Comecei com 38 anos, hoje com 45 prestes a pegar a preta. Nunca aliviei, nunca busquei treino leve, e nunca fugi da pancadaria com rapazes novos. Entretanto me resguardei, alimentação, sono, festas, pessoas negativas, passaram por um crivo, se cuidem nobres. Abração a todos!
Tenho 33 anos treinei dos 16 aos 18 anos, tive que parar devido a logística e viajens na época, hoje estou planejando retornar, seu comentário me inspirou, vou fazer exatamente o que descreveu!!! Forte Abraço!!!
Os comentários dos senhores são inspiradores 🥋 treinei dos 16 aos 18 anos e parei na faixa azul e pretendo retornar agora aos 38. Muito obrigado pelas dicas, rapaziada 🙏🏽uma honra.
Para o jiu-jitsu não há limites tenho 35 anos comecei aos 27 quando perdi a visão dos dois olhos por conta de diabetes, o jiu-jitsu é o esporte mais acessível
Tenho 64 anos e me aventurei no Jiu-jitsu. Estou praticando a arte como complemento de atividade física voltada pra trabalhar o raciocínio e condicionamento físico. Estou ❤️
Comecei com 39 anos, e utilizo como medicamento para controle da ansiedade e depressão, abandonei os remédios químicos por conta disso, estou há dois anos na branca, e sem pressa de trocar de faixa, o que interessa no meu caso, é a superação e o aprendizado, a cada treino e cada dia de prática é uma vitória para mim.
Po cara que legal, meu filho começou com 13, e tá me chamando pra treinar, tenho 38, tô pensando em ir, só que já desloquei o braço e tenho medo, mais acho que vou tentar sim.
Se algum graduado que meter marra com faixa branca é um babaca. Onde treinei, branca só rolava com graduado às sextas, se quisesse. Eu era o único branca que ia todos os dias e na sexta rolava com faixas marrom e roxa, os caras aliviavam muito e ainda me ensinavam o que eu deveria fazer e o que eu fazia errado. Nunca metiam marra, nunca riram de mim, aprendi muito mais na prática com eles até do que com as aulas.
Esse vídeo era tudo que eu precisava pra começar...meu filho com 11 anos está na faixa cinza e me chama direto, eu estava pensativo agora me decidi!! Aos 42 anos
Tenho 64 anos faixa-branca e fui campeão do RJ novatos no sábado dia 03/09/2022. Estou no jiujitsu há 1 ano. Mesmo com limitações físicas da idade saio na mão em competições. Oss. .
Boa tarde!. Eu tenho 54 anos e comecei a treinar jiu-jitsu nesse ano. Não sei até onde o meu corpo e minha mente vão deixar eu chegar. Mas uma coisa eu sei, até onde eles me deixarem chegar eu vou.
Sou Professor de judô e marrom de Jiu-jitsu. Mas há 10 anos pendurei a faixa. Motivo, aos 33 anos fui diagnóstico com artrose no quadril, consegui levar até aos 39 anos quando ficou muito difícil, mau conseguia andar. Dor 24 horas. Em 2019 fiz a cirurgia artroplastia bilateral do quadril (prótese da cabeça do fêmur dos dois lados) depois da recuperação voltei realizar movimentos e atividades físicas que até então havia perdido. Hj estou bem, graças a Deus, cheguei fazer um teste, realizei alguns treinos de judô e jiu. Porém busco uma oportunidade de voltar a ministra aulas bem como fazer uns treinos como condicionamento físico. Enquanto estiver respirando há vida e não podemos parar.
Tenho 40 anos, estou a um ano e meio praticando jiu-jitsu (2 x por semana). Sou faixa branca. Tenho algumas lesões, inclusive fraturas (por lutar com competidores), mas independente disso, não desisto de praticar. Meu objetivo é melhoria da minha ansiedade e condicionamento físico. No meu entendimento o professor precisa só saber indentificar as diferenças dos praticantes, de forma a avaliar cada aluno,. Competidor x praticante.
Acho que é possível sim começar o jiu-jitsu aos 40 anos, na academia onde eu treino tem um senhor de 64 anos que iniciou aos 61 e é um excelente lutador
Estou observando aqui uma galera acima dos 40 começando no jiu-jitsu.... está sendo motivante e inspirador... mesmo com 48 anos e com um condicionamento fisico saudável, tava achando que não daria conta... mas agora penso diferente.
Obrigado, Mestre. O senhor demonstrou que apesar de anos de Jiu-jitsu, apresenta muitos dos vícios de mestres velhos de arte suave de só treinar gente jovem. Por isso que eu aplaudo 50 milhões de vezes o professor de Jiu-jitsu que ensina a um garoto com paralisia cerebral do que um formador de casca grossa que às vezes dá tumulto em boate. Esse professor vai quebrar a cabeça em ensinar e desenvolver métodos de ensino, então, ensinar a alguém com mais de 40, 50 ou 60 anos, para a pessoa ter qualidade de vida, não é um Demérito, é uma qualidade. Eu gostaria que alguém lhe ensinasse isso um tiquinho.
eu tentei duas vezes e esbarrei em professores assim. eu trnho 46 anos de idade e dois joelhos operados. eu nao tenho disposicao pra entrar numa aula com professor formador de casca grossa e terminar numa mesa de cirurgia de novo. o proprio Rickson fala muito que os professires criam uma barreirw de netrada grande demais pea novatos. eu sigo minha busca. achando uma academia e professor que se preocupe com o lado da defesa pessoal, ualidade de vida fisica e mental do aluno, com certeza vai me pegar.
Nem todo mundo treina jiu-jitsu para participar de campeonatos, e sim pela qualidade de vida e uma ótima auto-estima, educação, paciência, paz. Não é vc que entra no Jiu-jitsu é o Jiu-jitsu que entra em vc. Muitos sucumbiram porquê não entenderam o significado e o que representa a arte suave. 🥋oss
Tenho 43 anos e estou treinando a 8 meses, estou no 3 grau e participei de uma competição regional e ganhei, tem o seu lado positivo e muitoooo bom, por outro (no meu caso) sinto as dores constantes do corpo, mesmo mudando alimentação, musculação e tenho q dosar o corpo, participar no maximo em 3 rolas por aula e no maximo 3 vezes por semana.
Prático muay thai há 14 anos e sempre vi o jiu-jitsu na sala do lado, mas nunca tive "coragem". Hoje aos 27 achei que já estava velho pra começar, mas lendo aqui eu vi que dá sim pra treinar depois de mais velho. Já vou atrás hoje.
Fiz muay durante 10 anos. Mudei de cidade e não encontrei bons mestres. Mudei e comecei no o Jiu aos 32. Comecei a apanhar e antes estava acostumado a bater kkk. Mas quem persiste alcança. Não tem idade pra começar. Hj preta.
Muito bom, meu filho tem 5 anos e já coloquei o muleque no JJ. Eu tenho 37 anos eu comecei também, preciso dar o exemplo, estou na faixa branca com dois graus e meu filho pegou o primeiro grau essa semana. Meu orgulho! Estamos no inicio de uma longa caminhada.
Meu parceiro utilize uma fonte com a mesma espessura do contorno da luva na sua logo. Vc verá como transmite um aspecto mais profissional. Ótimo vídeo.
Eu tive a oportunidade de começar aos 7anos de idade no judô e jiujitso com meu avô e meu pai hoje somos em 33 praticante das artes marciais nos respiramos jiujitso e judô e muytay tay somos muito realizados em aprender ser mais confiante e respeitador ao próximo Oss 👍🇧🇷😊🇧🇷👍
Comecei aos 39 hoje 47 marrom 3 graus , mudou completamente a minha vida e a defesa pessoal ajuda até no competitivo, temos que compensar a idade com golpes surpresa .
Comecei aos 38 anos no JJ e me machuquei muito no inicio. Faltou experiência dos prof. Mas amo o JJ como esporte. A academia é fundamental pra quem já está com a idade um pouco a frente. Oss
Ótimo tema! Na minha opinião! Idade cronológica não é impedimento para iniciar qualquer coisa na vida! Se você está com a saúde boa ou em condições de iniciar uma atividade física! Somente faça! Tem cara novo que parece um idoso em fase terminal! Então é muito relativo! Tenho 40 anos e sou muito rápido e técnico! Dou trabalho pra molecada kkkkkk Lutei com um mestre de 50 anos! Tomei um sufoco! Pra não dizer que entrei na porrada! Kkkkk E o mais importante! Adaptação! Treinar e ser feliz!
Bem, nesse debate eu até concordo em " tese" com tudo que foi dito! Mas, a DETERMINAÇÃO também fala muito ALTO! É claro quê se existe uma certa deficiência, ela tenque e deve ser trabalhada e superada! Tem HOMENS de 60 anos ,com muito FÔLEGO e DISPOSIÇÃO que muito garotão de 20 ,25 anos! Isso é de cada um!! O esforço no final compensa!!
Pessoal, nunca é tarde para começar o Jiu-jitsu...Iniciei aos 41, atualmente com 53, eu e o meu filho somos pretas. Vc tem que entender qual o limite do seu corpo, nunca lesionei. Oss
Tenho 46 anos, sou faixa roxa de judô, mas estou a 25 anos sem treinar. Vou voltar a treinar, mas dessa vez jiu jitsu. E vendo as palavras desse cara aí, estou muito mais motivado. Idade é só um número.
Comecei recentemente aos 40 anos. Prático crossfit a 6 anos, mas o desafio do Jiu-jitsu é muito diferente, parece que não tenho força e ar para enfrentar as lutas. Estou ainda com receio, pois tenho medo de lesionar, porem estou gostando bastante.
Exato. Coloquei minhas filhas em uma escola de jiu que priorizava treinos para competição. Elas não quiseram continuar. Depois de um tempo, disseram que queriam voltar e procurei aulas mais voltadas para defesa pessoal e funcional. Elas estão até hoje até pq conhecendo elas , elas não são de competição.
Tenho 43 anos,e iniciei o jiu-jitsu a um mês junto com minha filha de 16 anos Estamos amando O pessoal da academia acha bacana o fato de estarmos treinando juntos E a idade é só um detalhe
Comecei no judô há menos de uma semana, aos 44 anos. Estava me segurando havia mêses. A arte suave e sua história me facinaram. Não tenho pretensão de competir em nenhuma modalidade, até porque as regras permitem o uso de apenas três golpes do judô. Campeonato acaba com a arte. Meu interesse é simplesmente aprender os golpes e me aperfeiçoar na arte porque isso é terapêutico pra mim.
Comecei esse ano, exatamente aos 40 anos pra acompanhar meu filho de 15 anos! Esta sendo muito legal dividir o tatame com ele, além do bem que o esporte trás, o fortalecimento da minha relação com ele está cada dia melhor.
Li alguns comentarios e concordo com quase todos, vc pode ter 1,10,40,50 anos e se o jiujitsu te faz bem voce tem que treinar. Voce nao precisa competir, mas acredito que o Jiu Jitsu vai em de competicao. Disciplina, motivacao, auto estima, relacionamento, e para muitos deixar vicios de cigarros, drogas, problemas familiars e tantos outros problemas da sociedade atual e Creio que atravez do Jiu Jitsu você pode e deve fazer por sua qualidade de vida.
Parece que existe uma tendência de ver hj em dia, a arte marcial como algo esportivo, para lutar em campeonatos e alcançar alta performance esportivo. Ora, tudo isso se perde. Se sua arte depende da alta performance da sua capacidade física, não será útil por mto tempo. E sempre tem um mais previlegiado geneticamente ou q está no auge ou, o conjunto de tudo isso faz um atleta de alto rendimento. Mas depois deprecia e vai diminuindo. A verdadeira arte marcial é para seu próprio desenvolvimento e principalmente para te ajudar em uma situação q precise preservar sua vida. Deve se adaptar a todos. Imagina se sua defesa pessoal só for eficiente se for jovem ou um atleta. Não será a arte, mas seu físico. E esse tem limitações. Quem mais precisa d arte suave são justamente os mais fracos, para se fortalecer w adquirir bem.estar e autoconfiança
Tenho 38 anos e mt vtd d iniciar na arte suave. Ficou1 pouco ressabiado por causa d lesões (sou tatuador tenho medo d lesionar a mao) mas pensando seriament em iniciar. Minha única experiência em artes marciais foi c taekwondo (fiz dos 11 aos 14 faixa azul) mas sei q a pegada do jiu e outra. Mas os relatos descritos aqui servem d inspiração. Saúde e paz a todos, oss.
Tenho 43 anos e sou faixa roxa, no próximo ano pego a marron disputando vários campeonatos da CBJJ, CBJJE, FP JJ idade e só um número nada a mais, graças a Deus nunca me lesionei .oss
Conheci o jiu-jitsu tinha 17 anos com um vizinho que veio morar num apartamento ao lado do meu, isso era em Salvador -Ba há 28 anos atrás, ele falava dos Graces, Vitor Belfort, Marcos Ruas e etc. eu nem sabia quem era, quando ele me apresentou a arte na época eu treinava boxe e Full Contact (treinei por anos), porém uma grande dificuldade que se apresentou foi que tinham poucas academias em Salvador e ficavam apenas nos bairros nobres, além do valor da mensalidade ser muito alta, então lembro que comprava as revistas da Grace Magazine, Nocaute e etc. livros como o do Fabio Gurgel que ensinava as posições e comecei a treinar com os amigos no bairro que morava, porém acabou que o tempo passou fiquei nas outras artes, veio família, trabalho, faculdade e etc. e depois de 28 anos agora morando em Brasília entrei na academia e tem sido muito bom para a mente e saúde, claro que trago a vivência da raça de outras artes de luta, mas tenho me realizado em praticar uma arte que amei ao ser apresentado e que não tive condições de fazer para viver essa experiência agora. Como sou pós graduado em neurociência tenho visto na pratica o beneficio do jiu-jitsu.
eu tenho 46 anos e os dois joelhos operados. as duas vezes que tentei o jiu jitsu encontrei professores que queriam que eu desempenhasse como quando tinha 20 anos. quem quer aprender uma arte marcial, defesq pessoal ou so praticar um esporte que faca bem pro corpo e pra mente muitas vezes esbarra nessa barreira.
Onde eu treino tem vários velhos de cabeça branca na faixa preta… toda vez que um velho desse vai com cara novo a galera tira sarro “ cuidado para não matar o velho” os velhos vai na técnica sem esforço e claro eles são preta e pegam a galera colorida mais nova e forte… quando esse caras começaram a treinar eles já tinha a cabeça branca, ou seja nunca é tarde, é claro que eles treinam por esporte e estilo de vida, não para competir … tem até senhores de 70 anos que está iniciando, apenas comece, não crie desculpa!
O fator idade pesa se parar de vez, comecei com 25 pra 26 anos, parei por uns tempos, voltei em 2013 fiquei até 2017 só ensinava pro pessoal do mma, competi pouco no jiu jitsu e no judô que iniciei com a mesma idade foi mais frequentes as competições, confesso que não era fácil no mma luta com quem tinha 18 e 20 anos... Mesmo só jiu jitsu, porém tem uma coisa o lance é se manter calmo não medir força usar a experiência e erros do oponente contra ele, cansava lógico mas não ao ponto de ficar ofegante. Mas a idade começa a ficar evidente e certas técnicas se tornam penosas e lentas pra executar.
Esse rapaz está entrevistando o Mestre ou está sendo entrevistado? Parece um monólogo da vida dele, ele fala e ele mesmo responde e o entrevistado de vez em quando complementa. Entrei pra vez o Mestre falar e não vi nada. Deixa o entrevistado falar pelamordedeus!
Poxa eu tenho 47 estou pensando em começar vendo o relato de vocess no comentário me deixou mais confiante estava com medo de ser discriminado por causa da idade
Não concordo em relação a idade,tenho 48 anos e comecei no jiu-jitsu aos 29 anos,parei e depois voltei c 44 anos e d boa...treino c a molecada de igual p igual,sem contat os exercícios físicos que consigo acompanhar,porém claro tem dias que me sinto mais cansado pois não sou atleta e sim praticante.
Tenho 33 anos, to com quase 3 de Jiu. Sou faixa azul, 5 treinos por semana. To nem ai pra defesa pessoal, 33 anos nunca precisei brigar na rua. To no Jiu pelo prazer de cair na porrada, pela diversão, pelo desafio de aplicar as técnicas. Não compito pq não quero lesionar e prejudicar minha outra paixão que é a corrida e a musculação. Pra mim inclusive, pessoal que fala que faz bem pra saúde é maior balela, só se for saude mental. Cada um ta no tatame por um motivo diferente, ali pra mim é igual um videogame de quando eu era criança.
Poxa eu tenho 29, vou fazer 30, fiz 1 ano de submission aos 16 anos de idade e adorava. Queria voltar mas eu me sinto velho para isso embora meu condicionamento física seja de um garoto de 20 anos.
Esse cara é insuportavel! Nao importa a idade, importa é suar , abrir a mente e aprender! Jiu jitsu é para TODOS! NUNCA VI NINGUEM DA EQUIPE DELE NUM CAMPEONATO
Eu comecei com 36 e evoluí aos poucos, estava perto de pegar a roxa mas numa pelada desgraçada que inventei de jogar, rompi o ligamento do joelho. Agora aos 45, doido pra voltar. Mas morro de medo de ter essa lesão de novo, porque você fica um ano fora e perde toda a confiança. Não sei se vale mais a pena os riscos aos 45 pra mim. Só se achasse um lugar de galera de boas, sem faixas brancas querendo arrancar meu braço fora e com uma mentalidade mais de hobby, e não competição. Agora, será que existe alguma academia assim no RJ? rs
Acho que se o cara já tiver uma certa idade, ele tem que procurar uma equipe de pessoas mais velhas, porque se ele for treinar em uma academia cheia de moleques novos, tudo marombado, com testosterona nas alturas, força lá em cima e tudo rato de competição, vão só passar o carro nele e ele desiste.
Independente do perfil de lutador marombado, se a academia não tem filosofia de aprendizado e metodologia, é na sorte que a turma não se machuca. O cara técnico executa com controle, porque tem consciência do que está fazendo. Os treinos mais perigosos são rola de faixa branca e azul.
Treinos e praticar jiu jitsu não é isso. Competição esportiva a todo tempo. É praticar. Ficar tentando se embolar o tempo todo só querendo vencer e pra cabaço. Vc não aprende nada, e sempre vai pegar um melhor ou com mais sorte no dia. No bjj não tem o fodao. A arte funciona pra todos. É preciso treinar pra aprender aplicar o golpe, defesa e competição. Cada treino é específico, não é lugar de se aparecer. Lutadores experientes as vzs são finalizados mtas vzs, nos treinos, pq estão praticando, não querem se lesionar, se desgastar ou querem entender as nuances das técnicas. Ele vai mostrar seu valor mesmo na competição ou na hora da situação real em q a vida corre perigo, não no treino como moleques cheios de ego iniciantes. Por isso é bom colocar faixas diferentes pra treinar com outro. Se sua arte depende da sua idade, ela.nao serve pra defesa, nem.pode chamar arte marcial. Sem falar q todos vão passar o carro independente quem vc seja, faz parte do treino
O que fico puto é o título dos vídeos. Sempre é diferente do que se fala na entrevista. E os cortes devem priorizar as falas do entrevistado mesmo. Nada contra o entrevistador também falar mais, mas deixa o entrevistado ser protagonista nos cortes. 👊🏼
Nem ia falar para não causar treta, mas tenho que dar testemunho: tá tudo errado aí no vídeo. Cada um na sua categoria, e isso vale para os novinhos também. Fim.
Não deveria, ninguém nasce sabendo. A faixa branca é bem mais do que a maioria tem. Já vi faixa branca finaizar de outras faixas, a faixa é pra segurar as calças, agora o tempo q prática, mas não à habilidade, a frequência etc. Logo irá pegar outras faixas e vai ficar fera.
Comecei no jiu-jitsu aos 51 anos , hoje tenho 56 e já vou pegar a faixa roxa final deste ano.2022, felicidade foi o que o jiu-jitsu me trouxe
E o Gás ?
Parabéns meu amigo, inspiração para muitos. Osss
Parabéns! OSS
Show !!!
Parabéns irmão 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Comecei com 38 anos, hoje com 45 prestes a pegar a preta. Nunca aliviei, nunca busquei treino leve, e nunca fugi da pancadaria com rapazes novos. Entretanto me resguardei, alimentação, sono, festas, pessoas negativas, passaram por um crivo, se cuidem nobres. Abração a todos!
Tenho 33 anos treinei dos 16 aos 18 anos, tive que parar devido a logística e viajens na época, hoje estou planejando retornar, seu comentário me inspirou, vou fazer exatamente o que descreveu!!!
Forte Abraço!!!
@@Carlos_Garcia91 Prezado senhor Carlos. Faça isso amigo, dê a si este presente. E sei que o senhor terás sucesso. Minha honra!
Vou fazer 38 no próximo mês/junho, comecei hj, sempre pratiquei esportes, mas luta pela primeira vez, seu comentário me inspirou mais ainda!
@@eduardodearaujoguimaraes6176 Obrigado meu amigo🙏!!! Quando eu pegar a faixa azul retorno aqui para contar!!! Oss.
Os comentários dos senhores são inspiradores 🥋 treinei dos 16 aos 18 anos e parei na faixa azul e pretendo retornar agora aos 38. Muito obrigado pelas dicas, rapaziada 🙏🏽uma honra.
Para o jiu-jitsu não há limites tenho 35 anos comecei aos 27 quando perdi a visão dos dois olhos por conta de diabetes, o jiu-jitsu é o esporte mais acessível
Ainda tem problemas na visão?
Como vc pegou isso ?
@@valdecisouzajunior6137cegueira é reversível? Que pergunta.
Tenho 64 anos e me aventurei no Jiu-jitsu. Estou praticando a arte como complemento de atividade física voltada pra trabalhar o raciocínio e condicionamento físico. Estou ❤️
Tenho 40, e estou procurando isso tb.
@@alinermartins da onde vc é aline?
Tenho 98
Comecei com 39 anos, e utilizo como medicamento para controle da ansiedade e depressão, abandonei os remédios químicos por conta disso, estou há dois anos na branca, e sem pressa de trocar de faixa, o que interessa no meu caso, é a superação e o aprendizado, a cada treino e cada dia de prática é uma vitória para mim.
Comecei com 39 anos também. Hoje tenho 51 anos e peguei a faixa preta esse ano.
OSS
Comecei aos 45 junto com meu filho com 13. Pegamos juntos a fx preta ha 3 anos...um orgulho pra mim!
Parabéns desenvolvimento rápido na arte suave
@@nilsonvargens3466 Não em três anos. A três anos,ele não falou quanto tempo levou.
@@Brendel. exatamente. Pq se não o filho dele teria pego a preta com 16 anos.
@@Brendel. Certo, levamos 10 anos...hj tenho 58 e meu filho 27; Agora treinamos mais sem Kimono (NoGi). Oss...👍
Po cara que legal, meu filho começou com 13, e tá me chamando pra treinar, tenho 38, tô pensando em ir, só que já desloquei o braço e tenho medo, mais acho que vou tentar sim.
Tenho 41 e iniciei tem 11 meses , já tenho 2 graus.. toda aula apanho um pouco, mas tbm aprendendo muito..
45 anos e 6 meses de Jiu-jitsu. Estou muito feliz e fazendo amigos. Apanho muito mas é tudo aprendizado. Vale a pena
Se algum graduado que meter marra com faixa branca é um babaca. Onde treinei, branca só rolava com graduado às sextas, se quisesse. Eu era o único branca que ia todos os dias e na sexta rolava com faixas marrom e roxa, os caras aliviavam muito e ainda me ensinavam o que eu deveria fazer e o que eu fazia errado. Nunca metiam marra, nunca riram de mim, aprendi muito mais na prática com eles até do que com as aulas.
@@lemo-_-2024HUMILDADE É O PRINCÍPIO MAIS BÁSICO E MAIS IMPORTANTE DO JIU-JITSU.OSS
Esse vídeo era tudo que eu precisava pra começar...meu filho com 11 anos está na faixa cinza e me chama direto, eu estava pensativo agora me decidi!! Aos 42 anos
Boa! 👏👏👏
Iniciei com a sua idade, 42 anos. Nunca pare de treinar. Sou Faixa marrom. Vou fazer 50 anos em outubro. 7 anos de treino.
E ae como foi? Deu certo?
Tenho 64 anos faixa-branca e fui campeão do RJ novatos no sábado dia 03/09/2022. Estou no jiujitsu há 1 ano. Mesmo com limitações físicas da idade saio na mão em competições. Oss.
.
Oss guerreiro, tem minha admiração e respeito!
Bom
Oss
Boa tarde!.
Eu tenho 54 anos e comecei a treinar jiu-jitsu nesse ano.
Não sei até onde o meu corpo e minha mente vão deixar eu chegar.
Mas uma coisa eu sei, até onde eles me deixarem chegar eu vou.
Faça musculação também
Comecei com 38 hoje estou com 39/40 com 40 kg a menos mais motivado e determinado
Sou Professor de judô e marrom de Jiu-jitsu. Mas há 10 anos pendurei a faixa. Motivo, aos 33 anos fui diagnóstico com artrose no quadril, consegui levar até aos 39 anos quando ficou muito difícil, mau conseguia andar. Dor 24 horas. Em 2019 fiz a cirurgia artroplastia bilateral do quadril (prótese da cabeça do fêmur dos dois lados) depois da recuperação voltei realizar movimentos e atividades físicas que até então havia perdido. Hj estou bem, graças a Deus, cheguei fazer um teste, realizei alguns treinos de judô e jiu. Porém busco uma oportunidade de voltar a ministra aulas bem como fazer uns treinos como condicionamento físico. Enquanto estiver respirando há vida e não podemos parar.
Pode oferecer aulas particulares naquele Superprof. Chegou a tentar? Boa recuperação.
@@fcs-hz8bn Valeu amigo pela dica. Vou tentar. 👍🏽
Tenho 40 anos, estou a um ano e meio praticando jiu-jitsu (2 x por semana). Sou faixa branca. Tenho algumas lesões, inclusive fraturas (por lutar com competidores), mas independente disso, não desisto de praticar. Meu objetivo é melhoria da minha ansiedade e condicionamento físico. No meu entendimento o professor precisa só saber indentificar as diferenças dos praticantes, de forma a avaliar cada aluno,. Competidor x praticante.
Eu comecei aos 43 anos, 3 graus de branca e os treinos são uma das melhores parte do meu dia. Jiu jitsu faz parte do dia a dia. Oss!
Estou iniciando o jiu-jtsu com 56 anos e não vejo nenhum problema em praticar esta arte marcial, alias quero treinar todos os dias.
Tenho 46, comecei com 42. Tenho 73kg, luto de igual com jovens de 120kg, 20 e poucos anos. Sou apaixonado pela arte suave. Oss
Acho que é possível sim começar o jiu-jitsu aos 40 anos, na academia onde eu treino tem um senhor de 64 anos que iniciou aos 61 e é um excelente lutador
Nunca é tarde... comecei depois dos 50... hoje estou como faixa roxa.
Estou observando aqui uma galera acima dos 40 começando no jiu-jitsu.... está sendo motivante e inspirador... mesmo com 48 anos e com um condicionamento fisico saudável, tava achando que não daria conta... mas agora penso diferente.
Sou faixa preta de judô e também de jiu jitsu,agradeço ao esporte e a vida por me proporcionar está felicidade ,OSS.
Obrigado, Mestre. O senhor demonstrou que apesar de anos de Jiu-jitsu, apresenta muitos dos vícios de mestres velhos de arte suave de só treinar gente jovem. Por isso que eu aplaudo 50 milhões de vezes o professor de Jiu-jitsu que ensina a um garoto com paralisia cerebral do que um formador de casca grossa que às vezes dá tumulto em boate. Esse professor vai quebrar a cabeça em ensinar e desenvolver métodos de ensino, então, ensinar a alguém com mais de 40, 50 ou 60 anos, para a pessoa ter qualidade de vida, não é um Demérito, é uma qualidade. Eu gostaria que alguém lhe ensinasse isso um tiquinho.
Perfeito
eu tentei duas vezes e esbarrei em professores assim. eu trnho 46 anos de idade e dois joelhos operados. eu nao tenho disposicao pra entrar numa aula com professor formador de casca grossa e terminar numa mesa de cirurgia de novo. o proprio Rickson fala muito que os professires criam uma barreirw de netrada grande demais pea novatos. eu sigo minha busca. achando uma academia e professor que se preocupe com o lado da defesa pessoal, ualidade de vida fisica e mental do aluno, com certeza vai me pegar.
Nem todo mundo treina jiu-jitsu para participar de campeonatos, e sim pela qualidade de vida e uma ótima auto-estima, educação, paciência, paz. Não é vc que entra no Jiu-jitsu é o Jiu-jitsu que entra em vc. Muitos sucumbiram porquê não entenderam o significado e o que representa a arte suave. 🥋oss
Perseverança ❤
Tenho 43 anos e estou treinando a 8 meses, estou no 3 grau e participei de uma competição regional e ganhei, tem o seu lado positivo e muitoooo bom, por outro (no meu caso) sinto as dores constantes do corpo, mesmo mudando alimentação, musculação e tenho q dosar o corpo, participar no maximo em 3 rolas por aula e no maximo 3 vezes por semana.
Vc esta ouvindo e respeitando seu corpoo Oss
Força guerreiro, está no caminho certo!
Prático muay thai há 14 anos e sempre vi o jiu-jitsu na sala do lado, mas nunca tive "coragem". Hoje aos 27 achei que já estava velho pra começar, mas lendo aqui eu vi que dá sim pra treinar depois de mais velho. Já vou atrás hoje.
Cresci com judô e inevitavelmente treinei jiu-jitsu também, quando foi idoso o jiu-jitsu é mais seguro por causa da redução do volume de quedas
Fiz muay durante 10 anos. Mudei de cidade e não encontrei bons mestres. Mudei e comecei no o Jiu aos 32. Comecei a apanhar e antes estava acostumado a bater kkk. Mas quem persiste alcança. Não tem idade pra começar. Hj preta.
@@claudioperet quantos anos de jiu pre chegar na preta?
@@guilhermerb1295 sendo adulto dá pra pegar em 7 anos, mas foca nisso não
Tenho 46 e vendo todos esse depoimentos me dar mais coragem pra ir emfrente
Muito bom, meu filho tem 5 anos e já coloquei o muleque no JJ. Eu tenho 37 anos eu comecei também, preciso dar o exemplo, estou na faixa branca com dois graus e meu filho pegou o primeiro grau essa semana. Meu orgulho! Estamos no inicio de uma longa caminhada.
Tenho 41 anos e comecei a 1 mês mas não para competir e sim praticar pra mim mesmo!
Meu parceiro utilize uma fonte com a mesma espessura do contorno da luva na sua logo. Vc verá como transmite um aspecto mais profissional. Ótimo vídeo.
Eu tive a oportunidade de começar aos 7anos de idade no judô e jiujitso com meu avô e meu pai hoje somos em 33 praticante das artes marciais nos respiramos jiujitso e judô e muytay tay somos muito realizados em aprender ser mais confiante e respeitador ao próximo Oss 👍🇧🇷😊🇧🇷👍
Grande mestre Andre e mestre Behring
Comecei aos 39 hoje 47 marrom 3 graus , mudou completamente a minha vida e a defesa pessoal ajuda até no competitivo, temos que compensar a idade com golpes surpresa .
Comecei aos 38 anos no JJ e me machuquei muito no inicio. Faltou experiência dos prof. Mas amo o JJ como esporte. A academia é fundamental pra quem já está com a idade um pouco a frente. Oss
Ótimo tema!
Na minha opinião!
Idade cronológica não é impedimento para iniciar qualquer coisa na vida!
Se você está com a saúde boa ou em condições de iniciar uma atividade física!
Somente faça!
Tem cara novo que parece um idoso em fase terminal!
Então é muito relativo!
Tenho 40 anos e sou muito rápido e técnico!
Dou trabalho pra molecada kkkkkk
Lutei com um mestre de 50 anos!
Tomei um sufoco! Pra não dizer que entrei na porrada! Kkkkk
E o mais importante!
Adaptação!
Treinar e ser feliz!
meu caso, comecei com 40, peguei a preta com 48 e primeiro grau na preta com 51...
Iniciei aos 45 anos - ESTOU AMANDO ( 9 MÊSES)
Vou iniciar agora com a mesma idade sua.
Bem, nesse debate eu até concordo em " tese" com tudo que foi dito! Mas, a DETERMINAÇÃO também fala muito ALTO! É claro quê se existe uma certa deficiência, ela tenque e deve ser trabalhada e superada! Tem HOMENS de 60 anos ,com muito FÔLEGO e DISPOSIÇÃO que muito garotão de 20 ,25 anos! Isso é de cada um!! O esforço no final compensa!!
Pessoal, nunca é tarde para começar o Jiu-jitsu...Iniciei aos 41, atualmente com 53, eu e o meu filho somos pretas. Vc tem que entender qual o limite do seu corpo, nunca lesionei. Oss
Tenho 46 anos, sou faixa roxa de judô, mas estou a 25 anos sem treinar. Vou voltar a treinar, mas dessa vez jiu jitsu. E vendo as palavras desse cara aí, estou muito mais motivado. Idade é só um número.
Comecei recentemente aos 40 anos. Prático crossfit a 6 anos, mas o desafio do Jiu-jitsu é muito diferente, parece que não tenho força e ar para enfrentar as lutas. Estou ainda com receio, pois tenho medo de lesionar, porem estou gostando bastante.
Exato. Coloquei minhas filhas em uma escola de jiu que priorizava treinos para competição. Elas não quiseram continuar. Depois de um tempo, disseram que queriam voltar e procurei aulas mais voltadas para defesa pessoal e funcional. Elas estão até hoje até pq conhecendo elas , elas não são de competição.
Excelente decisão, parabéns e saúde pra família
Tenho 43 anos,e iniciei o jiu-jitsu a um mês junto com minha filha de 16 anos
Estamos amando
O pessoal da academia acha bacana o fato de estarmos treinando juntos
E a idade é só um detalhe
Comecei no judô há menos de uma semana, aos 44 anos. Estava me segurando havia mêses. A arte suave e sua história me facinaram. Não tenho pretensão de competir em nenhuma modalidade, até porque as regras permitem o uso de apenas três golpes do judô. Campeonato acaba com a arte. Meu interesse é simplesmente aprender os golpes e me aperfeiçoar na arte porque isso é terapêutico pra mim.
Treino JJ há 12 anos. Muhay Thay ha 3 anos. Me ajuda muito a canalizar minha agressividade.
Comecei esse ano, exatamente aos 40 anos pra acompanhar meu filho de 15 anos!
Esta sendo muito legal dividir o tatame com ele, além do bem que o esporte trás, o fortalecimento da minha relação com ele está cada dia melhor.
Estou com 47 anos. Comecei fazer hapkido com 40 . Estou indo para o exame para vermelha. Soubesse começasse mais cedo. Adoro qualquer arte marcial
Li alguns comentarios e concordo com quase todos, vc pode ter 1,10,40,50 anos e se o jiujitsu te faz bem voce tem que treinar.
Voce nao precisa competir, mas acredito que o Jiu Jitsu vai em de competicao.
Disciplina, motivacao, auto estima, relacionamento, e para muitos deixar vicios de cigarros, drogas, problemas familiars e tantos outros problemas da sociedade atual e Creio que atravez do Jiu Jitsu você pode e deve fazer por sua qualidade de vida.
Parece que existe uma tendência de ver hj em dia, a arte marcial como algo esportivo, para lutar em campeonatos e alcançar alta performance esportivo. Ora, tudo isso se perde. Se sua arte depende da alta performance da sua capacidade física, não será útil por mto tempo. E sempre tem um mais previlegiado geneticamente ou q está no auge ou, o conjunto de tudo isso faz um atleta de alto rendimento. Mas depois deprecia e vai diminuindo. A verdadeira arte marcial é para seu próprio desenvolvimento e principalmente para te ajudar em uma situação q precise preservar sua vida. Deve se adaptar a todos. Imagina se sua defesa pessoal só for eficiente se for jovem ou um atleta. Não será a arte, mas seu físico. E esse tem limitações. Quem mais precisa d arte suave são justamente os mais fracos, para se fortalecer w adquirir bem.estar e autoconfiança
Oxe, e eu que comecei no jiu-jitsu aqui em Sorocaba com 53 anos de idade, ou seja nunca é tarde pra começar!
Tenho 38 anos e mt vtd d iniciar na arte suave. Ficou1 pouco ressabiado por causa d lesões (sou tatuador tenho medo d lesionar a mao) mas pensando seriament em iniciar. Minha única experiência em artes marciais foi c taekwondo (fiz dos 11 aos 14 faixa azul) mas sei q a pegada do jiu e outra. Mas os relatos descritos aqui servem d inspiração. Saúde e paz a todos, oss.
Tenho 43 anos e sou faixa roxa, no próximo ano pego a marron disputando vários campeonatos da CBJJ, CBJJE, FP JJ idade e só um número nada a mais, graças a Deus nunca me lesionei .oss
Conheci o jiu-jitsu tinha 17 anos com um vizinho que veio morar num apartamento ao lado do meu, isso era em Salvador -Ba há 28 anos atrás, ele falava dos Graces, Vitor Belfort, Marcos Ruas e etc. eu nem sabia quem era, quando ele me apresentou a arte na época eu treinava boxe e Full Contact (treinei por anos), porém uma grande dificuldade que se apresentou foi que tinham poucas academias em Salvador e ficavam apenas nos bairros nobres, além do valor da mensalidade ser muito alta, então lembro que comprava as revistas da Grace Magazine, Nocaute e etc. livros como o do Fabio Gurgel que ensinava as posições e comecei a treinar com os amigos no bairro que morava, porém acabou que o tempo passou fiquei nas outras artes, veio família, trabalho, faculdade e etc. e depois de 28 anos agora morando em Brasília entrei na academia e tem sido muito bom para a mente e saúde, claro que trago a vivência da raça de outras artes de luta, mas tenho me realizado em praticar uma arte que amei ao ser apresentado e que não tive condições de fazer para viver essa experiência agora. Como sou pós graduado em neurociência tenho visto na pratica o beneficio do jiu-jitsu.
Eu tenho 40 anos e comecei com 39 anos e já estudou com um grau, mas eu tenho muitas lesoes .
Estou com 36 e fiz a matrícula ontem, pra cima...
Realmente deixa o entrevistado falar mais por favor
Tenho 46 e ontem fiz uma aula teste. Adorei. Pensando en treinar junto com meu filho de 12.
Tenho 56 e meu amigo faixa preta me convidou. Meu filho começou com dez anos e brincamos juntos. Muito bom tirar a ferrugem dos ossos. Oss
eu tenho 46 anos e os dois joelhos operados. as duas vezes que tentei o jiu jitsu encontrei professores que queriam que eu desempenhasse como quando tinha 20 anos. quem quer aprender uma arte marcial, defesq pessoal ou so praticar um esporte que faca bem pro corpo e pra mente muitas vezes esbarra nessa barreira.
Comecei aos 45, hoje 48. Azul 4 graus.
Ja pegou a roxa?
@@guilhermerb1295 sim sim!!
Estou começando agora e tenho 50 anos nascido em 73 estou empolgado quando fizer 60 quero chegar na preta osssssss
Onde eu treino tem vários velhos de cabeça branca na faixa preta… toda vez que um velho desse vai com cara novo a galera tira sarro “ cuidado para não matar o velho” os velhos vai na técnica sem esforço e claro eles são preta e pegam a galera colorida mais nova e forte… quando esse caras começaram a treinar eles já tinha a cabeça branca, ou seja nunca é tarde, é claro que eles treinam por esporte e estilo de vida, não para competir … tem até senhores de 70 anos que está iniciando, apenas comece, não crie desculpa!
Comecei com 55 hoje só roxa dois graus me sinto muito bem
O fator idade pesa se parar de vez, comecei com 25 pra 26 anos, parei por uns tempos, voltei em 2013 fiquei até 2017 só ensinava pro pessoal do mma, competi pouco no jiu jitsu e no judô que iniciei com a mesma idade foi mais frequentes as competições, confesso que não era fácil no mma luta com quem tinha 18 e 20 anos... Mesmo só jiu jitsu, porém tem uma coisa o lance é se manter calmo não medir força usar a experiência e erros do oponente contra ele, cansava lógico mas não ao ponto de ficar ofegante. Mas a idade começa a ficar evidente e certas técnicas se tornam penosas e lentas pra executar.
Esse rapaz está entrevistando o Mestre ou está sendo entrevistado? Parece um monólogo da vida dele, ele fala e ele mesmo responde e o entrevistado de vez em quando complementa. Entrei pra vez o Mestre falar e não vi nada. Deixa o entrevistado falar pelamordedeus!
Ele deixa falar sim, acredito que neste tema ele tenha sua visão aprofundada. É um bate papo, não uma entrevista jornalística.
Poxa eu tenho 47 estou pensando em começar vendo o relato de vocess no comentário me deixou mais confiante estava com medo de ser discriminado por causa da idade
Não vi o vídeo mais com certeza a arte suave não é força sim paciência e técnica
comecei 1999, to com 47, 25 anos de jiu, 14 anos de preta, so paro pra resolver lesão de resto é treino pesado sem arrego
O clickbait foi infeliz, quem não viu o vídeo vai pensar que o mestre sugeriu que caras de 45 anos não tem o que fazer no Jiu Jitsu.
Quem era o entrevistado?
Idade não quer dizer nada , tem que ser um profissional qualificado, é disposto a ensinar!!
Não concordo em relação a idade,tenho 48 anos e comecei no jiu-jitsu aos 29 anos,parei e depois voltei c 44 anos e d boa...treino c a molecada de igual p igual,sem contat os exercícios físicos que consigo acompanhar,porém claro tem dias que me sinto mais cansado pois não sou atleta e sim praticante.
Tenho 33 anos, to com quase 3 de Jiu. Sou faixa azul, 5 treinos por semana.
To nem ai pra defesa pessoal, 33 anos nunca precisei brigar na rua.
To no Jiu pelo prazer de cair na porrada, pela diversão, pelo desafio de aplicar as técnicas.
Não compito pq não quero lesionar e prejudicar minha outra paixão que é a corrida e a musculação. Pra mim inclusive, pessoal que fala que faz bem pra saúde é maior balela, só se for saude mental.
Cada um ta no tatame por um motivo diferente, ali pra mim é igual um videogame de quando eu era criança.
Tenho 41 anos e sou duro demais passo o carro em geral!!!
Comecei ha 10 meses e tenho 53 anos.
Com Deus vou chegar na preta.
Entrei no jiujitsu com 40 anos, e não vou parar de treinar até minha morte!
Tenho 56 anos e recebi a faixa roxa no fim do ano passado... Nunca é tarde.
Tenho 42 anos e vou pegar a marrom. Se Deus quiser.
Tenho 40 anos faixa azul e amaradao na arte.
Estou com 43 anos e tenho receio de agravar as protusoes cervical e lombar que tenho.
Poxa eu tenho 29, vou fazer 30, fiz 1 ano de submission aos 16 anos de idade e adorava. Queria voltar mas eu me sinto velho para isso embora meu condicionamento física seja de um garoto de 20 anos.
Infelizmente a grande maioria das academias só estão focando nas competições e esquecendo da defesa pessoal e das raizes do jiu jitsu
Esse cara é insuportavel! Nao importa a idade, importa é suar , abrir a mente e aprender! Jiu jitsu é para TODOS! NUNCA VI NINGUEM DA EQUIPE DELE NUM CAMPEONATO
Eu comecei com 36 e evoluí aos poucos, estava perto de pegar a roxa mas numa pelada desgraçada que inventei de jogar, rompi o ligamento do joelho. Agora aos 45, doido pra voltar. Mas morro de medo de ter essa lesão de novo, porque você fica um ano fora e perde toda a confiança. Não sei se vale mais a pena os riscos aos 45 pra mim. Só se achasse um lugar de galera de boas, sem faixas brancas querendo arrancar meu braço fora e com uma mentalidade mais de hobby, e não competição. Agora, será que existe alguma academia assim no RJ? rs
Jiujitsu e bom demais , so tea que encontrar a academia e o mestre certo.
Tenho 39 e estou treinando a 6 meses já pensei em desistir várias vezes.
Tenho 78 anos e comecei no jiujitsu aos 84 anos.
Wtf?
Kkk
😅
🤔
🤔🤔🤔🤔
Comecei com 35. e estou pegando condicionamento rapido
Acho que se o cara já tiver uma certa idade, ele tem que procurar uma equipe de pessoas mais velhas, porque se ele for treinar em uma academia cheia de moleques novos, tudo marombado, com testosterona nas alturas, força lá em cima e tudo rato de competição, vão só passar o carro nele e ele desiste.
Independente do perfil de lutador marombado, se a academia não tem filosofia de aprendizado e metodologia, é na sorte que a turma não se machuca.
O cara técnico executa com controle, porque tem consciência do que está fazendo.
Os treinos mais perigosos são rola de faixa branca e azul.
Treinos e praticar jiu jitsu não é isso. Competição esportiva a todo tempo. É praticar. Ficar tentando se embolar o tempo todo só querendo vencer e pra cabaço. Vc não aprende nada, e sempre vai pegar um melhor ou com mais sorte no dia. No bjj não tem o fodao. A arte funciona pra todos. É preciso treinar pra aprender aplicar o golpe, defesa e competição. Cada treino é específico, não é lugar de se aparecer. Lutadores experientes as vzs são finalizados mtas vzs, nos treinos, pq estão praticando, não querem se lesionar, se desgastar ou querem entender as nuances das técnicas. Ele vai mostrar seu valor mesmo na competição ou na hora da situação real em q a vida corre perigo, não no treino como moleques cheios de ego iniciantes. Por isso é bom colocar faixas diferentes pra treinar com outro. Se sua arte depende da sua idade, ela.nao serve pra defesa, nem.pode chamar arte marcial. Sem falar q todos vão passar o carro independente quem vc seja, faz parte do treino
O que fico puto é o título dos vídeos.
Sempre é diferente do que se fala na entrevista.
E os cortes devem priorizar as falas do entrevistado mesmo.
Nada contra o entrevistador também falar mais, mas deixa o entrevistado ser protagonista nos cortes. 👊🏼
Boa noite!
Tenho 53 anos e tenho artrose. Gostaria de saber se o jiu jitsu é indicado nesse caso.
Comecei com 39 anos e estou com 40 anos faixa Branca.
tenho 46 comecei faz 5 meses, já tenho 1 grau
Comecei em 2021 aos 47 anos. Estou indo de boa.
Eu tenho 50 anos e gostaria de aprender
Vou começar
Comecei aos 42 e hoje tô com 52.
Hj com a tecnologia, saúde elevado da pro 40 anos, e um preço muito alto, mas tem como
Pra quem só vê jiu jitsu pra competição. Jiu jitsu é mto mais q isso
Tenho 38 anos sinto que tenho 15 , financeiramente tmb
Nem ia falar para não causar treta, mas tenho que dar testemunho: tá tudo errado aí no vídeo. Cada um na sua categoria, e isso vale para os novinhos também. Fim.
Iniciei agora aos 41 , me sinto bastante humilhada por ser faixa branca.
Parece que todos já nasceram sabendo 😢
Não deveria, ninguém nasce sabendo. A faixa branca é bem mais do que a maioria tem. Já vi faixa branca finaizar de outras faixas, a faixa é pra segurar as calças, agora o tempo q prática, mas não à habilidade, a frequência etc. Logo irá pegar outras faixas e vai ficar fera.