Melhor video de todos que assisti sobre o tema... Destaque para a frase: - As pessoas no baile não estão preocupadas com seu timbre elas estão querendo encher a cara e dancar 😂 (verdade absoluta)
Passei bastante tempo utilizando equipamento digital e tentando traduzir o timbre dos sonhos e tudo o que conseguia era dor de cabeça, nas costas e raiva por timbrar a pedaleira para soar de uma forma e na gig ela simplesmente soava totalmente diferente. Como todo sofrimento tem um fim, conheci o fantástico mundo dos pedais analógicos! E eu nem sabia que eu soava tão bem assim! Obrigado, transistores!
Esse é o melhor canal de setup do UA-cam. Pergunta: Esse canal é também para os infelizes tocadores de 4 cordas e amantes dos graves? Parabéns Silas, sou baixista mais assisto e sou inscrito no canal.
Silas.. toco guitarra na igreja , e depois q descobri seu canal foi um divisor de águas. Vc conhece muito do universo guitarra e com certeza os baixistas tbm podem beber desta fonte . Pois não tocamos por modinha mas sim por amor. Grande abraço meu irmão.
Silas, vc hj é um grande formador de opinião no universo de equipamentos. Se as pessoas assistissem seus vídeos desde a época do Setup on fire não teriam tantas dúvidas quanto ao que lhes possam ser melhor. Hoje posso afirmar que pedais são viciantes, nunca estamos 100% satisfeitos com a quantidade que temos, queremos sempre mais. Muito boa sua opinião, desmistificando esse quesito sempre muito questionado.
Não existe regra. Dave Murray(Iron Maiden) usa uma "Rocktron All Acces" a anos e o timbre do cara é muito foda. Ao mesmo tempo, Angus Young não usa absolutamente nada de pedais e tem um dos timbres mais desejados por guitarristas. Fechando esse raciocínio eu digo que 70% do som que é produzido vem das mãos do músico.
Rocktron acces é apenas um controlador MIDI e não uma pedaleira, não influencia em nada no som. Dave Murray usa marshall JMP-1 e para efeitos usa TC Electronic GForce, usa também um rack dunlop crybaby e um rack feito por Mike Hill com um ts e um univide, esse ele controla lá na frente juno com o acces.
Ciente disso, eu destaquei a Rocktron All Acces' de controle do rack de efeito da TC Electronic. O video é focado em sua maior parte na diferença entre efeitos digitais e analógicos.
Mano...esse teu vídeo me deu a idéia de ligar o preamp no início da cadeia ao invés de ligar mais para o final, e mudou positivamente MUITO o timbre de meus drivers e distortions. Obrigado DEMAIS!
Guitarrista de metal é uma coisa maravilhosa mesmo... Eu uso uma me20 até hoje e nunca precisei de mais de 3 slots... Apesar de as vezes sentir falta de um boost
Que vídeo fantástico Silas ,parabéns irmão ,da pra sentir nitidamente que os pedais vem na cara ,já a pedaleira não se apresenta tão saudável ,saúde linda dos menininhos .
Sensacional! Gosto do canal pela seriedade e excelência do conteúdo musical, mas confesso que sou inscrito em razão da lucidez nas abordagens! A vida não é binária, 0/1, bem/mal, bom/ruim! Então parabenizo o autor por fazer a sua parte no afã de desmistificar esse tipo de pensamento pernicioso! Aplausos!
O tema foi muito bem abordado. Uma coisa que escuto muita gente falando é que o digital soa meio "robótico", meio artificial. Mas também acredito que isto é lenda. Pedaleiras digitais atuais possuem excelente qualidade
Sem dúvida é o cara que mais manja do assunto, além de ser um baita guitarrista o que faz muita diferença em mostrar o som o mais fiel possível. Além disso outro atrativo é a personalidade figuraça do Silas, meio blasé, nem aí para a imagem, meio mal humorado mas ao mesmo tempo hilário. Não perco um vídeo, mesmo que o assunto não seja do meu interesse, o show do apresentador, mesmo que ele não queira heheh, é garantido.
Uso pedais na igreja e gosto muito! Mas já estou a um tempo querendo uma pedaleira por causa da praticidade. As vezes entre um hino e outro não consigo arrumar os efeitos do jeito que eu quero (minha igreja toca hinos muito variados em estilo). Muito legal o programa Silas! Parabéns!
Silas, seu canal é um dos poucos que trazem algum conteúdo realmente relevante do mundo das guitarras, e isso é o que me faz sempre voltar aqui, parabéns. A imagem do início do vídeo tem uma pedaleira "Headrush pedalboard", gostaria de que se fosse possível conseguir alguma aí, aqui é praticamente impossível, você fizesse um review dela. Vi alguns vídeos em inglês e me apaixonei por ela, ela consegue unir o melhor dos dois mundos, analógico e digital. Ficaria imensamente grato, pois não há nada em português sobre ela. Grande abraço, a paz, e que Deus o abençoe imensamente.
Cara, que video bom! Impecável! Abrangeu todas as minúcias desse tema tão complexo e foi no alvo, sem firula, objetiva e didaticamente, e em menos de vinte minutos! Você realmente esgotou o assunto! Mas, se me permite, gostaria de acrescentar algo ao que você (corretamente) chamou de "construção", seja de timbre ou personalidade: tudo isso é sempre resultado de critérios e preferências individuais -- daí a relatividade --, coadunadas a combinações potencialmente infinitas, que vão do plástico da palheta à fonte do amplificador. Não é diferente com a escolha de um vinho, por exemplo. É como comparar uma garrafa de "Domaine de la Romanné-Conti" e apreciar o sabor e o aroma com o gosto incomparável e encantador que pode conseguir ao combinar um "Casillero del Diablo" com uma fatia de queijo "brie". Ou seja, é vertiginosa a miríade de possibilidades de combinações e opções. Só espero que as escolhas e sensações de cada guitarrista guiem-se, doravante, por esses critérios tão bem elucidados por você, e não mais pela ideia de que "bom-é-o-que-custa-caro". Parabéns por mais um vídeo arrebatador! Abração,
Silas, realmente o digital não é ruim. atualmente temos muitas pedaleiras consideradas excepcionais. contudo, a sonoridade que os pedais nos proporcionam é incomparável.
Gosto dos efeitos digitais pela praticidade, ajuda a diminuir o "sapateado" na hora de mudar de efeitos. Sei que hoje temos pedais que fazem isso, e terei um desses quando tiver meu set de pedais. Ótimo vídeo, Silas!!!
Silas muito boa a sacada, diferentes texturas para diferentes objetivos, a opção depende do que o guitarrista espera obter com o equipamento, as desvantagens de um, não apaga o brilho do outro aparelho, e vice versa, tudo depende do que vc espera e quanto dinheiro espera gastar, ou quanto dinheiro vc pode gastar. Parabéns pelo vídeo, e continue com o seu trabalho nos ajuda imensamente. Sucesso !!
Nesse vídeo aprendemos basicamente 5 lições: 1) pedaleira tem um ótimo custoXbenefício. 2) pedaleira NÃO lhe dá a vasta opção de timbres e etc que pedais analógicos dão. por razões óbvias (impossível simular TODOS pedais de dist/overdrive/fuzz/chorus/flanger/delay etc). 3) pedaleira é pra quem procura qualidade (principalmente hoje em dia) e praticidade, e não autenticidade sonora. 4) pedais analógicos tem muitas vantagens (e sai caaaaaaro). 5) pedaleiras tem muitas vantagens. Infelizmente, por mais que isso tudo pareça meio óbvio, infelizmente muitas pessoas AINDA tem essa dúvida. E eu gostaria que 99,9% dos guitarristas (e até baixistas, why not?) assistissem a esse vídeo. :P
suicidechick69 Eu já tenho uma opinião completamente oposta quanto isso. Uma pedaleira te possibilita criar milhares de timbres diferentes. Eu disse milhares. Basta ter paciência e criatividade. Já os pedais, pra você ter o mesmo número de possibilidades, você tera que adquirir centenas de pedais. Quê são caros e quanto mais pedais, mais dificeis de tranportar. Sem falar quê sendo você um guitarrista, durante o show, seu timbre ficará limitado ao set de pedais montados para o mesmo. E tem outra, eu particularmente me canso de artistas que trazem sempre a mesma sonoridade em todos os albuns, durante décadas. Então a identidade musical seria mais interessante para o artista em relação a técnica, não se prendendo à timbre. É como sempre tivessemos ouvindo o mesmo album.
@@andersonantonio em complemento à sua fala: com pedaleira, vc ainda tbm pode ter um vasto número de amplificadores, oq já influenciaria no timbre; já cm setup, vc teria q ser muiiiito rico pr, além de poder comprar pedais caros, ainda ter grana pr vários amplis. Mas eu penso q, ainda q uma pessoa tenha os mesmos equipamentos, ñ tirará o mesmo som, pq essa "identidade", tbm está muito ligada à pegada(pq ali é a hra da verdade) do músico e ao gosto. Mas sinceramente, o público leigo à música, está pouco se importando cm equipamento usado, se são pedais ou pedaleiras, madeira da guitarra, calibre da corda, palheta usada, etc...
cara, são 4 variáveis, gosto pessoal, possibilidades de escolhas, o que se faz realmente necessário a proposta do músico e poder aquisitivo, na real, como vc mesmo citou as pessoas sequer estão interessadas no timbre, porém o instrumentista em questão tem que fazer o que ele quiser aí.
Concordo com tudo Silas. Toco na noite e nunca tenho o privilegio de poder usar um bom amp (muitas vezes nenhum amp). Usei vários modelos de pedaleira e me apaixonei pela Line 6. Hoje uso uma ME-25 da Boss + pedais analógicos, tendo a pedaleiras simplesmente para simular amp e caixa, e efeitos e modulações nos pedais, estou muito contente com o som que consigo tirar.
Parabéns Silas! Sempre ouvimos essas histórias de melhor e pior de digital e analógico. Hoje em dia os simuladores digitais estão ótimos. Você poderia dar dicas, de maneira geral, para timbrar melhor as pedaleiras, como aquela dica que voce sempre fala pra testar desligar o simulador de caixa e mic. Vlw Silas!!!!
Silas, outra "vantagem" da multiefeitos é a facilidade de transporte e ligação... geralmente usam em linha... já os pedais geralmente tem amps de acompanhamento e microfonaçãos e tudo mais... tem caras que tem os dois tipos de equip já pra poder ter essa opção de escolha. ótimo vídeo. parabéns
Silas, queria lhe parabenizar por esclarecer tão bem sobre o assunto! Eu uso pedaleira (HD500) pela versatilidade e por conseguir atender tudo que eu preciso, como sou músico free lancer, tenho que tirar zilhões de timbres diferentes, sendo que se eu usasse pedais, ficaria impossibilitado, ou no mínimo, muito caro!
Cara, promiscuidade sonora foi a melhor do dia... Ainda mais na igreja, chorei de rir... Ótima abordagem Silas, como sempre! Você poderia falar também da junção ou flerte entre análogos e digitais, conexões perigosas ou não... Pedais e pedaleiras: existe conexão? Há compatibilidade? Existem regras? Há promiscuidade sonora nesta elaboração? Veja aqui no canal do Silão... Keep rocking men!
melhor video do yt desmificando esse assunto procurado por qquer guitarrista que se preze. Deixou bem claro que nao existe regra e de quebra comparou os sons com um som meio "NWOBHM" demais silão. * e que meu comentário apareça na segunda \--/
Vale citar como vantagem das pedaleiras digitais que hoje em dia a maioria delas já funcionam como interface de áudio fornecendo uma gravação de qualidade bem honesta! Eu tenho os dois e dependendo da situação uso um ou outro, se eu for tocar em linha uso a pedaleira pela simulação dos amps que ela fornece, porém se eu for tocar em um amp de qualidade eu prefiro os pedais. Ótimo programa, abraço Silas!
Silas, só um cara com sua experiência em equipamentos pra responder, sem ser de forma apaixonada, o quanto o as pedaleiras conseguiram se aproximar da realidade no que diz respeito a simulações de amps e pedais. Diga aí
Obrigado Silas! Para o meu caso conclui que por enquanto é bom mesmo eu continuar usando uma pedaleira, e vendo seus vídeos eu entendi que preciso investir em um amp melhor. Sou principiante na guitarra, não tenho a dita assinatura sonora e toco apenas na igreja. Mais uma vez, muito obrigado por me ajudar!!!
7 років тому
Parabéns por mais um excelente video, Silas. Eu tb tenho duas pedaleiras digitais e uma porrada de pedais analógicos e faço como vc. Dependendo da situaçao eu uso pedaleira, pedais analógicos ou às vezes até ambos. O importante é o q vc disse: Bom senso! pra treinamento eu uso fones de ouvidou numa pedaleira portatil da Nux q tem um som bem modesto mas não acorda a rua inteira! é fundamental ter pedais analógicos se o cara vai usar loop de efeitos, amps valvulados com 2, 3 canais. Mas se o objetivo é acompanhar um artista, ou tocar num evento com muitas bandas em sequência, ter pedaleira facilita um pouco pois vc pode jogar a guitarra direto n entrada do sinal do amp. enfim, a chave é bom senso. Um abraço, Silas. nos vemos na Expomusic 2017!
Ótimo vídeo Silas!! Excelente explicação pra um tema complicado de se abordar de vez em quando... Sou usuário da Boss nos modelos GT3 e GT8 e não tenho problema nenhum em configurar timbres práticos para um som na igreja ou com banda de rock num estúdio...
Ótimo vídeo Silas! Quem nunca discutiu esse assunto?! Eu utilizo a pedaleira da Line6 POD HD 300. Sou muito feliz com ela, nunca me deixou na mão. Como você disse, o chato e ter que ler todo um manual para extrair o máximo dela, mas depois que se pega o jeito de configurá la é um abraço. Na maioria das vezes utilizo ela ligada em linha, simulação full (risos), mas ainda quero ter minha pedaleira com pedais analógicos. Abraço Silas, até o próximo vídeo.
Um lembrete, ou que de repente faltou mencionar é que existe um caminho no meio que tenho visto alguns artistas adotarem que um set hibrido. Usando alguma pedaleira com pedais ao mesmo tempo.
Muito bom, adoro esse assunto! Eu tenho uma ME 25, da qual não pretendo me desfazer porque ela grava muito bem. Entretanto, desde que entrei no universo analógico, há dois anos, meu pedalboard analógico é só o que uso ao vivo.
Parabéns Silas! Sou músico de igreja e o que posso contribuir é que nas duas opções podemos esbarrar no o quesito Amplificador, pois nem sempre ajuda se o Amplificador em questão for de baixa qualidade... Um meio termo muito usado por aqui entre os músicos evangélicos no Rio de Janeiro é ter um Set Up com pedais e pedaleira, usando muitas das vezes apenas as modulações e emulações de Amplificador, deixando os drivers e distorções por conta dos pedais analógicos. No caso do The Edge(U2), ele pode ser considerado um Guitar Tech? Pois o cara tem delays e modulações super bem aproveitados além de uma Identidade sonora bem peculiar, e também sua Assinatura Musical é única eu diria! obrigado e parabéns!
Muito bom o vídeo Silas, como sempre!!! Se vocês prestarem atenção num DVD do Angra aparece no palco Rafael tocando com uma Boss GT-100, mais daí não sei como ele usa, a GT-100 dá até pra controlar rack, tem send return pra usar pedais externos e a porra toda!!! Vlw Silas!!!
No meu pedalboard : Basicamente : Chorus , Reverb , Delay (longo) e Equalizer vem de Pedais . O Resto (delay curto , outras modulações , compressor , pitch shifter e harmonizer e noise suppressor) , de pedaleiras e a Distorção do Amp . Engraçado que nos 90´s as pedaleiras eram SEMPRE mais caras do que os "stomp boxes" , mas a coisa começou a mudar a partir de 2000´s . Quando saiu a Zoom G1 , foi a primeira pedaleira mais barata que Stomp Boxes separados .
Com certeza as pedaleiras evoluíram muito! A maioria das pessoas hoje que metem o pau em pedaleiras é mais por conta de "saberem do passado" (se é que me entende) sem realmente terem experiência. Identidade é importantíssimo para o músico profissional mas não é o caso da maioria dos haters de pedaleira. Show de vídeo!
Como sempre.. adoro seus videos... concordo com tudo... (até que as pessoas não entendem oq falamos kkkk)... MÚSICA NÃO TEM REGRA... Muitas vezes uso só pedal (ou só um pedal)... ou pedaleira. .. ou os dois juntos... ou só o amplificador. . kkkk ... o importante é o resultado! You rock bro!
Muito esclarecedor essa abordagem, Silas como sempre arrebentando !!! Minha experiência com pedaleiras foi muito interessante pois por questão de grana, quando comecei a tocar, comprei uma Zoom 505II usada (muitos dizem ser horrível...) mas era o que tinha para o momento para tocar na igreja... mas pra mim (por mais precária que fosse e longe de ser uma pedaleira como as que vemos hoje) foi importante pois através dela, eu tive acesso aos efeitos, conhecer e buscar informações sobre esses efeitos e além disso ter o desafio de com aquele equipamento limitado, extrair o melhor que eu podia pois era o que eu tinha, os outros tinham pedais e pedaleiras mais ferradas, mas a minha era aquela. Eu precisava de alguns presets com Chorus, Flangers e Delays, Tremôlo e algum Drive e uma Distorção para solos, os Overdrives e Distortions dela eram extremamente precários ... Confesso que sofri muita discriminação, tiração de sarro ...mas me serviu um tempo e eu não estava nem aí. Hoje uso somente pedais por tudo isso que foi falado, personalidade, timbre, a diversão e o prazer de vc comprar um pedal... é isso !! O curso de Set-up com o Silas foi muito incentivador em montar um Set de Pedais e sempre querer mais (inclusive comecei a usar Nu-x por sua causa) É isso aí, o bagulho é louco mesmo... Pedais ou pedaleiras, o importante é você ser feliz tocando e não ligar para o que outros falam menosprezando o que você tenha ...
Excelente vídeo parabéns! Eu sou extremamente contra pedaleiras porque o som da guitarra é um conjunto e que inclui a caixa, pedaleira simplesmente MATA o som da guitarra. O som entra na pedaleira através de um pré amp que em pedaleiras baratas é uma bosta, até mesmo em modelos mais caros como “Boss GT 10” por exemplo e convertido em código binário para ser convertido de novo no final geralmente em 44.100khz e isso impõe um atraso (não está acontecendo em tempo real). Um dos maiores engenheiros do planeta especializado em simulações se não me engano do “amplitube” disse uma vez que a distorção é muito difícil de emular porque é um comportamento inesperado do componente e estamos falando de softwares pesados que precisam de bons computadores em detrimento do processamento desprezível de uma pedaleira. Muitos guitarristas tocam ao vivo com pedaleira porém quando vão gravar fazem com pedais e bons cabeçotes e caixas vou nem falar da galera que é endorser… Eu acho que o guitarrista precisa ter personalidade e pedaleira não oferece isso a menos que você for tocar músicas do “restart”. Kkk
Blz Silas pô mano sou muito seu fã te acompanho toda semana, muito esclarecedor esse vídeo. Eu mesmo uso pedaleiras juntos com pedais meus drives vem diretamente dos meus pedais que estão no meu board mais eu tenho uma pedaleira no board por causa das simulações de amps como toco em banda de baile e em bandas sertanejas muitas das vezes chegamos nas casas e não temos um amp no palco ou quando tem é sempre um amp horrível mais a pedaleira nesse caso salva a pátria com certeza, uso a Line 6 pod HD 500x e realmente a sonoridade desse mundo digital é bem legal porém pra quem já está acostumado a usar drives dos pedais sente essa diferença entre pedais e pedaleiras. Top man sucesso aqui no canal....manda um abraço aí nos próximos vídeos valeu Deus abençoe!
excelente video e resumiu a novela dessa discussão ... esperamos que daqui pra frente as dicussoes sobre o assunto sejam mais maduras e com argumentos melhores!!!
Muito bem Silas, eu tenho a mesma opinião. Meu caso tenho um som, que acho que é meu estilo, com efeitos de saturação, no máximo gosto de um phaser de fx, compressor e um clean boost. Acho que para quem não pode abrir mão individualidade, pois toca de tudo, é muito mais pratico o uso de pedaleira. Parabéns e pelo canal.
Silas me esclareça uma duvida por gentileza, qual benefícios e quais demeritos pedais com Bufer trazem em termos gerais e principAlmente de sonoridade ? e quais benefícios e quais deméritos pedais com True bypass trazem ? parabéns pelo trabalho, por suas músicas e pelo programa você é o cara. Abraço :) Quero conhece-lo um dia :)
Tenho um THR 10X da Yamaha, aquele verdinho, pqp, sonzera da porra, timbres fantásticos, pesadíssimos, digital hein?! Uma das melhores aquisições que já fiz, uso só para estudo e ensaios, minúsculo, leve e bruto!
Opa Silas, vc só esqueceu de mencionar o fato de pedaleira te proporcionar os presets né, ligar/desligar e mudar os settings de vários efeitos de uma vez, controlar canais de amp e outros equipamentos Midi externos, etc (no caso de uma pedaleira top de linha)... coisa que com pedais é quase impossível e rola aquele sapateado e ficar abaixando toda hora pra mudar setting ou ter que ter mais de um pedal igual com setagens diferentes... enfim, pra mim, a melhor vantagem da pedaleira.
Concordo, porém se você optar por um controlador geralmente você não vai conseguir mudar os settings dos pedais e com exceção de alguns poucos pedais que podem ser controlados via Midi (caros e limitados em termos de opções também), você só irá ligar e desligar os efeitos. Pra controle total você teria de ter um rack por exemplo e um controlador Midi mesmo (que também é caro e não tem muitas opções), os controladores comuns ainda não enviam vários PCs ao mesmo tempo. Os pedais que guardam presets estão apenas aparecendo agora e os controladores ainda não entregam o mesmo nível de controle.
Daniel Pegado, não sei se você já usou esses controladores, mas eles são looper, ou seja, só incluem ou retiram um pedal da cadeia, geralmente todos seus pedais estão ligados nos loops e você pode somente ligar e desligar eles, não existe a possibilidade de mudar os ajustes dos pedais entre presets, somente via Midi. Na pedaleira você pode não só ligar e desligar pedais mas mudar os ajustes por preset.
Guilherme Barcellos No caso essa não seria 'também' vantagem nos pedais. Se você precisa usar um controlador à parte ele vai entrar na questão de gasto adicional com acessórios, ao trabalhar com pedais. Na pedaleira sim, o fato de você ter os presets e a possibilidade de armazenamento e acesso virtual à todos ajustes que vc preparou, é uma vantagem. Mas convenhamos, o legal dos pedais é ficar fuçando hehe.
Silas, aproveitando que você citou o John Mayer, é interessante ver que ele esta usando um pedalboard gigantesco na atual turnê dele, porém se você reparar em um dos guitarristas da banda dele, um deles (Isaiah Sharkey) usa apenas uma LINE 6 HELIX + 1 ou 2 pedais analógicos para empurrar algo ou sei lá o que, plugados em amplis PRS. Lembrando também que o próprio John Mayer é um adepto ao KEMPER, quando está fora dos palcos, em turnê, sempre carrega um KEMPER em Onibus de turnê, hotéis e etc. Eu particularmente como não sou profissional, toco mais em casa e eventualmente alguns shows em bares da cidade, sou Adepto aos Digitais, Um Line6 Spider 120w uma FBV shortboard, e um TS9 pra dar aquela esquentada no som, custo beneficio muito bom! Já aprendi muita coisa neste canal, parabéns pelo trabalho, abraço!
Ae Silaaaas ! Vídeo muito esclarecedor mano ! Eu Toco em igreja e comecei usando pedaleira, já tive várias, mas me encontrei mesmo nos pedais. Isso por gosto e tbm por paciencia que eu não tinha pra timbrar pedaleira ! kkkk Tu é o cara mano !
pode usar tudo junto e misturado tb! kkkk pedaleira e pedais, muito comum hj em dia. Já vi uma matéria na qual o guitarrista Nuno tava usando uma pedaleira sem menor problema, o guitarrista da banda de death metal Deicide tb usa. Isso é questão de gosto, praticidade e necessidade. Video bacana, parabéns!
Isso é uma coisa muito pessoal. Os guitarristas de bandas de forró, por exemplo, usam pedaleiras, porque são mais versáteis e atendem melhor ao estilo. Ótimo vídeo!
Boa Noite Silas, no meu caso, eu uso pedais em unidades separadas, pq tenho um controlador Boss, que é midi e gerencia todo o meu set, ligo ele em um sistema de 4 cabos em um mesa boogie rectifier e tudo funciona muito bem. Mas tb tenho uma gt-8 da Boss e às vezes ligo ela em 4 cabos, com um wah e um overdrive antes, e fica muito bom, muito mais prático. Os overdrives, distorções, wah-wah e fuzz de pedaleira, eu não acho legal, mas o resto dos efeitos, são muito bons. Tudo depende da sua guitarra, de qual amp está usando e claro, do bom gosto, do conhecimento técnico e da mão do guitarrista. Nuno Bettencourt usa uma gt-8 espetada no loop de dois amps valvulados. Tem estudar os efeitos que quer usar, seja ele em pedal ou em pedaleira. Abraços Silas, sou seu fã desde os primórdios e confesso que boa parte do meu set eu adquiri por orientação sua, me fez um guitarrista melhor. Manda um abraço pra Maceió!!
Silas, você já fez um Review no Setup on Fire falando do timbre do David Gilmour, podia fazer um do timbre do Slash, indicando alguns pedais? Você é fera de mais! Teus videos prendem o público!
Boa explanação. O assunto é tratado sem preconceitos, apresentado os prós e contras de cada universo. Acredito que o usuário da pedaleira digital possa, sim, criar sua identidade sonora. Isso depende de sua persistência e criatividade para escolher e configurar os recursos de seu processador digital (pedaleira). Talvez um problema seja o de se querer o som do equipamento X da marca Y por status, não por convicção sonora, musical. E sem aprender a regular, sem se debruçar e testar muito, nada de efetivo pode ser alcançado. Claro, a qualidade digital de hoje nos traz muitas possibilidades, mas não esgota, nem substitui o mundo analógico. Porém se apresenta como grande parceria de quem quiser se aventurar por ela. E o mais importante é sempre se obter o som desejado, de preferência, um som genuinamente seu.
No fim do teste rolou um momento Downing/Tipton. Muito top, vc é demais cara. Quanto a comparação que vc fez concordo 100% com tudo o que vc falou, utilizo os dois universos, digital x analógico e essas são mesmo todas as vantagens e desvantagens de cada um. Cada vez mais sucesso pra vc.
Pré amps e pedais de modulação e distorção existem muitos mas acho que o que trás mais diferença no som é o gabinete, auto falante e microfone usado ...
Ótimas comparações, realmente o universo das pedaleiras digitais estão muito ampla. Funciona em diversas ocasiões. Mais para quem quer um som mais particular, vamos cair dentro do universo analógico. Até mesmo fazer uma bela mistura do analógico com o digital. O importante é fazer o próprio som e ser feliz. Ótimo vídeo, continue assim. abraços .
+Silascf você é sensacional!😁 Eu uso pedaleira digital e estou comprando alguns pedais dá Nux pra incrementar meu som e experimentar a vibe dos pedais analógicos na cadeia de sinal da pedaleira. Esclarecedor e desmistificador seu vídeo. Deus te abençoe sempre!
Silas, fiquei refletindo sobre o vídeo e pensei se, no caso de guitarristas que misturam muitos efeitos de uma só vez (ao vivo), não seria mais "indicado" usar uma pedaleira pra poder misturar os efeitos. Uma vez que com pedais precisaria ter toda aquela preocupação de ficar pisando em vários de uma só vez.
Excelente vídeo Silas. Gosto de misturar os 2 mundos, uso pedal de drive e distorção no pré do meu amp e ligo pedaleira digital no send return para usar as modulações. Gosto de efeitos digitais mas sinto que o drive nos pedais dão um aspecto mais orgânico ao som e uma textura que me agrada mais.
Silas, voce tem que legendar esses videos, tenho muitos alunos interessados nos seus videos, moro na Nova Zelandia, falamos Ingles, legenda ae cara, faz esse conteudo acessivel pra todo mundo, esse conteudo eh ouro, obrigado por ter sido meu professor de Set Up, sempre ensino o que vc me ensinou. Do "Gordao", Abraco
Silas, parabéns pelo vídeo. Muito bom o tema é muitas discussões a respeito do eterno analógico vs. digital. Eu já usei pedais, mas no meu caso sou guitarrista e vocalista. Migrei para a pedaleira, a facilidade que você tem em trabalhar nesta situação é enorme. Claro que hoje existem pedais tipo "switch" ou loopers que com pedais você monta seu timbre e pode pre ajustar como uma pedaleira sem precisar ficar sapateando. So pra registrar mesmo. Acho que não tem que ficar discutindo, o que importa é o resultado final. Parabéns novamente e abraços.
Excelente vídeo, Silas. Eu gosto de digitais e analógicos, tanto que no meu setup tenho pedaleira e pedais, principalmente pra ajudar em locais que são pequenos, não possuem ampli, podendo jogar em linha a simulação de amp, mas sem deixar os pedais de lado.
Silas eu optei pelos dois universos, tenho meu pedalboard com meus pedais de boutique e etc, e tenho uma XT live POD, quando preciso facilitar a coisa vou de pedaleira e guita e ponto, quando dá pra abusar, levo os pedais, ampli e várias guitarras !curto os dois mundos
Exelente explicação e acredito que até definitiva! Hoje está muito fácil ter um norte com vídeos via UA-cam como esse do silas! Eu ja tive pelo menos umas 3 pedaleiras em épocas que a coisa era por revista e olha lá, isso não significa que sou velho kkkk, mas é o fato de que no brasil tudo é mais atrasado. Então gastei muita grana com pedais de boutique ou de série, que também tem suas lendas! Boutique vs series. Tem video do silas falando sobre isso também no antigo canal! Pedaleiras são muito boas para você realmente saber o que mais usa como efeito, hoje tenho apensas 6 pedais, 5 efeitos e um compressor, acredito que achei meu som nisso, porque via de regra você acaba ficando refem de efeitos e esquece de tocar, território perigoso! E claro qual sua proposta musical! Com esses meus efeitos ja fui do funk rock ao hip hop, prog e atualmente no fusion!
Silas parabéns pelo trabalho, voltei a tocar há pouco tempo e utilizo pedaleira digital. Concordo com você, no meu caso específico toco em igreja e para mim é bem prático. Recentemente adquiri um Marshall MG 30 CFX e também um simulador de amp Beringher. Está atendendo minhas expectativas. Mais uma vez obrigado por tirar nossas dúvidas do universo da guitarra.
Silas, eu escolhi o modo hibrido...tenho uma Digitech RP20 valvulada (baseada no rack GSP 2101) dos anos 90 com pedais de drive tudo ligado num amp alltube. Escolhi a Digitech antiga pois não tem simulações como as atuais pedaleiras oferecem. Excelente video como sempre.
Muito bem explicado e fácil de entender. Uso pedais pq c/ apenas alguns já tenho o som q qro e com ótima qualidade, já pra eu ter a msm ótima qualidade com digital precisaria gastar muito mais dinheiro. pq digital bom é caro, e eu não preciso de todos efeitos e drives q tem em uma pedaleira. Lembrando q esse é o meu caso.
Pra mim, é exatamente como falou, eu tenho ambos, pedaleira digital e pedais analógicos separados. Quando toco em festas, casamentos, bailes, faço sub em outras bandas geralmente levo a pedaleira, até pra mandar direto na linha, nem levar o amplificador. quando vou fazer o "meu som", tocar com as minhas bandas, levo o amplificador e alguns poucos pedais, incluindo alguns que eu mesmo fiz ou modifiquei.
Concordo com tudo o que falou. Já tive os dois, hoje uso pedaleira por causa da versatilidade. Não tenho $10k pra montar um set a cada estilo que eu precise tocar, então optei por uma pedaleira de boa qualidade que supre minhas necessidades do pop ao metal.
7 років тому
Muito massa silas! Curti muito sua participação dos workshops da EM&T Online!!
Eu comecei com pedaleira e depois fui pros pedais por um simples motivo: não havia aprendizado nenhum em regulagem de efeitos ao baixar patches e instalar na pedaleira. Só consegui aprender a regular efeitos com os pedais. Pra mim, que estou começando, quebrar a cabeça pra regular pedaleira é uma merda, pedais são mais simples de usar, independente do q eu curto tocar.
Excelente, Silas!! Eu uso pedaleira, mas ainda não irei migrar para os pedais pela praticidade! Porém aceito a ideia de originalidade dos pedais. Tudo depende do que vc toca e do seu bolso
Muito bom o video eu sempre fico com meu irmão que é apaixonado por deladeiras e sempre discutimos mas no dia que colocamos a pedaleira dele e meu set de pedais juntos vimos as diferenças e chegamos no mesmo consenso que e questão de gosto de timbre ele não abre mão das pedaleiras e eu não deixo meus pedais .
Esse vídeo é utilidade pública! Obrigatório! Todo guitarrista deveria assistir!
Brunex
Iii brono ae sou do sul tbm tchê tmj sou tteu fã brabo
Verdade.😊
"Por que que eu perco a paciência? Porque as pessoas são burras..."
FERNANDES, Silas. 2020.
Kkkkkkkkk
2017*
Melhor video de todos que assisti sobre o tema... Destaque para a frase: - As pessoas no baile não estão preocupadas com seu timbre elas estão querendo encher a cara e dancar 😂 (verdade absoluta)
Passei bastante tempo utilizando equipamento digital e tentando traduzir o timbre dos sonhos e tudo o que conseguia era dor de cabeça, nas costas e raiva por timbrar a pedaleira para soar de uma forma e na gig ela simplesmente soava totalmente diferente.
Como todo sofrimento tem um fim, conheci o fantástico mundo dos pedais analógicos! E eu nem sabia que eu soava tão bem assim! Obrigado, transistores!
Esse é o melhor canal de setup do UA-cam. Pergunta: Esse canal é também para os infelizes tocadores de 4 cordas e amantes dos graves? Parabéns Silas, sou baixista mais assisto e sou inscrito no canal.
eu tbm acho...show demais!
Silas.. toco guitarra na igreja , e depois q descobri seu canal foi um divisor de águas. Vc conhece muito do universo guitarra e com certeza os baixistas tbm podem beber desta fonte . Pois não tocamos por modinha mas sim por amor. Grande abraço meu irmão.
Show de bola, o problema dos pedais é que o cara não consegue parar de comprar e colecionar, kkkk, viciante!
Silas, vc hj é um grande formador de opinião no universo de equipamentos. Se as pessoas assistissem seus vídeos desde a época do Setup on fire não teriam tantas dúvidas quanto ao que lhes possam ser melhor.
Hoje posso afirmar que pedais são viciantes, nunca estamos 100% satisfeitos com a quantidade que temos, queremos sempre mais.
Muito boa sua opinião, desmistificando esse quesito sempre muito questionado.
Vc falou uma verdade, pedais são viciantes!!!
Sensacional ver os pedais de verdade soando melhor que o kemper hahaha! Som muito mais encorpado e autêntico!
Concordo !!!
Será que se fosse um teste "no escuro" vc iria notar a diferença?
@@UglyMofo13 só pelos harmonicos da pra notar
E como disse o Silas no 6:15 "sempre tem um arrombado'' hahahahaha
Não existe regra. Dave Murray(Iron Maiden) usa uma "Rocktron All Acces" a anos e o timbre do cara é muito foda. Ao mesmo tempo, Angus Young não usa absolutamente nada de pedais e tem um dos timbres mais desejados por guitarristas. Fechando esse raciocínio eu digo que 70% do som que é produzido vem das mãos do músico.
Rocktron acces é apenas um controlador MIDI e não uma pedaleira, não influencia em nada no som.
Dave Murray usa marshall JMP-1 e para efeitos usa TC Electronic GForce, usa também um rack dunlop crybaby e um rack feito por Mike Hill com um ts e um univide, esse ele controla lá na frente juno com o acces.
Ciente disso, eu destaquei a Rocktron All Acces' de controle do rack de efeito da TC Electronic. O video é focado em sua maior parte na diferença entre efeitos digitais e analógicos.
Das maos e do gosto. som é uma caracterista muito pessoal.(intima)
angus usa uma especie de torre como boost na frente do amp, silas ja falou disso
Cara, assiste ao rig rundown dele, realmente não usa nenhum pedal, mas usa mais de 10 cabeçotes
watch?v=j5C7GKGxICg
Mano...esse teu vídeo me deu a idéia de ligar o preamp no início da cadeia ao invés de ligar mais para o final, e mudou positivamente MUITO o timbre de meus drivers e distortions. Obrigado DEMAIS!
Achei que seria só mais uma comparação chata de pedaleira e pedal. Mas, mais uma vez, vc abordou um tema batido com autenticidade. Muito legal
Guitarrista de metal é uma coisa maravilhosa mesmo... Eu uso uma me20 até hoje e nunca precisei de mais de 3 slots... Apesar de as vezes sentir falta de um boost
Que vídeo fantástico Silas ,parabéns irmão ,da pra sentir nitidamente que os pedais vem na cara ,já a pedaleira não se apresenta tão saudável ,saúde linda dos menininhos .
Silas, sempre sábio, engraçado, explica com clareza e sem ficar chato
Sensacional!
Gosto do canal pela seriedade e excelência do conteúdo musical, mas confesso que sou inscrito em razão da lucidez nas abordagens! A vida não é binária, 0/1, bem/mal, bom/ruim! Então parabenizo o autor por fazer a sua parte no afã de desmistificar esse tipo de pensamento pernicioso! Aplausos!
O tema foi muito bem abordado. Uma coisa que escuto muita gente falando é que o digital soa meio "robótico", meio artificial. Mas também acredito que isto é lenda. Pedaleiras digitais atuais possuem excelente qualidade
Sem dúvida é o cara que mais manja do assunto, além de ser um baita guitarrista o que faz muita diferença em mostrar o som o mais fiel possível. Além disso outro atrativo é a personalidade figuraça do Silas, meio blasé, nem aí para a imagem, meio mal humorado mas ao mesmo tempo hilário. Não perco um vídeo, mesmo que o assunto não seja do meu interesse, o show do apresentador, mesmo que ele não queira heheh, é garantido.
Uso pedais na igreja e gosto muito! Mas já estou a um tempo querendo uma pedaleira por causa da praticidade. As vezes entre um hino e outro não consigo arrumar os efeitos do jeito que eu quero (minha igreja toca hinos muito variados em estilo). Muito legal o programa Silas! Parabéns!
Silas, seu canal é um dos poucos que trazem algum conteúdo realmente relevante do mundo das guitarras, e isso é o que me faz sempre voltar aqui, parabéns. A imagem do início do vídeo tem uma pedaleira "Headrush pedalboard", gostaria de que se fosse possível conseguir alguma aí, aqui é praticamente impossível, você fizesse um review dela. Vi alguns vídeos em inglês e me apaixonei por ela, ela consegue unir o melhor dos dois mundos, analógico e digital. Ficaria imensamente grato, pois não há nada em português sobre ela. Grande abraço, a paz, e que Deus o abençoe imensamente.
Cara, que video bom! Impecável! Abrangeu todas as minúcias desse tema tão complexo e foi no alvo, sem firula, objetiva e didaticamente, e em menos de vinte minutos! Você realmente esgotou o assunto! Mas, se me permite, gostaria de acrescentar algo ao que você (corretamente) chamou de "construção", seja de timbre ou personalidade: tudo isso é sempre resultado de critérios e preferências individuais -- daí a relatividade --, coadunadas a combinações potencialmente infinitas, que vão do plástico da palheta à fonte do amplificador. Não é diferente com a escolha de um vinho, por exemplo. É como comparar uma garrafa de "Domaine de la Romanné-Conti" e apreciar o sabor e o aroma com o gosto incomparável e encantador que pode conseguir ao combinar um "Casillero del Diablo" com uma fatia de queijo "brie". Ou seja, é vertiginosa a miríade de possibilidades de combinações e opções. Só espero que as escolhas e sensações de cada guitarrista guiem-se, doravante, por esses critérios tão bem elucidados por você, e não mais pela ideia de que "bom-é-o-que-custa-caro". Parabéns por mais um vídeo arrebatador! Abração,
Silas, realmente o digital não é ruim. atualmente temos muitas pedaleiras consideradas excepcionais. contudo, a sonoridade que os pedais nos proporcionam é incomparável.
Gosto dos efeitos digitais pela praticidade, ajuda a diminuir o "sapateado" na hora de mudar de efeitos. Sei que hoje temos pedais que fazem isso, e terei um desses quando tiver meu set de pedais. Ótimo vídeo, Silas!!!
Silas muito boa a sacada, diferentes texturas para diferentes objetivos, a opção depende do que o guitarrista espera obter com o equipamento, as desvantagens de um, não apaga o brilho do outro aparelho, e vice versa, tudo depende do que vc espera e quanto dinheiro espera gastar, ou quanto dinheiro vc pode gastar. Parabéns pelo vídeo, e continue com o seu trabalho nos ajuda imensamente. Sucesso !!
Nesse vídeo aprendemos basicamente 5 lições:
1) pedaleira tem um ótimo custoXbenefício.
2) pedaleira NÃO lhe dá a vasta opção de timbres e etc que pedais analógicos dão. por razões óbvias (impossível simular TODOS pedais de dist/overdrive/fuzz/chorus/flanger/delay etc).
3) pedaleira é pra quem procura qualidade (principalmente hoje em dia) e praticidade, e não autenticidade sonora.
4) pedais analógicos tem muitas vantagens (e sai caaaaaaro).
5) pedaleiras tem muitas vantagens.
Infelizmente, por mais que isso tudo pareça meio óbvio, infelizmente muitas pessoas AINDA tem essa dúvida. E eu gostaria que 99,9% dos guitarristas (e até baixistas, why not?) assistissem a esse vídeo. :P
o duro é q é mais gosto de cada um sabe
suicidechick69 Eu já tenho uma opinião completamente oposta quanto isso. Uma pedaleira te possibilita criar milhares de timbres diferentes. Eu disse milhares. Basta ter paciência e criatividade. Já os pedais, pra você ter o mesmo número de possibilidades, você tera que adquirir centenas de pedais. Quê são caros e quanto mais pedais, mais dificeis de tranportar. Sem falar quê sendo você um guitarrista, durante o show, seu timbre ficará limitado ao set de pedais montados para o mesmo. E tem outra, eu particularmente me canso de artistas que trazem sempre a mesma sonoridade em todos os albuns, durante décadas. Então a identidade musical seria mais interessante para o artista em relação a técnica, não se prendendo à timbre. É como sempre tivessemos ouvindo o mesmo album.
@@andersonantonio em complemento à sua fala: com pedaleira, vc ainda tbm pode ter um vasto número de amplificadores, oq já influenciaria no timbre; já cm setup, vc teria q ser muiiiito rico pr, além de poder comprar pedais caros, ainda ter grana pr vários amplis. Mas eu penso q, ainda q uma pessoa tenha os mesmos equipamentos, ñ tirará o mesmo som, pq essa "identidade", tbm está muito ligada à pegada(pq ali é a hra da verdade) do músico e ao gosto. Mas sinceramente, o público leigo à música, está pouco se importando cm equipamento usado, se são pedais ou pedaleiras, madeira da guitarra, calibre da corda, palheta usada, etc...
cara, são 4 variáveis, gosto pessoal, possibilidades de escolhas, o que se faz realmente necessário a proposta do músico e poder aquisitivo, na real, como vc mesmo citou as pessoas sequer estão interessadas no timbre, porém o instrumentista em questão tem que fazer o que ele quiser aí.
Concordo com tudo Silas. Toco na noite e nunca tenho o privilegio de poder usar um bom amp (muitas vezes nenhum amp). Usei vários modelos de pedaleira e me apaixonei pela Line 6. Hoje uso uma ME-25 da Boss + pedais analógicos, tendo a pedaleiras simplesmente para simular amp e caixa, e efeitos e modulações nos pedais, estou muito contente com o som que consigo tirar.
Parabéns Silas! Sempre ouvimos essas histórias de melhor e pior de digital e analógico. Hoje em dia os simuladores digitais estão ótimos.
Você poderia dar dicas, de maneira geral, para timbrar melhor as pedaleiras, como aquela dica que voce sempre fala pra testar desligar o simulador de caixa e mic.
Vlw Silas!!!!
Silas, outra "vantagem" da multiefeitos é a facilidade de transporte e ligação... geralmente usam em linha... já os pedais geralmente tem amps de acompanhamento e microfonaçãos e tudo mais... tem caras que tem os dois tipos de equip já pra poder ter essa opção de escolha. ótimo vídeo. parabéns
Silas, queria lhe parabenizar por esclarecer tão bem sobre o assunto!
Eu uso pedaleira (HD500) pela versatilidade e por conseguir atender tudo que eu preciso, como sou músico free lancer, tenho que tirar zilhões de timbres diferentes, sendo que se eu usasse pedais, ficaria impossibilitado, ou no mínimo, muito caro!
Cara, promiscuidade sonora foi a melhor do dia... Ainda mais na igreja, chorei de rir...
Ótima abordagem Silas, como sempre! Você poderia falar também da junção ou flerte entre análogos e digitais, conexões perigosas ou não... Pedais e pedaleiras: existe conexão? Há compatibilidade? Existem regras? Há promiscuidade sonora nesta elaboração? Veja aqui no canal do Silão... Keep rocking men!
melhor video do yt desmificando esse assunto procurado por qquer guitarrista que se preze.
Deixou bem claro que nao existe regra e de quebra comparou os sons com um som meio "NWOBHM" demais silão.
* e que meu comentário apareça na segunda \--/
Vale citar como vantagem das pedaleiras digitais que hoje em dia a maioria delas já funcionam como interface de áudio fornecendo uma gravação de qualidade bem honesta! Eu tenho os dois e dependendo da situação uso um ou outro, se eu for tocar em linha uso a pedaleira pela simulação dos amps que ela fornece, porém se eu for tocar em um amp de qualidade eu prefiro os pedais. Ótimo programa, abraço Silas!
Vídeo "definitivo" sobre esse tema... Não entendo os que deram deslike... Show Silas!
Silas, só um cara com sua experiência em equipamentos pra responder, sem ser de forma apaixonada, o quanto o as pedaleiras conseguiram se aproximar da realidade no que diz respeito a simulações de amps e pedais. Diga aí
Obrigado Silas! Para o meu caso conclui que por enquanto é bom mesmo eu continuar usando uma pedaleira, e vendo seus vídeos eu entendi que preciso investir em um amp melhor. Sou principiante na guitarra, não tenho a dita assinatura sonora e toco apenas na igreja. Mais uma vez, muito obrigado por me ajudar!!!
Parabéns por mais um excelente video, Silas. Eu tb tenho duas pedaleiras digitais e uma porrada de pedais analógicos e faço como vc. Dependendo da situaçao eu uso pedaleira, pedais analógicos ou às vezes até ambos. O importante é o q vc disse: Bom senso! pra treinamento eu uso fones de ouvidou numa pedaleira portatil da Nux q tem um som bem modesto mas não acorda a rua inteira! é fundamental ter pedais analógicos se o cara vai usar loop de efeitos, amps valvulados com 2, 3 canais. Mas se o objetivo é acompanhar um artista, ou tocar num evento com muitas bandas em sequência, ter pedaleira facilita um pouco pois vc pode jogar a guitarra direto n entrada do sinal do amp. enfim, a chave é bom senso. Um abraço, Silas. nos vemos na Expomusic 2017!
Ótimo vídeo Silas!! Excelente explicação pra um tema complicado de se abordar de vez em quando...
Sou usuário da Boss nos modelos GT3 e GT8 e não tenho problema nenhum em configurar timbres práticos para um som na igreja ou com banda de rock num estúdio...
YEAARGH MAN
seu canal é FODA ABRAÇO!
Ótimo vídeo Silas! Quem nunca discutiu esse assunto?! Eu utilizo a pedaleira da Line6 POD HD 300. Sou muito feliz com ela, nunca me deixou na mão. Como você disse, o chato e ter que ler todo um manual para extrair o máximo dela, mas depois que se pega o jeito de configurá la é um abraço. Na maioria das vezes utilizo ela ligada em linha, simulação full (risos), mas ainda quero ter minha pedaleira com pedais analógicos.
Abraço Silas, até o próximo vídeo.
Um lembrete, ou que de repente faltou mencionar é que existe um caminho no meio que tenho visto alguns artistas adotarem que um set hibrido. Usando alguma pedaleira com pedais ao mesmo tempo.
Muito bom, adoro esse assunto! Eu tenho uma ME 25, da qual não pretendo me desfazer porque ela grava muito bem. Entretanto, desde que entrei no universo analógico, há dois anos, meu pedalboard analógico é só o que uso ao vivo.
Melhor video de todos. Sou usuario de pedaleira digital e realmente ela supre bem tudo o q eu curto ou preciso tocar. Bom pra caralho.
Uma regra básica que ninguém pratica no Brasil: ler o manual.
Comprou pedaleira, LEIA o maldito manual.
Marcio Baron. Vc disse tudo
Não só ler o manual da pedaleira , mas o dos pedais também, que tiverem manual.
Li o manual antes, não quero mais pedaleira digital
Eu só mexo na minha com o manual em mãos, pois sou terrível pra decorar essas coisas. rs
E quando vem sem o manual? HEUEUEU
Parabéns Silas! Sou músico de igreja e o que posso contribuir é que nas duas opções podemos esbarrar no o quesito Amplificador, pois nem sempre ajuda se o Amplificador em questão for de baixa qualidade... Um meio termo muito usado por aqui entre os músicos evangélicos no Rio de Janeiro é ter um Set Up com pedais e pedaleira, usando muitas das vezes apenas as modulações e emulações de Amplificador, deixando os drivers e distorções por conta dos pedais analógicos. No caso do The Edge(U2), ele pode ser considerado um Guitar Tech? Pois o cara tem delays e modulações super bem aproveitados além de uma Identidade sonora bem peculiar, e também sua Assinatura Musical é única eu diria! obrigado e parabéns!
Esse é o canal que mais me ajuda no youtube. Desde review de pedais até opiniao sobre esse tipo de tópico. Excelentes palavras 11:23 kkkk.
Vlw Silas!
Muito bom o vídeo Silas, como sempre!!! Se vocês prestarem atenção num DVD do Angra aparece no palco Rafael tocando com uma Boss GT-100, mais daí não sei como ele usa, a GT-100 dá até pra controlar rack, tem send return pra usar pedais externos e a porra toda!!! Vlw Silas!!!
No meu pedalboard : Basicamente : Chorus , Reverb , Delay (longo) e Equalizer vem de Pedais . O Resto (delay curto , outras modulações , compressor , pitch shifter e harmonizer e noise suppressor) , de pedaleiras e a Distorção do Amp . Engraçado que nos 90´s as pedaleiras eram SEMPRE mais caras do que os "stomp boxes" , mas a coisa começou a mudar a partir de 2000´s . Quando saiu a Zoom G1 , foi a primeira pedaleira mais barata que Stomp Boxes separados .
Com certeza as pedaleiras evoluíram muito! A maioria das pessoas hoje que metem o pau em pedaleiras é mais por conta de "saberem do passado" (se é que me entende) sem realmente terem experiência. Identidade é importantíssimo para o músico profissional mas não é o caso da maioria dos haters de pedaleira. Show de vídeo!
Como sempre.. adoro seus videos... concordo com tudo... (até que as pessoas não entendem oq falamos kkkk)... MÚSICA NÃO TEM REGRA... Muitas vezes uso só pedal (ou só um pedal)... ou pedaleira. .. ou os dois juntos... ou só o amplificador. . kkkk ... o importante é o resultado!
You rock bro!
Silas podia dar um up neste video... hj com IR a coisa ficou mais equilibrada ainda em qualidade de som
Melhor comparativo que vi sobre esse assunto no mundo das Guitarra.
Muito esclarecedor essa abordagem, Silas como sempre arrebentando !!! Minha experiência com pedaleiras foi muito interessante pois por questão de grana, quando comecei a tocar, comprei uma Zoom 505II usada (muitos dizem ser horrível...) mas era o que tinha para o momento para tocar na igreja... mas pra mim (por mais precária que fosse e longe de ser uma pedaleira como as que vemos hoje) foi importante pois através dela, eu tive acesso aos efeitos, conhecer e buscar informações sobre esses efeitos e além disso ter o desafio de com aquele equipamento limitado, extrair o melhor que eu podia pois era o que eu tinha, os outros tinham pedais e pedaleiras mais ferradas, mas a minha era aquela. Eu precisava de alguns presets com Chorus, Flangers e Delays, Tremôlo e algum Drive e uma Distorção para solos, os Overdrives e Distortions dela eram extremamente precários ... Confesso que sofri muita discriminação, tiração de sarro ...mas me serviu um tempo e eu não estava nem aí. Hoje uso somente pedais por tudo isso que foi falado, personalidade, timbre, a diversão e o prazer de vc comprar um pedal... é isso !! O curso de Set-up com o Silas foi muito incentivador em montar um Set de Pedais e sempre querer mais (inclusive comecei a usar Nu-x por sua causa) É isso aí, o bagulho é louco mesmo... Pedais ou pedaleiras, o importante é você ser feliz tocando e não ligar para o que outros falam menosprezando o que você tenha ...
Um dos melhores vídeos didáticos que eu já vi no UA-cam.
Deu uma Aula!!!!!!!!!!!
Excelente vídeo parabéns!
Eu sou extremamente contra pedaleiras porque o som da guitarra é um conjunto e que inclui a caixa, pedaleira simplesmente MATA o som da guitarra. O som entra na pedaleira através de um pré amp que em pedaleiras baratas é uma bosta, até mesmo em modelos mais caros como “Boss GT 10” por exemplo e convertido em código binário para ser convertido de novo no final geralmente em 44.100khz e isso impõe um atraso (não está acontecendo em tempo real). Um dos maiores engenheiros do planeta especializado em simulações se não me engano do “amplitube” disse uma vez que a distorção é muito difícil de emular porque é um comportamento inesperado do componente e estamos falando de softwares pesados que precisam de bons computadores em detrimento do processamento desprezível de uma pedaleira. Muitos guitarristas tocam ao vivo com pedaleira porém quando vão gravar fazem com pedais e bons cabeçotes e caixas vou nem falar da galera que é endorser… Eu acho que o guitarrista precisa ter personalidade e pedaleira não oferece isso a menos que você for tocar músicas do “restart”. Kkk
Silas realmente há uma diferença notável, não que uma opcao seja melhor que a outra vai do gosto de cada .Aquele abraço
Blz Silas pô mano sou muito seu fã te acompanho toda semana, muito esclarecedor esse vídeo. Eu mesmo uso pedaleiras juntos com pedais meus drives vem diretamente dos meus pedais que estão no meu board mais eu tenho uma pedaleira no board por causa das simulações de amps como toco em banda de baile e em bandas sertanejas muitas das vezes chegamos nas casas e não temos um amp no palco ou quando tem é sempre um amp horrível mais a pedaleira nesse caso salva a pátria com certeza, uso a Line 6 pod HD 500x e realmente a sonoridade desse mundo digital é bem legal porém pra quem já está acostumado a usar drives dos pedais sente essa diferença entre pedais e pedaleiras.
Top man sucesso aqui no canal....manda um abraço aí nos próximos vídeos valeu Deus abençoe!
Uma verdadeira aula para nós pobres mortais! Parabéns Silas! Forte abraço. Fortaleza - Ce acompanhando semanalmente seu canal. Tamo junto
Silas faz um vídeo falando da sua carreira ,da sua trajetória ! Abraço
Silas nunca deixe suas rimas kk, Parabéns, vc e uma referência pra mim !
excelente video e resumiu a novela dessa discussão ... esperamos que daqui pra frente as dicussoes sobre o assunto sejam mais maduras e com argumentos melhores!!!
Muito bem Silas, eu tenho a mesma opinião. Meu caso tenho um som, que acho que é meu estilo, com efeitos de saturação, no máximo gosto de um phaser de fx, compressor e um clean boost. Acho que para quem não pode abrir mão individualidade, pois toca de tudo, é muito mais pratico o uso de pedaleira. Parabéns e pelo canal.
Silas me esclareça uma duvida por gentileza, qual benefícios e quais demeritos pedais com Bufer trazem em termos gerais e principAlmente de sonoridade ? e quais benefícios e quais deméritos pedais com True bypass trazem ?
parabéns pelo trabalho, por suas músicas e pelo programa você é o cara. Abraço :)
Quero conhece-lo um dia :)
Tenho um THR 10X da Yamaha, aquele verdinho, pqp, sonzera da porra, timbres fantásticos, pesadíssimos, digital hein?! Uma das melhores aquisições que já fiz, uso só para estudo e ensaios, minúsculo, leve e bruto!
Bela aula ,top top, sempre usei pedais analógico ,agora começando universo de pedaleiras ..
Opa Silas, vc só esqueceu de mencionar o fato de pedaleira te proporcionar os presets né, ligar/desligar e mudar os settings de vários efeitos de uma vez, controlar canais de amp e outros equipamentos Midi externos, etc (no caso de uma pedaleira top de linha)... coisa que com pedais é quase impossível e rola aquele sapateado e ficar abaixando toda hora pra mudar setting ou ter que ter mais de um pedal igual com setagens diferentes... enfim, pra mim, a melhor vantagem da pedaleira.
o Rafa mas vc tem um pedal que faz isso tipo um midi vc pluga todos os pedais neles e monta os presets!
então vc tbm tem essa vantagem nos pedais.
Concordo, porém se você optar por um controlador geralmente você não vai conseguir mudar os settings dos pedais e com exceção de alguns poucos pedais que podem ser controlados via Midi (caros e limitados em termos de opções também), você só irá ligar e desligar os efeitos. Pra controle total você teria de ter um rack por exemplo e um controlador Midi mesmo (que também é caro e não tem muitas opções), os controladores comuns ainda não enviam vários PCs ao mesmo tempo. Os pedais que guardam presets estão apenas aparecendo agora e os controladores ainda não entregam o mesmo nível de controle.
Rafa More tem o Pedrone Yeti e o Pentaswitch que controlam qualquer pedal, não precisa ser Midi
Daniel Pegado, não sei se você já usou esses controladores, mas eles são looper, ou seja, só incluem ou retiram um pedal da cadeia, geralmente todos seus pedais estão ligados nos loops e você pode somente ligar e desligar eles, não existe a possibilidade de mudar os ajustes dos pedais entre presets, somente via Midi. Na pedaleira você pode não só ligar e desligar pedais mas mudar os ajustes por preset.
Guilherme Barcellos No caso essa não seria 'também' vantagem nos pedais. Se você precisa usar um controlador à parte ele vai entrar na questão de gasto adicional com acessórios, ao trabalhar com pedais. Na pedaleira sim, o fato de você ter os presets e a possibilidade de armazenamento e acesso virtual à todos ajustes que vc preparou, é uma vantagem. Mas convenhamos, o legal dos pedais é ficar fuçando hehe.
Um dos videos mais lúcidos que já vi no YT.
Conteúdo altamente relevante.
Parabéns Silas!
E mais uma coisa! Ainda estou esperando pelo vídeo da diferença entre loop paralelo e em série, Silas!
Silas, aproveitando que você citou o John Mayer, é interessante ver que ele esta usando um pedalboard gigantesco na atual turnê dele, porém se você reparar em um dos guitarristas da banda dele, um deles (Isaiah Sharkey) usa apenas uma LINE 6 HELIX + 1 ou 2 pedais analógicos para empurrar algo ou sei lá o que, plugados em amplis PRS. Lembrando também que o próprio John Mayer é um adepto ao KEMPER, quando está fora dos palcos, em turnê, sempre carrega um KEMPER em Onibus de turnê, hotéis e etc. Eu particularmente como não sou profissional, toco mais em casa e eventualmente alguns shows em bares da cidade, sou Adepto aos Digitais, Um Line6 Spider 120w uma FBV shortboard, e um TS9 pra dar aquela esquentada no som, custo beneficio muito bom! Já aprendi muita coisa neste canal, parabéns pelo trabalho, abraço!
Ae Silaaaas !
Vídeo muito esclarecedor mano ! Eu Toco em igreja e comecei usando pedaleira, já tive várias, mas me encontrei mesmo nos pedais. Isso por gosto e tbm por paciencia que eu não tinha pra timbrar pedaleira ! kkkk
Tu é o cara mano !
pode usar tudo junto e misturado tb! kkkk pedaleira e pedais, muito comum hj em dia. Já vi uma matéria na qual o guitarrista Nuno tava usando uma pedaleira sem menor problema, o guitarrista da banda de death metal Deicide tb usa. Isso é questão de gosto, praticidade e necessidade. Video bacana, parabéns!
Isso é uma coisa muito pessoal. Os guitarristas de bandas de forró, por exemplo, usam pedaleiras, porque são mais versáteis e atendem melhor ao estilo. Ótimo vídeo!
Boa Noite Silas, no meu caso, eu uso pedais em unidades separadas, pq tenho um controlador Boss, que é midi e gerencia todo o meu set, ligo ele em um sistema de 4 cabos em um mesa boogie rectifier e tudo funciona muito bem. Mas tb tenho uma gt-8 da Boss e às vezes ligo ela em 4 cabos, com um wah e um overdrive antes, e fica muito bom, muito mais prático. Os overdrives, distorções, wah-wah e fuzz de pedaleira, eu não acho legal, mas o resto dos efeitos, são muito bons. Tudo depende da sua guitarra, de qual amp está usando e claro, do bom gosto, do conhecimento técnico e da mão do guitarrista. Nuno Bettencourt usa uma gt-8 espetada no loop de dois amps valvulados. Tem estudar os efeitos que quer usar, seja ele em pedal ou em pedaleira. Abraços Silas, sou seu fã desde os primórdios e confesso que boa parte do meu set eu adquiri por orientação sua, me fez um guitarrista melhor. Manda um abraço pra Maceió!!
Silas, você já fez um Review no Setup on Fire falando do timbre do David Gilmour, podia fazer um do timbre do Slash, indicando alguns pedais? Você é fera de mais! Teus videos prendem o público!
Melhor canal sobre guitarra e equipamentos...
Vc por aqui mestre ?
silas você podia falar sobre a importância da boa manutenção da sua guitarra e as funções do luthier ...
Boa explanação. O assunto é tratado sem preconceitos, apresentado os prós e contras de cada universo.
Acredito que o usuário da pedaleira digital possa, sim, criar sua identidade sonora. Isso depende de sua persistência e criatividade para escolher e configurar os recursos de seu processador digital (pedaleira). Talvez um problema seja o de se querer o som do equipamento X da marca Y por status, não por convicção sonora, musical. E sem aprender a regular, sem se debruçar e testar muito, nada de efetivo pode ser alcançado. Claro, a qualidade digital de hoje nos traz muitas possibilidades, mas não esgota, nem substitui o mundo analógico. Porém se apresenta como grande parceria de quem quiser se aventurar por ela. E o mais importante é sempre se obter o som desejado, de preferência, um som genuinamente seu.
No fim do teste rolou um momento Downing/Tipton. Muito top, vc é demais cara. Quanto a comparação que vc fez concordo 100% com tudo o que vc falou, utilizo os dois universos, digital x analógico e essas são mesmo todas as vantagens e desvantagens de cada um. Cada vez mais sucesso pra vc.
Pré amps e pedais de modulação e distorção existem muitos mas acho que o que trás mais diferença no som é o gabinete, auto falante e microfone usado ...
Ótimas comparações, realmente o universo das pedaleiras digitais estão muito ampla. Funciona em diversas ocasiões.
Mais para quem quer um som mais particular, vamos cair dentro do universo analógico.
Até mesmo fazer uma bela mistura do analógico com o digital.
O importante é fazer o próprio som e ser feliz.
Ótimo vídeo, continue assim. abraços .
+Silascf você é sensacional!😁 Eu uso pedaleira digital e estou comprando alguns pedais dá Nux pra incrementar meu som e experimentar a vibe dos pedais analógicos na cadeia de sinal da pedaleira. Esclarecedor e desmistificador seu vídeo. Deus te abençoe sempre!
Silas, fiquei refletindo sobre o vídeo e pensei se, no caso de guitarristas que misturam muitos efeitos de uma só vez (ao vivo), não seria mais "indicado" usar uma pedaleira pra poder misturar os efeitos. Uma vez que com pedais precisaria ter toda aquela preocupação de ficar pisando em vários de uma só vez.
Tadeu são 2 sou baixista e fã desse canal assisto tudo.
Excelente vídeo Silas.
Gosto de misturar os 2 mundos, uso pedal de drive e distorção no pré do meu amp e ligo pedaleira digital no send return para usar as modulações.
Gosto de efeitos digitais mas sinto que o drive nos pedais dão um aspecto mais orgânico ao som e uma textura que me agrada mais.
Silas, voce tem que legendar esses videos, tenho muitos alunos interessados nos seus videos, moro na Nova Zelandia, falamos Ingles, legenda ae cara, faz esse conteudo acessivel pra todo mundo, esse conteudo eh ouro, obrigado por ter sido meu professor de Set Up, sempre ensino o que vc me ensinou.
Do "Gordao", Abraco
Silas, parabéns pelo vídeo. Muito bom o tema é muitas discussões a respeito do eterno analógico vs. digital. Eu já usei pedais, mas no meu caso sou guitarrista e vocalista. Migrei para a pedaleira, a facilidade que você tem em trabalhar nesta situação é enorme. Claro que hoje existem pedais tipo "switch" ou loopers que com pedais você monta seu timbre e pode pre ajustar como uma pedaleira sem precisar ficar sapateando. So pra registrar mesmo. Acho que não tem que ficar discutindo, o que importa é o resultado final. Parabéns novamente e abraços.
Excelente vídeo, Silas. Eu gosto de digitais e analógicos, tanto que no meu setup tenho pedaleira e pedais, principalmente pra ajudar em locais que são pequenos, não possuem ampli, podendo jogar em linha a simulação de amp, mas sem deixar os pedais de lado.
Silas eu optei pelos dois universos, tenho meu pedalboard com meus pedais de boutique e etc, e tenho uma XT live POD, quando preciso facilitar a coisa vou de pedaleira e guita e ponto, quando dá pra abusar, levo os pedais, ampli e várias guitarras !curto os dois mundos
Exelente explicação e acredito que até definitiva! Hoje está muito fácil ter um norte com vídeos via UA-cam como esse do silas! Eu ja tive pelo menos umas 3 pedaleiras em épocas que a coisa era por revista e olha lá, isso não significa que sou velho kkkk, mas é o fato de que no brasil tudo é mais atrasado. Então gastei muita grana com pedais de boutique ou de série, que também tem suas lendas! Boutique vs series. Tem video do silas falando sobre isso também no antigo canal!
Pedaleiras são muito boas para você realmente saber o que mais usa como efeito, hoje tenho apensas 6 pedais, 5 efeitos e um compressor, acredito que achei meu som nisso, porque via de regra você acaba ficando refem de efeitos e esquece de tocar, território perigoso! E claro qual sua proposta musical! Com esses meus efeitos ja fui do funk rock ao hip hop, prog e atualmente no fusion!
parabens silas, SHOW, uso pedais e pedaleira, não existe melhor , nem pior, sabendo timbrar tudo fica top, segundo a situação de cada um. VLW.
Silas parabéns pelo trabalho, voltei a tocar há pouco tempo e utilizo pedaleira digital. Concordo com você, no meu caso específico toco em igreja e para mim é bem prático. Recentemente adquiri um Marshall MG 30 CFX e também um simulador de amp Beringher. Está atendendo minhas expectativas. Mais uma vez obrigado por tirar nossas dúvidas do universo da guitarra.
Seria bom um vídeo desse comparando os pedais x pedaleiras e placas de som (interface)
Silas, eu escolhi o modo hibrido...tenho uma Digitech RP20 valvulada (baseada no rack GSP 2101) dos anos 90 com pedais de drive tudo ligado num amp alltube. Escolhi a Digitech antiga pois não tem simulações como as atuais pedaleiras oferecem. Excelente video como sempre.
Muito bem explicado e fácil de entender. Uso pedais pq c/ apenas alguns já tenho o som q qro e com ótima qualidade, já pra eu ter a msm ótima qualidade com digital precisaria gastar muito mais dinheiro. pq digital bom é caro, e eu não preciso de todos efeitos e drives q tem em uma pedaleira. Lembrando q esse é o meu caso.
Pra mim, é exatamente como falou, eu tenho ambos, pedaleira digital e pedais analógicos separados. Quando toco em festas, casamentos, bailes, faço sub em outras bandas geralmente levo a pedaleira, até pra mandar direto na linha, nem levar o amplificador. quando vou fazer o "meu som", tocar com as minhas bandas, levo o amplificador e alguns poucos pedais, incluindo alguns que eu mesmo fiz ou modifiquei.
Concordo com tudo o que falou. Já tive os dois, hoje uso pedaleira por causa da versatilidade. Não tenho $10k pra montar um set a cada estilo que eu precise tocar, então optei por uma pedaleira de boa qualidade que supre minhas necessidades do pop ao metal.
Muito massa silas! Curti muito sua participação dos workshops da EM&T Online!!
Eu comecei com pedaleira e depois fui pros pedais por um simples motivo: não havia aprendizado nenhum em regulagem de efeitos ao baixar patches e instalar na pedaleira. Só consegui aprender a regular efeitos com os pedais. Pra mim, que estou começando, quebrar a cabeça pra regular pedaleira é uma merda, pedais são mais simples de usar, independente do q eu curto tocar.
Silas, vivendo e aprendendo( inclusive eu)
personificação:
substantivo feminino
1.ATO ou ( pedais de ) EFEITO de personificar.
Excelente, Silas!! Eu uso pedaleira, mas ainda não irei migrar para os pedais pela praticidade! Porém aceito a ideia de originalidade dos pedais. Tudo depende do que vc toca e do seu bolso
Muito bom o video eu sempre fico com meu irmão que é apaixonado por deladeiras e sempre discutimos mas no dia que colocamos a pedaleira dele e meu set de pedais juntos vimos as diferenças e chegamos no mesmo consenso que e questão de gosto de timbre ele não abre mão das pedaleiras e eu não deixo meus pedais .