Em 1997 eu estava vivendo em portugal, trabalhava com TIR, motorista de carreta international. Sempre fui bem tratato por potugueses e os tratava com o mesmo respeito. Uma vez fiz uma viagem pra Espanha e estava bem doente , nao conseguir chegar na empresa espanhola no horario pra descarregar o caminhao. Acabei chegando sexta feira depois que a empresa tinha fechado, entao estacionei o caminhao no patio e fui dormir, pois estava bem febriu . Um minuto depois um portugues bate a minha porta e pergunta se estava tudo bem, eu falei que sim e ele viu na minha cara que nao estava e ele me convidou pra jantar na sua casa, eu falei nao e ele insistiu, entao eu fui. Fui muito bem recebido em sua casa pela sua familia e acabei ficando por la 3 dias pois estava com pneumonia, chamaram ate um medico pra mim. Sou muito grato pelo que esses casal se portuguses fizeram por mim
Que legal. Eu moro nos EUA e to querendo ir pra portugugal, noivo de uma portuguesa q mora aqui tbm ta q uerendo voltar pq n gostou dos EUA. Meus planos eh ser caminhoneiro tbm de inicio. Mas sou instalador de ceramic aqui nos EUA.
Olá Thiago, tudo bem? Meu nome é Bruno e sou de Sapiranga, Rio Grande do Sul. Há um ano e meio, eu e minha esposa decidimos nos mudar para Portugal em busca de novas oportunidades e desafios. Antes de virmos para cá, já te acompanhava e foi você que me tirou muitas das dúvidas que tínhamos. Era militar no Brasil, e agora estou trabalhando como soldador em Braga. Gostaria de compartilhar com você a minha experiência aqui em Portugal, que tem sido bastante positiva, graças a Deus. Se você tiver interesse em saber mais sobre a nossa história ou se achar que isso pode ser relevante para o seu conteúdo, ficaria muito feliz em conversar e compartilhar mais detalhes. Agradeço desde já pela atenção e desejo muito sucesso para o seu canal! Um grande abraço.
Revisa seu currículo. As vezes seu currículo esteja assustando os recrutadores. As vezes até esse fato de ter morado nos EUA implica, então omita isso no currículo. Tenta as recrutadoras e o centro de emprego.
Esconda um pouco suas habilidades dos portugueses, eles se sentem ameaçados facilmente. Aprendi isso convivendo com eles. Na hora certa você mostra em seu trabalho pra que veio. Portugueses ...há poucas exceções !
Thiagão sempre com ótimas entrevistas e com sua super qualidade e simpatia. Portugal é tudo de bom pra quem realmente quer uma qualidade de vida diferenciada do Brasil.
PORCO....Portugal não é latrina do Brasil...para onde o Brasil defeca toda a "m*rda" !!!...Essa treta da entrada livre acabou !!!...O Canadá ...um país com a área da UE...só deixa entrar os imigrantes que realmente precise....e Portugal tem que fazer o mesmo !!!
Olá! Você também foi entrevistado pelo Thiago, não foi? Tinha uma filha recém nascida e estava pedindo ajuda para uma vaquinha para retornar para o Brasil ou algo assim?
Gostei muito dessa moça, pois fala a verdade, sou cidadāo americano e conheço Portugal pois meu avô era portugues e já passei algum tempo ai, a diferença ente USA e Portugal está em suas peculariedades, Portugal é um paraiso para quem tem dinheiro e pode levar uma vida traquii-la, os USA é a terra da oportunidade e ainda o lugar certo para se fazer dinheiro., um pais onde a coisas anda e funcionam bem..."Se vc estiver legalizado"....
Cada caso é um caso. No caso dela, faz todo o sentido o que diz. Qualquer mau juízo, como se observa em comentários, parece pura maldade. Inicialmente, Braga era um "bom porto" para brasileiros. Actualmente, deve ser muito difícil. Qualquer loja em que se entre, ou até mesmo em serviços públicos, como hospital de Braga, onde é exigida nacionalidade portuguesa, somos atendidos por brasileiros. Braga é uma cidade comercial e não industrial. Desse modo, é lógico que a necessidade de mão-de-obra se esgote. Além disso, Portugal não estava estruturado para receber tantos emigrantes, em tão pouco tempo. Esperemos que tudo se componha, sem por em causa o que de bom o nosso país pode oferecer.
Exatamente 👏👏👏 já morei 13 anos em Portugal, tenho naturalização portuguesa. Voltei para o Brasil em 2008 pois meu pai conseguiu prever a crise imobiliária. Portugal para quem já tem uma renda, tem dinheiro é perfeito para viver. Agora se quiser oportunidade de trabalho para conquistar bens materiais e guardar dinheiro, é melhor os EUA.
@@joaobalula3984 se a América é tão boa, e Portugal, é uma desgraça, então só há uma solução, é quem acha que tem melhores ipoteses noutro lado, não tenham pena do país façam a mala, e tratem de vida, estamos saturados com tanto "sofrimento" de tanta esquisitice, não temos necessidade, disto...
@@cjnge6828 caro amigo leia o que escrevi, talvez nāo tenha entendido, em nenhum trecho digo que Portugal é uma desgraça, essa sim sāo palavras suas por frustraçāo ou desconhecimento, o que digo é que sāo paises com realidades diferentes.
Mas os portugueses de certeza que não gostaram do paleio da Debora !!!...Esta é mais uma que quer o passaporte português...e depois vai para o USA meter a "pata na poça"... não dignificando a nacionalidade portuguesa !!! O autor dessa treta de dar passaporte aos brasileiros devia ir p'rá prisão...pois foi a pior lei que algum dia foi aprovada !!!
Rapaz, minha namorada eh brasileira naturalizada portuguesa, morou la a 16 anos, mas ela n gosta daqui. Eu moro aqui a 8 anos ja, nos EUA. To pensando em me casar com ela e ir embora pra portugal. Ou alemanha, n sei. Depois do doc europeu, eu pretendo pesquisar algum outro pais europeu.
@@Ronnytrialsfaz isso não. Fica na America. O custo de vida em Portugal está alto demais. Um apto simples, T2 ronda a volta dos 250 mil euros (fora de Lisboa pq em Lisboa acho q nem um T0 consegue comprar) e com 250 mil dólares compras algo muito melhor. O salário é de 800 e poucos euros. Um aluguel de um apto, muitas vezes sem elevsdor ou garagem não custa menos de 750€. Fique na America!
Moro a 20 anos no usa. Já vi milhares de vídeos relacionado a essas questões até agora essa menina foi a mais clara e transparente em todos os critérios cem mi mi mi 🙏🙌🏻🙏
Obrigada por trazer este depoimento! O que a Débora falou, eu assino embaixo! O que ela sente é exatamente o que estou a sentir neste momento! Consegui um emprego e pelas condições, não foi possível ficar e agora, estou em busca de trabalho! Obs.: Eu, outra brasileira e uma portuguesa fomos contratadas no mesmo dia e demitidas no mesmo dia, porque não aceitamos as exigências desumanas e principalmente, a forma como éramos tratadas!
Que boa e linda lição, prova que há de tudo como gente. Ésta senhora vale mesmo ter um bom e lindo caminho. Sinto de sya parte muita gentileza e humildade. Lhe desejo muita sorte e filicudades com saúde. Boa corage ❤
Compartilho do mesmo sentimento da minha conterrânea Débora (também somos de Natal), chegamos aqui na mesma época que ela (8 meses atrás). Além de ter sido difícil emprego pra minha esposa, depois de mais de 500 currículos, na segunda experiência com 15 dias demitiram ela sem nenhuma justificativa e a partir disso sempre ficávamos com medo dela ser demitida no próximo. Essa sensação de insegurança no trabalho é horrível. Não desista Débora que uma hora chegará uma oportunidade melhor pra você e seu namorado e se precisar pode contar com a gente!
Morei legalmente na Suíça por 30 anos ! Meu marido (britânico) se aposentou e viemos pra Portugal onde fomos acolhidos de braços abertos! Não trocamos Portugal por nenhum lugar do mundo ❤ nossa paz não tem preço ❤
@@miriandavies901 ser aposentado em Portugal ganhando bem acho legal até eu voltaria mas. O grande problema é a disputa de espaço com os portugueses por exemplo no trabalho.. o brasileiro não tem vez só tem exploração
Fui ler os comentários exatamente pela confusão que estão fazendo a respeito da questão do motivo da Débora ter vindo para Portugal e ter deixado os Estados Unidos. Vejo muita gente a julgá-la, mas eu vivo aqui há 1 ano e meio, vim com VPT, já tenho minha autorização de residência, já exerço minha profissão de engenheiro civil, trabalho na área e não passo nem mais, nem menos do que ela passa. Portugal é um país maravilhoso, mas é um lugar que não é para fracos. Eu não esperava passar por tudo o que estou passando aqui. Gosto muito de viver aqui, vim da maneira correta e passo as mesmas coisas e tratativas de um imigrante ilegal. Os senhorios fazem com os imigrantes o que eles querem, exigem um monte de coisas para alugar um imóvel e quando saímos é uma dor de cabeça para a devolução da caução, querem descontar o máximo que podem para não terem a responsabilidade de devolver tudo, estão sempre tirando vantagem de tudo e todos. Falando em ser tratado como imigrante ilegal, ontem mesmo ouvi minha chefe falando que se não tem "pessoal qualificado" para trabalhar, eles não podem fazer nada a não ser ir buscar na escola de samba, ou seja, contratar engenheiros brasileiros, como se não tivéssemos qualificação suficiente para estar em um cargo como o dela. Isso me matou, não só pela falta de respeito comigo que estava ao lado dela, mas com os meus semelhantes. Mesmo eu tendo um cargo de grande responsabilidade, percebo que sou boicotado para que eu não tenha ascensão na carreira, tenho que ouvir a todo instante que não sei escrever português, que eu escrevo em brasileiro ou abrasileirado. E duas coisas que a Débora disse que são verdades: 1. SOMOS DESCARTÁVEIS. A lei protege o empregador e não o trabalhador. Fábricas em época de férias dispensam para chamar de volta só para não pagarem férias, alta rotatividade de pessoal sem motivo aparente para demissão uma vez que vão contratar outros para colocar no lugar, pagam a rescisão quando bem entendem, mesmo a lei dando prazos. 2. PORTUGUESES VIVEM PARA TRABALHAR, NÃO TRABALHAM PARA VIVER. Percebo que vivem num regime fechado de trabalho escravo velado. Pouco desfrutam do que podem desfrutar. Então vem os imigrantes e com pouco tempo de trabalho, vão viajar, estão sempre em churrascos (principalmente os brasileiros) a confraternizar e ter tempo com amigos que vão fazendo com o passar dos tempos, coisa que eles não fazem e reclamam de nós fazermos. Além de também de ser um país que vive em função do ordenado mínimo de 820 euros desde cargos mais populares, digamos assim, a cargos eletivos de maior responsabilidade. Exigem tudo para pagar ordenado mínimo, um dos motivos para a evasão dos portugueses para os países vizinhos e dos imigrantes depois que pegam o documento. Você migra buscando melhores condições de vida para você e sua família, busca de cada país o que pode extrair de melhor. Garanto que se Portugal desse condições ideais de vida para todos, nem os próprios portugueses evadiriam. Concluindo... vejo nos dias de hoje, infelizmente, Portugal como um país excelente para viver em termos físicos (por estar dentro a UE) e em qualidade de vida, porém não é para ficar por muito tempo devido a mentalidade (muito trabalho "escravo" por remuneração mínima, preconceitos) e ao sistema (empregabilidade, vulnerabilidade, saúde cada dia mais precária, salários baixos, falta de informatização sistémica, impostos altíssimos). Volto a dizer, o país é excelente para viver, mas a resistência ao conservador é que faz o país retroceder. Concordo que muitos imigrantes vieram aqui e fizeram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita besteira, mas muita mesmo, deram e dão uma boa estragada no país, fator pelo qual entendo os problemas com o preconceito, mas tem muita gente boa que nem sequer tem chance de viver aqui, porque são jogadas no mesmo saco dos ruins, infelizmente. Tenho tanta coisa para falar, mas o texto ficará longo demais.
Luiz, você tem vocação para trabalhar como jornalista dos direitos humanos, grande relatório... depois de ler metade do seu relatório fiquei a pensar, que você não está no país certo, afinal quando você chegou já estava tudo feito, toda a gente trabalha com as condições do país, e é assim, quem não concorda, não gosta, vive com problemas de adaptação, cheio de queiixinhas dizendo que o sistema está errado, só tem uma solução, como está num país livre, pode fazer a mala, e ir para um país "decente" em que goste de estar boa viagem.
@@claudiacarvalho4955se também estás aqui para vomitar veneno, o melhor seria para nós, que tivesses vergonha na cara, e fosses pregar para a tua terrinha... ninguém é obrigado a cá estar, nem é para macacar o sistema...
Nossa, essa sua "chefe" me deu ranço. Me fala onde vc trabalha que vou chama-la de mentecapta. Bom, brincadeiras a parte, sinto muito 😢. Mas que você seja feliz com as suas escolhas. Uns 17 anos atrás, era meu sonho mora em PT. Na época não tinha Nivel superior, situação financeira muito difícil. Hoje, só iria para turismo. Graças a Deus, tenho uma situação financeira melhor (estudei muito). Beijos do Brasil!
😮😕 Boa sorte por ai Débora, espero que essa fase passe logo, tenta não comparar muito pq os dois países, vai dar certo e vocês vão vencer! Parabéns Tiago 💯💯💯💯💯
Tbm fiz este mesmo caminho De América para Portugal. Senti muita diferença no mercado de trabalho na minha profissão. Poder de consumo tbm caiu consideravelmente e o nível de conforto. No entanto, em Portugal me sinto mais em casa, tenho mais sensação de liberdade. A gastronomia é melhor em Portugal. O clima tbm é melhor. E consigo ver a vida passar aqui, aproveito mais. Nos States é mais corrido, quando se assusta, passaram anos...; Particularmente eu penso que a melhor forma de atuar em Portugal é de forma autônoma. Como empregado é bem osso. Estive por 14 anos na América e já cá estou em Portugal por 3 anos. Fiz amigos portugueses que são fish demais rsrs. Recebi gentilezas e ajuda dos mesmos. E sempre que tenho oportunidade procuro ajudar de volta.
@@akavelar9673 exactamente faço das suas palavras minhas. Pessoas como vocês São bem-vindos. Mas parece me que esta Brasileira as coisas não lhe vão correr bem aqui. Quando se começa a apontar o dedo ao pais, a dizer que se sente mais humilhada que nos EUA, escolheu pagar uma renda altíssima, já foi despedidas duas vezes em tao pouco tempo, só o marido está trabalhando, já compraram um carro, apesar de barato, então qual é a necessidade de estar vivendo no centro da cidade? Mude mais para fora onde as rendas são mais acessíveis visto que o marido tem meio de transporte próprio para ir trabalhar . Todas estas observações que fiz deste testemunho e a negatividade dela já para com o pais, é a receita certa para correr mal. O interior de Portugal esta cheio de apartamentos e casas a rendas acessíveis , mas a maioria dos Brasileiros vão todos para Braga, Porto, Lisboa, Leiria,Coimbra e Algarve mas querem pagar rendas com valores do interior? Que idiotice. Alguém no Brasil com o salário mínimo consegue alugar um apartamento no centro de São Paulo ou Rio ? Se estão sujeitos a salário mínimo é porque não tem qualquer formação acadêmica ou profissional, mas fica mais facil apontar o dedo e arranjar desculpas.
@@tramagacity pois... muda se de pais, tambem deve se mudar o modus operantis. A cultura do consumismo pega qualquer um que vive nos States, principalmente no's brasileiros que somos entregues ao ato de comprar. Em Portugal deve se reaprender e desintoxicar. Valorizar o que de facto tem importancia, a natureza, os habitos simples e o sossego.
@@amandaferreiraritz2596 alto e baixo Alentejo interior tem várias cidades e vilas interessantes. Tem vários brasileiros vivendo nesta zona do país, alguns j estão cá há 20 anos. Mas esta vaga de imigrantes brasileiros dos últimos 4 ou 5 anos vão todos para as mesmas cidades, querem viver nas grandes e mais movimentadas cidades ou junto a praia e passam a vida a reclamar do preço das rendas dos imóveis. Vilas e cidades no interior a vida é mais tranquila, o preço do aluguer é bem mais barato, tem um inconveniente que é o transporte público não haver com tanta frequência mas toda a gente tem um carro para se deslocar. É raro a família que não tem no mínimo 2 carros.
Simplismente o melhor vídeo sobre a visão sincera do que é ser imigrante e as decisões subjetivas que nos movem a seguir pelo caminha A ou B. Eu já fui imigrante em Dubin durante 2 anos e estou me planejando, juntamente com minha noiva para imigrar para Portugal nos próximos anos. Também temos uma inclinação para a imigração nos EUA. Essas questões estão sendo analisadas e muito bem estudadas por nós. Eu sou Analista de Dados e quando encontro uma pessoa disposta a compartilhar de maneira tão sincera e despretensiosa essas informações, me ajuda demais no planejamento real sobre o que pode ser minha imigração. Afinal, estamos falando da nossa vida, então, tentar minimizar ao máximo as chances de erro é o mínimo que temos que fazer. Muito obrigado Débora e Thiago. Sucesso hoje e sempre!
Morei nos EUA, mas não fui para trabalhar como muitos brasileiros. Fui para investir em conhecimento e outras áreas que me deram autoridade e notoriedade. Hoje, vivo financeiramente de forma online, graças ao que construí em quatro anos de aprendizado, aliado à minha jornada de 23 anos como empreendedora no Brasil e no exterior. Tudo que essa moça compartilho é verdade. Se o seu objetivo é apenas ganhar dinheiro ou adquirir bens materiais, pagará um preço alto. Mas, se busca liberdade geográfica, encontre um lugar que te ofereça segurança. Hoje, posso viver em qualquer país, pois minha renda vem do trabalho online, e meu foco é ajudar brasileiros que moram no exterior por meio de mentorias. Não troco minha liberdade de ir e vir por dinheiro nenhum, mesmo tendo minha única filha morando nos EUA. Ela, assim como eu, foi com o propósito de estudar e se capacitar, e hoje vive exatamente o que planejou. Ao contrário de muitos brasileiros, ela tem seu green card, trabalha com americanos e leva uma vida muito diferente dos ilegais e fomos sozinhas , mas com um plano . Conheci e conheço centenas de brasileiros que vivem de forma miserável nos EUA, onde se concentram as maiores comunidades brasileiras, muitos presos em dependências emocionais e relacionamentos abusivos, sentindo-se sozinhos, sem falar inglês e se tornando escravos de outros brasileiros. A maioria vive ilegalmente e, por vergonha, 80% não falam a verdade sobre suas situações. Muitos mandam dinheiro para o Brasil, investem em imóveis que nunca sequer visitaram, mas vivem como mendigos em bairros perigosos como Newark, uma das cidades mais baratas, violentas e com o maior índice de criminalidade, situada a uma hora de NYC, onde se concentra a maioria dos brasileiros e latinos. E muitos escondem essa realidade de suas famílias no Brasil entre outros estados e cidades dos EUA. Se você está indo para se aperfeiçoar, domina o inglês e não depende de outros brasileiros, terá mais chances de sucesso. É uma vida muito diferente. Mas se planeja viver ilegalmente, pense mil vezes. O dinheiro não compensa o sacrifício.
Estou vendo as pessoas criticando Débora mas tem que levar em consideração que ela é jovem ainda. E todo jovem tem que passar pelo processo até conseguir conquistar seus objetivos na vida. Eu não achei ela arrogante, pelo contrário achei uma pessoa muito humilde, dedicada, esforçada...apenas muito ansiosa. A gente precisa ter paciência com as pessoas e parar de fazer juízo de valor. Todo mundo fica um pouco nervoso na entrevista e na inocência termina falando algo que não deveria porque as pessoas que estão assistindo podem interpretar de forma equivocada. Enfim, gostei muito da entrevista da Débora e torço para que ela e seu namorado se deem bem. Meu conselho é: Vá devagar, Débora. No tempo certo tudo vai acontecer. Não precisa pressa nem ansiedade. No tempo certo tudo vai dar certo !!
Estados Unidos ja nao entra mais. Caso tenha estado ate agora ilegal. Meu namorado, agora marido teve la ilegal um ano e veio embora ja foi ha 20 anos. Agora queremos ir de férias la para mostrar tamanha dimensão dos estados unidos aos meua filhos. A mim é país que me da medo. Sou sincera. Mas, também curiosa pela dimensão de tudo. Mas, estamos com medo que ele nao entre.
A impressão que tive é que a Débora não queria ter saído dos EUA, ela está comparando os dois países e isso que esta deixando ela frustrada, são realidades distintas e antes de sua mudança poderia ter analisado melhor, espero que as coisas entrem no eixo para o casal, mas fica uma dica, para o novo entrar se liberte do velho.
Na verdade a intenção do vídeo era essa, fazer a comparação entre os dois países, como é ser imigrante em países diferentes. E quanto a documentação nos estados unidos ela explica no começo que eles estavam como estudantes e por causa da pandemia foi ficando inviável gastar tudo que estavam gastando pra manter a documentação. E como não queriam ficar ilegais optaram por saírem de lá. Mas quem já viveu uma determinada situação não consegue não comparar pq partiram daquele ponto.
Vcs com inglês e, se for o caso, tiverem cidadania europeia, poderiam vir para Alemanha para trabalharem numa companhia aérea. Aqui se contrata para aeromoça só com inglês, não precisa do idioma alemão . Sei disso porque trabalho em uma companhia aérea. Sou mulher, motorista de ônibus dessa companhia aérea, transporto pessoal de cabine no solo, de uma posição a outra ou para a base deles . Seu marido pode fazer o mesmo ou ser aeromoço, assim como vc. Se seu namorado puder tirar uma carteira de motorista de ônibus aí e vir pra cá, sempre se precisa de motorista de ônibus. faça como muitos português, vem pra Alemanha. 😘😘😘😘
@@corazonbrasopa esta e uma otima opcao mas os alemaes sao racistas ao extremo. Tive dus amigas brasileiras q eram comissarias na Alemanha, e sofriam muito com isso.
Eh uma boa ideia. Eu to nos EUA e pretendo ser truck driver em Portugual, mas talvez eu n fique em portugal. Alemanha eh uma opcao. Mas sei mt pouco sobre o pais.
gostei da tua honestidade, sou português imigrante em tampa florida, estou naturalizado americano, vivo nos estados unidos a 40 anos, e uma vida muito dura trabalhar nos USA, ganhasse muito mas trabalha muito, ate que me magoei 4 vezes do trabalho forcado como motorista, 2 vezes em Massachussetts e 2 vezes agora na florida. e uma vida dura, estou a pensar regressar para Portugal, pois estou tentar me reformar (aposentar ) aqui nos usa pra voltar pra Portugal, desejo boa sorte pra voces .
@@LGdosantos a terra da gente e sempre o melhor lugar. Se vc pode se reformar nos eua, melhor ainda pq acredito que o social security e maior do q em Portugal. Boa sorte.
Vivo em uma aldeia pertencente à 1:39 Gouveia (20 km de mangualde,36 km de Gouveia).Não entendo porque as pessoas não procuram o interior.Tudo mais fácil e barato. O problema principal é o transporte público,porém um carrinho resolve. Sobra trabalho nas redondezas,a vida é tranquila,o povo é acolhedor,tudo de bom.
Débora, enquanto especialista de RH, sugiro que não "dispare" CV iguais para todo o lado. Coloque o seu cinho pessoal no currículo e obtenha informações sobre as empresas para onde, de facto, gostaria de ir trabalhar. Votos de boa sorte e animo!
Desculpa, mas me tira uma duvida. Para cada vaga um currículo específico, é isso??? Pergunto porque trabalho de cuidadora, mas sou da estética também e já trabalhei em café aqui.
Pow Thiago muito bom esse formato de vídeos de entrevista Legal ouvir as histórias dos brasileiros que estão em Portugal Em breve terei a minha história 🙏🏼
Espero que a sua convidada tenha sorte cá em Portugal. Não é fácil para ninguém. Há, no entanto, coisas maravilhosas em Portugal. Espero que ela aguente o suficiente para usufruir delas.
A liberdade territorial, sempre vai ser a maior vantagem de todas ! Não adianta está nos EUA e não poder sair de lá ! Tenho irmão lá que não pode vim aqui .. e é muito triste isso ! 7 anos já que não vemos ele! E ele nem tem previsão de vim aqui ! Então tem coisa que o dinheiro não é tão vantajoso assim...
Ue so ele voltar, ninguem esta impedindo ele,eu moro 30 anos e vou Claro,quando cheguei aqui nap fui comprar carro pra se aparecer,sempre primeiro seus documents eu sou cidada Americana, porque eu penso antes de agir, mais 7 anos e nao ter documents pelo amor de,deus 😂😂😂😂🇺🇸
@@LucianaTomas-uf3cn essa é a sua história, a sua realidade.. vc não tem o direito de julgar sem saber o que se passa na vida do outro. só pq vc venceu e tem documento não é motivo de vc se sentir melhor e rir da situação de outra pessoa !
@@Susy33 ah ta tudo que nao presta voceis aceita, verdade a minha historia limpa nao suja como muitos podres que vem pelos fundos e depois nao podem sair, vpu votar no Trump se deus quiser ele vai acabar com isso,nao adianta dizer que eh honesto quando se entra na casa dos outros pelos fundos 🇺🇸
Thiago é muito transparente em seus vídeos, parabéns,estive em Portugal pra fazer reconhecimento de diploma mais não deu certo, pretendo voltar pra morar em Cascais onde fiz amigos portuguêses.
Moro nos EUA ha 8 anos, e tido o que ela disse é verdade. Lugar nenhum é perfeito, mas aqui o imigrante é mais bem tratado e valorizado. O oder de compra ja não é mais o mesmo que de anos atrás, mas ainda é muito melhor do que em vários outros países. Mas em relação a documentação, Portugal atrai muitos brasileiros.
@@manuelvideira9433 Verdade, bem como eu escrevi, Lugar nenhum é perfeito. Infelizmente essa é uma questão difícil de se resolver. Mas, desejo boa sorte pra Moça e para o Marido dela. 🙏
@@sandraalmeida5358pois é, por isso o estados unidos continua sendo o país com a economia más estável, você tem idea de quantas pessoas entram diariamente nos estados pedindo asilo? Turistas que querem ficar lá???
Portugal é um país micro que não tem demanda pra tanta gente e foi inundado por imigrantes recentemente. Então tem muito mais gente querendo trabalho do que há trabalho. Quem não trabalha em áreas que requerem certas especializações, não vai conseguir nada e vai ficar passando sufoco como ela.
Portugal é muito bom, principalmente se comprares tua casa, pois fica mais tranquilo. Para quem paga renda é bem puxado mesmo. Vivo cá desde 2018 e amo.
Débora! Obrigado pela sua sinceridade e imparcialidade. Porém ao ouvi-la lembrei-me de uma canção de António Variações, cantor português já falecido, que se chama "Estou além" e cujo refrão diz ..."eu só estou bem onde não estou, eu só quero ir a onde não vou"... Será que a Débora quer mesmo ser emigrante? Será que a Débora quer mesmo mudar para uma vida totalmente diferente da que tinha no Brasil? Pense nisso... No entanto, como português, dou-lhe as boas vindas e lhe desejo as maiores felicidades, aqui ou em qualquer outro país.
@@rikyverona7810 ela deixou claro que nao quer mais viver no Brasil p causa da violencia q e, mais ou menos o que todos os imigrantes brasileiros fogem.
Ela parece que se arrependeu de ter saído dos EUA. Saiu de um país onde tinha mais condições financeiras, mas estava presa por causa dos documentos e agora está com dificuldades financeiras em Portugal... difícil! Boa sorte!!!
A meio do vídeo, tive que parar de ver. Em cada palavra me revejo, e ja estou em Portugal há 23 anos. Boa sorte Débora e para seu namorado. Concerteza VCS vão vencer
Olá, vi a sua partilha de experiências e gostei muito da vossa expontaneidade e simplicidade. Se eu tivesse que vos dar um bom conselho, eu sou português de gema, nasci em Lisboa, bem no centro, e sei que nunca vesti a pele de imigrante por isso não tenho qualquer experiência do que falo. Então eu diria para sair desse modo (inconsciente) de comparação entre sítios onde já viveram ou estiveram. Aqui, não é fácil, sem dúvida que não é! Mas o melhor mesmo creio que seria fazer o mind set da mente, para se conseguir adaptar melhor às novas circunstâncias. E assim já conseguiriam ver o "copo meio cheio" ao invés do "copo meio vazio". A questão inicial, antes de decidir a mudança é mesmo definir o que é que eu prezo mais na minha vida? Dinheiro, segurança, respeito, proteção, liberdade, dignidade, o lado social, sinceridade nas pessoas (ouço dizer que nos EUA ela é meio rara...), amizades, etc, etc, etc. Depois de fazer essa ordenação decrescente de valores e importância, a escolha deverá fazer mais sentido. De todo o modo, sabemos sempre que toda a moeda terá uma "cara e coroa"... onde quer que estejamos.
Obs. Ela parece estar feliz em Portugal também, e parece grata pelas oportunidades, isso é incrível… eu admiro a coragem das pessoas em se reinventar. Parabéns para ela!
Eu fiz o mesmo caminho que ela e foi a melhor decisão que tomei na vida, EUA é pura ilusão! Deixa o couro pra levar o ouro( e não leva, fica tudo por lá mesmo, como ela mesma disse é CARISSIMO morar lá) Portugal é um paraíso, mas tem que ter "inteligência" para viver aqui.
O nome disso é Downgrade. Se tivesse saído do Brasil e tivesse ido direto para Portugal ela não teria esse sentimento. Viveu 5 anos num dos melhores países do mundo e veio para Portugal. Sai do Brasil a 3 anos e vivo em Braga e me sinto em casa. Desejo muita sorte ao casal e que tenham foco e paciência, que as coisas acontecerão.
@@claudio130576 tenho família nos USA há mais de 30 anos, os USA não são tudo isso. Vc ganha, mas gasta muito e dizem claramente, com algumas exceções, os brasileiros na sua maioria vivem em guetos, sejam físicos ou psicológicos, o americano no geral não se mistura, olham para nós como inferiores, portanto... Vá para lá se quer juntar dinheiro e investir no Brasil, o câmbio compensa, pq a maioria dos brasileiros vive mal, no sentido de não sobrar tempo para nada, não ter direitos e menos ainda saúde.
@@claudio130576 Dá para juntar dinheiro nos EUA se tiver cabeça e sorte de não ficar doente. Nesse caso acaba o " American Dream " , a não ser que tenha um bom plano de Saúde . Mas se a doença se prolonga no tempo vai ter dificuldades até para pagar esse plano de saúde. Outra coisa que tem que levar em conta se tiver filhos é o esforço financeiro com a educação universitária. O preco das universidades Americanas é aburdo . O que paga em 1 ano lectivo em Portugal, nos EUA é o que custa 1 mês
Moro na Inglaterra, mas vivo pensando em fazer um puchadinho em Portugal, se nao fosse o salario minimo e o aluguel alto, Portugal nao caberia tanta gente
Em Portugal todos podem ir ao centro de saúde e hospital, sem documentos, pagam uma baixa taxa, são todos atendidos mesmo que estejam há dois dias em Portugal! Mas infelizmente, o que tu e o teu companheiro querem, sabemos muito bem, documentos! Volta para os EUA, para trabalhar em três trabalhos, ou então fica para agregar, quem vier por bem, recebe o bem, sem falsos mi, mi, mis!
Esse foi o melhor vídeo que já assisti sobre a vida real do imigrante, morei em Portugal 1 anos e não foi fácil essa situação de trabalho, fora a perseguição contra o imigrante pois muitos então pra somar, mas eles não estão nem aí e com ela disse é em certo casos muito humilhação não generalizando!
É um absurdo o valor do apartamento para duas pessoas e sem móveis… Mas é escandalosa a exigência das cauções, uma só, embora não concorde, aceito. Mas tantas? Estão a abusar e a aproveitar-se da vulnerabilidade das pessoas… que vergonha eu sinto, pois sou portuguesa e acho isso desnecessário. Tem de mudar de cidade!
@@luciasilva7385 concordo com vc , lucia. Claro que a busca esta muito alta por imoveis mas isso justifica o aumento tao alto praticado? Nao tem nada a ver c o governo, e sim com os proprietarios que estao se aproveitando e prejudicando os portugueses, principalmente. Entendo a exigencia de mais caucoes dos estrangeiros, mas e os portugueses, por que? Triste
@@gracavissirini há muita gente que não cumpre a lei do arrendamento, e vai que nem passam recibos. O mesmo se passa nas empresas muita oferta e nem devem falar de contraro de trabalho obrigatório...
Parabéns pela entrevista. Identifiquei uma ou outra incoerência. Quer dizer os EUA são maravilhosos porque os imigrantes não sofrem preconceito, mas vivem reféns dentro das fronteiras do país e se tiverem o infortunio de ficarem uma semana sem trabalhar isso pesa muito no bolso e eventualmente a pessoa pode acabar por morrer caso nao tenham dinheiro para pagar o tratamento de uma eventual doença, por outro lado em Portugal os imigrantes sofrem preconceito, mas pelo menos quando estao doentes tem uma rede de apoio. Enfim o que faz uma pessoa feliz, o dinheiro os bens materiais, ou a experiência de viver ?!
Não tem país onde o racismo e a xenofobia seja mais evidente do que nos USA desde o esclavagismo, K.K.K., Martin L. King, até ao atual partidarismo político do país, tudo envolve a raça humana, e ela vem dizer que nunca sofreu qualquer tipo de desrespeito nesse género?,...talvez por ter uma carinha laroca,.....
Obrigado por compartilhar entrevista Aproveita a sugerir a Débora a pesquisar sobre Austrália eu vivo aqui a 2 anos e como eua é difícil a documentação permanente mais como estudante conseguimos evoluir bastante aqui
Obrigado pelo interessante video Thiago, e na minha opiniã ela fez o caminho inverso, já que muitos procuram Portugal como pais do coneço, e de lá procurar melhor sorte em outros paises da UE como na Alemanha, ou nos EUA. Abraço e aucessos pra ela e a familia!!
De fato muitos jovens portugueses saem do país, mas peguem as estatísticas e verão que não é esse número todo, como se Portugal só tivesse idosos. Vi no outro dia o primeiro ministro de Portugal falando com os jovens portugueses e dizendo para não sairem de Portugal, pq já estudam incentivos para fixar estes jovens, um dos incentivos que ele referiu, foi a facilitação a estes jovens portugueses comparem a casa própria, com alguns benefícios. Ele esperou o mês de agosto para o discurso, por ser um mês em que a maioria dos emigrantes portugueses retornam a Portugal todos os anos para as férias.
não é normal virem para Portugal e postarem no UA-cam a vida dos portugueses a Espanha Itália Grécia França Alemanha etc são mais imigrantes que os portugueses e lá não postam no UA-cam os brasileiros vêm para Portugal fazer vídeos dos portugueses e são imigrantes em Portugal como se Portugal fosse o país deles e são campeões em opiniões pôr isso que o Brasil é perfeito
Duas coisas que não combinam na fala dela "as coisas acontecem rápido e o custo de vida é caro." É claro que na experiência de quem já morou nos Estados Unidos Portugal realmente não vai ser bom. Para um brasileiro que está saindo de um país(BRASIL) realmente difícil Portugal vale muito a pena.
Eu já morei na California. Agora vivo em Portugal e nunca trocaria Portugal pelos EUA e há muitos norteamericanos que moram em Portugal. O que é ou mau depende da cada pessoa
@@isabelteles4388não entendi. Todos os estados do Brasil têm pessoas ricas e pobres. Não existe um estado 100% bom ou ruim. Todos têm coisas boas e ruins. Vc falando assim até parece que no estado dela só tem coisa ruim… que ninguém vive bem.
@@lindaesteves Eu estou dizendo em relação a segurança, eu conheço o estado dela e vivo no Nordeste. E sei que tem estados e cidades bem mais seguras que os daqui.
Porra,só queixas, porque estás cá??? Ganhavas tanto nos EUA, e não tens o mínimo necessário..não fiques..essa moça não quer cá estar..não fiques..espero que não consigas o documento..muita contradição nessa entrevista..não percebo porque alguns portugueses aplaudem esta entrevista..
Resumo: Está em Portugal até conseguir documento e depois volta pra cá para os Estados Unidos. A mamãe América é a melhor do mundo, não tem pra ninguém. 🇺🇸🇺🇸🇺🇸
@cleucionylima1874Verdade, se ficou fora do status dificilmente entrará lá de novo, mesmo com qualquer outro passaporte pois se trata da mesma pessoa.
Os documentos portugueses não dão direito a emigrar para os USA,seria bom que fosse assim, mas não é. Só dispensa o visto para os naturais de Portugal, que mesmo assim têm que pedir e pagar o "Pré-visto". Ao chegarem aos USA com passaporte português, na imigração vão ver no passaporte naturalidade brasileira, e nacionalidade brasileira e portuguesa, e não deixam entrar, porque já sabem que é para lá ficarem ilegalmente. Passaportes da União Europeia não dão direito ao título de residência nos USA.
Mesmo ela com passaporte europeu, só pode ficar no EUA a turismo, após o visto de turismo acabar ela fica ilegal do mesmo jeito, a não ser que ela se case com um americano e consiga um greecard!
Eu tenho um conhecido q está indo p Portugal, p trabalhar. Mas pelo q tenho visto é bem difícil e diferente do q ele acha . Que Deus abençoe ele . É bom o seu canal mostrar a realidade p a pessoa ir preparado. Loeni Itaguaí Rj
O Brasil fechou as fronteiras aos imigrantes...e Portugal abre-se todo para os brasileiros !!!...Os portugueses são mesmo burros !!!...Razão tem os zucas quando apelidam os portugueses de burros...só que neste caso não são os portugueses os burros ...porque estes não querem os zucas em Portugal !!!...Os grandes burros são os gajos dos vários governos que legislaram no sentido dos zucas poderem entrar à balda em Portugal !!!
@@Rafaelrfaellé real o que ele disse, mas é referente aos estrangeiros que chegam a BR para ir para os EUA. Nativos do BR não precisam de visto para estar no BR...
Saí com minha família há 3 anos e viemos para Carolina do Norte, mas guardo Braga no coração. Pra quem sai do Brasil Portugal é referência em qualidade de vida, mas só nos Estados Unidos eu tenho qualidade de vida + poder de compra.
Brasileiro não é esperto, venderam tanto Portugal nos vídeos, que atiraram nos próprios pés, tiraram deles mesmos a oportunidade de estarem bem. Fogem do Brasil à procura de segurança, de qualidade de vida e fizeram os bradileiros virarem um "enxame" em Portugal, tirando destes mesmos que vendiam Portugal como um paraíso, não ser mais um lugar viável para tantos emigrantes. Mas não foi por falta de aviso, pq vi alguns UA-camrs conscientes que já viviam há anos em Portugal avisarem para não fazerem fakes news. Em Portugal se sente burra, pq ao falar a mesma lingua, fica mais evidente o quão temos menos conhecimento cultural.
O pessoal do UA-cam alguns mentiam descaradamente mesmo. Mas o principal atrativo é a possibilidade de ficar legal no país. E agora com o fim da manifestação de interesse vai diminuir o número de imigrantes brasileiros e os que vierem, será com visto de procura de trabalho. Mas também vejo que muitos brasileiros voltaram pro Brasil. Já o pessoal da Ásia dificilmente volta.
Em 1997 eu estava vivendo em portugal, trabalhava com TIR, motorista de carreta international. Sempre fui bem tratato por potugueses e os tratava com o mesmo respeito. Uma vez fiz uma viagem pra Espanha e estava bem doente , nao conseguir chegar na empresa espanhola no horario pra descarregar o caminhao. Acabei chegando sexta feira depois que a empresa tinha fechado, entao estacionei o caminhao no patio e fui dormir, pois estava bem febriu . Um minuto depois um portugues bate a minha porta e pergunta se estava tudo bem, eu falei que sim e ele viu na minha cara que nao estava e ele me convidou pra jantar na sua casa, eu falei nao e ele insistiu, entao eu fui. Fui muito bem recebido em sua casa pela sua familia e acabei ficando por la 3 dias pois estava com pneumonia, chamaram ate um medico pra mim. Sou muito grato pelo que esses casal se portuguses fizeram por mim
Uma pérola essa pessoa.
Uma ova, aquilo que têm dito não é bem assim travalha se muito, é tido muito caro e lá não há saúde grátis
Que legal. Eu moro nos EUA e to querendo ir pra portugugal, noivo de uma portuguesa q mora aqui tbm ta q uerendo voltar pq n gostou dos EUA. Meus planos eh ser caminhoneiro tbm de inicio. Mas sou instalador de ceramic aqui nos EUA.
@@MariaPereira-nh8kzem Portugal a saúde é grátis quem diz isso é mentiroso😮😅
@@MariaPereira-nh8kztêm dito ??!!quem!!???
Gostei muito da sinceridade dela e da honestidade do canal em publicar na íntegra.
Bastante sincera e muito pé no chão.
Parabéns pela coragem de se movimentar e Deus te dê bênçãos.
E o documento?😅
Na integral não porque se tu perceber tem muito corte, parece que ele tirou várias coisas que ela falou a respeito de ambos os países
O sonho americano näo é pra todos até eu gostaria mas cada macaco no seu galho
Olá Thiago, tudo bem?
Meu nome é Bruno e sou de Sapiranga, Rio Grande do Sul. Há um ano e meio, eu e minha esposa decidimos nos mudar para Portugal em busca de novas oportunidades e desafios. Antes de virmos para cá, já te acompanhava e foi você que me tirou muitas das dúvidas que tínhamos. Era militar no Brasil, e agora estou trabalhando como soldador em Braga.
Gostaria de compartilhar com você a minha experiência aqui em Portugal, que tem sido bastante positiva, graças a Deus.
Se você tiver interesse em saber mais sobre a nossa história ou se achar que isso pode ser relevante para o seu conteúdo, ficaria muito feliz em conversar e compartilhar mais detalhes.
Agradeço desde já pela atenção e desejo muito sucesso para o seu canal!
Um grande abraço.
Espero que o Thiago te entreviste.
Boa sorte .
Vc tem canal ?
Up
Up
😂@@d.garcia-q8q
Up
Este foi o melhor depoimento que eu já vi de um imigrante em Portugal, muito transparente e realista.
Conclusão: só está em Portugal porque não conseguiu ficar legal nos EUA, mas prefere os EUA.
Veio para arrumar passaporte Europeu
Grande maioria prefere os EUA.. quem prefere Portugal é realmente pelo documento...
Estes miseráveis deviam ser todos deportados. Não fosse nós precisarmos de quem nos limpe os sanitários iriam todos de volta para a favela.
Só veio para Portugal por interesse de documento!!
@@matheushscampos não sei se a maioria, mas muitos vão pela documentação mesmo.
Amei ter batido esse papo !! Espero que ajude os futuros imigrantes de alguma forma ! 🤗
Opa! Tem canal tbm vou conhecer, 🎉
Revisa seu currículo. As vezes seu currículo esteja assustando os recrutadores.
As vezes até esse fato de ter morado nos EUA implica, então omita isso no currículo.
Tenta as recrutadoras e o centro de emprego.
@@MrMorenado Seja bem vindo por cá !! 😀 um abraço !
Concordo com você @@samu7233
Esconda um pouco suas habilidades dos portugueses, eles se sentem ameaçados facilmente.
Aprendi isso convivendo com eles.
Na hora certa você mostra em seu trabalho pra que veio.
Portugueses ...há poucas exceções !
Está só falou verdades e percebo que, em muitos a verdade dói, alguns ficam pelas pontas, melhor verdade que falsidade, congratulations to her!🇵🇹🇺🇸
Thiagão sempre com ótimas entrevistas e com sua super qualidade e simpatia. Portugal é tudo de bom pra quem realmente quer uma qualidade de vida diferenciada do Brasil.
PORCO....Portugal não é latrina do Brasil...para onde o Brasil defeca toda a "m*rda" !!!...Essa treta da entrada livre acabou !!!...O Canadá ...um país com a área da UE...só deixa entrar os imigrantes que realmente precise....e Portugal tem que fazer o mesmo !!!
Olá! Você também foi entrevistado pelo Thiago, não foi? Tinha uma filha recém nascida e estava pedindo ajuda para uma vaquinha para retornar para o Brasil ou algo assim?
A melhor entrevista do canal. Débora mostrou a situação do imigrante de uma forma muito realista. Ela é uma guerreira. Sorte Débora!
Gostei muito dessa moça, pois fala a verdade, sou cidadāo americano e conheço Portugal pois meu avô era portugues e já passei algum tempo ai, a diferença ente USA e Portugal está em suas peculariedades, Portugal é um paraiso para quem tem dinheiro e pode levar uma vida traquii-la, os USA é a terra da oportunidade e ainda o lugar certo para se fazer dinheiro., um pais onde a coisas anda e funcionam bem..."Se vc estiver legalizado"....
Cada caso é um caso. No caso dela, faz todo o sentido o que diz. Qualquer mau juízo, como se observa em comentários, parece pura maldade. Inicialmente, Braga era um "bom porto" para brasileiros. Actualmente, deve ser muito difícil. Qualquer loja em que se entre, ou até mesmo em serviços públicos, como hospital de Braga, onde é exigida nacionalidade portuguesa, somos atendidos por brasileiros. Braga é uma cidade comercial e não industrial. Desse modo, é lógico que a necessidade de mão-de-obra se esgote. Além disso, Portugal não estava estruturado para receber tantos emigrantes, em tão pouco tempo. Esperemos que tudo se componha, sem por em causa o que de bom o nosso país pode oferecer.
Exatamente 👏👏👏 já morei 13 anos em Portugal, tenho naturalização portuguesa. Voltei para o Brasil em 2008 pois meu pai conseguiu prever a crise imobiliária.
Portugal para quem já tem uma renda, tem dinheiro é perfeito para viver. Agora se quiser oportunidade de trabalho para conquistar bens materiais e guardar dinheiro, é melhor os EUA.
Tambem USA tem muitos lugares que se vivem. Nao e so nas cidades grande que podemos fazer vida. Eu amo USA.
@@joaobalula3984 se a América é tão boa, e Portugal, é uma desgraça, então só há uma solução, é quem acha que tem melhores ipoteses noutro lado, não tenham pena do país façam a mala, e tratem de vida, estamos saturados com tanto "sofrimento" de tanta esquisitice, não temos necessidade, disto...
@@cjnge6828 caro amigo leia o que escrevi, talvez nāo tenha entendido, em nenhum trecho digo que Portugal é uma desgraça, essa sim sāo palavras suas por frustraçāo ou desconhecimento, o que digo é que sāo paises com realidades diferentes.
Entrevista transparente, sem máscaras ou encenações. Parabéns ao entrevistador e à entrevistada.
Uma das melhores entrevista que assisti., França, sincera e verdadeira. Desejo muito sucesso ao casal. Deus é convosco
Essa moça deu uma entrevista ESPETACULAR!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ela fala super bem de forma clara objetiva, segue a linha de raciocínio. Parabéns👏👏👏 da gosto de ouvir Débora 👏
Mas os portugueses de certeza que não gostaram do paleio da Debora !!!...Esta é mais uma que quer o passaporte português...e depois vai para o USA meter a "pata na poça"... não dignificando a nacionalidade portuguesa !!!
O autor dessa treta de dar passaporte aos brasileiros devia ir p'rá prisão...pois foi a pior lei que algum dia foi aprovada !!!
Amei a entrevista, ela super sincera, ajudou muito.
Adorei o vídeo, pura realidade sem mimimi, sem ilusões, sem super valorização. Top !
Amei a sinceridade dela. Excelente entrevista!
Vídeo muito esclarecedor, ela está buscando o melhor para ela, tomara que encontre
Eu sou o inverso dela, estava em portugal, vim para os EUA, fico com bastante saudades de portugal. Sintra vive em meu coração
Já limpei casas aqui com pessoas que vieram daí só pra juntar a entrada de suas casas próprias e voltar. Qual um
Sabe que ainda sim para dinheiro EUA.
😅 moro aqui em Queluz ❤ também amo morar aqui na linha de Sintra.
@@wreak3r eu tbm prefiro Portugal.
Rapaz, minha namorada eh brasileira naturalizada portuguesa, morou la a 16 anos, mas ela n gosta daqui. Eu moro aqui a 8 anos ja, nos EUA. To pensando em me casar com ela e ir embora pra portugal. Ou alemanha, n sei. Depois do doc europeu, eu pretendo pesquisar algum outro pais europeu.
@@Ronnytrialsfaz isso não.
Fica na America.
O custo de vida em Portugal está alto demais.
Um apto simples, T2 ronda a volta dos 250 mil euros (fora de Lisboa pq em Lisboa acho q nem um T0 consegue comprar) e com 250 mil dólares compras algo muito melhor.
O salário é de 800 e poucos euros.
Um aluguel de um apto, muitas vezes sem elevsdor ou garagem não custa menos de 750€.
Fique na America!
Moro a 20 anos no usa. Já vi milhares de vídeos relacionado a essas questões até agora essa menina foi a mais clara e transparente em todos os critérios cem mi mi mi 🙏🙌🏻🙏
Obrigada por trazer este depoimento! O que a Débora falou, eu assino embaixo! O que ela sente é exatamente o que estou a sentir neste momento! Consegui um emprego e pelas condições, não foi possível ficar e agora, estou em busca de trabalho! Obs.: Eu, outra brasileira e uma portuguesa fomos contratadas no mesmo dia e demitidas no mesmo dia, porque não aceitamos as exigências desumanas e principalmente, a forma como éramos tratadas!
Que boa e linda lição, prova que há de tudo como gente. Ésta senhora vale mesmo ter um bom e lindo caminho. Sinto de sya parte muita gentileza e humildade. Lhe desejo muita sorte e filicudades com saúde. Boa corage ❤
Compartilho do mesmo sentimento da minha conterrânea Débora (também somos de Natal), chegamos aqui na mesma época que ela (8 meses atrás). Além de ter sido difícil emprego pra minha esposa, depois de mais de 500 currículos, na segunda experiência com 15 dias demitiram ela sem nenhuma justificativa e a partir disso sempre ficávamos com medo dela ser demitida no próximo. Essa sensação de insegurança no trabalho é horrível. Não desista Débora que uma hora chegará uma oportunidade melhor pra você e seu namorado e se precisar pode contar com a gente!
Isso è bonito de se lêr👍
Gostei da experiência que ela relatou e principalmente da transparência e honestidade, impossível eu não entrar no canal dela no youtube.
Morei legalmente na Suíça por 30 anos ! Meu marido (britânico) se aposentou e viemos pra Portugal onde fomos acolhidos de braços abertos! Não trocamos Portugal por nenhum lugar do mundo ❤ nossa paz não tem preço ❤
Com dinheiro todo lugar e bom
Para quem tem condições financeiras, Portugal é excelente. Mas experimenta trabalhar o mês todo e ter que fazer mágica com um salário de 1000 euros.
@@franciscagomes4093exatamente 😅
Eh pq vc nao eu brasileira na pratica. Acho q a implicancia dos portugueses sao com os brasileiros. Nao todos, mas uma boa parte.
@@miriandavies901 ser aposentado em Portugal ganhando bem acho legal até eu voltaria mas. O grande problema é a disputa de espaço com os portugueses por exemplo no trabalho.. o brasileiro não tem vez só tem exploração
Muita transparência na entrevista. Muito obrigada por compartilhar com tanta sinceridade. Que Deus abençoe sua vida!!
Fui ler os comentários exatamente pela confusão que estão fazendo a respeito da questão do motivo da Débora ter vindo para Portugal e ter deixado os Estados Unidos.
Vejo muita gente a julgá-la, mas eu vivo aqui há 1 ano e meio, vim com VPT, já tenho minha autorização de residência, já exerço minha profissão de engenheiro civil, trabalho na área e não passo nem mais, nem menos do que ela passa. Portugal é um país maravilhoso, mas é um lugar que não é para fracos. Eu não esperava passar por tudo o que estou passando aqui. Gosto muito de viver aqui, vim da maneira correta e passo as mesmas coisas e tratativas de um imigrante ilegal.
Os senhorios fazem com os imigrantes o que eles querem, exigem um monte de coisas para alugar um imóvel e quando saímos é uma dor de cabeça para a devolução da caução, querem descontar o máximo que podem para não terem a responsabilidade de devolver tudo, estão sempre tirando vantagem de tudo e todos.
Falando em ser tratado como imigrante ilegal, ontem mesmo ouvi minha chefe falando que se não tem "pessoal qualificado" para trabalhar, eles não podem fazer nada a não ser ir buscar na escola de samba, ou seja, contratar engenheiros brasileiros, como se não tivéssemos qualificação suficiente para estar em um cargo como o dela.
Isso me matou, não só pela falta de respeito comigo que estava ao lado dela, mas com os meus semelhantes.
Mesmo eu tendo um cargo de grande responsabilidade, percebo que sou boicotado para que eu não tenha ascensão na carreira, tenho que ouvir a todo instante que não sei escrever português, que eu escrevo em brasileiro ou abrasileirado.
E duas coisas que a Débora disse que são verdades:
1. SOMOS DESCARTÁVEIS.
A lei protege o empregador e não o trabalhador. Fábricas em época de férias dispensam para chamar de volta só para não pagarem férias, alta rotatividade de pessoal sem motivo aparente para demissão uma vez que vão contratar outros para colocar no lugar, pagam a rescisão quando bem entendem, mesmo a lei dando prazos.
2. PORTUGUESES VIVEM PARA TRABALHAR, NÃO TRABALHAM PARA VIVER.
Percebo que vivem num regime fechado de trabalho escravo velado. Pouco desfrutam do que podem desfrutar. Então vem os imigrantes e com pouco tempo de trabalho, vão viajar, estão sempre em churrascos (principalmente os brasileiros) a confraternizar e ter tempo com amigos que vão fazendo com o passar dos tempos, coisa que eles não fazem e reclamam de nós fazermos. Além de também de ser um país que vive em função do ordenado mínimo de 820 euros desde cargos mais populares, digamos assim, a cargos eletivos de maior responsabilidade. Exigem tudo para pagar ordenado mínimo, um dos motivos para a evasão dos portugueses para os países vizinhos e dos imigrantes depois que pegam o documento. Você migra buscando melhores condições de vida para você e sua família, busca de cada país o que pode extrair de melhor. Garanto que se Portugal desse condições ideais de vida para todos, nem os próprios portugueses evadiriam.
Concluindo... vejo nos dias de hoje, infelizmente, Portugal como um país excelente para viver em termos físicos (por estar dentro a UE) e em qualidade de vida, porém não é para ficar por muito tempo devido a mentalidade (muito trabalho "escravo" por remuneração mínima, preconceitos) e ao sistema (empregabilidade, vulnerabilidade, saúde cada dia mais precária, salários baixos, falta de informatização sistémica, impostos altíssimos).
Volto a dizer, o país é excelente para viver, mas a resistência ao conservador é que faz o país retroceder.
Concordo que muitos imigrantes vieram aqui e fizeram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita besteira, mas muita mesmo, deram e dão uma boa estragada no país, fator pelo qual entendo os problemas com o preconceito, mas tem muita gente boa que nem sequer tem chance de viver aqui, porque são jogadas no mesmo saco dos ruins, infelizmente.
Tenho tanta coisa para falar, mas o texto ficará longo demais.
Melhor comentário. Merece o prêmio Nobel 👏👏👏👏
Luiz, você tem vocação para trabalhar como jornalista dos direitos humanos, grande relatório... depois de ler metade do seu relatório fiquei a pensar, que você não está no país certo, afinal quando você chegou já estava tudo feito, toda a gente trabalha com as condições do país, e é assim, quem não concorda, não gosta, vive com problemas de adaptação, cheio de queiixinhas dizendo que o sistema está errado, só tem uma solução, como está num país livre, pode fazer a mala, e ir para um país "decente" em que goste de estar
boa viagem.
@@claudiacarvalho4955se também estás aqui para vomitar veneno, o melhor seria para nós, que tivesses vergonha na cara, e fosses pregar para a tua terrinha... ninguém é obrigado a cá estar, nem é para macacar o sistema...
Nossa, essa sua "chefe" me deu ranço. Me fala onde vc trabalha que vou chama-la de mentecapta. Bom, brincadeiras a parte, sinto muito 😢.
Mas que você seja feliz com as suas escolhas.
Uns 17 anos atrás, era meu sonho mora em PT. Na época não tinha Nivel superior, situação financeira muito difícil. Hoje, só iria para turismo. Graças a Deus, tenho uma situação financeira melhor (estudei muito).
Beijos do Brasil!
A soluçao é simples.volta para o brasil e conserta o seu pais. Invez de estragar o dos outros.
😮😕 Boa sorte por ai Débora, espero que essa fase passe logo, tenta não comparar muito pq os dois países, vai dar certo e vocês vão vencer!
Parabéns Tiago 💯💯💯💯💯
Obrigado Thiagão pelo video e sucesso a esta moça ❤
Tbm fiz este mesmo caminho
De América para Portugal. Senti muita diferença no mercado de trabalho na minha profissão. Poder de consumo tbm caiu consideravelmente e o nível de conforto. No entanto, em Portugal me sinto mais em casa, tenho mais sensação de liberdade. A gastronomia é melhor em Portugal. O clima tbm é melhor. E consigo ver a vida passar aqui, aproveito mais. Nos States é mais corrido, quando se assusta, passaram anos...; Particularmente eu penso que a melhor forma de atuar em Portugal é de forma autônoma. Como empregado é bem osso. Estive por 14 anos na América e já cá estou em Portugal por 3 anos. Fiz amigos portugueses que são fish demais rsrs. Recebi gentilezas e ajuda dos mesmos. E sempre que tenho oportunidade procuro ajudar de volta.
@@akavelar9673 exactamente faço das suas palavras minhas. Pessoas como vocês São bem-vindos. Mas parece me que esta Brasileira as coisas não lhe vão correr bem aqui. Quando se começa a apontar o dedo ao pais, a dizer que se sente mais humilhada que nos EUA, escolheu pagar uma renda altíssima, já foi despedidas duas vezes em tao pouco tempo, só o marido está trabalhando, já compraram um carro, apesar de barato, então qual é a necessidade de estar vivendo no centro da cidade? Mude mais para fora onde as rendas são mais acessíveis visto que o marido tem meio de transporte próprio para ir trabalhar . Todas estas observações que fiz deste testemunho e a negatividade dela já para com o pais, é a receita certa para correr mal. O interior de Portugal esta cheio de apartamentos e casas a rendas acessíveis , mas a maioria dos Brasileiros vão todos para Braga, Porto, Lisboa, Leiria,Coimbra e Algarve mas querem pagar rendas com valores do interior? Que idiotice. Alguém no Brasil com o salário mínimo consegue alugar um apartamento no centro de São Paulo ou Rio ? Se estão sujeitos a salário mínimo é porque não tem qualquer formação acadêmica ou profissional, mas fica mais facil apontar o dedo e arranjar desculpas.
Será que com 8 meses de Estados Unidos,já tinha a vida feita e direitinha ? Confortável e sem problemas?
@@tramagacity pois... muda se de pais, tambem deve se mudar o modus operantis. A cultura do consumismo pega qualquer um que vive nos States, principalmente no's brasileiros que somos entregues ao ato de comprar. Em Portugal deve se reaprender e desintoxicar. Valorizar o que de facto tem importancia, a natureza, os habitos simples e o sossego.
@@tramagacityquais cidades de interior você indica pra quem está chegando agora em Portugal?
@@amandaferreiraritz2596 alto e baixo Alentejo interior tem várias cidades e vilas interessantes. Tem vários brasileiros vivendo nesta zona do país, alguns j estão cá há 20 anos. Mas esta vaga de imigrantes brasileiros dos últimos 4 ou 5 anos vão todos para as mesmas cidades, querem viver nas grandes e mais movimentadas cidades ou junto a praia e passam a vida a reclamar do preço das rendas dos imóveis. Vilas e cidades no interior a vida é mais tranquila, o preço do aluguer é bem mais barato, tem um inconveniente que é o transporte público não haver com tanta frequência mas toda a gente tem um carro para se deslocar. É raro a família que não tem no mínimo 2 carros.
Simplismente o melhor vídeo sobre a visão sincera do que é ser imigrante e as decisões subjetivas que nos movem a seguir pelo caminha A ou B. Eu já fui imigrante em Dubin durante 2 anos e estou me planejando, juntamente com minha noiva para imigrar para Portugal nos próximos anos. Também temos uma inclinação para a imigração nos EUA. Essas questões estão sendo analisadas e muito bem estudadas por nós. Eu sou Analista de Dados e quando encontro uma pessoa disposta a compartilhar de maneira tão sincera e despretensiosa essas informações, me ajuda demais no planejamento real sobre o que pode ser minha imigração. Afinal, estamos falando da nossa vida, então, tentar minimizar ao máximo as chances de erro é o mínimo que temos que fazer. Muito obrigado Débora e Thiago. Sucesso hoje e sempre!
Morei nos EUA, mas não fui para trabalhar como muitos brasileiros. Fui para investir em conhecimento e outras áreas que me deram autoridade e notoriedade. Hoje, vivo financeiramente de forma online, graças ao que construí em quatro anos de aprendizado, aliado à minha jornada de 23 anos como empreendedora no Brasil e no exterior. Tudo que essa moça compartilho é verdade.
Se o seu objetivo é apenas ganhar dinheiro ou adquirir bens materiais, pagará um preço alto. Mas, se busca liberdade geográfica, encontre um lugar que te ofereça segurança. Hoje, posso viver em qualquer país, pois minha renda vem do trabalho online, e meu foco é ajudar brasileiros que moram no exterior por meio de mentorias. Não troco minha liberdade de ir e vir por dinheiro nenhum, mesmo tendo minha única filha morando nos EUA. Ela, assim como eu, foi com o propósito de estudar e se capacitar, e hoje vive exatamente o que planejou. Ao contrário de muitos brasileiros, ela tem seu green card, trabalha com americanos e leva uma vida muito diferente dos ilegais e fomos sozinhas , mas com um plano .
Conheci e conheço centenas de brasileiros que vivem de forma miserável nos EUA, onde se concentram as maiores comunidades brasileiras, muitos presos em dependências emocionais e relacionamentos abusivos, sentindo-se sozinhos, sem falar inglês e se tornando escravos de outros brasileiros. A maioria vive ilegalmente e, por vergonha, 80% não falam a verdade sobre suas situações. Muitos mandam dinheiro para o Brasil, investem em imóveis que nunca sequer visitaram, mas vivem como mendigos em bairros perigosos como Newark, uma das cidades mais baratas, violentas e com o maior índice de criminalidade, situada a uma hora de NYC, onde se concentra a maioria dos brasileiros e latinos. E muitos escondem essa realidade de suas famílias no Brasil entre outros estados e cidades dos EUA.
Se você está indo para se aperfeiçoar, domina o inglês e não depende de outros brasileiros, terá mais chances de sucesso. É uma vida muito diferente. Mas se planeja viver ilegalmente, pense mil vezes. O dinheiro não compensa o sacrifício.
Estou vendo as pessoas criticando Débora mas tem que levar em consideração que ela é jovem ainda. E todo jovem tem que passar pelo processo até conseguir conquistar seus objetivos na vida. Eu não achei ela arrogante, pelo contrário achei uma pessoa muito humilde, dedicada, esforçada...apenas muito ansiosa. A gente precisa ter paciência com as pessoas e parar de fazer juízo de valor. Todo mundo fica um pouco nervoso na entrevista e na inocência termina falando algo que não deveria porque as pessoas que estão assistindo podem interpretar de forma equivocada. Enfim, gostei muito da entrevista da Débora e torço para que ela e seu namorado se deem bem.
Meu conselho é: Vá devagar, Débora. No tempo certo tudo vai acontecer. Não precisa pressa nem ansiedade. No tempo certo tudo vai dar certo !!
Estados Unidos ja nao entra mais. Caso tenha estado ate agora ilegal. Meu namorado, agora marido teve la ilegal um ano e veio embora ja foi ha 20 anos. Agora queremos ir de férias la para mostrar tamanha dimensão dos estados unidos aos meua filhos. A mim é país que me da medo. Sou sincera. Mas, também curiosa pela dimensão de tudo. Mas, estamos com medo que ele nao entre.
A impressão que tive é que a Débora não queria ter saído dos EUA, ela está comparando os dois países e isso que esta deixando ela frustrada, são realidades distintas e antes de sua mudança poderia ter analisado melhor, espero que as coisas entrem no eixo para o casal, mas fica uma dica, para o novo entrar se liberte do velho.
Ela mesma disse que só veio para Portugal por causa do documento, ela devia estar ilegal
Exatamente! E isso vai levar tempo mas sim ela precisa se desapegar e abrir se pro novo q ela está vivendo 🙏🏻
Esse comentário é pra aplaudir de pé. O melhor dos melhores comentários !!!!
Isso sucedeu comigo , saí dos estados unidos para o Canadá e não gostei , comparando os dois países estados Unidos muito melhor!!!
Na verdade a intenção do vídeo era essa, fazer a comparação entre os dois países, como é ser imigrante em países diferentes. E quanto a documentação nos estados unidos ela explica no começo que eles estavam como estudantes e por causa da pandemia foi ficando inviável gastar tudo que estavam gastando pra manter a documentação. E como não queriam ficar ilegais optaram por saírem de lá. Mas quem já viveu uma determinada situação não consegue não comparar pq partiram daquele ponto.
Vcs com inglês e, se for o caso, tiverem cidadania europeia, poderiam vir para Alemanha para trabalharem numa companhia aérea. Aqui se contrata para aeromoça só com inglês, não precisa do idioma alemão . Sei disso porque trabalho em uma companhia aérea. Sou mulher, motorista de ônibus dessa companhia aérea, transporto pessoal de cabine no solo, de uma posição a outra ou para a base deles . Seu marido pode fazer o mesmo ou ser aeromoço, assim como vc. Se seu namorado puder tirar uma carteira de motorista de ônibus aí e vir pra cá, sempre se precisa de motorista de ônibus. faça como muitos português, vem pra Alemanha. 😘😘😘😘
@@corazonbrasopa esta e uma otima opcao mas os alemaes sao racistas ao extremo. Tive dus amigas brasileiras q eram comissarias na Alemanha, e sofriam muito com isso.
Eh uma boa ideia. Eu to nos EUA e pretendo ser truck driver em Portugual, mas talvez eu n fique em portugal. Alemanha eh uma opcao. Mas sei mt pouco sobre o pais.
😅.@@gracavissirini
a qualidade da imagem está muito boa Thiago, parabéns!
Vivo nos 🇺🇸, e assino embaixo do que a Débora disse, e Td isso Msm! 👏🏼
O melhor video de todos. Sem frescura em falar a verdade sobre morar fora.
gostei da tua honestidade, sou português imigrante em tampa florida, estou naturalizado americano, vivo nos estados unidos a 40 anos, e uma vida muito dura trabalhar nos USA, ganhasse muito mas trabalha muito, ate que me magoei 4 vezes do trabalho forcado como motorista, 2 vezes em Massachussetts e 2 vezes agora na florida. e uma vida dura, estou a pensar regressar para Portugal, pois estou tentar me reformar (aposentar ) aqui nos usa pra voltar pra Portugal, desejo boa sorte pra voces .
@@LGdosantos a terra da gente e sempre o melhor lugar. Se vc pode se reformar nos eua, melhor ainda pq acredito que o social security e maior do q em Portugal. Boa sorte.
Volte sim, Portugal é um paraíso ❤eu amo, mas com casinha própria.
Muito sensata! Gostei do bate papo ! Sucesso 🎉
Vivo em uma aldeia pertencente à 1:39 Gouveia (20 km de mangualde,36 km de Gouveia).Não entendo porque as pessoas não procuram o interior.Tudo mais fácil e barato. O problema principal é o transporte público,porém um carrinho resolve.
Sobra trabalho nas redondezas,a vida é tranquila,o povo é acolhedor,tudo de bom.
Nem todos gostam de viver em aldeias ..
fala grande, qual é a médio de aluguel por aí?
EDUARDO...o povo português é acolhedor para o imigrante que tem bom comportamento...porque se o migrante levanta cabelo...é "caixão à cova" !!!
Muito simples: poucas oportunidades de emprego e menor infraestrutura.
apartir de 150€ uma t2
Torço por vocês! Parabéns pela trajetória até aqui, Déborah!
Débora, enquanto especialista de RH, sugiro que não "dispare" CV iguais para todo o lado. Coloque o seu cinho pessoal no currículo e obtenha informações sobre as empresas para onde, de facto, gostaria de ir trabalhar. Votos de boa sorte e animo!
Desculpa, mas me tira uma duvida. Para cada vaga um currículo específico, é isso??? Pergunto porque trabalho de cuidadora, mas sou da estética também e já trabalhei em café aqui.
Pow Thiago muito bom esse formato de vídeos de entrevista
Legal ouvir as histórias dos brasileiros que estão em Portugal
Em breve terei a minha história 🙏🏼
Espero que a sua convidada tenha sorte cá em Portugal. Não é fácil para ninguém. Há, no entanto, coisas maravilhosas em Portugal. Espero que ela aguente o suficiente para usufruir delas.
@@ruirodrigues8103 so a historia de Portugal ja vale a mudanca😄
Gostei muito da entrevista! Que Deus abençoe nesse processo de adaptação.
Vai dar certo tenha paciência 🙏🏼
Parabéns Tiago outra entrevista diferenciada. E sucesso pro casal recém chegado!
Para quem têm casa própria, e uma renda de 2.000€ ao mês, Portugal é o melhor País do mundo para viver.
Excelente entrevista, a realidade nua e crua.
Parabéns e vc tem toda minha concordância de tudo que falou.
A liberdade territorial, sempre vai ser a maior vantagem de todas ! Não adianta está nos EUA e não poder sair de lá ! Tenho irmão lá que não pode vim aqui .. e é muito triste isso ! 7 anos já que não vemos ele! E ele nem tem previsão de vim aqui ! Então tem coisa que o dinheiro não é tão vantajoso assim...
Ue so ele voltar, ninguem esta impedindo ele,eu moro 30 anos e vou Claro,quando cheguei aqui nap fui comprar carro pra se aparecer,sempre primeiro seus documents eu sou cidada Americana, porque eu penso antes de agir, mais 7 anos e nao ter documents pelo amor de,deus 😂😂😂😂🇺🇸
Thiago você é gaúcho?
@@LucianaTomas-uf3cn essa é a sua história, a sua realidade.. vc não tem o direito de julgar sem saber o que se passa na vida do outro. só pq vc venceu e tem documento não é motivo de vc se sentir melhor e rir da situação de outra pessoa !
Volta para a escola primária
@@Susy33 ah ta tudo que nao presta voceis aceita, verdade a minha historia limpa nao suja como muitos podres que vem pelos fundos e depois nao podem sair, vpu votar no Trump se deus quiser ele vai acabar com isso,nao adianta dizer que eh honesto quando se entra na casa dos outros pelos fundos 🇺🇸
Thiago é muito transparente em seus vídeos, parabéns,estive em Portugal pra fazer reconhecimento de diploma mais não deu certo, pretendo voltar pra morar em Cascais onde fiz amigos portuguêses.
cara a entrevista foi show. o canal esta de parabéns . Débora você também estar de parabéns pela entrevista e por representar o RN MUITO BEM 👏👏
Excelente la entrevista Debora muy sincera esta diciendo la pura verdad sobre Portugal... suerte Debora con tus sueños
Moro nos EUA ha 8 anos, e tido o que ela disse é verdade. Lugar nenhum é perfeito, mas aqui o imigrante é mais bem tratado e valorizado. O oder de compra ja não é mais o mesmo que de anos atrás, mas ainda é muito melhor do que em vários outros países. Mas em relação a documentação, Portugal atrai muitos brasileiros.
O imigrante é tão valorizado, que não legalizam facilmente, e se forem apanhados ilegais, são deportados
Valorizados os emigrantes,e não os legalizam. Cada uma!!
@@manuelvideira9433 Verdade, bem como eu escrevi, Lugar nenhum é perfeito.
Infelizmente essa é uma questão difícil de se resolver. Mas, desejo boa sorte pra Moça e para o Marido dela. 🙏
@@sandraalmeida5358pois é, por isso o estados unidos continua sendo o país com a economia más estável, você tem idea de quantas pessoas entram diariamente nos estados pedindo asilo? Turistas que querem ficar lá???
Portugal é um país micro que não tem demanda pra tanta gente e foi inundado por imigrantes recentemente. Então tem muito mais gente querendo trabalho do que há trabalho. Quem não trabalha em áreas que requerem certas especializações, não vai conseguir nada e vai ficar passando sufoco como ela.
Thiago, boa noite! Parabéns mais um conteúdo de respeito e visão, e sucesso a todos.
Deus te abençoe, Débora.🙏
Baita entrevista. Gostei muito do real panorama que foi passado.
Sucesso aos dois....que logo venha o três 😊.
Portugal é muito bom, principalmente se comprares tua casa, pois fica mais tranquilo. Para quem paga renda é bem puxado mesmo. Vivo cá desde 2018 e amo.
A melhor entrevista Deborah
Adorei essa intrevista, boa sorte querida!!!
Os eua sao um show , bora todos para lá , o tio Sam agradece (nós ainda mais 😁) !!! Ciau bela
Ja fui la seguir a Deborah,gostei muito da entrevista pessoa sincera e muito carismática.
Débora! Obrigado pela sua sinceridade e imparcialidade. Porém ao ouvi-la lembrei-me de uma canção de António Variações, cantor português já falecido, que se chama "Estou além" e cujo refrão diz ..."eu só estou bem onde não estou, eu só quero ir a onde não vou"... Será que a Débora quer mesmo ser emigrante? Será que a Débora quer mesmo mudar para uma vida totalmente diferente da que tinha no Brasil? Pense nisso... No entanto, como português, dou-lhe as boas vindas e lhe desejo as maiores felicidades, aqui ou em qualquer outro país.
Ser imigrante não é para todos
@@sandraalmeida5358é verdade, parece uma mulher inteligente, que teria boas chances de ser uma boa professora no brazil
@@manueljacinto1663 infelizmente os brasileiros fogem, principalmente, da violencia do Brasil. Espero que ela se adapte em Portugal.
@@rikyverona7810 ela deixou claro que nao quer mais viver no Brasil p causa da violencia q e, mais ou menos o que todos os imigrantes brasileiros fogem.
@@gracavissirini é melhor pela sua segurança pois é tens razão
Débora, deu vontade de te dar um abraço 🫂. Me vi muito em você. 🙏🏻
Ela parece que se arrependeu de ter saído dos EUA. Saiu de um país onde tinha mais condições financeiras, mas estava presa por causa dos documentos e agora está com dificuldades financeiras em Portugal... difícil!
Boa sorte!!!
Canadá... Fácil de imigrar.
A meio do vídeo, tive que parar de ver. Em cada palavra me revejo, e ja estou em Portugal há 23 anos. Boa sorte Débora e para seu namorado. Concerteza VCS vão vencer
Que vídeo massa ,muito bom essa entrevista Thiago parabéns . A Débora fala muito bem e muito simpática 😊
Excelente entrevista ! Parabéns ao canal !
Parabéns pela explicação
Olá, vi a sua partilha de experiências e gostei muito da vossa expontaneidade e simplicidade. Se eu tivesse que vos dar um bom conselho, eu sou português de gema, nasci em Lisboa, bem no centro, e sei que nunca vesti a pele de imigrante por isso não tenho qualquer experiência do que falo. Então eu diria para sair desse modo (inconsciente) de comparação entre sítios onde já viveram ou estiveram.
Aqui, não é fácil, sem dúvida que não é! Mas o melhor mesmo creio que seria fazer o mind set da mente, para se conseguir adaptar melhor às novas circunstâncias. E assim já conseguiriam ver o "copo meio cheio" ao invés do "copo meio vazio". A questão inicial, antes de decidir a mudança é mesmo definir o que é que eu prezo mais na minha vida? Dinheiro, segurança, respeito, proteção, liberdade, dignidade, o lado social, sinceridade nas pessoas (ouço dizer que nos EUA ela é meio rara...), amizades, etc, etc, etc.
Depois de fazer essa ordenação decrescente de valores e importância, a escolha deverá fazer mais sentido. De todo o modo, sabemos sempre que toda a moeda terá uma "cara e coroa"... onde quer que estejamos.
Obs. Ela parece estar feliz em Portugal também, e parece grata pelas oportunidades, isso é incrível… eu admiro a coragem das pessoas em se reinventar. Parabéns para ela!
Nao me pareceu nada feliz. Pareceu magoada e triste com os portugueses. Sorriu por educação com a entrevista.
Força Débora!
Eu fiz o mesmo caminho que ela e foi a melhor decisão que tomei na vida, EUA é pura ilusão! Deixa o couro pra levar o ouro( e não leva, fica tudo por lá mesmo, como ela mesma disse é CARISSIMO morar lá)
Portugal é um paraíso, mas tem que ter "inteligência" para viver aqui.
Nossa ela é muito transparente e necessária. Muito relevante pro canal e pro planeta kkkkkkk
O nome disso é Downgrade. Se tivesse saído do Brasil e tivesse ido direto para Portugal ela não teria esse sentimento. Viveu 5 anos num dos melhores países do mundo e veio para Portugal. Sai do Brasil a 3 anos e vivo em Braga e me sinto em casa. Desejo muita sorte ao casal e que tenham foco e paciência, que as coisas acontecerão.
@@claudio130576 tenho família nos USA há mais de 30 anos, os USA não são tudo isso. Vc ganha, mas gasta muito e dizem claramente, com algumas exceções, os brasileiros na sua maioria vivem em guetos, sejam físicos ou psicológicos, o americano no geral não se mistura, olham para nós como inferiores, portanto... Vá para lá se quer juntar dinheiro e investir no Brasil, o câmbio compensa, pq a maioria dos brasileiros vive mal, no sentido de não sobrar tempo para nada, não ter direitos e menos ainda saúde.
@@anselmoachkar1769 eu disse num dos melhores países. Onde realmente dá para juntar uma grana.
@@claudio130576
Dá para juntar dinheiro nos EUA se tiver cabeça e sorte de não ficar doente.
Nesse caso acaba o " American Dream " , a não ser que tenha um bom plano de Saúde .
Mas se a doença se prolonga no tempo vai ter dificuldades até para pagar esse plano de saúde.
Outra coisa que tem que levar em conta se tiver filhos é o esforço financeiro com a educação universitária.
O preco das universidades Americanas é aburdo .
O que paga em 1 ano lectivo em Portugal, nos EUA é o que custa 1 mês
Moro na Inglaterra, mas vivo pensando em fazer um puchadinho em Portugal, se nao fosse o salario minimo e o aluguel alto, Portugal nao caberia tanta gente
Um dos melhores países do mundo? Só rir mesmo, para alguns a ignorância é mesmo uma benção.
Parabéns pelo testemunho sincero! Te desejo sucesso em Portugal
Aqui na Irlanda também está difícil de arrumar emprego.
Parabéns pela entrevista ! Muito sincera e bacana ela ! Que Deus abra seus caminhos ! Talvez braga na seja o melhor lugar ! Pense nisso
Em Portugal todos podem ir ao centro de saúde e hospital, sem documentos, pagam uma baixa taxa, são todos atendidos mesmo que estejam há dois dias em Portugal!
Mas infelizmente, o que tu e o teu companheiro querem, sabemos muito bem, documentos!
Volta para os EUA, para trabalhar em três trabalhos, ou então fica para agregar, quem vier por bem, recebe o bem, sem falsos mi, mi, mis!
Esse foi o melhor vídeo que já assisti sobre a vida real do imigrante, morei em Portugal 1 anos e não foi fácil essa situação de trabalho, fora a perseguição contra o imigrante pois muitos então pra somar, mas eles não estão nem aí e com ela disse é em certo casos muito humilhação não generalizando!
É um absurdo o valor do apartamento para duas pessoas e sem móveis… Mas é escandalosa a exigência das cauções, uma só, embora não concorde, aceito. Mas tantas? Estão a abusar e a aproveitar-se da vulnerabilidade das pessoas… que vergonha eu sinto, pois sou portuguesa e acho isso desnecessário.
Tem de mudar de cidade!
@@luciasilva7385 concordo com vc , lucia. Claro que a busca esta muito alta por imoveis mas isso justifica o aumento tao alto praticado? Nao tem nada a ver c o governo, e sim com os proprietarios que estao se aproveitando e prejudicando os portugueses, principalmente. Entendo a exigencia de mais caucoes dos estrangeiros, mas e os portugueses, por que? Triste
@@gracavissirini há muita gente que não cumpre a lei do arrendamento, e vai que nem passam recibos. O mesmo se passa nas empresas muita oferta e nem devem falar de contraro de trabalho obrigatório...
E assim mesmo! É um processo. Voce vai conseguir, todo começo é dificil mesmo. Obrigada pelo depoimento.
Parabéns pela entrevista. Identifiquei uma ou outra incoerência. Quer dizer os EUA são maravilhosos porque os imigrantes não sofrem preconceito, mas vivem reféns dentro das fronteiras do país e se tiverem o infortunio de ficarem uma semana sem trabalhar isso pesa muito no bolso e eventualmente a pessoa pode acabar por morrer caso nao tenham dinheiro para pagar o tratamento de uma eventual doença, por outro lado em Portugal os imigrantes sofrem preconceito, mas pelo menos quando estao doentes tem uma rede de apoio. Enfim o que faz uma pessoa feliz, o dinheiro os bens materiais, ou a experiência de viver ?!
Não tem país onde o racismo e a xenofobia seja mais evidente do que nos USA desde o esclavagismo, K.K.K., Martin L. King, até ao atual partidarismo político do país, tudo envolve a raça humana, e ela vem dizer que nunca sofreu qualquer tipo de desrespeito nesse género?,...talvez por ter uma carinha laroca,.....
Obrigado por compartilhar entrevista
Aproveita a sugerir a Débora a pesquisar sobre Austrália eu vivo aqui a 2 anos e como eua é difícil a documentação permanente mais como estudante conseguimos evoluir bastante aqui
Por que não foram para a área metropolitana de Lisboa que teriam mais oportunidades nessa área?
Só para entendermos...
Obrigado pelo interessante video Thiago, e na minha opiniã ela fez o caminho inverso, já que muitos procuram Portugal como pais do coneço, e de lá procurar melhor sorte em outros paises da UE como na Alemanha, ou nos EUA. Abraço e aucessos pra ela e a familia!!
De fato muitos jovens portugueses saem do país, mas peguem as estatísticas e verão que não é esse número todo, como se Portugal só tivesse idosos.
Vi no outro dia o primeiro ministro de Portugal falando com os jovens portugueses e dizendo para não sairem de Portugal, pq já estudam incentivos para fixar estes jovens, um dos incentivos que ele referiu, foi a facilitação a estes jovens portugueses comparem a casa própria, com alguns benefícios.
Ele esperou o mês de agosto para o discurso, por ser um mês em que a maioria dos emigrantes portugueses retornam a Portugal todos os anos para as férias.
não é normal virem para Portugal e postarem no UA-cam a vida dos portugueses a Espanha Itália Grécia França Alemanha etc são mais imigrantes que os portugueses e lá não postam no UA-cam os brasileiros vêm para Portugal fazer vídeos dos portugueses e são imigrantes em Portugal como se Portugal fosse o país deles e são campeões em opiniões pôr isso que o Brasil é perfeito
Thiagão, like dado....já assisti inúmeros vídeos seus. Esse ficou bem confuso...desejo tudo de bom para a Débora e pra vc. Um abraço!
Duas coisas que não combinam na fala dela "as coisas acontecem rápido e o custo de vida é caro." É claro que na experiência de quem já morou nos Estados Unidos Portugal realmente não vai ser bom. Para um brasileiro que está saindo de um país(BRASIL) realmente difícil Portugal vale muito a pena.
Eu já morei na California.
Agora vivo em Portugal e nunca trocaria Portugal pelos EUA e há muitos norteamericanos que moram em Portugal.
O que é ou mau depende da cada pessoa
@@d.garcia-q8q legal isso é ótimo só demonstra que cada um tem suas experiências
Vindo do estado dela é complicado mesmo, mas vivendo em estados melhores no BR da pra ter uma vida tranquila.
@@isabelteles4388não entendi. Todos os estados do Brasil têm pessoas ricas e pobres. Não existe um estado 100% bom ou ruim. Todos têm coisas boas e ruins. Vc falando assim até parece que no estado dela só tem coisa ruim… que ninguém vive bem.
@@lindaesteves Eu estou dizendo em relação a segurança, eu conheço o estado dela e vivo no Nordeste. E sei que tem estados e cidades bem mais seguras que os daqui.
Gostei da entrevista a jovem foi bem sincera.
Porra,só queixas, porque estás cá??? Ganhavas tanto nos EUA, e não tens o mínimo necessário..não fiques..essa moça não quer cá estar..não fiques..espero que não consigas o documento..muita contradição nessa entrevista..não percebo porque alguns portugueses aplaudem esta entrevista..
não pode mais criticar? não argumentou em nenhuma crítica que ela fez…
Parabéns! Excelente visão comparativa.
Resumo:
Está em Portugal até conseguir documento e depois volta pra cá para os Estados Unidos.
A mamãe América é a melhor do mundo, não tem pra ninguém. 🇺🇸🇺🇸🇺🇸
@cleucionylima1874Verdade, se ficou fora do status dificilmente entrará lá de novo, mesmo com qualquer outro passaporte pois se trata da mesma pessoa.
Os documentos portugueses não dão direito a emigrar para os USA,seria bom que fosse assim, mas não é. Só dispensa o visto para os naturais de Portugal, que mesmo assim têm que pedir e pagar o "Pré-visto". Ao chegarem aos USA com passaporte português, na imigração vão ver no passaporte naturalidade brasileira, e nacionalidade brasileira e portuguesa, e não deixam entrar, porque já sabem que é para lá ficarem ilegalmente. Passaportes da União Europeia não dão direito ao título de residência nos USA.
Mesmo ela com passaporte europeu, só pode ficar no EUA a turismo, após o visto de turismo acabar ela fica ilegal do mesmo jeito, a não ser que ela se case com um americano e consiga um greecard!
Boa viagem.
Documento portugues so da para 3 meses....dps vc fica ilegal de novo....
Otima entrevista ,mostra a realidade de muitos.
Essa mulher pelas própria palavras eu tenho certeza que logo logo vai ser uma pessoa de grande sucesso
Eu tenho um conhecido q está indo p Portugal, p trabalhar. Mas pelo q tenho visto é bem difícil e diferente do q ele acha . Que Deus abençoe ele . É bom o seu canal mostrar a realidade p a pessoa ir preparado. Loeni Itaguaí Rj
O Brasil á uns dias acabou com essa história de usarem o País para irem para os Estados unidos. Portugal devia fazer o mesmo.
O Brasil fechou as fronteiras aos imigrantes...e Portugal abre-se todo para os brasileiros !!!...Os portugueses são mesmo burros !!!...Razão tem os zucas quando apelidam os portugueses de burros...só que neste caso não são os portugueses os burros ...porque estes não querem os zucas em Portugal !!!...Os grandes burros são os gajos dos vários governos que legislaram no sentido dos zucas poderem entrar à balda em Portugal !!!
Acabou oq? Todos os dias tem brasileiros indo para o EUA de todas as formas que vc imaginar kkk
@@Rafaelrfaellé real o que ele disse, mas é referente aos estrangeiros que chegam a BR para ir para os EUA. Nativos do BR não precisam de visto para estar no BR...
Saí com minha família há 3 anos e viemos para Carolina do Norte, mas guardo Braga no coração.
Pra quem sai do Brasil Portugal é referência em qualidade de vida, mas só nos Estados Unidos eu tenho qualidade de vida + poder de compra.
Se estiver legal sim, consegue qualidade de vida no USA
Brasileiro não é esperto, venderam tanto Portugal nos vídeos, que atiraram nos próprios pés, tiraram deles mesmos a oportunidade de estarem bem.
Fogem do Brasil à procura de segurança, de qualidade de vida e fizeram os bradileiros virarem um "enxame" em Portugal, tirando destes mesmos que vendiam Portugal como um paraíso, não ser mais um lugar viável para tantos emigrantes.
Mas não foi por falta de aviso, pq vi alguns UA-camrs conscientes que já viviam há anos em Portugal avisarem para não fazerem fakes news.
Em Portugal se sente burra, pq ao falar a mesma lingua, fica mais evidente o quão temos menos conhecimento cultural.
O pessoal do UA-cam alguns mentiam descaradamente mesmo.
Mas o principal atrativo é a possibilidade de ficar legal no país. E agora com o fim da manifestação de interesse vai diminuir o número de imigrantes brasileiros e os que vierem, será com visto de procura de trabalho. Mas também vejo que muitos brasileiros voltaram pro Brasil.
Já o pessoal da Ásia dificilmente volta.
@@samu7233, vai deixar de vir tantos brasileiros " fazer turismo"
Eita conterrânea fera!, parabéns e Deus abençoe e boa sorte Debora!