*Assista a seguir* 👇🏼 Parte 1 ua-cam.com/video/7-fFYIFWZiw/v-deo.htmlsi=RYslBkiPnwu4ysFu Parte 2 ua-cam.com/video/dkJTZyxjzo4/v-deo.htmlsi=pJgjISDA-1U0soNG Parte 3 ua-cam.com/video/7-fFYIFWZiw/v-deo.htmlsi=RYslBkiPnwu4ysFu
Sou português, tenho 75 anos, achei o seu vídeo interessante, e nota-se que vc é uma miúda inteligente que sabe muito bem gerir as situações para evitar confusões em que a elogio. No entanto na parte daquela senhora chamar moço ao empregado, eu penso que o fulano foi um tanto palerma ou quis-se exibir, ou talvez estivesse chateado naquele dia, outro empregado noutra situação não fazia aquilo que ele fez, pois existe a tolerância e uma pessoa inteligente via que a senhora era doutro país. Na parte da boate não concordo consigo, pois acho que só quem tem a mente poluída ia pensar isso. Pois uma boate é apenas um local de diversão noturno. Eu se fosse mulher a falar com alguém ou mesmo num grupo diria sem problema que quando era mais nova ia numa boate. Estar no telemóvel a falar ou a mandar mensagem num grupo de amigos, significa que a pessoa não está ali, ou está-se cagando para o grupo. Na parte da ostentação e pelo que me apercebo as pessoas não ligam muito a isso e na compra de um telemóvel, eu pessoalmente acho caríssimo comprar um aparelho de mais de 500 euros, no entanto compro um aparelho que seja bom no funcionamento e tenha uma boa capacidade de memória. O aparelho é para me servir e não mostrar aos outros.
Moço, referindo-se a quem está a trabalhar, é extremamente ofensivo, mas poucas pessoas explicam o porquê. Eu explico. No tempo da miséria, logo depois da grande guerra, as pessoas de poucos recursos e com muitos filhos, entregavam os filhos para serem criados de quem estava melhor de vida em troca da alimentação. Eles eram os moços de recados, de entregas, de cavalariça, de cozinha, e etc. Espero ter explicado bem.
@@ripleyswofensivo para quem é tratado assim. Moço de fretes ou moço de recados era o nome dado às pessoas mais pobres , sem abrigo, moradores de rua e que faziam trabalhos muito sujos ou pesados que ninguém queria fazer, muitas vezes por um prato de comida ou uma roupa velha. Andavam pelas esquinas e era chamados para um serviço como - Moço! ou - Moça! Acabou esse tratamento por ser humilhante para quem é assim chamado. Tem um significado arrogante e mau para com a pessoa. Espero ter explicado bem. Será um pouco como você gritar: - Criado! Ou - Miserável! ou - Mendigo! Como os brasileiros estão em Portugal e não no Brasil devem respeitar porque é um termo ofensivo. Acontece o mesmo aos portugueses no Brasil se disserem para um mulher:-Olá, rapariga! Simples, em Portugal rapariga é só o feminino de rapaz. Logo os portugueses deverão evitar esse tratamento a uma brasileira, porque lá envolve outro significado e talvez suportar a indignação de brasileiros se se descuidam e usam, certo? Respeito é uma via de 2 direcções e muito bonito.
@@l.m.c.a2208 Exactamente isso. Apesar de nós sabermos que pode não haver intenção ofensiva, não exclui que a pessoa visada possa sentir-se menosprezado, no mínimo.
Quem imigra ou faz turismo, tem que no mínimo ter o bom senso de saber se comportar de acordo com o novo contexto cultural ou social. Se não sabe, é melhor aprender antes de viajar.
A Terra onde fores ter .Faz como vires fazer fui imigrante mas sempre neutra e atenta à lei e costumes do País por isso que os Portugueses são sempre bem vindos em todo lado Seja feliz aqui no nosso Portugal
Por não saber a cultura para onde vai visitar. Mas tem que respeitar porque ele sabe que não está no Brasil. O respeito e ótimo e eu gosto estou na Alemanha há 24 anos e sempre respeitei a cultura alemã é muito diferente da minha que é português e não é porisso que eu vou falar mal deste grande país. Que é maravilhoso @@lorenzopaganini2032
A minha sobre o vídeio de "brincadeirinha" acerca do fado é que a tua cara redonda, a tua cara redonda de lua cheia e de bolacha maria não ficou bem no vídeo. Como és uma frustrada e não é difícil perceber que és, foi para aliviar um pouco a frustração. Quanto ao jovens portugueses estarem a ter influências do Brasil ao usaream certas redes sociais, isto é puro achismo, é "paupitchi, tá"? Que saudades que temos da alegria, que costumávamos ter ante dos brasileiros e brasileiras começarem a "vim" para Portugal, PortugAAALLLLL e não "PortegAAAAAOOOOO" como a Juba e os brasileiros todos pronunciam o nome do nosso país.
Até que enfim, alguém vindo do Brasil que se interessa ou tenta saber os usos e costumes da cultura portuguesa, muitas das coisas ou regras que você falou não é só em Portugal mas sim em todos os países da União Europeia, eu sou português vivo na Alemanha e também respeito as regras e cultura Alemã, se queres ser respeitada(o) respeita o teu próximo, quanto ao trabalho a gente valoriza porque é o que nos dignifica e nos vai proporcionar qualidade de vida, há tempo para tudo, para trabalhar e para lazer, trabalho é trabalho conhaque é conhaque, trabalhar em casa nas hortas também pode ser terapêutico( anti-Stresse pós rotina diária). Bem haja
Ê verdade. Há um ditado muito antigo que diz: " Em Roma, sê romano"! Mas nós portugueses sofremos e muito porque, tudo mudou na fisionomia das nossas cidades! Passou a só se ver chinelo de dedão, calçôes da DECATLON, Boné na cabeça virado ao contrário ( que dantes só se via nos operários da construção civil nas Obras) mulheres de fatos de ginástica moldando as formas de maneira muito ousada o que aqui é chamado e classificado de "piroso"! Ou então nas classes brasileiras mais abastadas, saltos altos de 8 a 10cms e, no Inverno, casacos de peles para ir ao Supermercado! Classificação: Novo rico piroso! A Europa é simples, mas com gosto. O mais simples possível. Nada de grandes toiletes esvoaçantes ou trajes de noite durante o dia. Quanto mais rico e de boas famílias aqui, quanto mais simples e sem chamar a atenção! Unhas de gel vermelhas ou com desenhos é piroso e para chamar a atenção. Falar alto na rua, em casa ou seja onde for é " falta de berço". Uma senhora rir muito alto na rua, no café etc. é de muito mau tom. Pernas cruzadas a mostrar as cuecas ( calcinhas) é convite para homem. Andar na rua toda provocante com decotes, saltos altos e roupa reduzida pode sujeitar-se a que algum carro pare e lhe pergunte quanto leva por noite! Conselho: discreção no vestir e falar, dizer: Por favor, não se importa de me dar isto ou aquilo.... ( é ter bom berço). Chamar alguém de " Cara" ou tratar por "tu" a alguém é desrespeito. ( tratar por tu é só para as crianças pequenas ou entre família ou amigos de longa data e se não forem pessoas de idade). E acreditem, se forem para a Alemanha será na mesma! Então quanto a barulho são extremamente, extremamente, sensíveis. Desculpem-me a franqueza, mas só quero ajudar! Amo o Brasil e tenho família lá também há muitos e muito anos. Não me entendam mal. Acreditem que só quis ajudar sem intuito de crítica mas para que possamos viver todos em harmonia, com a vossa alegria e a nossa calma e sossegada maneira de viver.
O seu problema no caso de ter utilizado a música de um Fado, não foi a música, tenho a certeza. O problema foi o verbo que você, como mulher, utilizou. Essas palavras são " disgusting" na boca de uma senhora! Entende? É natural que os jovens nas escolas as possam usar mas é muito muito imprópria numa mulher educada. Entende? Um adulto com educação nunca a vai usar, a não ser que não esteja no seu completo juizo. Desculpe-me, mas é, extremamente deselegante! E ainda por cima, publicada nas redes sociais. Entende? Talvez não seja assim no Brasil, mas aqui é feiíssimo para uma senhora, acredite.
@@missimaria64 Quem realmente sabe e lamenta o que acontece na cultura brasileira, entende perfeitamente seu posicionamento. Essa frase diz muito: "A Europa é simples, mas com gosto." 😍 E bom gosto está em falta no Brasil. E é com muita tristeza que digo isso. Infelizmente a boa cultura brasileira está em declínio. Em resumo, quem é elegante e bem educado, precisa somente de um mínimo de adaptação às peculiaridades de uma cultura local, para se relacionar bem com as pessoas. Na época dos meus avós e dos meus pais, a nossa cultura era muito melhor. As escolas ensinavam boas maneiras, o uso do uniforme era rigoroso, havia rigor na vestir, nos comportamentos, na educação. Observe as boas músicas brasileiras que hoje não são mais feitas. Toda nossa cultura está se perdendo, e isso inclui as boas maneiras também. E quem ainda conserva o que aprendeu das gerações passadas, são tidos como pessoas ultrapassadas e ridículas. Conclusão: o próprio brasileiro não aguenta mais conviver com outros brasileiros. Música alta, cachorros que não são adestrados, filhos sem limites, pessoas que mal sabem o uso da língua portuguesa, não conseguem interpretar textos simples, direção perigosa, pois ninguém mais conhece leis de trânsito. Eu posso ficar aqui um bom tempo escrevendo todas as mazelas da nossa cultura. Mas posso garantir que não éramos assim. Infelizmente se perdeu. Nós brasileiros perdemos nossa identidade e o que tínhamos de melhor. 😢
@@missimaria64 sobre a música eu nem consegui entender o que falava, mas ela não disse nada no vídeo. A piada era justamente que a música estava falando uma coisa absurda para ela, igual se um português estiver no Brasil e ouvir uma música com alguém falando "paneleiro" e ficar confuso e embaraçado se perguntando se "paneleiro" significa a mesma coisa no Brasil mas não é ofensivo, se ele ouviu errado ou se significa outra coisa, exatamente porque aí ele ficaria pensando "caramba, eu devo ter ofendido muita gente sem saber. Preciso dum dicionário mesmo sendo a mesma língua"
VIVA JUBA !!! Tem muita razão no que explana !!!....Nós portugueses somos muito patriotas !!!...Apesar de patriotas... respeitamos a cultura e tradições dos outros países...e muito especialmente as tradições e cultura do Brasil !!! Portanto...vamos respeitar-nos e tudo correrá às mil maravilhas !!!
Portugal há pouco tempo era o país Europeu onde mais se usavam as redes sociais... A questão é que valorizamos a privacidade e, por exemplo, é muito desconfortável, estar a ouvir as conversas dos outros. Além disso, filmar outras pessoas sem consentimento (mesmo em locais públicos) aqui é crime e dá 1 ano de prisão. A questão de expor as crianças é errado e deu um grande debate há uns anos em Portugal. É um direito das crianças proteger a sua privacidade, até porque quando crescerem isso pode afetar bastante o seu bem estar e relação com os pais.
Discordo de toda essa merda que tu estás a dizer-nos cá! Pois em Portugal a grande parte dos habitantes são cheios de manias ridículas e cheias de ASSOMBRAÇÃO, é irritante ficar em Portugal por duas semanas dirá viver um ano num país de merda deste
Deveria ser assim no mundo inteiro! Nasci no Brasil e moro fora a 30 anos. Sinceramente, acho que “somos” um bando de pessoas sem noção! As pessoas lá colocam os filhos em redes sociais antes de sair do útero! Desde muito pequena sempre me senti um peixe fora d’água naquele país, e qd saí de lá, fiquei pensando seriamente se eu também era daquele jeito. Ou seja, um povo que não tolera nem ser corrigido qd está errado, e tudo é ferro e fogo! Deus me livre, não gosto de ir lá nem a passeio! Não estou falando do Brasil, sim dos brasileiros. Uma minoria é gente boa.
@@sol-brevivendonanoruega794 Tu tens plena razão em dizeres tal realidade do povo brasileiro. Eu sou brasileiro e com muito orgulho nós brasileiros somos de facto um povo LATINO SUL AMERICANO, e não mentes em dizer cá, no tocante ao povo brasileiro! Infelizmente grande maioria dos brasileiros é uma raça de gente TOSCA, ou seja, rudimentar, malcriada, e de facto não toleram serem corrigidos. E a maioria são vagabundos, são pessoas que querem dinheiro fácil mas não querem estudar e nem trabalhar duro
@@fabiorogger Os Estados Unidos é diferente. Eles têm um conceito rigido de propriedade privada. São extremamente individualistas e basta tocar numa pessoa para ser considerado uma ofensa :D
Quando vamos para outro país temos de conhecer as leis desse país para vivermos dentro da lei. Temos de respeitar as suas tradições e costumes gostando ou não. Mas será muito bom para o emigrante integrar-se e para isso será bom ter amigos naturais do país, conhecer a gastronomia e costumes. Claro que não precisa amar tudo apenas respeitar. Fui emigrante e é assim em qualquer lado.😊❤
Eu estive em Portugal e tomei o maior cuidado para não chamar ninguém de moço, mas cometi uma gafe e chamei um senhor de moço. Sou extremamente educada e pedi desculpas e ele ficou me esculhambando. Definitivamente, somos mais educados e generosos. Jamais um brasileiro ficaria tão ofendido e grosseiro. Amei Portugal! Mas, fico feliz por ser brasileira. O caminho do meio é sempre o melhor.
Uma vez entrei num café e pedi para usar a casa de banho e antes de usar eu agradeci! depois quando sai, pedi um café. De repente oiço uma senhora que era uma funcionaria, a chamar-me de moça. Não parava de repetir: -moça, obrigada, moça obrigada.. e olhava-me com um olhar de inferioridade, eu não estava a entender.. Fui beber o meu café que não me caiu bem pq estava confusa, depois que acabei agradeci, sempre fui bem educada e generosa desde criança. Depois que sai do café é que eu percebi que a funcionária estava a tentar me dar "uma lição de boa educação" porque ela não me ouviu a agradecer, depois de eu ter saído da casa de banho. Odeio quando me chamam de moça. E pior ainda alguém que não me conhece de lado nenhum "educar-me". No final da história a mal educada foi a "moça" empregada.
Sim, num lugar onde a maioria das pessoas é pontual. Num lugar onde a maioria não é, pontualidade é falta de respeito com você mesmo. No Brasil se você for pontual você vai esperar 100% das vezes. Literalmente não vai ter amigos.
Pontualidade não é um ponto forte de grande parte dos portugueses. Tive que colocar em Ata que não seriam aceitos os atrasos rotineiros para as reuniões e que a tolerância era de apenas de 15mim. Os atrasos eram bem normais. Tive de ser dura para resolver este problema.
@@francisseelig4499 É verdade. Para ser sincera cada vez mais os portugueses não respeitam a pontualidade. Mas, falta de educação e respeito é transversal a todo o mundo. No entanto, eu insisto, eu não espero por quem se atrasa, principalmente, quando é uma atitude sistemática.
Alô! Sou portuguesa e adorei o vídeo e ponto de vista 💖 Queria apenas esclarecer que em Portugal também se pode e usa-se a expressão “moço/a”, sobretudo no sul de Portugal (Alentejo e Algarve) e também no norte. Embora ache que o sr do vídeo tenha sido um pouco rude, de facto, NUNCA se deve chamar um funcionário público de “moço”. Até chamá-lo de “rapaz” pode parecer mal, mesmo sendo um jovem, isto porque, demonstra uma falta de respeito e uma atitude condescendente para com quem trabalha. O mais correto e educado de se fazer é dizer “por favor” ou “desculpe”, para chamar a atenção de alguém.
Mas, desculpa, perdoe minha falta de conhecimento. Como se chama um Garçom em Portugal ? Por favor, serviço de mesa ? Não sei como ser educada em um café, ou restaurante.
@@RotaTartuga Bem, para nós o “garçom” é apenas empregado de mesa, mas para chamar atenção do mesmo, não se deve chamá-lo diretamente de empregado (embora o seja), pois parece e soa rude ou presunçoso. Esta regra social implícita é, regra geral, para todos os funcionários públicos, não apenas de mesa. Portanto, basta dizer algo como “desculpe” ou “se faz favor” (por exemplo, “desculpe, eu queria pedir um café”, ou “se faz favor, poderia ajudar-me a encontrar este produto”). Também podes acrescentar senhor(a), do tipo, “desculpe, Senhor Joaquim (pedido)”. Para o empregado de mesa, se tiver muito longe, podes fazer um gesto para chamar à atenção dele que não é rude
Não está " falando mal", ao contrário, noto admiração e respeito por este país maravilhoso, Portugal. Comentários sobre as diferenças, evita que nós venhamos a cometer erros que possam causar constrangimentos.
Moço ou moça em Portugal tem exactamente o mesmo significado que no Brasil, é uma pessoa jovem. Depende sempre é o tom e o contexto em que se diz, que é praticamente o que acontece em todas as palavras. O contexto é tudo. No que toca à ostentação não faz sentido nenhum a pessoa andar a mostrar o que tem, primeiro porque ninguém quer saber, e depois porque essas pessoas que andam a meter inveja aos outros são exactamente as mesmas pessoas que reclamam que existem pessoas invejosas do estilo de vida delas. Elas próprias fazem com que as pessoas tenham inveja para se poderem queixar que são invejadas, é só estúpido.
Eu sou português, mas não estou com todas estas caganças. No meu tempo se dizia: Moço, Moça, Rapaz, Rapariga, Garoto, Garota, Menino, Menina. Por exemplo, eu quero dirigir -me a uma Moça de 18 ou de 20 anos, se pode dizer: Olá menina como estás? A palavra "bico" tem 3 significados: fazer o bico,o mesmo que fazer o beiço com os lábios; o segundo significado: cala o bico,o mesmo que dizer calar a boca; o terceiro significado: trazer água no bico, quer dizer se eu digo alguma coisa com segunda intenção. Eu também sou exigente na pontualidade,eu prefiro esperar 5 ou 10 minutos que fazer esperar 1 minuto a alguém; eu considero que seja uma falta de respeito para com a pessoa que espera. Sobre o trabalho, todos os trabalhos são dignos quando se trabalha com honestidade, seja o que trabalha no campo, ou na numa fábrica, ou um mecânico ou aquele que trabalha num escritório ou o mais humilde trabalho limpar banheiros ou barredor nas ruas merecem a mais alta estima e consideração.
Viva, Juba. Sou portuguesa e devo acrescentar umas coisinhas. A questão da conotação das palavras é essencial, pois moço é uma palavra usada cá e a qual não é ofensiva. O que pode acontecer, tal como em todo o lado, é alguém armar-se em parvo e não querer ser chamado de moço, mas aqui é uma pessoa jovem. Eu sou uma moça 😅 No que toca à questão das redes sociais, não são influências Brasileiras, mas sim Americanas e cada vez mais os jovens andam agarrados ao telemóvel (até enquanto atravessam passadeiras). Quanto à ostentação concordo, apesar de haver muita gente a "dar passos maiores que a perna" pedindo créditos para comprar o que não podem, para poder ostentar. Também o nosso salário é pequeno para a carga fiscal que temos e por isso é que só alguns podem ter uma vida mais desafogada. Tenho 32 anos e as minhas prioridades são mesmo uma casa, ter o carro pago e conseguir tirar uma licenciatura. (Ando com o telemóvel partido, por exemplo 😂) As questões tradicionais, é apenas questão de bom senso e respeito mútuo. No que toca ao barulho, tenho algo importante a frisar que é: não acho que deviam ser permitidas igrejas em prédios habitacionais. Tenho uma igreja no meu prédio e todos os dias há cantos e barulho até às 23h (hora em que já não se pode fazer barulho) e continuam a abrir igrejas em todo o lado, por vezes mais que uma no mesmo prédio. Isso sim, é algo que me incomoda, porque todos sabemos que os Brasileiros são devotos fervorosos e isso resulta em barulho. Respeito as crenças de todos, mas acho que isso é algo que todos os Brasileiros que pensam abrir uma igreja, reflictam muito antes de o fazer, pois é imensamente incomodativo. E como em todo o lado, há brasileiros de bem e de mal, por tal se algum brasileiro de "mal" estiver a pensar vir para cá, para a curtição ou para fazer asneira, pense bem antes de vir, pois os que são verdadeiramente trabalhadores vão ser criticados por igual, injustamente. (Eu tinha de falar nisto, pois trabalhei com imensos brasileiros e dou valor a quem vem por bem para melhorar a sua vida, tal como muito de nós vão para o estrangeiro). Um abraço do Algarve 😉
@@RereDomingues ou talvez escreva você como o português Europeu? 😜 O meu português é o europeu, obviamente como falei, há imensas palavras iguais, por isso é perfeitamente normal que lhe pareça que eu escreva "brasileiro". 😅😊
@@RereDomingues de jeito nenhum, isso é claramente português português. Até a ordem "talvez escreva você" não é usada no Brasil. Não faço ideia do que significa "armar-se em parvo".
Qual português? São poucos que chegam na hora nas reuniões presenciais. Tive imenso trabalho em conseguir que os atrasos não passassem de 15 minutos. Em tempo, sou a única brasileira.
Em relação ao barulho é proibido fazer barulho depois das 23h00. Dá multa. Em relação à música na praia desde o ano passado é proibido. Também dá multa. Para mim faz sentido. Quem quiser ouvir música coloque fones. E assim ouve o que quiser e não incomoda ninguém 😊
Parabéns pelas explicações de grande valia. As diferenças na fala temos que aprender. Agir de maneira a não importunar a coletividade precisa ser natural, em qualquer lugar.
Quem trabalha horas extras sem ser pago gosta muito de trabalhar de graça,ou gosta muito do patrão. Em Portugal disse,quem trabalha de graça é o relógio. Na minha opinião,vale o que vale. Se sabem que não são pagas as horas extras, porque continuam a fazerem. Se recusasse a fazerem as horas extras de graça, os patrões procediam de outros modos . Aqui no Minho, há anos atrás, chamavam moços e moças também aos jovens , agora se chamam meninos e meninas. A geração antiga falava de uma maneira, agora as palavras são diferentes,as pessoas também têm outros comportamentos ( como falar, escrever mensagens no telemóvel quanto estão à mesa) . Em Portugal, como no estrangeiro há pessoas boas, más,como educação,sem educação ---. Ninguém é perfeito. Se temos leis e regras ,devemos cumprir . A pessoas que não cumprem as leis mas é em todo o lado ( mundo)
Isso foi mais um erro k a sua amiga deu 😅,aki. ninguém é escravo, nem trabalha tantas horas como ela diz 🤣😂, uma coisa é uma empresa ou fabrica ter produtos pra entregar por exemplo e pedir aos funcionários se podem fazer uma hora a mais,ou um sábado, acontece muito isso, pra nós é normal, mas esse tempo é remunerado a dobrar, não é como ela diz k o português trabalha muito 😭,e ainda trabalha no campo 😂😂,o' minina não faça juízo precipitado, isso é pk vc só tem rede social,mas não tem vida social!! E os putos mais novos têm mais rede social por causa dos Brasileiros 😂😂,VC não sabe mesmo nada,os jovens portugueses usam telemóvel para o essencial como qualquer europeu, não por causa de brasileiros 👋😭, esquece isso!!!! VC sabe k os Estados Unidos são o primeiro e o brasil o segundo,a nível mundial a usar telemóvel,rede social 😂,e outra coisa, tbem sao o primeiro e o segundo a fazer cirurgia plástica,sabia??? Pois fica a saber,e VC acha isso evolução,ou retrocesso social???? Retrocesso social, completamente!!!!! Na Europa,o telemóvel é um utensílio k serve pra falar, mais nada!!! E isso vai dar aquilo k VC disse,k o brasileiro gosta de ostentar de mostrar,o que tem e o k não tem 😂, isso demonstra atraso civilizacional,PK a sociedade é muito desigual,tal como na América! Na Europa, não, ninguém precisa ostentar,nem carro nem televisão nem telemóvel, nem NADA!!!! SOMOS DIFERENTES, NÃO PRECISAMOS MOSTRAR NADA!!!
Para mim não me faz a mínima diferença que brasileiros ou outra nacionalidade critique isto ou aquilo de Portugal. Agora se a pessoa coloca defeito em tudo, reclama de tudo, é caso para perguntar, porque continua aqui? Em relação ás pessoas mais velhas se manterem no emprego até onde der, é porque nem sempre é fácil mudar de emprego.
Só quero esclarecer que a palavra moço é muito usada na região do Algarve ( Portugal) qualquer criança é chamado de moço , são chamados de regionalismos . Em Portugal amendoim todos conhecem , mas no Algarve o amendoim são chamados de alcagoitas , ainda em Portugal em Angola o amendoim é ginguba e na Guiné Bissau em português o amendoim é mancara. Agora cá em Portugal nunca chame pendurocalho , porque cá em Portugal há vários signos para essa palavra , em algumas zonas são coisas penduradas em fios ao pescoço por exemplo , outras zonas é referente a um pénis , o que está no dicionário português é objeto pendurado sem utilidade, então cada zona adaptou o seu significado . Como a palavra rapariga , cá em Portugal Portugal é o mesmo que chamarmos miúda , ou menina , no Brasil como sabem o significado é bem diferente .
As crianças e jovens são moços/as, garotos/as mas não e de bom tom chamar um funcionário se um estabelecimento de moço/Moça. Pode chamar de senhor/senhora, ou o chefe/patrão.
O último ponto é controverso. A questão é : os salários são baixos e há a necessidade de trabalhar mais. Trabalham na mesma empresa porque não há opções.
No Brasil NÃO É NORMAL OUVIR SOM ALTO. Isto é falta de educação do povo brasileiro, é não se preocupar em incomodar o outro. Aliás, tudo que o vídeo relata é uma questão de bom senso. Todo esses fatores NÃO DEVEM SER FEITOS em lugar país do mundo. A questão é que o brasileiro é mal educado.
O vídeo é bem esclarecedor e deve ser levado a sério pelos brasileiros para não terem problemas, que podem realmente complicar e muito a vivência no País e na Europa. Só há um ponto que não é bem assim... trabalho. Há de facto a visão de que o trabalho é para ser levado a sério, pois vemos este como fonte de sustento da família e de estabilidade. Trabalhamos horas a mais é um facto, mas exige uma análise mais extensa sobre o tema, pois isso pode derivar por motivo de abuso laboral, medos, mas também por edicação, trabalho de equipa. Quanto a fazer mais que aquela função, alerta que muitos contratos informam que aquela função para a que foi contratada é a principal mas não é a única. Agora... há leis vigorosas em Portugal sobre a lei do ruído e a lei de privacidade. Acrescento que esta cultura no seu geral aqui apresentada, não é uma exclusividade Portuguesa mas, europeia também.
Há dois dias chegaram para meus vizinhos um casal de Brasileiros,a primeira coisa que fizeram foi por a música o mais alto possível. Acabou o silêncio. Não vão ter vida fácil não. Muita gente com idade mora aqui há 50 anos.
Adorei o vídeo, não te conhecia e apareceu aqui no UA-cam pra mim! Tudo o que vc falou não é só em Portugal, mas em vários países da Europa eles tem essas culturas e eu acho maravilhoso, pra mim isso tudo é educação que infelizmente não tem aqui no Brasil, onde é um país mal educado mesmo, as vezes sinto até vergonha!! Fui pra Itália e eles valorizam muito a cultura e a comida! Amo a Europa, onde eu gostaria de morar! Vou agora conhecer Portugal e adorei as dicas, temos que respeitar a cultura de cada País. Seguindo o seu canal! Um abraço!
Na praceta onde vivo todos demos conta que uma das habitações foi alugada a brasileiros porque todos passamos a ouvir a música dos gosto daquela família. A situação durou apenas uns dias. Talvez tenham percebido que ninguém aprovava terem que ouvir música à hora que a eles lhe apetecia muito menos o tipo de música . . . talvez alguns vizinhos tenham batido à porta . . . talvez a policia os tenha convidado a refuzir o som apenas para ser ouvida no apartamento deles??? É tanta falta de respeito impôr música/ruido às outras pessoas!!!
Deveria também ser proibido 🚫 o Alguns Portugueses tratarem mal os outros e se acharem superior, porque ninguém é melhor que ninguém, então Portugal é considerado o primo pobre da Europa.
Obrigada @jubasantos os seus videos são muito bons, tenho a certeza de que com a Bondade de Deus você esteja a ajudar muitas pessoas que querem dar o passo da imigração. Que Deus a abençoe :)
Nos estados unidos sim , pagam multa se não separar bem o lixo porque a recolha é feita de porta a porta e aqui na Europa é no Luxemburgo nos outros países da Europa não sei
Vocês esquecem que há no Br 215 milhões de brs, tornando-se o 6° país mais populoso do mundo. Atualmente vivem em PT uns 350 mil brs que representam apenas 0,1% da população do país. Portanto esses não podem representar o Brasil como um todo.
Os brasileiros estão acostumados brincar com os próprios problemas do país! Acho bonito um país que tem paixão! Aqui não vejo respeito nenhum com bandeira do Brasil, muito menos pelo hino nacional...
Parabéns pela sua aula, didática , inteligente , que pode orientar os que estão indo morar aí. Gostei muito de assistir. Sou uma vovó que preza tudo q vc expressou.
Há um ditado em Portugal que diz "em Roma sê romano". Por que razão os brasileiros acham que têm o direito de criticar a cultura e os costumes portugueses. Por acaso gostavam que os portugueses criticassem a cultura e os costumes brasileiros. Haja senso comum e humanidade.
Mas os pts ocuparam o Brasil, trocaram os nomes próprios por nomes pts, impuseram seu idioma,sua religião, sua cultura e seus costumes. Acho que não é isso que os brs estão a fazer em Portugal.
@@lorenzopaganini2032Você queria que os portugueses fizessem o quê?? A mentalidade da epoca era mesmo assim expandir, conquistar território e levar a fé e converter os povos ao catolicismos, inclusive dar-lhes um nome cristão. Isso foi há 5 séculos atrás e era normal na época. E os brasileiros originais, aqueles que eram chamados portugueses de além-mar herdaram a cultura portuguesa com mistura de culturas africanas que se misturaram daí a origem dos nomes ou sobrenomes!! Depois receberam influências de outros povos europeus mas a base sempre se manteve lá. Em Portugal os brasileiros só têm que se adaptar, limar as arestas adaptar certos comportamentos e mentalidades para serem bem recebidos, porque o português nunca vai mudar!!
@@MrVitorfor Em PT dá-se ênfase às grandes navegações e poucos são aqueles que realmente sabem o que ocorreu dentro do Brasil. Até 1822 a população do Br era de apenas 4.5 milhões de habitantes.Entre 250 a 300 eram pts e o restante eram africanos escravisados,indígenas e mestiços.Isso ocorria pq a Constituição ptsa da época proibia a entrada de outros povos ao Brasil q não fossem fossem próprios pts e os africanos.
@@MrVitorfor Br só se tornou uma nação de verdade após a Independência em 1822.Apos este período o br teve um dos maiores fluxos migratórios de todo continente americano,atrás somente dos Estados Unidos que hj tem uma população de 330 milhões de habitantes .Hj estima-se que os brs estejam mesclados ao menos com umas 75 nacionalidades de diversas etnias e regiões do planeta...Consegues entender agora a Importância da Independência para o Brasil.
@@lorenzopaganini2032Você tem toda a razão o Brasil só se tornou a nação independente em 1822 e era inevitável que isso tinha que acontecer! Não havia possibilidades de Portugal manter uma colónia tão grande! Na Europa e particularmente em Portugal vivia-se na época momentos conturbados! Você deve saber disso!! Mas também sabe que quem proclamou a independência através dum manifesto aos povos do Brasil foi um rei português desavindo com a coroa. Pena é que a maioria dos brasileiros não saibam respeitar e mesmo glorificar essas memórias do passado.
É proibido por lei e severamente, filmar alguém sem permissão dela, assim como gravação de áudio. Inclusive, gravações não têm validade legal, não valem nada perante a lei, a não ser as feitas com permissão de juíz, caso das feitas pela PJ.
Lembrando q todo ônibus e metrô no Brasil tb tem uma placa de proibido aparelhos de som. A única diferença é q aqui, escolhem ignorar e ninguém tenta corrigir o errado. Afinal a taxa de violência é elevada demais, pra tentar a sorte. Em Portugal a lei (ainda parece) estar a valer.
Pode usar moço na terceira pessoa: o moço, aquele moço. Pode usar bico sim... A palavra deriva da expressão bico de obra . Quanto a leis como o barulho na praia, basta ter bom senso.
Olá! Sou portuguesa 🙂 Adorei o vídeo! Desde sempre que consumo conteúdo brasileiro como novelas da globo, vídeos etc.. Sempre achei piada às diferenças de significado nas palavras. Tenho vários amigos brasileiros e tento sempre explicar quando alguém fica com dúvidas em alguma expressão. A palavra "moço" também é cá utilizada mais na zona do Alentejo por exemplo 😅
Eu vivo no Alentejo mais de 30 anos nunca ouvi tratar o empregado de mesa de "moço". Embora se utilize a palavra moço em conversação, falando de um jovem.
Kkkkkk eu passei vergonha aí procurando durex pra colar minha pasta de documentos 😅😅😅🤦♂️ estava no Jumbo eletro e perguntei justo para uma segurança do local, ela me olhou do pé a cabeça e me encaminhou a uma farmácia 😂 aí aprendi na raça o vocabulário, parabéns pelo video
Chamar "moço" não é bem visto: se não conhecemos, dizemos "Por favor, o senhor podia isto ou aquilo". Para chamar o empregado, diz-se "por favor". O homem foi mal educado porque devia dizer à senhora brasileira como se diz aqui, em vez de se armar em pintarolas! Ele diz que se chama "Ó empregado"?! Nunca ouvi tal coisa!😊
Portugal é um país livre onde se aceitam opiniões diferentes. Ninguém fica furioso se vc disser que não gosta de fado! Aqui as pessoas são tolerantes. O português não é fundamentalista.
A cultura brasileira ela é extremamente diferente da do europeu, não somente em Pt, mas no geral na Europa ou cultura ocidental. Brasileiros e sul americanos em geral são próximos culturalmente. O chamado jeitinho "doce" e calmo de falar está presente no dia a dia, até fico estupefacto do pessoal chamar de "menino" a um bandido ou assassino, então entendi que realmente estava em um outro mundo com uma educação completamente diferente da minha. E não somente na maneira de falar, mas tbm nos costumes, hábitos e forma de respeito ou respeitar o próximo existe uma enorme distancia dos ocidentais, entendi que o falar com sotaque diferente é apenas uma dessas muitas diferenças e tem haver com a mistura multirracial que existe no Brasil . Não existe cultura melhor que outra, apenas respeitamos os hábitos e costumes de outros povos que habitam o Planeta.
No Brasil na há uma só cultura, um só povo ou etnias . Brasil é um país que ao longo de 500 anos foi formado por vários grupos étnicos e culturas das mais diversas regiões do planeta.
Bom dia. Parabéns pelos seus videos. Em relação ao moço, achei que o sr. Foi rude com a cliente mas julgo que qualquer coisa se passou antes. A cliente deve ter tido alguma atitude que irritou o sr.. Não é grave dizer moço, apenas não é utlilizado cá em Portugal. Quanto ao trabalho excessivo, os jovens já não estão a aceitar isso. Eu trabalhei 25 anos na mesma empresa e infelizmente não era bem visto quem saía sempre há hora certa. Mas a maioria também recebia um complemento de isenção de horário. O que não significa trabalhar sempre mais horas. Significa trabalhar mais quando é necessário. A minha opinião é que devemos usar o bom senso. Sair à hora, chegar à hora. Mas se algum dia é necessário ficar mais 15 ou 30 minutos devemos ficar porque se precisarmos de ir a uma consulta médica por exemplo, o nosso responsável vai permitir ;). Beijinhos
Ela esteve sempre no "gozo" com ele, brincava com os nomes dos pratos e chamava o empregado para lhe fazer perguntas idiotas, ele acabou por perder a cabeça... Se fosse comigo, essa maluca tinha levado com um prato pela cabeça abaixo, eles só mostram o que lhes convém mas não mostraram que ela passou o tempo todo a provocar o homem com ironia e desrespeito... Comigo ela tinha saído do restaurante a toque de caixa.
Sou brasileiro e visitei Portugal há 5 anos. Já no segundo dia em Lisboa, pedi informações a um funcionário que atendia uma atração turística, não me recordo qual. Muito educadamente o chamei de moço, depois de um sonoro por favor, e mesmo assim fui destratado por ele. Minha amiga que estava ao lado tentou contornar a situação dizendo que não sabíamos que não se podia usar tal termo, mas foi tudo em vão. O rapaz estava colérico e só continuou o bate boca.
No Brasil tb ė proibido lavar carro na rua (multa de R$ 1.000,00 na primeira vez e dobra na segunda), tocar música em volume alto tb. Infelizmente as leis não são cumpridas.
Não se trata de Lei da selva...Br tem uma das maiores frotas de veículos do planeta e o seguro não é obrigatório pq há Leis que obrigam o pagamento a terceiros por DANOS MATERIAIS e o tribunal chama-se Juizado de Pequenas Causas. Se eu estiver conduzido um veículos e colidir em outro , se o veículo da outra pessoa tiver seguro, este cobrirá todas as despesas do segurado e a Seguradora cobrará de mim, via judicial todos os danos causados ao segurado....simples assim
@@lorenzopaganini2032 Parece bem complicado. E se a pessoa que causou o acidente não tiver dinheiro para pagar o prejuízo causado? Para quem foi prejudicado, é muito mais simples se for a seguradora a pagar, porque doutra maneira poderia ter de ficar meses à espera de receber o dinheiro que teve de desembolsar para pagar o prejuízo.
@@lorenzopaganini2032 eu apenas transcrevi a resposta que obtive de um seu compatriota. Por qualquer razão, e depois de ler a sua resposta custa-me a acreditar que resolvam qualquer tipo de situação dessa forma. Ou se sim, a demorar bastante e com muita complicação.
Sobre o trabalho, é verdade. Tenho uma amiga médica e portuguesa que vive na cidade do Porto e já está com 70 anos e continua a fazer plantões em posto de saúde. Ela disse que continuará a trabalhar por mais tempo.
A questão não é gostar ou não gostar é o modo desrespeituoso e despreparado com que se fala. Não tem problema não gostar de fado, de pratos tradicionais etc etc..Eu moro no Brasil há 24 anos e não gosto de muita coisa , mas mesmo muita coisa mesmo aqui no Brasil. Convém também estar minimamente preparado para emitir uma opinião e saber do que se está a falar o que não acontece na maioria dos casos...Qualquer português normal não chama o garçom no Brasil de "gajo". Boite não é necessariamente casa de meninas, até aos anos 80 não existia outra palavra para definir discoteca.
10: 30 Acho que o senhor não foi grosseiro,ele está certíssimo ele estava a proteger o funcionário. Esfa senho foi uma iguinorarnte,pela a idade que patece ela não é uma criança. A qui este vídeo há uma golta de informação da parte dela.Chama a pessoa pelo nome,o empregado no Brasil estão a dar esta informação de como se deve tratar alguém que nos serve.Ja era para ela ter este conhecimento. Por isto estou a favor do senhor empregador.
*Assista a seguir* 👇🏼
Parte 1 ua-cam.com/video/7-fFYIFWZiw/v-deo.htmlsi=RYslBkiPnwu4ysFu
Parte 2 ua-cam.com/video/dkJTZyxjzo4/v-deo.htmlsi=pJgjISDA-1U0soNG
Parte 3 ua-cam.com/video/7-fFYIFWZiw/v-deo.htmlsi=RYslBkiPnwu4ysFu
E se falar que português é burro? 😂
Tens quanto tempo de Portugal ?
@@BRUNINHOTUGA Se estiveres a falar comigo eu sou Portuguesa de gema e sem misturas😜
Essa parte do trabalho excessivo foi importante citar😮
Boa tarde, você disse bem ,somos um país de 1 mundo ok ,,,,,,moça e rapariga ???????
Educação e bom senso:é o mínimo pra viver e ser respeitado em qualquer canto do planeta.
Ficar falando ou digitando no celular na companhia de outras pessoas é falta de educação em qualquer lugar.
Sou português, tenho 75 anos, achei o seu vídeo interessante, e nota-se que vc é uma miúda inteligente que sabe muito bem gerir as situações para evitar confusões em que a elogio. No entanto na parte daquela senhora chamar moço ao empregado, eu penso que o fulano foi um tanto palerma ou quis-se exibir, ou talvez estivesse chateado naquele dia, outro empregado noutra situação não fazia aquilo que ele fez, pois existe a tolerância e uma pessoa inteligente via que a senhora era doutro país.
Na parte da boate não concordo consigo, pois acho que só quem tem a mente poluída ia pensar isso. Pois uma boate é apenas um local de diversão noturno. Eu se fosse mulher a falar com alguém ou mesmo num grupo diria sem problema que quando era mais nova ia numa boate.
Estar no telemóvel a falar ou a mandar mensagem num grupo de amigos, significa que a pessoa não está ali, ou está-se cagando para o grupo.
Na parte da ostentação e pelo que me apercebo as pessoas não ligam muito a isso e na compra de um telemóvel, eu pessoalmente acho caríssimo comprar um aparelho de mais de 500 euros, no entanto compro um aparelho que seja bom no funcionamento e tenha uma boa capacidade de memória. O aparelho é para me servir e não mostrar aos outros.
Moço, referindo-se a quem está a trabalhar, é extremamente ofensivo, mas poucas pessoas explicam o porquê. Eu explico. No tempo da miséria, logo depois da grande guerra, as pessoas de poucos recursos e com muitos filhos, entregavam os filhos para serem criados de quem estava melhor de vida em troca da alimentação. Eles eram os moços de recados, de entregas, de cavalariça, de cozinha, e etc. Espero ter explicado bem.
Ofensivo para quem?????
@@ripleysw para quem trabalha. É o equivalente a criado, quase escravo. Sei que é difícil entender, mas tente, por favor.
@@ripleyswofensivo para quem é tratado assim. Moço de fretes ou moço de recados era o nome dado às pessoas mais pobres , sem abrigo, moradores de rua e que faziam trabalhos muito sujos ou pesados que ninguém queria fazer, muitas vezes por um prato de comida ou uma roupa velha. Andavam pelas esquinas e era chamados para um serviço como - Moço! ou - Moça! Acabou esse tratamento por ser humilhante para quem é assim chamado. Tem um significado arrogante e mau para com a pessoa. Espero ter explicado bem. Será um pouco como você gritar: - Criado! Ou - Miserável! ou - Mendigo! Como os brasileiros estão em Portugal e não no Brasil devem respeitar porque é um termo ofensivo. Acontece o mesmo aos portugueses no Brasil se disserem para um mulher:-Olá, rapariga! Simples, em Portugal rapariga é só o feminino de rapaz. Logo os portugueses deverão evitar esse tratamento a uma brasileira, porque lá envolve outro significado e talvez suportar a indignação de brasileiros se se descuidam e usam, certo? Respeito é uma via de 2 direcções e muito bonito.
@@l.m.c.a2208 Exactamente isso. Apesar de nós sabermos que pode não haver intenção ofensiva, não exclui que a pessoa visada possa sentir-se menosprezado, no mínimo.
@@casa02011pergunta: voce entende bem o que a senhora fala? É facil entender o brasileiro?
Quem imigra ou faz turismo, tem que no mínimo ter o bom senso de saber se comportar de acordo com o novo contexto cultural ou social. Se não sabe, é melhor aprender antes de viajar.
Ninguém sabe totalmente sobre a cultura de onde se está visitando
@@lorenzopaganini2032 Concordo. Porém, se não sabemos, temos que agir com muita cautela para evitar desconforto dos dois lados. Nesse sentido falei.
A Terra onde fores ter .Faz como vires fazer fui imigrante mas sempre neutra e atenta à lei e costumes do País por isso que os Portugueses são sempre bem vindos em todo lado Seja feliz aqui no nosso Portugal
Por não saber a cultura para onde vai visitar. Mas tem que respeitar porque ele sabe que não está no Brasil. O respeito e ótimo e eu gosto estou na Alemanha há 24 anos e sempre respeitei a cultura alemã é muito diferente da minha que é português e não é porisso que eu vou falar mal deste grande país. Que é maravilhoso @@lorenzopaganini2032
Tenho 70 anos e bico na minha linguagem é quando no zangado mando calar a boca, =cala o bico não conheço outra
versão
Aqui tbém deveria haver multa p quem fala alto no telefone. Bem desagradável ficar ouvindo conversa alheia!
Essa questão de som em alto volume no Brasil não é NORMAL, mais sim COMUM, eu por exemplo odeio, acho falta de respeito.
A minha sobre o vídeio de "brincadeirinha" acerca do fado é que a tua cara redonda, a tua cara redonda de lua cheia e de bolacha maria não ficou bem no vídeo.
Como és uma frustrada e não é difícil perceber que és, foi para aliviar um pouco a frustração.
Quanto ao jovens portugueses estarem a ter influências do Brasil ao usaream certas redes sociais, isto é puro achismo, é "paupitchi, tá"?
Que saudades que temos da alegria, que costumávamos ter ante dos brasileiros e brasileiras começarem a "vim" para Portugal, PortugAAALLLLL e não "PortegAAAAAOOOOO" como a Juba e os brasileiros todos pronunciam o nome do nosso país.
Concordo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Em todas as cidades há Lei do Silêncio estabelecendo os limites de decibéis por horário e por tipo de imóvel.
é falta de respeito mesmo
Comum é a mesma coisa que normal, vê no dicionario
Até que enfim, alguém vindo do Brasil que se interessa ou tenta saber os usos e costumes da cultura portuguesa, muitas das coisas ou regras que você falou não é só em Portugal mas sim em todos os países da União Europeia, eu sou português vivo na Alemanha e também respeito as regras e cultura Alemã, se queres ser respeitada(o) respeita o teu próximo, quanto ao trabalho a gente valoriza porque é o que nos dignifica e nos vai proporcionar qualidade de vida, há tempo para tudo, para trabalhar e para lazer, trabalho é trabalho conhaque é conhaque, trabalhar em casa nas hortas também pode ser terapêutico( anti-Stresse pós rotina diária). Bem haja
Ê verdade. Há um ditado muito antigo que diz: " Em Roma, sê romano"! Mas nós portugueses sofremos e muito porque, tudo mudou na fisionomia das nossas cidades! Passou a só se ver chinelo de dedão, calçôes da DECATLON,
Boné na cabeça virado ao contrário ( que dantes só se via nos operários da construção civil nas Obras) mulheres de fatos de ginástica moldando as formas de maneira muito ousada o que aqui é chamado e classificado de "piroso"! Ou então nas classes brasileiras mais abastadas, saltos altos de 8 a 10cms e, no Inverno, casacos de peles para ir ao Supermercado! Classificação: Novo rico piroso! A Europa é simples, mas com gosto. O mais simples possível. Nada de grandes toiletes esvoaçantes ou trajes de noite durante o dia. Quanto mais rico e de boas famílias aqui, quanto mais simples e sem chamar a atenção! Unhas de gel vermelhas ou com desenhos é piroso e para chamar a atenção. Falar alto na rua, em casa ou seja onde for é " falta de berço". Uma senhora rir muito alto na rua, no café etc. é de muito mau tom. Pernas cruzadas a mostrar as cuecas ( calcinhas) é convite para homem. Andar na rua toda provocante com decotes, saltos altos e roupa reduzida pode sujeitar-se a que algum carro pare e lhe pergunte quanto leva por noite! Conselho: discreção no vestir e falar, dizer: Por favor, não se importa de me dar isto ou aquilo.... ( é ter bom berço). Chamar alguém de " Cara" ou tratar por "tu" a alguém é desrespeito. ( tratar por tu é só para as crianças pequenas ou entre família ou amigos de longa data e se não forem pessoas de idade).
E acreditem, se forem para a Alemanha será na mesma! Então quanto a barulho são extremamente, extremamente, sensíveis. Desculpem-me a franqueza, mas só quero ajudar! Amo o Brasil e tenho família lá também há muitos e muito anos. Não me entendam mal. Acreditem que só quis ajudar sem intuito de crítica mas para que possamos viver todos em harmonia, com a vossa alegria e a nossa calma e sossegada maneira de viver.
O seu problema no caso de ter utilizado a música de um Fado, não foi a música, tenho a certeza. O problema foi o verbo que você, como mulher, utilizou. Essas palavras são
" disgusting" na boca de uma senhora! Entende? É natural que os jovens nas escolas as possam usar mas é muito muito imprópria numa mulher educada. Entende? Um adulto com educação nunca a vai usar, a não ser que não esteja no seu completo juizo. Desculpe-me, mas é, extremamente deselegante! E ainda por cima, publicada nas redes sociais. Entende? Talvez não seja assim no Brasil, mas aqui é feiíssimo para uma senhora, acredite.
@@missimaria64Disse tudo🎯👏👏👏🎉
@@missimaria64 Quem realmente sabe e lamenta o que acontece na cultura brasileira, entende perfeitamente seu posicionamento. Essa frase diz muito: "A Europa é simples, mas com gosto." 😍 E bom gosto está em falta no Brasil. E é com muita tristeza que digo isso. Infelizmente a boa cultura brasileira está em declínio. Em resumo, quem é elegante e bem educado, precisa somente de um mínimo de adaptação às peculiaridades de uma cultura local, para se relacionar bem com as pessoas.
Na época dos meus avós e dos meus pais, a nossa cultura era muito melhor. As escolas ensinavam boas maneiras, o uso do uniforme era rigoroso, havia rigor na vestir, nos comportamentos, na educação. Observe as boas músicas brasileiras que hoje não são mais feitas. Toda nossa cultura está se perdendo, e isso inclui as boas maneiras também. E quem ainda conserva o que aprendeu das gerações passadas, são tidos como pessoas ultrapassadas e ridículas. Conclusão: o próprio brasileiro não aguenta mais conviver com outros brasileiros. Música alta, cachorros que não são adestrados, filhos sem limites, pessoas que mal sabem o uso da língua portuguesa, não conseguem interpretar textos simples, direção perigosa, pois ninguém mais conhece leis de trânsito. Eu posso ficar aqui um bom tempo escrevendo todas as mazelas da nossa cultura. Mas posso garantir que não éramos assim. Infelizmente se perdeu. Nós brasileiros perdemos nossa identidade e o que tínhamos de melhor. 😢
@@missimaria64 sobre a música eu nem consegui entender o que falava, mas ela não disse nada no vídeo. A piada era justamente que a música estava falando uma coisa absurda para ela, igual se um português estiver no Brasil e ouvir uma música com alguém falando "paneleiro" e ficar confuso e embaraçado se perguntando se "paneleiro" significa a mesma coisa no Brasil mas não é ofensivo, se ele ouviu errado ou se significa outra coisa, exatamente porque aí ele ficaria pensando "caramba, eu devo ter ofendido muita gente sem saber. Preciso dum dicionário mesmo sendo a mesma língua"
VIVA JUBA !!!
Tem muita razão no que explana !!!....Nós portugueses somos muito patriotas !!!...Apesar de patriotas... respeitamos a cultura e tradições dos outros países...e muito especialmente as tradições e cultura do Brasil !!!
Portanto...vamos respeitar-nos e tudo correrá às mil maravilhas !!!
O seu português escrito é de brasileiro kkkkk
"Explana"? Essa palavra não é utilizada em Portugal. Eu nunca ouvi.
@@JumentoInteligente nunca ouviu porque é zuca. Consulte o dicionário...se porventura sabe o que isso é !!!
@@JumentoInteligente eu acho que queria escrever "explica"
É mesmo, tem razão, essa do "explana"😂
Parabéns muito assertiva, sou do Porto e Portuguesa, e vejo em si grande honestidade intelectual. 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Fique bem.
Portugal há pouco tempo era o país Europeu onde mais se usavam as redes sociais... A questão é que valorizamos a privacidade e, por exemplo, é muito desconfortável, estar a ouvir as conversas dos outros. Além disso, filmar outras pessoas sem consentimento (mesmo em locais públicos) aqui é crime e dá 1 ano de prisão. A questão de expor as crianças é errado e deu um grande debate há uns anos em Portugal. É um direito das crianças proteger a sua privacidade, até porque quando crescerem isso pode afetar bastante o seu bem estar e relação com os pais.
Discordo de toda essa merda que tu estás a dizer-nos cá!
Pois em Portugal a grande parte dos habitantes são cheios de manias ridículas e cheias de ASSOMBRAÇÃO, é irritante ficar em Portugal por duas semanas dirá viver um ano num país de merda deste
Nós EUA é igual. Não pode nem acenar para cães e crianças por lá. 😅
Deveria ser assim no mundo inteiro! Nasci no Brasil e moro fora a 30 anos. Sinceramente, acho que “somos” um bando de pessoas sem noção! As pessoas lá colocam os filhos em redes sociais antes de sair do útero! Desde muito pequena sempre me senti um peixe fora d’água naquele país, e qd saí de lá, fiquei pensando seriamente se eu também era daquele jeito. Ou seja, um povo que não tolera nem ser corrigido qd está errado, e tudo é ferro e fogo! Deus me livre, não gosto de ir lá nem a passeio! Não estou falando do Brasil, sim dos brasileiros. Uma minoria é gente boa.
@@sol-brevivendonanoruega794 Tu tens plena razão em dizeres tal realidade do povo brasileiro.
Eu sou brasileiro e com muito orgulho nós brasileiros somos de facto um povo LATINO SUL AMERICANO, e não mentes em dizer cá, no tocante ao povo brasileiro! Infelizmente grande maioria dos brasileiros é uma raça de gente TOSCA, ou seja, rudimentar, malcriada, e de facto não toleram serem corrigidos. E a maioria são vagabundos, são pessoas que querem dinheiro fácil mas não querem estudar e nem trabalhar duro
@@fabiorogger Os Estados Unidos é diferente. Eles têm um conceito rigido de propriedade privada. São extremamente individualistas e basta tocar numa pessoa para ser considerado uma ofensa :D
Sou carioca, mas vivo em Portugal há mais de 30 anos e concordo com todos os conselhos que deu para os brasileiros.
Quando vamos para outro país temos de conhecer as leis desse país para vivermos dentro da lei. Temos de respeitar as suas tradições e costumes gostando ou não. Mas será muito bom para o emigrante integrar-se e para isso será bom ter amigos naturais do país, conhecer a gastronomia e costumes. Claro que não precisa amar tudo apenas respeitar. Fui emigrante e é assim em qualquer lado.😊❤
Diz o ditado:" À terra onde fores parar faz como vires fazer"
Á terra onde fores ter
Faz o que veres fazer !!
Eu estive em Portugal e tomei o maior cuidado para não chamar ninguém de moço, mas cometi uma gafe e chamei um senhor de moço. Sou extremamente educada e pedi desculpas e ele ficou me esculhambando. Definitivamente, somos mais educados e generosos. Jamais um brasileiro ficaria tão ofendido e grosseiro. Amei Portugal! Mas, fico feliz por ser brasileira. O caminho do meio é sempre o melhor.
Sois 😂
Se fosse comigo eu chamava ele de filho de rapariga 😂 aí eles vão gostar.
Uma vez entrei num café e pedi para usar a casa de banho e antes de usar eu agradeci! depois quando sai, pedi um café. De repente oiço uma senhora que era uma funcionaria, a chamar-me de moça. Não parava de repetir: -moça, obrigada, moça obrigada.. e olhava-me com um olhar de inferioridade, eu não estava a entender..
Fui beber o meu café que não me caiu bem pq estava confusa, depois que acabei agradeci, sempre fui bem educada e generosa desde criança. Depois que sai do café é que eu percebi que a funcionária estava a tentar me dar "uma lição de boa educação" porque ela não me ouviu a agradecer, depois de eu ter saído da casa de banho. Odeio quando me chamam de moça. E pior ainda alguém que não me conhece de lado nenhum "educar-me". No final da história a mal educada foi a "moça" empregada.
A falta de pontualidade, nada mais é do que falta de respeito para com as outras pessoas. Pessoalmente, eu não espero por quem se atrasa.
Claro!
Também penso que a falta de pontualidade é uma falta de respeito perante os outros e uma pessoa sem educação, embora za educação vem do berço
Sim, num lugar onde a maioria das pessoas é pontual. Num lugar onde a maioria não é, pontualidade é falta de respeito com você mesmo. No Brasil se você for pontual você vai esperar 100% das vezes. Literalmente não vai ter amigos.
Pontualidade não é um ponto forte de grande parte dos portugueses. Tive que colocar em Ata que não seriam aceitos os atrasos rotineiros para as reuniões e que a tolerância era de apenas de 15mim. Os atrasos eram bem normais. Tive de ser dura para resolver este problema.
@@francisseelig4499 É verdade. Para ser sincera cada vez mais os portugueses não respeitam a pontualidade. Mas, falta de educação e respeito é transversal a todo o mundo. No entanto, eu insisto, eu não espero por quem se atrasa, principalmente, quando é uma atitude sistemática.
Pontualidade é questão de educação e respeito com o próximo. Minha opinião.
Alô! Sou portuguesa e adorei o vídeo e ponto de vista 💖 Queria apenas esclarecer que em Portugal também se pode e usa-se a expressão “moço/a”, sobretudo no sul de Portugal (Alentejo e Algarve) e também no norte. Embora ache que o sr do vídeo tenha sido um pouco rude, de facto, NUNCA se deve chamar um funcionário público de “moço”. Até chamá-lo de “rapaz” pode parecer mal, mesmo sendo um jovem, isto porque, demonstra uma falta de respeito e uma atitude condescendente para com quem trabalha. O mais correto e educado de se fazer é dizer “por favor” ou “desculpe”, para chamar a atenção de alguém.
Moç/moça=
Crianças
Mas, desculpa, perdoe minha falta de conhecimento. Como se chama um Garçom em Portugal ? Por favor, serviço de mesa ? Não sei como ser educada em um café, ou restaurante.
@@RotaTartuga Bem, para nós o “garçom” é apenas empregado de mesa, mas para chamar atenção do mesmo, não se deve chamá-lo diretamente de empregado (embora o seja), pois parece e soa rude ou presunçoso. Esta regra social implícita é, regra geral, para todos os funcionários públicos, não apenas de mesa. Portanto, basta dizer algo como “desculpe” ou “se faz favor” (por exemplo, “desculpe, eu queria pedir um café”, ou “se faz favor, poderia ajudar-me a encontrar este produto”). Também podes acrescentar senhor(a), do tipo, “desculpe, Senhor Joaquim (pedido)”. Para o empregado de mesa, se tiver muito longe, podes fazer um gesto para chamar à atenção dele que não é rude
E lamentável essa indignação dos portugueses em relação aos brasileiros sabendo que tudo que eles têm levaram daqui lamentável.
Vai embora mulher ,só dizes asneiras e mentiras !!
Tanta ignorância e mentiras e
Falta de EDUCAÇÃO E
RESPEITO NO PAÍS DOS
OUTROS !! TENHA CARÁCTER
Parabéns pelo canal !, explicações ótimas. conteúdo super relevante
No Brasil é proibido carros com som alto, mas o povo sem educação não respeita a Lei do silêncio
Em Portugal também, só quem desconhece a lei é que anda convencido que anda numa boa.Nao faça aos outros o que não quer para si.
No Brasil a lei nao faz valer, é uma pena e eis a diferença
Acho simplesmente horrível, som alto e com as piores "músicas", fui pra Itália e adorei a cultura!!
@@roselioliveira8952 Gostaria de visitar a Itália, adoro a cultura e a língua é latina .
Aqui em Portugal é permitido, coisa que odeio.
Parabéns pelo vídeo, muito bom seus conteúdos, te assisto da cidade de itaguara mg.
A melhor forma de aprender é observar e se não souber pergunte! Respeito é Fundamental em qualquer lugar do mundo.E se errar sem intenção peça perdão.
Vocês também não gostam que falem mal do Brasil... se estão em Portugal,respeitem para serem respeitados...
Concordo plenamente👏🏻👏🏻
👏👏👏👏👏👏👏
É verdade.
Não está " falando mal", ao contrário, noto admiração e respeito por este país maravilhoso, Portugal. Comentários sobre as diferenças, evita que nós venhamos a cometer erros que possam causar constrangimentos.
Isso é respeito ao povo português. Parabens, Juliana!
Moço ou moça em Portugal tem exactamente o mesmo significado que no Brasil, é uma pessoa jovem. Depende sempre é o tom e o contexto em que se diz, que é praticamente o que acontece em todas as palavras. O contexto é tudo.
No que toca à ostentação não faz sentido nenhum a pessoa andar a mostrar o que tem, primeiro porque ninguém quer saber, e depois porque essas pessoas que andam a meter inveja aos outros são exactamente as mesmas pessoas que reclamam que existem pessoas invejosas do estilo de vida delas. Elas próprias fazem com que as pessoas tenham inveja para se poderem queixar que são invejadas, é só estúpido.
O velho Salazar faz muinta falta ao paìse, mais a mais cada macaco em seu galho .
Eu sou português, mas não estou com todas estas caganças. No meu tempo se dizia: Moço, Moça, Rapaz, Rapariga, Garoto, Garota, Menino, Menina. Por exemplo, eu quero dirigir -me a uma Moça de 18 ou de 20 anos, se pode dizer: Olá menina como estás? A palavra "bico" tem 3 significados: fazer o bico,o mesmo que fazer o beiço com os lábios; o segundo significado: cala o bico,o mesmo que dizer calar a boca; o terceiro significado: trazer água no bico, quer dizer se eu digo alguma coisa com segunda intenção.
Eu também sou exigente na pontualidade,eu prefiro esperar 5 ou 10 minutos que fazer esperar 1 minuto a alguém; eu considero que seja uma falta de respeito para com a pessoa que espera. Sobre o trabalho, todos os trabalhos são dignos quando se trabalha com honestidade, seja o que trabalha no campo, ou na numa fábrica, ou um mecânico ou aquele que trabalha num escritório ou o mais humilde trabalho limpar banheiros ou barredor nas ruas merecem a mais alta estima e consideração.
Nada como um país com educação 👏👏
Infelizmente não é o que vejo
@@lucimaracamargo2912 Podes sempre mudar-te para o teu que de certeza é muito mais educado.
Ser diferente não significa que seja mais educado ou menos educado...é apenas diferente.😮
@@mikidias concordo
@@lorenzopaganini2032 entendeu nada 🙄🙄
Quanto à ostentação, em geral é como diz. Em geral gostamos de passar despercebidos. Não gostamos de dar nas vistas.
Na verdade emPortugal a ostentação é muito mal vista, felizmente. Embora a sociedade se esteja a tornar mais materialista, como em todo o lado.
Discordo totalmente!
Viva, Juba. Sou portuguesa e devo acrescentar umas coisinhas. A questão da conotação das palavras é essencial, pois moço é uma palavra usada cá e a qual não é ofensiva. O que pode acontecer, tal como em todo o lado, é alguém armar-se em parvo e não querer ser chamado de moço, mas aqui é uma pessoa jovem. Eu sou uma moça 😅
No que toca à questão das redes sociais, não são influências Brasileiras, mas sim Americanas e cada vez mais os jovens andam agarrados ao telemóvel (até enquanto atravessam passadeiras). Quanto à ostentação concordo, apesar de haver muita gente a "dar passos maiores que a perna" pedindo créditos para comprar o que não podem, para poder ostentar. Também o nosso salário é pequeno para a carga fiscal que temos e por isso é que só alguns podem ter uma vida mais desafogada. Tenho 32 anos e as minhas prioridades são mesmo uma casa, ter o carro pago e conseguir tirar uma licenciatura. (Ando com o telemóvel partido, por exemplo 😂)
As questões tradicionais, é apenas questão de bom senso e respeito mútuo. No que toca ao barulho, tenho algo importante a frisar que é: não acho que deviam ser permitidas igrejas em prédios habitacionais. Tenho uma igreja no meu prédio e todos os dias há cantos e barulho até às 23h (hora em que já não se pode fazer barulho) e continuam a abrir igrejas em todo o lado, por vezes mais que uma no mesmo prédio. Isso sim, é algo que me incomoda, porque todos sabemos que os Brasileiros são devotos fervorosos e isso resulta em barulho. Respeito as crenças de todos, mas acho que isso é algo que todos os Brasileiros que pensam abrir uma igreja, reflictam muito antes de o fazer, pois é imensamente incomodativo.
E como em todo o lado, há brasileiros de bem e de mal, por tal se algum brasileiro de "mal" estiver a pensar vir para cá, para a curtição ou para fazer asneira, pense bem antes de vir, pois os que são verdadeiramente trabalhadores vão ser criticados por igual, injustamente. (Eu tinha de falar nisto, pois trabalhei com imensos brasileiros e dou valor a quem vem por bem para melhorar a sua vida, tal como muito de nós vão para o estrangeiro).
Um abraço do Algarve 😉
Você escreve como brasileiro, português do Brasil, interessante isso...
@@RereDomingues ou talvez escreva você como o português Europeu? 😜
O meu português é o europeu, obviamente como falei, há imensas palavras iguais, por isso é perfeitamente normal que lhe pareça que eu escreva "brasileiro". 😅😊
Tem toda a razão! 👍💖🌟
@@Biancawaker Obviamente...
@@RereDomingues de jeito nenhum, isso é claramente português português. Até a ordem "talvez escreva você" não é usada no Brasil. Não faço ideia do que significa "armar-se em parvo".
Essa coisa do trabalho (excessivo, ficar até ao fim na empresa, etc) é muito mais complicado. É um assunto muito complicado.
Grande trabalho, parabens🇵🇹✨️🙌
Que bom te ver mais feliz nos conteúdos q produz. Não há melhor q ter o nosso cantinho pr mudar todo o sentido da vida.❤
A respeito de barulho, trabalho e falta de pontualidade, Alemanha e outros países mais do norte da Europa são 10 vezes menos tolerantes que Portugal
Eu nasci no país errado, sou tipo português , se marca as 10 , eu chego às 9 , não fica nas redes , gosto de conversar com os mais velhos , etc
Parabéns.
Qual português? São poucos que chegam na hora nas reuniões presenciais. Tive imenso trabalho em conseguir que os atrasos não passassem de 15 minutos. Em tempo, sou a única brasileira.
*ALMEIDA* VÁ PARA PORTUGAL!!*
Parabéns! Foi bastante didático!
Somos muito Patriótas.Respeitamos todos.
Portugal é dos Portugueses..Somos um povo de bem. ❤
Portugal é de quem o souber amar, independentemente da raça, cultura ou religião.
Em relação ao barulho é proibido fazer barulho depois das 23h00. Dá multa. Em relação à música na praia desde o ano passado é proibido. Também dá multa. Para mim faz sentido. Quem quiser ouvir música coloque fones. E assim ouve o que quiser e não incomoda ninguém 😊
No Brasil , é democracia e na democracia não deve, mas pode
Parabéns pelas explicações de grande valia. As diferenças na fala temos que aprender. Agir de maneira a não importunar a coletividade precisa ser natural, em qualquer lugar.
Te assisto de Colniza Mt
Parabéns pelo vídeo ❤
Não ser pago por trabalhar horas extras é escravidão, abuso, exploração, desrespeito e crime. Isso deveria ser punido em todo o mundo!
Quem trabalha horas extras sem ser pago gosta muito de trabalhar de graça,ou gosta muito do patrão. Em Portugal disse,quem trabalha de graça é o relógio. Na minha opinião,vale o que vale. Se sabem que não são pagas as horas extras, porque continuam a fazerem. Se recusasse a fazerem as horas extras de graça, os patrões procediam de outros modos . Aqui no Minho, há anos atrás, chamavam moços e moças também aos jovens , agora se chamam meninos e meninas. A geração antiga falava de uma maneira, agora as palavras são diferentes,as pessoas também têm outros comportamentos ( como falar, escrever mensagens no telemóvel quanto estão à mesa) . Em Portugal, como no estrangeiro há pessoas boas, más,como educação,sem educação ---. Ninguém é perfeito. Se temos leis e regras ,devemos cumprir . A pessoas que não cumprem as leis mas é em todo o lado ( mundo)
@@GorretiNorberto Corretíssimo
Esses portugueses devem muito a os brasileiros, vieram pra cá e saquearam o Brasil ,levaram muitas riquezas ,Portugal tem dividas com os brasileiros.
Isso foi mais um erro k a sua amiga deu 😅,aki. ninguém é escravo, nem trabalha tantas horas como ela diz 🤣😂, uma coisa é uma empresa ou fabrica ter produtos pra entregar por exemplo e pedir aos funcionários se podem fazer uma hora a mais,ou um sábado, acontece muito isso, pra nós é normal, mas esse tempo é remunerado a dobrar, não é como ela diz k o português trabalha muito 😭,e ainda trabalha no campo 😂😂,o' minina não faça juízo precipitado, isso é pk vc só tem rede social,mas não tem vida social!! E os putos mais novos têm mais rede social por causa dos Brasileiros 😂😂,VC não sabe mesmo nada,os jovens portugueses usam telemóvel para o essencial como qualquer europeu, não por causa de brasileiros 👋😭, esquece isso!!!! VC sabe k os Estados Unidos são o primeiro e o brasil o segundo,a nível mundial a usar telemóvel,rede social 😂,e outra coisa, tbem sao o primeiro e o segundo a fazer cirurgia plástica,sabia??? Pois fica a saber,e VC acha isso evolução,ou retrocesso social???? Retrocesso social, completamente!!!!! Na Europa,o telemóvel é um utensílio k serve pra falar, mais nada!!! E isso vai dar aquilo k VC disse,k o brasileiro gosta de ostentar de mostrar,o que tem e o k não tem 😂, isso demonstra atraso civilizacional,PK a sociedade é muito desigual,tal como na América! Na Europa, não, ninguém precisa ostentar,nem carro nem televisão nem telemóvel, nem NADA!!!! SOMOS DIFERENTES, NÃO PRECISAMOS MOSTRAR NADA!!!
Muito boas suas observações. Aliás, importantíssimas dos desavisados de plantão.
Para mim não me faz a mínima diferença que brasileiros ou outra nacionalidade critique isto ou aquilo de Portugal. Agora se a pessoa coloca defeito em tudo, reclama de tudo, é caso para perguntar, porque continua aqui? Em relação ás pessoas mais velhas se manterem no emprego até onde der, é porque nem sempre é fácil mudar de emprego.
Eu acredito que criticas construtivas são sempre bem vindas, mas pessoas que reclamam de tudo, concordo plenamente que não é nada agradável.
De Blumenau SC Muito boas as tuas dicas para Portugal Show!!
Quem gosta de barulho???? Help!!!! Por favor falem baixo. O silêncio é ouro.
Achei muito interessante esta comparação de culturas. Aprendi bastante. Obrigada! 🙌
Só quero esclarecer que a palavra moço é muito usada na região do Algarve ( Portugal) qualquer criança é chamado de moço , são chamados de regionalismos .
Em Portugal amendoim todos conhecem , mas no Algarve o amendoim são chamados de alcagoitas , ainda em Portugal em Angola o amendoim é ginguba e na Guiné Bissau em português o amendoim é mancara.
Agora cá em Portugal nunca chame pendurocalho , porque cá em Portugal há vários signos para essa palavra , em algumas zonas são coisas penduradas em fios ao pescoço por exemplo , outras zonas é referente a um pénis , o que está no dicionário português é objeto pendurado sem utilidade, então cada zona adaptou o seu significado .
Como a palavra rapariga , cá em Portugal Portugal é o mesmo que chamarmos miúda , ou menina , no Brasil como sabem o significado é bem diferente .
As crianças e jovens são moços/as, garotos/as mas não e de bom tom chamar um funcionário se um estabelecimento de moço/Moça. Pode chamar de senhor/senhora, ou o chefe/patrão.
adorei as informações...❤ sou novo no canal.
O último ponto é controverso. A questão é : os salários são baixos e há a necessidade de trabalhar mais. Trabalham na mesma empresa porque não há opções.
Sou novo no canal eu gosto de vídeos assim pôr quê nós ajuda e ensinam agente não passar vergonha ou ser multado e preso
Acho muito bacana essa característica dos portugueses não ostentarem.
Nos dizemos fixe ou porreiro no lugar do vosso bacana
Como Portuguesa, posso assegurar que isso não corresponde à verdade. Os Portugueses gostam sim de ostentar, principalmente o que não têm.
Muito bem. Continua acho que estás correta. Sou português
No Brasil NÃO É NORMAL OUVIR SOM ALTO. Isto é falta de educação do povo brasileiro, é não se preocupar em incomodar o outro. Aliás, tudo que o vídeo relata é uma questão de bom senso. Todo esses fatores NÃO DEVEM SER FEITOS em lugar país do mundo. A questão é que o brasileiro é mal educado.
Como Portuguesa posso afirmar que os Portugueses de educados têm nada. São iguais ou pior. São constatações, são factos.
Exato. Concordo. O problema é que o brasileiro já se acostumou a conviver com esse absurdo
Já estou exportando isso aqui em Lisboa com meus funks
Estou amando suas dicas 😮, muito obrigada
O vídeo é bem esclarecedor e deve ser levado a sério pelos brasileiros para não terem problemas, que podem realmente complicar e muito a vivência no País e na Europa.
Só há um ponto que não é bem assim... trabalho.
Há de facto a visão de que o trabalho é para ser levado a sério, pois vemos este como fonte de sustento da família e de estabilidade.
Trabalhamos horas a mais é um facto, mas exige uma análise mais extensa sobre o tema, pois isso pode derivar por motivo de abuso laboral, medos, mas também por edicação, trabalho de equipa.
Quanto a fazer mais que aquela função, alerta que muitos contratos informam que aquela função para a que foi contratada é a principal mas não é a única.
Agora... há leis vigorosas em Portugal sobre a lei do ruído e a lei de privacidade.
Acrescento que esta cultura no seu geral aqui apresentada, não é uma exclusividade Portuguesa mas, europeia também.
Gosto muito do seu canal. Considero muito útil tudo o que você fala. Penas que poucos seguem as suas dicas. Parabéns e continue!
Tanto o vídeo quanto os comentários são ótimas fontes de informação 👏🏾
Obrigada ❤❤❤
Muito bom, essas dicas!!
Juba ,seus vídeos como sempre são excelentes e muito informativos que Deus continue os abençoando sempre.❤
Obrigada ❤❤❤❤
Amei suas dicas!!
Estou em Portugal há dois anos e meio e confesso que ainda estou aprendendo com a cultura deles e respeito. ❤
Isso , de filmar, acho corretíssimo. O brasileiro não generalizando é inconveniente sim .
Há dois dias chegaram para meus vizinhos um casal de Brasileiros,a primeira coisa que fizeram foi por a música o mais alto possível. Acabou o silêncio. Não vão ter vida fácil não. Muita gente com idade mora aqui há 50 anos.
Legal as dicas gostei !
Na questão do trabalho, quando trabalhas mais de 30 min já consegues fazer com que recebas, agora se for dez quinze minutos fica para caso te atrases
Adorei o vídeo, não te conhecia e apareceu aqui no UA-cam pra mim! Tudo o que vc falou não é só em Portugal, mas em vários países da Europa eles tem essas culturas e eu acho maravilhoso, pra mim isso tudo é educação que infelizmente não tem aqui no Brasil, onde é um país mal educado mesmo, as vezes sinto até vergonha!! Fui pra Itália e eles valorizam muito a cultura e a comida! Amo a Europa, onde eu gostaria de morar! Vou agora conhecer Portugal e adorei as dicas, temos que respeitar a cultura de cada País. Seguindo o seu canal! Um abraço!
Melhor multa é essa de barulho, bom demais!!!
Éa primeira vez que assisto seu vídeo, gostei muito de vc.
Comparações e críticas desconsteitualizadas sao falta de educação.
Parabéns, 🎉🎉🎉
Na praceta onde vivo todos demos conta que uma das habitações foi alugada a brasileiros porque todos passamos a ouvir a música dos gosto daquela família.
A situação durou apenas uns dias.
Talvez tenham percebido que ninguém aprovava terem que ouvir música à hora que a eles lhe apetecia muito menos o tipo de música . . . talvez alguns vizinhos tenham batido à porta . . . talvez a policia os tenha convidado a refuzir o som apenas para ser ouvida no apartamento deles???
É tanta falta de respeito impôr música/ruido às outras pessoas!!!
Deveria também ser proibido 🚫 o
Alguns Portugueses tratarem mal os outros e se acharem superior, porque ninguém é melhor que ninguém, então Portugal é considerado o primo pobre da Europa.
Obrigada @jubasantos os seus videos são muito bons, tenho a certeza de que com a Bondade de Deus você esteja a ajudar muitas pessoas que querem dar o passo da imigração. Que Deus a abençoe :)
A separação do lixo não é obrigatório , então não pode haver multa , só pode haver multa se a recolha do lixo for porta a porta que não é o caso ok .
Nos estados unidos sim , pagam multa se não separar bem o lixo porque a recolha é feita de porta a porta e aqui na Europa é no Luxemburgo nos outros países da Europa não sei
E obrigado a separar os lixos
@@joaquimcarvalho9197 Em Portugal ninguém é obrigado.
Boa noite!
Você me deixou apaixonado por Portugal.
Aqui no Brasil a falta de educação supera qualquer limite.
Vou mudar para Portugal ❤❤❤
Boas explicações sensacional,sou de Belo Horizonte MG
❤❤❤
Em dez anos aqui a viver, este é uns dos vídeos mais didáticos, pedagógicos, divertido e super inclusivo. Parabéns 🎊🍾🎈🎉 Beijinhos JUBAAAA
Parabéns! Conteúdo de utilidade PUBLICA. Todos os Brasileiros deviam assistir aos seus vídeos antes de virem para Portugal. Como Português, agradeço
Vocês esquecem que há no Br 215 milhões de brs, tornando-se o 6° país mais populoso do mundo. Atualmente vivem em PT uns 350 mil brs que representam apenas 0,1% da população do país. Portanto esses não podem representar o Brasil como um todo.
Eu tenho amigo de Portugal 🇵🇹, mas ele é maravilhoso , Deus abençoe vc amada .❤❤❤❤❤
Os brasileiros estão acostumados brincar com os próprios problemas do país! Acho bonito um país que tem paixão! Aqui não vejo respeito nenhum com bandeira do Brasil, muito menos pelo hino nacional...
E porquê que sou obrigada a gostar do outro hino ou de outra bandeira?
Parabéns pela sua aula, didática , inteligente , que pode orientar os que estão indo morar aí. Gostei muito de assistir. Sou uma vovó que preza tudo q vc expressou.
Há um ditado em Portugal que diz "em Roma sê romano". Por que razão os brasileiros acham que têm o direito de criticar a cultura e os costumes portugueses. Por acaso gostavam que os portugueses criticassem a cultura e os costumes brasileiros. Haja senso comum e humanidade.
Mas os pts ocuparam o Brasil, trocaram os nomes próprios por nomes pts, impuseram seu idioma,sua religião, sua cultura e seus costumes. Acho que não é isso que os brs estão a fazer em Portugal.
@@lorenzopaganini2032Você queria que os portugueses fizessem o quê?? A mentalidade da epoca era mesmo assim expandir, conquistar território e levar a fé e converter os povos ao catolicismos, inclusive dar-lhes um nome cristão. Isso foi há 5 séculos atrás e era normal na época.
E os brasileiros originais, aqueles que eram chamados portugueses de além-mar herdaram a cultura portuguesa com mistura de culturas africanas que se misturaram daí a origem dos nomes ou sobrenomes!! Depois receberam influências de outros povos europeus mas a base sempre se manteve lá.
Em Portugal os brasileiros só têm que se adaptar, limar as arestas adaptar certos comportamentos e mentalidades para serem bem recebidos, porque o português nunca vai mudar!!
@@MrVitorfor Em PT dá-se ênfase às grandes navegações e poucos são aqueles que realmente sabem o que ocorreu dentro do Brasil.
Até 1822 a população do Br era de apenas 4.5 milhões de habitantes.Entre 250 a 300 eram pts e o restante eram africanos escravisados,indígenas e mestiços.Isso ocorria pq a Constituição ptsa da época proibia a entrada de outros povos ao Brasil q não fossem fossem próprios pts e os africanos.
@@MrVitorfor Br só se tornou uma nação de verdade após a Independência em 1822.Apos este período o br teve um dos maiores fluxos migratórios de todo continente americano,atrás somente dos Estados Unidos que hj tem uma população de 330 milhões de habitantes .Hj estima-se que os brs estejam mesclados ao menos com umas 75 nacionalidades de diversas etnias e regiões do planeta...Consegues entender agora a Importância da Independência para o Brasil.
@@lorenzopaganini2032Você tem toda a razão o Brasil só se tornou a nação independente em 1822 e era inevitável que isso tinha que acontecer! Não havia possibilidades de Portugal manter uma colónia tão grande! Na Europa e particularmente em Portugal vivia-se na época momentos conturbados! Você deve saber disso!! Mas também sabe que quem proclamou a independência através dum manifesto aos povos do Brasil foi um rei português desavindo com a coroa. Pena é que a maioria dos brasileiros não saibam respeitar e mesmo glorificar essas memórias do passado.
Canal muito rico Juba, obg
É proibido por lei e severamente, filmar alguém sem permissão dela, assim como gravação de áudio. Inclusive, gravações não têm validade legal, não valem nada perante a lei, a não ser as feitas com permissão de juíz, caso das feitas pela PJ.
Lembrando q todo ônibus e metrô no Brasil tb tem uma placa de proibido aparelhos de som.
A única diferença é q aqui, escolhem ignorar e ninguém tenta corrigir o errado. Afinal a taxa de violência é elevada demais, pra tentar a sorte.
Em Portugal a lei (ainda parece) estar a valer.
Pode usar moço na terceira pessoa: o moço, aquele moço. Pode usar bico sim... A palavra deriva da expressão bico de obra . Quanto a leis como o barulho na praia, basta ter bom senso.
Aquele moço não tem nome.Melhor chamsr pelo nome é mais educado.
Falo de Belo Horizonte. MG. Faça um vídeo falando sobre as leis trabalhistas de Portugal. Quais as diferenças com as do Brasil
Olá! Sou portuguesa 🙂 Adorei o vídeo! Desde sempre que consumo conteúdo brasileiro como novelas da globo, vídeos etc.. Sempre achei piada às diferenças de significado nas palavras. Tenho vários amigos brasileiros e tento sempre explicar quando alguém fica com dúvidas em alguma expressão. A palavra "moço" também é cá utilizada mais na zona do Alentejo por exemplo 😅
Eu vivo no Alentejo mais de 30 anos nunca ouvi tratar o empregado de mesa de "moço". Embora se utilize a palavra moço em conversação, falando de um jovem.
Gostei do vídeo. Acho que esclareceu muitos pontos, são verdadeiros e explicou bem e com muito respeito.
Sobre nao postar informacoes e fotos pessoais e da familia, eh verdade tambem aqui na Inglaterra. Sobre pontualidade, verdade, verdadeira!
Deu até vontade de morar em Portugal. Um abraço do Elvis, de Viçosa MG.
Kkkkkk eu passei vergonha aí procurando durex pra colar minha pasta de documentos 😅😅😅🤦♂️ estava no Jumbo eletro e perguntei justo para uma segurança do local, ela me olhou do pé a cabeça e me encaminhou a uma farmácia 😂 aí aprendi na raça o vocabulário, parabéns pelo video
Kkkkkkkkkkkkk MEU DEUS 😂😂😂😂
😁😆
KKKKKKKKKKKKKKKK SOCORRO
Estou assistindo sua Live de ITAIPAVA PETRÓPOLIS RIO DE JANEIRO.
Essas informações são muito importantes
Parabéns!!!
👏👏👏👏
Chamar "moço" não é bem visto: se não conhecemos, dizemos "Por favor, o senhor podia isto ou aquilo". Para chamar o empregado, diz-se "por favor". O homem foi mal educado porque devia dizer à senhora brasileira como se diz aqui, em vez de se armar em pintarolas! Ele diz que se chama "Ó empregado"?! Nunca ouvi tal coisa!😊
Boa tarde, adorei sua informaçao, que ajuda voce nos fornece. So poderia informar como dizer no caso de moço, moça. Parabens!👏🌹
Portugal é um país livre onde se aceitam opiniões diferentes. Ninguém fica furioso se vc disser que não gosta de fado! Aqui as pessoas são tolerantes. O português não é fundamentalista.
E quem nao está aqui bem, pode regressar ao psis de origem
Ótimo amei as dicas
A cultura brasileira ela é extremamente diferente da do europeu, não somente em Pt, mas no geral na Europa ou cultura ocidental.
Brasileiros e sul americanos em geral são próximos culturalmente. O chamado jeitinho "doce" e calmo de falar está presente no dia a dia, até fico estupefacto do pessoal chamar de "menino" a um bandido ou assassino, então entendi que realmente estava em um outro mundo com uma educação completamente diferente da minha. E não somente na maneira de falar, mas tbm nos costumes, hábitos e forma de respeito ou respeitar o próximo existe uma enorme distancia dos ocidentais, entendi que o falar com sotaque diferente é apenas uma dessas muitas diferenças e tem haver com a mistura multirracial que existe no Brasil . Não existe cultura melhor que outra, apenas respeitamos os hábitos e costumes de outros povos que habitam o Planeta.
No Brasil na há uma só cultura, um só povo ou etnias . Brasil é um país que ao longo de 500 anos foi formado por vários grupos étnicos e culturas das mais diversas regiões do planeta.
Sra muito legal suas informações. Resido em Manaus-Am Brasil
Bom dia. Parabéns pelos seus videos.
Em relação ao moço, achei que o sr. Foi rude com a cliente mas julgo que qualquer coisa se passou antes. A cliente deve ter tido alguma atitude que irritou o sr.. Não é grave dizer moço, apenas não é utlilizado cá em Portugal.
Quanto ao trabalho excessivo, os jovens já não estão a aceitar isso. Eu trabalhei 25 anos na mesma empresa e infelizmente não era bem visto quem saía sempre há hora certa. Mas a maioria também recebia um complemento de isenção de horário. O que não significa trabalhar sempre mais horas. Significa trabalhar mais quando é necessário.
A minha opinião é que devemos usar o bom senso. Sair à hora, chegar à hora. Mas se algum dia é necessário ficar mais 15 ou 30 minutos devemos ficar porque se precisarmos de ir a uma consulta médica por exemplo, o nosso responsável vai permitir ;).
Beijinhos
Ela esteve sempre no "gozo" com ele, brincava com os nomes dos pratos e chamava o empregado para lhe fazer perguntas idiotas, ele acabou por perder a cabeça... Se fosse comigo, essa maluca tinha levado com um prato pela cabeça abaixo, eles só mostram o que lhes convém mas não mostraram que ela passou o tempo todo a provocar o homem com ironia e desrespeito... Comigo ela tinha saído do restaurante a toque de caixa.
Sou brasileiro e visitei Portugal há 5 anos. Já no segundo dia em Lisboa, pedi informações a um funcionário que atendia uma atração turística, não me recordo qual. Muito educadamente o chamei de moço, depois de um sonoro por favor, e mesmo assim fui destratado por ele. Minha amiga que estava ao lado tentou contornar a situação dizendo que não sabíamos que não se podia usar tal termo, mas foi tudo em vão. O rapaz estava colérico e só continuou o bate boca.
No Brasil tb ė proibido lavar carro na rua (multa de R$ 1.000,00 na primeira vez e dobra na segunda), tocar música em volume alto tb.
Infelizmente as leis não são cumpridas.
No Brasil o seguro do carro não é obrigatório? O que acontece quando tem um acidente e a pessoa não tem seguro?
Também fiz essa pergunta num outro vídeo. Pelos vistos prevalece a lei da selva. Vence o mais forte. 😂
Não se trata de Lei da selva...Br tem uma das maiores frotas de veículos do planeta e o seguro não é obrigatório pq há Leis que obrigam o pagamento a terceiros por DANOS MATERIAIS e o tribunal chama-se Juizado de Pequenas Causas.
Se eu estiver conduzido um veículos e colidir em outro , se o veículo da outra pessoa tiver seguro, este cobrirá todas as despesas do segurado e a Seguradora cobrará de mim, via judicial todos os danos causados ao segurado....simples assim
@@lorenzopaganini2032 Parece bem complicado. E se a pessoa que causou o acidente não tiver dinheiro para pagar o prejuízo causado? Para quem foi prejudicado, é muito mais simples se for a seguradora a pagar, porque doutra maneira poderia ter de ficar meses à espera de receber o dinheiro que teve de desembolsar para pagar o prejuízo.
@@lorenzopaganini2032 eu apenas transcrevi a resposta que obtive de um seu compatriota. Por qualquer razão, e depois de ler a sua resposta custa-me a acreditar que resolvam qualquer tipo de situação dessa forma. Ou se sim, a demorar bastante e com muita complicação.
Trata-se de distintas culturas
Sobre o trabalho, é verdade. Tenho uma amiga médica e portuguesa que vive na cidade do Porto e já está com 70 anos e continua a fazer plantões em posto de saúde. Ela disse que continuará a trabalhar por mais tempo.
A questão não é gostar ou não gostar é o modo desrespeituoso e despreparado com que se fala. Não tem problema não gostar de fado, de pratos tradicionais etc etc..Eu moro no Brasil há 24 anos e não gosto de muita coisa , mas mesmo muita coisa mesmo aqui no Brasil. Convém também estar minimamente preparado para emitir uma opinião e saber do que se está a falar o que não acontece na maioria dos casos...Qualquer português normal não chama o garçom no Brasil de "gajo". Boite não é necessariamente casa de meninas, até aos anos 80 não existia outra palavra para definir discoteca.
10: 30 Acho que o senhor não foi grosseiro,ele está certíssimo ele estava a proteger o funcionário. Esfa senho foi uma iguinorarnte,pela a idade que patece ela não é uma criança. A qui este vídeo há uma golta de informação da parte dela.Chama a pessoa pelo nome,o empregado no Brasil estão a dar esta informação de como se deve tratar alguém que nos serve.Ja era para ela ter este conhecimento. Por isto estou a favor do senhor empregador.