A VERGONHA | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 83

  • @marissaandrade3612
    @marissaandrade3612 3 місяці тому +33

    Tenho muita vergonha de me expressar, falar o q penso ou o q faço, dificuldade de valorizar meu caminho, pois tenho a sensação q os outros sempre vão saber mais e melhor. E assim não tenho coragem de assumir algo maior, msm q no fundo só queria ser reconhecida, fazer algo importante. Sei de onde vem esses sentimentos e tenho tratado na terapia tb…primeiro comentário q escrevo num canal, daí o não falar, vergonha…

  • @fatimafarias3397
    @fatimafarias3397 3 місяці тому +51

    Uma vez, eu ganhei a medalha de ouro, por ser a melhor aluna da classe, porém, a professora me deu a opção de receber a medalha ou um livro maravilhoso encadernado lindo, da Alice no país das maravilhas, escolhi o livro e deixei a medalha para o segundo lugar. Voltei super feliz pra casa com meu livro. Minha mãe acabou comigo, que eu era uma idiota, todo mundo iria me ver recebendo a medalha, já o livro... Eu fiquei com vergonha por ter sido tão boba e culpada porque a minha felicidade deixou minha mãe infeliz. Hoje, não me admito curtir a vida, relaxar ou ser feliz.

    • @Gildete257
      @Gildete257 3 місяці тому +15

      A sua mãe queria uma medalha pra ela

    • @Sofiadebu
      @Sofiadebu 3 місяці тому +2

      vivi isso de certa forma

  • @fatimafarias3397
    @fatimafarias3397 3 місяці тому +25

    Certa vez, teve uma chuva muito forte e minha mãe e eu corremos para nos proteger da chuva, na cobertura do Masp. Minha mãe tinha uma troca de roupa pra mim e tirou toda a minha roupa molhada ali mesmo para colocar a roupa seca. Todos ficaram me olhando, principalmente, os homens. Eu tinha 5 anos, eu quase morri de vergonha, queria fugir, mas não podia. Até hoje, eu tenho vergonha de mostrar meu corpo em público, fico sempre olhando pra ver se a minha roupa está mostrando muito. Lembro-me que eu chorava muito, mas pra minha mãe tudo estava normal.

    • @TheHsiWu
      @TheHsiWu 3 місяці тому

      Nossa, que mulé sem noção, essa sua mãe, hein.

  • @fatimafarias3397
    @fatimafarias3397 3 місяці тому +13

    Parece que tudo que eu faço está errado ou não é o suficiente. Não confio em ninguém, que mais me humilhou e duvidou de minhas capacidades foi minha mãe e meu pai, nem aí comigo, só trabalhava, pra piorar, sou filha única.

  • @natybal2eiro593
    @natybal2eiro593 3 місяці тому +21

    Já fui muito tímida, hoje eu fico grata com qualquer elogio, sempre os recebo com carinho. O que acontece as vezes é sentir se é genuíno o elogio mesmo. Mas indifere, aceito e agradeço. Kkk

  • @Gildete257
    @Gildete257 3 місяці тому +6

    Entendi agora, finalmente. É a expectativa de que o elogio seja só mais uma forma de exposição e ridicularizaçao diante dos outros, uma pegadinha pra revelar que além de não merecer a admiração você ainda é idiota o suficiente pra acreditar que o elogio era sincero. Que tristeza. Me reconheci inteiramente.

  • @giovanacosta7837
    @giovanacosta7837 3 місяці тому +5

    Vídeo maravilhoso! Me ajudou a entender muita coisa. Sempre tive dificuldade de socializar, até com minha família. É interessante que muitas pessoas têm timidez, mas a forma que essa timidez se "construiu" é subjetiva.
    Ano passado entrei na faculdade, estou fazendo psicologia e seus vídeos são muito bons pra mim, pra entender alguns conceitos e entender sobre mim mesma! Ser universitária é uma situação de muita exposição e eu sinto essa necessidade de fuga, sinto desde pequena. Nunca fui fazer um diagnóstico mas as coisas que sinto parecem muito com fobia social... tento entender ao máximo os meus bloqueios. É muito mais difícil do que parece, tem que bater de frente com partes ruins da sua história e tem que se arriscar no mundo. É um esforço que vale a pena, meu sonho é chegar nos lugares sem contrair os músculos e simplesmente... ser

  • @kmarx_
    @kmarx_ 3 місяці тому +15

    21:10 rindo mais do que deveria, de TANTA identificação hahahaha

  • @sameasilva7004
    @sameasilva7004 3 місяці тому +11

    Que sentimento gostoso de gratidão, ao abrir cada vídeo seu Manu... cada palavra, cada frase do vídeo, pra min faz tanta diferença, gera tantas reflexões internas, e isso faz com q eu avançar várias casinha na minha análise pessoal.

    • @AMDBREU
      @AMDBREU 3 місяці тому +1

      Compartilho desse sentimento

    • @aluapv.-ana-7064
      @aluapv.-ana-7064 3 місяці тому +1

      Idem ❤ posso dizer que minhas "compreensões emocionais" tem um antes e depois do Manu... Gosto tanto dessa abordagem que até já cogitei estudar. E, acho que o fato do Manu ter passado pela Filosofia dá um diferencial também... ele aborda emoções /sentimentos com uma clareza incomum. 😊

  • @zi3785
    @zi3785 3 місяці тому +5

    Eu sempre fui criada com a ideia que aparecer poderia causar inveja ou reacao negativa por parte dos outros. Outra hora ela acredita que os elogios sempre são falsos. Minha mãe não gostava que as pessoas nos elogiassem. Então, cresci me sentindo desconfortável com elogios.

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho 3 місяці тому +5

    Elogios públicos me deixam meio sem jeito....mas na intimidade ou no privado, é tranquilo 😊❤

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho 3 місяці тому +4

    Acho que elogio público me deixa sem jeito pela possibilidade de uns concordarem e outros não concordarem com o elogio...Tipo: eu ser objeto de não aprovação de alguns ao ouvirem o elogio a mim....acho que tem isso ...😊

  • @ViviFadinha
    @ViviFadinha 3 місяці тому +3

    Isso explica a minha vergonha em ter meu nome exposto, por exemplo, quando saio a lista dos aprovados no vestibular, eu ODIEI ver meu nome, quero nunca ser percebida em coisas oficiais que qualquer um por "checar"

  • @prihbasss
    @prihbasss 3 місяці тому +4

    Nada me define melhor do que "Socorrooooo como eu saio dessa situação constrangedora desse outro gostando de mim"

  • @lilabb88
    @lilabb88 3 місяці тому +2

    Bateu muito... Nunca soube ser elogiada, não sei realmente o que fazer nessas situações. Inclusive tenho vergonha de ne expandir e fazer tudo que posso. Justamente por esse medo da ridicularização que era uma constante na base. Ridicularização e humilhação. Invalidação constante. Um bom ponto sobre minha depressão incapacitante. Queria saber mais sobre a necessidade de brigar... Minha família tem uma cultura de muita briga e conflito. Acho que é mais complexo que apenas uma reivindicação. O bonito é que seus modelos sempre partem do pressuposto que as pessoas são boas e carentes. Seria interessante considerar psicopatas e tiranos.

  • @camiribeiro708
    @camiribeiro708 3 місяці тому +1

    Manu, dá pra gente dizer que algumas pessoas sentem mais do que outras? Tenho a impressão de que às vezes fico empacada em algumas coisas que me acontecem.
    E agora, com o autoconhecimento parece que, para cada questão que eu entendo/soluciono da minha infância, mais complicado fica. Não para de sair coisa de mim.

  • @lucianogondim
    @lucianogondim 3 місяці тому +4

    A estrutura de elogio/repressão molda o desvio da vergonha? E saindo do núcleo familiar e migrando para escola que este padrão é altamente reforçado pioraria? E como fazer diferente e onde está a chave que faz com que alguns conseguem não se apegar a este lugar?

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani7625 3 місяці тому +4

    Estou me descobrindo TEA aos 51 anos. Vergonha faz parte das características, bem da maneira explicitada no vídeo.

  • @aluapv.-ana-7064
    @aluapv.-ana-7064 3 місяці тому +2

    Olá Emanuel 😊
    Teus vídeos são sempre muito provocadores, ao menos para mim. Mas alguns são deliciosamente mais.
    Esse daí conversa direto comigo. Sou exatamente essa pessoa que não sabe onde, como, em que buraco se enfiar quando elogiada. E o mesmo se dá em relação aos presentes. Receber presentes é sempre desconfortável mesmo que eu goste do objeto recebido... Mas não sei reagir. É uma sensação de desconforto absurda. Daí não sei lidar com o oposto também, tipo elogiar ou presentear, me são difíceis, trabalhosos e desconfortáveis... Tua abordagem da "vergonha " foi bastante esclarecedora, obrigada 😊
    A tua calma nesse vídeo está impressionante... quase parecendo um professor de filosofia 😊 adorei ❤
    Gratidão 🙏🏼
    Grande abraço ❤

  • @naiaraandrade3212
    @naiaraandrade3212 3 місяці тому +1

    Logo logo espero ser membro ❤ você é muito necessário Manu!

  • @camisettas
    @camisettas 3 місяці тому +4

    I rapaz vergonha tenho n tenho poço sai pelado na rua mais medo d TD de gente do mundo d carro d cair de viver

  • @JaniceDossantosSouza-o8k
    @JaniceDossantosSouza-o8k 3 місяці тому +2

    Conteúdo mais do que sensacional ♡ dá um alívio sempre que escuto... Novas possibilidades, uma chance de não ser tão anormal rs

  • @prihbasss
    @prihbasss 3 місяці тому +1

    Adorei esse formato com a appt do capítulo. Ajuda a organizar a cabeça. Hehe

  • @denisecastro447
    @denisecastro447 3 місяці тому +1

    Ahhhhh q maravilha! Parabéns e obrigada pela partilha de sempre! Vamos brindar a essa gratidão comprando e lendo seu livro!

  • @seomaraoliveira5261
    @seomaraoliveira5261 3 місяці тому +2

    Aguardando o book ein.Aproveitem o date ❤ pessoal!💏👭👬👫

  • @jasmymr.carvalho836
    @jasmymr.carvalho836 3 місяці тому +1

    Oi Manu, na verdade eu tenho uma sugestão de uma série de vídeos, que pra mim seria legal pq seria uma forma de entretenimento e conectaria duas áreas que eu amo: Letras e Psicologia!
    A sugestão é fazer sete vídeos fazendo um paralelo entre os Sete Pecados Capitais do livro de Dante e os Sete Afetos Fundamentais. Talvez seja uma tarefa difícil , mas seria muito interessante assistir esse trabalho!

  • @mone50
    @mone50 3 місяці тому +1

    Teve um situação que aconteceu recentemente: estava na sala de aula e o professor disse que apenas uma pessoa conseguiu acetar quase tudo da prova (a prova estava difícil)... enfim, minha prova estava demorando a ser entregue, me peguei, pedindo para não ser eu... literalmente, estava pedindo pra Deus não ser eu aluna.... e aconteceu que foi eu mesma.... foi uma situação inusitada, percebi o quão dodói eu estou.......

  • @luciafigueiredo9595
    @luciafigueiredo9595 3 місяці тому +2

    Eita, Manu! Foi meu comentário que aparaceu no início do vídeo! Senti que fez muito sentido o que você falou... Vou assistir de novo com mais calma e pensar na minha história, ver como o que você disse se encaixa no que eu sei da minha infância, das primeiras relações que tive com meus cuidadores (tive uma babá muito jovem, que enquanto cuidava de mim estava vivendo uma gravidez indesejada, cheia de conflitos com o pai da criança, enfim... ). Obrigada! Pensando muito em fazer a auto-escrita, acho que seria transformador!

    • @luciafigueiredo9595
      @luciafigueiredo9595 3 місяці тому

      Depois que assisti de novo, com calma, fiquei pensando: como então que a gente muda essas respostas automatizadas? Se esses padrões são criados nesses primeiros momentos de vínculo, quando nem temos memória dos episódios em si... Pesquisei e encontrei um vídeo que você fala exatamente sobre isso! É o "Cansei de mim" (ua-cam.com/video/G-PzjqOV6cc/v-deo.html). O nome é ótimo, rs... Gracias Manu!

  • @lu.barbieri
    @lu.barbieri 3 місяці тому +4

    Livro do Manu ❤

  • @juliarolim8978
    @juliarolim8978 3 місяці тому

    Sou professora, tenho dúvidas... Percebo a vergonha explícita, primeiro em mim... Mas em alguns pequenos, de 7 a 10anos. As vezes acho quase uma timidez patológica, existe? Outra pergunta é; em algum sentido, as crianças são perversas, ou seria um exagero dizer isso?

  • @amandamoab2657
    @amandamoab2657 Місяць тому

    Emanuel, eu faço análise há poucos meses, e com frequência me vem um título de vídeo seu na cabeça quando saio da sessão. Na última falamos de vergonha e culpa, e eu vim aqui. Como é maravilhoso que vc exista, sério. Obrigada! Construir novos caminhos é tão difícil, cara, pqp, mas vir aqui se tornou uma forma de acolhimento nesse processo.

  • @elbarongabri
    @elbarongabri 3 місяці тому +1

    Topíssimo como siempre

  • @gabrielscavassa7635
    @gabrielscavassa7635 3 місяці тому +1

    Aulas e mais aulas manu, mto bom 🔥

  • @amiragamerr
    @amiragamerr 13 днів тому

    Eu me sinto assim, eu tenho medo de me aproximar das pessoas, msm elas mostrando interesse em mim, eu me afasto, desconfio, e sinto um desconforto quando percebo que alguem quer conversar cmg, eu me fecho, tenho medo de falhar. Isso é horrivel, acredito que já perdi varias chances de ter bons amigos.

  • @aguasaguas9972
    @aguasaguas9972 3 місяці тому +1

    Explica coisas em mim mesma. Há sempre um outro que gera coisas em nós mesmos sem sabermos!!
    Você explica as causas e como desmontar os efeitos com décadas de anos e ainda ser a alimentadas por quem nos gerou?

  • @amandagc
    @amandagc 3 місяці тому +1

    agora tudo fez sentido! rs
    durante esse vídeo eu fui lembrando de várias situações em que fui invalidada pelo meu pai desde a infância até o início da vida adulta. minha opinião nunca era ouvida, se ia bem na escola 'não era mais do que minha obrigação', nunca recebia qualquer tipo de elogio ou me sentia escutada.
    além disso, como grande parte das garotas, me encolhia em ambientes majoritariamente masculinos - isso porque familiares e amigos homens tendem a reproduzir comportamentos machistas mesmo que sem perceber - e sentia um incômodo sem entender o porquê.
    não é à toa que cresci com pavor de falar em público. fazer teatro na época da escola me ajudou um pouco com isso. e com o passar do tempo a timidez foi melhorando, mas depende muito do ambiente e do quando me sinto inadequada ou não neles - considerando que sou mulher (cis & branca) bissexual.

  • @luisotavio1917
    @luisotavio1917 3 місяці тому +1

    Por favor, faz mais vídeos sobre essa questão do desprezo. Eu passei por uma situação ruim ano passado que fiquei me sentindo humilhado e desprezado por 1 ano inteiro por uma pessoa que eu gostava muito, apesar de não ter nenhum vinculo forte como namoro etc... Chegou ao ponto de não conseguir falar mais com ela, não querer olhar para a pessoa e não ter contato nenhum para não ficar vivenciando essa situação de desrespeito e desprezo.
    Essa situação atrapalho meu relacionamento com várias outras pessoas, toda hora eu acho que alguem vai me desprezar, me tratar com desrespetio ou serei tratado como lixo a qualquer momento e não sei como sair desses pensamentos repetitivos.
    Após uns 6 a 7 meses sem falar com a pessoa e achei que nunca mais viria ela, tentei até fazer contato 0 no inicio deste período, a pessoa está me tratando bem, como se eu fosse qualquer outra pessoa que ela tivesse amizade (acredito que ela está assim, por que não quer se sentir desprezada também). Apesar disso, eu nem consigo conversar com ela sem me sentir desconfortável perto dela e de pensar nela, mas busco tratar com total respeito.
    Além de buscar terapiada, o que devo fazer, como investigar melhor essa questão de se sentir desprezado ?
    Eu também sou muito tímodo, mas agora acho que todo mundo irá me tratar como lixo. Desde alguem que nunca vi na rua, até amigos meus mais próximo. Tenho até dificuldade em cumprimentar uma pessoa sem pensar que serei desprezado. Apesar disso, eu ainda consigo cumprimentar na maioria das vezes.

  • @filipemoreth6110
    @filipemoreth6110 12 днів тому

    Eu fico super desconsertado quando elogiam meus desenhos, msm sabendo que eles são ótimos kkkkkkkkk

  • @ivrodrigues8242
    @ivrodrigues8242 2 місяці тому

    Como sempre, genial 😢lágrimas pq é verdade,mas é trágico

  • @caiosaldanha2371
    @caiosaldanha2371 2 місяці тому

    Eu nunca entendi o motivo dessa minha “vergonha” ou “refração ao elogio “. Agora tudo se encaixa!

  • @amorepsyque
    @amorepsyque 3 місяці тому +1

    Incrível como sempre. Me identifico perfeitamente com a última parte do vídeo. Até hj, com 35 anos, sendo constantemente humilhada pela minha mãe. E toda vez q ouço um elogio a minha primeira reação é de raiva por estar sendo enganada. Mas com a conscientização podemos ir mudando aos poucos esse padrão, assim espero. Pois todos merecemos amar e ser amados.

  • @haizcena
    @haizcena 3 місяці тому

    E quando além de medo de rejeição vem o gozo na humilhação? Por favor, fale sobre bdsm

  • @marianalubbe
    @marianalubbe 3 місяці тому

    Fiquei pensando se a vergonha do elogio não estaria da mesma forma relacionada com a mesma necessidade emocional básica de ser amado. Se a pessoa vinculou o "sucesso", apareça ele da forma como for, ao risco de deixar de ser amado, receber um elogio seria um alerta direto de inadequação.

  • @kethelynsoares3370
    @kethelynsoares3370 3 місяці тому

    A emoção que mais me identifiquei no divertidamente 2 foi a vergonha. 😶

  • @ingridboaventura3772
    @ingridboaventura3772 3 місяці тому

    Video maravilhoso, Obrigada Manu

  • @bruusilva
    @bruusilva 3 місяці тому +1

    Mds! O livro está vindo!

    •  3 місяці тому +1

      Semana que vem

  • @londrinao
    @londrinao 3 місяці тому +1

    ainda bem que temos vc aqui rs

  • @denisedamaris1
    @denisedamaris1 3 місяці тому

    Nossa, esse vídeo me ajudou muito a compreender parte do meu processo :)

  • @rachelaquino7734
    @rachelaquino7734 3 місяці тому

    Fugitiva sou! Não me orgulho!

  • @MarcileiaSSousa
    @MarcileiaSSousa 3 місяці тому

    Boa noite.👀📝📖📚📱🎧💻▶️🤔😀👍🏾

  • @augusto_7
    @augusto_7 3 місяці тому +1

    11:20 é um pouco uma cena? o que quis dizer com isso?

  • @Spontespace
    @Spontespace 3 місяці тому

    Creio que uma das soluções é ter a consciência que temos a condição de sermos amados por nós mesmos. O conceito de automaternagem é essencial para nós na vida adulta. Sermos dignos de nos amarmos. Isso implica também na autopaternagem, nessa construção de limites que nos ajudam a seguir na vida adulta

  • @carolbalt
    @carolbalt 3 місяці тому

    Oi Manu, que video interessante! Obrigada! Eu fiquei só pensando sobre você dizer "palavras, palavras, palavras" ... como se as palavras importassem pouco pra como emocoes ou necessidades afetivas serao constituidas ou experimentadas. Mas eu também lembro de um texto que você compartilhou há um tempo sobre "The evocative power of words". Ai fica a duvida: qual é o poder das palavras (e se quisermos ir mais longe, da cultura) na constituicao dos processos emocionais? Por exemplo, algumas culturas não-ocidentais que não diferenciam entre culpa e vergonha.... o que isso significa do ponto de vista das necessidades emocionais? Fico pensando no caso classico da antropologia de culturas que não tem nomes para todas as cores ocidentais e isso significa que as pessoas não veem o que nós vemos - veem outras coisas. Sera que alguem sente a mesma culpa que eu se não possui a mesma palavra?

    •  3 місяці тому +1

      Oi Carol! Sim. É mais uma citação do hamlet, que eu não deixo de fazer. Mas sobre os sentimentos, eles são sempre culturais - então tem culturas que "precisam" diferenciar vergonha de culpa e outras não - As necessidades emocionais é que não são culturais, de acordo com a neuropsicanálise. Mas, há quem discorde, é claro. A Lisa Feldman Barrett é a mais importante. Ela é como se fosse uma psicóloga que descobriu a antropologia. Mas, para mim, tem uma série de erros metodológicos.

    • @carolbalt
      @carolbalt 3 місяці тому

      Obrigada, Manu! Vou ler a Barrett!

  • @juliagomes9498
    @juliagomes9498 3 місяці тому +1

    2 anos e 4 meses? já?????

  • @juliagomes9498
    @juliagomes9498 3 місяці тому +1

    algoritmo feliz

  • @kattiab_a_vo
    @kattiab_a_vo 3 місяці тому +1

    Ótimo!

  • @juliagomes9498
    @juliagomes9498 3 місяці тому +1

    algoritmo top

  • @larabarreira3394
    @larabarreira3394 3 місяці тому

    Emanuel, quando sai o seu livro! Já saiu?

    •  3 місяці тому

      Semana que vem

  • @neialazaro1
    @neialazaro1 3 місяці тому +1

    Amo sem vergonha❤

  • @Alanis.morresete
    @Alanis.morresete 3 місяці тому

    Me ajudou a olhar pra essa questão que me incomoda mas não tava sabendo elaborar. Obrigada Manu!

  • @marianahoward9534
    @marianahoward9534 3 місяці тому

    acho que tenho uma relação de amor e ódio com os elogios. Muito pra pensar!

  • @edhekaib
    @edhekaib 3 місяці тому

    Ola, vc tem alguma sugestao de estudo sobre o medo da rejeição?

  • @gabrielags18
    @gabrielags18 3 місяці тому

    Adoro o bem-te-vi cantando no fundo do seus videos

  • @inspirandoadvocacia
    @inspirandoadvocacia 3 місяці тому

    Vídeo maravilhoso!

  • @KarinaFerreiraPerru
    @KarinaFerreiraPerru 3 місяці тому

    Comentário para o algoritmo. 😊

  • @maryblaah
    @maryblaah 3 місяці тому

    que vídeo sensacional!

  • @juliagomes9498
    @juliagomes9498 3 місяці тому

    algoritmo topzera

  • @kaxinho9
    @kaxinho9 3 місяці тому

    Que alento Manu! 😊

  • @amandadealmeidaromao
    @amandadealmeidaromao 3 місяці тому +5

    Oi, Manu! Só passando pra dizer que não vejo a hora do lançamento do livro. Espero que seja presencial, em SP também. Um beijo!

  • @quelianschau
    @quelianschau 3 місяці тому

    Moito bom

  • @MarvadonaAP
    @MarvadonaAP 3 місяці тому

    você é de ouro