@@sergiopaulo4221, acho que sim. Achei essa língua muito interessante, li em um comentário de algum vídeo de pessoas que aprenderam em 1 mês ou 15 dias. Tô surpreso com isso, e tbém estou um pouco cansado do Inglês.
só começar, se vc lembrar do basico noportugues, vc aprende todas as regras em um dia e depois e só ir aumentando o lexico, dos quais 60% tem rais em portugues. vc aprende brincando.. o mais dificil e conseguir pessoas p/ exercitar a fala do dia a dia, se morar em uma cidade que tenha uma entidade esperantista isso estará resolvido.
Eu estudo esperanto no duolingo, acho muito fácil e ajuda a aprender outras linguas ja que ela tem raizes eslavas, germânicas e latinas. Acho fantástica a história da criação dessa língua e gosto muito da sonoridade das palavras também.
@@jharezgustavo4457 no entanto, estou aprendendo alemão e o fato de saber Esperanto está me ajudando MUITO. Então se quer aprender inglês, o Esperanto também vai ajudar
Comecei a aprender Esperanto a pouco mais de 1 ano. É muito fácil, além das palavras lembrarem um pouco do português, o que deixa mais fácil é a estrutura da língua. A fonética é simples, todas as letras fazem um único som e cada som é representado por uma única letra, além de todas as palavras serem paroxítonas. E a gramática é bem regular, não existem exceções, cada classe de palavra tem uma terminação, além de ter sufixos que ajudam a complementar o significado das palavras.
@@eduardopires9553 Por ser uma língua artificial e não estar atrelado a um país ou povo, então é bem difícil achar lugares, tipo países e cidades inteiras que falam essa língua. Mas acontece muita coisa pela internet, não só aulas, mas tbm intercâmbios culturais e eventos com gente do mundo todo. Presencialmente tbm acontecem vários eventos anuais por exemplo o Congresso Universal de Esperanto e tbm o Congresso Brasileiro de Esperanto, além de vários encontros e grupos que se reúnem presencialmente.
@@BemPoliglota Beatriz, é possível sim. O esperanto é fácil porque o processo de pensar as palavras é como montar um quebra-cabeça. Os prefixos e sufixos seguem um padrão lógico semântico para se combinarem com os radicais. Por exemplo: temos prefixo "mal" que transforma em opostos. Quente é "varma", logo frio é "malvarma". Um ainda melhor é o seguinte: liberdade é libero e há o sufixo "ej" que indico um local de destinado a algo. Então na língua se pode dizer "malliberejo" que significa lugar para sem liberdade, ou seja, "prisão", está é a tradução. O "o" no fim é para indicar qualquer palavra que seja substantivo. Entendeu?
Estava pesquisando livros aleatóriamente quando descobri que existia esperando. Mais surpreendente foi saber que é uma lingua criada até chegar neste vídeo que me esclareceu muitas coisas. Parabéns por produzir um conteúdo tão informativo e bem elaborado. Amei! Vou buscar saber mmais sobre o assunto.
Mi abonis vian kanalon. Mi parolas Esperanton kaj faras filmetojn ankaŭ. Ĝi estas facila por lerni. Mi parolas la hispanan kaj tute komprenis vian filmeton. Dankon pro informado de la internacia lingvo.
Esperanto é maravilhoso, lembrando que a língua está se desenvolvendo com o tempo e até mesmo a palavra Yakult que usamos no dia-a-dia significa Iogurte está em esperando.
Se vcs fazem uma comparação lexical, vão perceber que o ESPERANTO é construído a partir das raízes e radicais de outros idiomas propositalmente porque Zamenhof quis uma língua mais imparcial possível. E pelo que vi até agora, a morfologia tem predomínio das línguas latinas. A sintaxe está mais para as línguas germânicas e a fonologia, a influência eslava. Mas apesar das influências dessas três famílias, o ESPERANTO é uma língua original.
Peguem um dicionário ou escrevam textos de 100 palavras e comparem os vocábulos do Esperanto para o português, espanhol, francês, inglês, alemão, latim, grego, polonês, russo, grego, hebraico, o iídiche, o romeno e o lituano. São as principais fontes do esperanto.
Zamenhof era poliglota mas também não sabia de todos os idiomas. Acredito que ele ao fundar o ESPERANTO, selecionou as línguas mais influentes naquela época. Pelo uso e pelo número de falantes
Tem prova de proficiência em Esperanto sim. É organizado pela Universidade de Budapeste.
Рік тому+8
Olá, Beatriz! Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu canal! Adoro ver seus vídeos e, neste caso, gostei ainda mais, por ter falado um pouco sobre o Esperanto. Ainda dá tempo de você aprender um pouco mais e ir para Torino na Itália para o Congresso Universal de Esperanto, no final deste próximo mês de julho, para participar e ver mais de 2.000 pessoas, de quase 100 países do mundo, se comunicando em uma língua internacional, neutra, mais fácil e justa para todos! Seria incrível para o seu canal e seria muito legal ver você por lá... Sucesso e felicidades!
Olá, Alex! Muito obrigada! Eu adoraria participar do Congresso Universal de Esperanto, mas estarei na Malásia em julho. Quem sabe em 2024, eu teria mais tempo para aprender e me preparar para participar.
É interessante notar que o esperanto como idioma universal, tem sido usado no plano espiritual, para facilitar a comunicação entre as diversas colonias localizadas no mundo inteiro
Desde criança, ouço falar que é o esperanto seria a lingua do futuro. Hoje, aos 40, vejo o seu sucesso. Devo ter conhecido 2 pessoas que pelo menos já ouviram falar sobre.
@Danfosky não sei o motivo dele ter proibido a língua, mas nesse ponto pelo menos ele estava certo, poupando as pessoas de estudar algo que não presta.
Tenho 20 e poucos anos e já fui chamada pra morar e trabalhar na Holanda porque eu sabia Esperanto. Acabei não conseguindo ir pq foi na época que teve a pandemia. O esperanto também me ajudou MUITO a aprender francês e tá me ajudando com o alemão. Sempre encontro diversas semelhanças de estrutura, léxico e lógica. Além disso, quando eu terminar a faculdade e for fazer a prova de residência médica também vou ganhar pontos no currículo, por causa da proficiência, em que Esperanto também conta. Estamos todos fazendo MUITO uso disso que alguns indivíduos mais limitados chamam de "inútil" 😂😂
Eu entendi tudo porque falo Esperanto fluentemente. Agora a influencia das latinas é em torno de 70%, das germânicas em torno de 25% e o restante dos outros idiomas, em especial das eslavas.
Eu fui procurar esperanto no duolingo e é bem fácil de aprender mesmo, o ruim é que tem que saber inglês pra aprender lá, mas como eu ja sabia foi fácil, aprendi um "la viro ne laboras" kkkkk
Errou no vídeo, existe sim escolas de esperanto e até exames de fluência. A própria associação já menciona que existe cerca de um milhão de falantes nativo. Com a internet é fácil conversar com alguém que fala.
Dankon pro la filmeto! Até há testes de proficiência, mas é muito difícil se obter estatísticas sobre o número de falantes, uma vez que, por tratar-se de uma língua que não pertence a uma nação ou etnia, não há interesse político das organizações governamentais no recenseamento. A proposta da língua foi inicialmente muito bem aceita mundialmente, levando em consideração que a divulgação de ideias a nível mundial era muito lenta e difícil, porém o esperanto sofreu muitos boicotes e até perseguições literais, ainda em seus primeiros anos, o que resultou nessa impressão de "fracasso" que ficou fixada no senso comum. Na época da criação do esperanto, o inglês não tinha a mesma influência internacional que tem atualmente. Inclusive, o esperanto quase foi adotado como a língua oficial da Liga das Nações (atual ONU), porém sofreu oposição do representante da França (o francês era a língua franca da época). Antes da Ilha das Rosas, houve Moresnet, que foi um território neutro europeu que tinha o esperanto como língua oficial, até ser tomado pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. A Academia Internacional das Ciências de São Marinho (fundada em 1983 e encerrada em 2020) foi uma instituição científica que usava o esperanto como língua de ensino e publicação acadêmica. A facilidade de aprendizado do esperanto se concentra na extrema regularidade gramatical e fonética, e não no quão intuitiva ela soa, diferente da interlíngua que, apesar de ser automaticamente compreensível para muitos falantes de línguas latinas, é quase tão irregular e difícil de aprender quanto uma língua latina "natural".
01:39 Você diz: "-Nunca estudei, nem li, nem nunca tive contato com o Esperanto." Eu sugiro que aprenda o Esperanto, é uma língua em torno de dez a quinze vezes mais fácil do que as que você já conhece. A meu ver, todo aquele que deseja ser poliglota precisa aprender, antes de qualquer outra língua, o Esperanto. Com todo o respeito, acho que seu vídeo está eivado de informações equivocadas, muitas das vezes totalmente erradas. E considerando que você tem um alcance digno de ser elogiado (28,3 mil inscritos, 6,5 mil visualizações há 10 meses... Parabéns!!) eu pergunto se você me dá permissão para que eu faça um "react" desse seu vídeo, corrigindo alguns erros que você cometeu. Minha intenção, reitero, não é beligerante, tão-somente sanar algumas desinformações que você semeou. No mais, parabéns pelo seu trabalho. E futuramente pode me contatar para tirar dúvidas sobre o Esperanto. Terei a maior satisfação em ajudá-la.
Olá! Você poderia me informar quais informações estão erradas? Todas as informações que eu passei no vídeo foram tiradas de diversos sites, eu usei o português e o inglês para pesquisar, mas talvez você conheça alguma fonte mais confiável nos idiomas que eu falo, porque ainda não consigo pesquisar diretamente em esperanto. Você tem minha permissão para fazer um react, mas eu gostaria que você comentasse sobre os erros aqui e também sobre melhores fontes sobre o esperanto, assim eu poderia fixar o seu comentário e mais pessoas teriam acesso às informações corretas.
Se nunca estudou, nunca leu, nunca teve contato com o Esperanto---então você quer o quê , quer corrigir o quê ? Acho que é mesmo iletrado, só quer aparecer. -kkkkkkkkkkk
Pois diga a ele que no mundo o espiritismo nem é a religião que mais usa o esperanto. O Papa João Paulo ll falava a língua e a rádio do vaticano te um programa oficial em esperanto.
É o mesmo q falar q não quer aprender inglês pq não gosta dos Beatles e muitos fãs da banda falam inglês, não faz sentido. Se ele não gosta do Allan Kardec ou da religião espírita é só não consumir conteúdos em esperanto vindos dele. O Esperanto é uma língua com o objetivo de ser neutro, não pertence a uma religião, lugar ou povo. E aliás, foi criada pelo Ludwik Zamenhof, um médico polonês judeu. Não sou nem espírita e nem judeu, mas tô aprendendo a língua, que assim como qqr outra língua, serve pra se comunicar.
Muitos dos primeiros divulgadores do esperanto no Brasil foram também divulgadores do espiritismo, por isso as pessoa fazem essa associação entre ambos no Brasil. Mas, fora isso e a ligeira similaridade dos dois nomes em português, o esperanto não tem qualquer relação com a religião. O criador da língua foi um judeu hilelista.
Algumas teorias têm circulado em torno do Esperanto, alegando que ele foi criado como parte de uma agenda secreta para controlar o mundo. Pelo que parece, esse plano não deu muito certo ahushaushaua
Sério? Mas na teoria o que tinha na agenda deles? hahah Pelo que eu vi, era para impedir esse dominio de outros países através do idioma, mas não deu certo também.
A história de que o esperanto fazia parte de uma conspiração judaica para dominação mundial foi uma teoria defendida por Hitler em "Mein Kampt", por isso muitos esperantistas foram perseguidos pelos nazistas. Na URSS, os esperantistas também foram perseguidos pelos stalinistas, que consideravam o esperanto uma língua de espionagem.
Porque a alegação é mentirosa, pois do contrário o ensino do esperanto seria uito mais incentivado pelas grandes corporações e estados. Porém, sou esperantista desde 2002, quando a internet era "à lenha", e afirmo: divulgávamos o esperanto de maneira voluntária, dando aula de graça, tirando o material da divulgação do nosso bolso imprimindo e xerocando, quase como numa sorvetada beneficente. E, claro, eu seria mais rico por ser remunerado pelos serviços prestados na divulgação do esperanto no estado de SP, de SC, na Argentina, na Colômbia, etc.
Para mim especificamente não ajuda em nada!, mesmo porque sou idosa, e não tenho nenhuma intenção de aprender!, mesmo porque aprendi o castelhano , assistindo novelas turcas que são mais fáceis de memorizar as palavras usadas em diálogos e etc! O ideal seria procurar através de pesquisas de interessados, facilitando e dirigindo este "idioma" apenas para internautas interessados! "Nao é nada agradável assistir, ouvir um idioma que Seia útil à público mais jovem! ( a língua portuguesa é especialmente mais interessante com aulas engessadas ao público internauta que muitas vezes recorrem ao "GOOGLE " PARA ENTENDER OU ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS NAO USADAS FREQUENTEMENTE ). DEIXO AQUI MINHA 5:57 SUGESTÃO " ENSIMEM MAIS O "
É uma visão preconceituosa . As pessoas com mais idade podem fazer muuuita coisa se elas não forem preguiçosas e ficarem usando a moleta e a escora da idade. Agora se não te interessa é só não aprender. Não precisa depreciar as coisas e botar e usar a idade como desculpa.
No esperanto já existe exames de proficiência e na Hungria há uma pós graduação em Letras-esperanto onde pessoas do mundo todo vão cursar.
Muito interessante! Não sabia disso!
Fiz o exame C1. Me convidaram pra fazer o C2 mas ainda não fiz.
@@joniorantunes Ankaŭ mi trapasis la C-1 nivelon.
@@joniorantunestem algum lugar em são paulo que eu possa fazer o exame?
Na Hungria? Conheço só na Polônia
Saluton. Aprendi Esperanto no começo da Pandemia. Foi uma ótima decisão , foi um processo de aprendizado super tranquilo. E hoje falo fluente.
Demorou quanto tempo pra vc se tornar fluente?
@@joaoafonsoanunciato6282 opa bro foi 6 meses. Mas como eu disse, foi de boa, ia usando de pouco o idioma durante cada dia
@@sergiopaulo4221 mesmo sendo de boa, foi um tempo rápido. Legal! Valeu pela resposta!
@@joaoafonsoanunciato6282 por nada. Você tá pensando em Aprender?
@@sergiopaulo4221, acho que sim. Achei essa língua muito interessante, li em um comentário de algum vídeo de pessoas que aprenderam em 1 mês ou 15 dias. Tô surpreso com isso, e tbém estou um pouco cansado do Inglês.
Eu aprendi Esperanto. Foi uma das línguas que mais me estimularam a virar poliglota.
Por curiosidade, em quantos idiomas você já consegue se comunicar?
@@joaopedrolopes9006 Oi, além do esperanto consigo me comunicar em inglês, japonês e italiano.
@@LucasAvelar09qual língua vc aprendeu primeiro??
@@teachingenglish1 o inglês
Idem, fui a minha segunda língua, estou na sétima no momento.
Só soube desse idioma por causa do dueliguo mais está na minha lista de idiomas que eu quero aprender.
só começar, se vc lembrar do basico noportugues, vc aprende todas as regras em um dia e depois e só ir aumentando o lexico, dos quais 60% tem rais em portugues. vc aprende brincando.. o mais dificil e conseguir pessoas p/ exercitar a fala do dia a dia, se morar em uma cidade que tenha uma entidade esperantista isso estará resolvido.
Eu estudo esperanto no duolingo, acho muito fácil e ajuda a aprender outras linguas ja que ela tem raizes eslavas, germânicas e latinas. Acho fantástica a história da criação dessa língua e gosto muito da sonoridade das palavras também.
O esperanto é baseado em 60% nas línguas latinas, 30% germânicas e 10% eslavas.
Se fosse 60% em germânica seria melhor para nós que queremos aprender inglês, nesse caso é bom para quem quer aprender línguas românticas
@@jharezgustavo4457 no entanto, estou aprendendo alemão e o fato de saber Esperanto está me ajudando MUITO. Então se quer aprender inglês, o Esperanto também vai ajudar
Comecei a aprender Esperanto a pouco mais de 1 ano. É muito fácil, além das palavras lembrarem um pouco do português, o que deixa mais fácil é a estrutura da língua. A fonética é simples, todas as letras fazem um único som e cada som é representado por uma única letra, além de todas as palavras serem paroxítonas. E a gramática é bem regular, não existem exceções, cada classe de palavra tem uma terminação, além de ter sufixos que ajudam a complementar o significado das palavras.
Em que regiões falam essa língua você sabe?
@@eduardopires9553 Por ser uma língua artificial e não estar atrelado a um país ou povo, então é bem difícil achar lugares, tipo países e cidades inteiras que falam essa língua. Mas acontece muita coisa pela internet, não só aulas, mas tbm intercâmbios culturais e eventos com gente do mundo todo. Presencialmente tbm acontecem vários eventos anuais por exemplo o Congresso Universal de Esperanto e tbm o Congresso Brasileiro de Esperanto, além de vários encontros e grupos que se reúnem presencialmente.
Que legal! Em um ano já é possível ter um nível intermediário em Esperanto? Como você está estudando?
@@BemPoliglota Beatriz, é possível sim. O esperanto é fácil porque o processo de pensar as palavras é como montar um quebra-cabeça. Os prefixos e sufixos seguem um padrão lógico semântico para se combinarem com os radicais. Por exemplo: temos prefixo "mal" que transforma em opostos. Quente é "varma", logo frio é "malvarma". Um ainda melhor é o seguinte: liberdade é libero e há o sufixo "ej" que indico um local de destinado a algo. Então na língua se pode dizer "malliberejo" que significa lugar para sem liberdade, ou seja, "prisão", está é a tradução. O "o" no fim é para indicar qualquer palavra que seja substantivo. Entendeu?
@@BemPoliglota Como o Lucas explicou, a construção das palavras assim como a gramática, é bem lógica e simples. Dá pra aprender bem rápido.
Estava pesquisando livros aleatóriamente quando descobri que existia esperando. Mais surpreendente foi saber que é uma lingua criada até chegar neste vídeo que me esclareceu muitas coisas. Parabéns por produzir um conteúdo tão informativo e bem elaborado. Amei! Vou buscar saber mmais sobre o assunto.
Mi abonis vian kanalon. Mi parolas Esperanton kaj faras filmetojn ankaŭ. Ĝi estas facila por lerni. Mi parolas la hispanan kaj tute komprenis vian filmeton. Dankon pro informado de la internacia lingvo.
Esperanto é maravilhoso, lembrando que a língua está se desenvolvendo com o tempo e até mesmo a palavra Yakult que usamos no dia-a-dia significa Iogurte está em esperando.
Se vcs fazem uma comparação lexical, vão perceber que o ESPERANTO é construído a partir das raízes e radicais de outros idiomas propositalmente porque Zamenhof quis uma língua mais imparcial possível. E pelo que vi até agora, a morfologia tem predomínio das línguas latinas. A sintaxe está mais para as línguas germânicas e a fonologia, a influência eslava. Mas apesar das influências dessas três famílias, o ESPERANTO é uma língua original.
Peguem um dicionário ou escrevam textos de 100 palavras e comparem os vocábulos do Esperanto para o português, espanhol, francês, inglês, alemão, latim, grego, polonês, russo, grego, hebraico, o iídiche, o romeno e o lituano. São as principais fontes do esperanto.
Zamenhof era poliglota mas também não sabia de todos os idiomas. Acredito que ele ao fundar o ESPERANTO, selecionou as línguas mais influentes naquela época. Pelo uso e pelo número de falantes
E é justamento por isso q o esperanto não é nada imparcial.
@@Flypper277
Estou iniciando estudos deste idioma e estou adorando aprender uma lingua nova e facil.
Fácil é o IDO ou o Novial
Tem prova de proficiência em Esperanto sim. É organizado pela Universidade de Budapeste.
Olá, Beatriz! Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu canal! Adoro ver seus vídeos e, neste caso, gostei ainda mais, por ter falado um pouco sobre o Esperanto. Ainda dá tempo de você aprender um pouco mais e ir para Torino na Itália para o Congresso Universal de Esperanto, no final deste próximo mês de julho, para participar e ver mais de 2.000 pessoas, de quase 100 países do mundo, se comunicando em uma língua internacional, neutra, mais fácil e justa para todos! Seria incrível para o seu canal e seria muito legal ver você por lá... Sucesso e felicidades!
Olá, Alex! Muito obrigada! Eu adoraria participar do Congresso Universal de Esperanto, mas estarei na Malásia em julho. Quem sabe em 2024, eu teria mais tempo para aprender e me preparar para participar.
@@BemPoliglota Dá tempo de ir no Congresso Panamericano de Esperanto, este ano (2023) será em Fortaleza!!! De 2 a 5 de novembro. Eu vou!
Consegui entender tudo o que foi dito.
É interessante notar que o esperanto como idioma universal, tem sido usado no plano espiritual, para facilitar a comunicação entre as diversas colonias localizadas no mundo inteiro
Desde criança, ouço falar que é o esperanto seria a lingua do futuro. Hoje, aos 40, vejo o seu sucesso. Devo ter conhecido 2 pessoas que pelo menos já ouviram falar sobre.
Kkkkkk língua morta e inútil
@Danfosky é morta de qualquer jeito, é um número tão desprezível e uma língua tão inútil que dá pra dizer que é morta
@Danfosky todo esse blablabla, continua sendo inútil na prática 👍
A realidade massacra a teoria
@Danfosky não sei o motivo dele ter proibido a língua, mas nesse ponto pelo menos ele estava certo, poupando as pessoas de estudar algo que não presta.
Tenho 20 e poucos anos e já fui chamada pra morar e trabalhar na Holanda porque eu sabia Esperanto. Acabei não conseguindo ir pq foi na época que teve a pandemia. O esperanto também me ajudou MUITO a aprender francês e tá me ajudando com o alemão. Sempre encontro diversas semelhanças de estrutura, léxico e lógica. Além disso, quando eu terminar a faculdade e for fazer a prova de residência médica também vou ganhar pontos no currículo, por causa da proficiência, em que Esperanto também conta. Estamos todos fazendo MUITO uso disso que alguns indivíduos mais limitados chamam de "inútil" 😂😂
Eu entendi tudo porque falo Esperanto fluentemente. Agora a influencia das latinas é em torno de 70%, das germânicas em torno de 25% e o restante dos outros idiomas, em especial das eslavas.
Eu fui procurar esperanto no duolingo e é bem fácil de aprender mesmo, o ruim é que tem que saber inglês pra aprender lá, mas como eu ja sabia foi fácil, aprendi um "la viro ne laboras" kkkkk
Errou no vídeo, existe sim escolas de esperanto e até exames de fluência. A própria associação já menciona que existe cerca de um milhão de falantes nativo. Com a internet é fácil conversar com alguém que fala.
adoro seu canal!
Muito obrigada 🥰
O vídeo sobre o Esperanto no canal Escalada Poliglota está bem interessante.
Dankon pro la filmeto! Até há testes de proficiência, mas é muito difícil se obter estatísticas sobre o número de falantes, uma vez que, por tratar-se de uma língua que não pertence a uma nação ou etnia, não há interesse político das organizações governamentais no recenseamento.
A proposta da língua foi inicialmente muito bem aceita mundialmente, levando em consideração que a divulgação de ideias a nível mundial era muito lenta e difícil, porém o esperanto sofreu muitos boicotes e até perseguições literais, ainda em seus primeiros anos, o que resultou nessa impressão de "fracasso" que ficou fixada no senso comum. Na época da criação do esperanto, o inglês não tinha a mesma influência internacional que tem atualmente. Inclusive, o esperanto quase foi adotado como a língua oficial da Liga das Nações (atual ONU), porém sofreu oposição do representante da França (o francês era a língua franca da época).
Antes da Ilha das Rosas, houve Moresnet, que foi um território neutro europeu que tinha o esperanto como língua oficial, até ser tomado pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
A Academia Internacional das Ciências de São Marinho (fundada em 1983 e encerrada em 2020) foi uma instituição científica que usava o esperanto como língua de ensino e publicação acadêmica.
A facilidade de aprendizado do esperanto se concentra na extrema regularidade gramatical e fonética, e não no quão intuitiva ela soa, diferente da interlíngua que, apesar de ser automaticamente compreensível para muitos falantes de línguas latinas, é quase tão irregular e difícil de aprender quanto uma língua latina "natural".
Cool
Esperanto poderia e teria como ser mais fácil, a ideia foi ótima, mas deveria ter uma atenção para de fato ser um idioma auxiliar internacional.
Ĉu vi parolas esperanton?
teu CÛ
O problema do Esperanto é que as pessoas sempre escrevem palavras juntas e novas por causa dos afixos e nunca pego o significado das palavras.
Como é a pronúncia da palavra paixão, traduzida para o esperanto?
"Pasio". Pronuncia-se "passío", tendo o "i" como vogal tônica e pronunciando o "o" como um "ô", em vez de "u".
Esperanto é cheio de problemas..... ! O IDO como o Novial são muito mais fáceis.
Sound like a language swinging between a slavic and Latin or ranmance language with a touch of German.
@canaldaieda: Saluton! Parolu Esperanto por komuniĝi kun la mondo.
Deu pra entender mas do que escrito ouviu alemão italiano só não ouvir português kkkkk👍😂😂
Sério? Achei escrito mais difícil hahah
Dankon pro via filmeto. Homoj: lernu Esperanton!!
mi ankoraux ne parolas flue😭
Vi parolas tro rapide belaco
Só entendi parola (palavra) 🤔
01:39 Você diz: "-Nunca estudei, nem li, nem nunca tive contato com o Esperanto." Eu sugiro que aprenda o Esperanto, é uma língua em torno de dez a quinze vezes mais fácil do que as que você já conhece. A meu ver, todo aquele que deseja ser poliglota precisa aprender, antes de qualquer outra língua, o Esperanto.
Com todo o respeito, acho que seu vídeo está eivado de informações equivocadas, muitas das vezes totalmente erradas. E considerando que você tem um alcance digno de ser elogiado (28,3 mil inscritos, 6,5 mil visualizações há 10 meses... Parabéns!!) eu pergunto se você me dá permissão para que eu faça um "react" desse seu vídeo, corrigindo alguns erros que você cometeu. Minha intenção, reitero, não é beligerante, tão-somente sanar algumas desinformações que você semeou.
No mais, parabéns pelo seu trabalho. E futuramente pode me contatar para tirar dúvidas sobre o Esperanto. Terei a maior satisfação em ajudá-la.
Olá! Você poderia me informar quais informações estão erradas? Todas as informações que eu passei no vídeo foram tiradas de diversos sites, eu usei o português e o inglês para pesquisar, mas talvez você conheça alguma fonte mais confiável nos idiomas que eu falo, porque ainda não consigo pesquisar diretamente em esperanto.
Você tem minha permissão para fazer um react, mas eu gostaria que você comentasse sobre os erros aqui e também sobre melhores fontes sobre o esperanto, assim eu poderia fixar o seu comentário e mais pessoas teriam acesso às informações corretas.
Se nunca estudou, nunca leu, nunca teve contato com o Esperanto---então você quer o quê , quer corrigir o quê ? Acho que é mesmo iletrado, só quer aparecer. -kkkkkkkkkkk
Espanol ex mui mas facil 😅
Meu primo deixou de aprender Esperanto porque descobriu que os espíritas Allan Kardec usa muito esse idioma.
Pois diga a ele que no mundo o espiritismo nem é a religião que mais usa o esperanto. O Papa João Paulo ll falava a língua e a rádio do vaticano te um programa oficial em esperanto.
É o mesmo q falar q não quer aprender inglês pq não gosta dos Beatles e muitos fãs da banda falam inglês, não faz sentido. Se ele não gosta do Allan Kardec ou da religião espírita é só não consumir conteúdos em esperanto vindos dele. O Esperanto é uma língua com o objetivo de ser neutro, não pertence a uma religião, lugar ou povo. E aliás, foi criada pelo Ludwik Zamenhof, um médico polonês judeu. Não sou nem espírita e nem judeu, mas tô aprendendo a língua, que assim como qqr outra língua, serve pra se comunicar.
Verdade.
Tem toda razão.
Muitos dos primeiros divulgadores do esperanto no Brasil foram também divulgadores do espiritismo, por isso as pessoa fazem essa associação entre ambos no Brasil. Mas, fora isso e a ligeira similaridade dos dois nomes em português, o esperanto não tem qualquer relação com a religião. O criador da língua foi um judeu hilelista.
Lingua mundial que esqueceu das línguas orientais. Nesse quesito infelizmente o inglês acabou tomando o posto.
jurei que era a simone tebet
🤮
Coitada da menina kkkkkkkkkkkkkkk
Ela é milf
Kkkkk
Língua tosca né
Algumas teorias têm circulado em torno do Esperanto, alegando que ele foi criado como parte de uma agenda secreta para controlar o mundo. Pelo que parece, esse plano não deu muito certo ahushaushaua
Sério? Mas na teoria o que tinha na agenda deles? hahah Pelo que eu vi, era para impedir esse dominio de outros países através do idioma, mas não deu certo também.
@@BemPoliglota 2 teorias de conspiração invertidas 🤣🤣
A história de que o esperanto fazia parte de uma conspiração judaica para dominação mundial foi uma teoria defendida por Hitler em "Mein Kampt", por isso muitos esperantistas foram perseguidos pelos nazistas. Na URSS, os esperantistas também foram perseguidos pelos stalinistas, que consideravam o esperanto uma língua de espionagem.
Porque a alegação é mentirosa, pois do contrário o ensino do esperanto seria uito mais incentivado pelas grandes corporações e estados. Porém, sou esperantista desde 2002, quando a internet era "à lenha", e afirmo: divulgávamos o esperanto de maneira voluntária, dando aula de graça, tirando o material da divulgação do nosso bolso imprimindo e xerocando, quase como numa sorvetada beneficente. E, claro, eu seria mais rico por ser remunerado pelos serviços prestados na divulgação do esperanto no estado de SP, de SC, na Argentina, na Colômbia, etc.
Mas o plano de controlar e manupular o mundo atrés do inglês deu certo !!!! Kkkkk
Para mim especificamente não ajuda em nada!, mesmo porque sou idosa, e não tenho nenhuma intenção de aprender!, mesmo porque aprendi o castelhano , assistindo novelas turcas que são mais fáceis de memorizar as palavras usadas em diálogos e etc! O ideal seria procurar através de pesquisas de interessados, facilitando e dirigindo este "idioma" apenas para internautas interessados! "Nao é nada agradável assistir, ouvir um idioma que Seia útil à público mais jovem! ( a língua portuguesa é especialmente mais interessante com aulas engessadas ao público internauta que muitas vezes recorrem ao "GOOGLE " PARA ENTENDER OU ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS NAO USADAS FREQUENTEMENTE ). DEIXO AQUI MINHA 5:57 SUGESTÃO " ENSIMEM MAIS O "
É uma visão preconceituosa . As pessoas com mais idade podem fazer muuuita coisa se elas não forem preguiçosas e ficarem usando a moleta e a escora da idade. Agora se não te interessa é só não aprender. Não precisa depreciar as coisas e botar e usar a idade como desculpa.