Estou estudando sobre o funcionamento de motores elétricos em trens, já sei que eles utilizam o PWM, IGBT e inversores de frequência VVVF, só está difícil juntar tudo isso, mas seu vídeo me deixou mais inteligente, muito obrigado pela explicação!
Tive um padrasto que era engenheiro mecatrônico que me mostrou esse mundo e desde então acompanho tudo mesmo nao criando nenhum projeto. Obrigado por essas aulas monstras em todos os seus vídeos. Abraço.
a propósito, sou inscrito no seu canal há muito tempo pela excelência de suas explanaçőes, sempre bem resumidas, precisas e de nível técnico elevado. Parabéns e obrigado pela disponibilidade de conteúdo. Seu canal do UA-cam é impar nesta área.
Muito obrigado pelo conteúdo!!! Ainda estou processando esse termo PWM, pois não me lembro de ter tido acesso a esse conhecimento na década de 80 no curso. Depois abandonei a Eletrônica e estou voltando.
Obrigado! Temos alguns alicates amperímetros com review no canal que medem inrush, dê uma conferida: ua-cam.com/video/6teFTBrQYlw/v-deo.html ; ua-cam.com/video/oTbB4ST-B90/v-deo.html ; ua-cam.com/video/_QcstAfP0P4/v-deo.html
Obrigado! Neste link, tem o esquema de um oscilador PWM transistorizado, usando ele, depois é só ligar no MOSFET (no lugar do 555): ik-ptz.ru/pt/testy-ege---2014-po-literature/skachat-posobie-po-elektronike-spravochniki-i-posobiya-po-elektronike-370.html
Rapaz,por isso que as baterias dos carros estão cada vez menores, tenho um cobalt 2017 ltz com uma bateria de 44 amperes,( nem sei se o sistema elétrico desse carro usa esse sistema, sou totalmente leigo) parabéns pela explicação
Bom dia Quando usamos sinal pwm no controle de motor, a partir de mosfets, temos na Vgsth uma tensão mínima, como por exemplo, IR1010 com corte de 4V. No CI 2104 alimentamos por exemplo com 12V, e com duty cycle inferior a 30% não é feita a abertura do gate e logo acontece a queima do mosfet. Essa aplicação é uma half Bridge. Obrigado
@@Electrolab-Eletronica Estou assistindo mais videos da Electrolab e são nota 10, este é o melhor canal que já assisti. Aprendendo muito com as suas video aulas. Estou assistindo sobre o Medidor de Isolamento de Capacitotes. Estou no meio do vídeo. Espero conseguir o esquema elétrico de montagem do aparelho. Você é muito bom. Meus parabéns! Só orgulho! Show!👏👏👏👏👏
100% ligado ou 100% desligado tem aplicação prática no controle de potencia de grupo de resistência. A saida é a relé mas por PWM com sintonia PID. Por isso ele pode ligar por um bom tempo e manter desligado dependendo do erro, ou seja da PV - SP Tb existem os PWM com mais de 2 niveis, ou seja: não só nível alto e zero. Neste caso usado em drive ( inversor de frequência e servoconversores) de motores
Nossa amigo parabéns pela explicação, eu tinha uma dificuldade imensa pra entender algo tão simples..... Agora falta agora entender esta aplicação nos amplificadores digitais que sam o pwm, vc tem algum video falando sobre este assunto?
Excelente vídeo. Recomendo a todos. Contudo, uma curiosidade me ocorreu. Como é determinado o período da onda para uma certa aplicação? Em princípios, o período poderia ser de 1 hora, 1 segundo, 1 microsegundo, 1 picosegundo, etc. Por exemplo, servo motores costumam funcionar com período de 20 ms (50 Hz) com duty cycle variando de 1 a 2 ms. Desde já agradeço!
Obrigado Leo! O período é sempre dependente da aplicação, não há um cálculo específico, salvo se tiver os dados dessa carga. Então, se é para controlar a luminosidade de um conjunto de LEDs por exemplo, vai usar um período menor, se é para mover um servo, o fabricante já recomenda o padrão de 20ms e assim por diante. Dificilmente terá períodos curtíssimos ou muito longos como citou, pois na prática não haveria aplicação.
Olá João, a explicação não seria trivial para caber aqui, quem sabe num vídeo futuro. Basicamente esses são os chamados inversores de frequência, não confundir com os inversores de potência, que transformam CC em CA. Os de frequência são usados para controlar velocidade em motores de indução e os modelos de potências menores permitem uma alimentação de entrada monofásica, com saída trifásica, usando técnicas de PWM, funcionando assim também como conversores.
PROFESSOR, video aula excepcional, show de bola, ótima abordagem, o senhor tirou as minhas dúvidas, obrigado por compartilhar os teus conhecimentos, like garantido
Muito bom , aprendo muito contigo com referencia ao motor brushless você poderia futuramente falar algo sobre Muito obrigado por todo conhecimento transmitido Cabra ABENÇOADO
Olá! que mamaterial excelente! Se existisseyoutube e pessoas como vc nos anos 80 quando eu era hobista hj eu seria engenheiro! Te perguntar, tem como eu fazer esse pww pra um motor de esteira? minha placa queimou. Coloquei um dimmer e ponte de diodos, funciona, mas quando o triac aquece ele fica disparando a tensão. preciso de algo mais frio e estável. Tem como me ajudar? Pensei num relé sólido com potenciometro antes da retificação mas tenho medo dele aquecer demais e dar a mesma coisa.
Obrigado! Tem sim, se for motor DC, mas não com este projeto. Os motores de esteira, mesmo os DC, usam tensões mais elevadas e correntes altas também. O circuito de controle seria bem diferente deste projeto. Creio que encontre algum projeto para esse fim na internet.
Beleza de vídeo essa forma de controle através de frequência pode se tirar potências elevadas em um motor com estator alternando as bobinas até poderia fazer um vídeo explicativo que tal ? Um abraço 🙌👍💪👏👏
Muito boa a didatica professor...teria como controlar a potencia de um chuveiro gradativamente atraves de um XY-LPWM e algum transistor...tenho essa duvida pq naum sei qual transistor usar...se possivel faz um video 👍✌
Olá Prof. boa aula, seria possível o Sr. fazer um exemplo com um circuito simples fornecendo para uma carga uma tensão X e ter um sinal externo que fica monitorando essa tensão quando ela baixar ou aumentar manda um sinal para o PWM aumentar ou diminuir a largura
Sou estudante de eletrônica. curto muitos seus vídeos.Bem explicados.Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Se me permitir fazer uma pergunta, o PWM ele altera a largura de cada sinal positivo,ou seja os semi-ciclos positivos tem um ajuste no tempo.Só fiquei em dúvida quanto a frequência. Pelo que entendi não parece aumentar,mas o tempo de cada semi-ciclo positivo que naturalmente altera a forma de onda.Está correto o meu raciocínio? Obrigado.
Olá Carlos, está correto com relação à frequência, que não se altera. E com relação à polaridade, se for um sinal centrado em zero volts, ele altera tanto o semi-ciclo positivo quando o negativo.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado.Estarei aguardando os Próximos vídeos. Pessoas como o SR. que nos ajudam a enriquecer em conhecimentos,pois os cursos , além de serem caros só dão uma pincelada nas matéria. Não adianta diploma sem conhecimento.já fiz faz cursos e hoje sou autodidata ,estou aprendo muito mais pois tem pessoas que perdem seu tempo em prol do próximo,dividindo seu conhecimento.Deixo uma sugestão se me permite falar um pouquinho do inversor de Frequência o básico.Obrigado perdoe a sugestão.
Parabéns pela didática! Excelente! Tenho uma pergunta, desculpe se é muito básica: Digamos que tenho um LED para acender usando PWM com duty de 50% numa tensão máxima de 5V. Com isso, teria uma tensão média de, aproximadamente, 2,5V, certo? Mas o LED não receberia, mesmo que por uma curtíssimo tempo, a tensão máxima de 5V? Isso não faria o LED queimar? Obrigado!
Olá Antônio, por isso que por precaução a tensão máxima deve estar limitada à mesma do dispositivo, assim aos 100% ele teria a potência máxima e ao reduzir o Duty Cycle, também reduziria Embora nos casos dos LEDs isso possa ser feito pelo limite da corrente e não da tensão, com isso ao limitarmos a corrente máxima, os LEDs não sofreriam, já que a corrrente média será proporcional à tensão média. E o brilho do LED varia com a corrente, mesmo com a tensão constante.
Obrigado Ricardo, esses foram função das conexões longas e ruídos captados de outros equipamentos próximos e do próprio motor. Alguns capacitores e um filtro snubber podem ajudar.
como determinar a frequência de trabalho do circuito pwm? a exemplo de controle pwm para um led que, pela percepção visual, deve ser acima de 18Hz; qual seria esse limiar? de 18 a 1k? como se determina um valor ótimo a depender da aplicação?
Olá Chico, depende da aplicação! Se for em motores por exemplo, a escolha da frequência de operação do circuito é delicada, pois na condição de parado ele pode vibrar na frequência do oscilador. Se for na faixa audível, poderemos até ouvir o chiado do PWM, o que não seria agradável. Então a escolha, geralmente na faixa dos KHz, depende de vários fatores. Há estudos complexos para determinar a frequência ideal. No uso prático, muitas vezes temos que experimentar para achar a mais adequada. Veja por exemplo um artigo universitário que trata desse estudo: conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000002402.pdf
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado! vou ler o artigo com muita atenção! já vi que ele busca um ponto ótimo na curva de bode (domínio da frequência).
Boa Noite. É possível montar um PWM que acelere o motor automaticamente ? Sem a ajuda do potenciômetro ? Que ele inicie com 10 ou 20% e termine com 100% ? Como seria feito ?
Olá Diego, sim é possível, mas precisa reprojetar o circuito colocando um oscilador de rampa no controle do PWM, não seria algo tão simples ou imediato de alterar neste circuito proposto.
Gostei da aula, estou estudando sobre pwm , porém tenhos várias dúvidas, pelo que entendi ate agora , a pwm não pode variar a frequência nem o período para ser considerado uma pwm , no seu teste se não me engano o valor da frequência no seu osciloscopio varia ! Então me tira essa dúvida pode variar ou não a frequência? Desde já agradeço.
@@Electrolab-Eletronica seria um teste prático mostrando no osciloscopio, como o sinal de pwm , se comporta em relação a mudar ou não a frequência mostrada no osciloscopio!
Isso foi mostrado, nessa parte deste vídeo em particular o sinal é muito ruidoso (por conta do motor) e o valor da frequência parece variar, mas na prática não há alteração alguma da frequência base. O instrumento é que não consegue fixar um valor por conta dos ruídos , apenas a largura de pulso varia, ignore o valor de frequência e veja a variação do duty cycle. Esse é o PWM.
Electrolab faça um contador 0 a 99 ou 0 a 9 ou os dois usando 555 e CIs de fácil montagem para a logica digital ,o meu primeiro circuito montado com sucesso foi o amplificador de final de semana como você disse, meu primeiro contatato com eletrônica foi atravès de seu canal à 7 meses atras
Olá Rodrigo! Que bom que entrou nessa fascinante área da eletrônica e que o canal tenha incentivado isso, fico feliz!! Há um vídeo no canal que fala sobre displays de leds e mostra um contador até 99, usando CIs TTLs, dê uma conferida: ua-cam.com/video/f0kS9161uaE/v-deo.html
Boa tarde! Tenho uma boa caixa de som ativa não estou encontrando sua placa que está muito destruída com esse laboratório de placa consigo uma se eu abaixar seu esquema? Caixa ativa Atakk
Olá Valcy, não consegue, pois precisa do layout da placa, eles não fazem o projeto da placa pelo esquema, a não ser por um serviço especial que não valeria a pena pelo alto custo. Você precisa do arquivo com o layout da placa.
Estou estudando sobre o funcionamento de motores elétricos em trens, já sei que eles utilizam o PWM, IGBT e inversores de frequência VVVF, só está difícil juntar tudo isso, mas seu vídeo me deixou mais inteligente, muito obrigado pela explicação!
Valeu Wagner! Bons estudos!
Verifique os livros de eletrônica de potência que vc consegue juntar tudo isso.geralmente a editora Makron tem esses livros
Cara,vc é fera na eletrônica. Explica com convicção. obrigado por essas valiosas instruções. Forte abraço.
Obrigado Colbitt! Abcs!
Boa tarde professor, voce é minha referência, parabéns, sua didática é fantástica
Obrigado Lopes!!
Tive um padrasto que era engenheiro mecatrônico que me mostrou esse mundo e desde então acompanho tudo mesmo nao criando nenhum projeto. Obrigado por essas aulas monstras em todos os seus vídeos. Abraço.
Obrigado Britão! Seja sempre bem vindo ao canal e a esse mundo fascinante da eletrônica!
a propósito, sou inscrito no seu canal há muito tempo pela excelência de suas explanaçőes, sempre bem resumidas, precisas e de nível técnico elevado. Parabéns e obrigado pela disponibilidade de conteúdo. Seu canal do UA-cam é impar nesta área.
Muito obrigado Chico, seja sempre bem vindo ao canal!
Antes de ver ja dou um joinha.assunto interessante mostrado nesse canal é sempre um prazer assistir.obrigado por mais este.
Muito obrigado Francisco!
Muito obrigado pelo conteúdo!!! Ainda estou processando esse termo PWM, pois não me lembro de ter tido acesso a esse conhecimento na década de 80 no curso. Depois abandonei a Eletrônica e estou voltando.
Valeu João! Sim, era pouco comentado no passado, pois o uso não era tão amplo como hoje, mas já existia esse e outro modos de modulação de sinais.
Aula espetacular, poderia trazer alguns modelos de multímetros que medem corrente Inrush, seja por alicate amperímetro ou ponteiras de teste
Obrigado! Temos alguns alicates amperímetros com review no canal que medem inrush, dê uma conferida: ua-cam.com/video/6teFTBrQYlw/v-deo.html ; ua-cam.com/video/oTbB4ST-B90/v-deo.html ; ua-cam.com/video/_QcstAfP0P4/v-deo.html
surreal como essa didática é eficiente
Obrigado!
Parabéns cara, voce é o papa da eletronica.
Rsrrsrs, valeu!!
Mais um ótimo tema, apresentado com a propriedade e qualidade de sempre. Parabéns Eloy. Abraço!
Obrigado André! Abcs!
Quase q daria pra usar um pwm para fazer um inverssor de 12v para 127 ou outras tensão . Esse canal é top
Obrigado Eudes!
Perfeito professor ensina pra gente como fazer esse controlador pwm para motores usando apenas componentes discretos. Por favor!
Obrigado! Neste link, tem o esquema de um oscilador PWM transistorizado, usando ele, depois é só ligar no MOSFET (no lugar do 555): ik-ptz.ru/pt/testy-ege---2014-po-literature/skachat-posobie-po-elektronike-spravochniki-i-posobiya-po-elektronike-370.html
Caramba, uma explicação de qualidade, faz uma enorme diferença. Parabéns.
Obrigado Carlos!!
Rapaz,por isso que as baterias dos carros estão cada vez menores, tenho um cobalt 2017 ltz com uma bateria de 44 amperes,( nem sei se o sistema elétrico desse carro usa esse sistema, sou totalmente leigo) parabéns pela explicação
Obrigado Marcelo!
Obrigado professor pela aula
.
Obrigado Naldo!
Excelente explicação teórica é a demonstração prática foi fechamento de ouro.
Obrigado Jesse!
Bom dia
Quando usamos sinal pwm no controle de motor, a partir de mosfets, temos na Vgsth uma tensão mínima, como por exemplo, IR1010 com corte de 4V. No CI 2104 alimentamos por exemplo com 12V, e com duty cycle inferior a 30% não é feita a abertura do gate e logo acontece a queima do mosfet.
Essa aplicação é uma half Bridge.
Obrigado
O duty cycle não derruba a tensão da fonte, apenas diminui a duração em que a tensão está on. Trata-se de controle de potência e não de tensão.
Muito obrigado! Graças a vocês eu estou aprendendo a base de como utilizar meu osciloscópio
Que bom que esteja ajudando Thiago! Obrigado!
Excelente aula! Gostei muito! Nota 10! Meus parabéns!
Obrigado Robeson!
@@Electrolab-Eletronica Estou assistindo mais videos da Electrolab e são nota 10, este é o melhor canal que já assisti. Aprendendo muito com as suas video aulas. Estou assistindo sobre o Medidor de Isolamento de Capacitotes. Estou no meio do vídeo. Espero conseguir o esquema elétrico de montagem do aparelho. Você é muito bom. Meus parabéns! Só orgulho! Show!👏👏👏👏👏
Obrigado Robeson! .
100% ligado ou 100% desligado tem aplicação prática no controle de potencia de grupo de resistência.
A saida é a relé mas por PWM com sintonia PID. Por isso ele pode ligar por um bom tempo e manter desligado dependendo do erro, ou seja da PV - SP
Tb existem os PWM com mais de 2 niveis, ou seja: não só nível alto e zero. Neste caso usado em drive ( inversor de frequência e servoconversores) de motores
Perfeito Pedro! Obrigado pelo complemento!
Olá bom dia, em primeiro lugar agradeço pela excelente aula de pwm muito boa essa aula, obrigado.
Obrigado Ismael!
Vídeo muito bem explicado. Gostei muito
Obrigado João Batista!
Obrigado pela aula espetacular....que Deus continue lhe abençoando.🙏
Muito obrigado Abner!
Vc é muito bom no que faz
Obrigado Eliseu!
Sua aulas são magnânimas! É impressionante! Parabéns!
Obrigado Leandro!
Assunto muito interessante!
Há alguns dias tb postei um video sobre PWM utilizando portas NOT.
Obrigado! Sim, é um assunto não só vasto bem como com multiplas aplicações.
Excelente vídeo, obrigado professor por compartilhar seus conhecimentos, já deixei meu like.
Obrigado Silvio!
Gosto bastante do seu canal , mt bem explicado nos mínimos detalhes
Obrigado Jeferson!
Suas aulas são incríveis.
Obrigado Gabriel!
Excelente! você explica muito bem, entendi de primeira, fora os exemplos na pratica, gostei mesmo, parabéns!!
Obrigado Ed!
excelente aula mestre,parabéns pelo canal seus videos são ótimos.
Obrigado!
Seu trabalho é excelente, meus parabéns!
Obrigado Pcbs!
Mais uma aula sensacional, parabéns professor!
Obrigado Ailton!
Nossa amigo parabéns pela explicação, eu tinha uma dificuldade imensa pra entender algo tão simples..... Agora falta agora entender esta aplicação nos amplificadores digitais que sam o pwm, vc tem algum video falando sobre este assunto?
Obrigado Marcos, tenho sim, veja neste vídeo: ua-cam.com/video/6_0wiOCvTBc/v-deo.html
Perfeito a explicação professor parabéns
Obrigado Atonio!
Muito boa aula, gostei
Obrigado Isaias!
Excelente! muito bom vídeo mesmo, mostrando da teoria à prática. Gostaria que falasse sobre o torque do motor, como fica?
Obrigado! Em PWM o torque é praticamente mantido (com baixa perda) nas baixas rotações e essa é uma das grandes vantagens desse método.
Excelente vídeo. Recomendo a todos. Contudo, uma curiosidade me ocorreu. Como é determinado o período da onda para uma certa aplicação? Em princípios, o período poderia ser de 1 hora, 1 segundo, 1 microsegundo, 1 picosegundo, etc. Por exemplo, servo motores costumam funcionar com período de 20 ms (50 Hz) com duty cycle variando de 1 a 2 ms. Desde já agradeço!
Obrigado Leo! O período é sempre dependente da aplicação, não há um cálculo específico, salvo se tiver os dados dessa carga. Então, se é para controlar a luminosidade de um conjunto de LEDs por exemplo, vai usar um período menor, se é para mover um servo, o fabricante já recomenda o padrão de 20ms e assim por diante. Dificilmente terá períodos curtíssimos ou muito longos como citou, pois na prática não haveria aplicação.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela atenção!
Excelente Professor!! ⚡💡✍🏼
Obrigado Rogerio!
Ótimo conteúdo... parabéns
Obrigado!
Um curso com vc seria de enorme ajuda vc deve criar profissional de primeira linha
Quem sabe no futuro teremos algo assim! Obrigado!
Professor, pode me ajudar com um raciocínio sobre inversores, como funciona o processo de transformar monofásico em saída trifásica?agradeço
Olá João, a explicação não seria trivial para caber aqui, quem sabe num vídeo futuro. Basicamente esses são os chamados inversores de frequência, não confundir com os inversores de potência, que transformam CC em CA. Os de frequência são usados para controlar velocidade em motores de indução e os modelos de potências menores permitem uma alimentação de entrada monofásica, com saída trifásica, usando técnicas de PWM, funcionando assim também como conversores.
PROFESSOR, video aula excepcional, show de bola, ótima abordagem, o senhor tirou as minhas dúvidas, obrigado por compartilhar os teus conhecimentos, like garantido
Obrigado Paulo!
Muito bom o VIDEO,, excelente explicação!!!
Obrigado Manoel!
Sensacional!!! Obrigado!
Obrigado Bruno!
Muito bom , aprendo muito contigo
com referencia ao motor brushless você poderia futuramente falar algo sobre
Muito obrigado por todo conhecimento transmitido
Cabra ABENÇOADO
Obrigado Silvio! Sugestão anotada!
excelente , didática!
Obrigado Marco!
Muito obrigado
Obrigado!
é muito bom é um grande professor
Obrigado Sindoval!
Melhor explicação que já ouvi!
Excelente!
Obrigado Roberto!
Olá! que mamaterial excelente! Se existisseyoutube e pessoas como vc nos anos 80 quando eu era hobista hj eu seria engenheiro!
Te perguntar, tem como eu fazer esse pww pra um motor de esteira? minha placa queimou. Coloquei um dimmer e ponte de diodos, funciona, mas quando o triac aquece ele fica disparando a tensão. preciso de algo mais frio e estável. Tem como me ajudar? Pensei num relé sólido com potenciometro antes da retificação mas tenho medo dele aquecer demais e dar a mesma coisa.
Obrigado! Tem sim, se for motor DC, mas não com este projeto. Os motores de esteira, mesmo os DC, usam tensões mais elevadas e correntes altas também. O circuito de controle seria bem diferente deste projeto. Creio que encontre algum projeto para esse fim na internet.
Ótima aula parabéns
Obrigado Ricardo!
Muito bom aprender mais
Obrigado Benevaldo!
Deus abençoe vc, para vc sempre trazer conteúdo de qualidade ✌👍
Muito obrigado!
Vídeo maravilhoso! Parabéns pelo trabalho! 👍👍
Obrigado Leonardo!
Muito bom parabéns
Obrigado Adriano!
Espetacular este vídeo, obrigado professor .
Obrigado Gilmar!
Ótima aula! Show mesmo, obrigado
Obrigado Alex!
Muito boa a aula!!!!
Obrigado Carlos!
Beleza de vídeo essa forma de controle através de frequência pode se tirar potências elevadas em um motor com estator alternando as bobinas até poderia fazer um vídeo explicativo que tal ? Um abraço 🙌👍💪👏👏
Obrigado Adair! Sugestão anotada!
Muito boa a didatica professor...teria como controlar a potencia de um chuveiro gradativamente atraves de um XY-LPWM e algum transistor...tenho essa duvida pq naum sei qual transistor usar...se possivel faz um video 👍✌
Obrigado Manoel! O chuveiro trabalha em AC, por isso o ideal seria um dimmer de potência usando um Triac.
Rapaz, era você explicando e eu me perguntando a mesma coisa , até você começar a falar o motivo de não usar o resistor
Valeu Neto!
Muito boa essa aula😄😄😄😄😄
Obrigado Wellington!
Brigado pelo video
Obrigado Paulo!
excelente trabalho professor muiyo bom.
Obrigado Vine!
Muito boa as aulas!
Obrigado 😃
Muito bom mesmo!
Obrigado!
ótimo vídeo parabém muito bem explicado
Obrigado Fabio!
Olá Prof. boa aula, seria possível o Sr. fazer um exemplo com um circuito simples fornecendo para uma carga uma tensão X e ter um sinal externo que fica monitorando essa tensão quando ela baixar ou aumentar manda um sinal para o PWM aumentar ou diminuir a largura
Obrigado José Carlos! Sugestão anotada!
Excelente aula!
Obrigado!
Vim por indicação do canal WR Kits. Seu canal é muito bom, tô gostando!
Obrigado Moises! Seja bem vindo ao canal!
rumo aos 100 inscritos em...esta quase la.
Rsrsr, quem sabe chegamos lá! Obrigado!
Beleza de aula.
Você dá curso presencial
Obrigado Marcos! Não tenho cursos presenciais.
Professor depois explica as capacitancias parasitas dos mosfet"s
Bom sugestão Paulo, anotado!
Professor é interessante as oscilascoes amortecidas no pwm das fontes flyback por causa da interferencia desses capacitores.
Excelente.
Obrigado Mezek!
Sensacional 👏🏽
Obrigado!
Show de bola.
Obrigado Romuel!
Valeu meu irmão!
Obrigado Costa!
sensacional.
Obrigado Railton!
Muito bom 👏
Obrigado Bruno!
poxa nao sabia agora posso dizer que aprendi calcular o dutty
Maravilha Carlos!
Esse canal é demais!
Obrigado Sérgio!
Sou estudante de eletrônica. curto muitos seus vídeos.Bem explicados.Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Se me permitir fazer uma pergunta, o PWM ele altera a largura de cada sinal positivo,ou seja os semi-ciclos positivos tem um ajuste no tempo.Só fiquei em dúvida quanto a frequência. Pelo que entendi não parece aumentar,mas o tempo de cada semi-ciclo positivo que naturalmente altera a forma de onda.Está correto o meu raciocínio? Obrigado.
Olá Carlos, está correto com relação à frequência, que não se altera. E com relação à polaridade, se for um sinal centrado em zero volts, ele altera tanto o semi-ciclo positivo quando o negativo.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado.Estarei aguardando os Próximos vídeos. Pessoas como o SR. que nos ajudam a enriquecer em conhecimentos,pois os cursos , além de serem caros só dão uma pincelada nas matéria. Não adianta diploma sem conhecimento.já fiz faz cursos e hoje sou autodidata ,estou aprendo muito mais pois tem pessoas que perdem seu tempo em prol do próximo,dividindo seu conhecimento.Deixo uma sugestão se me permite falar um pouquinho do inversor de Frequência o básico.Obrigado perdoe a sugestão.
Parabéns pela didática! Excelente! Tenho uma pergunta, desculpe se é muito básica: Digamos que tenho um LED para acender usando PWM com duty de 50% numa tensão máxima de 5V. Com isso, teria uma tensão média de, aproximadamente, 2,5V, certo? Mas o LED não receberia, mesmo que por uma curtíssimo tempo, a tensão máxima de 5V? Isso não faria o LED queimar? Obrigado!
Olá Antônio, por isso que por precaução a tensão máxima deve estar limitada à mesma do dispositivo, assim aos 100% ele teria a potência máxima e ao reduzir o Duty Cycle, também reduziria Embora nos casos dos LEDs isso possa ser feito pelo limite da corrente e não da tensão, com isso ao limitarmos a corrente máxima, os LEDs não sofreriam, já que a corrrente média será proporcional à tensão média. E o brilho do LED varia com a corrente, mesmo com a tensão constante.
Era o que eu imaginava, mas queria ter certeza. Muito obrigado por responder!
Isso é muito legal meu amigo.Assunto muito ultil mesmo!
Já deixei meu like
Obrigado Michel!
Top mesmo👏👏👏👏
Obrigado Silvio!
Muito interessante esse vídeo parabéns, 👏👏👏
Obrigado Marcos!
ótima aula, e para remover os ruídos como faria?
Obrigado Ricardo, esses foram função das conexões longas e ruídos captados de outros equipamentos próximos e do próprio motor. Alguns capacitores e um filtro snubber podem ajudar.
Posso testar uma fonte chaveada usando o duty cicle do multímetro e saber se a fonte está chaveando
Pouco provável Mozer! O sinal.precisaria ter amplitude e frequência compatível com os usados na fonte.
Aula maravilhosa 👍👍👍👍
Obrigado!
FALA SOBRE PID
Anotada sugestão!
como determinar a frequência de trabalho do circuito pwm? a exemplo de controle pwm para um led que, pela percepção visual, deve ser acima de 18Hz; qual seria esse limiar? de 18 a 1k? como se determina um valor ótimo a depender da aplicação?
Olá Chico, depende da aplicação! Se for em motores por exemplo, a escolha da frequência de operação do circuito é delicada, pois na condição de parado ele pode vibrar na frequência do oscilador. Se for na faixa audível, poderemos até ouvir o chiado do PWM, o que não seria agradável. Então a escolha, geralmente na faixa dos KHz, depende de vários fatores. Há estudos complexos para determinar a frequência ideal. No uso prático, muitas vezes temos que experimentar para achar a mais adequada. Veja por exemplo um artigo universitário que trata desse estudo: conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000002402.pdf
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado! vou ler o artigo com muita atenção! já vi que ele busca um ponto ótimo na curva de bode (domínio da frequência).
Boa Noite.
É possível montar um PWM que acelere o motor automaticamente ? Sem a ajuda do potenciômetro ? Que ele inicie com 10 ou 20% e termine com 100% ?
Como seria feito ?
Olá Diego, sim é possível, mas precisa reprojetar o circuito colocando um oscilador de rampa no controle do PWM, não seria algo tão simples ou imediato de alterar neste circuito proposto.
Teria como com alteração de alguns componentes, controlar a velocidade de um motor de maquina de lavar 1/4 cv, 2.0A?
Näo seria possível, este é um controlador DC de baixa potência. Seria um projeto bem diferente.
Excelente
Obrigado Rita!
Gostei da aula, estou estudando sobre pwm , porém tenhos várias dúvidas, pelo que entendi ate agora , a pwm não pode variar a frequência nem o período para ser considerado uma pwm , no seu teste se não me engano o valor da frequência no seu osciloscopio varia ! Então me tira essa dúvida pode variar ou não a frequência? Desde já agradeço.
O PWM em si não varia a frequência, mas um circuito PWM pode até ter a frequência básica ajustável e com ela fixa variar a largura de pulso.
Poderia fazer um vídeo explicando sobre o assunto , ainda fiquei em dúvida sobre o assunto que abordei .
Qual seria a dúvida? Este vídeo endereça todo o básico sobre PWM.
@@Electrolab-Eletronica seria um teste prático mostrando no osciloscopio, como o sinal de pwm , se comporta em relação a mudar ou não a frequência mostrada no osciloscopio!
Isso foi mostrado, nessa parte deste vídeo em particular o sinal é muito ruidoso (por conta do motor) e o valor da frequência parece variar, mas na prática não há alteração alguma da frequência base. O instrumento é que não consegue fixar um valor por conta dos ruídos , apenas a largura de pulso varia, ignore o valor de frequência e veja a variação do duty cycle. Esse é o PWM.
Electrolab faça um contador 0 a 99 ou 0 a 9 ou os dois usando 555 e CIs de fácil montagem para a logica digital ,o meu primeiro circuito montado com sucesso foi o amplificador de final de semana como você disse, meu primeiro contatato com eletrônica foi atravès de seu canal à 7 meses atras
Olá Rodrigo! Que bom que entrou nessa fascinante área da eletrônica e que o canal tenha incentivado isso, fico feliz!! Há um vídeo no canal que fala sobre displays de leds e mostra um contador até 99, usando CIs TTLs, dê uma conferida: ua-cam.com/video/f0kS9161uaE/v-deo.html
Ótimo vídeo
Obrigado Ricardo!
Boa tarde! Tenho uma boa caixa de som ativa não estou encontrando sua placa que está muito destruída com esse laboratório de placa consigo uma se eu abaixar seu esquema? Caixa ativa Atakk
Olá Valcy, não consegue, pois precisa do layout da placa, eles não fazem o projeto da placa pelo esquema, a não ser por um serviço especial que não valeria a pena pelo alto custo. Você precisa do arquivo com o layout da placa.