Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

Está faltando algo nos filmes de hoje

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 лип 2024
  • ARTIGOS: sempretextos.s...
    TOCA DO COELHO: bit.ly/3Npk5xh
    LIVROS: amzn.to/3ZukIug
    --------------------------
    INSTAGRAM: / jurandirgouveia
    --------------------------
    ✓ Contato → canal.jurandir@gmail.com

КОМЕНТАРІ • 921

  • @luizflh
    @luizflh Місяць тому +492

    Vc começa achando que é um video sobre filmes e termina com uma aula de filosofia. Muito bom.

    • @karineassinka
      @karineassinka 26 днів тому +4

      E se acabando de chorar😅😢

    • @canaljovemgeek
      @canaljovemgeek 24 дні тому +2

      Fantástico esse vídeo! Deveriam passar nas escolas, nas reuniões de trabalho, no intervalo do futebol, em todos os canais e meios possíveis. Muito bom

    • @juliop.freitas9597
      @juliop.freitas9597 9 днів тому

      Era o q eu ia comentar ❤❤

    • @tars4794
      @tars4794 7 днів тому

      esse video tratou sobre a morte do ego incrivelmente bem, mais uma vez um video impecavel do jurandir absurdo

  • @nicolashenrique504
    @nicolashenrique504 Місяць тому +178

    Um filme que tem tudo haver com o que você falou é Homem-Aranha 2 do Sam Raimi, onde Peter está em conflito porque a vida de ser um héroi está impedindo ele ter uma vida feliz, ele não consegue ficar com a Mary Jane, mal consegue se manter num emprego, as notas da faculdade tão caindo e tudo ao seu redor parece está dando muito errado, e isso faz ele querer desistir de ser um héroi e focar apenas na sua vida comum de Peter Parker, e no começo tudo parece melhorar pra ele, mas em contra partida os crimes voltam a piorar em Nova York e as pessoas começam a sentir falta do homem aranha, e uma das cenas mais impactante é aquela em Peter sem seus poderes entra num prédio em chamas pra salvar uma garotinha, e ele consegue, mas depois escuta dos bombeiros que um homem ficou preso no prédio e não sobreviveu, fazendo Peter refletir que se ele ainda fosse o homem aranha, teria conseguido ele também. E esse filme passa uma mensagem poderosa, de que apesar de termos nossos sonhos e desejos próprios, as vezes precisamos sacrifica-los por uma causa maior, que um ato de heróismo é colocar a vida das outras pessoas acima da sua. Homem Aranha 2 é um dos, ou se não o filme favorito da minha vida. Queria muito que você fizesse um vídeo falando sobre. Desejo um forte abraço e tudo de bom, seu vídeos são incriveis

    • @Teacher-Thayse
      @Teacher-Thayse Місяць тому +19

      Saudade de filmes assim. Obrigada por me lembrar por que eu amo tanto essa sequência incrível!

    • @vitormenezesdemattos967
      @vitormenezesdemattos967 Місяць тому +24

      Vou confessar que n vejo o homem aranha 2 como toda essa coisa que as pessoas falam.... mas essa sua reflexão sobre ele é ótima. E mesmo eu não achando o filme tudo o que falam, uma coisa que eu amo nele é justamente isso... o filme não vem com essas mensagens de ego que a cultura adora "Siga seu coração. Você é especial! Nunca desista dos seus sonhos! Seja sempre você mesmo. Você é perfeito do jeitinho que é".... cara, se eu fosse o capeta querendo corromper uma geração e torná-la egocêntrica eu ia bombardear a geração de mensagens assim como está acontecendo, e estamos vendo justamente o resultado de uma geração super egocêntrica.
      Homem aranha 2 é uma luz na cultura pop contra isso, realmente, falando que temos que estar prontos pra abrir mão dos nossos sonhos por um bem maior e colocar o outro na nossa frente.

    • @fernandomarques4986
      @fernandomarques4986 Місяць тому +9

      Mas o homem aranha foi criador justamente para parecer o herói mais próximo de uma "pessoa comum", inclusive aquela animação dos anos 90: Homem Aranha A Série Animada, é toda sobre isso.
      Esse homem aranha atual do Tom Holland é uma piada, pois tirou justamente essa essência

    • @kevin19max
      @kevin19max 28 днів тому +3

      Que reflexão sobre esse filme que eu acho o melhor da trilogia, parabens cara

    • @TheRamile
      @TheRamile 18 днів тому +1

      "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades"

  • @pikadasgalaxias306
    @pikadasgalaxias306 Місяць тому +332

    Quando eu achava que o Jurandir já tinha atingido o topo do topo, ele me coloca trecho de Jordan Peterson num video!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  Місяць тому +30

      🙂 Valeu pelo carinho de sempre!

    • @leilagabrielfranco2618
      @leilagabrielfranco2618 26 днів тому +5

      Eu já desisti de eleger o melhor vídeo dele. Eu mando para uma amiga e digo: este é o melhor vídeo do Jurandir, passa um tempo, ela manda para mim: este é o melhor vídeo do Jurandir. A gente sempre fala a mesma coisa a cada vídeo! hahahhha E , agora, isso!

  • @Noah_ol11
    @Noah_ol11 Місяць тому +468

    Nós estamos na era mais infeliz da história da humanidade, ansiedade e depressão mais em alta do que nunca, as histórias fictícias atuais estão refletindo isso. Obs : Casablanca é lindo, um filmaço, o trecho de Jordan Peterson foi que me convenceu da inscrição e do Like, muito bom

    • @infinitywx01
      @infinitywx01 Місяць тому +75

      Ah, calma aí, irmão.
      Não é porque tu tá triste no sofá da tua casa que estamos na era mais infeliz da humanidade. Até 100 anos atrás a população mal tinha cama e ainda cagava em buraco. Tu era idoso se chegasse aos 50 anos de idade por causa de doença e guerra e teria sorte se seu filho não morresse no parto, pois os parteiros não tinham noção básica de higiene.
      Parem de supervalorizar os problemas de hoje, eles nem chegam perto dos problemas de antigamente, especialmente em épocas que a medicina era resumida em erva e água quente.

    • @leoo1999
      @leoo1999 Місяць тому +42

      Na verdade estamos numa era de frustração e decepção com a realidade pq a informação nunca foi tão acessível. Coisas absurdas sempre aconteceram mas agr temos conhecimento disso. Nem de longe estamos na era mais sombria da humanidade

    • @infinitywx01
      @infinitywx01 Місяць тому

      ​@@leoo1999 Excelente comentário.
      Os caras tão achando que depressão foi inventada em 2012 porque um depressivo achou outro no Twitter.
      A população quadriplicou de 1927 pra cá por conta do conforto que o avanço da tecnologia e medicina trouxeram pra gente, daí somada com a velocidade do acesso a informação, as pessoas estão criando a falsa percepção que estamos na pior fase da nossa raça porque todo dia o Datena ou Twiiter dão noticiais ruins, quando na realidade proporcionalmente ao passado é o contrário.
      Em 1944 você não tinha tempo de achar que estava com depressão, e muito menos chorar de ansiedade, pois você tinha que lidar com o fato de que um cara com outro uniforme estava vindo atirar em você. Uma retórica que vinha se repetindo ao longo da historia da humanidade sem parar. Conviver com doença e guerra direta fazia parte da nossa rotina.

    • @eduardogregorin8122
      @eduardogregorin8122 Місяць тому

      @@infinitywx01 Calma ai champs, o cara tem um ponto bem forte, varias pesquisas e estudos tem apontando essa infelicidade e aumento absurdo de problemas psicológicos....e isso em uma janela de duas décadas. As coisas não são uma puta maravilha igual você aparenta acreditar, e usando seu argumento, se para VOCÊ o mundo está melhor não significa que para o restante das pessoas seja verdade, bem louco que ainda NESSE momento da história e evolução tecnológica, o número de pessoas morrendo de fome ou sendo escravizadas estão maiores que antes.
      E spoiler, as ervas ainda são a base das ciências farmacêuticas e SEMPRE continuaram sendo.
      Temos bastante avanços? Logicamente, principalmente em aumentar a expectativa de vida, a menos de 150 anos uma infecção era letal pra caramba (ok, ainda é hoje), mas com os novos medicamentos da para lidar com bastante varia patologias.
      ps: e falar de saneamento básico, NO BRASIL, é meio... complicado, pq spoiler again, tem muitos, MAIS MUITOS lugares sem isso, temos bastante problemas com o sistema de saúde, educação e segurança...as coisas não ficaram melhores, apenas colocaram uma nova skin nelas.

    • @Mauricio-iv3jl
      @Mauricio-iv3jl Місяць тому

      surpresa, amigo! Não é porque você caga em um vaso sanitário que todo mundo também. A verdade é que 50% da população brasileira ainda caga no chão, e pior, agora enfrentam também depressão. Não é que não tenhamos uma qualidade de vida superior, mas estamos todos perdidos e sem esperança. Isso começou com a Primeira Guerra Mundial e a ascensão do cinismo filosófico, onde deixamos de ser humanos e seres vivos para nos tornarmos produtos e consumidores. Nossa geração foi criada para consumir e ser consumida, sem nenhuma esperança de aspirar a algo além do materialismo. Materialismo, esse, que é constantemente negado pelos criadores do sistema que nos desumaniza e apenas beneficia aos estados e ricos, precisamos voltar a nos entender como gente, que consome, mas que antes de tudo aspira por melhora pessoal, por vida e por liberdade.

  • @Joaobiotec
    @Joaobiotec Місяць тому +383

    Não busque ser feliz, busque ser bom.

    • @teruhashipleasenocrimefav5815
      @teruhashipleasenocrimefav5815 28 днів тому +3

      Felicidade é bem melhor que satisfação pessoal

    • @pricila5525
      @pricila5525 28 днів тому +5

      Ser justo sempre

    • @dorivalandrade
      @dorivalandrade 27 днів тому +6

      " não busque ser feliz, busque ser bom.." é uma concepção bastante problemática. Se vc cria uma oposição entre felicidade e bondade, vc acaba prejudicando a ideia de bondade. Corre o risco de muitos entenderem que para ser bom é necessário sacrificar a felicidade. Isso pode ser BEM RUIM!

    • @Joaobiotec
      @Joaobiotec 27 днів тому +6

      @@dorivalandrade quando se tem convicção nos próprios princípios éticos e valores morais, não é preciso abdicar de nenhum. Você torna-se capaz de terminar a vida e poder dizer: eu fiz o que quis e, mesmo assim, fui uma pessoa boa.
      A auto consagração é crônica e supera a imediata auto satisfação.

    • @dorivalandrade
      @dorivalandrade 27 днів тому +4

      @@Joaobiotec Mas eu não estava me referindo à auto satisfação imediata. Eu me referi à felicidade. Não quis dizer que se deve abrir mão de nossas convicções éticas e morais. Quis dizer que é possível unir bondade com felicidade. As duas coisas não são mutuamente excludentes. Podemos levar a vida praticando o bem e ao mesmo tempo sermos felizes no processo, não acha? Penso somente que a bondade não precisa ser algo penoso.

  • @katiadias9332
    @katiadias9332 Місяць тому +295

    Não me canso de dizer o que esse canal é uma *JOIA RARA* no UA-cam, é muito mais do que um canal de análises de filmes, é uma meditação sobre a humanidade e esse vídeo é um dos que mais demonstram isso! Simplesmente GENIAL! 👏👏👏👏

    • @joaopedro-pl3vy
      @joaopedro-pl3vy Місяць тому +9

      Exatamente, esse canal é espetacular. Um oasis de inteligência no UA-cam 😊

    • @brunofaria1708
      @brunofaria1708 Місяць тому +3

      Descobri a pouco tempo seu canal e estou maratonando seus vídeos !!! Parabéns pelo trabalho, entretenimento e reflexão em um só canal

    • @idegosouzajp
      @idegosouzajp Місяць тому +5

      Esse comentário expressa bem o que eu sinto quando vejo os vídeos desse canal. As análises vão muito além dos filmes. É simplesmente um dos melhores canais de todo o UA-cam.

    • @TheRamile
      @TheRamile 18 днів тому

      Recomendo também o Canal Sociocrônica. Gosto de assistir os dois!

  • @matheusbgoncalves
    @matheusbgoncalves Місяць тому +294

    É por essa razão que Animes fazem tanto sucesso e seus personagens são tão amados. A renúncia e sacrifício que eles fazem em cada ato.

    • @gozolino
      @gozolino Місяць тому +75

      Até nos animes atuais há uma crise criativa.
      Compara os temas, personagens e histórias dos animes dos anos 80 até a metade dos anos 2000 com os atuais.
      Hoje o próprio gênero virou uma sátira de si mesmo.
      Cheio de isekais, shounens e fan service vazios e superficiais, sem qualquer criatividade.
      O próprio Miyazaki falou que os novos criadores de anime precisam parar de assistir anime pra se inspirar, e ao invés disso, começar a ir atrás de pessoas, lugares e histórias reais para terem ideias melhores.
      O gênero se viciou em si próprio.

    • @_Isso_e_dificil_amigo
      @_Isso_e_dificil_amigo Місяць тому +33

      ​@@gozolino
      Real, quando abro o meu app "original" de animes pra procurar algum pra assistir, vejo vários com capas e estilos de arte praticamente iguais. Muitos com o mesmo roteiro, mudando só os personagens, o que mais tem é isekai genérico.

    • @robertalex9468
      @robertalex9468 Місяць тому +12

      @@_Isso_e_dificil_amigo Exatamente essa mesma dificuldade que estou tendo para encontrar um bom anime nos dias de hoje. O cara abre um app e parece que as capas são todas iguais, os personagens parecidos, ai eu vou recorrer aos animes mais antigos que ainda não vi

    • @anaelise7918
      @anaelise7918 Місяць тому +2

      Eu gosto do anime parasyte muito bom.

    • @robertalex9468
      @robertalex9468 Місяць тому

      Eu assisti esse logo quando lançou, mas o que fizeram da Netflix só vi o começo mas não gostei

  • @ThomasNunes21
    @ThomasNunes21 Місяць тому +95

    O Peterson é incrível. É muito difícil ver alguém conseguir falar sobre qualquer coisa com essa naturalidade que ele transmite, sem medo e sem amarras.

    • @fabiors10
      @fabiors10 Місяць тому +5

      Mas falar a verdade, sinto falta do Jordan de antes das crises mentais, internamento na Rússia etc. Agora ele faz várias entrevistas com uma estética trabalhada, uns ternos estranhos e cada vez menos ideias.

    • @Pinky.Meerkat
      @Pinky.Meerkat Місяць тому +1

      ​@@fabiors10 sinto falta das aulas dele, da sua postura como professor. Nem vejo mais vídeos, pois os últimos foram só mais repetição da mesma coisa.

  • @alefog01
    @alefog01 Місяць тому +87

    É emocionante acompanhar a narrativa do Jurandir. Bora hypar esse vídeo povo!

  • @carlosluiz7281
    @carlosluiz7281 Місяць тому +49

    Frodo, Frodo, Frodo... Sempre achei que o verdadeiro herói desse filme era o Sam.

    • @pedrogamadm
      @pedrogamadm 24 дні тому +3

      Mas é, ninguém aguentaria carregar o fardo que ele carregou

  • @luizroscoe1260
    @luizroscoe1260 Місяць тому +254

    Comer, Rezar e Amar é a cartilha dessa geração egotrip. A vida 100% preenchida com experiências baseadas em puro consumismo e o transcedental virando um folhetim esotérico com frases de autoajuda. Haja rivotril.

    • @Leonardo_Mantovani
      @Leonardo_Mantovani Місяць тому +24

      A história verdadeira é pior ainda 😂

    • @anaelise7918
      @anaelise7918 Місяць тому +7

      E um filme de comédia romântica,eu nem assisto filmes assim porque geralmente são bombas 😂

    • @aplusenglishonline7011
      @aplusenglishonline7011 Місяць тому +37

      Esse seu comentário foi bastante profundo para tão poucas palavras. É exatamente isso: Tudo que é focado no "eu" se torna superficial e vazio. Como diria C. S. Lewis, nós não merecemos ser felizes. Nossa felicidade não está em nós mesmos, mas em fazer o bem ao próximo com Deus como parâmetro transcendental de bondade. O egoísmo só aprofunda o vazio que já existe em cada um de nós.

    • @aplusenglishonline7011
      @aplusenglishonline7011 Місяць тому +6

      ​@@Leonardo_MantovaniQual a história verdadeira?

    • @Leonardo_Mantovani
      @Leonardo_Mantovani Місяць тому +37

      @@aplusenglishonline7011 A autora financiou a viagem descrita no livro (e que inspirou o filme) com o pagamento adiantado de uma editora e feito com a promessa de escrever um livro lucrativo sobre essa viagem.
      Ou seja, praticamente nada descrito no livro (e por consequência no filme) aconteceu de forma orgânica e sincera.
      Então além de superficial e egoísta, ainda é altamente romantizado e exagerado com objetivos comerciais.

  • @AmandaAlves-kw3tr
    @AmandaAlves-kw3tr Місяць тому +19

    Que profundidade, estava arrumando cozinha e terminei pensando sobre a vida e até sobre minha conduta enquanto cristã, obrigada pelo lindo vídeo.

  • @henri191
    @henri191 Місяць тому +136

    Os personagens "ideias e inspiradores" estão ficando mais raros hoje, considerando que Hollywood está se movendo na medida que o público quer algo diferente do anterior

    • @msouza.designer
      @msouza.designer Місяць тому +48

      Discordo, eu acho que a maioria do público ainda quer sim filmes com boas lições de vida e figuras inspiradoras. É a própria indústria que tá tentando empurrar nas pessoas essa mudança!

    • @silva7206
      @silva7206 Місяць тому +16

      Também concordo com o comentário do rapaz, pois infelizmente a indústria é quem está querendo influenciar o comportamento das pessoas

    • @Fernanda_Schaumann
      @Fernanda_Schaumann Місяць тому +29

      Sinceramente?
      Eu já estou enjoada de tanto filme com "anti herói" como personagem principal, com todos personagens tendo falhas morais que se igualam ou são superiores as suas virtudes (e nunca as virtudes superam essa falha) e que no final do filme por mais heróico que tenha sido o personagem principal, ele NUNCA muda nada pra melhor.
      Eles dizem que isso é ser realista mas eu vejo o contrário... Vejo na realidade um cinismo tóxico e uma falta de empoderamento sobre a própria vida e ambiente onde esses personagens estão inseridos.
      Isso era legal e novidade em 2013 mas hoje já saturou.
      É como se fosse Hollywood dizendo que as posições hierárquicas e de classe na sociedade são imutáveis e temos que aceitar a mediocridade e passividade como algo intrínseco na nossa vida e no mundo.
      Isso vai totalmente contra o espírito humano de se adaptar, aprender, superar e transcender.
      Se dependesse dessa visão de mundo vigente hoje, não teríamos saído das cavernas.
      😢

    • @stephanesaramariadelima4320
      @stephanesaramariadelima4320 Місяць тому +12

      Os personagens "ideais e inspiradores" cada vez mais rasos também.
      Eu não sei se existe um arquétipo nomeado disto, mas prefiro o personagem que é ideal e inspirador ao mesmo tempo em que tem uma pegada de anti-herói, de personagem sombrio mesmo.
      Conforme cresço, mais personagens ideais e inspiradores como Charlie de Hazbin Hotel não me atraem tanto. E, da mesma medida, personagens anti-heróis estão ficando saturados, pois ou não têm um final feliz ou suas virtudes não prevalecem sobre suas falhas.
      Um meio termo é ideal.
      Um personagem idealista demais é irreal. Um personagem "realista" (com falhas que não diminuem, niilismo, ausência de felicidade, sempre caindo na tentação) é uma péssima mensagem e influência para o público, e a ficção influencia a realidade.
      Um personagem cuja bondade tem como base a _ingenuidade_ não traz identificação à maioria do público e afasta entendimento.
      Um personagem cuja bondade tem como base a _plena ciência do mal_ é atraente, pois é como um manual passo a passo de lidar consigo mesmo e os seus demônios internos.

    • @Leonardo_Mantovani
      @Leonardo_Mantovani Місяць тому +11

      ​@@stephanesaramariadelima4320Nesse sentido, acho que o Batman do Christopher Nolan é um bom exemplo de meio termo que funciona.

  • @Cale-seCale-se
    @Cale-seCale-se 29 днів тому +9

    Precisamos de inspiração para sermos melhores e não de um espelho para adorar nossa imagem.

  • @VoandoAltoSP
    @VoandoAltoSP Місяць тому +70

    Em tempos sombrios onde o errado é o certo, esse vídeo foi realmente muito necessário.

    • @Matheussilveira254
      @Matheussilveira254 25 днів тому

      Essa frase não significa absolutamente nada.

    • @VoandoAltoSP
      @VoandoAltoSP 25 днів тому +3

      @@Matheussilveira254 Normal, pra quem é superficial e completamente vazio por dentro, não vai significar nada mesmo.

    • @mini8312
      @mini8312 18 днів тому

      O errado sempre foi o certo, a sociedade sempre foi corrupta, o estado sempre foi corrupto, a igreja sempre foi corrupta. Esse discurso que as pessoas só repetem hoje em dia, só fala mais delas mesmas do que da sociedade.

    • @VoandoAltoSP
      @VoandoAltoSP 18 днів тому +2

      @@mini8312 Fale por você mesmo e não pelos outros, se você é uma pessoa corrupta não desça todos na sua régua moral, existe algo que difere meninos e homens chama-se experiência de vida e é um molde de caráter, por isso que algumas nem todas, repetem isso hoje em dia.
      Em resumo se você se contenta em viver na lama é um problema exclusivamente seu.

    • @Shirebaggins.
      @Shirebaggins. 12 днів тому

      ​@@mini8312 o errado sempre foi errado não tente deturpar os valores só porque os seus já estão

  • @NoobCodeSaga
    @NoobCodeSaga 27 днів тому +11

    "...não devemos olhar para dentro de nós mesmos, pois foi lá que nos perdemos." Puts, mano! Sensacional!

  • @saturn_is_a_memory
    @saturn_is_a_memory Місяць тому +21

    Um dos inúmeros pontos é que vivemos em uma época de egoísmo, onde o eu vem primeiro com tanta frequência, que as vezes é tão mais importante que o outro que o objetivo de alcançar a própria felicidade pode acabar sendo construído às custas de outras pessoas.
    Falta empatia, valores e muitas coisas que eu talvez nem tenha ideia.
    Eu tinha um professor de filosofia que dizia que a humanidade está como uma mosca nesse século, um espiral de caos que não sabe onde se apoiar e não tem certeza de nada.

    • @vitormenezesdemattos967
      @vitormenezesdemattos967 Місяць тому +2

      EXATAMENTE. Uma coisa que torna a trilogia do senhor dos anéis tão boa, é que os filmes não vem com essas mensagens de ego que a cultura adora "Siga seu coração. Você é especial! Nunca desista dos seus sonhos! Seja sempre você mesmo. Você é perfeito do jeitinho que é" EU, EU, EU!.... cara, se eu fosse o capeta querendo corromper uma geração e torná-la egocêntrica e narcisista eu ia bombardear a geração de mensagens assim como está acontecendo, e estamos vendo justamente o resultado de uma geração super egocêntrica.
      Até uns amigos aqui e ali que fiz q estão no final da adolescência e são sensatos, tem um pouco desse "Se a pessoa quer (ainda que vá fazer mal pra ela no futuro), deixa. Ela faz o que quiser (N tô falando de amarrar a pessoa e impedir ela de por exemplo se mutilar porque acredita que é do sexo oposto, mas vou assumir que vc entendeu)", até os sensatos nessa geração acabam aderindo um pouco disso
      O senhor dos anéis é uma luz na cultura pop contra isso, realmente, falando que temos que estar prontos pra abrir mão dos nossos sonhos por um bem maior e colocar o outro na nossa frente.

  • @renata1976downey
    @renata1976downey Місяць тому +51

    Como sempre,; não dá nem pra complementar sua fala, ela é perfeita!

  • @carolinasantos2822
    @carolinasantos2822 Місяць тому +27

    Eu vivendo a era mais feliz da minha vida! Vivendo como eu quero, solitude, fiz uma limpa nos tais amigos, nais livros menos redes sociais, cozinho pra mim, amando demais minha vida esse ano!

  • @Romario_sk8
    @Romario_sk8 23 дні тому +4

    Percebi que as histórias de filmes e séries atuais não tem mais a jornada do herói, não tem inocentes e não tem final felizes .

  • @edgardbel
    @edgardbel Місяць тому +86

    Os cineastras de hoje em dia deviam voltar pra escola e ter aulas com o Jurandir.

  • @marcoviniciuspaulino9731
    @marcoviniciuspaulino9731 Місяць тому +13

    "o importante é ser feliz" , esse conceito foi uma das piores coisas que ja nos aconteceu. Desde então essa tal busca de trabalhar naquilo que gosta, ou não poupar para ter uma agenda de viagens programadas que atinge ambas as classes até mesmo a pobre. Quando na verdade esse conceito esta errado, pois felicidade é um momento e um breve momento. Ser feliz o tempo todo é entediante e triste. Além do mais, não devemos esquecer que nunca chegamos onde estamos sem o sacrifício de alguém que abandonou os seus sonhos. Equando chega a oportunidade de fazermos isto por alguém sempre a resposta vai ser que estamos ocupado.
    Por isso aprecio demais o pesso de um coadjuvante bem escrito. É um gosto particular meu e estou me afundando cada vez mais em filmes as vezes desconhecidos por essa busca. Devo me preoculpar?

    • @sabrinaneuma14167
      @sabrinaneuma14167 Місяць тому +5

      Caraca amei a sua frase: "Não devemos esquecer que nunca chegamos onde estamos sem o sacrifício de alguém que abandonou os seus sonhos. E quando chega a oportunidade de fazermos isto por alguém sempre a resposta vai ser que estamos ocupados." Reflexão muito boa

    • @lucassaba9121
      @lucassaba9121 23 дні тому +1

      Essa coisa de viajar me lembrou um vídeo sobre as procissões medievais que vi em um canal, detalhe: não era um canal religioso ou católico.
      O ponto desse vídeo é que os medievais não viajavam para um lugar bonito, mas para as basílicas dos santos com o objetivo de "refazer" a jornada deles. Essa viagem os ajudava a reforçar os valores de heroísmo e os ajudava a seguir em frente na vida.

  • @elder5391
    @elder5391 Місяць тому +9

    Olha seu Jurandir, se eu gostava do seu canal e assistia com minha esposa, após o final desse vídeo me fez confirmar que você é realmente o cara genial e inteligente que sempre achei, parabéns por adicionar esse tipo de profundidade ao seus vídeos que já são tocantes

  • @thcruz7228
    @thcruz7228 21 день тому +1

    No inicio é um video sobre filmes, e no final é um soco bem dado na nossa cara. Que vídeo...

  • @7Ksora
    @7Ksora Місяць тому +4

    Eu RECOMENDO este canal a todo mundo. Não perco um único video sequer.

  • @FabianoT.Almeida
    @FabianoT.Almeida Місяць тому +27

    Essa é uma das coisas que eu me pego pensando sobre. Felicidade não é algo para ser vivido. O homem feliz está atrás de causas que são maiores do que ele próprio e muitas vezes quase impossível de ser alcançado, mas o processo faz do seu tempo algo que vale a pena trabalhar. Construir algo, produzir algo, estudar, aprender. Tudo isso para sí ou para terceiros. Esporte por exemplo não agrega na vida de alguém diretamente falando mas as conquistas de sempre superar a si próprio é um exemplo para os outros se inspirarem. Esporte ajuda outras áreas indiretamente falando, mas um bombeiro, um médico, um cozinheiro são alguns exemplos de que se pode ajudar alguém diretamente e que se fazem muito necessário.

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  Місяць тому +2

      Perfeito!

    • @vitormenezesdemattos967
      @vitormenezesdemattos967 Місяць тому

      Muito do problema também são essas mensagens de ego que a cultura adora "Siga seu coração. Você é especial! Nunca desista dos seus sonhos! Seja sempre você mesmo. Você é perfeito do jeitinho que é".... cara, se eu fosse o capeta querendo corromper uma geração e torná-la egocêntrica eu ia bombardear a geração de mensagens assim como está acontecendo, e estamos vendo justamente o resultado de uma geração super egocêntrica, e ironicamente mesmo crendo nessas mensagens, está deprimida e triste, e o mundo era muito mais feliz quando cada um pensava nos outros acima de si mesmos...

  • @ConteudoUau
    @ConteudoUau 27 днів тому +3

    Que reflexão valiosa e necessária! Não é a toa que nos tronamos tão individualistas, tão focados em nós mesmos.

  • @luizlarroyd5381
    @luizlarroyd5381 28 днів тому +3

    Esse vídeo e o vídeo sobre o Aragorn me salvaram. Como Senhor do Anéis é uma obra linda, sério.
    Muitas vezes deixamos algumas pequenas dificuldades, ocultar aquilo que temos de melhor dentro de nós, é a capacidade de sermos fortes e ao mesmo tempo bom.
    Todos queremos momentos felizes, mas as vezes devemos sacrificar a nossa felicidade, o nosso estoicismo, simplesmente por fazer o que é certo.
    Nós podemos ser melhores, vamos ser melhores.

  • @JNP1973AAD
    @JNP1973AAD Місяць тому +28

    Seu vídeo me deu um UP Extraordinário, meu amigo. Como é maravilhoso ver e ouvir um texto/análise bem elaborado. Pra mim, mudou a vibe do meu dia. Muuuuuuuuuito obrigado! 🙏

  • @TheRobpinguim
    @TheRobpinguim Місяць тому +15

    Tu nao pode carregar nossa dor por nós, mas ajudar a entender coisas que deixam o fardo mais leve.

  • @rafaelgoncalvesleite1838
    @rafaelgoncalvesleite1838 Місяць тому +12

    Eu me sinto feliz quando faço um desenho um rascunho qualquer em uma folha , eu me sinto feliz quando escrevo histórias personagens e cenários , eu me sinto feliz por acordar de manhã e ter mais uma chanse de lutar mesmo que não haja plateia para torcer ou vibrar.
    faz tempo quando no passado eu de vez em quando ou outra ouvia aquela musica do Falamansa ' ' EU TO RINDO ATOA ' '
    era muito moleque para entender a mensagem na época mas hoje ela faz muito sentido , ou então aquela do Barão Vermelho
    ' ' A FELICIDADE É UM ESTADO IMAGINÁRIO ' ' não espere por uma vida perfeita que nunca chegara mas seja feliz pela jornada do caminho .

  • @renatodavid4860
    @renatodavid4860 Місяць тому +6

    Além da excepcional análise do Jurandir, ainda tem a fala final de Jordan...
    Vídeos como esse são cada dia mais necessários.

  • @doces-u9r
    @doces-u9r Місяць тому +9

    Por isso eu amo os filmes do Denzel 10:56, ele sempre enfrenta obstáculos, sempre tem uma resposta e ele não se curva e não desiste; inspira a gente.

  • @giorgiocappelli
    @giorgiocappelli Місяць тому +3

    No fim de Senhor dos Anéis, Frodo, Sam, Pippin e Merry estão na taberna no Condado. Enquanto a vida dos hobbits continua a mesma e ninguém veio saudá-los nem agradecer por terem salvo o mundo, eles se olham, em silêncio e sorriem. Não precisam do reconhecimento de ninguém. Eles SABEM o que fizeram.
    Acho genial.

  • @FabbiMoreira1
    @FabbiMoreira1 Місяць тому +18

    Que vídeo primoroso! Veio em um momento perfeito! Com o storytelling irretocável! Jurandir, aplausos! Não me canso do seu canal, tanto que assisto regularmente com um de meus filhos e se tornou parte de um momento especial pra gente: assistirmos seus vídeos! Grande abraço!

  • @alfredorolim2541
    @alfredorolim2541 26 днів тому +2

    Mais um vídeo sensacional Jurandir. "A vida é bela" e "Quem quer ser um milionário" , dois dos melhores filmes que assisti, com jornadas inspiradoras. Que Deus abençoe a todos!

  • @suursoo
    @suursoo Місяць тому +14

    uau! que vídeo.
    Já fazia tempo que eu não via o sentido nas coisas. Mas a maneira como você apresentou, a importância desses personagens, tocou profundamente a minha alma. É estranho o que vou falar, mas as vezes sinto que você faz o papel de Virgílio na minha descida ao inferno.

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  Місяць тому +4

      Cara, este é um dos elogios mais bonitos que já recebi, me senti honrado! Obrigado pelo apoio!

    • @mariateresasilva5127
      @mariateresasilva5127 Місяць тому +2

      Maravilhosa comparação, adorei! Parabéns!

  • @dillowmusic
    @dillowmusic Місяць тому +4

    Jurandir, vejo seu canal há um tempo e gosto MUITO, mas nunca comentei nada por aqui. Queria dizer que, para mim, dentre todos, esse é o seu melhor vídeo. Obrigado por trazer essas reflexões incríveis, seu trabalho é sensacional!

  • @luanalira2083
    @luanalira2083 13 днів тому +1

    Nossa, esse vídeo me tocou muito. Assisti duas vezes seguidas ❤ Sam Gamgi é meu personagem favorito, e aquela cena do Desmond salvando os soldados me fez chorar por dias. Obrigada por sua sensibilidade e verdade, Jurandir ❤

  • @bernardogaricochea8025
    @bernardogaricochea8025 26 днів тому +1

    Maravilhoso. A fala de Jordan Peterson no final é de chorar, de tao profunda e tao tocante

  • @alexsandronunes882
    @alexsandronunes882 Місяць тому +8

    Esse vídeo foi demais, lindo e dá pra passar um bocado de tempo refletindo e refletindo... Incrível!

  • @LuizGGSchinzel
    @LuizGGSchinzel Місяць тому +3

    A verdade é que nesta época de redes sociais e de hiperconsumismo, é bem difícil as pessoas entenderem que às vezes um herói, vilão ou anti-herói seja sobre ela. Tudo acaba virando mero entretenimento e até mesmo os sentimentos bons e ruins se tornam um produto pra ser vendido. A personagem sofrendo nas telas é tocante, mas é só isso, o filme acaba, a página é virada, mas não consigo perceber que aquele sofrimento da personagem é meu também. A gente perde cada vez mais a capacidade de refletir, claro, são poucos que pegam e refletem em cima de histórias e personagens. Eu estou até escrevendo um romance na qual o protagonista, que é um escritor, tenta mostrar isso porque a gente trata a literatura/cultura/filosofia como algo de livros, de teoria, nós aqui e estas "coisas" lá quando, no fundo, tudo aquilo é sobre a gente também, sobre quem somos e o que fazemos. O problema é que nesta sociedade que as pessoas resolvem problemas com likes ou compras, as pessoas não conseguem lidar com frustrações, sentimentos ruins, não consegue entender que lidar com isso faz parte da vida também. E é até como em Sandman os pesadelos existirem para as pessoas aprenderem a lidar com os seus medos, não fugir deles. E por outro lado, também é verdadeira esta premissa em que nós falamos tanto de depressão, angústias e ansiedades, mas não queremos parecer vulneráveis, sempre tentamos ser o que não somos.

  • @El_fara
    @El_fara Місяць тому +1

    Vídeo impecável!
    Perfeito!
    Obra prima!
    Todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de assistir ao menos 1x essa aula de vida!
    Parabéns Jurandir!! E muito obrigado por me/nos proporcionar essa aula! ❤

  • @doughbran
    @doughbran 29 днів тому +1

    Esse vídeo foi mais cristão que muita pregação em algumas igrejas do Brasil afora. Parabéns!

  • @andersonsantiagodasilva963
    @andersonsantiagodasilva963 Місяць тому +4

    Dizia meu pai: Felicidade não existe, existem momentos felizes.

  • @compluc
    @compluc Місяць тому +4

    7:40 - 9:40 Jurandir, espero que veja esse comentário, porque essa é uma pérola que gostaria que dissecasse mas é tão curto que nunca vejo ninguém falando sobre: é um trecho de menos de 1minuto em Duro de Matar 4.0 quando o John McLane está com o personagem do Justin Long no carro indo para os data centers e o Long pergunta para ele, porque ele continua fazendo aquilo (se expondo e se sacrificando) mesmo depois dele desabafar que tudo que ganhou foi uma ex-mulher que o odeia e os filhos quem nem ligam para ele e ele responde: "Porque não tem mais ninguém que faça."

    • @deisecalixto9474
      @deisecalixto9474 Місяць тому +1

      Exatamente. O segredo é fazer o que tem que ser feito. Fazer somente o que queremos é ridículo de fácil e geralmente, "desimportante"...

    • @compluc
      @compluc 29 днів тому

      @@deisecalixto9474 e paradoxalmente temos vivido uma"epidemia de depressão ", justo na geração que mais busca apenas a felicidade por si só.

  • @evenysenna6961
    @evenysenna6961 27 днів тому +1

    Cara, que vídeo espetacular, simplesmente congruente com tudo que vivemos em nossa sociedade contemporânea. Eu, por exemplo, dos últimos anos comecei a "admirar" os vilões, e em muito por suas atitudes egoístas, pois, os conduzem a "vitória". Estamos aprendendo a amar e sermos influenciando pelos vilões, estamos romantizando o pior do ser humano, e nos colocando no centro de tudo, e tudo isso só nos resulta em uma vida vazia. Eu precisava desse vídeo, obrigada.

  • @isaicanor7836
    @isaicanor7836 29 днів тому +1

    É engraçado que basicamente todos os seus videos me fazem repensar e esse especificamente me emocionou muito! Estava conversando com uma amiga sobre o que é felicidade e o quão infeliz somos na nossa fala e logo hoje assisto esse video. Muito Obrigada Jurandir você é espetacular!

  •  Місяць тому +20

    Fujam de pessoas que busquem ser felizes. Quem busca a felicidade acaba por ser hedonista, egoista, egocêntrica, perigosa para qualquer um que acredite ser um enpecilho a esta felicidade.

  • @joaoboscovieiraleite1417
    @joaoboscovieiraleite1417 Місяць тому +17

    Gran finale! Parabéns pela sensibilidade de também contar histórias. Deus te inspire sempre.

  • @juliop.freitas9597
    @juliop.freitas9597 9 днів тому +2

    Na natureza selvagem é uma busca completamente egoista, e irritante. É um otimo filme, mas, inumeros jovens que conheço se inspiram nele e buscam uma felicidade que provavelmente encontrariam na sua propria casa, propria rua ou mesmo em seu bairro. Procuram no mundo todo e descobrem que a felicidade esta nas coisas simples da vida. No abraço debum familiar ou mesmo na ajuda ao próximo.

  • @marcelonghi1724
    @marcelonghi1724 Місяць тому +8

    Raramente faço comentários. No entanto, este vídeo tem um conteúdo tão denso, valioso e único, que devo dizer ser um dos melhores conteúdo que já assisti nesta plataforma.

  • @evacaroline3316
    @evacaroline3316 Місяць тому +3

    Jurandir, você não faz ideia de como eu precisava de um vídeo como esse. Obrigada.

  • @user-tc5ud2pe6l
    @user-tc5ud2pe6l Місяць тому +4

    Meu amigo, você se superou hoje...
    A edição somada ao discurso do Jordan Peterson lacrimejante me pegou...
    Não resisti e lacrimejei.
    Essa insanidade me agrada.

  • @deletado12
    @deletado12 Місяць тому +3

    "Viver sem se corromper."
    Sem palavras, gratidão pelo texto do vídeo. Para guardar e manter na memória, usar como ferramenta na hora que quiser força.

  • @klaudyonunez29
    @klaudyonunez29 Місяць тому +2

    Esse vídeo, Jurandir, e a mensagem final são as respostas que estava procurando para mim! Vou salvar e sempre que me desesperar pelo sofrimento, vou reassistir. Vi várias cenas e personagens de filmes que mais gosto e não tinha percebido seus desafios tão humanos mostrados na ficção.
    Gratidão!

  • @C_98.
    @C_98. Місяць тому +3

    Impossível não me emocionar com esse final, pois coincidentemente esse vídeo bate com uma reflexão que eu vinha tendo recentemente, fazendo essa mesma relação entre cinema e a vida, e tudo começou, acreditem, de uma dessas edits aleatórias pelos shorts do UA-cam mesmo, onde tinham trechos compilados de frases do Capitão América durante todo o MCU, e aquilo me virou uma chave imediatamente, ao lembrar de um dos personagens que foi muito importante para mim durante a infância e adolescência e aí eu percebi como estão fazendo falta mais do que nunca esses personagens ideais, para nos lembrar como podemos ser melhores.

  • @lorranycoelho
    @lorranycoelho Місяць тому +11

    Obrigada por mais essa obra de arte, Jurandir. Obrigada!

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  Місяць тому +1

      Eu que agradeço pelo carinho da sua audiência

  • @lucassaba9121
    @lucassaba9121 23 дні тому +2

    "Se os homens podem se tornar vilões por meio de livros ruins e peças ruins, por que não podem se tornar heróis por meio de livros bons e peças boas?"
    - G. K. Chesterton.

  • @rafaeldm3314
    @rafaeldm3314 Місяць тому +6

    Obrigado Jurandir, você tem feito ressurgir meu amor por histórias

  • @strider9419
    @strider9419 Місяць тому +7

    Ninguém é feliz o tempo todo, não estamos prontos pra isso, mas temos momentos felizes formidáveis, e a tentativa de recriar estes momentos é que nos frustram e trazem a infelicidade.

  • @kerolynraba
    @kerolynraba 29 днів тому +2

    Esse vídeo é uma obra de arte! Simplesmente isso.

  • @Dig4667
    @Dig4667 7 днів тому +1

    geralmente, quem fala q a felicidade não se compra são os ricos q são inconstantes e entediados diante da sua própria existência e os pobres q nunca serão ricos e ficam acomodados diante da sua reles insignificância.

  • @Terra619
    @Terra619 Місяць тому +6

    Mais um video perfeito , Obrigado pôr sua existência Jurandir !!!

  • @nicolasvictor7196
    @nicolasvictor7196 Місяць тому +6

    Excelente vídeo Jurandir. De cabeça, me vem à cabeça penso que o mais próximo disso no mainstream é o Demolidor da Netflix, apesar da série não ter um certo toque de mágia. Temos o Batman do Bale e (talvez) a Alegria de Divertidamente.
    Este altruísmo é a pura representação do maior servo dentre todos os homens: Jesus. Aquele que, sozinho, morreu pela consequência do pecado de todos. Sem merecer nada, Ele tudo sofreu em nosso lugar.

  • @e.l.2734
    @e.l.2734 13 днів тому +1

    É impossível justificar o privilégio da nossa existência, mas o Deus que nos justifica nos dá outro privilégio imerecido: o de viver na Graça e participar da Providência com nossos sacrifícios. E Ele sempre sabe exatamente o que fazer com o que sacrificamos.

  • @oliver-dennisu4640
    @oliver-dennisu4640 16 днів тому

    faz um tempinho que já acompanho esse canal, aprendi muita coisa. a qualidade dos vídeos é incrível, nos consegue abrir a mente e nos fazer refletir sobre as crenças. obrigado pelo conteúdo man!

  • @saimonredfox7484
    @saimonredfox7484 Місяць тому +4

    (1:02 á 1:36) De fato, e isso reflete nos vilões modernos, onde precisa ter uma justificativa, uma vitimização para que ele simplesmente queira destruir o mundo. Muitos vêem isso como algo mais profundo, mas na verdade é a relativização da maldade.

    • @100fitaspodcastoficial6
      @100fitaspodcastoficial6 Місяць тому

      Na vdd é só dar um motivo né mano, nenhum vilao q é mal por ser mal se encaixa hj em dia. O cinema atual te fala "olha temos dois lados aq, de qual lado vc fica?" É simplesmente isso. Porra o mundo n é preto e branco e td mundo sabe disso, as pessoas sempre possuem motivacao pra tudo por mais egoistas q sejam sempre possuem algo la no fundo onde vc se questiona se epa poderia ser diferente se isso ou aquilo acontecesse, o mundo n é bom e hj em dia os personagens precisa aprender a lidar com esse mundo, seja vilao ou n

    • @saimonredfox7484
      @saimonredfox7484 Місяць тому

      @@100fitaspodcastoficial6 Dar a motivação dos personagens que não seja uma justificativa ou relativização de seus atos, de fato o mundo não é preto no banco, mas existem sim pessoas ruins por que gostam ou por ganância/inveja, pessoas que mesmo nascendo em um lar acolhedor fizeram coisas horríveis. E não é só mostrar dois lados, muitos filmes tratam o vilão como uma vítima, que matar pessoas ou o mundo inteiro fosse por que ele sofreu no passado sendo que muitas pessoas na Vida Real passam por muito sofrimento desde de o início, e mesmo assim não se tornam pessoas ruins ou assassinas. Eu conheci um colega que mesmo tendo sofrido algo muito nocivo em sua vida, não seguiu o caminho conveniente/ruim, decidiu evitar que aquele acontecimento não fosse o curso de sua vida, e hoje ele é bem sucedido. O mundo de hoje é bastante cético, mas ainda sim, não significa que devemos não existe pessoas bondosas que fazem o bem se olhar a quem.

    • @motoristacaduco
      @motoristacaduco 16 днів тому +1

      ​@@saimonredfox7484tu ta certo, mas no caso desses vilões isso não aconteceu, eles usaram os traumas para se tornar algo pior.

    • @saimonredfox7484
      @saimonredfox7484 16 днів тому

      @@motoristacaduco sim sim mano. Mas minha resposta era mais relacionada a outros personagens mesmo

  • @CoolCrashFPV
    @CoolCrashFPV Місяць тому +3

    Uma lição de moral final que toca lá no fundo... Parabéns mais uma vez meu amigo pela mensagem passada

  • @eudado100
    @eudado100 Місяць тому +2

    Noto que existe tanto do lado de quem cria, quanto do lado de quem produz histórias a necessidade de exaltar uma suposta realização pessoal que é individualizada como reposta para a solidão contemporânea. Nisso, as conquistas coletivas, a felicidade do outro, o bem comum ficam em segundo plano, quando não em terceiro. O grande sacrifício por uma causa nobre já não mais é bem visto, quem o faz é tolo ao tempo em que a desonestidade e a traição são vistos como qualidades. É um tempo de obras doentes para um publico adoecido. Ou talvez seja simplesmente sintomas de nossa velhice.

  • @JaqNogueira
    @JaqNogueira Місяць тому +2

    Jurandir, que vídeo mais necessário. Dá pra ver o quanto estudioso você é, não apenas da literatura e do cinema mas da vida. Maravilhoso o conteúdo do seu canal.

  • @renata1976downey
    @renata1976downey Місяць тому +5

    Aí, Jura, só você pra me fazer chorar pra cacete, agora vou ter que ver estes filmes novamente 😅😭🙏🏾🧘🏽‍♀️🙅🏾

  • @roberto544
    @roberto544 Місяць тому +3

    Eu sempre me lembro do filme "Druk" os cabras estavam entediados e resolveram criar uma adicção.

    • @fabiors10
      @fabiors10 Місяць тому +1

      Filme fantástico pqp

    • @roberto544
      @roberto544 Місяць тому +1

      @@fabiors10, sim realmente é... Mas, é um drama exclusivamente escandinavo, não dá para pensar em algo do tipo em outro contexto senão em uma sociedade Pós Liberal.

  • @taniasilva76
    @taniasilva76 28 днів тому

    Olha ! Se eu já gostava , depois desse video, amo!!!!
    A fragilidade individual do ser humano nunca esteve tão em evidência e já faz algum tempo que tenho observado como nos tornamos menos empáticos quando pensamos só em nossos monstros . Vendo essa reflexão nos filmes , me fez refletir ainda mais sobre isso . Parabéns , Jurandir , você arrasou !!!!!

  • @borges967
    @borges967 Місяць тому +1

    Seu vídeo me fez lembrar um instante em "Curtindo a Vida Adoidado": a cena em que Cameron olha para um quadro no museu e vê um cenário maior. A ideia de que, se vermos o conjunto, notamos que podemos fazer muito e abnegar por aqueles que amamos. Curtir a vida, viver para o momento, quando não satisfaz, gera frustração. Por isso nos identificamos tanto com os heróis que você citou, eles tem algo mais que família, curtição, momento ou frustração. Eles vêem o quadro por completo, de lutar pelo que vale a pena e é isso o que importa, pois fizeram a felicidade de todos que precisaran da sua coragem. Essa é a razão pelo qual não sou tão fã assim do Ferris. Curtindo a Vida Adoidado tem um pouco do tema tratado aqui, por incrível que pareça, e é um filme com muitas camadas e mensagens implícitas, que merece uma resenha no seu canal. Abraço!

    • @JurandirGouveia
      @JurandirGouveia  Місяць тому

      Ja tem um vídeo no canal! ua-cam.com/video/AeVp0gLoh6Q/v-deo.html

  • @Rafael-gw5ov
    @Rafael-gw5ov Місяць тому +15

    Precisamos de herois e não de super herois

    • @cyber-dolphin
      @cyber-dolphin 29 днів тому +1

      Precisamos de um mundo que não precise de heróis

    • @LucasAntunesGomes1
      @LucasAntunesGomes1 28 днів тому

      ​@@cyber-dolphinprecisamos que você seja o herói do seu mundo.

  • @flaviagoncalves8215
    @flaviagoncalves8215 Місяць тому +4

    Estava assistindo Rocky, aquele em que ele vai para a Russia e nocauteia o gigante. Já tinha assistido antes, já sabia que ele ganharia, eu nem gosto de lutas de boxe e, mesmo assim, eu fiquei na ponta da cadeira e com o coração na mão. E, de novo, chorei no final. Foi tão bizarro. Daí fiquei pensando: Pqp, os filmes de hoje não tem mais isso. Não têm essa magia, esse heroismo emocionante. Quais filmes da atualidade me emocionam assim, mesmo depois de rever tantas vezes? Nenhum. E daí, eu entro aqui e vi esse post com uma excelente explicação. Realmente, o mundo atual está um porre com tanto politicamente correto, com essa dubiedade, com mocinhos cheios de problemas e vilões com um monte de qualidades, tudo é relativo e não conseguimos nos apegar aos personagens. E tem essa hipersensibilidade exagerada onde tudo gera polêmica e tudo ofende essa geração chatíssima que vemos por aí. Se um herói tem características de herói clássico, logo aparecem grupos dizendo que ele exala masculinidade tóxica. Se o personagem não tem falas politicamente corretas, logo tem grupis que se sentirão ofendidos, se sentirão "não representados" e os boicotes ao filme acontecerão. Então, os filmes atuais refletem isso e fazem tudo para agradar a esse público chato, hipersensível e cheio de problemas emocionais. Hoje também valem as bilheterias mais do que a qualidade, por exemplo, se um filme chatinho e infantilizado sobre bonequinhos que representam sentimentos (raiva, ansiedade, e etc) na mente de uma criança lotam salas de cinema, é isso que teremos. Eu realmente dispenso isso e prefiro rever os filmes antigos.

    • @LouisEufrazer
      @LouisEufrazer 22 дні тому

      Os fimes atuais não tem alma vc quis dizer ,algo que os diferencia do comum , do superficial,do supérfluo,algo que esquecemos ao longo do tempo, um "tempero da vovó" , algo quase transcendental,que é atemporal, não precisa ser original pois até nas histórias mais simples quando bem contadas vieram verdadeiras obras de arte.

  • @htroiano080580
    @htroiano080580 29 днів тому

    Cada video seu que eu assisto me surpreende de maneiras diferentes. Com esse, você foi simplesmente brilhante. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

  • @Mauricio-iv3jl
    @Mauricio-iv3jl Місяць тому +2

    Obrigado, de verdade! Seu vídeo é uma verdadeira lição de storytelling, não apenas sobre a vida de personagens fictícios! Gostaria de deixar duas citações para os outros espectadores: a primeira é de uma das melhores músicas que nosso Brasil já produziu: "Se eu soubesse o quanto dói a vida, essa dor tão doída não doía assim"; e a outra é de um grande carpinteiro: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

  • @julianabp840
    @julianabp840 Місяць тому +1

    Jurandir, o seu vídeo começou e eu já me vi emocionada...talvez pelo fato de estar passando pela cura de um estresse pós traumático, talvez pq suas palavras foram tão certeiras que transbordaram meu coração. Não sei se você tem ideia de como seu conteúdo é importante. Obrigada, obrigada mesmo.

  • @xiexielian
    @xiexielian Місяць тому +1

    Nao é ironico vc ouvir a galera pontuando como objetivo de vida: ser feliz.
    Na busca da felicidade vc pode adquirir habitos destrutivos, vicios e prazeres instantaneos.
    Muita gente odeia o Olavo de Carvalho, mas quando tive depressão eu ouvi por acaso ele dizendo algo sobre saúde mental: tente cuidar dos outros em sua volta e verá a mudança. Comigo funcionou, e muito.

  • @matheusqueiroz99
    @matheusqueiroz99 Місяць тому

    Eu dificilmente vejo um filme mais de duas vezes e raramente comento, mas esse vídeo, sério, excelente.... suas reflexões são necessárias

  • @SylvaniaDF
    @SylvaniaDF 23 дні тому

    Terceira vez assistindo esse vídeo.
    Ele é inspirador.
    Podemos sempre ser melhores, desde que façamos as boas escolhas.❤

  • @caciofrigerio
    @caciofrigerio Місяць тому

    A sua crítica sempre tem um viés muito forte na análise psicólogica e filosofica.
    É impressionante cada análise sua, a complexidade que vc levanta, a minúcia, o carinho nos detalhes.
    Eu assisto cada vídeo e consigo muito mais do que me entreter, me tornar uma pessoa melhor.
    Esse vídeo, eh também uma peça de arte 👏 obrigado pelo seu trabalho. De verdade. Muito foda.

  • @marcelosoares9482
    @marcelosoares9482 День тому

    Parabéns por mais essa aula! Provavelmente, é o o seu melhor vídeo. É realmente um dos melhores canais do UA-cam, certeza. Parabéns por todo o seu trabalho 👏👏👏👏

  • @gaudo1196
    @gaudo1196 15 днів тому +1

    No final do vídeo eu esperava a imagem de Matt Damon como o veterano Ryan, idoso, aflito por saber se havia conseguido fazer sua vida valer a pena. Se havia merecido o esforço daqueles homens que fizeram de tudo para salvá-lo. O fato de Jurandir não ter colocado a imagem ali não reduz o valor dessa pequena obra prima da crítica de cinema. Eu simplesmente acho que aquele momento resume o que Jurandir e Jordan Peterson disseram ao longo desses muito bem organizados 15 minutos e 45 segundos de inspiração e reflexão. Acho que o Resgate do Soldado Ryan é um dos melhores filmes já feitos não apenas por causa do realismo dos seus primeiros minutos mostrando a invasão da Normandia. Acredito que ele nos pega com aquela sequência e se supera depois de nos colocar diante da reflexão que Jurandir colocou muito bem neste vídeo: a necessidade de pessoas que sirvam de faróis (aqueles do litoral) que nos indiquem o caminho certo em meio à escuridão e às tormentas, as que estejam dentro ou fora de nós mesmos. Obrigado pelo seu ótimo trabalho

  • @waldemarjunior4624
    @waldemarjunior4624 28 днів тому

    Eu senti isso acontecer mais não sabia como expressar !! Nesse vídeo vc descreveu o que nos estamos sentindo em relação às histórias atuais. Eu sabia que este canal era de qualidade, mas depois desse vídeo... Eu tenho certeza! Parabéns...... Melhor..... Muito obrigado por este vídeo! ❤👏👏

  • @Henreflexao
    @Henreflexao Місяць тому

    Cada vez maia me impressiono com a qualidade e profundidade deste canal e de quem o apresenta. Parabéns Jurandir, você passou uma mensagem muiro importante. E que com certeza melhorou meu dia. Obrigado meu irmão

  • @joaoherberthmusico
    @joaoherberthmusico 27 днів тому

    Cara, seus vídeos são tão bons que eu curto assim que abro eles, antes mesmo de assistir, sendo que quando terminam me dá vontade de curtir de novo. Parabéns pela qualidade e consistência.

  • @MegaLuiz1985
    @MegaLuiz1985 29 днів тому

    O filme Até o Último Homem é um filme que marcou não só a minha vida de amante de filmes, como também minha família e até amigos gostaram ❤ eu o vi 3x e tenho boas lembranças de como uma fé forte em Deus junto com a honra são importantes para a nossa trajetória de vida ❤

  • @JFrancescoCast
    @JFrancescoCast 20 днів тому

    Esse tipo de conteúdo deve ser preservado como patrimônio para a humanidade. A lição mais valiosa que alguém pode aprender.
    "Esta é minha obra e minha glória: levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem".
    A vida vai muito além da felicidade.

  • @SylvaniaDF
    @SylvaniaDF Місяць тому

    Esse vídeo me tocou profundamente.
    Eu o assisti duas vezes.
    Me lembrei das palavras da personagem de Tom Hanks em O Resgate do Soldado Ryan: Faça por merecer ❤

  • @KarendeMoura-qd8wf
    @KarendeMoura-qd8wf 16 днів тому

    Me lembrei muito de Cristo assistindo esse vídeo... Ele viveu como nós e nos mostrou o que podemos ser! Obrigada, Jurandir, por nos abençoar com um vídeo tão inteligente e especial! Me fez repensar sobre os poucos filmes e séries que tenho assistido nos últimos tempos... Realmente falam muito sobre autodescoberta, sentimentos, o que importa é quem eu sou, oq que importa é a felicidade... Cara... Abriu minha mente.

  • @Mary-ps3fc
    @Mary-ps3fc Місяць тому

    Outro vídeo maravilhoso! Sempre notei essa fragilidade da sociedade, mas comprovei ao bancar a psicóloga dos meus amigos. Eu cresci amando filmes de heróis, vendo pessoas altruístas passarem por dificuldades tão imensas que eu sempre me colocava na história e perguntava a mim mesma "Eu conseguiria fazer o mesmo?", e justamente por olhar para problemas tão maiores (não apenas na ficção, amo história e conheço personalidades tão incríveis quanto), eu sempre via qualquer adversidade como uma fatia de pizza se comparada as outras e tentava manter a cabeça erguida. Eu era assim, mas notei que, no meu grupo de amigos, era a única. Sempre fui uma ótima conselheira, então sempre me buscavam para desabafar e eu escutei muita coisa boba, nunca deixei transparecer meu pensamento porque eu tinha consciência que quando o problema é nosso, ele nos cega e faz a gente pensar que tá tudo horrível quando o problema é só uma farpa no teu dedo (incomoda, mas é minúsculo e nem te fez sangrar). Estamos de fato muito fragilizados, pior, estamos egoístas. Já vi muita gente do YT falando para as pessoas se colocarem em primeiro lugar e todos estão interpretando isso errado, estão vendo essa dica como uma desculpa para fugir de qualquer responsabilidade para com o outro. "Por que continuar ajudando minha família se nunca recebo algo em troca? Por que fazer aquilo se não me trará felicidade? Por que me culpar se o outro também estava errado?", são pensamentos assim que notei nas pessoas. Mesmo aqueles que disseram que queriam ser pessoas gentis e prestativas desistiram em menos de um ano, não querem mais fazer o bem sem olhar a quem, querem olhar apenas para o próprio umbigo. E eu não me incomodo muito com o resto do mundo, mas é triste notar isso em quem você se importa, porque não percebem como estão virando pessoas "ruins"

  • @renanjvnr
    @renanjvnr Місяць тому +1

    Aulas & Palestras meu querido Jurandir, apenas tenho por obrigação comtemplar e refletir sobre todo o assunto aqui explanado de forma excepcional!

  • @zenaoantagonista7133
    @zenaoantagonista7133 29 днів тому

    Simplesmente perfeito, você trouxe toda a essência daquilo que a humanidade deveria almejar e tentar alcançar. Esse vídeo me inspirou como muitos filmes do passado já fizeram. Perfeito, muito obrigado precisava disso!

  • @matheusepoca
    @matheusepoca Місяць тому

    O timing em que seu vídeo surge na minha vida,... sinceramente... era algo que eu precisava ouvir e sentir.
    A última cena do seu vídeo, onde vc aparece, e a tela congela porque o vídeo acabou, retrata o que vc sentiu - foi uma foto e cada um que assistiu, acredito qur teve sua própria foto, do sentimento que todos esse roteiro e trabalho visual gerou. A minha foram algumas lágrimas que se seguravam na beira do meus olhos e não queriam se soltar, enquanto os meus dentes frigiam uns nos outros e eu mordia o nada... apenas pra suportar a dor interna de me deparar com o que que preciso ser, e que não estou sendo. Foi a experiência de olhar nos olhos da esperança...
    E eu concordo com você: Precisamos de homens melhores que nós, pois isso é necessário para nós.
    Parabéns mais uma vez pelo incrível vídeo.

  • @lucash3931
    @lucash3931 Місяць тому +1

    Cara, que vídeo perfeito, sério, tô sem palavras pra descrever essa obra de arte

  • @andrelucas7489
    @andrelucas7489 22 дні тому

    Ver os mais altos ensinamentos da mística cristã, da metafísica do Lavelle e da Logoterapia do Frankl sendo expressos num formato tão atraente e tão acessível é uma coisa foda pra caralho e de tirar o chapéu.
    Obrigado, Jurandir. Eu precisava disso hoje.

  • @larissalobo624
    @larissalobo624 7 днів тому

    Que vídeo é esse Jurandir?! Estou sem palavras. Seu trabalho é fantástico! Obrigado por isso ❤