Pierpaolo Cruz Bottini / Maioridade penal

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 кві 2013
  • Dobra o número de adolescentes apreendidos pela polícia por cometer crimes e pesquisa Datafolha mostra que 93% dos paulistanos querem a redução do limite de idade para a responsabilidade penal. Para falar sobre o crescimento de jovens com menos de 18 anos na criminalidade, a redução da idade para responsabilidade penal e o aumento do tempo de internação para reeducação recebemos o Dr. Pierpaolo Cruz Bottini, professor de direito penal da faculdade de direito da USP.
    Tema: Criminalidade/maioridade penal

КОМЕНТАРІ • 21

  • @salessilva9468
    @salessilva9468 7 років тому +15

    Parabéns, professor! Grande penalista!

  • @fernandocardosopereira8185
    @fernandocardosopereira8185 6 років тому +8

    A responsabilização penal existe a partir dos 12 anos, o que não existe é a imputabilidade penal, por isso a maioridade é aos 18. A entrevistadora se equivocou ao chamar a maioridade/imputabilidade de responsabilidade penal e o entrevistado não a quis corrigir.

    • @LuizGuilherme-hn4dm
      @LuizGuilherme-hn4dm 2 роки тому

      O que merece um jovem de 16 anos que invade uma casa e esquarteja uma família? Vamos tentar repará-lo com flores, alimentação e moradia? Melhor, vamos criar medidas socioeducativas parar evitar com que ele volte a cometer os mesmos vícios ou outros crimes. Vamos criar também programas que o fará entender que entre a arma e o lápis, deverá ele escolher o mais difícil, o mais concorrente, sob o risco de ser humilhado por ser preto e pobre nas escolas, no trabalho e nos tribunais. O dia que o preconceito e o ódio alheio acabarem, darei razão aos que merecem. Enquanto haver vítimas de inocentes, enquanto haver inocência para quem se faz de vítimas, enquanto o ódio é irreversível com o amor, enquanto no Brasil poste mija no cachorro, eu continuo acreditando que o mundo não tem esperança para os que são dele, e que para haver o bom reino/governo pessoas separarão de pessoas, assim como o trigo se separa do joio. Quem sou eu para semear a vida de alguém, até pq não fui eu que plantei. O que eu sei é que ha um que lançou sementes na terra e ha um outro alguém que aplicou substâncias tóxicas que a pudesse torná-las nocivas e aos que estiverem por perto.

  • @curumins
    @curumins 11 років тому +6

    Parabéns prof. Pierpaolo.

  • @janealves4301
    @janealves4301 7 років тому +15

    Já que cadeia não resolve, o certo era não prender o Cunha e colocar ele no curso de capoeira e custura do SENAI.

  • @user-xe1zi2ww9g
    @user-xe1zi2ww9g 5 місяців тому

    Entrevistadora super preparada,a altura do entrevistado.

  • @rafaellcovre
    @rafaellcovre 3 роки тому

    Perfeito em suas colocações, Pierpaolo!

  • @jordafi
    @jordafi 11 років тому +3

    Se são tão poucos que cometem crimes graves como declarou o professor, não sei de onde ele tirou esse percentual, mas se são tão poucos...mais uma razão para reduzir a maioridade penal para essa "minoria" assassina. Eu sou a favor da redução para 14 anos.

  • @cleiltonfiodor324
    @cleiltonfiodor324 2 роки тому

    Simplesmente brilhante.

  • @flaviorinoguimaraes2079
    @flaviorinoguimaraes2079 4 роки тому

    Parabéns ao mestre Pierpaolo Bottini !!!

  • @paulosergiojunior9953
    @paulosergiojunior9953 11 років тому +1

    Isso ninguem comenta e mostra!

  • @franklinsilver416
    @franklinsilver416 3 роки тому +1

    Estamos em 2020, em 2013 quando eu fazia pós, já alertávamos sobre o surgimento do verme do fascismo. O professor o enfrentou frente a frente ainda no seu embrionarismo.

  • @paulinhoarrussul
    @paulinhoarrussul 11 років тому +3

    Excelente, antes mesmo de ver o vídeo eu já imaginava o posicionamento do professor, até por ser um excelente criminalista.
    Ao Jordafi, esse caminho de aplicação do direito penal máximo não resolve e nunca resolveu o problema da violência em lugar nenhum do mundo, entendo que seja mais complicado pensar em cima disso, já que provavelmente vc não é um estudioso do assunto, o caminho não é esse. Infelizmente o descaso mesclado com a falência dos órgaos estatais contribuem pro aumento da violência.

  • @ducassemiro
    @ducassemiro 5 років тому +1

    A JORNALISTA fala mais que o convidado....aff

  • @paulinhoarrussul
    @paulinhoarrussul 11 років тому

    (continuando) o seu argumento é condizente com aqueles que pregam a pena de morte como a solução pro problema da criminalidade, o irônico é que os países que implementam essa prática são os que não conseguem reduzir a violência. O menor que pratica um ato infracional grave, deve sim ser passível de punição, mas em instituições que tragam condições mínimas e adequadas que o possibilite a não voltar a reincidir e infelizmente isso não é o que acontece no Brasil, aliás está muito longe disso.

  • @jordafi
    @jordafi 11 років тому +2

    Se acreditarem que cadeia não resolve, por que, então, discriminar o maior de 18 anos e prendê-lo? Como a cadeia não resolve, vamos soltar todos - menores ou maiores de 18 anos. Chocante, não é? E deixa que a população se vire, como está atualmente com tantos criminosos soltos e onde a impunidade impera.

  • @WineTips
    @WineTips 4 роки тому

    Horrível entrevistadora. Deixa o convidado falar!

  • @jordafi
    @jordafi 11 років тому

    É fácil filosofar quando quem está morrendo na mão de menores de 18 anos são os filhos dos outros. Queria ver esse professor com um filho dele sendo vítima de um menor frio e perverso...ai sim queria ver se continuaria com este "discurso" de "politicamente correto". Se são tão poucos, é só acertar uma das unidades da fundação casa para receber esses 10 % que ele fala que comete crimes graves, prender até os 18 lá e depois presidio comum....

    • @Lucas-bv2vm
      @Lucas-bv2vm 5 років тому +6

      O seu discurso é o típico discurso ignorante, sempre querendo usar apelo emocional " ah, e se fosse o seu filho". Quanto analfabeto político o nosso país tem.