Devemos ligar o foda-se para tudo e todos que não importam. Mas temos que ter cuidado para não querer ser o "Fodão" da vida. Humildade sempre. Eu tô seguindo essa linha, mas nunca vou ser um Ateu de forma alguma. Pois nunca vou me achar tão inteligente e soberbo assim. 😅 Só Flow agora... 👊✌️
Admiro muito Nietzsche, como também admiro demais o apóstolo Paulo, sua biografia é maravilhosa. Independente da descrença ou crença de ambos, são humanos de primeira ordem. Convivo muito bem com a diversidade , pra mim isso me enriquece como ser humano.
Partilho da mesma ideia. Gosto de"beber" em várias fontes, e conhecer novos tipos de pensamento. Na minha opinião o conhecimento não pode ser limitado á um partido...
@@patricialima0702 Olá, hoje em dia não é só difícil ter uma opinião própria, nesse país é quase proibido. Como dizia Luther King, "se você expõe sua ideia, cria inimigos", é o que estamos vivendo no Brasil.
@@marcioe.7579 ,sim, você disse tudo, mas eu sou uma dessas pessoas que digo o que penso, sem nenhum constrangimento. Jamais tentei impor meu pensamento a alguém que pensa diferente. Já fui agredida aqui mesmo no UA-cam, mas quer saber, não ligo a mínima. Digo o que acho que é o correto e leio às vezes o que as pessoas pensam, jamais contestei ninguém. Prezo pela educação e pelo respeito ao pensamento de cada um.
@@patricialima0702 Eu penso que quem disse tudo foi você! Meu nome é Márcio, sou psicanalista, filósofo e assim como você, prezo pela educação e um bom diálogo. Já fui ofendido inúmeras vezes aqui no youtube e também não ligo. Se a pessoa acha que está correto "escrever errado", quem sou eu para discutir com essa pessoa, não é?! Parabéns pelo seu pensamento e se quiser, vamos mantendo uma conversa. Hoje em dia está realmente muito difícil (ou até mesmo raro) encontrar pessoas como você.
Como ateu posso dizer que sou mais triste hoje do que na época em que era cristão. Saber que estou sozinho é horrível num primeiro momento. Ter descoberto que os humanos criam fantasias para conduzir massas foi desanimador. Porém, estou aprendendo a lidar com essa nova fase, de forma bem lenta e dolorosa.
Olá! E que tal voltar a ter esse relacionamento com Deus e Ele preencher esse vazio e essa tristeza? E quem sabe ter sonhos proféticos com o próprio Deus te chamando???
@@bike672 Como ex-cristão, eu compreendo sua sugestão, mas para nós, ateus, é como se você dissesse "que tal voltar a acreditar em Papai Noel? Quem sabe ele lhe traga presentes no natal?". Digo isso respeitosamente, claro.
Concordo plenamente, eu conheço alguns ateus legais que não são chatos, mas a maioria dos ateus praticante mesmo, tende a ser chato e achar sempre inteligente. E respeito a diversidade e crenças e descrenças das pessoas mas tem muito ateu chato mesmo.
Eu sou um ateu que gosta de fazer as pessoas pensarem. Por que você crê? Pra que você precisa crê? Isso beneficia quem? Por que você acredita que os textos da bíblias são a verdade absoluta e pra que isso serve realmente? Quem é deus pra você? Pra que deus serve? Etc, etc, etc
@@diego-matos Entendo sua ideia de questionamento mas , Mas aprendi que não é certo questionar o que uma pessoa deve ou não crê. Na minha opinião conservadora. Enfim discussão não vai mudar a opinião de ambos os lados.
@@edisoncolorado4285 a sífilis + o surto que ele teve ao ver um vizinho espancar um cavalo... Busque o texto sobre isso... Depois desse ocorrido, ele definitivamente nunca mais voltou ao 'normal'. Não é dado como certo essa história, mas busque se inteirar sobre, muita coisa faz sentido... Imaginar a cena dele abraçado com o cavalo e chorando descontroladamente é algo muito intenso e comovente. Mas de novo, intere-se sobre o caso pra então refletir melhormente e tirar a sua conclusão com as informações.
O q noto é q alguns ateus passam por uma fase de serem chatos realmente, mas não são chatos o resto da vida. Até vc Pondé pode ter passado por isso e não lembra.
Eu nunca fui um ateu chato, eu era um ateu insuportável. Só não fui expulso de casa porque era eu que sustentava a parada. Mas fui expulso das Testemunhas de Jeová e virei o extremo oposto do que eu era. Ah, me tornei ateu ainda nas TJ e esse foi o motivo de minha desassociação.
Garotão Davi, não se faça de bôbo e você sabe sim muito bem que assim como tem homens e mulheres ateus e atéias chatos, mas com certeza tem também sim muitos homens e muitas mulheres por aí que são cristãos católicos e evangélicos e religiosos e frequentadores de igrejas que também são indivíduos chatos e que por exemplo ficam sim querendo obrigar e impor aos outros o "Jesus" e o "deus" e a religião que acreditam. Eu sou ateu e não cristão e eu por exemplo já senti isso na pele de pessoas mesmo sabendo que sou ateu querendo me obrigar ao que eles chamam de converter que é fazer os outros acreditarem no "Deus" e no "Jesus" que eles acreditam e querendo me obrigar a ir para a igreja que frequentam mesmo eles sabendo que sou ateu e não cristão e não religioso. Tem muitos homens e mulheres cristãos católicos e evangélicos que são chatos pra caralho.
@@rodrigocardosoalmeidadesou4660 kkkkkkk já passei muito por isso! O que até hoje acho bizarro, é que tem gente que não põe os pés em uma igreja a anos ou décadas, se já leu a Bíblia alguma vez, foi aquelas passagens clichês e pontuais, como o Salmo 91 ou 23, mas quando se diz que é ateu, imediatamente a pessoa vira apologista cristã. Imediatamente o cara ou a dona diz: "pois eu acredito muito em Deus". Nos meus tempos de ateu chato eu dizia na hora: grande porcaria, tu e mais 7 bilhões de pessoas acreditam nisso aí!!!
Hoje tenho 41 anos, eu praticamente nasci e vivi no meio religioso protestante evangélico brasileiro, mas sempre tive muitas dúvidas sobre esse deus que a religião me apresentou e nunca obtive respostas, hoje vejo as coisas de outra forma graças a filosofia que responde a muitas de minhas dúvidas.
Hoje eu penso que cada um tem direito de viver do seu jeito, com as suas crenças, valores etc. E não cabe julgamentos. Tem muito católico por exemplo que prega a palavra de Deus, mas suas atitudes são de pessoas do mal. E tem ateu que vive mais o cristianismo do que esses "santos". Mas é claro que a hipocrisia está em todo lugar.
Sou Goiano e moro em Goiânia/ Goiás. Garotão Fábio Gonçalves, sou ateu desde a minha infância e também não sou nem um pouquinho cristão e nem um pouquinho religioso. As vezes falo que o fato de acreditar em um "Deus" e em um "Jesus" não quer dizer nada e também não é comprovante ou atestado de boa índole e bem de sinceridade e nem de bondade e muitas das vezes eu vejo sinto e observo muito ao contrário em muitos homens e mulheres cristãos católicos e evangélicos que vejo por aí. Desde a minha infância vejo e observo homens e mulheres que se dizem cristãos católicos e evangélicos e religiosos e frequentadores de igrejas que tem o hábito de falarem muito em um "Jesus" e em um "Deus" e infelizmente são mentirosos, falsos, demagogos, falsos moralistas e falsos puritanos e falsos e que pregam uma falsa santidade e se passam por quem não são e vai por aí e não estou generalizando, mas tem sim muitos por aí homens e mulheres que são e agem assim com base na mentira e na hipocrisia. Sim, isso mesmo, em todos os ambientes da sociedade e também é óbvio dentro de igrejas católicas e evangélicas desde sempre e desde que o mundo é mundo também tem mazelas, sujeiras, Mentiras, falsidades, demagogias, falsa santidade e falsa moralidade e falsa pureza e lobos camuflado em pele de cordeirinhos. As vezes falo que as aparências são enganosas e impostoras e o fato de homens e mulheres estarem dentro de igrejas católicas e evangélicas não significa que são "anjos" e "boas pessoas" não e as igrejas católicas e evangélicas e também a bíblia servem de esconderijo e de camuflagens e de máscaras para muitas pessoas esconderem quem de fato são e para esconderem muitas coisas por exemplo sujeiras podridões e mazelas, consegue me entender garotão Fábio. Eu por exemplo tenho vizinhos cristãos católicos e evangélicos e frequentadores de igrejas que como seres humanos são péssimos humanos e são mesquinhos, soberbos, fofoqueiros, arrogantes e vai por aí e tenho colegas e amigos ateus e atéias que não são perfeitos, mas que são ótimos seres humanos sinceros esse bom coração e vai por aí...
Viver ressentido e com medo são atitudes totalmente contrárias ao ser religioso. Uma religiosidade autêntica é um caminho de reconciliação e confiança.
Sobre o ateísmo: - num sei, mas não consigo ver o acaso no comando do universo e da existência. Sei lá, isso tudo aqui com certeza (pra mim) tem um diretor, um autor, um arquiteto, sei lá. Quero dizer que: eu não consigo acreditar na inexistência de um autor da existência (ficou estranho kkkj). Mas isso aqui é só meu pensamento. Será que é pecado dizer oq pensamos? Pq daqui a pouco vai surgir um fanático me ofendendo e tudo mais kkj
Achei muito interessante seu comentário. Principalmente porque vc não chama esse tal comandante do universo de deus. Eu sou setico. Penso assim como vc. Não me declaro ateus, apenas não tenho certeza da existência de deus. Ninguém peca não acreditando naquilo q não acredita.
Eu tenho certeza que o Deus cristão não existe porque vendo pela história é só uma forma de dar esperança para as pessoas e ao mesmo tempo comandar elas através do medo do pecado,mas sobre a existência de um "autor" eu não descarto a possibilidade.
Logo quando me tornei ateu, bem, não foi fácil. Acreditar em divindade é reconfortante, anestésico, é o ópio do povo mesmo. Então logo que eu abri os olhos, tive mesmo a tendência a achar que quem é religioso é estúpido, automaticamente. Claro, eu ainda acho que quem é religioso é estúpido, mas não que seja uma questão de inteligência. Eu penso que pessoas religiosas são ignorantes muitas vezes involuntárias, pois tem todo aquele contexto de nascer religioso, crescer dentro de religião, o que acaba sendo uma idiossincrasia hereditária; também o pobre coitado que acredita cegamente nesses contos da carochinha porque, de fato, não tem mais nada na vida. Neste quesito se enquadram principalmente as igrejas evangélicas, que se colocam na sociedade como uma ferramenta justamente de resgate social. Na Suécia, quase 80% das pessoas se declaram ateus ou agnósticos. Há um indício de que isto acontece lá porque lá as coisas funcionam: quando a pessoa está doente, procura um médico; quando está pobre, procura trabalho ou auxílio; quando tem um problema jurídico, procura um advogado ou a justiça do estado; e as coisas funcionam. O fenômeno da religião na américa latina é justamente adequada a este contexto, quando nada funciona na vida do cidadão comum - a igreja está sempre lá, de portas abertas, com pílulas douradas de alívio imediato para qualquer problema que você possa imaginar. "Basta orar". Então hoje eu entendo os religiosos como vítimas de uma sociedade injusta, desigual, imbecilizante e que oferece pouquíssima formação intelectual reflexiva para o cidadão comum (e mesmo para as classes médias). São vítimas, não idiotas.
@@homero4826 Gallup Poll found in 2016 that 18% of Swedes self-report as atheist and 55% as non-religious. Sweden's official website asserts that just three out of 10 Swedes state that they have confidence in the church.
@@Gui1988-y8p, 55% é não-religioso. Ñ ser religioso ñ significa q seja ateu e nem agnóstico e ñ necessariamente faz a pessoa ñ ser cristã, pq tem muitos cristãos q ñ são religiosos, pq ñ frequentam uma instituição.
Na balança das decisões, o lado da razão deve sempre estar mais pesado. Se seus sentimentos falam mais alto que seus fatos, é assim que nascem monstros.
É exatamente o contrário... exemplo: os nazistas que exterminavam pessoas na câmara de gás e iam jantar em família, até oravam antes da refeição... Isso acontecia pq acreditavam racionalmente que era o melhor a ser feito e só pensavam assim pq eram desprovidos de empatia (emoção/sentimento).
Sou Cristão e tenho todos... TODOS! Os livros de Nietzsche, algumas pessoas da igreja dizem que estou endemoniado por ler um autor como ele kkkkk, mas as ideias dele a sua Filosofia é cativante, provocativa e tambem me deixa com a semente da dúvida. No fim das contas to mergulhando profundamente nessa Filosofia de Nietzsche!
Sou agnóstico, enquanto a maioria das pessoas que circundam ao meu redor são adeptos as variáveis crenças, majoritariamente ao vínculo familiar. Concordo tudo que foi explanado pelo Pondé, a demasiado pessoas denominada de "Ateu" que excede certos limites, usualmente o intuito de se caracterizar como Ateu provém de uma ambição de desenvolver tretas com outros religiosos, isso acontece com os religiosos também (Abomino a inclusão de uma divindade em contextos sem nexo). Porém respeito as variáveis religiões que predominam no mundo, minha amiga, uma garota sensacional, já me convidou pra ir na Igreja, eu aceitei tranquilamente, não há nenhuma razão para eu impor restrição baseado pelo fato de ser agnóstico, assim também como há uma constância de casos que as pessoas dizem "Deus abençoe você", eu simplesmente respondo, "Obrigado!"... Tem gente com um ego tão elevado que implica em questões como essa.
Eu fui no vidente seu Nasser Bandeira em Curitiba ... vem o diálogo : - Tem uma macumba muito forte em sua vida ... se não desmanchar vc perde tudo e até sua mulher se separa de vc .. - quanto ? - três mil reais e tudo se soluciona.. - quer dizer que se eu deixar are minha mulher se separa e se eu pagar ela fica ? - Exatamente .. - Deixa a macumba, seu Nasser .., ( minha mulher ta comigo até hoje ...) !
Sensacional... penso o mesmo sobre ele... um poço de dualidades... mas filosoficamente ele era bem direto e realmente amante da síntese humana! Sempre achei mais fácil levar o pensamento para esse lado e acho q ele tb entendia isso. Mas disso para aplicar essa linha são outros 500 e nisso apareciam as dualidade dele entre a VIDA e a FILOSOFIA de Nietzche! Por isso tb que concordo quando o Pondé fala sobre o SUPER-HOMEM do pensamento Niilista e da sua tendência a utopia que contraria quase que TODA SUA OBRA... Acho q isso era um retrato em FUL HD dele como pessoa! É muito dhra quando vc lê comentários de pessoas que CLARAMENTE entenderam a obra do mestre! Parabéns irmão!
@@fabiofmetal para ser sincero, eu TENTO entender Niezthiche e é exatamente isso que desperta o meu interesse; essa curiosidade inesgotável, esse aspecto incognito dele. O seu comentário é belíssimo e reflete a face que quem entende realmente o seu legado. Obrigado por me responder.
Eu gosto da ideia de interpretação individual dos ensinos bíblicos.. inclusive acho que á um bonito ressentimento para de nit para com algumas virtudes do evangelho, creio eu na minha tola afirmação que o crepúsculo dos ídolos nada mais é que Isaias 44. Obrigado pelo video Pondé, um pequeno admirador seu aqui da Bahia!
Nietzsche foi uma das pessoas que mais acreditou em Deus no mundo, ele não perdeu a fé em Deus, e sim na humanidade. "Deus está morto! Nós o matamos, eu, você, todos nós!" frase do livro "Assim falou Zaratustra"
Essa interpretação sua é muito forçada e ilusória, afinal Nietzsche desprezava e criticava elementos, ideais e conceitos oriundos das instituições políticas e Religiosas...
@@heliezerdesouza Mas Nietzsche não acreditava em um Deus religioso, ele acreditava que as religiões são máquinas criadas para controlar os mais fracos e reprimir os desejos dos mais fortes. Ele era Deísta, ou seja, acreditava em Deus mas não tinha religião. Claro, eu sou Cristão Católico e grande admirador de pensadores como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, portanto, obviamente não concordo com as idéias de Nietzsche. Mas um dos maiores absurdos que existem é dizer que o cara era Ateu, Nilista, Socialista e Nazista, quem diz isso não leu a obra dele.
Por enquanto o Brasil ainda é quase 100% cristão. Se acontecer de as raízes tradicionais religiosas serem destruídas aqui como aconteceu na Europa, acho que vai demorar mais algumas décadas.
Creio que seja o ressentimento, tanto na Política quanto na religião. Incluiria até o futebol, conseguimos "odiar" quem agente não conhece por causa da cor da camisa do time
Sou católica "praticante", creio em Jesus Cristo, e devo dizer que você , Pondé, é um Ateu extremamente inteligente, você sabe falar sobre todas as crenças sem ofensa e com muito bom humor ! Adoro assistir os seus vídeos , é enriquecedor!
Na verdade há sobre esse tema em Nietzsche a cena da morte de Deus, que não é equivalente a ser ou não ateu. Nietzsche nunca discutiu a crença no âmbito privado. Chama-lo de "ateu praticante" é um erro conceitual. Ele não foi um simples advogado do "ateísmo". É um pouco mais complexo do que isso. Não há em seus escritos conselhos. Sobram descrições do desencantamento do mundo do século XIX (um tema clássico para muitos outros escritores a ele contemporâneo) e agudas criticas ao cristianismo. Criticar ou até descrever a implosão do cristianismo não é "pregar" o ateísmo. Nietzsche deixou remédios fortes sem bula ou prescrições de uso, e se o ateísmo pode ser para ele "menos grave" do que o cristianismo, não significa conforto (como o Pondé também pontuou no final). Uma excelente análise de Nietzsche se dá pela professora scarlett (que foi professora do Pondé na filosofia-usp) e é uma das maiores especialistas no mundo no pensamento do pensador do bigode grosso.
Eu vou falar da minha experiencia. Sempre vivi em uma familia reliosa e com amigos religiosos, mais especificamente cristãos. Contudo, desde pequeno não concordava com as inúmeras contradições que a própria religião e a bíblia possuíam. Fui crescendo e não concordando mais ainda, no entanto sempre me diziam que eu precisava do discernimento do espírito santo para entender. Depois que iniciei a faculdade de direito, me aprofundei muito na filosofia, com isso, fui me afastando mais ainda da religião, até chegar o momento que vi que não acreditava em um deus. Foi fácil? Não! Apenas o estudo me libertou. E quando digo me libertou, é na mais pura acepção da palavra, pois tirei um peso enorme das costas e vivi de forma mais simples e menos pesada. Entretanto, nunca tive paciência em ouvir ou ver cristãos ou até outras religiões expressando as suas ideias. Essa falta de paciência fez com que eu ficasse indignado com a falta de uma raciocinio mínimo dos religiosos e sempre eles buscando me "exorcizar" da minha heresia. Não me considero inteligente e muitos menos revolucionário, mas você chegar a conclusão que não existe um deus, tem que ser no mínimo corajoso e crítico. Não sou de desrespeitar os cristãos ou outros religiosos, mas creio que devemos expressar nossas ideias ateístas, uma vez que não está sendo saudável ser um religioso hoje em dia, basta observarmos o que ocorre no Brasil e no mundo. E digo com toda a certeza, religião mais afunda nossa sociedade do que ajuda a mudar.
@@TheQuedolaomer Sim, pro Podé também, eu acho. Eu tive uma crise na fé na adolescência, fiquei a fio de me assumir atéia. As Escrituras explicam isso, o ser humano tem uma repulsa por Deus por causa do pecado. Até que eu estudei mais teologia, a minha religião, e minha fé ficou mais forte, me dando esperança e sentido na pessoa de Jesus Cristo.
Na verdade o ser humano precisa de um suporte moral ou intelectual. E é justamente isso que nos faz humanos. Sem isso, a única diferença para os animais seria nosso raciocínio delimitado.
Sei que vou desagradar e incomodar você com minhas palavras sabendo que você é cristã, mas falo que A ciência que é séria até hoje nos tempos atuais não comprovou não que um dia existiu o tal "Jesus" na história da humanidade. O tal "Jesus" e o tal "Deus" nada mais são que grandes ilusões, abstrações, fantasias, mentiras, enganos farsas e embustes que homens e mulheres acreditam segundo o que chamam de "fé" e segundo uma "tradição religiosa". O tais imaginários e fantasiosos "Jesus" e o tal "deus" foram criados e inventados por conveniência pelas religiões e igrejas católica e evangélicas que desde sempre são dogmáticas, fundamentalistas, moralistas, repressoras castradoras e punitivas, retrógradas, arcáicas e infelizmente também são bastante pré-conceituosas e bastante homofóbicas. O tal "Jesus" e o tal "Deus" por si só são mentiras, farsas e grandes enganos.
O equilíbrio entre essas duas forças antagônicas: Fé X Ciência é necessário e até essencial para que a humanidade tenha chegado onde chegou. Se essa balança pende pra qualquer um dos lados há uma desordem, um caos. Exemplos na história são o medievalismo e o paganismo bárbaro.
Não tenho problema com religiosos não praticantes. As pessoas podem escolher o folclore que quiserem para sentir-se menos frustradas, desde que não tentem enfiar seus códigos morais baratos goela a baixo na sociedade através da política.
Engraçado é que o problema de Nietzche com o cristianismo é o consolo trazido pelas bem aventuranças e como as pessoas lidavam com as suas palavras na forma de hipocrisia. Com relação ao sofrimento, Cristo passou por todas as provas por praticar aquilo que Sócrates fazia. Incomodou e pagou na forma de castigo fazendo suas palavras terem valor, no mínimo dentro do conceito Moral. Eu desafio aqui, alguém que questione a Moral cristã. Não dogmas e milagres. Mas a Moral. Ou código de conduta. Nietzsche passa pelos mesmos percalços pregando os mesmos preceitos. Considero um dos melhores filósofos de todos os tempos por confrontar, mostrar a importância das virtudes e que só chegaremos a ela, através do... sofrimento.
Antes de ver o vídeo vou comentar: Estava em uma discussão e acho q Nietzche convivia com uma dualidade entre o ateísmo e a forte sociedade cristã alemã da época! Ele era um atacante ferrenho das INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, mas acho q sentia respeito pela positividade da FÉ! Acho até que entendia a fé como um mecanismo Humano e por amar o humano respeitava essa condição! E ATEU PRATICANTE é uma expressão muito relativa, pq o que o ateu mais pratica é equilíbrio e um ceticismo filosófico que vai contra destruir dogmas e conceitos, mas sim adotar seus próprios conceitos por meio da ciência e da razão, ao longo de uma estrada a ser construída diariamente regada a busca de conteúdo. MINHA HUMILDE OPINIÃO!!! Agora vamos ouvir o mestre Pondé dar uma aula sobre Nietzche e ateísmo!!! BORA PRO VÍDEO! Pós vídeo: O Pondé se explica muito melhor que eu! HAHAHAHAHAHAHAHAHAH... sensacional!! Como não absorver o conteúdo desse monstro, hein? Quando ele fala que o Nietzche entende que ser ateu não é sinônimo de superioridade e facilidade foi o q quis dizer como um certo DUALISMO de pensamento. Acho q ele tinha uma total capacidade de absorver o que era a=o pensamento social religioso e entendia que o ateísmo talvez seria um pouco complicado para a sociedade cheia de AMARRAS cristãs. Mas vislumbrava uma
Eu entendo q o ateu praticante é um prosélito. Geralmente são ex-evangélicos q levam no subconsciente a necessidade de espalhar as verdades da fé dele. Muitos sequer são céticos de fato, pois acreditam em qualquer teoria da conspiração que busca invalidar alguma religião. E tbm são dogmáticos.
Isso é algo interessante , quando você comessa a estudar história , ciência , filosofia , e intender certas perspectiva , você consequentemente vai ser ateu , a não ser que por algum complexo mental, ou obsessão por algum desejo obscuro pode acabar ainda crendo em alguma divindade esperitual , mas e a analogia que eu uso com meus amigos, eu não me quis ser ateu, sinplismenti cressi e intendi que a ideia do papai Noel que me contavam não era real como algo existente e sim com algo simbólico para se adequar a alguma lacuna necessária ,
Inteligentinho ou não..ele não deixa de estar certo. A ignorância é uma dádiva....ou dá-se a Deus o ônus de nosso sofrimento ou fazemos tal como Camus apontou: cometemos suícidio filosófico. Até hoje fico entre a cruz e a espada entre as duas opções e acredito que muitos também estejam.
@@sevnesioran6193 Ele está certo em partes, né? Primeiro porque todos optam pelo caminho mais fácil, isso é da natureza humana. Segundo, pensar não vai te salvar da morte, da angústia, do fim. Pense bastante durante a vida e morra do mesmo jeito que um ignorante. Estupidez e sabedoria são irrelevantes na hora da morte. A fé é inerente ao homem, por mais que a gente odeie esta constatação.
Pondé, preciso mostrar meu trabalho de tcc pra você. O tema é a "Pesquisa exploratório sobre grupode canto coral "canto de luz": A música com instrumento propulsor de uma vida mais saudavel na terceira idade". Fala sobre a longevidade e dados interessantes!!
A possibilidade do mal ocorrer mostra que Ele é bom e ama verdadeiramente, se o mundo é mal é porque nem todos decidem fazer o bem, e Ele não obrigar as suas criaturas a fazerem o bem, mostra que Ele não é manipulador. Fome no mundo, é culpa de Deus ou do ser humano? esse ser humano que escolhe não dividir e pegar tudo para si? é obviou a resposta. A Bondade de Deus, não significa a não liberdade daqueles que Ele ama, de fazer e pensar o que bem quiserem.
Sei o que é isso. Aqui no trabalho tem um ateu assim, "praticante". Chega dar dor de cabeça. Tenho uma relação bem distante com os as religiões, porém sou indiferente. Cada um acredita naquilo que se sinta bem sem ter que questionar a forma de pensar de ambos.
Eu também confesso que fui um ateu chato. Falar da inexistência de Deus era meu assunto predileto. Depois percebi que discutia e perdia amizades por causa disso. Aprendi a respeitar a fé alheia. Alguém ja disse: " A fé não requer provas" . Vou tentar convencer alguém de que ele está enganado por acreditar em Deus pra quê ?
Não me baseio pelos filósofos dos séculos passados.Tenho meu próprio raciocínio. Dificilmente pego trechos de suas falas.Até porque sou capaz de formular meus próprios conceitos.Sou filósofa cristã,meu direito de expressão...a tal liberdade de escolha.
Afirmar ateísmo em Nietzsche é um equívoco, para aqueles que defendem um ateísmo no mesmo, ok! Mas, particularmente falando, estudo Nietzsche em minha especialização e afirmo que não, finalizo esta mensagem com uma frase de Voltaire: “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las.”
Acredito que "crenças" e "não crenças" são construções humanas ligadas à nossa cultura mas também ao arcabouço da nossa psique. Cada um veste a roupa que melhor lhe serve e vamos em frente.
Não acho que o ateísmo seja o mais fácil, é o mais lógico, desde quando se começa a questionar e pesquisar de forma imparcial, vai ficando claro que tudo passa de uma necessidade humana de questionar sua existência, ou talvez justificar sua própria existência, mas de fato o que temos são um monte de crenças tendo como base a fé, e a fé é cega!
Sou ateu com muito orgulho, mas não me acho mais inteligente que os crêem. Tenho respeito por todos as crenças a laicidade do estado deve ser respeitada. Mas gostei da ironia no final;agora quero ver estes videntes dizer que vê em seu futuro uma viagem,kkkkkkkkkkkkkkkkkk........só se for alucinógena.Nietzsche era um gênio muito, mas muito a frente de seu tempo. ZARATRUSTRA explica.se desacreditar é o caminho não sei,mas é a minha escolha.respeito a escolho dos outros, logo ,mereço respeito.
Quando um ser humano toma algum caminho, e o denomina, como religiosidade, religiões, cristianismos, ateísmos, enfim... Exerce suas habilitações humanas que o definem como tal, atributos que o impelem a pensar, analisar, pesar, concluir, decidir, percorrer... Tais arquiteturas do ser, não são suficientes para qualificar ou desqualificar DEUS, e ESTE SER não cabe nem na afirmação nem na negação, e ou nem na afirmação de negação como "sou um ateu"... Apenas expõe o turismo mental por estas regiões... Por estes posicionamentos, DEUS, não está presente em nenhum aspecto como um ser em julgamento por qualquer dos lados antagônicos a ELE... Apenas os lados podem se degladiar ou se harmonizar em acordos ou desacordos, afinidades ou desafetos, e as convivências podem ser possíveis ou não... Mas DEUS não faz parte destes movimentos lúdicos e elementares que o ser humano cria para tentar chegar a algum início conclusivo... Alguns podem construir argumentos mais eloquentes, mais inteligentes, mais impactantes, mais emocionantes, mais frios, mais sintéticos, mais difusos, mais exaustivos, com milhares de páginas ou apenas algumas linhas, muita oratória ou simples conjecturas, opiniões ou elaborações acadêmicas de alta performance e erudição, mas DEUS não está neste embalo das mentes humanas... No entanto, o ser humano está nisso, e de fato mobiliza muitos ou poucos, fabrica parâmetros para vestir as mentes ou para as desnudar, para enriquecer ou para empobrecer, e podem motivar para o bem ou para o mal, para as aceitações ou rejeições... São estruturas mentais compostas em afamados religiosos, como afamados ateus... Mas DEUS não está nisso... O Luiz Felipe Pondé é um grande pensador, com uma coerência admirável, certamente uma reserva intelectual de nosso tempo, de nosso país... Bem como muitos espiritualistas e ou religiosos, ou os metafísicos... Muito grato por publicar seus pensamentos... E em uma dimensão comum, peço a DEUS que te abençoe...
Nietzsche não era adepto a nenhum niilismo, o ateísmo é outro niilismo assim como o teísmo. A leitura em Nietzsche é muito laboriosa, ele de maneira alguma endossa alguma coisa, apenas descreve. Nietzsche quebra o pensamento socrático platônico, pois todo o ocidente é engolfado nessa estrutura de pensamento, e a linha de pensamento de Nietzsche acaba ficando sem pretensão nenhuma. Somente para quem realmente entende o pensamento de Nietzsche.
Sem dúvida era um ateu praticante. Talvez o maior ateu de todos os tempos. E também não tinha essa vida "fácil" de Eros, não, já que foi negado pela mulher que amava.
Muito difícil ser ateu Eu não acredito ti em um Deus nos padrões da religião ma Adele haver algo superior , uma energia , não sei O mundo é aleatório ? Essa pergunta nunca vamos responder Enfim , eu fico encima do muro 😕
O ateísmo é mais racional do que muitas religiões, de fato. Porém, ele o é menos do que o Espiritismo. O homem, quando pouco inteligente, é adepto de uma religião qualquer; quando mais inteligente, é ateu; e quando é tao inteligente quanto possível, é espírita.
Olá, obrigado por seu conteúdo. Poderia me dizer se nietzsche deixou claro qual moral ele seguia pessoalmente? Ou ele era de fato um Leão, rasgando tudo, mas que não transvalorou no fim?
Tenho forte admiração por ateus convictos porque são em geral muito cultos e respeitosos, conheci uns dois ou três durante a vida. Esses posers de rede social que Pondé chama de “ateus praticantes” nunca foram ateus, não passam de crentelhos revoltados querendo chamar atenção porque acham que terão chancela intelectual dos outros crentelhos revoltados.
Te admiro muito Pondé, mas discordei em alguns pontos ,para um ser humano se tornar ateu, ele teve que enfrentar obstaculos enormes, tanto psicologicamente quanto fisicamente, acreditar em um ser sobrenatural e unipresente é da natureza do ser-humano,é quase como um instinto enraizado na mente das pessoas, para voce conseguir superar esse obstaculo voce tem que ter uma energia mental gigantesca, acho que voce quis ser um bom vivant com seu publico
Acho q não existe essa padronização no sentido de ser mais fácil ser isso ou aquilo. Religiosidade é um aspecto psicológico e o ateísmo está nesse processo. Tudo isso é coisa da nossa mente.
Quando ele fala que a sociologia diz que o distanciamento da religião causa melhores condições matérias ele se refere ao fato da igreja cobrar os fiéis, que os fiéis são pessoas menos materialistas? Alguém pode me explicar melhor, fiquei sem entender essa parte.
"Dizem que Deus é bom mas, o mundo é ruim; então Deus não existe" É um lógica meio ilógica, não ? Quer dizer se dizem alguma coisa de você, é a sua verdadeira história ? 🤷
Lendo o Anticristo, eu admito me assustar com algumas colocações, por mais que eu não creia, eu fico tipo: pô, esse cara tá pegando muito pesado... sei lá, a forma como fala da ideia do perdão, por exemplo. De fato, há uma lógica, mas é pesado.
Ou seja, ele tem o ego tão grande que fez questão de racionalizar a postura de Nietzsche em relação ao ateísmo para caber no mesmo esteriótipo que ele se autodenomina. Esse cara sempre foi uma piada kkkkkkkkkkkkk
Existem chatos praticantes por todo o canto. Por um lado, aqueles crentes chatos barulhentos falando a todo momento no fim do mundo e os crentes ateus que propalam a inexistência de quem os criou, como filhinhos de papai, negando a sua paternidade pra afirmar que ele é e se tornou, foi de si próprio. Tanto os cretes chatos como os ateus chatos, são os dois lados de uma mesma moeda.
O termo praticante cai um tanto ambíguo nesse sentido. Se sou ateu, estou na prática já exercendo uma condição. O católico não praticante crê no cristianismo, logo, também está em uma condição. Não vejo a necessidade de rituais, proselitismos, etc., para estar exercendo uma condição já muito bem definida.
nietzsche me salvou. Ele me ensinou a meter o pé na porta da vida. Sou grato a ele por não ter sucumbido totalmente a depressão
Comigo foi o contrário kkkk. Depois que li Nietzsche, fiquei com uma crise existencial que carrego até hoje. A martelada foi forte!
Nietszche carrasco e salvador ao mesmo tempo.
kkkkk atingir o patamar de Übermesnch não é tarefa fácil
@@sevnesioran6193 Concordo plenamente!
comigo foi a mesma coisa cara. não existe meios, modos pra atingir patamares. a martelada é brutal e no final voltamos a nossa criança interior.
Devemos ligar o foda-se para tudo e todos que não importam. Mas temos que ter cuidado para não querer ser o "Fodão" da vida. Humildade sempre. Eu tô seguindo essa linha, mas nunca vou ser um Ateu de forma alguma. Pois nunca vou me achar tão inteligente e soberbo assim. 😅 Só Flow agora... 👊✌️
Admiro muito Nietzsche, como também admiro demais o apóstolo Paulo, sua biografia é maravilhosa. Independente da descrença ou crença de ambos, são humanos de primeira ordem. Convivo muito bem com a diversidade , pra mim isso me enriquece como ser humano.
Partilho da mesma ideia. Gosto de"beber" em várias fontes, e conhecer novos tipos de pensamento. Na minha opinião o conhecimento não pode ser limitado á um partido...
@@Joao-fd9kq , que bom, mas somos uma minoria. Hoje em dia dizer o que pensa e ter alguém que leia e não te agrida é difícil .
@@patricialima0702 Olá, hoje em dia não é só difícil ter uma opinião própria, nesse país é quase proibido. Como dizia Luther King, "se você expõe sua ideia, cria inimigos", é o que estamos vivendo no Brasil.
@@marcioe.7579 ,sim, você disse tudo, mas eu sou uma dessas pessoas que digo o que penso, sem nenhum constrangimento. Jamais tentei impor meu pensamento a alguém que pensa diferente. Já fui agredida aqui mesmo no UA-cam, mas quer saber, não ligo a mínima. Digo o que acho que é o correto e leio às vezes o que as pessoas pensam, jamais contestei ninguém. Prezo pela educação e pelo respeito ao pensamento de cada um.
@@patricialima0702 Eu penso que quem disse tudo foi você! Meu nome é Márcio, sou psicanalista, filósofo e assim como você, prezo pela educação e um bom diálogo. Já fui ofendido inúmeras vezes aqui no youtube e também não ligo. Se a pessoa acha que está correto "escrever errado", quem sou eu para discutir com essa pessoa, não é?! Parabéns pelo seu pensamento e se quiser, vamos mantendo uma conversa. Hoje em dia está realmente muito difícil (ou até mesmo raro) encontrar pessoas como você.
Como ateu posso dizer que sou mais triste hoje do que na época em que era cristão. Saber que estou sozinho é horrível num primeiro momento. Ter descoberto que os humanos criam fantasias para conduzir massas foi desanimador. Porém, estou aprendendo a lidar com essa nova fase, de forma bem lenta e dolorosa.
Olá! E que tal voltar a ter esse relacionamento com Deus e Ele preencher esse vazio e essa tristeza? E quem sabe ter sonhos proféticos com o próprio Deus te chamando???
@@bike672 Voltar a se iludir?
@@bike672 Minha senhora procure um psiquiatra. Ele vai passar pra você um bom tratamento para esquizofrenia.
@@bike672 Como ex-cristão, eu compreendo sua sugestão, mas para nós, ateus, é como se você dissesse "que tal voltar a acreditar em Papai Noel? Quem sabe ele lhe traga presentes no natal?".
Digo isso respeitosamente, claro.
Efeito Sapiens.
"Ateu praticante é um ateu chato pq ele acha q é inteligente" boa Pondé
Concordo plenamente, eu conheço alguns ateus legais que não são chatos, mas a maioria dos ateus praticante mesmo, tende a ser chato e achar sempre inteligente. E respeito a diversidade e crenças e descrenças das pessoas mas tem muito ateu chato mesmo.
Eu sou um ateu que gosta de fazer as pessoas pensarem. Por que você crê? Pra que você precisa crê? Isso beneficia quem? Por que você acredita que os textos da bíblias são a verdade absoluta e pra que isso serve realmente? Quem é deus pra você? Pra que deus serve? Etc, etc, etc
@@diego-matos Entendo sua ideia de questionamento mas , Mas aprendi que não é certo questionar o que uma pessoa deve ou não crê. Na minha opinião conservadora. Enfim discussão não vai mudar a opinião de ambos os lados.
Em relação à crença, o.ateu é inteligente.. e muito 😣
@@diego-matos sou assim tb..
Eu querendo trabalhar e Pondé postando vídeo....
ua-cam.com/video/X-ZcT2nNN7c/v-deo.html 1
"Ateísmo pra Nietzsche -> vencer o ressentimento e o medo da vida" oq não é nada fácil e rápido
Será que o medo levou lhe ao manicômio nos seus últimos dias de vida.
@@arlindopereira9577 Ou será que foi o problema de saúde que ele teve? O manicômio está lotado de crentes.
@@edisoncolorado4285 prove
@@arlindopereira9577 foi a sífilis mesmo, amigo.
@@edisoncolorado4285 a sífilis + o surto que ele teve ao ver um vizinho espancar um cavalo... Busque o texto sobre isso... Depois desse ocorrido, ele definitivamente nunca mais voltou ao 'normal'.
Não é dado como certo essa história, mas busque se inteirar sobre, muita coisa faz sentido... Imaginar a cena dele abraçado com o cavalo e chorando descontroladamente é algo muito intenso e comovente. Mas de novo, intere-se sobre o caso pra então refletir melhormente e tirar a sua conclusão com as informações.
Gostei da sua participação na campanha VACINA SIM na tv.
Achei legal tbm
Vdd!! Pondé estava lindão na TV e no jornal
eu tb gostaria de participar desta campanha! mas cadê a vacina?
@@felipespencer1443 kkkkkk
O q noto é q alguns ateus passam por uma fase de serem chatos realmente, mas não são chatos o resto da vida.
Até vc Pondé pode ter passado por isso e não lembra.
Admito que já fui ateu chato
Eu tmb
Eu nunca fui um ateu chato, eu era um ateu insuportável. Só não fui expulso de casa porque era eu que sustentava a parada. Mas fui expulso das Testemunhas de Jeová e virei o extremo oposto do que eu era. Ah, me tornei ateu ainda nas TJ e esse foi o motivo de minha desassociação.
Garotão Davi, não se faça de bôbo e você sabe sim muito bem que assim como tem homens e mulheres ateus e atéias chatos, mas com certeza tem também sim muitos homens e muitas mulheres por aí que são cristãos católicos e evangélicos e religiosos e frequentadores de igrejas que também são indivíduos chatos e que por exemplo ficam sim querendo obrigar e impor aos outros o "Jesus" e o "deus" e a religião que acreditam. Eu sou ateu e não cristão e eu por exemplo já senti isso na pele de pessoas mesmo sabendo que sou ateu querendo me obrigar ao que eles chamam de converter que é fazer os outros acreditarem no "Deus" e no "Jesus" que eles acreditam e querendo me obrigar a ir para a igreja que frequentam mesmo eles sabendo que sou ateu e não cristão e não religioso. Tem muitos homens e mulheres cristãos católicos e evangélicos que são chatos pra caralho.
@@rodrigocardosoalmeidadesou4660 kkkkkkk já passei muito por isso! O que até hoje acho bizarro, é que tem gente que não põe os pés em uma igreja a anos ou décadas, se já leu a Bíblia alguma vez, foi aquelas passagens clichês e pontuais, como o Salmo 91 ou 23, mas quando se diz que é ateu, imediatamente a pessoa vira apologista cristã. Imediatamente o cara ou a dona diz: "pois eu acredito muito em Deus". Nos meus tempos de ateu chato eu dizia na hora: grande porcaria, tu e mais 7 bilhões de pessoas acreditam nisso aí!!!
Hoje tenho 41 anos, eu praticamente nasci e vivi no meio religioso protestante evangélico brasileiro, mas sempre tive muitas dúvidas sobre esse deus que a religião me apresentou e nunca obtive respostas, hoje vejo as coisas de outra forma graças a filosofia que responde a muitas de minhas dúvidas.
Sou cristão e tenho uma admiração imensa pelo pondé. O cara, mesmo ateu, respeita todos pensamentos e nos ensina fazer o mesmo. 👏
@Ricardo Antonio continue vivendo numa bolha, amigo.
Hoje eu penso que cada um tem direito de viver do seu jeito, com as suas crenças, valores etc. E não cabe julgamentos. Tem muito católico por exemplo que prega a palavra de Deus, mas suas atitudes são de pessoas do mal. E tem ateu que vive mais o cristianismo do que esses "santos". Mas é claro que a hipocrisia está em todo lugar.
Sou Goiano e moro em Goiânia/ Goiás. Garotão Fábio Gonçalves, sou ateu desde a minha infância e também não sou nem um pouquinho cristão e nem um pouquinho religioso. As vezes falo que o fato de acreditar em um "Deus" e em um "Jesus" não quer dizer nada e também não é comprovante ou atestado de boa índole e bem de sinceridade e nem de bondade e muitas das vezes eu vejo sinto e observo muito ao contrário em muitos homens e mulheres cristãos católicos e evangélicos que vejo por aí. Desde a minha infância vejo e observo homens e mulheres que se dizem cristãos católicos e evangélicos e religiosos e frequentadores de igrejas que tem o hábito de falarem muito em um "Jesus" e em um "Deus" e infelizmente são mentirosos, falsos, demagogos, falsos moralistas e falsos puritanos e falsos e que pregam uma falsa santidade e se passam por quem não são e vai por aí e não estou generalizando, mas tem sim muitos por aí homens e mulheres que são e agem assim com base na mentira e na hipocrisia. Sim, isso mesmo, em todos os ambientes da sociedade e também é óbvio dentro de igrejas católicas e evangélicas desde sempre e desde que o mundo é mundo também tem mazelas, sujeiras, Mentiras, falsidades, demagogias, falsa santidade e falsa moralidade e falsa pureza e lobos camuflado em pele de cordeirinhos. As vezes falo que as aparências são enganosas e impostoras e o fato de homens e mulheres estarem dentro de igrejas católicas e evangélicas não significa que são "anjos" e "boas pessoas" não e as igrejas católicas e evangélicas e também a bíblia servem de esconderijo e de camuflagens e de máscaras para muitas pessoas esconderem quem de fato são e para esconderem muitas coisas por exemplo sujeiras podridões e mazelas, consegue me entender garotão Fábio. Eu por exemplo tenho vizinhos cristãos católicos e evangélicos e frequentadores de igrejas que como seres humanos são péssimos humanos e são mesquinhos, soberbos, fofoqueiros, arrogantes e vai por aí e tenho colegas e amigos ateus e atéias que não são perfeitos, mas que são ótimos seres humanos sinceros esse bom coração e vai por aí...
Concordo, a religião ou a ausência dela não define o caráter de ninguém
@@brenonaraujo6968 vdd
Hiprocrisia viro uma virtude 🤣🤣🤣🤣🤣
poisé 😂😂😂😂
Viver ressentido e com medo são atitudes totalmente contrárias ao ser religioso. Uma religiosidade autêntica é um caminho de reconciliação e confiança.
Pondé, faz um podcast pela amor de Jeová!!!!
Sobre o ateísmo:
- num sei, mas não consigo ver o acaso no comando do universo e da existência. Sei lá, isso tudo aqui com certeza (pra mim) tem um diretor, um autor, um arquiteto, sei lá. Quero dizer que: eu não consigo acreditar na inexistência de um autor da existência (ficou estranho kkkj).
Mas isso aqui é só meu pensamento. Será que é pecado dizer oq pensamos? Pq daqui a pouco vai surgir um fanático me ofendendo e tudo mais kkj
Achei muito interessante seu comentário. Principalmente porque vc não chama esse tal comandante do universo de deus. Eu sou setico. Penso assim como vc. Não me declaro ateus, apenas não tenho certeza da existência de deus. Ninguém peca não acreditando naquilo q não acredita.
Eu tenho certeza que o Deus cristão não existe porque vendo pela história é só uma forma de dar esperança para as pessoas e ao mesmo tempo comandar elas através do medo do pecado,mas sobre a existência de um "autor" eu não descarto a possibilidade.
Logo quando me tornei ateu, bem, não foi fácil.
Acreditar em divindade é reconfortante, anestésico, é o ópio do povo mesmo.
Então logo que eu abri os olhos, tive mesmo a tendência a achar que quem é religioso é estúpido, automaticamente. Claro, eu ainda acho que quem é religioso é estúpido, mas não que seja uma questão de inteligência. Eu penso que pessoas religiosas são ignorantes muitas vezes involuntárias, pois tem todo aquele contexto de nascer religioso, crescer dentro de religião, o que acaba sendo uma idiossincrasia hereditária; também o pobre coitado que acredita cegamente nesses contos da carochinha porque, de fato, não tem mais nada na vida. Neste quesito se enquadram principalmente as igrejas evangélicas, que se colocam na sociedade como uma ferramenta justamente de resgate social.
Na Suécia, quase 80% das pessoas se declaram ateus ou agnósticos.
Há um indício de que isto acontece lá porque lá as coisas funcionam: quando a pessoa está doente, procura um médico; quando está pobre, procura trabalho ou auxílio; quando tem um problema jurídico, procura um advogado ou a justiça do estado; e as coisas funcionam.
O fenômeno da religião na américa latina é justamente adequada a este contexto, quando nada funciona na vida do cidadão comum - a igreja está sempre lá, de portas abertas, com pílulas douradas de alívio imediato para qualquer problema que você possa imaginar. "Basta orar".
Então hoje eu entendo os religiosos como vítimas de uma sociedade injusta, desigual, imbecilizante e que oferece pouquíssima formação intelectual reflexiva para o cidadão comum (e mesmo para as classes médias).
São vítimas, não idiotas.
Partilho do seu mesmo ponto de vista, meu caro.
Na verdade, essa pesquisa sobre a Suécia não é oficial. A maioria é luterana.
@@homero4826 Gallup Poll found in 2016 that 18% of Swedes self-report as atheist and 55% as non-religious. Sweden's official website asserts that just three out of 10 Swedes state that they have confidence in the church.
@@homero4826 en.wikipedia.org/wiki/Irreligion_in_Sweden
@@Gui1988-y8p, 55% é não-religioso. Ñ ser religioso ñ significa q seja ateu e nem agnóstico e ñ necessariamente faz a pessoa ñ ser cristã, pq tem muitos cristãos q ñ são religiosos, pq ñ frequentam uma instituição.
Na balança das decisões, o lado da razão deve sempre estar mais pesado. Se seus sentimentos falam mais alto que seus fatos, é assim que nascem monstros.
É exatamente o contrário... exemplo: os nazistas que exterminavam pessoas na câmara de gás e iam jantar em família, até oravam antes da refeição... Isso acontecia pq acreditavam racionalmente que era o melhor a ser feito e só pensavam assim pq eram desprovidos de empatia (emoção/sentimento).
@@prometheus.33 "Isso acontecia pq acreditavam racionalmente"
Acreditar não é priorizar os fatos. Duvidar e provar que não está errado, sim.
@@GodLeftAllOfUs po isso é ser cético(q é importante), mas n é todo mundo q vai questionar né...
Eu sempre me emociono ao ouvir falar dele.
Sou Cristão e tenho todos... TODOS! Os livros de Nietzsche, algumas pessoas da igreja dizem que estou endemoniado por ler um autor como ele kkkkk, mas as ideias dele a sua Filosofia é cativante, provocativa e tambem me deixa com a semente da dúvida. No fim das contas to mergulhando profundamente nessa Filosofia de Nietzsche!
Eu sou ateu. Me torno praticante quando acham que não tenho religião e estou disponível para qualquer uma e tentam me enganar... Ai viro fanático...
Olá vaso do senhor, está disposto a conhecer a igreja que frequento? Você está disposto a aceitar Jesus?
Isso mesmo
@@JanilsonFialho Péra ai que tô pensando nuns palavrões bem feios...kkkkkkkkkkkk
Sou agnóstico, enquanto a maioria das pessoas que circundam ao meu redor são adeptos as variáveis crenças, majoritariamente ao vínculo familiar. Concordo tudo que foi explanado pelo Pondé, a demasiado pessoas denominada de "Ateu" que excede certos limites, usualmente o intuito de se caracterizar como Ateu provém de uma ambição de desenvolver tretas com outros religiosos, isso acontece com os religiosos também (Abomino a inclusão de uma divindade em contextos sem nexo). Porém respeito as variáveis religiões que predominam no mundo, minha amiga, uma garota sensacional, já me convidou pra ir na Igreja, eu aceitei tranquilamente, não há nenhuma razão para eu impor restrição baseado pelo fato de ser agnóstico, assim também como há uma constância de casos que as pessoas dizem "Deus abençoe você", eu simplesmente respondo, "Obrigado!"... Tem gente com um ego tão elevado que implica em questões como essa.
@@lucasgalvao4411 gosto do seu raciocínio, mostra que vc é uma pessoa educada e respeitosa.
"Não quero saber da problemática,quero a solucionática..."
(Filósofo Dadá Maravilha)
Eu fui no vidente seu Nasser Bandeira em Curitiba ... vem o diálogo :
- Tem uma macumba muito forte em sua vida ... se não desmanchar vc perde tudo e até sua mulher se separa de vc ..
- quanto ?
- três mil reais e tudo se soluciona..
- quer dizer que se eu deixar are minha mulher se separa e se eu pagar ela fica ?
- Exatamente ..
- Deixa a macumba, seu Nasser .., ( minha mulher ta comigo até hoje ...) !
Nietzsche; enigmático e ao mesmo tempo esclarecedor.
Altamente contraditório mas é esse o pensamento que tenho sobre ele e sua obra.
Sensacional... penso o mesmo sobre ele... um poço de dualidades... mas filosoficamente ele era bem direto e realmente amante da síntese humana! Sempre achei mais fácil levar o pensamento para esse lado e acho q ele tb entendia isso. Mas disso para aplicar essa linha são outros 500 e nisso apareciam as dualidade dele entre a VIDA e a FILOSOFIA de Nietzche! Por isso tb que concordo quando o Pondé fala sobre o SUPER-HOMEM do pensamento Niilista e da sua tendência a utopia que contraria quase que TODA SUA OBRA... Acho q isso era um retrato em FUL HD dele como pessoa! É muito dhra quando vc lê comentários de pessoas que CLARAMENTE entenderam a obra do mestre! Parabéns irmão!
@@fabiofmetal para ser sincero, eu TENTO entender Niezthiche e é exatamente isso que desperta o meu interesse; essa curiosidade inesgotável, esse aspecto incognito dele. O seu comentário é belíssimo e reflete a face que quem entende realmente o seu legado.
Obrigado por me responder.
Eu gosto da ideia de interpretação individual dos ensinos bíblicos.. inclusive acho que á um bonito ressentimento para de nit para com algumas virtudes do evangelho, creio eu na minha tola afirmação que o crepúsculo dos ídolos nada mais é que Isaias 44. Obrigado pelo video Pondé, um pequeno admirador seu aqui da Bahia!
Sempre bom ouvir o Pondé!
Ele respondeu a minha pergunta ksksksk
fds
@@laiscarvalho4623 KKKKKKK sehloco
@@laiscarvalho4623 oque tem no Fim de Semana?
@@laiscarvalho4623 tu tá com o demônio nas costas, mal humorada dos infernos?
@@EmanoelLucas8552 ta com encosto rs
Nietzsche foi uma das pessoas que mais acreditou em Deus no mundo, ele não perdeu a fé em Deus, e sim na humanidade.
"Deus está morto! Nós o matamos, eu, você, todos nós!" frase do livro "Assim falou Zaratustra"
Essa interpretação sua é muito forçada e ilusória, afinal Nietzsche desprezava e criticava elementos, ideais e conceitos oriundos das instituições políticas e Religiosas...
@@heliezerdesouza Mas Nietzsche não acreditava em um Deus religioso, ele acreditava que as religiões são máquinas criadas para controlar os mais fracos e reprimir os desejos dos mais fortes. Ele era Deísta, ou seja, acreditava em Deus mas não tinha religião.
Claro, eu sou Cristão Católico e grande admirador de pensadores como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, portanto, obviamente não concordo com as idéias de Nietzsche.
Mas um dos maiores absurdos que existem é dizer que o cara era Ateu, Nilista, Socialista e Nazista, quem diz isso não leu a obra dele.
Vídeo maravilhoso, respeito muito vc......
Respeito aos ateus...mas respeito a quem acredita na fé...seja lá qual for! Boa sorte!
não devemos revelar pra ninguém nossa crença, ou falta dela. nesse país é crime não ser crente...
Qual país?
Por enquanto o Brasil ainda é quase 100% cristão. Se acontecer de as raízes tradicionais religiosas serem destruídas aqui como aconteceu na Europa, acho que vai demorar mais algumas décadas.
@@marcoviniciusespindola esse país de côrno que vc vive..
@@e.dantas6039 kkkkkkkk
@@e.dantas6039 olha o nível dos caras kkkkkk
Ponde! Porque o ódio atrai mais fiéis que o amor ??
Vc fala de religião ou de política?
Creio que seja o ressentimento, tanto na Política quanto na religião.
Incluiria até o futebol, conseguimos "odiar" quem agente não conhece por causa da cor da camisa do time
@@everton82857 verdade!
Pq o ódio é mais verdadeiro!?
O ódio é mais fácil, mais barato e aparenta ter maior força. Já o amor exige um esforço, um descontentamento, além de ser mais enfadonho e inseguro.
Sou católica "praticante", creio em Jesus Cristo, e devo dizer que você , Pondé, é um Ateu extremamente inteligente, você sabe falar sobre todas as crenças sem ofensa e com muito bom humor !
Adoro assistir os seus vídeos , é enriquecedor!
Karnal tbm, vale a pena dar uma olhadinha
Sempre me pareceu que o ressentimento era de alguma forma algo ligado aos ateus, e não o contrário.
Pode ser, sobretudo nos jovens. Mas seria ressentimento de outra natureza, não o citado por Nite.
Na verdade há sobre esse tema em Nietzsche a cena da morte de Deus, que não é equivalente a ser ou não ateu. Nietzsche nunca discutiu a crença no âmbito privado. Chama-lo de "ateu praticante" é um erro conceitual. Ele não foi um simples advogado do "ateísmo". É um pouco mais complexo do que isso. Não há em seus escritos conselhos. Sobram descrições do desencantamento do mundo do século XIX (um tema clássico para muitos outros escritores a ele contemporâneo) e agudas criticas ao cristianismo. Criticar ou até descrever a implosão do cristianismo não é "pregar" o ateísmo. Nietzsche deixou remédios fortes sem bula ou prescrições de uso, e se o ateísmo pode ser para ele "menos grave" do que o cristianismo, não significa conforto (como o Pondé também pontuou no final). Uma excelente análise de Nietzsche se dá pela professora scarlett (que foi professora do Pondé na filosofia-usp) e é uma das maiores especialistas no mundo no pensamento do pensador do bigode grosso.
Eu vou falar da minha experiencia. Sempre vivi em uma familia reliosa e com amigos religiosos, mais especificamente cristãos. Contudo, desde pequeno não concordava com as inúmeras contradições que a própria religião e a bíblia possuíam. Fui crescendo e não concordando mais ainda, no entanto sempre me diziam que eu precisava do discernimento do espírito santo para entender. Depois que iniciei a faculdade de direito, me aprofundei muito na filosofia, com isso, fui me afastando mais ainda da religião, até chegar o momento que vi que não acreditava em um deus. Foi fácil? Não! Apenas o estudo me libertou. E quando digo me libertou, é na mais pura acepção da palavra, pois tirei um peso enorme das costas e vivi de forma mais simples e menos pesada. Entretanto, nunca tive paciência em ouvir ou ver cristãos ou até outras religiões expressando as suas ideias. Essa falta de paciência fez com que eu ficasse indignado com a falta de uma raciocinio mínimo dos religiosos e sempre eles buscando me "exorcizar" da minha heresia. Não me considero inteligente e muitos menos revolucionário, mas você chegar a conclusão que não existe um deus, tem que ser no mínimo corajoso e crítico. Não sou de desrespeitar os cristãos ou outros religiosos, mas creio que devemos expressar nossas ideias ateístas, uma vez que não está sendo saudável ser um religioso hoje em dia, basta observarmos o que ocorre no Brasil e no mundo. E digo com toda a certeza, religião mais afunda nossa sociedade do que ajuda a mudar.
Pondé muito obrigado!!!
O que me fez vencer o rescentimento e peso da vida foi Jesus Cristo.
Pra mim foi o contrário. Foi justamente o ateísmo.
@@TheQuedolaomer Sim, pro Podé também, eu acho. Eu tive uma crise na fé na adolescência, fiquei a fio de me assumir atéia. As Escrituras explicam isso, o ser humano tem uma repulsa por Deus por causa do pecado. Até que eu estudei mais teologia, a minha religião, e minha fé ficou mais forte, me dando esperança e sentido na pessoa de Jesus Cristo.
Na verdade o ser humano precisa de um suporte moral ou intelectual. E é justamente isso que nos faz humanos. Sem isso, a única diferença para os animais seria nosso raciocínio delimitado.
@@TheQuedolaomer Sim, algo que faça a vida valer a pena, ter um sentido, já dizia Viktor Frankl
Sei que vou desagradar e incomodar você com minhas palavras sabendo que você é cristã, mas falo que A ciência que é séria até hoje nos tempos atuais não comprovou não que um dia existiu o tal "Jesus" na história da humanidade. O tal "Jesus" e o tal "Deus" nada mais são que grandes ilusões, abstrações, fantasias, mentiras, enganos farsas e embustes que homens e mulheres acreditam segundo o que chamam de "fé" e segundo uma "tradição religiosa". O tais imaginários e fantasiosos "Jesus" e o tal "deus" foram criados e inventados por conveniência pelas religiões e igrejas católica e evangélicas que desde sempre são dogmáticas, fundamentalistas, moralistas, repressoras castradoras e punitivas, retrógradas, arcáicas e infelizmente também são bastante pré-conceituosas e bastante homofóbicas. O tal "Jesus" e o tal "Deus" por si só são mentiras, farsas e grandes enganos.
O equilíbrio entre essas duas forças antagônicas: Fé X Ciência é necessário e até essencial para que a humanidade tenha chegado onde chegou. Se essa balança pende pra qualquer um dos lados há uma desordem, um caos. Exemplos na história são o medievalismo e o paganismo bárbaro.
Não tenho problema com religiosos não praticantes. As pessoas podem escolher o folclore que quiserem para sentir-se menos frustradas, desde que não tentem enfiar seus códigos morais baratos goela a baixo na sociedade através da política.
Concordo.
"Folclore" tem que meter uma dessa pra garantir o pódio de ateu praticante né rapaz
@@lev1c0sta85 a verdade é dura feito pedra e atinge pessoas feito tu :)
Engraçado é que o problema de Nietzche com o cristianismo é o consolo trazido pelas bem aventuranças e como as pessoas lidavam com as suas palavras na forma de hipocrisia.
Com relação ao sofrimento, Cristo passou por todas as provas por praticar aquilo que Sócrates fazia. Incomodou e pagou na forma de castigo fazendo suas palavras terem valor, no mínimo dentro do conceito Moral.
Eu desafio aqui, alguém que questione a Moral cristã. Não dogmas e milagres. Mas a Moral. Ou código de conduta.
Nietzsche passa pelos mesmos percalços pregando os mesmos preceitos. Considero um dos melhores filósofos de todos os tempos por confrontar, mostrar a importância das virtudes e que só chegaremos a ela, através do... sofrimento.
O melhor canal do UA-cam
Antes de ver o vídeo vou comentar: Estava em uma discussão e acho q Nietzche convivia com uma dualidade entre o ateísmo e a forte sociedade cristã alemã da época! Ele era um atacante ferrenho das INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, mas acho q sentia respeito pela positividade da FÉ! Acho até que entendia a fé como um mecanismo Humano e por amar o humano respeitava essa condição! E ATEU PRATICANTE é uma expressão muito relativa, pq o que o ateu mais pratica é equilíbrio e um ceticismo filosófico que vai contra destruir dogmas e conceitos, mas sim adotar seus próprios conceitos por meio da ciência e da razão, ao longo de uma estrada a ser construída diariamente regada a busca de conteúdo. MINHA HUMILDE OPINIÃO!!! Agora vamos ouvir o mestre Pondé dar uma aula sobre Nietzche e ateísmo!!! BORA PRO VÍDEO!
Pós vídeo: O Pondé se explica muito melhor que eu! HAHAHAHAHAHAHAHAHAH... sensacional!! Como não absorver o conteúdo desse monstro, hein? Quando ele fala que o Nietzche entende que ser ateu não é sinônimo de superioridade e facilidade foi o q quis dizer como um certo DUALISMO de pensamento. Acho q ele tinha uma total capacidade de absorver o que era a=o pensamento social religioso e entendia que o ateísmo talvez seria um pouco complicado para a sociedade cheia de AMARRAS cristãs. Mas vislumbrava uma
Eu entendo q o ateu praticante é um prosélito. Geralmente são ex-evangélicos q levam no subconsciente a necessidade de espalhar as verdades da fé dele.
Muitos sequer são céticos de fato, pois acreditam em qualquer teoria da conspiração que busca invalidar alguma religião. E tbm são dogmáticos.
Isso é algo interessante , quando você comessa a estudar história , ciência , filosofia , e intender certas perspectiva , você consequentemente vai ser ateu , a não ser que por algum complexo mental, ou obsessão por algum desejo obscuro pode acabar ainda crendo em alguma divindade esperitual , mas e a analogia que eu uso com meus amigos, eu não me quis ser ateu, sinplismenti cressi e intendi que a ideia do papai Noel que me contavam não era real como algo existente e sim com algo simbólico para se adequar a alguma lacuna necessária ,
Eu sou um filósofo. Obrigado Pondé ❤
Te amo Pondé
Seria como uma religião, o que pratica, e o que não pratica?
O ateu operante, orgânico é atuante e proselitista....Será mesmo???
A verdade é que pensar custa caro; achismos, fé, acreditar enfim, é o caminho mais curto e econômico para os indolentes, paciência!!
Ateu praticante "inteligentinho" detectado
Inteligentinho ou não..ele não deixa de estar certo.
A ignorância é uma dádiva....ou dá-se a Deus o ônus de nosso sofrimento ou fazemos tal como Camus apontou: cometemos suícidio filosófico.
Até hoje fico entre a cruz e a espada entre as duas opções e acredito que muitos também estejam.
@@sevnesioran6193
Ele está certo em partes, né? Primeiro porque todos optam pelo caminho mais fácil, isso é da natureza humana. Segundo, pensar não vai te salvar da morte, da angústia, do fim. Pense bastante durante a vida e morra do mesmo jeito que um ignorante. Estupidez e sabedoria são irrelevantes na hora da morte.
A fé é inerente ao homem, por mais que a gente odeie esta constatação.
@@Septuaginta59
Exatamente.
para de ser etnocentrista mano, vá tomar no cu
O que define um ser pensante enquanto intelectual?
Pondé, o que é mais forte (força realizadora)? O amor ou o ódio?
Abs
Essa pergunta já foi respondida pelo filósofo Maquiavel em O Príncipe
Pondé, preciso mostrar meu trabalho de tcc pra você. O tema é a "Pesquisa exploratório sobre grupode canto coral "canto de luz": A música com instrumento propulsor de uma vida mais saudavel na terceira idade". Fala sobre a longevidade e dados interessantes!!
A possibilidade do mal ocorrer mostra que Ele é bom e ama verdadeiramente, se o mundo é mal é porque nem todos decidem fazer o bem, e Ele não obrigar as suas criaturas a fazerem o bem, mostra que Ele não é manipulador.
Fome no mundo, é culpa de Deus ou do ser humano? esse ser humano que escolhe não dividir e pegar tudo para si? é obviou a resposta.
A Bondade de Deus, não significa a não liberdade daqueles que Ele ama, de fazer e pensar o que bem quiserem.
Você é ateu mas pratica o que realmente o criador quer! Assista o 4°sábio!
Não fico falando toda hora que sou ateu, mas se alguém me perguntar se eu acredito em deus, respondo que não.
Sei o que é isso. Aqui no trabalho tem um ateu assim, "praticante". Chega dar dor de cabeça. Tenho uma relação bem distante com os as religiões, porém sou indiferente. Cada um acredita naquilo que se sinta bem sem ter que questionar a forma de pensar de ambos.
Eu também confesso que fui um ateu chato. Falar da inexistência de Deus era meu assunto predileto. Depois percebi que discutia e perdia amizades por causa disso. Aprendi a respeitar a fé alheia. Alguém ja disse: " A fé não requer provas" . Vou tentar convencer alguém de que ele está enganado por acreditar em Deus pra quê ?
"vai aparecer uma viagem pra você"realmente nada como o humor sarcástico e principalmente a entonação da voz😏
Não me baseio pelos filósofos dos séculos passados.Tenho meu próprio raciocínio. Dificilmente pego trechos de suas falas.Até porque sou capaz de formular meus próprios conceitos.Sou filósofa cristã,meu direito de expressão...a tal liberdade de escolha.
Afirmar ateísmo em Nietzsche é um equívoco, para aqueles que defendem um ateísmo no mesmo, ok! Mas, particularmente falando, estudo Nietzsche em minha especialização e afirmo que não, finalizo esta mensagem com uma frase de Voltaire:
“Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las.”
Pra quem quer se aprofundar no tema do ateísmo, quais são os melhores livros na opinião de vocês?
O anticristo
Genealogia da moral
Deus um delírio
Carta a uma nação cristã
@@lukasmendes4625 genealogia da moral não tem muito respaldo em ateísmo não...
@@lukasmendes4625 apesar de ser o melhor livro do nietzsche na minha opinião
Acredito que "crenças" e "não crenças" são construções humanas ligadas à nossa cultura mas também ao arcabouço da nossa psique.
Cada um veste a roupa que melhor lhe serve e vamos em frente.
Não acho que o ateísmo seja o mais fácil, é o mais lógico, desde quando se começa a questionar e pesquisar de forma imparcial, vai ficando claro que tudo passa de uma necessidade humana de questionar sua existência, ou talvez justificar sua própria existência, mas de fato o que temos são um monte de crenças tendo como base a fé, e a fé é cega!
Sou ateu com muito orgulho, mas não me acho mais inteligente que os crêem. Tenho respeito por todos as crenças a laicidade do estado deve ser respeitada. Mas gostei da ironia no final;agora quero ver estes videntes dizer que vê em seu futuro uma viagem,kkkkkkkkkkkkkkkkkk........só se for alucinógena.Nietzsche era um gênio muito, mas muito a frente de seu tempo. ZARATRUSTRA explica.se desacreditar é o caminho não sei,mas é a minha escolha.respeito a escolho dos outros, logo ,mereço respeito.
Verdade agora ninguém prevê nada,
Quando um ser humano toma algum caminho, e o denomina, como religiosidade, religiões, cristianismos, ateísmos, enfim... Exerce suas habilitações humanas que o definem como tal, atributos que o impelem a pensar, analisar, pesar, concluir, decidir, percorrer... Tais arquiteturas do ser, não são suficientes para qualificar ou desqualificar DEUS, e ESTE SER não cabe nem na afirmação nem na negação, e ou nem na afirmação de negação como "sou um ateu"... Apenas expõe o turismo mental por estas regiões... Por estes posicionamentos, DEUS, não está presente em nenhum aspecto como um ser em julgamento por qualquer dos lados antagônicos a ELE... Apenas os lados podem se degladiar ou se harmonizar em acordos ou desacordos, afinidades ou desafetos, e as convivências podem ser possíveis ou não... Mas DEUS não faz parte destes movimentos lúdicos e elementares que o ser humano cria para tentar chegar a algum início conclusivo... Alguns podem construir argumentos mais eloquentes, mais inteligentes, mais impactantes, mais emocionantes, mais frios, mais sintéticos, mais difusos, mais exaustivos, com milhares de páginas ou apenas algumas linhas, muita oratória ou simples conjecturas, opiniões ou elaborações acadêmicas de alta performance e erudição, mas DEUS não está neste embalo das mentes humanas... No entanto, o ser humano está nisso, e de fato mobiliza muitos ou poucos, fabrica parâmetros para vestir as mentes ou para as desnudar, para enriquecer ou para empobrecer, e podem motivar para o bem ou para o mal, para as aceitações ou rejeições... São estruturas mentais compostas em afamados religiosos, como afamados ateus... Mas DEUS não está nisso... O Luiz Felipe Pondé é um grande pensador, com uma coerência admirável, certamente uma reserva intelectual de nosso tempo, de nosso país... Bem como muitos espiritualistas e ou religiosos, ou os metafísicos... Muito grato por publicar seus pensamentos... E em uma dimensão comum, peço a DEUS que te abençoe...
Um alô da Suíça 🇨🇭
Nietzsche não era adepto a nenhum niilismo, o ateísmo é outro niilismo assim como o teísmo. A leitura em Nietzsche é muito laboriosa, ele de maneira alguma endossa alguma coisa, apenas descreve. Nietzsche quebra o pensamento socrático platônico, pois todo o ocidente é engolfado nessa estrutura de pensamento, e a linha de pensamento de Nietzsche acaba ficando sem pretensão nenhuma. Somente para quem realmente entende o pensamento de Nietzsche.
< exatamente, Nietzsche não sustentava nenhum niilismo >
Sem dúvida era um ateu praticante. Talvez o maior ateu de todos os tempos. E também não tinha essa vida "fácil" de Eros, não, já que foi negado pela mulher que amava.
A ignorância vem por conhecer a verdade é fingir que não se importa.
Muito difícil ser ateu Eu não acredito ti em um Deus nos padrões da religião ma Adele haver algo superior , uma energia , não sei O mundo é aleatório ? Essa pergunta nunca vamos responder Enfim , eu fico encima do muro 😕
Eu sou ateu limitado e ignorante em relação à inteligência e à sabedoria.
Acho que se fosse não precisaria nos contar isso.
Onde há ressentimento no Apóstolo Paulo ?
Nietzsche quiçá era mais religioso do que muitos cristãos. Nietzsche assim como Dostoyevsky sabiam que ninguém era Ateu
O ateísmo é mais racional do que muitas religiões, de fato. Porém, ele o é menos do que o Espiritismo. O homem, quando pouco inteligente, é adepto de uma religião qualquer; quando mais inteligente, é ateu; e quando é tao inteligente quanto possível, é espírita.
Como criar um filho sem ama-lo?
Caramba
livro novo do ponde ...
A era do niilismo: Notas de tristeza, ceticismo e ironia
? teremos video sobre isso ?
Boa, Estou esperando tbm!
@Um cara realista ! a era do niilismo de pondé... mais Sêneca menos prozac de clay Newman...manual de epíteto... comece por ai.
Já pensou que o Nietzsche hoje entenderia os ensinos da Filosofia EX e do AKEL?
Nós compartilhamos da ânsia da alma do Nietzsche pela coerência! 🔺🔻❤
Olá, obrigado por seu conteúdo. Poderia me dizer se nietzsche deixou claro qual moral ele seguia pessoalmente? Ou ele era de fato um Leão, rasgando tudo, mas que não transvalorou no fim?
'ateu praticante' colou! Me identifiquei com esse termo!
Se a pessoa tiver grana eu vou é de hiate
Prof faça um democracia na teia com spooky batendo um papo sobre religião.
Tenho forte admiração por ateus convictos porque são em geral muito cultos e respeitosos, conheci uns dois ou três durante a vida. Esses posers de rede social que Pondé chama de “ateus praticantes” nunca foram ateus, não passam de crentelhos revoltados querendo chamar atenção porque acham que terão chancela intelectual dos outros crentelhos revoltados.
Te admiro muito Pondé, mas discordei em alguns pontos ,para um ser humano se tornar ateu, ele teve que enfrentar obstaculos enormes, tanto psicologicamente quanto fisicamente, acreditar em um ser sobrenatural e unipresente é da natureza do ser-humano,é quase como um instinto enraizado na mente das pessoas, para voce conseguir superar esse obstaculo voce tem que ter uma energia mental gigantesca, acho que voce quis ser um bom vivant com seu publico
Ateu pode até não ser mais inteligente, mas está mais próximo da realidade.
Fale sobre a geração que viveu e vive o êxodo rural
"Tem como conquistar a auto-estima sozinho?"
É superimportante que a conquiste sozinha, pq caso contrário vai sempre depender da aprovação dos outros para se sentir bem consigo mesma.
Tem gente que acha que ser ateu é pertencer a alguma "seita" que quer destruir cultos...eu: quais? kkkkkkk
I love your videos. Thank you so much.
Por nada
For nothing
Acho q não existe essa padronização no sentido de ser mais fácil ser isso ou aquilo. Religiosidade é um aspecto psicológico e o ateísmo está nesse processo. Tudo isso é coisa da nossa mente.
É correto. Concordo!!!
Pondé; vc acha que o fim da Prússia como Estado (com exceção do militarismo) foi uma perca cultural, filosófica e literária?
Com certeza, foi uma "perca" sem igual!
Quando ele fala que a sociologia diz que o distanciamento da religião causa melhores condições matérias ele se refere ao fato da igreja cobrar os fiéis, que os fiéis são pessoas menos materialistas? Alguém pode me explicar melhor, fiquei sem entender essa parte.
Nesse ponto o ateísmo de Nietzsche se torna bem interessante e um objetivo interessante também.
"Dizem que Deus é bom mas, o mundo é ruim; então Deus não existe"
É um lógica meio ilógica, não ?
Quer dizer se dizem alguma coisa de você, é a sua verdadeira história ? 🤷
O que teu argumento tem a ver? Tu não entendeu ?
Não sou religioso. Porém não sou ateu, pois eu seria um religioso ao contrário.
Lendo o Anticristo, eu admito me assustar com algumas colocações, por mais que eu não creia, eu fico tipo: pô, esse cara tá pegando muito pesado... sei lá, a forma como fala da ideia do perdão, por exemplo. De fato, há uma lógica, mas é pesado.
Ou seja, ele tem o ego tão grande que fez questão de racionalizar a postura de Nietzsche em relação ao ateísmo para caber no mesmo esteriótipo que ele se autodenomina. Esse cara sempre foi uma piada kkkkkkkkkkkkk
Existem chatos praticantes por todo o canto. Por um lado, aqueles crentes chatos barulhentos falando a todo momento no fim do mundo e os crentes ateus que propalam a inexistência de quem os criou, como filhinhos de papai, negando a sua paternidade pra afirmar que ele é e se tornou, foi de si próprio. Tanto os cretes chatos como os ateus chatos, são os dois lados de uma mesma moeda.
O termo praticante cai um tanto ambíguo nesse sentido. Se sou ateu, estou na prática já exercendo uma condição. O católico não praticante crê no cristianismo, logo, também está em uma condição. Não vejo a necessidade de rituais, proselitismos, etc., para estar exercendo uma condição já muito bem definida.
Quero ler sobre Nietzsche. Qual livro sugeres para iniciar? Dai-me a luz! rs
Recomendo o Crepúsculo dos ídolos ou O Anticristo
Ponde! Acho que tu sempre te coloca na defensiva! Esconde o que realmente pensas sobre Deus!
Mas isso não elimina minha admiração pelo filósofo.
Nem ateu , nem agnóstico, nem nada , só tentando me encontrar e me entender melhor.
Friedrich, nos diz que nos mesmos matamos Deus, Por comportamentos e atitudes! Somos todos ateus???