0:19 - Quiçá 1:41 - Faixa Etária 2:54 - Pachorra 4:15 - Exortar 4:58 - Absorto 5:57 - Por Hora x Por Ora 6:55 - Eminente x Iminente 7:30 - Eis que 8:18 - Eventual 9:52 - Apascentar
Estou pasmo com pachorra. Errei a vida toda. Muito obrigado professora Lara Brenner, por trazer tanto conteúdo diferente , sólido e enriquecedor. Apenas um adendo;Adoro as lives filosóficas!
Um charme a pronuncia do "exortar" dela. Ela é Professora, Advogada, Católica, Mãe, produtora de Cursos que você não se cansa ao estudar. Sou fã de carteirinha!
Eu usava a palavra pachorra de maneira incorreta e não tinha nem ideia. 🤣 E o pior de tudo é que ainda adicionava “que ultraje, que afronta, que ofensa, que desfaçatez” ao discurso para enfatizar o sentimento. 🤣 O vídeo foi apascentador, Lara. Muitíssimo obrigada por mais este presente. 🤍
Conheço quase todas estas palavras, exceto pachorra que desde criança ouço e jamais com o sentido de lentidão (sou idoso). Tendo em vista que os idiomas são vivos e moldados pela maioria do povo, penso que pachorra precisa ter seu significado ampliado. 😊
O exemplo do falso cognato "eventually" fez-me lembrar o caso do verbo "realizar", que tem sido errônea e corriqueiramente usado na língua portuguesa com o mesmo sentido do termo em inglês "realize", que significa "dar-se conta de; perceber; compreender; ter consciência de". É algo que me incomoda muito quando leio (ou ouço). Parabéns por mais um vídeo cheio de informações, Lara! Queremos a parte 3! rsrs Abraço!
Concordo. Embora, muitos tópicos em português não sejam pacíficos. O Aulete, o Houaiss não trazem o sentido de compreender para o vocábulo, Já o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa tem na lista de significados, mas não recomenda o seu uso com esse sentido: verbo uso não recomendável tomar consciência de; dar-se conta de Ao fim de alguns minutos, realizou que ele a estava a tentar avisar. sinónimos entender; perceber etimologia Do inglês to realize Anglicismo semântico, pelo que o seu emprego é de evitar. Já o dicionário do Porto, apresenta esse sentido, sem fazer nenhuma ressalva. 7. perceber, compreender A nossa língua é dezcomplicada.
Por que, na minha época de escola não existiam professoras assim???😢😢😢 Pelo simples fato de dedicar parte do seu tempo, vindo aqui compartilhar o seu conhecimento conosco, é muito nobre da sua parte! Com explicações didáticas e sem rodeios, você Professora, tem o dom de explicar realmente!!! Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mestra, com 67 anos na carcaça e sempre aprendendo coisas novas. Das dez palavras ou expressões só levei tinta em uma, pachorra. Sempre a usei como disparate, despautério, despropósito, desatino... De quebra, ainda, acabou por me corrigir quanto a porventura, a usava separada " por ventura", acabei descobrindo que ambas existem, mas por ventura, por sorte e porventura, quiçá, possivelmente. Mas confesso que a usava em separado com o sentido de porventura. Outro ponto, recentemente, quando mencionei o uso de outrossim, conversando em um bar, um senhor me perguntou se conhecia o sentido de outrossim. Disse que sim, que era uma conjunção coordenativa aditiva. Ele, de pronto, me remendou e disse se tratar de um advérbio, que significa igualmente, do mesmo modo. Retruquei e fui ver nos 5 dicionários que consulto mais, VOLP, Aulete, Academia das Ciências de Lisboa, Porto e Houaiss e para meu dissabor; todos tratavam a palavra como advérbio. Cheguei em casa fui ao Celso Cunha e nem menciona outrossim, procurei em outras gramáticas antigas e nada do uso como conjunção aditiva, embora minha memória se não estivesse me pregando uma peça apontava que o uso era correto e foi assimilado em alguma gramática. Saí a procura na internet e achei o seguinte: 'Paradoxalmente, o gramático Napoleão Mendes de Almeida dá diferentes classificações para esta palavra: no capítulo de Advérbio de sua gramática, classifica outrossim como palavra denotativa de inclusão; porém, no capítulo de Conjunção, classifica-a como conjunção explicativa - sem apresentar nenhuma explicação para essa visão peculiar.' Ciberdúvidas e também achei algo que pesa em meu favor:"No meio jurídico, é muito difundido o uso da conjunção outrossim. Pelo visto, muitos não conhecem o seu real significado, pois com frequência encontro frases em que a conjunção outrossim é usada com o sentido de "por outro lado", como se fosse uma adversativa. Para quem não sabe, outrossim significa "além disso". É aditiva. " no portal Dicas de Português, autor: Sérgio Nogueira. Fica uma indagação para se PORVENTURA leres meu comentário, o uso de outrossim como conjunção subordinativa aditiva é correto? POR ORA, ainda durmo com minha dúvida, fiquei ABSORTO, com a FAIXA ETÁRIA tão avançada, só me aperceber tardiamente da dúvida. Mas guardo uma breve esperança, QUIÇÁ a colenda, douta e EMINENTE mestra não APASCENTE a minha alma com a chama do conhecimento, que muito custou a Prometeu, por tê-la dada aos mortais. Poderia ser uma dúvida EVENTUAL, que conseguisse me apegar à PACHORRA e placidamente aguardar por uma resposta. Mas devido a gravidade, tornou-se IMINENTE a necessidade de resposta; portanto, rogo que meu texto EXORTE a mestra a me dedicar um pouco de atenção. E mesmo um pouco cético, EIS QUE surge um fiapo de esperança que a augusta educadora responda o meu tosco pitaco.
@@lalala9793 , obrigado por ler o texto todo. Hoje textos de mais de meia tela de celular são considerados longos. Tem uma expressão em inglês que gosto muito:" I am looking foward to", demorei tempo para adaptá-la ao português, estou esperando com ansiedade a resposta da mestra, caso ocorra!
Queria deixar registradas aqui duas coisas: I - A sua voz é muito agradável de ouvir. Simplesmente amo! II - Estou na expectativa dessa mudança iminente; eu recebo desde já! 🙌🙌🙌🙌 Parabéns pelo trabalho impecável👏👏👏👏👏
Lara, minha querida. Acabo de começar o curso de Letras e você é o tipo de professor que eu desejo ser. É um grande prazer ouví-la e aprender com você. Você é ótima. Obrigado e continue firme com o seu canal.
Ótimo vídeo como sempre, eminente professora. Confesso que esperava a palavra "aplicar" nesta lista. Acho que por influência do inglês, muitos usam esse verbo no sentido de se candidatar para uma vaga ou algo parecido. Ainda assim, aprendi bastante. Muito obrigado!
Cara Lara. Parabéns pelos vídeos. Sou advogado, professor universitário e autor de algumas obras jurídicas. As palavras são minhas ferramentas e procuro ter intimidade com elas. Aprendo muito com você. Seus vídeos são claros e objetivos. Esteja com Deus!
Esta sim, é a verdadeira professora de português . NÃO outra que anda por aí e quer ser youtuber, influencier ou coaching. Não sabe nem administrar sua própria vida. Parabéns, professora!
Professora Lara, parabéns pelo seu excelente trabalho! Ouso pequenas sugestões. "Este é o assunto que eu queria falar sobre." Este horror, como o gerundismo, imagino que seja uma "herança" do Inglês. Há uma tentativa de extinção das regências, verbal e nominal. Daí "a casa que eu sonhei", etc.... Por favor, comente no seu canal. De qualquer modo, soa tão bem aos ouvidos ouvir Português como tema de Lara!...
Adorei a lista Lara, palavras que realmente são usadas de forma errada. A que me surpreendeu foi exortar pq sempre vejo ser usada como 'chamar atenção' ou 'repreender' por pregadores, mas o sentido é bem mais positivo.
Muitíssimo obrigado pela aula, Lara Brenner! Anotei cada palavra e seus reais significados no meu caderninho de estudos. É prazeroso aprender contigo, ganhou minha inscrição e meu joinha.
Não lembrava o significado de "apascentar". Aliás,eu não sabia que a palavra tem dois significados. E não sabia o significado de "pachorra" também. Seu canal é maravilhoso,Lara !!! Todo dia aprendemos algo. Parabéns !!!
Apreciei muito e agradeço. Imagino a sua paciência ao conduzir suas entrevistas e o convidado arranhando a língua portuguesa; mas tento focar mais no assunto.😅
Estou lendo a coleção sobre História da Igreja, do Daniel-Rops, e vira e mexe vem alguma palavra que eu preciso pesquisar o significado, pois, no contexto, parece-me não ter a ver com o significado que eu imaginava. Alguns exemplos: Patético: eu entendia como "ridículo, desprezível". Aprendi que tem a ver com algo capaz de comover, despertar sentimentos , em geral, de pena, de compassividade, desprezo etc.; 2) Quimera: pensava ser algo mitológico, absurdo, irreal. Na verdade, tem a ver com a junção de elementos incompatíveis ou, até, contraditórios - assim como o ser mitológico. Enfim. Experiência interessante (e engraçada!) essa de descobrir o verdadeiro significado das palavras.😅
Boa tarde, professora . Conheci o seu canal a pouco tempo e estou amando. A senhora é muito inteligente, simpática e com uma didática impecável . Obrigada por produzir e compartilhar conosco conteúdos riquíssimos em qualidade . Que Deus a abençoe muito.
O caso de eventually e eventualmente tá complicado. Muitas pessoas não usavam sequer a palavra eventualmente e acabam aprendendo com a palavra em inglês, que é muito mais frequente por lá.
Excelente vídeo, como sempre. Me fez lembrar de outra palavra que, no Brasil, é muito utilizada no meio esportivo, sobretudo no basquete. É a palavra "CENTENÁRIO". Em geral, quando um time faz mais de 100 pontos na partida, os narradores falam que é um 'placar CENTENÁRIO'. Meus ouvidos sangram toda vez que escuto tal pérola. Que placar velho é esse, gente? Vamos substituir por um mais novo!! 🤣
• O mau uso da palavra "etária" é frequente demais. • Fiquei perplexa com "pachorra". Sério! • De fato, sempre usei exortar no sentido de "palavras de correção"
0:19 - Quiçá
1:41 - Faixa Etária
2:54 - Pachorra
4:15 - Exortar
4:58 - Absorto
5:57 - Por Hora x Por Ora
6:55 - Eminente x Iminente
7:30 - Eis que
8:18 - Eventual
9:52 - Apascentar
Estou pasmo com pachorra. Errei a vida toda. Muito obrigado professora Lara Brenner, por trazer tanto conteúdo diferente , sólido e enriquecedor. Apenas um adendo;Adoro as lives filosóficas!
É sempre um deleite ouvir gente inteligente e articulada falar. Um bálsamo pra alma é o que esse vídeo é. Excelente!
Um charme a pronuncia do "exortar" dela. Ela é Professora, Advogada, Católica, Mãe, produtora de Cursos que você não se cansa ao estudar. Sou fã de carteirinha!
Eu também! A professora Lara é uma linda inspiração.
Além de ser belíssima
Pois é, ninguém é perfeito.
@@JoaoFarias07 Não entendi sua colocação?
099o000
Essa eminente professora, fala de forma tão graciosa, que apascenta meus ouvidos. Dar um like, é o mínimo que devo fazer.
Remova todas as vírgulas; elas estão separando o sujeito do predicado, além do verbo do complemento.
Eu usava a palavra pachorra de maneira incorreta e não tinha nem ideia. 🤣 E o pior de tudo é que ainda adicionava “que ultraje, que afronta, que ofensa, que desfaçatez” ao discurso para enfatizar o sentimento. 🤣
O vídeo foi apascentador, Lara. Muitíssimo obrigada por mais este presente. 🤍
Conheço quase todas estas palavras, exceto pachorra que desde criança ouço e jamais com o sentido de lentidão (sou idoso). Tendo em vista que os idiomas são vivos e moldados pela maioria do povo, penso que pachorra precisa ter seu significado ampliado. 😊
O exemplo do falso cognato "eventually" fez-me lembrar o caso do verbo "realizar", que tem sido errônea e corriqueiramente usado na língua portuguesa com o mesmo sentido do termo em inglês "realize", que significa "dar-se conta de; perceber; compreender; ter consciência de". É algo que me incomoda muito quando leio (ou ouço).
Parabéns por mais um vídeo cheio de informações, Lara! Queremos a parte 3! rsrs
Abraço!
Concordo. Embora, muitos tópicos em português não sejam pacíficos. O Aulete, o Houaiss não trazem o sentido de compreender para o vocábulo, Já o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa tem na lista de significados, mas não recomenda o seu uso com esse sentido:
verbo
uso não recomendável
tomar consciência de; dar-se conta de
Ao fim de alguns minutos, realizou que ele a estava a tentar avisar.
sinónimos entender; perceber
etimologia Do inglês to realize
Anglicismo semântico, pelo que o seu emprego é de evitar.
Já o dicionário do Porto, apresenta esse sentido, sem fazer nenhuma ressalva.
7.
perceber, compreender
A nossa língua é dezcomplicada.
Pior do que usar "realizar" com o sentido do falso cognato em inglês, é usar "aplicar" como se fosse "se inscrever".
Por que, na minha época de escola não existiam professoras assim???😢😢😢
Pelo simples fato de dedicar parte do seu tempo, vindo aqui compartilhar o seu conhecimento conosco, é muito nobre da sua parte!
Com explicações didáticas e sem rodeios, você Professora, tem o dom de explicar realmente!!!
Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mestra, com 67 anos na carcaça e sempre aprendendo coisas novas. Das dez palavras ou expressões só levei tinta em uma, pachorra. Sempre a usei como disparate, despautério, despropósito, desatino... De quebra, ainda, acabou por me corrigir quanto a porventura, a usava separada " por ventura", acabei descobrindo que ambas existem, mas por ventura, por sorte e porventura, quiçá, possivelmente. Mas confesso que a usava em separado com o sentido de porventura.
Outro ponto, recentemente, quando mencionei o uso de outrossim, conversando em um bar, um senhor me perguntou se conhecia o sentido de outrossim. Disse que sim, que era uma conjunção coordenativa aditiva. Ele, de pronto, me remendou e disse se tratar de um advérbio, que significa igualmente, do mesmo modo. Retruquei e fui ver nos 5 dicionários que consulto mais, VOLP, Aulete, Academia das Ciências de Lisboa, Porto e Houaiss e para meu dissabor; todos tratavam a palavra como advérbio. Cheguei em casa fui ao Celso Cunha e nem menciona outrossim, procurei em outras gramáticas antigas e nada do uso como conjunção aditiva, embora minha memória se não estivesse me pregando uma peça apontava que o uso era correto e foi assimilado em alguma gramática. Saí a procura na internet e achei o seguinte: 'Paradoxalmente, o gramático Napoleão Mendes de Almeida dá diferentes classificações para esta palavra: no capítulo de Advérbio de sua gramática, classifica outrossim como palavra denotativa de inclusão; porém, no capítulo de Conjunção, classifica-a como conjunção explicativa - sem apresentar nenhuma explicação para essa visão peculiar.' Ciberdúvidas e também achei algo que pesa em meu favor:"No meio jurídico, é muito difundido o uso da conjunção outrossim. Pelo visto, muitos não conhecem o seu real significado, pois com frequência encontro frases em que a conjunção outrossim é usada com o sentido de "por outro lado", como se fosse uma adversativa. Para quem não sabe, outrossim significa "além disso". É aditiva. " no portal Dicas de Português, autor: Sérgio Nogueira.
Fica uma indagação para se PORVENTURA leres meu comentário, o uso de outrossim como conjunção subordinativa aditiva é correto?
POR ORA, ainda durmo com minha dúvida, fiquei ABSORTO, com a FAIXA ETÁRIA tão avançada, só me aperceber tardiamente da dúvida. Mas guardo uma breve esperança, QUIÇÁ a colenda, douta e EMINENTE mestra não APASCENTE a minha alma com a chama do conhecimento, que muito custou a Prometeu, por tê-la dada aos mortais. Poderia ser uma dúvida EVENTUAL, que conseguisse me apegar à PACHORRA e placidamente aguardar por uma resposta. Mas devido a gravidade, tornou-se IMINENTE a necessidade de resposta; portanto, rogo que meu texto EXORTE a mestra a me dedicar um pouco de atenção. E mesmo um pouco cético, EIS QUE surge um fiapo de esperança que a augusta educadora responda o meu tosco pitaco.
Também aguardo que ela leia a sua demanda.
@@lalala9793 , obrigado por ler o texto todo. Hoje textos de mais de meia tela de celular são considerados longos. Tem uma expressão em inglês que gosto muito:" I am looking foward to", demorei tempo para adaptá-la ao português, estou esperando com ansiedade a resposta da mestra, caso ocorra!
Queria deixar registradas aqui duas coisas:
I - A sua voz é muito agradável de ouvir. Simplesmente amo!
II - Estou na expectativa dessa mudança iminente; eu recebo desde já! 🙌🙌🙌🙌
Parabéns pelo trabalho impecável👏👏👏👏👏
Eu entendia pachorra como audácia arrogante: "ele teve a pachorra de fazer isso comigo"
Eu tb kkkk... vivendo e aprendendo, né rs
Dois
Três
eu tbm, mas aí fico pensando se não é aquele caso de palavras que vão se ressignificando com o tempo.
@@karinapovoaamaral8174 pior que todo mundo que perguntei, pensava o mesmo que nós. Todo mundo ficou surpreso quando mostrei o vídeo.
Lara, minha querida. Acabo de começar o curso de Letras e você é o tipo de professor que eu desejo ser. É um grande prazer ouví-la e aprender com você. Você é ótima. Obrigado e continue firme com o seu canal.
7:18 e a dinâmica da câmera acompanhando o sentido. mto bom!
Surpreso com o significado da palavra 'apascentar'. Achava que significava algo no sentido de acalmar. Vídeo maravilhoso, professora!
Eu também!!
7:25 - Traduzindo para o Mineirês:
Eis que = Quando pensa que não
😂🤣😂🤦🏻♂️
Ótimo vídeo como sempre, eminente professora. Confesso que esperava a palavra "aplicar" nesta lista. Acho que por influência do inglês, muitos usam esse verbo no sentido de se candidatar para uma vaga ou algo parecido. Ainda assim, aprendi bastante. Muito obrigado!
Cara Lara.
Parabéns pelos vídeos.
Sou advogado, professor universitário e autor de algumas obras jurídicas. As palavras são minhas ferramentas e procuro ter intimidade com elas.
Aprendo muito com você.
Seus vídeos são claros e objetivos.
Esteja com Deus!
@@mauricioborges3807 Fico muito feliz!
@@mauricioborges3807 Obrigada pelo carinho!
Sempre a aprender mais do que na escola
Um abraço 🇦🇴
Excelente vídeo, Lara! Só me enrasquei com "apascentar" desta lista, até esta aula, claro! Rsrs... Obrigada e parabéns pelo canal! 👏 👏 👏
Nossa! Fiquei surpresa com "pachorra"!
Esta sim, é a verdadeira professora de português . NÃO outra que anda por aí e quer ser youtuber, influencier ou coaching. Não sabe nem administrar sua própria vida. Parabéns, professora!
É muito bom ver pessoas fazendo o que gostam ❤❤.
Acrescentou novos e sábios ensinamentos .Amo aprender e fico
sempre muito grata aos " ensinadores".❤❤❤
Professora; estou ansioso pela parte 3. Sucesso garantido sempre.
Parabéns do seu Fã.
Professora Lara, parabéns pelo seu excelente trabalho!
Ouso pequenas sugestões.
"Este é o assunto que eu queria falar sobre." Este horror, como o gerundismo, imagino que seja uma "herança" do Inglês.
Há uma tentativa de extinção das regências, verbal e nominal. Daí "a casa que eu sonhei", etc....
Por favor, comente no seu canal.
De qualquer modo, soa tão bem aos ouvidos ouvir Português como
tema de Lara!...
Eu usei, até ontem, "eis que" de forma errada, tal qual explicado pela professora Lara.
Muito agradecido, professora.
Uma lição proveitosa e agradável!
Nutre o cérebro e a alma!
Adorei a lista Lara, palavras que realmente são usadas de forma errada. A que me surpreendeu foi exortar pq sempre vejo ser usada como 'chamar atenção' ou 'repreender' por pregadores, mas o sentido é bem mais positivo.
Uma palavra que acredito que poucas pessoas sabem o significado: "escrúpulo". Afirmo porque eu também não sabia 😄
Inteligentíssima, Lara. Fico absorta com seus conteúdos.❤
Este quadro merece cadeira cativa neste canal❤
Muitíssimo obrigado pela aula, Lara Brenner! Anotei cada palavra e seus reais significados no meu caderninho de estudos. É prazeroso aprender contigo, ganhou minha inscrição e meu joinha.
Você apascenta meus dias com suas aulas de Português! Um abraço desde Austin,Texas.
Li seu livro A Morte, adorei!
Maravilhosa professora! ! Estou muito feliz porque a senhora remete minha memoria à um tempo passado e à pessoas queridas .Grata. 👏👏👏❤❤❤
Não lembrava o significado de "apascentar". Aliás,eu não sabia que a palavra tem dois significados. E não sabia o significado de "pachorra" também. Seu canal é maravilhoso,Lara !!! Todo dia aprendemos algo. Parabéns !!!
Além de tudo simpática elegante e linda
Eu amo suas aulas. obrigado!
Muito obrigado. Aula muito agradável. Assim a Língua Portuguesa é adorável.
Esta Professora Menina pode ser Âncora de Tele-jornal, sem deixar de Ensinar. Fala com as mãos e sorri pelos olhos
Já conheci todas, mas gostei muito. Parabéns!
O conhecimento é sensacional!
Aprendendo de maneira verdadeira e inspiradora! ❤
Estou muito feliz assistindo seus vídeos, pois percebo o quanto sei das palavras, posso avaliar meus conhecimentos de português 🙏🏼
Apreciei muito e agradeço.
Imagino a sua paciência ao conduzir suas entrevistas e o convidado arranhando a língua portuguesa; mas tento focar mais no assunto.😅
Nem vi o vídeo, mas já quero parte 3!
"As palavras têm uma alma" ❤❤❤❤❤
Excelente!👍🏼
Misericórdia!!!!!
Sempre errei o sentido de Pachorra 😱😱
Obrigado professora, vou usar corretamente daqui pra frente.
O sotaque do interior de São Paulo da professora é um charme.
@@VBSVIDEOO sotaque interiorano de São Paulo e de Goiás é quase que o mesmo, então a confusão é explicável.
Igual ao sotaque do sul de Minas
Como sempre, prof Lara traz conteúdos enriquecedores para nossas vidas!
Professora, muito obrigado por mais esta aula excelente.
Estudo Letras. Professora Lara é minha referência.
Obrigada pelos vídeos esclarecedores.
Tão bom quanto o primeiro!!
Exortar...nunca ouvi essa palavra...que maravilha a ideia de abrir esse canal professora ❤
Grande conhecimento! Sempre nos ajudando a ampliar o vocabulário. Obrigada por esse vídeo enriquecedor.
Estou lendo a coleção sobre História da Igreja, do Daniel-Rops, e vira e mexe vem alguma palavra que eu preciso pesquisar o significado, pois, no contexto, parece-me não ter a ver com o significado que eu imaginava.
Alguns exemplos:
Patético: eu entendia como "ridículo, desprezível". Aprendi que tem a ver com algo capaz de comover, despertar sentimentos , em geral, de pena, de compassividade, desprezo etc.;
2) Quimera: pensava ser algo mitológico, absurdo, irreal. Na verdade, tem a ver com a junção de elementos incompatíveis ou, até, contraditórios - assim como o ser mitológico.
Enfim. Experiência interessante (e engraçada!) essa de descobrir o verdadeiro significado das palavras.😅
Os livros na estante da professora Lara me deixam absorta. 😊
Boa tarde, professora .
Conheci o seu canal a pouco tempo e estou amando. A senhora é muito inteligente, simpática e com uma didática impecável . Obrigada por produzir e compartilhar conosco conteúdos riquíssimos em qualidade . Que Deus a abençoe muito.
Muito agradável. Ouviria por horas.
Deixo a sugestão de expressões (que se tornaram corriqueiras, aliás) como:
“Antes de mais nada”.
Parabéns pelo conteúdo!
Excelente, como sempre!
Seus vídeos são incríveis, obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos ❤
O caso de eventually e eventualmente tá complicado. Muitas pessoas não usavam sequer a palavra eventualmente e acabam aprendendo com a palavra em inglês, que é muito mais frequente por lá.
Muito bom vídeo e uma excelente explicação. Top demais.
Vixi... Na primeira parte, eu sabia todas. Já nessa....
Obrigada, professora. Aprendi muito hoje !
A palavra pachorra me surpreendeu 😮 obrigada pelo vídeo ❤
Parabéns, professora!
Lara, seus vídeos são ótimos e me ajuda muito aprimorar meu português.
Very good. Também as palavras stressado e a ignorante.
Estou abosorta com sua explicação.
Lara. Eu certamente uso a palavra certamente errado. KKK
Uso como se houvesse a possibilidade de algo ter grande CHANCE de ser certeza.
Excelente vídeo, como sempre. Me fez lembrar de outra palavra que, no Brasil, é muito utilizada no meio esportivo, sobretudo no basquete. É a palavra "CENTENÁRIO". Em geral, quando um time faz mais de 100 pontos na partida, os narradores falam que é um 'placar CENTENÁRIO'. Meus ouvidos sangram toda vez que escuto tal pérola. Que placar velho é esse, gente? Vamos substituir por um mais novo!! 🤣
Estou amando as as aulas,ela é ótima
Obrigada prof. Amei a aula . Vc e
magnífica
Esse tipo de vídeo é muito bom. Amei 👏👏👏👏
Grato, Professora.
Excelente vídeo ❤❤❤
Excelente!
Maravilhosa! Nos exorta a estudar português.
Absorto também significa distraído. E é nessa acepção que uso a palavra.
Obrigada!
GRATIDAO, " fessora". Você é maravilhosa.
Adorei a aula...
Obrigada.
Adorei a aula de Pontuação
Eu tive a pachorra de comentar só agora 😂
Muito interessante
Suas aulas
Esse exemplo do ministro, por ora, me deixou absorto em ideias.
Muito bom demais.
Muito bom o vídeo. Gostei do canal e já me inscrevi.
Utilizei a palavra "pachorra" de forma errada a vida toda. 😅😅
Aula magna!
Faixa etária de preço! 😂😂😂Agora já ouvi tudo!
Paciência é bem mais bonito que "pachorra" e, todo mundo entende! Rsss...
• O mau uso da palavra "etária" é frequente demais.
• Fiquei perplexa com "pachorra". Sério!
• De fato, sempre usei exortar no sentido de "palavras de correção"
Eu adotei a palavra pachorra depois de que mudei-me para Portugal. As aulas são ótimas
Continua linda querida professora ❤!
Estou né deliciando c todas as explicações
Nossa língua é maravilhosa!!!!
Muito obrigada! Você é linda 👏