Você sempre explica super bem essas coisas,que muitas vezes são discutidas somente no meio acadêmico.Meus sinceros parabéns!! Faz um ótimo serviço para a ciência e para a sociedade.
Se fosse aqui no Rj, a polícia teria te parado e dado uns tapas na cara! Hahahah Show o vídeo. Quero trocar uma ideia melhor com vc sobre isso depois. Anota ai! Abraços!
A diferença da esquerda pra direita é a pergunta que cada um faz, enquanto a direita pergunta "isso faz bem"?, a esquerda pergunta "isso me faz sentir bem?"
Davi você poderia em seus próximos vídeos abordar um tema tão complexo quanto fascinante mas que envolve a relatividade da qual você está abordando, você poderia falar sobre viajem no tempo ''que segundo as leis da física'' são possíveis e são apenas uma questão de engenharia explicar como isso funciona, claro se não for te atropelar, mas seria muito interessante obrigado e eu adoro seus vídeos cara
+MTHS Viagem no tempo é um bom tema sim! Já me pediram. Ia fazer no dia que o Marty McFly chega no futuro mas meu equipamento estragou na época, vou procurar uma data futura que seja boa.
+Antonio Souza Sim! Se a velocidade da luz fosse bem mais baixa, veríamos o espaço ao nosso redor se contraindo e dilatando a todo momento por conta disso!
Eu não gosto muito dessa associação entre a relatividade do espaço-tempo e viés, mas concordo plenamente com a suposição de que que direita e esquerda são visões complementares parciais da realidade. Complementares pq mostram aspectos diferentes e parciais porque não abrangem todos os aspectos. Me parece que as duas abordagens são como ver o mundo pela luz ou pelo som, mal comparando. Ainda temos como vê-lo por ondas ondas gravitacionais e buscar sentido para ele pela filosofia... Tô ruim de exemplos ;) Mesmo quando a opinião é uma mera agressão ela nos diz alguma coisa sobre nós e sobre o nosso interlocutor, né?
+Roney Belhassof Sim essa associação me pareceu muito com o declive escorregadio que muitas pseudo ciências estão acostumadas a usar pra extrapolar conceitos científicos.
+David Rahd Foi mais ou menos o que eu pensei... Quando ele falou sobre essa "relação" logo eu lembrei da "mecânica quântica comprova espiritualidade". Como físico gostei do vídeo porque coloca alguns conceitos bastante difíceis de abstrair de forma bastante didática, contudo esse viés político do final do vídeo estragou um pouco a qualidade no fim da história. Não deveria misturar essas coisas, ciências sociais são MUITO distintas das ciências exatas e não deveria-se fazer analogias tão rasas e superficiais.
Será que quando duas pessoas discordam de um assunto, necessariamente uma está certa e a outra está errada? Interessante essa perspectiva. Você me ajudou a entender no vídeo quando disse ( em 5:14): "...com a relatividade, Einstein mostrou pra gente que o TEMPO - essa GRANDEZA FÍSICA que a gente pode MARCAR, novamente, que NÃO É SÓ UMA CONVENÇÃO HUMANA, é uma grandeza MENSURÁVEL que a gente observa NA NATUREZA..." Logo, se duas pessoas discordam de um assunto, e este assunto é algo observável na natureza e é mensurável, necessariamente sim, uma está certa e a outra está errada. Portanto essa lógica não pode ser aplicada a ideias que sejam exclusivamente, convenções humanas. O fato de existir a relatividade não torna tudo relativo.
Uma razão, na minha opinião, para que as pessoas achem tão difícil aprender física são os exemplos dados. Nesse caso, um trem viajando a velocidade próxima à da luz e dois raios caindo (aproximadamente) ao mesmo tempo. São dois fatores praticamente impossíveis de acontecer no mundo real.
Ótimo vídeo e argumentação! Muito válidos os questionamentos sobre pontos de vista relativos, que eu poderia linkar também com a dualidade onda-partícula. Concordo que o feminismo seja odiado por muitos, mas a ideologia feminista e seus absurdos práticos não podem ser justificados com mais vitimismo. Se o movimento só quer melhorar a sociedade, então que se melhorem os argumentos e metodologias do movimento.
Criou-se uma aversão sim contra o feminismo, e acho que menos pela parcela xiita do movimento e mais pq certo tipo de pensamento que tomou força no país prega um pensamento contrário a discurso de minorias, sejam elas qual forem. Tem gente falando contra o vídeo do Nerdologia como se fosse o único ruim ou o único sem ciência, e dizendo até que o Átila deve ter tido menos participação no conteúdo. Ledo engano e só reforça a ideia do vídeo, o Átila defendeu muito o vídeo inclusive nas redes sociais por todo o período do vídeo e contra todos os ataques. Pra mim foi mais um ótimo vídeo, eu não sigo os canais pra reforçar minhas crenças ou só ver oq eu já acredito e penso, não preciso concordar 100% com tudo pra saber que foi mais um ótimo vídeo atacado por ir contra um pensamento que ta se tornando dominante.
Muito bom vídeo! Cara, estou impressionado! Você correu em 6 palmas a sua rua, enquanto o adversário correu em 15 palmas apenas 100 metros... Você é muito rápido! heher Quero aproveitar e pedir para me passar um link de como é feita a medição precisa da velocidade da luz de forma prática e de fácil entendimento. Agradeço se puder me passar esta informação, além do que já passou em seus vídeos, claro! Valeu.
Não entendi... No livro do Brian green universo elegante ele dá o mesmo exemplo mas coloca presidentes assinando um termo num trem. LÁ ele diz q quem está no trem vê ao mesmo tempo a luz. Quem vê diferente é quem está na plataforma
A moça do trem não era pra ver o raio cair simultaneamente ao msm tempo? Pelo que entendia mesmo chegando a uma velocidade próxima da luz (e como ela vinha de encontro com um dos raios) era para o meio (espaço) se modificar e nunca dar a sensação que alguma velocidade impulsionou para facilitar a sua visualização da luz
A sugestão que você pediu sobre como viajar mais rápido que a luz, ao menos a que eu saiba é a de um teórico que sugeriu fazer uma nave espacial que comprima e estique o espaço na frente e atrás da nave, respectivamente, dessa forma a nave em si e para quem estivesse dentro a lei velocidade fixa da luz não seria quebrada, porém para um observador distante a nave estaria com movimento muito mais rápido do que a da luz. Acho que quem sugeriu foi um físico Japonês, ou com cara e nome de Japonês, ele inclusive usou o termo surfar no espaço, na analogia que fez para nós leigos hehe! Não sei se é possível, o Galvão diria logo "Não é possível, a física não permite!" mas tem alguma lógica já que por estar destorcendo o espaço (distância) poderia percorrer uma distância maior em menos tempo, não é?? O tal do trem que estica de Einstein, sabe?!
Eu não acredito q vc correu na sua rua. E Filmou. E POSTOU ISSO NUM VÍDEO DO UA-cam. DE MODO P . Ú. B . L . I . C . O! KKKKNBVGHUIGCBH Vc é o melhor cara
O vídeo do feminismo do Nerdologia foi o único vídeo até hoje no canal que possui poucos dados, nenhuma ciência e apenas afirmações ideológicas. O que mostra 2 pontos que podem ter acontecido: 1- Não foi o Átila quem escreveu o roteiro; 2- O Átila foi pressionado a postar aquilo.
Nossa, quantas "certezas" dos imbecis aqui... Admitam, VOCÊS SE DOERAM com os fatos expostos pela Paloma naquele vídeo! É muito fácil e conveniente forçar uma conclusão de que "o Atila foi forçado", mimimi, mimimi, mimimi.......
Na verdade existe uma quantidade enorme de possibilidades para como estava o vídeo, e eu acho que a mais provável é que o Atila só quis mesmo postar o vídeo, sabe, senão ele sequer teria postado
Você faz um ótimo trabalho nos seus vídeos, mas eu realmente não estou conseguindo entender o que você quer passar. E sobre o que você falou no final do vídeo, tem partes do feminismo que eu concordo, como que cada um deve ter o direito de se vestir como quiser sem ser julgado por isso (não apenas mulheres), e tem partes que eu discordo, como a de que é errado sexualizar personagens fictícias.
e se.... soubéssemos o local exato em que o raio iria cair e colocássemos dois censores com cronômetros ? tipo, a verdade é que: ou um caiu antes do outro ou não, talvez só não tenhamos como definir isso...
sobre a reflexão final . Acho que na maioria das vezes ,assuntos humanos, diferentes dessa conclusões ,tem sim certo e errado . acredito que esquerda e direita não é a dicotomia certa e sim socialismo e liberdade total . Emfim ... admitir que n podemos decidir se algo está certo ou errado seria terrível e ainda ignoraria um dos pilares da lógica, que se chama terceiro excluido . ou seja, acredito que conflitos podem ser resolvidos logicamente. você acha que não? primata muito top seus videos sobre relatividade estou conseguindo visualizar com muito mais facilidade esse fenomeno real e ao mesmo tempo tão abstrato . obrigado !
A luta entre direita e esquerda é a luta entre opressores vs oprimidos, realmente, cada um defende o seu lado, mas a opressão é o que medeia a relação de forças, isto não tem nenhuma relação com opinião ou ponto de vista, não misture assuntos que não são compatíveis...
A resposta é a mesma. Informação nenhuma viaja mais rápido que a luz, e, para ela sentir os dois ao mesmo tempo estaria violando isso. Mesmo supondo que fosse possível, o cérebro dela não ia conseguir perceber essa diferença tão pequena de tempo ao receber tamanha descara elétrica ;-;
Rafael. Bolsonaro2018 As leis da física não mudam, informação nenhuma viaja mais rápido que a luz. Se for um sensor a resposta seria a mesma. O sensor em movimento detectaria primeiro o da frente depois o de trás.
Davi, por favor, me esclareça uma dúvida; Vamos supor que coloquemos 3 relógios atômicos em 3 lugares diferentes do universo: 1 - No vácuo do espaço 2 - Na Terra ao nível do mar 3 - Em uma estrela onde a gravidade é 100x maior que a da terra. Com o passar de um ano como os relógios estarão? O relógio 1 estará adiantado e o 3 estará atrasado em relação ao 2?
Todo mundo focou no final no video, mas eu vou focar em outra coisa: Faz o videos dos relógios, o assunto é bem interessante. Por favor nunca te pedi nada.
+Primata Falante É a velha história se você faz algo bom ninguém te da os parabéns, mas se faz uma cagada ninguém esquece hahahaha, o vídeo foi excelente até você colocar política no meio :P
mas se por exemplo no caso do trem, o que medisse se o raio caiu ou não simultaneamente, não fosse mais duas pessoas em referencias diferentes, e sim dois sensores nas pontas que iriam fazer essa marcação, se os raios caem ao mesmo tempo, independente do que o observador de dentro do trem veja, os sensores poderia comprovar o que aconteceu, ou não? me tirem essa dúvida por favor.
Davi quando vc cita que um acontecimento pode ocorrer antes de outro e simultaneo a outro,para duas pessoas em referenciais diferentes,tem algum exemplo mais pratico?ou sempre envolve pessoas na quase velocidade da luz e raios?
+Leandro Ilek Muito bem observado! Esses motoristas malucos a solta é um perigo. Essa irresponsabilidade é vista em vários lugares, não importa o observador nestes casos, a luz tinha que aparecer. heher Valeu.
Olá ótimo vídeo Davi hehe a definição de 1s não seria na verdade a duração de 9.162.631.770 períodos da radiação característica do césio 133 do relógio atômico? ( sou estudante de física e em junho vou apresentar um trabalho sobre relógio atômico , se puder ajudar haha)
Ambos os referencias tem que ser inercias né ? Fico sempre confuso nessa parada de referencial inercial, nunca sei se é apenas no módulo da aceleração , ou a direção também entra na jogada.
+Henrique de Andrade Isso! Inercial é não ter aceleração. Quando entra aceleração, aí entramos na Relatividade Geral. Vou falar da diferença entre os dois nos próximos vídeos.
Faltou explicar como a pessoa dentro do trem vê o raio da frente primeiro enquanto a de fora vê os dois ao mesmo tempo. Você falou da conclusão errônea do cara de fora com sua tese não-relativística (sem considerar a velocidade da luz constante para todos), embora ele tenha prevido corretamente o que ocorreria. Explicou que usando o fato da velocidade da luz ser constante, o rapaz de fora deveria concluir que a moça de dentro deveria ver os dois raios ao mesmo tempo, sob a hipótese do raio ter caído ao mesmo tempo em qualquer referencial. No entanto o raio não caiu ao mesmo tempo para a moça. Por quê? Acho que deveria ter a explicação disso no vídeo. Dilatação do tempo? Contração do espaço? Fazendo a transformação de Lorentz muda todo o esquema? Acho que dá para explicar sem deixar muito difícil para o pessoal.
Esse exemplo dos dois raios, dois observadores em locais distintos, e um trem em movimento não é o exemplo mais feliz (no sentido de não ser intuitivo) para exemplificar a relatividade do referencial, isso porque ele vai de encontro a noção que temos de marcar qual dos raios atingiu o solo primeiro. Exemplo, na simplificação didática do tema, o que se imagina é que os raios possam ser substituídos por dois nadadores numa piscina em cima de um caminhão. Um dos juízes vai estar no caminhão no momento exato em que os dois nadadores tocam a chegada, o outro juiz vai estar na rua. Para o que está na rua o referencial (e o resultado) é um, para o juiz do caminhão será outro. Na cabeça do aluno basta ter um sensor na chegada e caso resolvido, é possível saber quem tocou primeiro. Obviamente, isso ocorre devido a noção intuitiva que temos de que tudo funciona como na mecânica clássica. Então qual o melhor modelo para exemplificar a relatividade dos referenciais? Um uso prático do mundo real ou um uso prático da ciência para mensurar referenciais moleculares.
Ola, eu fiz essa pergunta na sessão de comentários, como é um assunto que eu realmente tenho dificuldade, gostaria que me ajudasse á entender se estou no caminho correto. O comentário em questão é este: "Então essa relatividade do tempo ocorre devido ao "tempo" e espaço percorrido pela informação, como no caso do trem. Pois como o trem se move de encontro com o raio da frente, a informação passada para a passageira foi mais rápida, se comparado com a de traz que percorre o mesmo espaço porém com o trem na direção oposta. E, como o observador de fora estava no espaço indentico entre os raios e o trem, foi simultâneo. Foi isso que eu compreendi, se puder sanar ou corrigir eu agradeço, qualquer um claro. Desde já, obrigado por essa aula."
Haahahaha a reação da galera sobre a citação do vídeo do Nerdologia é engraçada, e eu até diria sintomática. Eu particularmente achei o vídeo ok, nem o melhor de todos, nem o pior. O vídeo tem sua falhas igual a qualquer outro vídeo do Nerdologica.
Difícil fazer extremistas entenderem isso! Mas gostei muito do vídeo, até achei que devia ter feito este antes, porque complementou e me fez entender melhor aquele outro que você recomendou. E sim, adoraria um vídeo sobre a criação dos relógios. ;)
Gray Nogueira Eu acho que entendi e posso lhe informar o motivo, lembra do exemplo dos dois carros e do motoboy viajando entre eles? Então vamos usar ele também na explicação desse exemplo, bem, pense no exemplo dos carros e do motoboy, adicione um outro motoboy no sentido contrário e pense comigo, no exemplo dos carros, os carros mantêm uma distância constante e invariável entre si, assim como a parte da frente e de trás desse trem, agora pense que os motoboys são a luz emitida pelos raios (lembre-se que eu disse para que adicionasse um outro motoboy em sentido oposto), agora pense comigo, os motoboys (a luz) partem de cada carro (frente e trás do trem) em direção a outra ponta, agora imagine que existe um cara de moto (passageiro) entre esses dois carros se mantendo na mesma velocidade da dos carros e a uma mesma distância de ambos, quando os dois motoboys começarem a se mover, eles sairão ao mesmo tempo de seus destinos, mas o motoboy indo na direção contrária a qual os carros estão indo chegará primeiro, agora vamos associar isso ao exemplo do trem de forma mais clara, os dois raios caiem ao mesmo tempo em ambas as pontas, a luz projetada sai de ambas as pontas ao mesmo tempo, mas o passageiro se move junto com o trem em direção a luz emitida pelo raio que caiu na frente enquanto se afasta da luz emitida pelo raio que caiu atrás, como o trem (e consequentemente o passageiro) está se movendo próximo a velocidade da luz, ele se afasta da luz emitida pelo raio que caiu na parte de trás significativamente, assim como ele se aproxima da luz emitida pelo raio que caiu na parte da frente do trem de forma significativa, como a luz é mais rápida que o trem, ela o alcança depois de um tempo, mas a distância exercida pelo movimento do trem acaba sendo o suficiente para que o passageiro tenha a impressão de diferença de tempo entre a queda de ambos os raios, entendeu?
Com relação ao ponto referencial de dois raios chocando-se contra o trem, apenas o observador externo poderá afimar que ocorreram no mesmo momento, o observador interno só saberá do primeiro raio. A pessoa dentro do trem só determina que o raio da frente do trem ocorreu primeiro com relação ao de trás por que está desprezando o deslocamento no qual a luz do segundo raio terá que percorrer até a observador mais o deslocamento do trem entre o momento do raio ao momento que o observador teve a informação e que ambos os raios teve o momento de medição interferida pelo deslocamento do trem. Para que o observador interno que está sofrendo a ação do deslocamento tenha capacidade de avaliar qual raio chocou primeiro no momento em que há o choque a velocidade do trem teria que ser igual a zero ou menor que a velocidade da luz o que não ocorre, assim o flash de luz do raio da frente irá percorrer uma distancia menor até o observador não por que ocorreu antes mais por que ocorreu o deslocamento do trem diminuindo a distancia de propagação e o raio de trás só conseguirá atingir o observador ( caso o trem não esteja igual ou superior a velocidade da luz ) apos percorrer toda a distância entre o choque e o observador mais o espaço deslocado pelo trem. Finalizando, sobre o problema proposto a chance do observador do trem ver o segundo raio não é praticável pois ambos o flash do segundo raio e o observador estará em uma velocidade igual e tal flash nunca chegará ao observador, considerando a informação de que o deslocamento do trem é igual a velocidade da luz. Logo somente o observador externo ao trem poderá afirmar que os raios ocorreram no mesmo momento o observador interno só afirmará que ocorreu um raio.
Nesse caso não há correção. Creio que faltou levar em conta a deformação provocada por velocidades próximas à da luz. Eu apostaria que nenhuma das respostas aponta a verdade.
Se ocorresse uma super nova, a explosão de uma extrela que estaria a 26 anos luz da terra, no memento em que o fenomeno é observado aqui na terra seria incorreto eu dizer que a explosão ocorreu a 26 anos atráz? Afinal a luz dela demorou esse tempo para chegar até nós, porém pelo o nosso referancial, como observadores, isso teria acabado de acontecer. Isso tem alguma coisa a ver com o seu exemplo do trêm ou eu estou comparando coisas que não tem conexão?
Não sei se entendi bem, mas oq acontece é o seguinte: Imagina você observando a supernova la do lado dela. Ok você diria q a supernova aconteceu 'agora'. Então instantaneamente voce é teletransportado para a Terra(vamos dizer q da pra fazer isso kkk), você olharia para o ceu no local onde ocorreu a supernova e veria a estrela ainda la, e só daqui a 26 anos veria a explosão da supernova. Por isso que quando olhamos para o céu estamos na verdade olhando para o passado, provavelmente muitas estrelas já nem existem mais no nosso "agora"
Concordo plenamente com essa questão dos pontos de vistas em discussões, eu acho uma verdadeira besteira essa discussão de esquerda e direita porque os dois lados tem pontos bons e ruins, seria muito mais fácil pegar os pontos que achamos bons de cada lado, descartar os ruins e evitar essa discussão que ultimamente tá muito infantil. O mesmo vale para o feminismo, não deve-se julgar que as feministas são ruins por causa da parcela que é extremista, eu apoio o feminismo por causa dos bons argumentos que é mostrado por esse grupo. Ótimo vídeo Davi, pode fazer vídeo sobre o relógio. PS: Teu desempenho físico está tão bom quanto o meu então não tenho moral pra fazer piada.
ver o cara correndo foi épico
Relatividade é incrível.
ei989 hahahahaha, boa
Eu também acho 🥰📽🌌
0:17 vamos come salgadin?
+Primata Falante Ai se liga, não sou o único! hahahahaha
Depois de ver a metade dos videos do canal que eu entendi o que realmente era kkkkkk
+Marcelo Neves eu tbm kkk
Vamu;-; me dá um pouco.;-;
👏👏👏👏👏 ótimo vídeo! Essa reflexão social no final ficou perfeita!
Você sempre explica super bem essas coisas,que muitas vezes são discutidas somente no meio acadêmico.Meus sinceros parabéns!! Faz um ótimo serviço para a ciência e para a sociedade.
Além de revolucionar a física, a Relatividade trouxe implicações filosóficas pra Humanidade. Que monstro é esse chamado Einstein, em?
Mto bom o vídeo
Se fosse aqui no Rj, a polícia teria te parado e dado uns tapas na cara! Hahahah
Show o vídeo. Quero trocar uma ideia melhor com vc sobre isso depois. Anota ai!
Abraços!
+Canal do Slow hahahaha Aqui em Minas é tudo tranquilo
Bora marcar um Skype por msg lá no Twitter
A diferença da esquerda pra direita é a pergunta que cada um faz, enquanto a direita pergunta "isso faz bem"?, a esquerda pergunta "isso me faz sentir bem?"
Gostei muito da postura quanto às opiniões emitidas dentro do contexto da relatividade.
primata falante seu canal é muito bom cara adoro esses assuntos mano e vc explica muito bem parabéns
Adoro esse canal!
Ótimo vídeo! Concordo também com sua opinião sobre o vídeo do nerdologia
Excelente vídeo Davi! Obrigado!
bacana sua observação em 9min, tava pensando a mesma coisa aqui durante seu vídeo! abraço
Merece dois likes. O primeiro só pela corrida na rua. e segundo pelo vídeo em sí.
o final do vídeo foi brilhante, parabéns
Excelente vídeo, tanto pelo conteúdo quanto pelas reflexões propostas nos minutos finais!
Perfeito todos os argumentos usados no vídeo, parabéns!
Davi você poderia em seus próximos vídeos abordar um tema tão complexo quanto fascinante mas que envolve a relatividade da qual você está abordando, você poderia falar sobre viajem no tempo ''que segundo as leis da física'' são possíveis e são apenas uma questão de engenharia explicar como isso funciona, claro se não for te atropelar, mas seria muito interessante obrigado e eu adoro seus vídeos cara
+MTHS Viagem no tempo é um bom tema sim! Já me pediram. Ia fazer no dia que o Marty McFly chega no futuro mas meu equipamento estragou na época, vou procurar uma data futura que seja boa.
Eu acho muito interessante essa possibilidade de usar ideias das ciências naturais nas ciências sociais.
Continue fazendo mais e mais videos de fisica, por que tenho certeza que qualquer um que não sabe nada de fisica, sabe melhor que meu professor!!
Brilhante o final
Vídeo super top!!!
Esses videos são demais!
Parabéns!
Esse final foi genial
Eu sou mineiro e converso um cadim, mas está comprovado neste vídeo que você realmente falou salgadim. Brinks.
Na próxima lua nova, depois do pôr do sol, eu quero ver o vídeo, hein? heuheuhe...
Valeu brother, mais um excelente vídeo. Like! :)
Inscrito, graças ao selo de do science além do conteúdo muito bacana
Cara, muiiiito bom o vídeo! Ficou interessante e bem humorado. Chorei de rir na corrida e no Davi Veloso. HAHAHAHAHAHA
Muito bom!
Ja te critiquei em outros vídeos mas este está de parabéns.
Kkkkkkkkk gostei muito da parte que vc corre na rua. O cara do carro deve ter ficado com medo.
Parabéns pela didática :D
+Marcelouco1000 hahahaha Valeu!
Só sei que quando vejo algo acontecer esse algo já havia acontecido. A gente sempre chega atrasado.
+Antonio Souza Sim! Se a velocidade da luz fosse bem mais baixa, veríamos o espaço ao nosso redor se contraindo e dilatando a todo momento por conta disso!
Primata Falante seria muito hilário. UAU!
Eu não gosto muito dessa associação entre a relatividade do espaço-tempo e viés, mas concordo plenamente com a suposição de que que direita e esquerda são visões complementares parciais da realidade.
Complementares pq mostram aspectos diferentes e parciais porque não abrangem todos os aspectos. Me parece que as duas abordagens são como ver o mundo pela luz ou pelo som, mal comparando. Ainda temos como vê-lo por ondas ondas gravitacionais e buscar sentido para ele pela filosofia... Tô ruim de exemplos ;)
Mesmo quando a opinião é uma mera agressão ela nos diz alguma coisa sobre nós e sobre o nosso interlocutor, né?
+Roney Belhassof Sim essa associação me pareceu muito com o declive escorregadio que muitas pseudo ciências estão acostumadas a usar pra extrapolar conceitos científicos.
+David Rahd Foi mais ou menos o que eu pensei... Quando ele falou sobre essa "relação" logo eu lembrei da "mecânica quântica comprova espiritualidade".
Como físico gostei do vídeo porque coloca alguns conceitos bastante difíceis de abstrair de forma bastante didática, contudo esse viés político do final do vídeo estragou um pouco a qualidade no fim da história. Não deveria misturar essas coisas, ciências sociais são MUITO distintas das ciências exatas e não deveria-se fazer analogias tão rasas e superficiais.
nossa, muito bom!
Que bom ter mencionado o video do Átila, eu fiquei horrorisada com a resposta das pessoas à aquele video.
E, seus videos estão cada vez melhores!
+Amanda Mata *Àquele
Segundo melhor pós créditos do canal até hj! Só perde pra excelente leitura das passagens da Bíblia sobre os líderes religiosos =D
Quem tá certo é quem tá de fora do trem ou de dentro?
R: Sim
Será que quando duas pessoas discordam de um assunto, necessariamente uma está certa e a outra está errada?
Interessante essa perspectiva.
Você me ajudou a entender no vídeo quando disse ( em 5:14):
"...com a relatividade, Einstein mostrou pra gente que o TEMPO - essa GRANDEZA FÍSICA que a gente pode MARCAR, novamente, que NÃO É SÓ UMA CONVENÇÃO HUMANA, é uma grandeza MENSURÁVEL que a gente observa NA NATUREZA..."
Logo, se duas pessoas discordam de um assunto, e este assunto é algo observável na natureza e é mensurável, necessariamente sim, uma está certa e a outra está errada.
Portanto essa lógica não pode ser aplicada a ideias que sejam exclusivamente, convenções humanas.
O fato de existir a relatividade não torna tudo relativo.
Uma razão, na minha opinião, para que as pessoas achem tão difícil aprender física são os exemplos dados. Nesse caso, um trem viajando a velocidade próxima à da luz e dois raios caindo (aproximadamente) ao mesmo tempo. São dois fatores praticamente impossíveis de acontecer no mundo real.
Po primata que escândalo! Uma corridinha dessa kkkk
Ótimo vídeo e argumentação! Muito válidos os questionamentos sobre pontos de vista relativos, que eu poderia linkar também com a dualidade onda-partícula. Concordo que o feminismo seja odiado por muitos, mas a ideologia feminista e seus absurdos práticos não podem ser justificados com mais vitimismo. Se o movimento só quer melhorar a sociedade, então que se melhorem os argumentos e metodologias do movimento.
Vídeo foda! ❤️😍👏👏👏
A partir dessa regra que o espaço se deforma conforme a velocidade da luz e alcançada
heheh demais, excelente vídeo em todos os aspectos rsr
nossa cara.... merece 3 likes kkkkk parabéns !!!! Mtu show
I love your channel
Criou-se uma aversão sim contra o feminismo, e acho que menos pela parcela xiita do movimento e mais pq certo tipo de pensamento que tomou força no país prega um pensamento contrário a discurso de minorias, sejam elas qual forem.
Tem gente falando contra o vídeo do Nerdologia como se fosse o único ruim ou o único sem ciência, e dizendo até que o Átila deve ter tido menos participação no conteúdo. Ledo engano e só reforça a ideia do vídeo, o Átila defendeu muito o vídeo inclusive nas redes sociais por todo o período do vídeo e contra todos os ataques. Pra mim foi mais um ótimo vídeo, eu não sigo os canais pra reforçar minhas crenças ou só ver oq eu já acredito e penso, não preciso concordar 100% com tudo pra saber que foi mais um ótimo vídeo atacado por ir contra um pensamento que ta se tornando dominante.
Booooooooa !
Como corredor és um ótimo físico.
Primata fala do "Computador Quântico" veio por favor!!!
Muito bom vídeo!
Cara, estou impressionado!
Você correu em 6 palmas a sua rua, enquanto o adversário correu em 15 palmas apenas 100 metros...
Você é muito rápido!
heher
Quero aproveitar e pedir para me passar um link de como é feita a medição precisa da velocidade da luz de forma prática e de fácil entendimento.
Agradeço se puder me passar esta informação, além do que já passou em seus vídeos, claro!
Valeu.
Não entendi... No livro do Brian green universo elegante ele dá o mesmo exemplo mas coloca presidentes assinando um termo num trem. LÁ ele diz q quem está no trem vê ao mesmo tempo a luz. Quem vê diferente é quem está na plataforma
A moça do trem não era pra ver o raio cair simultaneamente ao msm tempo? Pelo que entendia mesmo chegando a uma velocidade próxima da luz (e como ela vinha de encontro com um dos raios) era para o meio (espaço) se modificar e nunca dar a sensação que alguma velocidade impulsionou para facilitar a sua visualização da luz
A sugestão que você pediu sobre como viajar mais rápido que a luz, ao menos a que eu saiba é a de um teórico que sugeriu fazer uma nave espacial que comprima e estique o espaço na frente e atrás da nave, respectivamente, dessa forma a nave em si e para quem estivesse dentro a lei velocidade fixa da luz não seria quebrada, porém para um observador distante a nave estaria com movimento muito mais rápido do que a da luz. Acho que quem sugeriu foi um físico Japonês, ou com cara e nome de Japonês, ele inclusive usou o termo surfar no espaço, na analogia que fez para nós leigos hehe! Não sei se é possível, o Galvão diria logo "Não é possível, a física não permite!" mas tem alguma lógica já que por estar destorcendo o espaço (distância) poderia percorrer uma distância maior em menos tempo, não é?? O tal do trem que estica de Einstein, sabe?!
Eu não acredito q vc correu na sua rua. E Filmou. E POSTOU ISSO NUM VÍDEO DO UA-cam. DE MODO P . Ú. B . L . I . C . O!
KKKKNBVGHUIGCBH
Vc é o melhor cara
Seria bacana um vídeo sobre as teorias A e B do tempo.
Sobre o sexismo no Nerdologia eu concordo com as posições feitas pelo Omaro do Morgatório do Pássaro.
Sim, ele foi muito bem.
Os vídeos do canal foram deletados. Alguém sabe o que aconteceu?
Ele que deletou
O vídeo Sexismo, do Nerdologia, tornou-se um dos MELHORES do canal, em boa parte por causa das reações ALTAMENTE IMBECIS de muita gente.
Hahahah muito bom animou de correr na rua hahahah
O vídeo do feminismo do Nerdologia foi o único vídeo até hoje no canal que possui poucos dados, nenhuma ciência e apenas afirmações ideológicas. O que mostra 2 pontos que podem ter acontecido:
1- Não foi o Átila quem escreveu o roteiro;
2- O Átila foi pressionado a postar aquilo.
+CeticoOnline Certeza que não foi o Atila. Tenho sérias dúvidas que ele sequer tenha concordado.
Nossa, quantas "certezas" dos imbecis aqui... Admitam, VOCÊS SE DOERAM com os fatos expostos pela Paloma naquele vídeo! É muito fácil e conveniente forçar uma conclusão de que "o Atila foi forçado", mimimi, mimimi, mimimi.......
Ceticismo em Foco concordo plenamente.
Na verdade existe uma quantidade enorme de possibilidades para como estava o vídeo, e eu acho que a mais provável é que o Atila só quis mesmo postar o vídeo, sabe, senão ele sequer teria postado
o cara fora do trem não o do filme " Meu adorável android", que por sinal corria mais que Bolt?🤣😂
Você faz um ótimo trabalho nos seus vídeos, mas eu realmente não estou conseguindo entender o que você quer passar. E sobre o que você falou no final do vídeo, tem partes do feminismo que eu concordo, como que cada um deve ter o direito de se vestir como quiser sem ser julgado por isso (não apenas mulheres), e tem partes que eu discordo, como a de que é errado sexualizar personagens fictícias.
Quando a direita fala algo que preste?
Se aventurando pelas humanas hein, hehe!
e se.... soubéssemos o local exato em que o raio iria cair e colocássemos dois censores com cronômetros ? tipo, a verdade é que: ou um caiu antes do outro ou não, talvez só não tenhamos como definir isso...
sobre a reflexão final .
Acho que na maioria das vezes ,assuntos humanos, diferentes dessa conclusões ,tem sim certo e errado . acredito que esquerda e direita não é a dicotomia certa e sim socialismo e liberdade total . Emfim ... admitir que n podemos decidir se algo está certo ou errado seria terrível e ainda ignoraria um dos pilares da lógica, que se chama terceiro excluido . ou seja, acredito que conflitos podem ser resolvidos logicamente. você acha que não?
primata muito top seus videos sobre relatividade estou conseguindo visualizar com muito mais facilidade esse fenomeno real e ao mesmo tempo tão abstrato . obrigado !
Faz um vídeo sobre oi EMDRIVE. Possível ou bullshit?
fala dos relógios de césio
toda discussão tem três lados, o seu, o meu e o verdadero
+Marcelino Cruz de Souza Será que tem mesmo o verdadeiro?
em uma discussão,eu acho que sim
Então, mas a existência ou não desse "verdadeiro" é uma discussão milenar (interminada), e que a relatividade tá aí pra bagunçar ainda mais =P
eu falado de ema discussão cotidiana, e você eleva para outro nível, por favor não apela.
A luta entre direita e esquerda é a luta entre opressores vs oprimidos, realmente, cada um defende o seu lado, mas a opressão é o que medeia a relação de forças, isto não tem nenhuma relação com opinião ou ponto de vista, não misture assuntos que não são compatíveis...
Vlw o like só pelo cooper na rua... kkkkkk
Mentira, pelo conteúdo mesmo!!! rsrsrs
nossa esse exemplo do trem eu usei no meu trabalho sobre einstein na 8º serie *-*
meu like foi dedicado a corrida em slow motion que tem no final do video :P
Tá mas se o trem fosse personificado ele sentiria o raio da frente primeiro ou os dois juntos ?
wilson molari kkkkkkkk também quero saber!
A resposta é a mesma.
Informação nenhuma viaja mais rápido que a luz, e, para ela sentir os dois ao mesmo tempo estaria violando isso. Mesmo supondo que fosse possível, o cérebro dela não ia conseguir perceber essa diferença tão pequena de tempo ao receber tamanha descara elétrica ;-;
Melquisedek Santos e se fosse um sensor?
Rafael. Bolsonaro2018
As leis da física não mudam, informação nenhuma viaja mais rápido que a luz.
Se for um sensor a resposta seria a mesma.
O sensor em movimento detectaria primeiro o da frente depois o de trás.
*quero saber sobre o relógio*
Davi, por favor, me esclareça uma dúvida;
Vamos supor que coloquemos 3 relógios atômicos em 3 lugares diferentes do universo:
1 - No vácuo do espaço
2 - Na Terra ao nível do mar
3 - Em uma estrela onde a gravidade é 100x maior que a da terra.
Com o passar de um ano como os relógios estarão? O relógio 1 estará adiantado e o 3 estará atrasado em relação ao 2?
Todo mundo focou no final no video, mas eu vou focar em outra coisa: Faz o videos dos relógios, o assunto é bem interessante. Por favor nunca te pedi nada.
+Biannca Souza Uma galera aí apagou o assunto principal do vídeo hahaha
+Primata Falante ashaushuashua, esse povo procura treta até em canal de ciência.
+Primata Falante É a velha história se você faz algo bom ninguém te da os parabéns, mas se faz uma cagada ninguém esquece hahahaha, o vídeo foi excelente até você colocar política no meio :P
mas se por exemplo no caso do trem, o que medisse se o raio caiu ou não simultaneamente, não fosse mais duas pessoas em referencias diferentes, e sim dois sensores nas pontas que iriam fazer essa marcação, se os raios caem ao mesmo tempo, independente do que o observador de dentro do trem veja, os sensores poderia comprovar o que aconteceu, ou não? me tirem essa dúvida por favor.
os sensores diriam a mesma coisa q as pessoas, não há diferença. A luz do raio da frente vai chegar antes pro sensor também
Independente do ponto de vista, precisamos de mais exercícios! lol
+Alex Lopes hahahahaha MUITO mais, to bem sedentário
Davi quando vc cita que um acontecimento pode ocorrer antes de outro e simultaneo a outro,para duas pessoas em referenciais diferentes,tem algum exemplo mais pratico?ou sempre envolve pessoas na quase velocidade da luz e raios?
Cara eu amo seus videos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
carrinho sem noção virando sem dar seta.
+Leandro Ilek Pior que por aqui isso é regra.
+Primata Falante aqui onde moro também. E fina educativa em ciclista também.
+Leandro Ilek
Muito bem observado!
Esses motoristas malucos a solta é um perigo.
Essa irresponsabilidade é vista em vários lugares, não importa o observador nestes casos, a luz tinha que aparecer. heher
Valeu.
+Leandro Ilek E ai Leandro, vc por aqui?
+Samuel Lucas 😀
Olá ótimo vídeo Davi hehe a definição de 1s não seria na verdade a duração de 9.162.631.770 períodos da radiação característica do césio 133 do relógio atômico? ( sou estudante de física e em junho vou apresentar um trabalho sobre relógio atômico , se puder ajudar haha)
Ambos os referencias tem que ser inercias né ? Fico sempre confuso nessa parada de referencial inercial, nunca sei se é apenas no módulo da aceleração , ou a direção também entra na jogada.
+Henrique de Andrade Isso! Inercial é não ter aceleração. Quando entra aceleração, aí entramos na Relatividade Geral. Vou falar da diferença entre os dois nos próximos vídeos.
Aquela coleção ali atrás é O Guia do Mochileiro das Galáxias?
+Chili Funky Isso! Mochileiro aqui!
Faltou explicar como a pessoa dentro do trem vê o raio da frente primeiro enquanto a de fora vê os dois ao mesmo tempo. Você falou da conclusão errônea do cara de fora com sua tese não-relativística (sem considerar a velocidade da luz constante para todos), embora ele tenha prevido corretamente o que ocorreria. Explicou que usando o fato da velocidade da luz ser constante, o rapaz de fora deveria concluir que a moça de dentro deveria ver os dois raios ao mesmo tempo, sob a hipótese do raio ter caído ao mesmo tempo em qualquer referencial.
No entanto o raio não caiu ao mesmo tempo para a moça. Por quê? Acho que deveria ter a explicação disso no vídeo. Dilatação do tempo? Contração do espaço? Fazendo a transformação de Lorentz muda todo o esquema? Acho que dá para explicar sem deixar muito difícil para o pessoal.
Cara, correr de chinelo foi f#%$! HAHAHA
Esse exemplo dos dois raios, dois observadores em locais distintos, e um trem em movimento não é o exemplo mais feliz (no sentido de não ser intuitivo) para exemplificar a relatividade do referencial, isso porque ele vai de encontro a noção que temos de marcar qual dos raios atingiu o solo primeiro. Exemplo, na simplificação didática do tema, o que se imagina é que os raios possam ser substituídos por dois nadadores numa piscina em cima de um caminhão. Um dos juízes vai estar no caminhão no momento exato em que os dois nadadores tocam a chegada, o outro juiz vai estar na rua. Para o que está na rua o referencial (e o resultado) é um, para o juiz do caminhão será outro. Na cabeça do aluno basta ter um sensor na chegada e caso resolvido, é possível saber quem tocou primeiro. Obviamente, isso ocorre devido a noção intuitiva que temos de que tudo funciona como na mecânica clássica. Então qual o melhor modelo para exemplificar a relatividade dos referenciais? Um uso prático do mundo real ou um uso prático da ciência para mensurar referenciais moleculares.
Ola, eu fiz essa pergunta na sessão de comentários, como é um assunto que eu realmente tenho dificuldade, gostaria que me ajudasse á entender se estou no caminho correto. O comentário em questão é este:
"Então essa relatividade do tempo ocorre devido ao "tempo" e espaço percorrido pela informação, como no caso do trem. Pois como o trem se move de encontro com o raio da frente, a informação passada para a passageira foi mais rápida, se comparado com a de traz que percorre o mesmo espaço porém com o trem na direção oposta. E, como o observador de fora estava no espaço indentico entre os raios e o trem, foi simultâneo. Foi isso que eu compreendi, se puder sanar ou corrigir eu agradeço, qualquer um claro. Desde já, obrigado por essa aula."
#criaçãodosrelogios
Haahahaha a reação da galera sobre a citação do vídeo do Nerdologia é engraçada, e eu até diria sintomática. Eu particularmente achei o vídeo ok, nem o melhor de todos, nem o pior. O vídeo tem sua falhas igual a qualquer outro vídeo do Nerdologica.
+Henrique de Andrade Exatamente!
Difícil fazer extremistas entenderem isso! Mas gostei muito do vídeo, até achei que devia ter feito este antes, porque complementou e me fez entender melhor aquele outro que você recomendou. E sim, adoraria um vídeo sobre a criação dos relógios. ;)
+Larissa Bontempi Legal é que se você olhar pelos comentários já apareceram alguns donos do "referencial absoluto" hahaha
Valeu, Larissa!
essa e a velocidade da luz no vacuo
Se a luz tem a mesma velocidade independente do referencial, porque dentro do trem alguém notaria uma diferença?
Gray Nogueira Eu acho que entendi e posso lhe informar o motivo, lembra do exemplo dos dois carros e do motoboy viajando entre eles? Então vamos usar ele também na explicação desse exemplo, bem, pense no exemplo dos carros e do motoboy, adicione um outro motoboy no sentido contrário e pense comigo, no exemplo dos carros, os carros mantêm uma distância constante e invariável entre si, assim como a parte da frente e de trás desse trem, agora pense que os motoboys são a luz emitida pelos raios (lembre-se que eu disse para que adicionasse um outro motoboy em sentido oposto), agora pense comigo, os motoboys (a luz) partem de cada carro (frente e trás do trem) em direção a outra ponta, agora imagine que existe um cara de moto (passageiro) entre esses dois carros se mantendo na mesma velocidade da dos carros e a uma mesma distância de ambos, quando os dois motoboys começarem a se mover, eles sairão ao mesmo tempo de seus destinos, mas o motoboy indo na direção contrária a qual os carros estão indo chegará primeiro, agora vamos associar isso ao exemplo do trem de forma mais clara, os dois raios caiem ao mesmo tempo em ambas as pontas, a luz projetada sai de ambas as pontas ao mesmo tempo, mas o passageiro se move junto com o trem em direção a luz emitida pelo raio que caiu na frente enquanto se afasta da luz emitida pelo raio que caiu atrás, como o trem (e consequentemente o passageiro) está se movendo próximo a velocidade da luz, ele se afasta da luz emitida pelo raio que caiu na parte de trás significativamente, assim como ele se aproxima da luz emitida pelo raio que caiu na parte da frente do trem de forma significativa, como a luz é mais rápida que o trem, ela o alcança depois de um tempo, mas a distância exercida pelo movimento do trem acaba sendo o suficiente para que o passageiro tenha a impressão de diferença de tempo entre a queda de ambos os raios, entendeu?
Com relação ao ponto referencial de dois raios chocando-se contra o trem, apenas o observador externo poderá afimar que ocorreram no mesmo momento, o observador interno só saberá do primeiro raio.
A pessoa dentro do trem só determina que o raio da frente do trem ocorreu primeiro com relação ao de trás por que está desprezando o deslocamento no qual a luz do segundo raio terá que percorrer até a observador mais o deslocamento do trem entre o momento do raio ao momento que o observador teve a informação e que ambos os raios teve o momento de medição interferida pelo deslocamento do trem.
Para que o observador interno que está sofrendo a ação do deslocamento tenha capacidade de avaliar qual raio chocou primeiro no momento em que há o choque a velocidade do trem teria que ser igual a zero ou menor que a velocidade da luz o que não ocorre, assim o flash de luz do raio da frente irá percorrer uma distancia menor até o observador não por que ocorreu antes mais por que ocorreu o deslocamento do trem diminuindo a distancia de propagação e o raio de trás só conseguirá atingir o observador ( caso o trem não esteja igual ou superior a velocidade da luz ) apos percorrer toda a distância entre o choque e o observador mais o espaço deslocado pelo trem.
Finalizando, sobre o problema proposto a chance do observador do trem ver o segundo raio não é praticável pois ambos o flash do segundo raio e o observador estará em uma velocidade igual e tal flash nunca chegará ao observador, considerando a informação de que o deslocamento do trem é igual a velocidade da luz.
Logo somente o observador externo ao trem poderá afirmar que os raios ocorreram no mesmo momento o observador interno só afirmará que ocorreu um raio.
Nesse caso não há correção.
Creio que faltou levar em conta a deformação provocada por velocidades próximas à da luz. Eu apostaria que nenhuma das respostas aponta a verdade.
Se ocorresse uma super nova, a explosão de uma extrela que estaria a 26 anos luz da terra, no memento em que o fenomeno é observado aqui na terra seria incorreto eu dizer que a explosão ocorreu a 26 anos atráz? Afinal a luz dela demorou esse tempo para chegar até nós, porém pelo o nosso referancial, como observadores, isso teria acabado de acontecer. Isso tem alguma coisa a ver com o seu exemplo do trêm ou eu estou comparando coisas que não tem conexão?
Acho que está comparando coisas que não tem conexão, mas sua pergunta me ajudou a entender melhor o exemplo do vídeo, obrigado
Não sei se entendi bem, mas oq acontece é o seguinte: Imagina você observando a supernova la do lado dela. Ok você diria q a supernova aconteceu 'agora'. Então instantaneamente voce é teletransportado para a Terra(vamos dizer q da pra fazer isso kkk), você olharia para o ceu no local onde ocorreu a supernova e veria a estrela ainda la, e só daqui a 26 anos veria a explosão da supernova. Por isso que quando olhamos para o céu estamos na verdade olhando para o passado, provavelmente muitas estrelas já nem existem mais no nosso "agora"
eu vi você usando uns editores de aumentar a velocidade aí em Davi
+hello surname hello Xiu, segredo hahaha
😘😘😘😘😘😘
Concordo plenamente com essa questão dos pontos de vistas em discussões, eu acho uma verdadeira besteira essa discussão de esquerda e direita porque os dois lados tem pontos bons e ruins, seria muito mais fácil pegar os pontos que achamos bons de cada lado, descartar os ruins e evitar essa discussão que ultimamente tá muito infantil. O mesmo vale para o feminismo, não deve-se julgar que as feministas são ruins por causa da parcela que é extremista, eu apoio o feminismo por causa dos bons argumentos que é mostrado por esse grupo.
Ótimo vídeo Davi, pode fazer vídeo sobre o relógio.
PS: Teu desempenho físico está tão bom quanto o meu então não tenho moral pra fazer piada.