A Lista: 1 - O Apanhador no campo de Centeio; 2 - O amante de lady Chatterley; 3 - Os sofrimentos do Joven Werther; 4 - O Principe (Maquiavel); 5 - O Martelo das Feiticeiras.
"Demian", do Hermann Hesse: quase me fez jogar tudo pro alto e fugir pro interior de Minas Gerais pra recomeçar do zero (ou seja, inventando um novo nome e aceitando lavar pratos em qualquer espelunca). Eu tinha vinte e poucos anos e o livro provocou uma reflexão tão profunda que estive por um triz de "matar" o meu "eu" daquela época.
Cara, essa obra é boa demais, "O Lobo da Estepe" tbm é fortíssimo, há quem a considere uma espécie de continuação de "Demian" , H. Hesse é sensacional.
@@daisymariamartinsfernandes160 e essa "gente" lá sabe ler? Eles odeiam a ARTE, a CIÊNCIA e a CULTURA. Aliás, já notou que nem cachorro esse sujeito tem? Aquilo ficava bem era como monstro de filme de terror classe Z.
@@ednarabelo979, como assim? Poderia se alongar, por favor? Juro que não entendi. Ódio? Eu? Sou professor em pré-vestibular comunitário de comunidade carente situada num morro do Rio de Janeiro, querida. Trabalho voluntário: acolhemos quarenta jovens pobres para lhes dar condições de fazer a prova do ENEM. Tudo inteiramente grátis. Eu trabalho com AMOR, não com ódio. Agora, não sou deficiente visual nem insensível ao que se passa em meu país. Não sou alienado. Entendeu a diferença? Acho que você está confundindo as coisas. Ou será que não entendeu quando fui irônico em meu comentário anterior? Mas as ironias vindas de Brasília você entende, não é mesmo? E aplaude, posso apostar que sim...
Ao que parece, eles tinham se identificado com as dúvidas do protagonista, um pouco das partes depressivas mas o livro nunca incentivou a cometer crimes violentos. Essas pessoas é que já tinham a mente violenta e acharam qualquer desculpa para colocar em prática suas fantasias.
Muito necessário os canais de resenhas. Estou encantado. Pessoas interessantes no chat, não perco por nada uma voltinha pelo chat pra formar o perfil dos seguidores do canal. Fiquei bem satisfeito. Feliz ano a todos.
Isa, acabei de assistir a sua participação na Live da PUC-RS. Você está certíssima quando faz resistência as demandas loucas das redes sociais. Infeliz é todo aquele que trabalha sem prazer.
Li a mais de 40 anos atrás o livro O pássaro pintado e fiquei muito impressionado .Acho que o autor era da Polónia.Jersey Kossinsky, acho que escreve assim.Poderia por favor verificar esse livro.Obrigado.👍🌹
Esse é um dos melhores vídeos que vi nos últimos tempos, adoro esse formato de lista e o tema é interessantíssimo. Sobre livros perigosos e a forma como eles influenciam os indivíduos e a sociedade, eu recomendo "O queijo e os vermes" do Carlo Ginzburg. É um livro de história, mas a narrativa é tão envolvente que às vezes parece que estamos lendo um romance. Ele conta a história de um camponês do século XVI que era um leitor ávido (algo muito incomum na época) e esse contato com a literatura o levou a questionar abertamente toda a estrutura social e as instituições vigentes. Tanto que ele foi processado pela Santa Inquisição e condenado à morte na fogueira (não é spoiler haha). O Ginzburg analisa os documentos do processo inquisitorial e os livros lidos pelo homem, é simplesmente fantástico. Também tem "As origens culturais da Revolução Francesa" do Roger Chartier e "Boema literária e revolução" do Robert Darnton que são incríveis, mas aí já é pra quem curte muito história.
Com todo respeito e sem querer polemizar e já polemizando, acho os livros sobre religião os mais perigosos, dado com que virulência cada um defende o seu...
Livros sobre ideologias políticas tbm podem ser considerados (muito) perigosos, principalmente quando vemos os resultados que geraram na prática... E aqui podemos colocar tanto livros de esquerda quanto de direita (ou de qualquer outra posição dentro do espectro político). É só pensar nas milhões de pessoas que foram mortas para q o projeto político de determinados livros fosse implementado.
Verdade. Também lembrei de muitos livros ideológicos (seja de direita ou esquerda) mas não quis colocar nos comentários justamente pra não criar polêmica. Até Hitler começou sua trajetória publicando um livro. Muitos países também usaram livros religiosos para guerras, o que é uma contradição, já que a religião deveria pregar e defender a paz. Ainda hoje vemos isso em países como o Afeganistão.
Max eu já li os mais terríveis e digo não tenha medo só não pratique embora eu já pratique e não tive nenhum efeito adverso mais nem todos tem a mesma sorte
Li e reli "O Amante de Lady Chatterley" e, francamente, sua maior qualidade, a meu ver, é ter sido citado em um poema de Philip Larkin chamado "Annus Mirabilis". Quanto a livros perigosos, vale a pena lembrar "Os Protocolos dos Sábios de Sião", responsável por muitos assassinatos e, lamentavelmente, até hoje citado como fonte séria.
Toda desgraça que assola a humanidade tem sua origem nessa ala satânica CABALISTA judaica. Os protocolos é teoria da conspiração para os idiotas úteis.
Muito bons seus vídeos, Isa! O Martelo das Feiticeiras, tradução e comentários de Rose Marie Muraro, analisa e contextualiza esse terrível último livro. Muito bom para entender a mulher vista então e agora. Complementa com o 'Textos da Fogueira', dela mesma.
Livros perigosos são os mais interessantes, aqueles que te tiram da zona de conforto, são provocantes, polêmicos; em resumo, pertencem à categoria soco no estômago. À pequena lista eu poderia acrescentar: Lolita (uma história de amor entre um escritor e uma ninfeta), de Nabokov; O Estrangeiro, de Camus (o homem absurdo indiferente ao mundo); Lobo da Estepe, de Hermann Hesse; O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë (espetáculo de horrores da crueldade humana); O Mal-estar na Civilização, de Freud (a humanidade, em resumo, é uma porcaria e não tem jeito); Memórias do Subsolo, de Dostoievski; qualquer coisa de Nietzsche, em especial, Assim Falou Zaratustra, que aliás serviu de inspiração para o nazismo; e as distopias clássicas, como Laranja Mecânica, 1984 e Admirável Mundo Novo
@@yuriaraujo2436 Perigoso significa, literalmente, aquilo que representa uma ameaça. Seria um texto que, se levado a sério e posto em prática por um indivíduo ou grupo, causariam, ou poderiam causar, uma modificação no modo de ser do indivíduo ou grupo, temporária ou permanente. Ou seja, perigoso seria o que pode causar uma súbita mudança no que havia antes, seja essa mudança positiva, negativa, ou até ambas as coisas ao mesmo tempo. Trata-se de uma ameaça (perigo) ao já existente, ao status quo.
@@mariaalicedaniapedroza3667 E seria, assim, perigoso o Apanhador do Campo de Centeio? Não. Estes livros que o Yuri cita são um perigo ao conforto psíquico de quem os ler. Estou lendo, pela primeira vez, o 1984, e tem sido angustiante. O Martelo das Feiticeiras é perigoso porque é doloroso e angustiante, porque é sádico, perversão requintada; mas uma pessoa medianamente saudável não vai usá-lo como manual (nem vai se deleitar ao lê-lo, nem vai se suicidar); nem vai querer lê-lo.
@@BMuniz-tp8ii Ainda acho que livro "soco no estômago" e livro perigoso não são a mesma coisa. Se assim fosse todo livro pornográfico seria perigoso, para os que se chocam com isso; todo livro com cenas de violência seria perigoso. Se fosse assim a coisa mais fácil do mundo seria escrever um livro perigoso: bastaria rechear com sexo e violência, e pronto. Quanto ao Apanhador do Campo de Centeio, não é perigoso, nem chocante, nem nada, não sei porque ela e vários outros gostam desse livro completamente sem graça pra mim. Claro, isso tudo é só minha opinião: continue pensando o que quiser...
Livros bem perigosos: 1 - Os Cantos de Maldoror - Lautréamont 2 - O Único e a Sua Propriedade - Max Stirner 3 - As Flores do Mal - Charles Baudelaire 4 - Eu - Augusto dos Anjos Esses livros mexeram comigo. É difícil sair a mesma pessoa depois dessas quatro leituras. A propósito, Eu de Augusto dos Anjos é o meu livro favorito da vida.
@@daaaav4122 Existe. Tem uma edição da Martins Fontes super rara, se você achar a venda em algum lugar provavelmente você terá de pagar caro por ela. No entanto, da para ler em inglês pela internet ou em português de portugal também na internet, através da edição da editora Antígona.
Você deveria também incluir na lista "I miei amori " de Giacomo Casanova, que se passa em Veneza, cerca de 1774. É um rol de retratos sobre como homens objetificam as mulheres. Não sei se há tradução para o português, nas vale a pena ter esse livro em mente!
Gostaria de um vídeo falando sobre a sua opinião das plataformas de publicação de livros e fanfictions. O que você acha sobre? E se já leu algo do tipo! Já que é uma forma de conhecer novos escritores e histórias! PS: adorei a temática do vídeo.
Amei!! Não só li, mas também citei Os Sofrimentos do Jovem Werther em uma redação, é realmente um livro muito profundo. Obrigada pelos seus vídeos, vc é maravilhosa. ❤️
O livro "A negação da morte" de Ernest Becker que não é literatura, mas um "estudo" psicanalítico existencial sobre os mecanismos que utilizamos como sociedade e indivíduos para negarmos nossa finitude foi a obra que li mais "perigosa". Mudou minha perspectiva de leitura do mundo. Acredito que pode ser considerado perturbador, ao mesmo tempo que libertador.
Li esse livro. Raramente, encontro alguém que o leu. Seres humanos nascem mortais, porém a única "certeza" é a imortalidade. Ou seja, a flecha irá acertar a pessoa que está ao lado, nunca em nós próprios.
não tem sentido.. vc acha que o povo não mente e manipula pra eleger seus representantes? Maquiavel já foi superado pelo populismo autoconsciente!! ....
O Príncipe é muito bom e pode ir nesse sentido se for bem usado. Maquiavel expõe a crueza da Política, coisa que os revolucionários de várias partes do mundo no século XX o fizeram tão bem..
Vc é demais, Parabéns!!!!! Eu lí o Apanhador no Campo de Senteio e também O Principe, os outros já conhecia mas não tive a oportunidade de ler.. Obrigado pelas dicas, resenhas e observação, beijoss sou seu fã!!
Já li dois desses livros, kkkkk. "O apanhador no campo de centeio" e "Os sofrimentos do jovem Werther", gostei muito, foi uma das minha melhores leituras do mês passado.
Acho legais esses vídeos em formato "lista". Poderia gravar com outros assuntos também, Isa =) E sobre a live no canal da PUC, que legal! Já ativei o lembrete 💜
É pra vencer esses preconceituosos machistas pode gravar sem roupa,afinal essas roupas atrapalham tua liberdade e força sexual, Aproveita e interpreta as Wiccas e transfere a energia sexual do amante de lady chatterli pra saída de bolo fecal doce e marrom que voce deve almoçar como quando pensou em dizer onde o assassino do cantorzinho guardava o peão que cê gosta. Aliás, convida tua tchurma pra suruba logo, afinal cê num vai pro céu mermo,né não? Faz logo filme pornô qui cê vai alegrar muito mais lgbtqia+
Adorei a ideia do vídeo! Ainda não terminei de assistir, pra dar o meu veredito, mas essa ideia diferente me fez pensar em outros temas e formatos que você poderia trazer. Já pensou em trazer vídeos que fossem sobre a construção dos diferentes gêneros? Como o que diferencia um romance de uma novela, o que caracteriza um poema, o texto teatral...? Junto das suas resenhas tão boss, que trazem um panorama histórico riquíssimo, acredito que vídeos assim estimularam os espectadores a terem uma leitura ainda mais rica.
Poderia ter posto na lista também o "Minha Luta", de Hi..., e o "Livro Vermelho", e Ma0 T2é Tang. Escrevo os autores dessa forma para o UA-cam não recriminar. Muito bom o vídeo. Parabéns!
"O martelo das feiticeiras" é realmente nefasto; mas há outros livros também que foram escritos com propósitos igualmente malignos, como "Minha luta", de Adolf Hitler e "Os protocolos dos sábios de Sião". Aliás, o primeiro deriva do segundo (e o segundo é simplesmente uma fraude).
Parabéns. Excepcional apresentação, não conhecia o seu canal mas fiquei fascinada. A informação contida neste conteúdo,leva a um desejo de procura das obras referidas,por quem não as conhece,e assim se difunde a literatura entre as massas. Subscrevi com imenso prazer. Um beijinho de Sintra Portugal
1984 do Orwell impressiona pela sua atualidade, na sequência dessa literatura distopia, Admirável Mundo Novo e sua sequência e a Ilha do mesmo autor, Aldoux Huxley, são perigosos e polêmicos por serem retratos do presente. Autores malditos como Baudelaire, com Flores do Mal, Lautreaumond, em seu "Cantos de Maldoror", e a poesia de Georg Bataille, uma elegia ao mal em todas as linhas, mórbidos. Filósofos polêmicos como Emil Cioran, são realmente perigosos, sua obra "O Breviário da Decomposição", e "Sobre o inconveniente de se estar vivo", são convites ao suicídio, não é para qualquer um... Fazem Nietzsche e Maquiavel se parecerem irmãs sorrisos. Talvez o autor mais odiado neste pais, por ser um espelho da decadência cultural brasileira é o Olavo de Carvalho, o seu livro "O Imbecil Coletivo" não poupa ninguém, é difícil não ceder à sua influência.
O Apanhador... eu li quase numa sentada (foi em um final de semana), quase não parei, nem pra comer. Que livro contagiante... mas conheço gente que odiou. Eu amei.
Pensei que iria citar o Mein Kampf de Hitler. Acho que a leitura dos livros perigosos é válida se você souber que ela não é um manual de instrução e quiser entender melhor a mente complexa dos outros, sem repetir o que eles fizeram e evitar que coisas similares se repitam.
No final do vídeo, lembrei desse livro. Que a pouco tempo, foi permitido a publicação, antes só de modo "clandestino ". Acredito que ela não comentou para evitar polêmicas.
Se o livro "O apanhador no campo de centeio" é quase "obrigatório" na formação da população inglesa, é natural que o leitor - afectado por anomalia psiquiátrica - recorde-se da passagem pelo cenário escolar, qual recordação do momento mais opressivo durante a fase de seu crescimento. A maior parte dos assassinos cujo acto não apresenta sentido, busca motivação ao recordar a fase opressora de sua história. Na adolescência, fase complexa do ser humano, as marcas provenientes de epsódios que lhe feriram o ego e também a alma, gera motivações psicopatas. O livro está associado ao passado sombrio e uma forma de espantar seus fantasmas é a realização de um grande feito (de acordo com a concepção do psicopata).
Eu acho que o apanhador mostra a perplexidade diante da vida e a necessidade de enfrentar. Com coragem...entende?talvez por isso os malucos sentem uma fascinação por ele.
Mesmo que fosse na literatura né? Podiam ter livros melhores né? Tem Orwell, Huxley, Philip K Dick, Asimov, Kafka, etc... Péssima lista... De perigosos não tem nada 😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅
Eu realmente preciso reler O Apanhador nos Campos de Centeio pois, pasmem, eu detestei. Todo mundo adora e esta sempre nas listas dos "clássicos obrigatórios". Achei o guri chato e fiquei esperando que algo diferente fosse acontecer. Me frustrou. Talvez por isso mesmo ele seja bom. Sempre lembro dele.
Pelo que senti da minha leitura d'O Apanhador, cheia de expectativa, aliás, é que o aparente tédio e falta de rumo da história é intencional! Uma forma de nos colocar na pele do Holden Caulfield, que estava se sentindo sozinho, vazio, perdido, entediado e sem propósitos. Li O Apanhador logo após O Diário de Anne Frank e fiquei traçando paralelos... Embora (supostamente) reais, os pensamentos de Anne também não são nada empolgantes, mas o ponto central da história é o seu final... ou o que poderia ter sido, não fosse por uma decisão errada ou outra aleatoriedade qualquer!
Mesmo eu sendo um leitor assíduo e, portanto, apaixonado por livros, ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos que vc indicou. Certamente já tive alguns em mãos qdo fui na livraria, mas acabei não comprando. Com o teu incentivo finalmente farei a compra (exceto o último, por não me agradar neste momento). Obrigado e forte abraço.
A premissa é equivocada. Não há livro perigoso. Nenhum livro é uma ameaça. Não há livros subversivos. Perigoso e anti-democrático seria censurar quaisquer livros, por mais absurdos que possam parecer ou ser os conteúdos. Quem deve fazer esse filtro é o leitor DEPOIS de lê-lo e exclusivamente em nível pessoal sem impor sua visão aos outros. Liberdade intelectual sempre!
Oi! Gostei muito do seu vídeo e já me inscrevi no seu canal, mas eu acho que quando Maquiavel escreveu "O Príncipe" ele se inspirou foi no Cesare Bórgia, e não no Lorenzo de Médici. Mas enfim, o pessoal tudo lá circulando em Firenze,em pleno Renascimento Italiano... Normal a gente se confundir! :D
Os anjos que se tornaram demônios por deixaram o seu lugar no céu para se casar com as mulheres terrenas onde nasceu os lbridos nefelins,humanos gigante, como até hoje são conhecidos como super homens e mulheres, como, deuses humanos, hoje os super heróis, o chefe deles é Satanás você sabe o que seguinifica o nome diabo e Satanás. No grego diabulos,mentiroso porque falou a primeira mentira,Satanás opositor ,se opôs ao modo de Deus governar,leia a Bíblia
Perigoso é : O livro perdido de Dzyan, o livro dos Mortos , o Caibalion, Isis sem Véu. Perigoso porque faz você olhar através da Matrix e sair da Caverna de Platão.
Desta lista já li O Apanhador no Campo de Centeio que virou favorito e Os sofrimentos do Jovem Werther. Ambos são sensacionais! Seria legal fazer uma série de vídeos com listas sobre algum tema. Por exemplo livros que foram proibidos, como o Furia do Stephen King. Abraço Isa!
Penso que : O conhecimento é libertador, Pensar e extrair conhecimentos te liberta... Só que algumas pessoas não sabem discernir após se livrar dos pensamentos da roda humana. "sair da matriz". "Deixar ser apenas um gado". O lance é se libertar das correntes que essa sociedade impõe!
Isa, interessante que você tenha evitado citar aquele livro que, de tão perigoso, você RETIROU do ar sua resenha (#95)! Estou falando, naturalmente, de "Negrinha" do Monteiro Lobato. Já que você anda revendo suas leituras, que tal falar um pouco e compartilhar com a gente o que houve neste caso. Eu sou sensível a temas raciais, mas gostaria de entender este 'shut down'! O que houve?! (E a propósito: faltou 'Ulysses' nesta lista!). Abs
Obrigada pelo comentário. Não sabia dessa questão. Fui olhar a playlist de livros resenhados no canal e realmente não há o número 95. Do 94 já pula pro 96. Também fiquei curiosa pra saber o que aconteceu.
@@janenog8761 Eu mandei um email para o canal uma vez, mas nunca recebi resposta. Na época eu ainda não conhecia o canal. Monteiro Lobato era racista (como outros naquela época), mas manter a resenha no canal não significa apoiar a ideologia de raça dele. Até porque o livro foi cobrado em vestibular. Acho que ao menos uma explicação seria interessante (ou no mínimo a inclusão nesta lista...)
Concordo plenamente com vc, amigo! Sou totalmente contra o racismo e a opressão, agora, tirar um vídeo apenas para agradar uma minoria militante é uma total falta de comprometimento com a história e com a liberdade de escolha e idéias.
inscrição neste canal concluida com sucesso! não vou parar de olhar mais gostei muito, sou ignorante e não sei nada apesar da idade, e quando vejo pessoas evoluidas e inteligentes como essa moça do vídeo, eu fico por perto, !
Ótimo vídeo. Fala sobre o Paraíso Perdida de Jhon Milton, se já leu você recomendo? Eu queria ler mas tem outros na fila. Bom descanso e ótimo final de semana.
Já fui um leitor voraz, hoje sou um cara com uma cultura bem acima do cidadão médio, mas o que eu mais gosto é de ter aprendido identificar o que vale a pena ler, aprendido como encontrar soluções para os meus questionamentos. Tendo dito isso, gostaria de dizer que deve ser uma experiência ímpar dialogar com uma mulher tão culta e linda como você, felizes devem ser os seus alunos e companheiro!
Eu li o werther, já faz bastante tempo que tenho ideamentos suicídas e ele não me influênciou em nada nesse aspecto. Eu só não gostei muito do livro. Já o príncipe, se a pessoa for um pouco empática, não vai gostar. Pois este livro ensina como ser um narcisista que só se importa consigo mesmo.
@@vidalokadorapnaciona , eu gostei do livro do Goethe pelo tema, apesar de ser totalmente contra qualquer possibilidade de se tirar a própria vida, mas sou espiritualista e acredito na reencarnação, logo, é um tema que sempre leio . Já o Príncipe, sou muito empática, então valeu a dica, com certeza não vou conseguir nem terminar. E olha que não gosto de começar um livro e não terminar. Só recordo de Orlando, achei cansativo, não me identifiquei de forma alguma com ele. Foi o único que nem aos trancos e barrancos consegui ler todo. Valeu !
@@patricialima0702 werther é um bom livro, mas é bastante dramático, e é um drama criado pelo próprio personagem principal. Apesar de eu me ver como uma pessoa empática, por outro lado me tornei bastante racional, pois foi o que me salvou do suicídio. Deve ser por isso que eu não gostei tanto do livro.
@@vidalokadorapnaciona , que bom que não desistiu. Acredite, tirar a própria vida não resolve nada, só piora. Tudo de bom pra ti, e parabéns por ter conseguido superar. Siga firme!!! E se voltar a pensar nisso, procure ajuda, mas não desista.
@@vidalokadorapnaciona Eu conheço uma narcisista em pele e osso e sei que é o pior tipo de gente. Na verdade não é comigo que essa pessoa teve muito contato, mas com minha mãe. Ela é demoníaca! Minha mãe se afastou dela por perceber o quanto ela é narcisista, e praticamente ela está virada no demo, mas minha mãe é o tipo de pessoa que depois que se decepciona com alguém, ela cai fora e ignora tanto que a pessoa passa mal.
Sobre o título do seu canal e em junção com o livro martelo das bruxas. Fiquei pensando em uma bruxa ler o livro: O martelo das feiticeiras antes de sua execução. kkkk. Humores negros a parte, acredito que o correto é trabalhar na conversão delas através do diálogo. Muitas são as mulheres que se estabanam ao mexer com ocultismo (maligno), em seus ápices de agonia, os bens instruídos da Igreja católica conseguem as auxilia-las a se livrarem de suas agonias espirituais em vida.
Atribuir aos outros a culpa pelos atos cometidos é uma prática comum. Desde pequenas as crianças nunca dizem eu quebrei isso, e dizem que isso quebrou.
Outros livros bastante, digamos, "pesados", são O Almoço Nú do William Burroughs e Extensão do Domínio da Luta do Michael Houellebecq, o "jovem terrível" das Ilhas Reunião. Aliás, quase todos livros dele são, para dizer o mínimo, ferinos, Submissão p.ex.
Todos os seres humanos são suscetíveis á novas idéias. Não devemos subestimar o poder de influência ou sedução de muitos mal intencionados. Quem escolhe esses temas DIABÓLICOS, com certeza precisa de ajuda antes que prejudique outras pessoas. O proibido seduz e induz ao erro.
3 роки тому+1
O Príncipe é um livro, se não o melhor, um dos melhores que já li. Atualíssimo! Na disciplina de Filosofia na faculdade, até encenamos este livro, e eu interpretei o Maquiavel. Sou fã de carteirinha deste autor, claro hoje vivemos um contexto muito diferente de algumas práticas que ele recomendava como: "o "príncipe" deve matar todos que no futuro poderiam ameaçar o seu trono, e os amigos destes também!" E uma das grandes lições de Maquiavel, na minha concepção é: "Todo Príncipe desarmado estará fadado ao fracasso". E prova na sua argumentação, que todos os grandes líderes do passado, pra ele à época, óbvio, foram bem sucedidos porque dispunham de armas e combatentes, Moisés, inclusive, o libertador do povo hebreu.
O apanhador no campo de centeio é um dos mais decepcionantes que já li. Quanto aos assassinatos, provavelmente uma desculpa de influência medíocre do livro para tornar ou algo grandioso ou para fugir do crime o máximo possível e desviarem a atenção para o livro e fingir de louco para diminuir a pena. Bem, é um livro bem mais ou menos.
Amo livros. Mesmo com o advento da internet, eu adoro tocar, abrir e ler um livro do meu interesse. Ah, não é que fiquei interessada nos cinco que vc mostrou neste vídeo. Kkkkkk. Abração. Sucesso. 🍀🤗😍
Cheguei no canal dos meus sonhos 🙌🙏 Deus 👏amo demais leitura 🙌❤️❤️❤️❤️❤️fiquei curiosa por todos os livros 🙌❤️ Deus abençoe sempre sua vida 😘 amei o vídeo assunto nobre 👏👏👏👏👏💕
Voce é Maravilhosa....so isso a dizer Nao tenho palavras que descrevam, o quao boa influencia foi no meu hábito de ler ,eeee ler clássicos..e como foi importante nas minhas graduaçoes e passar em concursos públicos,
Acredito que o problema não está nos livros mas no leitor. Claro que há exceções. Por exemplo, quando se escreve um livro ensinando a construir uma bomba, ai o problema também estaria no livro.
Meu deus, sempre li e nunca me influenciem por historias. Parece q a maioria das pessoas acham q tudo é história real e modelar. Se for verdade isso não poderíamos ler, nem ver, nem jogar nada pois tudo influencia! O critério de perigoso foi muito doido - pois comparar lady Chatterley com maleus é forte. Há leitores e leituras em diversos níveis, logo o problema não foi nem será o escrito mad o leitor como no caso do carro, do avião e mais recentemente da tecnologia - o problema está no usuário. E sim, considero a Bíblia e o Alcorão muito mais perigosos pelo fato de serem religiosos e " divinos" e fomentar em guerras e holocaustos, traições e adultérios " justos" ! Creio q a loucura ou a sanidade esteja mesmo dentro do homem.
Eu já tive o Malleus Maleficarum, mas nunca cheguei a ler. Assistindo esse vídeo em Jan de 2022, dessa lista eu li apenas O Príncipe do Maquiavel nas últimas semanas de 2021 e pretendo ler todos esses livros, apesar de seus perigos.
olhando essas orelhas de post it, pensei que talvez você pudesse fazer um video sobre as melhores anotações e destaques que você já fez. Alguma que tenha mudado seu jeito de pensar, ler, influenciado muito em algum aspecto ou só muito interessante mesmo kkkk
Oi, Isa! Para um leitor com uma "mente perigosa" e invejosa, o que te parece esse conselho dado a Holden, em "O apanhador"? "Não estou querendo dizer que só os homens instruídos e cultos são capazes de contribuir com algo valioso para o mundo. Não é isso. O que eu quero dizer é que os homens instruídos e cultos, se de fato tiverem brilho e capacidade criadora - o que, infelizmente, é raro - tendem a deixar registros infinitamente mais valiosos do que aqueles que apenas têm brilho e capacidade criadora."
A Lista:
1 - O Apanhador no campo de Centeio;
2 - O amante de lady Chatterley;
3 - Os sofrimentos do Joven Werther;
4 - O Principe (Maquiavel);
5 - O Martelo das Feiticeiras.
Werther
@@alfredorios7551 corrigido, meu caro. 👍
Werther só é perigoso se ler na juventude, depois de velho é risível
@@Felipe-hn2pe kkkkk
Hahaha
São perigosos para quem não entende o que está lendo!
"Demian", do Hermann Hesse: quase me fez jogar tudo pro alto e fugir pro interior de Minas Gerais pra recomeçar do zero (ou seja, inventando um novo nome e aceitando lavar pratos em qualquer espelunca). Eu tinha vinte e poucos anos e o livro provocou uma reflexão tão profunda que estive por um triz de "matar" o meu "eu" daquela época.
Cara, essa obra é boa demais, "O Lobo da Estepe" tbm é fortíssimo, há quem a considere uma espécie de continuação de "Demian" , H. Hesse é sensacional.
Esse quinto deve ser o livro de cabeceira dos bolsonaristas
@@daisymariamartinsfernandes160 e essa "gente" lá sabe ler? Eles odeiam a ARTE, a CIÊNCIA e a CULTURA. Aliás, já notou que nem cachorro esse sujeito tem? Aquilo ficava bem era como monstro de filme de terror classe Z.
@@braucks de ódio percebi que vc entende!
@@ednarabelo979, como assim? Poderia se alongar, por favor? Juro que não entendi. Ódio? Eu? Sou professor em pré-vestibular comunitário de comunidade carente situada num morro do Rio de Janeiro, querida. Trabalho voluntário: acolhemos quarenta jovens pobres para lhes dar condições de fazer a prova do ENEM. Tudo inteiramente grátis. Eu trabalho com AMOR, não com ódio. Agora, não sou deficiente visual nem insensível ao que se passa em meu país. Não sou alienado. Entendeu a diferença? Acho que você está confundindo as coisas. Ou será que não entendeu quando fui irônico em meu comentário anterior? Mas as ironias vindas de Brasília você entende, não é mesmo? E aplaude, posso apostar que sim...
"Viver é Perigoso, a Vida nos quer é Coragem" G.Rosa
Gratidão, Isabela, um dia maravilhoso abençoado por Deus e cheio de Luz Paz e Amor para todos especialmente pra você!
Ao que parece, eles tinham se identificado com as dúvidas do protagonista, um pouco das partes depressivas mas o livro nunca incentivou a cometer crimes violentos. Essas pessoas é que já tinham a mente violenta e acharam qualquer desculpa para colocar em prática suas fantasias.
Isso mesmo!!!
Faltou dizer que é um livro muito popular. Praticamente todo mundo leu lá nos States.
5:18 O Amante de Lady Chatterley é o livro que tem o meu parágrafo de abertura favorito de todos os livros que eu já conheci.
Muito necessário os canais de resenhas. Estou encantado. Pessoas interessantes no chat, não perco por nada uma voltinha pelo chat pra formar o perfil dos seguidores do canal. Fiquei bem satisfeito. Feliz ano a todos.
Isa, acabei de assistir a sua participação na Live da PUC-RS. Você está certíssima quando faz resistência as demandas loucas das redes sociais. Infeliz é todo aquele que trabalha sem prazer.
Um amor chamado: "Vídeos com listas literárias temáticas".
Livros viraram justificativa para a insanidade de alguns. Muito bom o vídeo!
Li a mais de 40 anos atrás o livro O pássaro pintado e fiquei muito impressionado .Acho que o autor
era da Polónia.Jersey Kossinsky, acho que escreve assim.Poderia por favor verificar esse livro.Obrigado.👍🌹
Esse é um dos melhores vídeos que vi nos últimos tempos, adoro esse formato de lista e o tema é interessantíssimo. Sobre livros perigosos e a forma como eles influenciam os indivíduos e a sociedade, eu recomendo "O queijo e os vermes" do Carlo Ginzburg. É um livro de história, mas a narrativa é tão envolvente que às vezes parece que estamos lendo um romance. Ele conta a história de um camponês do século XVI que era um leitor ávido (algo muito incomum na época) e esse contato com a literatura o levou a questionar abertamente toda a estrutura social e as instituições vigentes. Tanto que ele foi processado pela Santa Inquisição e condenado à morte na fogueira (não é spoiler haha). O Ginzburg analisa os documentos do processo inquisitorial e os livros lidos pelo homem, é simplesmente fantástico. Também tem "As origens culturais da Revolução Francesa" do Roger Chartier e "Boema literária e revolução" do Robert Darnton que são incríveis, mas aí já é pra quem curte muito história.
Com todo respeito e sem querer polemizar e já polemizando, acho os livros sobre religião os mais perigosos, dado com que virulência cada um defende o seu...
Livros sobre ideologias políticas tbm podem ser considerados (muito) perigosos, principalmente quando vemos os resultados que geraram na prática... E aqui podemos colocar tanto livros de esquerda quanto de direita (ou de qualquer outra posição dentro do espectro político). É só pensar nas milhões de pessoas que foram mortas para q o projeto político de determinados livros fosse implementado.
Sem dúvidas, Max e Rodrigo
Verdade. Também lembrei de muitos livros ideológicos (seja de direita ou esquerda) mas não quis colocar nos comentários justamente pra não criar polêmica. Até Hitler começou sua trajetória publicando um livro. Muitos países também usaram livros religiosos para guerras, o que é uma contradição, já que a religião deveria pregar e defender a paz. Ainda hoje vemos isso em países como o Afeganistão.
Tudo que incentiva o ser humano a pensar é perigoso, independente do gênero.
Max eu já li os mais terríveis e digo não tenha medo só não pratique embora eu já pratique e não tive nenhum efeito adverso mais nem todos tem a mesma sorte
Li e reli "O Amante de Lady Chatterley" e, francamente, sua maior qualidade, a meu ver, é ter sido citado em um poema de Philip Larkin chamado "Annus Mirabilis". Quanto a livros perigosos, vale a pena lembrar "Os Protocolos dos Sábios de Sião", responsável por muitos assassinatos e, lamentavelmente, até hoje citado como fonte séria.
Toda desgraça que assola a humanidade tem sua origem nessa ala satânica CABALISTA judaica.
Os protocolos é teoria da conspiração para os idiotas úteis.
Bem lembrado, esse livro põe os ideais de igualdade, fraternidade e liberdade como ideologias de controle e manobra das massas.
@@louismarschalko1476 Por favor, conte mais sobre isso do cabalismo judaico.
@@dorsemcura Terrível. Praticamente o mundo é o que é por causa disso. São adoradores dos demônios.
Muito bons seus vídeos, Isa! O Martelo das Feiticeiras, tradução e comentários de Rose Marie Muraro, analisa e contextualiza esse terrível último livro. Muito bom para entender a mulher vista então e agora. Complementa com o 'Textos da Fogueira', dela mesma.
Livros perigosos são os mais interessantes, aqueles que te tiram da zona de conforto, são provocantes, polêmicos; em resumo, pertencem à categoria soco no estômago. À pequena lista eu poderia acrescentar: Lolita (uma história de amor entre um escritor e uma ninfeta), de Nabokov; O Estrangeiro, de Camus (o homem absurdo indiferente ao mundo); Lobo da Estepe, de Hermann Hesse; O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë (espetáculo de horrores da crueldade humana); O Mal-estar na Civilização, de Freud (a humanidade, em resumo, é uma porcaria e não tem jeito); Memórias do Subsolo, de Dostoievski; qualquer coisa de Nietzsche, em especial, Assim Falou Zaratustra, que aliás serviu de inspiração para o nazismo; e as distopias clássicas, como Laranja Mecânica, 1984 e Admirável Mundo Novo
"Que causa desconforto" e "Perigoso" não são a mesma coisa. Pela sua lista se vê que você não sabe o que significa o segundo.
Por perigoso, você tem como significado o que?
@@yuriaraujo2436 Perigoso significa, literalmente, aquilo que representa uma ameaça. Seria um texto que, se levado a sério e posto em prática por um indivíduo ou grupo, causariam, ou poderiam causar, uma modificação no modo de ser do indivíduo ou grupo, temporária ou permanente. Ou seja, perigoso seria o que pode causar uma súbita mudança no que havia antes, seja essa mudança positiva, negativa, ou até ambas as coisas ao mesmo tempo. Trata-se de uma ameaça (perigo) ao já existente, ao status quo.
@@mariaalicedaniapedroza3667 E seria, assim, perigoso o Apanhador do Campo de Centeio? Não. Estes livros que o Yuri cita são um perigo ao conforto psíquico de quem os ler. Estou lendo, pela primeira vez, o 1984, e tem sido angustiante. O Martelo das Feiticeiras é perigoso porque é doloroso e angustiante, porque é sádico, perversão requintada; mas uma pessoa medianamente saudável não vai usá-lo como manual (nem vai se deleitar ao lê-lo, nem vai se suicidar); nem vai querer lê-lo.
@@BMuniz-tp8ii Ainda acho que livro "soco no estômago" e livro perigoso não são a mesma coisa. Se assim fosse todo livro pornográfico seria perigoso, para os que se chocam com isso; todo livro com cenas de violência seria perigoso. Se fosse assim a coisa mais fácil do mundo seria escrever um livro perigoso: bastaria rechear com sexo e violência, e pronto. Quanto ao Apanhador do Campo de Centeio, não é perigoso, nem chocante, nem nada, não sei porque ela e vários outros gostam desse livro completamente sem graça pra mim. Claro, isso tudo é só minha opinião: continue pensando o que quiser...
Excelente! Lembro que a Isa fez uma resenha do livro de Gustave Flaubert aqui "Madame Bovary" (1857), outro livro polêmico. rsrs
Livros bem perigosos:
1 - Os Cantos de Maldoror - Lautréamont
2 - O Único e a Sua Propriedade - Max Stirner
3 - As Flores do Mal - Charles Baudelaire
4 - Eu - Augusto dos Anjos
Esses livros mexeram comigo. É difícil sair a mesma pessoa depois dessas quatro leituras. A propósito, Eu de Augusto dos Anjos é o meu livro favorito da vida.
eu não consegui achar nenhuma edição em português do Único e Sua Propriedade do Stirner, ela existe?
@@daaaav4122 Existe. Tem uma edição da Martins Fontes super rara, se você achar a venda em algum lugar provavelmente você terá de pagar caro por ela. No entanto, da para ler em inglês pela internet ou em português de portugal também na internet, através da edição da editora Antígona.
@@ThiagoN.R vou dar uma garimpada internet a fora, obrigado
Es mesmo
Lembrando que o Sofrimento do Jovem Werthet e suas decorrências motivou a OMS a publicar uma cartilha de como deve se tratar o tema suicídio na mídia!
com a recomendação "para de encher o saco,e pula logo"! srsrsr
Você deveria também incluir na lista "I miei amori " de Giacomo Casanova, que se passa em Veneza, cerca de 1774. É um rol de retratos sobre como homens objetificam as mulheres. Não sei se há tradução para o português, nas vale a pena ter esse livro em mente!
Gostaria de um vídeo falando sobre a sua opinião das plataformas de publicação de livros e fanfictions. O que você acha sobre? E se já leu algo do tipo!
Já que é uma forma de conhecer novos escritores e histórias!
PS: adorei a temática do vídeo.
Amei!! Não só li, mas também citei Os Sofrimentos do Jovem Werther em uma redação, é realmente um livro muito profundo.
Obrigada pelos seus vídeos, vc é maravilhosa. ❤️
Eu diria que "O mundo assombrado pelos demônios" é extremamente perigoso pq abre horizontes.
O livro "A negação da morte" de Ernest Becker que não é literatura, mas um "estudo" psicanalítico existencial sobre os mecanismos que utilizamos como sociedade e indivíduos para negarmos nossa finitude foi a obra que li mais "perigosa". Mudou minha perspectiva de leitura do mundo. Acredito que pode ser considerado perturbador, ao mesmo tempo que libertador.
Obrigada pela indicação, vou ler, fiquei curiosa.
Oi Cadore, você pode me falar um pouco mais sobre ele? Obrigado.
Tbm fiquei curiosa
Li esse livro. Raramente, encontro alguém que o leu.
Seres humanos nascem mortais, porém a única "certeza" é a imortalidade.
Ou seja, a flecha irá acertar a pessoa que está ao lado, nunca em nós próprios.
Belíssimo livro. Em cada capítulo, uma boa pancada pra continuar levando a vida com pretensões mais modestas.
Caramba, "O Príncipe" , esse sim, é um livro perigoso !!! Uma pena não ser lido por quem deveria: o povo.(eita Brasil !!!)
Pensei a mesma coisa kkkkk
Ele JÁ FOI INDICADO NA ESCOLA
não tem sentido.. vc acha que o povo não mente e manipula pra eleger seus representantes? Maquiavel já foi superado pelo populismo autoconsciente!! ....
Nenhum livro que faça questionar a organização social e do modo de produção na lista... uma pena, porque esses são, de fato, os livros perigosos
O Príncipe é muito bom e pode ir nesse sentido se for bem usado. Maquiavel expõe a crueza da Política, coisa que os revolucionários de várias partes do mundo no século XX o fizeram tão bem..
Acho que a ideia era mostrar livros mais populares. Se for pensar em termos cientificos, cada área tem os seus preferidos.
Sim.
Mesmo que fosse na literatura né? Tem Orwell, Huxley, Philip K Dick, Asimov, Kafka, etc... Péssima lista... De perigosos não tem nada 😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅
Vc é demais, Parabéns!!!!! Eu lí o Apanhador no Campo de Senteio e também O Principe, os outros já conhecia mas não tive a oportunidade de ler.. Obrigado pelas dicas, resenhas e observação, beijoss sou seu fã!!
Já li dois desses livros, kkkkk. "O apanhador no campo de centeio" e "Os sofrimentos do jovem Werther", gostei muito, foi uma das minha melhores leituras do mês passado.
Acho legais esses vídeos em formato "lista". Poderia gravar com outros assuntos também, Isa =)
E sobre a live no canal da PUC, que legal! Já ativei o lembrete 💜
É pra vencer esses preconceituosos machistas pode gravar sem roupa,afinal essas roupas atrapalham tua liberdade e força sexual, Aproveita e interpreta as Wiccas e transfere a energia sexual do amante de lady chatterli pra saída de bolo fecal doce e marrom que voce deve almoçar como quando pensou em dizer onde o assassino do cantorzinho guardava o peão que cê gosta. Aliás, convida tua tchurma pra suruba logo, afinal cê num vai pro céu mermo,né não? Faz logo filme pornô qui cê vai alegrar muito mais lgbtqia+
@@natanoliveira44 espero que o youtube remova logo o seu comentário. Quanta falta de respeito.
@@natanoliveira44 O que tem a ver tua resposta com o comentário da guria? Está louco?
@@gaga7048 denuncia
@@suemi_ denuncia , amiga
Adorei a ideia do vídeo! Ainda não terminei de assistir, pra dar o meu veredito, mas essa ideia diferente me fez pensar em outros temas e formatos que você poderia trazer. Já pensou em trazer vídeos que fossem sobre a construção dos diferentes gêneros? Como o que diferencia um romance de uma novela, o que caracteriza um poema, o texto teatral...? Junto das suas resenhas tão boss, que trazem um panorama histórico riquíssimo, acredito que vídeos assim estimularam os espectadores a terem uma leitura ainda mais rica.
Poderia ter posto na lista também o "Minha Luta", de Hi..., e o "Livro Vermelho", e Ma0 T2é Tang. Escrevo os autores dessa forma para o UA-cam não recriminar.
Muito bom o vídeo. Parabéns!
Você leu Minha Luta?
Ninguém tem acesso a esses livros, moço, pelo menos não de forma legal
"O martelo das feiticeiras" é realmente nefasto; mas há outros livros também que foram escritos com propósitos igualmente malignos, como "Minha luta", de Adolf Hitler e "Os protocolos dos sábios de Sião".
Aliás, o primeiro deriva do segundo (e o segundo é simplesmente uma fraude).
Outros nessa linha são os livros de Olavo de Carvalho.
Adoro os comentarios
@@cleideribeirobezerra681 hahaha
Eu n entendi pq colocou martelo das bruxas e não a minha luta. E os Protocolos é um grande exemplo de fake New pela história.
@@cleideribeirobezerra681 Quem?!?!?!? Ah tá... esses não são considerados livros, por isso não estão na lista ;-)
Acabei de ler a parte de "O mundo assombrado pelos demônios" em que ele fala do "Malleus maleficarum".
Depois dessa... se eu já tinha medo de ler "O martelo das feiticeiras" (que está na minha lista do skoob)... agora vou adiar mais ainda...
Parabéns.
Excepcional apresentação, não conhecia o seu canal mas fiquei fascinada.
A informação contida neste conteúdo,leva a um desejo de procura das obras referidas,por quem não as conhece,e assim se difunde a literatura entre as massas.
Subscrevi com imenso prazer.
Um beijinho de Sintra Portugal
1984 do Orwell impressiona pela sua atualidade, na sequência dessa literatura distopia, Admirável Mundo Novo e sua sequência e a Ilha do mesmo autor, Aldoux Huxley, são perigosos e polêmicos por serem retratos do presente. Autores malditos como Baudelaire, com Flores do Mal, Lautreaumond, em seu "Cantos de Maldoror", e a poesia de Georg Bataille, uma elegia ao mal em todas as linhas, mórbidos. Filósofos polêmicos como Emil Cioran, são realmente perigosos, sua obra "O Breviário da Decomposição", e "Sobre o inconveniente de se estar vivo", são convites ao suicídio, não é para qualquer um... Fazem Nietzsche e Maquiavel se parecerem irmãs sorrisos. Talvez o autor mais odiado neste pais, por ser um espelho da decadência cultural brasileira é o Olavo de Carvalho, o seu livro "O Imbecil Coletivo" não poupa ninguém, é difícil não ceder à sua influência.
Interessante. Obrigado pelo vídeo!
Você fala muito bem, sua voz é muito agradável. 🙏♥️
A referência a GoT é própria: lembro-me de Tyrion Lannister lendo O Príncipe e dizendo que era uma leitura importante...
Dessa lista eu li O Apanhador, O amante de Lady Chatterland e O Príncipe (com direito a notas de rodapé por Napoleão Bonaparte, se auto elogiando).
"O Apanhador" é um dos meus livros preferidos. Reli esse ano ❤️
Amo.
O Apanhador... eu li quase numa sentada (foi em um final de semana), quase não parei, nem pra comer. Que livro contagiante... mas conheço gente que odiou. Eu amei.
As 48 leis do poder de Robert Greene. É um remake de Maquiavel, é de arrepiar os cabelos.
robert greene no geral é bem perigoso
Pensei que iria citar o Mein Kampf de Hitler. Acho que a leitura dos livros perigosos é válida se você souber que ela não é um manual de instrução e quiser entender melhor a mente complexa dos outros, sem repetir o que eles fizeram e evitar que coisas similares se repitam.
No final do vídeo, lembrei desse livro.
Que a pouco tempo, foi permitido a publicação, antes só de modo "clandestino ".
Acredito que ela não comentou para evitar polêmicas.
Verdade!!!
@@cesaraugusto2942 Não citei porque não li e não pretendo.
É um livro muito chato de ler.
@@wilmalara5557 Sim, já ouvi outras pessoas comentando a mesma coisa.
Parabéns pelo vídeo Isa 👏🏽👏🏽 sempre muito cuidadosa e responsável 😍❤️❤️
Se o livro "O apanhador no campo de centeio" é quase "obrigatório" na formação da população inglesa, é natural que o leitor - afectado por anomalia psiquiátrica - recorde-se da passagem pelo cenário escolar, qual recordação do momento mais opressivo durante a fase de seu crescimento. A maior parte dos assassinos cujo acto não apresenta sentido, busca motivação ao recordar a fase opressora de sua história. Na adolescência, fase complexa do ser humano, as marcas provenientes de epsódios que lhe feriram o ego e também a alma, gera motivações psicopatas. O livro está associado ao passado sombrio e uma forma de espantar seus fantasmas é a realização de um grande feito (de acordo com a concepção do psicopata).
Eu acho que o apanhador mostra a perplexidade diante da vida e a necessidade de enfrentar. Com coragem...entende?talvez por isso os malucos sentem uma fascinação por ele.
Mesmo que fosse na literatura né? Podiam ter livros melhores né? Tem Orwell, Huxley, Philip K Dick, Asimov, Kafka, etc... Péssima lista... De perigosos não tem nada 😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅
Amei o vídeo! Queremos mais vídeos de listinhas assim!
Mulé, tu é mto maravilhosa e necessária, só queria dizer isso. Obrigada por seguir semeando boas sementes. ♡
Eu realmente preciso reler O Apanhador nos Campos de Centeio pois, pasmem, eu detestei. Todo mundo adora e esta sempre nas listas dos "clássicos obrigatórios". Achei o guri chato e fiquei esperando que algo diferente fosse acontecer. Me frustrou. Talvez por isso mesmo ele seja bom. Sempre lembro dele.
Pelo que senti da minha leitura d'O Apanhador, cheia de expectativa, aliás, é que o aparente tédio e falta de rumo da história é intencional! Uma forma de nos colocar na pele do Holden Caulfield, que estava se sentindo sozinho, vazio, perdido, entediado e sem propósitos. Li O Apanhador logo após O Diário de Anne Frank e fiquei traçando paralelos... Embora (supostamente) reais, os pensamentos de Anne também não são nada empolgantes, mas o ponto central da história é o seu final... ou o que poderia ter sido, não fosse por uma decisão errada ou outra aleatoriedade qualquer!
Eu tbm! Holden chatissimo
Parabéns pelo canal que vc veícula! Parabéns pela temática escolhida para o seu trabalho.
Apanhador no Campo de Centeio é minha leitura atual!
Já ativei o lembrete da Live na PUCRS!
Mesmo eu sendo um leitor assíduo e, portanto, apaixonado por livros, ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos que vc indicou. Certamente já tive alguns em mãos qdo fui na livraria, mas acabei não comprando. Com o teu incentivo finalmente farei a compra (exceto o último, por não me agradar neste momento). Obrigado e forte abraço.
Tu é português de Portugal 🤗🤗
Parabéns pelas informações esclarecedoras!
A premissa é equivocada. Não há livro perigoso. Nenhum livro é uma ameaça. Não há livros subversivos. Perigoso e anti-democrático seria censurar quaisquer livros, por mais absurdos que possam parecer ou ser os conteúdos. Quem deve fazer esse filtro é o leitor DEPOIS de lê-lo e exclusivamente em nível pessoal sem impor sua visão aos outros. Liberdade intelectual sempre!
Tudo que foi censurado dá vontade de ler 😇
Rebecca Shaeffer fazia parte de um seriado que eu assistia muito na minha pré-adolescência, chamado "Minha Irmã é Demais"(My Sister Sam).
No filme: "Teoria da Conspiração, com Mel Gibson e Julia Roberts,,, Mwel Gibson é viciado no livro oO APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO, tem no mínimo 30.
Viver é negócio Perigoso!
Linda frase do Guimarães Rosa
Grande sertão Veredas!
Oi! Gostei muito do seu vídeo e já me inscrevi no seu canal, mas eu acho que quando Maquiavel escreveu "O Príncipe" ele se inspirou foi no Cesare Bórgia, e não no Lorenzo de Médici.
Mas enfim, o pessoal tudo lá circulando em Firenze,em pleno Renascimento Italiano...
Normal a gente se confundir!
:D
Lembrei de tantos outros: As Relações Perigosas, A Origem das Espécies, enfim, são muitos. Acho que daria pra fazer parte 2, 3.
São ótimos! Fiquei muito fã de "As relações perigosas"
Os anjos que se tornaram demônios por deixaram o seu lugar no céu para se casar com as mulheres terrenas onde nasceu os lbridos nefelins,humanos gigante, como até hoje são conhecidos como super homens e mulheres, como, deuses humanos, hoje os super heróis, o chefe deles é Satanás você sabe o que seguinifica o nome diabo e Satanás. No grego diabulos,mentiroso porque falou a primeira mentira,Satanás opositor ,se opôs ao modo de Deus governar,leia a Bíblia
Perigoso é : O livro perdido de Dzyan, o livro dos Mortos , o Caibalion, Isis sem Véu. Perigoso porque faz você olhar através da Matrix e sair da Caverna de Platão.
Qual "O Livros dos Mortos" você se refere? Tem um que é Tibetano e outro que é do Antigo Egito.
@@IchbinSchalker bom dia. Os dois são ótimos livros.
Muito bom seu canal!! Li "O amante de Lady Charteley" qd tinha 17 anos, não me causou nada que me prejudicasse, isso já faz 40 anos.😂
Desta lista já li O Apanhador no Campo de Centeio que virou favorito e Os sofrimentos do Jovem Werther. Ambos são sensacionais!
Seria legal fazer uma série de vídeos com listas sobre algum tema. Por exemplo livros que foram proibidos, como o Furia do Stephen King.
Abraço Isa!
Sugestão: Faz um vídeo sobre o uso ou melhor uso desses 'marcadores de páginas' coloridos que aparecem no 'Martelo das Feiticeiras'.
Que vídeo maravilhoso, Isaa! ❤
Penso que : O conhecimento é libertador, Pensar e extrair conhecimentos te liberta... Só que algumas pessoas não sabem discernir após se livrar dos pensamentos da roda humana. "sair da matriz". "Deixar ser apenas um gado". O lance é se libertar das correntes que essa sociedade impõe!
Acho que o livro Lolita poderia estar nesta lista.Ótimo vídeo como sempre😀
Você não leu Minha Luta ?? Acredito q ficaria em primeiríssimo lugar da lista
Isa,
interessante que você tenha evitado citar aquele livro que, de tão perigoso, você RETIROU do ar sua resenha (#95)! Estou falando, naturalmente, de "Negrinha" do Monteiro Lobato. Já que você anda revendo suas leituras, que tal falar um pouco e compartilhar com a gente o que houve neste caso. Eu sou sensível a temas raciais, mas gostaria de entender este 'shut down'! O que houve?!
(E a propósito: faltou 'Ulysses' nesta lista!). Abs
Obrigada pelo comentário. Não sabia dessa questão. Fui olhar a playlist de livros resenhados no canal e realmente não há o número 95. Do 94 já pula pro 96. Também fiquei curiosa pra saber o que aconteceu.
@@janenog8761 Eu mandei um email para o canal uma vez, mas nunca recebi resposta. Na época eu ainda não conhecia o canal. Monteiro Lobato era racista (como outros naquela época), mas manter a resenha no canal não significa apoiar a ideologia de raça dele. Até porque o livro foi cobrado em vestibular. Acho que ao menos uma explicação seria interessante (ou no mínimo a inclusão nesta lista...)
Concordo plenamente com vc, amigo! Sou totalmente contra o racismo e a opressão, agora, tirar um vídeo apenas para agradar uma minoria militante é uma total falta de comprometimento com a história e com a liberdade de escolha e idéias.
Nossa Isa deve uma explicação, ou simplesmente vai se esconder e evitar andar por caminhos pântanosos, o que para uma jornalista é um crime grave.
Não gosto de " patrulha ideologica".
Qual livro de poesia vc faria uma resenha?
inscrição neste canal concluida com sucesso! não vou parar de olhar mais gostei muito, sou ignorante e não sei nada apesar da idade, e quando vejo pessoas evoluidas e inteligentes como essa moça do vídeo, eu fico por perto, !
O príncipe e meu preferido Nicolau Maquiavel simplesmente descreve o estado brasileiro e em pleno sec 21 amo todas as bruxas.
Ótimo vídeo. Fala sobre o Paraíso Perdida de Jhon Milton, se já leu você recomendo? Eu queria ler mas tem outros na fila. Bom descanso e ótimo final de semana.
Li apenas "O príncipe" do Nicolau Maquiavel. Parabéns pelo visual!
Já li O Príncipe. Muito boa a sua explanação. Parabéns!
Já fui um leitor voraz, hoje sou um cara com uma cultura bem acima do cidadão médio, mas o que eu mais gosto é de ter aprendido identificar o que vale a pena ler, aprendido como encontrar soluções para os meus questionamentos. Tendo dito isso, gostaria de dizer que deve ser uma experiência ímpar dialogar com uma mulher tão culta e linda como você, felizes devem ser os seus alunos e companheiro!
Você deve ser divertido em festas e demais comemorações
Nada melhor do que notificação de vídeo da Isa!
O Apanhador no Campo de Centeio e Os Sofrimentos do Jovem Werther , são ótimos. Outras ótimas dicas!!!
Eu li o werther, já faz bastante tempo que tenho ideamentos suicídas e ele não me influênciou em nada nesse aspecto. Eu só não gostei muito do livro. Já o príncipe, se a pessoa for um pouco empática, não vai gostar. Pois este livro ensina como ser um narcisista que só se importa consigo mesmo.
@@vidalokadorapnaciona , eu gostei do livro do Goethe pelo tema, apesar de ser totalmente contra qualquer possibilidade de se tirar a própria vida, mas sou espiritualista e acredito na reencarnação, logo, é um tema que sempre leio . Já o Príncipe, sou muito empática, então valeu a dica, com certeza não vou conseguir nem terminar. E olha que não gosto de começar um livro e não terminar. Só recordo de Orlando, achei cansativo, não me identifiquei de forma alguma com ele. Foi o único que nem aos trancos e barrancos consegui ler todo. Valeu !
@@patricialima0702 werther é um bom livro, mas é bastante dramático, e é um drama criado pelo próprio personagem principal. Apesar de eu me ver como uma pessoa empática, por outro lado me tornei bastante racional, pois foi o que me salvou do suicídio. Deve ser por isso que eu não gostei tanto do livro.
@@vidalokadorapnaciona , que bom que não desistiu. Acredite, tirar a própria vida não resolve nada, só piora. Tudo de bom pra ti, e parabéns por ter conseguido superar. Siga firme!!! E se voltar a pensar nisso, procure ajuda, mas não desista.
@@vidalokadorapnaciona Eu conheço uma narcisista em pele e osso e sei que é o pior tipo de gente. Na verdade não é comigo que essa pessoa teve muito contato, mas com minha mãe. Ela é demoníaca! Minha mãe se afastou dela por perceber o quanto ela é narcisista, e praticamente ela está virada no demo, mas minha mãe é o tipo de pessoa que depois que se decepciona com alguém, ela cai fora e ignora tanto que a pessoa passa mal.
Sobre o título do seu canal e em junção com o livro martelo das bruxas. Fiquei pensando em uma bruxa ler o livro: O martelo das feiticeiras antes de sua execução. kkkk. Humores negros a parte, acredito que o correto é trabalhar na conversão delas através do diálogo. Muitas são as mulheres que se estabanam ao mexer com ocultismo (maligno), em seus ápices de agonia, os bens instruídos da Igreja católica conseguem as auxilia-las a se livrarem de suas agonias espirituais em vida.
Atribuir aos outros a culpa pelos atos cometidos é uma prática comum. Desde pequenas as crianças nunca dizem eu quebrei isso, e dizem que isso quebrou.
Outros livros bastante, digamos, "pesados", são O Almoço Nú do William Burroughs e Extensão do Domínio da Luta do Michael Houellebecq, o "jovem terrível" das Ilhas Reunião. Aliás, quase todos livros dele são, para dizer o mínimo, ferinos, Submissão p.ex.
Todos os seres humanos são suscetíveis á novas idéias. Não devemos subestimar o poder de influência ou sedução de muitos mal intencionados.
Quem escolhe esses temas DIABÓLICOS, com certeza precisa de ajuda antes que prejudique outras pessoas.
O proibido seduz e induz ao erro.
O Príncipe é um livro, se não o melhor, um dos melhores que já li. Atualíssimo! Na disciplina de Filosofia na faculdade, até encenamos este livro, e eu interpretei o Maquiavel. Sou fã de carteirinha deste autor, claro hoje vivemos um contexto muito diferente de algumas práticas que ele recomendava como: "o "príncipe" deve matar todos que no futuro poderiam ameaçar o seu trono, e os amigos destes também!" E uma das grandes lições de Maquiavel, na minha concepção é: "Todo Príncipe desarmado estará fadado ao fracasso". E prova na sua argumentação, que todos os grandes líderes do passado, pra ele à época, óbvio, foram bem sucedidos porque dispunham de armas e combatentes, Moisés, inclusive, o libertador do povo hebreu.
O apanhador no campo de centeio é um dos mais decepcionantes que já li. Quanto aos assassinatos, provavelmente uma desculpa de influência medíocre do livro para tornar ou algo grandioso ou para fugir do crime o máximo possível e desviarem a atenção para o livro e fingir de louco para diminuir a pena. Bem, é um livro bem mais ou menos.
Boa tarde adoro seu trabalho. Você pode fazer uma resenha sobre o Livro: Operação Cavalo de Tróia, só JJ Benitez
Mais uma vez foste maravilhosa! Muito obrigado por tamanha contribuição para a minha formação pessoal.
Amo livros. Mesmo com o advento da internet, eu adoro tocar, abrir e ler um livro do meu interesse. Ah, não é que fiquei interessada nos cinco que vc mostrou neste vídeo. Kkkkkk. Abração. Sucesso. 🍀🤗😍
Cheguei no canal dos meus sonhos 🙌🙏 Deus 👏amo demais leitura 🙌❤️❤️❤️❤️❤️fiquei curiosa por todos os livros 🙌❤️ Deus abençoe sempre sua vida 😘 amei o vídeo assunto nobre 👏👏👏👏👏💕
Voce é Maravilhosa....so isso a dizer
Nao tenho palavras que descrevam, o quao boa influencia foi no meu hábito de ler ,eeee ler clássicos..e como foi importante nas minhas graduaçoes e passar em concursos públicos,
"A negação da morte" também é perigoso
Para mim o apanhador no campo de centeio é a história de um adolescente com medo da vida. Até gosto bastante do final :]
Acredito que o problema não está nos livros mas no leitor. Claro que há exceções. Por exemplo, quando se escreve um livro ensinando a construir uma bomba, ai o problema também estaria no livro.
Meu deus, sempre li e nunca me influenciem por historias. Parece q a maioria das pessoas acham q tudo é história real e modelar. Se for verdade isso não poderíamos ler, nem ver, nem jogar nada pois tudo influencia! O critério de perigoso foi muito doido - pois comparar lady Chatterley com maleus é forte. Há leitores e leituras em diversos níveis, logo o problema não foi nem será o escrito mad o leitor como no caso do carro, do avião e mais recentemente da tecnologia - o problema está no usuário. E sim, considero a Bíblia e o Alcorão muito mais perigosos pelo fato de serem religiosos e " divinos" e fomentar em guerras e holocaustos, traições e adultérios " justos" ! Creio q a loucura ou a sanidade esteja mesmo dentro do homem.
Tem que escrever melhor.
Eu já tive o Malleus Maleficarum, mas nunca cheguei a ler. Assistindo esse vídeo em Jan de 2022, dessa lista eu li apenas O Príncipe do Maquiavel nas últimas semanas de 2021 e pretendo ler todos esses livros, apesar de seus perigos.
olhando essas orelhas de post it, pensei que talvez você pudesse fazer um video sobre as melhores anotações e destaques que você já fez. Alguma que tenha mudado seu jeito de pensar, ler, influenciado muito em algum aspecto ou só muito interessante mesmo kkkk
Muito bom! Parabéns!
Oi, Isa! Para um leitor com uma "mente perigosa" e invejosa, o que te parece esse conselho dado a Holden, em "O apanhador"? "Não estou querendo dizer que só os homens instruídos e cultos são capazes de contribuir com algo valioso para o mundo. Não é isso. O que eu quero dizer é que os homens instruídos e cultos, se de fato tiverem brilho e capacidade criadora - o que, infelizmente, é raro - tendem a deixar registros infinitamente mais valiosos do que aqueles que apenas têm brilho e capacidade criadora."
Também quero saber
Adoro vídeos de listinhas não sei pq kkk. Seria legal se vc fizesse mais vídeos desse tipo ♡
Mais um ótimo vídeo! A minha lista de livros para ler, só aumenta...
Isa, lembrei-me dos Versos Satânicos do Salman Rushdie! Certamente perigoso também!
Perigoso principalmente para o autor, me lembro da polêmica na época em q foi escrito.