@Elias Ferreira e o que isso tem a ver com o que eu disse? Só disse de onde é a empresa por dizer e ficar claro que não é a embraer quem fábrica o display como foi citado... 🤦🏻♂️🤷🏻♂️🤔🙄
@@PQDTsargonca AEL sistemas é da Elbit systems, que por sua vez é israelense financiada pelos EUA. AEL sistemas existe por causa da "modernização" dos A4, F5 e AMX, que era licitação nacional, aí a Elbit foi lá e adquiriu seus direitos econômicos (ainda como Aeroeletrônica). De brasileiro só tem os montadores (peãozada) e etc, pois toda a tecnologia é de Israel. Embraer se utiliza de tal tecnologia, não é dona não. O dia que os EUA falarem "acabou a mamata", a gente não vai poder construir nem um tecoteco. Supertucano tem aviônica e motores todos norteamericanos só pra ter noção, um turbohélice! Embraer só é competitiva por causa das fábricas e ações dos EUA, por isso o alavancamento dos aviões de passageiros de médio/baixo porte mundialmente.
O KC da embraer na minha opinião é um dos aviões militares mais bonitos já feitos no mundo, e dá orgulho saber que é criação Brasuca. A maior parte da população desdenha das forças armadas brasileiras, mas quem estuda sobre isso sabe a capacidade do nosso braço forte, são respeitados no mundo todo menos dentro de casa.
@@jupyvieira9724 putz cara, pesquisei em todo lugar e não encontrei, isso significa que o que você disse é fake news. Não entendo o que tu ganha com isso, infelizmente vc deve ser só mais um alienado dos muitos que se vê por aí.
Ótima explicação, vale sempre muito a pena criar uma valorização do que o Brasil tem ou o que o Brasil é, somos muito bons, e precisamos gostar e admirar nosso País.
Meus parabéns como é gratificante ouvir uma pessoa inteligente quê sabe pesquisar e falar com sabedoria você pode ser Brasileiro mais o seu espírito não DEUS ABENÇOE VOCÊS COM SAÚDE PAZ SABEDORIA
Excelente didática, mais uma vez! A aviação civil é norteada pela eficiência e economia (=lucro), a aviação militar é norteada pelo cumprimento da missão. A idade da aeronave é menos importante que a eficiência em cumprir o que se propõe. São dinâmicas diferentes, que nem sempre os críticos entendem. Nunca me canso de parabenizar pelo excelente conteúdo!
@@rjjr9238 assisti o vídeo outra vez... Vc deve ser aquele que vive falando "Brasil só tem munição para 30 minutos de Guerra". O custo para manter aeronaves, munições,tropas e navios é altíssimo.
Nem tanto, diferentemente desses países citados, nós ainda estamos utilizando aeronaves fabricadas nos anos 60 e ja estão praticamente ulttapassando o seu limite de uso, recomendo o canal "hoje no mundo militar" para questões sobre aviação militar e etc.
@@joaovictor852 ai que ta, o B52 opera como bombardeiro estratégico e atua agora apenas em guerras assimétricas e tb com o lançamento de mísseis de longo alcançe (isso dps de centenas de atualizações) parece que vc ñ viu o vídeo e ñ teve interesse de pesquisar ao menos a folha técnica de operações dessas aeronaves.
Maravilha de vídeo Fernando. Parabéns! Colocou um ponto final nesse assunto para algumas pessoas que toda vez que se fala em equipamentos das Forças Armadas Brasileiras enchem a paciência falando que só temos sucatas.
Muito legal saber que as forças militares dos países, usam aeronaves dos anos 70/80/90. Apesar de antigos, estão em plena forma para combate. Aero sempre com vídeos bem informativos. Parabéns!!
Finalmente alguém com grande alcance pra informar que o que temos é o que precisamos. Como já dizia Nelson Rodrigues: "Complexo de vira lata" é o que mais temos. Parabéns pela matéria!
@@terrenobaldio487 você está certo . Em um cenário de guerra vc tem que mandar o que realmente pode proteger o seu país e no momento nós temos somente 1 gripen . Não temos defesa contra potências aéreas reais como frança, Inglaterra , china , Rússia, Suécia , estados unidos , Japão . O que o cara do vídeo deveria colocar é o que cada país tem de mais moderno em número de caças em caso conflito internacional com potências aéreas . Porque é isso que vai a contecer eles vão mandar o que tem de mais moderno para garantir superioridade aérea . E o Brasil não poderia se defender desses países . Para mim o vídeo foi para valorizar aviões que ainda tem alguma utilidade . Mas que na verdade não servem para fazer frente a potências com caças modernos e que oferecem perigo
Falar falar e falar. Até cálopsita papagaio e outras aves falam porém fazer descrições concisas em matérias que envolvem múltiplas váriaveis realmente. E só para quem domina a matéria esse cara é bom nisso
Para andar na cidade tenho um Chevette. Projeto dos anos 70 e fabricado nos anos 90. Em trechos urbanos a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. A menor segurança dos projetos antigos está reduzida pelo uso sempre em baixas velocidades (para viagens tenho um carro novo). Manutenção simplória e peças baratas. Mas manutenção absolutamente rigorosa. Pouco capital investido para oferecer o mesmo que um carro popular que não fará muito mais. Aliás, custa 1/3 do valor de um carro popular. Esta é a história dos aviões. Um avião dos anos 2000 sem manutenção é uma sucata.
Tmj Só vou comprar uma motinha 2017 pq vou encostar meu Kadettim 93...projeto dos anos 80...pq ele será reformado e depois não será mais daily, ficará apenas para dias especiais
Sendo um carro dos anos 90, não é menos seguro? Digo pelo projeto, já que as montadoras antigamente não tinham muitas das novas tecnologias no quesito segurança Não me surpreenderá se seu carro em uma batida não amassar ou sofrer grandes avarias, comparado a um carro popular atual. Mas o carro amassar é bom para o passageiro visto que a energia do impacto é dissipada pela lataria durante a deformação
@@vinicius_ATC Um carro novo é mais economico, eficiente, seguro, confortável, polui menos e tudo de melhor que um novo projeto pode oferecer, mas no fim, ambos estão fazendo a mesma coisa... Te levando de um lado para o outro. O economico é relativo, porque você paga quase 70 mil num Onix zero. Fica até dificil de falar quanto combustível e manutenção você faz num carro antigo. Assumindo que você nunca se envolva num acidente, ou precise evitar um...No fim, tirando a poluição gerada pelo Chevette, ele ta fazendo a mesma coisa que o Onix custando até 10x menos.
É dahora mesmo,quando eu morava em Teresina-PI a esquadrilha da fumaça sobrevoou com os A29 Super Tucano de demonstração em comemoração ao dia do Piauí...
Muito show! Parabéns pelo ótimo trabalho, por ensinar a todos sobre os detalhes da aviação, e por este vídeo, que esclareceu que idade não é sinônimo de má qualidade!!
Parabéns pelo vídeo , o que vemos um muitos comentários são de que só temos sucata , sua explicação coloca luz em um tema que muitos brasileiros tem informação errada
Sucata é o Xavante, que enfeita algumas de nossas praças atualmente. Mas tbm era lindo... Mas exatamente como o Fernando disse: O custo de manter um Xavante é o mesmo para manter 3 A29, e o super Tucano é muito mais eficiente que o Xavante... Nesse caso sim, virou sucata. Orgulho da FAB... F39 foi a melhor escolha que poderia ter sido feita - Equipados com o Meteor e com a capacidade de seu radar e suas aviônicas torna sim a defesa aérea mais letal de todo o hemisfério Sul. Uhaaaa!
Excelente vídeo. Infelizmente muitos brasileiros criticam as nossas Forças Armadas. Se eles assistirem esse vídeo mudarão de opinião. Forte abraço e parabéns!
@@hermesjr834 mas é ai que tá, sendo velho ou não, as aeronaves operadas pelo Brasil são obsoletas pro cenário Geopolítico e militar do século 21, tanto em termos de capacidade de armas, tanto em conceito, aerodinâmica, capacidade de sobrevivência e etc.
Parabéns pela aula de aviação militar que você nós deu!! Tem muitos cabeças de bagre comentando por aí que deveriam ver está aula!! Novamente parabéns 👏👏
Na Segunda Guerra Mundial a marinha britânica, não me recordo se foi em 1940 ou 1941 (início) fez o primeiro ataque aeronaval da história, atacando e infligindo pesados danos à base aeronaval italiana de Taranto e esse ataque foi tão bem sucedido que serviu de modelo para os japoneses planejarem o seu ataque à Pearl Harbor no final de 1941. E os aviões utilizados pela marinha britânica eram aviões biplanos, ainda feitos de madeira e lona como eram os aviões na Primeira Guerra Mundial. E eles eram lentos, mas foram os torpedos lançados por aqueles aviões que causaram um enorme estrago na marinha italiana. E esse mesmo avião britânico biplano (repetindo o mantra: feito de madeira e de lona!) foi o que conseguiu lançar um torpedo que atingiu o leme do Bismarck, emperrando-o, fazendo com que ele só pudesse navegar em círculo e selando o seu destino. Ou seja, um projeto concebido antes ou durante a Primeira Guerra Mundial, que para todos os efeitos estava totalmente ultrapassado quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial e que prestou relevantes serviços. Teve também o caso do formidabilíssimo alemão Stuka JU-87, o primeiro avião especializado de ataque ao solo, que foi projetado e construído em meados da década de 1930, e ao eclodir a Segunda Guerra Mundial já era considerado um projeto ultrapassado, porque ele era considerado lento demais e presa fácil para os caças 'modernos' da época. O JU-87 no entanto foi uma arma sensacional que continuou prestando serviços importantes para a força aérea alemã (o nosso Super Tucano pode ser considerado como um descendente direto do JU-87) principalmente como caça-tanque na frente oriental. E teve o caso icônico da fortaleza voadora B-17, um projeto que foi feito no início da década de 1930, e que quando a força aérea americana transferiu uma ala para a Grã-Bretanha e iniciou a sua campanha de bombardeio diurno da Alemanha, no início de 1942, já estava exibindo sinais de que estava ultrapassado. Quando ele foi projetado a velocidade dela era um espanto, mas a velocidade dos caças em 1942 havia aumentado enormemente de maneira que as B-17 voavam a uns 350 km por hora ao passo que os caças alemães já estavam voando a mais de 600 km por hora. Mas as metralhadoras 0.50 Browning das 'velhas' B-17 tinham uma cadência de tiro mais rápido e um alcance maior do que o das metralhadoras que equipavam os caças alemães, o que significava que eles entravam dentro do raio de tiro das B-17 antes deles poderem disparar as suas metralhadoras. E o sucesso dos parâmetros que nortearam o projeto e a construção das B-17 no início da década de 1930 (uma década em que os avanços na indústria aeronáutica foram espantosos e que ocorreram com uma rapidez verdadeiramente estonteante) foi vindicado pelo fato de que as B-17 foram, isoladamente, o avião que mais abateu caças alemães em toda a Segunda Guerra Mundial.
As Bruxas que durante a WWII usavam aviões da WW e bombardeavam alvos estratégicos são um exemplo que a estratégia é mais importante que o equipamento. O equipamento simplesmente dá mais recursos para a estratégia.
Égua patrão, se tudo isso que o sr publicou aqui for de fato verdade, então o sr está muito bem informado. Parabens por nos prestar todos esses esclarecimentos!
O Brasil não precisa ser realmente uma potência bélica, mas precisa ter um poderio militar em condições de dar respostas rápidas e seguras para a manutenção de seu território !
Em qualquer pais continental como o Brasil... Uma coisa leva, necessária e salutarmente, a outra meu caro.... Qualquer coisa contrária a isso caracteriza-se em um paradoxo...
Ótimo vídeo, muitos criticam a idade de uma aeronave, mas se esquecem da suite eletrônica que eles carregam e mesmo a questão de um possível conflito com algum país vizinho demanda um estudo mais aprofundado do que apenas comparar quantidades de materiais, mas sim o que cada país possue para complementar toda a sua capacidade ofensiva e defensiva, guerra eletrônica, logística, treinamento, logística etc...lembrando que antes da modernização dos A1 e F5 tínhamos sérios problemas no campo BVR e de ataque com bombas inteligentes, problemas atualmente resolvidos e que venham novos equipamentos para continuarmos uma referência na América Latina.
Fernando, excelente vídeo!! Nossa, existem tantos "especialistas" chamando nossas aeronaves de sucata, que outros acabam acreditando hehe!! Ótima explicação, melhor que isso só desenhando!😄 Abs!!!
Finalmente alguém falando sobre esse assunto! As pessoas acham que aeronaves militares precisam ser substituídas de 10 em 10 anos.. Só uma correção, o bombardeiro Xian H-6 não foi desenvolvido na china, mas sim na URSS. O H-6 é a versão chinesa do Tupolev TU-16. O H-6 é produzido sobre licença.
Cara uma palavra para descrever o trabalho que vc fez , especialmente nesse video . Explicou oque muita gente tem dificuldade de entender e ainda criticam a FAB por operar determinadas aeronaves ...
Se fosse sucata,os Americanos não tinham comprado a pouco,um lote de f5. Os f5 do Brasil, são muito modernos,e os caças leves amx, são ótimos pro fim a que se destina.
Eles o utilizam como drone, assim como fizeram com o Phantom II, muito superior, ou para treinamento junto com o Talon 38, e não como dissuasão. F5 modernizado é um fusca cheio de novos recursos, mas com o mesmo motor e autonomia.
@@vagnersilva5081 Olhe a proposta de cada avião. B52 é para envio de tropas, cargas, veículos, combustível, não um caça obsoleto. F5 modernizado não bate um F16 ok e não estes sucateados da américa latrina. Já por outro lado, um Super Tucano cumpre bem o seu papel de reconhecimento e incursão ao narcotráfico.
@@vagnersilva5081 esse avião com 40 anos torna segura uma viagem de Porto Alegre a uma capital do Norte, de alguns vizinhos se não fosse os F5 podíamos esperar de tudo.
Exatamente. A Embraer atualiza todos os aviões. Tudo que era analógico hoje é digital, tecnologia atual. Tem países que não tem condições de atualizar seu armamento, na área de aviação a Embraer e fundamental para o Brasil, a 3 maior fabricante de aviões do mundo.
Sempre que você diz "espero que vocês tenham gostado desse vídeo" eu penso "COM CERTEZA EU GOSTEI" ótimas informações para os amantes da aviação. PARABÉNS
Fernando já que tocou. O assunto, poderia perguntar,quando for na força aérea, qual seria a quantidade exata de aviões principalmente de caça para um país continental como o nosso, entendi que tem toda essa logística de manutenção e treinamento, mas não custa saber né. Abraço
Se tivesse pelo menos 5 unidades por estado seria até que um bom número considerando que em caso de conflito unidades que estão no interior do país poderiam ser deslocadas para reforçar os esquadrões fronteiriços ou onde são mais necessários oque daria 130 unidades Mas se o Brasil fosse uma potência de respeito mesmo tipo nível estados unidos com umas 25 unidades por estado daria para começar a brincadeira tipo no top 5 do mundo oque daria 650 unidades a maioria das grandes potências tem entre 600 e 1000 unidades de caças com excessão dos USA que tem quase 5 mil aerovaes e chuto que mais da metade são caças de combate Espero que a FAB adquira mais unidades somente 36 vai ter que fazer uma bela de uma salada mantendo por volta de 5 ou 6 unidades em estados de grande importância e outros estados variando entre 2 ou 3 tendo em vista que muitos estados ficariam sem nenhuma unidade
Na minha opinião o Brasil deveria ter pelo menos 100 caças, considerando o tamanho do país isso pode ser pouco mas considerando as necessidades pode ser o suficiente. Muito se tem falado sobre a quantidade insuficiente de Gripens que a FAB irá adquirir (36) mas a FAB já demonstrou interesse em adquirir pelo menos mais um lote o que levaria esse número para cerca de 60 ou 70 unidades e talvez até um terceiro lote futuramente.
A FAB tem 7 esquadrões de caças a jato (excluindo os A-29 do 3º Grupo), e cada esquadrão provavelmente possui de 12 a 16 aviões. Isso dá em torno de 110 aeronaves. Se todas forem Gripens, o número talvez possa ser menor, pois os novos caças são muito mais capazes e versáteis que os modelos em operação.
Voltei aqui dnv pra ressaltar que mesmo que ele perguntasse isso lá eles iriam diblar na resposta, eles não vão falar que oque eles tem não é suficiente eles sempre querem dizer que estão prontos e preparados para tudo.
Acho q mais importante que a idade das aeronaves é o bom senso de avaliar se a frota é suficiente para o que o país precisa. O Brasil não tem um grande histórico bélico então faz sentido não investir tantos recursos nisso. Fora isso, um B2 Spirit ou um U2 são uma classe de "avião velho" diferente de um F5, que aliás fez o primeiro voo no final da década de 50.
Eu acho que o mais importante na verdade é a disponibilidade do país para operar tal aeronave, no vídeo por exemplo, o Fernando disse que a Venezuela possui caças F16, porém esses caças não tem mais condição de voo, já que quando a ditadura chavista começou no país, os EUA cortaram suas relações com a Venezuela e com isso as peças de reposição para manter as aeronaves operando não chegavam mais à Venezuela, e assim frota que eles possuíam de caças F16 começou a se definhar e a serem caninalizados, e hoje, a Venezuela não possui mais nenhum caça F16 operante, e o mesmo "vale" para os Su-35, já que com o início da pesada crise ampliada por Nicolás Maduro o exército venezuelano em geral começou a se definhar, e hoje não se sabe mais quantos caças Su-35 a Venezuela possui (provavelmente um número menor do que os indicados, visto que algumas aeronaves dessas foram vistas canibalizadas, sem falar de 2 aeronaves que se perderam em voo recentemente) e nem se esses caças tem condição de combate, algo que coloca muitas dúvidas sobre a capacidade militar venezuelana.
Isso tudo é eufemismo para falta de dinheiro. Ok, o Brasil não está posicionado em uma situação estratégica que demande uma força aérea americana, russa ou chinesa. Mas tenha certeza, o F-5 é um avião de combate feito para ser mediano na época, então comparar essa situação com a de F-15 que tem o projeto original da década de 70, mas que foi projetado como caça de alta qualidade e performance, isso sim não faz sentido.
@@alexandre_Br "O F-5 é um avião de combate feito para ser mediano na época" Meu amigo o F-5 é um caça de Superioridade Aérea! Ele é feito para ser a ponta da lança na defesa da pátria e levava o de mais tecnológico na época e no futuro, pois ele era e ainda é constantemente atualizado principalmente nos sistemas e software, ele também era feito para ser o melhor caça do mundo na época e por mais décadas e décadas no futuro, então o F-5 é um dos caças mais capazes do mundo, é por isso que até hoje eles operam na Força Aérea Brasileira e em várias outras forças aéreas do mundo, inclusive, ele ainda opera na própria força aérea chilena, que é junto à Força Aérea Brasileira uma das mais poderosas da América Latina, então afirmar que caças como esses eram na época caças medianos é uma verdadeira lástima, visto que eles eram a ponta da lança americana na época e continuam até hoje sendo a ponta de lança de várias forças aéreas do mundo, inclusive na FAB, porém essas situação já começou a mudar, visto que os novos caças J39 Gripen E já estão chegando para aposentar os F-5, que fizeram história nos céus brasileiros até mesmo interceptando e apreendendo um Bombardeiro Avro Vulcan britânico, sem falar de várias outras missões em prol da defesa do Brasil.
@@danielnasser58 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk f5 não nem nem autonomia pra interceptação de um caça moderno na Amazônia, não lança Fox 1 ou 3, era apenas ferramenta de alvo dos EUA q o país comprou pq n tinha dinheiro, e tu vem me falar de superioridade aérea
@@aeroportrasdaaviacao Eu tinha visto um video do canal aguias de aço que questionava o ranking do WDMMA, o canal eh especializado em caças de guerra e.e, ele duvidou pq o brasil (de acordo com o ranking) ta na frente de forças aereas de 5º geração, como a noruega, e do egito com mais de mil aviões modernos... da uma olhada
1:38 Esse não é um tornado e sim um Typhoon, bem mais recente. De qualquer forma não altera o raciocínio, o Tornado (como muitos outros) ainda é uma máquina muito capaz. 4:43 Inclusive a marinha dos EUA tem 3700 aviões, segundo a segunda maior 'força aérea' do mundo.
humberto, vc assistiu a todo o vídeo? mais para o final ele diz isso claramente, a USN é a segunda maior força aérea do mundo, o US Army a quarta maior FA e os FN a quinta maior FA do mundo. Ta bem explicado, rapaz...
Rapaz.... Parabéns pelo conteúdo do vídeo. Eu pensei que o Brasil estivesse lá em baixo, bem distante, no ranking de aviões militares. Acho muito importante que todos os brasileiros, saibam o que temos de proteção para o nosso país. Parabéns.
O problema do Brasil na visão dos críticos, não é o fato de possuir aviões antigos, mas só ter aviões antigos. Todos os países que foram mostrados, possuem aviões antigos, mas possuem caças modernos. No Brasil TD é antigo, agora que começou a mudar e a mudança é lenta demais.
Sobre o Ranking de forças aéreas, tbm é levado em conta o fator de capacidade de produção, seja das peças ou do avião em si, o Brasil é um dos poucos países capazes de produzir seus próprios aviões, diferente da Venezuela que importa todos os seus equipamentos.
@@terrenobaldio487 nada a ver, modernização é necessário em alguns casos, em outros não, essa sua comparação foi muito sem sentido, não tem nada de estúpido em uma modernização
@@hange_zoësr eu ñ disse que modernizações são estúpidas, eu disse que esse seu pensamento é estúpido, "panela velha é que faz comida boa" nunca que essa frase vai fazer sentido no ramo da aviação de combate.
E aliás, não é apenas a aviônica que importa não, mas sim taxa de sobrevivência, ciclos de voo já feitos, conceitos aerodinâmicos, capacidade de carga e etc
Cada um tem o que consegue manter, fato! Os nossos F5 são os mais modernos em operação, são aeronaves tão eficientes, que essa semana os EUA anunciaram que iriam comprar alguns F5.
@@glauciomusic Serão colocados na frota como agressores de aeronaves americanas. Se eles escolheram, é pq entendem a capacidade, já que não faria sentido treinar com um Cessna.
@@gabriellira5815 O bobinha não sabe de nada e não presta atenção em nada , mas eu vou te explicar , os F-5 que a USAF adquiriu é pra adestrar os pilotos dos caças F-15 , F-16 e F-A 18 em simulações de combate aéreo só isso , não vai fazer parte da frota de combate da força aérea entendeu agora . Obrigado
Em primeiro lugar meus parabéns pelo tema que é muito extenso e complicado de se avaliar e comentar resta saber o quanto é importante para cada país a sofisticação e modernidade que cada um busca e realmente precisa para suas operações militares o que é muito certo é que ainda existe milhares de células de aviões, helicópteros e blindado de todos os tipos pra ser remanufaturado e utilizado. Um exemplo é as centenas de células de mig 23 flogger que foram abandonadas com a chegada do mig 29 fulcrum e assim segue uma enorme lista de equipamento militar jogada fora emprol da famigerada modernidade.
600 AVIÕES, tais países tem necessidades diferentes envolvendo a aviação, principalmete na questão da logística, sem falar que a Alemanha é um membro ativo do NATO e mantém frotas para suprir tais necessidades, necessidades essas que saem desde a Europa até a Ásia/Oceania, sem falar obviamente que o Brasil não tem uma "Rússia" para lidar, transformando a necessidade do uso de aeronaves no Brasil algo completamente diferente da Alemanha, e isso que a força aérea alemã é inferior a força aérea brasileira, com as aeronaves operadas/encomendadas pelo Brasil sendo superiores as aeronaves alemãs em operação hoje, com inclusive os EUA dizendo que a Alemanha deveria investir mais em seu exército pois ele está muito "fraco e despreparado" para as condições da Europa atualmente, e claro tudo o que eu falei aqui é só superficial, as coisas vão muito além do citado aqui.
o cara faz um vídeo de 13 minutos absolutamente bem explicado e vem um sujeito chamar atenção para uma obviedade, já que não tem condição de contra argumentar sobre o conteúdo central. Claro, não sente vergonha de sua incapacidade. Mas deveria. Fica a dica pra pensar à noite... (não, não precisa admitir não. Mas passou vergonha)
Muito bom Fernando !!!! Devemos sempre ter em mente de que o pai da aviação é o brasileiro Alberto Santos Dumont e temos que ter sempre um lugar de destaque nessa modalidade.
A maioria dos caras que criticam avião turbo-hélice nunca fizeram decolar se quer uma pandorga na infância ! Estes aviões são baratos, podem ser construídos aos milhares por uma nação com menores recursos financeiros, e são essenciais para treinamento. Caças turbo-hélices podem derrubar helicópteros, aviões de carga, derrubar inclusive jatos meso-sônicos a baixa altitude, e ainda dar cobertura a operações terrestres ! Não sou fã de sucata dos EUA, mas basta lembrar que alguns P-51D conseguiram derrubar jatos como o Me-262 e o MiG-15 !
rapaz... esse tipo de avião "por hélice" a que vc se refere funciona (quanto ao motor) de forma BEM DIFERENTE daqueles que vc chamaria de teco teco. Um turbo hélice tem um motor de reação mista, pois é basicamente um motor a jato acionando uma hélice. O "teco teco" tem um motor de combustão interna, igual ao de 99,9% dos carros que vc vê na rua.
@@FredGarschagen Bem, o motor de combustão interna seja radial ou linear, está lá. Se vai ter o sobre-compressor, ou turbo-compressor são detalhes adicionais, ou um termojato auxiliar (como o do MiG-13) que certamente contribuirão, mas a base continua sendo o motor convencional !
Explicação com embasamento é outro nível parabéns...
Detalhe do Gripen; os suecos gostaram tanto do painel desenvolvido pela Embraer que... O ADOTARAM nos Gripen suecos
Não foi desenvolvido pela embraer, e sim, pela empresa gaúcha AEL sistemas
@@themand1989 mas quem tem o direito de produção/patente é a Embraer!
@Elias Ferreira e o que isso tem a ver com o que eu disse? Só disse de onde é a empresa por dizer e ficar claro que não é a embraer quem fábrica o display como foi citado... 🤦🏻♂️🤷🏻♂️🤔🙄
@Elias Ferreiraah vai se ferrar
@@PQDTsargonca AEL sistemas é da Elbit systems, que por sua vez é israelense financiada pelos EUA.
AEL sistemas existe por causa da "modernização" dos A4, F5 e AMX, que era licitação nacional, aí a Elbit foi lá e adquiriu seus direitos econômicos (ainda como Aeroeletrônica).
De brasileiro só tem os montadores (peãozada) e etc, pois toda a tecnologia é de Israel.
Embraer se utiliza de tal tecnologia, não é dona não.
O dia que os EUA falarem "acabou a mamata", a gente não vai poder construir nem um tecoteco. Supertucano tem aviônica e motores todos norteamericanos só pra ter noção, um turbohélice!
Embraer só é competitiva por causa das fábricas e ações dos EUA, por isso o alavancamento dos aviões de passageiros de médio/baixo porte mundialmente.
Que bom que tem um cara inteligente para explicar isso...
Vdd esse canal é ótimo merece o meu e o seu like 👍
Exatamente, esse vídeo vai explicar pros "especialistas" como funciona.
Valeu!! 😁😁
@Lawliet L muito se falou, por parte dos "especialistas", que teria guerra.
São tudo sucata mesmo, o Brasil era pra te os melhores caças
Já dizia meu pai: Não existe ferramenta ruim, existe gente que não usa a ferramenta direito....
Excelente conteúdo!!!!! Como sempre!!!!!!!
O KC da embraer na minha opinião é um dos aviões militares mais bonitos já feitos no mundo, e dá orgulho saber que é criação Brasuca.
A maior parte da população desdenha das forças armadas brasileiras, mas quem estuda sobre isso sabe a capacidade do nosso braço forte, são respeitados no mundo todo menos dentro de casa.
Já vi de perto o bicho é lindo ! Mini c 17 kkk
Lindo demais
O governo do Ceará que é do PT quando viu o KC fez um vídeo dizendo que o Brasil não tinha capacidade de fazer um negócio tão maravilhoso igual aquele
@@jupyvieira9724 Pesquisei mas não encontrei. Você tem um link ?
@@jupyvieira9724 putz cara, pesquisei em todo lugar e não encontrei, isso significa que o que você disse é fake news. Não entendo o que tu ganha com isso, infelizmente vc deve ser só mais um alienado dos muitos que se vê por aí.
Educação e boa informação são as melhores formas de quebrar "achismos" e objeções. Parabéns pelo vídeo.
Ótima explicação, vale sempre muito a pena criar uma valorização do que o Brasil tem ou o que o Brasil é, somos muito bons, e precisamos gostar e admirar nosso País.
Meus parabéns como é gratificante ouvir uma pessoa inteligente quê sabe pesquisar e falar com sabedoria você pode ser Brasileiro mais o seu espírito não DEUS ABENÇOE VOCÊS COM SAÚDE PAZ SABEDORIA
Excelente didática, mais uma vez! A aviação civil é norteada pela eficiência e economia (=lucro), a aviação militar é norteada pelo cumprimento da missão. A idade da aeronave é menos importante que a eficiência em cumprir o que se propõe. São dinâmicas diferentes, que nem sempre os críticos entendem. Nunca me canso de parabenizar pelo excelente conteúdo!
Realmente, mas nosso pais não está tão bem nesse quesito de "missão", nossos vetores principais se defesa ja estão obsoletos dms.
@@rjjr9238 o F5 seria abatido sem ao menos ver de onde veio o AIM120 D do F35
@@rjjr9238 assisti o vídeo outra vez... Vc deve ser aquele que vive falando "Brasil só tem munição para 30 minutos de Guerra".
O custo para manter aeronaves, munições,tropas e navios é altíssimo.
@@rjjr9238 e pra que iríamos querer um f35? Pra derrubar teco teco de contrabandista na Amazônia?
@@rjjr9238 o pior é qur temos sim, o problema é que o Brasil desperdiça muito dinheiro com coisas fúteis.
Muito esclarecedor.
Muito legal. Uma verdadeira aula de história da aviação militar.
Muito bem colocado .PARABÉNS.
Nem tanto, diferentemente desses países citados, nós ainda estamos utilizando aeronaves fabricadas nos anos 60 e ja estão praticamente ulttapassando o seu limite de uso, recomendo o canal "hoje no mundo militar" para questões sobre aviação militar e etc.
@@terrenobaldio487 você nem viu o vídeo. Países do top 3 ainda usam aeronaves da década de 50.
@@joaovictor852 ai que ta, o B52 opera como bombardeiro estratégico e atua agora apenas em guerras assimétricas e tb com o lançamento de mísseis de longo alcançe (isso dps de centenas de atualizações) parece que vc ñ viu o vídeo e ñ teve interesse de pesquisar ao menos a folha técnica de operações dessas aeronaves.
O Brasil não precisa de avião para nada, então o que tem dá e sobra..
Nossa que legal essa matéria, não imaginava q os países de primeiro mundo usassem aviões antigos, parabéns
Maravilha de vídeo Fernando. Parabéns!
Colocou um ponto final nesse assunto para algumas pessoas que toda vez que se fala em equipamentos das Forças Armadas Brasileiras enchem a paciência falando que só temos sucatas.
Muito legal saber que as forças militares dos países, usam aeronaves dos anos 70/80/90. Apesar de antigos, estão em plena forma para combate.
Aero sempre com vídeos bem informativos. Parabéns!!
Finalmente alguém com grande alcance pra informar que o que temos é o que precisamos.
Como já dizia Nelson Rodrigues: "Complexo de vira lata" é o que mais temos.
Parabéns pela matéria!
Um país como o Brasil precisa muito mais do que Aeronaves da época do Vietnam que ja estão no obsoletismo
Tem o Hoje no Mundo Militar, ele já fez um vídeo sobre o assunto, e canal dele é grande.
@@terrenobaldio487 cara reveja o vídeo vc não entendeu nada
@@terrenobaldio487 você está certo . Em um cenário de guerra vc tem que mandar o que realmente pode proteger o seu país e no momento nós temos somente 1 gripen . Não temos defesa contra potências aéreas reais como frança, Inglaterra , china , Rússia, Suécia , estados unidos , Japão . O que o cara do vídeo deveria colocar é o que cada país tem de mais moderno em número de caças em caso conflito internacional com potências aéreas . Porque é isso que vai a contecer eles vão mandar o que tem de mais moderno para garantir superioridade aérea . E o Brasil não poderia se defender desses países . Para mim o vídeo foi para valorizar aviões que ainda tem alguma utilidade . Mas que na verdade não servem para fazer frente a potências com caças modernos e que oferecem perigo
@@danielviana5467 ele acha que as outras forças aéreas nao usa aeronaves da guerra do vietnam
Passsei anos tentando entender...e vc explicou de forma fácil a necessidade de cada um....top
1,5 milhão: já está bem pertinho.
Quase lá! 😁😁
Você, embora jovem, demonstra ser muito bom no assunto e expõe com muita clareza. Parabéns! (falo do Rio de Janeiro -RJ)
Seu conteúdo é muito bom, sua voz é ótima parabéns amigo. Um dos melhores canais.
Valeu, Mário!!
Falar falar e falar. Até cálopsita papagaio e outras aves falam porém fazer descrições concisas em matérias que envolvem múltiplas váriaveis realmente. E só para quem domina a matéria esse cara é bom nisso
Para andar na cidade tenho um Chevette.
Projeto dos anos 70 e fabricado nos anos 90.
Em trechos urbanos a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. A menor segurança dos projetos antigos está reduzida pelo uso sempre em baixas velocidades (para viagens tenho um carro novo).
Manutenção simplória e peças baratas. Mas manutenção absolutamente rigorosa.
Pouco capital investido para oferecer o mesmo que um carro popular que não fará muito mais. Aliás, custa 1/3 do valor de um carro popular.
Esta é a história dos aviões.
Um avião dos anos 2000 sem manutenção é uma sucata.
Esse foi um dos melhores exemplos que já vi
Tmj
Só vou comprar uma motinha 2017 pq vou encostar meu Kadettim 93...projeto dos anos 80...pq ele será reformado e depois não será mais daily, ficará apenas para dias especiais
Sendo um carro dos anos 90, não é menos seguro? Digo pelo projeto, já que as montadoras antigamente não tinham muitas das novas tecnologias no quesito segurança
Não me surpreenderá se seu carro em uma batida não amassar ou sofrer grandes avarias, comparado a um carro popular atual. Mas o carro amassar é bom para o passageiro visto que a energia do impacto é dissipada pela lataria durante a deformação
Ótima comparação.
@@vinicius_ATC Um carro novo é mais economico, eficiente, seguro, confortável, polui menos e tudo de melhor que um novo projeto pode oferecer, mas no fim, ambos estão fazendo a mesma coisa... Te levando de um lado para o outro.
O economico é relativo, porque você paga quase 70 mil num Onix zero. Fica até dificil de falar quanto combustível e manutenção você faz num carro antigo.
Assumindo que você nunca se envolva num acidente, ou precise evitar um...No fim, tirando a poluição gerada pelo Chevette, ele ta fazendo a mesma coisa que o Onix custando até 10x menos.
Me lembro de 4 anos atrás ter passado sobre minha cidade um caça F-5E voando bem baixo, foi uma experiência muito foda
É dahora mesmo,quando eu morava em Teresina-PI a esquadrilha da fumaça sobrevoou com os A29 Super Tucano de demonstração em comemoração ao dia do Piauí...
Muito show! Parabéns pelo ótimo trabalho, por ensinar a todos sobre os detalhes da aviação, e por este vídeo, que esclareceu que idade não é sinônimo de má qualidade!!
Parabéns pelo vídeo , o que vemos um muitos comentários são de que só temos sucata , sua explicação coloca luz em um tema que muitos brasileiros tem informação errada
Avião é obra de arte mesmo funcional
Sucata é o Xavante, que enfeita algumas de nossas praças atualmente. Mas tbm era lindo... Mas exatamente como o Fernando disse: O custo de manter um Xavante é o mesmo para manter 3 A29, e o super Tucano é muito mais eficiente que o Xavante... Nesse caso sim, virou sucata. Orgulho da FAB... F39 foi a melhor escolha que poderia ter sido feita - Equipados com o Meteor e com a capacidade de seu radar e suas aviônicas torna sim a defesa aérea mais letal de todo o hemisfério Sul. Uhaaaa!
Excelente vídeo. Infelizmente muitos brasileiros criticam as nossas Forças Armadas. Se eles assistirem esse vídeo mudarão de opinião. Forte abraço e parabéns!
Vc tá de brincadeira né ? Da para contar nos dedos das mãos os aviões que estão operando aqui.
Jovem, recomendo que assista o canal "Hoje no mundo Militar" antes de falar uma besteira dessas.
Sim, mas se crítica porque é uma coisa inútil de um modo geral e não porque só tem avião velho.
@@hermesjr834 mas é ai que tá, sendo velho ou não, as aeronaves operadas pelo Brasil são obsoletas pro cenário Geopolítico e militar do século 21, tanto em termos de capacidade de armas, tanto em conceito, aerodinâmica, capacidade de sobrevivência e etc.
@@terrenobaldio487 grippen nem tanto e se tratando em geopolítica, a própria amazônia é um escudo para a autonomia de caças.
Parabéns pela aula de aviação militar que você nós deu!! Tem muitos cabeças de bagre comentando por aí que deveriam ver está aula!! Novamente parabéns 👏👏
Minha humilde opinião, um dos melhores vídeos já feitos pelo canal!
também acho. Muito SÉRIO E DIDÁTICO. Espero que com o tempo seja cada vez mais visto pelos ignorantes.
Depende muito uns velhas que são top de linha tipo da eua, muito bom que até hoje é top de tecnologia, e os f pegaram muita das tecnologias deles né.
Parabéns por sua belíssima abordagem, o vídeo ficou ótimo, fácil de entender e muito esclarecedor 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo vídeo!
Excelente explicação: lógica e de muito bom senso.
Qdo passo muito tempo sem vim aqui dá um aperto no coração... 😃 Excelente conteúdo
Na Segunda Guerra Mundial a marinha britânica, não me recordo se foi em 1940 ou 1941 (início) fez o primeiro ataque aeronaval da história, atacando e infligindo pesados danos à base aeronaval italiana de Taranto e esse ataque foi tão bem sucedido que serviu de modelo para os japoneses planejarem o seu ataque à Pearl Harbor no final de 1941. E os aviões utilizados pela marinha britânica eram aviões biplanos, ainda feitos de madeira e lona como eram os aviões na Primeira Guerra Mundial. E eles eram lentos, mas foram os torpedos lançados por aqueles aviões que causaram um enorme estrago na marinha italiana. E esse mesmo avião britânico biplano (repetindo o mantra: feito de madeira e de lona!) foi o que conseguiu lançar um torpedo que atingiu o leme do Bismarck, emperrando-o, fazendo com que ele só pudesse navegar em círculo e selando o seu destino. Ou seja, um projeto concebido antes ou durante a Primeira Guerra Mundial, que para todos os efeitos estava totalmente ultrapassado quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial e que prestou relevantes serviços.
Teve também o caso do formidabilíssimo alemão Stuka JU-87, o primeiro avião especializado de ataque ao solo, que foi projetado e construído em meados da década de 1930, e ao eclodir a Segunda Guerra Mundial já era considerado um projeto ultrapassado, porque ele era considerado lento demais e presa fácil para os caças 'modernos' da época. O JU-87 no entanto foi uma arma sensacional que continuou prestando serviços importantes para a força aérea alemã (o nosso Super Tucano pode ser considerado como um descendente direto do JU-87) principalmente como caça-tanque na frente oriental.
E teve o caso icônico da fortaleza voadora B-17, um projeto que foi feito no início da década de 1930, e que quando a força aérea americana transferiu uma ala para a Grã-Bretanha e iniciou a sua campanha de bombardeio diurno da Alemanha, no início de 1942, já estava exibindo sinais de que estava ultrapassado. Quando ele foi projetado a velocidade dela era um espanto, mas a velocidade dos caças em 1942 havia aumentado enormemente de maneira que as B-17 voavam a uns 350 km por hora ao passo que os caças alemães já estavam voando a mais de 600 km por hora. Mas as metralhadoras 0.50 Browning das 'velhas' B-17 tinham uma cadência de tiro mais rápido e um alcance maior do que o das metralhadoras que equipavam os caças alemães, o que significava que eles entravam dentro do raio de tiro das B-17 antes deles poderem disparar as suas metralhadoras. E o sucesso dos parâmetros que nortearam o projeto e a construção das B-17 no início da década de 1930 (uma década em que os avanços na indústria aeronáutica foram espantosos e que ocorreram com uma rapidez verdadeiramente estonteante) foi vindicado pelo fato de que as B-17 foram, isoladamente, o avião que mais abateu caças alemães em toda a Segunda Guerra Mundial.
O problema é que tem uma galera que pensa que equipamento militar é carro de passeio do qual se usa três ou cinco anos, e depois pega um zero km.
As Bruxas que durante a WWII usavam aviões da WW e bombardeavam alvos estratégicos são um exemplo que a estratégia é mais importante que o equipamento. O equipamento simplesmente dá mais recursos para a estratégia.
Égua patrão, se tudo isso que o sr publicou aqui for de fato verdade, então o sr está muito bem informado. Parabens por nos prestar todos esses esclarecimentos!
Primeiro vídeo que assisto do teu canal e já gostei.
O Brasil não precisa ser realmente uma potência bélica, mas precisa ter um poderio militar em condições de dar respostas rápidas e seguras para a manutenção de seu território !
O Brasil merece o mesmo destino que Roma, URSS, Iugoslavia, pois falhou como nação
Para isso é necessário SER uma potência bélica.
@@jonaw2008 Por que quer enfraquecer o Brasil?
Correto . Há necessidade de aumentar.
Em qualquer pais continental como o Brasil...
Uma coisa leva, necessária e salutarmente, a outra meu caro....
Qualquer coisa contrária a isso caracteriza-se em um paradoxo...
Ótimo vídeo, muitos criticam a idade de uma aeronave, mas se esquecem da suite eletrônica que eles carregam e mesmo a questão de um possível conflito com algum país vizinho demanda um estudo mais aprofundado do que apenas comparar quantidades de materiais, mas sim o que cada país possue para complementar toda a sua capacidade ofensiva e defensiva, guerra eletrônica, logística, treinamento, logística etc...lembrando que antes da modernização dos A1 e F5 tínhamos sérios problemas no campo BVR e de ataque com bombas inteligentes, problemas atualmente resolvidos e que venham novos equipamentos para continuarmos uma referência na América Latina.
Análise perfeita! É isso, o Brasil tem inteligência e também é atual!👏👏👏
Muito bom, Fernando. Gostei da sua narração lúcida, rápida, sincera e objetiva.
Parabéns! Você está cada dia melhor.
Fernando, excelente vídeo!! Nossa, existem tantos "especialistas" chamando nossas aeronaves de sucata, que outros acabam acreditando hehe!! Ótima explicação, melhor que isso só desenhando!😄 Abs!!!
Parabéns, claro, preciso e consiso.
Falou a realidade sem invenções ou suposições.
Finalmente alguém falando sobre esse assunto! As pessoas acham que aeronaves militares precisam ser substituídas de 10 em 10 anos..
Só uma correção, o bombardeiro Xian H-6 não foi desenvolvido na china, mas sim na URSS. O H-6 é a versão chinesa do Tupolev TU-16. O H-6 é produzido sobre licença.
Parabéns pela postagem !!!!
Ótimo video. Matou a pau no "pra que"
1:36 o meu caça preferido!! Nosso Grande PANAVIA TORNADO Da LUFTWAFFE VON DEUTSCHLAND!!
Cara uma palavra para descrever o trabalho que vc fez , especialmente nesse video . Explicou oque muita gente tem dificuldade de entender e ainda criticam a FAB por operar determinadas aeronaves ...
Genial o vídeo e muito boa a forma que encontrou para mostrar aos brasileiros como devemos dar valor ao que temos.
Melhor vídeo do dia, muito bom!
Valeu!! 😁
Se fosse sucata,os Americanos não tinham comprado a pouco,um lote de f5.
Os f5 do Brasil, são muito modernos,e os caças leves amx, são ótimos pro fim a que se destina.
Eles o utilizam como drone, assim como fizeram com o Phantom II, muito superior, ou para treinamento junto com o Talon 38, e não como dissuasão. F5 modernizado é um fusca cheio de novos recursos, mas com o mesmo motor e autonomia.
Eles só compraram apenas para usar como alvo e treinar pilotos, não para ser adicionado a frota.
@@TarsoFranchisMané Drone os F5 são do"Agressor Squad"Avioes simulando inimgos...
@@fabricio4794 Os F4 viraram drones, os F5 devem seguir o mesmo curso.
Sensacional, sem dúvida uma excelente aula!!! Parabéns
Sobre os B-52, eles tem previsão de voar até 2050! Estão trocando os motores. Segundo dizem: "está para nascer o último piloto de B-52".
Quase 100 anos de operação. Até difícil de entrar na cabeça!
E aqui um avião com 40 anos, o brasileiro vira latas dizem é sucata.
@@vagnersilva5081 Olhe a proposta de cada avião. B52 é para envio de tropas, cargas, veículos, combustível, não um caça obsoleto.
F5 modernizado não bate um F16 ok e não estes sucateados da américa latrina.
Já por outro lado, um Super Tucano cumpre bem o seu papel de reconhecimento e incursão ao narcotráfico.
@@vagnersilva5081 esse avião com 40 anos torna segura uma viagem de Porto Alegre a uma capital do Norte, de alguns vizinhos se não fosse os F5 podíamos esperar de tudo.
@@TarsoFranchis dependendo do F-16 vai em...
Melhor matéria que já vi até hoje em todos os canais do youtube. Parabéns.
"paises dos quais você não gostaria de jogar war" kkkkk, só quem nasceu nos anos 90 pra trás vai entender.
Nem nasci nos anos 90 e consegui entender muito bem... 🤣
Kkkk precisa lembrar que estamos ficando velhos ? Kkkk
Até hoje jogo War com meus sobrinhos onde não pega internet é claro... kkkkk
Desculpe sou de 64 no meu tempo era pega vareta só depois ganhei meu primeiro vídeo game um telejogo Ford Philco kkkkkk
@@gidaltigaioso5744 kkkkkkk sério .
A grosso modo é como gabinete antigo com software e cpu e placa mãe novos.
É aql história o que adianta uma Famas com munição de festim, se oq mata é m1911 ponta oca
Exatamente. A Embraer atualiza todos os aviões. Tudo que era analógico hoje é digital, tecnologia atual. Tem países que não tem condições de atualizar seu armamento, na área de aviação a Embraer e fundamental para o Brasil, a 3 maior fabricante de aviões do mundo.
Gabinete antigo tem metal e design de péssima qualidade.
@@rodolfot.5776 fake
@@luangodoy3091 duhhhrrr
Muito esclarecedor o vídeo. Parabéns!!!
Teu canal é show! 👏👏👏
Sempre que você diz "espero que vocês tenham gostado desse vídeo" eu penso "COM CERTEZA EU GOSTEI" ótimas informações para os amantes da aviação. PARABÉNS
Fernando já que tocou. O assunto, poderia perguntar,quando for na força aérea, qual seria a quantidade exata de aviões principalmente de caça para um país continental como o nosso, entendi que tem toda essa logística de manutenção e treinamento, mas não custa saber né. Abraço
Se tivesse pelo menos 5 unidades por estado seria até que um bom número considerando que em caso de conflito unidades que estão no interior do país poderiam ser deslocadas para reforçar os esquadrões fronteiriços ou onde são mais necessários oque daria 130 unidades
Mas se o Brasil fosse uma potência de respeito mesmo tipo nível estados unidos com umas 25 unidades por estado daria para começar a brincadeira tipo no top 5 do mundo oque daria 650 unidades a maioria das grandes potências tem entre 600 e 1000 unidades de caças com excessão dos USA que tem quase 5 mil aerovaes e chuto que mais da metade são caças de combate
Espero que a FAB adquira mais unidades somente 36 vai ter que fazer uma bela de uma salada mantendo por volta de 5 ou 6 unidades em estados de grande importância e outros estados variando entre 2 ou 3 tendo em vista que muitos estados ficariam sem nenhuma unidade
O mínimo ideal seria o dobro do primeiro lote adquiro de caças Grippens
Na minha opinião o Brasil deveria ter pelo menos 100 caças, considerando o tamanho do país isso pode ser pouco mas considerando as necessidades pode ser o suficiente.
Muito se tem falado sobre a quantidade insuficiente de Gripens que a FAB irá adquirir (36) mas a FAB já demonstrou interesse em adquirir pelo menos mais um lote o que levaria esse número para cerca de 60 ou 70 unidades e talvez até um terceiro lote futuramente.
A FAB tem 7 esquadrões de caças a jato (excluindo os A-29 do 3º Grupo), e cada esquadrão provavelmente possui de 12 a 16 aviões. Isso dá em torno de 110 aeronaves. Se todas forem Gripens, o número talvez possa ser menor, pois os novos caças são muito mais capazes e versáteis que os modelos em operação.
Voltei aqui dnv pra ressaltar que mesmo que ele perguntasse isso lá eles iriam diblar na resposta, eles não vão falar que oque eles tem não é suficiente eles sempre querem dizer que estão prontos e preparados para tudo.
Olá Fernando sempre que posso acompanho teu canal, gosto do tema sobre aviação,e aeronaves. Um forte abraço.
Acho q mais importante que a idade das aeronaves é o bom senso de avaliar se a frota é suficiente para o que o país precisa. O Brasil não tem um grande histórico bélico então faz sentido não investir tantos recursos nisso. Fora isso, um B2 Spirit ou um U2 são uma classe de "avião velho" diferente de um F5, que aliás fez o primeiro voo no final da década de 50.
O Brasil já deveria ter bomba nuckear. Quer paz, prepare-se p guerra.
Eu acho que o mais importante na verdade é a disponibilidade do país para operar tal aeronave, no vídeo por exemplo, o Fernando disse que a Venezuela possui caças F16, porém esses caças não tem mais condição de voo, já que quando a ditadura chavista começou no país, os EUA cortaram suas relações com a Venezuela e com isso as peças de reposição para manter as aeronaves operando não chegavam mais à Venezuela, e assim frota que eles possuíam de caças F16 começou a se definhar e a serem caninalizados, e hoje, a Venezuela não possui mais nenhum caça F16 operante, e o mesmo "vale" para os Su-35, já que com o início da pesada crise ampliada por Nicolás Maduro o exército venezuelano em geral começou a se definhar, e hoje não se sabe mais quantos caças Su-35 a Venezuela possui (provavelmente um número menor do que os indicados, visto que algumas aeronaves dessas foram vistas canibalizadas, sem falar de 2 aeronaves que se perderam em voo recentemente) e nem se esses caças tem condição de combate, algo que coloca muitas dúvidas sobre a capacidade militar venezuelana.
Isso tudo é eufemismo para falta de dinheiro. Ok, o Brasil não está posicionado em uma situação estratégica que demande uma força aérea americana, russa ou chinesa. Mas tenha certeza, o F-5 é um avião de combate feito para ser mediano na época, então comparar essa situação com a de F-15 que tem o projeto original da década de 70, mas que foi projetado como caça de alta qualidade e performance, isso sim não faz sentido.
@@alexandre_Br "O F-5 é um avião de combate feito para ser mediano na época"
Meu amigo o F-5 é um caça de Superioridade Aérea! Ele é feito para ser a ponta da lança na defesa da pátria e levava o de mais tecnológico na época e no futuro, pois ele era e ainda é constantemente atualizado principalmente nos sistemas e software, ele também era feito para ser o melhor caça do mundo na época e por mais décadas e décadas no futuro, então o F-5 é um dos caças mais capazes do mundo, é por isso que até hoje eles operam na Força Aérea Brasileira e em várias outras forças aéreas do mundo, inclusive, ele ainda opera na própria força aérea chilena, que é junto à Força Aérea Brasileira uma das mais poderosas da América Latina, então afirmar que caças como esses eram na época caças medianos é uma verdadeira lástima, visto que eles eram a ponta da lança americana na época e continuam até hoje sendo a ponta de lança de várias forças aéreas do mundo, inclusive na FAB, porém essas situação já começou a mudar, visto que os novos caças J39 Gripen E já estão chegando para aposentar os F-5, que fizeram história nos céus brasileiros até mesmo interceptando e apreendendo um Bombardeiro Avro Vulcan britânico, sem falar de várias outras missões em prol da defesa do Brasil.
@@danielnasser58 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk f5 não nem nem autonomia pra interceptação de um caça moderno na Amazônia, não lança Fox 1 ou 3, era apenas ferramenta de alvo dos EUA q o país comprou pq n tinha dinheiro, e tu vem me falar de superioridade aérea
Parabéns Fernando.
Excelente matéria.
Nelson - Osasco/SP
Legal, quase 1,5 milhões de inscritos, lembro que fiz um vídeo para comemorar o primeiro milhão.
Quase lá!! Valeu pelo vídeo de um milhão. É com esse apoio que vamos mais longe!! 😁👍👊
@@aeroportrasdaaviacao Sucesso!!!!
@@aeroportrasdaaviacao Eu tinha visto um video do canal aguias de aço que questionava o ranking do WDMMA, o canal eh especializado em caças de guerra e.e, ele duvidou pq o brasil (de acordo com o ranking) ta na frente de forças aereas de 5º geração, como a noruega, e do egito com mais de mil aviões modernos... da uma olhada
Muito bem meu garoto!!! Bem explicado.
O Marcelo lavou a alma dos nossos militares.
Marcelo?
Boa tarde excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho obrigado
Os aviões são atualizados, não importa a idade
Ñ é a idade meu jovem garfanhoto, mas sim se ela é obsoleta ou ñ para os tempos atuais e suas missões
Ótimo vídeo. Um excelente esclarecimento àqueles que só criticam, sem nada entender sobre.
1:38 Esse não é um tornado e sim um Typhoon, bem mais recente.
De qualquer forma não altera o raciocínio, o Tornado (como muitos outros) ainda é uma máquina muito capaz.
4:43 Inclusive a marinha dos EUA tem 3700 aviões, segundo a segunda maior 'força aérea' do mundo.
A imagem não é do tornado, o vídeo é
humberto, vc assistiu a todo o vídeo? mais para o final ele diz isso claramente, a USN é a segunda maior força aérea do mundo, o US Army a quarta maior FA e os FN a quinta maior FA do mundo. Ta bem explicado, rapaz...
Ótimo. Obrigada por nos informar..🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O SU27 é uma obra prima
Rapaz.... Parabéns pelo conteúdo do vídeo. Eu pensei que o Brasil estivesse lá em baixo, bem distante, no ranking de aviões militares. Acho muito importante que todos os brasileiros, saibam o que temos de proteção para o nosso país. Parabéns.
O problema do Brasil na visão dos críticos, não é o fato de possuir aviões antigos, mas só ter aviões antigos. Todos os países que foram mostrados, possuem aviões antigos, mas possuem caças modernos. No Brasil TD é antigo, agora que começou a mudar e a mudança é lenta demais.
Esse é um dos melhores, se não for o melhor, sobre aviação. Parabéns pelo conteúdo e pelos vídeos de alta qualidade em conteúdo.
Sobre o Ranking de forças aéreas, tbm é levado em conta o fator de capacidade de produção, seja das peças ou do avião em si, o Brasil é um dos poucos países capazes de produzir seus próprios aviões, diferente da Venezuela que importa todos os seus equipamentos.
DE ONDE O BRASIL COMPROU A ""PULGA ALADA?""; CLARO QUE AGORA COM A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA O BRASIL FABRICA O GRIPEN NO BRASIL SOB LICENÇA.
O Brasil não precisa entrar em guerra com nenhum outro país. A nossa guerra interna já basta. Seus vídeos são excelentes é LIKE com certeza.
vdd
O Brasil atacar outro país é bem improvável, mas se algum país quiser invadir o Brasil aí precisaremos guerreiar até o fim
@@fabriciorabelo2020 é impossível. Pra invadirmos outro país é necessário passar por cima da constituição
Excelente vídeo Fernando, uma super explicação sobre aviação militar.
Resumindo: panela velha é que faz comida boa! Atualiza a aviônica e segue em frente!
Nem sempre, é tipo querer atualizar um biplano para combate aéreo, não faz sentido, é ai que vem o obsolutismo.
Eu dei apenas um exemplo de como isso é bem estúpido
@@terrenobaldio487 nada a ver, modernização é necessário em alguns casos, em outros não, essa sua comparação foi muito sem sentido, não tem nada de estúpido em uma modernização
@@hange_zoësr eu ñ disse que modernizações são estúpidas, eu disse que esse seu pensamento é estúpido, "panela velha é que faz comida boa" nunca que essa frase vai fazer sentido no ramo da aviação de combate.
E aliás, não é apenas a aviônica que importa não, mas sim taxa de sobrevivência, ciclos de voo já feitos, conceitos aerodinâmicos, capacidade de carga e etc
Incrível a qualidade da imagem desse vídeo!
Parabens ao canal !
Sobre o conteúdo claro ñ preciso nem mencionar!
Cada um tem o que consegue manter, fato! Os nossos F5 são os mais modernos em operação, são aeronaves tão eficientes, que essa semana os EUA anunciaram que iriam comprar alguns F5.
Sim mas só para fins de adestramento de pilotos não pra colocar na frota
@@glauciomusic Serão colocados na frota como agressores de aeronaves americanas. Se eles escolheram, é pq entendem a capacidade, já que não faria sentido treinar com um Cessna.
@@gabriellira5815 O bobinha não sabe de nada e não presta atenção em nada , mas eu vou te explicar , os F-5 que a USAF adquiriu é pra adestrar os pilotos dos caças F-15 , F-16 e F-A 18 em simulações de combate aéreo só isso , não vai fazer parte da frota de combate da força aérea entendeu agora . Obrigado
Vídeo excelente!! Parabéns pela colocação custo x benefício x operacionalidade.
Com as modernizações que estão sendo implementadas, os B52 serão as primeiras aeronaves a completarem UM SÉCULO de serviço ativo!!!
Parabéns por nos passar seus conhecimentos, estamos juntos pelo Brasil, com Deus, Pátria e família.
Show! Belo vídeo Fernando! Muitas das críticas dessas pessoas são movidas pela síndrome de vira lata.
Um abraço!
Os vira latas piram
Em primeiro lugar meus parabéns pelo tema que é muito extenso e complicado de se avaliar e comentar resta saber o quanto é importante para cada país a sofisticação e modernidade que cada um busca e realmente precisa para suas operações militares o que é muito certo é que ainda existe milhares de células de aviões, helicópteros e blindado de todos os tipos pra ser remanufaturado e utilizado. Um exemplo é as centenas de células de mig 23 flogger que foram abandonadas com a chegada do mig 29 fulcrum e assim segue uma enorme lista de equipamento militar jogada fora emprol da famigerada modernidade.
"A Alemanha tem 600 aviões, o Brasil, 700". Só esqueceu de dizer que o território do Brasil é quase 24 vezes maior.
E para que? Despeza para o povo brazileiro
600 AVIÕES, tais países tem necessidades diferentes envolvendo a aviação, principalmete na questão da logística, sem falar que a Alemanha é um membro ativo do NATO e mantém frotas para suprir tais necessidades, necessidades essas que saem desde a Europa até a Ásia/Oceania, sem falar obviamente que o Brasil não tem uma "Rússia" para lidar, transformando a necessidade do uso de aeronaves no Brasil algo completamente diferente da Alemanha, e isso que a força aérea alemã é inferior a força aérea brasileira, com as aeronaves operadas/encomendadas pelo Brasil sendo superiores as aeronaves alemãs em operação hoje, com inclusive os EUA dizendo que a Alemanha deveria investir mais em seu exército pois ele está muito "fraco e despreparado" para as condições da Europa atualmente, e claro tudo o que eu falei aqui é só superficial, as coisas vão muito além do citado aqui.
@@danielnasser58 Marinha, Exército e Aeronáutica = 1050 aeronaves totais.
o cara faz um vídeo de 13 minutos absolutamente bem explicado e vem um sujeito chamar atenção para uma obviedade, já que não tem condição de contra argumentar sobre o conteúdo central. Claro, não sente vergonha de sua incapacidade. Mas deveria. Fica a dica pra pensar à noite... (não, não precisa admitir não. Mas passou vergonha)
@@rjjr9238 não
Ficou ótimo o vídeo e a avaliação!
Gostaria de saber...se o Brasil produzisse um caça hoje, com a tecnologia que tem...ele seria equiparado a qual aeronave?
Com td a tecnologia atual,seria equiparado a um f15 ou gripen ng ou su37
Perfeito ! vc foi bem claro explicando passo a passo .
Parabéns 😀
Ótimo.
Valeu, Paulo!!
Vídeo maravilhoso, parabéns, muito claro. Canal exemplar
Muito bom Fernando !!!! Devemos sempre ter em mente de que o pai da aviação é o brasileiro Alberto Santos Dumont e temos que ter sempre um lugar de destaque nessa modalidade.
E muita informação ta
Loko,da um orgulho ser inscrito nesse canal,top de mais , parabéns..
11:36 não só isso, mas também o F-22 é proibido de ser exportado
Acho que a colocação ideal séria o F35
A questão é, o Brasil não precisa de um caça de quinta geração
@@pordentrodomilitarismo exatamente. O Gripen é mais do que suficiente para as nossas necessidades.
Um show de informação. SENSACIONAL...
8:28 agora ele falou tudo Man os desenformado pensa que o Brasil opera um avião por hélice que ele vai ser ruim , até me inscrevi slk
A maioria dos caras que criticam avião turbo-hélice nunca fizeram decolar se quer uma pandorga na infância ! Estes aviões são baratos, podem ser construídos aos milhares por uma nação com menores recursos financeiros, e são essenciais para treinamento. Caças turbo-hélices podem derrubar helicópteros, aviões de carga, derrubar inclusive jatos meso-sônicos a baixa altitude, e ainda dar cobertura a operações terrestres ! Não sou fã de sucata dos EUA, mas basta lembrar que alguns P-51D conseguiram derrubar jatos como o Me-262 e o MiG-15 !
@@armandosabre4111 sim mn
rapaz... esse tipo de avião "por hélice" a que vc se refere funciona (quanto ao motor) de forma BEM DIFERENTE daqueles que vc chamaria de teco teco. Um turbo hélice tem um motor de reação mista, pois é basicamente um motor a jato acionando uma hélice. O "teco teco" tem um motor de combustão interna, igual ao de 99,9% dos carros que vc vê na rua.
@@FredGarschagen Bem, o motor de combustão interna seja radial ou linear, está lá. Se vai ter o sobre-compressor, ou turbo-compressor são detalhes adicionais, ou um termojato auxiliar (como o do MiG-13) que certamente contribuirão, mas a base continua sendo o motor convencional !
Belíssimo vídeo! Aliás, o Supertucano é Super em todos os sentidos!!!!
Isso aí
Os velhinhos do Brasil tem truques novos...assim como os velhinhos dos EUA.
sou fã deste canal, já vi vários e vários vídeos excelentes, mas esse sem dívidas superou a todos, parabéns!!!!
Alguém já ouviu falar do Piaggio Alvanti P180 ?
Eu fui ver na Wikipédia... 737 Km/h aquilo faz com dois motorzinhos de 850 cv ! Aparelhinho furioso, hein !