Caro Prof. sou seu fã, fico impressionado como as pessoas são mau agradecidas assistem aos vídeos aprendem e não dão o like, absurdo. Fiz um amplificador por sua indicação o P3A do Australiano, ficou excelente o layout foi meu seguindo as características do criador do amplificador. É meu amplificador de uso, parabéns Professor Eloy.
Não aprende quem não quer nada com nada. Isso é conteúdo de verdade. Só tenho a agradecer pela didática, por compartilhar conosco seus conhecimentos, por nos ajudar a aprendermos mais e mais, seja para se profissionalizar, seja para usar como hobby. Infelizmente muitos acham que voltar ao básico é regredir, mas mal sabem que é aprender mais, somente de uma forma diferente do que aprendeu anteriormente. Sucessos em sua vida pessoal e profissional repleta de bênçãos a você, seus familiares e telespectadores. Agradeço-o de coração por compartilhar conosco seus conhecimentos. Você não imagina o quão é gratificante, querido autor.
Um valeuzão pelo post; hove um dia em que alguns homens disseram que foram à lua;até provaram que focinho de porco não é tomada; logo apresentaram um punhado de terra que pegaram lá na lua! Na minha opinião o pó que apresetaram para os humildes humanos não é terra. Imaginamos ,aliás, quem é do ramo já é conhecedor de que um aparelho eletro-eletrônico compõe-se de vários componentes para a tal função; ainda na conclusão de sua parte elétrica, logo vemos o fio de aterramento; no conceito a função deste fio podendo ser malha de aterramento, como em veículos automotores. Imaginem um circuito eletrônico feito na lua; o fio de aterramento perderia este nome; dar-se ia como fio de ALUAMENTO! !
Muito bom seus vídeos de elétrica e eletrônica e realmente uma faculdade no UA-cam e a primeira vez que eu vejo uma aula, com muitos detalhes , especificado em voltagem pressão elétrica ,e amperagem intensidade elétrica (fluxo de elétrons por segundo e what potência ,eu sou contra traduzir what falar cats uma vez que né próprio não se traduz eu já conhecia ,eu sou eletricista diplomado assisto seus vídeos por serem ótimos
Realmente, sem dúvida, este canal é o melhor em eletrônica. A didática dele é absolutamente perfeita indo de encontro àquilo que é importante e que realmente ensina sempre alcançando o seu propósito. Parabéns !!!
Conhecimento e humildade é fora de serio! Sou fã D+!!! Mas por ser um assunto delicado e um alicerce para os iniciantes, poderia ter elucidado melhor as questões e escolhido melhor as palavras. Pois sei que teria potência de sobra pra isso!!! Rsss ( ^_^) Grande abraço professor!! E que Deus te abençoe hj e sempre!!
Muito obrigado Rubem! Sim, é verdade, tento sempre simplificar ao máximo, mas às vezes é difícil trocar os termos que usamos há tantos anos, aos poucos vamos aprimorando! Abcs!!
Boa tarde meu amigo eu sou escrito, faz muito tempo só não comentava , mais tô sempre aprendendo não sei muita coisa de eletrônica mais o que sei aprendi olha na internet, eu dou de São Luís Gonzaga RS, um abraço fique com Deus , quando eu tiver alguma dúvida vou lê pergunta se não me levar a mal ok,
Valeu Elói! Grato! Quão bom lembrar, relembrar, estudar, as grandezas elétricas...estão presentes na vida de todo ser humano e "sendo comum" passam despercebidas, porém percebe-se em sua falta... Bom citar grandes nomes e seu legado, muitas vezes construído a longos anos, as vezes inventando, completando, aperfeiçoando, sempre à base de muito estudo/pesquisa...hoje podemos desfrutar e não podemos esquecer ou deixar de fazer conhecer esses ícones e seus legados... Abraço! Ótimo fim de semana!
Ñ ENTENDO PRATICAMENTE NADA DESSE ASSUNTO ,MÁS ESTOU BUSCANDO SABER EXATAMENTE ISSO AÍ; ATÉ QUÊ ACHEI ESSE VÍDEO,GRAÇAS A DEUS PELA SUA EXPLICAÇÃO;VOU ME ESFORÇAR PARA APRENDER
Olá Eloy, gosto muito de ver seus videos mesmo que eu já saiba do assunto, sua didatica é excelente. Obrigado por sempre estar colaborando com a comunidade. Forte abraço
@@Electrolab-Eletronica um consumo de uma amperagem alta saíndo de uma tensão pequena não prejudica os componentes? Ou mesmo impossibilita o funcionamento?
Excelentes lembretes experimentais sobre "Como medir tensão e corrente elétrica com um multímetro!" Nota dez também para a explicação "o que significa a tensão e a corrente elétrica nominais numa fonte"! Parabéns! Foi Show! Você tem algum vídeo sobre: 1) "Como fazer um indicador com LEDS para saber se uma bateria ou uma pilha atingiu sua capacidade máxima de carga elétrica usando uma fonte de 5 Volts?" 2) Pode realmente recarregar "pilhas e baterias não recarregáveis?".
Obrigado Fabrício! Para saber se uma bateria carregou completamente basta monitorar a corrente de carga com um amperímetro, quando ela estiver próxima a zero, considerando que a tensão nominal de carga está pouco acima da nominal da bateria, ela atingiu a carga máxima. Maiores detalhes sobre pilhas, baterias e cargas, há um vídeo no canal sobre o assunto: ua-cam.com/video/61FiqOntOnA/v-deo.html . Sobre carregar pilhas não recarregáveis, é até possível em parte reverter a reação química interna, gerando mais carga disponível, mas o aproveitamento é pequeno, além de não ser recomendável.
@@Electrolab-Eletronica Como usei errado o amperímetro do meu multímetro digital Hikari HM-2090 para medir corrente elétrica. Eu coloquei foi o amperímetro em paralelo. Esse procedimento faz que o multímetro não preste mais, ou só queimou o fusível de proteção? Li pela a primeira vez o manual desse meu multímetro e parece que ele tem dois fusíveis de proteção!
@@Electrolab-Eletronica Você tem algum vídeo explicando como saber a capacitância de um aparelho elétrico ou eletrônico por exemplo de um ventilador sabendo só a potência e a voltagem estampada nele?
Boa meu amigo! Essa aula é boa para tirar as dúvidas de quem ainda não entendeu bem esse assunto! O amigo poderia me indicar uma marca e modelo de rádio a pilhas, compacto, para eu comprar para minha mãe? O rádio velho ela jogou fora, era apenas o mini auto falantes que queimou a bobina e eu não achei um igual para comprar, pois era bem pequeno! Apesar de ter dado um rádio com cd player para ela a pouco tempo, ela gosta de um pequeno rádio de pilhas para ouvir as rádios que ela gosta. O pior é que ela gosta de ouvir uma rádio comunitária que vive com a frequencia quase por cima de outra lá em São Gonçalo, acho que é uma rádio de igreja. Ela sempre acha que o rádio tá ruim, mas não é isso! Aja seletividade nesse caso!
Obrigado Michel! Não tenho visto muitos desses portáteis, mas para evitar problemas eu escolheria um de marca tradicional como Philips, Sony ou Aiwa. Há um portátil da Philips abaixo de R$100, no mercado: www.americanas.com.br/produto/124615605/radio-torcedor-de-pilha-philips-ae1500x-78-am-fm-com-entrada-para-fone-de-ouvido-preto?WT.srch=1&opn=YSMESP&sellerid=18552346000168&epar=bp_pl_00_go_ad_todas_geral_gmv&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&i=56f30ab2eec3dfb1f8ebb847&o=5660bbaa26a311ff8bc6ec1c&gclid=Cj0KCQiAnb79BRDgARIsAOVbhRoQEjR_M-tGbyKGgRmOb3HgYs6_3dqjae5LyTRoSrysw-RoyoAHU90aApWzEALw_wcB
@@Electrolab-Eletronica Eu tinha comprado um Philco para ela, mas não durou muito! Ela gostava de um Philips antigo que emprestou e não devolveram e um sharp mais antigo ainda. Vou procurar ver se tem aqui na loja americana express, se não tiver, compro pelo site, gosto da philips. Apesar que nesse link que o amigo mandou diz que é fabricado pela Gibson Innovations, isso está na ficha técnica. Eu dei um micro system que ganhei para ela, mas ela não liga, acho que não sabe mexer nele, pois tá quase tudo no controle remoto.
Sim, é bom conferir o fabricante! De qualquer forma, o projeto deve ser Philips para pode usar a marca. Os Sony são um pouco mais caros, mas também parecem bem robustos.
Meu amigo suas aulas são ótimas. Me permita fazer uma pergunta, você trabalha em qual área e qual sua formação ou cursos que você fez? estou perguntando porque percebo que você tem muito conhecimento e eu estou querendo me aprofundar porque ainda sou muito leigo.
@@Electrolab-Eletronica Rapaz, vou ter que estudar muito para chegar no seu nível kkkk. estou concluindo o eletrotécnico. vlw meu amigo. deus te abençoes e continue postando suas aulas.
Elói boa noite. Qual transformador usar para usar em uma resistência de 300w? Sabendo que que está resistência precisa aquecer o suficiente para cortar film plástico que estimamos ter que aquecer em torno de 180⁰ a 250⁰.
Olá Júnior, depende de vários fatores. Qual a tensão usada, com sem circuito de controle, etc. Como base, considere que o trafo precisa ter potência pelo menos 20 a 25% maior que a da resistência.
Boa noite Sergio! Há um vídeo antigo no canal que trata desse assunto, dê uma conferida: ua-cam.com/video/rNWH-s65_w0/v-deo.html Além disso, há algumas recomendações de cursos online de terceiros, na descrição deste vídeo.
Eu liguei, um temprizador digital de 12V, uma ventoinha 12V e um termostato também de 12V numa única fonte. 12V😁 O temporizador seria para um motor de rolagem usado em chocadeira elétrica. O que ocorreu foi o seguinte: Com o motor desligado tudo funciona as mil maravilhas... Porém, quando eu liguei o motor o termostato fumaçou. Puxei da tomada imediatamente e conferi todo o circuito pra ver se havia, como de costume, feito alguma merda.😬 Não encontrei nada de errado. Daí, com o motor desligado, liguei o sistema novamente e tudo funcionou como esperado😀. Então, pra finalizar fiz a merda de ligar o motor novamente achando que a fumaça havia sido fruto da minha imaginação.🤭 Resultado: O pau de fumaça subiu logo abaixo do visor do termostato. De novo.☹️ Novamente desliguei o motor de rolagem pra ver, e o bichim, termostato, se mostrou guerreiro!💪 Agora vamos ao que me troxe novamente aqui: Que diabrura é essa?! Por que isso ta acontesendo?😔 Ontem o cliente me ligou dizendo que o termostato ta apresentando mau funcionamento. Com certeza por conta da fumacera... Irei assumir a responsabilidade e trocar o termostato. Mas até lá eu gostaria demais de saber o que acontece... que alteração o motor que é alimentado pelo relê do teporizador pode causar a ponto de alterar a alimentação do termostato fazendo com que o mesmo venha"queimar"!?🤔🤔🤔🤔🤔 Bom dia.😊
O problema que você está enfrentando pode estar relacionado a vários fatores, entre eles interferência eletromagnética, motores DC, como o de rolagem que você mencionou, podem gerar interferências eletromagnéticas quando estão em operação. Essas interferências podem afetar circuitos sensíveis próximos, como o do termostato, causando mau funcionamento ou até danos. Picos de tensão, quando o motor de rolagem é ligado, ele pode gerar picos de tensão que momentaneamente aumentam a tensão no circuito, causando estresse nos componentes do termostato. Isso pode explicar a fumaça e o mau funcionamento. Se a fonte de 12V não for capaz de fornecer corrente suficiente para todos os dispositivos, especialmente durante o acionamento do motor, pode ocorrer uma queda de tensão momentânea ou uma sobrecarga que danifica o termostato. Mesmo que a tensão nominal seja 12V, a corrente necessária para o motor de rolagem pode ser alta o suficiente para causar problemas. Você pode tentar adicionar filtros de EMI ao motor para reduzir as interferências. Colocar um diodo em paralelo com o motor (polarizado corretamente) pode ajudar a mitigar picos de tensão. Se possível, use uma fonte separada para o motor de rolagem para evitar que interfira nos outros componentes. Seria bom revisar o projeto para evitar que o novo termostato sofra o mesmo problema.
Com certeza absoluta o termostato novo terá uma fonte só pra ele. Ainda assim eu precisava saber os possíveis fatores que possam ter contribuído pra "queima" do termostato. Obrigado. Ajudou muito mesmo!🤝
Excelente trabalho. Sabe porque existe muita dúvida sobre eletricidade? Porque o modo como se explica a eletricidade não é adequado. O professor apenas diz que Tensão é a força que impulsiona os elétrons, que Corrente é o fluxo ordenado no condutor e que Resistência é a oposição a passagem da corrente. Depois disso enfiam lei de ohm nos alunos. Os infelizes ficam calculando resistência equivalente, queda de tensão e corrente que circula sem nenhum paralelo com a vida real. Não fazem nenhuma demonstração prática pra facilitar o entendimento do aluno. Utilizam a matemática como o único caminho pra explicação do fenômemo. A matemática é apenas uma ferramenta. O resultado é que o aluno aprende mas não compreende a eletricidade. Parabéns meu amigo, pelas demonstrações e analogias aplicadas em seu vídeo.
Boa explicação! Uma dúvida. Se V = Rxi, pq quando faço a medição com o multímetro, a tensão de 220v mostra uma leitura de amper menor do que a 110, pra mesma resistência? Aumentando V não subiria I, por serem diretamente proporcionais?
Obrigado! Para a mesma resistência a corrente é sempre maior, nunca menor. O que ocorre é que em equipamentos de potência fixa, como chuveiros e outros, a corrente em 220V é menor para manter a mesma potência de saída que em 110V, cuja corrente é maior. Neste caso a resistência do equipamento muda conforme a tensão de entrada.
Eu sendo leigo no assunto já tive que ouvir de um eletricista profissional que, um transformador de 3000 queima uma fritadeira. Ele alegou que o transformador teria que ter capacidade menor que a carga. ( transformador de 127v para220 v ou 220v para 127v)
@@Electrolab-Eletronica sou apaixonado por eletricidade mas não tenho condições de fazer cursos na área. Mas me inscrevi no seu canal tenho certeza que vou aprender muito com você 👍
@@Electrolab-Eletronica sou apaixonado por eletricidade mas não tenho condições de fazer cursos na área mas me inscrevi no seu canal tenho certeza que vou aprender muito com você 👍
Sobre medições de tensão x corrente = potencia, gostaria que me tirassem essa dúvida. Moro em Parnamirim-RN e a minha instalação residencial é trifásica . Uma fase está , normalmente, acima de 220 V ac (+- 224 V), a 2a fase
Olá Arthur! Realmente uma situação delicada! Há um grave desbalanceamento entre as fases, precisa recorrer a Ouvidoria da Concessionária ou a Aneel mesmo. Pois isso pode prejudicar o funcionamento de certos eletrodomésticos, especialmente os que usam motores e compressores. Quanto ao consumo, ele é cobrado pela potência ativa fornecida e não pela corrente ou por potência reativa, portanto não vejo problemas com relação ao custo.
@@Electrolab-Eletronica Desculpe! Se potencia é igual a tensão x corrente. Tem tudo a ver com o consumo (kilowatt/hora) Teacher Eloy. Este comentário é contrário a sua observação quanto a não ver problemas. Só tem a ver.
Não só é super didático, como já disseram, como tem um excelente português!!! Difícil nos dias de hoje!! Que alívio para os meus ouvidos!!! Ja nao aguento mais ouvir português mal falado!! Parabéns por tudo!!!
Você tem algum vídeo explicando como saber a capacitância de um aparelho elétrico ou eletrônico por exemplo de um ventilador sabendo só a potência e a voltagem estampada nele?
@@Electrolab-Eletronica Não é medir, pois medimos a capacitância com um capacímetro. É calcular! Tendo somente os valores da corrente de 8,2 A e da voltagem de 127 V de um motor chega a um determinado valor. E Tendo somente valores da potência do motor que é 1/4 de CV e da voltagem 127 V chega a outro valor. Eu queria saber porque! Não era pra chegar ao mesmo valor?
@@Electrolab-EletronicaIsso eu sei, que 1CV=736 W. Não tou conseguindo mandar uma mensagem que mostra o link de outro vídeo de outro canal do You Tube! Você sabe por quê? Seu nome é Eloy?
Sim é o meu nome. Links às vezes são bloqueados pelo UA-cam. Sobre a questão da potência, o fato é que deveria ter o mesmo resultado se o fabricante se refere à potência elétrica ou então os dados estão errados. Ou ainda, essa corrente fornecida não é a nominal e sim a de partida ou de pico. Sobre a capacitância, você quer de fato saber a capacitância de um motor ou quer calcular um capacitor de partida para um motor?
Boa noite gostei dessa explicação, pergunto qual é a capacidade de entrega de um padrão monofasico 127v ? é qual seria a entrega de um trifásico ? 11.000w?
O Sr. inseriu 10 VDC, da fonte, nos resistores, mas não mostrou quantos amperes inseriu, nos resistores, e esta é a minha dúvida principal; que relatei noutro comentário que fiz no seu último vídeo, que é: podemos Inserir amperes em testes de componentes tal como inserimos em cargas?
Julio, nós não inserimos amperes, nós conectamos uma tensão. A corrente (em amperes) é totalmente dependente da carga e fica limitada ao máximo que pode fornecer a fonte. Eu comento sobre essa confusão neste vídeo. Lembre, uma fonte com capacidade de 10A não injeta 10A só porque está ligada e conectada numa carga, a corrente que a fonte vai fornecer depende sempre do consumo da carga e pode ser qualquer valor até um máximo de 10A, que seria o limite máximo da fonte.
Quando é gerada uma corrente elétrica, ao passar pelo resistor os elétrons perdem energia certo ? A corrente deveria diminuir após passar pelo resistor, pois se perdem energia a velocidade diminui, logo o fluxo de elétrons também, enfim, a carga total passada é menor. Mas por que é sempre dito que a corrente é a mesma ?
A corrente é a mesma que foi estabelecida pelo valor do resistor, ou seja, ela é constante, mas é reduzida pelo resistor, que por sua vez provoca uma queda de tensão também.
Eu ja fui seguidor fantasma ha muito tempo mas não me inscrevia porque era mais focado em conteudo de entretenimento e video aulas duram bastante tempo e atenção, mas como o canal nao posta 1 video por dia e o UA-cam matou uma porrada de canais aumentando a censura de conteudo, meu feeed ficou parado e eu comecei a te seguir
Bom dia Eloi, até onde eu sabia o alicate amperímetro média a variação do fluxo magnético para determinar a corrente. Em princípio, portanto, ele só funcionária para corrente alternada! Fiquei surpreso em ver ele medir corrente DC! Sabe me dizer como ele faz isso? Obrigado.
Olá Paulo, ele usa uma forma diferente de medição. Os alicates amperímetros CC funcionam segundo o princípio do Efeito Hall. Os sensores de efeito Hall detectam o campo magnético causado pelo fluxo de corrente que causa uma pequena tensão no sensor de efeito Hall. Essa tensão, que é proporcional à corrente, é então amplificada e medida.
Olá Erick! Sim, alguma programação é fundamental ao engenheiro. Eu particularmente não uso arduíno em projetos, quando há algum sistema que exige programação, uso PIC. Mas anotei a sugestão para quando houver algo interessante usando arduíno.
Joinha 522 ! Oi Tio, V=você é muito I=inteligente, e que tem muito P=potencial. Abraço Eloy ! Parabéns pelo vídeo ! (assisti fazendo "recap" no Tascam, caso eu tenha invertido algum capacitor, a culpa será sua).
Eu me inscrevo nos canais mas ninguém nem da o que eu preciso: (1) Preciso que alguém explique o caminho de uma corrente alternada em uma placa fonte qualquer. De preferência de TV. (2) Preciso que me expliquem quando está correto seria torna continua ou não. ( 3) Como medir as tensões em uma placa que esta sendo alimenta por 110 ou 220v. (4) Seguir uma trilha. Etc etc etc Não é só pedir tem que dar algo em troca. De preferência algo exclusivo, inédito. Tô me inscrevendo, faz esse vídeo aí. Grato.
Caro Marcelo, o que pede está distribuído em vários vídeos deste canal. Não há receita de bolo para isso, e nem como fazer um vídeo com todos esses pontos, há sim a necessidade de um conjunto de conhecimentos básicos fundamentais para ter esse entendimento. Por exemplo, caminho de corrente alternada, passa por conhecimentos de impedância, ondas, funcionamento de componentes reativos como capacitores, indutores e transformadores, entre outros. Veja os vídeos sobre ripple, fontes de alimentação, reparos de fontes ATX e impedância aqui do canal, que parte desses assuntos são lá tratados. Obrigado por se inscrever!
Meu amigo, achei um rádio perdido aqui em casa, em uma gaveta, pensei em botar ele para funcionar para minha mãe, mas está sem som, o problema é que o CI dele não tem nada escrito, tá apagadinho. O modelo dele é um Philco mod. PH-60 Não achei esquema dele na internet, o CI faz tudo praticamente, acho que tem 2 ou 3 transistores apenas, mas na parte de RF. Baixei uns esquemas da philco aqui, mas nada com esse CI. Ele é um SMD de 28 pinos Achei um cara vendendo a placa dele inteira, mas acho que não vale a pena comprar a placa, seria melhor comprar outro. Estou procurando o esquema mas não achei ainda nada
Michel, existem vários desses CIs que fazem quase todas as funções do rádio! Conheço um da Sony que também usa um CI de 28 pinos. Mas os da Philco podem ser até genéricos e por isso não têm nem código. Seria dificil encontrar e não valeria a pena ficar testando outros similares. Uma pena, pois esse PH60, parece ser bem legal, com várias bandas SW.
Boa Tarde Professor! Eu tenho um Controlador de Carga Solar desses simples bem popular, mas ele não permite que eu controle a tensão que ele manda para a bateria. O que ele faz é que quando a bateria chega em 14,4 Volts ele estabiliza nessa Tensão. Teria como eu limitar essa Tensão para no máximo 13,7 Volts colocando algum componente eletrônico no meio do caminho? Eu entendo um pouco de eletrônica e sou fã do seu Canal. Abraço!
Olá Leandro, é possível sim, mas o ideal seria um regulador na saída dele, pois para alterar internamente, precisaria do esquema do controlador e estudar uma possível alteração no circuito. Veja o vídeo sobre o LM317, aqui do canal, que talvez ajude.
Os integrados estabilizadores de tensão precisam um minimo de 3V (superior) entre entrada e saida...se tem 14.4V e saida 13.7v não vão funcionar ... Se a bateria é de chumbo ácido carregar com 14.4V 'ta bem de maus ...se quiser 13.7V de qualquer geito ( solução de fundo de quintal) interpõe em serie UM diodo de silício que suporte o VALOR MÁXIMO DE CORRENTE CONTÍNUA superior ao que fornece a fonte e fará cair a tensão de 14.4Vpara 13.7V dissipando uma potência igual ao produto de os 0.7 V de queda de tensão entre anodo e catodo... vezes a amperagem que circula pelo diodo... W=V×I.... Se pecisar usar mais de um diodo é prudente colocar uma resistência de muito pequeno valor no catodo dos diodos para equalizar a condução em cada um desses diodos e o valor dessa resistência dependerá de cálculo para ver quanta corrente cada um deles( os diodos) permitirá passar... (e quantos esses diodos sejam)...
No Começo eu pensei mesmo em colocar um Diodo na Saída do Controlador de Carga, mas lembrei que a Bateria também alimenta o Controlador de Carga quando o Painel Solar está inoperante. Como o Diodo é um semicondutor ele só vai conduzir no sentido Controlador/Bateria
Vejo muitas pessoas que tem esse Controlador de Carga reclamando dessa falta de ajuste de Tensão de Flutuação. Manter uma Tensão de 14,4 V por muito tempo estraga as Baterias de Chumbo-Ácido. O que resta para as pessoas é ficar monitorando a Tensão e desligar o Painel Solar quando chega na Tensão de 13,7 V. Isso deveria ser feito automaticamente
Caro Prof. sou seu fã, fico impressionado como as pessoas são mau agradecidas assistem aos vídeos aprendem e não dão o like, absurdo. Fiz um amplificador por sua indicação o P3A do Australiano, ficou excelente o layout foi meu seguindo as características do criador do amplificador. É meu amplificador de uso, parabéns Professor Eloy.
Obrigado por acompanhar o canal Antônio! O P3A é de fato um excelente amp!
Não aprende quem não quer nada com nada. Isso é conteúdo de verdade. Só tenho a agradecer pela didática, por compartilhar conosco seus conhecimentos, por nos ajudar a aprendermos mais e mais, seja para se profissionalizar, seja para usar como hobby.
Infelizmente muitos acham que voltar ao básico é regredir, mas mal sabem que é aprender mais, somente de uma forma diferente do que aprendeu anteriormente.
Sucessos em sua vida pessoal e profissional repleta de bênçãos a você, seus familiares e telespectadores.
Agradeço-o de coração por compartilhar conosco seus conhecimentos. Você não imagina o quão é gratificante, querido autor.
Muito obrigado pelas palavras de incentivo Luiz! Seja sempre bem vindo ao canal!
Maravilha! Vc. Nasceu professor, devo essa! Não sou iniciante, sou aprendiz de iniciante! Mas chego lá!
Valeu Renato! Seja sempre bem-vindo ao canal e bons estudos!
Um valeuzão pelo post; hove um dia em que alguns homens disseram que foram à lua;até provaram que focinho de porco não é tomada; logo apresentaram um punhado de terra que pegaram lá na lua! Na minha opinião o pó que apresetaram para os humildes humanos não é terra. Imaginamos ,aliás, quem é do ramo já é conhecedor de que um aparelho eletro-eletrônico compõe-se de vários componentes para a tal função; ainda na conclusão de sua parte elétrica, logo vemos o fio de aterramento; no conceito a função deste fio podendo ser malha de aterramento, como em veículos automotores. Imaginem um circuito eletrônico feito na lua; o fio de aterramento perderia este nome; dar-se ia como fio de ALUAMENTO! !
Eloy sua sabedoria só engrandece nossos humildes conhecimentos
. Paz e Saúde Mestre.
Muito obrigado Rogério!
Excelente explicação. ✍️✍️✍️
Obrigado Mário!
Ótima aula. Irretocável.Vlw Eletrolab.
Obrigado!
infelizmente mt gente n se inscreve :(. me inscrevi no primeiro video que vi kskssk. Tô martonando 86 vídeos seus, cada vez aprendendo mais
Obrigado Vitor, seja sempre bem vindo ao canal!
poxa q triste. sou inscrito deste o 50k inscritos.... força mestre... não desanime !!!
Obrigado por acompanhar o canal Rafael! Vamos melhorar esse número!
Parabéns pela excelente explicação, trabalho na área há 14 anos, e acompanho suas explicações a tempo, muito obrigado
Obrigado Antonio! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Parabéns amigo ótima explicação
Obrigado!
Até então eu não sabia seu nome... Eloy e aproveito para agradecer a dedicação que partilha com aqueles que assistem seu canal.
👏👏👏👏👏
Obrigado Janquiel! Seja sempre bem vindo ao canal!
Quando cheguei akiv so tinha 136k e con certeza vai 500k o canal alto é nível temas diversos vintage revisão muuito bommm
Obrigado Naldo! Seja sempre bem vindo!
Obrigado! voçe é um VERDADEIRO PROFESSOR!
Obrigado Charles!
Simples e objetivo parabéns
Mais um inscrito
Obrigado Clovis! Seja bem-vindo ao canal!
Muito bom seus vídeos de elétrica e eletrônica e realmente uma faculdade no UA-cam e a primeira vez que eu vejo uma aula, com muitos detalhes , especificado em voltagem pressão elétrica ,e amperagem intensidade elétrica (fluxo de elétrons por segundo e what potência ,eu sou contra traduzir what falar cats uma vez que né próprio não se traduz eu já conhecia ,eu sou eletricista diplomado assisto seus vídeos por serem ótimos
(digo não vats e sim wats)
Obrigado Manoel, seja sempre bem vindo ao canal!
Parabéns pela aula e pela paciência.
Obrigado Deodoro!
Excelente aula,bastante esclarecedor.
Obrigado Oscar!
e uma aula completa, com fontes históricas e tudo. Muito obrigado por doar seu tempo pra nos
Obrigado Jairão!
Não conhecia este canal. Estou iniciando no mundo da eletrônica e esse video me ajudou muito. Ja me inscrevi so por este video.
Seja muito bem vindo ao canal! Há muitos vídeos para iniciantes, bem como assuntos mais avançados também.
Muito bom, excelente explanação.
Obrigado Regiano!
Realmente, sem dúvida, este canal é o melhor em eletrônica. A didática dele é absolutamente perfeita indo de encontro àquilo que é importante e que realmente ensina sempre alcançando o seu propósito.
Parabéns !!!
Obrigado Janquiel!
Muito bem explicado. Corrente. Tensão. Potência
Consique entende tranquilo
Obrigado Ailton!
Conhecimento e humildade é fora de serio! Sou fã D+!!! Mas por ser um assunto delicado e um alicerce para os iniciantes, poderia ter elucidado melhor as questões e escolhido melhor as palavras. Pois sei que teria potência de sobra pra isso!!! Rsss ( ^_^)
Grande abraço professor!! E que Deus te abençoe hj e sempre!!
Muito obrigado Rubem! Sim, é verdade, tento sempre simplificar ao máximo, mas às vezes é difícil trocar os termos que usamos há tantos anos, aos poucos vamos aprimorando! Abcs!!
sempre é bom revisar conceitos básicos,além de ajudar a muitos.obrigado.
Sem dúvida Francisco! Obrigado!
Boa tarde meu amigo eu sou escrito, faz muito tempo só não comentava , mais tô sempre aprendendo não sei muita coisa de eletrônica mais o que sei aprendi olha na internet, eu dou de São Luís Gonzaga RS, um abraço fique com Deus , quando eu tiver alguma dúvida vou lê pergunta se não me levar a mal ok,
Olá Adilson! Obrigado por acompanhar o canal, seja sempre bem vindo! Abcs!
Aula Show de Bola👏👏👏💪🤝
Obrigado Cosmo!
Muito boa aula Professor. Obrigado
Obrigado Claiton!
Valeu Elói!
Grato!
Quão bom lembrar, relembrar, estudar, as grandezas elétricas...estão presentes na vida de todo ser humano e "sendo comum" passam despercebidas, porém percebe-se em sua falta...
Bom citar grandes nomes e seu legado, muitas vezes construído a longos anos, as vezes inventando, completando, aperfeiçoando, sempre à base de muito estudo/pesquisa...hoje podemos desfrutar e não podemos esquecer ou deixar de fazer conhecer esses ícones e seus legados...
Abraço!
Ótimo fim de semana!
Obrigado pela palavras Mario Sergio! Abcs e bom final de semana!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que lhe agradeço!
Abraço!
Boa tarde!
Parabéns pela aula
Obrigado Valter!
Ótima explicação, é muito bom ver seu empenho em querer compartilhar seu conhecimento de uma maneira super didática.
Obrigado Morpheos!
Ñ ENTENDO PRATICAMENTE NADA DESSE ASSUNTO ,MÁS ESTOU BUSCANDO SABER EXATAMENTE ISSO AÍ; ATÉ QUÊ ACHEI ESSE VÍDEO,GRAÇAS A DEUS PELA SUA EXPLICAÇÃO;VOU ME ESFORÇAR PARA APRENDER
Que bom que gostou Valdeci! Seja sempre bem-vindo ao canal e bons estudos!
Muito bom gostei muito da sua explicação
Obrigado Ramon!
Muito edificante sua explicação professor.
Obrigado Fabio!
Excelente explicação Eloy!
Pra min foi a prova que mesmo os assuntos mais basicos vc consegue sempre ensinar algo de novo com seus videos Parabens.
Obrigado!!!
Explicação maravilhosa meus parabéns só por essa esplicacao já sou escritório no seu canal
Obrigado Fernando! Seja bem-vindo ao canal.
Olá Eloy, gosto muito de ver seus videos mesmo que eu já saiba do assunto, sua didatica é excelente.
Obrigado por sempre estar colaborando com a comunidade.
Forte abraço
Obrigado por acompanhar sempre o canal Arnaldo! Abcs!
Incrível a sua didática. Parabéns
Obrigado Bruno!
Sou inscrito a um bom tempo e gosto da didática do Eloy, muito bom mesmo.
Muito obrigado amigo!!
Sempre uma aula objetiva e bem didática. Grato!
Obrigado Sérgio!
Rapaz, me perdoe os outro excelentes mas você foi superior na didática. Muito bom mesmo, muito ótimo.
Obrigado Enio!
Sou inscrito de carteirinha já aprendi muito com vc!! Obrigado abraço
Obrigado Edson! Seja sempre bem vindo ao canal!
Excelente vídeo, explicou coisas que nem no curso que estou fazendo explicaram, vou postar o link no grupo de whatsapp da turma.
Obrigado Marcelo!
Essa aula foi gravada pra mim rsrs, minhas duvidas!!!! ótima aula obrigado
Maravilha Thomas! Que bom que ajudou!
@@Electrolab-Eletronica um consumo de uma amperagem alta saíndo de uma tensão pequena não prejudica os componentes? Ou mesmo impossibilita o funcionamento?
Depende do caso! Soldadores de ponto por exemplo usam correntes altíssimas e pouca tensão.
Excelentes lembretes experimentais sobre "Como medir tensão e corrente elétrica com um multímetro!" Nota dez também para a explicação "o que significa a tensão e a corrente elétrica nominais numa fonte"! Parabéns! Foi Show! Você tem algum vídeo sobre:
1) "Como fazer um indicador com LEDS para saber se uma bateria ou uma pilha atingiu sua capacidade máxima de carga elétrica usando uma fonte de 5 Volts?"
2) Pode realmente recarregar "pilhas e baterias não recarregáveis?".
Obrigado Fabrício! Para saber se uma bateria carregou completamente basta monitorar a corrente de carga com um amperímetro, quando ela estiver próxima a zero, considerando que a tensão nominal de carga está pouco acima da nominal da bateria, ela atingiu a carga máxima. Maiores detalhes sobre pilhas, baterias e cargas, há um vídeo no canal sobre o assunto: ua-cam.com/video/61FiqOntOnA/v-deo.html . Sobre carregar pilhas não recarregáveis, é até possível em parte reverter a reação química interna, gerando mais carga disponível, mas o aproveitamento é pequeno, além de não ser recomendável.
@@Electrolab-Eletronica Como usei errado o amperímetro do meu multímetro digital Hikari HM-2090 para medir corrente elétrica. Eu coloquei foi o amperímetro em paralelo. Esse procedimento faz que o multímetro não preste mais, ou só queimou o fusível de proteção? Li pela a primeira vez o manual desse meu multímetro e parece que ele tem dois fusíveis de proteção!
Olá Fabrício, o mais provável é ter queimado o fusível. Terá que abrir o aparelho e confirmar para fazer a substituição.
@@Electrolab-Eletronica Você tem algum vídeo explicando como saber a capacitância de um aparelho elétrico ou eletrônico por exemplo de um ventilador sabendo só a potência e a voltagem estampada nele?
Bem elaborada,inteligente,ótima abordagem,exelente conteúdo parabéns.
Obrigado José Claudio!
Perfeita didática!
Obrigado!
Parabéns muito bom essa aula
Obrigado Norisvaldo!
Gostei muito do que assisti aqui.
Obrigado Rafael!
Parabéns ótima aula muito produtiva e exelente explicação.
Obrigado!
Parabéns, continue sempre fazendo vídeos aulas.
Obrigado Iaciel!
Boa meu amigo!
Essa aula é boa para tirar as dúvidas de quem ainda não entendeu bem esse assunto!
O amigo poderia me indicar uma marca e modelo de rádio a pilhas, compacto, para eu comprar para minha mãe?
O rádio velho ela jogou fora, era apenas o mini auto falantes que queimou a bobina e eu não achei um igual para comprar, pois era bem pequeno!
Apesar de ter dado um rádio com cd player para ela a pouco tempo, ela gosta de um pequeno rádio de pilhas para ouvir as rádios que ela gosta.
O pior é que ela gosta de ouvir uma rádio comunitária que vive com a frequencia quase por cima de outra lá em São Gonçalo, acho que é uma rádio de igreja.
Ela sempre acha que o rádio tá ruim, mas não é isso!
Aja seletividade nesse caso!
Obrigado Michel! Não tenho visto muitos desses portáteis, mas para evitar problemas eu escolheria um de marca tradicional como Philips, Sony ou Aiwa. Há um portátil da Philips abaixo de R$100, no mercado: www.americanas.com.br/produto/124615605/radio-torcedor-de-pilha-philips-ae1500x-78-am-fm-com-entrada-para-fone-de-ouvido-preto?WT.srch=1&opn=YSMESP&sellerid=18552346000168&epar=bp_pl_00_go_ad_todas_geral_gmv&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&i=56f30ab2eec3dfb1f8ebb847&o=5660bbaa26a311ff8bc6ec1c&gclid=Cj0KCQiAnb79BRDgARIsAOVbhRoQEjR_M-tGbyKGgRmOb3HgYs6_3dqjae5LyTRoSrysw-RoyoAHU90aApWzEALw_wcB
@@Electrolab-Eletronica Eu tinha comprado um Philco para ela, mas não durou muito!
Ela gostava de um Philips antigo que emprestou e não devolveram e um sharp mais antigo ainda.
Vou procurar ver se tem aqui na loja americana express, se não tiver, compro pelo site, gosto da philips.
Apesar que nesse link que o amigo mandou diz que é fabricado pela Gibson Innovations, isso está na ficha técnica.
Eu dei um micro system que ganhei para ela, mas ela não liga, acho que não sabe mexer nele, pois tá quase tudo no controle remoto.
Sim, é bom conferir o fabricante! De qualquer forma, o projeto deve ser Philips para pode usar a marca. Os Sony são um pouco mais caros, mas também parecem bem robustos.
Quando puder fale mais sobre a matemática usada em eletrônica, pretendo cursar engenharia eletrônica e seus vídeos ajudam bastante.
Sugestão anotada Erick!
Meu amigo suas aulas são ótimas. Me permita fazer uma pergunta, você trabalha em qual área e qual sua formação ou cursos que você fez? estou perguntando porque percebo que você tem muito conhecimento e eu estou querendo me aprofundar porque ainda sou muito leigo.
Olá Wagner, eu sou engenheiro eletrônico de formação e tenho algumas pós graduações. Hoje trabalho com TI.
@@Electrolab-Eletronica Rapaz, vou ter que estudar muito para chegar no seu nível kkkk. estou concluindo o eletrotécnico. vlw meu amigo. deus te abençoes e continue postando suas aulas.
Valeu Wagner! Bons estudos, siga sempre em frente! Estudar é sempre o melhor caminho!
estou aprendendo eletronica por hobbi, e estava com essa duvida 12v com 10A... ligar um aparelho de 12v com 3A.... agora entendi
Maravilha André!
Galera vamos se escrever no canal e chegar metendo o dedo like.
Obrigado Joseniltom!!
Ficou muito bom sua explicação você tá de parabéns blz
Obrigado Adelson!
Elói boa noite. Qual transformador usar para usar em uma resistência de 300w? Sabendo que que está resistência precisa aquecer o suficiente para cortar film plástico que estimamos ter que aquecer em torno de 180⁰ a 250⁰.
Olá Júnior, depende de vários fatores. Qual a tensão usada, com sem circuito de controle, etc. Como base, considere que o trafo precisa ter potência pelo menos 20 a 25% maior que a da resistência.
Eu estou sempre por aqui, aprendendo muito com o canal!!!
Obrigado Chagas!!
Faltou impedância e capacitância. Tenho dificuldade em entender essas duas. Excelente explicação . Muito completa.
Obrigado Flavio! Há um vídeo bastante visto por aqui sobre impedância, dê uma conferida: ua-cam.com/video/fCH6HMyd8kU/v-deo.html
Vc poderia fazer um sobre potência ativa, reativa e aparente. Acho que teria bastante visualizações.
Tem um bem antigo no canal sobre lâmpadas eletrônicas, que trata desse assunto!
Bom Dia.
Poderia fazer um vídeo falando sobre protocolo I2C e I2S. Obrigado
Bom dia Eder, anotado!
muito bom MESMO estou sempre presente
Obrigado Valdemar! Seja sempre bem vindo!
Ja sou inscrito ha um tempo...melhor canal de eletronica professor responde qualquer duvida ..✌ sempre me ajuda vlw professor
Obrigado por acompanhar e ser inscrito Manoel!
Muito bem explicado meius parabems
Obrigado Edmilson!
Foram muito importantes as
informações!
👏
Obrigado Jackson!
Boa noite , Mestre , como faço para estudar eletronica , nota 10 , video sensacional !!!!!
Boa noite Sergio! Há um vídeo antigo no canal que trata desse assunto, dê uma conferida: ua-cam.com/video/rNWH-s65_w0/v-deo.html
Além disso, há algumas recomendações de cursos online de terceiros, na descrição deste vídeo.
Eu liguei, um temprizador digital de 12V, uma ventoinha 12V e um termostato também de 12V numa única fonte. 12V😁
O temporizador seria para um motor de rolagem usado em chocadeira elétrica. O que ocorreu foi o seguinte: Com o motor desligado tudo funciona as mil maravilhas... Porém, quando eu liguei o motor o termostato fumaçou. Puxei da tomada imediatamente e conferi todo o circuito pra ver se havia, como de costume, feito alguma merda.😬 Não encontrei nada de errado. Daí, com o motor desligado, liguei o sistema novamente e tudo funcionou como esperado😀. Então, pra finalizar fiz a merda de ligar o motor novamente achando que a fumaça havia sido fruto da minha imaginação.🤭 Resultado: O pau de fumaça subiu logo abaixo do visor do termostato. De novo.☹️ Novamente desliguei o motor de rolagem pra ver, e o bichim, termostato, se mostrou guerreiro!💪 Agora vamos ao que me troxe novamente aqui: Que diabrura é essa?! Por que isso ta acontesendo?😔 Ontem o cliente me ligou dizendo que o termostato ta apresentando mau funcionamento. Com certeza por conta da fumacera... Irei assumir a responsabilidade e trocar o termostato. Mas até lá eu gostaria demais de saber o que acontece... que alteração o motor que é alimentado pelo relê do teporizador pode causar a ponto de alterar a alimentação do termostato fazendo com que o mesmo venha"queimar"!?🤔🤔🤔🤔🤔 Bom dia.😊
O problema que você está enfrentando pode estar relacionado a vários fatores, entre eles interferência eletromagnética, motores DC, como o de rolagem que você mencionou, podem gerar interferências eletromagnéticas quando estão em operação. Essas interferências podem afetar circuitos sensíveis próximos, como o do termostato, causando mau funcionamento ou até danos. Picos de tensão, quando o motor de rolagem é ligado, ele pode gerar picos de tensão que momentaneamente aumentam a tensão no circuito, causando estresse nos componentes do termostato. Isso pode explicar a fumaça e o mau funcionamento. Se a fonte de 12V não for capaz de fornecer corrente suficiente para todos os dispositivos, especialmente durante o acionamento do motor, pode ocorrer uma queda de tensão momentânea ou uma sobrecarga que danifica o termostato. Mesmo que a tensão nominal seja 12V, a corrente necessária para o motor de rolagem pode ser alta o suficiente para causar problemas. Você pode tentar adicionar filtros de EMI ao motor para reduzir as interferências. Colocar um diodo em paralelo com o motor (polarizado corretamente) pode ajudar a mitigar picos de tensão. Se possível, use uma fonte separada para o motor de rolagem para evitar que interfira nos outros componentes. Seria bom revisar o projeto para evitar que o novo termostato sofra o mesmo problema.
Com certeza absoluta o termostato novo terá uma fonte só pra ele.
Ainda assim eu precisava saber os possíveis fatores que possam ter contribuído pra "queima" do termostato.
Obrigado. Ajudou muito mesmo!🤝
Excelente trabalho. Sabe porque existe muita dúvida sobre eletricidade? Porque o modo como se explica a eletricidade não é adequado. O professor apenas diz que Tensão é a força que impulsiona os elétrons, que Corrente é o fluxo ordenado no condutor e que Resistência é a oposição a passagem da corrente. Depois disso enfiam lei de ohm nos alunos. Os infelizes ficam calculando resistência equivalente, queda de tensão e corrente que circula sem nenhum paralelo com a vida real. Não fazem nenhuma demonstração prática pra facilitar o entendimento do aluno. Utilizam a matemática como o único caminho pra explicação do fenômemo. A matemática é apenas uma ferramenta. O resultado é que o aluno aprende mas não compreende a eletricidade. Parabéns meu amigo, pelas demonstrações e analogias aplicadas em seu vídeo.
Obrigado Carlos! Tem razão, a didática deve sempre apresentar algo prático e físico para facilitar o entendimento!
Que aula hein. Isso deveria ser obrigatorio em salas de aulas se o Brasil tivesse outra mentalidade como os ´Países de 1 mundo.
Obrigado!
Valeu!
Muito obrigado Paulo por apoiar o canal!!
Não é a toa que tu és eng° Eletronico👍👏👍
Rsrsr, Valeu Alain!
Show! Ótima aula como sempre!
Um abraço!
Obrigado Orlando!
Boa explicação! Uma dúvida. Se V = Rxi, pq quando faço a medição com o multímetro, a tensão de 220v mostra uma leitura de amper menor do que a 110, pra mesma resistência? Aumentando V não subiria I, por serem diretamente proporcionais?
Obrigado! Para a mesma resistência a corrente é sempre maior, nunca menor. O que ocorre é que em equipamentos de potência fixa, como chuveiros e outros, a corrente em 220V é menor para manter a mesma potência de saída que em 110V, cuja corrente é maior. Neste caso a resistência do equipamento muda conforme a tensão de entrada.
Aula top mais explicado que isso só duas dessa.
Obrigado Adson!
Bom dia a todos
Bom dia!!
Eu sendo leigo no assunto já tive que ouvir de um eletricista profissional que, um transformador de 3000 queima uma fritadeira. Ele alegou que o transformador teria que ter capacidade menor que a carga. ( transformador de 127v para220 v ou 220v para 127v)
Sim Cleiton, infelizmente ainda há muitos que cometem esse equívoco.
@@Electrolab-Eletronica sou apaixonado por eletricidade mas não tenho condições de fazer cursos na área. Mas me inscrevi no seu canal tenho certeza que vou aprender muito com você 👍
Seja bem vindo Cleiton!! O foco do canal é eletrônica, mas fala-se muito sobre eletricidade pois ambas andam juntas sempre!
@@Electrolab-Eletronica sou apaixonado por eletricidade mas não tenho condições de fazer cursos na área mas me inscrevi no seu canal tenho certeza que vou aprender muito com você 👍
@@Electrolab-Eletronica obrigado! Sim, tá envolvido também. Gosto de ambos.
Sobre medições de tensão x corrente = potencia, gostaria que me tirassem essa dúvida. Moro em Parnamirim-RN e a minha instalação residencial é trifásica . Uma fase está , normalmente, acima de 220 V ac (+- 224 V), a 2a fase
Olá Arthur! Realmente uma situação delicada! Há um grave desbalanceamento entre as fases, precisa recorrer a Ouvidoria da Concessionária ou a Aneel mesmo. Pois isso pode prejudicar o funcionamento de certos eletrodomésticos, especialmente os que usam motores e compressores. Quanto ao consumo, ele é cobrado pela potência ativa fornecida e não pela corrente ou por potência reativa, portanto não vejo problemas com relação ao custo.
@@Electrolab-Eletronica Desculpe! Se potencia é igual a tensão x corrente. Tem tudo a ver com o consumo (kilowatt/hora) Teacher Eloy. Este comentário é contrário a sua observação quanto a não ver problemas. Só tem a ver.
Excelente
Obrigado Binha!
Eloy, valeu 👍👏
Obrigado Moacir!
Não só é super didático, como já disseram, como tem um excelente português!!! Difícil nos dias de hoje!! Que alívio para os meus ouvidos!!! Ja nao aguento mais ouvir português mal falado!! Parabéns por tudo!!!
Obrigado Ed!
legal 🆗 muito bom 👏 parabéns
Obrigado Quelcio!
Excelente!!!!
Obrigado!
Você tem algum vídeo explicando como saber a capacitância de um aparelho elétrico ou eletrônico por exemplo de um ventilador sabendo só a potência e a voltagem estampada nele?
Não tenho, pois não é algo comum de se saber ou informação relevante. Mas seria possível medir.
@@Electrolab-Eletronica Não é medir, pois medimos a capacitância com um capacímetro. É calcular! Tendo somente os valores da corrente de 8,2 A e da voltagem de 127 V de um motor chega a um determinado valor. E Tendo somente valores da potência do motor que é 1/4 de CV e da voltagem 127 V chega a outro valor. Eu queria saber porque! Não era pra chegar ao mesmo valor?
Não é possível calcular capacitância com esses dados e não vejo aplicação para esse valor num motor. E sim, deveria dar igual, 1CV são 735,5W.
@@Electrolab-EletronicaIsso eu sei, que 1CV=736 W. Não tou conseguindo mandar uma mensagem que mostra o link de outro vídeo de outro canal do You Tube! Você sabe por quê? Seu nome é Eloy?
Sim é o meu nome. Links às vezes são bloqueados pelo UA-cam. Sobre a questão da potência, o fato é que deveria ter o mesmo resultado se o fabricante se refere à potência elétrica ou então os dados estão errados. Ou ainda, essa corrente fornecida não é a nominal e sim a de partida ou de pico. Sobre a capacitância, você quer de fato saber a capacitância de um motor ou quer calcular um capacitor de partida para um motor?
Boa noite gostei dessa explicação, pergunto qual é a capacidade de entrega de um padrão monofasico 127v ? é qual seria a entrega de um trifásico ? 11.000w?
Olá Rapahel, depende do sistema, em geral monofásico até 8KW máximo e trifásico até 25KW, para uso residencial.
muito bom professor!
Obrigado!!
Ótimo.
Obrigado!
Boa noite amigo! Muito útil e interessante essas dicas hein! Um forte abraço e bom fim de semana! ;-)
Obrigado Alexandre! Abcs!
Mais um excelente vídeo didático, parabéns!!!!
Obrigado Nerialdo!
O Sr. inseriu 10 VDC, da fonte, nos resistores, mas não mostrou quantos amperes inseriu, nos resistores, e esta é a minha dúvida principal; que relatei noutro comentário que fiz no seu último vídeo, que é: podemos Inserir amperes em testes de componentes tal como inserimos em cargas?
Julio, nós não inserimos amperes, nós conectamos uma tensão. A corrente (em amperes) é totalmente dependente da carga e fica limitada ao máximo que pode fornecer a fonte. Eu comento sobre essa confusão neste vídeo. Lembre, uma fonte com capacidade de 10A não injeta 10A só porque está ligada e conectada numa carga, a corrente que a fonte vai fornecer depende sempre do consumo da carga e pode ser qualquer valor até um máximo de 10A, que seria o limite máximo da fonte.
Quando é gerada uma corrente elétrica, ao passar pelo resistor os elétrons perdem energia certo ? A corrente deveria diminuir após passar pelo resistor, pois se perdem energia a velocidade diminui, logo o fluxo de elétrons também, enfim, a carga total passada é menor. Mas por que é sempre dito que a corrente é a mesma ?
A corrente é a mesma que foi estabelecida pelo valor do resistor, ou seja, ela é constante, mas é reduzida pelo resistor, que por sua vez provoca uma queda de tensão também.
Muito Bom
Obrigado Alcir!
Eu ja fui seguidor fantasma ha muito tempo mas não me inscrevia porque era mais focado em conteudo de entretenimento e video aulas duram bastante tempo e atenção, mas como o canal nao posta 1 video por dia e o UA-cam matou uma porrada de canais aumentando a censura de conteudo, meu feeed ficou parado e eu comecei a te seguir
Obrigado Jairão!!
Bom dia Eloi, até onde eu sabia o alicate amperímetro média a variação do fluxo magnético para determinar a corrente. Em princípio, portanto, ele só funcionária para corrente alternada! Fiquei surpreso em ver ele medir corrente DC! Sabe me dizer como ele faz isso? Obrigado.
Olá Paulo, ele usa uma forma diferente de medição. Os alicates amperímetros CC funcionam segundo o princípio do Efeito Hall. Os sensores de efeito Hall detectam o campo magnético causado pelo fluxo de corrente que causa uma pequena tensão no sensor de efeito Hall. Essa tensão, que é proporcional à corrente, é então amplificada e medida.
@@Electrolab-Eletronica Entendi, Eloi! Obrigadão!
Parabéns pra vc encina muito bem já sou escrito e deixei o sino ativo 🎉🎉🎉🎉
Obrigado Maylton!
Professor eu queria perguntar se vc sabe de programação e cê vc poderia trazer um pouco de arduino no canal
Um grande abraço
Olá Erick! Sim, alguma programação é fundamental ao engenheiro. Eu particularmente não uso arduíno em projetos, quando há algum sistema que exige programação, uso PIC. Mas anotei a sugestão para quando houver algo interessante usando arduíno.
Joinha 522 ! Oi Tio, V=você é muito I=inteligente, e que tem muito P=potencial. Abraço Eloy ! Parabéns pelo vídeo ! (assisti fazendo "recap" no Tascam, caso eu tenha invertido algum capacitor, a culpa será sua).
Valeu Edson! Se inverteu, veja aquele vídeo dos 10 erros mais comuns em eletrônica, rsrsrsrrs!
Boa !!!
Boa noite mestre. Gostaria de saber se todos alicates amperimetro medem corrente dc. Desde já agradeço.
Olá Elísio, negativo, apenas alguns modelos específicos medem CC, mais usados em eletrônica. Os mais comuns medem apenas corrente AC via clamp.
Eu me inscrevo nos canais mas ninguém nem da o que eu preciso:
(1) Preciso que alguém explique o caminho de uma corrente alternada em uma placa fonte qualquer.
De preferência de TV.
(2) Preciso que me expliquem quando está correto seria torna continua ou não.
( 3) Como medir as tensões em uma placa que esta sendo alimenta por 110 ou 220v.
(4) Seguir uma trilha. Etc etc etc
Não é só pedir tem que dar algo em troca.
De preferência algo exclusivo, inédito.
Tô me inscrevendo, faz esse vídeo aí.
Grato.
Caro Marcelo, o que pede está distribuído em vários vídeos deste canal. Não há receita de bolo para isso, e nem como fazer um vídeo com todos esses pontos, há sim a necessidade de um conjunto de conhecimentos básicos fundamentais para ter esse entendimento. Por exemplo, caminho de corrente alternada, passa por conhecimentos de impedância, ondas, funcionamento de componentes reativos como capacitores, indutores e transformadores, entre outros. Veja os vídeos sobre ripple, fontes de alimentação, reparos de fontes ATX e impedância aqui do canal, que parte desses assuntos são lá tratados. Obrigado por se inscrever!
Meu amigo, achei um rádio perdido aqui em casa, em uma gaveta, pensei em botar ele para funcionar para minha mãe, mas está sem som, o problema é que o CI dele não tem nada escrito, tá apagadinho.
O modelo dele é um Philco mod. PH-60
Não achei esquema dele na internet, o CI faz tudo praticamente, acho que tem 2 ou 3 transistores apenas, mas na parte de RF.
Baixei uns esquemas da philco aqui, mas nada com esse CI.
Ele é um SMD de 28 pinos
Achei um cara vendendo a placa dele inteira, mas acho que não vale a pena comprar a placa, seria melhor comprar outro.
Estou procurando o esquema mas não achei ainda nada
Michel, existem vários desses CIs que fazem quase todas as funções do rádio! Conheço um da Sony que também usa um CI de 28 pinos. Mas os da Philco podem ser até genéricos e por isso não têm nem código. Seria dificil encontrar e não valeria a pena ficar testando outros similares. Uma pena, pois esse PH60, parece ser bem legal, com várias bandas SW.
Boa Tarde Professor!
Eu tenho um Controlador de Carga Solar desses simples bem popular, mas ele não permite que eu controle a tensão que ele manda para a bateria. O que ele faz é que quando a bateria chega em 14,4 Volts ele estabiliza nessa Tensão. Teria como eu limitar essa Tensão para no máximo 13,7 Volts colocando algum componente eletrônico no meio do caminho? Eu entendo um pouco de eletrônica e sou fã do seu Canal. Abraço!
Olá Leandro, é possível sim, mas o ideal seria um regulador na saída dele, pois para alterar internamente, precisaria do esquema do controlador e estudar uma possível alteração no circuito. Veja o vídeo sobre o LM317, aqui do canal, que talvez ajude.
Os integrados estabilizadores de tensão precisam um minimo de 3V (superior) entre entrada e saida...se tem 14.4V e saida 13.7v não vão funcionar ...
Se a bateria é de chumbo ácido carregar com 14.4V 'ta bem de maus ...se quiser 13.7V de qualquer geito ( solução de fundo de quintal) interpõe em serie UM diodo de silício que suporte o VALOR MÁXIMO DE CORRENTE CONTÍNUA superior ao que fornece a fonte e fará cair a tensão de 14.4Vpara 13.7V dissipando uma potência igual ao produto de os 0.7 V de queda de tensão entre anodo e catodo... vezes a amperagem que circula pelo diodo... W=V×I....
Se pecisar usar mais de um diodo é prudente colocar uma resistência de muito pequeno valor no catodo dos diodos para equalizar a condução em cada um desses diodos e o valor dessa resistência dependerá de cálculo para ver quanta corrente cada um deles( os diodos) permitirá passar... (e quantos esses diodos sejam)...
O LM317 tem um offset de 1,25V. A aplicação do diodo seria mesmo mais indicada.
No Começo eu pensei mesmo em colocar um Diodo na Saída do Controlador de Carga, mas lembrei que a Bateria também alimenta o Controlador de Carga quando o Painel Solar está inoperante. Como o Diodo é um semicondutor ele só vai conduzir no sentido Controlador/Bateria
Vejo muitas pessoas que tem esse Controlador de Carga reclamando dessa falta de ajuste de Tensão de Flutuação. Manter uma Tensão de 14,4 V por muito tempo estraga as Baterias de Chumbo-Ácido. O que resta para as pessoas é ficar monitorando a Tensão e desligar o Painel Solar quando chega na Tensão de 13,7 V. Isso deveria ser feito automaticamente