Quem teve a ideia de chamar o SERGIO HABIB para o programa merece um prêmio. Comecei vendo 1 corte e agora estou maratonando todos os vídeos dele. O cara é sensacional
Trabalhei diretamente com ele entre 2010 e 2011 juntamente no lançamento da JAC Motors e te digo que esse cara é a mente mais brilhante que ja tive contato na minha vida
7 місяців тому+2
Diversifique, frequente lugares diferentes, com padrões de alto nível que irá conhecer outros.
Faltou o Sérgio explicar que as Fábricas que vendem nos países com embargo não podem vender nos EUA, o entrevistador estava pensando com ótica de país e não de Fabricante.
O entrevistado não foi didático. Entendo que o Janas quando entrevista alguém, ele não está sendo “ele” próprio mas sim emulando o comportamento (e as dúvidas) do seu publico.
Dá pra perceber quando o cara é apaixonado pelo que faz. Sabe explicar e dar aula de forma brilhante. Muito bom ver que as vezes essa turma dá as caras em podcast pra nós presentear com muita informação
Claro que esse bosta vai pagar pau pra empresa que ele paga pau e trabalha Kkkkkk Cara sendo contra a evolução, ao invés de falar porra acaba essa bosta de carro a combustão etc etc Vai lá e AAA vai dar errado blablabla Se fosse foda não e estaria aqui falando bosta
Ou inventa né! Fala com convicção, joga vários números na conversa, quem vai conferir uma por uma , você? Kkkkk é a mesma estratégia dos políticos em debates.
@@qanonbrasil5255 Tava aqui pensando a mesma coisa kkkkk por mais que ele possa ou não estar correto em sua análise ou previsão, argumentar desse jeito sempre me deixa com um pé atrás
Esbarrei com esta excelencia num podcast por acaso,agora n paro de procuarar por ele,è lindo ver alguem partilhar o conhecimento de forma fluida e interessante,com estatisticas,experiencia acima de tudo simplicidade, muito obrigado por esta aula livre e de muita utilidade ...
Sou formado em estatística, e posso dizer que o Sérgio deu uma aula de Estatística e análise de mercado. Sensacional também a memória e capacidade de explicar com simplicidade o que é complexo.
O Sérgio é eloquente e tem muito conhecimento. Essa segunda entrevista foi merecida. E ainda cabem uma terceira, uma quarta... Ele deveria estar em algum conselho de governo sobre indústria automotiva. Mesmo sendo naturalmente parcial. Afinal, quem não é?
Análise muitíssimo interessante e fundamentada. Uma curiosidade; aqui em Portugal, durante mais 30 anos ( até+-2014), devido a uma fiscalidade muito particular 😂😇, foi extremamente vantajoso ( e muito mais barato - quase 25%)comprar carros com 2 lugares - - conhecidos como comerciais ou também a "brigada da rede"😂- 2ª curiosidade fiscal; passados 6 ou 8 anos era possível legalizar esses ditos carros "comerciais" como carro de passageiros com uma penalização fiscal quase sem significado. As marcas ( principalmente na gama dos citadinos/ pequenos familiares - Fiat Punto Ford Fiesta, Focus , etc, etc)ofereciam os bancos e cintos traseiros (desmontados) no momento da compra inicial e passados os tais 6 a 8 anos, o dono podia, querendo, monta-los e após uma inspecção...e pagamento de uma taxa, naturalmente 😂, usufruir de um carro de 5 lugares. Curiosidade 3- os carros eram, na sua grande maioria, importados para Portugal ( pelos importadores oficiais) com os 5 lugares devidamente instalados, depois eram "convertidos" para 2 lugares a expensas desses importadores 🤪 Loucuras de um peculiar ( e sempre sôfrego)sistema fiscal. Abraço do lado este do Atlântico
SE esforçou bem, mas é só eventual futurologia, incertezas... Não se desvencilhou das sutilezas das perguntas do entrevistador. A tecnologia evolui num piscar de olhos, principalmente nos dias que vivemos, nenhuma era pôde presenciar tal maravilha. Parabéns pelo esforço 👏.
Show de entrevista ! - eu tinha uma percepção de que carro elétrico não vingaria pois para alcançar uma quantidade de compradores que viabilize toda propaganda não compensaria - com esta entrevista agora tenho plena certeza!
Muito bom mesmo. Só questiono uma coisa. Após o protocolo de Montreal o mundo se moldou com as geladeiras e refrigeraçao sem cfc. As geladeiras novas nao eram melhores e eram mais caras. Pos causa da camada de ozônio e apelo ambiental a lógica foi diferente. Nao que o elétrico seja tão menos poluente, mas há uma tendência mundial forte e nesse caso o apelo ambiental fará as pessoas a se adaptarem... (A Indústria terá restrição e saírá mais cara a fabricação do à combustão. O elétrico ficará mais barato por causa das restrições e menor demanda de peças à combustão devido às mesmas restrições.....
Bom ele fala das porcentagens totais e vem decrementando ate chegar em 11% dos 100 mil, ele afirma que o custo é de 5000, ou seja 5% dos 100 mil, então o lucro do carro é 110%, o consumidor paga o valor de 20 vezes o que ele custa para manter todo o sistema funcionando, será que mais alguém aqui percebeu isso??
Este cara é um malandro enganou todo mundo no papo... Só comparar com o preço dos carros nos outros países... mesmo com a tributação absurda do Brasil.
Entrevista (prefiro em português mesmo) de excelente nível, feita por quem tem o completo conhecimento do que fala e pagens também ao entrevistador que deixa o seu convidado desenvolver o seu raciocínio. Like garantido
Aqui nos Emirados Árabes estão instalando um sistema de carregamento dinâmico sem fio em uma das faixas das estradas. Carros e ônibus elétricos carregam suas baterias enquanto trafegam nessas faixas. Esse sistema se chama SMIF (shaped magnectic field in resonance).
eu acho curioso que a JAC lançou bem recentemente o E-JS1 em versões com bateria de sódio e não vi nessa entrevista ele comentar sobre isso, que é uma alternativa muito promissora para baratear o custo das baterias.
A bateria de sódio vai ajudar a baratear o custo das baterias, porém essa bateria tem menos densidade de carga. Então a tendência é que os carros fiquem com uma autonomia menor ou então terão de fazer as baterias maiores e mais pesadas do que antes. Vai ser um troço complicado.
Tem eletroposto em Eletrovias no RS. Eh só aumentar a demanda que vai aumentar a oferta disso. Tudo ja esta numa questao de administracao, nao eh mais necessidade tecnica, essa ja foi superada! Ja esta se realizando , nao tem mais volta…
Num corte desses, esse cara colocou que a baterias terão um processo de reciclagem bastante viável. Aprendi a duvidar de gente que fala bonito e parece entender de tudo.
@@jairomedUFAM não entendi direito. Carro com 1 ou 2 anos na china? Se for isso, a bateria ta nova ainda. Quando me referi a revenda, é depois de uns 10 anos ou mais. O q aconteceria com o carro elétrico, quando a bateria estiver com a vida útil baixa? A princípio, penso q foi uma excelente estratégia das montadoras fazerem carros elétricos, pq vai acabar com revenda de carros, aumentando a venda de carros novos. Pobre só sofre mesmo... A única solução pra ter revenda de carros elétricos, é a troca da bateria gratuita, pelas montadoras. Porém, acho difícil.
O carro elétrico não precisa ser melhor que o de combustão. Basta ser mais barato (na compra, na manutenção e no custo da energia por km). Se ele é bom pra ambiente urbano, como o cara mesmo disse, então usemos em ambiente urbano. E vamos melhorar o ar que respiramos! O poder público deveria fomentar a disseminação de carros elétricos. Moro numa avenida com tráfego intenso. A fuligem é interminável.
Gosto da análise do Habib, mas ele despreza um fato importantíssimo, é o custo da gasolina no Brasil em relação ao salário do brasileiro, não dá para comparar EUA com o Brasil por dois motivos: primeiro é que a gasolina nos EUA é 2 dólares, preço de água para eles, mas o Brasileiro gasta boa parte do seu salário com para encher o tanque, outro é que o brasileiro não compra carro para sair de São Paulo para o Acre todo dia e sim para ir ao trabalho, à padaria, à escola deixar os filhos e pequenos passeios no final de semana, o que uma carga de 350km de um BYD da vida faz tranquilamente, sem contar que a estrutura tende a aumentar e as novas baterias estão surpreendendo na autonomia, a Blade 2.0 já vem ao mercado com 1000km de autonomia, o dobro de um carro térmico.
Referente a dieta, eu, minha esposa e minha filha!! A base da nossa alimentação são ovos, carne suína, carne de frango e alguns tipos de carne bovina. Utilizamos, hoje em dia está difícil, azeite, banha de porco e muito pouco manteiga!! E o nosso exames de sangue com todos itens corretos. A nossa idade são minha esposa 77 minha filha (especial) 38 anos e minha idade 73 anos!!
Só acho que está muito muito cedo pra afirmar que o carro elétrico não vingará. Resolvendo 3 pontos talvez tudo mude; 1- colocando mais carregadores espalhados pelo Brasil (o que não é fácil já que o país é continental) 2- quanto tempo durará a bateria desses carros, quantos anos ou KM eles rodarão 150k 250k ? (Vida útil) 3- quando der problema nessa bateria.. quanto custará uma nova bateria? Depois de resolver isso, possivelmente o mercado deverá mudar.
Alguém me explica o prognóstico pessimista? Ele avaliou o momento atual do mercado de elétricos como se já tivesse atingido o ponto de equilíbrio. Ainda estão investindo em baterias com mais autonomia, em carregadores mais rápidos, em mais postos de carregamento pra viagens....Mais montadoras estão entrando no Brasil e todo mês tem uma novidade acontecendo. Claro que ainda vende menos elétricos se comparado aos de combustão, mas considere o pouco tempo que esses veículos estão no mercado. Muita coisa ainda vai rolar pra bater o martelo e dizer que não deu certo.
Excelente. Excelente. Excelente Conteúdo repleto de informações ultra importantes e elucidativas! Interessante que o Putin falou exatamente isso sobre a questão comercial mundial. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu acredito que a saída seja híbrido, tenho um song plus e estou satisfeito, urbano só energia e nas viagens híbrido, pois o próprio motor reabastece a bateria mantendo estável conforme a programação, então eu abasteço 1x ao mês ou mais, e minha casa é energia solar. O que vc acha dos híbridos.
A diferença do passado, quando se comparava grama e gasolina, com a atualidade, comparando abastecimento a combustão com elétrico, é o simples fato do tempo. Contudo, mesmo a pessoa dizendo que abastece enquanto dorme, fica com risco de acabar a energia ou até mesmo esquecer. Se não tiver um sistema rápido (40min) para dar uma carga de salvação, vai se complicar.
Em sua opinião, Sergio Habib não leva em conta q um eletroposto ultrarrápido é extremamente mais barato de se montar q um posto de gasolina, e ele pode ser mantido por energia fotovoltaica. Do mesmo jeito q em NY os postos aumentaram muito no passado, os eletropostos vão aumentar exponencialmente. E ainda, nos EUA a gasolina é muito barata, diferente daqui. É uma questão de lógica básica...
É importante adicionar nessa questão da restrição do mercado americano à comercialização de veículos chineses à questão geopolítica que envolve o apoio americano ao Japão e à Taiwan. A comercialização de carros chineses nos EUA seria danoso e enfraqueceria tremendamente a economia japonesa que é um importante aliado dos EUA contra a China nessa guerra polútica, comercial e militar no sudeste asiático
Max Weber dizia no século passado: "Se sou industrial nada me impede de uasar técnicas e métodos do passado, porém se o fizer estarei condenado a ruína". Bem lembrado o comentário sobre a Kodac que não entrou na era da digitalização fotografica e foi a falência.
Minha pergunta é, com a Tesla produzindo um carro de 25 mil dólares no México, estes poderá ser importados para o Brazil com incentivo fiscal? Será esse o momento que a Tesla pode entrar forte no nosso mercado? E até lá, teremos já uma parcela significativa de vendas no Brasil de chineses (byd, gwm) nessa faixa de 20/25 mil dólares?
Cara programa de vocês é sensacional mais pra quem está escutando dia todo fones de ouvido fica chato de 1 em 1 minutos vocês ficarem colocando esse barulho de sino, isso é irritante
Esse exemplo dele é BASTANTE interessante. Ny1905.... Estradas? Só barro e lama. Postos? Contava nos dedos Infraestrutura pra gasolina? Zero. . . . A resposta? Infraestrutura.... Falta somente isso pra termos carros elétricos. E isso acontece como? INVESTIMENTOS PESADOS DO ESTADO. PONTOA FINAL😅
Sergio Habib é muito bom, mas penso que ele está equivocado nessa questão. As analogias sào outras. A câmera digital também não era melhor do que a câmera de filme quando foi lançada. Os SSDs não eram muito mais rápidos e tinham capacidade de armazenamento muito menor do que os HDDs quando surgiram no mercado. A tecnologia disruptiva é assim: nasce com vários aspectos piores do que a tradicional e, aos poucos, evolui e toma conta do mercado. É claro que só o tempo irá dizer, mas ele mesmo mencionou, em outra parte da entrevista, que carros elétricos possuem uma fração da quantidade de peças de carros a combustão - ou seja, são melhores, sim, e a tendência é melhorarem cada vez mais.
Isso é óbvio, mas o avanço tecnológico em breve vai acabar com esse problema. O desafio agora é bateria "barata", duradoura, de carregamento rapido tipo em meia hora carrega 50% da bateria e autonomia de pelo menos 800km.... 7:39 Fechou.
A Hertz maior locadora de carros do mundo tinha milhares de carrros elétricos Tesla, se desfez de todos porque depois de alguns anos chegaram a conclusão que não vale a pena a manutenção e conserto de colisão bem mais caro que carro a combustão.
O único ponto que me pareceu faltar, principalmente na ampla análise sobre o mercado americano, é de que a limitação de crescimento dos carros elétricos se dá pela limitação de produção. As montadoras tradicionais estão com muita dificuldade de manter sob controle os custos de produção de uma carro elétrico competitivo, e de fazer um carro elétrico competitivo. Hoje perdem muitos milhares de dólares por unidade vendida, e por isso tem reduzido produção. Enquanto no espectro oposto a Tesla se mantém vendendo todos os carros que produz e tem a maior margem de todas as montadoras. Inclusive levando em conta as chineses. Na China algumas tem margem positiva, ainda que bem abaixo da Tesla, e vem também crescendo sendo limitados por produção.
A Tesla não perde dinheiro em cada carro porque ganha dinheiro com créditos que vende a outras marcas fabricantes. Sem essas invenções idiotas de que os carros é que influenciam o clima (😂😂😂😂) cada Tesla perdia dinheiro ou teria que vender por uma fortuna. E se tivessem que corrigir e indemnizar os compradores pelas centenas de defeitos nas viaturas, então fechavam logo (vão dizendo que esse defeito é mesmo assim...😂😂😂😂😂 até serem apertados e terem mesmo que resolver. Uma bateria nova defeituosa é trocada por uma recondicionada !!!! Mas que raio de lógica é essa....)
@@jplacido9999 você está totalmente equivocado. Certamente não acompanha os balanços financeiros da Tesla. Os créditos de carbono automotivo em 2023 foram de 1.8bi. O que é bastante, mas não é nem 10% do lucro de mais de 25bi no mesmo período. E do que você está falando de centenas de defeitos? A grande maioria de ajustes é feita somente em software, mas a notícia divulgada é de que "tesla faz recall de todos os carros que já produziu". Se fosse isso a Samsung e a Apple estariam fazendo recall de todos seus celulares a cada mes. E somente para referência, quem mais faz recall, e falando de recall de verdade que o carro tem de ir fisicamente consertar, sao a Ford e a GM
@@rafaelcarvalheira5828 a Ford e a GM realmente têm má fama por isso.... é uma pena. Recordo-me que no passado os automóveis eram testados anos antes de irem para o mercado. Agora os compradores são cobaias e as marcas ou os representantes tentam ao máximo arranjar desculpas para não assumir (fazer o que está correcto é aquilo que um cliente espera do vendedor)... São raras as marcas ou concessionários que cumprem....
Uma correção: o carro elétrico, como carro, é bastante superior ao carro de combustão interna: maior torque, maior potência, melhor estabilidade, mais espaço, maior durabilidade, menor custo operacional, maior segurança, maior tecnologia embarcada, menor emissão de poluição e barulho, etc. O grande desafio, uma questão de escala e possivelmente de melhoria tecnológica, é o preço base e tempo de 'abastecimento': uma questão de tempo (poucos anos) até serem superados.
Li nos comentários sobre esta entrevista alguém reclamando que ele entende tanto de carro que começou com uma conexão aquém do que poderia ter sido. Eu vejo assim. Ele foi o pioneiro em carro elétrico. Errar ou deixar a desejar é a questão do pioneiro. Agora aprender com os erros do pioneiro e surfar na onda e criticar acho muito estúpido, uma absoluta falta de leitura correta do que significa ser pioneiro.
Gosto da maneira de analisar dados além dos números. Essa dos EUA ter 7,5% de carros elétricos parece muito, mas emiuçando os números vê-se que boa parte está na Califórnia e em mais 2 ou 3 estados. E nos EUA tem 50 estados. Tudo que é Ranking não vale como verdade se você não entender do que está falando. Ainda mais quando o marketing quer direcionar sua análise. Caso clássico "esse foi o melhor (ou pior) desempenho nos últimos 10 anos". Primeira coisa a olhar é os últimos 20 anos, porque esse fato de limitar o tempo é pra validar algum argumento que nem sempre condiz com a verdade.
A maior parte da populacão dos eua esta em poucos estados, california sendo um deles. Tem estado que não tem nem 1m de habitantes. 7.5% é de fato muito, considerando que carros duram mais de uma década.
Os carros elétricos de do séc 19 foram substituídos pelo ultra prático e útil FORD T... Mto útil nas residências rurais e nas cidades...com a incrível capacidade d fazer viagens entre cidades sem usar os trens 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 A Ford q Bolsonaro fez fugir do Brasil
E na Europa q vai ser a força? Nos próximos 10 ou 15 anos não vai poder fabricar carro a a combustão... Só quero ver como fica, pq pelo menos no Brasil, carro a combustão já é caro, mas um elétrico que presta é mais caro ainda...
Na verdade conceitualmente para transporte urbano o transporte público é muito mais racional. Um carro de 1000 kg carregando uma única pessoa já 'larga' sendo 90% ineficiente.
Alguém mais acha que o Habib lembra demais o Cleber Machado? 😅
Sim 😂
Pensei de cara kkkk
Até na voz
Sim,se parece muito.Ate na voz.
😂
Quem teve a ideia de chamar o SERGIO HABIB para o programa merece um prêmio.
Comecei vendo 1 corte e agora estou maratonando todos os vídeos dele.
O cara é sensacional
2
3
Contigo integralmente, um prazer ouvir este senhor.
4
5
Trabalhei diretamente com ele entre 2010 e 2011 juntamente no lançamento da JAC Motors e te digo que esse cara é a mente mais brilhante que ja tive contato na minha vida
Diversifique, frequente lugares diferentes, com padrões de alto nível que irá conhecer outros.
Será que um cara desses no Governo seria bom? Em algum ministério ligado à indústria.
Tambem estou maratonando !! É espetacular a aula que Sergio Habib dá
O entrevistador custou a entender o lance óbvio de embargos
🧠
Faltou o Sérgio explicar que as Fábricas que vendem nos países com embargo não podem vender nos EUA, o entrevistador estava pensando com ótica de país e não de Fabricante.
@@cleciod1055entendi logo na primeira vez que foi falado. O entrevistador foi teimoso ou lerdo msm.
Eu continuei sem entender...
O entrevistado não foi didático. Entendo que o Janas quando entrevista alguém, ele não está sendo “ele” próprio mas sim emulando o comportamento (e as dúvidas) do seu publico.
Dá pra perceber quando o cara é apaixonado pelo que faz.
Sabe explicar e dar aula de forma brilhante.
Muito bom ver que as vezes essa turma dá as caras em podcast pra nós presentear com muita informação
E quando é um bom contador de estórias também.
Se tá doido, que cara rico de informação, vai direto ao ponto, explicando de forma simples e clara, cara desse faz qualquer empresa progredir.
Esse sergio habib é um MESTRE, ele da uma aula de micro e macro economia, e ciência política, top demais sou fã dele.
Esse podcast foi enriquecedor! Mt bom, parabéns!
Que podcast fantástico!! Que aula do Sergio Habib!!! Muito obrigado!👏👏👏👏👏
Sérgio é um brasileiro fantástico, sabe tudo de mercado e de carros , estamos todos esperando as próximas entrevistas dele , muito bom 👏👏👏
É lobbysta
Claro que esse bosta vai pagar pau pra empresa que ele paga pau e trabalha
Kkkkkk
Cara sendo contra a evolução, ao invés de falar porra acaba essa bosta de carro a combustão etc etc
Vai lá e AAA vai dar errado blablabla
Se fosse foda não e estaria aqui falando bosta
Obrigado pela oportunidade que nos é dada de poder usufruir de tantas informações vindas do especialista Sérgio Habib. Show!
Que aula!!! Impressionante o que sabe de dados sem auxílio algum de material.
Ou inventa né! Fala com convicção, joga vários números na conversa, quem vai conferir uma por uma , você? Kkkkk é a mesma estratégia dos políticos em debates.
@@qanonbrasil5255 Tava aqui pensando a mesma coisa kkkkk por mais que ele possa ou não estar correto em sua análise ou previsão, argumentar desse jeito sempre me deixa com um pé atrás
isso chama-se "CHUTE"
@@qanonbrasil5255 Penso da mesma forma, ter todos esses dados ai na ponta da lingua... sei não heim ?
@@qanonbrasil5255vocês tem internet galera, tão aqui duvidando do cara, pq não pesquisam primeiro?
O Cleber Machado manja de carros hein
Kkkkkk
Lembrei dele também
Que visão de contexto absolutamente sensacional... pqp... tirei o chapéu mesmo...
Você e o Sérgio habib num podcast seria espetacular.
Esbarrei com esta excelencia num podcast por acaso,agora n paro de procuarar por ele,è lindo ver alguem partilhar o conhecimento de forma fluida e interessante,com estatisticas,experiencia acima de tudo simplicidade, muito obrigado por esta aula livre e de muita utilidade ...
Parabéns!! Que maravilha essa entrevista!! Muito conteúdo e que segurança de informações!!
Aprendendo muito! Que homem inteligente e rico em conhecimento ❤🎉🎉❤❤
Sou formado em estatística, e posso dizer que o Sérgio deu uma aula de Estatística e análise de mercado. Sensacional também a memória e capacidade de explicar com simplicidade o que é complexo.
Parabéns pela lucidez e honestidade desse empresário , o brasileiro parece uma criança , tem a capacidade cognitiva diminuída 👍🏻
Sérgio Habib é um dos empresários mais inteligentes do Brasil… meus 7 anos de SHC valeu por uns 20 anos de aprendizado no mercado automobilístico…
O Sérgio é eloquente e tem muito conhecimento. Essa segunda entrevista foi merecida. E ainda cabem uma terceira, uma quarta... Ele deveria estar em algum conselho de governo sobre indústria automotiva. Mesmo sendo naturalmente parcial. Afinal, quem não é?
Análise muitíssimo interessante e fundamentada.
Uma curiosidade; aqui em Portugal, durante mais 30 anos ( até+-2014), devido a uma fiscalidade muito particular 😂😇, foi extremamente vantajoso ( e muito mais barato - quase 25%)comprar carros com 2 lugares - - conhecidos como comerciais ou também a "brigada da rede"😂-
2ª curiosidade fiscal; passados 6 ou 8 anos era possível legalizar esses ditos carros "comerciais" como carro de passageiros com uma penalização fiscal quase sem significado.
As marcas ( principalmente na gama dos citadinos/ pequenos familiares - Fiat Punto Ford Fiesta, Focus , etc, etc)ofereciam os bancos e cintos traseiros (desmontados) no momento da compra inicial e passados os tais 6 a 8 anos, o dono podia, querendo, monta-los e após uma inspecção...e pagamento de uma taxa, naturalmente 😂, usufruir de um carro de 5 lugares.
Curiosidade 3- os carros eram, na sua grande maioria, importados para Portugal ( pelos importadores oficiais) com os 5 lugares devidamente instalados, depois eram "convertidos" para 2 lugares a expensas desses importadores 🤪
Loucuras de um peculiar ( e sempre sôfrego)sistema fiscal.
Abraço do lado este do Atlântico
Renault Clio 2 lugares 2006.. confirmadíssimo 😂
Baita Entrevista 👏👏👏 Mandou muito bem, que qualidade 👏👏👏
SE esforçou bem, mas é só eventual futurologia, incertezas... Não se desvencilhou das sutilezas das perguntas do entrevistador. A tecnologia evolui num piscar de olhos, principalmente nos dias que vivemos, nenhuma era pôde presenciar tal maravilha. Parabéns pelo esforço 👏.
Show de entrevista ! - eu tinha uma percepção de que carro elétrico não vingaria pois para alcançar uma quantidade de compradores que viabilize toda propaganda não compensaria - com esta entrevista agora tenho plena certeza!
Depende cara, se tiver estrutura dar sim
ele só deu número dos EUA onde a gasolina é quase de graça
Sergio Habib é sensacional. Assisto todos vídeos com ele.
Valeu!
Muito bom mesmo. Só questiono uma coisa. Após o protocolo de Montreal o mundo se moldou com as geladeiras e refrigeraçao sem cfc. As geladeiras novas nao eram melhores e eram mais caras. Pos causa da camada de ozônio e apelo ambiental a lógica foi diferente. Nao que o elétrico seja tão menos poluente, mas há uma tendência mundial forte e nesse caso o apelo ambiental fará as pessoas a se adaptarem... (A Indústria terá restrição e saírá mais cara a fabricação do à combustão. O elétrico ficará mais barato por causa das restrições e menor demanda de peças à combustão devido às mesmas restrições.....
Habib da umanverdadeira aula. Parabens para vocês e em wspwcial para ele !!
Muito boa entrevista! Sou bem pé atrás com quem chega com opiniões polêmicas mas o cara provou por A + B que sabe sim do que tá falando.
Isso sim é entrevista. Parabéns!
Uma aula de geopolítica empresarial.
Um espetáculo!
Vale a pena ouvir quem realmente conhece o assunto e esclarece com detalhes e conhecimento de causa!! Parabéns ao podcast!!!
Parabéns, pela aula.
Este cara e fera...lembra muuuuito do meu pai que tambem era da industria automobilistica no Brasil...
Excepcional análise.
Obrigado, Sergio por compartilhar seu conhecimento!
Bom ele fala das porcentagens totais e vem decrementando ate chegar em 11% dos 100 mil, ele afirma que o custo é de 5000, ou seja 5% dos 100 mil, então o lucro do carro é 110%, o consumidor paga o valor de 20 vezes o que ele custa para manter todo o sistema funcionando, será que mais alguém aqui percebeu isso??
Este cara é um malandro enganou todo mundo no papo... Só comparar com o preço dos carros nos outros países... mesmo com a tributação absurda do Brasil.
Entrevista (prefiro em português mesmo) de excelente nível, feita por quem tem o completo conhecimento do que fala e pagens também ao entrevistador que deixa o seu convidado desenvolver o seu raciocínio. Like garantido
“Parabéns”
Gostei de mais destas aula… parabéns por este show. Falem sobre a Porsche antes de eu comprar 😂😂😂🙏🏾
Aqui nos Emirados Árabes estão instalando um sistema de carregamento dinâmico sem fio em uma das faixas das estradas. Carros e ônibus elétricos carregam suas baterias enquanto trafegam nessas faixas. Esse sistema se chama SMIF (shaped magnectic field in resonance).
eu acho curioso que a JAC lançou bem recentemente o E-JS1 em versões com bateria de sódio e não vi nessa entrevista ele comentar sobre isso, que é uma alternativa muito promissora para baratear o custo das baterias.
A bateria de sódio vai ajudar a baratear o custo das baterias, porém essa bateria tem menos densidade de carga. Então a tendência é que os carros fiquem com uma autonomia menor ou então terão de fazer as baterias maiores e mais pesadas do que antes.
Vai ser um troço complicado.
Complicado são todas manutenções que um carro convencional tem. Só pesquisa quantas.pecas móveis tem um carro normal e um elétrico. @@yashiro798
Tem eletroposto em
Eletrovias no RS. Eh só aumentar a demanda que vai aumentar a oferta disso. Tudo ja esta numa questao de administracao, nao eh mais necessidade tecnica, essa ja foi superada! Ja esta se realizando , nao tem mais volta…
As vezes é preciso desenhar para o entrevistador entender.
E o cara ainda cortou o raciocínio do entrevistado levando a conversa pra outro rumo... afff...
Otima explicacao
Num corte desses, esse cara colocou que a baterias terão um processo de reciclagem bastante viável. Aprendi a duvidar de gente que fala bonito e parece entender de tudo.
João Anacleto, fechou com chave de outro. Ganhou um inscrito. 👏👏👏
A turma só pensa na bateria. Só que tem componebtes que são carissimos nos carros elatricos, tipo modulo de alta voltagem.. .
E no carro a combustão é tudo super barato né, um motor é barato, caixa de direção, câmbio automático então, preço de banana
Quero ver como será a revenda desses carros elétricos. Eu mesmo, não teria coragem de comprar um usado.
@@coringablack1910 tem carro elétrico com 1'2 anos na china com bateria antiga e 250mil km, a bateria está a 80% ainda, vale a pena sim.
@@jairomedUFAM não entendi direito. Carro com 1 ou 2 anos na china?
Se for isso, a bateria ta nova ainda. Quando me referi a revenda, é depois de uns 10 anos ou mais. O q aconteceria com o carro elétrico, quando a bateria estiver com a vida útil baixa? A princípio, penso q foi uma excelente estratégia das montadoras fazerem carros elétricos, pq vai acabar com revenda de carros, aumentando a venda de carros novos. Pobre só sofre mesmo...
A única solução pra ter revenda de carros elétricos, é a troca da bateria gratuita, pelas montadoras. Porém, acho difícil.
Complicado investir num carro elétrico, como será a pós venda do carro elétrico, quem compraria um carro elétrico usado?
O cara é muito bom que aula 👏👏👏
Excelente conteúdo vai direto ao ponto.
Cleber Machado dando aula depois que saiu da Globo.
Parabéns Sérgio ! Admiro você pelo seu bom senso !!!
Maravilha esse Sergio Habib.
Que conhecimento.... Parabéns...
Produção de veículos elétricos na China é mais de 5 milhões, nos Estados Unidos 1 milhão e na Europa em torno de 500 mil veículos.
O carro elétrico não precisa ser melhor que o de combustão. Basta ser mais barato (na compra, na manutenção e no custo da energia por km). Se ele é bom pra ambiente urbano, como o cara mesmo disse, então usemos em ambiente urbano. E vamos melhorar o ar que respiramos! O poder público deveria fomentar a disseminação de carros elétricos. Moro numa avenida com tráfego intenso. A fuligem é interminável.
Gosto da análise do Habib, mas ele despreza um fato importantíssimo, é o custo da gasolina no Brasil em relação ao salário do brasileiro, não dá para comparar EUA com o Brasil por dois motivos: primeiro é que a gasolina nos EUA é 2 dólares, preço de água para eles, mas o Brasileiro gasta boa parte do seu salário com para encher o tanque, outro é que o brasileiro não compra carro para sair de São Paulo para o Acre todo dia e sim para ir ao trabalho, à padaria, à escola deixar os filhos e pequenos passeios no final de semana, o que uma carga de 350km de um BYD da vida faz tranquilamente, sem contar que a estrutura tende a aumentar e as novas baterias estão surpreendendo na autonomia, a Blade 2.0 já vem ao mercado com 1000km de autonomia, o dobro de um carro térmico.
Referente a dieta, eu, minha esposa e minha filha!! A base da nossa alimentação são ovos, carne suína, carne de frango e alguns tipos de carne bovina. Utilizamos, hoje em dia está difícil, azeite, banha de porco e muito pouco manteiga!! E o nosso exames de sangue com todos itens corretos. A nossa idade são minha esposa 77 minha filha (especial) 38 anos e minha idade 73 anos!!
Poxa... obrigado pela dica.
Muito bom. Aula
Só acho que está muito muito cedo pra afirmar que o carro elétrico não vingará. Resolvendo 3 pontos talvez tudo mude;
1- colocando mais carregadores espalhados pelo Brasil (o que não é fácil já que o país é continental)
2- quanto tempo durará a bateria desses carros, quantos anos ou KM eles rodarão 150k 250k ? (Vida útil)
3- quando der problema nessa bateria.. quanto custará uma nova bateria?
Depois de resolver isso, possivelmente o mercado deverá mudar.
Sergio Habibb eh um cara incrível.
Esse moço tem uma memória prodigiosa. Deu uma aula sobre o mercado futuro de automóveis elétricos
Alguém me explica o prognóstico pessimista? Ele avaliou o momento atual do mercado de elétricos como se já tivesse atingido o ponto de equilíbrio. Ainda estão investindo em baterias com mais autonomia, em carregadores mais rápidos, em mais postos de carregamento pra viagens....Mais montadoras estão entrando no Brasil e todo mês tem uma novidade acontecendo. Claro que ainda vende menos elétricos se comparado aos de combustão, mas considere o pouco tempo que esses veículos estão no mercado. Muita coisa ainda vai rolar pra bater o martelo e dizer que não deu certo.
Sérgio Habib empresário visionário e uma mente brilhante
Excelente. Excelente. Excelente
Conteúdo repleto de informações ultra importantes e elucidativas!
Interessante que o Putin falou exatamente isso sobre a questão comercial mundial.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito boa entrevista. É muito conhecimento mas uma coisa depões contra ele: JAC Motors.
Esse finalzinho falando sobre o Trump não ter invadido e matado em outros países deixou o convidado sem palavras 😂😂😂
A frase: Talvez tenha sido melhor pro mundo, se referindo a um ato dos EUA me lembrou meus 11 anos. Ha bons tempos dos contos de fadas.
Eu acredito que a saída seja híbrido, tenho um song plus e estou satisfeito, urbano só energia e nas viagens híbrido, pois o próprio motor reabastece a bateria mantendo estável conforme a programação, então eu abasteço 1x ao mês ou mais, e minha casa é energia solar. O que vc acha dos híbridos.
A diferença do passado, quando se comparava grama e gasolina, com a atualidade, comparando abastecimento a combustão com elétrico, é o simples fato do tempo. Contudo, mesmo a pessoa dizendo que abastece enquanto dorme, fica com risco de acabar a energia ou até mesmo esquecer. Se não tiver um sistema rápido (40min) para dar uma carga de salvação, vai se complicar.
Em sua opinião, Sergio Habib não leva em conta q um eletroposto ultrarrápido é extremamente mais barato de se montar q um posto de gasolina, e ele pode ser mantido por energia fotovoltaica. Do mesmo jeito q em NY os postos aumentaram muito no passado, os eletropostos vão aumentar exponencialmente. E ainda, nos EUA a gasolina é muito barata, diferente daqui. É uma questão de lógica básica...
É importante adicionar nessa questão da restrição do mercado americano à comercialização de veículos chineses à questão geopolítica que envolve o apoio americano ao Japão e à Taiwan. A comercialização de carros chineses nos EUA seria danoso e enfraqueceria tremendamente a economia japonesa que é um importante aliado dos EUA contra a China nessa guerra polútica, comercial e militar no sudeste asiático
e questão de tempo ate ter locais fornecendo pontos de carregamento rapido assim como existem postos de combustiveis em todo lugar ..
Gostaria de saber o prognóstico do carro Hybrido, principalmente o PHEV.
o hibrido junta o melhor dos dois mundos... por enquanto, acredito ser a escolha mais lógica.
Max Weber dizia no século passado: "Se sou industrial nada me impede de uasar técnicas e métodos do passado, porém se o fizer estarei condenado a ruína". Bem lembrado o comentário sobre a Kodac que não entrou na era da digitalização fotografica e foi a falência.
Minha pergunta é, com a Tesla produzindo um carro de 25 mil dólares no México, estes poderá ser importados para o Brazil com incentivo fiscal?
Será esse o momento que a Tesla pode entrar forte no nosso mercado?
E até lá, teremos já uma parcela significativa de vendas no Brasil de chineses (byd, gwm) nessa faixa de 20/25 mil dólares?
O progresso passa rapido. Sergio aconselhou a kodak a manter o filme nas maquinas pois as cameras digitais nao eram tão melhores que as de filme .....
Cuidado , essa informação é mentirosa , estude mais
Não convém afirmar como se fosse verdade.
Pode fazer como piada, mas não como afirmação...
Cara programa de vocês é sensacional mais pra quem está escutando dia todo fones de ouvido fica chato de 1 em 1 minutos vocês ficarem colocando esse barulho de sino, isso é irritante
Fico vendo alguns comentários de gente que nunca administrou nem grupo de whatsapp falando que o carra está mentindo kkkk.
Esse exemplo dele é BASTANTE interessante. Ny1905....
Estradas? Só barro e lama.
Postos? Contava nos dedos
Infraestrutura pra gasolina? Zero.
.
.
.
A resposta? Infraestrutura....
Falta somente isso pra termos carros elétricos.
E isso acontece como?
INVESTIMENTOS PESADOS DO ESTADO. PONTOA FINAL😅
Sergio Habib é muito bom, mas penso que ele está equivocado nessa questão. As analogias sào outras. A câmera digital também não era melhor do que a câmera de filme quando foi lançada. Os SSDs não eram muito mais rápidos e tinham capacidade de armazenamento muito menor do que os HDDs quando surgiram no mercado. A tecnologia disruptiva é assim: nasce com vários aspectos piores do que a tradicional e, aos poucos, evolui e toma conta do mercado. É claro que só o tempo irá dizer, mas ele mesmo mencionou, em outra parte da entrevista, que carros elétricos possuem uma fração da quantidade de peças de carros a combustão - ou seja, são melhores, sim, e a tendência é melhorarem cada vez mais.
Isso que você mencionou é a Teoria da Inovação Disruptiva, de Clayton Christensen.
Exatamente, de forma bem simplificada... 😉
Concordo plenamente com vc Vinícius.
Isso é óbvio, mas o avanço tecnológico em breve vai acabar com esse problema. O desafio agora é bateria "barata", duradoura, de carregamento rapido tipo em meia hora carrega 50% da bateria e autonomia de pelo menos 800km.... 7:39 Fechou.
A Hertz maior locadora de carros do mundo tinha milhares de carrros elétricos Tesla, se desfez de todos porque depois de alguns anos chegaram a conclusão que não vale a pena a manutenção e conserto de colisão bem mais caro que carro a combustão.
O único ponto que me pareceu faltar, principalmente na ampla análise sobre o mercado americano, é de que a limitação de crescimento dos carros elétricos se dá pela limitação de produção. As montadoras tradicionais estão com muita dificuldade de manter sob controle os custos de produção de uma carro elétrico competitivo, e de fazer um carro elétrico competitivo. Hoje perdem muitos milhares de dólares por unidade vendida, e por isso tem reduzido produção. Enquanto no espectro oposto a Tesla se mantém vendendo todos os carros que produz e tem a maior margem de todas as montadoras. Inclusive levando em conta as chineses.
Na China algumas tem margem positiva, ainda que bem abaixo da Tesla, e vem também crescendo sendo limitados por produção.
A Tesla não perde dinheiro em cada carro porque ganha dinheiro com créditos que vende a outras marcas fabricantes.
Sem essas invenções idiotas de que os carros é que influenciam o clima (😂😂😂😂) cada Tesla perdia dinheiro ou teria que vender por uma fortuna.
E se tivessem que corrigir e indemnizar os compradores pelas centenas de defeitos nas viaturas, então fechavam logo (vão dizendo que esse defeito é mesmo assim...😂😂😂😂😂 até serem apertados e terem mesmo que resolver. Uma bateria nova defeituosa é trocada por uma recondicionada !!!! Mas que raio de lógica é essa....)
@@jplacido9999 você está totalmente equivocado. Certamente não acompanha os balanços financeiros da Tesla.
Os créditos de carbono automotivo em 2023 foram de 1.8bi. O que é bastante, mas não é nem 10% do lucro de mais de 25bi no mesmo período.
E do que você está falando de centenas de defeitos? A grande maioria de ajustes é feita somente em software, mas a notícia divulgada é de que "tesla faz recall de todos os carros que já produziu". Se fosse isso a Samsung e a Apple estariam fazendo recall de todos seus celulares a cada mes.
E somente para referência, quem mais faz recall, e falando de recall de verdade que o carro tem de ir fisicamente consertar, sao a Ford e a GM
@@rafaelcarvalheira5828 a Ford e a GM realmente têm má fama por isso.... é uma pena.
Recordo-me que no passado os automóveis eram testados anos antes de irem para o mercado. Agora os compradores são cobaias e as marcas ou os representantes tentam ao máximo arranjar desculpas para não assumir (fazer o que está correcto é aquilo que um cliente espera do vendedor)...
São raras as marcas ou concessionários que cumprem....
Uma correção: o carro elétrico, como carro, é bastante superior ao carro de combustão interna: maior torque, maior potência, melhor estabilidade, mais espaço, maior durabilidade, menor custo operacional, maior segurança, maior tecnologia embarcada, menor emissão de poluição e barulho, etc. O grande desafio, uma questão de escala e possivelmente de melhoria tecnológica, é o preço base e tempo de 'abastecimento': uma questão de tempo (poucos anos) até serem superados.
Muito bom vídeo.
Li nos comentários sobre esta entrevista alguém reclamando que ele entende tanto de carro que começou com uma conexão aquém do que poderia ter sido.
Eu vejo assim.
Ele foi o pioneiro em carro elétrico.
Errar ou deixar a desejar é a questão do pioneiro.
Agora aprender com os erros do pioneiro e surfar na onda e criticar acho muito estúpido, uma absoluta falta de leitura correta do que significa ser pioneiro.
Gosto da maneira de analisar dados além dos números. Essa dos EUA ter 7,5% de carros elétricos parece muito, mas emiuçando os números vê-se que boa parte está na Califórnia e em mais 2 ou 3 estados. E nos EUA tem 50 estados. Tudo que é Ranking não vale como verdade se você não entender do que está falando. Ainda mais quando o marketing quer direcionar sua análise. Caso clássico "esse foi o melhor (ou pior) desempenho nos últimos 10 anos". Primeira coisa a olhar é os últimos 20 anos, porque esse fato de limitar o tempo é pra validar algum argumento que nem sempre condiz com a verdade.
A maior parte da populacão dos eua esta em poucos estados, california sendo um deles. Tem estado que não tem nem 1m de habitantes. 7.5% é de fato muito, considerando que carros duram mais de uma década.
Eu comprei um BYD, está com 7.000 km e só alegria
Carro elétrico é alternativa, tem usos específicos! Não se pode comparar!
Os carros elétricos de do séc 19 foram substituídos pelo ultra prático e útil FORD T... Mto útil nas residências rurais e nas cidades...com a incrível capacidade d fazer viagens entre cidades sem usar os trens 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A Ford q Bolsonaro fez fugir do Brasil
Esse Cleber Machado manja demais. Sabe de futebol, carros, tv, etc
E na Europa q vai ser a força? Nos próximos 10 ou 15 anos não vai poder fabricar carro a a combustão... Só quero ver como fica, pq pelo menos no Brasil, carro a combustão já é caro, mas um elétrico que presta é mais caro ainda...
Para apostar em “palpite” prefiro do Warren Buffet que apostou e comprou ações da BYD
Muito bom!!!!
Na verdade conceitualmente para transporte urbano o transporte público é muito mais racional. Um carro de 1000 kg carregando uma única pessoa já 'larga' sendo 90% ineficiente.
O entrevistado não é bom, é excelente, muito saber.
Conhece muito esse maluco