O que o entrevistado (e o entrevistador) não falam é: 10% de margem de lucro para produto vendido é escala é MUITO ALTA. Tem muita empresa que trabalha de 2 a 3%, para se terem ideia. Vamos fazer contas? Vou ser bem conservador. Se é verdade que precisa de 1Bi para criar uma plataforma que irá durar por 8 anos, então temos que ter o valor da venda após 8 anos. Lembre-se que uma plataforma atende vários carros ao mesmo tempo (na VW temos o Polo, Nivus e T-Cross, por exemplo). Se 1 Polo é vendido por 80.000 (e custa mais caro que isso) A taxa de lucro em torno de 10% (menor que os os 11 citados, estou sendo conservador novamente). O Lucro do Polo é de 8.000 - e nem estou considerando o custo de investimento (os 1 Bi), que são diluídos no preço de venda. Se em um ano vende-se 20.000 unidades ao todo (lembrem-se que é um carro popular) então temos 20.000 x 8.000 = 160.000.000 = 160 MILHÕES DE LUCRO. Se o Polo vender 20k de unidades por ano por 8 anos, temos 160 Mi X 8 = 1,440 Bilhão. Ou seja, só o Polo já pagou toda a plataforma, vendendo 20.000 por ano. Nos números de 2023, o polo vendeu mais de 70k de unidades. Só ano passado o Polo rendeu de lucro 560 Milhões de lucro, pagando METADE DO INVESTIMENTO NO PRIMEIRO ANO. Se manter a pegada - que é difícil - consegue um lucro na faixa de 4,64 Bi ao longo dos 8 anos. É evidente imaginar que a margem de retorno será muito MAIOR que o investido, apenas sendo conservador. E o que os outros carros da plataforma entram para aumentar a margem de LUCRO, não precisando ser um "farol de vendas" . O T-Cross pode vender de 7K(em 2022) a 70K(em 2023), que isso não impacta o todo: Se o Polo fazer a parte dele, já está valendo. Agradeço por todas as informações que foram oferecidas no corte, porque sem elas não daria para escancarar o LUCRO ABSURDO que montadora tem no Brasil.
Belo comentário, só demonstrou que a narrativa que o entrevistado queria passar não faz muito sentido na realidade. Realmente tu foi muito conservador. Por exemplo, existem plataformas que duram mais de 8 anos fácil, a do Gol é um exemplo disso.
Parabéns; pelo belíssimo e perfeito comentário, pois teu comentário foi cirúrgico, trazendo a luz a real verdade, a qual o entrevistado fez questão de esconder aos olhos dos leigos... Após assistir o vídeo por completo, e analisar friamente os dados passados pelo próprio entrevistado, minha visão sobre o assunto abordado o vídeo foi exatamente igual a sua. E olha que eu, nem sou tão estudado assim. No entanto, no quesito saber usar os dados númericos, para chegar ao resultado real de uma equação, sempre foi meu ponto forte.
Sensacional a análise da Toyota. Sempre quis um carro que me levasse do ponto A ao ponto B e que não me desse dor de cabeça. Depois que tive Toyota, não saio dela mais nunca, comparado com as outras marcas, e olha que já tive umas 8 marcas, a Toyota perto das outras posso considerar veículos indestrutíveis kkk. Não gosto de meu Corolla pela estética, pelo conforto e sim por não me dar dor de cabeça.
uau então nunca case n sua vida porque se carro pra vc te da dor d cabeça pra mim nunca deu todos carros q tive tenho saudades cada abrobrinha cada ser humano q em tudo so ve o lado negativo afff e aquilo so ve o passivo o lucro nao vale nada
Mas automóvel é um meio de transporte. Levar do ponto A ao ponto B e vice-versa,as vezes leva o ponto C. O livre mercado e a concorrência criaram a "vaidade" por modelos variados. Isso é bom por termos escolhas.
Sergio Habib e sua esposa são pessoas fantásticas. Poucas pessoas sabem do tanto de pessoas que essa família ajuda. Meu eterno respeito, admiração e, sobretudo, gratidão.
Nunca vou cansar de agradecer o podcast e o entrevistado , e volto a pedir que o Sergio seja chamado com frequência porque é uma vida de experiencia , nunca vai faltar assunto interessante . Essas entrevistas serão matéria de estudo empresarial pra muitos hoje , amanha e chuto uns 30 anos fácil .
Trabalhei na PSA - agora Stellantis, e foi uma montanha russa, com o tempo se tornou só sofrimento e redução de custos. Dava pra notar no tratamento dos funcionários. Quando entrei, o café e almoço eram ótimos, quando saí, uma opção fixa do almoço era macarrão! No início a produção às vezes era 500 e poucos carros por dia, não sei pra onde iam esses carros, parecia que as contas não fechavam. Depois os pátios começaram a ficar cheios, as vendas aparentemente estavam lá em baixo, reduziram turnos, produção baixou para a metade e foram cortando tudo.
Mais de 80 por cento de like em relação ao numero de inscritos. SH é um fenômeno.Uma aula de ADM aberta para todos nós. Não tem apenas insights mas luz acesa em todo o túnel. Parabéns, Parabéns e Parabéns!
Tive a honra e o prazer de conhecer sr Sérgio Habib, quando trabalhei como terapeuta no escritório e nas lojas da Citroen e as vezes, em sua residência no Morumbi. Eu amava ouvi-lo falando francês ao telefone, nos corredores da empresa rs. Era lindo de se ouvir! O pouco que sei dele, é que ele é: humanizado, inteligente, muito esforçado, valoriza os funcionários, repassando lucros e dando oportunidade de estudo e crescimento profissional dentro da empresa. As festas de finais de ano eram divinas. Eu me emocionava de ver os colaboradores ganhando "brindes" e prêmios por terem atingido suas metas. E foram nesses momentos que eu percebi quem era o sr. Sérgio Habib. Dizem que aprendemos com exemplo e o sr Sérgio, é um exemplo a ser seguido. Um grande abraço, e foi muito bom revê-lo!
Tenho 38 anos, meu carro é um Fiat uno 2016, zero problemas com o uninho, e é um carro que cabe no meu orçamento, quando mais jovem eu sempre queria carrão completo de tudo mas hoje em dia as prioridades são outras.
36 e só vou venderia meu feietios por um mais novo. Feio, mas não dá trabalho. Não preciso de um carrão bonito, preciso de um carro que sirva à minha família e não me deixe a pé, indo pra oficina e gastando todo meu dinheiro...
Tenho um celta e é a mesma situação, não dá problema. Pra que eu vou trocar por um carro novo que só gera custo e mais custo, imposto pra governo, problemas eletrônicos caros. kkkkkk provavelmente só vou trocar de carro quando for obrigado a migrar prós elétricos 😂😂😂
Para o brasileiro ignorante que mal concluiu o ensino médio é só isso mesmo. Mas quem estudou sabe que o padrão de fabricação da Toyota é outro em relação aos alemães, italianos e sobretudo, americanos. Os métodos da Toyota como o kaizen, o lean, o agile viraram referência e estão presentes em todos os setores, principalmente no de softwares.
Segundo Toyota aqui no Japão e não me arrependo! Não é só pelo fato de durabilidade, mas o acabamento, qualidade de construção e dos materiais é excepcional
A poucos anos atras o GOL 1.0 custava 60k no Brasil, mas exportava a versão 1.6 completo pro méxico por 36k. A própria JAC quando veio pro Brasil tinha seu hatch completo de entrada vendendo por 22k, isso que ja tinha airbag , ABS , enquanto o popular brasileiro "pelado", custava em média 44k. Veio o governo, por força e intermédio das montadoras e deu uma sobre taxa de Imposto de importação que fez os 22k virarem 42k. Em resumo, não discordo do Sérgio nos valores e que a montadora não tenha tanta margem, mas no Brasil o vilão é o imposto.
Eu não acredito que às fábricas/montadoras tenham somente 10% de lucro. Pode ter como referência o valor das peças comparando com as peças paralelas de primeira linha. Conversando com um presidente de uma indústria de peças paralelas, ele me disse que coloca 100% no valor da peça o custo de produção. Ou seja, se o custo de produção de uma peça é de 50,00, eles vendem para o distribuidor por 100,00 e o distribuidor revende por 130,00. Essa mesma peça custaria 350,00 na concessionária. O custo de produção de um veículo chega a ser 1/3 do valor da venda retirando os impostos. E os impostos eles repassam para o consumidor.
@@shart6828 Inclusive no caso desse vídeo foram muuuuitas mentiras. O Brasil é o País que as Montadoras mais Lucram com os Carros e tudo isso porque o Brasileiro Compra essas 💩, verdadeiras Carroças! Inclusive, carros que são fabricados aqui, são exportados somente em Versões COMPLETAS, com ítens que nem existem como opcionais para o mesmo modelo vendido no mercado interno e mesmo assim, são exportados por valores muito inferiores aos dos produzidos e vendidos no mercado interno. Todos esses "Custos" citados no Podcast, são apenas pra Inflar os dados dos Custos pra fazer parecer que a margem de lucro é pequena.
Impressionante a visão de negócios, falou sem paixao, falou com a razão! Infelizmente, somos apaixonados por carros, diante disso temos preços de veículos fora da nossa realidade econômica e social. Parabéns ao canal.
Até que enfim achei alguém que não caiu na conversa fiada desse cara. Só um desavisado para acreditar que as montadoras estão há mais de 80 anos no Brasil vendendo carros com pouco lucro. Eles faturam muito nos carros, e principalmente nas peças de reposição, e o governo é sócio, taxando tudo.
Aula! Eu raramente vejo um toyota em oficina, é bem dificil mesmo, e quem tem toyota fala justamente isso... carro que não dá ou da pouquissimo problema. Por isso que eu sou inclinado a comprar um toyota nos proximos anos, semi novo claro, pq zero km n vale a pena em nenhum lugar.
Eu amo a Toyota e dela me arrependi de ter saído e já voltei! Passeiei pela Jeep e pela Honda e nenhuma se compara a Toyota! Atendimento aos clientes, valor de manutenção, revenda, menor desvalorização, confiança, inquebráveis, conforto, segurança e são lindos sim na minha opinião! O cara aí é Hondeiro e vem falar mal de Toyoteiro, sem noção...
Já tô no meu terceiro etios e o item mais caro que gastei em todos eles foram as baterias 😂😂😂.. O resto é só manutenção preventiva e cabou.. Melhor marca disparada
O melhor desse entrevistado, é que não é só sobre carro, é uma verdadeira aula de como funciona o complexo mundo de mercado do mundo inteiro. Excelente.
Eu consegui assistir algo que tenha Anacleto participando, KRL! Esse Sérgio tem um conhecimento incrível e consegue passar a informação de forma clara e concisa e ainda conseguiu fazer esse cara ficar calado, legal demais!
O sr Sérgio Habib entende de muita coisa, inclusive em como finalizar a operação de uma empresa e dar o cano em mais de 400 funcionários e fornecedores e sair ileso, seguindo com seus negócios.
E qual a diferença? Estatal não tem ação em bolsa (???). Petrobras, Sanepar, Eletrobras (que estava privatizando)... O controlador pode ser o governo e ele abrir IPO normalmente...Ele cita estatal que demonstrativo financeiro em comparação com empresa privada, então tá na bolsa. Pra que fazer valuation de empresa que não tá bolsa?
@@leonardofcr Não irmão, ele está dando exemplo de um professor americano, é a forma que eles se referem a empresa listadas em bolsa, por ser pública, no sentido de que qualquer um pode comprar, e a maioria dos americanos ou tem ação diretamente ou está em algum fundo de pensão, de professor, policial, bombeiro... Por isso americano se referem a essas empresas como públicas.
Meu pai comprou um jeep compass 2020 Sport por 118 mil reais quando foi lançado. Era muito carro, tinha muito acabamento, fiquei doido vendo aquele carro na época. Não conseguia imaginar como aquele carro custava 118 mil reais e eles tinham lucro. Ano passado precisou trocar o catalisador por causa de um bo no carro e foi 7 mil. Uma peça de nada e custou 6% do carro só a peça. Povo acha que comprar carro no Brasil é caro, isso pq nunca viram o custo de manutenção. Nos EUA onde sai barato em dólar, mas os serviços são caros isso é ainda mais elástico. O cara compra o carro zero por 30 mil dólares e em revisão vai outros 30 mil até o carro chegar numas 100 mil milhas. Naturalmente mais é ainda mais custoso lá pq as peças são igualmente caras, mas o tião da rua cobra valores absurdos de serviços mecânicos.
Eu caí no conto desse Compass aí...7 mil km BO no ar, 11 mil quebrou o banco, 15 mil voltou o BO do ar, 19 mil tive que trocar os 4 pneus...resultado vendi aquela merda e hj estou muito satisfeito com meu Kicks que com 20 mil não deu BO nenhum embora eu ache que foi muito caro na aquisição!!!
ele pertence a qual meio? das montadoras. Tu acha que ele está interessado em manter uma boa relação com quem? Ele está apenas vendendo um discurso de sofrimento, de dificuldade...
Trabalhe por 23 anos numa grande montadora, e foram 23 anos ouvindo choradeira da patronal, o Capitalismo é assim , mesmo deitado numa tonelada de dinheiro nunca vão dizer que lucraram o suficiente, isso é estratégia tbm para viver às custas de financiamento dos BNDES da Vida, o roteiro do Teatro é sempre repito, o Golpe está aí, caí quem quer.
@@Elemental7844verdade, todo mundo esta conspirando a favor deste pod… cara somente ver se informar, nada que falarem nao precisa acreditar mas se informem, pegue ate oque ele disse para nao fazer veja quanto jeep lucra por ano, tua poupança rende mais kk, estao mentindo? Eita que a refeita caia em cima, empresas nao sao perfeitas, mas sobre este casos sim, elas lucram pouco acredite voce ou nao os numeros e informações estei ai para conferir
Uma certa vez, a uns 20 anos atrás, tinha uma kombi qe qebrou o câmbio e fiqei aguardando o guincho chegar, estava na av dos bandeirantes em sp, qem conhece sabe como é ali. Daí apareceu por coincidência um senhor com uma puminha conversível vermelha, 70 e alguma coisa, linda, qe por coincidência quebrou o seu cabo do acelerador na mesma esquina qe eu estava qebrado rss, e como tinha um cabo reserva no meu carro, e dá pra adaptar, enquanto aguardava o guincho chegar cedi meu cabo e instalei pra ele, pois ele não tinha condições pra isso. Saiu dali muito grato e tenho ctz qe se estiver vivo ainda se lembra muito bem de mim ou do episódio assim como eu. Sei qe fabricantes tem qe ter lucro, e TEM SIM!, mas carro não se trata só de dinheiro.
Primeiramente, agradeço por compartilhar o conhecimento, cujo bate papo foi extremamente produtivo. Sobre a entrevista, eu achei que alguns pontos foram contraditórios. Inicialmente ele afirmou que: 1) os balanços das empresas privadas mascaram os lucros jogando-os para um valor menor do que realmente são, o que inviabilizaria a credibilidade do próprio balanço e da realidade dos valores apontados; 2) os custos de investimento não necessariamente refletem os valores aplicados ao projeto (compartilhamento de motores, chassi, e/ou utilização de projetos antigos e já consolidados, etc.); 3) As tecnologias mais recentes são adquiridas de terceiros, havendo redução de recursos aplicados à inovação/pesquisa (exemplo: joint adventure que ele citou). Desta forma, o entrevistado não explicou a razão da diferença dos valores aplicados ao mesmo veículo em diferentes locais. Por exemplo, o carro fabricado aqui é vendido no mercado interno por um valor exorbitante e o mesmo veículo fabricado no mesmo local é exportado por um preço muito inferior. Significa dizer que o custo de produção é o mesmo, mas o preço final é muito diferente, havendo um "lucro" mesmo que se admita a majoração dos valores pela incidência de impostos.
A diferença dos valores se deve a duas razões, imposto e protecionismo nacional, primeiro tem o custo brasil que é um dos maiores do mundo e faz o carro ficar muito mais caro obviamente, além de você estar comparando o valor final aqui com o valor que é exportado pra lá sem considerar os impostos de importação e lucro do revendedor que ocorrerão lá, além disso é claro o Brasil tem várias leis específicas que basicamente impedem a concorrência e venda de carros mais baratos no Brasil com a justificativa de "proteger a indústria nacional", o que faz com que fique bem mais caro mesmo.
No começo ele falou que seria simples, depois parecia que iria complicar, mas no final foi detalhado de maneira simples e de fácil entendimento. Resumindo, quando se tem um carro popular por quase 100k e alguém compra, tá tendo muita gente feliz e se for financiado, terá mais gente feliz ainda.
Vou fingir que acredito. Precisa explicar o subfaturamento de exportações e superfaturamento de importacões em PEÇAS. Não se esqueçám que CEO's são capangas pagos pelos seus donos para falar aquilo que desilude o princípio do lucro alto das montadoras.
TRABALHEI NA RENAULT DO BRASIL, NA ÉPOCA DE ABERTURA DA FÁBRICA O CARRO CUSTAVA 5 MIL E ELES VENDIAM POR 25 MIL, E QUEREM DIZER QUE NÃO DÁ LUCRO!!!...BULL SHIT.
@@MarceloRamos777 No final ele não falou do percentual dos impostos, que de fato deve afetar o valor do carro. O problema do preço é que tem muita empresa lucrando nesse mercado, empresa de autopeças lucra, montadora lucra, a empresa de transporte lucra, a empresa que faz a propoganda lucra, a empresa que exibe a publicidade (tv, Google) lucra, a concessionária lucra. Tem umas dez empresas que lucram em um único produto final.
vc não entendeu que o valor do produto é caro. imagina vc fabricando um avião de guerra que custa 100 milhões o pacote cada. mas vc gasta esses 100 milhões pra fabrica-lo. não é pq o preço do produto é alto que automaticamente significa lucro. Sabe o que vai acontecer. as empresas saíram daqui pra importar de outro lugar, empurrar a trolha do dobro do preço que é hoje. Hoje mudou, por isso que se fabrica pouco carro e cobra mais, eles perceberam que é melhor valorizar e vender pouco do que vender milhares e ganhar pouco, funcionou por 20 anos e depois quebrou o negocio. 2010 pra frente, começou o fim do carro pra todos.
@@williammelek8318tudo uma manobra pra defender o indefensável. Se o maior problema das montadores são o fato de que os carros do futuro não vão quebrar (que maravilha, né?) O real problema é do sistema em que vivemos e não da tecnologia 😅
Sergio é brilhante, consegue explicar temas complexos de forma simples. OBS: Para investidores de bolsa, além do balanço patrimonial, é fundamental olhar a demonstração do fluxo de caixa.
Porra, esse negocio do toyota é muito vdd. Eu trabalhei como motorista de app combum etios sedan 2019 por 1,5 ano. Carro sensacional, zero problemas. Hj trabalho combum fiat mobi do mesmo ano e com 1/4 da kilometragem do etios , porém ja tive que chamar o guincho 2 vezes😅. Deus quiser esse ano volto para etios sedan. Ele pode até nao ser bonito mas nao dá b.o nenhum, aguenta pau nos apps...
Eu amo a Toyota e dela me arrependi de ter saído e já voltei! Passeiei pela Jeep e pela Honda e nenhuma se compara a Toyota! Atendimento aos clientes, valor de manutenção, revenda, menor desvalorização, confiança, inquebráveis, conforto, segurança e são lindos sim na minha opinião! O cara aí é Hondeiro e vem falar mal de Toyoteiro, sem noção...
diferente do que ele falou, eu amo carros, mas tenho um corolla 11° geração (2014-2016) por causa da confiabilidade já que uso muito o carro, são 204 mil km desde 2016 e a unica coisa que precisei trocar foram pneus, bateria, alternador e pastilhas de freio, discos de freio troquei por frescura minha pq os originais que eu tirei ainda estavam em excelente estado aaah, tive que trocar UMA luz de freio tbm que queimou, outro detalhe é que cada metro desses 204 mil km eu rodei com a/c ligado, nunca desligo o ar cond e mesmo sem nunca ter feito recarga de gás, depois de anos e muitos km rodados segue gelando como no primeiro dia, corolla pode não ser o melhor carro do mundo, nem o mais bonito ou o mais confortável, mas atende bem em todos os requisitos de quem quer um bom carro pra ir do ponto A ao ponto B sem se incomodar
@@herrboeing Existem dois pontos a serem analisados. 1° montadoras japoneses entregam bastante durabilidade mecânica, antigamente, estavam isoladas no quesito confiabilidade. Hoje, outras montadoras entregam muita confiabilidade e durabilidade, só não tem o mesmo tempo de mercado. 2° montadoras japonesas são conhecidas por demorar a empregar tecnologias em seus veículos. Se vc pegar um corolla 2015 ele tem menos tecnologias entregues do que um Elantra 2012. Mas o mercado conhece e confia mais em quem? Só que uma hora o brasileiro acorda e começa a comparar robustez mecânica, confiabilidade e custo. E veem que outras marcas entregam isso custando menos. Lógico que para o consumidor enxergar isso, a montadora precisa já está um tempo no mercado e conquistar esse espaço. Depois de conquistado, ela cobra caro pela entrega básica que outras marcas mais novas entregam. BYD está se sobressaindo pq está entregam muita qualidade e tecnologia por um preço mais em conta, mas se ela entrar na lista de montadoras com confiabilidade e ganhar status, ela vai subir o preço, pq vai ter público para comprar e ainda, fazer marketing de graça, defender a marca, etc.
@@wesleypoliveiradificil achar algo com a mesma confiabilidade de um corolla, o meu passou de 200 mil km e nem as velas eu troquei ainda, uso como meu carro de trabalho então frescura tecnologica pra mim não são prioridade, o cambio at e o ar gelando com o computador de bordo entregando as infomações básicas necessárias de manutenção já é suficiente pra mim
A grosso modo: Consumidor paga 2, governo leva 1, montadora leva 0,10 e o custo operacional consome os 0,90 e mesmo assim os números nos balanços são uma ilusão. Excelente entrevista!
@@GGuedes7imposto ta embutido em tudo q ele falou ali. Impossível calcular isso com exatidão, uma vez q é um negocio globalizado, cada etapa e fornecedor paga impostos diferentes, pra países diferentes, em cotações diferentes.
Maioria das empresas são assim. Principalmente pela prostituição do marketing. Hoje, todo mundo acha que entende de marketing. Além das empresas colocarem engenheiros, comunicadores ou outras profissões na área do marketing. Entendem de números, mas não de produto e marca.
CEOs são racionais. São eles que põem a empresa no seu devido lugar contra os sonhadores de plantão que não sabem nada dos custos da empresa. Ponha a direção da empresa na mão dos sonhadores (vulgo departamento de design, engenharia e marketing) e a empresa vai à falência. Todos esses sonhadores querem um chassi de fibra de carbono, design futurístico que envelhecerá rápido em 4 anos, tecnologia hi tech no interior que se tornará obsoleta em 5 anos...e eles ainda tem que lidar com o pior sonhador que existe e que não entende nada de carro, que se chama: governo.
@@asssaaa1-k4f nenhum projeto de Marketing (sério) é feito sem verificação do estado financeiro da empresa, dos custos e da expectativa de faturamento e lucro. Isso é loucura.
Meu vô trabalhava nessas redes, e realmente é isso ai mesmo... ele sempre falava, que o lucro da montadora é as revisões e derivados afinal, só pode-se usar peças da distribuição dela, é quase uma venda casada. Outro ponto que ele falava, tanto faz o modelo do carro o lucro da montadora é a versão standard as outras versões é puro marketing para completar portifólio
Entenderam agora o motivo dos carros estarem cada vez mais descartáveis? Pelo fato de que são as peças de reposição que pagam as contas das montadoras. Fim…
É melhor ganharem dinheiro com combustível. As fabricantes de impressoras ganham dinheiro com consumíveis (cartuchos), a máquina sai quase a preço de custo. Por isso eles investem tanto em identificar cartuchos não originais apesar da tinta ser barata.
como esse cidadão consegui gravar na cabeça tanta informação , .COM TANTA EXPERIÊNCIA NO RAMO.ACHO QUASE IMPOSSÍVEL MEU DEUS PROTEJA. ELE PARABENS . ASSISTO TODAS ENTREVISTAS. DELE , ESTOU QUALZE DOIDO SOU DEPERNAMBUCO TENHO.76ANOS TENHO DOS CURSO .SUPERIOR MAIS SOU MUITO BURRO.( PARABENS))
De enrolão o Brasil está cheio. Esse aí é mais um. Acha que somos idiotas acreditando que montadoras ficam décadas em um país tendo o mínimo de lucro.🤡
Os números dele batem com os meus, eu trabalha na área de Organização e Eficiência Industrial de uma indústria eletronica de Manaus e estimavamos o custo de fábrica de 6% do custo total do produto.
Quando ele fala da diferença entre Empresa Pública e Empresa Privada nos EUA 3:25, tem que frisar que estes conceitos lá são diferente do Brasil. Lá, Empresa Pública é sinônimo de empresa em bolsa, como a Apple, por ex., o que chamamos aqui de capital aberto, enquanto Empresa Privada não tem ações disponíveis em bolsa (ao público) como a Cargil. Já no Brasil chamamos de públicas as empresas estatais, que eles lá chamam de empresas do governo
Eu sempre tive mesmo essa impressão que as montadoras se refastelam de ganhar dinheiro na venda de pçs…..por ex,um jogo de sapatas de freio traseiro da minha Hilux ,1.500,00 na css Toyota…..jogo de correia dentada com rolamento e pistão tensionador , 2.500,00…..e por aí vai😂😂😂 muito boa essa entrevista😄😄😄
Aprendeu tarde. Mas que bom que aprendeu. Muito jovem empreendedor não sabe disso, por isso entram no mercado querendo fazer tudo e no final é só burn out e perda de lucros e todo o capital
Uma aula. Trabalhei em duas montadoras e a pressão para vender peça de reposição é maior do que vender os veículos em si. O lucro das montadoras esta nas peças.
Se fosse assim, as montadoras iam focar na quantidade de carros e não na margem de lucro delas. Se ganhassem nas peças, logo elas deveriam focar em vender muito para recuperar com depreciação com o tempo..
Sou fã desse Sérgio Habib, trabalhei com ele e muita gente não quer entender e sim ganhar o seu e dane-se o resto, viveu no mercado e vive ainda contra tudo e contra todos.
Tem um exemplo muito bom para o que ele falou, ex os cinemas tem lucros na pipoca etc e não no ingresso, por isso o valor agregado é na bomboniere, mas precisa haver o filme para vender a pipoca. No caso do carro as Montadoras tem foco em peças de reposição, segundo ele, mas precisam fabricar a demanda para essas peças
Vivem um dilema, se o carro for muito resistente, nao quebra e nao vende peça. Se for muito fragil, queima a imagem da marca e nao vende. E nessa conta, ainda tem o mercado paralelo de peças se intrometendo
Vale muito a pena convidar o Ceo da VW, pra poder passar a versão dele, ou então o presidente da Toyota…seria bacana ouvir mais opiniões destes grandes empresários 👍🏼
@@GuilhermeSilva-rp2it o exemplo prático foi esse Ceo, assim como os demais, falando abertamente neste vídeo…um pode falar, mas outros não? E existe diversas formas de falar sobre, abordando outros fatores que talvez esse não tenha comentado… não dá pra julgar como verdade escutando apenas 1…e pés nos seria bom ouvir mais a respeito
@@bruncava Concordo contigo. Mas é um universo de leão querendo comer leão, trabalho e já trabalhei em firmas gigantes, se o pessoal puder golear de 10x0 matando o adversário, não goleia por 9. Tudo é sigilo e estratégia, ninguém fala nada que não possa ser falado. E os números, taxq de retorno, rentabilidade, lucro real, produtividade, tudo isso é trancado a sete chaves.
Sou Cícero mecânico de automóveis de cotia sp. Se essa é a realidade das montadoras, eu espero ver o setor de peças tão grande quanto o setor de vendas de automóveis. Fica a dica.
Parabéns aos dois! A indústria automotiva continua sendo uma referência de qualidade e gestão. Quanto a margem, não me parece adequada ao risco e ao capital mobilizado. A questão é a carga tributária: qual é a contrapartida do governo para o setor e seus usuários? Desoneração da folha e benefícios fiscais? Isso é renuncia a um maior recolhimento de impostos somente. O que o governo faz com a arrecadação dos impostos de veículos e IPVA? Constrói e mantém estradas? Não também, isso tem sido assumido pelas concessionárias, que são mais eficientes, assim como as fábricas automobilísticas. Ah, então o governo investe em ferrovias e hidrovias... Também não, após 1996, as grandes ferrovias do país foram privatizadas. Portanto, o que nós e os setores privados esperam do governo? Menor interferência, menor custo e aplicação dos recursos em infraestrutura que descongestione ruas e estradas.
Sou da área. P&D, responsável por 10 pçs, valor USD 70 no custo, desenvolvi com 30% do custo de Engenharia tradicional comparado a meus pares. Objetivo de preço Pç, Qualidade e durabilidade top. Mas no meio não há reconhecimento. Quem perde é o balanço financeiro da Empresa.
@@paulofabianoverissimobraga3448 cê fumou algo muito estragado. A Byd fabrica bateria pra Tesla, pra Toyota, e outros. Antes de fabricar carro ela já fazia bateria.
@@workingmanbh veja quem fabrica as células das baterias do Dolphin então. As células são da CATL e da Findreams. Na BYD uma subsidiária a FINDreans que tem participação na CATL(mesmo com participação, inclusive concorrem entre si no mercado interno para fornecer para outras marcas), mas não são a mesma empresa. Os conjuntos de controladores de carga e bms são da BYD/Findreams com células fabricadas tanto pela Findreams(que produz baterias de litio e irá produzir células de sódio este ano) como pela CATL(que faz as células de sódio e litio). Já ouviu falar em OEM?
Lá em Oz pode ser, não na terra 🌎!!! Lucro real no bolso não é menos de 20% dúvido que seja menos. Fora a bocanhada em algumas isenções de impostos. Conversa para boi dormir.
@@ricardoferreira4837 amigo, tenho uma empresa, e trabalhei em multinacional vi de tudo inclusive como o lucro e maquiado para não pagar as comissões dos vendedores. Acredito sim que ele está mentindo. Nenhum negócio vive com margem tão baixa quanto ele fala. Ainda mais empresas com mais de 30 50 anos. Acredite se quiser eu não acredito.
Eike Batista é o cara que mais está falando verdades na internet kkkk olhe os vídeos dele e acredite se quiser. Agora vê se na Bovespa alguém acredita nele?
E ainda tem uma pegadinha: ele diz que o balanço da empresa não mostra o lucro, diz que tem maquiagem certo? Como vc vai validar o lucro real? Acho que por ser presidente da empresa ele saberia isso de cor e saltiado, deu muita volta. É aquela máxima em terra de cego quem tem um olho é rei.
5 anos dentro da FIAT trabalhando na engenharia de custos deles e digo: O tiozinho falou meia verdade. O investimento de 1 bi de dolares está muito longe da realidade em qualquer lugar. 1,5 bilhoes de reais pra criar o carro, 1,5 bilhoes pra marketing. 3 bilhoes de reais. divide por 5
Jovem, o modelo plugin não funciona , esse formato não funcionará, 80%? Acho melhor vc se informar, as vendas de eletricos plugin estão regredindo a passos largos na Europa e Estados Unidos, em países subdesenvolvidos, ainda estão crescendo (números muito tímidos) mas terão uma estagnação orgânica..... Enfim
@@rafaeldossantos8073 difícil mesmo, não são eficientes, claro que os aplicativos irão junto com bancos, subsidiar elétricos de baixo custo pros motoristas, isso sim vai crescer e não ter volta
@@christianriquelme487Diminuindo na Europa? Qual Europa vc está falando? Kkkkk países como Suécia, Noruega e outros do Leste Europeu quase 40% dos carros já são elétricos, táxis e transporte público 100% elétrico.
O que o entrevistado (e o entrevistador) não falam é: 10% de margem de lucro para produto vendido é escala é MUITO ALTA. Tem muita empresa que trabalha de 2 a 3%, para se terem ideia.
Vamos fazer contas? Vou ser bem conservador.
Se é verdade que precisa de 1Bi para criar uma plataforma que irá durar por 8 anos, então temos que ter o valor da venda após 8 anos. Lembre-se que uma plataforma atende vários carros ao mesmo tempo (na VW temos o Polo, Nivus e T-Cross, por exemplo).
Se 1 Polo é vendido por 80.000 (e custa mais caro que isso)
A taxa de lucro em torno de 10% (menor que os os 11 citados, estou sendo conservador novamente).
O Lucro do Polo é de 8.000 - e nem estou considerando o custo de investimento (os 1 Bi), que são diluídos no preço de venda.
Se em um ano vende-se 20.000 unidades ao todo (lembrem-se que é um carro popular) então temos 20.000 x 8.000 = 160.000.000 = 160 MILHÕES DE LUCRO.
Se o Polo vender 20k de unidades por ano por 8 anos, temos 160 Mi X 8 = 1,440 Bilhão.
Ou seja, só o Polo já pagou toda a plataforma, vendendo 20.000 por ano.
Nos números de 2023, o polo vendeu mais de 70k de unidades. Só ano passado o Polo rendeu de lucro 560 Milhões de lucro, pagando METADE DO INVESTIMENTO NO PRIMEIRO ANO. Se manter a pegada - que é difícil - consegue um lucro na faixa de 4,64 Bi ao longo dos 8 anos.
É evidente imaginar que a margem de retorno será muito MAIOR que o investido, apenas sendo conservador. E o que os outros carros da plataforma entram para aumentar a margem de LUCRO, não precisando ser um "farol de vendas" . O T-Cross pode vender de 7K(em 2022) a 70K(em 2023), que isso não impacta o todo: Se o Polo fazer a parte dele, já está valendo.
Agradeço por todas as informações que foram oferecidas no corte, porque sem elas não daria para escancarar o LUCRO ABSURDO que montadora tem no Brasil.
Belo comentário, só demonstrou que a narrativa que o entrevistado queria passar não faz muito sentido na realidade.
Realmente tu foi muito conservador. Por exemplo, existem plataformas que duram mais de 8 anos fácil, a do Gol é um exemplo disso.
Não esquece que é 1 bilhão de euros, e o lucro que você fez foi em real!
Parabéns; pelo belíssimo e perfeito comentário, pois teu comentário foi cirúrgico, trazendo a luz a real verdade, a qual o entrevistado fez questão de esconder aos olhos dos leigos...
Após assistir o vídeo por completo, e analisar friamente os dados passados pelo próprio entrevistado, minha visão sobre o assunto abordado o vídeo foi exatamente igual a sua.
E olha que eu, nem sou tão estudado assim.
No entanto, no quesito saber usar os dados númericos, para chegar ao resultado real de uma equação, sempre foi meu ponto forte.
são 1b de euros = 5,37b de reais . sua conta foi feita em reais.
E todo o cálculo que foi feito pra chegar nos 10% de margem foi sem o imposto também, então com certeza deve ser menor que isso.
Parabéns ao entrevistador, deixando o convidado falar 👏
Isso mesmo. Gosto de alguns podcasts, mas tem cara que fala demais.
Muito importante. Muitos entrevistadores não deixam o entrevistado falar.
Mas esse aí eu já conheço, sempre é desse jeito
O entrevistado falou...só não respondeu a pergunta!!! Quanto custaria um polo de 100 mil sem imposto?
Coisa rara!
Foi perfeito, entrevistado muito claro e entrevistador não interrompe, única interrupção foi certeira qdo pediu para ele falar em real em vez de dólar
ⓘ 𝘊𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵á𝘳𝘪𝘰 taxado 𝘱𝘰𝘳 𝘥𝘦𝘵𝘦𝘳𝘮𝘪𝘯𝘢çã𝘰 𝘥e Fernando Haddad
Muito legal ver o professor Jubilú entrevistando o narrador Cléber Machado! Nao sabia que os caras manjava de carro tambem
Pior que parecem mesmo 😂
😂
😂😂😂😂
Rachei demais hahahahaha parece muito, tanto um quanto o outro
Ainda mais q o cara tá de blusa azul, igual a q o povo da globo usa nos jogos kkkk
Todos Canais do UA-cam deveriam ser assim. Com profissionais que entendem muito do assunto. Sem palavrões e piadinhas.
O Flow 99% do programa é palavrão...🤦🤦🤦🤦
@@franciliooliveira9025 Esse é um que a esquerdalha adora.
@@franciliooliveira9025 aquele podpah é pior ainda
@@gildomarlima acho que tá confundindo com o Podpah. O Monark, que era do Flow, foi cancelado pela esquerda.
Eu heim que papo estranho.
Só não assistir os que vc não gosta.
Me chama pra eu contar a enorme quantidade de picaretagens que já caí em concessionárias, mecânicos, seguradoras e etc.
Também, com essa cara de paga-lanche. kkk
Tem cara de quem nem sabe o que é carro.
Ai vão reclamar de deshonestidad de governo. São uns mer das. Hahaha
@@MACMOZA Tu também tem
@@rafapaz777 Vc ama demais amigo. Agora pede pra ele te fazer uma ópera.
Baita aula! Obrigado Cleber Machado!
Sensacional a análise da Toyota.
Sempre quis um carro que me levasse do ponto A ao ponto B e que não me desse dor de cabeça.
Depois que tive Toyota, não saio dela mais nunca, comparado com as outras marcas, e olha que já tive umas 8 marcas, a Toyota perto das outras posso considerar veículos indestrutíveis kkk.
Não gosto de meu Corolla pela estética, pelo conforto e sim por não me dar dor de cabeça.
uau então nunca case n sua vida porque se carro pra vc te da dor d cabeça pra mim nunca deu todos carros q tive tenho saudades cada abrobrinha cada ser humano q em tudo so ve o lado negativo afff e aquilo so ve o passivo o lucro nao vale nada
@@yahoooooo711 vc tá por fora de carro usado kkkkk
Mas automóvel é um meio de transporte.
Levar do ponto A ao ponto B e vice-versa,as vezes leva o ponto C.
O livre mercado e a concorrência criaram a "vaidade" por modelos variados.
Isso é bom por termos escolhas.
Quem tem um Toyota Bandeirantes diz que ama a Toyota.
Já quem tem um Toyota Hilux quer dizer:Me amem porque eu tenho uma Hilux.
Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
Sergio Habib e sua esposa são pessoas fantásticas. Poucas pessoas sabem do tanto de pessoas que essa família ajuda. Meu eterno respeito, admiração e, sobretudo, gratidão.
Lambeku
Nunca vou cansar de agradecer o podcast e o entrevistado , e volto a pedir que o Sergio seja chamado com frequência porque é uma vida de experiencia , nunca vai faltar assunto interessante .
Essas entrevistas serão matéria de estudo empresarial pra muitos hoje , amanha e chuto uns 30 anos fácil .
*Ninguém ama o seu Toyota, e o Toyota é carro sem Sal e muito Gosta e do seu Ronda*.
Nem sou da área, mas é MUITO PRAZEROSO escutar alguém que entende do que está falando. Parabéns aos envolvidos.
Caraca, melhor vídeo sobre carros que assisti nos últimos tempos! Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado! Que aula!
pena que os valores q ele passou não fazem parte da realidade
montadora ganha Muito dinheiro
Parabéns vc foi bem enrolado.
É ótimo ouvir as explicações de alguém que tem as informações tão detalhadas e tem a melhor didática em ensinar custos e despesas.
Será que tudo o que esse cara diz é verdade? Eu não acredito numa palavra
esse ai é mais um vendido que fala oq fala pra tirar o problema dos gigantes que tem a grana, essas montadoras sao tudos umas fdps
Trabalhei na PSA - agora Stellantis, e foi uma montanha russa, com o tempo se tornou só sofrimento e redução de custos. Dava pra notar no tratamento dos funcionários. Quando entrei, o café e almoço eram ótimos, quando saí, uma opção fixa do almoço era macarrão!
No início a produção às vezes era 500 e poucos carros por dia, não sei pra onde iam esses carros, parecia que as contas não fechavam. Depois os pátios começaram a ficar cheios, as vendas aparentemente estavam lá em baixo, reduziram turnos, produção baixou para a metade e foram cortando tudo.
O mercado destrói tudo meu camarada. O lucro de uma empresa S.A. tem que ir para os acionistas.
@@fahesimes hino da união soviética tocando
@@fahesimes tipo a WEG, totalmente destruída pelo mercado (ironia)
@@augustoklais5393 calma que ela vai cair.
@@fahesimesclaro. Acionistas investem seu capital e querem retorno. Quem não quer retorno/lucro?
Mais de 80 por cento de like em relação ao numero de inscritos. SH é um fenômeno.Uma aula de ADM aberta para todos nós. Não tem apenas insights mas luz acesa em todo o túnel. Parabéns, Parabéns e Parabéns!
Tive a honra e o prazer de conhecer sr Sérgio Habib, quando trabalhei como terapeuta no escritório e nas lojas da Citroen e as vezes, em sua residência no Morumbi.
Eu amava ouvi-lo falando francês ao telefone, nos corredores da empresa rs. Era lindo de se ouvir!
O pouco que sei dele, é que ele é: humanizado, inteligente, muito esforçado, valoriza os funcionários, repassando lucros e dando oportunidade de estudo e crescimento profissional dentro da empresa. As festas de finais de ano eram divinas. Eu me emocionava de ver os colaboradores ganhando "brindes" e prêmios por terem atingido suas metas. E foram nesses momentos que eu percebi quem era o sr. Sérgio Habib.
Dizem que aprendemos com exemplo e o sr Sérgio, é um exemplo a ser seguido.
Um grande abraço, e foi muito bom revê-lo!
Tu és gay ?
@@eusromanowski É melhor calar-se e te acharem um idiota do que abrir a boca e todos terem a certeza...
@@JanduirMedeirosdeMorais kkkkkkkkkkkkkkk, excelente.
Devagar não puxe o saco dói.
Faça em carinho,apalpe,pegue devagar,puxar vai doer.
@@eusromanowski😂😂😂😂
Tenho 38 anos, meu carro é um Fiat uno 2016, zero problemas com o uninho, e é um carro que cabe no meu orçamento, quando mais jovem eu sempre queria carrão completo de tudo mas hoje em dia as prioridades são outras.
Tenho 69 anos e penso exatamente assim, tanto que também possuo esse carrinho e gosto muito dele pela mesma razão.
36 e só vou venderia meu feietios por um mais novo. Feio, mas não dá trabalho. Não preciso de um carrão bonito, preciso de um carro que sirva à minha família e não me deixe a pé, indo pra oficina e gastando todo meu dinheiro...
Gastar dinheiro a rodo com carro é coisa de piázão, que não tem responsabilidade, isso é fato.
Parabéns cara, eu estava pretendendo trocar de carro etc mas os preços são muito irreais pelo que eles são.
Tenho um celta e é a mesma situação, não dá problema. Pra que eu vou trocar por um carro novo que só gera custo e mais custo, imposto pra governo, problemas eletrônicos caros. kkkkkk provavelmente só vou trocar de carro quando for obrigado a migrar prós elétricos 😂😂😂
Obrigado montadoras por fazerem o favor de montar carros para que possamos utilizá-los mesmo comprando tão barato e a margem de lucro sendo tao baixa😢
Kkkkk espero que contenha ironia.
qual video deste cara que entrega que existe ganancia?
pq sei que depois ele teve um belo puxão de orelha e teve que inverter a opinião
Sabe que grande parte do valor está agregado nas distribuidoras né?
Por isso tem que anular a lei de venda obrigatória por intermediários no país.
Vai rindo, é por essas e outras que a Ford foi embora do Brasil, ganhava muito né?
A margem de lucro das montadoras no Brasil é o dobro da média mundial
Meu Toyota é sem sal e eu amo pq não me dá problema e ponto 😂😂😂
A gente ama do mesmo jeito q ama um micro ondas ou uma máquina de lavar.
Tenho um Toyota e não troco por outra Marca. E ponto final.
Para o brasileiro ignorante que mal concluiu o ensino médio é só isso mesmo. Mas quem estudou sabe que o padrão de fabricação da Toyota é outro em relação aos alemães, italianos e sobretudo, americanos. Os métodos da Toyota como o kaizen, o lean, o agile viraram referência e estão presentes em todos os setores, principalmente no de softwares.
@@Idonteatdog legal, Toyota é uma Brastemp então.
Segundo Toyota aqui no Japão e não me arrependo! Não é só pelo fato de durabilidade, mas o acabamento, qualidade de construção e dos materiais é excepcional
A poucos anos atras o GOL 1.0 custava 60k no Brasil, mas exportava a versão 1.6 completo pro méxico por 36k.
A própria JAC quando veio pro Brasil tinha seu hatch completo de entrada vendendo por 22k, isso que ja tinha airbag , ABS , enquanto o popular brasileiro "pelado", custava em média 44k. Veio o governo, por força e intermédio das montadoras e deu uma sobre taxa de Imposto de importação que fez os 22k virarem 42k. Em resumo, não discordo do Sérgio nos valores e que a montadora não tenha tanta margem, mas no Brasil o vilão é o imposto.
Os melhores comentários são os que negam a vida real!
😂😂😂😂😂😂
Vide governo ladrão nine golpista
O cara mesmo disse que a galera mente no balanço… só se abrir o extrato da montadora pra saber pra onde foi o dinheiro
EXATAMENTE. Até coloquei o seguinte comentário "Cai tudo por terra quando verifica-se o valor de um carro produzido aqui e exportado. Vtn koll"
Anta! Não se paga imposto algum em produtos industrializados feitos no Brasil para exportação
Eu não acredito que às fábricas/montadoras tenham somente 10% de lucro. Pode ter como referência o valor das peças comparando com as peças paralelas de primeira linha. Conversando com um presidente de uma indústria de peças paralelas, ele me disse que coloca 100% no valor da peça o custo de produção. Ou seja, se o custo de produção de uma peça é de 50,00, eles vendem para o distribuidor por 100,00 e o distribuidor revende por 130,00. Essa mesma peça custaria 350,00 na concessionária. O custo de produção de um veículo chega a ser 1/3 do valor da venda retirando os impostos. E os impostos eles repassam para o consumidor.
Impressionante o conhecimento do assunto! precisamos de mais entrevistados com essa profundidade!
Difícil é encontrar quem queira falar e que não vai mentir.
@@shart6828 Inclusive no caso desse vídeo foram muuuuitas mentiras. O Brasil é o País que as Montadoras mais Lucram com os Carros e tudo isso porque o Brasileiro Compra essas 💩, verdadeiras Carroças! Inclusive, carros que são fabricados aqui, são exportados somente em Versões COMPLETAS, com ítens que nem existem como opcionais para o mesmo modelo vendido no mercado interno e mesmo assim, são exportados por valores muito inferiores aos dos produzidos e vendidos no mercado interno.
Todos esses "Custos" citados no Podcast, são apenas pra Inflar os dados dos Custos pra fazer parecer que a margem de lucro é pequena.
Cai tudo por terra quando verifica-se o valor de um carro produzido aqui e exportado. Vtn koll
Cai por terra quando o moço aí fez Harvard e a empresa dele tá devendo 1 bilhão
Impressionante a visão de negócios, falou sem paixao, falou com a razão! Infelizmente, somos apaixonados por carros, diante disso temos preços de veículos fora da nossa realidade econômica e social. Parabéns ao canal.
Excelente entrevista! 👏👏👏👏👍🤝
Isso é o que os gringos dizem para países como o nosso não querer fabricar nossas próprias marcas, eles ganham é muita grana vendendo seus veículos.
Até que enfim achei alguém que não caiu na conversa fiada desse cara.
Só um desavisado para acreditar que as montadoras estão há mais de 80 anos no Brasil vendendo carros com pouco lucro.
Eles faturam muito nos carros, e principalmente nas peças de reposição, e o governo é sócio, taxando tudo.
Não dá lucro e vendem carros a 80 anos no Brasil. E como o ele mesmo disse, 72 montadoras vendem carros no USA. 😂😂😂😂
@@guglielmi600Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
@@Elemental7844 vídeo sem noção.
O cara deve achar que somos idiotas.
@@fagneroliveiradasilva7267 será que o cara acha que convenceu alguém que as montadoras estão quase passando fome? 😂😂😂
Aula!
Eu raramente vejo um toyota em oficina, é bem dificil mesmo, e quem tem toyota fala justamente isso... carro que não dá ou da pouquissimo problema.
Por isso que eu sou inclinado a comprar um toyota nos proximos anos, semi novo claro, pq zero km n vale a pena em nenhum lugar.
O problema é quando negligenciam as manutenções desses carros, com base nessa fama de "carro inquebrável", aí o nabo sobra pro próximo dono.
Eu amo a Toyota e dela me arrependi de ter saído e já voltei! Passeiei pela Jeep e pela Honda e nenhuma se compara a Toyota! Atendimento aos clientes, valor de manutenção, revenda, menor desvalorização, confiança, inquebráveis, conforto, segurança e são lindos sim na minha opinião! O cara aí é Hondeiro e vem falar mal de Toyoteiro, sem noção...
Já tô no meu terceiro etios e o item mais caro que gastei em todos eles foram as baterias 😂😂😂.. O resto é só manutenção preventiva e cabou.. Melhor marca disparada
O melhor desse entrevistado, é que não é só sobre carro, é uma verdadeira aula de como funciona o complexo mundo de mercado do mundo inteiro. Excelente.
Eu consegui assistir algo que tenha Anacleto participando, KRL! Esse Sérgio tem um conhecimento incrível e consegue passar a informação de forma clara e concisa e ainda conseguiu fazer esse cara ficar calado, legal demais!
Aguardando a parte 2. Sensacional! Parabéns!
O sr Sérgio Habib entende de muita coisa, inclusive em como finalizar a operação de uma empresa e dar o cano em mais de 400 funcionários e fornecedores e sair ileso, seguindo com seus negócios.
Ele tem diversos investimentos. Com certeza os funcionários não ficaram sem receber
"Empresa pública" que ele cita é empresa com ação em bolsa e não estatal
E qual a diferença? Estatal não tem ação em bolsa (???). Petrobras, Sanepar, Eletrobras (que estava privatizando)...
O controlador pode ser o governo e ele abrir IPO normalmente...Ele cita estatal que demonstrativo financeiro em comparação com empresa privada, então tá na bolsa. Pra que fazer valuation de empresa que não tá bolsa?
E como n tem lucro né valem bilhões milhões de emprego quero vê s n tivesse
muito burro vc@@leonardofcr
E quando ele fala empresa privada?
@@leonardofcr Não irmão, ele está dando exemplo de um professor americano, é a forma que eles se referem a empresa listadas em bolsa, por ser pública, no sentido de que qualquer um pode comprar, e a maioria dos americanos ou tem ação diretamente ou está em algum fundo de pensão, de professor, policial, bombeiro... Por isso americano se referem a essas empresas como públicas.
Meu pai comprou um jeep compass 2020 Sport por 118 mil reais quando foi lançado. Era muito carro, tinha muito acabamento, fiquei doido vendo aquele carro na época. Não conseguia imaginar como aquele carro custava 118 mil reais e eles tinham lucro. Ano passado precisou trocar o catalisador por causa de um bo no carro e foi 7 mil. Uma peça de nada e custou 6% do carro só a peça. Povo acha que comprar carro no Brasil é caro, isso pq nunca viram o custo de manutenção.
Nos EUA onde sai barato em dólar, mas os serviços são caros isso é ainda mais elástico. O cara compra o carro zero por 30 mil dólares e em revisão vai outros 30 mil até o carro chegar numas 100 mil milhas. Naturalmente mais é ainda mais custoso lá pq as peças são igualmente caras, mas o tião da rua cobra valores absurdos de serviços mecânicos.
Mas lá uma carro de 30k é um carro de 100k aqui neh pai.
Eu caí no conto desse Compass aí...7 mil km BO no ar, 11 mil quebrou o banco, 15 mil voltou o BO do ar, 19 mil tive que trocar os 4 pneus...resultado vendi aquela merda e hj estou muito satisfeito com meu Kicks que com 20 mil não deu BO nenhum embora eu ache que foi muito caro na aquisição!!!
@@fabriciopesenti eu achando que estou fazendo um bom negócio comprando o Jeep Renegade Sport altitude, será se os novos modelos carregam esse tombo?
Foi o melhor corte desse Cleber Machado, baita conteúdo, entende muito de carro.
Não gosto de pod cast, mas sempre que esse senhor está presente em algum, eu assisto, cara super verdadeiro .
Que aula senhores, que aula.
ele pertence a qual meio? das montadoras. Tu acha que ele está interessado em manter uma boa relação com quem? Ele está apenas vendendo um discurso de sofrimento, de dificuldade...
Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
Exatamente
De início ele já é um advogado do lado das montanhas
"Montadora não dá lucro"
Trabalhe por 23 anos numa grande montadora, e foram 23 anos ouvindo choradeira da patronal, o Capitalismo é assim , mesmo deitado numa tonelada de dinheiro nunca vão dizer que lucraram o suficiente, isso é estratégia tbm para viver às custas de financiamento dos BNDES da Vida, o roteiro do Teatro é sempre repito, o Golpe está aí, caí quem quer.
@@Elemental7844verdade, todo mundo esta conspirando a favor deste pod… cara somente ver se informar, nada que falarem nao precisa acreditar mas se informem, pegue ate oque ele disse para nao fazer veja quanto jeep lucra por ano, tua poupança rende mais kk, estao mentindo? Eita que a refeita caia em cima, empresas nao sao perfeitas, mas sobre este casos sim, elas lucram pouco acredite voce ou nao os numeros e informações estei ai para conferir
Esse cara Sabe Tuuudo sobre carro! Excelente conteúdo.
Uma certa vez, a uns 20 anos atrás, tinha uma kombi qe qebrou o câmbio e fiqei aguardando o guincho chegar, estava na av dos bandeirantes em sp, qem conhece sabe como é ali. Daí apareceu por coincidência um senhor com uma puminha conversível vermelha, 70 e alguma coisa, linda, qe por coincidência quebrou o seu cabo do acelerador na mesma esquina qe eu estava qebrado rss, e como tinha um cabo reserva no meu carro, e dá pra adaptar, enquanto aguardava o guincho chegar cedi meu cabo e instalei pra ele, pois ele não tinha condições pra isso.
Saiu dali muito grato e tenho ctz qe se estiver vivo ainda se lembra muito bem de mim ou do episódio assim como eu.
Sei qe fabricantes tem qe ter lucro, e TEM SIM!, mas carro não se trata só de dinheiro.
Ah! Desanimei. Eu estava confiante em inaugurar uma montadora própria esse ano.
Tem a CAOA aí que deve estar louca para ser vendida, nem precisa fazer uma. 😂😂😂😂😂
INACREDITÁVEL esse cara ser um homem respeitado, é só assistir esse vídeo do inicio ao fim.
Primeiramente, agradeço por compartilhar o conhecimento, cujo bate papo foi extremamente produtivo.
Sobre a entrevista, eu achei que alguns pontos foram contraditórios. Inicialmente ele afirmou que:
1) os balanços das empresas privadas mascaram os lucros jogando-os para um valor menor do que realmente são, o que inviabilizaria a credibilidade do próprio balanço e da realidade dos valores apontados;
2) os custos de investimento não necessariamente refletem os valores aplicados ao projeto (compartilhamento de motores, chassi, e/ou utilização de projetos antigos e já consolidados, etc.);
3) As tecnologias mais recentes são adquiridas de terceiros, havendo redução de recursos aplicados à inovação/pesquisa (exemplo: joint adventure que ele citou).
Desta forma, o entrevistado não explicou a razão da diferença dos valores aplicados ao mesmo veículo em diferentes locais. Por exemplo, o carro fabricado aqui é vendido no mercado interno por um valor exorbitante e o mesmo veículo fabricado no mesmo local é exportado por um preço muito inferior. Significa dizer que o custo de produção é o mesmo, mas o preço final é muito diferente, havendo um "lucro" mesmo que se admita a majoração dos valores pela incidência de impostos.
Alguns valores tem que ser rateados pelo total de vendas.
A diferença dos valores se deve a duas razões, imposto e protecionismo nacional, primeiro tem o custo brasil que é um dos maiores do mundo e faz o carro ficar muito mais caro obviamente, além de você estar comparando o valor final aqui com o valor que é exportado pra lá sem considerar os impostos de importação e lucro do revendedor que ocorrerão lá, além disso é claro o Brasil tem várias leis específicas que basicamente impedem a concorrência e venda de carros mais baratos no Brasil com a justificativa de "proteger a indústria nacional", o que faz com que fique bem mais caro mesmo.
No começo ele falou que seria simples, depois parecia que iria complicar, mas no final foi detalhado de maneira simples e de fácil entendimento. Resumindo, quando se tem um carro popular por quase 100k e alguém compra, tá tendo muita gente feliz e se for financiado, terá mais gente feliz ainda.
Vou fingir que acredito. Precisa explicar o subfaturamento de exportações e superfaturamento de importacões em PEÇAS. Não se esqueçám que CEO's são capangas pagos pelos seus donos para falar aquilo que desilude o princípio do lucro alto das montadoras.
Sim, o cara é o vendedor ... Vai falar que é superfaturado kkk
Simplesmente PARABÉNS, conhece demais. Muita competência e conhecimento.
Sérgio é fantástico. Com as informações que ele passou, da pra encontrar várias oportunidades de lucro no mercado financeiro.
AHH. O SÉRGIO É FANTÁSTICO NA ANÁLISE DELE , SABE MUITO , É DISSO QUE A GENTE GOSTA DE ASSISTIR 👏👏👏
Vim comentar exatamente isso... Que vídeo bom... Extraordinário... Muita informação q nunca chega para os consumidores...
TUDO MENTIRA, PUXA SACO DAS FÁBRICAS!!!
Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
TRABALHEI NA RENAULT DO BRASIL, NA ÉPOCA DE ABERTURA DA FÁBRICA O CARRO CUSTAVA 5 MIL E ELES VENDIAM POR 25 MIL, E QUEREM DIZER QUE NÃO DÁ LUCRO!!!...BULL SHIT.
@@MarceloRamos777 No final ele não falou do percentual dos impostos, que de fato deve afetar o valor do carro. O problema do preço é que tem muita empresa lucrando nesse mercado, empresa de autopeças lucra, montadora lucra, a empresa de transporte lucra, a empresa que faz a propoganda lucra, a empresa que exibe a publicidade (tv, Google) lucra, a concessionária lucra. Tem umas dez empresas que lucram em um único produto final.
show de bola, assistir completo, muito esclarecedor.
Coitadas das montadoras... gente, vamos fazer um pix pra ajudá-las.
Muito triste
Muito triste mesmo.
vc não entendeu que o valor do produto é caro.
imagina vc fabricando um avião de guerra que custa 100 milhões o pacote cada.
mas vc gasta esses 100 milhões pra fabrica-lo.
não é pq o preço do produto é alto que automaticamente significa lucro.
Sabe o que vai acontecer. as empresas saíram daqui pra importar de outro lugar, empurrar a trolha do dobro do preço que é hoje.
Hoje mudou, por isso que se fabrica pouco carro e cobra mais, eles perceberam que é melhor valorizar e vender pouco do que vender milhares e ganhar pouco, funcionou por 20 anos e depois quebrou o negocio. 2010 pra frente, começou o fim do carro pra todos.
@@williammelek8318tudo uma manobra pra defender o indefensável. Se o maior problema das montadores são o fato de que os carros do futuro não vão quebrar (que maravilha, né?) O real problema é do sistema em que vivemos e não da tecnologia 😅
Papo de pobre e que nada entende sobre negócios.
Eu amo meu Corolla. Kkkkk Já tive Civic muitos anos mas gostei muito do Corolla 2022.
Os toyota são feios dmais
Além de ótimo, os últimos são muito top, não acho sem sal, acho um carrão discreto.
@@edertoti1907 Feio é você querer diminuir o que é dos outros
então ele não pode achar toyota feio porque outra pessoa tem? você também acha tudo que existe bonito? @@cortesdevenus9385
De acordo com eles, quem tem um Toyota tem um relacionamento sem sal, e todos estão transando mal..kkk
Kkk
Eu só não entendo ainda como ele consegue dar tantas notícias realistas e, às vezes, ruins do mercado, com este sorriso no rosto!
Gostei do podcast, esse rapaz passou informações desse mundo obscuro da indústria automobilistica.
Sergio é brilhante, consegue explicar temas complexos de forma simples.
OBS: Para investidores de bolsa, além do balanço patrimonial, é fundamental olhar a demonstração do fluxo de caixa.
"Eu fiz Harvard". Impossível não soltar um sorrisinho
Soberba de quem é sobrenatural 😎
Explicações pela metade e largou essa ainda. Lixo. Lamentável. Não terminou nenhum raciocínio.
O bostileiro médio não suporta essas coisas
Porra, esse negocio do toyota é muito vdd. Eu trabalhei como motorista de app combum etios sedan 2019 por 1,5 ano. Carro sensacional, zero problemas. Hj trabalho combum fiat mobi do mesmo ano e com 1/4 da kilometragem do etios , porém ja tive que chamar o guincho 2 vezes😅. Deus quiser esse ano volto para etios sedan. Ele pode até nao ser bonito mas nao dá b.o nenhum, aguenta pau nos apps...
Eu amo a Toyota e dela me arrependi de ter saído e já voltei! Passeiei pela Jeep e pela Honda e nenhuma se compara a Toyota! Atendimento aos clientes, valor de manutenção, revenda, menor desvalorização, confiança, inquebráveis, conforto, segurança e são lindos sim na minha opinião! O cara aí é Hondeiro e vem falar mal de Toyoteiro, sem noção...
diferente do que ele falou, eu amo carros, mas tenho um corolla 11° geração (2014-2016) por causa da confiabilidade já que uso muito o carro, são 204 mil km desde 2016 e a unica coisa que precisei trocar foram pneus, bateria, alternador e pastilhas de freio, discos de freio troquei por frescura minha pq os originais que eu tirei ainda estavam em excelente estado
aaah, tive que trocar UMA luz de freio tbm que queimou, outro detalhe é que cada metro desses 204 mil km eu rodei com a/c ligado, nunca desligo o ar cond e mesmo sem nunca ter feito recarga de gás, depois de anos e muitos km rodados segue gelando como no primeiro dia, corolla pode não ser o melhor carro do mundo, nem o mais bonito ou o mais confortável, mas atende bem em todos os requisitos de quem quer um bom carro pra ir do ponto A ao ponto B sem se incomodar
Mas ele falou isso, que as pessoas que compram Toyota estão satisfeitos com o fato de não termos problemas....
Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
@@dekolacerdaeu sei, só to fazendo o contraponto da parte que ele falou que quem compra toyota não gosta de carro
@@herrboeing Existem dois pontos a serem analisados.
1° montadoras japoneses entregam bastante durabilidade mecânica, antigamente, estavam isoladas no quesito confiabilidade. Hoje, outras montadoras entregam muita confiabilidade e durabilidade, só não tem o mesmo tempo de mercado.
2° montadoras japonesas são conhecidas por demorar a empregar tecnologias em seus veículos. Se vc pegar um corolla 2015 ele tem menos tecnologias entregues do que um Elantra 2012. Mas o mercado conhece e confia mais em quem?
Só que uma hora o brasileiro acorda e começa a comparar robustez mecânica, confiabilidade e custo. E veem que outras marcas entregam isso custando menos. Lógico que para o consumidor enxergar isso, a montadora precisa já está um tempo no mercado e conquistar esse espaço. Depois de conquistado, ela cobra caro pela entrega básica que outras marcas mais novas entregam.
BYD está se sobressaindo pq está entregam muita qualidade e tecnologia por um preço mais em conta, mas se ela entrar na lista de montadoras com confiabilidade e ganhar status, ela vai subir o preço, pq vai ter público para comprar e ainda, fazer marketing de graça, defender a marca, etc.
@@wesleypoliveiradificil achar algo com a mesma confiabilidade de um corolla, o meu passou de 200 mil km e nem as velas eu troquei ainda, uso como meu carro de trabalho então frescura tecnologica pra mim não são prioridade, o cambio at e o ar gelando com o computador de bordo entregando as infomações básicas necessárias de manutenção já é suficiente pra mim
Boa noite...gostei da explicação dele,muito objetiva
A grosso modo: Consumidor paga 2, governo leva 1, montadora leva 0,10 e o custo operacional consome os 0,90 e mesmo assim os números nos balanços são uma ilusão.
Excelente entrevista!
Governo sempre sai ganhando.
O melhor empresário é o que vende política.
Aqui no Brasil sim.
Vc viu que ele não colocou imposto nessa conta
@@GGuedes7imposto ta embutido em tudo q ele falou ali. Impossível calcular isso com exatidão, uma vez q é um negocio globalizado, cada etapa e fornecedor paga impostos diferentes, pra países diferentes, em cotações diferentes.
Uma empresa que deixa um CEO que não entende nada de produto tomar decisões tem que falir mesmo ,isso é irracional.
Maioria das empresas são assim. Principalmente pela prostituição do marketing. Hoje, todo mundo acha que entende de marketing. Além das empresas colocarem engenheiros, comunicadores ou outras profissões na área do marketing. Entendem de números, mas não de produto e marca.
CEOs são racionais. São eles que põem a empresa no seu devido lugar contra os sonhadores de plantão que não sabem nada dos custos da empresa. Ponha a direção da empresa na mão dos sonhadores (vulgo departamento de design, engenharia e marketing) e a empresa vai à falência. Todos esses sonhadores querem um chassi de fibra de carbono, design futurístico que envelhecerá rápido em 4 anos, tecnologia hi tech no interior que se tornará obsoleta em 5 anos...e eles ainda tem que lidar com o pior sonhador que existe e que não entende nada de carro, que se chama: governo.
@@asssaaa1-k4f racionalidade que escolhe um produto que não tem aceitação do público alvo , nunca vai dá certo .
@@asssaaa1-k4f nenhum projeto de Marketing (sério) é feito sem verificação do estado financeiro da empresa, dos custos e da expectativa de faturamento e lucro. Isso é loucura.
Isso não é um caso pontual, é sistêmico.
Que aula. Nao acompanho muito carros, mas gosto. Agora esse video é uma verdadeira aula para empreendedores.
Meu vô trabalhava nessas redes, e realmente é isso ai mesmo... ele sempre falava, que o lucro da montadora é as revisões e derivados afinal, só pode-se usar peças da distribuição dela, é quase uma venda casada. Outro ponto que ele falava, tanto faz o modelo do carro o lucro da montadora é a versão standard as outras versões é puro marketing para completar portifólio
Entenderam agora o motivo dos carros estarem cada vez mais descartáveis? Pelo fato de que são as peças de reposição que pagam as contas das montadoras. Fim…
se isso é verdade por que elas não mantém a produção de peças de carro véio?
demanda tem.
É melhor ganharem dinheiro com combustível. As fabricantes de impressoras ganham dinheiro com consumíveis (cartuchos), a máquina sai quase a preço de custo. Por isso eles investem tanto em identificar cartuchos não originais apesar da tinta ser barata.
Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
Isso que ele falou é mentira. Carro dá dinheiro sim, conversa fiada.
@@smsdanvc entende. Ele não né kkkk
como esse cidadão consegui gravar na cabeça tanta informação , .COM TANTA EXPERIÊNCIA NO RAMO.ACHO QUASE IMPOSSÍVEL MEU DEUS PROTEJA. ELE PARABENS . ASSISTO TODAS ENTREVISTAS. DELE , ESTOU QUALZE DOIDO SOU DEPERNAMBUCO TENHO.76ANOS TENHO DOS CURSO .SUPERIOR MAIS SOU MUITO BURRO.( PARABENS))
99% das pessoas que assistiram não tem a mínima ideia do pouco que ele disse de como as empresas trabalham o financeiro.
A maioria não tem acesso a esse tipo de informação.
@@fernandobryant33 sim é uma informação fechada, mas é a ideia de como a empresa trabalha o financeiro e não sobre a informação em si.
De enrolão o Brasil está cheio.
Esse aí é mais um.
Acha que somos idiotas acreditando que montadoras ficam décadas em um país tendo o mínimo de lucro.🤡
Como intender. Corola vc compra hoje a 100 mil. Daqui a 10 anos continua valendo igual ou mais. Como desvaloriza.
@@Eduardodias-jb7jh isso se chama inflação. O carro que custou 100 agora custa 170
Os números dele batem com os meus, eu trabalha na área de Organização e Eficiência Industrial de uma indústria eletronica de Manaus e estimavamos o custo de fábrica de 6% do custo total do produto.
"Quem compra um Toyota não gosta de carro"! 😂😂😂😂. Foi ótima e verdadeira frase! O cara compra para não ter problemas!
Quando ele fala da diferença entre Empresa Pública e Empresa Privada nos EUA 3:25, tem que frisar que estes conceitos lá são diferente do Brasil. Lá, Empresa Pública é sinônimo de empresa em bolsa, como a Apple, por ex., o que chamamos aqui de capital aberto, enquanto Empresa Privada não tem ações disponíveis em bolsa (ao público) como a Cargil. Já no Brasil chamamos de públicas as empresas estatais, que eles lá chamam de empresas do governo
Eu sempre tive mesmo essa impressão que as montadoras se refastelam de ganhar dinheiro na venda de pçs…..por ex,um jogo de sapatas de freio traseiro da minha Hilux ,1.500,00 na css Toyota…..jogo de correia dentada com rolamento e pistão tensionador , 2.500,00…..e por aí vai😂😂😂 muito boa essa entrevista😄😄😄
Mas isso é tão óbvio; é só vc monstro seu carro peça por peça e ver se não sai uns 4 carros kkkk
Sou 1000%leigo nesse assunto mas agora minha mente deu big sinais de melhora pois esse cara sabe muitooooo.valeuuuuuu
é rapaz eu acabei de crê que ninguém ganha dinheiro sozinho neste mundo 😂😂
Nesse caso, tanto os fabricantes quanto o governo têm altos lucros.
Quem paga a conta é sempre o povo.🤡
Aprendeu tarde. Mas que bom que aprendeu. Muito jovem empreendedor não sabe disso, por isso entram no mercado querendo fazer tudo e no final é só burn out e perda de lucros e todo o capital
Os caras vendem um Renegade pelado a 135 mil reais e não dá grana?? Kkkkk até parece. Eu que ganho kkkkkkk
@@Elemental7844 10% de lucro em um produto fabricado n é um lucro ruim, n é um desastre igual ele falou, pois essas marcas vendem em larga escala.
bom o povo que é burro mesmo.. pagando ai mais de 100k num polo, financiado e todo felizão lá.
Uma aula. Trabalhei em duas montadoras e a pressão para vender peça de reposição é maior do que vender os veículos em si. O lucro das montadoras esta nas peças.
Se fosse assim, as montadoras iam focar na quantidade de carros e não na margem de lucro delas. Se ganhassem nas peças, logo elas deveriam focar em vender muito para recuperar com depreciação com o tempo..
Sou fã desse Sérgio Habib, trabalhei com ele e muita gente não quer entender e sim ganhar o seu e dane-se o resto, viveu no mercado e vive ainda contra tudo e contra todos.
Já assisti diversas vezes esse vídeo. Cada vez observo algo diferente. Sensacional essa explicação.
Estranho é você gastar tanto e não ganhar nada, gastar 1bi e dizer que não tem retorno
É sempre esse papinho, impostos, concorrência… a verdade é que a industria automotiva é extremamente ineficiente
Lógico q tem retorno, ele tbm não vai abrir tudo neh
@@lufevt fato, se não desse lucro ninguém montava carro no mundo
@@rafaeldeg verdade!!!
Oque dá lucro pra eles é o financiamento!
Muito boa explicação parabéns
Os políticos fazem o mesmo. Quando assume um novo executivo, el fala que recebeu só problemas!
Tem um exemplo muito bom para o que ele falou, ex os cinemas tem lucros na pipoca etc e não no ingresso, por isso o valor agregado é na bomboniere, mas precisa haver o filme para vender a pipoca. No caso do carro as Montadoras tem foco em peças de reposição, segundo ele, mas precisam fabricar a demanda para essas peças
Vivem um dilema, se o carro for muito resistente, nao quebra e nao vende peça. Se for muito fragil, queima a imagem da marca e nao vende. E nessa conta, ainda tem o mercado paralelo de peças se intrometendo
E você acredita nisso dos cinemas😂😂😂😂😂
Show de informações! 👏👏👏👏👏👏👏
pesquisei os valores de mercado das empresas que ele falou... bateu tudo. sabe muito.
Parabéns pelas informações.
Vale muito a pena convidar o Ceo da VW, pra poder passar a versão dele, ou então o presidente da Toyota…seria bacana ouvir mais opiniões destes grandes empresários 👍🏼
Não, eles não vão abrir o bico pra falar em números, isso é top secret, e não é do interesse deles abrir o jogo.
@@GuilhermeSilva-rp2it o exemplo prático foi esse Ceo, assim como os demais, falando abertamente neste vídeo…um pode falar, mas outros não? E existe diversas formas de falar sobre, abordando outros fatores que talvez esse não tenha comentado… não dá pra julgar como verdade escutando apenas 1…e pés nos seria bom ouvir mais a respeito
Retificando…”e para nós seria bom…”👍🏼
@@bruncava Concordo contigo. Mas é um universo de leão querendo comer leão, trabalho e já trabalhei em firmas gigantes, se o pessoal puder golear de 10x0 matando o adversário, não goleia por 9. Tudo é sigilo e estratégia, ninguém fala nada que não possa ser falado. E os números, taxq de retorno, rentabilidade, lucro real, produtividade, tudo isso é trancado a sete chaves.
Empresários? Executivos... 😂
Como é bom ver alguém que realmente sabe e conhece do assunto no meio de tantos "tudologos" de Internet falando groselha...
Margem baixa tem resultados dependendo exclusivamente da escala. Não significa "não dar lucro".
Sou Cícero mecânico de automóveis de cotia sp.
Se essa é a realidade das montadoras, eu espero ver o setor de peças tão grande quanto o setor de vendas de automóveis. Fica a dica.
Pois é, conversinha afiada né! Sistema é foda!
A Stellantis comprou a DPaschoal.
Esse episódio foi sensacional. Merece um repeteco. Sucesso Jana
Parabéns aos dois! A indústria automotiva continua sendo uma referência de qualidade e gestão. Quanto a margem, não me parece adequada ao risco e ao capital mobilizado. A questão é a carga tributária: qual é a contrapartida do governo para o setor e seus usuários? Desoneração da folha e benefícios fiscais? Isso é renuncia a um maior recolhimento de impostos somente. O que o governo faz com a arrecadação dos impostos de veículos e IPVA? Constrói e mantém estradas? Não também, isso tem sido assumido pelas concessionárias, que são mais eficientes, assim como as fábricas automobilísticas. Ah, então o governo investe em ferrovias e hidrovias... Também não, após 1996, as grandes ferrovias do país foram privatizadas. Portanto, o que nós e os setores privados esperam do governo? Menor interferência, menor custo e aplicação dos recursos em infraestrutura que descongestione ruas e estradas.
Sou da área. P&D, responsável por 10 pçs, valor USD 70 no custo, desenvolvi com 30% do custo de Engenharia tradicional comparado a meus pares. Objetivo de preço Pç, Qualidade e durabilidade top. Mas no meio não há reconhecimento. Quem perde é o balanço financeiro da Empresa.
Se não dá dinheiro a montadora tá fazendo caridade então ? kk a Ford não faz caridade e vazou do Br.
Ótima entrevista! Conhecimento a disposição! Numclik....
Acho que a Byd é quem ganha mais, pq ela fabrica praticamente tudo, maa principalmente a bateria....
Na verdade quem fabrica as baterias para a BYD em OEM é a CATL
@@paulofabianoverissimobraga3448 cê fumou algo muito estragado.
A Byd fabrica bateria pra Tesla, pra Toyota, e outros.
Antes de fabricar carro ela já fazia bateria.
@@workingmanbh veja quem fabrica as células das baterias do Dolphin então. As células são da CATL e da Findreams. Na BYD uma subsidiária a FINDreans que tem participação na CATL(mesmo com participação, inclusive concorrem entre si no mercado interno para fornecer para outras marcas), mas não são a mesma empresa. Os conjuntos de controladores de carga e bms são da BYD/Findreams com células fabricadas tanto pela Findreams(que produz baterias de litio e irá produzir células de sódio este ano) como pela CATL(que faz as células de sódio e litio). Já ouviu falar em OEM?
@@workingmanbh a CATL também fornece para TESLA, quem fornece para Toyota é a Panasonic e LG
Resumindo, o governo ganha mais do que as montadoras.😮😮😢
Os governos.
O governo é sócio de todas as empresas no Brasil, ele ganha mais que todo mundo 😂
@@renan2050 E sem correr nenhum risco
@@costantin75 sim, e se ter prejuízo ele imprime dinheiro e causa inflação pro povo se lascar
Não só montadoras, ganha mais em qualquer ramo de atividade.
Antigamente as pessoas tinham que pagar milhares de dinheiros pra ter acesso a uma aula como essas, hoje podemos ver de graça pela internet. 🙏
Pô, o Cleber Machado não respondeu a pergunta. Qto custa o carro sem imposto
0:19 Da uma Raiva. O entrevistador faz uma pergunta simples pro Sergio e ao invés dele responder de forma direta ele fica enrolando.
Muito bom este vídeo cara muito inteligente.
Então é por essa lógica que as montadoras estão fabricando esses motores 3 cilindros descartáveis, porque ganham com a reposição.
Ou seja, pra ganhar mais em peças de reposição. Depois desse vídeo vou msm apenas de Toyota
@@Guiufpb toyota ou honda
Lá em Oz pode ser, não na terra 🌎!!! Lucro real no bolso não é menos de 20% dúvido que seja menos. Fora a bocanhada em algumas isenções de impostos. Conversa para boi dormir.
Claro. O CEO de várias montadoras não sabe de nada. Quem sabe é vc kkk.o cara deu uma aula
@@ricardoferreira4837 amigo, tenho uma empresa, e trabalhei em multinacional vi de tudo inclusive como o lucro e maquiado para não pagar as comissões dos vendedores. Acredito sim que ele está mentindo. Nenhum negócio vive com margem tão baixa quanto ele fala. Ainda mais empresas com mais de 30 50 anos. Acredite se quiser eu não acredito.
Eike Batista é o cara que mais está falando verdades na internet kkkk olhe os vídeos dele e acredite se quiser. Agora vê se na Bovespa alguém acredita nele?
E ainda tem uma pegadinha: ele diz que o balanço da empresa não mostra o lucro, diz que tem maquiagem certo? Como vc vai validar o lucro real? Acho que por ser presidente da empresa ele saberia isso de cor e saltiado, deu muita volta. É aquela máxima em terra de cego quem tem um olho é rei.
Boa noite João.
Ótima entrevista com o Sr Sérgio....
Agora fiquei preocupado...
Acho que vou ter que vender os dois Toyota Etios que temos em casa...
O que ele mostrou é que esses valores declarados por fabricantes, seja de lucro, seja de prejuízo, seja de investimento, é tudo MENTIRA.
Eu tbem como carro n da lucro as montadoras são bilionárias
O CONVIDADO ENROLOU ENROLOU E NÃO RESPONDEU A PERGUNTA QUE ERA QUANTO CUSTA PRA FAZER UM POLO, SEM OS IMPOSTOS
😮 muito legal suas dicas porque logo logo tô querendo montar minha fábrica de carro no Brasil
5 anos dentro da FIAT trabalhando na engenharia de custos deles e digo: O tiozinho falou meia verdade. O investimento de 1 bi de dolares está muito longe da realidade em qualquer lugar. 1,5 bilhoes de reais pra criar o carro, 1,5 bilhoes pra marketing. 3 bilhoes de reais. divide por 5
Os carros elétricos no atual formato, jamais serão 50% dos carros
Se chegarem em 10% será um sonho
Que atual formato? Tirando caminhões, carros de passeio serão mais de 80% dos vendidos em menos de duas décadas.
Jovem, o modelo plugin não funciona , esse formato não funcionará, 80%? Acho melhor vc se informar, as vendas de eletricos plugin estão regredindo a passos largos na Europa e Estados Unidos, em países subdesenvolvidos, ainda estão crescendo (números muito tímidos) mas terão uma estagnação orgânica..... Enfim
@@rafaeldossantos8073 difícil mesmo, não são eficientes, claro que os aplicativos irão junto com bancos, subsidiar elétricos de baixo custo pros motoristas, isso sim vai crescer e não ter volta
@@christianriquelme487Diminuindo na Europa? Qual Europa vc está falando? Kkkkk países como Suécia, Noruega e outros do Leste Europeu quase 40% dos carros já são elétricos, táxis e transporte público 100% elétrico.