Nero realmente perseguiu os cristãos?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 сер 2024
  • Sobre a relação do Grande Incêndio de Roma com a perseguição de Nero aos cristãos. Um fato ou um mito da História de Roma e da História do Cristianismo?
    Muitos conhecem a história de que Nero, o imperador romano, pôs fogo na cidade de Roma e colocou a culpa nos cristãos, dando início à primeira grande perseguição a cristãos no Império Romano. Mas, recentemente, alguns historiadores têm defendido que essa história, na verdade, não passa de um mito.
    Entenda, neste vídeo, o que diz exatamente a versão tradicional dessa história, por que alguns historiadores tem lançado suspeitas sobre ela e como outros historiadores têm respondido a esses questionamentos recentes.
    Referências:
    SHAW, Brent D. The myth of the Neronian persecution. The Journal of Roman Studies, v. 105, p. 73-100, 2015. (www.academia.edu/26841558/The...)
    JONES, Christopher P. The Historicity of the Neronian Persecution: A Response to Brent Shaw. New Testament Studies, v. 63, n. 1, p. 146-152, 2017.
    VAN DER LANS, Birgit; BREMMER, Jan N. Tacitus and the Persecution of the Christians: An Invention of Tradition?. Eirene. Studia Graeca et Latina, v. 53, n. 1-2, p. 299-331, 2017.
    🏰 Junte-se à Guilda:
    / @henriquecaldeira
    ⚗️ Curso: História da Alquimia:
    estranhahistoria.kpages.onlin...
    #Roma #História #Nero
    0:00 - Introdução
    0:53 - O Grande Incêndio de Roma
    2:36 - Tácito e a Perseguição aos Cristãos
    4:14 - Questionamentos recentes
    4:55 - Tácito, fonte única
    6:36 - Tácito, fonte tardia
    7:40 - Tácito, fonte anacrônica
    12:03 - Resposta aos questionamentos
    12:55 - Fontes únicas e História Antiga
    18:00 - "Cristãos" nos tempos de Nero
    20:24 - Outras fontes sobre perseguições de Nero
    22:28 - Conclusão

КОМЕНТАРІ • 226

  • @henriquecaldeira
    @henriquecaldeira  2 роки тому +19

    Veja também "Por que cristãos foram perseguidos em Roma? | 3 motivos":
    bit.ly/3tIVGIZ

    • @jefersonhenrique1224
      @jefersonhenrique1224 2 роки тому

      Isso me faz pensar que a religiões romana a própria besta do Apocalípse o que moudou a história de acordo com oque ela queria

  • @startrek9383
    @startrek9383 11 місяців тому +42

    O intrigante na história é que a maioria das questões estudadas tem mais de 1 lado da moeda e na maioria das vezes não sabemos qual o verdadeiro fato ocorrido na época. Isso é intrigante e atiça a curiosidade kkkk

    • @Gued3s
      @Gued3s 11 місяців тому +1

      vdd, é tipo participar de uma investigação que aconteceu milhares de anos atrás

  • @alpandrade
    @alpandrade 2 роки тому +85

    Uma ótima análise confrontando opiniões divergentes muito bem embasadas. É assim que se faz o processo de troca de ideias ser produtivo.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +9

      Obrigado, André.

    • @gabrielfernandescouto7684
      @gabrielfernandescouto7684 10 місяців тому +4

      ​@@henriquecaldeira, seu canal é muito bom e seus vídeos são bem interessantes! Mas, quanto à teoria do Shaw, é de uma fragilidade colossal. Ainda bem que você já postou os argumentos da Van der Lans e do Bremmer. Assim nem preciso produzir um texto enorme para me manifestar sobre os argumentos do Shaw, que eu considero até bobos. Mas o vídeo é ótimo!

    • @user-fw3el4gr3o
      @user-fw3el4gr3o 2 місяці тому

      Parabéns pela análise imparcial que você faz do tema Na verdade a dúvida permanece, dando a cada um a sua própria opinião, já que os textos da época não nos dão certezas 👍🇵🇹

  • @denerluizdasilva3614
    @denerluizdasilva3614 2 роки тому +46

    Que belo exemplo de comparação de fontes históricas! Obrigado pela aula professor Henrique. Vida longa ao canal!

  • @explorandoomundo.oficial
    @explorandoomundo.oficial Рік тому +25

    Bom, ele pode não ter falado "persigam os cristãos", mas pode muito ter ter exigido que perseguissem qualquer pessoa que professassem determinada fé com com determinado tipo de atitudes...

  • @claudiobedran2919
    @claudiobedran2919 2 місяці тому +2

    Conheci o canal recentemente, após a conversa no Inteligência Ltda. Muito bom, obrigado pelas aulas!

  • @claudio2874
    @claudio2874 Рік тому +15

    Excelente vídeo. Demonstra bem o debate de idéias: argumentos e contra argumentos utilizados na produção de conhecimento baseados no raciocínio lógico e na inteligência. Só podia ser mesmo neste canal - sorte de quem assiste.

  • @marcioalmeidamj19
    @marcioalmeidamj19 11 місяців тому +9

    A análise histórica é de fundamental importância. Analisar as diversas fontes,e não descartar nenhuma é importantíssimo. Parabéns pela sua exposição.

  • @JackR1PP3R
    @JackR1PP3R Рік тому +5

    Gostaria de levantar alguns pontos:
    1. As cidades no Oriente não tinham distinção entre os poderes de prefeito e procurador, provavelmente Tácito confundiu porque essa distinção no século 2 não era algo anacrônico. A Judeia pode ter passado por isso, em que prefeitos agiram como procuradores ou vice-versa. Mesmo historiadores que negam a existência de Jesus como Richard Carrier reconhecem isto.
    2. Não existem indícios que ele fale Chrestianos, existe um manuscrito de um monge copista em que a letra I tem sinais de ter sofrido uma correção e apagado, assim sendo a letra E. Provavelmente Tácito corrigiu e o monge fez um erro na hora de escrever e simplesmente apagou na re-escrita de um manuscrito carolíngio mais antigo. Podemos pressupor que Tácito confundiu porque Tertuliano falava em suas apologéticas justamente que eles são "Christianos" e não "Chrestianos".
    3. Os outros historiadores além de Tácito não falam dos cristãos porque eles estavam determinados a culparem Nero e não ouvirem quem ele perseguiu, ao contrário de Tácito quem não acreditava.
    4.Cristãos (ou Chrestianos) poderia muito bem ser um apelido dos romanos pelo fato deles chamarem Jesus de Christus, conforme Tertuliano diz:
    "Agora, então, se esse ódio é dirigido contra o nome, qual é a culpa ligada aos nomes? Que acusação pode ser feita contra as palavras, exceto que uma certa pronúncia de um nome soa bárbara, ou é infeliz, abusiva ou obscena? Mas 'Crestiano' (Chrestianus), no que diz respeito à sua etimologia, é derivado de 'unção'. ' ou 'bondade' (pronuntiatur a vobis - nam nec nominis certa est notitia penes vos -, de suavitate vel benignitate compositum est). Em homens inocentes, portanto, até mesmo um nome inocente é odiado".
    (Apologia, III)

  • @jm_code
    @jm_code 7 місяців тому +3

    8:40 esse anacronismo do termo prefeito e procurador poderia ser explicado para o fato de ser uma carta e o publico da epoca ter noção do cargo de procurador. Então falar procurador fosse para uma maior compreensão dos leitores.

  • @angelafreire9100
    @angelafreire9100 2 роки тому +29

    Foi durante o governo de Nero que Paulo, o apóstolo dos gentios, foi executado. O termo cristão foi sugerido por Lucas, o Evangelista, em Antioquia de Orontes. Sabemos que Lucas estava com Paulo em suas viagens. Paulo escreveu a comunidade de cristãos em Roma . Pode ser que tenha conexões.
    Ótimo vídeo. Obrigada 😊

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +30

      Oi, Angela. O problema é que a ideia da execução de Paulo por Nero também é tardia (Eusébio, no séc. IV, diz isso com base em um texto de Orígenes, do séc. III, que nós não temos); e essa execução pode ter tido um caráter muito mais individual (suprimir alguém que vinha causando "problemas", sobretudo entre judeus) do que de perseguição a um grupo. E a ideia de que Lucas, um companheiro de viagem de Paulo, é o autor de Lucas-Atos, também vem apenas pela tradição; poucos historiadores hoje acreditam nessa autoria (alguns sugerindo, inclusive, um autor do início do século II). Tudo é mais incerto nesse assunto do que gostaríamos. Mas vamos tateando, rs.

    • @angelafreire9100
      @angelafreire9100 2 роки тому +1

      @@henriquecaldeira realmente tudo é mais por tradições do que realmente por documentos. Flavius Josephus menciona algo?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +8

      Quase certeza que não. Mas teria que conferir. Há o chamado "Testimonium Flavianum" que aparece no Antiguidades Judaicas, de Josefo, em que ocorre a palavra "cristãos". Mas essa parte é considerada por quase 100% dos historiadores como uma interpolação muito tardia feita por autores cristãos...

    • @tofu8164
      @tofu8164 2 роки тому +11

      @@angelafreire9100 Paulo, assim como Jesus, pode ter existido, mas os atos creditados a eles acredito que são fictícios, as histórias das prisões de Paulo assim como a história do naufrágio são histórias diretamente influenciadas por contos literários da época, as semelhanças são claras

    • @angelafreire9100
      @angelafreire9100 2 роки тому +2

      @@henriquecaldeira obrigada!! E vamos pesquisando 😊

  • @Shu-0
    @Shu-0 10 місяців тому +2

    Já estou maratonando o canal:3

  • @otaviokuper217
    @otaviokuper217 8 місяців тому +2

    Muito bacana e ao mesmo tempo gostoso de se acompanhar o vídeo. Obrigado pelas informações.

  • @marcusoliveira9591
    @marcusoliveira9591 6 місяців тому

    Canal maravilhoso, meu amigo! Desejo muito sucesso pra vc.

  • @sidneisilveira3094
    @sidneisilveira3094 10 місяців тому +5

    Nisso tudo só creio que houve um incêndio em Roma e que Nero foi Imperador. Do resto nada!

  • @marcelinojunior4602
    @marcelinojunior4602 Рік тому +2

    Tô curtindo demais esse canal.

  • @douglasdarochadecarvalho3445
    @douglasdarochadecarvalho3445 8 місяців тому +1

    Bom vídeo. Sugiro um vídeo sobre análise de fontes, caracterização em primária, secundária etc; as "metodologias", positivista, historicismo, materialismo histórico, annales etc. Parabéns, acabo de me inscrever.

  • @artedecriar
    @artedecriar 10 місяців тому

    excelente analise histórica. Incrível oratória, que português bem falado!!!

  • @fissil.yuzuki
    @fissil.yuzuki 3 місяці тому

    Ótima palestra Professor!
    No começo achei que fosse pender pra um lado, no meio achei que fosse pender pro outro, mas no final se mostrou totalmente expositivo e imparcial. Parabéns!

  • @osvaldopalottijr5348
    @osvaldopalottijr5348 6 днів тому

    EXCELENTE, Professor !! 👏🏻

  • @lojadogorila692
    @lojadogorila692 Місяць тому

    Boa tarde Henrique e seguidores do canal.

  • @AntoniaMaria-uz7xu
    @AntoniaMaria-uz7xu 2 роки тому +2

    Parabéns pela clareza com que abordou esse assunto

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому

      Obrigado, Antonia. Que bom que ficou claro. Não é um tema fácil.

  • @adrianalisboa8729
    @adrianalisboa8729 11 місяців тому +3

    Tô viciada neste canal😊

  • @jorgezacharias4447
    @jorgezacharias4447 11 місяців тому

    Excelente reflexão!

  • @omarbarbosaazevedo8123
    @omarbarbosaazevedo8123 6 місяців тому

    Muito boa abordagem. Gratidão!...

  • @luanadiaslacerdaguerra6985
    @luanadiaslacerdaguerra6985 Рік тому +1

    Parabéns, muito explicativo o vídeo.

  • @jesse5549
    @jesse5549 2 роки тому +1

    Mais um ótimo vídeo!

  • @ProfGilRodrigues
    @ProfGilRodrigues 2 роки тому +2

    Ótimo vídeo. Parabéns!

  • @joaocarlosalvespedro1565
    @joaocarlosalvespedro1565 11 місяців тому

    Boa ! Jc

  • @raycaji3371
    @raycaji3371 2 роки тому

    Ótimo vídeo!!

  • @vitaosuave27
    @vitaosuave27 11 місяців тому +1

    Um video sobre a tendenciosidade de Tacito seria interessante, a reputação de caligula tbm sofreu nas palavras dele ou de Suetônio se bem me lembro.

  • @gustavomontalvao
    @gustavomontalvao 2 роки тому +2

    Curti. Sugiro um vídeo sobre a versão histórica de Pilatos

  • @jaredalmeida8687
    @jaredalmeida8687 6 місяців тому +2

    Excelente vídeo. Na verdade, o livro de Atos nos conta que o termo cristão foi usado pela primeira vez em Antioquia conforme Atos 11: 26" Quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Ali permaneceram com a igreja um ano inteiro, ensinando a muitas pessoas. Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de CRISTÃOS pela primeira vez." O livro de Atos foi escrito por volta do ano 60 d.C. Pedro em uma de suas cartas também usa esse termo "cristãos".

    • @projetor.m.2353
      @projetor.m.2353 5 місяців тому

      Atos não é um livro histórico. Não se pode confiar no que existe escrito ali.

    • @jaredalmeida8687
      @jaredalmeida8687 5 місяців тому +5

      @@projetor.m.2353 sim, atos é um livro histórico. A partir do momento que eu tenho um documento do ano 80 a 90 d.C. eu tenho uma fonte que informa esses dados.

    • @HayNavalha
      @HayNavalha 4 місяці тому +1

      Obras teológicas não se tornam fontes históricas confiáveis só pq seus contos e mitos tem plano de fundo histórico. É preciso cruzar dados com fontes não teológicas pra atestar a veracidade dessa informação.

    • @jaredalmeida8687
      @jaredalmeida8687 4 місяці тому +1

      @@HayNavalha sério que tu copiou e colou essa resposta em vários lugares? OOOOh falta de argumento. Independente se a pessoa crê ou não no que foi escrito ali, o que está em discussão aqui, é se é histórico ou não. E sim, é histórico. Aliás, tem absurdamente mais validade histórica do que as literaturas clássicas, como Platão, Aristóteles e Tucidades. E eu não copiei e colei esse comentário.

  • @silasvandergraff7280
    @silasvandergraff7280 2 роки тому +3

    Excelente, gostei bastante da organização do vídeo, o assunto sendo apresentado sob a perspectiva dos principais historiadores que falam a respeito do tema.

  • @nobretto
    @nobretto 5 місяців тому +1

    Então, pelo texto de Tácito, temos uma prova, não só da figura histórica de Jesus, mas da sua crucificação.
    É isso mesmo?

  • @viniallvez
    @viniallvez 2 роки тому +4

    Cara, excelente. Você é inspiração! Espero que a gente possa se trombar nos corredores da FAFICH - UFMG algum dia!

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +4

      Opa, valeu Vinicius! Você está lá na História? Assim que a situação normalizar, estarei por lá, rondando a salinha do Scientia. Abraços!

    • @viniallvez
      @viniallvez 2 роки тому +2

      @@henriquecaldeira Estou sim. Na graduação. Se Deus quiser, nos vemos lá!

  • @Matheuszappa
    @Matheuszappa 2 роки тому +2

    Assunto quente!!

  • @otimistarj
    @otimistarj 2 роки тому +1

    Muito bom e atualizado. O testemunho de tácito é uma das poucas referência aos cristãos da época de Jesus vide John Méier de um judeu marginal e Daniel rops.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому

      Obrigado, Antônio. Você diz referências não-cristãs, certo?

    • @otimistarj
      @otimistarj 2 роки тому +1

      @@henriquecaldeira sim, Tacito é uma das poucas. Josefo, apesar do trecho que cita Jesus ter sido adulterado ainda preserva uma citação original a Jesus. Dentre os raros citações feitas por dois historiadores, o judeu Flávio Josefo (37-100 d.C) e o romano Tácito (56 - 120 d.C), e pelo Talmude da Babilônia (tratados jurídicos, religiosos e filosóficos que definem o modo de ser judeu) são os mais diretos (todos se referem à sua morte).

    • @alvares_milano1.
      @alvares_milano1. 2 роки тому +3

      @@otimistarj Na vrdd o testemunho Flaviano não foi totalmente comprovado de ser falso, existe uma metade dos historiadores que acreditam na autenticidade e a outra metade não.

  • @CarlosRibeiro-bu7rq
    @CarlosRibeiro-bu7rq 2 місяці тому +3

    Não sei quanto a Roma, mas o Nero queimou muito CD nos anos 2000 - sem exageros e anacronismos!!!

  • @user-mu9cp1rz1u
    @user-mu9cp1rz1u 4 місяці тому

    Essa questão de se dizer que o termo "cristão" não era usado antes do ano 90 poderia ter relação com a datação tardia que se dá aos textos do NT, em contraste com datações anteriores a destruição de Jerusalém?

  • @pauloband9594
    @pauloband9594 Рік тому

    A descrição do que era um alegado cristão fez sentido para uma pessoa humilde e que só faz caridade? Mas se fosse uma pessoa como um talibã ou um sicário? Ou de judeus que viviam em Roma que já se opunham ao poder de Roma na Judéia?

  • @nareal4425
    @nareal4425 9 місяців тому +2

    Eram cristãos ou seguidores de cresto ? Essas atribuídas ao primeiro século , são muito estranhas , parece uma criação literária, uma invencionice

  • @marteizamota2991
    @marteizamota2991 Рік тому

    Muito bom

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 Місяць тому

    Estranha História,obrigado por postar.

  • @socorrosantos355
    @socorrosantos355 2 роки тому +2

    *No final das contas, não é provável ou até mesmo improvável que a História tem, naturalmente, muitas distorções ????!!!!!?????* ❓❤️🌷🌻🌟❤️

  • @PedroHenrique-ot7pb
    @PedroHenrique-ot7pb Рік тому +5

    Porque não duvidam dos escritos de tácito como anônimo sendo que sua atribuição foi 300 anos depois por São Jerônimo e duvidam tanto dos evangelhos com tantas evidências internas?

    • @GabrielSouza-bb8zu
      @GabrielSouza-bb8zu Рік тому

      Porque prestam serviço ao Diabo e sentem um profundo ódio de Jesus Cristo e sua Igreja, em especial do catolicismo.

    • @carlosahmadwaked265
      @carlosahmadwaked265 Рік тому +3

      Nao ,não fale bobagem. Eu sei que dói,principalmente quando mexe-se com s fé das pessoas. Para encurtar,devo dizer que isdd de o é mais uns das grandes mentiras inventadas por cristão a posteriori. O Cristianosmo na época de Nero era uma minoria tão pequena que jamais poderia sido o “ suficiente “ para que fossem culpados d perseguidos. Se Nero tivesse que fazer isso ,precisaria de algo maior ,não meia dúzia de cristão ,que nem fedia me nem cheiravam. Meus a História de Roma ,de como agiam ,como pensavam ,etc,e entenda porque isso é uma mentira.assim como tantas outras mentiras que os cristãos produziram ao longo de sua trajetória. O que eu disse não tem nada a ver com a Religião Cristã. Tem a ver com cristãos historiadores ,que sempre exageraram e mentiras tanto nessa questão como em inúmeras outras.

    • @marceloenzo4863
      @marceloenzo4863 Рік тому

      @@carlosahmadwaked265Podem ter exagerado, contundo houve perseguição

    • @marceloenzo4863
      @marceloenzo4863 Рік тому

      @@carlosahmadwaked265Isso não acredito que afetaria a fé, isso não está ligado a Nero

    • @carlosahmadwaked265
      @carlosahmadwaked265 Рік тому +1

      @@marceloenzo4863 Se Vc considerar que havia “ cristãos” as dezenas,pois muito provavelmente não teria havido mas do que dezenas de cristãos,eu digo que não. Absolutamente não. Esse história fantástica foi alimentado pela comunidade cristã ,bem depois de NERo. Tudo conversa fiada

  • @lucdiniz3226
    @lucdiniz3226 2 роки тому +2

    Se a perseguição de Nero aos cristãos foi de fato um mito, podemos concluir então que a hipótese do número 666 estar se referindo a Nero também seria mitológica?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому

      Ótima pergunta. Na verdade, são duas questões independentes. Uma coisa é o fato de Nero ter perseguido ou não os cristãos. Outra coisa é o fato de certos autores terem dito que Nero perseguiu ou não os cristãos. Como dito no final do vídeo, há uma série de textos do final do século I e dos séculos II e III que se referem a Nero como o grande perseguidor de cristãos (o Apocalipse de João, com grande probabilidade, é um deles, por referências como o 666 e outras que comentei em outros vídeos no canal). Agora, é possível (mas acho pouco provável) que essas referências possam ser projeções de um contexto mais tardio (em que as perseguições eram uma realidade considerável) sobre os tempos de Nero (quando foram muito menos sistemáticas). Ainda assim, mesmo que a afirmação de que Nero perseguiu os cristãos fosse falsa, isso não mudaria o fato de ter sido afirmada. Uma coisa é a falsidade ou a veracidade do conteúdo da afirmação, outra coisa é o fato da afirmação ter sido feita ou não. Em outras palavras, mesmo se for eventualmente confirmado que Nero não perseguiu os cristãos, isso não mudaria o fato de terem dito, mais tarde, que ele perseguiu. Faz sentido?

    • @renanluiz5570
      @renanluiz5570 2 роки тому +1

      Não, pois de fato Nero perseguiu muitos cristãos no primeiro século.

  • @duiliodelimaalmeida9374
    @duiliodelimaalmeida9374 2 місяці тому

    21:50 se Nero realmente perseguiu os cristãos é muito estranho explicar por que Plínio o Jovem escreveria para o imperador perguntando o que fazer no caso dos cristãos denunciados na Bitínia. Ele parece ignorar totalmente do que se trata e o imperador também. Se tivessem sido condenados por queimar Roma, justa ou injustamente, alguém acharia ou se lembraria de algo que pudesse servir a Plínio. Neste caso, o texto de Tácito parece ter sido escrito após a carta de Plínio ao imperador.
    Acho válido lembrar que todos os imperadores assassinados sofreram difamação pesada após a morte, especialmente verdade no caso da dinastia Julio-Cláudia. Não digo que Nero fosse santo, mas até os relatos do incêndio de Roma são confusos nas fontes e não dá para saber onde Nero realmente estava e o que estava fazendo.
    Sim, há um motivo pelo qual escritos cristãos detestam Nero, mas a população amava Nero e só começou a se ressentir quando rumores conectaram o incêndio à construção da Domus Aurea... quero dizer, mais coisa aconteceu aí e não sabemos.
    A memória cristã é algo muito complicado também... basta ler o que Pápias escreveu sobre a morte de Judas Iscariotes, entre outras coisas. O próprio livro de Atos dos Apóstolos traz informações completamente contraditórias às cartas de Paulo, não só em fatos históricos, mas também em pontos de doutrina. Atos é uma literatura com o objetivo de harmonizar seitas rivais e para isso, o autor cria livremente memórias. Pilatos é retratado como cruel e sanguinário no evangelho de Lucas, no episódio da morte dos revoltosos, mas é depois tratado com benevolência por ter resistido à crucificação de Jesus. O cristianismo surgiu de uma seita judaica revoltosa e ironicamente, se tornou um culto greco-romano... e desde então, sofre a tentar equilibrar ideais judaicos e helenísticos opostos

  • @guilhermehenriqueferreiram149

    Você sabe algum tradução das Histórias de Tácito para o português? Disponível para compra.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Рік тому +1

      Para compra não conheço, Guilherme. Mas há uma tradução dessa obra para o português nesta tese de doutorado: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-22062015-135246/pt-br.php

    • @guilhermehenriqueferreiram149
      @guilhermehenriqueferreiram149 Рік тому

      Boa noite você também sabe onde achar uma tradução de Anais de Tácito?

  • @pauloanderson812
    @pauloanderson812 2 роки тому +2

    Nero não pode ter matado cristãos no Coliseu, pois em seu reinado, o Coliseu ainda não havia sido inaugurado.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +10

      É verdade, mas anfiteatros como o Coliseu (menores, em geral) existiam aos montes, antes e depois de Nero.

  • @gilbertomolan1225
    @gilbertomolan1225 10 місяців тому

    Na época de Tito, além da erupção do Vesúvio também houve um grande incêndio em Roma. Ninguém fala disso.

  • @alessandraoliveiracardoso1377
    @alessandraoliveiracardoso1377 2 роки тому +2

    Então o que faremos com os historiadores e registros que tiveram neste tempo que sempre fez parte dos estudos históricos? Jogamos fora? Então as testemunhas oculares não tem mais valor ?

  • @racha_cuca1899
    @racha_cuca1899 Рік тому +8

    O autor de Atos dos Apóstolos diz que os seguidores de Cristo foram chamados de "cristãos" pela primeira vez em Antioquia. A data do surgimento do termo seria por volta de 50 ou 60 d.C. Lucas, a quem é atribuído a autoria de Atos, parece um historiador bem preciso nas questões geográficas e históricas.

  • @robsoncouto7546
    @robsoncouto7546 2 роки тому +1

    Nós, os cristãos, não somos a maioria no planeta.

  • @luciana4195
    @luciana4195 9 місяців тому

    Varão, o imperador Nero perseguiu os cristãos fora da CAPITAL Ronana ? Ou não?

  • @renanluiz5570
    @renanluiz5570 2 роки тому

    Se não foi "ele" creio que não muda o fato de que a cidade pegou fogo.

  • @jadersampaio2241
    @jadersampaio2241 2 роки тому

    Supondo que a Nero não tenha perseguido os cristãos (discípulos de Jesus), como explicar razoavelmente a morte de Paulo e Pedro? Razões pessoais? Quais seriam? Achei o autor muito especulativo, porque ele parte da hipótese do equívoco do documento (que existe) para sustentar sua tese. Mas obrigado por ler e explicar para nós.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +5

      Olá, Jáder! Paulo e Pedro poderiam ter sido perseguidos, por exemplo, por "perturbarem a ordem", por sublevação. Algo bastante comum no contexto. Sem que isso significasse uma condenação oficial do credo professado por eles.

    • @Mirandamiranda-pj7bk
      @Mirandamiranda-pj7bk 2 роки тому

      @@henriquecaldeira Professor te admiro muito em primeiro lugar. Todos os estudos das cartas de Paulo por pesquisadores sérios apontam que Paulo causava confusões desde de Jerusalem e por todos os lugares que ele foi por causa da sua fé. é bem provável que em Roma não foi diferente. As cartas mostram isso. Se foi por causa do fogo em Roma ,isso já é outro assunto, mas que eles foram mortos por causa da fé deles em Jesus, acho difícil os historiadores sustente um argumento contrário. A pertubação que eles faziam eram por causa do credo em Jesus.

    • @pauloband9594
      @pauloband9594 Рік тому +1

      Qual a historicidade das mortes de Paulo e de Pedro. Nenhuma. Está no Ato dos Apóstolos escrita no segundo século.

    • @marceloenzo4863
      @marceloenzo4863 Рік тому +2

      @@pauloband9594Atos foi provavelmente escrito no primeiro século, e eles não falam do martírio de Pedro e Paulo

    • @pauloband9594
      @pauloband9594 Рік тому +1

      @@marceloenzo4863 atos é do segundo século e é um delírio puro. Não tem historicidade nenhuma e contraria os outros documentos. Tem até Pedro voando pelos céus.

  • @pksheik22
    @pksheik22 2 роки тому +1

    👋🏻

  • @lobao-estudos1283
    @lobao-estudos1283 2 роки тому

    Como ter acesso a essas obras?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому

      Olá! Os títulos estão na descrição do vídeo. Se você tiver acesso a algum portal de periódicos, como o da CAPES, sugiro buscar por lá para ter acesso gratuito. Caso contrário, tente buscar no Google Acadêmico, mas não garanto que estarão sob acesso livre.

    • @lobao-estudos1283
      @lobao-estudos1283 2 роки тому +1

      @@henriquecaldeira muitíssimo obrigado por responder

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому

      @@lobao-estudos1283 Disponha! Em tempo: Vi aqui que o Brent Shaw disponibilizou o PDF do artigo dele na conta do academia.edu. (www.academia.edu/26841558/The_Myth_of_the_Neronian_Persecution)

  • @socorrosantos355
    @socorrosantos355 2 роки тому +2

    Olá, Caríssimo historiador, de fato, a história do grande imperador romano Nero, era, até prova em contrário, a de um tirano cruel ... Aí de repente esta nova versão sobre esses questionamentos, pelo menos para mim, ficaram as dúvidas do que realmente ocorreu ao longo dos tempos ...e aí ? O "mito" se desmistifica ?!? ( ❓ ) ❤️🌹🌻🌟❤️

  • @gabrielnicholax5730
    @gabrielnicholax5730 9 місяців тому +1

  • @dnilo4615
    @dnilo4615 11 місяців тому

    Sugestão de vídeos : top 10 de países onde os cristãos são perseguidos. Sucesso ao canal !

  • @Solana_Bitcoin_Ethereum
    @Solana_Bitcoin_Ethereum 3 місяці тому +1

    208

  • @maryrodrigues1138
    @maryrodrigues1138 Рік тому

  • @venoch7seth
    @venoch7seth Рік тому

    Oh Calígula e Diocleciano nem se fale, era uma luta de religiões, por que o Cristianismo dominava tudo e dominou! Ruptura

    • @marceloenzo4863
      @marceloenzo4863 Рік тому +2

      Dominou como assim? Nessa época os cristãos não eram tão bem aceitos

  • @thyagomsario5895
    @thyagomsario5895 10 місяців тому

    Mais de 50 anos de seguidores e perseguidores de Cristo, n é o suficiente para os cristãos ter identidade???🤔🤔🤔

  • @josericardodefreitasfreita2293
    @josericardodefreitasfreita2293 6 місяців тому

    Professor Henrique gostaria de saber se você crer no DEUS criador descrito na Bíblia?

  • @quemescreveuabiblia8843
    @quemescreveuabiblia8843 2 роки тому

    Nada definido

  • @thyagomsario5895
    @thyagomsario5895 10 місяців тому

    Por falar nisso, tem algum conhecimento de, QUANDO A HUMANIDADE COMECOU A TER HÁBITOS NOTURNO (ja Q somos animais diurnos)???

  • @paulocortes3803
    @paulocortes3803 10 місяців тому +1

    É incrível como, na História, sempre há aqueles dispostos a aliviar o mal e, sutilmente ou não, depreciar o que há de bom...

    • @henriquegomes9326
      @henriquegomes9326 9 місяців тому +2

      Literalmente não tem nada disso no vídeo, viajou legal kkkk

  • @theophilov.a.s4997
    @theophilov.a.s4997 11 місяців тому

    Não há porque descredibilizar Tácito, com as técnicas de Frank Furth .
    A história e feita de registros históricos
    e nossa relação com ela e de certo grau de fé na testemunha.

    • @mrbr4587
      @mrbr4587 9 місяців тому +1

      Essa metodologia que vc citou é caracteristica do Positivismo, que já está total e completamente superada pela moderna historiografia. Mesmo no final do século XIX, os historicistas alemães já a criticava.

  • @elenirmartins3689
    @elenirmartins3689 2 роки тому

    Foi ele quem exilou o apóstolo João pra ilha de partimos.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +3

      Olá, Elenir! O que te leva a essa conclusão? Até eu onde sei, segundo as antigas tradições que identificam o autor do Apocalipse com o evangelista (e há controvérsia sobre essa identificação ainda na Antiguidade), o exílio teria sido na época de Domiciano.

    • @elenirmartins3689
      @elenirmartins3689 2 роки тому

      @@henriquecaldeira O templo veio a baixo com a destruição de Jerusalém ,que foi no ano setenta e o Apocalipse 1: 9:10 11 fala que João estava na ilha de patimos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus, escrevendo as sete igrejas da Ásia..Naquela época era Domiiciniano que estava no poder ,mas quem assumiu assumiu aquela querra de destruir Jerusalém foi seu filho general Tito.

  • @yuricorrea3766
    @yuricorrea3766 9 місяців тому

    Fato de ter só uma fonte torna-se no mínimo duvidoso.

  • @gabrielfernandescouto7684
    @gabrielfernandescouto7684 10 місяців тому +2

    Discordo da afirmação feita por alguns de que os cristãos não eram chamados assim na década de 60.
    1) Ora, na década de 60, já tinham transcorrido 30 anos da morte de Jesus, tempo suficiente para o aparecimento de alguma designação para eles.
    2) O livro dos Atos dos Apóstolos usa o termo "cristãos". A ideia de que o texto de Lucas é tardio (final do primeiro século ou começo do segundo século) foi criada apenas para tentar explicar a previsão da destruição de Jerusalém em Lucas 21. Não há outra razão importante. Seu único fundamento é o ceticismo revisionista contemporâneo. Nada além disso.
    3) Em favor da datação mais precoce do livro de Atos está o fim abrupto da narrativa sobre a viagem de Paulo para Roma. Como Lucas relata outros mártires, seria um grande final relatar o fim da carreira do grande apóstolo, dando sua vida pela fé. Lucas não o fez provavelmente porque os fatos ainda estavam se desenrolando à medida que ele escrevia sua obra.

  • @charlesodontocad2688
    @charlesodontocad2688 Рік тому

    sem relevancia esse passado...e muitos outros...

  • @user-ws6ri2bl7v
    @user-ws6ri2bl7v Місяць тому

    Ghiurfjiyfhiiouggh

  • @paulocortes3803
    @paulocortes3803 10 місяців тому

    O versículo 6 é uma clara alusão à perseguição de Nero, o atual e sanguinário imperador, o sexto entre os "sete reos".

  • @silvinoabraao5289
    @silvinoabraao5289 10 місяців тому

    Só os cristãos foram perseguidos em Roma? E os credos?🙂🤝

  • @jeanoliveira1744
    @jeanoliveira1744 2 роки тому +2

    Atos 11:26! Escrito por volta de 80 d.C, retratando um acontecimento do começo da Igreja, onde em Antioquia, foram, pela primeira vez, chamados cristãos. A Bíblia desbanca o 3° argumento por si só

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  2 роки тому +3

      Olá, Jean! Naturalmente, todos autores citados conhecem de trás para frente essa passagem. O problema é que a datação de Atos não é assim tão certa. Hoje há muitos historiadores que colocam Atos no início do século II, inclusive. Poderia ser um anacronismo. Além disso, os cristãos serem chamados por esse nome em Antioquia não implica necessariamente que essa identidade fosse algo estabelecido em todo o Império, quanto mais entre as autoridades. Não estou dizendo que a passagem não sirva para iluminar a discussão. Eu, pessoalmente, acredito que seja importantíssima. Só estou dizendo que as coisas são mais incertas do que costumamos admitir.

    • @PedroHenrique-ot7pb
      @PedroHenrique-ot7pb Рік тому

      Estranha história, mas essa questão de atos ter sido escrito no segundo século ainda é irrelevante, porque não há nenhuma evidência pra isso, muito pelo contrário, as evidências internas mostram que foi escrito na metade do primeiro século, porque não há menções a morte de Paulo, nem a destruição de Jerusalém, as informações de Gammaliel da década de 40 são muito precisas para terem sido escritas tão tardiamente. E a teoria que Lucas usou Josefo chega a ser ridícula, o trabalho de Josefo tava nas mãos do império romano e era complicado arranjar uma cópia, e há muitas informações de atos que divergem de Josefo pra ele ter sido usado como base.
      E clemente de Roma mencionou a morte de Pedro e Paulo no primeiro século, mais uma evidência.
      Você não pode usar apenas o viés dos estudiosos céticos, ainda mais esses que datam atos pro segundo século que são minoria, veja Craig Keener, ele falou que não tem como atos ter sido escrito depois do ano 70.

    • @yoshiyoshikira7326
      @yoshiyoshikira7326 Рік тому +6

      @@henriquecaldeira como atos foi escrito no século segundo se ele não menciona a destruição de Jerusalém?
      Os críticos textuais falaram que o autor claramente não sabia da destruição de Jerusalém nem da morte de Paulo, o que implicaria numa data muito mais cedo, Craig Keener estudioso do livro atos, ele examinou por 10 anos o livro, ele falou que não tem como atos ter sido escrito depois do ano 70, poucos teólogos e históriadores botam atos no segundo século, e quando botam usam um argumento muito ruim como Lucas ter usado Josefo(como ele usou josefo se as informações de ambos divergem e muito em certas partes? E se ele usou como base pra forjar um documento porque ele não mencionou a destruição de Jerusalém que era justamente um dos maiores eventos da época?).

  • @zzeliaszz2830
    @zzeliaszz2830 7 місяців тому +1

    ue, mas Nero perseguiu quem seguia a ideia de jesus? afinal, só porque na epoca não existia o nome Cristão não significa que ele não perseguiu quem acreditava em Jesus como filho de Deus.

  • @paulocortes3803
    @paulocortes3803 9 місяців тому +1

    Nero não apenas perseguiu os cristãos, mas foi um dos mais infames perseguidor dos cristãos! Foi para ele que S. Paulo apelou (Até 25, 10-12) quando preso. Foi a ele que se referiu S. João (Apc 13,18) com o número da besta! S. Pedro e S. Paulo foram martirizado em uma de suas perseguições!

  • @poneiexhenrique9657
    @poneiexhenrique9657 10 місяців тому +1

    Não sei porque essa história me faz lembrar do dia 08-01-23. Se eles querem mudar histórias acontecidas em curto espaço de tempo, o que dirá centenas, milhares de anos depois.

  • @thyagomsario5895
    @thyagomsario5895 10 місяців тому

    90 anos??? Caraca, mt gnt tava viva ainda, tempo suficiente pra um historiador entrevistar quem viveu 🤷🏿‍♂️

  • @nadirfaustino5229
    @nadirfaustino5229 3 місяці тому

    Ja existiam sim os Cristãos seguidores de Serapis Crestus do Egito. Eram conhecidos como Cristãos.

  • @pauloband9594
    @pauloband9594 Рік тому +1

    Este texto de Tácito está em Eusébio de Cesárea sem ele mencionar a fonte como Tácito. Provavelmente o texto de Eusébio foi intercalado pelos escribas Cristãos a partir do quarto séc. Os cristãos quiseram assumir para si que foram perseguidos e não os judeus, que eles jamais lamentaram ou respeitaram. Inclusive os cristãos foram os maiores e mais constantes perseguidores dos judeus.

    • @marceloenzo4863
      @marceloenzo4863 Рік тому

      Ambos foram perseguidos, o fato é que os cristãos que perseguiram judeus foram contra os ensinos dos Apóstolos

    • @pauloband9594
      @pauloband9594 Рік тому

      @@marceloenzo4863 é impossível saber o que os apóstolos ensinaram pois nenhum escreveu nada como testemunha.

    • @canalmundomortal1741
      @canalmundomortal1741 7 місяців тому

      Os judeus também perseguiram cristãos. Paulo foi um deles

    • @pauloband9594
      @pauloband9594 7 місяців тому

      @@canalmundomortal1741 grande possibilidade de ser uma invenção do criador de Paulo. Paulo não conhecia Jerusalém. Não podia trabalhar para o sinédrio.

  • @paulocortes3803
    @paulocortes3803 10 місяців тому +2

    São Nero, rogai por seus adoradores!

  • @explosovoateismo345
    @explosovoateismo345 8 місяців тому +1

    Deus é mito😉

  • @marxin1715
    @marxin1715 11 місяців тому

    Videozinho bem imparcial ein... Cita uma fonte bem duvidosa que sequer faz ruído entre os pares historiadores