Barbara, parabéns mais uma vez, mas o PL 1292/23 vai tratar desse assunto? Tenho clientes com muitos créditos e precisariam alocar esses créditos em outas UCs.
Olá Bárbara, tudo bem? A cada vídeo postado melhora ainda mais o nosso conhecimento! Muito obrigado por compartilhar essas informações com todos do canal.....
Me corrijam se eu estiver enganado. Mas o que eu entendi foi que não dá para realocar créditos de energia, somente o excedente que foi gerado no mês. Se alguma unidade UG ou UC tiver créditos (excedentes que não foi utilizado no determinado mês) fica "preso" naquela UG ou UC. Caso eu queira usar esses créditos em outra UC ou na UG por exemplo, só consigo fazer com a mudança de titularidade, onde os créditos voltam para a UG.
Boa tarde,Bárbara! Tenho minha residência geradora e outra beneficiária onde tenho créditos acumulados. Minha dúvida é : se eu aumentar meu gasto na residência geradora esse crédito acumulado compensará esse aumento? Ou esse crédito só será utilizado pela beneficiária?
Deixa eu te fazer uma pergunta..!! Vou instalar em uma casa no meu nome, que alugo, ai valorizo o valor do aluguel mensal, e moro numa cidade vizinha numa casa alugada, posso mudar o relógio pro meu nome e usar os créditos..???
Barbara, supondo que neste exemplo a unidade geradora seja GDI; ao fazer a mudança de titularidade para João ela continua GDI com os direitos adquiridos?
Bárbara , primeiro muito parabéns pelo conteúdo informativo! Isso era o que as concessionárias deveriam fazer e não fazem . Dúvida , onde está informado sobre isso na nova lei 14300 !?
Barbara bom dia! Gostaria que vc abordasse o tema aluguel de usina fotovoltaica, comentando de forma clara os valores a serem cobrados considerando os tributos e impostos. Ex. uma usina de Micro geração de 75KW/14.000KWh mes
Otimo video! Cheguei nele por um problema com um cliente. Ele tem o projeto, mas tem 14.000 créditos acumulados, Enel não libera…ele nao pode perder esse projeto. Eu faço a troca de titularidade, passo os créditos dele p pizzaria da mesma titularidade, e depois volto a titularidade p ele? Me explica por favor! Help me❤
Aproveitando o ensejo dos créditos acumulados pergunto-vos também: Qual a sua interpretação do seguintes itens da 14.300: VI do Art 1° e Art 24 Ambos sobre a possibilidade das concessionárias/permissionárias poderem ou desejarem compras creditos acumulados das UC ?
Acho que as css não querem comprar nada, querem é roubar a sua energia , devolvendo menos créditos que vc teria , ou seja , vc tá gerando energia de graça para as css
A companhia passou a conta para o cpf do meu pai, porém deveria ter passado para o CNPJ q é Rural e não paga ICMS, tem como passar para o CNPJ dele sem perder o crédito?
Boa noite Bárbara ; primeiramente parabéns pelo seu maravilhoso trabalho , gostaria que vc abordasse como fazer um contrato de locação de uma usina? Ou se tem alguns modelos pré prontos prontos para disponibilizar , quero agradecer antecipadamente e por tudo o que vc já nos auxilia
BOA TARDE. BARBARA no caso de eu ter um sistema instalado antes do dia 7 de janeiro, e agora eu cadastrar outra unidade consumidora para receber os créditos eu vou ser taxado por essa quantidade de kw compartilhdos, ou fica tudo na regra antiga?
Então em tese, eu poderia trocar a titularidade pra um terceiro para retirar os créditos e passar pro antigo titular de novo, em um caso que estivesse acumulado o crédito? Além disso, em grupo A tem o termo de cessão, que faz com que o novo titular assuma o contrato anterior, com isso, o crédito ainda sairia? Acredito que sim pois o crédito acompanha o CPF, não o contrato em si
Olá, Bárbara! Parabéns pelos vídeos. Já vi vários, que são muito didáticos e esclarecedores. Estou com uma dúvida: a quantidade de kw destinados pela Celesc para a unidade geradora é igual a quantidade de energia consumida nessa unidade, o que significa que todo mês acumula na unidade geradora 100 kilowatts se for trifásica, 50 kw se for bifásica e 30 kw se for monofásica. Isso tem amparo legal? Na Copel também acumula créditos dessa forma?
Olá Bárbara tenho duas unidades geradoras,em uma está acumulando e a outra está faltando.Posso fazer transferência para unidade geradora que não gera o suficiente?
Olá... 👏👏👏 Exemplo: minha residência foi instalada energia solar agosto de 2022. Hoje tenho de crédito 4600kw. Posso transferir a titularidade para minha esposa, destinar os créditos para minha outra unidade? Se sim, ao transferir cai na nova regra de taxação?
Muito obrigado pela informação, era o que procurava. eu tenho dois sistema, ambos no meu cpf, agora resolvi transferir um para outro titular. A UC que continuará no meu CPF tem 3 UCs cadastrada e recebendo excedente. Minha pergunta é a seguinte; a UC que transferi tinha 3700 Kwh de crédito, posso pedir a transferência desses créditos para alguma das UCs cadastrada no meu CPF? O fato de eles já receberem crédito de uma UC geradora inabilita a receber esses créditos acumulados de outra UC geradora?
Oi Bárbara. E se eu transferir através de rateio 100% da geração da UC da matriz para outras UCs da minha titularidade. Esse excedente não deveria seria usado pela matriz ? Consumindo assim esse crédito excedente.
Está acontecendo aqui na Coelba, vc troca a titularidade, demoram meses para cadastrar a beneficiária. Aí os créditos ficam acumulando na geradora por falta de beneficiária
Olá, estou fazendo um investimento. Confesso que estou assustado, achei que era mais simples. Fiquei perdido agora!! Preciso de mais informações a respeito da energia compartilhada. Me ajuda nessa!!! Obrigado.
Bárbara então, tenho uma usina fotovoltaica. Antes estava no meu CPF, passei para Consórcio. Tenho consorciados e, quando CPF tenho créditos (excedentes) e também, Consórcio tenho créditos (excedentes). Como posso passar estes créditos ou, excedentes?
Bom dia, tive um problema com o disjuntor do converso. Por isso passei quase dois sem gerar, e só percebi o problema quando a conta chegou. O que fazer nesse caso para não ter que pagar em espécie? Já que tenho crédito acumulado na geradora. A conta é na beneficiária.
Boa tarde Barbara! Excelente explicação, só que ainda fiquei com uma duvida, como o cliente faz para destinar esse excedente para uma UC especifica? Tenho varios clientes com excedentes junto a gd que querem fazer essa distribuição.
Boa noite Bárbara ,tenho uma casa normal na cidade e tenho um sistema solar nele de 2.000 kWh mês de geração ,e quero fazer o rateio pra uma outra casa no mesmo nome da UC ok ,se eu fizer isso eu entro na grupo A tbm ? Ou só se eu tivesse uma subestação própria ?
Boa tarde! Obrigado pelo vídeo! Posso comercializar a energia para mais de um cliente com diferentes CNPJ, fazendo a troca de titularidade e consequentemente contratos de locação para cada um???
Obrigado pelo excelente conteúdo. E me tira uma dúvida. Você acredita que posso por exemplo passar a conta para o nome de minha sogra e pedir transferência do crédito para minha conta em outro endereço só pra conseguir mudar o crédito de instalação:
Eu tenho energia solar no ceara onde a concessionaria é a enel, e tenho residencia em santo andre sp, com a mesma concessionaria enel, consigo abater minha conta nas duas residencias de estados diferentes?, porem é a mesma concessionaria
Galera me tirem uma duvida, estou pra montar um projeto que geraria 400Kwh mensais, gasto em torno de 180kwh, porem tenho outras 3 residencias e alugo. Seria vantajoso eu montar um projeto que atenda as 3 casas e compartilhar o saldo restante pra elas? Posso fazer isso? No caso as 3 casas sao nas mesma cidade
A lei fala em "relocar" logo após destacar os tipos de compensação que são por percentuais ou prioridade, a palavra relocar seria de mudar de um local para o outro, a questão é, como e relocar oquê? o texto da resolução normativa não nos tras um entrendimento a respeito da relocação.
Bárbara, bom dia, temos 2 sitios, 1 com geracao solar que sempre produz excedente, alias, tenho credito acumulado ja, Posso transferir estes creditos (do meu CPF) para outro sitio (CPF da minha esposa) ? Esta na mesma consesionaria.
Tenho uma dúvida. Tenho uns clientes que,tem sobra de energia injetada, no entanto, a enel cobra kwh dele. Tipo,cliente injetou 600 kwhs e consumil 400 . Mas a enel cobrou 35 kwhs. Nao deveria zerar?
Bárbara, tudo bem? Pretendo instalar um sistema fotovoltaico na empresa e assim ficará relacionado à conta dela (CNPJ). Para usufruir dos créditos excedentes em nossas residências, eu e meu sócio devemos alterar a titularidade das contas para o CNPJ da empresa ou não precisa porque nós fazemos parte do quadro societário (cadastro na Receita Federal) ? Obrigado.
A fatura para receber os excedentes deve estar estar no mesmo CPF ou CNJP da fatura que tem o sistema instalado! Ou seja, se foi instalado na empresa com CNPJ, as filiais para receber esses créditos, a fatura deve estar no mesmo CNPJ!
Após solicitada a transferência dessa sobra para outra residência com mesmo nome do proprietário da “matriz”, qual o prazo para vir 100% da sobra para esta nova residência? Lembrando que só há ela cadastrada como beneficiária.
Boa noite, a unidade beneficiária acumula crédito se não usar tudo que foi enviado? Por exemplo se enviar 100% dos créditos para uma unidade, e essa unidade usar apenas 60% do que foi enviado, fica acumulado para essa unidade?
Em relação a redistribuição você muda, para um novo apartamento, tendo o credito acumulado de 4000 os 4000, vão para sua casa nova,e nesse mesmo ato voce vendeu a casa com o geradro o novo dono poderá trocar para o nome dele.seria isso?
Boa tarde! Você pide explicar quem ou qual órgão eu procuro para fazer a transferência de crédito que tenho sobrando?pois tenho 2 imoveis no meu nome e não sei onde e cono fazer a transferência de crédito, pode ajudar?
bom dia, assisti a sua explicação, agora tenho uma dúvida, os créditos só posso usar na minha unidade geradora, mas eu posso usar toda a energia gerada para outra unidade consumidora e utilizar apenas os créditos na unidade geradora?
Olá bom dia! Eu tenho uma casa com sistema solar. Me mudei dessa casa e ela ficou desocupada, acumulando créditos. Já estou morando em outra casa e minha casa com sistema solar está para ser alugada. Será que é possível que eu aproveite esses créditos para abater na conta de energia da minha moradia atual, quando a casa anterior for alugada e a titularidade da conta de energia for transferida para o locatário?
Oi Bárbara... sobre a compensação de créditos de energia acumulados, basta apenas mudar a titularidade da unidade geradora? Ou o que mais é preciso ser feito? Tenho mais de 4000 kw de créditos sobrando e já envio o excedente para a casa do meu pai que já esta com a fatura na minha titularidade. Se eu somente mudar a titularidade da minha casa que é a geradora já direciona os créditos para a casa do meu pai que é beneficiária?
Olá Bárbara, tudo bem? Se caso a unidade consumidora já seja hoje abastecida por uma fazenda solar mas resolveu instalar um sistema junta carga que somado toda energia gerada, ultrapassa a necessidade hoje, os créditos gerados serão computados para qual sistema? Obrigado
Olá! Tenho um sistema instalado em meu nome no meu sítio e a casa onde moro atualmente faz uso de créditos gerados lá. Ocorre que vou mudar de imóvel para uma casa nova que estou construindo e vou ter qe pedir uma ligação nova no meu nome mesmo... é possível ligar essa casa nova no mesmo sistema sem perder os benefícios que tenhos de direito adiquirido?
Boa tarde, lamentavelmente ficamos a mercê dessas pessoas sem escrúpulos para função que ocupam. Assim som9s obrigados a viver de jeitinhos. Por isso pergunto: para o uso dos créditos acumulados é necessário registrar a venda ou apenas mudar o CPF do responsável da conta?
Eu moro em uma casa alugada que recebe créditos de uma unidade geradora em meu nome, ela tem um saldo de 1500 kw. Eu vou mudar para uma outra casa. A minha dúvida é, posso transferir esse saldo para a casa que eu vou morar agora ?
Eu já tenho o sistema de geração ativo e pelo site da Enel era possível gerenciar a porcentagem de quanto eu quero compartilhar o excedente para outros relógios no mesmo cpf porém essa função foi removida do site. Alguém sabe como gerencio isso?
Eu tenho créditos acumulados e não gero excedentes para meu segundo endereço. Se eu por esse 2º endereço como sendo o principal consumidor no rateio, daí unidade geradora (que não terá sobras para sí) passará a consumir os créditor já adquiridos anteriormente?
Quando mudamos a titularidade da Maria para o Joao, esta unidade consumidora perde o direito adquirido, isso configura um encerramento de relação contratual com a concessionária?
Boa noite Bárbara, tudo bem? Quando vc fala em troca de titularidade, gostaria que vc me tirasse algumas dúvidas :1- posso trocar a titularidade da unidade onde está instalada a usina e aí relocar os créditos existentes para outra unidade de mesma titularidade? 2 - após essa troca e a relocação dos créditos, posso voltar essa instalação para meu nome novamente? 3 - e por último, se eu instalei a usina antes da lei 14.300, ao trocar a titularidade e depois voltar para meu nome, eu continuo nas regras antigas ou nas regras atuais?
Barbara. Poderia deixar claro sem qualquer tipo de dúvidas por favor Qual o tempo para que espire (perda) estes créditos acumulado....e também se no caso de usar estes créditos...eu possa transferir todo o meu consumo gerado para outra UC e assim usar os créditos na propia geradora...
Ola Bárbara, obrigado pelo vídeo. Dúvida, existe alguma discussão em pauta no governo para transferência dos créditos excedentes gerados para pessoa física usando o mesmo CPF, que tem dois imóveis no mesmo estado (SP), mas com bandeiras diferentes, exemplo: Elektro (Ubatuba) e Enel (São Paulo capital)?
A única possibilidade é vendendo a residência? e se os créditos já estiverem próximos (4 meses para expirarem), com essa mudança eles teriam uma renovação ou expirariam dentro de 4 meses mesmo?!
Olá, ainda tenho uma dúvida, caso eu faça essa transferência de titularidade eu perco o benefício adquirido pôr ter começado a operação antes de 2023??
Numa unidade geradora trifásica, se eu gero 5 mil e o consumo é de mil kws, eu posso transferir 4 mil ou 4.100 kw para as outras unidades? Os 100 kW de disponibilidade do sistema podem ser distribuídos para as outras unidades ou ficam na unidade geradora? Você sabe essa resposta?
Mais se a Maria tinha 4000 kh e mudou pra um AP alugado,o que ela vai fazer com esse saldo,vai ser descontado mês a mês... Tipo se ela consome 300k por mês,vai ser abatido desses 4000k e vai pagar só taxa pra concessionária?
Boa tarde Barbara! A minha dúvida é a seguinte: Eu apenas troquei o titular da unidade geradora, ou seja, a conta estava no nome da minha esposa e possuia um saldo positivo de 2.000 kw. Com a conta agora em meu nome como eu faço pra resgatar este saldo pra mim? É a mesma instalação, mesmo endereço, só trocou o titular!
Tudo bem, tenho uma dúvida, eu já tenho instalado um sistema antes do inicio de vigencia da Lei 14.300, eu adquiri um novo imóvel, consigo fazer essa utilização agora nesse novo imóvel? Se alguém puder me ajudar por favor.
Boa tarde Bárbara! Tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho! Gostaria de saber se existe a possibilidade de transferência de créditos e/ou excedentes de geração fotovoltaica entre concessionárias diferentes. Por exemplo, tenho um cliente que tem geração na Celesc e gostaria de transferir para uma UC na Ceraçá. Primeiramente, existe essa possibilidade? Caso a resposta seja positiva, consegue me dizer como devo fazer isso? Muito obrigado!
Boa tarde Barbara, tenho um cliente que foi ligado antes da 14.300 e agora deseja fazer um aumento da usina; ele conseguirá manter o beneficio ou será enquadrado na nova lei ( será taxado ) ?
Olá, Bárbara! para construir uma usina solar no solo, em um terreno, precisa de autorização da PREFEITURA? Tem Lei ou regulamento sobre a questão de autorização municipal?
Então a única saída para usar os créditos, é desligar o sistema de geração de energia, usar os créditos acumulados e quando tiver acabando os créditos, volta a ligar o sistema de novo.
Uma sacanagem isso. A ANEEL favorecendo as concessionárias. No fim das contas que tem energia solar vai continuar pagando a concessionária (taxa de disponibilidade) e ainda vai gerar energia de graça pra ela porque não vai conseguir usar os créditos acumulados.
sou representante da empresa nativa solar aqui no Paraná..obrigado pelas informações que vc nos traz
O melhor video sobre o assunto ate o momento. Parabéns!
Barbara, parabéns mais uma vez, mas o PL 1292/23 vai tratar desse assunto? Tenho clientes com muitos créditos e precisariam alocar esses créditos em outas UCs.
O PL tem uma disposição sobre isso, mas infelizmente a tramitação dele tá super parada…
Aneel sendo Aneel, sempre jogando contra a geração solar e a favor das concessionárias
Olá Bárbara, tudo bem? A cada vídeo postado melhora ainda mais o nosso conhecimento! Muito obrigado por compartilhar essas informações com todos do canal.....
Obrigada por estar por aqui!
Me corrijam se eu estiver enganado. Mas o que eu entendi foi que não dá para realocar créditos de energia, somente o excedente que foi gerado no mês. Se alguma unidade UG ou UC tiver créditos (excedentes que não foi utilizado no determinado mês) fica "preso" naquela UG ou UC. Caso eu queira usar esses créditos em outra UC ou na UG por exemplo, só consigo fazer com a mudança de titularidade, onde os créditos voltam para a UG.
Boa tarde,Bárbara! Tenho minha residência geradora e outra beneficiária onde tenho créditos acumulados. Minha dúvida é : se eu aumentar meu gasto na residência geradora esse crédito acumulado compensará esse aumento? Ou esse crédito só será utilizado pela beneficiária?
Deixa eu te fazer uma pergunta..!! Vou instalar em uma casa no meu nome, que alugo, ai valorizo o valor do aluguel mensal, e moro numa cidade vizinha numa casa alugada, posso mudar o relógio pro meu nome e usar os créditos..???
Barbara, supondo que neste exemplo a unidade geradora seja GDI; ao fazer a mudança de titularidade para João ela continua GDI com os direitos adquiridos?
Aprendendo na prática.
Bárbara , primeiro muito parabéns pelo conteúdo informativo! Isso era o que as concessionárias deveriam fazer e não fazem . Dúvida , onde está informado sobre isso na nova lei 14300 !?
Barbara bom dia! Gostaria que vc abordasse o tema aluguel de usina fotovoltaica, comentando de forma clara os valores a serem cobrados considerando os tributos e impostos. Ex. uma usina de Micro geração de 75KW/14.000KWh mes
Opa, você viu que saiu o vídeo sobre tributação? Semana que vem sai o sobre tarifa compensável!
Otimo video! Cheguei nele por um problema com um cliente. Ele tem o projeto, mas tem 14.000 créditos acumulados, Enel não libera…ele nao pode perder esse projeto. Eu faço a troca de titularidade, passo os créditos dele p pizzaria da mesma titularidade, e depois volto a titularidade p ele? Me explica por favor! Help me❤
Excelente explicação. Sucesso, Bárbara! 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigada 😁
Aproveitando o ensejo dos créditos acumulados pergunto-vos também:
Qual a sua interpretação do seguintes itens da 14.300:
VI do Art 1° e
Art 24
Ambos sobre a possibilidade das concessionárias/permissionárias poderem ou desejarem compras creditos acumulados das UC ?
Acho que as css não querem comprar nada, querem é roubar a sua energia , devolvendo menos créditos que vc teria , ou seja , vc tá gerando energia de graça para as css
Bárbara, gostaria de um vídeo seu falando sobre o mercado livre de energia.
A companhia passou a conta para o cpf do meu pai, porém deveria ter passado para o CNPJ q é Rural e não paga ICMS, tem como passar para o CNPJ dele sem perder o crédito?
Boa noite Bárbara ; primeiramente parabéns pelo seu maravilhoso trabalho , gostaria que vc abordasse como fazer um contrato de locação de uma usina? Ou se tem alguns modelos pré prontos prontos para disponibilizar , quero agradecer antecipadamente e por tudo o que vc já nos auxilia
Obrigada pela msg! Modelos pré-prontos infelizmente não disponibilizo, mas posso fazer um vídeo sobre os principais pontos de atenção!
BOA TARDE. BARBARA no caso de eu ter um sistema instalado antes do dia 7 de janeiro, e agora eu cadastrar outra unidade consumidora para receber os créditos eu vou ser taxado por essa quantidade de kw compartilhdos, ou fica tudo na regra antiga?
Então em tese, eu poderia trocar a titularidade pra um terceiro para retirar os créditos e passar pro antigo titular de novo, em um caso que estivesse acumulado o crédito? Além disso, em grupo A tem o termo de cessão, que faz com que o novo titular assuma o contrato anterior, com isso, o crédito ainda sairia? Acredito que sim pois o crédito acompanha o CPF, não o contrato em si
Olá, Bárbara!
Parabéns pelos vídeos. Já vi vários, que são muito didáticos e esclarecedores.
Estou com uma dúvida: a quantidade de kw destinados pela Celesc para a unidade geradora é igual a quantidade de energia consumida nessa unidade, o que significa que todo mês acumula na unidade geradora 100 kilowatts se for trifásica, 50 kw se for bifásica e 30 kw se for monofásica. Isso tem amparo legal? Na Copel também acumula créditos dessa forma?
Olá Bárbara tenho duas unidades geradoras,em uma está acumulando e a outra está faltando.Posso fazer transferência para unidade geradora que não gera o suficiente?
Olá... 👏👏👏
Exemplo: minha residência foi instalada energia solar agosto de 2022. Hoje tenho de crédito 4600kw.
Posso transferir a titularidade para minha esposa, destinar os créditos para minha outra unidade? Se sim, ao transferir cai na nova regra de taxação?
Muito obrigado pela informação, era o que procurava.
eu tenho dois sistema, ambos no meu cpf, agora resolvi transferir um para outro titular. A UC que continuará no meu CPF tem 3 UCs cadastrada e recebendo excedente. Minha pergunta é a seguinte; a UC que transferi tinha 3700 Kwh de crédito, posso pedir a transferência desses créditos para alguma das UCs cadastrada no meu CPF? O fato de eles já receberem crédito de uma UC geradora inabilita a receber esses créditos acumulados de outra UC geradora?
Oi, você conseguiu transferir os 3700? ou perdeu?
Oi Bárbara. E se eu transferir através de rateio 100% da geração da UC da matriz para outras UCs da minha titularidade. Esse excedente não deveria seria usado pela matriz ? Consumindo assim esse crédito excedente.
Está acontecendo aqui na Coelba, vc troca a titularidade, demoram meses para cadastrar a beneficiária. Aí os créditos ficam acumulando na geradora por falta de beneficiária
Depois que troca é só você pedir o refaturamento das UCs beneficiárias!
como assim, explica melhor
Olá, estou fazendo um investimento. Confesso que estou assustado, achei que era mais simples. Fiquei perdido agora!! Preciso de mais informações a respeito da energia compartilhada. Me ajuda nessa!!! Obrigado.
Bárbara então, tenho uma usina fotovoltaica. Antes estava no meu CPF, passei para Consórcio. Tenho consorciados e, quando CPF tenho créditos (excedentes) e também, Consórcio tenho créditos (excedentes). Como posso passar estes créditos ou, excedentes?
Bom dia, tive um problema com o disjuntor do converso. Por isso passei quase dois sem gerar, e só percebi o problema quando a conta chegou.
O que fazer nesse caso para não ter que pagar em espécie? Já que tenho crédito acumulado na geradora. A conta é na beneficiária.
A concessionária tem quanto tempo para realizar a transferencia, após a solcitação?
Gosto muito de seu canal. bem legal!
Boa tarde Barbara! Excelente explicação, só que ainda fiquei com uma duvida, como o cliente faz para destinar esse excedente para uma UC especifica? Tenho varios clientes com excedentes junto a gd que querem fazer essa distribuição.
Pode sim! Ele informa para a distribuidora para qual UC quer destinar!
Boa noite Bárbara ,tenho uma casa normal na cidade e tenho um sistema solar nele de 2.000 kWh mês de geração ,e quero fazer o rateio pra uma outra casa no mesmo nome da UC ok ,se eu fizer isso eu entro na grupo A tbm ? Ou só se eu tivesse uma subestação própria ?
Huuuum. Parece que poderia tbm, em ate 30 dias apos a venda, transferir esse crédito para o comprador da casa.
Boa tarde! Obrigado pelo vídeo! Posso comercializar a energia para mais de um cliente com diferentes CNPJ, fazendo a troca de titularidade e consequentemente contratos de locação para cada um???
Obrigado pelo excelente conteúdo. E me tira uma dúvida. Você acredita que posso por exemplo passar a conta para o nome de minha sogra e pedir transferência do crédito para minha conta em outro endereço só pra conseguir mudar o crédito de instalação:
Eu tenho energia solar no ceara onde a concessionaria é a enel, e tenho residencia em santo andre sp, com a mesma concessionaria enel, consigo abater minha conta nas duas residencias de estados diferentes?, porem é a mesma concessionaria
Galera me tirem uma duvida, estou pra montar um projeto que geraria 400Kwh mensais, gasto em torno de 180kwh, porem tenho outras 3 residencias e alugo. Seria vantajoso eu montar um projeto que atenda as 3 casas e compartilhar o saldo restante pra elas? Posso fazer isso? No caso as 3 casas sao nas mesma cidade
A lei fala em "relocar" logo após destacar os tipos de compensação que são por percentuais ou prioridade, a palavra relocar seria de mudar de um local para o outro, a questão é, como e relocar oquê? o texto da resolução normativa não nos tras um entrendimento a respeito da relocação.
Bárbara, bom dia, temos 2 sitios, 1 com geracao solar que sempre produz excedente, alias, tenho credito acumulado ja, Posso transferir estes creditos (do meu CPF) para outro sitio (CPF da minha esposa) ? Esta na mesma consesionaria.
Tenho uma dúvida. Tenho uns clientes que,tem sobra de energia injetada, no entanto, a enel cobra kwh dele. Tipo,cliente injetou 600 kwhs e consumil 400 . Mas a enel cobrou 35 kwhs. Nao deveria zerar?
Poderia me dizer como fazer essa mudanca de titularidade?
Bárbara, tudo bem? Pretendo instalar um sistema fotovoltaico na empresa e assim ficará relacionado à conta dela (CNPJ). Para usufruir dos créditos excedentes em nossas residências, eu e meu sócio devemos alterar a titularidade das contas para o CNPJ da empresa ou não precisa porque nós fazemos parte do quadro societário (cadastro na Receita Federal) ? Obrigado.
A fatura para receber os excedentes deve estar estar no mesmo CPF ou CNJP da fatura que tem o sistema instalado!
Ou seja, se foi instalado na empresa com CNPJ, as filiais para receber esses créditos, a fatura deve estar no mesmo CNPJ!
@@LucasHenriqueAfonso Obrigado caro Lucas!
Após solicitada a transferência dessa sobra para outra residência com mesmo nome do proprietário da “matriz”, qual o prazo para vir 100% da sobra para esta nova residência? Lembrando que só há ela cadastrada como beneficiária.
Boa noite, a unidade beneficiária acumula crédito se não usar tudo que foi enviado?
Por exemplo se enviar 100% dos créditos para uma unidade, e essa unidade usar apenas 60% do que foi enviado, fica acumulado para essa unidade?
Em relação a redistribuição você muda, para um novo apartamento, tendo o credito acumulado de 4000 os 4000, vão para sua casa nova,e nesse mesmo ato voce vendeu a casa com o geradro o novo dono poderá trocar para o nome dele.seria isso?
Boa tarde! Você pide explicar quem ou qual órgão eu procuro para fazer a transferência de crédito que tenho sobrando?pois tenho 2 imoveis no meu nome e não sei onde e cono fazer a transferência de crédito, pode ajudar?
bom dia, assisti a sua explicação, agora tenho uma dúvida, os créditos só posso usar na minha unidade geradora, mas eu posso usar toda a energia gerada para outra unidade consumidora e utilizar apenas os créditos na unidade geradora?
Olá bom dia!
Eu tenho uma casa com sistema solar. Me mudei dessa casa e ela ficou desocupada, acumulando créditos. Já estou morando em outra casa e minha casa com sistema solar está para ser alugada. Será que é possível que eu aproveite esses créditos para abater na conta de energia da minha moradia atual, quando a casa anterior for alugada e a titularidade da conta de energia for transferida para o locatário?
Esses créditos podem ser realocados por CNPJ ou somente CPF? No atendimento da Copel me passaram que só é válido para CPF.
Oi Bárbara... sobre a compensação de créditos de energia acumulados, basta apenas mudar a titularidade da unidade geradora? Ou o que mais é preciso ser feito?
Tenho mais de 4000 kw de créditos sobrando e já envio o excedente para a casa do meu pai que já esta com a fatura na minha titularidade. Se eu somente mudar a titularidade da minha casa que é a geradora já direciona os créditos para a casa do meu pai que é beneficiária?
Essa mudança de titularidade se refere a titularidade da unidade consumidora?
Olá Bárbara, tudo bem? Se caso a unidade consumidora já seja hoje abastecida por uma fazenda solar mas resolveu instalar um sistema junta carga que somado toda energia gerada, ultrapassa a necessidade hoje, os créditos gerados serão computados para qual sistema?
Obrigado
Olá! Tenho um sistema instalado em meu nome no meu sítio e a casa onde moro atualmente faz uso de créditos gerados lá.
Ocorre que vou mudar de imóvel para uma casa nova que estou construindo e vou ter qe pedir uma ligação nova no meu nome mesmo... é possível ligar essa casa nova no mesmo sistema sem perder os benefícios que tenhos de direito adiquirido?
Posso receber créditos de energia provenientes de duas GD distintas, porem todas do mesmo CPF (tanto GDs quanto UC ?
Estado de minas acabou para energia solar , a Cemig em questão,não aprova 1k wp
Boa tarde, lamentavelmente ficamos a mercê dessas pessoas sem escrúpulos para função que ocupam. Assim som9s obrigados a viver de jeitinhos. Por isso pergunto: para o uso dos créditos acumulados é necessário registrar a venda ou apenas mudar o CPF do responsável da conta?
Também gostaria de saber melhor como funciona esse processo
Eu moro em uma casa alugada que recebe créditos de uma unidade geradora em meu nome, ela tem um saldo de 1500 kw. Eu vou mudar para uma outra casa. A minha dúvida é, posso transferir esse saldo para a casa que eu vou morar agora ?
Eu já tenho o sistema de geração ativo e pelo site da Enel era possível gerenciar a porcentagem de quanto eu quero compartilhar o excedente para outros relógios no mesmo cpf porém essa função foi removida do site. Alguém sabe como gerencio isso?
Eu tenho créditos acumulados e não gero excedentes para meu segundo endereço. Se eu por esse 2º endereço como sendo o principal consumidor no rateio, daí unidade geradora (que não terá sobras para sí) passará a consumir os créditor já adquiridos anteriormente?
não
Boa tarde como comprar crédito de energia para minha residência
Como fazemos esse pedido de transferência?
Quando mudamos a titularidade da Maria para o Joao, esta unidade consumidora perde o direito adquirido, isso configura um encerramento de relação contratual com a concessionária?
Também tenho essa dúvida
Boa noite Bárbara, tudo bem? Quando vc fala em troca de titularidade, gostaria que vc me tirasse algumas dúvidas :1- posso trocar a titularidade da unidade onde está instalada a usina e aí relocar os créditos existentes para outra unidade de mesma titularidade? 2 - após essa troca e a relocação dos créditos, posso voltar essa instalação para meu nome novamente? 3 - e por último, se eu instalei a usina antes da lei 14.300, ao trocar a titularidade e depois voltar para meu nome, eu continuo nas regras antigas ou nas regras atuais?
Barbara. Poderia deixar claro sem qualquer tipo de dúvidas por favor
Qual o tempo para que espire (perda) estes créditos acumulado....e também se no caso de usar estes créditos...eu possa transferir todo o meu consumo gerado para outra UC e assim usar os créditos na propia geradora...
5 anos !
E como é o procedimento para fazer isso? É cancelar a unidade consumidora que os créditos vão automaticamente para a outra no mesmo CPF?
E a questão de compra dos créditos/excedentes pela ANEEL? estava na lei mas não havia sido implantado
Mas se fizer a mudança... não perde o direito adquirido?
Ola Bárbara, obrigado pelo vídeo.
Dúvida, existe alguma discussão em pauta no governo para transferência dos créditos excedentes gerados para pessoa física usando o mesmo CPF, que tem dois imóveis no mesmo estado (SP), mas com bandeiras diferentes, exemplo: Elektro (Ubatuba) e Enel (São Paulo capital)?
Infelizmente não. Até houve lá atrás (2019), mas não prosperou…
Uma UC pode receber créditos de mais de uma usina, tanto do mesmo titular, quanto de consórcio?
Tenho credito. Se colocar 100% no autoconsumo remoto não começo a usar os credito e mandar toda excedente p o autoconsumo remoto?
A única possibilidade é vendendo a residência? e se os créditos já estiverem próximos (4 meses para expirarem), com essa mudança eles teriam uma renovação ou expirariam dentro de 4 meses mesmo?!
Eu consigo tranferir créditos ou excedentes de uma área de concessão para outra? Tipo tenho um imóvel na CPFL e outro na Energisa...
Boa pergunta , queria saber .
Olá, ainda tenho uma dúvida, caso eu faça essa transferência de titularidade eu perco o benefício adquirido pôr ter começado a operação antes de 2023??
Eles vendem essa energia excedente, mas tu não pode ganhar dinheiro com essa venda. Brasil um país sem futuro.
Pode sim,tem um jeito
@@fernandomendes5181como
@@fernandomendes5181Qual?? Me ajuda
Excelente explicação!
Troquei de titularidade perdi oque tinha acumulado oque faço?
alguem sabe o link ou o nome do próximo vídeo que ela fala dos condomínio?
No Autoconsumo remoto, duas UC's geradoras podem transferir créditos pra uma mesma UC beneficiária?
Onde encontro essa informação?
tenho a mesma dúvida. se alguem souber, gostaria de ser informado também
ola, vou perder o marco caso eu me mude de endereço?
Muito bom saber disso
Numa unidade geradora trifásica, se eu gero 5 mil e o consumo é de mil kws, eu posso transferir 4 mil ou 4.100 kw para as outras unidades?
Os 100 kW de disponibilidade do sistema podem ser distribuídos para as outras unidades ou ficam na unidade geradora?
Você sabe essa resposta?
Se estiver no seu nome e for a mesma companhia eletrica, sim.
Eu ainda tenho duvidas
Tenho 4000 sobrando eu posso vender éssa sobra se sim qual a melhor maneira
Mais se a Maria tinha 4000 kh e mudou pra um AP alugado,o que ela vai fazer com esse saldo,vai ser descontado mês a mês...
Tipo se ela consome 300k por mês,vai ser abatido desses 4000k e vai pagar só taxa pra concessionária?
Olá Bárbara.
Excelente vídeo.
Tenho uma ideia de projeto, como posso falar contigo, seja via e-mail ou telefone?
Excelente vídeo.
Boa tarde Barbara! A minha dúvida é a seguinte: Eu apenas troquei o titular da unidade geradora, ou seja, a conta estava no nome da minha esposa e possuia um saldo positivo de 2.000 kw. Com a conta agora em meu nome como eu faço pra resgatar este saldo pra mim? É a mesma instalação, mesmo endereço, só trocou o titular!
Pelo que entendi, esse créditos ficam no nome da sua esposa que seria transferido para outra conta da titularidade dela.
Tudo bem, tenho uma dúvida, eu já tenho instalado um sistema antes do inicio de vigencia da Lei 14.300, eu adquiri um novo imóvel, consigo fazer essa utilização agora nesse novo imóvel?
Se alguém puder me ajudar por favor.
Você pode destinar o excedente para esse novo imóvel.
@@angelinasophiasilva1567 obrigado pela resposta
Boa tarde Bárbara! Tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho! Gostaria de saber se existe a possibilidade de transferência de créditos e/ou excedentes de geração fotovoltaica entre concessionárias diferentes. Por exemplo, tenho um cliente que tem geração na Celesc e gostaria de transferir para uma UC na Ceraçá. Primeiramente, existe essa possibilidade? Caso a resposta seja positiva, consegue me dizer como devo fazer isso? Muito obrigado!
Ótimo conteudo!
Obrigada!
Ótimo vídeo.
Obrigada, Fê!
Boa tarde Barbara, tenho um cliente que foi ligado antes da 14.300 e agora deseja fazer um aumento da usina; ele conseguirá manter o beneficio ou será enquadrado na nova lei ( será taxado ) ?
Raimundo ele será taxado se homologar a ampliação na concessionária, se fazer uma ampliação pequena sem informar a concessionária estará isento ainda.
Olá, Bárbara! para construir uma usina solar no solo, em um terreno, precisa de autorização da PREFEITURA? Tem Lei ou regulamento sobre a questão de autorização municipal?
Precisa não.
Oi….boa tarde
Tenho sistema fotovoltaico em minha casa e passo energia para uma outra casa…
Como faço para cancelar essa energia para essa casa?
Você precisa alterar a lista de beneficiárias que foi enviada para a distribuidora!
Conteúdo top!!!
obrigado
Então a única saída para usar os créditos, é desligar o sistema de geração de energia, usar os créditos acumulados e quando tiver acabando os créditos, volta a ligar o sistema de novo.
Isso da certo?gostaria de saber
@@elenisantos330 dá sim.
Existe sim uma possibilidade clara de você vender seu execente da usina solar pra outra pessoa
Sem você precisar de desligar sua usina
@@fernandomendes5181 como faz?
Uma sacanagem isso. A ANEEL favorecendo as concessionárias. No fim das contas que tem energia solar vai continuar pagando a concessionária (taxa de disponibilidade) e ainda vai gerar energia de graça pra ela porque não vai conseguir usar os créditos acumulados.
Meu gato vive até hoje! 🙏