dos videos mas agr ele falou merda
Por que o processo de produção dos biocombustíveis é levado em consideração para a diminuição da poluição, mas o processo da produção da lenha das pizzarias não?
Carros são responsáveis por menos de 10% da poluição atmosférica no planeta. Os outros 90% a maior parte vem do setor agrário. E mais uma observação, os motores vem evoluindo constantemente para seguir as normas do EURO 5, isso sem contar carros híbridos e elétricos.
@@Bramble20322 Sinto dizer, mas faltou um pouco mais de atenção na leitura do comentário. Se ler novamente, não disse que 90% é exclusivo do setor agrário e sim que dos outros 90% a maior parte vem do setor agrário.
@@Diego-qf4bs , a quantidade de CO2 que o ser humano produz é uma piada frente ao que a natureza cria e absorve!
Temos de ter preocupação com outros gases ..... já o CO2 nem capaz de absorver calor é , para que tanto medo ?
sem falar que sem ele....não há vida
@@rafaelcoronato1521 aqui vemos uma pessoa q n estudou absolutamente nada sobre o assunto e quer pagar de inteligente.
Seus videos são sensacionais!!! Parabéns
Mas, partindo do princípio q a lenha nas pizzarias são madeira de reflorestamento (não sei se é, mas acho que é), então o que vc disse sobre os combustíveis de fontes renováveis também se aplica a madeira queimada no restaurante: a emissão de gás carbônico produzida pela sua queima é absorvida pelas árvores que são replantadas.
Se as árvores forem mesmo de reflorestamento acho que é isso, certo?
Conheci o canal por acusa do Arthur, mas me surpreendi com a qualidade dos conteúdos abordados.. Parabéns, um dos melhores canais que conheço
Moro em Ribeirão Preto a terra da cana e álcool, só me pergunto sobre as milhões de toneladas de agrotóxicos insumos variados ,fora a água q se gasta na produção de etanol , a área imensa usada p plantio não respeitam mata ciliar ,enfim etanol é uma opção mas não é a solução
Pois é, o video foi bem parcial nesse quesito.
@@SurvTrance Acredito que seja mais pelo motivo de não ser conveniente trazer esse sub assunto pra dentro do vídeo, iria prolongar muito e perder o foco do espectador. Mas quanto aos agrotoxicos, eles estão sendo cada vez menos utilizados, por conta de seu alto preço, os produtores perceberam que mais vale investir em tecnologia pra modificar geneticamente a planta e torná-la mais resistente as pragas.
Na plantação de cana de açúcar quase não se usa mais inseticidas para lagartas desfolhadoras, mas sim inimigos naturais dessas, como vespas que ovopositam em lagartas
Joaquim, sobre a água, acredito que não seja um problema tão grande, por causa do ciclo da água ser mais rápido que o do gás carbônico.
O petróleo demora milênios para se formar. Quando o queimamos, liberamos CO2 que vai demorar milênios para ser absorvido de novo.
Já no caso da água, quando a cana absorve a água, ela volta muito mais rápido para a natureza por causa da transpiração das plantas, talvez até da combustão do etanol, se liberar água, e outras coisas.
Sobre agrotóxicos, me incomoda um pouco como as pessoas não levam em consideração a possibilidade de haver um equilíbrio do uso de agrotóxicos. Quero dizer, ele pode fazer mal, mas não existem normas que fazem com que ele prejudique menos? E não é possível que sejam desenvolvidos agrotóxicos menos nocivos através de pesquisas?
Tem pessoas que são contra os transgênicos e não levam em consideração que alguns transgênicos são usados para aumentar a produção e torná-la resistente a pragas, eliminando a necessidade de agrotóxicos.
O que quero dizer é que me incomoda que dificilmente você acha alguma fonte confiável de informações sobre o assunto.
E não acho que o vídeo tenha sido parcial. É que os malefícios que você citou são menores que os do aquecimento global. Seria como você estar morrendo por uma doença e toma um remédio que te cura, mas ataca o fígado. É melhor viver com o fígado um pouco prejudicado do que morrer com o fígado saudável.
por isso gosto de ciência
"A ciência não tem medo de enfrentar o desconhecido
Pera, vi uma certa contradição no vídeo... Quando falava de automóveis a queima de biocombustíveis foi dada como solução, mas quando falou de pizzarias defendeu a queima de gás de petróleo?
O impacto da queima de biomassa (carbono reciclado da atmosfera) não deveria ser menor que a emissão de carbono oriundo de fontes foceis?
O vídeo é contraditório Marcos.
Ele diz que combustível veicular de origem vegetal (etanol) é bom, mas que combustível de origem vegetal na pizzaria (carvão vegetal) é ruim.
Os dois são obtidos por plantações e a plantação dos dois absorve carbono.
Nunca imaginei que daria dislike num vídeo desse canal
A questão da biomassa é meio complexa... apesar de ser de origem renovável e não fóssil, uma árvore demora muito tempo para crescer, e é queimada em pouco tempo, por isso na maior parte do tempo o saldo é mais gases estufa na atmosfera. Não sei se é essa a linha de raciocínio no vídeo...
@@ludmilamaiolini6811 raciocínio fraco, se o crescimento é lento, só significa que é necessário plantar mais para dar conta da demanda por lenha. É impossível queimar mais lenha do que a que foi produzida.
@@ludmilamaiolini6811 Mas a biomassa não é feita de árvores, mas sim de plantas de rápido crescimento como cana-de-açucar.
Tu é muito burro pqp, assiste o vídeo de novo meu deus do céu velho
Parece um pouco desonesto, intelectualmente, dizer que a solução da poluição atmosférica é queimar menos combustível pra emitir menos CO2. Concordo que seja preferível o uso das fontes renováveis. Como alternativa, pode-se pensar na produção do biocombustível, que recicla o carbono queimado com plantio da cana.
Enquanto pioneiro da prod. de etanol, seria bom pro país melhorar a oferta e distribuição do combustível, certo?
Porém, NÃO É como se a cana fosse menos agressiva ao meio ambiente. Se por um lado é péssimo vivermos sob uma constante nuvem de poluição, pode ser muito pior se a gente saturar a natureza, solos, rios com cana, esperando que o ecossistema não sofra nada com isso.
Lembra do que era a queima da cana a alguns anos atrás? Aqui no interior, a seca e fuligem tomavam as cidades "próximas" das fazendas. Até algumas cidades mais distantes sentiam os efeitos da seca. Mesmo após a proibição, não tem um ano que as queimadas deixem de acontecer, e ela dura alguns meses.
A produção de cana é ,atualmente, a que mais esgota os solos, expõe á erosão, sem contar na perdas com a área desmatada. Pareada com a da soja, as duas monoculturas competem pra ver qual é a mais rápida em eliminar recursos naturais ao seu redor.
O país que se vangloria pela abundância, diversidade e tudo mais pode botar tudo no bolso dos grandes agricultores e usineiros, achando que está fazendo um enorme bem pra atmosfera.
Ao menos um comentário coerente...!
Exatamente!
JÁ temos essa energia se chama nuclear.
Giovanni França só tem um pequeno problema nessa forma de energia, SE CHAMA LIXO RADIOATIVO.
Resumindo, não a saída nenhuma, ou você prejudica a atmosfera ou prejudica o solo, de qualquer forma o planeta vai sofrer. Então não importa muito o que for feito infelizmente. E quando se fala em energia elétrica, lembrem-se das represas hidroelétricas que também destroem a fauna de certa forma.
Qualquer coisa que fizermos pra reduzir impactos não vai nos garantir sobrevivencia, só uns anos a mais...
Mano quando me contaram eu não acreditei no nível da besteira. Mesmo após ter visto o vídeo ainda é difícil acreditar
Boa kogosminion !
Esse cara é um idiota.
Inventou no Flow Podcast uma estatística que "40% das pessoas que ganhavam na loteria morriam após 3 anos". Sim, mais letal que vários tipos de câncer.
Estou no 1:54 e me sentindo vendo aqueles vídeos de "tal pessoa é illuminati" kkkk começa falando de pizza, 20 segundos depois sobre biocombustíveis kkkk mas enfim, esse q é o legal do canal, aborda vários temas interessantes com muito conteúdo em vez de apenas reproduzir listas da Internet. Parabéns pelo canal meu chará!
eu ja achei tudo enrolação, e fui pulando até o min 3:09 que era o que eu queria saber mesmo
Que tirada genial, ter uma visão fora da caixa é essencial nesse momento onde existem muitos "crimes" e poucos culpados
Cana-de-açúcar estraga o solo. Qualquer monocultura empobrece o solo, mas o processo de colheita da cana é muito infeliz. Pena que os produtores enxergam somente lucro e não há devida fiscalização para isso.
Por favor, fale mais sobre isso. Obrigado!
Mesmo fazendo o processo de adubação? sou leigo nesse assunto. Moro no interior de sao paulo, e vejo muito eles fazendo o processo de adubação e alternando com o plantio de amendoim.
@@Arnoudbr Sobre o empobrecimento do solo é no caso de você plantar somente um tipo de coisa, se voce plantar so café empobrece e etc, pois sempre deixam os mesmos nutrientes no solo, correto a se fazer é uma hora plantar uma coisa e outra hora outra.
E os trabalhadores nada mais é que pessoas que moram em zonas rurais de plantação de cana e que se submetem a trabalhar por qualquer preço e situação, em baixo do sol dia inteiro fazendo trabalho repetitivo e que exige muito esforço é foda, o problema é que grande parte desses trabalhadores desconhecem seua direitos, e fazendeiros se beneficiam disso, fora que a fiscalização é rara nesses lugares
Como ele disse, qualquer monocultura empobrece o solo. A monocultura de algodão, junto com o uso de agrotóxicos e fertilizantes, foi o que fez com que o Mar de Aral quase desaparecesse, se é que já não desapareceu. E isso é só um exemplo. Tem o exemplo da monocultura de soja também, que deixou muitas terras completamente inférteis no Brasil, quando não houve um manejo ambiental adequado.
Fonte: meu TCC foi sobre isso
@@samiraraujo1407, ao meu ver essa é a melhor forma, alimentar solo e alternância de cultura. Pena que nem todos os produtores pensam assim. Principalmente em terras arrendadas, onde há produtores que trabalham de forma criminosa, com um total desrespeito com o meio ambiente. Mas é questão de conscientização. Um outro problema é a queima sem controle da palha da cana-de-açucar para facilitar a colheita.
Que maravilhoso é o ato de destruir o planeta, companheiros.
O planeta ta sempre sendo destruído com ou sem nós, se nós aceleramos esse processo então o planeta deveria é nos agradecer, já que somos tão ruins, pois estamos abreviando nossa própria existência.
Luan F que bosta em
Achei que no final vc ia começar a cantar, é visível sua paixão e esforço pra que esse canal continue dando certo e cresça.
O problema é q o consumo de tudo é muito alto, pq tem muita GENTE no planeta. Mas ninguém se preocupa em fazer políticas de controle de natalidade (Não q nem fizeram na China, mas pelo menos algumas políticas públicas de desestímulo das pessoas terem um monte de filhos)
Qual a tua sugestão pra isso? Eleger alguém pra apontar uma arma na cabeça do teu vizinho e impedir que ele tenha o segundo filho? Ou talvez roubar uma bela fração da produção dele se, por acaso, ele tiver esse segundo filho?
André Santos Complementando o comentário do rapaz, um método pra reduzir a taxa de natalidade é educar a população e ensiná-las sobre como é CARO pra criar um moleque, até a idade mínima de 18 anos(quando dói no bolso, a galera entende)
Araújo Farias 44 concordo. Mas isso não parte de uma política pública, parte de decisões individuais. Decisões que só podem ser tomadas, ou melhor, cogitadas, se removermos a apropriação de crianças - e das responsabilidades atreladas à essas - das mãos do Estado e devolvermos aos pais.
Isso já aconteceu naturalmente sem precisar de política alguma, a média de filhos por casal a 50 anos atrás era de 7, agora é de menos de 2
Decepcionado com você, nunca imaginei que fosse ignorante ao ponto de achar que regulação estatal é caminho pra boa mudança, uma lástima mas nao viu seguir um cara que defende ditadura
Kkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKK
eu amo ancap, me sinto inteligente quando vejo um
@@duzuba ok escravo
@@duzuba muuuuuu
Eventos simples que passam despercebidos no dia a dia, porém que tem auto potencial lesivo:
1. Planfetos distribuídos nos centros da cidade;
2. Comida desperdiçada em self-service;
3. Água da chuva sendo contaminada instantâneamente ao cair em um rio sujo;
4. Comida desperdiçada em rodízios;
5. Aumento dos lixões a céu aberto;
6. Falta de descarte adequado para restos de obras.
Conhece o climatologista LCMOLION ? Oque acha da tese do resfriamento global?
Conversinha, isso é engenjaria social, a luz já tá um absurdo o preço sendo que já tem muitas pizzarias que usam fornos elétricos, querem que fiquemos mais depende te do sistema de pagar as coisas todo mês, luz, água, telefone, tv e etc...NÃO QUEREM QUE PROSPEREMOS.
Você trouxe a tona algo que nunca pensei, assim como tantos outros n perceberam. Bom vídeo.
Caramba, que vídeo perspicaz! Saiu da Pizza para a poluição, abordando vários aspectos do combustíveis versus meio ambiente. Ótimo vídeo. :)
Perdi 50 pontos de QI depois desse video:
A impressão que eu tenho é que qualquer coisa que a gente consome é muito prejudicial ao meio ambiente. Fica quase impossível não causar danos no meio ambiente
Sim, é verdade, tudo o que fazemos tem um impactos. Mas tendo consciência disso é possível fazer escolhas que prejudiquem menos, é isso o que temos que tentar fazer.
"Muitas vezes, coisas que nem nos damos conta, têm impactos severos ao meio ambiente", leia-se: AGROPECUÁRIA...
!!!!!
lá vem o jovem burro que não sabe de porra nenhuma. Não quer mais ter comida no prato, agora?
@@schizo33 esse ai tinha que produzir o próprio alimento pra ele perceber o quāo difícil é cultivar e criar.
*Italianos, americanos e paulistas (mais alguém ?) se revoltaráram (escrita errônea propositalmente) com esse vídeo.*
;V
Revoltam!
Para ser honesto, eles não consideram o que nós fazemos como pizza. Esta mais para um calzone aberto, porque pizza raíz mesmo é só queijo e quando muito uma coberturazinha e era isso
E paulistas... 😐
@@FeelJah2222 Muitíssimo obrigado professor Pasquale, por ter tido todo esse cuidado minucioso sobre minha escrita linguística e erros gramaticais, Mas, irei deixar meu sarcasmo desse mesmo jeito, de uma forma pseudo intelectual para gerar mais visualizações e discussão sobre o mesmo.
Sou muito grato por vossa senhoria ter perdido seu precioso tempo com tão pouco, trazendo-me tuas prestações de serviço. E dando-me um banho de conjugações de verbo de nossa lingua portuguesa-BR na qual somos nativos.
😎👏👏👏👏
Meus agradecimentos jovem mestre.
@@CaioStriker Rsrs ta OK meu camarada "pidão" irei acrescenta-los.
:V
Pedro seria interessante um vídeo falando do grau estimado, se houver, da contribuição humana com as mudanças climáticas.
Tá, mas é se essa madeira for reflorestada? O carvão que encontro nos grandes mercados geralmente é feito de eucalipto reflorestado. Não entra na mesma lógica dos biocombustíveis? Além do mais, é um tanto preocupante ocupar áreas agricultáveis, que deveriam estar produzindo comida, com produção de biocombustíveis. Melhor seria aperfeiçoar a eficiência de renováveis como eólica, solar etc.
Não estou invalidando seus argumentos. Apenas derivando a discussão.
Seus vídeos são ótimos, parabéns pelo trabalho!
A questão é a emissão de CO2
Exatamente. Durante o crescimento, a árvora captura CO2 da atmosfera, que retorna durante a queima.
Pizza não é problema.
Fernando, sobre outras fontes de energia renováveis, já estamos fazendo isso, mas os carros elétricos ainda não são tão viáveis quanto você usar etanol nos carros, né?
Sobre ocupar áreas agricultáveis (eu nem sabia que existia essa palavra), acredito que não seja um problema, porque o problema não é a falta de comida, mas a má distribuição. Além de que há formas de aumentar a produção sem precisar de muito mais espaço, através de alimentos transgênicos, uso de agrotóxicos para evitar pragas, uso de hortas verticais (acho que é assim que chamam), entre outras soluções que vão sendo desenvolvidas com o tempo. Nem todas são perfeitas, mas vamos desenvolvendo conforme a ciência avança.
Acredito que a fonte de todos os problemas é a população crescendo rápido demais, a população crescer mais em regiões pobres que em regiões mais ricas, portanto que poderiam contribuir mais com avanços científicos, e a população crescendo mais rápido do que os avanços vão sendo conquistados. Afinal, pode até ter mais pessoas, mas nem todas serão pesquisadores, e mesmo se forem, não significa mais dinheiro para investir, e quanto mais avançamos, mais difícil fica fazer mais avanço científico, certo?
esse vídeo me causou um serio impacto, a fome
Eu amo esse canal! ❤️
O Estado não tem legitimidade alguma pra escolher o que eu posso ou não consumir. Errou feio nessa Pedro, defender a intervenção do Estado é lamentável.
o meio ambiente é mais importante do q comer pizza, só trocar forno a lenha pra forno eletrico n muda o sabor da pizza, ainda continua sendo pizza
Agora vamos regulamentar a madeira das pizzarias? Bacana, vamos regulamentar também o peido das vacas, a água da privada, a pança do obesos, enfim, vamos regulamentar até a vontade das pessoas de comer 🍕!
sim
E a gente resolveu tudo com uma pandemia para manter os carros dentro das casas kkkk
5:53 ou estaremos mais perto do fim e lembraremos como fomos idiotas e desperdiçamos tantos recursos de milhões de anos em tão pouco tempo.
MUITO OBRIGADO E ATÉ A PRÓXIMA.
exatamento o que eu pensei
AHHHHHH, VSFD!!!! O HOMEM PRODUZ FOGO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA E, AGR VAMOS TER QUE PARAR COM ESSA MERDA!!!
Seu canal é muito legal, sempre mostrando soluções pra problemas.
Acho que daqui 100 anos "muito possivelmente" já não estarei entre vós. ;-) Enquanto eu como 2 pizzas por ano tem gente que come 2 por dia, oque mata é o exagero do consumo. Faz um video falando sobre a agropecuária bovina e o quanto de recursos é necessário para manter um boi até a idade de abate. ;-)
Não é só o exagero do consumo, mas também o fato de que o número de seres humanos na Terra aumenta exponencialmente.
Se a população for de 1 pessoa e ela comer 10 pizzas por dia, quando a população for de 10 pessoas, cada uma só vai poder comer uma por dia. Então você tem que considerar nesse cálculo o crescimento da população.
O tanto de água que a pecuária gasta sem divulgar esses dados para a população é assustador, depois os tiozinhos na tv falam que precisamos fechar a torneira para escovar os dentes, como se fosse realmente super agravante... Parece até piada.
@@luana10oliveira Isso é falacioso. Não importa se a pecuária gasta água. O que importa é que temos que economizar o máximo possível. Sem contar que existe uma diferença entre consumir água produzindo e você apenas deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes.
O canal gringo Electroboom fez um vídeo usando uma válvula que permitiu que ele economizasse muita água. Deve ser uns 40% de economia. Se todos usassem isso em suas torneiras, o consumo de água cairia quase pela metade.
@@rodrigoappendino Nao estou insinuando que as pessoas devem desperdiçar água ou algo do tipo, minha crítica é direcionada a indústria. É claro que é preciso economizar, aqui em casa até a água da chuva uso para alguma coisa e parei de comer carne faz 4 anos (entre os motivos um deles é essencialmente o gasto excessivo de água). O problema é que as indústrias não alertam os consumidores visando o ganho, se nós encontrarmos cada vez mais caminhos para economizar melhor ainda. ps. por isso se fala muito sobre segunda sem carne
@@rodrigoappendino E não existe nada de falacioso em ter noção que o gasto de água que a pecuária faz e mais os milhares de desmatamentos é negativo. Falacioso são eles que escondem isso, nem as ONGs falam sobre... É sujo.
Alarmismo é pura propaganda, vc tá confundindo ficção científica cm divulgação científica. Esse tipo de vídeo é um desserviço a comunidade científica.
Faltou salientar que as pizzarias usam madeira reflorestada (normalmente eucalipto ou acácia) que retiraram carbono da atmosfera durante seu processo de crescimento. O carbono que as pizzarias e churrascarias emitem já foi removido da atmosfera, tem "peso zero" no cálculo de emissões de carbono. Diferente de usar gás ou carvão mineral (como a Índia faz), onde o carbono de milhares (ou milhões) de anos é desenterrado e emitido na atmosfera.
Eh um caminho sem volta, meu medo é que exista reencarnação, pq o mundo do futuro vai ser tenebroso...😔
relaxa, a menos que você seja muito azarado, não irá se lembrar dessa vida ou das anteriores.
Se existir reencarnação, então torça pra você nascer em 1988 ou 1997, só assim você vai sentir paz e alívio.
Vdd com tanto mongol que nem esse "cientista" eu tbm estaria com medo
Gostei de muito dos seus vídeos porque faz agente aprender física e não decorar fórmulas
esse canal é um dos 5 do meu top five, e eu me inscrevi hoje, compartilhando pakas, meu irmao que é eng ambiental super elogiou esse video, alias esse video tbm me ajuda na area da saude...
Só eu que vim pelo Paulo kogos?
Não. Vim pelo Joaquim Teixeira kkkkk
PauNo Cugos***
Esse cara ta doido. Ele não está propondo a proibição dos fornos à lenha, está!? Mano, o aquecimento global não é antropogênico.
assistiu o vídeo?
Sim, mas não estou acreditando.
O impacto socioambiental da alimentação é muito menosprezado mesmo. Nunca tinha parado pra pensar no impacto da forma de preparação do alimento, só da produção dele. Você podia fazer um vídeo sobre o impacto da produção de alimentos, como carnes/laticínios, monocultura e agrotóxicos/transgênicos, bem como as alternativas que estão surgindo ou sendo pesquisadas, como agroecologia, produção de carne em laboratório etc. É difícil achar vídeos em português sobre esse tema.
Obs.: você se inspira no Vsauce? Acho que seus vídeos têm formato muito similar aos do Michael, e estava sentindo falta de um canal em português nesse formato. Muito bom!
Caralho que ecofacismo kkkkk
Muito idealismo ecológico mas pouco conhecimento econômico!
mais ou menos queimar madeira ou plantas deixa a conta de CO2 no zero a zero nao faz muita diferença
As maiores emissões de gases do efeito estufa vêm da pecuária e as atividades ligadas a esse setor. O maior problema não está em como a pizza é feita, mas provavelmente no queijo de que ela é feita.
Comendo 🍕 e assistindo
Resumindo: O mundo vai acabar em pizza! :)
Eu prefiro morrer deitado nessas delícias.
As emissões não seriam neutras? A madeira é uma fonte renovável.
Se a cana vale, pq madeira não vale?
@@guilhermec.pilatti4805 exatamente
Sou a favor do ESTADO regulamentar TUDO. A vida das pessoas e tudo o que elas tem que fazer. Só para "Salvar o planeta".
Muuuuu! 👏
Parabéns pelo vídeo, adoro seu canal!!! Mas regulamentar, sério?! Talvez existisse mais carros elétricos se o Estado não gastasse tanto, precisando assim de muito imposto, o que encarece em muito a importação dessas novas tecnologias que vc informa no vídeo. E sem falar dos acordos do Estado com a indústria petrolífera que boicota e dificulta a entrada de concorrentes. E para regulamentar, é mais gasto e logo mais imposto. Será mesmo que vc quer mais regulamentação?
A iniciativa privada resolve tudo melhor do que o estado querendo colocar o dedo, que sempre acaba encarecendo o serviço e o pobre pagando o preço, como sempre, qlqr tipo de regulação estatal, DA MERDA.
Os dados referentes ao uso de madeira nas pizzarias também foi simplificado e não condiz com a realidade. Com certeza a maioria das pizzarias que utilizam forno a lenha (que sao minoria e nao 80%) nao usam essa quantidade de 138kg's, algumas usam mais mas a maioria usa menos. Isso é muita madeira.
Quando eu vejo os comentários de Anarco Capitalistas e discordo deles eu vejo que eu estou no caminho certo.
Obrigado, Deus