13:40 - Explicação rápida sobre a máquina virtual 15:28 - Início da instalação do arch 19:30 - Particionamento e montagem dos discos 31:15 - Instalação dos pacotes 36:24 - Geração do arquivo fstab 38:50 - Mudança da iso para o sistema (Tudo feito a partir daqui, será refletido no sistema final) 41:25 - Habilitar português Brasil 45:38 - Definição do hostname, configs do arquivo hosts e criação da senha root 50:07 - Instalação de pacotes adicionais 54:58 - Edição do arquivo sudoers 56:40 - Instalação do grub 1:00:25 - Geração do arquivo de configuração do grub 1:02:50 - Instalação do grub em modo BIOS 1:04:10 - Um parabéns maroto hahahaha 1:05:35 - Instalações básicas de programas, utilitários e drivers 1:12:33 - Instalação do gnome 1:20:12 - Habilitar o network manager no boot 1:21:10 - Habilitando o gdm 1:21:39 - Primeiro login em modo GUI 1:28:25 - Finalização e agradecimentos finais O restante são algumas explicações interessantes. Dio, caraca, sensacional, ainda sou bem novo nesse mundo linux e estou partindo para a instalação do arch mais para aprendizado mesmo de como funciona o sistema e tals, mas mano, só com esse vídeo eu já aprendi e entendi muitas coisas que fazia e nem sabia o que era ou como funcionava por trás mesmo (inclusive, vi um comando que resolveu um problema meu com o servidor SQL Server na Digital Ocean, que nem tem a ver com o arch kkkkkkkkkk), tenho certeza de que, quando preparar meu ambiente aqui pra fazer essa instalação mesmo, vou aprender muito mais.
Pessoal, agradeço o apoio de todos para a produção desse conteúdo! Se alguém tiver essa paciência, pode ser legal anotar e comentar os timestamps do vídeo, se alguém fizer isso, eu fixarei o comentário aqui, muito obrigado e ajudem a compartilhar por favor :)
Excelente o video, vi metade ate agora. Você falou algo muito importante no inicio, "se voce não gosta de ler arch provavelmente não é pra vc", não adianta ter a wiki se o cara não tem paciencia e tempo nem pra entender como particionar o disco sem um gparted da vida.Recentemente reinstalei o arch por conta de ter colocado mais 1 HD, com tudo que preciso levei cerca de 10minutos com ssd e a internet boa, mas considerando a quantidade de explicações que vc deu justifica o tempo do video. Mas acho que videos longos assim assustam um pouco o publico e deixam um bloqueio mental em alguns sobre certas coisas. Vou recomendar seu video pra todo os novato que brotarem em algum grupo que estou apartir de agora, ja que eu por exemplo nem sempre tenho tempo e paciencia pra instruir alguem numa instalação.
@@carlosrfs99 Verdade, acabei esquecendo de mencionar ele. Para quem ficou na dúvida, é um arquivo txt que fica dentro da pasta do root. De um "ls" para verificar a existência dele e depois um cat install.txt ou nano install.txt para verificar o conteúdo. Obrigado pela lembrança Carlos! :)
Pra quem tá em notebook, não se utiliza mais o wifi-menu! No lugar dele se usa o iwctl, sendo os comandos necessários: # iwctl [iwd] device list [iwd] station scan [iwd] station get-networks [iwd] station connect ai dps é só sair do iwd com o comando exit.
Como você utiliza SSD, acredito que algumas outras pessoas também, indico ler e utilizar o sistema de arquivo F2FS. Ele é apropriado para SSD. Preserva a vida útil, em "contra mão" ao EXT4 ou EXT[3, 2, 1] que é programado pensando em discos rígidos, ou como tornar o processo de escrita e leitura, nesses dispositivos, mais rápido!
Só descobri seu material agora em 2023, mas ainda é um muito útil para quem deseja aprender Linux e ser um usuário cada vez mais avançado. Grande trabalho. Parabéns, Dio.
Sensacional! O Arch e o Gentoo estão virando "mitos", as pessoas querem conhecer mas não conseguem nem instalar para experimentar... Esse tipo de material é muito importante para que as pessoas tenham um caminho a seguir... Muito bom!
Dio, que alegria ver um vídeo sobre o Arch caprichado vindo de você. Eu posso até trocar a distro, mas sempre vou lembrar da instalação do Arch como a que mais me ensinou.
Update: É bom instalar o base-devel e o git também, isso dará a possibilidade de usar os packs AUR (Arch User Repository) onde o usuario encontrara uma quantidade "monstruosa" a mais de packs para instalar e usar. Quem ja esta com um sistema instalado, no Terminal usa o comando "pacman -S --needed base-devel git" sem as aspas. O --needed serve para não reinstalar packs que ja tem instalado.
Importante observação! No meu caso, uso um driver "proprietário" para meu Wireless funcionar corretamente... $ yay -Ss rtl8821au; >(depois de encontar o modelo adequado)> ; $ yay -S rtl8821au = depois é só partir para o abraço com meu TPLink de alta largura de banda na 5 Ghz! Hahahaha #Valew
Eu tô até agora imaginado o trabalho que deu pra fazer o levantamento dessas informações e ainda teve a edição do vídeo - trabalho a mais. Nossa, parabéns Dio.!
O problema não é instalar o Arch, e sim entender todos os passos, comandos, os porquês de cada coisa. Parabéns, Dio! Muito didática a instalação. Bom demais.
O meme veio pronto. Eu vejo o título Arch Linux e na mesma hora olho pro tempo do vídeo. rs Você começa a instalar ele na adolescência e termina na faze adulta. rs
se der sorte, já vi muitos aposentados que ainda não chegaram ném na metade, não não, minto, teve um que chegou na metade e viu que tinha que começar tudo de novo kakakakakakakak
Faz tempo que estou tentando e não consigo... Já tentei com vários tutoriais e sempre da algum erro, agora não consigo acessar o wifi-menu que diz que é comando invalido, ou seja, como diz um ditado antigo: É ruim mas é bom, sei lá... kkk
Bom dia amigo, vc me fez matar a saudade do Linux, parei quando a Conectiva vendeu, fiquei um pouco frustado, vou voltar a usar Linux e gostei deste Arch, me fez lembrar do tempo que a gente compilava os Kernel rsrsr abraços!!!
Sobre o sudo, se o usuário estiver no grupo wheel ele já pode usar sudo. E para editar o sudoers é melhor usar o comando visudo. Foi o melhor filme que eu vi nas últimas semanas kkkk Obrigado, Dio!
O meu GRUB só rodou com as partições em MBR, porque uso BIOS. Nesse caso a instalação é até mais simples, pois não precisa de partição de boot, deve-se utilizar a formatação MBR no fdisk invés da GPT, na hora de utilizar o cfdisk certifique-se que o / está em ext4, tipo 83 Linux e com a flag de Bootable. Basta montar no /mnt e prosseguir normalmente, lembrando do comando grub-install para bios e não EFI. Valeu Dio :).
Dio, suavidade? Esse é meu primeiro vídeo q to assistindo do seu canal e vou fuçar seu canal atrás de mais conteúdo. Muito obrigado pelo trabalho que você faz e disponibiliza na internet, tá sendo de grande ajuda! grande abraço
Eu até pensei em dormir, mas cada comando e cada explicação do Dio me fez ficar vidrado nesse video tutorial. Logo quando amanhecer estarei instalando esse lindo sistema.
Um vídeo que todo linuqueiro deveria assistir, independente de se pretende usar o Arch ou não. Só por passar por esse monte de configurações e detalhes técnicos.
Muito show! Pesquisei em várias fontes, testei vários tutoriais e nunca conseguia dar o boot na máquina após a configuração. A única fonte de pesquisa que consegui foi a sua. Parabéns! Você é o cara!
Se você foi um dos que encontrou com esse erro em 2020, grub-install: error: efibootmgr failed tô register the boot entry: no such file or directory, se resolve com grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --removable, descobri com um comentário do Natan Ventura, ajudou bastante.
Assisti em hoje o vídeo. E de todos, sem dúvidas o seu é o mais de entender o caminho. Eu sempre quis instalar o Arch Linux, mas sempre tive dificuldade. Hoje vou voltar a usar o linux e vai ser o Arch Linux. Parabéns pelo vídeo tutoria muito completo. Sucesso! Abraços.
Bicho, que tutorial maravilhoso. Vou entrar de cabeça nessas etapas, anotei tudo, vou executar aqui e dá meu feedback de sucesso ou não. Parabéns, tive muita paciência pra assistir 1h30 de vídeo. Depois vou dá uma lida no wiki do arch pra aprofundar conhecimento, mas estou aqui super contente e satisfeito com a sabedoria.
Dio, eu queria te agradecer por esse vídeo (até me emocionei quando consegui instalar o arch ksksksks) esse tutorial era oque todos precisávamos... E você que me incentivou a entrar nesse mundo Linux, apenas obrigado.
As possibilidades que o archwiki oferecem meio que deixam essa sensação de que vc está fazendo uma instalação incompleta mesmo, esse tutorial que vai direto no que precisa ajudou mt!!
Sinceramente, não pretendo instalar um Arch tão cedo, sem tempo e paciência para isso, porém, recomendo muito que assistam o video, pois da para aprender muita coisa, mesmo para quem não pretende instalar o Arch, da pra esclarecer muita coisa sobre o funcionamento do Linux com esse vídeo, pois vc vê passo a passo como é a logica da instalação de um Linux, muita duvida que eu tinha foi esclarecida!! Parabéns e obrigado pelo video.
Dio! Primeira vez usando o Arch Linux por aqui thanks to you! Meu notebook Thinkpad T450 de estudos estava com o Ubuntu, eu uso apenas o Browser para isso(sou bem cloud), e raramente o Nautilus, mas o Ubuntu tinha varias coisas instaladas, perfumaria etc. Agora com o Arch Linux eu evitei os junks que vc disse rsrs e so instalei oque eu quiz, Firefox, Nautilus e Terminal (nem precisaria do terminal, estou pensando em reinstalar o Arch rsrrs pq posso usar um terminal control+alt+f2 ate f.. para abrir um tty, se caso eu precisar) nem loja de app eu instalei. Eu adorei esse video abriu minha mente! Usei muitos anos o Ubuntu mas nunca tinha entendido a logica do Linux e agora sim eu entendo depois deste video inclusive isso serviu para eu entender mais ainda como Windows, Apple, Android e tals funciona, a logica e semelhante mas eles sao proprietarios dai ja tem de quebrar umas regras para mecher no stack deles por assim dizer. Muito Obrigado Dio! Oque eu posso fazer para ajudar talvez, eu decorei os simbolos >> 8 ou seja 9 maior que 8, 8 < 9 quer dizer 8 menor que 9. Mais uma vez muito obrigado Dio! Vo brincar mais ainda com o Arch!
Depois de quase 20 anos usando o Slackware, resolvi dar uma olhada em outra distro. Tentei o Debian e não me senti à vontade e não consigo gostar de Ubuntu e similares. Vou dar uma chance para o Arch Linux e esse tutorial foi fundamental para começar a testá-lo. Vamos ver se finalmente conseguirei usar meu certificado digital no Linux. Obrigado pelo esforço.
Helo!!!!! Instalei finalmente o Arch, instalei tudo o que precisava, todos os programas que usava no Debian/Ubuntu, no final "dentro dos limites" me senti quando comecei lá no Conectiva & Slacware, havia perguntado como criar uma Distro do Zero, sua resposta foi determinante "reinventar a roda" e pensei bem, no Arch finalmente consegui fazer o que planejava e queria! Muito Obrigado DIO
Só quero agradecer o Dio pela segmentação e paciência em elaborar cada passa desse artigo e passo a passo do Arch Linux, depois de ler, e assistir o video e resolver alguns problemas em maquina com Hardware complexo assim conseguindo resolver grande parte dos problemas com o artigo e no fórum do ArchWiki.
Comentando antes de ver, só pra agradecer por esse vídeo. Estava interessado em testá-lo há muito tempo mas nunca tomei iniciativa kkkk amanhã mesmo colocarei essa aula em prática
Já resolvi a questão do grub, que não abria, o grub não estava funcionando corretamente porque eu não tinha instalado o karnel adequado; na parte que se deve instalar os pacotes básicos eu coloquei o karnel junto , aí funcionou . E estou com o ARCHI LINUX butando com o grub e rodando direitinho, com gnome. raças a esse tutorial, muito bem feito . Agradeço ao Diolinox. Sou +linux.
No vídeo só esta "pacstrap /mnt base" mas no artigo esta assim "pacstrap /mnt base linux linux-firmware" . Outra coisa no meu, que esta no Virtualbox , não estava funcionando o comando "nano" depois daqui (38:50 - Mudança da iso para o sistema) , mas depois de tentar varias vezes consegui, fiz isso "pacman -S nano" não sei porque mas o sistema não tinha o pacote "nano" . minha iso e essa "archlinux-2020.10.01-x86_64"
Excelente tutorial. Comecei a fazer faculdade de Análise e desenvolvimento de Sistemas porque gosto de programação. Estou estudando por conta própria a linguagem Java. Me interessa muit aprender depois a linguagem C++, e percebi que esses ">>" do linux tem a mesma finalidade que em C/C++
Tentei 4 vezes nessas quarentena, ainda não deu certo, eu estava fazendo como EFI em vez de Boot..kkkk vou tentar a quinta vez. Fora o que tem no vídeo tive que instalar o nano. Aqui no vídeo tem uma barra invertida em en@quot e no material não. Nessa quarentena separei 60 vídeos desde o começo do canal para assistir, acho que já assisti uns 30. Muito bom o canal, nesse vídeo eu só acho que algumas partes que faltou alguma coisa no comando seria bom ter editado ou avisado antes da gente dar enter. Na hora que ele falava que faltou algo e eu já tinha precionado enter, chega deu dor de barriga...kkkkk sei que posso cancelar o comando com Ctrl C mas Nessa hora tudo que a gente não quer é arriscar perder o que está fazendo, no meu caso onde o Dio fala que o download foi de apenas 8 minutos aqui foi mais de uma hora..kkkkk mas estou gostando, aprendi várias coisas. Sou seu fan, valeu, falou! 👍👍👍
Eu sou usuário do Manjaro e estou gostando bastante. É bom ter esse tutorial caso eu queira experimentar o Arch "puro" mesmo. Valeu pelo tutorial. Ótimo trabalho..
ainda não terminei de ver tudo, estou iniciando minha jornada definitiva para o Linux, já tive experiência, mas não consegui manter devido aos programas gráficos que uso com frequência no RuWindows, quero sair dessa prisão kkkk... enfim, legal conhecer o Arch, e assim que passar de um Dev novato para +, certamente este vídeo será ideal para eu experimentar essa distro. Abraços e muito obrigado.
Valeu Dionatan. Já tentei me aventurar no Arch mas não tive muito sucesso. Com este vídeo até me animei em tentar novamente. O próximo vídeo agora, vai ser de Slackware.
Parabéns, Dio! Eu parto do principio do "faça você mesmo" e esse artigo vai contribuir muito com isso, com certeza. Eu já utilizo o Manjaro Mate por enquanto me sinto satisfeito, porém quando eu puder dispor de tempo irei sim aplicar esses ensinamento para montar meu sistema. Agradecido!
instalado e aprovado, tive que mudar umas coisinhas para o teclado permanecer em pt_BR abnt2, mas fora isso.... rodando macio....muito obrigado....já imprimi o tutorial para uma possivel formatação....
Muito bom mano, assistir o video lendo seu post e o wiki arch ficou muito mais fácil de entender! Senti que você seguiu os pontos do guia de instalação bem direitinho e ainda conseguiu por mais informação! Vlw pelo trabalho!
Sempre usei Windows.. Me interessei pelo Linux assistindo seus videos e acessando seu site.. fui aos poucos pegando gosto pelas distros.. comecei no deepin, passei pro Ubuntu e em seguida Debian.. hoje estou me interessando cada vez mais pelo Arch.. Linux é simplesmente viciante!.. Parabéns pelo seu trabalho.. continue assim! Excelente vídeo!
Parabens pelo video,ja instalei Ubuntu,essa é a segunda distro que estou instalando desde que cai de paraquedas no seu canal ,ainda nao consegui instala o Arch mais to na luta ,agradeço pelo conhecimento compartilhado conosco.
Muito bom o conteúdo! Eu estava pensando em fazer um tutorial de instalação quando eu fosse me aventurar em instalar o Arch de novo, mas vejo que vou apenas linkar para teu conteúdo e deixar só um passo-a-passo-para-mim-mesmo no meu blog, como referência. Já usei várias distros Linux e usei o Arch um bom tempo e tinha parado de usar. Gosto muito dele e da filosofia de ser justamente o estilo "faça você mesmo". Na época que usei, era em um notebook HP Pavillion zv5000. Tive toda sorte de problemas e consegui resolver sempre buscando informação na Wiki e na comunidade. Ah, quantas vezes não tive que corrigir o sistema de arquivos ext3 por "falha de journaling". Bons tempos. Eu não conhecia o ext4 na época. Utilizava ele com KDE. Tava lindo de se ver e muito mais veloz que o Windows 7. Já me inscrevi no canal e vou conferir o de games também! Sempre tenho curiosidade de saber como anda esse ramo no mundo Linux. Obrigado!
[41:00] Estive olhando a manpage do *hwclock* e me parece que disse certo, mas -o raciocíno lógico ficou equivocado- : O relógio da bios fica sincronizado com o do sistema, ENTÃO, se o relógio do sistema estiver errado o da bios ficará errado. O sistema define a bios e não o contrário como disse. Estou engatinhando no linux, mas se entendi certo, a sugestão da archwiki me parece a correta. Ficaria como disse, _se o relógio da bios estiver errado o do sistema fica também_ , caso tivesse dado a opção *--hctosys* : _Set the System Clock from the Hardware Clock_ Ótimo vídeo. Me encorajou a passar fds lendo a wiki pra aprender mais.
Po cara, real, essa fita de "dá esse comando ai. Eita, não era esse, faz esse outro aqui. Se você fizer o primeiro dá tudo errado" realmente me complicou
Que show dio! Esse realmente é um dos melhores vídeos hahahah.. a respeito do >> vou te ensinar uma coisa que eu nunca mais fiquei em dúvida também kkkk. E só você cortar o sinal e ver se virar um 7 e maior se virar o 4 e menor . E mais uma vez sucesso ..... Eu ainda quero jogar lá o underlords hahahahah forte abraço meu amigo ..... Sucesso 10....
Tentei instalar usando seu tutorial hoje 02/10/2021, deu erro ao utilizar nano após o "CHROOT", fui no fórum da wiki, eles recomendaram instalar o pacote nano sudo antes de logar no chroot, e assim fiz e voltei pro seu tutorial e deu certo o restante do passo a passo. Vlw...😀😀
Gosto muito das distros RR (já usei o Manjaro e o OpenSuse Tumbleweed) mas meu notebook tem um wifi muito porco, e a cada atualização de kernel é um parto fazer funcionar, ai a gnt fica no que tá dando certo, o KDE Neon (quase uma RR hausahsuah). Grande vídeo Dio, esse tipo de conteúdo tupiniquim tem que ser exaltado. Um dia, em uma bela manhã de sol quem sabe, usarei esse vídeo pra instalar o Arch =D
Amigos, se alguém ainda está seguindo esse tutorial e estiver com problemas no comando do grub-install ( ele retorna que o efibootmgr o diretório não é encotrado) Eu usei o seguinte comando para resolver : grub-install --target=x86_64-efi --bootloader-id=GRUB --efi-directory=/boot/efi --no-nvram --removable
Dio , video super bacana, mas com certeza o cara tem que ter muita paciência para criar um sistema do zero e pouco pratico, apesar de ficar super personalizado e leve. parece prova de certificação tipo instala Arch que já é. obrigado assisti até o final e foi muito bom.vlw.
13:40 - Explicação rápida sobre a máquina virtual
15:28 - Início da instalação do arch
19:30 - Particionamento e montagem dos discos
31:15 - Instalação dos pacotes
36:24 - Geração do arquivo fstab
38:50 - Mudança da iso para o sistema (Tudo feito a partir daqui, será refletido no sistema final)
41:25 - Habilitar português Brasil
45:38 - Definição do hostname, configs do arquivo hosts e criação da senha root
50:07 - Instalação de pacotes adicionais
54:58 - Edição do arquivo sudoers
56:40 - Instalação do grub
1:00:25 - Geração do arquivo de configuração do grub
1:02:50 - Instalação do grub em modo BIOS
1:04:10 - Um parabéns maroto hahahaha
1:05:35 - Instalações básicas de programas, utilitários e drivers
1:12:33 - Instalação do gnome
1:20:12 - Habilitar o network manager no boot
1:21:10 - Habilitando o gdm
1:21:39 - Primeiro login em modo GUI
1:28:25 - Finalização e agradecimentos finais
O restante são algumas explicações interessantes.
Dio, caraca, sensacional, ainda sou bem novo nesse mundo linux e estou partindo para a instalação do arch mais para aprendizado mesmo de como funciona o sistema e tals, mas mano, só com esse vídeo eu já aprendi e entendi muitas coisas que fazia e nem sabia o que era ou como funcionava por trás mesmo (inclusive, vi um comando que resolveu um problema meu com o servidor SQL Server na Digital Ocean, que nem tem a ver com o arch kkkkkkkkkk), tenho certeza de que, quando preparar meu ambiente aqui pra fazer essa instalação mesmo, vou aprender muito mais.
Muitíssimo obrigado.
Vlw man
Obrigado!
muito obrigado amigo você é um amigo
disparado o comentário mais útil desse vídeo, agradeço!
SUMÁRIO
0:00:00 Introdução
0:08:54 Download
0:15:24 Iniciando instalação
0:16:14 Configurar layout do teclado
0:17:22 Testar conexão com a internet
0:19:28 Particionamento
0:25:38 Formatação
0:36:07 Criar fstab
0:38:49 Configurar fuso-horário (opcional)
0:40:56 Configurar Hora (opcional)
0:41:27 Alterar idioma (opcional)
0:44:32 Configurar formato do teclado (opcional)
0:45:28 Alterar hostname (opcional)
0:46:17 Configurar /etc/hosts
0:47:52 Alterar senha
0:48:15 Criar usuários (opcional)
0:50:07 Instalando pacotes
0:56:22 Instalando bootloader (grub)
1:04:50 Primeiro boot \o/ e habilitando serviço de rede
1:08:13 Instalando Xorg
1:09:07 Instalando drivers de vídeo
1:11:49 Instalando interface (GNOME)
1:19:42 Primeiro boot com a interface (\o/) e criando novo usuário
1:25:45 Testes finais
1:28:26 Finalização
up
uppu
vc e um Deus
Pessoal, agradeço o apoio de todos para a produção desse conteúdo! Se alguém tiver essa paciência, pode ser legal anotar e comentar os timestamps do vídeo, se alguém fizer isso, eu fixarei o comentário aqui, muito obrigado e ajudem a compartilhar por favor :)
Excelente o video, vi metade ate agora. Você falou algo muito importante no inicio, "se voce não gosta de ler arch provavelmente não é pra vc", não adianta ter a wiki se o cara não tem paciencia e tempo nem pra entender como particionar o disco sem um gparted da vida.Recentemente reinstalei o arch por conta de ter colocado mais 1 HD, com tudo que preciso levei cerca de 10minutos com ssd e a internet boa, mas considerando a quantidade de explicações que vc deu justifica o tempo do video. Mas acho que videos longos assim assustam um pouco o publico e deixam um bloqueio mental em alguns sobre certas coisas. Vou recomendar seu video pra todo os novato que brotarem em algum grupo que estou apartir de agora, ja que eu por exemplo nem sempre tenho tempo e paciencia pra instruir alguem numa instalação.
E existe tambem o install.txt na iso, nele vc pode conferir os passos principais caso esqueça algum.
Em UEFI geralmente aproveito e uso o bootctl do systemd mesmo. Não entendo a obsessão de algumas pessoas com grub.
@@carlosrfs99 Verdade, acabei esquecendo de mencionar ele.
Para quem ficou na dúvida, é um arquivo txt que fica dentro da pasta do root.
De um "ls" para verificar a existência dele e depois um cat install.txt ou nano install.txt para verificar o conteúdo. Obrigado pela lembrança Carlos! :)
@@carlosrfs99 Acho q não chega a ser uma obceção, é mais um hábito. Igual tomar café de manhã. :D
Pra quem tá em notebook, não se utiliza mais o wifi-menu! No lugar dele se usa o iwctl, sendo os comandos necessários:
# iwctl
[iwd] device list
[iwd] station scan
[iwd] station get-networks
[iwd] station connect
ai dps é só sair do iwd com o comando exit.
ah e nao esqueçam de instalar os pacotes dhcpcd, NetworkManager e o iwd no chroot
Como você utiliza SSD, acredito que algumas outras pessoas também, indico ler e utilizar o sistema de arquivo F2FS. Ele é apropriado para SSD. Preserva a vida útil, em "contra mão" ao EXT4 ou EXT[3, 2, 1] que é programado pensando em discos rígidos, ou como tornar o processo de escrita e leitura, nesses dispositivos, mais rápido!
vlw pela dica cara
Só descobri seu material agora em 2023, mas ainda é um muito útil para quem deseja aprender Linux e ser um usuário cada vez mais avançado. Grande trabalho. Parabéns, Dio.
Sensacional! O Arch e o Gentoo estão virando "mitos", as pessoas querem conhecer mas não conseguem nem instalar para experimentar... Esse tipo de material é muito importante para que as pessoas tenham um caminho a seguir... Muito bom!
Eu so uso Gentoo e Redcore nos meus pc's
Dio, que alegria ver um vídeo sobre o Arch caprichado vindo de você. Eu posso até trocar a distro, mas sempre vou lembrar da instalação do Arch como a que mais me ensinou.
Que bom que você gostou Bruna! :)
E o Oscar vai para ... Dionatan.
Ficou excelente esse longa metragem!
Vou sempre lembrar dessa aula. 👏👏👏
Parabéns!!!
Update: É bom instalar o base-devel e o git também, isso dará a possibilidade de usar os packs AUR (Arch User Repository) onde o usuario encontrara uma quantidade "monstruosa" a mais de packs para instalar e usar. Quem ja esta com um sistema instalado, no Terminal usa o comando "pacman -S --needed base-devel git" sem as aspas. O --needed serve para não reinstalar packs que ja tem instalado.
muito obrigado pela informação meu caro!!
Importante observação! No meu caso, uso um driver "proprietário" para meu Wireless funcionar corretamente... $ yay -Ss rtl8821au; >(depois de encontar o modelo adequado)> ; $ yay -S rtl8821au = depois é só partir para o abraço com meu TPLink de alta largura de banda na 5 Ghz! Hahahaha #Valew
Eu tô até agora imaginado o trabalho que deu pra fazer o levantamento dessas informações e ainda teve a edição do vídeo - trabalho a mais. Nossa, parabéns Dio.!
Esperando você criar coragem para fazer um tutorial do Gentoo... Parabéns por incentivar e divulgar conteúdo sobre o mundo linux.
O problema não é instalar o Arch, e sim entender todos os passos, comandos, os porquês de cada coisa. Parabéns, Dio! Muito didática a instalação. Bom demais.
O meme veio pronto. Eu vejo o título Arch Linux e na mesma hora olho pro tempo do vídeo. rs Você começa a instalar ele na adolescência e termina na faze adulta. rs
se der sorte, já vi muitos aposentados que ainda não chegaram ném na metade, não não, minto, teve um que chegou na metade e viu que tinha que começar tudo de novo kakakakakakakak
@O Programador Astuto E quando chega esse momento ? depois de quebrar muito a cabeça? rsrs
@@CaminhoNoMarketing Não precisa quebrar tanto a cabeça assim não a arch wiki ajuda MUITO.
@@LuisRoseno Obrigado pela dica.
Faz tempo que estou tentando e não consigo... Já tentei com vários tutoriais e sempre da algum erro, agora não consigo acessar o wifi-menu que diz que é comando invalido, ou seja, como diz um ditado antigo: É ruim mas é bom, sei lá... kkk
Bom dia amigo, vc me fez matar a saudade do Linux, parei quando a Conectiva vendeu, fiquei um pouco frustado, vou voltar a usar Linux e gostei deste Arch, me fez lembrar do tempo que a gente compilava os Kernel rsrsr abraços!!!
Sobre o sudo, se o usuário estiver no grupo wheel ele já pode usar sudo. E para editar o sudoers é melhor usar o comando visudo. Foi o melhor filme que eu vi nas últimas semanas kkkk Obrigado, Dio!
O meu GRUB só rodou com as partições em MBR, porque uso BIOS. Nesse caso a instalação é até mais simples, pois não precisa de partição de boot, deve-se utilizar a formatação MBR no fdisk invés da GPT, na hora de utilizar o cfdisk certifique-se que o / está em ext4, tipo 83 Linux e com a flag de Bootable. Basta montar no /mnt e prosseguir normalmente, lembrando do comando grub-install para bios e não EFI.
Valeu Dio :).
Dio, suavidade? Esse é meu primeiro vídeo q to assistindo do seu canal e vou fuçar seu canal atrás de mais conteúdo. Muito obrigado pelo trabalho que você faz e disponibiliza na internet, tá sendo de grande ajuda!
grande abraço
Excelente. Saludos de Venezuela
Me encantaría si algún día puedes hacer un tutorial de gentoo.
Es interesante pero es muy difícil para entusiastas.
Se o Dio fizer tutorial de Gentoo vai ser uma série com mais episódio que Simpsons
@@mansurafa só compilar a kde plasma demora uma temporada inteira
Sobre Linux no hay canal de youtube en español de tu categoría.
Felicidades.
Parabens. 👍 👍 👍
Cara, baita trabalho que vc teve. Esse mais do q qq outro, definitivamente merece like. Obg por compartilhar o conhecimento conosco nesse conteúdo.
Nossa mano teu canal é muito bom, se assistir todos os teus videos a pessoa sai um expert em linux, estas de parabéns!!!
legal demais, que tempo maravilhoso você receber um conteúdo desse de graça, com tanta dedicação em alta resolução! um abraço amigo muito obrigado
Eu até pensei em dormir, mas cada comando e cada explicação do Dio me fez ficar vidrado nesse video tutorial. Logo quando amanhecer estarei instalando esse lindo sistema.
Um vídeo que todo linuqueiro deveria assistir, independente de se pretende usar o Arch ou não. Só por passar por esse monte de configurações e detalhes técnicos.
Depois de 3 horas e 3 dias... Posso gritar que TETUDO INSTALADO é a melhor sensação do mundo!
Muito show! Pesquisei em várias fontes, testei vários tutoriais e nunca conseguia dar o boot na máquina após a configuração. A única fonte de pesquisa que consegui foi a sua. Parabéns! Você é o cara!
Se você foi um dos que encontrou com esse erro em 2020, grub-install: error: efibootmgr failed tô register the boot entry: no such file or directory, se resolve com grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --removable, descobri com um comentário do Natan Ventura, ajudou bastante.
Nunca cliquei num video tão rápido! Muito obrigado!
Eae diolinux, eu fiz dualbot do windows com linuxmint, estou gostando muito de linux, nunca tinha usado, e ainda começei a estudar python...
Python é bom demais.
@@nightlordsmen Sim, gostei demais da interface do linux.
Aproveita e ja aprende AI e redes neurais em python
Tem que aprender língua portuguesa também
@@tony8336 ?
Assisti em hoje o vídeo. E de todos, sem dúvidas o seu é o mais de entender o caminho. Eu sempre quis instalar o Arch Linux, mas sempre tive dificuldade. Hoje vou voltar a usar o linux e vai ser o Arch Linux. Parabéns pelo vídeo tutoria muito completo. Sucesso! Abraços.
Bicho, que tutorial maravilhoso. Vou entrar de cabeça nessas etapas, anotei tudo, vou executar aqui e dá meu feedback de sucesso ou não. Parabéns, tive muita paciência pra assistir 1h30 de vídeo. Depois vou dá uma lida no wiki do arch pra aprofundar conhecimento, mas estou aqui super contente e satisfeito com a sabedoria.
Dio, eu queria te agradecer por esse vídeo (até me emocionei quando consegui instalar o arch ksksksks) esse tutorial era oque todos precisávamos... E você que me incentivou a entrar nesse mundo Linux, apenas obrigado.
Dio, deu MUITO trabalho, mas ficou MUITO bom e ajudou MUITA gente (como eu).
Abraço
As possibilidades que o archwiki oferecem meio que deixam essa sensação de que vc está fazendo uma instalação incompleta mesmo, esse tutorial que vai direto no que precisa ajudou mt!!
Sinceramente, não pretendo instalar um Arch tão cedo, sem tempo e paciência para isso, porém, recomendo muito que assistam o video, pois da para aprender muita coisa, mesmo para quem não pretende instalar o Arch, da pra esclarecer muita coisa sobre o funcionamento do Linux com esse vídeo, pois vc vê passo a passo como é a logica da instalação de um Linux, muita duvida que eu tinha foi esclarecida!! Parabéns e obrigado pelo video.
Já experimentei muitas distribuições, mas nenhuma me passa a mesma confiança que o Arch Linux me passa. Parabéns pelo tutorial, Dio!
Me tornando membro neste momento. Seu canal é Top 10 - Parada obrigatória para quem quer aprender Lnx!
Dio! Primeira vez usando o Arch Linux por aqui thanks to you! Meu notebook Thinkpad T450 de estudos estava com o Ubuntu, eu uso apenas o Browser para isso(sou bem cloud), e raramente o Nautilus, mas o Ubuntu tinha varias coisas instaladas, perfumaria etc. Agora com o Arch Linux eu evitei os junks que vc disse rsrs e so instalei oque eu quiz, Firefox, Nautilus e Terminal (nem precisaria do terminal, estou pensando em reinstalar o Arch rsrrs pq posso usar um terminal control+alt+f2 ate f.. para abrir um tty, se caso eu precisar) nem loja de app eu instalei. Eu adorei esse video abriu minha mente! Usei muitos anos o Ubuntu mas nunca tinha entendido a logica do Linux e agora sim eu entendo depois deste video inclusive isso serviu para eu entender mais ainda como Windows, Apple, Android e tals funciona, a logica e semelhante mas eles sao proprietarios dai ja tem de quebrar umas regras para mecher no stack deles por assim dizer. Muito Obrigado Dio! Oque eu posso fazer para ajudar talvez, eu decorei os simbolos >> 8 ou seja 9 maior que 8, 8 < 9 quer dizer 8 menor que 9. Mais uma vez muito obrigado Dio! Vo brincar mais ainda com o Arch!
Depois de quase 20 anos usando o Slackware, resolvi dar uma olhada em outra distro. Tentei o Debian e não me senti à vontade e não consigo gostar de Ubuntu e similares. Vou dar uma chance para o Arch Linux e esse tutorial foi fundamental para começar a testá-lo. Vamos ver se finalmente conseguirei usar meu certificado digital no Linux. Obrigado pelo esforço.
Helo!!!!! Instalei finalmente o Arch, instalei tudo o que precisava, todos os programas que usava no Debian/Ubuntu, no final "dentro dos limites" me senti quando comecei lá no Conectiva & Slacware, havia perguntado como criar uma Distro do Zero, sua resposta foi determinante "reinventar a roda" e pensei bem, no Arch finalmente consegui fazer o que planejava e queria! Muito Obrigado DIO
Só quero agradecer o Dio pela segmentação e paciência em elaborar cada passa desse artigo e passo a passo do Arch Linux, depois de ler, e assistir o video e resolver alguns problemas em maquina com Hardware complexo assim conseguindo resolver grande parte dos problemas com o artigo e no fórum do ArchWiki.
Comentando antes de ver, só pra agradecer por esse vídeo. Estava interessado em testá-lo há muito tempo mas nunca tomei iniciativa kkkk amanhã mesmo colocarei essa aula em prática
Muito bom, até para quem está começando a conhecer o sistema Linux...uma aula muito boa de comandos.
Caramba, parabéns pra nós que assistimos até o final.
Parabéns Dio.
Já resolvi a questão do grub, que não abria, o grub não estava funcionando corretamente porque eu não tinha instalado o karnel adequado; na parte que se deve instalar os pacotes básicos eu coloquei o karnel junto , aí funcionou . E estou com o ARCHI LINUX butando com o grub e rodando direitinho, com gnome. raças a esse tutorial, muito bem feito . Agradeço ao Diolinox. Sou +linux.
Muito obrigado pelo vídeo, Dio. Eu não teria paciência de fazer kkkk.
O cfdisk grava todas as mudanças com apenas um write sim. Abraço!
Esperou o jogo da seleção acabar. Muito inteligente 😂😂
Foi sem querer, o vídeo sai sempre na mesma hora :)
merece demaaaaais todo apoio. o conteúdo é top demais
os "plus plus" ou "parâmetros " como você referiu se chamam "aspas angulares", muito utilizadas na linguagem C++.
Dio é a segunda vez que eu tô fazendo alguma sobre linux e vc posta um vídeo sobre, incrível cara
Meus parabéns. Estou começando nessa viagem do Linux e seu post me ajudou muito. Fantástico trabalho. Vídeo para assistir várias e várias vezes.
No vídeo só esta "pacstrap /mnt base" mas no artigo esta assim "pacstrap /mnt base linux linux-firmware" .
Outra coisa no meu, que esta no Virtualbox , não estava funcionando o comando "nano" depois daqui (38:50 - Mudança da iso para o sistema) , mas depois de tentar varias vezes consegui, fiz isso "pacman -S nano" não sei porque mas o sistema não tinha o pacote "nano" . minha iso e essa "archlinux-2020.10.01-x86_64"
Excelente tutorial. Comecei a fazer faculdade de Análise e desenvolvimento de Sistemas porque gosto de programação. Estou estudando por conta própria a linguagem Java. Me interessa muit aprender depois a linguagem C++, e percebi que esses ">>" do linux tem a mesma finalidade que em C/C++
Um dos melhores vídeos que já assisti !!!! Obrigado Dionatan !!!!!
Próximo fim de semana vou brincar com este meliante, parabéns pelo excelente trabalho Dio. Vou ver aqui agora só pra dar aquela pré-curiada.
Começa instalar em 15:32, obrigado Dio, ótimo vídeo!
Dio é um piadista. Eu teria ficado puto na parte do erro de grub. Tutorial show.
To instalando pela primeira vez um linux e resolvi um arch. Salvou diolinux, vlwww
Parabéns pelo conteúdo Dio! Esse é daqueles vídeos que infelizmente não tem muita repercussão e dá muito trabalho, mas a gente que utiliza agradece!!!
Esse vídeo e a cereja do bolo haha, estava a anos esperando isso em seu canal.
Valeu!
Diolinux, excelente video.
30:58 - O comando lsblk é bem legal para mostrar as partições montadas.
Video show de bola. OBS: colocar os mirros BR no topo do mirrorlist fez uma diferença brutal pra mim nos downloads ;)
pois é: dá uma diferença de 10 vezes mesmo.
Tentei 4 vezes nessas quarentena, ainda não deu certo, eu estava fazendo como EFI em vez de Boot..kkkk vou tentar a quinta vez. Fora o que tem no vídeo tive que instalar o nano. Aqui no vídeo tem uma barra invertida em en@quot e no material não.
Nessa quarentena separei 60 vídeos desde o começo do canal para assistir, acho que já assisti uns 30.
Muito bom o canal, nesse vídeo eu só acho que algumas partes que faltou alguma coisa no comando seria bom ter editado ou avisado antes da gente dar enter. Na hora que ele falava que faltou algo e eu já tinha precionado enter, chega deu dor de barriga...kkkkk sei que posso cancelar o comando com Ctrl C mas Nessa hora tudo que a gente não quer é arriscar perder o que está fazendo, no meu caso onde o Dio fala que o download foi de apenas 8 minutos aqui foi mais de uma hora..kkkkk mas estou gostando, aprendi várias coisas.
Sou seu fan, valeu, falou! 👍👍👍
provavelmente seja problema com a montagem/formatação da partição /mnt/boot. Precisa montar ele no meio da instalação, antes do grub-install
Eu sou usuário do Manjaro e estou gostando bastante. É bom ter esse tutorial caso eu queira experimentar o Arch "puro" mesmo. Valeu pelo tutorial. Ótimo trabalho..
ainda não terminei de ver tudo, estou iniciando minha jornada definitiva para o Linux, já tive experiência, mas não consegui manter devido aos programas gráficos que uso com frequência no RuWindows, quero sair dessa prisão kkkk... enfim, legal conhecer o Arch, e assim que passar de um Dev novato para +, certamente este vídeo será ideal para eu experimentar essa distro. Abraços e muito obrigado.
amoooo esse canal, eu tinha pedido por esse video na live e ele fez S2 melhor canal sobre linux
Excelente tutorial, bem explicado, parabéns
Dio. Finalmente terei coragem de tentar instalar o Archlinux 32 para o meu PC de 16 anos!
Valeu Dionatan. Já tentei me aventurar no Arch mas não tive muito sucesso. Com este vídeo até me animei em tentar novamente. O próximo vídeo agora, vai ser de Slackware.
Parabéns, Dio! Eu parto do principio do "faça você mesmo" e esse artigo vai contribuir muito com isso, com certeza. Eu já utilizo o Manjaro Mate por enquanto me sinto satisfeito, porém quando eu puder dispor de tempo irei sim aplicar esses ensinamento para montar meu sistema.
Agradecido!
instalado e aprovado, tive que mudar umas coisinhas para o teclado permanecer em pt_BR abnt2, mas fora isso.... rodando macio....muito obrigado....já imprimi o tutorial para uma possivel formatação....
Melhor do que Domingo Maior =)
Parabéns, Dio. Esse não é um conteúdo que se acha em qualquer lugar.
Muito bom mano, assistir o video lendo seu post e o wiki arch ficou muito mais fácil de entender! Senti que você seguiu os pontos do guia de instalação bem direitinho e ainda conseguiu por mais informação! Vlw pelo trabalho!
Ótimo vídeo amigo, porém só lembrando que atualmente a conexão wifi n é mais feita usando o wifi-menu (netctl) e sim o iwd c:
Muito obrigado Dio, deu certinho agora. Fiz na VBox, agora é tomar coragem e instalar no PC. Um abraço e obrigado!
Tava aguardando esse vídeo kkkkkk
E talvez até o Gentoo em próximos videos
Melhor aula de Linux que eu assisti no YT...👍
Sempre usei Windows.. Me interessei pelo Linux assistindo seus videos e acessando seu site.. fui aos poucos pegando gosto pelas distros.. comecei no deepin, passei pro Ubuntu e em seguida Debian.. hoje estou me interessando cada vez mais pelo Arch.. Linux é simplesmente viciante!.. Parabéns pelo seu trabalho.. continue assim! Excelente vídeo!
Parabens pelo video,ja instalei Ubuntu,essa é a segunda distro que estou instalando desde que cai de paraquedas no seu canal ,ainda nao consegui instala o Arch mais to na luta ,agradeço pelo conhecimento compartilhado conosco.
25:08 sim, apenas 1 "write" já é o suficiente para salvar todas as alterações.
Muito bom o conteúdo! Eu estava pensando em fazer um tutorial de instalação quando eu fosse me aventurar em instalar o Arch de novo, mas vejo que vou apenas linkar para teu conteúdo e deixar só um passo-a-passo-para-mim-mesmo no meu blog, como referência.
Já usei várias distros Linux e usei o Arch um bom tempo e tinha parado de usar. Gosto muito dele e da filosofia de ser justamente o estilo "faça você mesmo". Na época que usei, era em um notebook HP Pavillion zv5000. Tive toda sorte de problemas e consegui resolver sempre buscando informação na Wiki e na comunidade. Ah, quantas vezes não tive que corrigir o sistema de arquivos ext3 por "falha de journaling". Bons tempos. Eu não conhecia o ext4 na época. Utilizava ele com KDE. Tava lindo de se ver e muito mais veloz que o Windows 7.
Já me inscrevi no canal e vou conferir o de games também! Sempre tenho curiosidade de saber como anda esse ramo no mundo Linux. Obrigado!
[41:00] Estive olhando a manpage do *hwclock* e me parece que disse certo, mas -o raciocíno lógico ficou equivocado- :
O relógio da bios fica sincronizado com o do sistema, ENTÃO, se o relógio do sistema estiver errado o da bios ficará errado. O sistema define a bios e não o contrário como disse.
Estou engatinhando no linux, mas se entendi certo, a sugestão da archwiki me parece a correta.
Ficaria como disse, _se o relógio da bios estiver errado o do sistema fica também_ , caso tivesse dado a opção
*--hctosys* : _Set the System Clock from the Hardware Clock_
Ótimo vídeo. Me encorajou a passar fds lendo a wiki pra aprender mais.
Muito boa a sua explicação!
Gostei muito da documentação e da comunidade do Arch Linux.
Abraços!
Cara! Aprendi muito contigo! Obrigado! Parabéns pelo trabalho!
Irei colocar em prática essas informações! Parabéns pelo vídeo! Tmj
Cara, tava perdendo a Fé em você com as distros "Nutela". Brincadeiras à parte, parabéns pelo excelente canal e vídeo. Tmj!
Po cara, real, essa fita de "dá esse comando ai. Eita, não era esse, faz esse outro aqui. Se você fizer o primeiro dá tudo errado" realmente me complicou
Oi. Um show de iniciativa e parabéns por isso! Boa noite e até mais...
Que show dio! Esse realmente é um dos melhores vídeos hahahah.. a respeito do >> vou te ensinar uma coisa que eu nunca mais fiquei em dúvida também kkkk. E só você cortar o sinal e ver se virar um 7 e maior se virar o 4 e menor . E mais uma vez sucesso ..... Eu ainda quero jogar lá o underlords hahahahah forte abraço meu amigo ..... Sucesso 10....
Parabéns, Dionatan!!!!! O vídeo ficou excelente.
Tentei instalar usando seu tutorial hoje 02/10/2021, deu erro ao utilizar nano após o "CHROOT", fui no fórum da wiki, eles recomendaram instalar o pacote nano sudo antes de logar no chroot, e assim fiz e voltei pro seu tutorial e deu certo o restante do passo a passo. Vlw...😀😀
Gosto muito das distros RR (já usei o Manjaro e o OpenSuse Tumbleweed) mas meu notebook tem um wifi muito porco, e a cada atualização de kernel é um parto fazer funcionar, ai a gnt fica no que tá dando certo, o KDE Neon (quase uma RR hausahsuah). Grande vídeo Dio, esse tipo de conteúdo tupiniquim tem que ser exaltado. Um dia, em uma bela manhã de sol quem sabe, usarei esse vídeo pra instalar o Arch =D
Show de vídeo Dionatan! Parabéns pela bela aula!
Bom dia. Me animou a instalar para aprender e por em produção como minha principal.
Agora esperamos o video de construção de LFS
Amigos, se alguém ainda está seguindo esse tutorial e estiver com problemas no comando do grub-install ( ele retorna que o efibootmgr o diretório não é encotrado)
Eu usei o seguinte comando para resolver :
grub-install --target=x86_64-efi --bootloader-id=GRUB --efi-directory=/boot/efi --no-nvram --removable
Deu certo! Obrigado!
Não acredito, tava eu tentando pela primeira vez instalar o Arch aqui e você finalmente solta esse video kkk. Valeu Dio
Dio , video super bacana, mas com certeza o cara tem que ter muita paciência para criar um sistema do zero e pouco pratico, apesar de ficar super personalizado e leve. parece prova de certificação tipo instala Arch que já é. obrigado assisti até o final e foi muito bom.vlw.
Magnífico o vídeo, gostei muito mesmo; Suba mais que desejo aprender realmente! Faça outros semelhantes que serão mais que bem vindos, 👏👍