@@Electrolab-Eletronica Só dou uma sugestão. Fazer um outro vídeo tentando usar variações (dar volta no indutor, usar indutores menores, usar resistor...) e mostrar o resultado e até tentar implementar um modo q ele volte a funcionar automaticamente após o curto ser desfeito da forma mais simples possível.
Professor, suas aulas são as melhores que assisto em eletrônica. Sempre muito bem explicadas e embasadas. Seria, se possível, disponibilizar o esquema em pdf?
Eloy, assisti e gostei muito, será que um dia vou fazer esse circuito? Me aposentei, tenho 71 de idade, comecei em Eletrônica quando eu tinha 14 anos... trabalhei com eletrônica até mesmo quando morei nos EUA. Parabéns!
Dinamica de funcionento super simples vou aproveitar sua ideia e tentar fazer umas mudancas para adaptar ao meu projeto.... Parabens otima sacada usar o vcc por dentro de uma bobina para gerar um pulso e com isso acionar o fotoacoplador
No caso do meu projeto o Mosfet ideal seria canal p.. Mais estou usando o relé cortando o positivo da saida para minha fonte. Pois aqui fiz dois circuitos com relé para a lunha 30 e outro para linha 15. Deixando o terra fixo para os dois circuito. Para teste do meu simulador de centrais de injeção
Não seria necessário, ele chaveia um pulso muito rápido. Pode usar com o carregador, mas é sempre preferível um modelo isolado galvânicamente, ou seja, com transformador.
Funcionou na medida e com indutor de menos espiras ... agora vou ver tentar adicionar um relé ou transistor pra aumentar a corrente de carga. Se tiver um ae já pronto pra 50A faz vídeo.
@@Electrolab-Eletronica Deu certo a adaptação de um circuito com relé de quantos Amperes preferir , porém ficou sensível para proteção de saída de som ! Mas funciona de boa , aqui tranquilo na fonte de 40v.
Muito bom o seu projeto. Tenho uma fonte de bancada de 0 a 20V com capacidade de corrente de 8 A. Fiz uma proteção com relê, porém qdo uso tensão muito baixa o sistema não funciona devido ao relé que é 12V. Pensei e usar esse seu projeto, será que daria, certo? Pensei também em usar a tensão de saída do retificador passando pelo mosfet. Se tiver alguma ideia, fico agradecido.
Show de bola muito bom. Amigo estou precisando de um esquema desses que alimentação nao passe pelo Mosfet estou precisando detectar sobre corrente no primario de uma fonte e desarmala. Ja tentei com vários componentes exemplo comparador de tenção e foto acoplador mais nao funciona o foto acoplador detecta a sobre tenção emanda o sinal para o comparador de tenção.. porem o comparador de tenção nao fecha totalmente a chave exemplo alimetado com 15v por qualquer sinal do foto acoplador ele deveri fornecer esses 15v na saida mais nao e asim que acontece por exemplo se for um sinal fraco no foto acoplador ele fornece apenas 5 6 7 8 v na saida ele ta variando de acordo com a carga .. talvez vc possa me ajudar
Para resolver o problema de proteção contra sobrecorrente no primário de uma fonte de alimentação, podemos usar um circuito mais robusto que envolva um sensor de corrente, um comparador de tensão preciso e um circuito de desligamento automático (latch). Uma possível solução para isso seria, um sensor de corrente, pode ser um resistor shunt de baixa resistência, um comparador de tensão como o LM339, um latch de desligamento, para manter a fonte desligada até que seja resetada manualmente. Pode ser um flip-flop SR (set-reset) ou um relé de travamento. Um fotoacoplador (se necessário) para isolar o circuito de controle da alta tensão do primário. Coloque o resistor shunt no caminho da corrente primária. A tensão no shunt é proporcional à corrente. Alimente essa tensão a um comparador de tensão, como o LM339. Configure o comparador para comparar a tensão amplificada com uma tensão de referência (que corresponde ao limite de sobrecorrente). Quando a corrente exceder o limite, a saída do comparador muda de estado. A saída do comparador deve ser usada para acionar um latch. O latch pode ser um flip-flop SR configurado para manter o estado de desligamento até ser resetado manualmente. O latch desarma o circuito de alimentação (pode ser feito desligando um relé que alimenta a fonte ou cortando a alimentação de controle).
Obrigado! Este simples circuito seria para tensão fixa (ou numa faixa estreita como de 6 a 18V, com adaptações), se reduzir muito a tensão o MOSFET não vai disparar. Abcs.
Pensei nesse circuito para usar no limite de curso de um motor.quando chegar ao final do curso do mecanismo e travar o eixo. Sobe a corrente e circuito aciona e desliga. Show se der certo. Aí não preciso instalar sensores no mecanismo.
@@Electrolab-Eletronica Montei. Não dá certo, pois a corrente do motor quando trava o eixo não é suficiente para acionar o indutor e desarmar. Dei duas voltas com o fio no indutor para ficar mais sensível. Aí o circuito não liga.. mesmo assim legal o circuito.. parabéns.. abraço.
Uma sugestão: Talvez fosse melhor usar o mosfet ou até mesmo algum BC pra ligar um relé de alta corrente, tipo aqueles de carro de 20..30..50A aí o negativo passaria por ele dando ao circuito muito mais capacidade de corrente sem correr o risco de danificar o transistor com picos causados pelo curto.
Sem dúvida um relé seria mais confiável, mas o objetivo aqui foi simplificar ao máximo, como comentei no início do vídeo. Um bipolar não seria adequado por conta da alta dissipação quando em condução, por isso um MOSFET de potência suportaria dezenas de amperes com baixo aquecimento.
Excelente, professor. O Sr tem algo parecido para usar em AC 127V, para substituir a lâmpada em série, usada para proteção contra curto circuito? Abraço e feliz ano novo a todos.
Muitas o Hobbysta passa por umas, tipo, nem dá tempo de pensar em puxar o experimento da tomada. Um disjuntor eletrônico, sim, uma boa roda na bancada.
Obrigado! Nesta aplicação não é recomendável, em alguns casos um transformador pode fazer o papel de isolamento do opto acoplador. Esse componente você encontra facilmente em sucatas de fontes de alimentação chaveadas.
Parabéns professor, sempre inovando o canal. Fiz uma fonte regulavel de 2.5v a 28v, 5a com 2n3055 e um lm 317 estou precisando de uma proteção. Por favor pode me ajudar?
Minha pergunta é mestre! quais dos circuitos seja melhor para proteção com relé ou mosft. Eu acredito que com rele eu nao tenho perda de corrente no meu circuito certo!?
Os seus circuitos possuem essa característica de serem minimalistas mas que são excelentes para expor os princípios. Excelente canal!!! Você deve ser um ótimo professor!
Obrigado Marcelo! Sim, aprendemos muito com os circuitos simples. Também há projetos maiores no canal, mas esses mais simples em geral são bem interessantes.
Eloi, como é polarizado o indutor, pelo diagrama o led do foto acoplador está em paralelo com mo indutor, mas o não tem polarização alguma... interessante..
Olá José Carlos. A entrada do gnd (negativo da fonte) vai no source do MOSFET e a saída para o gnd do equipamento vai no dreno. O Vcc vai direto ao aparelho alimentado e também em um lado da chave de reset.
Obrigado! A função dele é auxiliar a capacitância interna do MOSFET a manter a carga entre gate e source e com isso manter o MOSFET conduzindo quando não em curto.
bom video por favor poderia dizer se tem alguma placa de proteção (montado para comprar) para uma tensão de 12volts e corrente 1,5 amperes que este sistema desarme se a amperagem chegasse a 3 amperes ou ouvesse um curto de um fio encostar no outro
@@Electrolab-Eletronica valeu pelo retorno ,teria um video de como montar sou leigo nessa parte ou a lista completa dos matérias para montar para comprar ou para achar onde achar em sucata
Olá. Tenho uma fonte de bancada ajustável 0.89 à 30Vcc 35 Amperes acho q esse circuito protetor não se aplica. Tens um circuito elétrico de proteção para minha fonte?? Obs.: cansado de trocar componentes por conta de testar algo em curto!!!! Oque me aconselha fazer? Valeu Obrigado.
Olá Soza, realmente este não serve, já que a tensão da da fonte é variável. Não tenho nenhum circuito pronto para proteção dessa fonte. Pelo nível de potência dela, não seria algo simples. Apenas para garantir, enquanto não implementa nada melhor, um fusível em série com a saída poderia evitar certos casos.
Olá Milton, este simples circuito seria para tensão fixa (ou numa faixa estreita como de 6 a 18V, com adaptações), se reduzir muito a tensão o MOSFET não vai disparar.
@@Electrolab-Eletronica certo, ja vi em algumas inverssoras de solda, tem 1 transformador TC, é um circuito que limita a corrente no primario. Mais creio que conforme o seu circuito consiga desligar o pwm... ou alimentação de ci's pwm. Seria +/- isso. Abraço. Otimo conteúdo vídeos!
seria bom adicionar um resistor em serie com a chave push pra nao submeter o transistor otico a uma corrente excessiva,caso o botao seja acionado e segurado em caso de curto..
Boa noite, excelente projeto no meu caso colocarei um resistor em série com o optoacoplador, qual deve ser o valor desse resistor por favor? A potencia sei que 1/4 deve dar e sobrar.
Amigo quantos amper posso usar nesse circuito... Pq a fonte que tenho aqui é 120amp botando o irf 1404 de 202 amper eu conseguiria proteger essa fonte contando com a proteção de sobre carga tbm ?
A fonte tem 2 ventiladores os dissipadores são grandes ,consegue fazer uma boa proteção para a minha fonte? Até agora tive o azar de queimar 6 -2N3055 e 6 resistores de 0.33---5W com um simples encosto. Procurei por todo lado e não encontro o que preciso para a minha fonte. Pode ajudar-me sou de Portugal ok obrigado
estou fazendo uma fonte regulável de bancada de 1,5V a 11,5V com o LM350 e quero fazer uma proteção contra curtos na saída da fonte para proteger os circuitos que eu alimentar com essa fonte. Esse circuito funcionaria para o meu caso? Já que vou ter que alimentar o mosfet com a saída da fonte, que tem tensões na faixa de 1,5V e 11,5V, eu estava pensando em usar o MOSFET IRL44N (VGSmin de 1V) e o optoacoplador 817B. Lembrando que a corrente máxima que LM350 fornece é de 3A, então o indutor em que o fio negativo passa com essa corrente teria que ser capaz de gerar uma tensão suficiente para o optoacoplador acionar o MOSFET. E me tire outra dúvida: Já que o indutor gera uma tensão de acordo com a variação de corrente que o negativo tem, se eu usar uma carga que consuma 2A e gerar um curto que faz ter 3A nesse fio, o circuito vai desativar a passagem de corrente mesmo com essa variação de apenas 1A?
Este simples circuito seria para fonte tensão fixa (ou numa faixa estreita como de 6 a 18V, com adaptações), se reduzir muito a tensão o MOSFET não vai disparar. Ele só atua no curto ou em correntes muito altas, não tem limite ajustável de corrente, por isso ele não dispararia com 3A.
Imaginei que isso fosse acontecer. Por acaso você fez algum vídeo de um circuito de proteção para fontes variáveis? Estou há semanas procurando, mas todos os circuitos que encontro usam MOSFETs ou relés que precisam de uma tensão acima de 6V para funcionar corretamente. É possível fazer um circuito de proteção usando uma fonte secundária de 12V fixa para alimentar o relé, para que ele proteja a fonte variável? Eu queria algo simples, sem precisar usar comparadores de tensão e um resistor shunt para limitar a corrente, mas aparentemente esse tipo de circuito é o único que funcionaria para a minha fonte.
Infelizmente não tenho, mas é possível criar um circuito de proteção simples usando uma fonte secundária de 12V fixa para acionar um relé que protegeria sua fonte variável,. A ideia é utilizar o relé alimentado pela fonte de 12V para controlar a conexão da carga à fonte variável, desligando-a em caso de sobrecorrente ou curto-circuito. Usaria um relé de 12V, um diodo de roda livre (ex.: 1N4007) para proteger o relé, um transistor NPN (ex.: 2N2222 ou similar) para controlar o relé, um resistor de base para o transistor (ex.: 1kΩ). A fonte de 12V alimenta o relé através do um transistor. O relé, quando energizado, conecta a fonte variável à carga. Em caso de sobrecorrente ou curto-circuito, a queda de tensão na fonte variável pode ser monitorada. Se a fonte variável cair abaixo de um nível seguro (por exemplo, 6V), o circuito pode ser projetado para desligar o relé, desconectando a carga. A sensibilidade do circuito pode ser ajustada modificando o valor do resistor na base do transistor. Para desligar o relé quando a tensão da fonte variável cai abaixo de um certo nível, você pode usar um simples circuito com um transistor NPN que monitora a tensão da fonte variável e um diodo Zener para criar uma referência de tensão. Por exemplo, se você quer que o relé desligue quando a tensão cair abaixo de 6V, pode usar um Zener de 5.6V. A tensão da fonte variável é aplicada através de um divisor de tensão aos terminais do transistor. O divisor pode ser configurado para garantir que a base do transistor receba uma tensão proporcional à tensão da fonte. Enquanto a tensão da fonte variável for superior a 6V, a base do transistor será polarizada, permitindo que ele ligue o relé. Se a tensão da fonte variável cair abaixo do limite, o transistor para de conduzir. Isso desliga o relé, desconectando a carga da fonte variável. Este circuito é simples e funciona para aplicações onde uma precisão muito alta não é necessária. Precisa garantir que os componentes usados (transistor, relé, resistores) sejam adequados para as correntes e tensões envolvidas.
Bom dia. eu gostaria de fazer um projeto de protecao de uma tomada Vcc 220v sera que é possivel com esse esquema, ou talves com arduino e sensor de corrente e um reley
Bom dia! Para proteger uma tomada de 220V (VCC) contra sobrecarga e curto-circuito, você pode usar um circuito com Arduino e um sensor de corrente e um relé. Use um Arduino Uno ou Nano para monitorar a corrente e controlar o relé, um sensor de corrente (como o ACS712 ou SCT-013), precisa ver as características nos datasheets desses sensores para ver se servem, e um relé, para desligar a carga em caso de sobrecarga ou curto-circuito.
Boa tarde meu amigo, estou com uma dúvida sobre lampadas incandescentes para uso em conserto de amplificadores. Não consigo mais encontrar, e gostaria de saber se posso usar lampadas halogenas? E como calcularia a potência da lâmpada equivalente?
Pode sim, Rogerio! Elas normalmente indicam a potência equivalente a uma incandescente. Em geral uma halógena de 55W equivale à uma incandescente de 100W.
@@Electrolab-Eletronica Nossa, muito obrigado mesmo Electrolab, eu estou já algumas semanas esperando para tentar finalizar o conserto do meu amplificador. Hoje mesmo irei comprar e começar a fazer as medições para corrigir o Bias e Offset (esse último não tenho certeza se o amplificador possui). Amém!
Alô amigo, cheguei ao seu vídeo procurando uma forma de fazer um dispositivo barato que garantisse uma proteção contra aumento de tensão na saída da fonte. É para um projeto de um kase para HD externo de 3.5 polegadas com fonte de alimentação dedicada. A minha preocupação é a de que, por alguma falha, possa haver uma elevação das tensões de saída de 12 e de 5 volts, ou mesmo que seja em apenas uma delas, de modo a causar dano irreversível ao HD externo. Eu não sou técnico em eletrônica, mas tenho acompanhado cursos de eletrônica básica e muitos vídeos interessantes como o seu. Com base no seu projeto, pergunto: Teria como você indicar os valores desses componentes adequados precisamente para garantir a segurança das tensões nas saídas de 12 e de 5 volts, com a corrente de 2 A. Valores esses necessários para manter a estabilidade do funcionamento do HD de 3.5 polegadas? Veja bem, se isso der certo, pode ser um dispositivo muito barato para garantir a segurança do HD. Agradeço por sua atenção.
Olá Jocelito, o melhor seria construir um regulador de 12V e outro de 5V com LM317 e transitor (tem vários esquemas na internet) e colocar entre a fonte e o HD, embora eu particularmente ache desnecessário, pois o HD externo costuma ter proteção interna e as fontes originais desses dispositivos são bem confiáveis.
Boa tarde professor Montei seu circuito e percebi q a carga fica alimentada em torno de 1 minuto apenas. O resto funciona, ou seja se durante este tempo a carga entrar em curto ela desliga protegendo a fonte. Será q estou fazendo algo errado , para não funcionar ?
Olá Enio, parece que o Mosfet não está mantendo a condução. Experimente outro mosfet, veja também se o capacitor é de 220nF, se for, experimente colocar um de maior valor, como 470nF. Confira se a tensão de gate via chave está perto da máxima tensão de gate do mosfet escolhido, se for muito baixa o mosfet pode não ter ido 100% para região de condução. Apesar de funcionar bem, este é um circuito simples e experimental e pode ter limitações em alguns casos.
@@Electrolab-Eletronica grazie mille. Avevo bisogno di realizzare un circuito simile, ma in corrente alternata per evitare di bruciare il secondario del trasformatore 230-24 volt.
Sì, in corrente alternata, nel secondario, un piccolo fusibile sarebbe la forma più semplice di protezione contro i cortocircuiti e le sovracorrenti. Circuiti più elaborati possono anche avere termistori e varistori associati al fusibile.
Olá Rodrigo, sim, inclusive comentei no vídeo que dependendo da tensão Vcc e do MOSFET, um resistor seria indicado, mas pelo projeto minimalista não havia colocado nesta configuração.
Boas tenho uma fonte regulável de 0 a 30 V com o regulador LM317 e 4 transístores 2N3055 e 4 resistências de 0.33R de 5W cada na saída e gostava de arranjar um circuito de proteção para esta fonte como posso arranjar a proteção ? Vai por email o esquema Obrigado e fico á espera da sua ajuda
Olá Eduardo, não uso o e-mail para questões técnicas. A fonte sendo simples, com regulador série, como a que descreve e com alta capacidade de corrente, precisará ser modificada em todo o seu projeto para implementar proteções adequadas, por isso que muitos projetos apenas incluem fusíveis na capacidade máxima da fonte em série com o VCC e o GND na saída. De qualquer forma, o circuito deste vídeo também poderia ser adaptado, porém a capacidade do MOSFET(s) e o uso de um grande dissipador, devem ser revistos e adequados à corrente máxima dessa fonte.
O MELHOR CIRCUITO QUE EU JÁ VI DESSE TIPO ATÉ HOJE!!! ESPETACULAR!!!
Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica Só dou uma sugestão. Fazer um outro vídeo tentando usar variações (dar volta no indutor, usar indutores menores, usar resistor...) e mostrar o resultado e até tentar implementar um modo q ele volte a funcionar automaticamente após o curto ser desfeito da forma mais simples possível.
Isso não tem como acontecer devido ao acionamento do Mosfet, o reset é obrigatório neste tipo de circuito.
O melhor circuito de proteção que já vi ,vou montar.
Obrigado Joaquim!
Sensacional!
Obrigado!
Excelente circuito! E tão simples que impressiona até mesmo quem já tem certa experiência em eletrônica. Gostei muito mesmo!
Obrigado Mário!
Né isso! : )
Professor, suas aulas são as melhores que assisto em eletrônica. Sempre muito bem explicadas e embasadas.
Seria, se possível, disponibilizar o esquema em pdf?
Obrigado! Segue o link com o pdf: 1drv.ms/i/s!AmoomXkoug6AyTjxmObVEEyQS7Wh?e=ZBHrMv
Conteúdo maravilhoso e enriquecedor. Farei um teste aqui na bancada. Obrigado, não conhecia esse principio.
Obrigado Silvio!
@@Electrolab-Eletronica conteúdo maravilhoso.
Mais uma vez o Canal ELECTROLAB sai na frente; Parabéns e Like.
Obrigado Patrícia!
Eloy, assisti e gostei muito, será que um dia vou fazer esse circuito? Me aposentei, tenho 71 de idade, comecei em Eletrônica quando eu tinha 14 anos... trabalhei com eletrônica até mesmo quando morei nos EUA. Parabéns!
Olá Jairo! Faça sim, nem que seja como experiência! Obrigado!
Dinamica de funcionento super simples vou aproveitar sua ideia e tentar fazer umas mudancas para adaptar ao meu projeto....
Parabens otima sacada usar o vcc por dentro de uma bobina para gerar um pulso e com isso acionar o fotoacoplador
Valeu José! Bom projeto!
PROFESSOR, video aula excelente, show de bola, eu poderia colocar no meu carregador de baterias
Obrigado Paulo, pode sim.
Como sempre muito bom, vou tentar fazer o meu
Valeu Sergio!
Simples e muito eficiente, com atuação muito rápida
Valeu José!
Parabéns pelos projetos isso deveria ser ensinado nas escolas publicas.
Obrigado!
Perfeito, adorei o projeto e se adicionar um tl431 é um potenciômetro dar pra fazer o controle de corrente.
Obrigado! Crio que não seja possível.
Fiz um desse a ums anos atrás e muito show
Sim, funciona bem!!
No caso do meu projeto o Mosfet ideal seria canal p..
Mais estou usando o relé cortando o positivo da saida para minha fonte.
Pois aqui fiz dois circuitos com relé para a lunha 30 e outro para linha 15. Deixando o terra fixo para os dois circuito. Para teste do meu simulador de centrais de injeção
OK!
Parabéns pelo vídeo, Like 2.8 Mil, seus projetos me auxilia muito, nas confecções de máquinas com arduino, valeu amigo !!!
Obrigado! Seja sempre bem vindo!
Top... tenho tudo isso, só montar. Obd
Boa montagem!
Muito interessante, circuito simples e eficiente, Obrigado professor por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado Silvio!
Excelente, nunca tinha lembrado disso, já dei like para ajudar o canal. Abraços
Obrigado Camilo!
Muito bom! Acho que vou usar esse projeto para minha fonte de bancada.
Valeu Ítalo!
Muito competente o dono do canal.
Obrigado Marcelus!
Parabéns Professor pelo Projeto . Gostaria de saber como saber qual corrente posso controlar. Deus te abençoe sempre.
Obrigado Hóstio! Neste circuito apenas a corrente de curto circuito.
Muito bom este circuito, muito útil, parabéns!
Geraldo de Miraí MG.
Obrigado Geraldo!
Boa noite professor sua idea E valioza parabens na verdade isso E um filtro de linha eu fiz um com uma placa de tv.
Maravilha Valter!
Um Zener com um resistor pra proteger o opto seria bem vindo?
Outra pergunta, posso usar em um carregador de bateria de 12v ?
Não seria necessário, ele chaveia um pulso muito rápido. Pode usar com o carregador, mas é sempre preferível um modelo isolado galvânicamente, ou seja, com transformador.
Funcionou na medida e com indutor de menos espiras ... agora vou ver tentar adicionar um relé ou transistor pra aumentar a corrente de carga.
Se tiver um ae já pronto pra 50A faz vídeo.
Boa!
@@Electrolab-Eletronica Deu certo a adaptação de um circuito com relé de quantos Amperes preferir , porém ficou sensível para proteção de saída de som !
Mas funciona de boa , aqui tranquilo na fonte de 40v.
Parabéns Ariclecio!! Bom projeto!
@@Electrolab-Eletronica Grato fico eu por seus ensinos!
Muito bom o seu projeto. Tenho uma fonte de bancada de 0 a 20V com capacidade de corrente de 8 A. Fiz uma proteção com relê, porém qdo uso tensão muito baixa o sistema não funciona devido ao relé que é 12V. Pensei e usar esse seu projeto, será que daria, certo? Pensei também em usar a tensão de saída do retificador passando pelo mosfet.
Se tiver alguma ideia, fico agradecido.
Este sistema também exige tensão mínima de trabalho, por isso não seria ideal para fontes reguláveis.
Show de bola muito bom. Amigo estou precisando de um esquema desses que alimentação nao passe pelo Mosfet estou precisando detectar sobre corrente no primario de uma fonte e desarmala. Ja tentei com vários componentes exemplo comparador de tenção e foto acoplador mais nao funciona o foto acoplador detecta a sobre tenção emanda o sinal para o comparador de tenção.. porem o comparador de tenção nao fecha totalmente a chave exemplo alimetado com 15v por qualquer sinal do foto acoplador ele deveri fornecer esses 15v na saida mais nao e asim que acontece por exemplo se for um sinal fraco no foto acoplador ele fornece apenas 5 6 7 8 v na saida ele ta variando de acordo com a carga .. talvez vc possa me ajudar
Para resolver o problema de proteção contra sobrecorrente no primário de uma fonte de alimentação, podemos usar um circuito mais robusto que envolva um sensor de corrente, um comparador de tensão preciso e um circuito de desligamento automático (latch). Uma possível solução para isso seria, um sensor de corrente, pode ser um resistor shunt de baixa resistência, um comparador de tensão como o LM339, um latch de desligamento, para manter a fonte desligada até que seja resetada manualmente. Pode ser um flip-flop SR (set-reset) ou um relé de travamento. Um fotoacoplador (se necessário) para isolar o circuito de controle da alta tensão do primário. Coloque o resistor shunt no caminho da corrente primária. A tensão no shunt é proporcional à corrente. Alimente essa tensão a um comparador de tensão, como o LM339. Configure o comparador para comparar a tensão amplificada com uma tensão de referência (que corresponde ao limite de sobrecorrente). Quando a corrente exceder o limite, a saída do comparador muda de estado. A saída do comparador deve ser usada para acionar um latch. O latch pode ser um flip-flop SR configurado para manter o estado de desligamento até ser resetado manualmente. O latch desarma o circuito de alimentação (pode ser feito desligando um relé que alimenta a fonte ou cortando a alimentação de controle).
Muito bom eu posso usar em uma fonte ajustavel de 1,25 a 30 v0lts 8 amperes um abraço
Obrigado! Este simples circuito seria para tensão fixa (ou numa faixa estreita como de 6 a 18V, com adaptações), se reduzir muito a tensão o MOSFET não vai disparar. Abcs.
Pensei nesse circuito para usar no limite de curso de um motor.quando chegar ao final do curso do mecanismo e travar o eixo. Sobe a corrente e circuito aciona e desliga. Show se der certo. Aí não preciso instalar sensores no mecanismo.
É uma ideia interessante, precisa experimentar.
@@Electrolab-Eletronica Montei. Não dá certo, pois a corrente do motor quando trava o eixo não é suficiente para acionar o indutor e desarmar. Dei duas voltas com o fio no indutor para ficar mais sensível. Aí o circuito não liga.. mesmo assim legal o circuito.. parabéns.. abraço.
@@juniorlopes8329 Boa experiência Júnior! Obrigado por relatar!
Mais um circuito bastante interessante, valeu Eloy!
Abraços
Obrigado Arnaldo! Abcs.
Uma sugestão:
Talvez fosse melhor usar o mosfet ou até mesmo algum BC pra ligar um relé de alta corrente, tipo aqueles de carro de 20..30..50A aí o negativo passaria por ele dando ao circuito muito mais capacidade de corrente sem correr o risco de danificar o transistor com picos causados pelo curto.
Sem dúvida um relé seria mais confiável, mas o objetivo aqui foi simplificar ao máximo, como comentei no início do vídeo. Um bipolar não seria adequado por conta da alta dissipação quando em condução, por isso um MOSFET de potência suportaria dezenas de amperes com baixo aquecimento.
Bommm, vou tentar fazer esse circuito em uma fonte ajustável 5 amper utilizar um relé de microondas, talvez der certo, valeu Dr.
Bom projeto Edenilsom!
👏👏👏👏👏top
Parabéns pelo trabalho
Gostei bastante
Vou fazer esse projeto 👍👍🤝🤝
Obrigado Afrânio!
Excelente, professor. O Sr tem algo parecido para usar em AC 127V, para substituir a lâmpada em série, usada para proteção contra curto circuito? Abraço e feliz ano novo a todos.
Ainda não tenho nada pronto nesse sentido! Obrigado Luiz, para você e família também!
Muito bacana. Tem muitas aplicações para ele.
Obrigado Saul!
Muitas o Hobbysta passa por umas, tipo, nem dá tempo de pensar em puxar o experimento da tomada.
Um disjuntor eletrônico, sim, uma boa roda na bancada.
Com certeza Luís!
show ,simples e efeciente
Obrigado Sidão!
Professor Show de bola . Uma pergunta: Posso substituir o Opto Acoplador por outro componente ? Abraços.
Obrigado! Nesta aplicação não é recomendável, em alguns casos um transformador pode fazer o papel de isolamento do opto acoplador. Esse componente você encontra facilmente em sucatas de fontes de alimentação chaveadas.
Parabéns professor, sempre inovando o canal. Fiz uma fonte regulavel de 2.5v a 28v, 5a com 2n3055 e um lm 317 estou precisando de uma proteção. Por favor pode me ajudar?
Depende muito do tipo de proteção que quer e do circuito da fonte, há muitos circuitos diferentes. O LM317 já tem algumas proteções internas.
Minha pergunta é mestre! quais dos circuitos seja melhor para proteção com relé ou mosft. Eu acredito que com rele eu nao tenho perda de corrente no meu circuito certo!?
O relé vai operar melhor na maioria das vezes, a diferença dele para o MOSFET é a velocidade, que no MOSFET é muito maior.
@@Electrolab-Eletronica tendi.
Obrigado Wagner
Parabéns
Obrigado Hugo!
Isso pode ser usado para sinais pwm para controla rotação de motores? Frequência de 1khz e 24v?
Não pode.
Os seus circuitos possuem essa característica de serem minimalistas mas que são excelentes para expor os princípios. Excelente canal!!! Você deve ser um ótimo professor!
Obrigado Marcelo! Sim, aprendemos muito com os circuitos simples. Também há projetos maiores no canal, mas esses mais simples em geral são bem interessantes.
Bom dia essa proteção aí dá para fazer para um inversor de 3000 watts na saída ac
Bom dia negativo, esse circuito é para uso com corrente contínua.
Você tem um circuito no-break, onde entra uma alimentação interna através de bateria quando a alimentação externa é cortada?
Não tenho esse projeto Laercio.
Eloi, como é polarizado o indutor, pelo diagrama o led do foto acoplador está em paralelo com mo indutor, mas o não tem polarização alguma... interessante..
Olá Roberto, apenas pelo sentido da corrente no momento do curto.
Obrigado meu amigo !!!
Obrigado Fernando!
Olá Prof. boa aula, não entendi onde liga o Terra o VCC vai direto
Olá José Carlos. A entrada do gnd (negativo da fonte) vai no source do MOSFET e a saída para o gnd do equipamento vai no dreno. O Vcc vai direto ao aparelho alimentado e também em um lado da chave de reset.
Ótimo circuito!!!Gostaria de saber, qual a função do capacitor entre o gate e o source?
Obrigado! A função dele é auxiliar a capacitância interna do MOSFET a manter a carga entre gate e source e com isso manter o MOSFET conduzindo quando não em curto.
Ideia fantástica
Obrigado Ramon!
obrigado pelo projeto. sempre ligado no canal ,um dos melhores aqui no Brasil.
Obrigado Francisco!
Parabéns. Sempre uma bela de uma aula.
Obrigado João!
Excelente projeto, e obrigado por compartilhar.
Obrigado JS!
Claro, objetivo e esclarecedor.
Obrigado Francisco!
bom video por favor poderia dizer se tem alguma placa de proteção (montado para comprar) para uma tensão de 12volts e corrente 1,5 amperes que este sistema desarme se a amperagem chegasse a 3 amperes ou ouvesse um curto de um fio encostar no outro
Obrigado! Sistemas de proteção usando o LM350 podem resolver essa questão, mas precisaria montar.
@@Electrolab-Eletronica valeu pelo retorno ,teria um video de como montar sou leigo nessa parte ou a lista completa dos matérias para montar para comprar ou para achar onde achar em sucata
Olá Alex, não tenho, mas tem um vídeo no canal sobre o LM350 que pode dar algum esclarecimento adicional.
Muito interessante, pode salvar um circuito com esse sistema de proteção.
Valeu!
Obrigado André!
Como posso utilizar para ver curto em máquinas elétrica, tipo motores?
Olá Paulo, ele só funciona com corrente contínua e com corrente limitada à capacidade do MOSFET.
Bom dia, como seria numa fonte ajustável até 30 v e uma corrente máxima de 3 amperes? Usaria qual resistor ?
Olá Edelberto, esse circuito não é recomendado para fontes ajustáveis, embora possa funcionar bem entre 4 e 20V.
O Mosfet vai ficar fechado apenas pela carga do capacitor de gate?
Sim, ficará fechado.
A corrente nominal deste circuito é a corrente do Mosfet. Dá para usar este circuito para proteger um DC de uns 3 amperes?
Sim, sem problemas.
Como sempre uma ótima aula.
Obrigado Leonardo!
Interessante, mas esse pulso da bonina não poderia sair negativo, dependendo da direção q vc passa o fio?
Nessa configuração não faria diferença.
Olá. Tenho uma fonte de bancada ajustável 0.89 à 30Vcc 35 Amperes acho q esse circuito protetor não se aplica. Tens um circuito elétrico de proteção para minha fonte??
Obs.: cansado de trocar componentes por conta de testar algo em curto!!!! Oque me aconselha fazer? Valeu Obrigado.
Olá Soza, realmente este não serve, já que a tensão da da fonte é variável. Não tenho nenhum circuito pronto para proteção dessa fonte. Pelo nível de potência dela, não seria algo simples. Apenas para garantir, enquanto não implementa nada melhor, um fusível em série com a saída poderia evitar certos casos.
Muito bom gostei 👏 uma ótima aula
Obrigado Otoniel!
Funciona só em DC ou da pra adaptar pra ac com uma corrente de 10A? Queria usar na entrada de um trafo de microondas.
Este circuito é somente para DC.
@@Electrolab-Eletronica tem algum projeto no canal que me atenda?
Para essa aplicação com corrente de 10A, infelizmente não tem nenhum projeto no canal.
Esta proteção funciona para fontes de tensão de 3 a 30V?
Olá Milton, este simples circuito seria para tensão fixa (ou numa faixa estreita como de 6 a 18V, com adaptações), se reduzir muito a tensão o MOSFET não vai disparar.
muito legal esse seu ensinamento parabéns abraço.
Obrigado Henrique! Abcs.
Top amigo!
1 pergunta, é possível usar este? Com 1 tc no primário de uma fonte chaveada para desligar alimentação do tl494?
Nunca vi essa aplicação, mas creio que seja possível.
@@Electrolab-Eletronica certo, ja vi em algumas inverssoras de solda, tem 1 transformador TC, é um circuito que limita a corrente no primario.
Mais creio que conforme o seu circuito consiga desligar o pwm... ou alimentação de ci's pwm.
Seria +/- isso.
Abraço.
Otimo conteúdo vídeos!
seria bom adicionar um resistor em serie com a chave push pra nao submeter o transistor otico a uma corrente excessiva,caso o botao seja acionado e segurado em caso de curto..
Sim, com certeza é importante! Esta topologia apresentada é minimalista e foca no menor número de componentes.
Boa noite, excelente projeto no meu caso colocarei um resistor em série com o optoacoplador, qual deve ser o valor desse resistor por favor? A potencia sei que 1/4 deve dar e sobrar.
Obrigado Leandro! Um resistor de 1K deve resolver.
Muito bom! Mas será que funcionaria bem como protetor de saída em um amplificador?
Obrigado! Não serve para esse propósito.
Amigo quantos amper posso usar nesse circuito... Pq a fonte que tenho aqui é 120amp botando o irf 1404 de 202 amper eu conseguiria proteger essa fonte contando com a proteção de sobre carga tbm ?
Negativo, esse circuito é limitado a corrente para uso em eletrônica pelo Mosfet, recomendo usar abaixo de 10A.
@@Electrolab-Eletronica o q vc me indicaria a fazer pra proteger uma fonte de 120 amp... Contra curto
Nessa corrente elevada, um disjuntor.
@@Electrolab-Eletronica djuntor n vai ter eficiência pra um curto tão rápido antes de queima os igbt
@@th3k1llercfal70 Outra forma seria um circuito crowbar para corrente com tiristor de potência.
A fonte tem 2 ventiladores os dissipadores são grandes ,consegue fazer uma boa proteção para a minha fonte? Até agora tive o azar de queimar 6 -2N3055 e 6 resistores de 0.33---5W com um simples encosto. Procurei por todo lado e não encontro o que preciso para a minha fonte. Pode ajudar-me sou de Portugal ok obrigado
Olá Eduardo, tente usar esse modelo do vídeo, já pode funcionar como ótima proteção, além dele, recomendo fusíveis na linha de vcc.
Amigo boa tarde eu estou montando um carregador de bateria carro ou moto,eu queria colocar um contra curto na saída esse air daria certo
Sim, é possível usar esse modelo.
estou fazendo uma fonte regulável de bancada de 1,5V a 11,5V com o LM350 e quero fazer uma proteção contra curtos na saída da fonte para proteger os circuitos que eu alimentar com essa fonte. Esse circuito funcionaria para o meu caso?
Já que vou ter que alimentar o mosfet com a saída da fonte, que tem tensões na faixa de 1,5V e 11,5V, eu estava pensando em usar o MOSFET IRL44N (VGSmin de 1V) e o optoacoplador 817B. Lembrando que a corrente máxima que LM350 fornece é de 3A, então o indutor em que o fio negativo passa com essa corrente teria que ser capaz de gerar uma tensão suficiente para o optoacoplador acionar o MOSFET.
E me tire outra dúvida: Já que o indutor gera uma tensão de acordo com a variação de corrente que o negativo tem, se eu usar uma carga que consuma 2A e gerar um curto que faz ter 3A nesse fio, o circuito vai desativar a passagem de corrente mesmo com essa variação de apenas 1A?
Este simples circuito seria para fonte tensão fixa (ou numa faixa estreita como de 6 a 18V, com adaptações), se reduzir muito a tensão o MOSFET não vai disparar. Ele só atua no curto ou em correntes muito altas, não tem limite ajustável de corrente, por isso ele não dispararia com 3A.
Imaginei que isso fosse acontecer.
Por acaso você fez algum vídeo de um circuito de proteção para fontes variáveis? Estou há semanas procurando, mas todos os circuitos que encontro usam MOSFETs ou relés que precisam de uma tensão acima de 6V para funcionar corretamente. É possível fazer um circuito de proteção usando uma fonte secundária de 12V fixa para alimentar o relé, para que ele proteja a fonte variável?
Eu queria algo simples, sem precisar usar comparadores de tensão e um resistor shunt para limitar a corrente, mas aparentemente esse tipo de circuito é o único que funcionaria para a minha fonte.
Infelizmente não tenho, mas é possível criar um circuito de proteção simples usando uma fonte secundária de 12V fixa para acionar um relé que protegeria sua fonte variável,. A ideia é utilizar o relé alimentado pela fonte de 12V para controlar a conexão da carga à fonte variável, desligando-a em caso de sobrecorrente ou curto-circuito. Usaria um relé de 12V, um diodo de roda livre (ex.: 1N4007) para proteger o relé, um transistor NPN (ex.: 2N2222 ou similar) para controlar o relé, um resistor de base para o transistor (ex.: 1kΩ). A fonte de 12V alimenta o relé através do um transistor. O relé, quando energizado, conecta a fonte variável à carga. Em caso de sobrecorrente ou curto-circuito, a queda de tensão na fonte variável pode ser monitorada. Se a fonte variável cair abaixo de um nível seguro (por exemplo, 6V), o circuito pode ser projetado para desligar o relé, desconectando a carga. A sensibilidade do circuito pode ser ajustada modificando o valor do resistor na base do transistor. Para desligar o relé quando a tensão da fonte variável cai abaixo de um certo nível, você pode usar um simples circuito com um transistor NPN que monitora a tensão da fonte variável e um diodo Zener para criar uma referência de tensão. Por exemplo, se você quer que o relé desligue quando a tensão cair abaixo de 6V, pode usar um Zener de 5.6V. A tensão da fonte variável é aplicada através de um divisor de tensão aos terminais do transistor. O divisor pode ser configurado para garantir que a base do transistor receba uma tensão proporcional à tensão da fonte. Enquanto a tensão da fonte variável for superior a 6V, a base do transistor será polarizada, permitindo que ele ligue o relé. Se a tensão da fonte variável cair abaixo do limite, o transistor para de conduzir. Isso desliga o relé, desconectando a carga da fonte variável. Este circuito é simples e funciona para aplicações onde uma precisão muito alta não é necessária. Precisa garantir que os componentes usados (transistor, relé, resistores) sejam adequados para as correntes e tensões envolvidas.
Bom dia. eu gostaria de fazer um projeto de protecao de uma tomada Vcc 220v sera que é possivel com esse esquema, ou talves com arduino e sensor de corrente e um reley
Bom dia! Para proteger uma tomada de 220V (VCC) contra sobrecarga e curto-circuito, você pode usar um circuito com Arduino e um sensor de corrente e um relé. Use um Arduino Uno ou Nano para monitorar a corrente e controlar o relé, um sensor de corrente (como o ACS712 ou SCT-013), precisa ver as características nos datasheets desses sensores para ver se servem, e um relé, para desligar a carga em caso de sobrecarga ou curto-circuito.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado
bem interessante, pensei em usar um transistor PNP junto com um relé ao invez do mosfet.
É possível, a vantagem do MOSFET é o baixíssimo consumo na condução.
@@Electrolab-Eletronica em uma corrente de 10A você acha que esquentaria muito?
Sem dúvida! Para 10A o indicado é de fato um Mosfet de potência e com dissipador.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pelo feedback, boa tarde pra vc :)
Boa tarde meu amigo, estou com uma dúvida sobre lampadas incandescentes para uso em conserto de amplificadores. Não consigo mais encontrar, e gostaria de saber se posso usar lampadas halogenas? E como calcularia a potência da lâmpada equivalente?
Pode sim, Rogerio! Elas normalmente indicam a potência equivalente a uma incandescente. Em geral uma halógena de 55W equivale à uma incandescente de 100W.
@@Electrolab-Eletronica Nossa, muito obrigado mesmo Electrolab, eu estou já algumas semanas esperando para tentar finalizar o conserto do meu amplificador. Hoje mesmo irei comprar e começar a fazer as medições para corrigir o Bias e Offset (esse último não tenho certeza se o amplificador possui). Amém!
Boa sorte Rogerio!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado!
aí sim!!!!!! boooooraaaaa
Valeu!
Alô amigo, cheguei ao seu vídeo procurando uma forma de fazer um dispositivo barato que garantisse uma proteção contra aumento de tensão na saída da fonte. É para um projeto de um kase para HD externo de 3.5 polegadas com fonte de alimentação dedicada.
A minha preocupação é a de que, por alguma falha, possa haver uma elevação das tensões de saída de 12 e de 5 volts, ou mesmo que seja em apenas uma delas, de modo a causar dano irreversível ao HD externo.
Eu não sou técnico em eletrônica, mas tenho acompanhado cursos de eletrônica básica e muitos vídeos interessantes como o seu.
Com base no seu projeto, pergunto:
Teria como você indicar os valores desses componentes adequados precisamente para garantir a segurança das tensões nas saídas de 12 e de 5 volts, com a corrente de 2 A. Valores esses necessários para manter a estabilidade do funcionamento do HD de 3.5 polegadas?
Veja bem, se isso der certo, pode ser um dispositivo muito barato para garantir a segurança do HD.
Agradeço por sua atenção.
Olá Jocelito, o melhor seria construir um regulador de 12V e outro de 5V com LM317 e transitor (tem vários esquemas na internet) e colocar entre a fonte e o HD, embora eu particularmente ache desnecessário, pois o HD externo costuma ter proteção interna e as fontes originais desses dispositivos são bem confiáveis.
Para fonte ajustavel esse circuito funciona?
Não é ideal, é indicado para fontes fixas.
Cara, será que daria pra fazer isso em vca? Pensei em fazer isso para aparelho que só aceita 127vca. Evitando a queima.
É possível, mas não com esse tipo de circuito.
@@Electrolab-Eletronica valeu, poderia fazer um vídeo abordando isso?!?
Sugestão anotada!
Boa tarde professor
Montei seu circuito e percebi q a carga fica alimentada em torno de 1 minuto apenas. O resto funciona, ou seja se durante este tempo a carga entrar em curto ela desliga protegendo a fonte. Será q estou fazendo algo errado , para não funcionar ?
Olá Enio, parece que o Mosfet não está mantendo a condução. Experimente outro mosfet, veja também se o capacitor é de 220nF, se for, experimente colocar um de maior valor, como 470nF. Confira se a tensão de gate via chave está perto da máxima tensão de gate do mosfet escolhido, se for muito baixa o mosfet pode não ter ido 100% para região de condução. Apesar de funcionar bem, este é um circuito simples e experimental e pode ter limitações em alguns casos.
Ciao, É possível usar este circuito também em corrente alternada 24V?
Este é somente para corrente contínua.
@@Electrolab-Eletronica grazie mille. Avevo bisogno di realizzare un circuito simile, ma in corrente alternata per evitare di bruciare il secondario del trasformatore 230-24 volt.
Sì, in corrente alternata, nel secondario, un piccolo fusibile sarebbe la forma più semplice di protezione contro i cortocircuiti e le sovracorrenti. Circuiti più elaborati possono anche avere termistori e varistori associati al fusibile.
Interessante, obrigado.
Obrigado Carlos!
ÓTIMO PROTETOR 👍👍👍
Obrigado TA!
Tem como fazer um circuito deste pra proteção do meu amplificador de 700 rms ??
Ele só se aplica à fonte de alimentação, nesse caso precisaria dimensionar o MOSFET para suportar a corrente do equipamento a ser protegido.
Legal o circuito, poderia fazer uma carga de bancada para até 5A, com poucos componentes ou componentes fáceis de encontrar?
Obrigado Tiago! Sugestão anotada. Tem um projeto no canal de carga eletrônica até 20A.
Muito interessante.
Obrigado Alan!
Excelente, muito bom este circuito e funciona muito bem
Obrigado José Carlos!
Muito preciso !! Funcionaria também com fonte ajustável, com corrente de 10 Amperes, modificando o mosfet e o toroide?
Sim! Sobre a fonte com tensão ajustável, precisaria observar a tensão de gate para evitar os limites mínimo e máximo.
@@Electrolab-Eletronica Certo !! Funcionaria com corrente acima de 10 Amperes ?
Depende apenas do MOSFET.
Certo. Obrigado!! sempre acompanho seus vídeos
Excelente explanação! Obrigado pelo vídeo.
Obrigado Gercino!
Professor observei que você não usou um resistor pra limitar a corrente no gate do fet,pq?
Olá Rodrigo, sim, inclusive comentei no vídeo que dependendo da tensão Vcc e do MOSFET, um resistor seria indicado, mas pelo projeto minimalista não havia colocado nesta configuração.
Olá. Ouça em 5:30min. Abraço.
serve com um trânsito normal NPN ?
Não serve.
Muito legal, gostei!
Obrigado Carlos!
Muito top o vídeo, parabéns
Obrigado Roberto!
Muito bom gostei eu adoro eletrônica
Obrigado!
Boas tenho uma fonte regulável de 0 a 30 V com o regulador LM317 e 4 transístores 2N3055 e 4 resistências de 0.33R de 5W cada na saída e gostava de arranjar um circuito de proteção para esta fonte como posso arranjar a proteção ? Vai por email o esquema Obrigado e fico á espera da sua ajuda
Olá Eduardo, não uso o e-mail para questões técnicas. A fonte sendo simples, com regulador série, como a que descreve e com alta capacidade de corrente, precisará ser modificada em todo o seu projeto para implementar proteções adequadas, por isso que muitos projetos apenas incluem fusíveis na capacidade máxima da fonte em série com o VCC e o GND na saída. De qualquer forma, o circuito deste vídeo também poderia ser adaptado, porém a capacidade do MOSFET(s) e o uso de um grande dissipador, devem ser revistos e adequados à corrente máxima dessa fonte.