Sua maneira de estruturar o seu pensamento é sensacional. Aprendo sempre nos seus vídeos. OBS: Chegou hoje o meu exemplar do seu livro "Se quiser mudar o mundo", vou lê-lo e entender mais sobre dialética :D . Força para você continuar nesse trabalho maravilhoso (ele mudou e muda minha forma de pensar o mundo)! Abraço! :D
@@RafaGedai entre todo mundo ter carro e ficar engarrafado no trânsito e todo mundo viver no mato há um monte de possibilidades, como, por exemplo, transporte público de qualidade, car sharing...
Sabrina, que tal um vídeo sobre aquele tema da "ostentação" (tipo, sobre o assédio da propaganda sobre as classes mais pobres e sobre o "ideal do eu" produzido no capitalismo)
Eu como arquiteta e urbanista, futura mestre em planejamento urbano e regional, feminista e que acredito na construção de um futuro com cidades ecossocialistas, me senti extremamente contemplada por esse vídeo! Muitas ferramentas teóricas e práticas sobre como repensar o planejamento territorial pra um futuro possível e melhor! Obrigada por compartilhar tanto e com tanta clareza, Sabrina!
Esse vídeo é um abraço afetuoso da Sabrina 🥰 Ela se esmera em apresentar explicações inteligíveis para problemas complexos. Esse vídeo dá esperança para quem tenta ser socialista em uma sociedade cruelmente capitalista.
@@TeseOnze Sabrina, isso tem mto a ver com a dialética na utilidade. O professor Reinaldo carcanholo disse em vídeo que a utilidade possui sua subjetividade e objetividade subjetividade sobre o que me cai melhor na mudança individual porém essa escolha individual e objetivada pelo capital em diversos ramos de sua produção de mercadorias
A parte do video em que cita mobilidade coletiva me pegou fundo no coração. Sou mãe de um menino autista de 3 anos e ha um ano ele faz terapias diariamente em uma clinica que fica do lado oposto da cidade. Como fiz minha vida toda, por opção propria, iamos de onibus, transporte publico da cidade. No entanto eram diarias as crises sensorias que ele sofria, era dolorido emocional e fisicamente, ele choravam muito e sofria demais por conta das luzes, dos sons, dos cheiros, da quantidade de pessoas... Sempre fomos muito respeitados no onibus, não fui julgada e sempre tivemos nossos direitos respeitados nesses espaços, mas as limitações sensoriais dele estavam deixando o processo todo, que era longo e diario, inviavel. A contra gosto fiz habilitação e comprei um carro usado pq sei que nem em um futuro perfeitamente utopico vai existir um transporte coletivo que atenda as necessidades especiais de todos.
Por isso o mantra sempre persiste e está correto: "Organize-se". Participe de coletivos ou partidos. Ser da esquerda revolucionária e não estar organizado não trará a mudança e deixa Tio Lenin triste.
ai sabrina, eu sigo num cerco de amor e ódio toda vez que te escuto, rs. amo sua inteligência e didática e "odeio" o resultado que me surte, o otimismo. juro que sou fã e não hater (:
esse vídeo já entrou para os essenciais do canal. Direto, claro, e abre discussão, abre a ferida da contradição que acompanha a gente em muitos momentos da vida. Obrigado demais por esse seu trabalho Sabrina, pq no final o vídeo deixa aquele gostinho de esperança 💜💜💜
Nossa Sabrina, como sempre um vídeo incrível. Levantar tais questões realmente é muito importante para que possamos mudar a nós mesmos e o próprio sistema. Manter sempre q coerência é necessário. Ótimo trabalho!👏
Fico pensando se seria sequer possível existirmos como bilhões de humanos sem provocar um impacto ambiental profundo. Estamos em desequilíbrio até numérico com o planeta. Excelentes reflexões.
O que eu mais acho incrível é que esse videos (assim como todos os vídeos do seu canal) é como um complemento didático e muito simplificado dos teus livros, que inclusive tô lendo o Sintomas mórbidos que é maravilhoso
Sabrina eu AMO a forma como seu pensamento se estrutura, e como você consegue trazer assuntos tão complexos de forma tão didática. Os exemplos que vc deu foram ótimos, obrigada ❤️❤️❤️
Sabrins, a sua arguição é genial. É fácil encontrar contradições se encarar o mundo ou as ações das pessoas como dicotomia pela dicotomia. Tem que analisar o quanto a pessoa se inclina para o que anseia nas possibilidades do meio onde ela está.
É super importante vivenciarmos essas contradições sociais e individuais, para não só apoiar a teoria, mas para irmos ajustando constantemente as práticas e as estratégias do nosso dia a dia. A gente só consegue ir na direção que sonhamos sabendo o que significam. E muitas coisas vão ser descobertas e construídas enquanto se estiver caminhando...
Estou em busca de uma vida mais simples inclusive vendi o carro e andando mais a pé...porém isso só está sendo possível agora pois sou mãe solo e filha pequena requer o carro agora ela cresceu um pouco mais e me possibilitou essa libertação do carro...de fato não é simples...
@@laurasoares862 Quem gera emprego é demanda. Ricos não "geram empregos", eles exploram o trabalho e o transplantam na composição orgânica do capital. A geração de empregos é meramente algo que depende da demanda. Caso contrário, não haveria tido emprego na URSS.
@@calendariocalendula7158 ahahahahahaah tu tá dizendo que a geração de emprego depende só da demanda? tu acha que pra alugar espaço para os funcionários trabalharem, comprar materiais, desenvolver produtos, pagar salários e etc não precisa de DINHEIRO? o cara empreendedor PRECISA arriscar capital para fazer isso acontecer. deixe de ser inocente. E de um ambiente LIVRE das garras do estado para deixar os outros seguirem seu caminho em paz.
Eße vídeo é um agente poderoso para reflexão tanto individual qto coletiva. Eu, como pessoa com deficiência, compreendo a luta por acessibilidade em toda as esferas essencial para a promoção de uma realidade sustentável e com mais equidade. Grata pelas colocações brilhantes, Sabrina 🌹
Conhecer seu trabslho e de alguns oitros hovens enche meu coracso de energia pra cobtinua lutando, sonhando, me informandi e trabslhando. Parabens Sabrina. Obrigada messssmoi!!!!!
Acho que um conceito que você apresentou e que eu mais gostei é "tornar obsoleto". Desde aquele vídeo com a Rita von Hunty, acho incrível essa "ideia".
aula muito esclarecedor!!! às vezes tem debates que sabemos que na prática não funciona e por isso impedem o real avanço! obrigada por esclarecer, Sabrina
tema muito relevante e importantíssimo... e eu acho que vale inclusive explorá-lo mais vezes e sempre mantê-lo sendo abordado ou tocado aqui e acolá, porque essa contradição é permanente durante o processo e causa de fato desconfortos, culpas e desentendimentos, pessoais e coletivos, nos enfraquecendo muito... é necessário que a gente sempre se reoriente relembrando essa questão fundamental, como aterramento num bom senso, diante da situação tão atordoante pela complexidade e diversidade em que existimos. mais do que entender, relembrar. obrigada pelo compartilhamento Sabrina.
Ai Sabrina... Até difícil encontrar palavras... Sou grata por sua existência no mundo. A organização dos seus argumentos tem uma linha lógica esplêndida, que me soa tão compreensível, e possivelmente não só pra mim... Suas palavras são necessárias e importantes. Que você continue plantando suas sementes mais lindas por onde passa e em tudo que se propõe a fazer.
Amo todos os vídeos, mas esse ficou ainda mais especial. A didática tá 10/10 ❤️ e o tema merece todo o esforço que, claramente, foi dedicado - e sempre é. Enfim, obrigada por mais esse
Vídeo fantástico! No meu círculo de convivência , na Alemanha, vejo que esse pensamento da mudança individual sem olhar para questão estrutural é o que impera. Eles agem como se as escolhas, que eles podem fazer por privilégio, fossem suficiente para mudar o mundo. E quem não pode escolher o mesmo é super incompreendido.
Ótimo vídeo!!!.....me ajudou a entender essas contradições, já havia visto seus outros dois vídeos nesse sentido, mas ainda estava um pouco confusa...... obrigada!
Tão bom te ouvir! Essa questão entre ser socialista e parecer socialista já foi muito pulsante pra mim. E foi com vc que eu aprendi a relaxar mais na aparência e atuar mais na prática me organizando. Qndo atuamos de forma organizada, o parecer perde a importância porque sabemos da coerência da nossa luta. :)
Esse vídeo é o primeiro que vejo desse canal e já estou inscrita! Achei a reflexão muito interessante e relevante. O mundo não é tanto 8 ou 80 quanto somos levadas a pensar no dia a dia.
Sempre me peguei pensando muito na questão do carro. Vivo desde sempre no interior de SP, e na grande maioria das cidades, a alternativa que há ao carro, é se arriscar no trânsito caótico de bicicleta, ou se sujeitar ao transporte público sucateado. Em Taquaritinga-SP, o prefeito, quando se empossou, substituiu (e reduziu ainda mais) toda a frota de circulares da cidade pelos ônibus da sua própria empresa. Além disso, atualmente se recusa a bancar o ônibus dos estudantes da UNESP que vão toda noite para Araraquara ter aulas. Muitos já pensam em trancar o curso por falta de transporte.
Estou conhecendo o canal através desse vídeo, e que espetáculo de clareza e informações! Ganhou mais um inscrito, sucesso, e obrigado pelas informações compartilhadas. 👏👏❤️❤️
Para mim, não há contradição alguma: Simplesmente contingência, circunstâncias, pois não se escolhe onde nascer nem, totalmente, onde viver. De toda maneira, aproveito o momento para expressar mais uma vez minha admiração pela bela e boníssima pensadora que é Sabrina Fernandes, deste Tese Onze. Felicidades!!! E PT Lula 13 saudações.
Meu raciocínio sobre a questão era bem parecido com o que vc disse no vídeo. Mas a gente sempre aprende mais ouvindo alguém com acúmulo sobre os assuntos, vc desenvolve muito bem suas linhas de raciocínio e os exemplos que vc usa são muito ricos, tanto por constatar, quanto por provocar. O enésimo parabéns pelo ótimo trabalho!
Você é demais!!! Um dos seus melhores vídeos pra mim...conectou com meus pensamentos de muito tempo. OBRIGADA pelo seu tempo... obrigada por bagunçar as nossas mentes (super positivamente heheheh). Abraçooo forteee!!!!
Parabéns pelo conteúdo de qualidade! Muito esclarecedor, principalmente os exemplos dados, de forma didática, para que mais pessoas possam se esclarecer acerca das diferenças e/ou semelhanças entre agência e estrutura. 👏👏👏
Incrível! Tava estruturando um textinho sobre mudança individual e estrutural e vc conseguiu englobar muito daquilo que tava com dificuldade de elaborar. Sua clareza em separar essas duas coisas (em todos os seus vídeos, não só nesse) foi o que me colocou a agir. antes sentia que ou eu ia ter que lutar até morrer por uma grande revolução que talvez não aconteça ou eu ia ficar mudando hábitos e me tornar um pessoa mais coerente internamente e que, numa perspectiva de sociedade, não faria diferença nenhuma. Entender como essas duas formas de ação e complementam me fez me mexer e começar a fazer as duas! Abraços com carinho!
Nossa, Sabrina, muito bom ter ouvido isso de você pois me serviu como uma “validação” de que tô pensando certo. Ultimamente tenho explicado isso pras pessoas ao meu redor e é bem comum eu ser questionada se essa explicação que damos não é uma fanfic criada pra conseguirmos botar a cabeça no travesseiro à noite pra dormir. u.u’ Seguimos com a paciência e o carinho de educar politicamente nossas irmãs e irmãos!
Muito bom o vídeo, parabéns pra equipe! Vejo os vídeos sempre passando bem perto do conceito de cradle-to-cradle mas nunca chegando de fato nele. Li o livro sobre o tema e, apesar do fundo liberal de que o mercado vai dar conta de resolver tudo, achei o conceito muito bom se for considerado como uma restrição de mercado através de regulação estatal pq a reciclagem como ocorre hoje em dia é bem complicada e, em alguns casos, inviável. Enfim, fica a sugestão não sobre tema para vídeo em si, mas de pesquisa caso não tenha entrado no radar de vcs ainda Abçs pra geral
vídeo incrível! indo pegar pra ler as referência sobre agência e estrutura, já tinha refletido sobre o assunto, mas não de modo claro desse jeito, obrigado sabrina! aliás, amando a nova fase do canal de vídeos mais longos!!
Obrigado por continuar no UA-cam, Sabrina! Mais um vídeo extraordinário, explicitando como o pensamento marxista se estrutura no apontamento das contradições, a contínua presença de questões e a busca por respostas que definitivamente não se constroem sozinhas e nem são de simples resolução. Sigamos na luta.
Uma aula fantástica. Precisamos muito propagar os pensamentos filosóficos e sociológicos no Brasil. Há uma alienação profunda da sociedade em compreender as relações das super estruturas políticas. Isto deixa o nosso povo completamente desinformado e reflete nas escolhas dos governantes. Trabalho muito, muito importante que a apresentadora faz. Parabéns!
Video realmente didático! Adorei de verdade, pois sofro de muitas contradições, e algumas realmente passam pela falta de possibilidade de agir diferente, como isso do carro. Eu morando em São Paulo na zona sul e trabalhando na zona oeste fui totalmente envolvida no sonho de ir de carro e economizar tempo/sono para ir ao trabalho, mesmo sendo contra esse tanto de carro nas ruas... Obrigada por me ajudar a entender!
Infelizmente sincero, fazia muito tempo que não via um vídeo seu, Sa. Acabei sendo tomado pela onda de desesperança e achei que o mínimo de pensamento crítico sobre as desgraças que estão ao nosso redor iam finalmente me quebrar por completo. Hoje consegui voltar, e a saudade dessa sua genialidade foi tanta, nossa, como foi, viu hahahahaha. Você é a guia da minha trajetória não só intelectual, mas de humano sedento pela emancipação dos seus algozes. É bom estar de volta, camarada, saudades.
Cara, eu realmente não estou acreditando no que estou vendo. Cara, é simplesmente INACREDITÁVEL. Eu realmente não acredito. Não, eu não acredito no que estou vendo.
sabrina, esse vídeo foi uma aula. parabéns e obrigado por nos proporcionar qualificar o debate. abordar tais problemáticas ajudam a trazer lucidez no mar de cegueira que vivemos
Esse vídeo realmente ficou sensacional. Com certeza ele COMPROU um tríplex na minha cabeça kkkk. Parabéns, Sabrina, pelo trabalho irretocável de sempre
A cada vídeo seu me surpreendo ainda mais. Obrigada por se manter dedicada e persistente. Você é inspiradora, sempre me lembra dos meu propósito na vida: espalhar amor, cuidado e saúde na emancipação da classe trabalhadora 💗
Minina de deus, que conteúdo bom! Quase não abri o vídeo por conta da estética liberalista da miniatura (a primeira vista, seu estereótipo me pareceu a de uma pessoa que falaria mal de socialismo, desculpa aí pela forma como escrevo).
Esse tipo de questionamento quanto a possíveis contradições sempre vêm quando descobrem que vc é socialista. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
2 роки тому+1
Nossa jornada em defesa da construção do socialismo é árdua e desgastante, não é Sabrina? Ainda assim, e por isso mesmo, insisto em elogiar sua progressiva consistência. Isso possibilita a nós todos, que precisamos de boas referências ter em você uma fonte de reflexão confiável. Embora eu transite transversalmente pelo debate ecológico não tinha até o momento percebido que existe uma obsolescência necessária. E essa abordagem potencializa nossas posições porque essencialmente precisamos tornar o capitalismo obsoleto. A abordagem sua sobre as contradições é fundamental para destravar falácias e potencializar a reflexão. Parabéns, sucesso e felicidades pra você e equipe!
catártica essa discussão. muito incríveis suas reflexões! o conflito de agência e estrutura me tira o sono e nunca sei o que fazer. sinto que o neoliberalismo explora muito esse paradoxo, tentando te convencer a se apegar a suas contradições emocionalmente. o quanto eu consigo participar da construção de uma alternância, enquanto me sinto tão dependente e conectado do que me dá segurança e conforto na vida real imediata?
Trabalhamos no contexto da Agroecologia, agricultura familiar e soberania alimentar, na academia por alguns anos e nos últimos tempos como agricultores. Penso que a discussão do veganismo tenha que ser melhor qualificada, considerando uma perspectiva socialista/comunista. Gosto muito e aprendo demais com o Tese 11, inclusive com suas dicas de leitura e o dicionário dos termos marxistas, mas no caso da discussão do veganismo e como ele se relaciona com a Agroecologia penso que precisemos avançar mais. Estamos a inteira disposição para conversar, numa perspectiva de troca e de coração aberto. Obrigado por seus vídeos!
Existe bastante debate sobre agroecologia e veganismo, no Brasil e fora. Existem redes, associações, grupos de pesquisa, publicações científicas. Mas precisamos avançar nele assim como precisamos avançar em todos os demais, afinal, os problemas não estão resolvidos ainda. É uma jornada.
Gostei muito do enfoque na estética e no individualismo. Senso comum é um tipo de paradigma de conhecimento que é disputado entre diversas representações, pensando na teoria das representações sociais de Moscovici. Esses tipos de questionamento muito nos diz do pensamento cotidiano. Ter contato com a teoria revolucionária, para mim, foi ver uma concepção de mundo para além do neoliberalismo e do capitalismo. Foi libertador poder romper com o realismo capitalista. Tenho aprendido muito com os produtores de conteúdo. Venceremos, camaradas!
Realmente, um baita alerta sobre o desafio de conhecer nossas contradições, como sociedade, e as contradições de cada um de nós a fim de poder enfrentar concretamente!🙌🏻 Obrigado pelas reflexões, Profª Sabrina! 👊🏼🌺🤗
Ou é socialista mas não é "eco". É um antropocentrista que chama o "eco" de brincar de jardinagem. Mas que p**** de "consciência" é essa? É a pergunta que vai se calar cada vez menos.
Novos canais sobre socialismo estão crescendo, em um deles foi abordado que eco-socialismo é pleonasmo e que não existe socialista que não se importa com o meio ambiente. E que esse termo as vezes é utilizado para desmerecer experiências socialistas atuais. Estou pesquisando sobre o assunto para entender melhor.
A luta é contra a extração de capital, contra o roubo da mais-valia, contra o capitalismo predador. O poder está no capital, devemos ter em mente que toda a forma legal, de concentrar capital deve dominada por quem quer dominar o mecanismo de concentração e distribuir de forma mais justa possível, o produto do trabalho. Inserir organização no sistema de desconcentração da renda, acabando com a anarquia do sistema capitalista predatório. Sem essa contradição, (amealhar renda), não há como fazer frente aos reacionários.
Sabrina que serenidade! Obrigado por contribuir com o Tese Onze pra consciência de classe. p É muito difícil romper com os hábitos capitalistas, abandonar o fetiche das coias, e silenciar o eco neoliberal que ronda cada passo que damos. Mas sabemos o que é preciso ser feito e temos a certeza de estarmos do lado certo. Paz entre nós, guerra os senhores.
Nossa, perfeito esse vídeo! Tava com essa questão desde que ouvi essa crítica sobre socialista investindo na bolsa. Valeu, Sabrina! Ajudou demais a não desanimar de uma luta que pode passar por algumas contradições necessárias.
Hoje em dia, tenho a sensação que é questão de sobrevivência poupar dinheiro, guardar para não passar fome no futuro... Não me enxergo como empresário ou investidor da bolsa, quando na real o objetivo é guarda dinheiro pra tentar não morrer mais cedo. Obs.: sou leigo em muitos assuntos aqui, desculpa se falei bobagem. obrigado Sabrina.
Acho muito interessante a ideia de embasar uma mudança possível com base na realidade de cada um. Não dá pra falar pra um hipertensos parar de comer embutidos, miojo ou outros processados, se ele não tem condições financeiras de aplicar isso. Recentemente conheci o namorado de uma amiga que é vegetariano, sabe cozinhar muito bem e tive a oportunidade de provar uma berinjela a parmegiana que lembrou bastante a carne. Não acho que consigo deixar de ser carnívoro, mas a mudança que posso aplicar na minha vida é de pelo menos respeitar e valorizar o alimento.
Sobre a questão de transporte público e carros nas cidades, recomendo o canal Not Just Bikes que fala muuuito sobre isso e sobre como inclusive essas cidades "feitas pra carros" são péssimas para nós, humanos
Sua maneira de estruturar o seu pensamento é sensacional. Aprendo sempre nos seus vídeos. OBS: Chegou hoje o meu exemplar do seu livro "Se quiser mudar o mundo", vou lê-lo e entender mais sobre dialética :D . Força para você continuar nesse trabalho maravilhoso (ele mudou e muda minha forma de pensar o mundo)! Abraço! :D
Faço minhas as suas palavras!
Sabrina me ensina a ser professora! Didática incrível!
As empresas ficam mostrando carro do futuro e eu só penso que o futuro é não ter carro
Meu presente já é não ter carro, kkkkk
Lógico. De um jeito ou de outro,os recursos são limitados.
Vende teu celular e tua casa e vai viver no mato, oxiiiii
Para você não ter carro, alguém vai precisar ter.
@@RafaGedai entre todo mundo ter carro e ficar engarrafado no trânsito e todo mundo viver no mato há um monte de possibilidades, como, por exemplo, transporte público de qualidade, car sharing...
Sabrina, que tal um vídeo sobre aquele tema da "ostentação" (tipo, sobre o assédio da propaganda sobre as classes mais pobres e sobre o "ideal do eu" produzido no capitalismo)
Eu como arquiteta e urbanista, futura mestre em planejamento urbano e regional, feminista e que acredito na construção de um futuro com cidades ecossocialistas, me senti extremamente contemplada por esse vídeo! Muitas ferramentas teóricas e práticas sobre como repensar o planejamento territorial pra um futuro possível e melhor! Obrigada por compartilhar tanto e com tanta clareza, Sabrina!
Nossa, chega mais em Vila Velha ES. Não aguento mais essa cidade parecer um valão imenso. Sendo tao bonita!
Você sabe que o termo ecossocialismo é uma contradição, ne?
Esse vídeo é um abraço afetuoso da Sabrina 🥰 Ela se esmera em apresentar explicações inteligíveis para problemas complexos. Esse vídeo dá esperança para quem tenta ser socialista em uma sociedade cruelmente capitalista.
Esse comentário foi um abraço afetuoso! Obrigada, Fernanda!
@@TeseOnze Sabrina, isso tem mto a ver com a dialética na utilidade.
O professor Reinaldo carcanholo disse em vídeo que a utilidade possui sua subjetividade e objetividade subjetividade sobre o que me cai melhor na mudança individual porém essa escolha individual e objetivada pelo capital em diversos ramos de sua produção de mercadorias
A parte do video em que cita mobilidade coletiva me pegou fundo no coração.
Sou mãe de um menino autista de 3 anos e ha um ano ele faz terapias diariamente em uma clinica que fica do lado oposto da cidade.
Como fiz minha vida toda, por opção propria, iamos de onibus, transporte publico da cidade.
No entanto eram diarias as crises sensorias que ele sofria, era dolorido emocional e fisicamente, ele choravam muito e sofria demais por conta das luzes, dos sons, dos cheiros, da quantidade de pessoas...
Sempre fomos muito respeitados no onibus, não fui julgada e sempre tivemos nossos direitos respeitados nesses espaços, mas as limitações sensoriais dele estavam deixando o processo todo, que era longo e diario, inviavel.
A contra gosto fiz habilitação e comprei um carro usado pq sei que nem em um futuro perfeitamente utopico vai existir um transporte coletivo que atenda as necessidades especiais de todos.
Que linda essa didática. Tema espinhoso q leva a muitos questionamento, e ao ouvir essa aula se resolveu sem maiores choques. Obrigado por mais essa.🥰
Por isso o mantra sempre persiste e está correto: "Organize-se". Participe de coletivos ou partidos. Ser da esquerda revolucionária e não estar organizado não trará a mudança e deixa Tio Lenin triste.
queira dizer que eu admiro muito o seu trabalho, sempre me trazendo reflexões maravilhosas, obrigado, Sabrina. 💖
ai sabrina, eu sigo num cerco de amor e ódio toda vez que te escuto, rs. amo sua inteligência e didática e "odeio" o resultado que me surte, o otimismo. juro que sou fã e não hater (:
Hahahah 💛😆
esse vídeo já entrou para os essenciais do canal. Direto, claro, e abre discussão, abre a ferida da contradição que acompanha a gente em muitos momentos da vida. Obrigado demais por esse seu trabalho Sabrina, pq no final o vídeo deixa aquele gostinho de esperança 💜💜💜
Obrigado Sabrina.
O som da voz melhorou bastante em relação aos vídeos antigos. Os temas são ótimos e muito bem desenvolvidos. Valeu mesmo.
Nossa Sabrina, como sempre um vídeo incrível. Levantar tais questões realmente é muito importante para que possamos mudar a nós mesmos e o próprio sistema. Manter sempre q coerência é necessário. Ótimo trabalho!👏
Fico pensando se seria sequer possível existirmos como bilhões de humanos sem provocar um impacto ambiental profundo. Estamos em desequilíbrio até numérico com o planeta.
Excelentes reflexões.
Demais, Sabrina. Estamos precisando falar das coisa básicas que são muito complexas desse modo didático e encantador. Obrigada
O que eu mais acho incrível é que esse videos (assim como todos os vídeos do seu canal) é como um complemento didático e muito simplificado dos teus livros, que inclusive tô lendo o Sintomas mórbidos que é maravilhoso
o seu conteúdo é sempre inédito, você sempre traz boas conexões e fala de assuntos mega pertinentes
os vidros estão tão bons!! acho que o canal cresceu super bem!
Esse é um dos melhores vídeos que você já fez, Sabrina! Te acompanho faz tempo e fiquei impressionado. Obrigado!
Sabrina eu AMO a forma como seu pensamento se estrutura, e como você consegue trazer assuntos tão complexos de forma tão didática.
Os exemplos que vc deu foram ótimos, obrigada ❤️❤️❤️
vocês também frequentemente choram com os vídeos do canal? 😢 obrigada por mais esse, Sabrina! maravilhosa sempre
Sabrins, a sua arguição é genial. É fácil encontrar contradições se encarar o mundo ou as ações das pessoas como dicotomia pela dicotomia. Tem que analisar o quanto a pessoa se inclina para o que anseia nas possibilidades do meio onde ela está.
É super importante vivenciarmos essas contradições sociais e individuais, para não só apoiar a teoria, mas para irmos ajustando constantemente as práticas e as estratégias do nosso dia a dia. A gente só consegue ir na direção que sonhamos sabendo o que significam. E muitas coisas vão ser descobertas e construídas enquanto se estiver caminhando...
Estou em busca de uma vida mais simples inclusive vendi o carro e andando mais a pé...porém isso só está sendo possível agora pois sou mãe solo e filha pequena requer o carro agora ela cresceu um pouco mais e me possibilitou essa libertação do carro...de fato não é simples...
" o que existe mesmo, é um monte de gente sem capital, defendendo o capitalista"
Os vídeos estão cada vez melhor!
Vou compartilhar!
mas são eles que geram empregos ou os socialistas?
@@laurasoares862 Quem gera emprego é demanda. Ricos não "geram empregos", eles exploram o trabalho e o transplantam na composição orgânica do capital. A geração de empregos é meramente algo que depende da demanda. Caso contrário, não haveria tido emprego na URSS.
@@calendariocalendula7158 ahahahahahaah tu tá dizendo que a geração de emprego depende só da demanda? tu acha que pra alugar espaço para os funcionários trabalharem, comprar materiais, desenvolver produtos, pagar salários e etc não precisa de DINHEIRO? o cara empreendedor PRECISA arriscar capital para fazer isso acontecer. deixe de ser inocente. E de um ambiente LIVRE das garras do estado para deixar os outros seguirem seu caminho em paz.
@@calendariocalendula7158 a tese é boa até a página. Quando chega no capítulo de ter que pagar o assalariado, fica como? Demanda nao abre a carteira.
Eße vídeo é um agente poderoso para reflexão tanto individual qto coletiva. Eu, como pessoa com deficiência, compreendo a luta por acessibilidade em toda as esferas essencial para a promoção de uma realidade sustentável e com mais equidade. Grata pelas colocações brilhantes, Sabrina 🌹
Conhecer seu trabslho e de alguns oitros hovens enche meu coracso de energia pra cobtinua lutando, sonhando, me informandi e trabslhando. Parabens Sabrina. Obrigada messssmoi!!!!!
Acho que um conceito que você apresentou e que eu mais gostei é "tornar obsoleto". Desde aquele vídeo com a Rita von Hunty, acho incrível essa "ideia".
💛 é uma interpretação que faço a partir de umas discussões do Meszaros em Para além do capital.
aula muito esclarecedor!!! às vezes tem debates que sabemos que na prática não funciona e por isso impedem o real avanço! obrigada por esclarecer, Sabrina
Sabrina, que vídeo BOM. Maravilhoso em tantas faces, é incrível acompanhar o crescimento e profissionalização do canal
Sabrina MUITO tão didática em cada vídeo, e suas aulas sempre trazem questionamentos e além disso esperança para quem quer transformar o mundo ❤
tema muito relevante e importantíssimo... e eu acho que vale inclusive explorá-lo mais vezes e sempre mantê-lo sendo abordado ou tocado aqui e acolá, porque essa contradição é permanente durante o processo e causa de fato desconfortos, culpas e desentendimentos, pessoais e coletivos, nos enfraquecendo muito... é necessário que a gente sempre se reoriente relembrando essa questão fundamental, como aterramento num bom senso, diante da situação tão atordoante pela complexidade e diversidade em que existimos. mais do que entender, relembrar.
obrigada pelo compartilhamento Sabrina.
Ai Sabrina... Até difícil encontrar palavras... Sou grata por sua existência no mundo. A organização dos seus argumentos tem uma linha lógica esplêndida, que me soa tão compreensível, e possivelmente não só pra mim...
Suas palavras são necessárias e importantes. Que você continue plantando suas sementes mais lindas por onde passa e em tudo que se propõe a fazer.
Amo todos os vídeos, mas esse ficou ainda mais especial. A didática tá 10/10 ❤️ e o tema merece todo o esforço que, claramente, foi dedicado - e sempre é. Enfim, obrigada por mais esse
Vídeo fantástico! No meu círculo de convivência , na Alemanha, vejo que esse pensamento da mudança individual sem olhar para questão estrutural é o que impera. Eles agem como se as escolhas, que eles podem fazer por privilégio, fossem suficiente para mudar o mundo. E quem não pode escolher o mesmo é super incompreendido.
Ótimo vídeo!!!.....me ajudou a entender essas contradições, já havia visto seus outros dois vídeos nesse sentido, mas ainda estava um pouco confusa...... obrigada!
Como sempre, BOM PRA CARALHO.
Tmj demais, Sabrina!
Tão bom te ouvir! Essa questão entre ser socialista e parecer socialista já foi muito pulsante pra mim. E foi com vc que eu aprendi a relaxar mais na aparência e atuar mais na prática me organizando. Qndo atuamos de forma organizada, o parecer perde a importância porque sabemos da coerência da nossa luta. :)
Muitos debates levantados nesse vídeo eu não estava nem ciente de que existia. Obrigado!
Puts que vídeo incrível! Didático e com mts pontos para reflexão. To amando o novo formato do canal ♥️ parabéns
Esse vídeo é o primeiro que vejo desse canal e já estou inscrita! Achei a reflexão muito interessante e relevante. O mundo não é tanto 8 ou 80 quanto somos levadas a pensar no dia a dia.
Parabéns, Sabrina! A cada vídeo tu fica melhor ❤️
Sempre me peguei pensando muito na questão do carro. Vivo desde sempre no interior de SP, e na grande maioria das cidades, a alternativa que há ao carro, é se arriscar no trânsito caótico de bicicleta, ou se sujeitar ao transporte público sucateado. Em Taquaritinga-SP, o prefeito, quando se empossou, substituiu (e reduziu ainda mais) toda a frota de circulares da cidade pelos ônibus da sua própria empresa. Além disso, atualmente se recusa a bancar o ônibus dos estudantes da UNESP que vão toda noite para Araraquara ter aulas. Muitos já pensam em trancar o curso por falta de transporte.
A falta da infraestrutura fecha portas de todos os tipos!
Estou conhecendo o canal através desse vídeo, e que espetáculo de clareza e informações!
Ganhou mais um inscrito, sucesso, e obrigado pelas informações compartilhadas. 👏👏❤️❤️
Para mim, não há contradição alguma: Simplesmente contingência, circunstâncias, pois não se escolhe onde nascer nem, totalmente, onde viver. De toda maneira, aproveito o momento para expressar mais uma vez minha admiração pela bela e boníssima pensadora que é Sabrina Fernandes, deste Tese Onze. Felicidades!!! E PT Lula 13 saudações.
Dicas que dão um alento em tempos tão "contraditórios"...
Meu raciocínio sobre a questão era bem parecido com o que vc disse no vídeo. Mas a gente sempre aprende mais ouvindo alguém com acúmulo sobre os assuntos, vc desenvolve muito bem suas linhas de raciocínio e os exemplos que vc usa são muito ricos, tanto por constatar, quanto por provocar. O enésimo parabéns pelo ótimo trabalho!
Você é demais!!! Um dos seus melhores vídeos pra mim...conectou com meus pensamentos de muito tempo. OBRIGADA pelo seu tempo... obrigada por bagunçar as nossas mentes (super positivamente heheheh). Abraçooo forteee!!!!
Sabrina sua didática sempre foda! Mas hoje vc ta num nível surreal…que vídeo é esseeee! Uma tese de doutorado as vezes não é tão completo!
💛💛💛💛 obrigada Gibran!
Parabéns pelo conteúdo de qualidade! Muito esclarecedor, principalmente os exemplos dados, de forma didática, para que mais pessoas possam se esclarecer acerca das diferenças e/ou semelhanças entre agência e estrutura. 👏👏👏
Incrível! Tava estruturando um textinho sobre mudança individual e estrutural e vc conseguiu englobar muito daquilo que tava com dificuldade de elaborar. Sua clareza em separar essas duas coisas (em todos os seus vídeos, não só nesse) foi o que me colocou a agir. antes sentia que ou eu ia ter que lutar até morrer por uma grande revolução que talvez não aconteça ou eu ia ficar mudando hábitos e me tornar um pessoa mais coerente internamente e que, numa perspectiva de sociedade, não faria diferença nenhuma. Entender como essas duas formas de ação e complementam me fez me mexer e começar a fazer as duas! Abraços com carinho!
Nossa, Sabrina, muito bom ter ouvido isso de você pois me serviu como uma “validação” de que tô pensando certo. Ultimamente tenho explicado isso pras pessoas ao meu redor e é bem comum eu ser questionada se essa explicação que damos não é uma fanfic criada pra conseguirmos botar a cabeça no travesseiro à noite pra dormir. u.u’
Seguimos com a paciência e o carinho de educar politicamente nossas irmãs e irmãos!
Muito bom o vídeo, parabéns pra equipe! Vejo os vídeos sempre passando bem perto do conceito de cradle-to-cradle mas nunca chegando de fato nele. Li o livro sobre o tema e, apesar do fundo liberal de que o mercado vai dar conta de resolver tudo, achei o conceito muito bom se for considerado como uma restrição de mercado através de regulação estatal pq a reciclagem como ocorre hoje em dia é bem complicada e, em alguns casos, inviável. Enfim, fica a sugestão não sobre tema para vídeo em si, mas de pesquisa caso não tenha entrado no radar de vcs ainda
Abçs pra geral
vídeo incrível! indo pegar pra ler as referência sobre agência e estrutura, já tinha refletido sobre o assunto, mas não de modo claro desse jeito, obrigado sabrina! aliás, amando a nova fase do canal de vídeos mais longos!!
Obrigado por continuar no UA-cam, Sabrina! Mais um vídeo extraordinário, explicitando como o pensamento marxista se estrutura no apontamento das contradições, a contínua presença de questões e a busca por respostas que definitivamente não se constroem sozinhas e nem são de simples resolução. Sigamos na luta.
eu precisava tanto desse vídeo e não sabia! você é muito necessária, continue nesse trabalho maravilhoso!
Muito bom Sabrina 💕 Sua fala é didática sem ser simplista. Admiro demais
que vídeo perfeito, sabrina! tudo o que você falou faz tanto, mas tanto sentido pra mim, que fiquei emocionado.
Uma aula fantástica. Precisamos muito propagar os pensamentos filosóficos e sociológicos no Brasil. Há uma alienação profunda da sociedade em compreender as relações das super estruturas políticas. Isto deixa o nosso povo completamente desinformado e reflete nas escolhas dos governantes. Trabalho muito, muito importante que a apresentadora faz. Parabéns!
É nítida a evolução do canal. Muito bom!
Video realmente didático! Adorei de verdade, pois sofro de muitas contradições, e algumas realmente passam pela falta de possibilidade de agir diferente, como isso do carro. Eu morando em São Paulo na zona sul e trabalhando na zona oeste fui totalmente envolvida no sonho de ir de carro e economizar tempo/sono para ir ao trabalho, mesmo sendo contra esse tanto de carro nas ruas... Obrigada por me ajudar a entender!
Infelizmente sincero, fazia muito tempo que não via um vídeo seu, Sa. Acabei sendo tomado pela onda de desesperança e achei que o mínimo de pensamento crítico sobre as desgraças que estão ao nosso redor iam finalmente me quebrar por completo. Hoje consegui voltar, e a saudade dessa sua genialidade foi tanta, nossa, como foi, viu hahahahaha. Você é a guia da minha trajetória não só intelectual, mas de humano sedento pela emancipação dos seus algozes. É bom estar de volta, camarada, saudades.
Que bom que está de volta 💛
Vou guardar esse vídeo no bolso pra mostrar pra todo mundo
Cara, eu realmente não estou acreditando no que estou vendo. Cara, é simplesmente INACREDITÁVEL. Eu realmente não acredito. Não, eu não acredito no que estou vendo.
sabrina, esse vídeo foi uma aula.
parabéns e obrigado por nos proporcionar qualificar o debate.
abordar tais problemáticas ajudam a trazer lucidez no mar de cegueira que vivemos
Gente, que canal maravilhoso é este?! Adorei!
Vídeo muito bom!! Parabéns a todx Equipe do canal com suas análises muitos atuais e pertinentes!
que vídeo incrível!! amando os vídeos mais longos
Esse vídeo realmente ficou sensacional. Com certeza ele COMPROU um tríplex na minha cabeça kkkk. Parabéns, Sabrina, pelo trabalho irretocável de sempre
A cada vídeo seu me surpreendo ainda mais. Obrigada por se manter dedicada e persistente. Você é inspiradora, sempre me lembra dos meu propósito na vida: espalhar amor, cuidado e saúde na emancipação da classe trabalhadora 💗
Minina de deus, que conteúdo bom! Quase não abri o vídeo por conta da estética liberalista da miniatura (a primeira vista, seu estereótipo me pareceu a de uma pessoa que falaria mal de socialismo, desculpa aí pela forma como escrevo).
"Como fazer um vídeo sobre dialética sem falar diretamente de dialética"
Eu sempre digo: dialética se aprende mais observando e tentando entender relações dialéticas do que tentando transformar numa fórmula pra decorar :)
@@TeseOnze g e n i a l
Esse tipo de questionamento quanto a possíveis contradições sempre vêm quando descobrem que vc é socialista. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nossa jornada em defesa da construção do socialismo é árdua e desgastante, não é Sabrina? Ainda assim, e por isso mesmo, insisto em elogiar sua progressiva consistência. Isso possibilita a nós todos, que precisamos de boas referências ter em você uma fonte de reflexão confiável. Embora eu transite transversalmente pelo debate ecológico não tinha até o momento percebido que existe uma obsolescência necessária. E essa abordagem potencializa nossas posições porque essencialmente precisamos tornar o capitalismo obsoleto. A abordagem sua sobre as contradições é fundamental para destravar falácias e potencializar a reflexão. Parabéns, sucesso e felicidades pra você e equipe!
catártica essa discussão. muito incríveis suas reflexões! o conflito de agência e estrutura me tira o sono e nunca sei o que fazer. sinto que o neoliberalismo explora muito esse paradoxo, tentando te convencer a se apegar a suas contradições emocionalmente. o quanto eu consigo participar da construção de uma alternância, enquanto me sinto tão dependente e conectado do que me dá segurança e conforto na vida real imediata?
Vídeo muito necessário!! Obrigada pelo seu trabalho. Aprendo mais todo dia!
Tema importante desenvolvido com competência. Obrigado, camarada Sabrina e equipe Tese Onze!
Cara, vc estava inspirada! Um dos seus melhores vídeos até hoje!
Um dos melhores vídeos do Tese Onze! Incrível, Sabrina. Sua didática é maravilhosa.
Professora Sabrina cada vez mais didática e profunda.
Trabalhamos no contexto da Agroecologia, agricultura familiar e soberania alimentar, na academia por alguns anos e nos últimos tempos como agricultores. Penso que a discussão do veganismo tenha que ser melhor qualificada, considerando uma perspectiva socialista/comunista.
Gosto muito e aprendo demais com o Tese 11, inclusive com suas dicas de leitura e o dicionário dos termos marxistas, mas no caso da discussão do veganismo e como ele se relaciona com a Agroecologia penso que precisemos avançar mais. Estamos a inteira disposição para conversar, numa perspectiva de troca e de coração aberto. Obrigado por seus vídeos!
Existe bastante debate sobre agroecologia e veganismo, no Brasil e fora. Existem redes, associações, grupos de pesquisa, publicações científicas. Mas precisamos avançar nele assim como precisamos avançar em todos os demais, afinal, os problemas não estão resolvidos ainda. É uma jornada.
Gostei muito do enfoque na estética e no individualismo. Senso comum é um tipo de paradigma de conhecimento que é disputado entre diversas representações, pensando na teoria das representações sociais de Moscovici. Esses tipos de questionamento muito nos diz do pensamento cotidiano. Ter contato com a teoria revolucionária, para mim, foi ver uma concepção de mundo para além do neoliberalismo e do capitalismo. Foi libertador poder romper com o realismo capitalista.
Tenho aprendido muito com os produtores de conteúdo. Venceremos, camaradas!
Credo
Realmente, um baita alerta sobre o desafio de conhecer nossas contradições, como sociedade, e as contradições de cada um de nós a fim de poder enfrentar concretamente!🙌🏻
Obrigado pelas reflexões, Profª Sabrina! 👊🏼🌺🤗
Ou é socialista mas não é "eco". É um antropocentrista que chama o "eco" de brincar de jardinagem. Mas que p**** de "consciência" é essa? É a pergunta que vai se calar cada vez menos.
Novos canais sobre socialismo estão crescendo, em um deles foi abordado que eco-socialismo é pleonasmo e que não existe socialista que não se importa com o meio ambiente.
E que esse termo as vezes é utilizado para desmerecer experiências socialistas atuais.
Estou pesquisando sobre o assunto para entender melhor.
@@AlanSantos_sixsixsix é exatamente o contrário na verdade, não é pleonasmo, é contradição
A luta é contra a extração de capital, contra o roubo da mais-valia, contra o capitalismo predador. O poder está no capital, devemos ter em mente que toda a forma legal, de concentrar capital deve dominada por quem quer dominar o mecanismo de concentração e distribuir de forma mais justa possível, o produto do trabalho. Inserir organização no sistema de desconcentração da renda, acabando com a anarquia do sistema capitalista predatório. Sem essa contradição, (amealhar renda), não há como fazer frente aos reacionários.
Sabrina que serenidade!
Obrigado por contribuir com o Tese Onze pra consciência de classe.
p
É muito difícil romper com os hábitos capitalistas, abandonar o fetiche das coias, e silenciar o eco neoliberal que ronda cada passo que damos.
Mas sabemos o que é preciso ser feito e temos a certeza de estarmos do lado certo.
Paz entre nós, guerra os senhores.
Salve Sabrina
maravilha te ouvir, muito bom trabalho !!
Abraços
Sempre nos dando ferramentas para não ficarmos nessa disputa de espaço,obrigado por dar outra visão nesse meio
Nossa, perfeito esse vídeo! Tava com essa questão desde que ouvi essa crítica sobre socialista investindo na bolsa. Valeu, Sabrina! Ajudou demais a não desanimar de uma luta que pode passar por algumas contradições necessárias.
É preciso uma transformação profunda em nossa maneira de viver para poder implementar essas mudanças!!!
Parabéns para toda a equipe Tese Onze por mais um vídeo impecável!
Caraca o: Acho que é o meu vídeo preferido seu
Hoje em dia, tenho a sensação que é questão de sobrevivência poupar dinheiro, guardar para não passar fome no futuro...
Não me enxergo como empresário ou investidor da bolsa, quando na real o objetivo é guarda dinheiro pra tentar não morrer mais cedo.
Obs.: sou leigo em muitos assuntos aqui, desculpa se falei bobagem.
obrigado Sabrina.
Muito importante esse vídeo, me esclareceu muitas duvidas que eu tinha, parabéns pelo trampo!
Que vídeo maravilhoso, aqueceu e aquiesceu meu coração. Obrigada Sabrina!
Explicação mais clara impossível gente. Só desenhando rs Obrigada professora .
Isso me preocupa, esses detalhes. Vamos fazer as mudanças pra depois ver quantos tipos de tênis a gente vai ter.
Acho muito interessante a ideia de embasar uma mudança possível com base na realidade de cada um. Não dá pra falar pra um hipertensos parar de comer embutidos, miojo ou outros processados, se ele não tem condições financeiras de aplicar isso. Recentemente conheci o namorado de uma amiga que é vegetariano, sabe cozinhar muito bem e tive a oportunidade de provar uma berinjela a parmegiana que lembrou bastante a carne. Não acho que consigo deixar de ser carnívoro, mas a mudança que posso aplicar na minha vida é de pelo menos respeitar e valorizar o alimento.
Sobre a questão de transporte público e carros nas cidades, recomendo o canal Not Just Bikes que fala muuuito sobre isso e sobre como inclusive essas cidades "feitas pra carros" são péssimas para nós, humanos
Muito obrigada, Sabrina!!!! ❤️