1. Sicrano 0:28 2. Seja... seja 1:30 3. Cateter 3:33 4. Fazer 4:24 5. Haver 5:13 6. Digladiar 7:04 7. Nem sequer/sequer 7:54 8. Eu... pulo/digiro/compito/adiro/giro/valho/suo/rio 11:43 9. Já é meio-dia e meia 14:36 10. Não fiz nenhuma questão de ligar 15:41
Ah, larga a mão de ser chato. Ela não escreveu nada hediondo e além do mais não está escrevendo nada acadêmico ou no contexto profissional. Poço chato. Adoro saber como se escreve corretamente mas virar nazi grammar tb é chato demais, e desnecessário.
Lembrei de minha ex-professora de Língua Portuguesa com esse vídeo, do ensino médio... Antes achava que a rigidez dela era um tanto exagerado, mas hoje em dia, valorizo demais. Esse vídeo, com certeza, é de utilidade pública! 👏👏👏
Meu pai fez um curso com o Prof. Napoleão Mendes de Almeida e foi presenteado com uma Gramática Latina dedicada "ao melhor aluno dos últimos tempos". Carrego o amor à língua por genética.
mas norma culta e linguagem coloquial têm cada uma o seu lugar. Do mesmo jeito que você já chega num juiz dizendo "Coé menor", não vai falar com seus amigos "Aonde fostes ontem?"
Norma culta é elitismo puro. É uma forma de separar de quem teve oportunidade de quem nunca teve. A realidade que não há NENHUM motivo para que estas expressões estejam corretas ou erradas. A única verdade que importa na língua é o entendimento do que está sendo dito, o resto é elite (exceto por escrita).
Puxa , que coisa muito gostosa ouvir a nossa belíssima e maravilhosa Língua Portuguesa ser tratada e verbalizada com tanta nobreza e propriedade!!! Há muito não tinha o prazer de ouvir um Português tão correto e prazeroso!!! Parabéns Lara!! Já me inscrevi no canal e mandei o link pros meus filhos!!
Vocês deveriam estar com muito orgulho. Português é uma língua muito, muito difícil. Não se sintam mal por não saber de certas coisas, é complicado mesmo.
O português não é uma língua difícil; é uma língua poderosa. Há línguas fáceis mas pobres e que não resolvem o problema da expressão humana. O português é rico!
@@GeyzaLocatelli Sempre disse para meus alunos de inglês: "A maior dificuldade de se aprender o inglês consiste em não se saber o suficiente de português!"
Como filho de professora de português, sempre adorei a fala bem falada! Mas como agora vou falar cateter e não catÉter? 😂🫣Vou ter que substituir por sonda! Hehehe
Você irá falar dependendo de como escrever. É a mesma com a palavra xerox ou xérox. Há duas formas oficiais aceitas. Mas no caso de cateter só há uma forma oficial sem acento agudo.
Apenas quero parabenizar a forma impecável com que a senhora explica. Muitos tentam e, infelizmente, a "Internet" aceita seguidos absurdos, mas um trabalho como o vosso merece destaque positivo.
Entrei nesse vídeo de gaiato, sem saber seu "conteúdo", adorei sua desenvoltura e já me inscrevi no canal. Sou engenheiro e trabalho com perícia judicial e tenho me preocupado constantemente com a nossa linda e importantíssima língua portuguesa, pois em meus laudos eu busco sempre escrever de forma correta, mas, confesso, preciso aprender muito mais, aliás, nossa gramática é muito difícil. Parabéns pelo canal e espero aproveitar muito do seu conhecimento. Adorei sua didática alegre, sempre sorridente. Tenho certeza, ninguém notou seu resfriado.
Fiquei tão feliz em confirmar que sicrano é sicrano. Sempre falei sicrano, mas quando mudei pro sul, todos ao meu redor falam ciclano e passei a achar que eu tinha falado errado a vida toda e comecei a falar ciclano pra não ficar "desenturmado".
Eu tenho pouco estudo, mas trabalho com abordagem à pessoas, por este motivo vejo vários vídeos de estudo do português. Essa mulher é uma benção! As palavras dela que não entendo,pesquiso no dicionário, Vou aprender muito aqui.
Como adoro ver suas explicações relacionadas a nossa língua... 33 anos de profissão na área da saúde e descobri hoje, que, cateter, não é acentuado e nem tampouco é paroxítona ...
@@antoniodomingosrochagoncal4885 É aí que você se engana redondamente. Na frase utilizada pela Andrea Miranda, a palavra TAMPOUCO (uma só palavra) é um advérbio de negação e significa "nem sequer", "nem ao menos" (ou seja o "nem" antes do tampouco é que está errado, pois fica redundante. É como se ela dissesse "nem nem sequer", ou "nem nem ao menos") . Já a expressão "tão pouco" significa "muito pouco" ou "pouquíssimo", sendo "tão" um advérbio de intensidade e "pouco", um substantivo abstrato.
Gostei muito da tese defendida pela Elena, do canal Linguriosa, de que NÃO EXISTE dupla negação no espanhol (e no português). Porque não é um caso de dupla negação. Mas sim de CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adorei essa ideia!
Que refinado é ouvir uma professora, com competência, trazer este conteúdo. Aproveito para lhe pedir explicações com gratuito, fortuito, além da alopecia. Há um comercial na rede televisiva que, depois de ter sido corrigida a pronúncia, a apresentadora completa: alopecia ou alopécia, como desejarem. Não! Ah! nessas horas, a flor do lácio sofre profundo abalo. Parabéns pelas explicações e pela voz maviosa e firme.
Adorei o novo cenário, ficou lindo! Professora, uma sugestão de vídeo seria sobre argumentação. Como montar um bom argumento? O que torna um argumento forte? Seria um tema bem interessante.
uma metr4nca ou um maço de notas tornam qualquer argumento forte; conversa fiada essa de ganhar argumentos e ficar dialogando ad nauseum. É assim que vamos aceitando todos os descalábrios de gente ruim.
O que mais me impressinou foram as conjugações verbais em 1pessoa. Polir = pulo Digerir = digiro Competir = compito Aderir= adiro Gerir = giro Valer = valho Suar = suo Rir = rio Sorrir = sorrio Quanta riqueza nesse vídeo!👏🏽👏🏽👏🏽
Toda vez que assisto a um vídeo seu, além de aprender algo, termino pensando assim: "Ah, tão linda ela!" rsrs Sempre transmite uma paz e bondade do seu ser, enquanto nos fala. 😊 Obrigada pelos ensinamentos. Deus a abençoe. ❤
Parabém, dileta professora; as suas aulas de português são imperdíveis ! Parabém também para aqueles que procuram aprender, pois 'Falar bem a própria língua não é uma prenda, é um dever!', como disse Júlia Lopes de Almeida !
Não sou nenhuma professora ou grande possuidora de cultura mas, acho de todas essas palavras a única que me surpreendeu foi reúso... Mas gostei muito de relembrar aqueles verbos de difícil conjugação e que quase ninguém se incomoda de esclarecer e muita gente passa por cima sem o mínimo cuidado... Falo do verbo Gerir, digerir, rir, suar... Ainda existe gente culta, que soa...kkkkk sinos que discutem por se achar mais sábia e que em realidade, lê pouco e presta pouca atenção nas palavras. Gostei muito dessa professora. Lara Brenner é Ótima!
Seja pra mim sempre fez parte do verbo ser.... Essa tal locução conjuntiva foi novidade para mim. E olhe que trabalhei meio século como revisora e redatora....😮 Vivendo e aprendendo! Tenho 73... Grata!❤
Pra mim isso tudo é muito difícil 😢 Se não existisse esse canal, acho que eu jamais me interessaria em aprender. Acho que ainda tenho um pouquinho de esperança para continuar... Obrigado pelos seus conteúdos 🙏
Me surpreendi com sicrano,fulano e …esqueci. Obrigada Lara. Português é lindo e precisamos resgatar esta língua tão importante para nossa compreensão do mundo ❤
Dica: nunca inicie uma frase com um pronome oblíquo. Você pode falar ou escrever: "Eu me surpreendi..." ou "Supreendi-me..." . Pesquise sobre "próclise" para saber melhor sobre isso.
Eu, do alto do meu ensino médio, feito com muito bons professores de língua portuguesa, ali pelas décadas de 70 e 80, e ainda mais tendo uma poetisa lecionando até à oitava série, tenho muito apreço pelas normas cultas da língua. Sou um leitor de mais de 2500 livros, porém, acredito muito na "democracia comunicacional" e no valor intrínseco de cada pessoa enquanto um ser que comunica... P. S.: gostei muitíssimo desta aula e a enviei aos meus filhos.
Esse bônus, o acento na letra u (ú) em palavras como multiúso e reúso, me pegou demais. Realmente não sabia, nunca tinha ouvido falar e , pelo que me recordo agora, não li essa utilização em lugar nenhum. (Talvez esteja lendo pouco, kkkk). E a explicação fez total sentido. Obrigado pelos ensinamentos.
Aulas ótimas!!! E sempre enriquecedora porque ela não se limita a ensinar somente gramática normativa, mas inseri o ensinamento em um contexto que, muitas vezes, enriquece nosso connhecimento geral.
Que bom que ainda tem tanta gente que valoriza o idioma. Pois não é possível pensar sem a linguagem (eis porque Heidegger dizia que só é possível filosofar em grego e em alemão). Quem preza suas ferramentas importantes as mantém em perfeito estado.
Multiúso/reúso me surpreendeu. Inclusive, o corretor automático do meu Android não colocou acento em multiúso. Mas colocou em reúso. Nada contra o "nem sequer" mas, tenho por hábito usar o SEQUER. Pra mim soa mais elegante. Só que, agora que conheci a origem da expressão e o sentido original da palavra SEQUER sozinha, vou ter certa dificuldade de usar. Tua clareza e escolha dos exemplos são sensacionais. Muito obrigado pela aula.
Tenho orgulho de me considerar bom em gramática, mas REÚSO e MULTIÚSO, acentuados, me surpreenderam. 🙊 Adorei o poema de Álvaro de Campos, a propósito.
Salvo engano (novamente), aqui em São Paulo teve uma lei, ou tem, que fala justamente do assinado da língua portuguesa nos veículos de comunicação, vejo nos caminhões de água de reúso o erro na inscrição, realmente deveriam ser punidos, senão verbalmente.
Incrível a sua capacidade de explanar , algo não muito palatável para a maioria, de uma forma acessível aos ouvidos e conhecimento. Não sabia do acento no " reúso, multiúso....
Fiquei surpresa com o acento nas palavras multiúso e reúso. Não havia me atentado a isso e faz todo sentido! Obrigada, Professora! Que prazer ouvir as palavras da nossa língua tão bem pronunciadas!
Na parte do jurídico, achei que fosse falar sobre o “dolo”. Quando eu tava na faculdade de direito, era impressionante como as pessoas falavam “dôlo”, e não “dólo” (o jeito certo)
Tenho medo de ser ou parecer preconceituosa linguística mas a região sudeste, por exemplo, costuma pronunciar vogais de maneira fechada (como se houvesse acento circunflexo). No NE as vogais são pronunciadas de maneira aberta na maioria dos casos. Uma forma "mais latina" da língua. Óbvio que tem a ver com a construção cívica e geográfica de cada lugar em particular. Só uma observação.
@@GomesMaVi eu até entendo o que você diz, mas acredito que todos os sotaques diferenciam “eu ‘jógo’ o ‘jôgo’”, ‘sólo’ e ‘bôlo’. Pra mim, soa estranho falar “môle” ou invés de “móle”. Em algumas palavras até pode haver uma variação como em ‘fôme’ e ‘fóme’. Mas isso é exceção…
Lara, eu gostaria que você fizesse um video sobre a palava "independente " , e " independentemente " . Muitas pessoas usam essas palavras em contextos diferentes, obrigada!
Independente: só deve ser usado no sentido de não depender no sentido $. A esposa é Independente financeiramente do marido. Independentemente do clima, haverá reunião. Aprendi dessa forma 😊
Excelente vídeo! Fiquei curioso para saber o antigo significado da palavra "terrível". A única coisa que descobri foi que, na origem, "formidável" queria dizer 'terrível', 'aterrador'.
Oiiii!!! Conheci você hoje, meio por acaso, e fiquei fã. Ensinar a língua portuguesa de forma bem-humorada e divertida é uma raridade. Agora, não largo mais o seu canal. Parabéns! ❤
Um muuuuuuuito comum que as pessoas usam e que podia caber em um vídeo desse tema é "gratuito". As pessoas costumam pronunciar "gratuíto", quando se deve dizer "gratúito". Obrigado pelos sempre maravilhosos vídeos.
Fiquei triste com a parte do "sequer". Achei belíssimo o uso primordial no sentido de "ao menos", ainda posso utilizar? Parece-me mais coerente "nem sequer" não ser sinônimo de "sequer".
@@felixenriq Eu uso o SEQUER instintivamente. Mas confesso que depois dessa aula ficarei resistente. Aprender os significados da expressão e da palavra sozinha e saber que antes não tinham o mesmo significado bagunçou minha cabeça.
@@Yah_dudurbiba Não é questão de permissão; todo mundo pode escrever como quiser, mas nem sempre isso é conveniente. No meu caso, que trabalho com escrita, preciso manter precisão e clareza. Por isso, sigo certas regras e normas para garantir uma comunicação mais eficaz e coerente, o que ajuda a ganhar destaque no que faço.
Legal! Espero que muitas pessoas assistam ao seu vídeo. Assim, meus pobres ouvidos sofrerão menos. Não podemos sair corrigindo todo mundo que fala errado, por aí. Mas é chaaaatooo, ter que ouvir e calar... Assim não telinha muitos tirarão suas dúvidas, de maneira discreta. Ainda faltam algumas palavrinhas que se ouve até na TV, um médico falar:"duas" gramas de sal... E por aí vai.
@@mariainescamposdejesus3714 O correto é “assistir a ele”, como disse o Júlio César, pois não se assiste o vídeo, assiste-se AO vídeo (VTI, portanto). “Assistir-lhe” não se pode usar, pois transmitiria o sentido de “prestar assistência a”, nisto você está certa.
Eu sempre gostei de Português, desde muito novo. Quando eu estava no 2 ano do primário, fiz uma redação a pedido da professora. Essa redação rodou a escola toda, em todas as classes de outros níveis. Os professores ficaram impressionados com a qualidade . Fico muito feliz quando encontro material de qualidade como o seu. Parabéns.
Mais um vez parabéns! Eu nunca fui bom em português, mas realmente vejo muitos absurdos nas escritas na rede social. Eu mesmo estou aprendendo muito com essas aulas.
Lara, parabéns... gosto muito das suas explicações, claras e diretas. Não sou brasileiro mas moro aqui faz tempo e gosto muito de aprender cada dia mais desta linda língua.
Na minha opinião as mais feias e que já vi alguns livros errarem. É a conjugação do verbo mediar e intermediar. Vi no livro a conjugações "ele media" e "eu medio". Sendo que deveria ser "eu medeio" e "ele medeia".
Dois amigos estão na academia pulando corda. Um deles comenta: - Preciso achar alguém que saiba polir um carro- O outro responde: - Eu pulo bem! - É, eu estou vendo que você está pulando muito bem! - Nãão! O que eu estou querendo dizer é que eu sei polir um carro muito bem. - Ah! tá! Então você pode ir comigo depois da academia para chegarmos a um acordo sobre quanto você cobra para polir meu carro? - Por mim, tudo bem. Então os dois amigos continuam se exercitando na academia. Desculpa, não pude resistir sobre a utilização deste verbo. Seus vídeos são maravilhosos! Me surpreendi com essa questão do verbo, não imaginava que o pulo de pular também pudesse ser utilizado para polir ou giro de girar pudesse ser utilizado em gerir. Obrigada por trazer mais conhecimento sobre o uso da escrita!
Em reunião da diretoria, eu, contador, inquirido sobre os problemas do balanço, disse: Tudo corretíssimo, eu giro muito bem o negócio. E tive que ouvir de um funcionário: Girou o que? Se for o que penso, por que girá-lo? E o que tem a ver com a reunião?
Tenho ouvido muitos jornalistas usando o verbo ter no lugar de haver com o sentido de existir. A mim não me parece ser um grande problema. Acredito que, com o tempo, ele tomará o lugar de haver ou, pelo menos, com ele conviverá. Entretanto, empregam o verbo ter no plural, quando deveria estar no singular, já que é impessoal. Exemplo: “Tinham dois jogadores impedidos.”; “Na semana que vem terão outros jogos.”. Não faltam exemplos.
Mesmo que "muçarela" esteja certo, mussarela se popularizou, provavelmente por conta de alguma língua sla, mas por ser famoso, pode até se dizer que é "correto" agora, talvez...
Professor you are amazing! Tenho 60 anos e amo estudar idiomas. Te encontrei aqui no UA-cam e ja vi que preciso reciclar. Sucesso sempre. Assisto vc daqui de Toronto.
O vídeo está excelente. Parabéns! Eu sempre vejo um monte de fabricante que "escreve" em seus produtos muSSarela e não muçarela. Quem sabe você traz esse assunto num próximo vídeo.
Eu não sei quem tem o sabor de mel. Se a professora - com o devido respeito- ou se a aula. Ah, já sei! Caetano que o diga: meu amor pela flor do Lácio e seus substratos. Literatura, gramática, linguagens, riquezas de oralidade, figuras... Afinal foi ela que me passou em sete concursos. Nessas aulas os sabores se misturam como mel, um produto que nunca estraga. "Vespa fabricando mel"...
Uma parte substancial das pessoas é mais de uma pessoa e quem acha não é a parte mas as pessoas....A pegadinha é olhar o verbo principal da frase (eu acho) por isso tá todo mundo colocando no vai quando o verbo principal é suar. Não tenho muita certeza pq não sou professor de português, mas sempre que vou escrever alguma coisa formal usando esses termos eu dou uma olhada nas regras e o que mais me assusta são as excessões.
Maravilhoso!!! Você é excelente no ensino do nosso lindo idioma. Apesar de ter achado terrível essa última reforma ortográfica, ainda considero o português uma das (senão a mais) bela das línguas.
Amigo @felixenriq, excelente observação! De modo imediato, a crase é bem-vinda aí. Eu disse "bem-vinda", por ser cabível a crase. Mas --- atenção! --- pode não ser obrigatória... Por que? *Se "academia" for de sentido genérico* . Como saber isso? Pelo exame do contexto.
acho que cai naquela regra de que o verbo principal não é o "ir" e a crase no caso não é necessária. Lembro de que crase também é usada para reforçar a sensação de movimento. Como não sou especialista em tugueis eu sempre olho a regra em algum lugar quando estou na dúvida e as excessões são cruéis.
@@egidiocampos1918Correta a sua observação, porque a falta de contexto sugere a possibilidade de isso ocorrer ao ir a uma academia qualquer, subentendendo-se, nesse caso, o artigo indefinido "uma", o que não justificaria o acento grave indicador de crase (junção de dois sons vocálicos idênticos: preposição A + artigo definido feminino A). Se houver somente a preposição A, não caberá o acento grave. Nesse exemplo, a preposição A antecede o artigo indefinido feminino UMA (não tem a+a). É esta a regra básica e simples para entender a crase, mas os grsmáticos e professores complicam tudo. Na verdade, a pessoa precisa saber regência verbal e nominal ( verbos e palavras que exigem a preposição A), bem como o uso obrigatório ou não do artigo definido feminino A antes das palavras. Afinal, todas as regrinhas/macetes sobre crase resumem-se a isto: a+a. E é por isso que a crase é classificada como obrigatória, facultativa ou inexistente.🙏
1. Sicrano 0:28
2. Seja... seja 1:30
3. Cateter 3:33
4. Fazer 4:24
5. Haver 5:13
6. Digladiar 7:04
7. Nem sequer/sequer 7:54
8. Eu... pulo/digiro/compito/adiro/giro/valho/suo/rio 11:43
9. Já é meio-dia e meia 14:36
10. Não fiz nenhuma questão de ligar 15:41
Finalmente um canal que vai direto ao ponto e nao tem enrolacao.
Veja mais ao canal. Para poder pontuar as palavras de forma correta.
Ah, larga a mão de ser chato. Ela não escreveu nada hediondo e além do mais não está escrevendo nada acadêmico ou no contexto profissional. Poço chato. Adoro saber como se escreve corretamente mas virar nazi grammar tb é chato demais, e desnecessário.
@@foxtrotecho9530Ele provavelmente só quer se pagar de superior mesmo
fiz o mesmo comentário num outro vídeo dela. perfeito
Gosto muito das explicações.
Lembrei de minha ex-professora de Língua Portuguesa com esse vídeo, do ensino médio... Antes achava que a rigidez dela era um tanto exagerado, mas hoje em dia, valorizo demais. Esse vídeo, com certeza, é de utilidade pública! 👏👏👏
Meu pai fez um curso com o Prof. Napoleão Mendes de Almeida e foi presenteado com uma Gramática Latina dedicada "ao melhor aluno dos últimos tempos".
Carrego o amor à língua por genética.
@@flaviodemoura uau, que espetáculo!
Graças a Deus, ainda há professores(as) para defender e explicar o uso da norma culta!
mas norma culta e linguagem coloquial têm cada uma o seu lugar. Do mesmo jeito que você já chega num juiz dizendo "Coé menor", não vai falar com seus amigos "Aonde fostes ontem?"
@@RenanSantos7 Meu Deus akakkkkkkkkkkkkkkkk
Norma culta é elitismo puro. É uma forma de separar de quem teve oportunidade de quem nunca teve. A realidade que não há NENHUM motivo para que estas expressões estejam corretas ou erradas. A única verdade que importa na língua é o entendimento do que está sendo dito, o resto é elite (exceto por escrita).
@@RenanSantos7 Se você não entendeu o que ele disse por que comenta?
ué.
Puxa , que coisa muito gostosa ouvir a nossa belíssima e maravilhosa Língua Portuguesa ser tratada e verbalizada com tanta nobreza e propriedade!!! Há muito não tinha o prazer de ouvir um Português tão correto e prazeroso!!! Parabéns Lara!! Já me inscrevi no canal e mandei o link pros meus filhos!!
Não sabia do significado original de sequer. E o Sicrano, não me surpreendi com o S, mas sim com o R. Amei o canal.
Vocês deveriam estar com muito orgulho. Português é uma língua muito, muito difícil. Não se sintam mal por não saber de certas coisas, é complicado mesmo.
O português não é uma língua difícil; é uma língua poderosa.
Há línguas fáceis mas pobres e que não resolvem o problema da expressão humana. O português é rico!
Não deixa de ser difícil de aprender e memorizar cada uma das regras de português.@@LordCrushBrasil
@@GeyzaLocatelli Sempre disse para meus alunos de inglês: "A maior dificuldade de se aprender o inglês consiste em não se saber o suficiente de português!"
A língua portuguesa não é difícil, ela mal ensinada e muito mal aprendida e estudada.
Inteiramente de acordo!
Como filho de professora de português, sempre adorei a fala bem falada! Mas como agora vou falar cateter e não catÉter? 😂🫣Vou ter que substituir por sonda! Hehehe
Sou médico, falo cateter, mas a maioria dos colegas fala “catéter”.
Você irá falar dependendo de como escrever. É a mesma com a palavra xerox ou xérox. Há duas formas oficiais aceitas. Mas no caso de cateter só há uma forma oficial sem acento agudo.
O idioma é vivo. A fala dita a norma, e não o oposto.
😂
@@gurixd100 nss q bonito
Apenas quero parabenizar a forma impecável com que a senhora explica. Muitos tentam e, infelizmente, a "Internet" aceita seguidos absurdos, mas um trabalho como o vosso merece destaque positivo.
Entrei nesse vídeo de gaiato, sem saber seu "conteúdo", adorei sua desenvoltura e já me inscrevi no canal. Sou engenheiro e trabalho com perícia judicial e tenho me preocupado constantemente com a nossa linda e importantíssima língua portuguesa, pois em meus laudos eu busco sempre escrever de forma correta, mas, confesso, preciso aprender muito mais, aliás, nossa gramática é muito difícil. Parabéns pelo canal e espero aproveitar muito do seu conhecimento. Adorei sua didática alegre, sempre sorridente. Tenho certeza, ninguém notou seu resfriado.
@@luizantoniofigueiredo5333 Pois seja muito bem-vindo!
Que resposta elegante!!! Tenho certeza que produz laudos com muita qualidade.
Lara, 'Festas houveram'' - está errado?
'Festas houve' me incomoda os ouvidos.
Mas ... Aguardo seu veredicto.
@@larabrenner Achei que faltou falar de alguns particípios que muita gente acha que estão errados
@@zearara87No presente, você diria "há festas" ou "hão festas"?
16:42 Amei a locução enfática: "Apenas e tão somente"! 😍😄
Fiquei tão feliz em confirmar que sicrano é sicrano. Sempre falei sicrano, mas quando mudei pro sul, todos ao meu redor falam ciclano e passei a achar que eu tinha falado errado a vida toda e comecei a falar ciclano pra não ficar "desenturmado".
Algumas pessoas falam cadalço também.kkkkk
Será que tem a ver com os índios não dizerem os érres?
@@misdf69 Nossa! Pode ser viu? A região que eu morava tinham muitas aldeias antigamente.
Jamais imaginaria que alguém falasse ciclano 😮
@@PeX218Moro em Brasília e falamos ciclano.
Eu tenho pouco estudo, mas trabalho com abordagem à pessoas, por este motivo vejo vários vídeos de estudo do português. Essa mulher é uma benção! As palavras dela que não entendo,pesquiso no dicionário, Vou aprender muito aqui.
Por "esse" motivo, salvo engano.
@dubikocar561 obrigado!
"A" pessoas, sem crase.
@@dubikocar561... errado.
Abordagem a pessoas; uma bênção.
Como adoro ver suas explicações relacionadas a nossa língua... 33 anos de profissão na área da saúde e descobri hoje, que, cateter, não é acentuado e nem tampouco é paroxítona ...
Tampouco!? É tão pouco.
E tampouco, sem o nem. Abs cordiais❤❤❤
@@antoniodomingosrochagoncal4885
Só se mudou recentemente.
@@antoniodomingosrochagoncal4885 É aí que você se engana redondamente. Na frase utilizada pela Andrea Miranda, a palavra TAMPOUCO (uma só palavra) é um advérbio de negação e significa "nem sequer", "nem ao menos" (ou seja o "nem" antes do tampouco é que está errado, pois fica redundante. É como se ela dissesse "nem nem sequer", ou "nem nem ao menos") . Já a expressão "tão pouco" significa "muito pouco" ou "pouquíssimo", sendo "tão" um advérbio de intensidade e "pouco", um substantivo abstrato.
Se fosse paroxítona, teria acento.
A pronúncia de cateter e o acento em multiúso me surpreenderam.
Obrigado pela aula!
Idem!
Como vale apenas ouvir suas aulas,suas explicações, amo ouvir pessoas inteligentes cultas feito vc!
😮😮😮😮- Ops!... Desculpe lá mas o Correto é 'vale a pena' - separado, oká?!... Valeu!... Berê 🖐🏾💓🤚🏾🤷🏾♀️🙋🏾
Gostei muito da tese defendida pela Elena, do canal Linguriosa, de que NÃO EXISTE dupla negação no espanhol (e no português). Porque não é um caso de dupla negação. Mas sim de CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adorei essa ideia!
Vale a pena ouvir gente qualificada assim. Intelectual é outro nível!
nao é intelectual senhor......é a nossa língua portuguesa.....
@@curiositiesdygest ou seja, uma intelectual da nossa língua
Impossível não aprender e se encantar com a didática e carisma da Lara.
Que refinado é ouvir uma professora, com competência, trazer este conteúdo. Aproveito para lhe pedir explicações com gratuito, fortuito, além da alopecia. Há um comercial na rede televisiva que, depois de ter sido corrigida a pronúncia, a apresentadora completa: alopecia ou alopécia, como desejarem. Não! Ah! nessas horas, a flor do lácio sofre profundo abalo. Parabéns pelas explicações e pela voz maviosa e firme.
E fluido… então devemos lembrar que quando o u e o i são vogal e semivogal, temos ditongos e não são acentuados.
Sem falsa modéstia, apenas as palavras do "bônus" me surpreenderam.
Nunca imaginei que multiúso fosse
acentuada.
Abrigada, Lara, pela aula.
Abrigada?
Adorei o novo cenário, ficou lindo!
Professora, uma sugestão de vídeo seria sobre argumentação. Como montar um bom argumento? O que torna um argumento forte? Seria um tema bem interessante.
uma metr4nca ou um maço de notas tornam qualquer argumento forte; conversa fiada essa de ganhar argumentos e ficar dialogando ad nauseum. É assim que vamos aceitando todos os descalábrios de gente ruim.
Silogismo
O que mais me impressinou foram as conjugações verbais em 1pessoa.
Polir = pulo
Digerir = digiro
Competir = compito
Aderir= adiro
Gerir = giro
Valer = valho
Suar = suo
Rir = rio
Sorrir = sorrio
Quanta riqueza nesse vídeo!👏🏽👏🏽👏🏽
Toda vez que assisto a um vídeo seu, além de aprender algo, termino pensando assim: "Ah, tão linda ela!" rsrs Sempre transmite uma paz e bondade do seu ser, enquanto nos fala. 😊
Obrigada pelos ensinamentos.
Deus a abençoe. ❤
Eu estou amando os vídeos, pois a cada um novo vídeo assistido, vários ensinamentos
se apaixonou kkk
Lara sempre didaticamente maravilhosa e muito simpática. Obrigado por essas aulas aqui no UA-cam; 🙏🏻🙃🥰
Parabém, dileta professora; as suas aulas de português são imperdíveis ! Parabém também para aqueles que procuram aprender, pois 'Falar bem a própria língua não é uma prenda, é um dever!', como disse Júlia Lopes de Almeida !
Não sou nenhuma professora ou grande possuidora de cultura mas, acho de todas essas palavras a única que me surpreendeu foi reúso... Mas gostei muito de relembrar aqueles verbos de difícil conjugação e que quase ninguém se incomoda de esclarecer e muita gente passa por cima sem o mínimo cuidado... Falo do verbo Gerir, digerir, rir, suar... Ainda existe gente culta, que soa...kkkkk sinos que discutem por se achar mais sábia e que em realidade, lê pouco e presta pouca atenção nas palavras. Gostei muito dessa professora. Lara Brenner é Ótima!
Seja pra mim sempre fez parte do verbo ser.... Essa tal locução conjuntiva foi novidade para mim. E olhe que trabalhei meio século como revisora e redatora....😮 Vivendo e aprendendo! Tenho 73... Grata!❤
Vivemos tanto e todo santo dia aprendemos algo novo.
O acento em reúso e multiúso me surpreendeu muito. Obrigada!
Já pensou que gostoso conversar com uma pessoa assim. ❤. Você é apaixonante. Parabéns 🥰
O que me surpreendeu mesmo foi a tua aula, da gosto de assistir.
Pra mim isso tudo é muito difícil 😢 Se não existisse esse canal, acho que eu jamais me interessaria em aprender. Acho que ainda tenho um pouquinho de esperança para continuar... Obrigado pelos seus conteúdos 🙏
Me surpreendi com sicrano,fulano e …esqueci. Obrigada Lara. Português é lindo e precisamos resgatar esta língua tão importante para nossa compreensão do mundo ❤
Dica: nunca inicie uma frase com um pronome oblíquo. Você pode falar ou escrever: "Eu me surpreendi..." ou "Supreendi-me..." .
Pesquise sobre "próclise" para saber melhor sobre isso.
Eu, do alto do meu ensino médio, feito com muito bons professores de língua portuguesa, ali pelas décadas de 70 e 80, e ainda mais tendo uma poetisa lecionando até à oitava série, tenho muito apreço pelas normas cultas da língua. Sou um leitor de mais de 2500 livros, porém, acredito muito na "democracia comunicacional" e no valor intrínseco de cada pessoa enquanto um ser que comunica...
P. S.: gostei muitíssimo desta aula e a enviei aos meus filhos.
Esse bônus, o acento na letra u (ú) em palavras como multiúso e reúso, me pegou demais. Realmente não sabia, nunca tinha ouvido falar e , pelo que me recordo agora, não li essa utilização em lugar nenhum. (Talvez esteja lendo pouco, kkkk). E a explicação fez total sentido.
Obrigado pelos ensinamentos.
Parabéns, professora pelas explicações gramaticais. Gratíssimo!
Sequer imaginava que multiúso tem acento.
Sensacionais sua aulas, Lara!
Também nunca ouvi nada sobre
Em algum momento teve. Alguém sabe dizer quando foi a origem?
@@luiscaetano5681Esse "sobre" no final da frase ainda vai ser considerado correto, de tanto que é usado.
Aulas ótimas!!! E sempre enriquecedora porque ela não se limita a ensinar somente gramática normativa, mas inseri o ensinamento em um contexto que, muitas vezes, enriquece nosso connhecimento geral.
Cateter foi forte. Já tenho 12 anos trabalhando na saúde e nunca vi alguém falando do jeito certo.
Aprendi também no meio militar que a bala pode ser chamada de projétil ou projetíl.
@@claytonmonteiroscg1740... e é isso mesmo, ambos são corretos.
Também trabalhei na Saúde a vida toda e nunca ouvi alguém falar cateter, acentuando a última sílaba.
Que bom que ainda tem tanta gente que valoriza o idioma. Pois não é possível pensar sem a linguagem (eis porque Heidegger dizia que só é possível filosofar em grego e em alemão). Quem preza suas ferramentas importantes as mantém em perfeito estado.
Eu "pulo" meu carro foi a grande surpresa pra mim. Ótimo vídeo!
Pra mim também.
Explicação efetiva c muita simplicidade e competência. Obrigada.
Multiúso/reúso me surpreendeu. Inclusive, o corretor automático do meu Android não colocou acento em multiúso. Mas colocou em reúso.
Nada contra o "nem sequer" mas, tenho por hábito usar o SEQUER. Pra mim soa mais elegante. Só que, agora que conheci a origem da expressão e o sentido original da palavra SEQUER sozinha, vou ter certa dificuldade de usar.
Tua clareza e escolha dos exemplos são sensacionais.
Muito obrigado pela aula.
No seu texto, aquela vírgula deve vir ANTES do "mas", e nunca depois.
@@PauloPereira-jj4jvobrigado pela observação. Tenho muita dificuldade com isso.
Você é formidável. És uma pessoa importante para impulsionar aprendizagem pelos meios digitais. Sucesso sempre. Obrigado 💐
No seu exemplo (minuto 19:07) "eu suo muito quando vou a academia", o artigo "a" não deveria levar acento grave?
Sim, pois é uma crase (artigo feminino contraído com preposição).
Muito boa ideia de comentar sobre palavras que mudaram de sentido.
Tenho orgulho de me considerar bom em gramática, mas REÚSO e MULTIÚSO, acentuados, me surpreenderam. 🙊
Adorei o poema de Álvaro de Campos, a propósito.
Salvo engano (novamente), aqui em São Paulo teve uma lei, ou tem, que fala justamente do assinado da língua portuguesa nos veículos de comunicação, vejo nos caminhões de água de reúso o erro na inscrição, realmente deveriam ser punidos, senão verbalmente.
Me surpreendeu tb , escrevia sem acento.
Gratidão por compartilhar
Ando com ouvidos sangrando de ouvir erros gramaticais, ésta aula foi um bálsamo para eles.!😘
Incrível a sua capacidade de explanar , algo não muito palatável para a maioria, de uma forma acessível aos ouvidos e conhecimento. Não sabia do acento no " reúso, multiúso....
Fiquei surpresa com o acento nas palavras multiúso e reúso. Não havia me atentado a isso e faz todo sentido! Obrigada, Professora!
Que prazer ouvir as palavras da nossa língua tão bem pronunciadas!
Na parte do jurídico, achei que fosse falar sobre o “dolo”.
Quando eu tava na faculdade de direito, era impressionante como as pessoas falavam “dôlo”, e não “dólo” (o jeito certo)
Eu pensava que a pronúncia de "dolo" fosse com o primeiro "o" fechado. Obrigada por compartilhar isso.
Pior é o ornitorrinco, que sua pelo pelo.
A falta de acentuação foi uma demolição, e ninguém consegue me convencer do oposto.
Ânodo e cátodo hoje em dia são falados como se fossem paroxítonas, mas sempre foram proparoxítonas e acentuadas devidamente.
Tenho medo de ser ou parecer preconceituosa linguística mas a região sudeste, por exemplo, costuma pronunciar vogais de maneira fechada (como se houvesse acento circunflexo). No NE as vogais são pronunciadas de maneira aberta na maioria dos casos. Uma forma "mais latina" da língua. Óbvio que tem a ver com a construção cívica e geográfica de cada lugar em particular. Só uma observação.
@@GomesMaVi eu até entendo o que você diz, mas acredito que todos os sotaques diferenciam “eu ‘jógo’ o ‘jôgo’”, ‘sólo’ e ‘bôlo’.
Pra mim, soa estranho falar “môle” ou invés de “móle”.
Em algumas palavras até pode haver uma variação como em ‘fôme’ e ‘fóme’. Mas isso é exceção…
BOM dia , Lara tenho setenta anos gosta muito da tua aula, é muito importante pra mim.
Lara, eu gostaria que você fizesse um video sobre a palava "independente " , e
" independentemente " . Muitas pessoas usam essas palavras em contextos diferentes, obrigada!
Independente: só deve ser usado no sentido de não depender no sentido $. A esposa é Independente financeiramente do marido.
Independentemente do clima, haverá reunião.
Aprendi dessa forma 😊
Independente é adjetivo e independentemente é advérbio. Trocar um pelo outro não é recomendável, embora a maioria o faça.
Fantástica essa aula! Obrigada, professora!
Que maravilha, ver uma professora defensora das normas cultas! Parabéns, parabéns e parabéns! Jesus seja louvado.👏👏👏👏👏💥💥
Ué, ela n é professora de português?
@@asl1324sim, mas muitos dizem que é bobagem
@@lucianaalves5635 nn, é q eu quis dizer q como ela é professora de português ela obviamente é defensora da norma culta. Tem outros q n são?
@@asl1324 sim, tem. Eu fiz Letras e vi muita gente desqualificando ou menosprezando a norma culta.
Parabéns Lara. É maravilhoso encontrar uma pessoa que ensina a forma correta de se falar.
Pelo menos alguém está tentando salvar o vernáculo, Parabéns!
Obrigado Lara!
Suas aulas são tesouros do vernáculo!
Excelente vídeo! Fiquei curioso para saber o antigo significado da palavra "terrível". A única coisa que descobri foi que, na origem, "formidável" queria dizer 'terrível', 'aterrador'.
Provavelmente, tem a ver com "terrific" em inglês que significa "maravilhoso", ao contrário de "terrible", que, este sim, significa terrível.
*_'MULTIÚSO', QUE nunca escrevi na minha vida, esta é a primeira vez, embora a tendo ouvido tantas, me surpreendeu._*
Oiiii!!! Conheci você hoje, meio por acaso, e fiquei fã. Ensinar a língua portuguesa de forma bem-humorada e divertida é uma raridade. Agora, não largo mais o seu canal. Parabéns! ❤
Um muuuuuuuito comum que as pessoas usam e que podia caber em um vídeo desse tema é "gratuito". As pessoas costumam pronunciar "gratuíto", quando se deve dizer "gratúito". Obrigado pelos sempre maravilhosos vídeos.
É de doer a pronúncia "gratuíto".
Aqui no Rio, ninguém fala "gratuíto". Mas quando morei em São Paulo, passava raiva com isso. Nem todo paulista fala assim, mas é bastante comum, sim.
Eu não falo nenhum dos dois kkk
Excelente sua aula professora. Me surpreendeu a palavra reúso.
Meio dia e meia - como é bom ter vídeos como esse😅
Meio-dia e meia. Tem hífen.
Excelente aula tira-dúvidas .👏👏
Adorei todas as palavras abordadas, muito útil Professora. Destaco reúso e multiúso. Não sabia que tinham acento gráfico. Muito obrigada!!
Infelizmente muitos dicionários (principalmente os dos verbos) não contemplam essa escrita, nem o do Word.
Direta , simples , eficiente e delicada. Parabéns!
Lá se foram 10 anos perdidos aprendendo Português... eu achava que já tinha aprendido algo... de volta para os livros... amo esse canal
Fiquei triste com a parte do "sequer". Achei belíssimo o uso primordial no sentido de "ao menos", ainda posso utilizar? Parece-me mais coerente "nem sequer" não ser sinônimo de "sequer".
@@felixenriq Eu uso o SEQUER instintivamente. Mas confesso que depois dessa aula ficarei resistente. Aprender os significados da expressão e da palavra sozinha e saber que antes não tinham o mesmo significado bagunçou minha cabeça.
Só multiúso, que o corretor não corrigiu. O restante já estava na conta! Obrigado, fessora
Oxe, agora tem que ter permissão pra falar? Kkkkk meu Pai
EMEmwmem
@@Yah_dudurbiba Não é questão de permissão; todo mundo pode escrever como quiser, mas nem sempre isso é conveniente. No meu caso, que trabalho com escrita, preciso manter precisão e clareza. Por isso, sigo certas regras e normas para garantir uma comunicação mais eficaz e coerente, o que ajuda a ganhar destaque no que faço.
Legal!
Espero que muitas pessoas assistam ao seu vídeo.
Assim, meus pobres ouvidos sofrerão menos.
Não podemos sair corrigindo todo mundo que fala errado, por aí.
Mas é chaaaatooo, ter que ouvir e calar...
Assim não telinha muitos tirarão suas dúvidas, de maneira discreta.
Ainda faltam algumas palavrinhas que se ouve até na TV, um médico falar:"duas" gramas de sal...
E por aí vai.
Vídeo maravilhoso. Quem dera todo brasileiro pudesse assistí-lo.
Capriche aí : "Assistir a" ele...
@juliocesarfigueiro5256, seria "assistir-lhe"
@@Tomate9-cl9hlequívoco... assistir no sentido que foi expresso é transitivo direto
@@juliocesarfigueiro5256você vai "prestar assistência "? Se fosse assim você estaria certo
@@mariainescamposdejesus3714 O correto é “assistir a ele”, como disse o Júlio César, pois não se assiste o vídeo, assiste-se AO vídeo (VTI, portanto). “Assistir-lhe” não se pode usar, pois transmitiria o sentido de “prestar assistência a”, nisto você está certa.
Eu sempre gostei de Português, desde muito novo. Quando eu estava no 2 ano do primário, fiz uma redação a pedido da professora. Essa redação rodou a escola toda, em todas as classes de outros níveis. Os professores ficaram impressionados com a qualidade . Fico muito feliz quando encontro material de qualidade como o seu. Parabéns.
Fiquei surpresa com multiúso e reúso. MT obg por mais uma aula excelente!!!❤
Mais um vez parabéns! Eu nunca fui bom em português, mas realmente vejo muitos absurdos nas escritas na rede social.
Eu mesmo estou aprendendo muito com essas aulas.
Lara, parabéns... gosto muito das suas explicações, claras e diretas. Não sou brasileiro mas moro aqui faz tempo e gosto muito de aprender cada dia mais desta linda língua.
Na minha opinião as mais feias e que já vi alguns livros errarem. É a conjugação do verbo mediar e intermediar. Vi no livro a conjugações "ele media" e "eu medio". Sendo que deveria ser "eu medeio" e "ele medeia".
O erro inverso ocorre como piada do Tiririca conjugando ODIAR. "Eu odío" 😂😂😂😂😂
Saudações da Turquia, estou aprendendo português , seus vídeos são muito úteis.
A voz doce da professora soa como uma melodia para seus alunos.
Para de ser emocionado.
Não há nada errado com a emoção. Cada um a expressa da maneira que bem lhe aprouver.
@@u1teixeirat559
a diferença entre o louco e o gênio é o resultado. Se vc se expressa de maneira inadequada vais colher resultados ruins.
Suas aulas são simplesmente ótimas! Aprendo muito com você!
Dois amigos estão na academia pulando corda. Um deles comenta:
- Preciso achar alguém que saiba polir um carro- O outro responde:
- Eu pulo bem!
- É, eu estou vendo que você está pulando muito bem!
- Nãão! O que eu estou querendo dizer é que eu sei polir um carro muito bem.
- Ah! tá! Então você pode ir comigo depois da academia para chegarmos a um acordo sobre quanto você cobra para polir meu carro?
- Por mim, tudo bem.
Então os dois amigos continuam se exercitando na academia.
Desculpa, não pude resistir sobre a utilização deste verbo. Seus vídeos são maravilhosos! Me surpreendi com essa questão do verbo, não imaginava que o pulo de pular também pudesse ser utilizado para polir ou giro de girar pudesse ser utilizado em gerir. Obrigada por trazer mais conhecimento sobre o uso da escrita!
Em reunião da diretoria, eu, contador, inquirido sobre os problemas do balanço, disse: Tudo corretíssimo, eu giro muito bem o negócio. E tive que ouvir de um funcionário: Girou o que? Se for o que penso, por que girá-lo? E o que tem a ver com a reunião?
Kkkkkk
18:20 é o caso tb da palavra SAÚDE, e normalmente não temos dúvidas de que a palavra saúde é acentuada!
Tenho ouvido muitos jornalistas usando o verbo ter no lugar de haver com o sentido de existir. A mim não me parece ser um grande problema. Acredito que, com o tempo, ele tomará o lugar de haver ou, pelo menos, com ele conviverá. Entretanto, empregam o verbo ter no plural, quando deveria estar no singular, já que é impessoal. Exemplo: “Tinham dois jogadores impedidos.”; “Na semana que vem terão outros jogos.”. Não faltam exemplos.
Nossos jornalistas são " cruéis assassinos" da língua portuguesa. Um horror!
Eu tive poucas surpresas c cerca das palavras. Interessante está aula. Parabéns. Hortegal
Professora, e a palavra "muçarela" que nas embalagens vem escrito "mussarela"?
Mesmo que "muçarela" esteja certo, mussarela se popularizou, provavelmente por conta de alguma língua sla, mas por ser famoso, pode até se dizer que é "correto" agora, talvez...
Professor you are amazing! Tenho 60 anos e amo estudar idiomas. Te encontrei aqui no UA-cam e ja vi que preciso reciclar. Sucesso sempre. Assisto vc daqui de Toronto.
O vídeo está excelente. Parabéns! Eu sempre vejo um monte de fabricante que "escreve" em seus produtos muSSarela e não muçarela. Quem sabe você traz esse assunto num próximo vídeo.
Eu quero muito o vídeo de palavras que mudaram de sentido.
Eu não sei quem tem o sabor de mel. Se a professora - com o devido respeito- ou se a aula. Ah, já sei! Caetano que o diga: meu amor pela flor do Lácio e seus substratos. Literatura, gramática, linguagens, riquezas de oralidade, figuras... Afinal foi ela que me passou em sete concursos. Nessas aulas os sabores se misturam como mel, um produto que nunca estraga. "Vespa fabricando mel"...
🎉🎉🎉🎉🎉👁️💓👁️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Não seria Professora? Mulher sabemos que é mas penso q seja professora
Tbem.
Parabéns professora!
Rubrica (com a tônica no BRI e não no RU)
Caibo (conjugação do verbo caber)
Ameiiii, parabéns Lara Brenner. Estou feliz demais ir ter descoberto você.
Não estou atrás de erros, mas, explique 8:06 - "Uma parte substancial das pessoas acham que..."
Uma parte substancial das pessoas é mais de uma pessoa e quem acha não é a parte mas as pessoas....A pegadinha é olhar o verbo principal da frase (eu acho) por isso tá todo mundo colocando no vai quando o verbo principal é suar.
Não tenho muita certeza pq não sou professor de português, mas sempre que vou escrever alguma coisa formal usando esses termos eu dou uma olhada nas regras e o que mais me assusta são as excessões.
Acho que essa virgula depois de 'pessoas' está mal colocada, não está?
Concordo com tua observação.
Uma parte… A maioria…
Sensacional professora.
Obrigado pela aula.
0:30 achei que você ia pontuar o fato de ser com R husasahusahusahusahu aqui onde eu moro essa palavra se fala com L
Belíssima apresentação!
"Tempos melhores hão de vir"
Tempo = há >>> Tempos = hão
Maravilhoso!!! Você é excelente no ensino do nosso lindo idioma.
Apesar de ter achado terrível essa última reforma ortográfica, ainda considero o português uma das (senão a mais) bela das línguas.
13:58 - Esqueceram-se de colocar o acento grave indicativo do fenômeno da crase em "Eu suo muito quando vou à academia."
Que confusão com o "suo" e com o "a". Acho que não entenderam a explicação do verbo "suar" ou a minha cabeça deu um nó?
Provavelmente, tratou-se de um equívoco do editor.
Amigo @felixenriq, excelente observação!
De modo imediato, a crase é bem-vinda aí.
Eu disse "bem-vinda", por ser cabível a crase.
Mas --- atenção! --- pode não ser obrigatória...
Por que? *Se "academia" for de sentido genérico* .
Como saber isso? Pelo exame do contexto.
acho que cai naquela regra de que o verbo principal não é o "ir" e a crase no caso não é necessária. Lembro de que crase também é usada para reforçar a sensação de movimento.
Como não sou especialista em tugueis eu sempre olho a regra em algum lugar quando estou na dúvida e as excessões são cruéis.
@@egidiocampos1918Correta a sua observação, porque a falta de contexto sugere a possibilidade de isso ocorrer ao ir a uma academia qualquer, subentendendo-se, nesse caso, o artigo indefinido "uma", o que não justificaria o acento grave indicador de crase (junção de dois sons vocálicos idênticos: preposição A + artigo definido feminino A). Se houver somente a preposição A, não caberá o acento grave. Nesse exemplo, a preposição A antecede o artigo indefinido feminino UMA (não tem a+a). É esta a regra básica e simples para entender a crase, mas os grsmáticos e professores complicam tudo. Na verdade, a pessoa precisa saber regência verbal e nominal ( verbos e palavras que exigem a preposição A), bem como o uso obrigatório ou não do artigo definido feminino A antes das palavras. Afinal, todas as regrinhas/macetes sobre crase resumem-se a isto: a+a. E é por isso que a crase é classificada como
obrigatória, facultativa ou inexistente.🙏
Muito obrigado , professora ; você explicou muito bem .