kkkkkkk Jesus cientista , kkkkkk. Porque boa parte dos metaleiros usa esse visual? será que é pra não apanhar na rua? Cabelos sedosos, Primata Falante...
A primeira vez q veio na terra, foi pra ensinar sobre as leis d Deus. Agr, veio pra espalhar as de Newton, mal posso esperar pelo seu próximo retorno...
Eu diria que a confusão acontece porque sempre analisamos uma situação relativa ao nosso ponto de vista "normal". Ninguém pensa na Terra como uma rocha voando no espaço, a Terra é o nosso ponto estável, e no dia-a-dia é nosso referencial universal de mentirinha.
cara pq não tive na escola um professor como vc bicho !!! pois aqui VC vislumbra a resposta com facilidade !!! grande abraço !!! sou grande fã do seu trabalho !!
"Não é porque você cresceu acreditando em uma coisa, que essa coisa é uma verdade óbvia, absoluta e inquestionável. Em geral, raciocínios óbvios e inquestionáveis são só um sintoma de cabeças treinadas." Esse chessus físico é maneiro, SAHUISA.
Gosto muito dos seus vídeos, assim como da maneira inusitada com a qual apresenta os conteúdos de ciência, recomendei aos meus alunos! Obrigado pelo conteúdo.
Meu Caro Primata, Sou psicóloga clínica comportamental (Behaviorista). Sou uma tipo uma filhote de Skinner com Sagan. Quero te agradecer imensamente pelo seu trabalho. Falo por mim, mas como sendo da área de humanas, nunca imaginei que um dia entenderia essa tal teoria da relatividade... e olha que eu até tentei rsss, considerei impossível, era causa perdida!!! Não entrava na cabeça!! Precisava compreender que teoria era essa, precisava responder 2 perguntas: O que a Teoria da Relatividade ter a ver com física quântica? E o que os psicólogos viram nisso tudo, para estarem usando como parâmetros de trabalho??? WTF... e com vc eu consegui entender!! Tem didática e coerência, principalmente com o encadeamento das ideias, a maneira como conduz o raciocínio é perfeita, muitos videos seus são inspiradores ( isso ajuda na clinica tb rss), mostra muita confiança em seu conhecimento. Considero vc um Sagan Tupiniquim! kkkkkk Vc não sabe como a compreensão desses dados me ajudarão a refutar melhor essas pseudosciencias que afetam meus pacientes... O mundo precisa de saúde mental e saúde mental vem do conhecimento! beijos sou sua fã
Estou confuso e ansioso para as seguintes explicações: - se corpos que estão próximos da velocidade da luz causam deformações no espaço-tempo, então corpus quite em algum momento estiverem relativamente próximos um do outro e em velocidades diferentes vão perceber "níveis de deformação" diferentes? Ou a deformação que um causar vai afetar os outros também, já que estão todos no mesmo espaço-tempo? - então como o espaço-tempo se comporta com a própria luz? Afinal ela está o tempo todo na velocidade da luz. Ou tem que ter massa pra variar essas deformações? - Como os ônibus distorcem tanto as leis da física que múltiplos corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço? Estou adorando essa série! Está dando múltiplos nós na minha cabeça. (viu? Pra você não dizer "poxa, me esforcei tanto pra fazer um vídeo maneiro e todo mundo só fala do meu cabelo..." =^P)
Meu amigo ! parabéns ! parabéns mesmo! estou no penúltimo período de ciências contabeis, e preciso parar de ver seus vídeos p estudar finanças..... mas, o canal é d+++ parabens !!! ps queria ter mais tempo p/ poder ver mais !!!
Faz um vídeo sobre as 3 leis de Newton e da história do newton como um todo, suas principais obras , com opiniões de renomados e a sua opinião pessoal tbm! Pois ele é considerado o maior gênio que já pisou nessa terra! ah seria legal tbm um vídeo sobre as leis termodinâmicas! !
E ai Davi! Gostaria um vídeo sobre as Leis de Newton, talvez falando sobre a história e explicando brevemente o conceito. Sou estudante de Engenharia e futuramente pretendo cursar Física, teus vídeos me ajuda bastante na construção do pensamento científico e de ser um estudante de Exatas! Valeu!
Davi, teria como tu fazer um vídeo sobre as transformações de Galileu explicando detalhadamente? Todos os vídeos que eu encontrei aqui pelo UA-cam focam principalmente na parte de cálculos, sem explanar bem o conceito.
Uma brincadeira que gostava de pensar: Afinal, se o movimento é relativo, o que me impede de tomar o referencial do Sol como em repouso e dizer que a Terra (e todos os outros planetas) quem está girando em torno dele? O heliocentrismo e o geocentrismo seriam relativos de acordo com o referencial adotado? Daí você pode falar "mas quando falamos de corpos girando em torno de outros não estamos mais falando de referenciais inerciais". A coisa muda um pouco nessa perspectiva, mas acredito que isso será assunto de um próximo vídeo.
Eu entendi o vídeo, mas tem uma coisa sempre me confunde: Se o avião está a 1000 km/h em um referencial de quem está 'parado' na terra, ele tem uma energia cinética K. Agora, em um referencial de alguém que está em movimento dentro de um ônibus a 100 km/h, ele mede a velocidade do avião a 900 km/h, então o 'K' que ele mede será menor do que o 'K' da pessoa que está parada. Se os dois referencias são válidos e correntos, para aonde "vai" essa energia? Como a conservação de energia se aplica nesse caso?
+Destructor EFX A análise da energia depende sempre do referencial! Uma pedra de 1kg suspensa a 1 m de uma mesa que tenha também 1 m de altura, por exemplo. Em relação à mesa, a energia potencial gravitacional dela é de 9,8J. Em relação ao chão, é de 19,6J. A conservação da energia vale dentro de um mesmo referencial. Mudando de referenciais, precisamos fazer as transformações devidas, e aí sim aplicar a conservação de energia.
Síndrome da Inércia Falha - é um tipo de transtorno de ansiedade no qual a pessoa acreditar que as mobílias irão voar contra ela, em casos mais sérios acredita que as pessoas podem ser arremessadas a qualquer momento.
Excelente vídeo man! Faça um vídeo sobre as 3 leis de Newton, por favor. Não sou físico, trabalho com fisioterapia, mas estou começando a me aprofundar em física básica e gostaria de saber quais suas referências fundamentais. Você poderia passá-las? Um abraço
Se subtrair a velocidade da luz, poderíamos então saber se algo está parado e ter um referencial privilegiado? O centro do universo não seria esse referencial?
8 років тому
A gravidade nos favorece porque se não fosse ela provavelmente não existiríamos porque a vida depende da mesma para evoluir por isto que acredito que seja impossível que exista seres similares aos animais existente no nosso planeta.
+Thiago CAETANO ALVES Não acho que seja impossível. Sobre isso da gravidade, sabe aquelas ideias de colonizar marte? Se a gente colonizar as pessoas vão nascer deformadas, acho que não se pareceriam muito com humanos kkkkk Imagina as treta
8 років тому
+ei989 Pelo que conhecemos a vida depende da quantidade de água tamanho do planeta e a gravidade ire se o mesmo esta na zona habitável para a vida evoluir depende das condições de um planeta.
Grande Símio Verborrágico. O referencial inercial serve também para o som, caso eu esteja em um avião supersônico, em uma velocidade match x, constante, certo? Caso fosse possível ouvir sem o ruído do próprio avião, haveria alguma alteração na nossa percepção sonora, por exemplo, na diferença de tempo entre um relâmpago (luz) e trovão (som)?
acredito que ele está falando de física moderna. quando ele analisa relatividade com a visão de que há uma distorção espaço-temporal, isso já é Einstein e o espaço de Minkowski
E se eu jogar o papelzinho no momento em que o motorista acelerar ? E se eu der um pulo antes do instante de uma grande aceleracao??? Abraço vc manda muito bem 😀
O problema do refrigerante voando na sua cara no ônibus é justamente por causa das acelerações e desacelerações... Como F = ma, toda vez que um corpo sofrer uma aceleração vai haver uma força atuante no mesmo. O resultado disso é uma camisa manchada bem no dia da sua entrevista de estágio...
Então, apesar dos diferentes referenciais inerciais terem as mesmas leis físicas, as medidas irão diferenciar (geralmente) de acordo com as referências. Certo?
Eu sei que em um video anterior vc disse que não queria fazer videos muito aprofundados com assuntos muito complexos! mas vc não poderia fazer um video explicando o entrelaçamento quantico? Eu não entendi oq fazem elas se comportarem iguais antes de serem separadas! Valeus
o que acontece se eu estiver dentro do onibus e lançar um papel no motorista e ao mesmo tempo o motorista acelera bruscamente ? o papel chegara a ele ?
Por que a Terra pode ser considerada ora um referencial inercial ora um referencial não inercial ? Vi um exemplo no qual o princípio da inércia não se aplica mesmo sendo na Terra. Tal exemplo consiste em um observador parado em relação a terra no polo norte, que joga um disco (sobre o gelo) que seguirá andando em linha reta, pois consideramos a resultante sendo nula. Para o observador, depois de muitos e muitos quilômetros percorridos, o disco terá descrito uma trajetória curva, o que é contraditório, pois a resultante é nula. Aí é que entra o problema. Neste caso a Terra não seria um referencial inercial ? Se não, em quais casos seria ? Obrigado!
A dificuldade minha e acredito que de muitos outros é referente a conseguir "visualizar" a dilatação e compressão do espaço-tempo, principalmente quando á três indivíduos envolvidos, ou seja, como fica a deformação do objeto 1 visto ao mesmo tempo por outros dois objetos se movendo com velocidade diferentes. Aparentemente parece que tudo se interagiria como uma teia, pois não é apenas o objeto 1 que estaria causando a distorção mas sim sempre em par de objetos, e é aí que o cérebro "buga", o objeto 1 estaria deformando o espaço de infinitas maneiras dependendo de quem interagisse com ele, ou seja, 1 com 2 há uma deformação, 1 com 3 há outra deformação, 1 com 4 outra, e assim com todos os objetos do universo em relação a ele.
Davi, então qual a definição formal de repouso? Digo, sob quais condições podemos dizer que um objeto está em repouso em relação a outro? Pergunto isso porque sempre a definição que me deram foi "um objeto está em repouso em relação a outro quando não há alteração na distância de um pro outro". Acontece que isso me levou a pensar, por exemplo, na Terra em relação ao Sol, ou em qualquer objeto que circula outro: a distância entre os dois permanece a mesma (no caso da Terra, quase a mesma, mas a ideia ainda vale), mas ainda assim, pelo menos sob uma análise intuitiva, há movimento de um para com o outro. Quando perguntei isso ao meu professor, ele "atualizou" sua definição dizendo que na verdade nesses casos está havendo uma mudança da posição relativa, então o repouso seria quando "não há alteração na distância nem na posição entre dois objetos". Enfim, é essa mesmo a definição formal? Se não, qual é? Valeu!!
Primata, queria ver um comentário seu sobre Física Quantica.. mas sobre a proposta de um livro que tenho ("Quem tem medo da Física Quantica - Ramayana Gazzinelli "): que seria mais ou menos Física Quantica para "leigos", ou seja, aquelas pessoas que (assim como eu) não tem uma base de cálculos, ou uma base de Física, de modo geral.. mas que de alguma forma tem interesse (curiosidade) no assunto. Queria sua opinião a respeito disso.. Obrigado
Me surgiu uma dúvida agora: Tem um vídeo seu que é usado o exemplo de uma pessoa parada numa estação de trem e uma pessoa dentro de um trem em movimento. Caso esse trem esteja na velocidade da luz (vou chamar de C) e a pessoa dentro do trem arremesse um objeto que, num instante X, tenha velocidade Y a pessoa da estação, ao avistar o objeto no instante X + o tempo da informação chegar até ele, não o veria com uma velocidade de C + Y? Se sim isso contraria a questão de não haver nada mais rápido que a luz? Se não, porquê?
+Laércio Araújo, se não me engano se alguém chegar muito próximo da velocidade da luz o tempo ficaria praticamente parado, então ela não conseguiria arremessar o objeto ou se mover ou medir o tempo que leva pra ver o objeto arremessado, ou sequer pensar. Pelo que eu entendi da explicação do Davi, as partículas da pessoa não conseguiriam se comunicar, pois teriam que viajar mais rápido do que a luz para conseguirem interagir entre si (e essas partículas viajam sempre na velocidade da luz), portanto na prática seria o mesmo que o tempo parar na perspectiva dessa pessoa. Posso estar errado nessa minha interpretação, mas foi o que eu entendi.
O que posso apreender neste vídeo é: A Terra, numa questão prática, é um referencial privilegiado implícito. Mas, a dúvida que fiquei é: no meu referencial fora do ônibus, se eu ver uma situação diferente, como a bolinha de papel andando a 100, 1km/h, posso considerar isso como uma mudança no espaço-tempo?
Isso quer dizer então que é possível a "viagem no tempo para o futuro". uma vez que o tempo dilata conforme a velocidade de um corpo em relação a velocidade da luz. Assim impedindo a viagem ao passado, pois o espaço-tempo tem um valor padrão para um corpo completamente inerte à velocidade da luz (o que poderia ser o 0 k?). Faz algum sentido?
primata si eu estiver dentro de um ônibus, viajando a 100kh podendo beber água sem que ela pule em mim como você mi ensinou, mas olhando para o lado contemplo uma mosca voando, no ar parada, (si e que posso dizer a sim!) igual a que gente observa no jardim da nossa casa,i de repente, o motorista pisa no freio e o ônibus sofre uma parada brusca; oque acontecera com a mosca? já que ela não esta interagindo com o ônibus como eu embora ela esteja estaticamente para viajando a 100kh.
Teve o vídeo de domingo passado, teve o video na semana e agora mais um O_o Até eu que sou um idiota quando o assunto é fisica já entendi pelo menos um básico de como os referencias funcionam na fisica e nego ainda tá teimando huashuahusuhahusas Pode ter certeza que a galera que "discordou" vai continuar discordando nesse.
Não falei que soltar o cabelo seria sucesso? Mas agora falando sério, eu não tenho certeza se entendi uma coisa, a pergunta vai ficar complicada, mas tentarei ser claro. Eu entendi que a luz se propaga na mesma velocidade independente do referencial, o que significa que a sua velocidade não é alterada, independente da velocidade do movimento do emissor. Você também disse que todas as informações passadas entre as coisas no universo acontecem na velocidade da luz, tal velocidade que também é constante independente da velocidade das "coisas que estão interagindo" Mas porque essa velocidade é igual?
Davi o universo é reto? se é reto não tem como descer + a partir de algo? pq por exemplo o chão de uma avenida é reto, teoricamente n tem como vc descer, a menos que vc quebre esse chão ou explora etc, como faz para ir para baixo no universo?
06:13 só podemos concluir que os serviços públicos são tão ruins que nem as leis da física funcionam direito em ambiente de prestação de tal tipo de serviço. kkkkkk
A terra se movimenta em relação a terra? nem tudo esta onde esta por referencial, pode estar pelo próprio movimento de si. onde entra o movimento auto relativo? No tempo passado vc não estava onde está e mesmo assim continua estando onde está. Se todo movimento é relativo qual o movimento que não interferente?
8 років тому+1
Davi por que mesmo sabendo que a terra esta em móvito e as pessoas tem a impressão que o nosso planeta esta em repouso ?
Fiquei com uma dúvida depois de ver o vídeo. Algo ou alguém em queda livre, mas que já tenha atingido a velocidade terminal se enquadra como referencial inercial?
+Elvis Bandeira Creio que sim!, do mesmo modo que um carro em movimento retilíneo uniforme pode ser considerado um referencial inercial. Referencial inercial é um referencial onde não há uma aceleração nele.
+Elvis Bandeira Em queda livre, a pessoa está sobre o efeito da *acelaração* da gravidade... Por isso, não é inercial, pois não está em velocidade constante. Da mesma forma como acontece no exemplo do onibus urbano, citado no vídeo
+Mateus Araujo Realmente, quando ele diz "queda livre" geralmente o pessoal costuma desconsiderar o atrito, e ai sim haveria a aceleração atuando no corpo. Agora, quando ele diz "velocidade terminal" ele está considerando o atrito. Velocidade terminal, é quando a força de atrito com o ar se igual com a força peso do corpo caindo, ou seja, Fr = 0, e por isso, não tem aceleração resultante! Por isso, é um referencial inercial.
Senhores, gostaria de fazer um questionamento sobre o espaço tempo... Pelas leis da relative: Se eu tivesse uma nave com missão de chegar em Marte e voltasse na velocidade da luz seria diferente do tempo de uma observação de alguem na terra? Enquanto os observadores da terra recebesse minha comunicação de chega a Marte, eu já estaria na terra novamente.
o fato de quando estamos na órbita de algum corpo não conseguirmos sentir a gravidade de outros (por exemplo nós que não sentimos a gravidade do sol mesmo ela sendo absurdamente alta) tem algo haver com ese assunto?
+Ex play Apesar da gravidade do sol ser muito maior nos estamos muito mais próximos do centro gravitacional da terra, a força que a gravidade exerce sobre os corpos é inversamente proporcional a distancia e entre eles e proporcional a massa deles. espero ter esclarecido sua duvida.
Primata, uma dúvida. Já que uma pessoa se movimenta devido ao movimento de rotação da terra, esta pode ser considerada um referencial inercial em relação a um avião?
+Guilherme observador Porque quando se propaga em um meio, a densidade pode ser diferente em diferentes locais, e aí a luz passa a se propagar com velocidades diferentes. Já o vácuo é um meio "homogêneo" (no aspecto que importa aqui). No FAQ amanhã vou falar sobre isso, fica de olho!
Sim tudo depende de seu referencial, mas ao mesmo tempo é muito estranho pensar que "Nada está Inerte" pois terra gira em torno de si mesma, que gira em torno do sol, que gira em torno do centro da galaxia que se expande.. sempre há movimento, então a inercia e algo complexo em termos de se entender
Legal que agora Jesus tá fazendo uns videos sobre física. Sempre atualizado esse messias.
HAHAHAHAHAHAHAH
+Igor Mendes kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkk
Não bastasse o Clarion como cosplay de Jesus Cristo, chega o Davi.
kkkkkkk Jesus cientista , kkkkkk. Porque boa parte dos metaleiros usa esse visual? será que é pra não apanhar na rua? Cabelos sedosos, Primata Falante...
A primeira vez q veio na terra, foi pra ensinar sobre as leis d Deus. Agr, veio pra espalhar as de Newton, mal posso esperar pelo seu próximo retorno...
V De vingança
V essas leis nn foram criadas por Newton meu amigo, foram descobertas por ele. Deus às criou. 😉
Depois de Newton, teve Einstein
@@williamsantos2561 Ou deus nasceu nelas, ele não está mais errado que você, é a relatividade...
Eu diria que a confusão acontece porque sempre analisamos uma situação relativa ao nosso ponto de vista "normal". Ninguém pensa na Terra como uma rocha voando no espaço, a Terra é o nosso ponto estável, e no dia-a-dia é nosso referencial universal de mentirinha.
Esse vídeo é um oferecimento de Seda Liso Perfeito.
+Guilherme Gondin hahahahahahahahahaha
cara pq não tive na escola um professor como vc bicho !!! pois aqui VC vislumbra a resposta com facilidade !!! grande abraço !!! sou grande fã do seu trabalho !!
"Não é porque você cresceu acreditando em uma coisa, que essa coisa é uma verdade óbvia, absoluta e inquestionável. Em geral, raciocínios óbvios e inquestionáveis são só um sintoma de cabeças treinadas." Esse chessus físico é maneiro, SAHUISA.
O livro do Chessussimo pós-primata é "Introdução ao método científico".
Gosto muito dos seus vídeos, assim como da maneira inusitada com a qual apresenta os conteúdos de ciência, recomendei aos meus alunos! Obrigado pelo conteúdo.
Meu Caro Primata,
Sou psicóloga clínica comportamental (Behaviorista). Sou uma tipo uma filhote de Skinner com Sagan. Quero te agradecer imensamente pelo seu trabalho. Falo por mim, mas como sendo da área de humanas, nunca imaginei que um dia entenderia essa tal teoria da relatividade... e olha que eu até tentei rsss, considerei impossível, era causa perdida!!! Não entrava na cabeça!! Precisava compreender que teoria era essa, precisava responder 2 perguntas: O que a Teoria da Relatividade ter a ver com física quântica? E o que os psicólogos viram nisso tudo, para estarem usando como parâmetros de trabalho??? WTF... e com vc eu consegui entender!! Tem didática e coerência, principalmente com o encadeamento das ideias, a maneira como conduz o raciocínio é perfeita, muitos videos seus são inspiradores ( isso ajuda na clinica tb rss), mostra muita confiança em seu conhecimento. Considero vc um Sagan Tupiniquim! kkkkkk
Vc não sabe como a compreensão desses dados me ajudarão a refutar melhor essas pseudosciencias que afetam meus pacientes... O mundo precisa de saúde mental e saúde mental vem do conhecimento!
beijos sou sua fã
Louvado seja, nosso Senhor e salvador decidiu dar aulas de física! Agora o mundo vai pra frente. #esperança
XD Foi mal, cara. Não tinha como não zoar, mas o vídeo E o cabelo ficaram show!
Eu quero vídeo sobre as leis de Newton
Estou confuso e ansioso para as seguintes explicações:
- se corpos que estão próximos da velocidade da luz causam deformações no espaço-tempo, então corpus quite em algum momento estiverem relativamente próximos um do outro e em velocidades diferentes vão perceber "níveis de deformação" diferentes? Ou a deformação que um causar vai afetar os outros também, já que estão todos no mesmo espaço-tempo?
- então como o espaço-tempo se comporta com a própria luz? Afinal ela está o tempo todo na velocidade da luz. Ou tem que ter massa pra variar essas deformações?
- Como os ônibus distorcem tanto as leis da física que múltiplos corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço?
Estou adorando essa série! Está dando múltiplos nós na minha cabeça. (viu? Pra você não dizer "poxa, me esforcei tanto pra fazer um vídeo maneiro e todo mundo só fala do meu cabelo..." =^P)
A idéia do Faq é muito boa, a duvida de um pode ser a de muitos, parabéns pelo trabalho realizado +Primata Falante.
SHOW. Ótimo professor!!!!
To mt ansioso pro próximo vídeo, dilatação do tempo é FODA dmais, e é uma das coisas q inicialmente despertou meu amor pela física!!!!!!!
Que vídeo maravilhoso, desse cara maravilhoso, desse canal maravilhoso nessa hora...
Valiosa são suas reflexões, já na parte final do seus vídeos.
Mais uma vez obrigado pelo excelente vídeo.
Valeu.
O exemplo de física, do universo e de tudo mais é o controle do Davi.
Também, #DaviParaCosplayDeJesusCristo
Meu amigo ! parabéns ! parabéns mesmo! estou no penúltimo período de ciências contabeis, e preciso parar de ver seus vídeos p estudar finanças..... mas, o canal é d+++ parabens !!! ps queria ter mais tempo p/ poder ver mais !!!
Faz um vídeo sobre as 3 leis de Newton e da história do newton como um todo, suas principais obras , com opiniões de renomados e a sua opinião pessoal tbm! Pois ele é considerado o maior gênio que já pisou nessa terra!
ah seria legal tbm um vídeo sobre as leis termodinâmicas! !
cara muito bom seus vídeos, já nem começa já deixo aquele like. Sou muito fã de seu trabalho, não pare nunca. Próximo vídeo manda aquele alô. Sucesso!
Até domingo quem vem, to esperando ansioso...
Faça sim um vídeo sobre as leis de Newton, valeu primata
Ótimo vídeo. Obrigado!
Ta aí! Uma série sobre as 3 leis de newton com a sua abordagem seria muito legal!
muito bom, você seria um ótimo professor!
Excelente vídeo e didática!!
Nossa cara!!! Vídeo excelente, abraços!
E ai Davi! Gostaria um vídeo sobre as Leis de Newton, talvez falando sobre a história e explicando brevemente o conceito. Sou estudante de Engenharia e futuramente pretendo cursar Física, teus vídeos me ajuda bastante na construção do pensamento científico e de ser um estudante de Exatas! Valeu!
Video sobre as 3 leis de Newton!!!!
Por favor, fale sobre as leis de Newton!!!
Faz um vídeo explicando o EMDRIVE, o motor de empuxo, "motor impossível", que está sendo desenvolvido para viagens espaciais.
Muito Bom!!!!!!!!
Davi, você pretende fazer um vídeo abordando a questão da relatividade em referenciais não inerciais?
boa!! seria muito interessante!
Teu conteúdo tá muito bom, Davi. =)
Adorei o vídeo!
Olha mãe! JESUS!
Um abraço Daví!
ótimos videos! Faz um vídeo sobre transformação de lorentz.
Davi, teria como tu fazer um vídeo sobre as transformações de Galileu explicando detalhadamente? Todos os vídeos que eu encontrei aqui pelo UA-cam focam principalmente na parte de cálculos, sem explanar bem o conceito.
Uma brincadeira que gostava de pensar: Afinal, se o movimento é relativo, o que me impede de tomar o referencial do Sol como em repouso e dizer que a Terra (e todos os outros planetas) quem está girando em torno dele? O heliocentrismo e o geocentrismo seriam relativos de acordo com o referencial adotado?
Daí você pode falar "mas quando falamos de corpos girando em torno de outros não estamos mais falando de referenciais inerciais". A coisa muda um pouco nessa perspectiva, mas acredito que isso será assunto de um próximo vídeo.
Olá, poderia fazer um video explicando o centro do universo?
Davi tem como você falar sobre o filme coherence - mais conhecido como buga mentes -
Eu entendi o vídeo, mas tem uma coisa sempre me confunde: Se o avião está a 1000 km/h em um referencial de quem está 'parado' na terra, ele tem uma energia cinética K. Agora, em um referencial de alguém que está em movimento dentro de um ônibus a 100 km/h, ele mede a velocidade do avião a 900 km/h, então o 'K' que ele mede será menor do que o 'K' da pessoa que está parada. Se os dois referencias são válidos e correntos, para aonde "vai" essa energia? Como a conservação de energia se aplica nesse caso?
+Destructor EFX A análise da energia depende sempre do referencial! Uma pedra de 1kg suspensa a 1 m de uma mesa que tenha também 1 m de altura, por exemplo. Em relação à mesa, a energia potencial gravitacional dela é de 9,8J. Em relação ao chão, é de 19,6J. A conservação da energia vale dentro de um mesmo referencial. Mudando de referenciais, precisamos fazer as transformações devidas, e aí sim aplicar a conservação de energia.
Síndrome da Inércia Falha - é um tipo de transtorno de ansiedade no qual a pessoa acreditar que as mobílias irão voar contra ela, em casos mais sérios acredita que as pessoas podem ser arremessadas a qualquer momento.
Bom vídeo.
vídeo excelente♡
Excelente vídeo man! Faça um vídeo sobre as 3 leis de Newton, por favor. Não sou físico, trabalho com fisioterapia, mas estou começando a me aprofundar em física básica e gostaria de saber quais suas referências fundamentais. Você poderia passá-las? Um abraço
Muito Bão!
fala sobre as leis de newton ai primata q vai me ajudar bastante na faculdade =)
Será que vc poderia fazer um vídeo sobre a "força G" aplicada em pilotos de F1?
cara, vc tá cada vez mais padecido com chessuis!
Só tô pelo domingo que vem.
Se subtrair a velocidade da luz, poderíamos então saber se algo está parado e ter um referencial privilegiado? O centro do universo não seria esse referencial?
A gravidade nos favorece porque se não fosse ela provavelmente não existiríamos porque a vida depende da mesma para evoluir por isto que acredito que seja impossível que exista seres similares aos animais existente no nosso planeta.
+Thiago CAETANO ALVES Não acho que seja impossível. Sobre isso da gravidade, sabe aquelas ideias de colonizar marte? Se a gente colonizar as pessoas vão nascer deformadas, acho que não se pareceriam muito com humanos kkkkk Imagina as treta
+ei989 Pelo que conhecemos a vida depende da quantidade de água tamanho do planeta e a gravidade ire se o mesmo esta na zona habitável para a vida evoluir depende das condições de um planeta.
Grande Símio Verborrágico.
O referencial inercial serve também para o som, caso eu esteja em um avião supersônico, em uma velocidade match x, constante, certo? Caso fosse possível ouvir sem o ruído do próprio avião, haveria alguma alteração na nossa percepção sonora, por exemplo, na diferença de tempo entre um relâmpago (luz) e trovão (som)?
1984 e A Revolução dos Bichos prenderam minha atenção. hahaha, boa escolha!
O que podemos definir sobre ciências exatas se toda ciência é criada pela humanidade e somos seres complexos, todavia somos imperfeitos?
6:26 acerteeeei
fala sobre fisica moderna pf
acredito que ele está falando de física moderna. quando ele analisa relatividade com a visão de que há uma distorção espaço-temporal, isso já é Einstein e o espaço de Minkowski
E se eu jogar o papelzinho no momento em que o motorista acelerar ? E se eu der um pulo antes do instante de uma grande aceleracao??? Abraço vc manda muito bem 😀
Davi, faz algum exercício ou alongamento vocal antes de começar a gravar?
O problema do refrigerante voando na sua cara no ônibus é justamente por causa das acelerações e desacelerações... Como F = ma, toda vez que um corpo sofrer uma aceleração vai haver uma força atuante no mesmo. O resultado disso é uma camisa manchada bem no dia da sua entrevista de estágio...
Então, apesar dos diferentes referenciais inerciais terem as mesmas leis físicas, as medidas irão diferenciar (geralmente) de acordo com as referências. Certo?
Eu sei que em um video anterior vc disse que não queria fazer videos muito aprofundados com assuntos muito complexos!
mas vc não poderia fazer um video explicando o entrelaçamento quantico?
Eu não entendi oq fazem elas se comportarem iguais antes de serem separadas!
Valeus
o que acontece se eu estiver dentro do onibus e lançar um papel no motorista e ao mesmo tempo o motorista acelera bruscamente ? o papel chegara a ele ?
Por que a Terra pode ser considerada ora um referencial inercial ora um referencial não inercial ? Vi um exemplo no qual o princípio da inércia não se aplica mesmo sendo na Terra. Tal exemplo consiste em um observador parado em relação a terra no polo norte, que joga um disco (sobre o gelo) que seguirá andando em linha reta, pois consideramos a resultante sendo nula. Para o observador, depois de muitos e muitos quilômetros percorridos, o disco terá descrito uma trajetória curva, o que é contraditório, pois a resultante é nula. Aí é que entra o problema. Neste caso a Terra não seria um referencial inercial ? Se não, em quais casos seria ?
Obrigado!
mt bom
Assim que o video começou eu foquei no cabelo, e me perguntei desde quando eu assistia videos de jesus e se, ele era vlogueiro.
A dificuldade minha e acredito que de muitos outros é referente a conseguir "visualizar" a dilatação e compressão do espaço-tempo, principalmente quando á três indivíduos envolvidos, ou seja, como fica a deformação do objeto 1 visto ao mesmo tempo por outros dois objetos se movendo com velocidade diferentes. Aparentemente parece que tudo se interagiria como uma teia, pois não é apenas o objeto 1 que estaria causando a distorção mas sim sempre em par de objetos, e é aí que o cérebro "buga", o objeto 1 estaria deformando o espaço de infinitas maneiras dependendo de quem interagisse com ele, ou seja, 1 com 2 há uma deformação, 1 com 3 há outra deformação, 1 com 4 outra, e assim com todos os objetos do universo em relação a ele.
Então dependendo do referencial inercial, é o Sol que gira em torno da Terra.
Davi, então qual a definição formal de repouso? Digo, sob quais condições podemos dizer que um objeto está em repouso em relação a outro?
Pergunto isso porque sempre a definição que me deram foi "um objeto está em repouso em relação a outro quando não há alteração na distância de um pro outro".
Acontece que isso me levou a pensar, por exemplo, na Terra em relação ao Sol, ou em qualquer objeto que circula outro: a distância entre os dois permanece a mesma (no caso da Terra, quase a mesma, mas a ideia ainda vale), mas ainda assim, pelo menos sob uma análise intuitiva, há movimento de um para com o outro.
Quando perguntei isso ao meu professor, ele "atualizou" sua definição dizendo que na verdade nesses casos está havendo uma mudança da posição relativa, então o repouso seria quando "não há alteração na distância nem na posição entre dois objetos".
Enfim, é essa mesmo a definição formal? Se não, qual é? Valeu!!
Primata, queria ver um comentário seu sobre Física Quantica.. mas sobre a proposta de um livro que tenho ("Quem tem medo da Física Quantica - Ramayana Gazzinelli "): que seria mais ou menos Física Quantica para "leigos", ou seja, aquelas pessoas que (assim como eu) não tem uma base de cálculos, ou uma base de Física, de modo geral.. mas que de alguma forma tem interesse (curiosidade) no assunto. Queria sua opinião a respeito disso..
Obrigado
Primata tu é mito
Me surgiu uma dúvida agora:
Tem um vídeo seu que é usado o exemplo de uma pessoa parada numa estação de trem e uma pessoa dentro de um trem em movimento. Caso esse trem esteja na velocidade da luz (vou chamar de C) e a pessoa dentro do trem arremesse um objeto que, num instante X, tenha velocidade Y a pessoa da estação, ao avistar o objeto no instante X + o tempo da informação chegar até ele, não o veria com uma velocidade de C + Y? Se sim isso contraria a questão de não haver nada mais rápido que a luz? Se não, porquê?
+Laércio Araújo Buguei
+Laércio Araújo, se não me engano se alguém chegar muito próximo da velocidade da luz o tempo ficaria praticamente parado, então ela não conseguiria arremessar o objeto ou se mover ou medir o tempo que leva pra ver o objeto arremessado, ou sequer pensar.
Pelo que eu entendi da explicação do Davi, as partículas da pessoa não conseguiriam se comunicar, pois teriam que viajar mais rápido do que a luz para conseguirem interagir entre si (e essas partículas viajam sempre na velocidade da luz), portanto na prática seria o mesmo que o tempo parar na perspectiva dessa pessoa. Posso estar errado nessa minha interpretação, mas foi o que eu entendi.
é fisicamente impossível. não tem como algo com massa estar na velocidade C
O que posso apreender neste vídeo é: A Terra, numa questão prática, é um referencial privilegiado implícito.
Mas, a dúvida que fiquei é: no meu referencial fora do ônibus, se eu ver uma situação diferente, como a bolinha de papel andando a 100, 1km/h, posso considerar isso como uma mudança no espaço-tempo?
Isso quer dizer então que é possível a "viagem no tempo para o futuro". uma vez que o tempo dilata conforme a velocidade de um corpo em relação a velocidade da luz. Assim impedindo a viagem ao passado, pois o espaço-tempo tem um valor padrão para um corpo completamente inerte à velocidade da luz (o que poderia ser o 0 k?).
Faz algum sentido?
Deu mindfuck, mas isso é positivo... Melhor quebrar a cabeça tentando entender q simplesmente acreditar.
👏👏👏
primata si eu estiver dentro de um ônibus, viajando a 100kh podendo beber água sem que ela pule em mim como você mi ensinou, mas olhando para o lado contemplo uma mosca voando, no ar parada, (si e que posso dizer a sim!) igual a que gente observa no jardim da nossa casa,i de repente, o motorista pisa no freio e o ônibus sofre uma parada brusca; oque acontecera com a mosca? já que ela não esta interagindo com o ônibus como eu embora ela esteja estaticamente para viajando a 100kh.
ela vai ir pra frente como todos os objetos. Não podemos esquecer que o ar não é vácuo. As moléculas do ar irão "empurrar" a mosca.
se a terra parrasse ou acelerasse abruptamente, sairíamos voando por ai?
Jesus? É você?
Teve o vídeo de domingo passado, teve o video na semana e agora mais um O_o
Até eu que sou um idiota quando o assunto é fisica já entendi pelo menos um básico de como os referencias funcionam na fisica e nego ainda tá teimando huashuahusuhahusas
Pode ter certeza que a galera que "discordou" vai continuar discordando nesse.
Não falei que soltar o cabelo seria sucesso?
Mas agora falando sério, eu não tenho certeza se entendi uma coisa, a pergunta vai ficar complicada, mas tentarei ser claro.
Eu entendi que a luz se propaga na mesma velocidade independente do referencial, o que significa que a sua velocidade não é alterada, independente da velocidade do movimento do emissor.
Você também disse que todas as informações passadas entre as coisas no universo acontecem na velocidade da luz, tal velocidade que também é constante independente da velocidade das "coisas que estão interagindo"
Mas porque essa velocidade é igual?
Como funciona a expansão contínua do universo
Davi o universo é reto? se é reto não tem como descer + a partir de algo? pq por exemplo o chão de uma avenida é reto, teoricamente n tem como vc descer, a menos que vc quebre esse chão ou explora etc, como faz para ir para baixo no universo?
06:13 só podemos concluir que os serviços públicos são tão ruins que nem as leis da física funcionam direito em ambiente de prestação de tal tipo de serviço.
kkkkkk
A terra se movimenta em relação a terra?
nem tudo esta onde esta por referencial, pode estar pelo próprio movimento de si.
onde entra o movimento auto relativo? No tempo passado vc não estava onde está e mesmo assim continua estando onde está. Se todo movimento é relativo qual o movimento que não interferente?
Davi por que mesmo sabendo que a terra esta em móvito e as pessoas tem a impressão que o nosso planeta esta em repouso ?
+Thiago CAETANO ALVES Estamos em movimento junto com o planeta.
A VIDA TEM COMO PRINCIPIO A EVOLUÇÃO, E CADA PLANETA ESPECULADO QUE TENHA VIDA A MESMA EVOLUI CONFORME AS SUAS NECESSIDADES.
Fiquei com uma dúvida depois de ver o vídeo. Algo ou alguém em queda livre, mas que já tenha atingido a velocidade terminal se enquadra como referencial inercial?
sim
+Elvis Bandeira Creio que sim!, do mesmo modo que um carro em movimento retilíneo uniforme pode ser considerado um referencial inercial.
Referencial inercial é um referencial onde não há uma aceleração nele.
+Elvis Bandeira Em queda livre, a pessoa está sobre o efeito da *acelaração* da gravidade... Por isso, não é inercial, pois não está em velocidade constante. Da mesma forma como acontece no exemplo do onibus urbano, citado no vídeo
+Mateus Araujo Realmente, quando ele diz "queda livre" geralmente o pessoal costuma desconsiderar o atrito, e ai sim haveria a aceleração atuando no corpo. Agora, quando ele diz "velocidade terminal" ele está considerando o atrito. Velocidade terminal, é quando a força de atrito com o ar se igual com a força peso do corpo caindo, ou seja, Fr = 0, e por isso, não tem aceleração resultante! Por isso, é um referencial inercial.
Exatamente. No inicio da queda, quando ele tinha aceleração, ele não era inercial, mas na velocidade terminal ele passa a ser.
deve ser massa parecer com chessus
David claramente investindo no visual Jesus. =P
Pergunta: qual das pessoas está parada?
Resposta: em relação a que?
se vc n respondeu "todos estão parados em seus referenciais", vc n entendeu os ultimos videos dele
e eu acertei antes de ele das as opções muahahaha
Se eu estiver em pé em cima do teto do ônibus (surfando) e pular, eu vou para trás ou caio no mesmo local?
Senhores, gostaria de fazer um questionamento sobre o espaço tempo... Pelas leis da relative: Se eu tivesse uma nave com missão de chegar em Marte e voltasse na velocidade da luz seria diferente do tempo de uma observação de alguem na terra? Enquanto os observadores da terra recebesse minha comunicação de chega a Marte, eu já estaria na terra novamente.
o fato de quando estamos na órbita de algum corpo não conseguirmos sentir a gravidade de outros (por exemplo nós que não sentimos a gravidade do sol mesmo ela sendo absurdamente alta) tem algo haver com ese assunto?
+Ex play Apesar da gravidade do sol ser muito maior nos estamos muito mais próximos do centro gravitacional da terra, a força que a gravidade exerce sobre os corpos é inversamente proporcional a distancia e entre eles e proporcional a massa deles. espero ter esclarecido sua duvida.
Obrigado!
Primata, uma dúvida. Já que uma pessoa se movimenta devido ao movimento de rotação da terra, esta pode ser considerada um referencial inercial em relação a um avião?
Davi, e em relaçao ao outro postulado do Albert Einstein: a velocidade da luz é a mesma para qualquer observador NO VÁCUO. porque no vácuo?
+Guilherme observador Porque quando se propaga em um meio, a densidade pode ser diferente em diferentes locais, e aí a luz passa a se propagar com velocidades diferentes. Já o vácuo é um meio "homogêneo" (no aspecto que importa aqui). No FAQ amanhã vou falar sobre isso, fica de olho!
+Primata Falante ah só, vlw cara.... Desculpa a demora pra te agradecer, vi o video e intendi. vlw cara!!!
Sim tudo depende de seu referencial, mas ao mesmo tempo é muito estranho pensar que "Nada está Inerte" pois terra gira em torno de si mesma, que gira em torno do sol, que gira em torno do centro da galaxia que se expande.. sempre há movimento, então a inercia e algo complexo em termos de se entender
A velocidade da luz é 300.000km/s porque estamos nos movendo a 207.542m/s ?