Olá, Manoel! Gostaria de te parabenizar pela competência, simplicidade, inteligência e ética. É muito bom ouvir vc falar de um jeito tão gentil e descomplicado! Sua atenção com todos que buscam esclarecer dúvidas, sua calma e atenção mostram que vc não é só um profissional incrível, mas um ser humano da melhor qualidade! Num tempo em que muitas pessoas buscam holofotes e assumem um ar de superioridade, ter alguém como vc para falar sobre Psicologia de forma tão clara e sem afetação, é um verdadeiro sopro de ar fresco! Muito obrigada por tanto conteúdo de valor!
2 роки тому+1
Olá Vera, tudo bem? Fico muito feliz com seu depoimento e saber que estamos ajudando e contribuindo de alguma forma com as(os) colegas da psicologia e também com outras pessoas. E depoimentos como seu me anima e motiva ainda mais para continuar fazendo mais conteúdos sobre a nossa tão linda profissão. Espero continuar atendo as expectativas e seu depoimento aumenta ainda mais a minha responsabilidade (kkk). Obrigado, novamente, por tirado um tempo do seu dia e deixar sua mensagem. Abraços!
@ O mérito é todos seu, acredite! Eu é que agradeço pela sua gentileza, sempre trazendo conteúdos que contribuem tanto pra nossa profissão! Muito obrigada, Manoel!
Os cursos que o Sr. Elabora tem e-book? Tem Certificado. Esse curso serve como horas complementares? Grata pelo seu tempo🙏
22 дні тому
@@sandramara1541 si...curso tem o ebook de suporte , modelos de documentos. Com carga horária certificado por pessoa jurídica, servindo como carga horária complementar e para o currículo profissional.
Gostaria de fazer um curso sobre elaboração de relatório psicológico. Ou até mesmo a indicação de um livro que ajude a melhorar nessa questão.
3 роки тому+1
Olá Rita, na descrição deste vídeo coloquei o link para o nosso curso completo sobre elaboração de documentos psicológicos. Com dicas de escritas, modelos de documentos e muito mais. Espero que goste
No relatório é preciso colocar citações das referências bibliográficas para fundamentações?
4 роки тому+6
olá Antonio, após a publicação da Res. 006/2019 as referências (não necessariamente bibliográficas) passaram a ser obrigatórias em dois documentos: O laudo e o Parecer psicológico. Porém, recomendamos que em alguns tipos de relatórios, principalmente aqueles que tem finalidades de encaminhamentos e/ou recomendações que você apresente as referências.
Olá tem como o Dr mandar um modelo de relatório aplicado em OSC como de visitas domiciliar e de atividades dadas as crianças e adolescentes. Pq a OSC que eu atendo e com crianças de 6 a 15 anos.
Solicitei um relatório de abordagem e desenvolvimento do meu filho com hipótese de TEA para a Psicóloga dele, ela disse q não pode fazer e quem faz avaliação é a Neuro 😔
3 роки тому+4
Ola Leandra,tudo bem? Prlo que entendi a profissonal informou não poder fazer o relatório, no caso seria um laudo, de avaliação do TEA por não trabalhar com estas avaliações específicas. Realmente estaa avaliações não são feitas por todos psicológos. Aliás a recomendação é que estas avaliações sejam geitas por uma equipe multiprofissional, neuropsicologo, psicologo, terapeuta ocupacional, neuropediatra, fono, etc. Ela enquanto psicologa clinica de seu filho pode contribuir com esta avaliação multiprofissional também. Inclusive gerando documentos psicológicos quando necessário. É seu direito obter relatorio dos servicos que ela prestou ou presta também.
@ Tudo bem. Obrigada pela informação. Seria um relatório de serviços que ela está prestando com meu filho, ela disse que não faz (ela trabalha numa clínica Multidisciplinar). A Neuro solicitou para saber como ele está se desenvolvendo junto com ela. Ele ainda não passou por essa avaliação Multidisciplinar, vai passar no mês que vem (em outra clínica). Apenas faz Fono, Psico e TO, ele tem 2 anos.
3 роки тому+5
@@leandraverissimo2722 neste caso ela tem obrigação de fazer a devolutiva do serviço sim..inclusive de forma escrita se assim for solicitado. Converse com ela sobre essa nossa obrigação ética e que o documento é importante para o atendimento e tratamento de seu filho. Em ultimo caso, espero não chegar a este ponto, o Conselho de psicologia da região pode ser acionado. Mas o melhor é o diálogo e mostrar que faz parte do serviço dela elaborar este documento. boa sorte
Posso optar pelo relatório psicológico para fornecer ao juíz? Pois atendo o paciente a anos, e como é online não tenho como aplicar testes para fundamentar.
2 роки тому+2
Cintia, tudo bem? Então vai depender de qual objetivo /finalidade o documento pretende atender. Se for uma demanda de avaliação e diagnóstico psicológicos, mesmo de forma "on-line", sem testes, o documento que deve ser emitido é um laudo e/ou um atestado psicológico. Agora se a finalidade é compatível com um relatório (descrição do atendimento psicológico ocorrido, apresentar informações sobre as intervenções , acompanhamentos, encaminhamentos, feitos. E outros objetivos que abordamos no vídeo), você deverá emitir um relatório psicológico. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá! Ótimo vídeo, esclareceu muitas dúvidas. Gostaria somente de esclarecer uma questão: Recebi a solicitação de um paciente meu que iniciou acompanhamento psiquiátrico recentemente, me informando que a psiquiatra pediu um documento para que eu falasse algumas informações sobre o paciente, mas a psiquiatra não especificou quais informações. Lendo a resolução do CFP e assistindo seu vídeo, creio que devo escrever um relatório psicológico, mas ainda estou na dúvida. seria isso mesmo?
2 роки тому+1
Olá Louise, tudo bem? Sim, pelo conteúdo que você se refere ("documento que falasse algumas informações sobre o paciente..."), o documento apropriado é o relatório psicológico. Vamos postar um vídeo nesta semana respondendo sua dúvida. Pois ela é muito comum. Outra dica é entrar em contato com a psiquiatra para levantar quais informações realmente ela está precisando. E obrigado pela participação . Abraços
2 роки тому+3
Olá Louise! Acabamos de postar um vídeo respondendo a sua dúvida, que é tão comum para tantos profissionais. Obrigado pela participação!
Eu tenho muita dificuldade de fazer relatórios. Sou estudante de psicologia, fico em Pânico quando preciso fazer um.
8 місяців тому
Olá, Dalva! Em primeiro lugar, a produção de documentos é uma habilidade que desenvolvemos com a prática, por isso, não fica ansiosa por ainda não saber fazer como você gostaria. Minhas dicas: procure prática na faculdade, com supervisão de algum professor, e invista em cursos na área. Inclusive temos um curso completo sobre produção de documentos psicológicos, com modelos de escritas de relatórios e outros documentos. Vou te passar o link. psicologiacursos.com.br/cursodocumentos
Olá, bom dia! Muito grata pelas informações. Gostaria de tirar a dúvida se o relatório psicoógico pode ser feito quando a demanda vem pelo próprio consulente para encaminhar à uma junta médica, junto ao relatório de um psiquiatra, para fortalecer o encaminhamento do psiquiatra com a junta médica?
3 роки тому+2
Olá Daniela, tudo bem? A solicitação de documentação psicológica poderá ser feita pelo próprio cliente. A Res. 006/2019 esclarece quem poderá solicitar os nossos documentos. Entre eles: o próprio paciente, seus responsáveis, equipe multiprofissional, autoridades públicas, etc. Claro que a resposta aos solicitantes levará em consideração os objetivos, finalidades dos serviços e as questões do sigilo profissional
Consegue dar alguna orientação referente aos documentos que o psicólogo escolar precisa elaborar?
Рік тому
Olá Any, tudo bem? Vai depender muito do serviço que ele está prestando. Mas, boa parte das demandas e intervenções feitas por psicólogos(as) nas escolas, irão demandar a produção de um relatório psicológico. Se tiver uma dúvida especifica ou exemplo de serviço, ficaria mais prática para dizer qual documento elaborar. Abraços!
Olá, bom dia! Preciso fazer um relatório funcional para um paciente conseguir o bilhete único especial, minha dúvida é, relatório funcional é a mesma coisa que o relatório psicológico? Gostaria tb de receber o modelo de relatório! Obrigada
2 роки тому+2
Olá Renata. Não existe, entre os documentos psicológicos, um relatório funcional. Na prática e conforme nossas normativas. Se você vai fazer um documento referente ao seu exercício profissional de psicóloga, você deverá seguir os tipos e modelos de documentos da resolução do CPF 006/2019. Agora cabe saber se é um relatório (informar sobre situações e condições dos serviços prestados, com indicações e recomendações na conclusão). Ou se será um laudo ou atestado (afirmar sobre condições psicológicas dos clientes para fundamentar certos direitos, condições e necessidades específicas) Para obter um modelo de relatório envie um email para contato@visusconsultoria.com. Espero ter te ajudado.. abraços
Com quanto tempo de atendimento mínimo vc acha que o relatório psicológico para neurologista pode ser emitido?
3 роки тому+10
Olá Keylane, tudo bem? O tempo para emitir um relatório psicológico vai depender dos objetivos da emissão. Por exemplo: podemos emitir já no primeiro atendimento psicológico um relatório para informar o que foi feito neste atendimento com algum tipo de sugestão e/ou encaminhamento. O mesmo princípio se aplica no caso de um encaminhamento para uma especialidade médica, como no caso neurologista. Imagine que no primeiro atendimento psicológico você já levante indicadores de problemas/queixas neurológicas que precisam ser investigadas. Já poderia neste primeiro atendimento fazer um relatório sobre o que observou no atendimento e o motivo do encaminhamento para o neurologista. Mas também podemos emitir um relatório psicológico para dar um feedback do acompanhamento, manejo e melhoras de uma determinada condição psicológica e de saúde do nosso paciente para seu médico neurologista. Neste caso, a quantidade de atendimentos deve ser compatível com o levantamento das informações necessárias para o posicionamento do(a) profissional de psicologia (podendo ser 2, 3 ou até mais atendimentos). Espero ter ajudado. Obrigado por nos acompanhar.
Olá Cleber! O nosso curso EAD sobre elaboração de documentos tem a carga horária de 32 horas, incluindo as vídeos aulas, os simulados e atividades complementares. Também disponibilizamos mais de 50 modelos de documentos, instrumentos de triagem e entrevistas.
Nosso curso sobre elaboração de documentos psicológicos é totalmente EAD (Vídeos aulas gravadas), com muitas dicas, orientações, modelos e sugestões de escritas de todos os documentos psicológicos. Temos espaço para tirar dúvidas e orientações dos alunos e também fornecemos mais de 50 modelos de documentos, instrumentais e modelos de entrevistas. Qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco -WhatsApp 82996098426
Olá Marcia, tudo bem? Na descrição deste vídeo coloquei o link para o nosso curso completo sobre elaboração de documentos psicológicos. Com dicas de escritas, modelos de documentos e muito mais. Espero que goste
Olá Natalhi, tudo bem? estou passando meu contato de whatsApp para você tirar suas dúvidas. (82) 996098426. E de qualquer forma enviando link do site do curso, tem informações lá também is.gd/cursodocumentosEad
olá Eliane! Na descrição deste vídeo postamos um link que leva para o site do curso. Mas caso precise de mais informações você pode nos contatar pelo whatsApp 82 9 96098426.
Olá Carlos, tudo bem? Temos o curso completo sobre elaboração de documentos psicológicos. Totalmente EAD. Nele abordamos dicas, orientações, sugestões de escritas e disponibilizamos modelos de documentos. Vou te enviar o link www.udemy.com/course/curso-ead-elaboracao-de-documentos-psicologicos
@@acaciocosta3812 desnecessário seu comentário, a moça está com dúvidas, não a motivo para críticas
2 роки тому+3
Perdão, Marcela! Achei que minha resposta tinha sido postada. Não é necessário fazer um relatório para cada sessão. Relatório é um documento de devolutiva/comunicado , e não registro. No caso para registros das sessões você vai utilizar o prontuário psicológico. E não há, na prática, obrigatoriedade que este seja feito /evoluído em todas as sessões. Mas que aja, sim, uma evolução periódica (res. 001/2009 do CFP). Recomendo pelo menos uma evolução mensal no prontuário. Mas ajuda também fazer pequenas evoluções a cada sessão.
Para eu elaborar um parecer psicológico sobre uma condicao de sofrimento eu preciso ter alguma especialidade ou apenas a graduacao? Posso faze-lo apenas com base em entrevistas e observacoes? Ou preciso aplicar algum tipo de teste?
3 роки тому+6
Olá Luan, tudo bem? Para realizar avaliações psicológicas das condições, situações e estados psicológicos de clientes e/ou pacientes, você poderá utilizar de entrevistas, testes psicológicos, protocolos de observações (fontes fundamentais -Res .009/2018 do CFP), além de testes e técnicas não privativas de psicólogos, e documentos multiprofissionais (fontes complementares-Res. 0p 09/218). É possivel fazer apenas com entrevistas e observações. Desde que a demanda e complexidade da avaliação seja atendida por estes métodos e tecnicas. Você fundamentando bem o processo não há problemas. Ultima dica: documentos para comunicar resultados de avaliações e diagnósticos psicológicos são os laudos e/ou atestados psicológicos. Abraços
3 роки тому+4
Por fim, não ha exigência de especialização...a priori todo psicólogo é capaz de realizar estas avaliações. Desde que esteja preparado tecnica e teoricamente para tal fazer.
Olá Eliete! Perdão, mas só vi sua mensagem agora. Nosso curso sobre elaboração de documentos psicológicos é totalmente EAD (Vídeos aulas gravadas), com muitas dicas, orientações, modelos e sugestões de escritas de todos os documentos psicológicos. Temos espaço para tirar dúvidas e orientações dos alunos e também fornecemos mais de 50 modelos de documentos, instrumentais e modelos de entrevistas. Qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco -WhatsApp 82996098426
Se o paciente desistir do acompanhamento e solicitar relatório. Sou obrigado?
2 роки тому+2
Olá Marcos, tudo bem? Então, nossas normativas que disciplinam as devolutivas dos serviços e elaboração de documentos (código de ética e a Res. 006/2019) regulamentam que nós devemos dar a quem de direito a devolutiva de nossos serviços profissionais. Quando há desistência do acompanhamento por parte do cliente, esse direito ainda se aplica. Claro que limitado ao serviços prestado pelo profissional até então. E ainda limitado ao que a(o) profissional conseguiu oferecer como serviço e/ou levantado no serviço. Exemplo: Imagine que o paciente desistiu após a realização do 1º atendimento e te solicita o relatório psicológico deste único atendimento realizado. É um direito dele e faremos o relatório deste único atendimento prestado. Claro que os conteúdos serão compatíveis e limitado aos objetivos de um primeiro atendimento psicológico. Espero ter ajudado. Abraços e obrigado por nos acompanhar.
Olá, uma paciente solicitou um documento que diga que ela tem ansiedade e está realizando psicoterapia, para que o advogado anexe ao processo que estão entrando contra o financiamento para a faculdade ( que parou de pagar o curso). Seria o relatório mesmo?
2 роки тому+2
Olá Alessandra , tudo bem? Considerando a forma como você apresentou a questão, cabe sim um relatório psicológico. Ou seja, você irá fazer um relatório do acompanhamento psicológico prestado ou em andamento, informando o contexto do serviço (objetivos, demandas, motivos, etc). O que, no caso, cabe informar o quadro, estado ou condição psicológica que motivou a prestação do serviço. Agora , se o advogado está solicitando um documento em que você informe que sua cliente pagou de pagar o curso porque está ou estava inapta ou incapaz psicologicamente, o documento a ser redigido será ou um laudo psicológico ou um atestado. Pois fazer diagnóstico, afirmar ou atestar sobre as condições psicológicas de nossos clientes é um processo de decisão por avaliação psicológica, cabendo, nestes casos, os documentos citados.
@ Olá Prof. Manoel, tudo bem, e vc? Muito obrigada pela devolutiva. Creio que seja mesmo o relatório, pois a cliente não deixou de pagar, entretanto ele quer o documento para anexar e pontuar que a ansiedade que ela apresenta pode ser agravada devido ao corte no financiamento.
Olá, uma mae solicitou um relatório de seu filho que faz acompanhamento com a queixa de tdah para levar a escola , e auxilia-los no que trabalhar com ele , neste caso caberia o documento relatório mesmo ?
2 роки тому
Olá, tudo bem? Sim cabe um relatório psicológico para esta demanda. Caso você esteja fazendo um relato do acompanhamento dele na clinica, com considerações sobre quadro atual, evolução do mesmo, etc. Inclusive pode colocar sugestões, considerações importantes e encaminhamentos na conclusão do seu relatorio que sejam importante para serem adotados pela/na escola . 😊
Olá Larissa, tudo bem? Na realidade devemos cobrar pelo serviço que pode gerar o relatório. Mas não, especificamente pelo relatório. Pois este é só um documento de apresentação de um serviço. Exemplo. Se seu cliente da clínica solicita um relatório sobre o atendimento psicológico em questão. Não é cabível cobrar pelo relatório, pois o serviço já está sendo pago (atendimento clinico). O relatório é apenas o meio que usamos para relatar informações sobre o serviço. Espero ter ajudado. Abraços
@ o paciente pagou pela sessão, o profissional prestou o serviço e fez a evolução no prontuário. Fazer relatório psicológico demanda muito tempo, pode colocar aí no mínimo 3h fora do horário de atendimento, portanto é justo que o profissional cobre pelo trabalho executado, não?
2 роки тому+1
@@MarianaOliveira-ez7bn Na realidade o documento é uma devolutiva do serviço prestado. A priori, entende-se que a devolutiva do serviço é um direito do cliente/paciente. Ou seja, faz parte do serviço prestado. Mas caso prefira colocar na cobrar por este documento. É melhor colocar na relação contratual do serviço prestado.
Paciente pediu um documento psicológico, pois ele quer mudar de nome
2 роки тому+1
Olá Claudia, tudo bem? Nestes casos, o paciente precisa comprovar junto aos órgãos competentes da justiça que está em plena condições psicológicas para decidir e entender as consequências da mudança de nome em sua vida pessoal e social, e como cidadão. O documento não pode ser um relatório, pois você apresentará uma decisão/julgamento das condições psicológicas dele (está em plena condições ou não de fazer essa decisão no momento?). Você deve emitir um laudo psicológico ou um atestado (caso queira apenas falar da sua capacidade para decidir tal fato, sem expor mais informações psicológicas do paciente ou fundamentar sua decisão para quem está solicitando). Uma dica: algumas autoridades da justiça solicita o laudo para ter uma fundamentação, outras autoridades já estão satisfeitas com o atesto psicológico. Espero ter ajudado...abraços
O psicólogo não pode fazer encaminhamento (por exemplo, médico, fono, nutricionista)? Pois nessa resolução não há esse modelo de documento. E outra pergunta, a Resolução CFP N.º 30/ 2001 continua valendo, pois a resolução 06/2019 só altera/revoga as Resoluções 15/96; 07/03; 04/19. Não menciona a resolução 30/01 pressuponde que ainda ela está valendo. Estou correto. Orbgado.
4 роки тому+2
Ola Gabriel! Resolução aborta apenas os documentos que são considerados do tipo psicológico (apesar da declaração não se classificar assim). Outros documentos relacionados a nossa prática como encaminhamentos, prontuários, contratos, recibos, etc nao possuem uma regulamentação do CFP. Mas podem e são emitidos em nossas práticas. E sobre os encaminhamentos, os relatórios psicológicos tambem podem ser usados com esta finalidade em suas conclusões.
Olá, Manoel! Gostaria de te parabenizar pela competência, simplicidade, inteligência e ética. É muito bom ouvir vc falar de um jeito tão gentil e descomplicado! Sua atenção com todos que buscam esclarecer dúvidas, sua calma e atenção mostram que vc não é só um profissional incrível, mas um ser humano da melhor qualidade! Num tempo em que muitas pessoas buscam holofotes e assumem um ar de superioridade, ter alguém como vc para falar sobre Psicologia de forma tão clara e sem afetação, é um verdadeiro sopro de ar fresco! Muito obrigada por tanto conteúdo de valor!
Olá Vera, tudo bem? Fico muito feliz com seu depoimento e saber que estamos ajudando e contribuindo de alguma forma com as(os) colegas da psicologia e também com outras pessoas. E depoimentos como seu me anima e motiva ainda mais para continuar fazendo mais conteúdos sobre a nossa tão linda profissão. Espero continuar atendo as expectativas e seu depoimento aumenta ainda mais a minha responsabilidade (kkk). Obrigado, novamente, por tirado um tempo do seu dia e deixar sua mensagem. Abraços!
@ O mérito é todos seu, acredite! Eu é que agradeço pela sua gentileza, sempre trazendo conteúdos que contribuem tanto pra nossa profissão! Muito obrigada, Manoel!
@@veranunes2372 obrigado também, Vera! Abraços
Os cursos que o Sr. Elabora tem e-book?
Tem Certificado.
Esse curso serve como horas complementares?
Grata pelo seu tempo🙏
@@sandramara1541 si...curso tem o ebook de suporte , modelos de documentos. Com carga horária certificado por pessoa jurídica, servindo como carga horária complementar e para o currículo profissional.
Boa noite gostei muito da sua ajuda pois estou fazendo um relatório para uma amiga que estuda na Austrália foi ótimo obrigada
Olá, Joana! Fico muito feliz em ajudar. Abraços e ótimo relatório!
Você é 10! ✔️
Obrigado, Flor! Ficamos felizes em contribuir e com seu feedback. Abraços
Poderia gravar um vídeo sobre a técnica do Desenho-Estória de Walter Trinca?
Ótima dica
Gostaria de fazer um curso sobre elaboração de relatório psicológico. Ou até mesmo a indicação de um livro que ajude a melhorar nessa questão.
Olá Rita, na descrição deste vídeo coloquei o link para o nosso curso completo sobre elaboração de documentos psicológicos. Com dicas de escritas, modelos de documentos e muito mais. Espero que goste
Boa tarde, teria um modelo de relatório psicológico?
muito útil seu canal, obrigada!
Obrigado, TM de Melo! Seu depoimento nos deixa ainda mais motivados para continuarmos. Abraços!
Ótima aula !! Esclareceu muito bem sobre esse assunto que causa confusões sempre 👏🏻👏🏻
Obrigado. Terça teremos live sobre este tema. Participe 😊
e
No relatório é preciso colocar citações das referências bibliográficas para fundamentações?
olá Antonio, após a publicação da Res. 006/2019 as referências (não necessariamente bibliográficas) passaram a ser obrigatórias em dois documentos: O laudo e o Parecer psicológico. Porém, recomendamos que em alguns tipos de relatórios, principalmente aqueles que tem finalidades de encaminhamentos e/ou recomendações que você apresente as referências.
Muito obrigada!
Por nada! Obrigado por nos acompanhar..Conheça também nosso perfil do instagram @visus _cursos abraços
Sou estudante e tenho dúvidas de como fazer as impressoes pessoais em um relatório, tem algum modelo para enviar?
Também vou querer um modelo de documento
já te enviamos por email?
Excelente o conteúdo!
obrigado Ana Paula..Fico muito feliz que o conteúdo te ajudou de alguma forma
'
Poderia apresentar um modelo de relatório psicológico?
olá Irani, envia email para contato@visusconsultoria.com que mandaremos um modelo de relatório para ti
corrigindo o email contato@visusconsultoria.com
@ você poderia me enviar também um modelo de relatório?
Olá tem como o Dr mandar um modelo de relatório aplicado em OSC como de visitas domiciliar e de atividades dadas as crianças e adolescentes. Pq a OSC que eu atendo e com crianças de 6 a 15 anos.
006/2019
Solicitei um relatório de abordagem e desenvolvimento do meu filho com hipótese de TEA para a Psicóloga dele, ela disse q não pode fazer e quem faz avaliação é a Neuro 😔
Ola Leandra,tudo bem? Prlo que entendi a profissonal informou não poder fazer o relatório, no caso seria um laudo, de avaliação do TEA por não trabalhar com estas avaliações específicas. Realmente estaa avaliações não são feitas por todos psicológos. Aliás a recomendação é que estas avaliações sejam geitas por uma equipe multiprofissional, neuropsicologo, psicologo, terapeuta ocupacional, neuropediatra, fono, etc. Ela enquanto psicologa clinica de seu filho pode contribuir com esta avaliação multiprofissional também. Inclusive gerando documentos psicológicos quando necessário. É seu direito obter relatorio dos servicos que ela prestou ou presta também.
@ Tudo bem. Obrigada pela informação. Seria um relatório de serviços que ela está prestando com meu filho, ela disse que não faz (ela trabalha numa clínica Multidisciplinar). A Neuro solicitou para saber como ele está se desenvolvendo junto com ela.
Ele ainda não passou por essa avaliação Multidisciplinar, vai passar no mês que vem (em outra clínica). Apenas faz Fono, Psico e TO, ele tem 2 anos.
@@leandraverissimo2722 neste caso ela tem obrigação de fazer a devolutiva do serviço sim..inclusive de forma escrita se assim for solicitado. Converse com ela sobre essa nossa obrigação ética e que o documento é importante para o atendimento e tratamento de seu filho. Em ultimo caso, espero não chegar a este ponto, o Conselho de psicologia da região pode ser acionado. Mas o melhor é o diálogo e mostrar que faz parte do serviço dela elaborar este documento.
boa sorte
@ Mais uma vez, obrigada pelo esclarecimento. Espero tbm não chegar a esse ponto.
Posso optar pelo relatório psicológico para fornecer ao juíz? Pois atendo o paciente a anos, e como é online não tenho como aplicar testes para fundamentar.
Cintia, tudo bem? Então vai depender de qual objetivo /finalidade o documento pretende atender. Se for uma demanda de avaliação e diagnóstico psicológicos, mesmo de forma "on-line", sem testes, o documento que deve ser emitido é um laudo e/ou um atestado psicológico. Agora se a finalidade é compatível com um relatório (descrição do atendimento psicológico ocorrido, apresentar informações sobre as intervenções , acompanhamentos, encaminhamentos, feitos. E outros objetivos que abordamos no vídeo), você deverá emitir um relatório psicológico. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá! Ótimo vídeo, esclareceu muitas dúvidas.
Gostaria somente de esclarecer uma questão: Recebi a solicitação de um paciente meu que iniciou acompanhamento psiquiátrico recentemente, me informando que a psiquiatra pediu um documento para que eu falasse algumas informações sobre o paciente, mas a psiquiatra não especificou quais informações. Lendo a resolução do CFP e assistindo seu vídeo, creio que devo escrever um relatório psicológico, mas ainda estou na dúvida. seria isso mesmo?
Olá Louise, tudo bem? Sim, pelo conteúdo que você se refere ("documento que falasse algumas informações sobre o paciente..."), o documento apropriado é o relatório psicológico. Vamos postar um vídeo nesta semana respondendo sua dúvida. Pois ela é muito comum. Outra dica é entrar em contato com a psiquiatra para levantar quais informações realmente ela está precisando. E obrigado pela participação . Abraços
Olá Louise! Acabamos de postar um vídeo respondendo a sua dúvida, que é tão comum para tantos profissionais. Obrigado pela participação!
Eu tenho muita dificuldade de fazer relatórios. Sou estudante de psicologia, fico em Pânico quando preciso fazer um.
Olá, Dalva! Em primeiro lugar, a produção de documentos é uma habilidade que desenvolvemos com a prática, por isso, não fica ansiosa por ainda não saber fazer como você gostaria. Minhas dicas: procure prática na faculdade, com supervisão de algum professor, e invista em cursos na área. Inclusive temos um curso completo sobre produção de documentos psicológicos, com modelos de escritas de relatórios e outros documentos. Vou te passar o link. psicologiacursos.com.br/cursodocumentos
Olá, bom dia! Muito grata pelas informações. Gostaria de tirar a dúvida se o relatório psicoógico pode ser feito quando a demanda vem pelo próprio consulente para encaminhar à uma junta médica, junto ao relatório de um psiquiatra, para fortalecer o encaminhamento do psiquiatra com a junta médica?
Olá Daniela, tudo bem? A solicitação de documentação psicológica poderá ser feita pelo próprio cliente. A Res. 006/2019 esclarece quem poderá solicitar os nossos documentos. Entre eles: o próprio paciente, seus responsáveis, equipe multiprofissional, autoridades públicas, etc. Claro que a resposta aos solicitantes levará em consideração os objetivos, finalidades dos serviços e as questões do sigilo profissional
@ muito grata pelo retorno.
Ótimas dicas Manoel!
Obrigado
Consegue dar alguna orientação referente aos documentos que o psicólogo escolar precisa elaborar?
Olá Any, tudo bem? Vai depender muito do serviço que ele está prestando. Mas, boa parte das demandas e intervenções feitas por psicólogos(as) nas escolas, irão demandar a produção de um relatório psicológico. Se tiver uma dúvida especifica ou exemplo de serviço, ficaria mais prática para dizer qual documento elaborar. Abraços!
Olá, bom dia!
Preciso fazer um relatório funcional para um paciente conseguir o bilhete único especial, minha dúvida é, relatório funcional é a mesma coisa que o relatório psicológico?
Gostaria tb de receber o modelo de relatório!
Obrigada
Olá Renata. Não existe, entre os documentos psicológicos, um relatório funcional. Na prática e conforme nossas normativas. Se você vai fazer um documento referente ao seu exercício profissional de psicóloga, você deverá seguir os tipos e modelos de documentos da resolução do CPF 006/2019. Agora cabe saber se é um relatório (informar sobre situações e condições dos serviços prestados, com indicações e recomendações na conclusão). Ou se será um laudo ou atestado (afirmar sobre condições psicológicas dos clientes para fundamentar certos direitos, condições e necessidades específicas)
Para obter um modelo de relatório envie um email para contato@visusconsultoria.com.
Espero ter te ajudado.. abraços
Com quanto tempo de atendimento mínimo vc acha que o relatório psicológico para neurologista pode ser emitido?
Olá Keylane, tudo bem? O tempo para emitir um relatório psicológico vai depender dos objetivos da emissão. Por exemplo: podemos emitir já no primeiro atendimento psicológico um relatório para informar o que foi feito neste atendimento com algum tipo de sugestão e/ou encaminhamento. O mesmo princípio se aplica no caso de um encaminhamento para uma especialidade médica, como no caso neurologista. Imagine que no primeiro atendimento psicológico você já levante indicadores de problemas/queixas neurológicas que precisam ser investigadas. Já poderia neste primeiro atendimento fazer um relatório sobre o que observou no atendimento e o motivo do encaminhamento para o neurologista. Mas também podemos emitir um relatório psicológico para dar um feedback do acompanhamento, manejo e melhoras de uma determinada condição psicológica e de saúde do nosso paciente para seu médico neurologista. Neste caso, a quantidade de atendimentos deve ser compatível com o levantamento das informações necessárias para o posicionamento do(a) profissional de psicologia (podendo ser 2, 3 ou até mais atendimentos). Espero ter ajudado. Obrigado por nos acompanhar.
Qual é a carga horária do curso ?
Olá Cleber! O nosso curso EAD sobre elaboração de documentos tem a carga horária de 32 horas, incluindo as vídeos aulas, os simulados e atividades complementares. Também disponibilizamos mais de 50 modelos de documentos, instrumentos de triagem e entrevistas.
Você teria mais informações sobre o Curso?
Nosso curso sobre elaboração de documentos psicológicos é totalmente EAD (Vídeos aulas gravadas), com muitas dicas, orientações, modelos e sugestões de escritas de todos os documentos psicológicos. Temos espaço para tirar dúvidas e orientações dos alunos e também fornecemos mais de 50 modelos de documentos, instrumentais e modelos de entrevistas. Qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco -WhatsApp 82996098426
Quero fazer o curso de elaboração de laudos...
Olá Marcia, tudo bem? Na descrição deste vídeo coloquei o link para o nosso curso completo sobre elaboração de documentos psicológicos. Com dicas de escritas, modelos de documentos e muito mais. Espero que goste
gostaria de mais informacoes sobre o curso.
Olá Natalhi, tudo bem? estou passando meu contato de whatsApp para você tirar suas dúvidas. (82) 996098426. E de qualquer forma enviando link do site do curso, tem informações lá também is.gd/cursodocumentosEad
Informações sobre curso EAD
olá Eliane! Na descrição deste vídeo postamos um link que leva para o site do curso. Mas caso precise de mais informações você pode nos contatar pelo whatsApp 82 9 96098426.
Quero fazer o curso de Relatório psicológico
Olá Carlos, tudo bem? Temos o curso completo sobre elaboração de documentos psicológicos. Totalmente EAD. Nele abordamos dicas, orientações, sugestões de escritas e disponibilizamos modelos de documentos. Vou te enviar o link www.udemy.com/course/curso-ead-elaboracao-de-documentos-psicologicos
Djalma
Olá, esse documento quando solicitado o paciente deve pagar a parte, ou já é incluído
no valor da sessão?
É uma devolutiva do serviço, Franciele. Direito do paciente, assegurado pelo código de ética e pela resolução de documentos , Res. Cfp 06/2019
@ obrigada!
@ obrigada
Como faço para receber o materiL ? Eu enviei meus dados, porém, não recebi.
Olá Larissa..fale conosco pelo WhatsApp 82 96098426 veremos o motivo de você não ter recebido..obrigado
Manoel, tudo bem? Temos que fazer esse modelo a cada sessão semanal realizada? Não ficaria repetitivo?
Obrigada!
Marcela Neto ãããhhhhhhh??????
@@acaciocosta3812 desnecessário seu comentário, a moça está com dúvidas, não a motivo para críticas
Perdão, Marcela! Achei que minha resposta tinha sido postada. Não é necessário fazer um relatório para cada sessão. Relatório é um documento de devolutiva/comunicado , e não registro. No caso para registros das sessões você vai utilizar o prontuário psicológico. E não há, na prática, obrigatoriedade que este seja feito /evoluído em todas as sessões. Mas que aja, sim, uma evolução periódica (res. 001/2009 do CFP). Recomendo pelo menos uma evolução mensal no prontuário. Mas ajuda também fazer pequenas evoluções a cada sessão.
Para eu elaborar um parecer psicológico sobre uma condicao de sofrimento eu preciso ter alguma especialidade ou apenas a graduacao?
Posso faze-lo apenas com base em entrevistas e observacoes? Ou preciso aplicar algum tipo de teste?
Olá Luan, tudo bem? Para realizar avaliações psicológicas das condições, situações e estados psicológicos de clientes e/ou pacientes, você poderá utilizar de entrevistas, testes psicológicos, protocolos de observações (fontes fundamentais -Res .009/2018 do CFP), além de testes e técnicas não privativas de psicólogos, e documentos multiprofissionais (fontes complementares-Res. 0p
09/218). É possivel fazer apenas com entrevistas e observações. Desde que a demanda e complexidade da avaliação seja atendida por estes métodos e tecnicas. Você fundamentando bem o processo não há problemas. Ultima dica: documentos para comunicar resultados de avaliações e diagnósticos psicológicos são os laudos e/ou atestados psicológicos. Abraços
Por fim, não ha exigência de especialização...a priori todo psicólogo é capaz de realizar estas avaliações. Desde que esteja preparado tecnica e teoricamente para tal fazer.
Quero informações sobre o curso EAD
Olá Eliete! Perdão, mas só vi sua mensagem agora.
Nosso curso sobre elaboração de documentos psicológicos é totalmente EAD (Vídeos aulas gravadas), com muitas dicas, orientações, modelos e sugestões de escritas de todos os documentos psicológicos. Temos espaço para tirar dúvidas e orientações dos alunos e também fornecemos mais de 50 modelos de documentos, instrumentais e modelos de entrevistas. Qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco -WhatsApp 82996098426
Se o paciente desistir do acompanhamento e solicitar relatório. Sou obrigado?
Olá Marcos, tudo bem? Então, nossas normativas que disciplinam as devolutivas dos serviços e elaboração de documentos (código de ética e a Res. 006/2019) regulamentam que nós devemos dar a quem de direito a devolutiva de nossos serviços profissionais. Quando há desistência do acompanhamento por parte do cliente, esse direito ainda se aplica. Claro que limitado ao serviços prestado pelo profissional até então. E ainda limitado ao que a(o) profissional conseguiu oferecer como serviço e/ou levantado no serviço. Exemplo: Imagine que o paciente desistiu após a realização do 1º atendimento e te solicita o relatório psicológico deste único atendimento realizado. É um direito dele e faremos o relatório deste único atendimento prestado. Claro que os conteúdos serão compatíveis e limitado aos objetivos de um primeiro atendimento psicológico. Espero ter ajudado. Abraços e obrigado por nos acompanhar.
Oiii quero saber se vcs oferecem suporte individual para quem fizer o curso
Olá Katiane, o suporte para dúvidas e orientações é feito também. Nosso contato 82 996098426
Olá, uma paciente solicitou um documento que diga que ela tem ansiedade e está realizando psicoterapia, para que o advogado anexe ao processo que estão entrando contra o financiamento para a faculdade ( que parou de pagar o curso). Seria o relatório mesmo?
Olá Alessandra , tudo bem? Considerando a forma como você apresentou a questão, cabe sim um relatório psicológico. Ou seja, você irá fazer um relatório do acompanhamento psicológico prestado ou em andamento, informando o contexto do serviço (objetivos, demandas, motivos, etc). O que, no caso, cabe informar o quadro, estado ou condição psicológica que motivou a prestação do serviço. Agora , se o advogado está solicitando um documento em que você informe que sua cliente pagou de pagar o curso porque está ou estava inapta ou incapaz psicologicamente, o documento a ser redigido será ou um laudo psicológico ou um atestado. Pois fazer diagnóstico, afirmar ou atestar sobre as condições psicológicas de nossos clientes é um processo de decisão por avaliação psicológica, cabendo, nestes casos, os documentos citados.
@ Olá Prof. Manoel, tudo bem, e vc? Muito obrigada pela devolutiva. Creio que seja mesmo o relatório, pois a cliente não deixou de pagar, entretanto ele quer o documento para anexar e pontuar que a ansiedade que ela apresenta pode ser agravada devido ao corte no financiamento.
Olá, uma mae solicitou um relatório de seu filho que faz acompanhamento com a queixa de tdah para levar a escola , e auxilia-los no que trabalhar com ele , neste caso caberia o documento relatório mesmo ?
Olá, tudo bem? Sim cabe um relatório psicológico para esta demanda. Caso você esteja fazendo um relato do acompanhamento dele na clinica, com considerações sobre quadro atual, evolução do mesmo, etc. Inclusive pode colocar sugestões, considerações importantes e encaminhamentos na conclusão do seu relatorio que sejam importante para serem adotados pela/na escola . 😊
Posso cobrar por esse relatório?
Olá Larissa, tudo bem? Na realidade devemos cobrar pelo serviço que pode gerar o relatório. Mas não, especificamente pelo relatório. Pois este é só um documento de apresentação de um serviço. Exemplo. Se seu cliente da clínica solicita um relatório sobre o atendimento psicológico em questão. Não é cabível cobrar pelo relatório, pois o serviço já está sendo pago (atendimento clinico). O relatório é apenas o meio que usamos para relatar informações sobre o serviço. Espero ter ajudado. Abraços
@ o paciente pagou pela sessão, o profissional prestou o serviço e fez a evolução no prontuário. Fazer relatório psicológico demanda muito tempo, pode colocar aí no mínimo 3h fora do horário de atendimento, portanto é justo que o profissional cobre pelo trabalho executado, não?
@@MarianaOliveira-ez7bn Na realidade o documento é uma devolutiva do serviço prestado. A priori, entende-se que a devolutiva do serviço é um direito do cliente/paciente. Ou seja, faz parte do serviço prestado. Mas caso prefira colocar na cobrar por este documento. É melhor colocar na relação contratual do serviço prestado.
Paciente pediu um documento psicológico, pois ele quer mudar de nome
Olá Claudia, tudo bem? Nestes casos, o paciente precisa comprovar junto aos órgãos competentes da justiça que está em plena condições psicológicas para decidir e entender as consequências da mudança de nome em sua vida pessoal e social, e como cidadão. O documento não pode ser um relatório, pois você apresentará uma decisão/julgamento das condições psicológicas dele (está em plena condições ou não de fazer essa decisão no momento?). Você deve emitir um laudo psicológico ou um atestado (caso queira apenas falar da sua capacidade para decidir tal fato, sem expor mais informações psicológicas do paciente ou fundamentar sua decisão para quem está solicitando). Uma dica: algumas autoridades da justiça solicita o laudo para ter uma fundamentação, outras autoridades já estão satisfeitas com o atesto psicológico. Espero ter ajudado...abraços
Quero saber mais informações. Me passa o email ou WhatsApp?
bom dia, estou enviando email contato@visusconsultoria.com e WhatsApp 82 996098426
O psicólogo não pode fazer encaminhamento (por exemplo, médico, fono, nutricionista)? Pois nessa resolução não há esse modelo de documento. E outra pergunta, a Resolução CFP N.º 30/ 2001 continua valendo, pois a resolução 06/2019 só altera/revoga as Resoluções 15/96; 07/03; 04/19. Não menciona a resolução 30/01 pressuponde que ainda ela está valendo. Estou correto. Orbgado.
Ola Gabriel! Resolução aborta apenas os documentos que são considerados do tipo psicológico (apesar da declaração não se classificar assim). Outros documentos relacionados a nossa prática como encaminhamentos, prontuários, contratos, recibos, etc nao possuem uma regulamentação do CFP. Mas podem e são emitidos em nossas práticas. E sobre os encaminhamentos, os relatórios psicológicos tambem podem ser usados com esta finalidade em suas conclusões.
@ obrigado pela atenção.